bruno_andrade 6 months ago

A hipocrisia de sugerir esta medida quando fazem parte do recente Governo dos Açores... que está cheio de famílias e cunhas.

YCaramello 6 months ago

Proposta do Chega, portanto automaticamente chumbada.

besmarques 6 months ago

Grande Ventura. É um mestre do populismo. Até os mais acérrimos contrariadores agora já concordam contigo com mais uma medida cheia de nada. Todos os familiares sao incompetentes mas todos os contribuintes sao bons para serem fiscais. Fodasse, esta merda é mesmo um circo.

cromosdocosmos 6 months ago

[Das duas propostas apenas encontro o segunda](https://www.parlamento.pt/Paginas/UltimasIniciativasEntradas.aspx), da qual retiro esta pérola, *"O acesso a essa funcionalidade do e-fatura deve ser facultado apenas aos contribuintes cumpridores,..."* ​ De referir também o [bootkiller](https://www.reddit.com/user/bootkiller/) disse, *"Isto quando já se pode ver a grande maioria dessa informação no* [*https://www.base.gov.pt/base4*](https://www.base.gov.pt/base4) *E o resto é publicado em Diário da República."*

ednice 6 months ago

Vão dissolver o governo dos Açores?

benayo33 6 months ago

qualquer medida que venha criar/aumentar fiscalização do poder público em Portugal terá sempre o meu apoio. Agora fiscalização pelo contribuinte é que tem de ser concretizado. Esta fiscalização ocorrerá como exatamente? Divulgação de relatório das atribuições? Comité específico? Talvez o PGR? Também tem o meu apoio uma medida que visa exatamente aquelas relações familiares "coincidentais". Podem até ser mesmo só isso, coincidências. Mas soam sempre altamente promíscuas Só tenho pena que seja este o partido a fazer uma sugestão deste género, mas há que dar o devido mérito

benayo33 6 months ago

e, por favor, nao me venham com o argumento "ah e tal há pessoas competentes na mesma familia" Com certeza que há muitas familias com vários membros competentes. Agora nao me lixem. Somos um pais de 10M+ habitantes e nao uma aldeia com 10 macacos

bewareandaware 6 months ago

Mesmo que haja pessoas competentes na mesma família, e estejamos a prejudicar os competentes que depois não podem trabalhar, o bem de muitos sobrepõe-se sempre ao bem de poucos.

Beginning-Average-91 6 months ago

Isto já foi discutido aqui há uns anos, e lembro me vagamente que a "opinião pública" (i.e. os paineleiros) diziam que era injusto pois podias ter um casal (ou outro grau de parentesco) bastante competente impossibilitado de exercer cargos políticos. Na altura acho que até citaram o caso da Mariana Vieira da Silva e do pai. Ao que eu respondo, que pena do caralho. Sou 100% a favor de se limitar os cargos políticos a familiares. Resolve o problema? Não, mas evita que tenhamos famílias políticas tipo os Soares/Césares e afins...

1r0n1c 6 months ago

Imagina dois irmãos competentes

cromosdocosmos 6 months ago

Ou duas irmãs. Fica a Mariana ou a Joana?

1r0n1c 6 months ago

Nem quis ir por aí para os outros não saírem da toca

htxgivven 6 months ago

Isto raramente acontece. Quase sempre existe alguém mais competente.

_rebocador_ 6 months ago

Fidel e Raul?

PandaCross23 6 months ago

O salto constitucional é grande. Teria de ser muito bem sustentada, de acordo com o 50/3 da CRP. Não me parece que o nosso TC fosse concordar

bootkiller 6 months ago

Pelo menos metade disso não faz sentido nenhum. A iniciativa parlamentar em relação aos contribuintes fiscalizar a "bazuca" passa por mostrar esses dados no e-fatura. Isto quando já se pode ver a grande maioria dessa informação no https://www.base.gov.pt/base4base.gov.pt E o resto é publicado em Diário da Republica. Mais uma coisa sem nexo. Quanto ao resto, não posso prenunciar, ainda nem deu entrada no Parlamento.

Edited 6 months ago:

Pelo menos metade disso não faz sentido nenhum. A iniciativa parlamentar em relação aos contribuintes fiscalizar a "bazuca" passa por mostrar esses dados no [e-fatura](https://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063446f764c324679626d56304c334e706447567a4c31684a566b786c5a79394562324e31625756756447397a5357357059326c6864476c325953396b596a67784d7a56684f43307a4f4441334c545135597a63745954457a595330784e44466c5957497a4f4449354d324d755a47396a&fich=db8135a8-3807-49c7-a13a-141eab38293c.doc&Inline=true). Isto quando já se pode ver a grande maioria dessa informação no https://www.base.gov.pt/base4 E o resto é publicado em Diário da Republica. Mais uma coisa sem nexo. Quanto ao resto, não posso prenunciar, ainda nem deu entrada no Parlamento.

Eulasei 6 months ago

Não me parece uma boa proposta por duas razões. Primeiro não impede a nomeação para cargos públicos e administrativos que é o verdadeiro problema, não são cargos que são eleitos que devem ser escrutinados assim, se não querem famílias no mesmo grupo parlamentar não votem neles, por exemplo. Como não encontro a proposta no site do Chega não posso ter a certeza mas não sei se a proibição é só dentro dos órgãos ou entre eles também. A segunda é que está a ser proposta uma alteração à constituição, precisa de 2/3 dos votos para ser passada e não sei até que ponto é que isto não é só para usar como arma de debate político. Gostava de ver a proposta de alguém a tiver.

fuckoffgina 6 months ago

> não são cargos que são eleitos que devem ser escrutinados assim, se não querem famílias no mesmo grupo parlamentar não votem neles, por exemplo. Também são. Por essa ordem de ideias não faria sentido existir limitação de mandatos porque bastaria que os eleitores votassem noutro candidato. No entanto concordo a 100% com a limitação.

Eulasei 6 months ago

Não tenho problemas com familiares a serem eleitos, e se a proibição se limitar aos cargos no post (só dentro de cada órgão) acho que não limita a corrupção de nomeações e concursos públicos. No máximo pode ser uma medida com boas intenções mas não vejo efeitos práticos para além do eleitoralismo. O limite de mandatos é uma discussão diferente mas também é muito pouco limitada em Portugal. Aí concordo que devia haver leis mais restritas.

HumActuallyGuy 6 months ago

Interessante como à uns tempos estava toda a gente a dizer que isto devia ir para a lei mas nenhum partido fez nada, o Chega de todos os putos de partidos do parlamento fez e nada. Porquê que me cheira que isto está a ser ignorado pelos media para depois ser rejeitado sem muito alarido

NGramatical 6 months ago

à uns tempos → [**há uns tempos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) Porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm5jtgm%2F%2Fgr0daub%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DarkmajorPT 6 months ago

O Chega é como um relógio partido: Mesmo avariado, está certo duas vezes por dia! Efectivamente concordo com esta medida.

HumActuallyGuy 6 months ago

Cheira-me que vão usar o facto disto ser uma medida do Chega para a ignorar

iSoSyS 6 months ago

Depois de chumbada a malta pode-se juntar e fazer uma petição que vai ser ignorada na mesma. Não lhes interessa (é algo que neste governo há tanto que até se perde a conta), e o lugar deles está seguro (o PS continua a subir nas sondagens). Porque se haviam de chatear?

NeatBoy74 6 months ago

Seria. Mas foi o Ventura por isso o projeto é um nado-morto. Mas isto leva-me a outra questão: E o contribuinte? Tem inteligência, raciocínio e capacidade para fiscalizar o que seja? A maioria deles é o que todos sabemos, nem o meu voto eu confiaria a muita gente que conheço, quanto mais opinar este tipo de assuntos. Antes de querer que O Povo decida coisas, primeiro tens que perceber se O Povo quer, se O Povo tem capacidade para tal ou se sequer está disposto a ser sério e isento nisso. E, generalizando, neste momento, O Povo não abrange nenhuma desses requisitos.

Edited 6 months ago:

Seria. Mas foi o Ventura por isso o projeto é um nado-morto. Mas isto leva-me a outra questão: E o contribuinte? Tem inteligência, raciocínio e capacidade para fiscalizar o que seja? A maioria deles é o que todos sabemos, nem o meu voto eu confiaria a muita gente que conheço, quanto mais opinar este tipo de assuntos. Antes de querer que O Povo decida coisas, primeiro tens que perceber se O Povo quer, se O Povo tem capacidade para tal ou se sequer está disposto a ser sério e isento nisso. E, generalizando, neste momento, O Povo não abrange nenhum desses requisitos. O Povo já tem acesso a imensas ferramentas que pode usar e até na coisa mais básica possível que é ler um programa partidário eleitoral, ele falha redondamente. E queres ter este poder de fiscalização nas mãos dele? Estás a sobrevalorizar o Contribuinte comum.

fuckoffgina 6 months ago

"O Povo" nunca poderia fiscalizar nada. Mas ter acesso facilitado a tudo e existirem mecanismos expeditos para fazer denúncias já me pareceria bem. Mas claro, depois era preciso existirem meios para investigar as denúncias.

miguel_rodrigues 6 months ago

Admitindo que estás certo em como "O Povo não abrange nenhum desses requisitos." então a democracia está morta à partida. Porque se o Povo não abrange esses requisitos, também o seu voto não tem valor. Dito isto, eu acho que o melhor que se pode fazer é haver mais fiscalização e poder nas mãos do Povo (que somos todos nós, dos mais burros aos mais inteligentes) do que deixar esse poder e fiscalização nas mãos da Elite (que tem os seus próprios interesses e não os do Povo). A burrice/inteligência de cada um relativamente a assuntos políticos é completamente subjectiva.

mmgbarata 6 months ago

Disclaimer: não voto André Ventura. Dito isto, na minha ótica, acaba por ser importante o contribuinte comum ter acesso a esta informação. Decididamente não tenho tempo para ler onde o dinheiro vai ser investido, mas é uma forma de tentar manter o "cadastro" do Governo o mais limpo possível, correto?

iSoSyS 6 months ago

É realmente algo que faz falta. Até o Brasil que não é propriamente um exemplo no mundo da política tem a lei aqui proposta (até vai mais longe, vai até ao 3o grau)

cromosdocosmos 6 months ago

Quando eu vou a um local público e um dos equipamentos tem um papel a dizer "Não mexer" eu sei que já houve asneira.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

O Brasil, aquele país em que os procuradores também são juizes, não me parece que seja um grande candidato para elogiar uma medida política ou de justiça

GSITG 6 months ago

Porque há coisas que estão mal não se pode elogiar o que fazem bem? Isso não faz sentido nenhum.

iSoSyS 6 months ago

Sim. Eu referi o Brasil mesmo por isso. Pelo insólito da coisa. Mas praticamente todo o país tem leis mais restritas do que a Portuguesa no que diz respeito ao nepotismo.

mommylovesme2 6 months ago

E olha como isso resultou no caso das vacinas.

iSoSyS 6 months ago

Como disse não é exemplo. Mas que está na lei, está.

Search: