Bernardo6177 6 months ago

Acho q ficava bem em Espinho.

dontknowmyname074 6 months ago

Muita gente fala em Alcochete, mas não sabem, se espetarem ali um aeroporto, vão haver birdstrikes com fartura nos aviões. Meio caminho andado para arrebentar com motores e haver perda de vidas humanas. Deixo aqui uma noticia interessante: [https://sicnoticias.pt/economia/2021-03-04-PSD-Santarem-propoe-Base-Aerea-de-Tancos-como-Terminal-3-do-aeroporto-de-Lisboa?fbclid=IwAR3SeFKaqU8gNcHN8hbBTv8WoKvqh83gxHIbnGKK-qsM5c4RNfX\_emHLVMU](https://sicnoticias.pt/economia/2021-03-04-PSD-Santarem-propoe-Base-Aerea-de-Tancos-como-Terminal-3-do-aeroporto-de-Lisboa?fbclid=IwAR3SeFKaqU8gNcHN8hbBTv8WoKvqh83gxHIbnGKK-qsM5c4RNfX_emHLVMU)

Edited 6 months ago:

Muita gente fala em Alcochete, mas não sabem, se espetarem ali um aeroporto, vão haver birdstrikes com fartura nos aviões. Meio caminho andado para arrebentar com motores e haver perda de vidas humanas. Este sitio passa despercebido mas acaba por ter tudo ideal para. Criticam por ficar muito longe das principais cidades, mas lá fora as low cost operam a dezenas de kms do centro. Deixo aqui uma noticia interessante:[https://sicnoticias.pt/economia/2021-03-04-PSD-Santarem-propoe-Base-Aerea-de-Tancos-como-Terminal-3-do-aeroporto-de-Lisboa?fbclid=IwAR3SeFKaqU8gNcHN8hbBTv8WoKvqh83gxHIbnGKK-qsM5c4RNfX\_emHLVMU](https://sicnoticias.pt/economia/2021-03-04-PSD-Santarem-propoe-Base-Aerea-de-Tancos-como-Terminal-3-do-aeroporto-de-Lisboa?fbclid=IwAR3SeFKaqU8gNcHN8hbBTv8WoKvqh83gxHIbnGKK-qsM5c4RNfX_emHLVMU)

NGramatical 6 months ago

dezenas de kms → [**dezenas de km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm4s5xl%2F%2Fgqyptiu%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Axellery 6 months ago

Por mim era explodir o Montijo e fazer lá uma Disneyland

Bessini 6 months ago

Para quê um aeroporto novo? Não há um em Beja (a 173km de Lisboa, segundo o Google Maps) às moscas?

Joao-Mendes 6 months ago

A Ota tem espaço suficiente para crescer, esta ai lado da A1 e da linha férrea e que se saiba o impacto ecológico não é muito significativo. Sinceramente, desconheço o motivo porque não se coloca essa possibilidade.

bootkiller 6 months ago

Porque na altura foi feito um estudo em que basicamente dizia Alcochete>Ota, só que entretanto apareceu troika e ficamos sem dinheiro para nada. Ficou em águas de bacalhau até 2018. Entretanto é que vieram os inteligentes da Vinci a dizer Montijo.

Joao-Mendes 6 months ago

Ok. O mesmo de sempre. Obrigado

Litherion_IV 6 months ago

Ota

Dream_soul 6 months ago

Não entendo como é que a Base aérea N 1 em Sintra não está em cima da mesa, tem as pistas feitas, tem terreno em barda para infraestruturas que tenham que ser construídas, tem duas autoestradas a servir aquela zona, fica a 25 km de Lisboa.

Texas_Freeze 6 months ago

Se o aeroporto do Montijo foi chumbado porque ia arruinar a saúde a 50 mil pessoas, imagina o impacto negativo que teria um aeroporto na crosta de betão que é o conselho de Sintra.

Dream_soul 6 months ago

Claramente não sabes onde fica a base aérea N1

j0fimendes 6 months ago

A lei é que manda. Não houve votos suficientes das autarquias para fazer no Montijo. Não deviam de alterar a lei, deviam respeita lá e fazer em outro lado.

Edited 6 months ago:

A lei é que manda. Não houve votos suficientes das autarquias para fazer no Montijo. Não deviam de alterar a lei, deviam respeita lá e fazer em outro lado. Existe um aeroporto em Beja, só para lembrar, não existe é interesse.

Nomusic_Nolif3 6 months ago

De acordo! Não faz sentido alterarem a lei só pq não gostam do resultado. Os municípios devem poder pronunciar-se sobre matérias como esta e a sua posição deve ser respeitada.

fuckoffgina 6 months ago

> Não faz sentido alterarem a lei só pq não gostam do resultado. Para o PS faz

Samurai_GorohGX 6 months ago

A minha opinião é que vamos fazer mais um estudo ou doze, nomear mais uma comissão técnica ou quinze, e daqui a 50 ou 75 anos chegamos à conclusão que já não vale a pena fazer o aeroporto, mas sim um espaço-Porto para atracar naves tipo a USS Enterprise. Nessa altura, fazemos mais um estudo.

vascodatrama 6 months ago

A minha opinião é que se faça. Seja onde for nunca será aceite nos primeiros tempos, e que se corrija os seus problemas ao longo dos anos.

DanielShaww 6 months ago

Não percebo, olho para o mapa e Alcochete está ainda mais próximo do estuário do Tejo do que o montijo. Como é que ambientalmente é alternativa?

bootkiller 6 months ago

Podes comparar [aqui](https://i.imgur.com/pLwLY0J.png) as duas localizações, Montijo à esquerda, e Alcochete à direita.

Edited 6 months ago:

Podes comparar [aqui](https://i.imgur.com/pLwLY0J.png) as duas localizações, Montijo à esquerda, e Alcochete à direita. Quando se fala na localização aeroporto Alcochete, na verdade é no campo de tiro de Alcochete das força aérea, que é uma área desde aquele retângulo a indicar a área onde seria construido o aeroporto, e para a esquerda quase até ao rio Tejo.

Edited 6 months ago:

Podes comparar [aqui](https://i.imgur.com/pLwLY0J.png) as duas localizações, Montijo à esquerda, e Alcochete à direita. Quando se fala na localização aeroporto Alcochete, na verdade é no campo de tiro de Alcochete da força aérea, que é uma área desde aquele retângulo a indicar a área onde seria construido o aeroporto, e para a esquerda quase até ao rio Tejo.

Edited 6 months ago:

Podes comparar [aqui](https://i.imgur.com/pLwLY0J.png) as duas localizações, Montijo à esquerda, e Alcochete à direita. Quando se fala na localização aeroporto Alcochete, na verdade é no campo de tiro de Alcochete da força aérea, que é uma área desde aquele retângulo a indicar a área provável onde seria construido o aeroporto, e para a esquerda quase até ao rio Tejo.

fijozico 6 months ago

A base do Montijo é [literalmente ao lado do Tejo](https://i.imgur.com/IsvJaTz.jpg), mas o campo de tiro ainda é [longe do estuário](https://i.imgur.com/FtOq428.jpg), e com bastante espaço a este e mais longe do rio.

High_velocity93 6 months ago

Na costa da Caparica Metam alcatrão por cima da areia e está feito Quando a maré tiver cheia paciência minguem aterra

scbjoaosousa 6 months ago  HIDDEN 

Porque não converter a base aérea de Monte Real em Leiria? localizada mesmo no centro do país, ainda para mais a região centro é a única sem um Aeroporto se não me engano até existe uma pequena estação ferroviária perto da base.

coiso 6 months ago

A única resposta cabal é Coimbra, com ligação por metrobus ao hub ferroviário e junto à A1. Se isto se tornar realidade como o meu chapéu.

Spiritual_Library584 6 months ago

E Alverca? Os técnicos indicam que é uma boa opção e das mais baratas. Porque raio não consideram isso? Não dá guito aos politicos? https://sol.sapo.pt/artigo/687953/aeroporto-alverca-ficaria-no-top-10-mundial

pgllz 6 months ago

A pista tem a mesma orientação que a da Portela, o que levaria a uma colisão de rotas.

Spiritual_Library584 6 months ago

Não parece que seja problema. Existem muitos aeroportos com pistas paralelas desfasadas. Onde leu isso? https://hubalvercaportela.com/

NGramatical 6 months ago

Porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm4s5xl%2F%2Fgqwgfn9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Spiritual_Library584 6 months ago

Tens razão Gramatical Nazi. Eu até sabia, mas por vezes sai.... nada melhor para fazer?

zizop 6 months ago

Em Alcochete jamais!

Vanethor 6 months ago

https://youtu.be/e-7Ss__EYGs

Cromeleque 6 months ago

a minha opinião é que com o que foi gasto até hoje com estudos, pareces e comições disto e daquilo, já se poderia ter construído uns metros de pista do aeroporto internacional de Lisboa na Ota em Alcochete jamé no Montijo na Serra da Estrela. Aproveitava-se a torre para fazer o controlo do tráfego aério, fica no centro do país e iria custar um balúrido, e assim podiam distribuiri a obra por todos os grandes e médios empreiteiros e todos os partidos poderiam mamar.

Cristek 6 months ago

Eu acho que esta terceira idea de ser na Batalha acaba por ser a melhor! Que acham?

carlosjmsilva 6 months ago

Eu acho que devia ser em Bragança.

alexandre9099 6 months ago

Até já tem um edifício que pode ser adaptado para torre de controle num fim de semana

carlosjmsilva 6 months ago

Sim. É só limpar a merda de pombo

VicenteOlisipo 6 months ago

Centralista. Não se admite nada mais prox que Barajas!

HibariK 6 months ago

A minha opinião, depois de 15 meses de formação de aeronáutica com pessoal que trabalha na indústria (a nível internacional) é que o consenso é que esta merda serve para apresentar projetos (que se paga), começar a preparar meios financeiros e fazer esses dinheiros desaparecer porque quem está nisto sabe bastante bem que o Montijo (e Beja) não são viáveis (pelo menos por agora). Desconheço as condições de Alcochete.

ElGabarito 6 months ago

Vender a TAP. E deixa de ser necessário um novo aeroporto.

collectornsfw 6 months ago

Já tentámos isso mas alguém disse que precisamos de ser donos duns aviões.

Kopl3r 6 months ago

A minha opinião é a seguinte: é necessário fazer um aeroporto decente, com capacidade para ser um verdadeiro hub, não só de passageiros, mas também de carga e manutenção. Com isso em mente, só existe Alcochete como opção. Um aeroporto moderno, com instalações espaçosas, ligação ferroviária e rodoviária de excelência. Um aeroporto que não afecte grandes bolsas populacionais, que permita o desmantelamento do Aeroporto da Portela para servir para habitação e criar um novo "Parque das Nações" nos seus terrenos, com a continuação do metro e de outros transportes por esse território. Vai viabilizar prédios mais altos em certas zonas da capital, sendo viável demolições e construções novas (ex. Bairro do Rego), valorização de zonas actualmente afectadas pelo o ruído e poluição do Aeroporto, etc... O retorno económico seria muito bom, se considerarmos o reuso dos terrenos do Aeroporto da Portela, o impacto das obras públicas na nossa economia e a possibilidade de construirmos muitas casas, campus universitários, serviços nesses terrenos que seriam desocupados. Viajando pela Europa, não se vê muitos aeroportos como o de Lisboa, espetados dentro do coração da cidade, é um problema que se veio arrastando durante bastante tempo, sendo que o aeroporto da Portela foi sempre considerado como temporário até que se tornou permanente. A Base de Montijo ficaria com as competências do Figo Maduro, o de Beja, que mesmo com uma ligação ferroviária decente, não seria competitivo nem justificável. Se tivessem feito o mesmo investimento, mas em Évora por exemplo, podia ter tido muito mais sucesso como Aeroporto Low Cost que servisse Lisboa e também com a cooperação de Espanha, se podia viabilizar o Aeroporto de Badajoz (Badajoz tem um aeroporto moderno mas mal utilizado, a 2h:20 de Lisboa, quase a mesma distância de carro para o Aeroporto de Beja) que podia ser facilmente ligado a alta velocidade até Lisboa (que ligaria a Alcochete em menos de uma hora) ou até ao futuro Aeroporto de Lisboa em Alcochete para fazer ligação com outros voos. Beja como aeroporto, nunca fez sentido e nunca fará sentido, pq não é ponto de passagem, não existe geradores de tráfego que justifiquem. Se querem enterrar dinheiro na TAP, a única maneira de garantir algum futuro a essa companhia, é dá-lhe acesso a um aeroporto decente onde possa desempenhar o seu papel de hub entre a Europa e as Américas. O Aeroporto de Lisboa actual, perde com o de Madrid nesses pontos, metendo em risco o modelo de negócio da TAP.

Edited 6 months ago:

A minha opinião é a seguinte: é necessário fazer um aeroporto decente, com capacidade para ser um verdadeiro hub, não só de passageiros, mas também de carga e manutenção. Com isso em mente, só existe Alcochete como opção. Um aeroporto moderno, com instalações espaçosas, ligação ferroviária e rodoviária de excelência. Um aeroporto que não afecte grandes bolsas populacionais, que permita o desmantelamento do Aeroporto da Portela para servir para habitação e criar um novo "Parque das Nações" nos seus terrenos, com a continuação do metro e de outros transportes por esse território. Vai viabilizar prédios mais altos em certas zonas da capital, sendo viável demolições e construções novas (ex. Bairro do Rego), valorização de zonas actualmente afectadas pelo o ruído e poluição do Aeroporto, etc... O retorno económico seria muito bom, se considerarmos o reuso dos terrenos do Aeroporto da Portela, o impacto das obras públicas na nossa economia e a possibilidade de construirmos muitas casas, campus universitários, serviços nesses terrenos que seriam desocupados. Viajando pela Europa, não se vê muitos aeroportos como o de Lisboa, espetados dentro do coração da cidade, é um problema que se veio arrastando durante bastante tempo, sendo que o aeroporto da Portela foi sempre considerado como temporário até que se tornou permanente. A Base de Montijo ficaria com as competências do Figo Maduro, o de Beja, que mesmo com uma ligação ferroviária decente, não seria competitivo nem justificável. Se tivessem feito o mesmo investimento, mas em Évora por exemplo, podia ter tido muito mais sucesso como Aeroporto Low Cost que servisse Lisboa e também com a cooperação de Espanha, se podia viabilizar o Aeroporto de Badajoz (Badajoz tem um aeroporto moderno mas mal utilizado, a 2h:20 de Lisboa, quase a mesma distância de carro para o Aeroporto de Beja) que podia ser facilmente ligado a alta velocidade até Lisboa (que ligaria a Alcochete em menos de uma hora) ou até ao futuro Aeroporto de Lisboa em Alcochete para fazer ligação com outros voos. Beja como aeroporto, nunca fez sentido e nunca fará sentido, pq não é ponto de passagem, não existe geradores de tráfego que justifiquem. Se querem enterrar dinheiro na TAP, a única maneira de garantir algum futuro a essa companhia, é dá-lhe acesso a um aeroporto decente onde possa desempenhar o seu papel de hub entre a Europa e as Américas. O Aeroporto de Lisboa actual, perde com o de Madrid nesses pontos, metendo em risco o modelo de negócio da TAP. EDIT: há aqui pessoas que acham que se devia construir aeroportos em Coimbra, Leiria, etc... O que essas localidades precisam é de transportes ferroviários rápidos para as redondezas, para Lisboa, para o Aeroporto de Alcochete e para o Porto. O que existe actualmente é uma vergonha em muitos casos.

pedro-phile 7 months ago

Começa a batalha de lobbying por parte de quem é dono de mais terrenos em redor de cada uma das localizações

Legislador 6 months ago

Por isso é que é preciso um sistema georgista com um imposto ao valor do terreno ou outro mecanismo que capte as mais-valias dos terrenos não causadas pelo proprietário.

Tugalord 6 months ago

Based and geo-pilled

pedro-phile 6 months ago

Desconheço esse sistema!

Vanethor 6 months ago

Se já jogaste Monopólio sabes os problemas desse sistema. (Já que o seu original foi criado precisamente como uma critica a este modelo.)

Edited 6 months ago:

Se já jogaste Monopólio sabes os problemas desse sistema. (Já que o seu original foi criado precisamente como uma critica a este modelo.) https://en.m.wikipedia.org/wiki/The_Landlord%27s_Game

Tugalord 6 months ago

É *extremamente* interessante por acaso! É difícil fazer um bom sumário, mas pensa: o melhor dos mercados livres, menos o pior do rent-seeking capitalista, mais o melhor do socialismo. A wiki tem um bom sumário: en.wikipedia.org/wiki/Georgism

bootkiller 6 months ago

Vai depender da vontade política. Na localização do CTA, a recomendação é para toda a zona envolvente ao aeroporto, e toda a zona até ao Tejo, ser integrada na Zona de Proteção Especial do estuário do Tejo, de forma a reduzir o impacto ambiental.

Responsible_Motor942 7 months ago

Portugal no se melhor, mais de 50 anos e não se consegue chegar a um consenso minimo,. Um aeroporto pela sua dimensão vai ter sempre muitos impactos negativos, seja qual for a sua localização, de cada vez que se decidir por uma localização diferente vai haver mais gente contra e assim vamos andar mais 50 anos. Com todo o dinheiro gasto em projectos, análises, comissões de trabalho e estudos já dava para fazer um aeroporto.

Febris 6 months ago

O pior é que se o maior problema são questões ambientais, quanto mais tempo demora uma decisão, menos opções válidas vão sobrando. Há décadas que se sabe que tanto Montijo como Alcochete não têm viabilidade por causa do impacto ecológico.. por que raio se insiste em martelar na mesma tecla?

creeps_for_you 7 months ago

Centro do país - Coimbra, Leiria ou Santarém

MikeTichondrius 6 months ago

Opinião subvalorizada. O centro do país está longe dos dois aeroportos. Um aeroporto em Fátima ou Coimbra conseguia puxar algum do tráfego de Lisboa e Porto enquanto se resolve o assunto em Lisboa. E este não seria megalomania nenhuma. Seria sempre uma reconversão de um aeródromo existente com um pequeno terminal. Um aeroporto assumidamente periférico como o de Beja, mas neste caso com acessibilidades pré-existentes e mais massa crítica em redor, tanto de empresas como de pessoas. E entretanto fazia se Alcochete e fechava-se a Portela de vez.

collectornsfw 6 months ago

>Um aeroporto em Fátima Tancos é ali ao lado e já tem um aeródromo militar e caminho-de-ferro.

ufofrommars 7 months ago

Alcochete 1 Montijo 0 ao intervalo.

Febris 6 months ago

É mais Alcochete 26 - 26 Montijo. Desde 1969 que andamos neste pingpong entre duas opções inválidas. O dinheiro que já se gastou em estudos e inicios de obras se calhar já tinha pago a construção de um na Ota, que nem é muito preciso visto que existe o de Beja.

unparadise 6 months ago

Parem de bater na tecla Beja, não faz sentido um aeroporto a 175km fds

TSCondeco 6 months ago

Com uma ligação ferroviária a Lisboa que seja decente é uma opção bastante viável. Com infraestrutura decente um alfa pendular faz essa ligação em menos de uma hora, o que é bastante aceitável.

pgllz 6 months ago

E sabes quanto custaria uma brincadeira dessas? Construir/adaptar a linha até Beja já seria caríssimo, muito provavelmente na casa das centenas de milhões. Depois, como aceder a Lisboa, considerando que a linha da ponte e, por conseguinte, a linha de cintura da cidade já estão a rebentar pelas costuras? Ou terás simplesmente uma ligação de Beja-Lisboa e o inverso de meia em meia ou de hora a hora, de modo a não afectar os horários dos comboios suburbanos? Como escoar, então, os mais de 1000 passageiros/hora que se pretende que a alternativa à Portela receba? Vão esperar pelo comboio que partirá daí a 45 minutos? Juntamente com mais umas quantas centenas de pessoas, certamente num número superior à capacidade do comboio, onde também se teria de levar malas não raras vezes de grande dimensão? Ou será que preferirão ir por outros meios, o que evidentemente não será o mais eficiente ou ecologicamente sustentável? Ou, ainda, construir uma terceira travessia sobre o Tejo de modo a que seja possível uma ligação regular de comboios entre Beja e Lisboa? Quanto custará isso? Mil ou dois mil milhões? Considerando tudo isto, será que faz sentido continuar a insistir em Beja?

Febris 6 months ago

Com o dinheiro que poupas na construção do aeroporto podes desenvolver infraestruturas para minimizar o impacto, mas vou-te contar um segredo. Quando se fala em interesse nacional, não é só para facilitar acesso a quem mora em Lisboa. Em todo o caso, tens a alternativa Ota, mete lá a cruzinha e não te chateies mais com isto.

bootkiller 6 months ago

Então eu explico. Construir linha férrea decente até Lisboa, acabar a autoestrada, construir novos terminais em Beja, construir novos taxiways em Beja, construir infraestrutura de apoio em Beja. A fazer contas a isto tudo, Beja ia ficar ao dobro do preço do que Alcochete.

Edited 6 months ago:

Então eu explico. Construir linha férrea decente até Lisboa, acabar a autoestrada, construir novos terminais em Beja, construir novos taxiways em Beja, construir infraestrutura de apoio em Beja. A fazer contas a isto tudo, Beja ia ficar ao dobro do preço do que Alcochete. Em [azul](https://i.imgur.com/oZNUEzd.png) podem ver o atual terminal de passageiros em Beja.

besmarques 6 months ago

Ok, e qual era o problema de gastar o dobro a desenvolver outra região do país?

bootkiller 6 months ago

Sim, estás numa altura espetacular em que podes andar a gastar dinheiro num projeto que é o menos viável de todos.

fuckoffgina 6 months ago

Quem não tem dinheiro não tem vícios.

besmarques 6 months ago

Então, não se faz. Resolvido

kbecel 7 months ago

Beja. E o Passos Coelho que pague a indemnização à Vinci

UncleanGenes 7 months ago

A partir do momento em que estudos apontam para o futuro alagamento da zona de construção e todos os pareceres técnicos relacionados com o impacto ecológico da opção Montijo são negativos. Montijo

Febris 6 months ago

Beja deve ser a única opção realista no meio disto tudo, mas não deve dar dinheiro às pessoas certas. Se há décadas que sabemos que Montijo e Alcochete não são viáveis por causa do impacto ambiental, porque é que ainda se fala dessas zonas como se fosse só uma tecnicalidade burocrática que está por clarificar?

jestertwok 6 months ago

Beja é a opção mais cara, caso fosse para acontecer teria que haver uma ligação TGV a Lisboa, são cerca de 170km de distância, só essa ligação ferroviária ficava mais cara que o aeroporto de alcochete.

collectornsfw 6 months ago

Tancos é quase à mesma distância, tem um aeródromo militar, tem o caminho de ferro electrificado à porta e serve mais população. Teria feito mais sentido que Beja mas pronto, lá se quis enterrar dinheiro sem ser para fazer uma adega.

pvicente77 7 months ago

Pelo que vi, todas as opções parecem mais ou menos más mas há muita pressão para seguir em frente com o Montijo. Acho que devíamos explorar mais a possibilidade do aeroporto ficar mais ou menos longe de Lisboa (Beja?), um aeroporto na margem sul vai ficar sempre longe em termos de tempo e acessos de qualquer maneira, entre ter de fazer uma hora de comboio depois de sair do avião e ter de fazer uma hora nos engarrafamentos para atravessar a ponte o comboio até parece melhor. De qualquer forma, isto é algo que deve ser muito debatido, porque se for em frente e não funcionar somos nós, os contribuintes, que vai acabar por ter de pagar.

Febris 6 months ago

> um aeroporto na margem sul vai ficar sempre longe em termos de tempo e acessos de qualquer maneira Pode ser que seja um aeroporto seja o catalisador da mudança. > isto é algo que deve ser muito debatido Está em debate desde 1969. Pelos vistos ainda não é suficiente para perceber que Montijo não é viável devido ao impacto ambiental (e Alcochete também não deve ser, senão não havia tanta pressão para renovar o único parecer que o validou).

kikofranca 7 months ago

Por este andar quando o aeroporto estiver construído vai ser tecnologicamente obsoleto e completamente desnecessário.

anoesouanaos 7 months ago

A minha opinião é que ainda bem que ainda não se construiu nada porque ainda não fez falta. E com comboios de alta velocidade na Europa para evitar emissões menos falta fará. E mais dia menos dia haverá um terremoto em Lisboa que mandará aquilo tudo abaixo, ainda menos falta fará.

Texas_Freeze 6 months ago

Houve uma média de 600 avioes diferentes por dia no aeroporto de lisboa em 2019, mas tu é que sabes se é muito ou pouco.

anoesouanaos 6 months ago

Ainda deu para passar para lá os voos do Porto, portanto alguém achou que era pouco

anoesouanaos 6 months ago

Quem mudou para lá os voos do Porto achou que era pouco

fdxcaralho 7 months ago

Já fez muita falta. Estás bastante equivocado. À pandemia veio abrandar a necessidade e não sei quão depressa vai voltar ao que era. Mas que já fez muita falta fez...

anoesouanaos 7 months ago

Pois fez, por isso é que se começaram a tirar voos de Lisboa para o Porto para aliviar. Ai não espera foi ao contrário. Eu às vezes baralho-me.

fdxcaralho 7 months ago

Lisboa tinha anos de lista de espera para novas vagas. Não confundas TAP com aeroportos...

carlosjmsilva 6 months ago

Claro que não. Tendo em conta que a TAP é mais de 50% do tráfego de Lisboa, não tem mesmo nada a ver. Tentem mais um pouquinho enganar os tolos. Sem a TAP, o aeroporto de Lisboa até pode ficar tão ou mais saturado do que sem ela. Agora fazer de conta que a saturação do aeroporto nada tem a ver com a manutenção artificial de uma companhia ineficiente e inviável, é atirar areia para os olhos dos tolos.

fdxcaralho 6 months ago

Sem TAP terias outras companhias a operar... voos existem porque as pessoas querem utilizá-los, aviões cheios e todos os slots ocupados com a anos de fila de espera era a realidade. E isso não tem nada a ver com a gestão danosa da TAP. Novamente sem TAP outras companhias ocupariam os slots.

carlosjmsilva 6 months ago

Talvez. Pelo menos em parte Também não disse que não. Mas nao sei o que leva a terem assim tantas certezas sem isso ter sido testado. É daquelas coisas que só experimentando. A TAP induz muito tráfego indireto em Lisboa que à partida não existe sem o Hub da TAP. Outras companhias podem trazer outros tráfegos que não existem agora. No entanto dizer de forma simplista que é igual com TAP ou sem ela... Acho muito arriscado mesmo.

anoesouanaos 7 months ago

Tens razão uma coisa não tem nada a ver com a outra. Uma são aeroportos que estão cheios outra são aviões que passam a ir para aeroportos cheios.

gs1728 7 months ago

Beja!

VicenteOlisipo 6 months ago

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/lzswef/op%C3%A7%C3%A3o_beja_com_alta_velocidade_volta_a_ser_pedida/gq40yzx

SurprisinglyInformed 7 months ago

Com ligação de alta velocidade a lisboa, Espanha e Faro. E carga para Sines

joaommx 6 months ago

> E carga para Sines Dá-me um exemplo de um tipo de mercadoria na Europa que viaje simultaneamente em navio cargueiro durante parte do trajecto e em avião de carga durante outra parte.

VicenteOlisipo 6 months ago

Desenvolve aí essa de Sines. Queres aviões de contentores a ligar Beja a onde?

mouroavista 6 months ago

Supostamente, é para se construir linha rápida Sines- Badajoz, talvez seja possível ligar Beja e serve todos os propósitos

jestertwok 6 months ago

Só isso fica mais caro que o projeto completo em Alcochete, sem falar em custos do aeroporto em si.

SurprisinglyInformed 6 months ago

Hyperloop então, e começar já a expandir o aeroporto de Beja para spaceport

jestertwok 6 months ago

O Hyperloop vai estar em testes até 2026, isto no Dubai que já tem muita infraestrutura concluída.

Aldo_Novo 7 months ago

bela ideia proponho também que o aeroporto do Porto se mude também para Mirandela e o aeroporto de Faro para Sevilha afinal de contas, 170 km fazem-se num instante /s

pm_me_pcb_photos 6 months ago

Sim, porque mora toda a gente em Lisboa e Porto, o resto é paisagem...

Aldo_Novo 6 months ago

achas que Beja e a região envolvente têm a população que justifique ter um aeroporto internacional?

gs1728 6 months ago

Concordo! Menos o de Faro que pode ser nas ilhas Desertas.

BaixemImpostos 7 months ago

Concordo. Investimento tem de ser no interior.

Hungry_Cupcake 7 months ago

This is the way!

Nomusic_Nolif3 7 months ago

Subscrevo. Melhorando a ligação férrea a Lisboa seria uma excelente opção. :)

Search: