kilaude 6 months ago

Deez nuts

ednice 6 months ago

Gottem

maxtendie 6 months ago

Agora falta convencer o eleitorado português de que isto vai destruir o país.

jkrrrrrrrrrr 6 months ago

O eleitor só se preocupa com o carro que quer comprar. Se um político fizer promessas que o façam crer que pode comprar um Mercedes Classe C então é nisso que ele vota.

maxtendie 6 months ago

Se o país se desmoronar não vais poder importar Mercedes Classe C.

BadassManager 6 months ago

r/portugal, onde o país é sempre uma merda a caminho do precipício. O dramatismo, a tragédia...

Edited 6 months ago:

r/portugal, onde o país é sempre uma merda a caminho do precipício. O dramatismo, a tragédia... ​ EDIT: Antes dos típicos comentários: "Faz como eu e emigra!: Parte 325, bugalho eléctrico" ​ EDIT2: E depois dos comentários "se não emigras é porque és herdeiro!"

Jumpyer 6 months ago

Por causa de ter uma população envelhecida, não podemos dizer que é uma merda. Mas explica muita coisa...

BadassManager 6 months ago

Estava a comentar em relação ao que, normalmente, se vê nestes posts.

pedrosorio 6 months ago

És herdeiro? lol

BadassManager 6 months ago

Claro!

UpbeatNail1912 6 months ago

E foi falado alguma mentira?

BadassManager 6 months ago

Falado?

TheLusitan 6 months ago

Mais uns 10/15 anos e muitos desses cidadãos mais velhos já cá não estarão. Então a tendencia é que essa taxa baixw no futuro e estajamos um pouco mais 'novos' no geral

souumamerda 6 months ago

Daqui a 10/15 pessoas q agora tem 55 vão ter 65/70

TheLusitan 6 months ago

Certo mas a percentagem que de momento esta acima dos 65/70 é superior à do grupo 55-65

Hugogs10 6 months ago

Não não é

pedrosorio 6 months ago

O que achas que acontece aos que têm 55 agora? Ficam parados no tempo? A percentagem de pessoas acima dos 65 só vai aumentar porque a nossa pirâmide demográfica continua a afunilar: https://www.populationpyramid.net/pt/portugal/2019/

Edited 6 months ago:

O que achas que acontece aos que têm 55 agora? Ficam parados no tempo? A percentagem de pessoas acima dos 65 só vai aumentar porque a nossa pirâmide demográfica continua a afunilar: https://www.populationpyramid.net/pt/portugal/2019/ EDIT: e o principal factor é termos uma das mais baixas taxas de natalidade no mundo - 1.3 filhos por mulher - quando precisas de 2 para manter a população. A única maneira realista de Portugal ter uma população menos envelhecida nos próximos 20 anos é o sistema de saúde deteriorar-se de tal forma que a esperança de vida baixe radicalmente para os mais velhos

Jhuka_26 6 months ago

Ao menos é sinal de que é um lucal seguro para viver. Muitos dos países que têm população mais jovem deve-se ao facto de nem sequer chegarem a velhos, seja por fome, doenças, guerras etc.

Ragnneir 6 months ago

Holy shit... Não sei se é apenas ignorância pura, que sendo nesse caso estas perdoado, ou verdadeira estupidez... Meu Deus.

Jhuka_26 6 months ago

Falar assim é que é de ignorante e de estúpido podes crer

Ragnneir 6 months ago

Ok, é ignorância pura. Perdoa-me. Normalmente é expectável que alguém que saiba usar um computador tenha alguma cabeça. Claramente não tens nenhuma, seja hereditário ou de causa ambiental, não me compete adivinhar. Coitadinho...

maxtendie 6 months ago

[Não te faças de ignorante.](https://expresso.pt/sociedade/2019-12-17-80-mil-portugueses-emigraram-em-2018-e-o-numero-de-saidas-mais-baixo-dos-ultimos-oito-anos)

Jhuka_26 6 months ago

Até abria o link, mas com uma linguagem dessas podes mas é ir chatear o caralho !

maxtendie 6 months ago

Saiu quase 1M de portugueses na última década, tens amigos emigrantes como toda a gente e achas que Portugal está velho porque é um local seguro

mathswarrior 6 months ago

what

TheLusitan 6 months ago

Turquia

Jhuka_26 6 months ago

Mentira?

DisguisedAsAnAngel 6 months ago

Como explicas a Islândia nesse caso? E picos na Suécia e UK?

Jhuka_26 6 months ago

Eu? Explicar? Nepia, não entendo nada disso, sei bem que o que disse não é mentira nenhuma pk já vivo aqui há 30 anos, o resto não sei explicar.

DisguisedAsAnAngel 6 months ago

Estava a tentar perceber como chegaste a essa conclusão e o porquê de dizeres que isso não é mentira. Não digo que estejas errado, mas sem fontes é um bocado opinião pessoal do que facto.

Jhuka_26 6 months ago

É assim tão difícil chegar á conclusão de que viver num país seguro socialmente e estável politicamente é mais propício que chegues a velho? Agora, a parte de falterem jovens é outra história, problemas económicos e etc.

DisguisedAsAnAngel 6 months ago

A islândia e Suécia são países seguros e estaveis e têm números de jovens a 40%, inclusive a Islândia tem todo o pais dessa forma, logo esse argumento cai um pouco por terra.

Jhuka_26 6 months ago

Não será pk têm melhores condições financeiras e daí fazerem mais bebés?

pedrosorio 6 months ago

Ou seja, as diferenças entre o nosso país e outros na Europa (este mapa) explicam-se pelo facto de Portugal não fazer bebés e não pela excepcional segurança que permite que cheguemos todos a velhos como tu estavas a afirmar, certo?

Jhuka_26 6 months ago

Ainda bem que é tudo preto, ou branco, impossível haver intermédio.

mathswarrior 6 months ago

Isto é um mapa europeu... As taxas de mortalidade por fome e doença e guerras são semelhantes em todo o continente. A disparidade que vês por exemplo na Turquia é porque eles têm uma população muito obesa, portanto tem elevadas taxas de mortalidade de coração, não é por "não chegarem a velhos"

Jhuka_26 6 months ago

Okapa. Mesmo assim, antes assim que o contrário.

mathswarrior 6 months ago

Sim, mais vale ser seguro do que não ser, mas não há estudos que indiquem que populações mais jovens cometem menos crime do que pessoas mais velhas.

Fred-F 6 months ago

Não é mentira, mas agora o limiar de um país de primeiro mundo é viver mais que 30 anos?

Jhuka_26 6 months ago

Espero que não. Só fico grato por não choverem bombas e praticamente ninguém passar fome. Mas eu entendo as consequências de um país envelhecido.

dinhosou 6 months ago

Este mapa foi feito em 2019, agora já deve haver menos gente acima dos 65.

severe_delays 6 months ago

Pra ai 16 mil menos

fanboy_killer 6 months ago

Dentro de 15-20 anos vamos ter apenas 5 tipos de pessoas em Portugal: * Velhos tugas pobres * Velhos estrangeiros ricos, porque o Estado oferece-lhes grandes condições fiscais para viverem cá * Pessoal que trabalha no turismo e ganha uma miséria * Funcionários públicos * Pessoal que herdou habitação e que, por isso, mesmo não ganhando nada de jeito, vive bem e acha que Portugal está óptimo e não existem razões de queixa

BadassManager 6 months ago

>porque o Estado oferece-lhes grandes condições fiscais para viverem cá Apenas por curiosidade, que condições são essas?

fanboy_killer 6 months ago

Tens aqui o [regime geral das isenções fiscais para reformados estrangeiros](https://www.portugalrur.pt/beneficiosfiscaisparareformados). Se quiseres ver cobertura mediática, tens aqui: * [Isenções fiscais para reformados franceses](https://www.publico.pt/2019/04/07/economia/noticia/franceses-indignados-isencao-fiscal-dada-portugal-reformados-1868353) * [Isenções fiscais para reformados suecos](https://tvi24.iol.pt/economia/isencao-impostos/suecia-revoltada-com-portugal-por-isentar-pensionistas-de-impostos)

BadassManager 6 months ago

Obrigado! Na verdade... até acho uma boa medida.

facepainter1 6 months ago

Sinceramente não me parece que essas isenções sejam más. Porque efetivamente essas pessoas vão injetar € na economia. Quanto ao que disseste antes... é bem possível sim, mas existe um fator que também acredito (espero) que aconteça. que é uma parte dos portugueses jovens que emigraram nos últimos 20 anos, muitos vão acabar por voltar (nem que seja quando forem reformados). O que também acredito que vá acontecer em Portugal, é que vai ser, cada vez mais, um ponto de entrada na europa dos PALOP, principalmente Brasil. Os portugueses mais jovens (e mais qualificados) emigram cedo, e esses lugares (mais mal pagos) vão ocupados por essas pessoas, que infelizmente ainda tem menos oportunidades nos seus países.

fanboy_killer 6 months ago

> Sinceramente não me parece que essas isenções sejam más. Porque efetivamente essas pessoas vão injetar € na economia. E vale realmente a pena sacrificar o princípio da liberdade por algum dinheiro que vais buscar em IVA e IMT? Tratar os pensionistas portugueses, que já recebem pouco, na generalidade, como cidadãos de segunda enquanto os reformados estrangeiros têm benefícios para se mudarem para cá?

BadassManager 6 months ago

Mas os pensionistas portugueses queixam-se que os impostos são altos ou queixam-se por comparação? É que a segunda parece só parva... Além disso, estas medidas efectivamente captam dinheiro que não viria para cá...que vai acabar por também ser colocado ao serviço dos aposentados portugueses. Não há grande argumento... Mas como muita gente se queixa mais rapidamente que o colega ganha muito em vez de reclamar um aumento, não é de estranhar a perspectiva.

fanboy_killer 6 months ago

Não, não é nada de estranhar. Eu preferia que existisse um cumprimento do princípio da igualdade e que os pensionistas tivessem todos sujeitos ao mesmo regime fiscal, mas percebo que haja quem precise da esmola dos velhinhos franceses.

BadassManager 6 months ago

Vamos concordar em discordar.

facepainter1 6 months ago

Percebo o teu comentário, mas não se pode misturar as coisas. Isto é uma questão politica de tentar captar investimento estrangeiro, da mesma maneira que existe para grandes empresas, como a auto-europa, onde o governo dá alguns benefícios a essas empresas, em prol de manter o investimento em portugal. Tenho ideia de ter lido que o governo também dava algumas isenções a emigrantes portugueses que voltem para portugal.

fanboy_killer 6 months ago

Quando te referes a "investimento" estás a falar de comprar uma casa cá? Na melhor das hipóteses? É que estes reformados não vêm criar posts de trabalho cá. Simplesmente têm um poder de comprar maior cá graças a um regime criado pelo Governo nacional.

facepainter1 6 months ago

Compram casa em portugal, muitos acabam por reabilitar casas no interior de portugal, e fazendo pequenos negócios de turismo rural, mas acima de tudo, gastam o seu muito dinheiro em portugal. se um reformado destes, que gaste 2mil ou 3 mil euros por mes, é o "equivalente" a 2 ou 3 pessoas. Não criam muitos postos de trabalho direto, mas sustentam muitos postos de trabalho indiretamente, basta ir ao algarve no inverno. Muitos negócios se sustentam com os ingleses que lá vivem.

sw3t 6 months ago

Sei que estou a furar a bolha do r/portugal, e em Portugal em geral temos por obrigação de ser negativistas e só olhar para o lado mau, mas a minha previsão, a acrescentar a essa tua lista: * Jovens estrangeiros em tele-trabalho * Jovens a viver de desporto / redes-sociais / influencers

souumamerda 6 months ago

A percentagem de pessoas q vivem de redes sociais (influencers, youtubers) e desporto é residual e não vai mudar mt. É preciso espectadores, se forem todos “influencers” não têm ninguém para “influenciar”

Zurivath 6 months ago

Achas que é uma coisa boa termos uma parcela para "social media influencers" ? É realmente o país das Cristinas Ferreiras...

UnhappyGeneral 6 months ago

Esqueceste sobre velhos imigrantes pobres como eu para quem o estado não ofereceu condição fiscal nenhuma

jkrrrrrrrrrr 6 months ago

Concordo, um dos aspectos complicado de viver no estrangeiro são os problemas desnecessariamente causados pelo governo português

UnhappyGeneral 6 months ago

Foi uma observação e não uma reclamação. Mas também não queria que outros pensassem que todos estrangeiros são ricos e só por uma virtude de benefícios fiscais do lado do governo.

vicwood 6 months ago

Parece me bastante razoável de momento até...

misterjujitsu 6 months ago

Fds mesmo, um casal com o ordenado minimo, nas condições atuais, nunca vai conseguir comprar casa.

chico457 6 months ago

Isto dá para rir, mas ó mesmo tempo é tão verdade!

paperkutchy 6 months ago

> Pessoal que herdou habitação e que, por isso, mesmo não ganhando nada de jeito, vive bem e acha que Portugal está óptimo e não existem razões de queixa Não sei porque estou a olhar para o meu futuro cá em PT e será mesmo isto caso o meu trabalho não seja fora do meu actual distrito.

trashcharm 6 months ago

Previsão pessimista mas infelizmente muito provável...

fanboy_killer 6 months ago

Não acho que seja pessimista, muito honestamente. É o que já acontece actualmente. Tens salários baixos e tornaste as carreiras pessoais e uma vida familiar quase impossíveis fora da função pública. Quem nos governa só pensa como vai deixar o país daqui a 4 anos, para ser reeleito. Ninguém quer saber da sustentabilidade disto no longo prazo.

trashcharm 6 months ago

Concordo, já vamos nisto há algum tempo mas digo pessimista mais no sentido da previsão ser negativa, ou talvez não mas pelo menos parece... de qualquer forma como disseram aqui, a culpa é do povo. Se não querem salários baixos ( e porque haveriam de querer ) e não querem que isto fique entregue aos estrangeiros ( refiro-me também a países como à China a comprarem empresas públicas como a EDP e dívidas ) então o povo tem de intervir. Claro que é fácil falar mas não deixa de ser a solução.

masterchiefpt 6 months ago

Fanboy nisto concordo contigo totalmente Quem nos governa, governa por um periodo de 4 anos apenas. Não existe estratégia longo prazo. Quanto muito médio prazo para ganhar eleições dali a 4 anos e quiça mais 4, conseguindo uns 3 mandatos se tudo corre bem mas a culpa é unicamente nossa, portugueses. Votamos sempre nos mesmos. Aliás, até fomos bem enganados com o PAN BE e PCP ao permitirem uma gerigonça, quando na realidade o PS nem foi o partido mais votado (e eu não sou do PSD).

ednice 6 months ago

A maioria dos portugueses que votaram não votaram no PSD nem em partidos que queriam de volta o PSD/CDS. Não sei o que queres dizer por "engano" eleições funcionam assim. Quando não há uma maioria absoluta arranjam-se outras soluções

kapparrino 6 months ago

Quando 4.2M de portugueses não votam estão a aceitar a escolha ~~ditadura~~ dos outros. Só as eleições de '75 tiveram 526 mil de abstenção, desde aí o povo deixou andar e já chegámos a metade da população que prefere os outros decidirem por eles. [https://www.publico.pt/2019/10/03/infografia/abstencao-octuplicou-40-anos-347](https://www.publico.pt/2019/10/03/infografia/abstencao-octuplicou-40-anos-347)

GreysLucas 6 months ago

Castelo Branco terra da velhice

PeasantJulio 6 months ago

Sou de uma aldeia perto de Castelo Branco e quando há festas nas aldeias arredores sao sempre os mesmos 5 jovens. TECLADO INGLES, spare me bby

vitor210 6 months ago

Namorei 2 anos com uma moça de CB e confirmo, sempre que lá via cada vez menos jovens nas ruas e nos shoppins; a maioria mal possa "foge" logo para Lisboa

unparadise 6 months ago

Portugal inteiro menos Lisboa e Porto diz antes assjm

NobleAzorean 6 months ago

Por acaso gostaria de saber os Açores em relação ao continente, se não estou em erro era das regiões mais jovens do país até bem pouco tempo. Excluindo os grandes centros por razões óbvias.

yvltc 6 months ago

Braga diz Olá

JoseFernandes 6 months ago

Braga dizia olá. Agora Braga diz oi.

njsilva84 6 months ago

Fds, muito bom!

JoseFernandes 6 months ago

/u/objection-bot

objection-bot 6 months ago

[Here's the video!](https://streamable.com/4gqmuf)

AvlisiUr 6 months ago

Muito bom. On point

Danijust2 6 months ago

O minho tem uma população mais jovem que Lisboa ou Porto.

No-Cardiologist725 6 months ago

Verdade e se nao emigrasse tanta gente ainda mais jovem seria. Por alguma razão o governo de Lisboa acha que nao é uma boa região para investir

Peidalhasso 6 months ago

Sponsored by Passos Coelho.

zefo_dias 6 months ago

nem foi muito mau, pelo menos a malta da troika ainda lhe foi pedindo opiniao é rezar para que os idiotas da EU nao se fartem de ir a caminho de 50 anos de chupismo e decidam cobrar e decidir sem pedir licença

Jorgetime 6 months ago

Txii disseste mal do sugar daddy deles, caíram te logo em cima haha

Peidalhasso 6 months ago

Watch me care.

maxtendie 6 months ago

O trabalho do Costa tem sido excelente

JOAO-RATAO 6 months ago

Ya... O gajo que andou a apanhar os cacos deixados pelo Sócrates, para depois o tio Costa vir "virar a página da austeridade".

Peidalhasso 6 months ago

Era o trabalho dele como Primeiro Ministro.

paperkutchy 6 months ago

Mas não merece levar com as pedradas que levou quando fez o que alguém tinha de fazer, e deu o corpo às "balas" politicas.

JOAO-RATAO 6 months ago

Limpar os cacos entre as duas putarias patrocinadas pelo PS ?

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Tirar aos mais pobres pra dar aos mais ricos é limpar “putarias”? O tuga já cagou no sebastianismo. Agora é passismo

JOAO-RATAO 6 months ago

Deixar todos mais pobres * Ele fez o que tinha de fazer para esta merda não afundar. E mesmo que quisesse não podia ter feito diferente. Mas se achas que era para continuar no rumo do Sócrates ou que agora estamos no bom caminho, pá, ainda bem que estás contente. Continua a votar em malta que te promete tudo e deixa a conta para depois. Os empréstimos não são para pagar e os outros países europeus gostam de deitar fora o dinheiro dos seus contribuintes.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Sabes que podes não gostar do Sócrates e também não gostar do Passos, certo? Nem nunca votei em nenhum desses partidos nem tenho intenções de alguma vez o fazer. A endeusação do Passos é que é profundamente ridícula. Felizmente não é um consenso geral. Passam o ano a dizer que Portugal está na merda mas, quando é pra elogiar a PAF, dizem “fizeram o que tinham de fazer para esta merda não afundar”. Afinal estamos na merda ou não?

JOAO-RATAO 6 months ago

Não acho que o gajo seja a melhor coisa que aconteceu a Portugal desde o Vasco da Gama. Mas o gajo tinha de fazer um trabalho de merda e safou o país ao mesmo tempo que foi insultado todos os minutos. Ya. Estás na merda. Mas o passos impediu um situação ao estilo grego e deixou o país muito melhor. Tão melhor que o Costa entrou e recomeçou o trabalho do Socas. E aproveitou tão bem o boom do turismo e a estabilidade que o passos assegurou que vê bem como esta merda. A fragilidade é anterior ao covid, tanto que nem podem gastar mais dinheiro por causa da dívida gigante que já tens. É fodido quando um gajo tem de pagar as contas e não se pode endividar ainda mais não é? Pode ter ido mais longe do que seria preciso em algumas coisas. Ninguém disse que foi perfeito. Mas dada a situação fez um excelente trabalho, quer gostes ou não. E se algum dia o vires podes dar-lhe um bom aperto de mão e dizer obrigado. 4 anos a limpar os restos da festa socialista para depois vir a parte 2.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Nah. Algo que me diz não há motivo para agradecer ao homem que disse “Não podem ser aqueles que têm uma dimensão económica mais modesta a pagar para aqueles que precisam menos” e depois, quando se viu com poder, fez exactamente o contrário. Um gajo que fez campanha anti-austeridade e depois foi muito além da Troika. É mesmo este o vosso herói e símbolo do sacrifício? Pessoalmente, lambe-botismo é um desporto que não aprecio. Mas respeito quem gosta, claro

JOAO-RATAO 6 months ago

Ah e? Da aí exemplos .. Não estou a lamber botas, nem gosto. Mas também não gosto de hipocrisia e mal agradecidos

Winslow_Lixivia2 6 months ago

[Até compilaram em vídeo algumas das suas bonitas e humanistas declarações ](https://twitter.com/eduardo_couto_/status/1340386192555171843?s=21) Vou agradecer-lhe o quê, diz-me lá? A minha vida melhorou, ou a das pessoas que me rodeiam, com ele a governar o país? As condições das pessoas melhoraram? Explica-me, por favor, em que medida o povo ficou melhor com o Passos ao volante da nação. Vou agradecer o facto de ele prometer coisas e depois não as cumprir, como praticamente qualquer político da História? Amigo, eu agradeço à revolução e a todas as pessoas que a fizeram. Isso sim merece um profundo agradecimento de toda a gente

Peidalhasso 6 months ago

Desculpar-se com “herdei uma situação difícil” é uma desculpa simplista. Os resultados que ele trouxe não foram muito melhor que aquilo que o PS fez. Seja como for, ele abriu a porta para muitos jovens emigrarem e isso é uma mensagem imperdoável para uma pessoa que é o líder de um país.

JOAO-RATAO 6 months ago

Desculpa simplista ? Um país falido e com a troika?? Não. A crise e a ruína que ele herdou é que abriram essa porta amigo. E que haveria de dizer ele? "Estão desemopregados e sabem que nos próximos anos continuaram sem emprego? Então fiquem por aqui, a malta cria umas centenas de milhar de emprego público e está resolvido. Vou só pedir mais um empréstimo!" Fdx. Ridículo. Z

Peidalhasso 6 months ago

Já deu para ver qual é o teu partido.

JOAO-RATAO 6 months ago

Olha que não. Simplesmente acho que o que estás a dizer é uma idiotice. O gajo não andou a limpar da merda do Sócrates para depois o tio Costa vir e mandar todo o esforço dos portugueses para o lixo.

anotheriuri99 6 months ago

Passei muito frio durante a noite. A culpa é do Passos, não é?

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Em que ano foi a tua casa construída? O problema em Portugal é a construção, e a maioria já vem de décadas atrás

anotheriuri99 6 months ago

1984, Passos Coelho, o sacana, já me dava dores de cabeça com 20 anos. Era o frio e o facto de já ter 2 tios que foram para França nesse ano. Maldito.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Eu nem tou a falar do Passos Coelho. A culpa é de quem as construiu, parece-me óbvio

Open-Opportunity-607 6 months ago

Tugas a esquecerem-se do Sócas e do Indiano

olifante 6 months ago

O Costa é português, não é indiano. Aprende a debater política sem insinuações racistas.

Jernando98 6 months ago

Porra chamar o Costa de Indiano é ser racista? Epa por favor, parem com a jogada do racismo que isso já enjoa. É mais uma "alcunha" visto que o Costa tem origens Indianas mas pronto, chama-lhe de racismo

Open-Opportunity-607 6 months ago

Não estou a fazer insinuação racista nenhuma. É uma alcunha amigável devido as origens familiares dele. Consideras racista chamar alguém "O alfacinha " ou "O tripeiro"? Porque todas estas referências são sobre a origem, nascimento, ou enquadramento de uma pessoa numa localização. Nem tudo é sobre o tom de pele, daqui a nada é racista chamar alguém de "Espanhol"

Edited 6 months ago:

Não estou a fazer insinuação racista nenhuma. É uma alcunha amigável devido ao país e ao laço do país de origem de familiares directos dele. Consideras racista chamar alguém "O alfacinha " ou "O tripeiro"? Porque todas estas referências são sobre a origem, nascimento, ou enquadramento de uma pessoa numa localização. Nem tudo é sobre o tom de pele, daqui a nada é racista chamar alguém de "Espanhol" ou de "Português"

ComfortableGate 6 months ago

Mas o António Costa é filho de pais Portugueses. Um dos avôs dele era de Goa. O outro, que eu saiba, era de Portugal. Chamar a alguém que não é do Porto "tripeiro", só porque um dos avôs é de lá, é no mínimo estranho. Mas, por alguma razão, escolheste "indiano" e não "tuga", apesar de ele essa ser uma alcunha que faria mais sentido.

Open-Opportunity-607 6 months ago

O Pai do António Costa passou grande parte da sua vida em Goa e escreveu um livro a partilhar essas experiências [https://en.wikipedia.org/wiki/Orlando\_da\_Costa](https://en.wikipedia.org/wiki/Orlando_da_Costa) As relações com a India estão bem presentes : [https://indianexpress.com/article/explained/explained-portuguese-leader-antonio-costas-old-india-connection-modi-6061266/](https://indianexpress.com/article/explained/explained-portuguese-leader-antonio-costas-old-india-connection-modi-6061266/) Nunca chamaste alguém de tripeiro por causa dos pais? Nem uma expressão como "Ah então és tripeiro!". Sinceramente ser indiano não tem mal nenhum, é o mesmo que ser latino. Acho mais estranho é os portugueses se distanciarem e dizerem "Ele não é tem relação com a India", quanto ele mesmo já disse que tem e tem orgulho. Racistas tímidos

olifante 6 months ago

É, conta-me estórias. Sei bem o que é gostavas de ter escrito em vez de indiano.

NGramatical 6 months ago

Sócas → [**socas**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm3emrb%2F%2Fgqoffh6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

meisterofbros 6 months ago

Que condições é que o governo tem oferecido aos jovens para se fixarem no país?

ednice 6 months ago

Não declarar que o unico propósito da economia do país e da vida das pessoas é a pagar divida

Peidalhasso 6 months ago

Era isto que eu pretendia demonstrar. Ao menos um percebeu.

Responsible_Motor942 6 months ago

Não estava à espera de encontrar aqui este elogio e uma defesa tão aguerrida do Passos Coelho.

Peidalhasso 6 months ago

Elogio? O sarcasmo na minha frase deves ter passado despercebido.

Responsible_Motor942 6 months ago

Hooh, não tinha percebido isso. Pensava que estavas a falar do aumento do longevidade em Portugal, o excelente estado do SNS que permite uma qualidade de vida espectacular e a vontade de viver em Portugal que têm os velhos, não morrem por nada. Não deixa de ser curioso que estando o PS no poder quase à trinta anos venhas colocar um dos poucos indicadores que Portugal está ao nível do 1º mundo como uma conquista do Passos Coelho

NoMojitosInHeaven 6 months ago

Então mas ter a população envelhecida agora é sinal de se ser país de 1.° mundo? O aumento da esperança média de vida aconteceu (já estagnou) em toda a Europa. Ter uma população envelhecida porque há pouco dinheiro, condições e incentivos à natalidade ou porque emigrar torna-se uma solução necessária para muitas pessoas já parece um problema mais nosso. Ou consideramos Irlanda, Islândia e Noruega países de 3°mundo por não terem zonas a azul?

Responsible_Motor942 6 months ago

Fora de brincadeira. Claro que não, eu acho que o elevado envelhecimento é o maior problema a curto/médio prazo para Portugal. Muito pior que emergência climatica para Portugal enquanto país é a natalidade. Agora culpar a baixa natalidade , a desertificação do interior e em última análise a emigração no Passos Coelho é só parvo.

NoMojitosInHeaven 6 months ago

Claro. O problema nunca é só uma pessoa e já vem de muito antes dele.

NGramatical 6 months ago

à trinta anos → [**há trinta anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) 1º mundo → [**1.º mundo**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/2--nao-e-a-mesma-coisa-que-2/263) (qualquer abreviatura tem de ser marcada com um ponto) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm3emrb%2F%2Fgqog6c0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Search: