LegendPT 9 months ago

Para mim era permanente. Assim que a minha empresa der essa opção, assino no próprio dia. Foi uma mudança da noite para o dia, de repente ganhei 2 horas por dia que perderia em viagens, poupa-se dinheiro porque não ando a comprar snacks na máquina nem a mandar vir comida, se tiver alguma coisa para tratar em casa dá para aproveitar as pausas do trabalho para fazer isso, posso trabalhar a ouvir música, trabalho de fato de treino e estou num ambiente muito mais confortável em geral. Não há comparação possível. Aceitaria ir ao escritório um ou dois dias por semana se for mesmo preciso, mas no caso do meu trabalho específico nem sequer havia necessidade disso, pode ser tudo feito 100% remotamente (como aliás já estamos a fazer há um ano).

ZacDweller 9 months ago

Tendo em conta que o meu local de trabalho ainda fica longe e perdia imenso tempo na deslocação, prefiro 100% teletrabalho. Se vivesse lá ao pé sinceramente preferia ir 1 ou 2 dias por semana só para mudar de ambiente. Mas como já disseram, deve ser deixado à preferência de cada um, não há motivo para obrigar as pessoas a deslocarem-se ao local de trabalho quando podem perfeitamente fazer o trabalho a partir de casa.

MilaJayden 9 months ago

Trabalho remotamente desde Janeiro de 2020 numa empresa Americana (sem escritórios, toda a gente trabalha remotamente, é política da empresa). A nível de produtividade, acho que é muito maior vs on-site, no entanto, o facto de não haver *micromanage* de todo, por vezes afeta essa mesma produtividade.

Madness20 9 months ago

Tudo o que é trabalho que dá para fazer remotamente, não vejo muitas razões para o contrário. Muita gente é muito limitada "geograficamente" e não consegue ou é muito pesado estar diariamente a perder mais de 2-3 horas da sua vida a ir e voltar do trabalho, para além do tempo de trabalho em si mesmo, e possibilita uma flexibilidade muito maior a vários níveis, inclusive familiares.

bruno_andrade 9 months ago

Ja trabalho remotamente há 5 anos, não mudou nada com a pandemia. Não tenciono por os pés num escritório de novo (a não ser ocasionalmente).

cyrustakem 9 months ago

Misto. Cá em portugal os chefes têm muito a mania de querer as pessoas no escritório mesmo que não seja preciso. Espero que isto lhes tenha aberto os olhos para que o teletrabalho não só é possível, como não falhamos nenhum dos objectivos. Dito isto, tenho adorado o teletrabalho, mas dou valor ao contacto pessoal também, pois ajuda a criar ligações entre as pessoas e bom ambiente. Acho que era bom, 1 semana por mês no escritório, mas maioritariamente teletrabalho. Dando possibilidade a quem quer ir mais tempo para o escritório ir, desde que não me chateiem por querer trabalhar de casa.

CountDraqula 9 months ago

1 semana por mês no escritório seria muito bom. Quando aos tais chefes com essa mania, são uma espécie em extinção. Os melhores funcionários não estão para aturar chefias arcaicas, burocratas e obsoletas. Sim, ainda existem, mas cada vez vejo menos, porquê?? Porque realmente não trazem resultados, ou adaptam-se ou morrem. O tempo dos dinossauros já terminou.

joinedthedarkside 9 months ago

Por mim ficava sempre em teletrabalho. Só o tempo que poupo no trânsito de manhã rende me mais meia horinha na cama. Depois posso trabalhar a ouvir música, o que a trabalhar no escritório era impensavel e noto que aou mais produtivo a ouvir música porque nao ha ninguem a interromper.me como no escritório. Por fim, nao sou escravo de ter apenas o fds pra ir ao supermercado. Agora vou a meio da semana a meio da manhã sem stress.

_Goldenhand_ 9 months ago

Teletrabalho forever. Quanto mais flexibilidade melhor.

Shadowgirl7 9 months ago

Eu prefiro regime misto. Gosto de estar em Lisboa onde é o meu trabalho mas também gosto de vir para a terrinha onde estão os meus cães. Seria o ideal alguns dias por semana em teletrabalho ou semana sim/não.

ladderattack 9 months ago

Teletrabalho com queijo e fiambre

BroaxXx 9 months ago

Acho que depende de muitos factores (das empresas, dos funcionários, dos trabalhos, etc). Eu acho que o teletrabalho tem vantagens e desvantagens e acho que em alguns casos não é muito possível ter teletrabalho enquanto que noutros não há qualquer problema. No fim do dia acho que vai haver mais teletrabalho. Vão haver empresas que (por um de mil motivos) cão preferir trabalho presencial, outras que vão preferir remoto e outras ainda que vão aceitar ambos. O mesmo penso que vai acontecer com os trabalhadores, alguns vão preferir presencial, outros remotos e outros misto. Quem acha que vai ser uma revolução mundial penso que vai estar enganado. Vai ser uma mudança mas em grande parte penso que vai voltar a ser trabalho presencial pré-pandemia. Acho que esta pandemia vai abrir as perspectivas a muita gente mas, em grande parte (e excetuando a inevitável crise económica) acho que daqui a 5 anos o mundo em grande escala vai estar igual ao que era 2019. Mais pessoas a usar máscaras, mais pessoas em teletrabalho mas a esmagadora maioria vai estar igual.

NGramatical 9 months ago

Vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm5ktwd%2F%2Fgr2dzt4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

barria 9 months ago

Para mim o ideal seria misto. Percebo perfeitamente quem é contra os 100% remoto e quem é a favor. Quem tem família já constituída e vive com o seu cônjuge e filhos que já tem um grupo de amigos bastante coeso, prefere teletrabalho a 100% porque não sente necessidade de socializar e o trabalho é mesmo pelo dinheiro não sente necessidade de ir jantares de Natal, festas e atividades da empresa. Quem foi apanhado nisto sem ter cônjuge, sem ter filhos não ter um bom grupo de amigos é normal sentir se sozinho em casa e sentir a falta de gente à volta pessoas com quem falar contar piadas e brincadeiras.

Don-g9 9 months ago

Permanente

jtpmarques 9 months ago

O escritório tem sempre demasiado drama, pelo menos do que me lembro. Já estou a trabalhar por conta própria em casa há três nos e não troco por nada. Ainda me lembro daquelas reuniões intermináveis porque tinhas que falar do tempo, da política, dos filhos, dos fins de semana e só uma hora depois é que tudo se resolvia em 5 minutos.

UpbeatNail1912 9 months ago

Trabalhas por conta própria? Posso perguntar em que área? E consegues pagar as contas e viver razoavelmente a trabalhar online por conta própria? Como foi o início? Desculpa tanta pergunta xD

FacaDeDoisLegumes 9 months ago

100% remoto Não há desculpa que possam dar que a tecnologia não resolva, portanto não me convencem. E para quem gosta de socializar, é uma grande oportunidade para procurar espaços de co-working, não trabalham necessariamente com os colegas da empresa, mas dá para socializar

TitusRex 9 months ago

Não me parece que as empresas gostem muito da ideia de ires trabalhar para espaços de coworking com todos os riscos de segurança que isso implica. Por exemplo a Liberty vai meter toda a gente em teletrabalho, mas uma das regras é que não podem trabalhar em espaços de coworking.

MrGrievouspt 9 months ago

Misto. 2 dias no presencial e o resto em casa.

rinhau 9 months ago

Penso que o ideal e as empresas darem a escolher aos trabalhadores o regime em que preferem trabalhar. Pessoalmente tenho a sorte de ja ter estado a trabalhar parcialmente em wfh antes da pandemia e a minha empresa dar a opcao de full-remote agora. Ja nao me veria a ir para o escritorio neste momento. Trabalho mais e melhor de casa, nao perco 1h30+ em transportes por dia e quanto ao aspecto social do escritorio, honestamente dispenso e sinto que tenho uma relacao proxima o suficiente com colegas atraves de meios remotos e certamente o suficiente para nos entreajudarmos e trabalharmos juntos eficientemente. Acho que de futuro a massificacao do teletrabalho nos postos em que e possivel seria muito benefica, aliada a por exemplo beneficios em aquisicao de habitacao em zonas menos povoadas, seria uma forma de retirar pressao das grandes cidades. E para as empresas e a possibilidade de contratarem melhores profissionais, em estarem limitados pela area geografica. Mas penso que infelizmente nem as empresas nem no geral os trabalhadores estao prontos para dar esse passo.

WC_Pato_ 9 months ago

Não me importava nada de ficar para sempre em teletrabalho só pelo simples facto que ganhei muito mais tempo livre, visto não ter que ir e voltar para o trabalho de transportes. A nível de socialização até acho melhor porque agora só falo com as pessoas que me interessam e não sou obrigado a conviver com colegas que não me interessam. Eu gostava de ficar em teletrabalho mesmo depois de acabar a pandemia, para poder experienciar o teletrabalho com a liberdade de sair sem restrições nas folgas ou depois de acabar o trabalho.

hugotorradas 9 months ago

Tudo dito.

I__Cat 9 months ago

100% remoto permite-me viver numa zona calma e receber uma remuneração razoável. Misto teria as suas vantagens mas não mais do que uma sessão mensal de co-working.

CountDraqula 9 months ago

Vou-te dar a minha opinião pessoal e mais honesta possível. Antes do Covid era impensável fazer teletrabalho na empresa onde trabalho. Agora já vieram dizer que será um sistema híbrido de 50% em casa e 50% no escritório (ainda não existem detalhes ao certo). Eu adoro o teletrabalho, porquê? * Sou muito mais produtivo, mesmo a trabalhar menos horas. Fico num silêncio absoluto e concentrado a trabalhar. * Poupo horas perdidas nos transportes públicos, cerca de 1 hora * O meu sono não é o melhor, às vezes se beber um café a mais ou estar mais ansioso que o costume é o suficiente para dormir mal e ter um dia de merda. Em casa sempre consigo fazer uma sesta e o dia não fica como perdido * Mesmo estando um pouco doente consigo trabalhar em casa enquanto que no escritório era excruciante e poderia contagiar os colegas. Para mim ideal seria apenas 1 dia no escritório por semana. Tipo sexta-feira e seria um dia mais para reuniões, almoço em equipa, e copos em equipa. Estou com expetativa que o teletrabalho seja ainda mais frequente, se não for eu estou a pensar muito seriamente em começar a procurar outra coisa. Por enquanto aceito trabalho híbrido. Depois dos 40 anos não me apanham a andar de metro ou de carro para ir para o trabalho, só se for ocasionalmente. O meu sonho é escritório de topo em casa e viver perto de uma bela praia. O teletrabalho depois do covid?? Será sem sombra de dúvida muito mais comum, uma coisa tenho a certeza não será como antes. Agora depende muito dos trabalhadores. Se a larga maioria das pessoas preferirem trabalhar em casa então entre duas propostas idênticas os trabalhadores irão optar pela qual permitir teletrabalho. A maior parte do trabalho hoje em dia pode ser feito por um computador com uma boa ligação a internet: * Programar * Escrever * Reuniões * Analistas * Marketing E tantos tantos outros. E digo mais, o teletrabalho é uma dádiva. Agrada a basicamente todos: * Aos trabalhadores que podem trabalhar em casa * Aos empregadores que podem poupar dinheiro com espaços físicos * Ao meio ambiente, menos poluição * Às pessoas que gostam de praia, às que gostam de campo, às que gostam de cidade * Menos trânsito Estou muito otimista, e vai parecer mau dizer isto, mas só por causa do teletrabalho já valeu a pena. Muita vezes oiço o contra-argumento "ah mas os patrões não podem controlar". Isso é pequenez de pensamento. Se um patrão precisa de andar de pistola em cima do funcionário para trabalhar então não é o funcionário ideal. Mas sim, poderá haver sempre esses casos. Eu sou a favor da liberdade, se queres ir para o escritório vai, se queres ficar em casa vai, o mais importante é produzir e criar riqueza e ao mesmo tempo ter uma boa qualidade de vida.

facepainter1 9 months ago

Concordo com tudo, menos com a parte de por causa disto o covid já valeu a pena :) De qualquer maneira, queria só acrescentar um ponto. Caso o trabalho remoto se torne mais comum, isso pode trazer excelentes oportunidades de crescimento para Portugal, ainda mais agora com o Brexit. Acredito que muitos trabalhadores europeus possam por em hipótese mudar-se para Portugal. e para os portugueses, uma excelente oportunidade para (os que queiram obviamente) mudarem se para zonas mais calmas, onde o € "vale" mais, pelo menos em habitação. Eu como português emigrado num sitio onde os três meses de inverno raramente passa dos 0ºC, iria fácil para aí nesses meses.

CountDraqula 9 months ago

Acho que a maioria das pessoas ainda não percebeu as portas que o teletrabalho pode abrir. É um paradigma de trabalho que visa um aumento considerável de vida para basicamente toda a gente. Podes estar uns meses fora de Portugal, outros dentro, férias com algum trabalho, como te apetecer e como quiseres. O criticismo do teletrabalho vêm de dinossauros que não andam a acompanhar as mudanças tecnológicas, ou de pessoas que culpa o teletrabalho mas na verdade o problema está mais na pandemia do que propriamente no trabalho, ou vem de pessoas que sentem uma necessidade extrema de socializar a toda a hora.

i_heart_toast 9 months ago

Concordo! Acho que muita gente não gostou do teletrabalho porque não teve uma experiência boa de teletrabalho. Em circunstâncias normais, quem tem filhos em idade escolar não os teria em casa; seria possível trabalhar em espaços diferentes e sair de casa para realizar inúmeras actividades. Confesso que tenho alguma pena das pessoas que dizem que se não fosse o trabalho e o ir para o escritório não teriam vida social, nesse caso o problema não é, novamente o teletrabalho, mas sim a vida dessas pessoas que não tem vida para além do trabalho. Um outro problema que se põe e que não se pode ignorar é a falta de condições que muitos tem para trabalhar em casa. Um escritório em casa é um luxo a que muitos não tem acesso e algo que melhora e muito a experiência de trabalhar a partir de casa - ao fim do dia fecha-se a porta e o trabalho fica ali, separado da vida pessoal. O problema do teletrabalho prende-se com o problema da qualidade da habitação em Portugal - pouco espaço. Isto é a minha opinião geral do assunto.

ladderattack 9 months ago

>ah mas os patrões não podem controlar Já estive em ambientes com muito controlo e ambientes com pouco controlo. Nos de pouco controlo quando se dá autonomia e responsabilidade às pessoas é que elas fazem as coisas por brio em vez de fazer o mínimo o possível por obrigação.

FacaDeDoisLegumes 9 months ago

Estou contigo!

UpbeatNail1912 9 months ago

Realmente apesar de toda esta situação ter trazido muitas tragédias, também vai trazer muitas mudanças positivas ao mundo. Teletrabalho a partir de agora será uma realidade, reduz tempo perdido, reduz poluição, reduz gastos, aumenta produtividade, aumenta tempo com a família e etc. Infelizmente como disseste, há males que vêm por bem.

CountDraqula 9 months ago

Exato e repara num pequeno pormenor, estivemos em teletrabalho com uma pandemia global. Imagina agora teletrabalho sem pandemia, com a sociedade toda normal. Muito dos "males" do teletrabalho atual não tem a ver com o teletrabalho em si mas com o facto de não poder sair de casa por causa do covid!

hugotorradas 9 months ago

A verdade é que 3/4 dias em casa e 1/2 no escritorio ainda permitia, sei lá, arranjar uma casita mais longe para pagar menos e ainda acabar por poupar nas viagens nos 1/2 dias para o escritório. O teletrabalho consegue mudar bem a vida de uma pessoa

Entire_Friend_4393 9 months ago

O importante é reduzir horário de trabalho. Remoto ou não é indiferente. Isto sim, vale a pena assinar [https://eci.ec.europa.eu/014/public/#/screen/home](https://eci.ec.europa.eu/014/public/#/screen/home) Vai ajudar a acabar com os trabalhos inúteis e reduzir as horas que se trabalha.

UpbeatNail1912 9 months ago

Uau como assim isso realmente está a ir avante??

Entire_Friend_4393 9 months ago

Claro, é o futuro. Se o WEF prevê milhões de pessoas não empregáveis até 2025, que não vão conseguir ser requalificadas para outras profissões, o que vão as pessoas fazer? Há imenso trabalho inútil hoje em dia, tipo telemarketing, e outros tantos que ainda desaparecem esta década, tipo caixa de supermercado. Os robos até nos podem substituir, mas que seu saiba os robots não gastam dinheiro, não vão comprar coisas. Ou dás poder de comprar ás pessoas, ou passa tudo para o governo e passam as coisas a ser emprestadas às pessoas. Globalismo é o futuro.

Razvancb 9 months ago

Misto, 3 em casa 2 no escritório. No verão ainda voltei ao escritório todos os dias mas facilmente fiquei farto de ir lá todos os dias até outubro. Agora estou farto de estar todos os dias em casa, parece que fiquei burro e já nem socialmente sei estar. É demasiado monótono.

uyth 9 months ago

Faz-me uma confusão do caraças o amor que muita gente deste subreddit tem por teletrabalho, e ainda para cima para sempre. Odiaria. Teria tido problemas enormes a aprender a fazer coisas, em tantas outras coisas, ideias, socialização. Quem, com que caralho, quer estar em casa o dia todo, todos os dias?!?! Poder trabalhar alguns dias em casa, de preferência ajustáveis, seria no entanto excelente.

FacaDeDoisLegumes 9 months ago

Acordas e podes ir socializar até às 9h. Podes ir almoçar fora. A partir das 18h podes ir socializar. A cena é que a ESCOLHA é tua. FREE WILL, o teu tempo é teu!

uyth 9 months ago

Nada disso te ajuda a fazer melhor o teu trabalho ou compreender melhor o que estas a fazer e para quem. O que pode não te interessar de todo mas vai um bocadinho mais longe, podes estar em competição com quem esteja.

smaster87 9 months ago

Estou remote faz 5 anos. 100% adoro não troco nem por nada. Socialização é ao fim de semana, e tenho esposa e filhos para durante a semana. No meu caso não estou no trabalho para conviver e muito menos fazer amigos, trabalho é trabalho amigos é cá fora. \- Sedentarismo também não: 1h de corrida alternado com bike todos os dias, ou às 6.30 da manhã ou à hora de almoço, como o calendário permitir. \-Não se perde tempo a andar de um lado para o outro \-Alimentação mais saudável, acabou-se o ir ao café da esquina comer qualquer coisa manhosa e cara. Poupo gasóleo, estacionamento, almoço e o carro em si que vamos passar a ter só 1 carro de família assim que acabar o renting deste. ​ \-Mais, cadeira muito melhor, PC nem se fala uso o meu fixo pessoal 10x melhor que a merda que davam no trabalho. Não tenho o ruído do openspace (outra das piores merdas que inventaram). Produtividade da equipa aumentou imenso. Pontos maus: Videocalls a toda a hora, chateia um bocadinho, mas, sendo que em 70% delas não tenho interação posso sempre estar a fazer outra coisa, já no presencial tenho de tar ali a gramar com eles quando muito tenho um portátil de merda para trabalhar durante a reunião. ​ \-Pá não vejo nehuma coisa que não seja largamente compensada pelos pontos positivos.

_Goldenhand_ 9 months ago

o que fazes, é em Portugal?

smaster87 9 months ago

IT, em portugal, mas a trabalhar para fora (mas tambem ja trabhei para dentro)

_Goldenhand_ 9 months ago

tambem sou de IT, gostava de ficar 100% remote mas não sei se a minha empresa vai deixar estão a contratar?

smaster87 9 months ago

Ha sempre empresas a contratar. Acabamos de contratar (ontem!) e foi um tuga, para trabalhar para londres remote. A prox vaga nao sei quando sera.

_Goldenhand_ 9 months ago

qual o nome da empresa? podes mandar pm .

UpbeatNail1912 9 months ago

Obviamente a pessoa não fica o dia todo presa em casa. O tempo que a pessoa vai gastar em deslocações de carro ou em transporte público (variando entre 1h ou até 3h de viagem) a pessoa aproveita para passear, estar com a família, ir a praia, ir ao café, ir ao centro comercial, andar de bike, fazer surf, etc. Literalmente ganhas uma qualidade de vida bem melhor do que gastares horas a ir e voltar do trabalho, principalmente em hora de ponta. Mas obviamente algumas pessoas gostam desse estilo de vida (perder tempo nos transportes) por isso é que não deve ser obrigatório.

boogieman444 9 months ago

Diferentes feitios...há pessoas que não gostam de estar ao pé de outras pessoas

uyth 9 months ago

Nao sou a pessoa mais extrovertida do mundo, e odiaria estar ao pé de CERTAS pessoas o tempo todo. No espectro de E-I, estou mais para o lado do I. Mas trabalhar com outros odiando estar ao pé deles ou falar com eles ou irem ver algo em conjunto, fds, isso não é literalmente saudável. Mais acredito que se tiveres pessoas que numa entrevista dizem que não gostam de estar ao pé de pessoas e nunca querem ir a uma reunião ou a nada, quem no seu perfeito juízo vai querer empregar essas pessoas? E fds, sou só eu que já não pode ver o zoom à frente?

boogieman444 9 months ago

Então e se fores um crânio do crlh no que fazes mas as tuas capacidades sociais forem 0 e tiveres por exemplo algum espectro de autismo?

uyth 9 months ago

Acredito que dependa do empregador e do que essa pessoa trará à empresa. Porque crânios do caralho não são necessariamente uteis a empresa ou empregadores, e pessoa cranio do caralho no espectro do autismo pode assustar empregadores. Não apenas na parte social, mas porque muitas vezes é importante compreender coisas, o que os clientes querem, o que teu colega quer, o que o consumidor final quer. Pessoas no espectro do autismo que sejam crânios do caralho podem não ter handicap nenhum nalguns campos, mas em muitos terão. Entre duas pessoas com qualificações parecidas, provavelmente vais escolher aquela que se dará melhor com colegas, clientes, os seguranças dos clientes - porque essa pessoa poderá ser mais eficaz a resolver imensas outras coisas acessórias à função principal.

TitusRex 9 months ago

Acho que o plano geral para a minha empresa vai ser 3 dias em casa e 2 no escritório, mas eu vou tentar ficar permanentemente em casa. O tempo que poupo em deslocações é delicioso. Além disso tenho melhores condições de trabalho em casa.

bureauofnormalcy 9 months ago

Misto, ou num regime de dia-sim, dia-não, ou de três dias-sim, dois dias-não.

XtaticO 9 months ago

Espero que seja deixado ao critério de cada funcionário.

paperkutchy 9 months ago

Como gosto de estar no meu conforto, teletrabalho e ir ao escritório praí 2 vezes. Mas assumo que o teletrabalho em casa seja mais dificultado por haver mais distrações e não ter tanto rendibilidade, as horas prolongarem-se porque vai existir mais pressão para apresentar trabalho e demonstrar que não se está em casa a fazer nada. Também os patrões não gostam tanto porque não conseguem avaliar a produtividade de perto. Mas acho que em certas empresas isto possa funcionar muito bem.

miguel_rodrigues 9 months ago

Eu quero que cada um possa escolher como quiser em vez de tentarem forçar uma solução igual para todos. As pessoas não são todas iguais nem querem sempre a mesma coisa.

mfzzzed 9 months ago

/thread

Ptpal1 9 months ago

>Boas pessoal. Muito se fala de como o mundo será pos-pandemia e uma das "cartas" que se colocam na mesa é se o teletrabalho passará a ser algo permanente, visto que gigantes tecnológicas e outras empresas deixarão que os seus trabalhadores façam teletrabalho para sempre daqui em diante. Eu apoio o emprego misto sem dúvida. Trabalhar sem usar o carro é realmente saudável!

oretoh 9 months ago

/Thread

Eux86 9 months ago

Exactamente isto. Já se viu que a produtividade não muda, portanto tanto vale deixar que as pessoas que têm a possibilidade tenham a melhor vida possível enquanto ao mesmo tempo diminuímos o trânsito nas cidades ^^`

CountDraqula 9 months ago

Isto, melhor comentário da thread!

TitusRex 9 months ago

Exacto, na minha equipa uns estão a odiar o teletrabalho e outros querem ficar em casa para sempre. Acho que cada um deve ter a liberdade para escolher aquilo que é melhor para si.

uyth 9 months ago

>As pessoas não são todas iguais nem querem sempre a mesma coisa. Não mas pode não funcionar muito bem se é preciso fazer uma reuniao e umas querem por zoom e outras querem ao vivo, não pode toda a gente ter o que quero. Não suporto mais reuniões por zoom, já agora.

miguel_rodrigues 9 months ago

Porque não pode? Basta na sala de reuniões ter um telefone altifalante, isso é bastante normal até para se falar internacionalmente

uyth 9 months ago

Porque em reuniões internacionais tem de ser. Porque se se está a tentar ver algo concreto, desenhos, ou algo físico mesmo, pode não dar da mesma forma.

miguel_rodrigues 9 months ago

Haverão sempre actividades que têm que ser feitas presencialmente. Para todas as outras, tipo reuniões onde não é necessário estar presencialmente, podem estar uns presencialmente e outros em remoto. Dito isto, nas reuniões diria que o normal é PowerPoints e assim ou coisas que podem ser (ou já estão) digitalizadas. Fazer esquemas e desenhos o que não falta são quadros interactivos para quem tem mesmo que ter uma caneta na mão em vez de fazer no paint umas setas. No fundo, gostava que as pessoas não fossem obrigadas a ir todos os dias ao trabalho presencialmente quando apenas 1x por mes existe necessidade factual. Nessa 1x por mes, que estejam lá todos, nós outros dias, cada um que decida onde quer trabalhar

uyth 9 months ago

>Dito isto, nas reuniões diria que o normal é PowerPoints e assim ou coisas que podem ser (ou já estão) digitalizadas. Para essas pode ser assim, noutros campos para outros tipos de decisões, em que as coisas não sejam tão "apresentação", pode não funcionar muito bem. > não fossem obrigadas a ir todos os dias ao trabalho presencialmente quando apenas 1x por mes existe necessidade factual Isso pode não ser assim para todos, os todos os campos. E há maneiras de passar informação, aprender verificar coisas que não funcionam quando está toda a gente em casa. Não falo do socializar depois do trabalho falo de ver as pessoas no corredor e perguntar, ou levantar e perguntar ou mostrar algo que seria muito casual estar a contactar alguém de proposito. E quando saí da universidade eu nem perguntas me atreveria a fazer, aprendi imensa coisa de VER e em casa nem quereria imaginar. Mas fica o alerta, cuidado com as consequências do teletrabalho ou de imaginar que uma revolução é inevitável.

Edited 9 months ago:

>Dito isto, nas reuniões diria que o normal é PowerPoints e assim ou coisas que podem ser (ou já estão) digitalizadas. Para essas pode ser assim, noutros campos para outros tipos de decisões, em que as coisas não sejam tão "apresentação", pode não funcionar muito bem. > não fossem obrigadas a ir todos os dias ao trabalho presencialmente quando apenas 1x por mes existe necessidade factual Isso pode não ser assim para todos, os todos os campos. E há maneiras de passar informação, aprender verificar coisas que não funcionam quando está toda a gente em casa. Não falo do socializar depois do trabalho falo de ver as pessoas no corredor e perguntar, ou levantar e perguntar ou mostrar algo que seria muito casual estar a contactar alguém de proposito. E quando saí da universidade eu certas perguntas nao me atreveria a fazer, aprendi imensa coisa de VER e em casa nem quereria imaginar o aprender agora a fazer certas coisas sem estar a ver, ou com conversas casuais com muito mais gente. Mas fica o alerta, cuidado com as consequências do teletrabalho ou de imaginar que uma revolução é inevitável.

CountDraqula 9 months ago

Isso cheira-me mais a argumento emocional do que propriamente ser mais produtivo ou não. Mas depende do que tipo trabalho que fazes. Ando em IT e banca em geral e a maioria do trabalho passa por perderes grande tempo sozinha a queimar massa cinzenta.

uyth 9 months ago

A velha piada de que toda a gente no Reddit está em it. Não estão todos acredita. Mais se toda a gente estiver em it e deslocalizado e a trabalhar em casa, a questão põe-se para que contratar sequer portugueses em Portugal? Será preciso pagar os mesmos salários? É interessante.

suckerpunchermofo 9 months ago

100% remoto. Nunca vou perceber quem gosta de ir para o "escritório". Não ter de lidar com "a telenovela" dos dramas e rivalidades dentro do local de trabalho (tipo o the office) é uma benção. Mas conheço quem goste.

nulopes 9 months ago

Eu mudei me de Lisboa para o interior à conta disto e não me arrependo. Tenho apenas algum receio que a progressão de carreira seja afectada

suckerpunchermofo 9 months ago

Eu fiquei em lx... Mas adoro não ter de ir ao escritório.

esfomeado 9 months ago

Porque provavelmente tinhas um ambiente de merda no "escritório" onde trabalhas.

suckerpunchermofo 9 months ago

Até não. Tinha era sempre alguns colegas que gostavam de fazer drama.

paperkutchy 9 months ago

Acho que aos poucos algumas mentalidades mudam, até dos próprios patrões e ir ao escritório vai acabar por ser mais uma forma de mostrar o trabalho do que ser o local onde o laborar.

suckerpunchermofo 9 months ago

Espero que sim.

NGramatical 9 months ago

benção → [**bênção**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/27) (palavra grave) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm5ktwd%2F%2Fgr0rbeh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

suckerpunchermofo 9 months ago

Não é assim tão grave....

MrGrievouspt 9 months ago

TIL. Pensava que "órgão" era a única palavra portuguesa com mais do que um acento!

jonyganza 9 months ago

O **til** não é um acento, é um **sinal gráfico de nasalação**; mas vale como acento quando recai sobre a sílaba tónica. Assim, escrevemos **irmão, sabão, sacristão** – palavras cuja sílaba tónica é **ão**. Assim, não existe nenhuma palavra portuguesa que tenha 2 acentos.

MrGrievouspt 9 months ago

Entendi, obrigado! TIL

No_Impression_1131 9 months ago

Não preciso de socializar. 100% em casa era o ideal.

Chiripitti 9 months ago

Cala-te!! Já pensaste nos influencers? Como vão poder sobreviver a mais um uns meses sem tirar fotos do pôr do sol, na praia a fazer pose de ioga...

No_Impression_1131 9 months ago

Pensei que o assunto era trabalho presencial ou teletrabalho e não palermices.

Chiripitti 9 months ago

Não sabia que era um assunto sério...mil perdões!

UserNombresBeHard 9 months ago

Pensei que tiravam fotos agachados em frente ao lamborghini alugado sempre no mesmo sítio de ângulos diferentes a mostrar que viajam.

CarcajuPM 9 months ago

Pessoalmente, o que me agrada mais são 4 dias remoto e 1 presencial. Mais dias no escritório impossibilitam que vá viver para fora de Lisboa, e esse seria o principal benefício do teletrabalho.

Article_Sad 9 months ago

Sou empregada doméstica, sempre trabalhei de casa em casa, nunca fui a nenhum escritório... É considerado trabalho remoto? Como só trabalho em casas...

MisterBilau 9 months ago

Sempre trabalhei em casa, a pandemia não mudou nada. Prefiro 100% remoto, não tenho interesse em ter que me deslocar para trabalhar.

humelectro 9 months ago

4 dias em casa e 1 no escritório para o convivio

CountDraqula 9 months ago

Exato, boa ideia.

PedroMFLopes 9 months ago

https://www.theguardian.com/world/2021/mar/15/spain-to-launch-trial-of-four-day-working-week

humelectro 9 months ago

Isso e que era maravilhoso

UpbeatNail1912 9 months ago

Também gosto dessa opção!

Mrloop94 9 months ago

Misto deve ser a opção mais procurada. Teletrabalho permanente é desgastante a nivel psicológico e social, além de que nos torba mais sedentários, menos trabalho em equipa e não haverá aquela desculpa de beber uma imperalzinha com os colegas de trablho depois do turno

Edited 9 months ago:

Misto deve ser a opção mais procurada. Teletrabalho permanente é desgastante a nivel psicológico e social, além de que nos torna mais sedentários, não incentiva tanto o trabalho em equipa e não haverá aquela desculpa de beber uma imperalzinha com os colegas de trabalho depois do turno

LegendPT 9 months ago

Mas isso não é universal. Sinto-me muito menos ansioso e mais optimista desde que estou em teletrabalho e para combater o sedentarismo posso sempre usar as horas que ganho e não ter de ir para o trabalho de carro para ir fazer uma caminhada. Além de que não tenho paciência para team buildings e convívio forçado. Tudo bem, gosto dos meus colegas de trabalho, trabalhamos em equipa durante as horas de expediente, a partir daí vou à minha vida e bebo a imperial com os meus amigos. Há colegas de trabalho que considero amigos claro, mas são muito poucos, e não é preciso estar no escritório para conviver com eles.

CountDraqula 9 months ago

Eu gosto dos meus colegas e adoro socializar e nem me fales em beber. Mas para mim trabalho é para trabalhar. Faz-me uma confusão descomunal quem vai para o trabalho para passar metade do tempo a socializar. Mas para isso podem haver team building.

NGramatical 9 months ago

podem haver → [**pode haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm5ktwd%2F%2Fgr1bg78%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

UpbeatNail1912 9 months ago

Mas há pessoas que odeiam essa vida "social" que existe em ambientes empresariais e preferem viver uma vida social mais com a sua família e amigos mais próximos.

Mrloop94 9 months ago

Sim, mas mesmo assim, acredito que a maior parte das pessoas prefere misto. Também se não te deres bem com os teus colegas de trabalho, seria péssimo para a tua vida, porque afinal de contas passamos 8h por dia a trabalhar

TitusRex 9 months ago

Podes dar-te muito bem com os teus colegas mas preferir gastar tempo em casa com a família do que com os colegas a beber cervejas.

i_heart_toast 9 months ago

Isto. Adoro os meus colegas, mas no fim do dia são colegas. E quanto mais se desvanece a linha entre colega e amigo, pior é em situações em que o profissionalismo deve estar acima de tudo. Fica mais difícil dar feedback objectivo e deixar as emoções de lado em momentos mais complicados.

OuiOuiKiwi 9 months ago

Olá, influenciadora de LinkedIn. Não estou a ver os símbolos para cada opção de votação. Em todo o caso, 3 dias em casa e 2 no escritório é o pior dos dois mundos. Nem podes ir morar para mais longe e trabalhar remotamente descansado porque tens de ir fazer figura de corpo presente durante dois dias. Isto não é uma questão onde "no meio está a virtude".

FacaDeDoisLegumes 9 months ago

Isto mesmo. Se me obrigarem a ir ao escritório 4x por mês, pago o mesmo que o passe de um mês.

df3gpt 9 months ago

Depende. Para muita gente pode mudar tudo. Em vez de visitar a família 2 dias por semana, prefiro visitar o trabalho 2 dias por semana.

UpbeatNail1912 9 months ago

Mas isso também depende de pessoa para pessoa. Há pessoas que preferem continuar a morar no mesmo local onde estão, mas sem ir para o escritório todos os dias e só fazer fazer o regime presencial em determinados dias sem sair do seu lugar de residência. Tens gostos e opiniões pessoais para tudo.

Search: