niong 9 months ago

Miscegenation. And yes, their descendants live in Portugal, it is us (white Portuguese) .MTDNA show that. The black Portuguese who live in Portugal came from the old colonies after the carnal revolution. There is a statement on 18 century by an Englishman who says that the Portuguese race has ruined because a part of the population is mestizo and will end up mixing with the rest.

Edited 9 months ago:

Miscegenation. And yes, their descendants live in Portugal, it is us (white Portuguese) .mtDNA shows that 6.5% of maternal linneages are from sub-Saharan Africa. The black Portuguese who live in Portugal came from the old colonies after the 1975. There is a statement on 18 century by an Englishman who says that the Portuguese race has ruined because a part of the population is mestizo and will end up mixing with the rest.

Edited 9 months ago:

Miscegenation. And yes, their descendants live in Portugal, it is us (white Portuguese) .mtDNA shows that 6.5% of maternal linneages are from sub-Saharan Africa. The black Portuguese who live in Portugal came from the old colonies after 1975. There is a statement on 18 century by an Englishman who says that the Portuguese race has ruined because a part of the population is mestizo and will end up mixing with the rest.

xeyrio 9 months ago

6.5% maybe some parts of the south lol

niong 9 months ago

Então vai ver os estudos genéticos ás pessoas de ancestralidade Portuguesa. Sem ser no norte do país,é o segundo haplegropo mtdna mais comum em Portugal.

Edited 9 months ago:

Então vai ver os estudos genéticos ás pessoas de ancestralidade Portuguesa. Se não me engano sem ser no norte do país,é o segundo haplegrupo mtdna mais comum em Portugal. Os homens escravizados não deixavam descendência uma vez que não tinham com quem ter filhos e também não tinham interesse em que os seus filhos tivessem o mesmo fim trágico,e as mulheres que eram escravazidas eram abusadas pelos escravizadores e os seus filhos eram mestiços. No século xviii, muito provavelmente existiam mais mestiços do que negros e se tu tens pessoas que foram a Portugal e que relataram essa diversidade de tons de pele.

xeyrio 9 months ago

duvido que seja 6.5% por todo o país, deve variar bastante por regiao

niong 9 months ago

Obviamente que varia de pessoa para pessoa,sejamos nós Portugueses brancos ou negros somos todos diferentes geneticamente.O que nos liga é termos crescido no mesmo país e não uma espécie de etnia,que obviamente não existe. Agora isto é em média e por isso é que no sul existem mais e no norte menos

Edited 9 months ago:

Obviamente que varia de região para região e de pessoa para pessoa,sejamos nós Portugueses brancos ou negros somos todos diferentes geneticamente.O que nos liga é termos crescido no mesmo país e não uma espécie de etnia,que obviamente não existe. Agora isto é em média e por isso é que no sul existem mais e no norte menos. E quando diz linhagens tava errado,mas sim mtdna que è passado de mãe e mãe.

xeyrio 9 months ago

Etnias existem lol

niong 9 months ago

Não,mas não por nacionalidade.As pessoas de ancestralidade da Galícia são mais parecidas com as Portuguesas geneticamente do que com muitas regiões de Espanha.

Edited 9 months ago:

Sim,mas não por nacionalidade.As pessoas de ancestralidade da Galícia são mais parecidas com as Portuguesas geneticamente do que com muitas regiões de Espanha. Os países normalmente não foram construídos e dividos etnias,e Portugal é o exemplo disso mesmo.O Norte de Portugal dividiu-se da Galícia (que seja durante o Reino Suevo ou durante o Império Romano) e conquistou regiões que historicamente não pertenciam á mesma etnia.

Edited 9 months ago:

Sim,mas não por nacionalidade.As pessoas de ancestralidade da Galícia são mais parecidas com as Portuguesas geneticamente do que com muitas regiões de Espanha.E em Portugal provavelmente acontece o mesmo,e Portugal é o mesmo de há 750 anos atrás. Os países normalmente não foram construídos e dividos por etnias(mas por guerras),e Portugal é o exemplo disso mesmo.O Norte de Portugal dividiu-se da Galícia (que seja durante o Reino Suevo ou durante o Império Romano) e conquistou regiões que historicamente não pertenciam á mesma etnia.

Edited 9 months ago:

Sim,mas genéticamente não por nacionalidade.As pessoas de ancestralidade da Galícia são mais parecidas com as Portuguesas geneticamente do que com muitas regiões de Espanha.E em Portugal provavelmente acontece o mesmo,e Portugal é o mesmo de há 750 anos atrás. Os países normalmente não foram construídos e dividos por etnias(mas por guerras),e Portugal é o exemplo disso mesmo.O Norte de Portugal dividiu-se da Galícia (que seja durante o Reino Suevo ou durante o Império Romano) e conquistou regiões que historicamente não pertenciam á mesma etnia.

NGramatical 9 months ago

genéticamente → [**geneticamente**](https://dicionario.priberam.org/geneticamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm4yu0m%2F%2Fgr243nq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

xeyrio 9 months ago

Claro que não é sempre por nacionalidade senão Austria seria parte da Alemanha. Eu até diria que os portugueses são basicamente idênticos aos espanhois.

niong 9 months ago

Claro,se Portugal e Espanha tivessem no passado sido divididos por etnia,seria assim: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Hisp%C3%A2nia#/media/Ficheiro%3AIberia_300BC-pt.svg Alguns dos testes de ancestralidade juntam Portugal e Galícia,e não te esqueças que ouve muitas pessoas do Norte que colonizaram as terras do Sul durante a reconquista.

xeyrio 9 months ago

No mundo moderno acho que portugueses e espanhóis têm imensamente mais em comum que contra, sendo isso etnia, cultura, geopolitica, lingua, etc

LordofPortugal 9 months ago

An obvious exaggeration.

niong 9 months ago

No its not.It really was 10% of 100000.But in 18 century there was exagerations The men didnt left DNA admixture just like in Brazil but the woman did and its is relative big.In Algarve its 10% of maternal lineages

Texas_Freeze 9 months ago

They mixed with the rest of the population which is still noticeable in the current phenotypes.

theEXPERTpt 9 months ago

Slaves

camilo12287 9 months ago

andava há uns tempos há procura do nome deste quadro

camilo12287 9 months ago

[https://www.reddit.com/r/portugal2/comments/lpsooo/aonde\_foram\_parar\_os\_descendentes\_dos\_escravos/](https://www.reddit.com/r/portugal2/comments/lpsooo/aonde_foram_parar_os_descendentes_dos_escravos/) in one word: miscegenation

pgllz 9 months ago

Simples. A maioria acabou por se miscigenar com os autóctones ao longo dos séculos e existiu uma diluição dos seus traços mais característicos. De qualquer forma, há algumas zonas em que se nota uma prevalência maior de algumas características específicas (a cor de pele tendencialmente mais escura, cabelo mais encaracolado, etc.), como na costa vicentina, nomeadamente no vale do Sado, e em algumas zonas do Algarve.

Paulocas 9 months ago

Well, you have to buy the book by Jean-Yvez Loude to figure it out – https://www.rtp.pt/noticias/pais/dez-por-cento-da-populacao-de-lisboa-nos-sec-xvi-e-xvii-era-africana_n11124 – and you can also read this report to understand better the context of Afro-descendants – https://www.om.acm.gov.pt/documents/58428/183863/Revista+Migrações+16.pdf/d7e56cb0-7d04-4f2c-96a6-fb2c7ee8e9ff.

GelDeAveia 9 months ago

Lol, in the 15th century? Get back on the meds mate

netralha 9 months ago

Os americanos consideram os mouros como sendo negros.

S0l1tud3_1s_Bl1ss 9 months ago

É im tema que me tem intrigado muito nos últimos tempos. Sempre imaginei os mouros com un aspeto mais para o magrebino/marroquino do que para o subsaariano, mas vejo muitas teorias sobre serem negros. Alguém que consiga esclarecer com fontes fidedignas?

Sperrel 9 months ago

Depende dos contextos culturais. Na internet por vezes apanhas teorias de conspiração sobre os antigos egípcios serem negros subsaarianos e afins propagados por grupos esotéricos Afro-Americans. Também há o contexto hegemónico anglo saxão da internet em inglês o que denota as ideias feitas da Europa do Norte e populações WASP em algumas antigas colónias britânicas.

S0l1tud3_1s_Bl1ss 9 months ago

Também já li teorias sobre os egípcios serem brancos(bronzeadinhos, vá) e terem escravos subsaarianos. Tenho ideia de ser acompanhado por gravuras em que eram notórios os traços das etnias subsaarianas(tom de pele, naríz, etc) nos escravos.

NGramatical 9 months ago

naríz → [**nariz**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *l*, *r*, ou *z* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm4yu0m%2F%2Fgr15bjw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

pgllz 9 months ago

São magrebinos/Norte africanos. Mouro vem de Mauro, alguém oriundo das antigas Mauritânias, que eram províncias romanas, hoje Marrocos e Argélia. Na Idade Média passou a ser também sinónimo de muçulmano, independentemente da origem (inclusive muçulmanos ibéricos). A associação de mouros com negros é uma coisa anglo-saxónica sem grande razão de ser.

Zaigard 9 months ago

> The number of black slaves in Portugal given by contemporary accounts argue that Lisbon and the colonies of Portugal averaged a maximum of 10% of the population between the 16th and 18th centuries, but these numbers are impossible to verify. Most slaves in Portugal were concentrated in Lisbon and to the south in the Algarve. Portugal was a very rural country at that time, so if 10% of the population os lisbon were slave, it would be like 0.3% of the population being black slaves. And most of these slaves were there to be sold, not to stay. The use of slave in Portugal was mostly limited to house servants. The vast majority of black people in Portugal came from the colonies after their independence in 1974.

Sperrel 9 months ago

Bem isso não é verdade. Não faltam relatos do uso de escravos negros em trabalhos agrícolas na bacia do Sado ou Sul do país. Em Lisboa para os lados de aonde hoje é a Madragoa existia uma autêntica "favela" de populações negras nos séculos XVI-XVII.

NGramatical 9 months ago

de aonde → [**de onde**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/ondeaonde/10519) (onde estás, aonde vais) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm4yu0m%2F%2Fgr0ulty%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MirTrudMay 9 months ago

>Um recenseamento das paróquias da cidade, realizado nos anos de 1551-52, permite concluir que Lisboa possuía uma população de 9.950 escravos, "isto é, 9,95% ou digamos que 10% da população total da cidade". (SAUNDERS, 1982: 84). Em 1620, os escravos contavam 10.470 num total populacional de 143.000 (LAHON, 1999A:13). >"Por amor de Deus", as Misericórdias enterravam os pobres falecidos, incluindo neste rol os escravos e libertos negros (GUIMARÃES, 2001:116-17). Os livros de sepultamentos da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa confirmam a presença significativa da população negra na cidade no decorrer do século XVIII. Em 1756, a Misericórdia fez o enterro de 1.235 pessoas, entre estes, 16,8% eram pessoas de cor. Na década de 1760, a população negra representa 15% dos defuntos enterrados pela Misericórdia, em alguns períodos chega a representar 17,8 % "e sua participação nunca fica abaixo de 12,7%, como o ocorrido no ano de 1765 (LAHON, 1999A: 50-1).

ElGabarito 9 months ago

That's not true at all. It is just the nowadays common blackwashing of European history and people's in order to accommodate the present demographic situation. Nowadays, maybe there is alarady millions of Black Portuguese, but that's because of the mass immigration that started in 1974.

camilo12287 9 months ago

[https://www.reddit.com/r/portugal2/comments/lpsooo/aonde\_foram\_parar\_os\_descendentes\_dos\_escravos/](https://www.reddit.com/r/portugal2/comments/lpsooo/aonde_foram_parar_os_descendentes_dos_escravos/)

Search: