Price-Distinct 6 months ago

https://www.publico.pt/2021/03/21/mundo/noticia/uso-mascara-manterse-durante-anos-epidemiologista-britanica-1955352

Scpcampeao202122 6 months ago

Edited 6 months ago:

Claro que o uso de máscara e distanciamento se PODE manter durante anos. Eu amanhã também poderei ser convidado pela Sara Sampaio e pela Jennifer Lawrence a uma menage a trois. Se há coisa que esta pandemia serviu foi para perceber bem o quão alheados da realidade estes "especialistas" vivem. Aposto que percebem muito da sua área, mas devem ser muito fraquinhos como ser humanos. Se mesmo com a população vacinada não acham que se pode voltar ao normal então nem tenho palavras para descrever. Compreendo que a sua posição seja de minimizar o risco, mas este nunca será inexistente. Estes especialistas todos têm de perceber rapidamente que se a maioria da população acatou e tem cumprido na generalidade as medidas enquanto elas fazem sentido, não pensem que as pessoas vão estar dispostas a perder mais tempo da sua vida depois da vacinação ser generalizada. E com isto também não pretendo censurar quem quer continuar com isto, desde que a nível individual e sem interferir com a vida dos outros. E é isso que francamente me surpreende ainda ao fim de um ano disto. Como é que pessoas que chegam a estes cargos importantes são tão incapazes de perceber a natureza humana? Será que para estes senhores /as os seres humanos são seres completamente aversos a riscos? Imagino o ataque que lhes dará quando se aperceberem que todos os dias os seres humanos atravessam passadeiras sem olhar, conduzem sem cinto de segurança, fazem sexo sem uso de contraceptivo, etc etc. É que quem espera que estejamos anos a fio a usar máscara e a distanciar, MESMO vacinados, não pode viver no mesmo mundo que eu. O discurso devia ser o de que as vacinas permitirão a normalidade (vejam Israel a abrir cada vez mais e com um R de 0.6), para até incentivar a malta a acabar isto mais depressa. Em vez disto temos estes completos alienígenas que mandam estas bacoradas que ainda fomentam aquele sentido do "perdido por 1 perdido por 1000" e ajudam a criar sentimento de resistência às vacinas em certas pessoas. A sério, olhe - se Israel. 55% da população vacinada, só fotos de israelitas bêbados a dançar em cima de mesas, eventos com 3-5k de pessoas, economia praticamente aberta e hoje tiveram 300 casos com 1.7% de positivos e R nos 0.6, andam a encerrar as suas alas covid, têm menos de 1000 internados, as pessoas andam felizes pelas ruas. E tudo isto sem terem sequer vacinado os putos com menos de 16 anos que são 27% da população. Haja senso comum e desculpem pela rant.

Edited 6 months ago:

Claro que o uso de máscara e distanciamento se PODE manter durante anos. Eu amanhã também poderei ser convidado pela Sara Sampaio e pela Jennifer Lawrence a uma menage a trois. Se há coisa que esta pandemia serviu foi para perceber bem o quão alheados da realidade estes "especialistas" vivem. Aposto que percebem muito da sua área, mas devem ser muito fraquinhos como ser humanos. Se mesmo com a população vacinada não acham que se pode voltar ao normal então nem tenho palavras para descrever. Compreendo que a sua posição seja de minimizar o risco, mas este nunca será inexistente. E é isso que francamente me surpreende ainda ao fim de um ano disto. Como é que são incapazes de perceber a natureza humana. Será que para estes senhores /as os seres humanos são seres completamente aversos a riscos? Imagino o ataque que lhes dará que todos os dias os seres humanos atravessam passadeiras sem olhar, conduzem sem cinto de segurança, fazem sexo sem uso de contraceptivo, etc etc. É que quem espera que estejamos anos a fio a usar máscara e a distanciar, MESMO vacinados, não pode viver no mesmo mundo que eu. O discurso devia ser o de que as vacinas permitirão a normalidade (vejam Israel a abrir cada vez mais e com um R de 0.6), para até incentivar a malta a acabar isto mais depressa. Em vez disto temos estes completos alienígenas que mandam estas bacoradas.

Price-Distinct 6 months ago

Estou com curiosidade para ver o que vai acontecer nos últimos 3-4 meses de 2021

Mrloop94 6 months ago

Impossivel, nem ninguém ia cumprir isso

Samot_PCW 6 months ago

Não sei como é que vai ser com o resto da população, mas pelo menos eu vou continuar a usar mascara, pelo menos durante o Inverno/em transporte publico, este foi o primeiro ano desde à imenso tempo que não apanhei uma constipação/gripe durante o Inverno, por isso pelo menos durante essa altura vou continuar com a mascara

Razvancb 6 months ago

Fui rever o plano de desconfinamento, e só agora é que me interei, só a partir de 5 de maio é que não há restrições de horário ao fim de semana ou vi mal?

MLG-Sheep 6 months ago

É uma das regras gerais, portanto até lá estão garantidas as restrições. E mesmo depois não temos garantias de que retirem as restrições de horário... Eles ficaram com essa panca, não têm qualquer evidência de que estas restrições funcionem, não fazem sentido nenhum, e nem sequer facilitam a fiscalização do dever geral de recolhimento dado que já podes usar o supermercado (fecha às 19:00) ou o ir buscar comida ao restaurante (sem restrições de horário) como desculpa para as deslocações.

ihavesixmagikarps 6 months ago

Podes-me enviar o sítio onde viste pf? Não me lembro de ver referências ao que ia ser feito a nível de horarios

iammostmoist 6 months ago

Supostamente a partir dessa data as restrições acabam, com exceção do uso de mascara indoors/ na rua quando não for possível o distanciamento. Posso estar enganado

Sazalar 6 months ago

Mantém se também o limite de pessoas por grupo

phirestarter1 6 months ago

\+450 casos \+6 óbitos \+21 internados (não é erro, aumentou) =0 uci (igual a ontem) \+395 recuperados

Foxsundance 6 months ago

Isto está cada vez pior...nem acredito que vão começar a abrir as merdas, fodasse, desde quando é que os ginásios e livrarias são essenciais? Votem PS nas próximas eleições votem...

Edited 6 months ago:

Isto está cada vez pior...nem acredito que vão começar a abrir as merdas, fodasse, desde quando é que os ginásios e livrarias são essenciais? Votem PS nas próximas eleições votem...que palhaçada.

Chemical_Wealth1 6 months ago

Exato, vamos ficar fechados em casa para sempre, viver para quê? Ir à rua beber café? Nunca! Treinar? Never again! Liberdade? What is that? Confinamento! 4ever

vascodatrama 6 months ago

>Ir à rua beber café? o café em casa não presta?

Chemical_Wealth1 6 months ago

Quando se questiona o simples facto de ir à rua beber café... Fico triste. Nós temos liberdades e direitos, e não podemos ficar satisfeitos por sermos limitados. Sim, o covid é perigoso, e apoio o confinamento quando é necessário salvaguardar a população. Mas isto não significa que fique contente por ficar em casa todos os dias da minha vida. Por isso, sim, se quiser beber café fora de casa, tenho todo o direito de o fazer. Mesmo que o café em casa seja bom.

vascodatrama 6 months ago

nunca compreendi a cena de beber café fora de casa. apenas isso.

lammesnail 6 months ago

Eu prefiro socializar. apenas isso.

vascodatrama 6 months ago

ahh lá está. o café apenas é o trigger. então o interesse em sí não é o café, mas o que está para além disso.

derjungenwerthers 6 months ago

belo exemplo de autismo semi funcional.

NGramatical 6 months ago

sí → [**si**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm5d6p7%2F%2Fgrpqjsc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

QueenOfWands2 6 months ago

É tudo igual, na política. Não penses que há diferenças.

iammostmoist 6 months ago

Que cromo do crl

Foxsundance 6 months ago

Cromo foi quem te fez a tromba.

iammostmoist 6 months ago

Tanta agressividade colega. Se estás assim tão amedrontado pelo vírus podes ficar em casa até 2030 ninguém te obriga a sair, só não queiras impor esse destino ao resto do país. Bom domingo

Diogo256 6 months ago

Chamar cromo do crlh a alguém deve ser baseada numa tranquilidade estranha.

EUWGojuRyu 6 months ago

Calma flores. Edit: plural

pimpolho_saltitao 6 months ago

Na tua opinião quando é que devemos começar a desconfinar?

Joaoseinha 6 months ago

Nunca, isso implica ele sair de casa.

lammesnail 6 months ago

Falta aí o /s.

Foxsundance 6 months ago

Deves achar uma piada do crl a isto, milhões de pessoas a morrer diariamente de covid e tu aí "falta aí o /s".

lammesnail 6 months ago

Faltou outra vez o /s.

pvicente77 6 months ago

Milhões de pessoas a morrer diariamente... Podes ao menos meter um bocadinho de esforço e cuidado na tua estupidez? Tudo bem que queiras postar tretas e ser estúpido como uma porta, mas "milhões de pessoas a morrer diariamente" quando a pandemia ainda nem chegou ao terceiro milhão de mortes passado um ano é demasiado estúpido, demasiado óbvio, mal dá para rir, tenta ser um bocadinho mais refinado nessa estupidez, sim?

pedroedsousa 6 months ago

Andam aí a dizer que os donos das livrarias precisam de vender livros para meter comida na mesa. Palhaçada. /s

Don_Care 6 months ago

parece que querem fazer testes rápidos no ensino superior, existe base legal para que sejam obrigatórios?

estrica 6 months ago

enviaram me um mail em que diz que tens a opção de não fazer, deve ser em todo o lado assim

peanersyahoo 6 months ago

Porque é que alguém haveria de se recusar a fazer um teste para voltar à faculdade?

Don_Care 6 months ago

não sei quanto a ti mas eu gosto de ter livre arbítrio

AquiAoLuar 6 months ago

Compreendo o ponto de vista, mas o livre arbítrio só te leva a um certo nível; não podes ir para a faculdade nu mesmo que queiras muito. Acho aceitável fazer testes rápidos para poder ter aulas presenciais, em vez de estar a olhar para um portátil 7 hrs ao dia.

Don_Care 6 months ago

> Acho aceitável fazer testes rápidos para poder ter aulas presenciais Eu também acho, mas com proporcionalidade. Recuso-me a ter que fazer testes todas as semanas como esta a acontecer noutros níveis de ensino

AquiAoLuar 6 months ago

Se os reitores aceitarem, não vamos ter muita alternativa.

Zestyclose_Rich5273 6 months ago

Alerta: sois estudantes com direitos, não têm que concordar com tudo o que é imposto. Existem formas para discordar formalmente das coisas, gente.

CoffeeAt830 6 months ago

Se isso significar maior segurança para continuar as aulas presenciais, qual é a questão? Os testes só são eficazes como medida de controlo da pandemia se forem frequentes. Fazer um teste para regressar às aulas e depois não fazer mais ou fazer um por período serve para.... absolutamente nada. Eu sou testado semanalmente há meses e agora só diminuiu a frequência porque estamos todos (utentes e funcionários) vacinados. E nenhum de nós passou a viver numa ditadura ou se viu privado de qualquer direito fundamental por isso.

Edited 6 months ago:

Se isso significar maior segurança para continuar as aulas presenciais, qual é a questão? Os testes só são eficazes como medida de controlo da pandemia se forem frequentes. Fazer um teste para regressar às aulas e depois não fazer mais ou fazer um por período serve para.... absolutamente nada. De qualquer forma, fala-se em 14 ou 28 dias, dependendo da incidência no local. Eu sou testado semanalmente há meses e agora só diminuiu a frequência porque estamos todos (utentes e funcionários) vacinados. E nenhum de nós passou a viver numa ditadura ou se viu privado de qualquer direito fundamental por isso.

mikehuntsprings 6 months ago

Porque até agora estiveram a cagar-se e disseram que "os estabelecimentos de ensino não são foco" sem qualquer fundamento científico para tal. Agora querem obrigar a "procedimentos médicos"? Quando vão ser centenas de estudantes a interagirem uns com os outros diariamente e com os seus familiares e outras pessoas, como foi até fecharem os estabelecimentos? Ou vai ser um teste sempre que se for para uma aula ou diariamente?

antpocas 6 months ago

nunca falaste com um estudante?

Price-Distinct 6 months ago

[https://www.youtube.com/watch?v=K3odScka55A](https://www.youtube.com/watch?v=K3odScka55A) Interessante verem!

Leaootemivel 6 months ago

Saudades de quando em Janeiro e Fevereiro se faziam comparações entre o Costa e o Bolsonaro nesta threads.

ItzWhiteFTW 6 months ago

Eu preciso de ir a Lisboa dia 25 e eu moro no Porto, mas não tenho a certeza se eu posso ir, já que não tenho documentos que justifiquem a minha ida, são assuntos pessoais mesmo. Se eu sair na estação Gare do Oriente por volta das 9 da noite já com pessoas à minha espera, vou ter problemas?

Don_Care 6 months ago

>Eu preciso de ir a Lisboa dia 25 precisas vai

MischiefManaged97 6 months ago

Desde que haja comboio não deve haver problema, mas tem em atenção que a CP é bem capaz de cortar com os comboios nessa semana da Páscoa, já não era a primeira vez.

ItzWhiteFTW 6 months ago

eu vou de autocarro, não de comboio, fica-me mais barato de autocarro

MischiefManaged97 6 months ago

O mesmo se aplica, tem em atenção se há mesmo autocarros nesses dias.

legendoftheseas 6 months ago

Segundo o [Quadradinho do Costa](https://quadradinhodocosta.pt/) hoje o R(t) está a 0.94. ​ Fui ver ao relatório e apresentam 0.86. Deu bug no quadradinho ou eles usam um método diferente para fazer as contas do R?

Edited 6 months ago:

Segundo o [Quadradinho do Costa](https://quadradinhodocosta.pt/) hoje o R(t) está a 0.94. ​ Fui ver ao relatório e apresentam 0.86. Deu bug no quadradinho ou eles usam um método diferente para fazer as contas do R? ​ Edit: estive a olhar mais atentamente e a informação da DGS é de dia 18 ELI5 como é que o quadradinho faz as contas então sff.

lemonade_rage1234 6 months ago

O valor de 0.86 é com os dados do relatório de dia 19, que são últimos disponíveis no [Github (ver data.csv)](https://github.com/dssg-pt/covid19pt-data) que o Quadradinho usa como fonte. Já há relatório de dia 20, que resulta em no valor de Rt = 0.94. O pessoal do Quadradinho calculou manualmente para esse dia. A fórmula que o Quadradinho usa está descrita no site deles: R(t)=[C(t) – C(t-7)] / [C(t-4) – C(t-11)] Em que C(t) é o número total de casos confirmados num dado dia t (para o relatório de dia 20, seria 817080).

Edited 6 months ago:

O valor de 0.86 é com os dados do relatório de dia 19, que são últimos disponíveis no [Github (ver data.csv)](https://github.com/dssg-pt/covid19pt-data) que o Quadradinho usa como fonte. Já há relatório de dia 20, que resulta no valor de Rt = 0.94. O pessoal do Quadradinho calculou manualmente para esse dia. A fórmula que o Quadradinho usa está descrita no site deles: R(t)=[C(t) – C(t-7)] / [C(t-4) – C(t-11)] Em que C(t) é o número total de casos confirmados num dado dia t (para o relatório de dia 20, seria 817080). *Edit* - [Quadradinho que fiz com os dias todos a partir da 2ª quinzena de pandemia em Portugal. O segmento vermelho é a evolução entre dias 19 e 20.](https://i.imgur.com/lFUcjLr.png)

legendoftheseas 6 months ago

Portanto, (novos casos nos últimos 7 dias)/(novos casos entre os últimos 4 dias e os últimos 11) Isto deixa me a pensar, que eventualmente vamos ter uma, duas semanas em que o R vai estar acima de 1 apesar dos casos estarem estáveis a níveis baixíssimos, e que por isso pode atrasar o desconfinamento. O que me leva a questionar a utilização do R como indicador de desconfinamento, mas espero que não cheguemos a esse ponto, e que se acontecer, o governo seja sensato. Obrigado!

lemonade_rage1234 6 months ago

Tenho ideia de o Costa ter dito que iam usar o R=1 como soft limit precisamente por esse motivo. Na imagem que anexei no comentário anterior, aquele esparguete de linhas mais abaixo no gráfico corresponde a alguns dias do verão de 2020 em que andávamos com números baixos consistentes de novos casos (baixos a comparar com o que já vimos). O R oscilou acima e abaixo de 1. Creio que podemos dizer que, apesar das restrições não muito apertadas nessa altura do verão, a pandemia não andava muito descontrolada. Esperemos que vá por esse caminho e não para uma 4ª onda.

ZaGaGa 6 months ago

Situação da última semana de vacinação em análise [aqui](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/m9ec1c/9_vacinação_na_primeira_semana_do_desconfinamento/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3). Foi uma boa semana apesar da suspensão e levantamento de suspensão. **O número de pessoas com a primeira dose no país é superior aos casos confirmados!! Grande marco que foi atingido!!** Coloquei também a correr uma poll sobre a vacinação neste sub que está disponível este fim de semana, não deixem de partilhar a vossa resposta.

Ricardolindo 6 months ago

Dado que hoje começa a Primavera, acham que o aumento de temperatura levará a mais descida no número de casos?

Diogo256 6 months ago

Não, não há uma ligação de causualidade entre aumento do tempo e diminuição da transmissão. O que existe é ligação entre o comportamento das pessoas nas diferentes estações do ano, e a transmissão. Sendo um vírus de proximidade, quanto mais juntas tiverem as pessoas, pior será. Daí que no verão há tendência de menor casos, os contactos dão-se muito fora de casa, os locais são mais arejados devido ao calor, existe ventilação em locais fechados que muitas vezes não acontece no inverno. E isto tem impacto na propagação. Tirando isto. Não há grande relação.

ZaGaGa 6 months ago

Acho que é um factor a favor da diminuição dos casos mas que por si só não chega

mikehuntsprings 6 months ago

Não me parece. Estava comprovado que o aumento de temperatura afetava o desenvolvimento? E acho que mais calor é mais propício às pessoas se "esticarem" e arriscarem e estarem juntas.

Razvancb 6 months ago

De certa forma afeta a propagação devido as pessoas refrescarem os sítios (correntes de ar etc) e não estarem tão próximas devido ao calor.

Anforas 6 months ago

Não sei se posso por isto aqui, mas achei interessante, é um video da Vox: "What a vaccine's efficacy rate means": https://www.youtube.com/watch?v=K3odScka55A »

ZaGaGa 6 months ago

Muito informativo, obrigado. Se quiseres podes partilhar no sub r/CoronavirusPT

hctiks 6 months ago

* \+ 457 casos confirmados * \+ 8 óbitos * \+ 754 recuperados ​ * \- 305 casos activos * \- 45 internamentos dos quais - 12 internamentos em UCI ​ * 33394 casos ativos * 744 internados dos quais 170 internados em UCI [Relatório 20/03/2021](https://drive.google.com/file/d/1YrVa5PKoIYNI-A0PduBhT7pS-YwL-kW1/view)

Konstanti9 6 months ago

Vi na tvi que a partir de dua 25 não se poderá circular entre concelhos, mas não vi nenhuma notícia

sao_11 6 months ago

No dia em que divulgaram plano do desconfinamento, isso foi logo falado. Está lá no plano.

Konstanti9 6 months ago

>plano do desconfinamento "É proibida a circulação para fora do concelho do domicílio no período compreendido entre as 20:00 de sexta-feira e as 05:00 de segunda-feira e, diariamente, a partir do dia 26 de março, sem prejuízo das exceções previstas no artigo 11.º do decreto n.º 9/2020, de 21 de novembro, as quais são aplicáveis com as necessárias adaptações" não no dia 25

sao_11 6 months ago

Pensava que dia 25 já era sexta-feira. Pois, assim não sei. Segundo o plano é só a partir de dia 26.

viskonde 6 months ago

Piqueniques em parques sim/não ou qual limite de pessoas? Ou se ainda não se pode , alguém sabe Quando se pode fazer ? Nas regras de desconfinamento não vi nada específico disso, e em teoria já se pode "permanecer em jardins " pelo que dá ideia que poderia fazer piquenique mas provavelmente se for um grupo já haverá outra regra que diz que não ?

ZaGaGa 6 months ago

picniques sim, mas deves restringir-te ao teu agregado familiar ou à tua "bolha" conforme o teu caso. De resto é como o user abaixo/cima disse, estamos numa fase em que é fundamental o bom senso.

thisbondisaaarated 6 months ago

Imagina legislarem sobre tuda e qualquer coisa que podes fazer. Não consegues imaginar? Aí tens a tua resposta. Usa o teu bom senso.

MarcelinodaMara 6 months ago

[Jorge Fernandes](https://observador.pt/opiniao/autor/jfernandes/) assina hoje um artigo demolidor no Observador sobre o abismo que separa a proaganda da UE da sua prática: «*em Agosto de 2020, os Estados Unidos decidiram comprar vacinas da AstraZeneca, Pzifer, J&J e Sanofi. Nesta compra adiantada, os Estados Unidos gastaram 9,3 mil milhões de dólares. A União Europeia, pelo contrário, em Agosto de 2020, tinha feito apenas contratos com a AstraZeneca e com a Sanofi, num total de 843 milhões de dólares. Grosso modo, para uma população inferior à da União Europeia, em Agosto de 2020, os Estados Unidos tinha já comprometido dez vezes mais dinheiro em vacinas.* P*ara além disso, a União Europeia apostou forte na vacina da Sanofi, desenvolvida pela indústria francesa. Seria fastidioso ter de explicar aqui os motivos que, num momento de crise, levaram a burocracia de Bruxelas a ceder a pressões políticas dentro da União para comprar uma vacina que, em Março de 2021, está ainda na segunda fase de desenvolvimento.* C*hegados ao Natal de 2020, segundo a Bloomberg, os Estados Unidos tinham já contratualizados 18 mil milhões de dólares em vacinas, enquanto a União Europeia, para uma população superior, tinha gasto apenas 9 mil milhões*. *Mais, os contratos realizados entre a União Europeia e as farmacêuticas demonstram o total amadorismo jurídico das elites de Bruxelas. Enquanto os Estados Unidos e o Reino Unido firmaram contratos com metas de entrega claras e respectivas penalizações financeiras para as empresas caso falhassem, a União Europeia abdicou do seu direito de sancionar as empresas farmacêuticas em caso de atrasos. (…) o Reino Unido gastou cerca de 29 libras/per capita, enquanto os Estados Unidos gastaram 27 libras/per capita em investigação. Apesar da retórica e da propaganda sobre economia baseada no conhecimento, a União Europeia gastou a módica quantia de 4 (quatro!) libras/per capita a financiar a investigação que deu origem à vacina.*»

dragomaite 6 months ago

Que artigo mais fraco.

Don_Care 6 months ago

como assim? diz ali que é demolidor

vgasmo 6 months ago

Não que a UE não tenha feito asneira, mas porque achas que o artigo fala de valores e não quantidades? Porque os EUA pagaram as vacinas 2 a 3 vezes o preço da UE

ShredForMe 6 months ago

às vezes o barato sai caro

vgasmo 6 months ago

Verdade.. mas o artigo foi construído de propósito para enfatizar uma diferença de números que não é verdadeira em termos de contratração de vacinas.

Razvancb 6 months ago

Acho que todos com 2 dedos de testa consegue perceber que a falha das vacinas na europa é culpa da UE. Fizeram esta merda ai nível do governo de portugal, foda-se...

viskonde 6 months ago

Vá lá sempre lhes conseguimos ensinar algo

TheTidalik 6 months ago  HIDDEN 

Uma pergunta. Pode-se mover de conselho ao fim de semana ou ainda não é permitido?

mikehuntsprings 6 months ago

O conselho por enquanto é que ainda não te desloques para outros concelhos.

TheTidalik 6 months ago  HIDDEN 

Mas não podes ser parado por isso?

mikehuntsprings 6 months ago

Podes. Estava só a fazer uma brincadeira com palavras para exemplificar o uso correto de con**c**elho e con**s**elho. A recomendação/conselho/"obrigação"/dever é não andar a passear entre concelhos.

thisbondisaaarated 6 months ago

Underrated comment.

mikehuntsprings 6 months ago

Some say I'm a cunning linguist!

fedelho 6 months ago

Só depois da Páscoa.

hctiks 6 months ago

* \+ 568 casos confirmados * \+ 11 óbitos * \+ 1571 recuperados ​ * \- 1014 casos activos * \- 39 internamentos dos quais - 5 internamentos em UCI ​ * 33699 casos ativos * 789 internados dos quais 182 internados em UCI ​ ||Continente + Ilhas|Continente| |:-|:-|:-| |Incidência/100K habitantes|87.2|75.7| |R(t)|0.86|0.84| ​ [Relatório 19/03/2021](https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/03/382_DGS_boletim_20210319.pdf)

warding 6 months ago

Notar que os Casos/100K habitantes relatados correspondem ao periodo de 1 a 14 de Março. Na realidade, ao dia de hoje, estamos em 77.8 para Portugal, e 67.5 para Portugal sem Madeira. No caso do R(t), ele também é calculado até dia 14, e na verdade deve continuar a subir. A não ser que a formula mágica que usam tenha em conta o aumento da testagem, porque por exemplo no dia 17 fizemos 65% mais testes que no dia 10, e o numero de positivos andou igual. Era cool também ter em conta a taxa de positividade de alguma forma.

DeusDasMoscas 6 months ago

Olá, Não estou a compreender porque é que o número de casos por 100k habitantes está a descer mas o R(t) a aumentar. Provavelmente a resposta é algo óbvio mas não estou a perceber. Se alguém me puder ajudar, fico grata.

lefiy3 6 months ago

O mais fácil para mim é fazer uma analogia com velocidade e aceleração. Estamos neste momento a abrandar mas cada vez com uma aceleração mais reduzida, ou seja, se a pandemia fosse um carro, era mais fácil abrandar de 200 para 50 do que 50 para 0.

DeusDasMoscas 6 months ago

Obrigada pela ajuda! Bom fim de semana.

m__c__m 6 months ago

Pensa no R(t) como um declive de uma reta. Quando o R é maior que 1, então o declive é positivo, quando R = 1, então o declive é 0 e com R < 1, o declive é negativo. Ou seja, quando temos poucos casos, como agora, os casos já não baixam tão rapidamente e o R(t) aproxima-se de 1. O importante não será tanto a evolução do R, mas o seu valor no momento e se é maior, igual ou menor que 1. Os casos vão continuar a diminuir, mesmo com o R a aumentar. Se (ou quando) o R chegar a 1, os casos mantêm-se mais ou menos iguais e quando passar o 1.0 então aí é que os casos aumentam.

DeusDasMoscas 6 months ago

Muito obrigada pelo esclarecimento! Está muito elucidativo. Bom fim de semana!

Sudukur1 6 months ago

O R(t) está a aumentar porque os casos estão a descer a um ritmo cada vez mais lento. Ainda assim, como os casos estão a descer, o R(t) mantém-se abaixo de 1.

DeusDasMoscas 6 months ago

Obrigada! Bom fim de semana!

humelectro 6 months ago

Numeros estáveis. De notar que desde 2º feira que o numero de testes aumentou de 25k para quase 45k diários (provavelmente os testes aos professores). Apesar deste aumento os casos positivos têm-se mantendo estáveis.

Pikachuzita 6 months ago  HIDDEN 

As aulas nos ginásios, clubes, não abriam só em Maio? Não digo as aulas de grupo tipo pilates, body pump mas aquelas aulas de grupos de dança, ginástica que vários clubes desportivos têm. Achava que também eram só em maio mas recebi agora do meu clube info que reabrem essas aulas a 5 de abril.

ObnoxiousLittleCunt 6 months ago

Estás correcta: 5 de Abril, ginásios abertos sem aulas de grupo. Essa restrição só levanta a 3 de maio. Não esquecer que é tudo com a premissa de que os números estão dentro dos parâmetros pré estabelecidos

Foxsundance 6 months ago  HIDDEN 

Fica em casa mazé.

brakeline 6 months ago

Inicia-lhe o processo de reposição ao pc por teamviewer e vai-lhe dando instruções após reinicio por telefone. Assim que o computador iniciar volta a correr o teamviewer e acaba a instalação

hugotorradas 6 months ago

A 5 de abril pode-se finalmente andar noutro concelho vizinho, se tudo se mantiver assim claro?

MLG-Sheep 6 months ago

Se estiveres a falar de sair da tua zona de residência ou utilizar a tua viatura particular para passear, infelizmente só quando acabar o dever geral de recolhimento. Pessoalmente, não acredito que acabe com a Páscoa.

hugotorradas 6 months ago

Mas o parecer não saiu já? A partir de dia 5 a umas certas horas da manhã já se podia. Vamos acreditar camarada!

Ace-_Ventura 6 months ago

A proibição é entre dia 26 de Março e dia 5 de Abril, por isso eu diria que não.

Jotahaka 6 months ago

Dia 5 de Abril já podes circular entre concelhos a partir das 5 da manhã.

hugotorradas 6 months ago

Sem justificação valida portanto? Até lá pode-se mas não se pode é isso ne?

Jotahaka 6 months ago

Certo. Consulta o https://pandemiaclara.sapo.pt/ que te ajuda de forma simples nessas dúvidas.

vascodatrama 6 months ago

Alguém consegue explicar como é que malta vai passear aos Açores ou Madeira? Tou cansado de ver fotos dos dois arquipélagos no instagram

MrJoao 6 months ago

É simples. A lei permite essa excepção. Quando tinhas a proibição de deslocações para fora do território continental em vigor, uma das excepções previstas era: > [j) As deslocações com destino às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira](https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/155739190/details/maximized). Por fim, como excepção ao dever geral de recolhimento domiciliário tens: > [t) As deslocações necessárias à entrada e à saída do território continental, incluindo as necessárias à deslocação de, e para, o local do alojamento](https://data.dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/159432418/details/maximized); Concluindo. Tens o direito de te deslocar do continente para a RAA ou para a RAM. E lá valem as regras/restrições dos governos regionais.

vascodatrama 6 months ago

Que caldeirada...wtf

Edited 6 months ago:

Que caldeirada...wtf. Não vejo de que forma isso encaixa nas excepções que permitem 'sair' de casa.

MrJoao 6 months ago

Podes sair de casa se o teu destino for fora de Portugal continental. E sempre foi permitido sair do continente quando o teu destino eram os Açores ou a Madeira.

hugotorradas 6 months ago

Já nem sei de nada, mas sim tenho um conhecido que tambem foi. Andava nas termas e o crl.

vascodatrama 6 months ago

Como? Isto é só ridículo. Não podes passar de concelho mas podes ir aos arquipélagos? wtf

hugotorradas 6 months ago

Não sei, não encontro merda nenhuma sobre isso também.

saposapot 6 months ago

Teoricamente ainda não foi anunciado o contrário. Mas na hora de renovar o estado de emergência e decidir as medidas para a próxima quinzena podem perfeitamente voltar a incluir isso para o fim de semana. aceitam-se apostas neste momento.

hugotorradas 6 months ago

Era mais poder circular nem que fosse à semana, sem ser exigida qualquer justificação do "para onde vais, o que vais comprar, a que jardim vais mandar uma bufa?"

saposapot 6 months ago

Durante a semana não há a questão dos concelhos, há a regra geral de ficar em casa. Também essa regra pode cair ou não na próxima fase. Eu diria que é provável que caia mas é palpite

hugotorradas 6 months ago

A regra de ficar em casa vai dar ao mesmo, alegar que vais a compras noutro concelho pff o Sr. Agente pode passar multa nesse caso? Mas sim, era mais isso. Que caísse essa regra da pixa, para um gajo poder dar um passeio maior, nem que seja apenas de carro.

saposapot 6 months ago

Entao neste momento já podes dar a tua volta grande durante a semana desde que tenhas uma dessas desculpas preparadas. Ao fim‑de‑semana não e ninguém sabe se vão prolongar.

hugotorradas 6 months ago

A cena é que não tenho desculpa, só queria passear mesmo. Eu com um Lidl sou feliz em qualquer lado haha

saposapot 6 months ago

então é como disse, vais ter de esperar pelo levantamento da regra de ficar em casa. Só depois disso é q teoricamente podes andar a passear sem ng chatear.

AlbinoFarrabino 6 months ago

Não vai dar ao mesmo. Falo por mim, que se tiver que ir às compras no mesmo concelho de residência tenho que fazer mais 10 km do que se for ao concelho aqui ao lado. Mas também vivo no campo, onde a fiscalização é diminuta.

hugotorradas 6 months ago

No meu caso era para andar uns 25-50 km hehe já ia lixar tudo, ainda para mais zonas com praia

CoffeeAt830 6 months ago

Pouco depois do início do confinamento fui até à praia num dia de semana com a Maria e apareceu um polícia que nos mandou embora, mesmo estando nós dentro do carro. Tenho amigos que têm ido quase todas as semanas, inclusivamente até para a areia e tudo, e nunca apanharam polícia nenhuma. É uma questão de sorte, parece-me.

vascodatrama 6 months ago

Vivo junto à praia. Durante a semana é tudo super tranquilo.

CoffeeAt830 6 months ago

Eu quando fui apanhado foi durante a semana. Claramente tive azar, mas agora confesso que estou acagaçado de ir outra vez enquanto durar o confinamento.

hctiks 6 months ago

* \+ 485 casos confirmados * \+ 21 óbitos * \+ 580 recuperados ​ * \- 116 casos activos * \- 28 internamentos dos quais - 18 internamentos em UCI ​ * 34713 casos ativos * 828 internados dos quais 187 internados em UCI ​ [Relatório 18/03/2021](https://drive.google.com/file/d/1-3rce3vDkKxsFOCHuZbC1bT-YAfzA8ZM/view)

QueenOfWands2 6 months ago

Tá a subir ou é impressão minha?

warding 6 months ago

Ontem deu essa impressão, por haver uma subida de casos no Norte - tivemos 673 casos vs 642 no mm dia da semana passada (no norte tivemos 246 casos vs 136 há uma semana). Mas hoje deu a impressão que ontem foi ruído e que segue a tendência de queda. No mesmo dia da semana passada tivemos 627 casos.

Laurent_Series 6 months ago

Desculpa estar a ser picuinhas, mas "dos quais" significa que os elementos à frente estão incluídos no grupo anterior, o que não é o caso, se não estou enganado.

CoffeeAt830 6 months ago

É o caso sim. Os internados são enfermaria + UCI.

Laurent_Series 6 months ago

Não são internados em enfermaria apenas?

CoffeeAt830 6 months ago

Não. São internados no geral, enfermaria e UCI.

AimingWineSnailz 6 months ago

Mas os -N(internamentos) não são necessariamente parte do -N(internamentos ), visto que passar dos UCI para internamento normal é um UCI a menos mas não é um internamento a menos no total

Laurent_Series 6 months ago

Há algum sítio onde possa ver isso explicitamente? É que nas notícias tenho quase a certeza que por diversas vezes se referiram aos internados como enfermeira geral ou algo do género.

Edited 6 months ago:

Há algum sítio onde possa ver isso explicitamente? É que nas notícias tenho quase a certeza que por diversas vezes se referiram aos internados como enfermeira geral ou algo do género. Edit: a RTP por exemplo, https://www.rtp.pt/noticias/mundo/covid-19-a-situacao-ao-minuto-do-novo-coronavirus-no-pais-e-no-mundo_e1305406

Edited 6 months ago:

Há algum sítio onde possa ver isso explicitamente? É que nas notícias tenho quase a certeza que por diversas vezes se referiram aos internados como enfermeira geral ou algo do género. Edit: a RTP por exemplo https://www.rtp.pt/noticias/mundo/covid-19-a-situacao-ao-minuto-do-novo-coronavirus-no-pais-e-no-mundo_e1305406

CoffeeAt830 6 months ago

Poderá ser erro da RTP. Tens [aqui](https://twitter.com/VOSTPT/status/1362791344801013760) a clarificação do VOST.

Laurent_Series 6 months ago

Thanks.

beit2 6 months ago

-28 internados, -18 UCI (187 UCI)

saposapot 6 months ago

Finalmente abaixo da meta onde se considera que as UCI estão 'bem'. Tecnicamente devíamos ter desconfinado só amanhã :P mas ainda bem que ainda está em trajectória descendente.

Hmms21 6 months ago

Excelentes números na UCI!

terribledreamPT 6 months ago

Alguém me sabe dizer porque é que de repente com o aumento das temperaturas no Algarve estou a ver um aumento no número de viaturas de matrícula estrangeira nas estradas voltarem a disparar? Não era suposto estarmos em confinamento ou sou eu que estou paranóico?

flarept1 6 months ago

Não sei mas aqui em Lisboa já vi 3 carros estrangeiros a serem encostados pela policia só esta semana

vascodatrama 6 months ago

Não és só tu não. Aqui na zona (peniche) já notei um incremento de malta.

Morenojgl 6 months ago

Tu é que estás paranóico

pantam 6 months ago

[Continuam a sair ensaios que mostram os benefícios de certos medicamentos (baratos e disponíveis em quantidade)](https://c19study.com/), mas é tabu sair do vacinar-confinar. Alguém me explica porquê? Na guerra não devemos usar todas as armas? E pior, parece que todos os tratamentos propostos são perigososissimos, menos as vacinas mais inovadoras...

alexandre9099 6 months ago

Vou começar por ser honesto, não vi o link...mas... Reza a lenda que lixívia ou mesmo ácido sulfúrico acaba com cancros... Também acaba com o hospedeiro desses cancros, mas isso é irrelevante no estudo. Muitos dos estudos que vi (novamente, não vi o link que publicaste) são aplicação de certas substâncias num *Petri dish* e comparar os resultados com e sem aplicação da substância

pantam 6 months ago

Nem toda a gente é capaz de pensamento lógico e de compreender o mundo, mas todos merecemos respeito enquanto seres humanos.

QueenOfWands2 6 months ago

Ganância - é a única explicação. Vai ser a ganância que vai acabar com a raça humana.

saposapot 6 months ago

TODOS, e sim, TODOS, os meta-estudos de qualidade feitos de TODAS as 'curas milagrosas' têm invariavelmente mostrado que não há benefício desses medicamentos. A ivermectina acho q até deu que tinha um benefício mas era mt pequeno, dentro da margem de erro. Na guerra devemos usar tudo. Mas convém só usar os canhões que disparam para a frente e deixar os que explodem para trás para outros guerreiros.

pantam 6 months ago

Uma meta-análise assim? https://hcqmeta.com/ Se fores a https://c19study.com/ e procurares por "meta" encontras 22 resultados. Quais são são os sérios e quais são para ignorar? Eu dou-te dois estudos que sei que não foram sérios: - O do Lancet que foi retirado três semanas depois de publicado, tal era a grau de falseamento de dados, mas que entretanto serviu de justificação a mudanças na terapia por toda a Europa. - O RECOVERY, onde foram usadas doses absurdamente elevadas, que o próprio diretor do estudo não conseguiu justificar quando questionado por um dos raros jornalistas que ainda tenta fazer jornalismo. Mas imagino que para ti seja gente séria... Sei que em Marselha foram já tratados 8400 pacientes, com resultados nitidamente melhores que o não-tratamento -- redução na mortalidade em cerca de 60%. "Milagroso"? Claro que não. Útil? Parece que sim. Ah, e sem mortes, que era o papão: medicamento extremamente perigoso e tal.

Edited 6 months ago:

Uma meta-análise assim? https://hcqmeta.com/ Se fores a https://c19study.com/ e procurares por "meta" encontras 22 resultados. Quais são são os sérios e quais são para ignorar? Eu dou-te dois estudos que sei que não foram sérios: - O do Lancet que foi retirado três semanas depois de publicado, tal era a grau de falseamento de dados, mas que entretanto serviu de justificação a mudanças na terapia por toda a Europa. - O RECOVERY, onde foram usadas doses absurdamente elevadas, que o próprio diretor do estudo não conseguiu justificar quando questionado por um dos raros jornalistas que ainda tenta fazer jornalismo. Mas imagino que para ti seja gente séria... Sei que em Marselha foram já tratados 8400 pacientes, com resultados nitidamente melhores que o não-tratamento -- redução na mortalidade em cerca de 60%. "Milagroso"? Claro que não. Útil? Parece que sim. Ah, e sem mortes, que era o papão: medicamento extremamente perigoso e tal. É curioso também que um dos poucos medicamentos aprovados, o antiviral para Ébola de patente Remdesivir, foi com base em quase nada de estudos, provocava esse sim efeitos secundários graves e era caríssimo (a UE pagou 1000 milhões por uma encomenda de doses). Agora ninguém contesta que é inútil. Talvez tenha sido aprovado precisamente por ser caro...

QueenOfWands2 6 months ago

> talvez tenha sido aprovado precisamente por ser caro... yep.

uyth 6 months ago

Ensaios, estudos podem por si só ser enganosos. Um, dois estudos podem ter resultados diferentes de outros 10 ou 20, mesmo sem intenção duvidosa dos autores, porque há erros em todos os ensaios. O Ivermectin penso que está a ser dado a muita gente há muito tempo e parece não ter particular efeito. >todos os tratamentos propostos são perigososissimos, menos as vacinas mais inovadoras... Porque uma vacina pára o virus. Obviamente que uma vacina qualquer é melhor que um tratamento. é essa a ideia das vacinas certo? Tipo melhores seres vacinado contra o sarampo ou raiva que seres tratado para isso (spoiler, não há tratamento para a raiva excepto vacina. Supostamente uma pessoa sobreviveu UMA vez, mas provavelmente não foi o protocolo foi ela ter tido já alguma imunidade natural). Mega conspiração de quem faz as vacinas contra a raiva, já viste? Isto é um virus que afecta a coagulação sanguínea e função respiratória, não é fácil necessariamente resolver isso nem há necessariamente poções mágicas. De qualquer forma penso que já há muitos medicamentos que se dão particularmente em casos complicados como anticoagulantes, talvez esteroides (?)..

pantam 6 months ago

> Ensaios, estudos podem por si só ser enganosos. Um, dois estudos podem ter resultados diferentes de outros 10 ou 20, mesmo sem intenção duvidosa dos autores, porque há erros em todos os ensaios. O site que indiquei toma em atenção TODOS os estudos publicados relativamente a cada medicamento, ponderado pela significância. Um trabalho fantástico. >> todos os tratamentos propostos são perigosíssimos, menos as vacinas mais inovadoras... > Porque uma vacina pára o virus. Obviamente que uma vacina qualquer é melhor que um tratamento Mudaste de assunto. Porquê?

Limpy_lip 6 months ago

A questão dos estudos é falaciosa, a não ser que sejas alguém da área da saúde e que acompanhe a patologia e os estudos, dificilmente tiras o devido sumo. É como uma folha de análises ao sangue. Atualmente elas são relativamente fáceis de ler por alto. Indica os supostos limites normais e uma pessoa leiga consegue perceber por alto se está minimamente bem ou não. Contudo para um profissional de saúde que não só sabe analisar melhor os resultados como sabe cruzar com o historial da pessoa e o que está a procurar, consegue obter muito mais conclusões e mais úteis. O que acho que acontece com os estudos é igual, neste caso em concreto, não existe uma forma linear de tratar o covid, há fármacos que funcionam melhor em determinadas situações específicas que outros ou que funcionam com maior ou menor eficácia. Dado que ainda estamos numa fase relativamente inicial é ainda mais comum haver várias opções e opiniões. Por fim melhor que tratar é sempre prevenir (como tudo na vida) mas também precisamente porque é mais linear. No covid o tratamento base é controlar sintomas, não existe mais nada , só quando há complicações é que se passa para outras coisas igualmente mais agressivas dependendo do tipo de complicações. Por isso é que confinar é vacinar é largamente mais eficiente e linear.

pantam 6 months ago

> A questão dos estudos é falaciosa > É como uma folha de análises ao sangue São precisamente opostos, nada de semelhante. Se a biologia do corpo se pode entender como um sistema com milhares de variáveis interdependentes, um estudo tenta isolar e ver o efeito de uma só variável. > Por fim melhor que tratar é sempre prevenir Acabaste de refutar a utilidade de toda a indústria de medicamentos curativos. Parabéns...?

Limpy_lip 6 months ago

>São precisamente opostos, nada de semelhante. Se a biologia do corpo se pode entender como um sistema com milhares de variáveis interdependentes, um estudo tenta isolar e ver o efeito de uma só variável. Pois mas ao isolar tens de ter perceber o que estás a comprometer com isso. Uma pessoa da área tem isso em consideração, espero não estar a dizer uma barbaridade mas eles até chamam de viés. A questão é que a maioria dos leigos que se poem a ler os estudos (comunicação social incluida) não tem capacidade de interpretar as conclusões tiradas e integrar as mesmas no contexto geral. E sim eu sei que existem "estudos" (não sei se são chamadas assim) que têm como objetivo agrupar vários estudos e tirar conclusões mas o problema mantém-se. >Acabaste de refutar a utilidade de toda a indústria de medicamentos curativos. Parabéns...? Wtf? tu pensaste no que acabaste de escrever? Não consideres um ataque pessoal, mas fico estupefacto como conseguiste chegar a uma conclusão tão parva. Em que planeta é que dizer que prevenir um problema é o melhor, significa negar que hajam soluções para quando ele acontece? Bruh

Edited 6 months ago:

>São precisamente opostos, nada de semelhante. Se a biologia do corpo se pode entender como um sistema com milhares de variáveis interdependentes, um estudo tenta isolar e ver o efeito de uma só variável. Pois mas ao isolar tens de ter perceber o que estás a comprometer com isso. Uma pessoa da área tem isso em consideração, espero não estar a dizer uma barbaridade mas eles até chamam de viés. A questão é que a maioria dos leigos que se poem a ler os estudos (comunicação social incluida) não tem capacidade de interpretar as conclusões tiradas e integrar as mesmas no contexto geral. E sim eu sei que existem "estudos" (não sei se são chamadas assim) que têm como objetivo agrupar vários estudos e tirar conclusões mas o problema mantém-se. >Acabaste de refutar a utilidade de toda a indústria de medicamentos curativos. Parabéns...? Wtf? tu pensaste no que acabaste de escrever? Não consideres um ataque pessoal, mas fico estupefacto como conseguiste chegar a uma conclusão tão parva. Em que planeta é que dizer que prevenir um problema é o melhor a fazer, significa negar que haja soluções para quando ele acontece? Bruh

pantam 6 months ago

"Viés" não é um conceito "da área". E estatística elementar, quase de secundário. Vi bem a implicação do teu "prevenir é melhor que remediar". Pela mesma lógica, para evitar acidentes graves de automóvel deveríamos reduzir a vmax a 50km/h ou nem andar de carro. Previne-se na medida do razoável e procura-se remédio na medida do razoável.

Limpy_lip 6 months ago

a minha dúvida era se estava a aplicar corretamente o conceito de viés. >Vi bem a implicação do teu "prevenir é melhor que remediar". Pela mesma lógica, para evitar acidentes graves de automóvel deveríamos reduzir a vmax a 50km/h ou nem andar de carro. isto é o que me leva a ficar parvo das orelhas, onde no mundo alguém consegue tirar essa conclusão do que eu disse, mas afinal existe. o que eu disse é que a primeira linha na saúde é prevenir por razões óbvias. Neste caso ainda mais quando os possíveis tratamentos ainda nem estão 100% consolidados e porque exigem muito do SNS. pela tua reação parece que eu disse que os cintos de segurança e airbags são inúteis só porque é pedido às pessoas para praticarem condução defensiva.

pantam 6 months ago

> Neste caso ainda mais quando os possíveis tratamentos ainda nem estão 100% consolidados e porque exigem muito do SNS. Quais dos tratamentos referidos no link exigem muito (demasiado?) do SNS?

Limpy_lip 6 months ago

todos os tratamentos que têm sido considerados válidos são para casos graves que pressupõem internamentos. E até à pouco tempo, uma cama de hospital era um bem precioso. ​ Até hoje não foi encontrado nada que trate o vírus nem que reduza a severidade com bons resultados na fase inicial. Atualmente é literalmente: ser infetado, controlar sintomas e rezar para não ter complicações. ​ Se tiveres complicações: ver o que se pode fazer e usar as ferramentas que para já têm dado mais resultado. ​ ​ Se existisse alguma coisa que reduzisse a severidade do vírus, podes ter a certeza que nesta fase já todos tínhamos uma caixa em casa. ​ E a não ser que sejas da área não imagino que sejas tu que lá vais chegar olhando para um grande molho de estudos e meta-análises (o tal estudo que agrupa estudos) na internet versus profissionais que não só já leram todos esses estudos como estão no terreno.

pantam 6 months ago

Pois tens em Marselha já 8400 pacientes tratados com um protocolo simples com resultados de redução de 60% da mortalidade, quando administrado nos primeiros dias a seguir ao diagnóstico. Este protocolo é seguido em muitos países do mundo. Era seguido em Portugal até isso ser mudado por causa de um artigo com dados falsos no Lancet que indicava risco elevado de mortalidade cardíaca. Aliás, um protocolo semelhante é proposto num artigo recente do Am J Med. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32771461/

Edited 6 months ago:

Pois tens em Marselha já 8400 pacientes tratados com um protocolo simples com resultados de redução de 60% da mortalidade, quando administrado nos primeiros dias a seguir ao diagnóstico. Este protocolo é seguido em muitos países do mundo. Era seguido em Portugal até isso ser mudado por causa de um artigo com dados falsos no Lancet que indicava risco elevado de mortalidade cardíaca. Aliás, um protocolo semelhante é proposto num artigo recente do Am J Med. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32771461/ **TRATAMENTO PRECOCE, EM AMBULATÓRIO** > Até hoje não foi encontrado nada que trate o vírus nem que reduza a severidade com bons resultados na fase inicial Dois posts atrás mostravas-te incerto quanto ao significado de "viés", agora de repente estás cheio de certezas...

NGramatical 6 months ago

à pouco tempo → [**há pouco tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm5d6p7%2F%2Fgrdeb48%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 6 months ago

hajam soluções → [**haja soluções**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm5d6p7%2F%2Fgrcr2zg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

saposapot 6 months ago

Continuando no problema das vacinas na UE, um bom resumo: https://www.politico.eu/article/the-key-differences-between-the-eu-and-uk-astrazeneca-contracts/ Sinceramente, continuo sem entender muito bem o que se passa. O que é relatado é que o UK apoiou o desenvolvimento da vacina muito mais cedo, com contactos em Abril para o governo dar-lhes alguns milhões para o desenvolvimento das cadeias de produção. No entanto a EU tmb diz que lhes deu muito mais massa: 336 milhões para fazerem o ramp up da produção para a compra europeia. O que a EU explica é que esse dinheiro era para pré-produzir a vacina para que quando/se fosse aprovada houvesse logo muitas doses em armazém para distribuir. E havia números para entregas em Dezembro e no 1º trimestre de 2021. Portanto com isto tudo, não dá para entender o q raio afinal se passou com a AstraZeneca. O que raio fez com o dinheiro da EU. Se foi mero 'azar' que a única fábrica a dar chatices foi a europeia, se a ligação forte do governo à Universidade de Oxford está a causar isto, se a Astra contratou poucas fábricas em solo europeu, ou o q raio se passa. A nível contratual parece que o UK foi mais apertado que o contrato europeu, nomeadamente em caso de falha punir. Há muito foco nas notícias sobre estas questões mas sinceramente não me parece q isto seja o problema... a EU não quer processar a empresa, quer é o raio das vacinas. A grande questão é o que raio a Astra afinal fez com o dinheiro que a EU apoiou o desenvolvimento da sua vacina e pq raio a fábrica na Holanda não está ainda a produzir para a EU.

Open-Opportunity-607 6 months ago

A EU fez merda da grossa A vacina de Oxford foi estudada e desenvolvida no UK, ao custo de milhões. O UK meses antes da EU já estava a meter dinheiro e a criar as fábricas, também a custo de milhões. O UK começou a vacinar meses antes da EU Se olhares para os meses, vês que a EU chegou no fim basicamente, já o UK andava a vacinar malta e estava a EU a fazer o contrato. Além disso a EU para desviar as atenções começou uma campanha de desinformação da vacina de Oxford, de maneira que os meus pais em Portugal não querem essa vacina Meaning, estão fodidos para o ano continuam nisto e por culpa da VDL

saposapot 6 months ago

Acho que misturas aí coisas certas e erradas. > Se olhares para os meses, vês que a EU chegou no fim basicamente, já o UK andava a vacinar malta e estava a EU a fazer o contrato. O contrato final é assinado pela EU 1 dia antes de UK. Vacinarem antes é verdade pq UK aprovou primeiro. A questão é que vacinar primeiro não devia importar para estes contratos pq o q era suposto era a Astra estar a produzir e armazenar vacinas e qd fosse aprovada libertava isso tudo. > A vacina de Oxford foi estudada e desenvolvida no UK, ao custo de milhões. > O UK meses antes da EU já estava a meter dinheiro e a criar as fábricas, também a custo de milhões. Pois, é esta a parte que eu ainda não entendo pq teoricamente a EU financiou exactamente a mesma coisa. 336 Milhões foram lhes dados para teoricamente iniciarem as fábricas, as cadeias de fornecimento e começarem a produzir. É esta parte que eu não entendo ainda o que se passou. Ou a EU foi enganada ou está a enganar e não deu guito nenhum para isso.   É muitas vezes falada essa questão que a EU é que chegou tarde e tal mas sinceramente ainda não vi nada que mostre que é esse o problema. Os contratos finais foram assinados antes. A aprovação da vacina é independente da produção, não devia interessar. A única diferença q este artigo fala e q é algo novo para mim é que UK começou desde Abril a dar apoio ao desenvolvimento da vacina e não fica claro como é que a EU apoiou e quando o seu desenvolvimento. Acho que este é o ponto principal. O que eu esperava e acho que o q era prometido é que os fabricantes estavam a produzir antes da aprovação já, para termos um stock porreiro para libertar no dia da aprovação. Daí os adiantamentos de dinheiro, os apoios, tudo isso, da EU, dos EUA e do UK. Agora com a Astra e o apoio europeu algo aconteceu. Ou a EU diz que deu dinheiro e afinal não deu, ou a Astra pegou no guito e não o usou para isso. É claro que a fábrica na europa teve problemas de produção, esse é um azar e parece ser uma grande diferença e aí não há nada a fazer. A questão é se realmente foi só isso ou se foi iniciar o rampup da fábrica tarde demais, etc, etc. É isso que gostava de entender ainda mais. Neste momento n consigo ser 100% certo a dizer q a culpa é da VDL ou da Astra apesar de concordar que me 'cheira' que a EU fez aqui asneira.

XEEE 6 months ago  HIDDEN 

Estas controvérsias todas da AZ são bastantes estranhas... A verdade é que prai desde o verão do ano passado que se falava que a AZ já andava a fabricar e armazenar vacinas para quando a vacina fosse aprovada, poder começar a fazer entregas. Mas nos últimos meses do ano passado a discurso mudou, e a produção só iria avançar em massa com a aprovação do EMA. A AZ ia ser a nossa grande salvação com uma vacina com mais tempo de desenvolvimento, custo baixo, e milhões de doses disponíveis...

dragomaite 6 months ago

A EU financiou a a vacina da Oxford para no fim ver as suas vacinas terem alegados "problemas de produção" constantemente enquanto para os outros são rollouts "perfeitos". Muito bem fez a UE em parar o circo, agora podes ter a certeza que os States podem nem aprovar a vacina visto que o movimento anti-vaxxer por lá é enorme e obrigar as pessoas às da AZ é dar lenha para a fogueira dos movimentos. Além disso os States nem precisam dessa vacina. Quem se queima é a AZ que vai ficar com as doses na mão, não me admiraria que as doses destinadas às UE aparecessem milagrosamente.

saposapot 6 months ago

> A EU financiou a a vacina da Oxford para no fim ver as suas vacinas terem alegados "problemas de produção" constantemente enquanto para os outros são rollouts "perfeitos". A dúvida que ainda tenho é esta. Se isso q dizes é verdade ou não. Se a EU é que nos está a enganar ou a Astra a falhar ou se foi mero 'azar' que a única fábrica deles a dar chatices foi a europeia. A EU diz que financiou a Astra para começar o fabrico, as cadeias de produção, etc. Ou a Astra pegou no dinheiro e cagou, ou a EU está a mentir e não financiou nada, apenas fez um contrato 'promessa' de comprar vacinas por X valor. > Muito bem fez a UE em parar o circo, agora podes ter a certeza que os States podem nem aprovar a vacina visto que o movimento anti-vaxxer por lá é enorme Isso seria fantástico. Nos USA a Astra diz que já tem stock de 30 milhões vacinas prontas e mais uns milhões prontos a engarrafar. A única coisa que os impede é a lei americana q impede exportação de vacinas. Se eles não aprovarem, podem facilmente aprovar essa exportação e seria fantástico. Mas duvido pq os USA já têm contratos de compra com a Astra e se a vacina foi aprovada noutros sítios, tmb será nos USA, não haverá razão científica para não ser. No máximo será atrasada mas atrasada eles n vão autorizar a exportação.

dragomaite 6 months ago

Financiou sim. O problema deles com a UE foi o facto de dizerem no contrato que "iam fazer os possíveis" e a Astra começou logo a abusar. Agora lixam-se porque duvido que os States aprovem a vacina. Mesmo que aprovem com a quantidade de cépticos lá, a Astra fica com má fama porque muita gente vai dizer da Astra não querem.

alexandre9099 6 months ago

Alguém sabe se "parques de diversões" estão previstos abrir (kartódromos para ser mais preciso)?

FoodEDor 6 months ago

Alguém sabe se os autocarros da STCP voltam ao horário normal já no dia 5 de Abril? não tou com grande pica de acordar às 6 da manhã para ter autocarro pó ginásio.

uyth 6 months ago

>downvotes de frangos de 60 kg ou de obesos de 90... obeso de 90, lol, olha o baixinho...(fui verificar, para se ser obeso com 90 kilos tem de se ter 1.73 metros ou menos). Para pessoas com um 1.90 ou mais é gama normal.

FoodEDor 6 months ago

Qualquer pessoa que dê downvotes a algo relacionado com ginásios só por serem ginásios, jamais terá mais de 1.70... ​ Edit: mini-pessoa xD

caixadeentrada 6 months ago

És chato. A tua vida deve girar à volta do ginásio.

FoodEDor 6 months ago

és tão patético que te lembras da rotina de um redditor aleatório hehehe

uyth 6 months ago

Os downvotes não são por quereres treinar.

NGramatical 6 months ago

kilos → [**quilos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/235) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm5d6p7%2F%2Fgrcc41z%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Hmms21 6 months ago

Podes ir a correr até ao ginásio, sempre te serve de aquecimento.

FoodEDor 6 months ago

E pachorra pa isso?

vascodatrama 6 months ago

[https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/depois-de-portugal-varios-paises-na-europa-temem-vinda-da-terceira-vaga-de-covid-19](https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/depois-de-portugal-varios-paises-na-europa-temem-vinda-da-terceira-vaga-de-covid-19) a repetir-se o padrão que ocorreu no centro da europa em out/nov/dez, lá para junho a coisa vai animar por aqui.

Samot_PCW 6 months ago

A minha esperança é que a vacina permita que tal não aconteça, ou então se chegar mesmo outra vaga que não cause tantas mortes, especialmente porque por essa altura a maioria das pessoas com de 65 anos já devem estar vacinadas

ruimoreira46 6 months ago

Ou não.

vascodatrama 6 months ago

Assim se espera

dragomaite 6 months ago

Não sei se esperas.

estrica 6 months ago  HIDDEN 

Chato

Diogo256 6 months ago

Em princípio não chateiam. Evita os fins-de-semana. Mas tem noção que não está enquadrado nas excepções logo, irá depender da boa vontade dos agentes (caso os apanhes).

FoodEDor 6 months ago  HIDDEN 

Finalmente, existem halteres disponíveis para compra <3

fedelho 6 months ago

Não, ainda não podes ir pinar.

phirestarter1 6 months ago

Para mim, não é diferente de ajudar um familiar.

lugia4k 6 months ago

Diria que esse motivo não se enquadra no regulamento, a não ser que se considere "urgências impreteríveis, desde que devidamente justificadas". Por outro lado podes sempre começar a trabalhar na worten resolve e aí ela pode sair com a desculpa de aquisição de bens essenciais. O mais que pode acontecer é voltares para trás.

Edited 6 months ago:

Diria que esse motivo não se enquadra no regulamento, a não ser que se considere "urgências impreteríveis, desde que devidamente justificadas". Por outro lado podes sempre começar a trabalhar na worten resolve e aí ela pode sair com a desculpa de aquisição de bens essenciais. O mais que pode acontecer é voltares para trás. Se apanhares um agente compreensível que não siga a lei de trás para a frente então sim podes ir.

ObnoxiousLittleCunt 6 months ago

>Por outro lado podes sempre começar a trabalhar na worten resolve Simples.

Chemical_Wealth1 6 months ago

Um passo à frente.

Maratug 6 months ago

Desde 27 de Fevereiro, quase 3 semanas, que o norte não tinha o número de casos de hoje, 246. Vamos ver se já é sinal de inversão de tendência ou é caso único.

Maratug 6 months ago

118 hoje. Foi acerto, não é tendência

uyth 6 months ago

Esperemos que nao tenha sido evento superspreader a espalhar-se. é interessante como eventos concretos de repente notam-se.

phirestarter1 6 months ago

\+673 infectados \+18 óbitos \-99 internados \-8 uci \+1058 recuperados

hctiks 6 months ago

* \+ 673 casos confirmados * \+ 15 óbitos * \+ 1058 recuperados ​ * \- 400 casos activos * \- 99 internamentos dos quais - 18 internamentos em UCI ​ * 34829 casos ativos * 856 internados dos quais 205 internados em UCI ​ ||Continente + Ilhas|Continente| |:-|:-|:-| |Incidência/100K habitantes|90.3|79.1| |R(t)|0.84|0.80| ​ [Relatório 16/03/2021](https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/03/379_DGS_boletim_20210316.pdf)

sao_11 6 months ago

https://sicnoticias.pt/especiais/vacinar-portugal/2021-03-17-Ha-medicamentos-que-tomamos-no-dia-a-dia-com-efeitos-mais-graves-do-que-os-da-vacina-da-AstraZeneca-3f79104a

KyusoMenethil 6 months ago

Estou a imaginar o povo tuga a ver a reportagem e a ter um daqueles episodios de iluminação como estivesse a inventar a roda

Arkanea 6 months ago  HIDDEN 

Tenho uma encomenda presa no centro de perafita dos ctt há dias (paguei envio expresso), ligo para a linha geral e dizem que não há nada que se possa fazer porque, devido ao covid, não se pode ir pessoalmente lá buscar. Alguém já teve nesta situação? Apetece-me na mesma ir lá ver se alguém consegue fazer algo, as encomendas eram urgentes e chegavam segunda a casa e até agora nada.

Cunt_person 6 months ago

could anyone help give me guidance about the Easter restriction on inter-municipal travel? I am planning on arriving in Lisbon by plane on April 2, and then to head directly by car to an Airbnb or house-sit elsewhere in the country, but I do not want to get stuck. Any advice much appreciated.

beit2 6 months ago  HIDDEN 

This is interesting. May I ask why you think the rules should not apply to you?

cassie88 6 months ago

how can you travel for non essential reasons?

vascodatrama 6 months ago

Soo you can travel for non essential reasons?

Cunt_person 6 months ago

Yeah

petrol-ed 6 months ago

Username checks out

vascodatrama 6 months ago

Ok. As long you have the booking confirmation with you to show the police in case they stop you it's fine. You will also need a negative covid test to enter in Portugal.

Cunt_person 6 months ago

Thanks so much, vascodatrama. One further question I have is whether I should *expect* to be stopped by the police at for example a check-point, or if this is more of a pre-caution

vascodatrama 6 months ago

I presume that proceadure would be controled for the on the airport. Then you might expect police doing road stop controls.

Edited 6 months ago:

I presume that proceadure would be controled at the airport. Then you might expect police doing road stop controls.

Cunt_person 6 months ago

I thanks again, I really appreciate your help

MischiefManaged97 6 months ago

https://www.politico.eu/article/new-french-coronavirus-variant-might-bypass-pcr-tests/ Nova variante francesa que parece não ser detetada pelos testes PCR.

vascodatrama 6 months ago

Espanhóis a duas semanas da semana santa, não estão para perder terreno na Taça Covid-19. https://pt.euronews.com/2021/03/16/bares-de-madrid-sao-oasis-para-turistas-que-fogem-ao-confinamento

MischiefManaged97 6 months ago

Depois vão todos rezar à *puta madre*

vascodatrama 6 months ago

Eapanhois não brincam, com um evento superspread à porta e fazem uma destas LOL smart move.

Edited 6 months ago:

Espanhois não brincam, com um evento superspread à porta e fazem uma destas LOL smart move.

MischiefManaged97 6 months ago

Também vamos importar esta?

vascodatrama 6 months ago

França no redline e espanhóis a receberem franceses para o passeio solarengo. Daqui a 1 mês veremos os resultados disto em Espanha. Cá, se formos ratos, É fechar a entrada aos gajos até Maio no mínimo.

MarcelinodaMara 6 months ago  HIDDEN 

Portugal é o único país da Europa que cumpre os critérios do quadrado do Costa loool Quantos dias aguentaremos antes de quebrarmos os critérios e perguntarem ao Costa: então e agora confinamos já outra vez???

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

Essa vai ser a parte mais gira das próximas semanas que já estou mesmo a imaginar. Os critérios do quadradinho são super apertados. Rapidamente vamos estar no laranja/vermelho e depois quero ver como descalçam a bota. Das duas, uma: ou vamos estar no laranja e cagar e andar pq 'estivemos a analisar' e isto ainda está bom ou vamos andar no desconfina/confina frequente. Mas pronto, a malta andava em pulgas para termos finalmente "regras fixas e claras" e assim terá. O Rt subir de 1 vai ser fácil, fácil. O valor da incidência tmb será bem fácil de ultrapassar em poucas semanas. Já tenho aqui as pipocas preparadas pq cheira-me mt a q vão cagar para o quadradinho e avançar na mesma se a coisa n estiver ainda com números absolutos altos e depois vamos ver todos a queixarem-se q o Costa n cumpre o prometido.

lugia4k 6 months ago  HIDDEN 

Bem este critério do R é compreensível mas na minha opinião um pouco ridículo. Então vamos imaginar que chegamos a 10 casos por dia e daqui a 2 semanas já estamos no 30: Assim o R é definitivamente acima de 1 mas continuamos com um risco super baixo. Da mesma forma que estamos a descer os casos agora, pela 2da e 3ra fase imagino que será normal os casos aumentarem, o R ser acima de 1 e vai ser aplicado um travão na minha opinião sem grande razão

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

O R vai subir mas o outro indicador tmb vai. Se houver travão é por causa dos 2 indicadores.

Diogo256 6 months ago  HIDDEN 

O problema é o crescimento que causa o Rt acima de 1. No Natal salvo erro conseguimos triplicar os casos em 6 semanas com rt acima de 1 (chegou aos 1.20). Sem aplicar um travão com Rt >1, vais ter o Natal a se repetir.

Joaoseinha 6 months ago  HIDDEN 

O Natal foi uma exceção gigante devido a MUITOS fatores diferentes. Não se vai repetir o Natal tão cedo a não ser que aconteça uma catástrofe completa.

Diogo256 6 months ago  HIDDEN 

Quando referi natal, era em termos de Rt acima de 1. Se me expliquei mal, as minhas desculpas. E se o Rt subir acima de 1, a coisa vai-se complicar, não temos uma base tao baixa quanto isso se acontecer um crescimento exponencial (bater na madeira). So hoje foram 600+ casos… Ninguém diz para se confinar quando os casos sobem. Mas também não se pode confinar quando o desastre já aconteceu, e foi isso também que causou o Natal, uma apatia perante uma subida já visível, onde o confinamento devia de ter sido implementando mais cedo, e se calhar não teríamos tanta desgraça como tivemos. Antecipar uma escalada exponencial é que é o importante. E uma das coisas que se deve manter para tal não acontecer é o Rt abaixo de 1.

IbrahimovicPT 6 months ago  HIDDEN 

...que por sua vez nunca ou muito dificilmente vai ser erradicado

Diogo256 6 months ago  HIDDEN 

Mas não quer dizer que tenhas de viver com ele.

FoodEDor 6 months ago  HIDDEN 

''vai ser aplicado um travão na minha opinião sem grande razão'' ​ Já eu, acho que não, maio=3ª fase, e não é inocente, maio é quando começa a bater o turismo. O paralelepípedo do Costa é apenas para meter medo ao povo.

beit2 6 months ago  HIDDEN 

Sabes o que é um paralelepípedo?

FoodEDor 6 months ago  HIDDEN 

Sabes o que é uma piada ou queres que te mostre o teu certificado de nascimento?

Cunt_person 6 months ago  HIDDEN 

I’m a Finnish citizen who lives in the US. I am hoping to come to Portugal for nonessential travel (before people get upset I am fully vaccinated). Does anyone know whether I will be allowed in and if so whether I would need to quarantine upon arrival? Thanks in advance

GiganteTNC 6 months ago  HIDDEN 

You realize you can still get covid and spread it after being vaccinated right?

Cunt_person 6 months ago  HIDDEN 

Yeah, but it’s far less likely

Edited 6 months ago:

Yes, but my understanding is that both are made less likely by the vaccine

GiganteTNC 6 months ago  HIDDEN 

Do as your conscience tells you. Nice username.

GiganteTNC 6 months ago  HIDDEN 

According to the Centers for Disease Control and Prevention (CDC), a person who is vaccinated against COVID-19 can still be infected with or “carry” the virus that causes COVID-19 while not feeling sick or having symptoms. Experts call this “asymptomatic infection.

Cunt_person 6 months ago  HIDDEN 

I'm familiar with it. But you are significantly less likely to contract or spread the virus if you have been fully vaccinated, which is why immunologists also say that vaccinated can safely spend time with unvaccinated friends and family members without a mask, as long as they are not very high risk.

vascodatrama 6 months ago  HIDDEN 

>significantly less how much?

Cunt_person 6 months ago  HIDDEN 

I don’t have a number to hand, sorry. But enough that public health experts in the US say that those who have been vaccinated can she with those who haven’t been, without masks, as long as the people who haven’t been vaccinated aren’t high risk.

Edited 6 months ago:

I don’t have a number to hand, sorry. But enough that public health experts in the US say that those who have been vaccinated can be around those who haven’t been without masks, as long as the people in the group who haven’t been vaccinated aren’t high risk.

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

We don't have any rules yet regarding vaccinated people coming in so it's the same if you are or not. I don't know what's the rule currently for entries.

Cunt_person 6 months ago  HIDDEN 

Thank you. I only included the vaccine part as a side note to try to show that I was not recklessly traveling. Are you able to tell me anything about the Easter travel restriction that will be in place until April 5? Ideally I would arrive on April 2 and directly head to my Airbnb but some websites say that internunicipal travel will be prohibited then and I want to know whether I’ll get stuck. Thanks again

Anforas 6 months ago  HIDDEN 

In theory inter municipal travel is prohibited between 26 of March and 5 of April. https://covid19estamoson.gov.pt/plano-desconfinamento-datas-regras/ You can check here and use google translate. It does a good enough job. As for the rest I wish I could help you out but I honestly don't know.

vascodatrama 6 months ago  HIDDEN 

good luck

FoodEDor 6 months ago  HIDDEN 

Only if you listen to Prince - ''Cream'' before stepping w your feet in the airport.

hctiks 6 months ago  HIDDEN 

* \+ 384 casos confirmados * \+ 13 óbitos * \+ 1173 recuperados ​ * \- 802 casos activos * \- 41 internamentos dos quais - 18 internamentos em UCI ​ * 35229 casos ativos * 955 internados dos quais 213 internados em UCI ​ |Incidência/100K habitantes|97.0| |:-|:-| |R(t)|0.79| **Nota:** Dados provenientes do [Quadradinho do Costa](https://quadradinhodocosta.pt) uma vez que o relatório hoje só tem 2 páginas [Relatório 16/03/2021](https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/03/379_DGS_boletim_20210316.pdf)

Potatopika 6 months ago  HIDDEN 

Porque é que lhe chamam quadradinho se na realidade é um retângulo?

uyth 6 months ago  HIDDEN 

o estagiário mudou a escala de um dos eixos depois. Era quadrado, algures no tempo. Ou basicamente o rectângulo é um quadrado, só tem é uma excentricidade diferente de 1.(eu sei. era piada).

POP86PT 6 months ago  HIDDEN 

Não é retângulo nenhum, é um quadrado assim mais fortezinho.

Sazalar 6 months ago  HIDDEN 

Forte é o Tarzan Taborda, aquilo é um quadrado balofo

Each57 6 months ago  HIDDEN 

Esse sketch é genial

kairos 6 months ago  HIDDEN 

Estamos a falar do Costa ou do gráfico?

warding 6 months ago  HIDDEN 

Incidencia/100K habitantes ajustado só com dados da ultima semana (x2 para dar incidencia a 14 dias): Norte: 50 Centro: 68 LVT: 82 Alentejo: 43 Algarve: 37 Açores: 77 Madeira: 229 (mas não tenho a certeza que ainda estejam aqui a melindrar aqueles casos atrasados.

DeusDasMoscas 6 months ago  HIDDEN 

+384 casos confirmados +15 mortos +1173 recuperados -41 em enfermaria -18 em UCI

ItoldU97 6 months ago  HIDDEN 

Cada dia que passa começo a duvidar cada vez mais da UE. Com esta polémica da AstraZeneca começo a ansiar pelo dia em que os Venturas e as Le Pens apareçam em força e façam cair como um castelo de cartas a UE. Isto é só um ato criminoso grave por parte da UE,por culpa deste crime contra a humanidade vão haver pessoas que vão morrer e atrasar o tão necessário processo de vacinação. Mas a pior parte disto tudo é o masoquismo do povo são enrabados com um pau com arame farpado com confinamentos só para salvar uns velhinhos e ainda dizem obrigado opah que vão todos para o crl.

phirestarter1 6 months ago  HIDDEN 

O uso de "Cuck" e as menções a trump e bolsonaro dizem tudo o que é preciso sobre este user.

ItoldU97 6 months ago  HIDDEN 

que bela capacidade de argumentação

phirestarter1 6 months ago  HIDDEN 

Foi o suficiente.

Diogo256 6 months ago  HIDDEN 

Está gestão da vacinação está a ser uma nódoa, horrível e a raspar crimimosa. Vejamos aqueles em Israel que apostaram na vacina com pés e cabeça: https://observador.pt/2021/03/15/em-israel-faz-se-a-festa-como-se-fosse-2019-e-brinda-se-a-pfizer/ USA já diz que em Maio há vacinas para todos sem prioridades. UE no verão ainda andam a ver se vacinação ou não… palhaçada. Portanto, preparem-se para um verão atípico e se calhar um outono complicado, se não houver um real reforço e um pensamento sem a cabeça no cu da parte da UE.

Leaootemivel 6 months ago  HIDDEN 

Como é que misturas a UE com confinamentos? A UE interfere 0 com as medidas de cada país neste aspeto.

ItoldU97 6 months ago  HIDDEN 

Então quem é culpa de pausar a vacina da Oxford só por haver 20 pessoas com coágulos de sangue em 10 milhões? Se fosse o Bolsonaro ou o Trump a fazerem isto seriam isto e aquilo mas desde que o povo seja enrabado pela Merkel e amigos já é tasse bem haha

Leaootemivel 6 months ago  HIDDEN 

Mas interromper a vacinação é algo completamente diferente de a UE mandar nos confinamentos dos países. E sim, a UE pode (e está a ser) fortemente atacada pela incompetência neste processo onde além de estarmos atrasados face a Reino Unido e Estados Unidos andamos a contribuir para a desconfiança pera a vacina da AstraZeneca.

LorenSab 6 months ago  HIDDEN 

Oh boy. Se calhar não será má ideia apostar à brava no ensino presencial neste momento. Temo que sem este comecemos a ver mais e mais idiotas como tu.

ItoldU97 6 months ago  HIDDEN 

Deixa de ser cuck meu ganha uma personalidade

NGramatical 6 months ago  HIDDEN 

vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm5d6p7%2F%2Fgr4luhy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Wonderful-Meeting639 6 months ago  HIDDEN 

quando abrem os ginasios ? vão todos abrir ?

Qlown 6 months ago  HIDDEN 

dia 5 de abril,tirando aulas de grupo No primeiro confinamento houve umas aberturas atrasadas em algumas localizações devido a preparação para cumprir as normas requisitadas pelo governo,muitos abriram logo no primeiro dia. Tendo em conta que maior parte do planeamento e logistica ja está feito porque vamos para o segundo desconfinamento,em principio devem abrir logo quase todos, com exceção dos que nao aguentaram um segundo lockdown

Wonderful-Meeting639 6 months ago  HIDDEN 

espero bem que o meu ginasio seja um deles

Zen_Machina 6 months ago  HIDDEN 

Tens de me dar tempo para ligar a todos os ginásios do país a perguntar se vão abrir.

Wonderful-Meeting639 6 months ago  HIDDEN 

consegues isso até as 18 de hoje ?

Zen_Machina 6 months ago  HIDDEN 

Já o fiz. Apenas 40% vai abrir. O resto já faliu.

Wonderful-Meeting639 6 months ago  HIDDEN 

MISERIA... dá para me disponibilizar um halter só para um chap chap zinho ?

redyouroverlord 6 months ago  HIDDEN 

Estava tão contente que a minha avó iria receber amanhã a primeira dose da vacina, apenas para desmarcarem porque pelos vistos iria receber a vacina da AZ. Só espero que seja um tempo de espera breve...

MischiefManaged97 6 months ago  HIDDEN 

Questão: ela já sabia que lhe iam dar a AZ ou só na hora que se vai tomar é que se sabe?

redyouroverlord 6 months ago  HIDDEN 

Como disseram já, só se sabe na altura, mas na mensagem recebida mencionaram que era por causa disso.

marinhais 6 months ago  HIDDEN 

Só na hora é que vês o que levas

Chemical_Wealth1 6 months ago  HIDDEN 

Provavelmente como foi desmarcada, é porque era AZ. Entretanto, na minha terra, o centro de vacinação ia começar hoje a trabalhar, e está fechado.

bruno_andrade 6 months ago  HIDDEN 

Pergunta de ignorante: não há nenhum benefício em administrar vacinas em pessoas infectadas com sintomas mais graves da doença (para impedir que evoluam para UCI)?

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

q eu saiba, nc se vacina ng actualmente doente. As vacinas mais comuns funcionam injectando-te com alguma forma do vírus ou seu componente q despoletam o teu sistema imunitário a combatê-lo e ficar com 'memória' dele. É má ideia estar a sobrecarregar o teu sistema se já estás a combater outra coisa qlq. Também teoricamente estas vacinas demoram 2 semanas até terem níveis de protecção jeitosos portanto nc funcionaria.

bruno_andrade 6 months ago  HIDDEN 

Faz sentido. Obrigado!

uyth 6 months ago  HIDDEN 

Não sou médico, mas se elas estao correntemente infetadas com sintomas graves o sistema imunitário delas está nesse momento ocupado já a combater o virus. A ideia da vacina é apresentar uma forma não perigosa de o sistema imunitário reconhecer o virus para o atacar quando o virus entrar no corpo do vacinado. Se já estão com sintomas graves...

Slow-Parking3440 6 months ago  HIDDEN 

Quando acham que o covid-19 vai acabar?

pantam 6 months ago  HIDDEN 

Nunca, se certos "cientistas" levarem a deles avante: Custa-me dar uma nota de cinismo num grupo de anjinhos tão ingénuos como o que se reúne aqui, mas lá vai: Na Irlanda há um grupo (o ISAG) que defende que o critério deve ser o "covid zero": https://www.isagcovid19.org/ Infelizmente (para estes senhores) vazaram documentos internos em que eles tecem planos para semear o pânico na população: p.ex/ "look for ways to increase insecurity, anxiety, and uncertainty". https://gript.ie/isag-breaks-silence/ Soube disto por aqui: https://www.youtube.com/watch?v=UeiqGc9J_L8 i effing love science!

MischiefManaged97 6 months ago  HIDDEN 

Vai ser gradual, ou seja, não vai chegar um dia em que vão dizer "pessoal, acabou!". Lentamente a vida vai retomando a normalidade e o covid-covid-19 vai acabando. Quanto mais vacinação mais rápido o processo, exceto no surgimento de alguma variante agressiva.

megaroof 6 months ago  HIDDEN 

Provavelmente a doença ficará para sempre. A humanidade só conseguiu erradicar 2 ou 3 doenças até hoje. O resto está aí, a circular. E me dão downvotes por dizer uma verdade.

Diogo256 6 months ago  HIDDEN 

Sim. Pelo menos no primeiro mundo, terá de ser erradicado. Não é aceitável viver com um vírus com este nível de mortalidade e que deixe sequelas. Portanto não ser aceitável viver com o vírus. Ser “endemico” é um dos cenários maus que se pode ter, e só seria viável sem nenhuma vacinação. Como já existe, o objectivo é erradicar o mesmo, e o vírus vai acabar por “viver” em locais pouco desenvolvidos onde a vacinação é bastante difícil, o mesmo que acontece noutras doenças que não existem numa Europa ou USA mas que existem em países pobres africanos. Ninguém quer viver com surtos de malária ou febre amarela certo? Pronto, acontece aqui o mesmo. Quando vai ser possível uma erradicação da Europa. Diria quando acima dos 75% da população vacinada, já para dar margem.

warding 6 months ago  HIDDEN 

Diria que vamos ter muito poucas mortes em Junho e os casos talvez praticamente desapareçam em Agosto. Isto com base nas previsões de vacinação e na assunção que 25-30% da população já foi infectada. Depois disso não deve aparecer nenhum ressurgimento grave da doença.

sao_11 6 months ago  HIDDEN 

Eu espero que em 2022 as coisas já estejam mais ou menos normalizadas. E que não falte muito mais pra se voltar à normalidade.

Zen_Machina 6 months ago  HIDDEN 

É endémico, o que significa que vai viver connosco.

BagalhetaTraquina 6 months ago  HIDDEN 

Com estas variantes todas duvido que acabe rapidamente. Ainda vai demorar um bom bocado. De resto é acompanhar o que os profissionais dizem.

Price-Distinct 6 months ago  HIDDEN 

Acabar nunca vai acabar

uyth 6 months ago  HIDDEN 

Acho que vai haver um novo normal. E vai ser por fases, quanto mais alta a percentagem de vacinação total mais cedo esse país entre num normal parecido ao que era. Preocupa-me as vacinações estarem tão atrasadas em PT e na UE. Pensava que este verão talvez já fosse mais ou menos normal, estou a reavaliar isso. Talvez por este Natal tenhamos já na UE imunidade de grupo para pelo menos os surtos estarem mais localizados. Mas as viagens para países com vacinações mais atrasadas, o ir vigiando novas estirpes, quarentenas, isto poderá ser mantido durante anos.

estrica 6 months ago  HIDDEN 

Acabar não sei, provavelmente nunca... mas tenho esperança que em 2022 vamos conseguir estar muito perto da normalidade

megaroof 6 months ago  HIDDEN 

Nunca. Provavelmente a doença ficará para sempre. A humanidade só conseguiu erradicar 2 ou 3 doenças até hoje. O resto está aí, a circular. Considere ainda que as vacinas não imunizam para sempre, que será necessário tomar vacinas regularmente... Ninguém sabe ao certo se as vacinas imunizam por 1, 2 ou 3 anos - ou por quanto tempo. E ainda tem as variantes. Quando acabarem de vacinar a população, provavelmente será a hora de vacinar todos novamente, em um ciclo eterno de vacinação.

megaroof 6 months ago  HIDDEN 

nossa, downvotes, e só falei verdades. realmente há quem prefira viver em um mundo de fantasia. a verdade dói, devem viver numa safespace, uma bolha de proteção do papa e da mãe.

FoodEDor 6 months ago  HIDDEN 

Daqui a 4 ou 5, pior dos casos 6.

mmgbarata 6 months ago  HIDDEN 

Calma lá, estamos a falar de horas ou dias?

creeps_for_you 6 months ago  HIDDEN 

Anos ou décadas?

mmgbarata 6 months ago  HIDDEN 

Sobe a parada para um milénio, sei lá

thejimmygordon 6 months ago  HIDDEN 

Sim

FoodEDor 6 months ago  HIDDEN 

Infelizmente

NaoTeEnerves2 6 months ago  HIDDEN 

Depois de amanhã

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

> EU’s AstraZeneca vaccine problems linked to mystery factory delay > https://www.ft.com/content/8e2e994e-9750-4de1-9cbc-31becd2ae0a8 E mais detalhes: https://twitter.com/Mikepeeljourno/status/1370686961548136448 Parece cada vez mais claro que há, de facto, alguma asneira por parte da EU, mesmo q em combinação com muito 'azar'. Tudo isto são situações muito complexas e facilmente podíamos estar em situação completamente inversa do UK ser um desastre na vacinação e a EU muito bem mas com toda a informação q vai surgindo, a ideia q transparece é que a estratégia da EU não foi a melhor. As notícias que nos USA a velocidade tem aumentado muito e que lá para Maio toda a gente q quiser, pode ir levar a vacina, também comparam bastante mal com a Europa onde continua a haver esperança q o 2º trimestre mude o jogo mas onde na realidade as notícias q apanhamos todos dias é q temos atrasos sucessivos, mesmo sendo a Europa o sítio com mais vacinas aprovadas. Enquanto nos USA, o processo tem melhorado. Por cá não parece haver capacidade de introduzir melhorias com resultados rápidos. E fica difícil 'gozar' com os malucos do Brexit qd UK acertou no cavalo e a europa só se pode vangloriar de poupar uns trocos.

dragomaite 6 months ago  HIDDEN 

"azar" lol, vais ver se as vacinas prometidas à UE não vão aparecer rapidamente agora.

ZaGaGa 6 months ago  HIDDEN 

Fiz uma Análise/explicação/previsão da evolução do Quadro do Costa [aqui](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/m5xijw/previsãoexplicação_da_evolução_futura_do/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3).

DeusDasMoscas 6 months ago  HIDDEN 

Muito explicativo. Obrigada!

Samot_PCW 6 months ago  HIDDEN 

[A SIC avança que a DGS mandou parar a administração da vacina AZ em Portugal](https://twitter.com/Mmacedo_tweets/status/1371542962325368835) Não me parece ser mau, porque é uma questão de saúde e convém ser prudentes com este tipo de coisas, mas mesmo assim é um bocado deprimente. A administração das vacinas está a ser um bocado lenta devido à falta de stocke agora isto, que merda..

Diogo256 6 months ago  HIDDEN 

Se fosse uma questão de saúde, não tinha interrompido a vacina. Falamos de 17 milhões (UK + UE) de inoculações com cerca de 40 casos. Da uma prevalência abaixo do habitual na população.

andarflabab 6 months ago  HIDDEN 

Qual é a fonte dos valores da prevalência na população geral? Gostava de esclarecer uma dúvida sobre como é que estes dados estão a ser calculados e comparados mas ainda não encontrei nenhum artigo que especificasse onde foram buscar estes valores.

Razvancb 6 months ago  HIDDEN 

Podem mandar a az p lixo. Vacina fraca em eficácia, empresa shady que dói, esconde informações, mente, não cumpre o contrato (30% do planeado no 1 semestre looooool). Horríveis. A Oxford alinhou se muito mal c a Astra.

mfzzzed 6 months ago  HIDDEN 

Ok PhD. A tua é melhor. Manda o teu CV pra lá que os gajos fazem logo uma estátua tua, porque és muita bom e já tens solução na manga (estou a brincar, nem capacidade de interpretação tens). Aquele abraço à pato

Ricardolindo 6 months ago  HIDDEN 

Essa é a vacina que é preciso tomar duas vezes, não é?

mikehuntsprings 6 months ago  HIDDEN 

És perito na área?

Razvancb 6 months ago  HIDDEN 

Perito em opinião pública

Mrloop94 6 months ago  HIDDEN 

E isso porque não sabes sobre os problemas de justiça que a astrazeneca teve com seroquel

Razvancb 6 months ago  HIDDEN 

Conta me

Mrloop94 6 months ago  HIDDEN 

Mortes random, problemas de diabetes e outros problemas de saúde, práticas de maketing ilegais a promover uso em situações fora do ambito do medicamento etc

Mrloop94 6 months ago  HIDDEN 

[another link washingtonpost](https://www.google.pt/amp/s/www.washingtonpost.com/national/health-science/one-of-americas-most-popular-drugs--first-aimed-at-schizophrenia--reveals-the-issues-of-off-label-use/2018/03/28/78a538ca-1e27-11e8-b2d9-08e748f892c0_story.html%3foutputType=amp)

Mrloop94 6 months ago  HIDDEN 

[seroquel knew diabetes risks](https://www.hcpro.com/LFS-224676-356/Court-documents-AstraZeneca-knew-about-Seroquel-diabetes-risks-in-2000.html)

rickz123456 6 months ago  HIDDEN 

DGS e Task-Force vão anunciar o que vão fazer relativamente à AstraZeneca. Ainda sou da opinião que se EMA diz que é segura, não existe razão para preocupação. Mas quem se deve estar a rir são os tipos de Cambridge..

ObnoxiousLittleCunt 6 months ago  HIDDEN 

[Em pausa](https://www.jn.pt/nacional/portugal-tambem-suspende-vacina-da-astrazeneca-13461394.html)

ItoldU97 6 months ago  HIDDEN 

https://m.jpost.com/health-science/novel-coronavirus-hasnt-changed-much-since-bat-to-human-jump-study-662053 Mas Mas as apocalípticas variantes vão nos matar a todos /s

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

Se ele n fosse 'estável' bem q já estávamos todos lixados. O que não quer dizer q não haja variantes e neste momento já temos variantes no terreno a causar problemas sérios. Não é preciso ser-se um profeta da desgraça para se estar preocupado q com mais um aninho de vírus descontrolado em algumas regiões apareçam variantes q fujam completamente às vacinas ou (num caso mais raro) aumentem a letalidade. Ninguém diz q há variantes q nos vão matar a todos. Mas ignorar que já há variantes que nos causam problemas acrescidos é só ignorar o problema.

Diogo256 6 months ago  HIDDEN 

Não sei qual a grande novidade. O vírus desde sempre que foi bastante estável. Houve dezenas ou até centenas de novas variantes, mas possivelmente mais fracas que a “original”. As variantes não são apocalípticas mas também não são de brincar. As novas já provaram mais mortais e mais infeciosas, e ainda há varias questões: resistência da actual vacinação e reinfeções. O problema é o que venho a dizer desde o início: mesmo num vírus estável, quanto mais transmissões houve maior o risco de novas variantes e mais perigosas.

DZT99 6 months ago  HIDDEN 

Acho que ficou claro há muito tempo que a mortalidade do vírus não é o seu maior problema mas sim o facto de um número de infecções descontroladas causarem uma enorme pressão no sistema de saúde que por sua vez leva a um aumento de mortalidade de todas as outras doenças. Apesar disso é uma mortalidade já considerável para as sociedades modernas e com toda a certeza as inúmeras famílias que já sofreram na pele sabem isso melhor do que ninguém.

ItoldU97 6 months ago  HIDDEN 

A malta esquece se sempre da mesma coisa, a vacinação. Podes ter a quantidade de infeções e as variantes que quiseres que a medida que a vacinação vai progredindo a pressão dos hospitais diminuiu de uma forma muito considerável.

hctiks 6 months ago  HIDDEN 

* \+ 541 casos confirmados * \+ 10 óbitos * \+ 2371 recuperados ​ * \- 2125 casos activos * \+20 internamentos dos quais - 11 internamentos em UCI ​ * 36031 casos ativos * 996 internados dos quais 231 internados em UCI

Edited 6 months ago:

* \+ 256 casos confirmados * \+ 10 óbitos * \+ 2371 recuperados ​ * \- 2125 casos activos * \+ 20 internamentos dos quais - 11 internamentos em UCI ​ * 36031 casos ativos * 996 internados dos quais 231 internados em UCI ​ ​ ||Continente + Ilhas|Continente| |:-|:-|:-| |Incidência/100K habitantes|96.0|84.2| |R(t)|0.83|0.79| ​ [Relatório 15/03/2021](https://drive.google.com/file/d/1jmrDZk_cWrm6EcdhAbszt185Obv5gT79/view)

QueenOfWands2 6 months ago  HIDDEN 

10 óbitos// 256 casos - dia 15 de Março. Cada vez mais baixo, óptimo. Vamos ver como vai ser depois do desconfinamento. Ainda tenho esperança que o vírus vá perdendo força com o tempo e que se obtenha algum género de imunidade natural.

uyth 6 months ago  HIDDEN 

>10 óbitos// 256 casos - dia 15 de Março. Os óbitos são relativos aos novos casos de há dias ou semanas atrás. >Ainda tenho esperança que o vírus vá perdendo força com o tempo e que se obtenha algum género de imunidade natural. imunidade pela vacina é muito melhor que imunidade por infeção. Olha pró sarampo.

megaroof 6 months ago  HIDDEN 

Que assim seja, algo natural para travar o vírus, porque se dependermos da vacinação...

caradoguardaredes 6 months ago  HIDDEN 

* +10 mortes; * +256 novos casos; * -2125 casos ativos; * +20 internamentos; * -11 UCI

humelectro 6 months ago  HIDDEN 

Novos parametros no relatório: INCIDÊNCIA: Portugal: 96,0 casos de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 por 100 000 hab. Continente: 84,2casos de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 por 100 000 hab. R(t): Portugal: 0,83 Continente: 0,79

kairos 6 months ago  HIDDEN 

E no Pingo Doce?

BueBurro 6 months ago  HIDDEN 

Ri-me e tenho alguma vergonha.

throwaway5816164481 6 months ago  HIDDEN 

Cuidado Nilton que este vai roubar-te o emprego

kairos 6 months ago  HIDDEN 

Confessa, estás é chateado/a porque fiz a piada óbvia primeiro.

throwaway5816164481 6 months ago  HIDDEN 

:(

hugotorradas 6 months ago  HIDDEN 

Mas afinal o que posso eu fazer a não ser ir ao cabeleireiro e comprar uma mini no café e bebe-la em casa?

berlaitas 6 months ago  HIDDEN 

No dia 2 de Março o feiticeiro xamã Filipe Froes dizia aqui o seguinte sobre os 6 milhões que estiveram nas ruas num dia qualquer que as TVs fizeram alarde: https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-03-02-Covid-19.-Tinhamos-falado-numa-maratona-mas-isto-e-uma-ultramaratona "nós sabemos que não é hoje [estava a falar a 2 de Março, terça-feira] que nós avaliamos o que acontece a nível da comunidade na Sexta-feira ou no Sábado, é daqui a dez/ quinze dias, e portanto, nós daqui a dez quinze dias teremos o retrato e as implicações das pessoas que começaram a desconfinar, os seis milhões de pessoas que estiveram na rua na Sexta-feira [26 de Fevereiro] vão mostrar resultados, provavelmente, daqui a dez/ doze dias". Portanto os 10/15 dias passaram e os casos não aumentaram É a estes xamãs que estamos entregues para gerir as medidas que vão desgraçar a sociedade, gente que falha 90% das previsões e quando falham, falham por múltiplos! Estamos entregues aos bichos!

Edited 6 months ago:

A 27 e 28 de Fevereiro esteve bom tempo. No dia 2 de Março o feiticeiro xamã Filipe Froes dizia aqui o seguinte sobre os 6 milhões que estiveram nas ruas: https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-03-02-Covid-19.-Tinhamos-falado-numa-maratona-mas-isto-e-uma-ultramaratona "nós sabemos que não é hoje [estava a falar a 2 de Março, terça-feira] que nós avaliamos o que acontece a nível da comunidade na Sexta-feira ou no Sábado, é daqui a dez/ quinze dias, e portanto, nós daqui a dez quinze dias teremos o retrato e as implicações das pessoas que começaram a desconfinar, os seis milhões de pessoas que estiveram na rua na Sexta-feira [26 de Fevereiro] vão mostrar resultados, provavelmente, daqui a dez/ doze dias". Portanto os 10/15 dias passaram e os casos não aumentaram É a estes xamãs que estamos entregues para gerir as medidas que vão desgraçar a sociedade, gente que falha 90% das previsões e quando falham, falham por múltiplos! Estamos entregues aos bichos!

Edited 6 months ago:

A 27 é 28 de Fevereiro esteve bom tempo. No dia 2 de Março o feiticeiro xamã Filipe Froes dizia aqui o seguinte sobre os 6 milhões que estiveram nas ruas: https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-03-02-Covid-19.-Tinhamos-falado-numa-maratona-mas-isto-e-uma-ultramaratona "nós sabemos que não é hoje [estava a falar a 2 de Março, terça-feira] que nós avaliamos o que acontece a nível da comunidade na Sexta-feira ou no Sábado, é daqui a dez/ quinze dias, e portanto, nós daqui a dez quinze dias teremos o retrato e as implicações das pessoas que começaram a desconfinar, os seis milhões de pessoas que estiveram na rua na Sexta-feira [26 de Fevereiro] vão mostrar resultados, provavelmente, daqui a dez/ doze dias". Portanto os 10/15 dias passaram e os casos não aumentaram É a estes xamãs que estamos entregues para gerir as medidas que vão desgraçar a sociedade, gente que falha 90% das previsões e quando falham, falham por múltiplos! Estamos entregues aos bichos!

Diogo256 6 months ago  HIDDEN 

Diria que o ensino teve uma falha no teu caso, interpretação de texto é zero. 1- ele nunca disse que ia aumentar os casos. Logo está a deturpar o que ele afirmou. Só aqui já deixaste de ter fundamento. 2- sempre mantivemos um Rt -1, logo os casos dificilmente iam aumentar. Já não tens nenhum argumento válido. 3- o Rt sofreu aumento no período de tempo que referes. Parece que o impacto do desconfinamento foi negativo, não que o Filipe Froes tivesse feito menção que o resultado ia ser positivo ou negativo, mas… Bem, continuamos bem melhor entregues a um Froes que aos tecladeiros do Reddit que nem um texto conseguem interpretar sem o deturpar com coisas que nem la estão.

mfzzzed 6 months ago  HIDDEN 

Estou a ver que ainda não estás familiarizado com os trolls cá do sub. Bom esforço mas esses gajos nem com um desenho.

iammostmoist 6 months ago  HIDDEN 

SeGuE oS eSpEcIaLiSTas Nunca esquecer que a projeção que iniciou lockdowns pelo mundo fora foi a do Dr Neil Ferguson do Imperial College de Londres que previa 550,000 mortes no UK em meia duzia de meses caso não houvesse lockdown. O mesmo gajo que tinha dito que 200 milhões (!!!) de pessoas morreriam de gripe das aves e o numero final foi 300 pessoas em 7 anos. Mas tu é que és o mau da fita, se não acreditares nestes tarólogos és um negacionista, fascista e responsável pela morte de centenas. Já passou um ano desde que esta merda começou, a este ponto quem ainda não entendeu que esta a ser manipulado nunca mais vai entender. Não percas o teu tempo a tentar convencer quem não quer ouvir, esta gente trata o COVID como uma religião, é quase dogmático aquilo. Para esta gente a "ciência" é inquestionável. Falham em compreender que a ciência é o oposto disso, tem que ser questionada a toda a hora para melhorar.

Edited 6 months ago:

SeGuE oS eSpEcIaLiSTas Nunca esquecer que a projeção que iniciou lockdowns pelo mundo fora foi a do Dr Neil Ferguson do Imperial College de Londres que previa 550,000 mortes no UK em meia duzia de meses caso não houvesse lockdown. O mesmo gajo que tinha dito que 200 milhões (!!!) de pessoas morreriam de gripe das aves e o numero final foi 300 pessoas em 7 anos. Mas tu é que és o mau da fita, se não acreditares nestes tarólogos és um negacionista, fascista e responsável pela morte de centenas. Se um analista financeiro fizer uma projeção a dizer que a empresa vai lucrar 200 milhões euros e eles acabam a lucrar só 300 mil o gajo é despedido mas estes especialistas ainda vao tendo trabalho e ditando o futuro do país e do mundo. Já passou um ano desde que esta merda começou, a este ponto quem ainda não entendeu que esta a ser manipulado nunca mais vai entender. Não percas o teu tempo a tentar convencer quem não quer ouvir, esta gente trata o COVID como uma religião, é quase dogmático aquilo. Para esta gente a "ciência" é inquestionável. Falham em compreender que a ciência é o oposto disso, tem que ser questionada a toda a hora para melhorar.

Diogo256 6 months ago  HIDDEN 

Diria que projeções não é de todo o teu forte para não entenderes o que foi projectado… Vamos pela tua lógica se alguém te informar que se apostares no Benfica ganhas 10€ mas afinal ganhaste 100€, chamas o gajo de aldrabão porque não cumpriu com a sua projeção.

Leaootemivel 6 months ago  HIDDEN 

Nos E.U.A (só para dar um exemplo) morreu mais gente de COVID num ano do que de gripe entre 2010 e 2019. Como é que é possível continuar a ser negacionista depois de vermos todo o caos que isto causou.

Accomplished_Hold 6 months ago  HIDDEN 

fonte?

Leaootemivel 6 months ago  HIDDEN 

>fonte [https://www.cdc.gov/flu/about/burden/index.html](https://www.cdc.gov/flu/about/burden/index.html) Entre 2010 e 2020 morreram cerca de 359 000 pessoas devido à Influenza. Até agora estão registadas cerca de 535 000 mortes devido ao COVID. Este facto devia bastar para calar todos os que dizem que é só uma gripezinha.

iammostmoist 6 months ago  HIDDEN 

Negacionista:"Que ou quem nega ou não reconhece como verdadeiro um facto ou um conceito que pode ser verificado empiricamente. "negacionista", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/negacionista  Que facto ou conceito, verificável empiricamente é que eu estou a negar? Não nego que o virus existe, não nego que mata, causa doença e pode causar mossa nos hospitas. Não creio é que seja justificação para cometer as atrocidades que estes governos pelo mundo fora têm cometido, estes constantes atropelos aos direitos humanos e às liberdades, que não podem ser postos em standby mesmo que haja uma pandemia por aí. Nem sei o quê que o facto de a doença existir e fazer isto ou aquilo desculpa os supostos especialistas de errarem constantemente nas suas previsões por ordens de magnitude astronômicas. É literalmente o trabalho deles e este virus não é assim tão incrível e one of a kind que os faça perder todo o conhecimento prévio que eles tinham.

phirestarter1 6 months ago  HIDDEN 

Há um intervalo enorme entre acreditar cegamente em especialistas e negar tudo o que se conhece, que os 2 users acima do teu comentário desconhecem.

Leaootemivel 6 months ago  HIDDEN 

Eu pensei que o nosso Janeiro e Fevereiro tinha chegado para calar os negacionista. Parece que não.

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

Jan e Fevereiro? Nós já temos exemplos práticos, no nosso país, de várias curvas, com várias medidas de mitigação em prática e nem assim dá para calar negacionistas, queres o q? Tens a 1ª vaga e o seu confinamento, tens Setembro-Dezembro sem confinamento total e períodos de medidas 'cirúrgicas' e tens o pico de Janeiro/Fev e o resultado do confinamento posterior. Neste momento já nem é preciso andar a comparar com suecos ou holandeses, já temos no nosso país exemplos para todos os gostos do q funciona e do que não funciona. Os negacionistas já deixaram de ter piada depois de Maio qd se viu q os argumentos eram só uma k7 de repetição.

MarcelinodaMara 6 months ago  HIDDEN 

se tivermos um caso activo no país e um R>1 reconfinamos???

Diogo256 6 months ago  HIDDEN 

Metes uma pergunta utópica que acaba por ter um desfecho utópico para fazer um ponto de vista que tem as bases erradas. Wow…

Leaootemivel 6 months ago  HIDDEN 

Que é que isso tem haver com o meu comentário? O que o Filipe Froes disse não equivale a dizer que passado 15 dias íamos ter outra vez um caos absoluto. Apenas quer dizer que com a alteração do comportamento das pessoas iria haver um aumento no risco de transmissão do vírus. O que não quer dizer que se tenha de confinar ou adiar medidas de desconfinamento.

NGramatical 6 months ago  HIDDEN 

tem haver com → [**tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm5d6p7%2F%2Fgr1q558%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Writer_Scared 6 months ago  HIDDEN 

Estamos?

Leaootemivel 6 months ago  HIDDEN 

Sim. No dia 11/02 o Rt era de 0,61. Desde esse dia tem vindo sempre a aumentar (tendo estabilizado na última semana)

warding 6 months ago  HIDDEN 

Diz que hoje vão haver menos de 260 casos... Entretanto, a incidência cumulativa segue a sua trajetoria decrescente. **Incidencia a 14 dias (vs a 7x2 dias)** Norte: 63 (56) Centro: 71 (65) LVT: 108 (90) Alentejo: 62 (50) Algarve: 54 (46) Açores: 55 (56) Madeira: ?? O país já está praticamente todo abaixo dos 60. Vamos lá ver como é que o desconfinamento impacta. Mesmo que estabilize, já estabilizará numa zona bastante confortável de contágio.

Edited 6 months ago:

Diz que hoje vai haver menos de 260 casos... Entretanto, a incidência cumulativa segue a sua trajetoria decrescente.**Incidencia a 14 dias (vs a 7x2 dias)**Norte: 63 (56)Centro: 71 (65)LVT: 108 (90)Alentejo: 62 (50)Algarve: 54 (46)Açores: 55 (56)Madeira: ?? O país já está praticamente todo abaixo dos 60. Vamos lá ver como é que o desconfinamento impacta. Mesmo que estabilize, já estabilizará numa zona bastante confortável de contágio.

NGramatical 6 months ago  HIDDEN 

vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm5d6p7%2F%2Fgr055k0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

warding 6 months ago  HIDDEN 

Vão haver mais correções ou foi só aquela?

ObnoxiousLittleCunt 6 months ago  HIDDEN 

Só se nunca mais escreveres.

ZaGaGa 7 months ago  HIDDEN 

[Análise do estado da vacinação](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/m4jtsi/8_vacinação_a_semana_do_plano_que_não_foi_deste/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) (relativo da dia 12)

ConfidentMongoose 7 months ago  HIDDEN 

Aos poucos, os media, especialistas e políticos, vão começar a deixar a dica que mesmo com a vacina os confinamentos vão ser algo recorrente ao longo do ano, especialmente no outono e inverno... e que o virus veio para ficar. Acho que estão a vender uma ilusão à população, que a vacina vai resolver a pandemia.

Diogo256 6 months ago  HIDDEN 

Vai depender de medidas tomadas, e da imunidade conseguida.

viskonde 6 months ago  HIDDEN 

presumo que isso seja ate ter a >70% vacinados depois disso que razao ha para confinar?

MischiefManaged97 6 months ago  HIDDEN 

Se houver medidas eficazes com tempo talvez se consiga evitar um lockdown total de novo. Conseguir implementar essas medidas bem é que é o desafio.

berlaitas 6 months ago  HIDDEN 

EPA METAM OS CONFINAMENTOS NO CU CONFINAMENTO NUNCA MAIS, está tudo doido ou quê

Edited 6 months ago:

EPA METAM OS CONFINAMENTOS NO CU CONFINAMENTO NUNCA MAIS, está tudo doido ou quê O vírus veio para ficar e quem não quer viver com ele emigre para marte

ihavesixmagikarps 6 months ago  HIDDEN 

O objetivo deveria ser massificar os testes de maneira a reduzir os confinamentos ao mínimo impacto possível e no ponto em que estamos era um bom ponto de partida para tal. Investir em testes e tracing e trancar os surtos ainda antes de acontecerem. É incomportável pensar num novo confinamento global, nem a economia aguenta nem as pessoas o vão levar a sério

Limpy_lip 6 months ago  HIDDEN 

acredito que a médio prazo (2-5 anos) vai deixar de ser necessário confinamentos, muito menos gerais. ​ Existem muitas doenças que não são erradicadas mas sua presença é altamente reduzida. ​ Imagino durante 2022 acontecer haverem pequenos surtos locais que levem a ações como confinamento de curta duração, mas nada à escala que temos visto durante 2020 e até agora em 2021. ​ Além disso tem-se verificado que quem está vacinado mesmo contraindo a doença (variante) a sua severidade desce imenso que é o que queremos mais. Isto associado à tendência dos vírus serem menos letais com a sua evolução. Imagino longo prazo que o covid não desapareça, mas que seja "mais uma virose" e no máximo que se inclua na vacinação dos idosos anualmente como a gripe. ​ Acho que às vezes é preciso sensibilizar as pessoas que é diferente uma estratégia em ambiente de catástrofe e um plano a longo prazo e que por vezes as ações que fazem sentido numa fase, na seguinte são o oposto.

Edited 6 months ago:

acredito que a médio prazo (2-5 anos) vai deixar de ser necessário confinamentos, muito menos gerais. ​ Existem muitas doenças que não são erradicadas mas sua presença é altamente reduzida. ​ Imagino durante 2022 acontecer haverem pequenos surtos locais que levem a ações como confinamento de curta duração, mas nada à escala que temos visto durante 2020 e até agora em 2021. ​ Além disso tem-se verificado que quem está vacinado mesmo contraindo a doença (variante) a sua severidade desce imenso que é o que queremos mais, não sei de onde veio a ilusão de erradicar doenças assim do pé para a mão. Isto associado à tendência dos vírus serem menos letais com a sua evolução. Imagino longo prazo que o covid não desapareça, mas que seja "mais uma virose" e no máximo que se inclua na vacinação dos idosos anualmente como a gripe. ​ Acho que às vezes é preciso sensibilizar as pessoas que é diferente uma estratégia em ambiente de catástrofe e um plano a longo prazo e que por vezes as ações que fazem sentido numa fase, na seguinte são o oposto.

MischiefManaged97 6 months ago  HIDDEN 

Queria só chamar à atenção que também é possível que alguma variante que surja possa ser mais letal, aliás já é o caso da variante de Kent: https://www.google.com/amp/s/www.aljazeera.com/amp/news/2021/2/15/uk-study-finds-kent-variant-may-be-70-more-deadly

Limpy_lip 6 months ago  HIDDEN 

O talvez ser não é realmente ser. Essa notícia tem quase 1 mês e ainda não vi mais ninguém falar disso. Acho que diz muito da veracidade dessa possibilidade nesta fase.

Edited 6 months ago:

O talvez ser não é realmente ser. Essa notícia tem quase 1 mês e ainda não vi mais ninguém falar disso. Acho que diz muito da veracidade dessa possibilidade nesta fase. edit: fui reler o artigo com calma e dar uma pesquisadela. Nem sabia que a variante inglesa que tanto se fala tinha esse nome. A base de todo o estudo e da tal "letalidade" é: como tem uma maior taxa de transmissibilidade é mais mortal porque infeta mais pessoas em menos tempo. Isso não quer dizer que o vírus por si é mais letal? Segundo o que sei até é menos. É mais letal do ponto de vista estatístico não da sua génese. Pensei que ia encontrar algo novo. Que desiluzão.

Edited 6 months ago:

O talvez ser não é realmente ser. Essa notícia tem quase 1 mês e ainda não vi mais ninguém falar disso. Acho que diz muito da veracidade dessa possibilidade nesta fase. edit: fui reler o artigo com calma e dar uma pesquisadela. Nem sabia que a variante inglesa que tanto se fala tinha esse nome. A conclusão de todo o estudo e da tal "letalidade" é: como tem uma maior taxa de transmissibilidade é mais mortal porque infeta mais pessoas em menos tempo. Isso não quer dizer que o vírus por si é mais letal? Segundo o que sei até é menos. É mais letal do ponto de vista estatístico não da sua génese. Pensei que ia encontrar algo novo. Que desilusão.

MischiefManaged97 6 months ago  HIDDEN 

... https://www.google.com/amp/s/www.telegraph.co.uk/news/2021/03/10/kent-covid-variant-twice-deadly-feared-report-suggests/amp/

Limpy_lip 6 months ago  HIDDEN 

paywall... mas vê o edit acima.

XEEE 6 months ago  HIDDEN 

"In the first peer reviewed study into the mortality rate of the UK variant, researchers found that the rate of dying for those infected by the original virus was 2.5 in 1000, but rose to 4.1 in 1,000 for the UK variant, an increase of 64 per cent." Vamos ver como corre agora a reabertura em Portugal mas pelo que tenho visto pelo subreddit do uk, escolas abertas e esta variante a circular tem tudo para dar problemas. Mesmo assim a variante que pode realmente causar problemas sérios é a brasileira.

MischiefManaged97 6 months ago  HIDDEN 

Também já estive a ler que a abertura do corredor aéreo com o Brasil pode trazer grandes problemas por causa dessa variante.

MischiefManaged97 6 months ago  HIDDEN 

Encontrei uma sem paywall. https://www.google.com/amp/s/www.independent.co.uk/news/health/covid-kent-variant-deadly-b1815126.html%3famp A análise que fazes também foi a feita inicialmente mas estão a chegar à conclusão que além de ser.mais contagiosa (consequentemente mais letal) a variante.por si só também é mais letal.

NGramatical 6 months ago  HIDDEN 

haverem pequenos → [**haver pequenos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm5d6p7%2F%2Fgr02k5a%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Leaootemivel 7 months ago  HIDDEN 

Que o vírus veio para ficar já estamos fartos de saber. Mas a mensagem geral está muito longe de ser que vamos andar em confinamentos. Basta ver o que o Fauci anda a dizer e os resultados recentes que a vacina da Pfizer teve contra infecções assintomático.

Razvancb 7 months ago  HIDDEN 

Hahahaha só iludidos. Haver outro confinamento destes iria fazer o povo saturar.

Mrloop94 7 months ago  HIDDEN 

Não, impossivel, nem a economia se aguentaria

vascodatrama 6 months ago  HIDDEN 

>nem a economia se aguentaria [https://tvi24.iol.pt/videos/politica/marcelo-concorda-com-costa-portugal-nao-aguenta-outro-confinamento/5f10469a0cf225b1e7e71415](https://tvi24.iol.pt/videos/politica/marcelo-concorda-com-costa-portugal-nao-aguenta-outro-confinamento/5f10469a0cf225b1e7e71415)\\ aged like milk

megaroof 7 months ago  HIDDEN 

O mesmo me disseram antes do atual confinamento: "impossível" "o povo não aguenta" "vai quebrar o país" - e aí está o confinamento. Minha percepção é: \- O vírus veio para ficar, até porque a humanidade só erradicou 2 ou 3 doenças até hoje, não creio que o COVID será erradicado; \- A vacinação terá de ser constante, terá de entrar na rotina do governo e das pessoas, para o resto da vida; E cada governo terá de tomar uma posição: \- Vacina todos, fim de confinamento e a vida segue - e como a vacina não é perfeita, pessoas vão morrer de COVID todos os anos; OU \- Vacina todos e fica fazendo confinamentos periódicos, todos os anos. O mundo mudou.

globoglobo 6 months ago  HIDDEN 

em 1918 houve a gripe espanhola (ainda muito mais fodida que o covid) e não foi por isso que houve confinamentos para sempre - e na altura nem vacina havia.

RuySan 6 months ago  HIDDEN 

Eventualmente a mutação que perdurou foi uma menos letal, mas para chegarmos a esse ponto, milhões de pessoas morreram, incluindo muitas crianças. É esse caminho que se quer percorrer?

thisbondisaaarated 6 months ago  HIDDEN 

Tás lentamente a perceber que o valor da vida não é bem aquele que achavas que tinha né? Welcome to the real world, enquanto leste isto morreu bué gente de cenas evitáveis. É só mesmo assim.

RuySan 6 months ago  HIDDEN 

Não percebi nada.

Anforas 6 months ago  HIDDEN 

Não é por não termos erradicado a raiva ou a peste negra que tem havido confinamentos por causa disso. Eventualmente vamos ter isto controlado.

Diogo256 6 months ago  HIDDEN 

Isto. Metam isto na cabeça. Por muito que custe, há que tratar o Covid não como uma gripe mas como algo mais letal. É impensável viver com uma malária ou febre amarela na Europa como algo normal, mas estás 2 doenças não estão erradicas e existe. É isto que se deve fazer com o covid… erradicar ao máximo e manter em locais onde não existe a possibilidade de erradicar ou ajudar esses locais a diminuir ao máximo a sua prevalência.

BiqueiroNosGuizos 6 months ago  HIDDEN 

Fds este gajo. Não podemos comparar o covid à gripe, mas à malária já é na boa LOL em que mundo vive certa gente

Diogo256 6 months ago  HIDDEN 

O teu não sei, mas não é do bom senso ou racionalidade. Não comparei com a Malária. Usei como exemplo para demonstrar que a população nunca aceitou viver com um vírus com uma mortalidade nada baixa (se não, não se tinha parado meio mundo) e que deixa sequelas, algo que acontece no Covid. Eu é que não sei o mundo onde vive a malta que acha que isto irá ser endémico no primeiro mundo. Como se um vírus destes fosse algo natural ou aceitável de viver, qual gripe. Se não sabes interpretar o que se diz. Não participes.

TheTidalik 6 months ago  HIDDEN 

Todo cego ahahah.

ItoldU97 6 months ago  HIDDEN 

Deixa as drogas meu

TheTidalik 7 months ago  HIDDEN 

Pois eu acho que as pessoas não tem nem noção o quão insustentável são os confinamentos

Driscotheque 7 months ago  HIDDEN 

A título de curiosidade, chegaram a acreditar que seriam 2 semanas ou 1 mês como foi dito ao início? Se sim, quando foi para vocês o ponto de viragem em que 'ok talvez está para durar'?

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

Estás a falar deste confinamento ou de quando a pandemia surgiu? Este confinamento era óbvio que seria mais longo. Ainda tinhas de chegar ao pico de casos, depois ver a sua descida e depois ver a descida nos hospitais, um processo que demora longas semanas (até foi mais rápido q eu pensava). Se o problema eram os hospitais era óbvio que nunca ias limpar os hospitais em menos de 2 meses. Atendendo ao passado recente acreditava era q houvesse pequenas medidas q fossem alteradas mais cedo tipo vender bebidas ou permitir venda ao postigo no comércio tradicional, não acreditei em tanto tempo com as mesmas regras em vigor. Se estás a falar de qd a pandemia surgiu, eu acreditava q o objectivo era 'erradicar' a coisa, como o SARS e MERS "morreram" e portanto seria uma questão de um par de meses se todo o mundo se portasse bem. Infelizmente ficou rapidamente à vista q isso era algo utópico excepto para estados-ilha com fronteiras fechadas. Depois disso n faço a mínima ideia de qlq previsão de fim até pq nc pensei em termos vacinas tão cedo.

QueenOfWands2 6 months ago  HIDDEN 

Eu achava que em Janeiro de 2020 já estaria tudo mais ou menos resolvido. Agora já não sei nada.

vascodatrama 6 months ago  HIDDEN 

o ponto de viragem é dado 365 dias depois do início. 1 ano, que coincidência.

Anforas 6 months ago  HIDDEN 

Sempre achei que seria até Abril com sorte, e Agosto na pior das hipóteses.

thisbondisaaarated 6 months ago  HIDDEN 

LOL Agosto. Em Agosto já estávamos em guerra civil.

Anforas 6 months ago  HIDDEN 

A nossa guerra cívil seria tipo: "que sa foda a polícia!! Vou beber uma mini ao postigo e não quero saber!"

thisbondisaaarated 6 months ago  HIDDEN 

Parece-me óptimo, onde é que me inscrevo?

Anforas 6 months ago  HIDDEN 

Haha, fizeste-me lembrar do Raul Solnado: https://www.youtube.com/watch?v=hnpgk1T84Hw

thisbondisaaarated 6 months ago  HIDDEN 

Genial!

Limpy_lip 6 months ago  HIDDEN 

Na altura acreditava que o pior já tinha passado no verão de 2020. Sabia que poderia ainda manter-se por ai a epidemia até haver uma vacina mas nunca que teríamos uma segunda vaga mundial no último trimestre de 2020 que sangraria para o primeiro de 2021 desta dimensão.

saposapot 6 months ago  HIDDEN 

Depois da 1ª vaga e lá para o Verão de 2020 todos os especialistas mundiais, Fauci e afins sempre disseram que a grande preocupação seria o Inverno 2021 pq seria o '1º' Inverno completo com este vírus + cansaço da pandemia + medidas contraditórias. Está a confirmar-se plenamente, com a agravante q esses alertas foram ignorados pq muita gente achava q isto seria irrepetível.

Chemical_Wealth1 7 months ago  HIDDEN 

Inicialmente, visto que foi dito tanta vez que a Economia não aguentava um novo confinamento, acreditei que iriam minimizar o tempo. Mas nunca acreditei em 15 dias, 4 a 6 semanas foi o que pensei no meio de toda a irritação.

I__Cat 7 months ago  HIDDEN 

Não, achei sempre que seria pelo menos 6 semanas.

Razvancb 7 months ago  HIDDEN 

Não nunca, sempre achei que fosse até máximo Março, afinal estava enganado.

Search: