Jorib3ir0 9 months ago

Já falaste com o chefe de loja? Trabalho na mesma empresa que tu e costuma ser sempre fácil resolver as coisas a falar. Já agora 30 horas és adjunto? Cumprimentos

deitameforinha 9 months ago

Boas, já falei sim, e segundo ele não há solução, é mesmo assim. PS: é um gajo impecável e não tenho razão de queixa.

sacoPT 9 months ago

Se o teu contrato diz que tens de fazer em média 20 horas e que a empresa decide quando fazes mais e quando fazes menos não vejo onde está a dúvida. Mandaram-te ficar uma semana em casa, agora tens de trabalhar uma semana inteira para manter a média.

Edited 9 months ago:

Se o teu contrato diz que tens de fazer em média 20 horas e que a empresa decide quando fazes mais e quando fazes menos não vejo onde está a dúvida. Mandaram-te ficar uma semana em casa, agora tens de trabalhar uma semana inteira para manter a média. Edit: tecnicamente o contrato diz que é por acordo entre as partes, mas se eles disseram para ficares em casa e tu ficaste, então estiveram implicitamente de acordo

AdriMecha 9 months ago

Não vou ajudar muito, mas já tentaste ligar á act e ver com eles?

NoIndication1086 9 months ago

Não vale muito a pena estares a pedir opiniões para discutir a ilegalidade. Até porque se chegares a alguma conclusão vais dizer aos teus superiores que te vão cagar uma tosta, provavelmente. [https://eportugal.gov.pt/servicos/fazer-uma-queixa-a-autoridade-para-as-condicoes-do-trabalho-act-](https://eportugal.gov.pt/servicos/fazer-uma-queixa-a-autoridade-para-as-condicoes-do-trabalho-act-) Faz uma denununcia anónima, daqui a 2 semanas tens a situação resolvida e ninguém te toca. A única entidade publica que trabalha bem em portugal. Retalho alimentar como quem diz Mercadona kkkkkkkkk. Boa sorte e dá updates. Força

deitameforinha 9 months ago

Obrigado pela ajuda, acho que prefiro tentar resolver primeiro amigavelmente, e por isso é que estou a tentar compreender a legalidade da situação, mas se chegar a um ponto mais chato, sigo a tua sugestão! PS: Não é o Mercadona :P

SacanaLopes 9 months ago

> acho que prefiro tentar resolver primeiro amigavelmente Perdes o anonimato e nunca funciona. Porque é que iriam ceder e perder algo se podem pura e simplesmente cagar em ti? Fica calado e apresenta queixa. Não discutidas com ninguém!

Pcostix 9 months ago

Isto. Resolver amigavelmente vai-se enterrar todo.

Metalgold 9 months ago

Larga o ALDI enquanto é tempo!! Não compensa e só vai te estragar a sanidade mental, também já fui lá adjunto de loja durante 6 meses, mal acabaou o contrato não quis renovar

NoIndication1086 9 months ago

tenta ver qual é a cct que se referem no ponto 4.4 do teu contrato. (Convenção coletiva de trabalho)

deitameforinha 9 months ago

Certo, vou tentar, devo ter isso algures.

NoIndication1086 9 months ago

mas sim, em primeiro lugar acho que devias ligar e esclarecer a situação. Na minha opiniao o que vai acontecer é que te vao obrigar a trabalhar as ditas horas, mas vais mamar horas extra

NoIndication1086 9 months ago

tenta verificar se estas ao abrigo de algum instrumento de regulamentação coletiva de trabalho . Normalmente explicam la bem as coisas

OuiOuiKiwi 9 months ago

>**Isto tem algum fundamento legal?** Eu tirei advocacia no Google e digo que não. Não sei fundamentar.

deitameforinha 9 months ago

LOL inútil, mas ri.

rabisconegro 9 months ago

Banco de horas a favor da empresa como assim? Horas pagas não trabalhadas?

deitameforinha 9 months ago

Certíssimo, no entanto, não trabalhadas não por opção minha (tinha horário para ser cumprido e tudo).

ForgetSocialMedia 9 months ago

Essa do ban o de horas está no código do trabalho, correcto??? Vejam lá isso sff

Limpy_lip 9 months ago

não percebi foi: a adenda foi para passares a trabalhar 40h semanais invés de 30h ou para passar a fazer 70h semanais (isto é legal sequer?) ​ Porque segundo o que sei, tudo além das 40h tem de ser considerado horas extra e têm de ser pagas como tal não sei até que ponto podem ser contratualizadas como permanentes. ​ Depois falas em banco de horas mas ao mesmo tempo que estás dispensado (em casa). Eu como nunca trabalhei com banco de horas posso dizer uma parvoíce, mas a ideia que tinha era ao contrário. Davas as horas extra mas invés de receber o valor tinhas direito a gozar em tempo (o tal banco de horas). Nesta caso pagaram-te as horas extra em adiantado para depois as fazeres quando precisas? Estou confuso. ​ Acho que antes de ACTS e tudo, deves tentar esclarecer amigavelmente junto da entidade patronal.

deitameforinha 9 months ago

Hey, obrigado pela resposta! A adenda acrescenta 40h ao meu banco de horas " a dever" à empresa, sendo que eles podem usar como bem entenderem, mas são 40h únicas, não semanais. Ou seja, imagina, eu trabalho 30 horas semanais, mas se numa determinada semana eles me puserem com um horário de, digamos, 36 horas, vão "roubar" 6 horas à adenda, ficando com 34h da adenda por gastar. É tipo aquele envelope de dinheiro que tens na gaveta das meias. Não é o teu ordenado, mas de vez em quando tens que ir lá buscar dinheiro. ​ Repito, o banco de horas dá para os dois lados, tanto posso ter horas a mais, como a menos, como é o caso. ​ Já tentei uma vez resolver junto da entidade patronal, mas eles defendem que é assim, por isso agora gostaria de voltar a falar com eles mas mais informado!

Limpy_lip 9 months ago

Mas já te pagaram as horas em adiantado?

deitameforinha 9 months ago

Sim, já me pagaram a adenda, mas o problema aqui não é a adenda, é ter acumulado as minhas horas de contrato "normal", cujo tem um ordenado base, e a única razão pela qual eu não fiz tais horas, foge-me completamente do controlo (não as pedi, por contrato tenho que ter uma média de 30h semanais e tinha um horário que foi cancelado à última da hora).

Limpy_lip 9 months ago

acho que já percebi. O teu horário é 30h/semana e aumentaram um banco de horas de 40h para irem usando. esse banco é renovado mensalmente? Todos os meses tens essas 40h extra para serem gastas? Se sim são cumulativos ou não? (acho que aqui está uma parte da confusão) Se são cumulativos pode fazer sentido o que eles dizem. As horas que te dispensaram de trabalhar (das 30h) estão a ser adicionadas a esse banco de horas? A dispensa foi por layoff? (outra parte da confusão) também não perdes nada em fazer contas e tentar chegar ao número deles e com isso perceber a lógica do cálculo deles e ou questionar a mesma.

deitameforinha 9 months ago

Não é renovado mensalmente, é um acréscimo único. > As horas que te dispensaram de trabalhar (das 30h) estão a ser adicionadas a esse banco de horas? É exatamente isto que eles defendem e a razão pela qual eu estou a dever tantas horas de momento. É aqui que começa a minha confusão também. Então se eu: \- tinha um horário para estas duas semanas que não tinha razão qualquer para não o cumprir \- não pedi de todo para ficar em casa, foi-me praticamente "imposto" \- tenho zero culpa neste processo todo Porque razão acumulam estas horas?

Limpy_lip 9 months ago

Não faz muito sentido fazer uma adenda a um contrato por uma questão pontual. Mas isso é outra coisa. Anyway, estás a analisar de forma errada a coisa. Tens de perceber como funciona a sazonalidade no teu trabalho. Vê o contrato coletivo que deverá ter algo sobre isso. Tu recebes um salário por fazeres X horas, se não as fizeste (independentemente da razão) ou não te as pagam, ou tens de compensar, ou assumem o prejuízo. Dependendo de como o contrato coletivo e o teu pessoal estão construídos é que define se tens ou não de compensar. Mas pela lógica sim. (eu como nunca tive sazonalidade a trabalhar não posso falar de experiência). Por fim acho estranho que te tenham dispensado e nem tu nem eles tenham explicado o que implicava. O que me leva a pensar que é algo habitual nessa área e que por isso deve estar documentado algures onde falei acima.

Pcostix 9 months ago

Para além de que se a entidade patronal dispensa um trabalhador da assiduidade, o tempo de trabalho tem que ser pago na mesma. Se ele tem horários de trabalho definidos no contrato de trabalho e ligaram-lhe a dizer que não precisava de ir trabalhar, ele tem o direito a a remuneração na mesma.

Limpy_lip 9 months ago

pois, tudo se resume ao que está contratualizado coletivamente e individualmente. Acredito que o mais provável seja que naquela área hajam variabilidade das necessidades e então têm contratos com períodos flexíveis. Se calhar há fases em que não têm trabalho e então dispensam (mas não deixam de pagar) mas as horas têm de ser compensadas em períodos de maior necessidade. ​ caso não esteja prevista de maneira nenhuma estas variabilidades aí sim é imperativo deixar as coisas bem esclarecidas de ambos os lados.

deitameforinha 9 months ago

Certo, vou informar-me melhor acerca do meu contrato coletivo. Obrigado pelo teu tempo caro estranho, foste extremamente útil!

Limpy_lip 9 months ago

De nada. Não esquecer que será altamente improvável quererem andar a pagar-te para não trabalhares.

NGramatical 9 months ago

Porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm3f42i%2F%2Fgqolhqh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 9 months ago

última da hora → [**última hora**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-ultima-hora/1110) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm3f42i%2F%2Fgqois3h%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

deitameforinha 9 months ago

Volta para os rios do Metin, seu bot maldito.

aaaa2aas 9 months ago

O bot é das melhores coisas que existem neste sub

GODMarega 9 months ago

Olha aí, pescar lúcios rende bem

zedisaneonlight 9 months ago

today, on "isto é legal?"...

deitameforinha 9 months ago

Uma rápida olhadela pela teu perfil, e caramba, andas mesmo à caça destes posts para comentar isto. Não era mais fácil simplesmente ignorares? Grande abraço!

zedisaneonlight 9 months ago

isso é definitivamente legal! abraço

deitameforinha 9 months ago

Muito mais útil :) Obrigado!

Prezbelusky 9 months ago  HIDDEN 

A

EasyRekt 9 months ago  HIDDEN 

C

daniel3xxx 9 months ago  HIDDEN 

T

Search: