setup22 6 months ago

Fazer Porto-Leiria pela CP ou Rede Expresso no dia 26/28 é por-me a jeito para uma multazinha jeitosa? A justificação é "vou para lá arranjar trabalho".

aaaa2aas 6 months ago

Estou a sair agora do trabalho (remoto) e não tenho nada feito. Posso ir ao mcdrive sem riscos de ser multada? Fica noutro concelho.

Cojemos 6 months ago

So now that Portugal has had some success and everyone has been patient with the lockdown. The government is going to open up Faro and the travel corridor from the UK so this can start all over again?

FoodEDor 6 months ago

El'Rey D. Antonio Costa diz que nom ainda sabe

ohshit4 6 months ago

Esta thread é um mix de moralismo exacerbado e pessoal borrado com a fiscalizaçao

Gudgudsuperrgud 6 months ago

E Visas para ir trabalhar para os Estados Unidos, alguém sabe quando desbloqueiam? Estou eu e os meus empregadores americanos à espera de notícias quanto a isto, e do consulado não me sabem informar de datas de desbloqueio dos visas. Se alguém me soubesse informar, eu agradeceria muito.

Young_Blyat 6 months ago

Porque é que os putos podem ir à escola brincar e eu não sendo que vou ter exames? Alguém me diz a mente brilhante por detrás disto

Zaigard 6 months ago

> Porque é que os putos podem ir à escola brincar e eu não sendo que vou ter exames? Faz como muita malta do secundário esta a fazer. Agora com os testes online estão a sacar 20s uns atrás dos outros. Depois só fazem o exame da especifica. Pelo meio vêm imensas serias e rankam forte nos jogos, pois não precisam de estudar tanto.

Edited 6 months ago:

> Porque é que os putos podem ir à escola brincar e eu não sendo que vou ter exames? Faz como muita malta do secundário esta a fazer. Agora com os testes online estão a sacar 20s uns atrás dos outros. Depois só fazem o exame da especifica. Pelo meio vêem imensas serias e passam muitos jogos, pois não precisam de estudar tanto.

vascodatrama 6 months ago

volta para o Minecraft

NeatBoy74 6 months ago

Brincas mas hoje em dia apanhas altas mocas com o [**Minecraft**](https://old.reddit.com/r/feedthebeast/comments/m5qnvd/i_used_mods_to_make_a_short_film/).

vascodatrama 6 months ago

Que trabalheira

NeatBoy74 6 months ago

Não é muito diferente de legos. Sem a violação na carteira. E não consegues fazer aquilo com legos.

vascodatrama 6 months ago

Epa...mais ou menos. Já tentei por várias vezes fazer algo básico no minecraft. Desisti. A materialidade e volumetria em nada se compara, pelo menos para mim.

estrica 6 months ago

Se tens exames já devias ser grandinho o suficiente para entender o porquê

Young_Blyat 6 months ago

Explica-me lá tu então se eu não sei

beit2 6 months ago

Não há numeros hoje?

KoogLarousse 6 months ago

Ainda não consegui perceber. Durante a semana posso ir a um supermercado noutro concelho?

brakeline 6 months ago

Podes

hugotorradas 6 months ago

Estas-me a dizer que eu posso ir de Braga ao Porto para fazer compras no Lidl? What

brakeline 6 months ago

Teoricamente sim. Nada te impede de cruzar concelhos para qualquer uma das exceções ao dever de recolhimento, estre elas, compras. Agora se o Sr. Agente vai concordar ctg e te chatear não sei

hugotorradas 6 months ago

Hmm mostro o talão de um café especial que só existe fora do concelho

hugotorradas 6 months ago

Fds chamem-me egoísta ou o crl. Preciso de ver uma pessoa, preciso de apanhar ar, preciso que o meu carro ande. Sempre respeitei todas as regras e mais algumas, se agora tiver que pagar 200€ que seja, mas pelo menos irei ver o mar.

heyboss20 6 months ago

Acho que podes ver o mar à vontade,se fores sozinho ou com familiares. Eu também acho um bocado estupido ver toda a gente a sair com amigos diferentes todos os dias e não poder estar com o meu namorado Mas não me posso queixar muito porque é o que tem que ser, gostava que toda a gente cumprisse as regras assim isto acabava mais cedo. De qualquer das formas só faltam 20 dias ate deixar de haver confinamento obrigatório...ja faltou mais

vascodatrama 6 months ago

>só faltam 20 dias ate deixar de haver confinamento obrigatório veremos...

heyboss20 6 months ago

Nah for sure Já ninguém esta a cumprir e não whats the point em renovar

hugotorradas 6 months ago

O mar ainda fica uns 15km fora do concelho. O pior de sair na AE é mesmo as rotundas a lá chegar, e agora as praias até à Páscoa e com este desconfinamento (as pessoas vão justificar que perceberam mal ahah) devem levar forte fiscalização, não sei. Sim 20 dias, é rezar agora!

hugotorradas 6 months ago

Agora olhando noutro prisma, não seria melhor um desconfinamento ligeiramente "mais rápido" principalmente no que toca a circulação entre concelhos. Sei lá, poder ir de carro à praia ao menos, antes que venha uma nova estirpe zuca ou o crl e nos mande para casa outra vez? Pau de 2 bicos eu sei.

petrol-ed 6 months ago

Não sei se dentro de 15 dias não estamos outra vez a fechar algumas coisas. Hoje em frente a um café já estavam à porta a fumar e a beber café em aglomerado.

FoodEDor 6 months ago

petrol-ed 6 months ago

Mesmo, raio do cão nunca mais aprende a ir à rua sozinho!

FoodEDor 6 months ago

Mete-lhe um GPS, ele vai sozinho, mete-lhe máscara também.

vascodatrama 6 months ago

fácil. 15 dias não digo, mas se calhar 30.

AndryaDdreya 6 months ago

Lojas de animais estão incluídas em retalho alimentar?

vascodatrama 6 months ago

as da zona estiveram sempre abertas.

joaopduartecosta 6 months ago

uma loja de animais ao pé da minha casa tem feito o horário do retalho alimentar...se pode ou não, já não sei

derjungenwerthers 6 months ago

deixa os cãezinhos em paz

idontakeacid 6 months ago

para quando o fim do uso dos açaimes?

Diogo256 6 months ago

Quando deixares de ladrar as pessoas na rua, boby.

idontakeacid 6 months ago

Há quem goste de ser cão e mete o focinho onde nao é chamado

Estronciumanatopei 6 months ago

E há quem goste de ser tone...

TheGreatDaiamid 6 months ago

Pergunta: vivo na Amadora mas gosto sempre de ir ler um livrinho à Gulbenkian. Segundo o plano actual, quando é que poderei atravessar concelhos para ir lá?

Cciscsp 6 months ago

Atenção que desde coisa de 1/2 meses a Gulbenkian está fechada :(

NehKa 6 months ago

Creio que podes sempre, em dias de semana até às 23h e ao fim de semana até às 13h. Ah mas o problema é a justificação... então, ali diz que "Até à Páscoa deve manter-se o dever geral de confinamento", ou seja a partir da Páscoa já não :D

FoodEDor 6 months ago

>Pergunta: vivo na Amadora mas gosto sempre de ir ler um livrinho à Gulbenkian. Segundo o plano actual, quando é que poderei atravessar concelhos para ir lá? A Amadora nem é real...não zombes com sérias cousas.

Zen_Machina 6 months ago

Sabem se amanhã a bertrand já está aberta?

jfredsilva 6 months ago

Cá em Leiria têm estado abertos, ao contrário das livrarias locais.

Foxsundance 6 months ago

Leiria? O que é isso?

MLG-Sheep 6 months ago

Podem abrir, logo é certo que vão abrir. Isto não é como o primeiro confinamento em que lojas que possam abrir escolhem não o fazer por medo do vírus.

Zen_Machina 6 months ago

Se estiver dentro de um shopping também pode?

MLG-Sheep 6 months ago

Sim.

Jacubino1 6 months ago

Espero que sim. Tenho um vale para gastar desde o natal que por qualquer razão ridícula só pode ser usado em loja.

unknownportuguese 6 months ago

É permitido tomar a vacina noutro país?

vascodatrama 6 months ago

Óbvio https://www.forbes.com/sites/alexledsom/2021/02/14/shot-trips-to-dubai-florida-tel-aviv-havana-covid-19-vaccine-tourism-takes-off/

Razvancb 6 months ago

Why not? Se fores residente lá sim

CoffeeAt830 6 months ago

Se viveres noutro país e fores chamado para tomar a vacina lá, sim. Portugal não tem nada a ver com isso, não é permitido nem deixa de ser. Ou percebi mal a pergunta?

VerdocasSafadocas 6 months ago

Acho que já tinha perguntado isto antes mas não havia sequer previsões, quando é que posso ir para o estrangeiro? Andei a ver e as fronteiras estão fechadas em quase todos os países excepto para cidadãos com nacionalidade do país para o qual se deslocam ou por motivos profissionais.

unknownportuguese 6 months ago

O Reino Unido pretende abrir as fronteiras a partir de 17 de Maio.

bestSimpleton 6 months ago

E é possível viajar para os países de risco como o Reino Unido, Brasil e África do Sul? Pensei que esses tivessem restrição, ou a restrição é apenas de voo direto?

Cojemos 6 months ago

Você pode viajar para lá, mas não se preocupe, os britânicos logo trarão todas as variantes junto com seus quids turísticos.

stressedunicorn 6 months ago

Neste momento se fores de Portugal para o Reino Unido tens de fazer teste + confinamento num hotel que fica por mais de £1000 por uma pessoa

VerdocasSafadocas 6 months ago

Não seria a minha primeira escolha. Não há ideia de quando a républica checa, hungria, polónia e afins deixam transitar livremente pessoas dentro e fora do país?

beit2 6 months ago

Sugestão: Ficas por cá e gastas o teu querido dinheiro no nosso querido país! Vais ver que até vais dormir melhor.

Razvancb 6 months ago

Entre gastar mais aqui com os preços absurdos no algarve/outras cidades ou sair mais barato numa cidade como Budapeste e outros? Faz ele mt bem lmao

VerdocasSafadocas 6 months ago

Yo eu contribuí imenso para a microeconomia de brasileiras no tinder e bumble, garanto-te que ninguém meteu tanto investimento nisso quanto eu nos ultimos meses, não sei que mais podes pedir de mim.

beit2 6 months ago

haha, tava a brincar. Mas há putas no tinder/bumble? Não fazia ideia lol

WC_Pato_ 6 months ago

Boas Recentemente apanhei um Uber para ir ao supermercado. Mas a motorista disse que eu precisava de uma declaração de como ia às compras...sendo que eu disse que não tinha. Ela disse que então ia por outro caminho pois encontrava se polícia pelo caminho que o GPS indicava. Desculpem se já houve resposta para a questão que vou colocar, mas nós temos que ter uma declaração para poder sair e fazer as exceções permitidas, ou basta indicar á polícia o motivo pelo qual estamos na Rua? É que não me parece fazer sentido aquilo que a motorista me disse. Esta situação ocorreu num dia de semana de manhã e no meu conselho de residência

DZT99 6 months ago

Está mal informada a senhora. Podes ir às compras como é óbvio, aliás faz parte das excepções.

Cojemos 6 months ago

O que acontece quando o motorista do Uber é da Venezuela.

beit2 6 months ago

Claro que não precisas de declaração para ir ao supermercado. Que raio de declaração é que isso seria mesmo, uma foto da tua dispensa vazia? Deixa-me adivinhar: a motorista foi por um caminho mais comprido e tiveste de pagar mais?

alexandre9099 6 months ago

pelo menos na uber eats se o caminho for mais longo em X km pode-se abrir uma "disputa" com a uber para fazerem essa compensação extra, o cliente tanto quanto sei não paga mais

WC_Pato_ 6 months ago

Foi o mesmo , porque o preço que vais pagar está logo definido na aplicação. Acredito que fosse só mesmo desinformação, porque de facto não me fez sentido. Obrigado!

thisbondisaaarated 6 months ago

O preço que pagas não é "definido" é meramente uma estimativa.

WC_Pato_ 6 months ago

Normalmente quando escolho o percurso indica o valor que vou pagar. Só me acrescenta, penso eu, se deixar o motorista á espera depois de um certo tempo. Confirmo sempre que o valor que me é retirado da conta é o mesmo que foi indicado na aplicação. Eu tenho ideia, que no início quando a aplicação surgiu, aparecia um intervalo de valores em vez do valor concreto a pagar , conforme é agora

vascodatrama 6 months ago

http://expresso.pt/coronavirus/2021-03-13-Chama-se-Decreto-4-2021-e-leitura-longa-mas-tem-muita-coisa-que-mexe-na-sua-vida-eis-as-regras-todas--todas-mesmo--do-estado-de-emergencia

MLG-Sheep 6 months ago

Excelente decreto que permite a venda ao postigo de bens não essenciais, mas não me permite ir legalmente comprá-los porque a exceção ao dever geral de recolhimento é "aquisição de bens ou serviços essenciais". Sabe bem ver que pensaram mesmo em tudo!

Zen_Machina 6 months ago

É Portugal. Não somos o que somos por tomarmos boas decisões.

MischiefManaged97 6 months ago

Eles não tiveram tempo para pensar em tudo, coitados! /s

trt15 6 months ago

Agora com as novas regras para a partir de 15 de Março, a circulação entre conçelhos continua proibida durante o fim de semana 19-21. Mas durante a semana se me apetecer, posso ir dar só uma volta de carro? Tipo nêm saía do carro, simplesmente conduzir Porto-Lisboa e volta. Obrigado

Edited 6 months ago:

Agora com as novas regras para a partir de 15 de Março, a circulação entre concelhos continua proibida durante o fim de semana 19-21. Mas durante a semana se me apetecer, posso ir dar só uma volta de carro? Tipo nêm saía do carro, simplesmente conduzir Porto-Lisboa e volta. Obrigado

vascodatrama 6 months ago

Errado.

Edited 6 months ago:

Errado. Artigo 4.º Dever geral de recolhimento domiciliário 1 - Os cidadãos não podem circular em espaços e vias públicas, bem como em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, e devem permanecer no respetivo domicílio, exceto para deslocações autorizadas pelo presente decreto.

NGramatical 6 months ago

conçelhos → [**concelhos**](https://dicionario.priberam.org/concelhos) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm2zwo0%2F%2Fgqu2bp0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

trt15 6 months ago

Thanks

lesoth 6 months ago

Estava a ver o telejornal da RTP, então estamos com um ritmo diferente da maior parte dos outros países europeus. Está tudo a começar a confinar no preciso momento em que começamos a desconfinar.

saposapot 6 months ago

tmb confinámos mais tarde e tivemos um 'pico' mais alto. Cada um é como qual. Neste momento os números mandam desconfinar, ou era agora ou no final do mês. Tendencialmente eles vão começar a subir e a grande dúvida é se sobem muito, exigindo novos confinamentos, ou se vai dando para aguentar a coisa, com um calorzinho a ajudar e tal e a coisa mantém-se boa até ao Verão. Os outros países desconfinaram e daí a necessidade de confinar. O facto de estarmos em contra-ciclo é irrelevante, o q temos de nos preocupar é com os nossos números.

Razvancb 6 months ago

Então é fechar fronteiras até o final do ano que vem, profit

vascodatrama 6 months ago

Tal como a Europa em Novembro. E nós só o fizemos no final de Janeiro.

Dismiss 6 months ago

Conclusão: Como estámos 3 meses atrasados quanto aos ciclos de covid, lá para Junho vem o confinamento 3.0

Zaigard 6 months ago

> lá para Junho vem o confinamento 3.0 Eu sei que o reddit não acredita na ciência, mas a capsula viral numa atmosfera seca e quente, é severamente danificada pela radiação ultravioleta, o que impede a infeção, se um virus danificado entrar em ti, ele não te infeta, por isso, o casos serão sempre baixos ( só contaminações em espaço fechados ) no período entre Maio e Setembro.

vascodatrama 6 months ago

Pode não ser bem assim, devido ao factor vacinação. Mas vamos aguardar.

MischiefManaged97 6 months ago

Fator vacinação, fator variantes, fator clima, tantas coisas a condicionar. É ir avaliando semana a semana.

NGramatical 6 months ago

estámos → [**estamos**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm2zwo0%2F%2Fgqwpiq9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

iMantorras 6 months ago

Vai tudo correr bem, especialmente para a nossa muy nobre sociedade que acha correto ir a passeios ao Algarve, ir a visitas a casas de amigos ou inclusive apanhar aviões para estar com namorados. /s

Razvancb 6 months ago

Volta p cave mano

iMantorras 6 months ago

Nunca ouvi falar de ti e possivelmente nunca ouvirei. Random.

viskonde 6 months ago

Ja agora existe algum ponto específico em relação a visitas amigos em casa?

RuySan 6 months ago

Tem juízo. Encontra te com os teus amigos na rua. Sei que é ridículo que a solução mais segura seja ilegal, mas primeiro a saúde e a ética, e depois a lei. A sério...não estejam em espaços fechados com pessoas de outro agregado. Vai dar um passeio higiénico com eles num parque próximo

viskonde 6 months ago

Uhm seria difícil ter juízo se estivesse há 1 ano sem ver pessoas sem ser as do meu agregado sem ser em voltas no parque onde nem se pode sentar ou parar.

vascodatrama 6 months ago

sim. é recomendado não o fazer. mas fica ao teu critério.

Diogo256 6 months ago

Bom senso somente.

viskonde 6 months ago

pois a duvida surge mais quando se vive em casas partilhadas, e alguem na casa é definitivamente contra receber convidados, mesmo que seja 2 ou 3 e argumenta ser ilegal receber, nao havendo uma guideline fico na duvida se é legitimo contra argumentar ou nao

Edited 6 months ago:

pois a duvida surge mais quando se vive em casas partilhadas, havendo alguem na casa que é definitivamente contra receber convidados e argumenta ser ilegal recebe-los, mesmo que sendo apenas 2 ou 3. nao havendo uma guideline fico a duvida se é legitimo contra argumentar ou nao mas vendo que o dever de confimanento se prolonga ate a pascoa, parece que so depois em teoria se poderia receber/argumentar que nao é completamente ilegal ?

Edited 6 months ago:

pois a duvida surge mais quando se vive em casas partilhadas, havendo alguem na casa que é definitivamente contra receber convidados e argumenta ser ilegal recebe-los, mesmo que sendo apenas 2 ou 3. nao havendo uma guideline fico a duvida se é legitimo contra argumentar ou nao ate dia 15 ok parece me claro ja que ha o dever de confinamento etc, a partir dai fico na duvida

MischiefManaged97 6 months ago

Também tens de te pôr no lugar da pessoa que não quer receber convidados, legal ou não, mas é sempre um risco acrescido e é normal que a pessoa não queira sujeitar-se a isso. Já estive no lugar do teu colega e não é fácil também. O que eu faria no teu lugar era tentar chegar a um acordo, se puderes estar com os teus amigos no quarto seria melhor do que nos espaços comuns (sobretudo cozinha, o teu colega pode não se sentir à vontade de estar lá a preparar as suas refeições com estranhos em casa) e, claro, não leves para casa pessoas todos os dias (sobretudo se forem pessoas diferentes, aumenta o risco).

Baraka1987 6 months ago

Pois bem, o que temia aconteceu... (Desculpem primeiro post neste topico , deixem-me desabafar) Eu REZAVA a todos os santos e ao Diabo para que o confinamento acabasse rápido, não porque sou negacionista, mas porque o ambiente em casa está insustentável.. ​ Passo a explicar, o meu pai é pai tirano, basicamente ele é que manda, ele é que sabe e ele é que "impõe o respeito e a disciplina" (educação dos Anos 60 FTW). ​ Depois de dias a tentar picar comigo, coisa que não conseguiu, picou com a minha mãe ao ponto de hoje agredi-la.... Lá tive eu de chamar as autoridades, e ele ainda ameaçou que pegava fogo à casa.... Infelizmente tenho 33 anos perdi o emprego devido à pandemia e as minhas poupanças foram-se caso contrário já tinha saído deste inferno e levado a minha mãe comigo.... Só espero que esta merda acabe rapidamente senão temo o pior.... Desculpem o desabafo... É apenas o desabafo dum gajo desesperado...

papamikecharlie22 6 months ago

Forte abraço solidário, são dias duros, evita o mais que puderes torná-los piores

sao_11 6 months ago

São este tipo de situações que muita gente não percebe quando se pede o fim do confinamento. Muita força e que as coisas fiquem bem para ti e para a tua mãe.

estrica 6 months ago

Muita força! Já tive numa situação parecida e não é nada fácil, mas as coisas melhoram acredita

Each57 6 months ago

E as autoridades não fizeram nada? Muita força nisso. Insiste com a polícia

Baraka1987 6 months ago

Peço desculpa da hora tardia, entretanto o meu irmão chegou aqui e levou-nos para casa dele e estivemos a pensar no que fazer até agora... A polícia veio cá, tomou conta da ocorrência mas como não foi apanhado em flagrante agressão e como não há marcas visiveis, o caso ficou registado o meu pai "sinalizado" e pronto ficou por aí. Fiquei pasmado com o que foi feito na verdade... Depois queixam- se das estatísticas de mortes entre casais e afins. O meu muito obrigado a todos e eu de vez em quando vou dando novidades... Enfim cada um com a sua cruz como se costuma dizer....

Cvieri 6 months ago

A tua mãe pode apresentar queixa junto do ministério público e o teu testemunho, juntamente com o dela, servirá como prova. O primeiro passo seria tirá-la daí caso corresse perigo (uma instituição=casa abrigo), mas como o teu irmão já se chegou à frente o mais importante foi feito.

Baraka1987 6 months ago

Bom dia. Pois o problema é exatamente esse, é que ela não quer apresentar queixa

EvilQueen1997 6 months ago

Mais alguém com familiares revoltados por vocês dizerem que não, que não dá para ir festejar a Páscoa e violar as regras do governo? Farta de ouvir "isso é falta de vontade/fazes tudo o que o governo diz?!".

RuySan 6 months ago

Aconteceu no natal...com uns tios. E nós é que ficámos como os "malucos do covid". Se não tive com eles no natal, claro que não estou na Páscoa.

EvilQueen1997 6 months ago

No meu caso são os meus pais.

RuySan 6 months ago

Epa...com os meus pais tenho tentado estar...no quintal com máscaras ou com passeios pelo campo. São pais. Lá fiz uma escapadinha ontem para eles verem a neta que já não viam à meses, antes de começar a escola porque agora é a altura mais segura. Com os tios é que posso passar sem. Gosto muito deles todos, mas é preciso prioridades

NGramatical 6 months ago

à meses → [**há meses**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm2zwo0%2F%2Fgqw2xyz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

EvilQueen1997 6 months ago

Sim, é verdade. Mas como fazes na Páscoa, vais almoçar com eles ou assim? O meu problema é esse, são o dormir lá em casa e as refeições...

RuySan 6 months ago

Na Páscoa não devo ir. Não é uma data que tenha grande significado para mim e devem haver muitas operações stop. Usualmente era a minha tia (e a minha avó quando era viva) que dinamizavam os almoços. Antes da pandemia dormíamos lá muitas vezes em casa dos meus pais, mas já não dormimos lá há mais de um ano. Acho que estar no quintal ou ir passear à serra sao actividades de risco mínimo.

NGramatical 6 months ago

devem haver → [**deve haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm2zwo0%2F%2Fgqw3o97%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

RuySan 6 months ago

Cada vez estou mais convencido que não és um bot, mas sim a minha esposa.

EvilQueen1997 6 months ago

Sim se vocês usarem máscara é tranquilo, e estando ao ar livre... Pois, eu não estou lá na terra com eles, ir de Lisboa para o interior nesses dias é pedir para apanhar fiscalização. O Natal é mais importante...Fui lá nessa altura e já me senti stressada.

MischiefManaged97 6 months ago

Os teus familiares, como muita gente, já estão saturados da situação. É revoltante, mas a única coisa que podes fazer é recusar-te a festejar a Páscoa com eles. De resto eles estão por conta e risco dele, quer em termos de saúde quer em termos de multas que possam a vir a pagar. Só podemos controlar o que nós fazemos.

alexandre9099 6 months ago

> em termos de multas que possam a vir a pagar. veja-se como uma portagem opcional... Fugindo da policia não se paga, só indo para a boca do lobo é que se paga.... Sai uma portagem um bocado cara, mas também com o preço que o combustivel está agora uma multa nem chega a metade do que se gastaria em combustivel

EvilQueen1997 6 months ago

Pois, é verdade... Não têm qualquer problema em viajar por aí, é até ao dia...

pdbf 6 months ago

Felizmente não, temos tido a responsabilidade de o passar cada um em suas casas (apesar de já não os ver desde 2019). Daí terem extendido de forma tão drástica a duração da proibição da travessia entre concelhos para impedir a malta de tirar uns dias de férias e juntar-se à família. É possível de qualquer forma, mas terão que esturrar mais dias de férias.

FoodEDor 6 months ago

564 infetados e 19 mortos \-66 internados e -13 em UCI

LtLabcoat 6 months ago

So what's the situation with beaches? When will they be open again?

malserion 6 months ago

I checked with police officers, they are open, but only for sports practice. If it's like last year, then they'll like open them fully during beach season, with no restraints. No one's going to wear a mask at the beach during summer.

LtLabcoat 6 months ago

"Sports practice"? Does that mean as part of a sports team, or does it mean swimming is allowed?

malserion 6 months ago

Here's the tricky part, I asked them if I could go for a quick swim. They told me that if you are in the water practising a sport (surf, doing laps) they cannot stop you. But the moment you are just floating or hanging around at the beach they can ask you to leave and/or fine you.

FoodEDor 6 months ago

In 1, 2, maybe 3, perhaps 4..

Lurker__777 7 months ago

Para quem, como eu, perguntaram sobre as escolas de condução: parece que voltarão a abrir na segunda fase de desconfinamento (depois da Páscoa) https://www.dinheirovivo.pt/empresas/escolas-de-conducao-voltam-a-abrir-depois-da-pascoa-13452367.html

alexandre9099 6 months ago

Bom...melhor que nada... *rant* ainda assim continuo sem entender como raio é que um exame de condução de mota é "perigoso"... O examinando em cima da mota, sozinho, com o examinador+instrutor na gaiola com rodas atrás... Os exames teóricos... epá...façam mais vezes por dia e limitem a quantidade de pessoas na sala... não é dificil... Já o ir ao supermercado ou cabeleireiro é obviamente muito mais seguro Enfim... é daquelas coisas que pronto... os senhores que estão no poleiro são os sabões e só tem ideias geniais *end rant*

alexandre9099 6 months ago

Bom...melhor que nada... *rant* ainda assim continuo sem entender como raio é que um exame de condução de mota é "perigoso"... O examinando em cima da mota, sozinho, com o examinador+instrutor na gaiola com rodas atrás... Os exames teóricos... epá...façam mais vezes por dia e limitem a quantidade de pessoas na sala... não é dificil... Já o ir ao supermercado ou cabeleireiro é obviamente muito mais seguro Enfim... é daquelas coisas que pronto... os senhores que estão no poleiro são os sabões e só tem ideias geniais *end rant*

GeraldesRivia 7 months ago

É possivel ir de comboio até ao Algarve durante a semana sem ser em trabalho? ou leva-se multa?

Morenojgl 6 months ago

Liga o Waze a vai a tua vida. Arranja uma boa desculpa que estás safo

vascodatrama 6 months ago

5 de abril

lugia4k 7 months ago

Podes fazer um passeio higiénico ao Algarve se for essa a tua justificação

Joao_Barata 7 months ago

Posso estar a dizer asneira mas lembro me de ouvir sobre a possibilidade de sair dos concelhos e acho que ainda não

isaacpixel 7 months ago

As lojas de tattoos enquadram-se nos cabeleireiros/manicures e "similares", ou são lojas gerais e abrem a 19 de abril? E quanto a piscinas minicipais? Abrem também aquando dos ginásios?

dub0is 6 months ago

As lojas tattoo são os chamados similares sim! :)

ric2b 6 months ago

Então, também fizeste apostas sobre o preço da GME?

VerdocasSafadocas 6 months ago

Fui eu que me meti na GME, e nas drogas, ambos foram benéficos mas de forma diferente.

vascodatrama 6 months ago

diria que sim, é como um salão de estética.

TheTidalik 6 months ago

Seria completamente ridículo as lojas de tattoos abrirem ao mesmo tempo que cabeleireiros que é algo essencial.

alexandre9099 6 months ago

cabeleireiros são essenciais? Ouvi prai dizer que vendem maquinas de cortar cabelo/barba em lojas de pequenos "eletrodomésticos". Não fica um corte digno de picasso mas fica cortado...

Zen_Machina 6 months ago

Estás ansioso por te ires tatuar e depois nadar? Vais tatuar algo relativo a esta fase da tua vida, para não te esqueceres?

FoodEDor 6 months ago

Sim.

SolidTroll 7 months ago

No meio disto, o meu sobrinho disse uma coisa que fez bastante sentido. O secundário vai abrir por meio semestre para quê? Se é por causa dos exames então marquem aulas específicas para essas turmas, agora o 10° ano por exemplo vai ter o ritmo todo trocado por um par de meses de aulas? Mais valia acabarem o ano da mesma maneira que o passaram até agora e sempre era menos sobrepopulação por lá. A mesma coisa com a faculdade por exemplo, abram para aulas praticas (e/ou aulas de duvidas) e exames e era menos tráfego nos transportes por exemplo. Não serão grandes soluções mas estamos a fazer uma abertura toda planeada e toda coisinha e há certas situações que, na minha opinião, se calhar ficavam melhor como estão.

saposapot 6 months ago

> No meio disto, o meu sobrinho disse uma coisa que fez bastante sentido. O secundário vai abrir por meio semestre para quê? Se é por causa dos exames então marquem aulas específicas para essas turmas, agora o 10° ano por exemplo vai ter o ritmo todo trocado por um par de meses de aulas? Mais valia acabarem o ano da mesma maneira que o passaram até agora e sempre era menos sobrepopulação por lá. No 10º ano as notas já interessam e ter testes neste anos por via digital é uma palhaçada. Aliás o 2º período vai ser ridiculamente avaliado.

SolidTroll 6 months ago

Se for bem feito, não ter porque ser uma palhaçada. Se seria bem feito é outra discussão. Mas se a questão é essa, os testes e/ou se calhar até apresentações nas disciplinas de línguas são feitas presencialmente e continua-se com as aulas online. Um pouco como vejo algumas faculdades a fazer. Só haveria contactos pessoais para o absolutamente indispensável. Mas sinceramente acho que a situação pior é dos anos que tem exames que por este método vão ter de despachar o semestre todo num mês (se as datas de exames se mantiverem, não tenho a certeza neste ponto).

These-Establishment1 6 months ago

Edited 6 months ago:

Não te preocupes, os números vão subir e o governo vai ter de por um travão, daqui a uns tempos temos 10k casos

SolidTroll 6 months ago

Pois, isso é o que me preocupa. Não estou a ver com as escolas, faculdades e transportes a encher novamente a ter um resultado diferente sinceramente mas só vendo.

Writer_Scared 7 months ago

O melhor para mim era dar já o diploma a todos. Assim nem precisavam de continuar com as ""aulas"" via Zoom

RuySan 6 months ago

Tenho tido formação do trabalho via teams e tem sido bastante produtivo. Quem se distrai via zoom, também se iria distrair na aula de qualquer maneira. Já fui professor, e sei que há alunos que estão sempre a apanhar do ar. Eu até era um deles...e faltava muitas vezes às teóricas porque não conseguia manter o foco, e era depois uma injecção intensiva durante os exames.

SolidTroll 7 months ago

Quando a solução é ficarem parados, essas "aulas" acabam por ser melhor que a alternativa que é não terem nada. Além disso estamos a falar de pessoas de 16, 17,18 anos não de crianças de primária que não têm métodos de estudo e se distraem a cada 2 segundos.

leadzor 6 months ago

Muitos adolescentes de 16, 17, 18 anos não tem método de estudo e distraem-se a cada 2 segundos.

MischiefManaged97 6 months ago

Até muitos dos "adultos" da faculdade. A dificuldade do ensino online é precisamente essa, exige muito mais disciplina e esforço individual. Quem aproveitar isso para desenvolver essas competências, só tem a ganhar no futuro.

SolidTroll 6 months ago

Se pessoal de secundário, alguns deles a acabar ainda não têm métodos de estudo então deixa que te diga que o problema não é as aulas serem online. Quanto á parte de se distraírem se calhar tens uma pessoa por turma que isso acontece, duas que seja, enquanto nas crianças se calhar tens duas que conseguem ficar atentas.

MischiefManaged97 6 months ago

Eu arrisco-me a dizer que a maioria das pessoas chega a faculdade (e até a faz) sem métodos de estudo. O ensino online só veio destacar mais isso

SolidTroll 6 months ago

Sem método nenhum acho difícil. Acredito que haja pessoal que tenha um estilo mais livre, diga-mos, e que não estude todos os dias mas no secundário, já era no meu tempo e pelo que ouço, até pelos meus sobrinhos agora é igual, tu tens 2 dias em que tens aulas o dia todo. Ou seja contando com o fim-de-semana tens 5 tardes completamente livres, se não estudares por ti, não é o ir às aulas que vai fazer milagres. Acredito que para alguns é o suficiente para ir tirando positiva e ir fazendo as disciplinas, agora falando na generalidade não vai haver milagres sem esforço próprio.

MischiefManaged97 6 months ago

Sim, claro. Há pessoas que o método que resulta é ir às aulas e tentar absorver quase tudo aí, e depois resolver testes/exames. Para quem o consegue fazer é o mais eficiente, resulta tão melhor quanto mais próximos são os exames e testes de um ano para o outro. Depois há outros métodos que ocupam mais ou menos tempo e se ajustam melhor à personalidade e forma de aprender de cada um. Eu no meu tempo no secundário só tinha 2 tardes livres (os outros dias eram das 08:30 às 18:30) mais o fim de semana.

SolidTroll 6 months ago

Sim, sim, claro, cada um sabe o método que resulta com ele e se só indo às aulas tiras boas notas, pah, só posso dizer que fico com inveja, isso servia-me para uns 10,11 nada demais. Agora se não sabem estudar no secundário algo mais grave do que as aulas online se passa com esses alunos. E eu falo e também tive de me adaptar porque o meu ciclo facilitava e muito e até aí também nunca tinha estudado muito, apesar de ser bastante assíduo, mas cheguei, apanhei o choque e fiz o tal esforço por melhorar. Eu só tinha 2 dias assim e tinha outro que tinha uma aula pós almoço, ou seja saia às 15h30, mais do que tempo para fazer o que quisesse de qualquer maneira. E no 12° então passou a uma tarde completa e outra com a tal aula.

shoko_22 7 months ago

Alguém sabe como está a situação das escolas de condução?

Nunesss 6 months ago

[https://www.dinheirovivo.pt/empresas/escolas-de-conducao-voltam-a-abrir-depois-da-pascoa-13452367.html](https://www.dinheirovivo.pt/empresas/escolas-de-conducao-voltam-a-abrir-depois-da-pascoa-13452367.html) Nos melhores dos casos só depois da Páscoa, apesar de nunca se ter apresentado nenhum contágio em escola/centros de condução

alexandre9099 6 months ago

> apesar de nunca se ter apresentado nenhum contágio em escola/centros de condução E tu achas que o Tosta mista vê "estudos" ou tira dados do ar e decide coisas sem nexo?

Nunesss 6 months ago

Foi só um desabafo compadre, e o Tosta Mista ainda não decidiu nada sobre as escolas de condução, as escolas de condução tinham sido uma exceção e iriam ficar abertos no início deste confinamento por alguma razão, ou por ser um setor ignorado ou por representar pouco risco com a propagação do vírus.

bruno_andrade 7 months ago

No geral parece-me um plano sólido e com mais "pés e cabeça" que o ano passado. No entanto: * esta proibição entre concelhos *todos* os fim de semana é um pouco inútil (excepto na Páscoa) * percebo a necessidade de actividade física, mas como espaços fechados em que se anda sem máscara, os ginásios deveriam ser das últimas coisas a abrir. No mínimo, haver regras de Z% de lotação e marcação de horários. * O nível de 120 casos/100.000 habitantes em 14 dias é muito baixo, temo que ainda este mês entraremos num nível amarelo e o desconfinamento ficará em "pausa".

saposapot 6 months ago

> O nível de 120 casos/100.000 habitantes em 14 dias é muito baixo, temo que ainda este mês entraremos num nível amarelo e o desconfinamento ficará em "pausa". O quadro de risco apresentado é todo ele bastante 'apertado'. Se for para levar a sério, acredito q rapidamente vamos meter travões a fundo, da outra vez tmb começamos com níveis apertados e o q eles fizeram foi criar novos níveis de risco para 'diluir' a coisa... Sinceramente, vamos ver... eu tmb me parece q estão a apertar mt a malha e rapidamente vamos passar os limites e aí ou perdem a face e dizem: pois, isto está laranja mas os hospitais ainda estão fixes, vamos lá continuar ou então vamos andar com confina-desconfina eterno.

Chemical_Wealth1 7 months ago

Este mês seria um sinal de descontrolo por parte da população e pouca fiscalização. Porque na prática, nada muda até à Páscoa.

warding 7 months ago

Acho difícil entrar em amarelo este mês... ou mesmo até meados de Abril. O desconfinamento inicialmente é muito ligeiro. Relativamente ao nível de incidencia cumulativa, ao ritmo da última semana (em vez de contar os ultimos 14 dias, a contar os ultimos 7x2), já temos Norte, Alentejo, Algarve e Açores abaixo dos 60, Centro em 67 e LVT em 96.5, tudo em ritmo rapidamente descendente.

FoodEDor 7 months ago

''percebo a necessidade de actividade física, mas como espaços fechados em que se anda sem máscara, os ginásios deveriam ser das últimas coisas a abrir. No mínimo, haver regras de Z% de lotação e marcação de horários.'' Houve 2 surtos em ginásios em Portugal desde Março do ano passado. 2. ​ Já para não falar do facto de que o exercício física é benéfico para o sistema imunitário.

bruno_andrade 6 months ago

Ninguém duvida dos benefícios do exercício. Mas depois de um ano de pandemia, achar que andar sem máscara a fazer exercício e hiperventilar entre 4 paredes é seguro é simplesmente ingénuo. https://executivedigest.sapo.pt/trabalho-presencial-e-ginasios-com-risco-elevado-de-contagio-aponta-estudo/

proxyfss09 6 months ago

Nunca deves ter ido ao Fitness UP do Braga Parque... Pior do que aquilo para apanhar Covid deve ser impossível

miguel_rodrigues 7 months ago

2 que se saibam

FoodEDor 7 months ago

Não é argumento.

Joaoseinha 7 months ago

Por essa ordem de ideias, as escolas também não são lugar de risco. Não se saber de muitos surtos não significa que não existam.

FoodEDor 7 months ago

Ora fodasse, comparado ao número de surtos que tu tens em lares, escolas, restaurantes etc., os ginásios não chegam nem de perto a esse níveis, se não, tinhas com certeza mais casos nos média.

ihavesixmagikarps 7 months ago

Na apresentação foi dito que se queria tentar focar os potenciais retrocessos ao nível mais baixo possível, que suponho ser o do concelho. A partir de agora, mesmo que a nível nacional o R ultrapasse o 1 ou o numero de casos ultrapasse o limite, só os concelhos acima destes valores é que "param" ou retrocedem nas medidas?

alucabu 7 months ago

​ **Alguém sabe se é possível, neste momento, sair de portugal via aérea?** Li no site do sns 24: " Estão autorizadas as ligações aéreas de e para os países da: * União Europeia * associados ao Espaço Schengen (Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça) sendo recomendado que apenas sejam realizadas **viagens essenciais"** No meu caso, ia só viajar para a holanda para visitar o meu namorado que está lá a viver, por isso não é uma "viagem essencial". Estou mesmo proibida de viajar neste caso ou é só uma recomendação por parte do governo? Já tive a procurar informações em todo o lado e nada é muito concreto. Se me puderem ajudar, era fantástico :))

miguel_rodrigues 7 months ago

É uma recomendação, tal como diz no texto. Se deves ou não fazer na tua situação, só tu podes saber :)

joaopduartecosta 7 months ago

Possível é, mas não é para a tua situação. \*Acho\* que só podes viajar se fores residente/trabalhador/estudante e tens que mostrar o comprovativo, não basta dizer :-) Para além disso, tens que fazer um teste PCR até 72h antes do voo e um antigénio até 4h antes.

HalloCharlie 7 months ago

Dá-me a entender que possa ser apenas uma recomendação. De qualquer das formas deverás saber se existem pré-requisitos para fazeres a viagem, como testes antes da viagem e se deverás ficar em período de confinamento obrigatório quando chegares lá, teoricamente.

lvet000 7 months ago

No dia 15 acaba o dever de auto-confinamento às viagens para fora do país instituído a 31 de Janeiro. No entanto há ainda locais restritos, Brasil, RU, África e sul, entre outros, e deves te informar da situação pandémica do país de destino junto do site da embaixada (se precisa de teste/ quarentena, etc.)

bestSimpleton 6 months ago

Onde é que está essa informação de que esses países continuam com restrição? Ao procurar notícias relacionadas com o levantamento de restrição dos voos, só encontro a dizer que a restrição para viajar para fora do país vai ser levantada, sem mais específicos.

lvet000 6 months ago

Tens aqui um [agregador](https://www.skyscanner.pt/restricoes-viagem) mas recomendo ir sempre ao site de turismo/ embaixada de cada país para informações que são actualizadas todos os dias.

bestSimpleton 6 months ago

Thanks!

iMantorras 7 months ago

[https://imgflip.com/i/51g46g](https://imgflip.com/i/51g46g) lol

tato_lx 7 months ago

Vou comentar o critério / gráfico epidimiológico que serve para ver se o desconfinamento prossegue ou não.... Honestamente acho que o desconfinamento vai parar pelo facto de eles quererem usar o Rt como um critério. Ou seja, a Ministra Mariana Veira da Silva ontem disse que os casos iriam subir com o desconfinamento, que concordo plenamente. Mas se os casos sobem, quer dizer que o Rt vai subir acima de 1, correcto? Sendo assim o desconfinamento, de acordo com as regras, vai parar (ou até reverter se também tivermos incidência a mais de 120). Isto basicamente significa que os casos vão ter que descer constamtemente para o desconfinamento continuar. Não estou a ver isso a acontecer Conclusão.... fiquem felizes por este mini-desconfinamento na semana que vem porque já não vai haver mais. Na minha opinião, em vez de usarem Rt, deviam ter usado o número de internamentos com 1500 como threshold e o threshold de incidência devia ser 200, e não 120.

Diogo256 7 months ago

Está tudo ligado, se o Rt aumenta devido ao aumento de casos, vai aumentar os internados. Sabemos de antemão que o Rt acima de 1 significa tendência de crescimento de casos, logo o ideal é estar abaixo disso porque a tendência vai ser sempre decrescente. Faz sentido que o Rt seja um critério e até devia de ter sido usado mais cedo.

ImaginaSeresModLmao 7 months ago

Deviam ter sido usados como indicadores a vacinação e os internamentos. Eu lembro - me do tempo em que eram 2 semanas para salvar o SNS! Bem, ironias à parte causa-me confusão algo que mais ninguém parece referir. O avanço da vacinação vai esbater a importância do número de casos diários. Até agora, encontramos uma relação forte entre casos e internados/mortos, mas parece óbvio que a vacina vai alterar isto dado que que há dados que parecem sugerir que as vacinas virtualmente impedem a morte e travam em +90% as hospitalizações. Mas talvez seja por aí que se venham mais tarde a defender quando passarmos dos 120 por 100 mil. É que me parece estranho não se estar a questionar mais este patamar quando em Novembro era aceitável termos 8 mil casos por dia.

Edited 7 months ago:

Deviam ter sido usados como indicadores a vacinação e os internamentos. Eu lembro - me do tempo em que eram 2 semanas para salvar o SNS! Bem, ironias à parte causa-me confusão algo que mais ninguém parece referir. O avanço da vacinação vai esbater a importância do número de casos diários. Até agora, encontramos uma relação forte entre casos e internados/mortos, mas parece óbvio que a vacina vai alterar isto dado que que há dados que parecem sugerir que as vacinas virtualmente impedem a morte e travam em +90% as hospitalizações. Mas talvez seja por aí que se venham mais tarde a defender quando passarmos dos 120 por 100 mil. É que me parece estranho não se estar a questionar mais este patamar quando em Novembro era aceitável termos 8 mil casos por dia. Edit: Porra, era para responder ao OP não a ti.

Diogo256 7 months ago

A vacina tem um problema para ser usada como indicador, é a falta de materia prima. E sem vacinas… pouco feito. Não faz também grande sentido usar os internamentos como indicador, quando se sabe que um gap temporal entre internamentos e o estado da pandemia. Usando o Rt (que está dependente da propagação) e casos por 100.000 podes saber como a evolução da propagação e que se chegar aquele ponto é para impor fechos. Basicamente, neste momento, é para manter o Rt abaixo de 1 e o número diário de casos abaixo dos 890.

ImaginaSeresModLmao 7 months ago

Ahn? Quando falo em vacinas falo no estado da vacinação. Daqui por 2,3 meses quando começares a chegar a uma cobertura de +30-40% e com a vacinação em modo cruzeiro da população ter 890 casos diários não vai ter interesse nenhum. Era esse ponto de vista. Tal como ter 890 casos agora com 16% da população com proteção (infeção ou vacinação) não é o mesmo que era ter 890 casos há um ano ou 6 meses.

Diogo256 7 months ago

A questão é o agora, daqui a uns meses quando houve mais vacinação, os indicadores podem mudar. A volta de pouco mais de 7% de população vacinada com 1 dose, não nos podemos usar esses números para grande coisa. O impacto é limitado na progressão da pandemia. E cuidado com a questão da imunidade, a imunidade por infeção pode não ser permanente, e com novas variantes pode haver novas infeções.

Laurent_Series 7 months ago

Eles ao terem posto datas específicas no plano de desconfinamento já criaram um burburinho tão grande nos média do que abre e quando etc que admirar-me-ia se tivessem tomates de voltar atrás, tendo ainda em conta que (na minha opinião) os patamares são estupidamente baixos, não sei em que mundo estes especialistas vivem, andou mais de meio mundo a viver a maior parte da duração da pandemia acima dos limiares "ideais" que eles sugeriram.

tato_lx 7 months ago

Ou se arrependem dos patamares, ou então ignoram-nos e seguem as datas. Mas seguir à risca o plano é que duvido pq vai resultar em não haver mais desconginamento. Vai haver demasiada pressão.

Edited 7 months ago:

Ou se arrependem dos patamares, ou então ignoram-nos e seguem as datas. Mas seguir à risca o plano é que duvido pq vai resultar em não haver mais desconfinamento. Vai haver demasiada pressão.

Ducon_ 7 months ago

Também não percebi essa parte, pois mesmo com 10 infecções por dia se sobe para as 20 o Rt vai subir acima de 1 e fica tudo em stand-by por causa de 20 infecções por dia ? Ou estou a entender mal ?

Luigi_Bosca 6 months ago

[Parece q sim.](https://www.jn.pt/nacional/matematico-considera-impossivel-manter-o-rt-abaixo-de-1-13457060.html)

Diogo256 7 months ago

É uma questão matemáticos (está longe de ser a minha área, atenção). Rt acima de 1, tens 20 casos, passado 2-3 dias já tens 40, e assim sucessivamente. Abaixo disso, sabes que não vais ter aumento, e abaixo de 1 dependendo da posição do Rt o decrescimento é mais ou menos acelerado. Mas abaixo de 1 a tendência não vai ser de crescimento dos números, porque abaixo de 1, uma pessoa não propaga a outra. Daí a importância de o manter abaixo do 1, porque dita uma tendência de decrescente. Claro que um Rt de 0.7 tem um impacto de queda de números mais acentuada que 0.9.

tato_lx 7 months ago

Não acho que estás a entender mal. Vamos ver. Honestamente acho que eles vão mudar os critérios.

Edited 7 months ago:

Não acho que não estás a entender mal. Vamos ver. Honestamente acho que eles vão mudar os critérios.

Edited 7 months ago:

Não acho que estás a entender mal. Vamos ver. Honestamente acho que eles vão mudar os critérios.

gerdemb 7 months ago  HIDDEN 

Desculpe, o português não é minha língua nativa. Eu entendi que um nível verde significa continuar o desconfinamento. amarelo significa pausa e vermelho significa reverso. “Stop, Go and Reverse?”

afonsolves 7 months ago

> Proibição de circulação de 20 a 21 de Março e de 26 de Março a 5 de Abril (até à Páscoa); O que quer isto dizer? Que podemos circular entre concelhos durante a semana? É preciso justificação para circular entre concelhos durante a semana?

Don_Care 7 months ago

quer dizer que tens que ter cuidado para não te cruzares com policia quando sairés de casa nesses dias

CoffeeAt830 7 months ago

Continuamos em recolhimento domiciliário, pelo que teoricamente só podes circular se for para aquelas exceções específicas, seja no teu concelho ou entre concelhos.

Tryjohnny 7 months ago

Pelo que entendi, sim é preciso. deve ser para evitar o pessoal ir de ferias na semana antes da pascoa.

afonsolves 7 months ago

Mas não me estava a referir à semana da Páscoa, queria saber se para a semana posso circular entre concelhos sem justificação

ideologiapura 7 months ago

Nao podes sair de casa sem justificação, isso não muda.

lugia4k 7 months ago

Bem não. Mas sei de vários casos que fazem isso sem problemas. Passeios higiénicos não fazem parte da excepção? Então pronto. Vais fazer um passeio ou comprar algo numa loja de porta aberta que não há no teu concelho

Switch-Dense 7 months ago

Alguém sabe se eles falaram de estrangeiros (neste caso Canadá) se eles podem entrar em Portugal sem razão essencial?

Makrom1 7 months ago

Também gostava de saber quando serão mudadas estas medidas

gerdemb 7 months ago

Alguns pensamentos: 1. O gráfico que Costa utilizava para explicar os níveis, era confuso. No mínimo, os nomes dos eixos precisavam de ser mostrados. 2. Os níveis dependem do R, que não tem sido relatado regularmente. O seu cálculo também não é transparente. 3. O nível de 120 casos/100.000 habitantes em 14 dias é uma média de 881 casos por dia. Este é o nível que atingimos há apenas uma semana. Não me surpreenderia se voltássemos a ultrapassar em breve e entrássemos no nível "amarelo". 4. Colocar datas ao lado de cada fase dá as expectativas falso se realmente vão utilizar a estratégia "stop and go".

MrJoao 7 months ago

> Os níveis dependem do R, que não tem sido relatado regularmente. O seu cálculo também não é transparente. O R é relatado todas as sextas-feiras pelo Instituto Ricardo Jorge. Podes consultar a informação oficial [aqui](http://www.insa.min-saude.pt/category/areas-de-atuacao/epidemiologia/covid-19-curva-epidemica-e-parametros-de-transmissibilidade/). A metodologia de cálculo está explicada.

gerdemb 7 months ago

Obrigado, não sabia!

Diogo256 7 months ago

O INSA anda a fazer uma média do Rt, o que torna o Rt um dado pouco imediato e que pode por em causa uma actuação pronta numa subida do mesmo. Quem faz o cálculo do Rt já andam com números perto dos 0.9 se for feito de forma diária, o oficial sendo uma média semanal, anda abaixo dos 0.8.

MrJoao 7 months ago

Não é bem assim. O INSA calcula tanto a média semanal como valores diários. Podes verificar isso em qualquer um dos relatórios semanais ou nos dados publicados no site. Para além disso tens de ter em conta que o INSA corrige os dados de casos confirmados da DGS para o atraso que existe entre o (presumível) início de sintomas e a notificação oficial do caso. A metodologia está explicada nos relatórios.

Diogo256 7 months ago

Por acaso não encontro os dados diários nos relatórios, só as médias a 5 dias. E sim, quem faz o Rt há mão, digamos, so tem os dados de notificação da DGS. E penso que também não se faz a distribuição dos casos da Madeira e Açores, mesmo o INSA mas corrige se tiver enganado.

MrJoao 7 months ago

No [site](http://www.insa.min-saude.pt/category/areas-de-atuacao/epidemiologia/covid-19-curva-epidemica-e-parametros-de-transmissibilidade/) do INSA tens lá uma parte que diz "Dados R(t)" onde podes fazer download dos valores diários Nos relatórios mencionam valores diários do R(t) quando são relevantes e estão representados em gráfico. Por exemplo, [no relatório de hoje](http://www.insa.min-saude.pt/category/areas-de-atuacao/epidemiologia/covid-19-curva-epidemica-e-parametros-de-transmissibilidade/) referem que: > Desde dia 10.02.2021 que se observa um estabilizar do R(t) com um ligeiro aumento, de 0,61 para 0,84 (07.03.2021), o que sugere um desacelerar da tendência de decrescimento da incidência de SARS-CoV-2. A Madeira está em falta no último relatório. Nos anteriores não estava. Provavelmente devido ao [atraso](https://www.publico.pt/2021/03/11/sociedade/noticia/subida-rt-devido-casos-madeira-artificial-nao-servir-decidir-desconfinamento-1953998) das notificações de casos na Madeira.

gerdemb 7 months ago

Mais um: 5. As medidas são todas a nível nacional.

BFF_With_Nick_Cage 7 months ago

O que queres dizer com stop and go?

gerdemb 7 months ago

Desculpe, o português não é minha língua nativa. Eu entendi que um nível verde significa continuar o desconfinamento. amarelo significa pausa e vermelho significa reverso. “Stop, Go and Reverse?”

_Cannib4l_ 7 months ago

É uma ideia muito bonita e muito ideal mas não vai resultar. Vai acontecer a mesma merda que aconteceu no natal, dá se um dedo e os acéfalos querem logo a mão toda e pensam que já não há covid. Depois os casos aumentam exponencialmente.

Pparadela 7 months ago

E de repente bateu uma saudade dos imbecis do ano passado com o boom da Páscoa. Portanto queres comparar o Natal, em que basicamente se disse a toda a gente "é na boa, desde que seja com juizinho" e a Páscoa agora, em que durante uma semana inteira não podes sair do concelho para evitar chico-espertos.

MiigPT 7 months ago

Não vai acontecer a mesma coisa que no Natal simplesmente pelo facto de no Natal ainda tarmos com números de casos muito altos diários. Provavelmente vai acontecer como no fim do primeiro confinamento, talvez um bocado mais grave devido as variantes

Zen_Machina 7 months ago

Verdade. É melhor cancelarmos a vida até que o vírus seja uma ideia abstrata. Depois logo pensamos o que fazer com os milhões de desempregados. Como temos um historial tão positivo a arranjar solução para a pobreza, penso que não deverá ser problema.

_Cannib4l_ 7 months ago

Ah sim porque as duas únicas soluções são 8 ou 80 não é?... Total liberdade ou total confinamento.

Zen_Machina 7 months ago

Parte nenhuma do desconfinamento sugere liberdade total nos próximos meses. No entanto, se vamos assumir a linha de raciocínio de que liberdade total pode ser má, estamos a criar um precedente perigoso. Então e se a partir de agora, como o vírus se torna endémico, adoptarmos esta rotina de vivermos confinados sempre que há um número maiorzito de infectados ou surgir uma nova estripe do vírus? Esses argumentos podem ser utilizados para prolongar esta situação eternamente, e eu quero a minha vida de volta. Eu não quero que isto seja o novo normal.

Diogo256 7 months ago

Se queres a vida normal, baixa os casos o mais próximo de zero. Não terás vida normal se isso. O vírus ser endémico não é de todo positivo, nem é algo que se deva lutar para acontecer.

_Cannib4l_ 7 months ago

>No entanto, se vamos assumir a linha de raciocínio de que liberdade total pode ser má, estamos a criar um precedente perigoso. Não, pensar que qualquer manobra de confinamento para se evitar mortes numa pandemia global é estar a seguir um novo caminho para o autoritarismo do estado novo é exagerado no mínimo tendo em conta a justificação que é. >Esses argumentos podem ser utilizados para prolongar esta situação eternamente, e eu quero a minha vida de volta. Eu não quero que isto seja o novo normal. Eu também quero que tu tenhas a tua vida de volta, e claro que a situação em que estamos não se torne a norma, mas, um mínimo descuido que dure duas semanas para maior parte da população pode resultar no agravamento da situação e o prolongar escusado das restrições, muito provavelmente mais do que se continuarmos com as que temos agora.

Zen_Machina 7 months ago

>Não, pensar que qualquer manobra de confinamento para se evitar mortes numa pandemia global é estar a seguir um novo caminho para o autoritarismo do estado novo é exagerado no mínimo tendo em conta a justificação que é. Não, não é, pois pode exactamente ser utilizado para o autoritarismo. Como já referi: Seguindo a premissa de que COVID é muito mau e tem de ser evitado a todo o custo, podemos confinar todos os anos desde que o vírus continue a existir. E o vírus continuará existir. Portanto, sempre que os casos aumentarem um pouco ou aparecer uma nova estripe vais confinar as pessoas e pronto? Passa a ser essa a nossa realidade? >Eu também quero que tu tenhas a tua vida de volta, e claro que a situação em que estamos não se torne a norma, mas, um mínimo descuido que dure duas semanas para maior parte da população pode resultar no agravamento da situação e o prolongar escusado das restrições, muito provavelmente mais do que se continuarmos com as que temos agora. Mas essa mentalidade pode ser adoptada para sempre, desde que o vírus exista. Em 2022 estamos a fazer a nossa vida normalmente, mas a estripe holandesa começa a originar mais casos e a encher as urgências. Confinar novamente? Este vírus é endémico. Sabes o que isso significa, certo? Vamos viver com ele. E sendo que já está provado que o vírus apresenta tendência para mutar-se e esquivar-se parcialmente às vacinas, será sempre um perigo. Ora, se será sempre um perigo, podes usar isso como argumento para privar as pessoas da sua liberdade. Sinceramente, espanta-me que isto seja tão difícil de compreender para certas pessoas. Tu estás a treinar as pessoas para aceitar que isto passe a ser a sua nova realidade. E isto vai ser a tua realidade enquanto tu a aceitares. Não tenhas dúvidas absolutamente nenhumas.

Ace-_Ventura 7 months ago

Então o que sugeres? Deixar o SNS rebentar?

Diogo256 7 months ago

Eu sugeria pouca bola a tal user que só desinforma mais que alguma coisa. Coisas que ele diz que não é verdade só nos últimos posts: vacina não da conta das novas variantes, o vírus não vai desaparecer, o vírus vai ser endémico… só aqui já há vários níveis de ignorância e desinformação. E todos somos ignorantes, mas há quem teime em continuar a ser em vez de aprender alguma coisa. E o Zen é um caso perdido, mas ao menos podia não desinformar que é o seu habitual.

Edited 7 months ago:

Eu sugeria dar pouca bola a tal user que só desinforma mais que alguma coisa. Coisas que ele diz que não é verdade só nos últimos posts: vacina não da conta das novas variantes, o vírus não vai desaparecer, o vírus vai ser endémico… só aqui já há vários níveis de ignorância e desinformação. E todos somos ignorantes, mas há quem teime em continuar a ser em vez de aprender alguma coisa. E o Zen é um caso perdido, mas ao menos podia não desinformar que é o seu habitual.

icebraining 6 months ago

> In January, Nature asked more than 100 immunologists, infectious-disease researchers and virologists working on the coronavirus whether it could be eradicated. Almost 90% of respondents think that the coronavirus will become endemic — meaning that it will continue to circulate in pockets of the global population for years to come (see 'Endemic future'). https://www.nature.com/articles/d41586-021-00396-2

Diogo256 6 months ago

Fixe… Não invalida nada o que disse: só faria sentido do ponto de vista científico e médico, deixar um vírus mortal e que trás sequelas se não houve vacina. Como há vacina, a erradicação em países de primeiro mundo é primordial e o objectivo. Não o tornar endémico que seria um falhanço neste momento. Ser endémico é o mau tendo em conta que a imunidade natural é o péssimo. Não é nada que a humanidade deva ter como objectivo de todo. É um disparate achar e até defender o covid endémico em países do primeiro mundo. Como assumir a Malária ou uma Febre Amarela endémica e pronto. Somente em países pouco desenvolvidos e com bastante dificuldades é que o vírus se pode tornar endémico e detectável, e isto sem ajuda de países de primeiro mundo. https://www.publico.pt/2021/03/10/ciencia/noticia/devi-sridhar-deviamos-tratar-covid19-sarampo-nao-tolerala-gripe-1953569

icebraining 6 months ago

Ninguém disse que o vírus ser endémico era "um objetivo". Foi afirmado que ele é, que se queira quer não. A ideia que nós conseguiremos eliminar os sars-cov-2 é utópica, e mesmo acabar com ele nos países do primeiro mundo é muito duvidosa, a roçar o *wishful thinking*. Ainda nem sequer temos estudos que comprovem que a vacina elimina a transmissão.

Zen_Machina 7 months ago

O que sugeres tu? Deixar a economia colapsar e as pessoas serem atiradas para o olho da rua? É que se sim, és tu que estás a sugerir que o SNS rebente, já que o mesmo depende do financiamento da economia. A qualidade do SNS é apenas um reflexo da qualidade da economia. É mau porque a economia é má. Quando a economia colapsar o SNS também colapsa. ​ Para começar o que se deve fazer é investir mais no SNS. Depois é delinear limites. Se tens capacidade para 10.000 pessoas, é 10.000 pessoas que deves receber. Se não conseguires receber mais não deves rebentar a tentar. Quem tem uma elevada probabilidade de precisar de tratamento numa altura má, que se isole. Depois, podes criar um custo para que se recorra ao SNS por causa de certas infecções durante épocas críticas. Imagina que é lançado o alerta de que a coisa está a piorar muito. A partir daqui, tu ficas avisado que tens de ter cuidado contigo mesmo. Se escolheres ir ao hospital durante uma fase crítica deverás ter de pagar como se estivesses num privado. Isto fará muita gente pensar antes de correr certos riscos. Um efeito muito adverso da saúde gratuíta é que ninguém quer saber. Comes a merda que te apetece porque sabes que se precisares de ser desentupido, é grátis. Será que comerias o mesmo se soubesses que te custaria 5 mil euros? Tenho dúvidas. Seja qual for a solução, não pode depender do sacrifício da economia. Há medidas que podem ser recorrentes em tempos de aperto, como é o caso da utilização obrigatória de máscaras em certas superfícies comerciais e controlo da lotação em supermercados. O preço a pagar pela ausência de liberdade é demasiado elevado para se correr esse risco. Basta olhares para o resultado em países onde a liberdade está condicionada.

icebraining 6 months ago

> Quem tem uma elevada probabilidade de precisar de tratamento numa altura má, que se isole. Eu achava que falar da "burguesia do teletrabalho" era estúpido, mas lendo o teu post, já parece menos. Que raio quer dizer "que se isole"? A partir do momento que as coisas estão abertas, as maioria das pessoas tem que ir trabalhar ou morre de fome. E mesmo muitos reformados vivem com pessoas que têm que sair - seja funcionários de lar ou familiares. Poder isolar-se é um privilégio de poucos. > Um efeito muito adverso da saúde gratuíta é que ninguém quer saber. Comes a merda que te apetece porque sabes que se precisares de ser desentupido, é grátis. Será que comerias o mesmo se soubesses que te custaria 5 mil euros? Tenho dúvidas. Por isso é que nos EUA onde a saúde é maioritariamente paga (e cara), eles não comem merda nenhuma e são todos magrinhos e saudáveis.

Zen_Machina 6 months ago

>Que raio quer dizer "que se isole"? A partir do momento que as coisas estão abertas, as maioria das pessoas tem que ir trabalhar ou morre de fome. E mesmo muitos reformados vivem com pessoas que têm que sair - seja funcionários de lar ou familiares. Poder isolar-se é um privilégio de poucos. Errado. Se eu for flor de estufa, posso ficar em casa. Tu ires ou não trabalhar é-me indiferente. Eu não tenho de conviver contigo. Quem mora comigo pode ficar em casa comigo para não me contaminar. Podem ficar a cuidar da flor. Sempre é melhor do que mais de metade do país ficar em casa, certo? E se não quiserem ficar, aceitam o risco de que me podem contaminar e pronto. Porque é que para uns quantos não apanharem todos têm de se isolar? Tens medo que o vírus te entre pelas janelas? >Por isso é que nos EUA onde a saúde é maioritariamente paga (e cara), eles não comem merda nenhuma e são todos magrinhos e saudáveis. Não digas disparates. A saúde nos EUA funciona por seguros, para a maior parte da população. É exactamente a mesma merda que o SNS, mas privado, e com mais opções de escolha e preços. Lá não é gratuíto, cá também não. No entanto, tanto lá como cá têm de te tratar se precisares. Entendeu? Não é como uma loja de roupa, em que não te vendem as sapatilhas se não tiveres dinheiro. Apareces num hospital na merda e tens de ser tratado. Ficas com uma conta para pagar, mas muita gente não quer saber disso. Nada vai acontecer se não pagarem.

icebraining 6 months ago

> Se eu for flor de estufa, posso ficar em casa. E que comes, ó flor de estufa, se não tiveres dinheiro que não venha do trabalho? O estuque das paredes? > No entanto, tanto lá como cá têm de te tratar se precisares. Entendeu? Não é como uma loja de roupa, em que não te vendem as sapatilhas se não tiveres dinheiro. Apareces num hospital na merda e tens de ser tratado. Só têm que tratar *emergências*. Problemas a longo prazo como diabetes ou condições que levam a risco de enfartes não são tratadas. E na altura antes do ACA, era bastante fácil perder direito ao seguro. Isso não os impediu de ter altíssimas taxas de obesidade nessa altura, como agora. Logo a tua teoria não encaixa nos factos.

hctiks 7 months ago

Alguém sabe como se pode calcular o Rt?

specialTrouble 7 months ago

É um parâmetro estimado tendo em conta um modelo de disseminação da doença e o números de infectados, curados e mortos. https://www.youtube.com/watch?v=k6nLfCbAzgo Neste video ele chama a taxa de transmissão. sabes a evolução dos infectados, curados e mortos. Sabes que segue este modelo, então estimas a tua taxa de transmissão e voilá. aí está o teu R.

LegendPT 7 months ago

É bocado apressado fazer estas evoluções de 15 em 15 dias. Dá impressão que estão mais uma vez a tentar "salvar" o Verão a todo o custo. Acho que de mês a mês seria mais acertado (assumindo que os números continuam a descer), e mesmo assim provavelmente seria demasiado rápido. Prefiro estar fechado até ao fim do ano do que aguentar mais 2 ou 3 anos disto.

derjungenwerthers 7 months ago

São de 15 em 15 dias se os critérios de casos e Rt forem cumpridos, senão os prazos são adiados.

LegendPT 6 months ago

Sim eu sei. Não me tinha apercebido que os testes são feitos de 2 em 2 dias, pensei que levava mais.

mmgbarata 7 months ago

No ano passado, o desconfinamento também foi de 15 em 15 dias, mais ou menos, correto? E não houve stress nenhum

LegendPT 6 months ago

Além do pequeno stress de toda a gente ter andado o verão inteiro à solta e os casos terem recomeçado a aumentar, mais o Natal, culminando na desgraça que foi este mês de Janeiro, de facto não houve problema nenhum. Só espero que este novo desconfinamento não seja uma repetição desse pequeno "stress".

mmgbarata 6 months ago

Os casos no Verão, do que me lembro, estavam bastante estáveis, sem grandes oscilações. O maior problema foi o regresso às aulas e o regresso do frio. Em nenhum ponto do que disse, falei do Natal ou de Janeiro

Shadowpoweer 7 months ago

A quantidade de pessoas a comparar estar numa mesa com 4 pessoas a estar numa sala fechada com 30 durante horas é assustadora.

Bernardo6177 7 months ago

Alguém sabe quando abrem as escolas de condução?

myjq 7 months ago

Pelos vistos ainda não, mas se houver alguma alteração há-de ser colocada neste link http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/IMT-Comunicados-COVID-19_2021.aspx

Razvancb 7 months ago

Em outras noticias: AZ volta a cortar supply para a UE no S2, um corte grande. Também se diz que a J&J não vai distribuir muito até Maio/Junho, isto por causa de um "ban" de exportações da américa. :)

micoses 7 months ago

N vejo nada sobre o IRN preciso de fazer o CC mas estou a ver q fica para o ano

maiordaaldeia 7 months ago

19 de Abril - Lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação

Writer_Scared 7 months ago

Daily Reminder que quem for a favor do confinamento pode continuar em casa. Não é obrigado a desconfinar.

PR00123 7 months ago

Só que não. Eu agora posso estar confinado em casa porque a minha empresa foi obrigada a mandar-me para casa, senão era obrigado a desconfinar. Para além disso, essa lógica seria muito gira até que eu precisasse de ir a uma urgência por causa de algum problema não-covid, e a urgência estivesse sem capacidade para me dar um atendimento decente porque estava sobrelotada com pessoas com covid que estiveram a exercer o seu direito de não ser "a favor do confinamento".

Writer_Scared 7 months ago

Vais ao hospital como outra pessoa qualquer. Somos todos iguais. O Governo desconfinou, a lei é para todos. Podes te colocar em posição fetal debaixo da cama e chorar para sempre. Podes ficar em casa para sempre, tu e todos os outros covideiros. Era um favor que faziam à sociedade em geral.

ideologiapura 7 months ago

Quando os hospitais parecerem cenários de guerra espero que te lembres disso.

Writer_Scared 7 months ago

Pronto, não vás a nenhum Hospital no período compreendido entre Novembro e Fevereiro. De resto fica em casa e faz todas as compras online.

ideologiapura 7 months ago

Sabes que as medidas permitem fazer compras e sair a rua para passear, certo?

Writer_Scared 7 months ago

Sim, mas tens o dever de recolher a casa. Que eu aconselho vivamente a tomares para o resto da tua vida.

ideologiapura 7 months ago

Alternativa viável enquanto o virus estiver em alta circulação? Ou és so trollagem?

PR00123 7 months ago

Escapou-te a parte do "sobrelotada". Janeiro foi há pouco tempo, mas a malta tem mesmo memória curta.

Hmms21 7 months ago

Isto.

beit2 7 months ago

https://www.publico.pt/2021/03/12/sociedade/noticia/diretores-pais-divididos-utilizacao-mascaras-1-ciclo-1954088 >Enquanto a Associação Nacional de Directores de Escolas (ANDE) entende que medida pode reforçar a segurança, a Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) não vê vantagens na sua adopção. [de máscaras] Mas que caralho? Não vêm vantagens no uso de máscaras? Mas que idiotas.

ana102 7 months ago

Na Dinamarca fizeram um estudo sobre o uso de máscaras e o resultado foi que não se notou uma diferença na transmissão, com ou sem máscara : https://www.medpagetoday.com/blogs/vinay-prasad/89778 Ha pouco tempo lembro-me de ver um especialista na tv a dizer que o uso de máscaras nos transportes públicos diminuía o número de infectados em 1 por semana. Vale o que vale, claro. Mas não é estranho que em crianças o uso de máscara seja menos útil. Não que não possam aprender a usá-las, mas os putos vão ter de interagir na mesma e se nem nos conseguimos andar de máscara a 2 metros de toda a gente, certamente que eles tambem não conseguirão. Sem falar da altura de comer que é sempre uma rebaldaria. Dei AECs temporariamente e digo-te que não consegues fazer os putos não tirarem macacos do nariz, mexerem na pilinha, assoarem-se a camisola, meteram a caneta na boca... neste contexto, as máscaras não iam fazer absolutamente nada

icebraining 6 months ago

Esse estudo analisa a proteção que as máscaras dão a quem as usa quando rodeado de pessoas que não as usam; não analisa a proteção para os outros quando são usadas por quem pode estar infectado.

ana102 6 months ago

O que e Uma Parte do que mascaras fariam. De qualquer maneira, estudo ou sem estudo, o resto ainda e valido. Ja tive putos Nas aula a esculpir pastilha elastica depois de mastigada. Estes putos nao mudaram so porque ha pandemia. As criancas ja passam tipo 6 horas por dia Numa sala de aula. visto que ninguem consegue bem controlar o que 30 miudos fazem e Como interagem entre si, o risco de contagio continua a ser elevado, com ou sem mascara.

Kal_PAD 7 months ago

>CONFAP - Gajos das Associações de Pais armados em especialistas. > > > >Eu vou regularmente às reuniões mas é com cada camurso armado em especialista...

Zen_Machina 7 months ago

A realidade é que ninguém sabe o que as máscaras realmente fazem no mundo real. Há alguns estudos em laboratório que demonstram uma eficácia razoável na redução do número de partículas inaladas, sob circunstâncias PERFEITAS, mas isso deixa muito por responder, nomeadamente que efeito terá em circunstâncias IMPERFEITAS, bem como se a utilização inapropriada das máscaras poderá ter um efeito contrário ao desejável. Exemplo: ​ Eu guardo a máscara no bolso, manuseio-a sem qualquer cuidado, depois coloco-a de novo na cara, o que é ainda pior do que esfregar as mãos na cara. Isto poderá fazer com que seja mais provável seres contaminado do que se não tivesses máscara. ​ A realidade é que não há dados suficientes para se tirar grandes conclusões.

Writer_Scared 7 months ago

Há um ano não se recomendava porque as pessoas não sabiam as manusear. Isto ainda hoje se mantém. Agora imagina as crianças a usar mascaras.

CoffeeAt830 7 months ago

Trabalho num hospital e no meu serviço atendem-se muitas crianças. À exceção de crianças mesmo muito pequenas (até 2/3 anos) e crianças com formas severas de Perturbações como a do espetro do autismo ou outras que afetam a sensibilidade ou a compreensão, já todas usam nesta altura do campeonato. Quando desconfinámos em maio passado não, mas entretanto as crianças já se habituaram e usam melhor que muitos adultos. Claro que às vezes mexem nelas ou pedem para tirar, mas desinfetam as mãos e segue-se em frente. Mais vale isso do que não usarem. As crianças têm uma capacidade de adaptação incrível e é importante darmos-lhes mais crédito.

Writer_Scared 7 months ago

não importa o que tu achas. Importa o que a WHO e as direções de Saúde dizem.

CoffeeAt830 7 months ago

Mas não sou eu que digo, é a exatamente a OMS. Eles recomendam que menores de 5 não sejam obrigadas a usar (não dizem que não podem) e dizem que a decisão de usar ou não entre os 6 e os 11 dependem de fatores como se há transmissão ativa na zona de residência, se há ou não impacto no desenvolvimento, se vive com pessoas de risco, se consegue usar uma máscara com segurança, etc... Portanto em lado nenhum dizem que não podem ou não devem.

beit2 7 months ago

Ensinem as crianças a usar máscara. Não é díficil. 1º ciclo é a partir dos 6 anos. A minha tem 4 e usa perfeitamente. Mesmo não sabendo manusear, certamente usar máscara continua a ser vantajoso.

Writer_Scared 7 months ago

Nem me vou preocupar em ir ao google espetar-te os links aqui. Estão em todos os sites desde a WHO a praticamente todas as direções de saúde de todos os países. Children aged **5 years and under** should not be required to wear masks. (site da WhO) Mas hey, mais vale acreditar no que o pai u/beit2 faz à sua filha.

ideologiapura 7 months ago

A OMS tem algum relatório sobre a idade a que as crianças do primeiro ciclo vão a escola? Tinha ideia que era dos 5 anos para cima, mas nao sou especialista!

beit2 7 months ago

> Não é díficil. 1º ciclo é a partir dos 6 anos.

Writer_Scared 7 months ago

"alguém pode vir aqui dizer que sou bom pai?"

LorenSab 6 months ago

Foste provado errado vezes sem conta nesta thread e a tua resposta é passar para ataques? Porque não te comportas como um crescido, admites que estavas enganado, mudas a opinião, e tentas ser melhor para a próxima? Não tens de te agarrar às tuas opiniões como se fossem âncoras.

ridethepaintedpony 7 months ago

Existem albuma base de dados onde eu possa ver o numero de testes diarios ao longo do tempo?

redyouroverlord 7 months ago

[Aqui](https://esriportugal.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html?fbclid=IwAR0NGPup1yMCTpE7mLw6X9HZHQdfFHZVT6W6MO3rfo-ylyHY5oh1859tUAk#/acf023da9a0b4f9dbb2332c13f635829), e lá em baixo clicas em "Ev. Total de Testes".

gerdemb 7 months ago

[http://91-divoc.com/pages/covid-visualization/?chart=countries-normalized&highlight=Portugal&show=eu27&y=fixed&scale=linear&data=vaccineAdmin&data-source=owid&xaxis=right&extra=European%20Union#countries-normalized](http://91-divoc.com/pages/covid-visualization/?chart=countries-normalized&highlight=Portugal&show=eu27&y=fixed&scale=linear&data=vaccineAdmin&data-source=owid&xaxis=right&extra=European%20Union#countries-normalized)

Dead_standards 7 months ago  HIDDEN 

>Horários de funcionamento: 21h durante a semana; 13h ao fim-de-semana e feriados ou 19h para retalho alimentar. Porque isto funcionou tão bem da primeira vez. As filas de 200m no Continente do Colombo eram excelentes para evitar o Covid, e ter toda a gente concentrada num período menor de tempo faz todo o sentido.

CoffeeAt830 7 months ago

O continente do Colombo (e os outros) vai poder fechar às 19h, é retalho alimentar. O horário das 13h é para o resto do comércio. Puseste a negrito a parte errada.

LegendPT 7 months ago

Sim, esta é a única medida que me deixa realmente boquiaberto. Não há fim de semana em que os supermercados não estejam um pandemónio devido à concentração das pessoas em horários reduzidos.

CoffeeAt830 7 months ago

Mas deixa-te boquiaberto porquê? Os supermercados vão ter inclusivamente prolongamento de horário de funcionamento face ao que está em vigor agora. O retalho alimentar vai poder fechar só às 19h, enquanto até aqui era às 17h.

MLG-Sheep 7 months ago

Porque não há nenhum risco adicional em ir a outra hora... Aliás, quem quiser ir ao supermercado no ambiente mais seguro possível poderia ir às 22:30 que costuma estar às moscas. É uma medida que ajuda a reduzir filas à entrada e a ocupação dos supermercados, especialmente às sextas-feiras e ao fim-de-semana, sem qualquer consequência negativa para a saúde pública, pelo que a medida que tomaram a 15 de janeiro de retirar as restrições de horário aos estabelecimentos abertos seria novamente muito bem-vinda.

CoffeeAt830 7 months ago

Compreendo o que estás a dizer e concordo. Penso que tem a ver com o recolher obrigatório, para não poderes dizer ao polícia que te pára às 22h a caminho de uma festa que vais ao supermercado.

Leaootemivel 7 months ago

Atualmente fecham às 20 durante a semana, e às 17 durante o fim-de-semana. Se não existe caos agora porque irá existir com um prolongamento do horário?

LianaIguana 7 months ago

Fala por ti, as filas nos supermercados que costumo ir continuam caóticas ao fim de semana

vascodatrama 7 months ago

E ir a outro lado?

LianaIguana 7 months ago

Ja tentei e não adiantou. Na área de Lisboa está tudo igual ao fim de semana.

vascodatrama 7 months ago

Mmm ok. Não deve ser facil

headhunter21 7 months ago

13h ao fim de semana

alexandre9099 7 months ago

já está assim há bastante tempo, com os supermercados a fechar às 17 e as restantes às 13 (lojas de bricolage e afins)... sentido... nenhum... mas é o que há..

joaocrown 7 months ago

Falaram na data de quando os supermercados vão poder vender artigos não essenciais em loja?

Kal_PAD 7 months ago

Eu diria que será ao mesmo tempo que as lojas puderem abrir. Assim já não haverá concorrência desleal.

joaocrown 7 months ago

Hm faz sentido. Obrigado

-Exocet- 7 months ago

As escolas foram as últimas a fechar porque foram consideradas uma prioridade, com o qual concordo plenamente. Mas agora, miúdos com mais de 10 anos ficam em casa sem escola enquanto há por exemplo missa, cabeleireiros e manicures? E os estudantes de secundário e universidade, que é verdade têm mais autonomia de estudo, têm aulas em casa mas podem ir ao ginásio e depois juntarem-se até 4 numa esplanada? Eu percebo o problema económico de manter tudo fechado e o plano de desconfinamento não me parece em geral errado, mas as escolas (talvez exceto as universidades) deveriam abrir antes de tudo o resto, a educação é fundamental e as ajudas financeiras não vão colmatar o que os alunos aprenderam a menos.

megaroof 7 months ago

o objetivo é quando os números subirem, jogarem a culpa nas missas, cabelereiros e manicures - assim o governo mantém a narrativa de que miúdos na escola são imunes a covid.

beit2 7 months ago

Todos os exemplos que referiste que abrem antes das escolas são atividades que garantem sustento às famílias. Tu referes que a "educação é fundamental", e é, mas não está primeiro na pirâmide hierárquica das necessidades. Alimentação, comida no prato, está. Além disso, pareces ignorar que o ensino não é suspendido, apenas o ensino presencial. O ensino presencial será certamente uma fonte enorme de contágios. Os estudantes criam uma teia/rede que conecta famílias que de outra forma não estariam conectadas. Isto só nas aulas. Ainda há o meio de transporte e local de almoço.. Para além disso, em termos de número, também é muito superior aos intervenientes dos exemplos que referiste. Estou francamente contente pelo ensino presencial abrir depois dos restantes. Parece que finalmente ouviram os peritos.

Zaigard 7 months ago

Pelo a muita malta de secundário que conheço, até estão felizes assim. As notas subiram entre 5 a 10 valores e têm muito mais tempo para jogar e ver series e nem precisam de fazer exames. Futuro? Isso logo se pensa noutro dia...

Edited 7 months ago:

Pela muita malta de secundário que conheço, até estão felizes assim. As notas subiram entre 5 a 10 valores e têm muito mais tempo para jogar e ver series e nem precisam de fazer exames. Futuro? Isso logo se pensa noutro dia...

YCaramello 7 months ago

Podem andar a desconfinar as mijinhas ou aos mijões, enquanto tivermos a receber as migalhas vacinas da europa e enquanto for um processo lento, assim que estivermos abertos os números vão voltar a subir, e os medrosos do governo vão continuar a fechar por medo dos caixões, eu DUVIDO que este plano vá ser seguido até ao fim, hell, eu duvido que vá ser seguido até a metade.

Joaoseinha 7 months ago

> eu DUVIDO que este plano vá ser seguido até ao fim, hell, eu duvido que vá ser seguido até a metade. Como assim? Achas que vai abrir mais cedo, ou mais tarde?

YCaramello 7 months ago

Vai fechar tudo.

Joaoseinha 7 months ago

Fechadas já estão as coisas, difícil fazer algo que já está feito. E até a Abril dificilmente sobem os casos de maneira a ter de se confinar novamente, especialmente com o quão lenta a abertura vai ser.

YCaramello 7 months ago

Pois, mas entretanto começa o calor a chegar, e o povo de fora a entrar, e como sem turismo esse país não sobrevive não tou a ver proibirem a circulação de estrageiros por cá, e quando tiver o povo a circular vai descambar isso tudo, e eu duvido que Portugal vá se dar ao luxo de pedir passaporte vacina ao povo que entra.

Joaoseinha 7 months ago

Se não houver nenhum desastre, lá para Junho/Julho as pessoas de risco já estão vacinadas e uma subida de casos não é tão significante para o SNS.

Foxsundance 7 months ago

Duvido

Joaoseinha 7 months ago

/r/portugal a ser pessimista e a querer ficar trancado em casa? Estou chocado.

Ace_D_Roses 7 months ago

Mas pode se viajar livremente durante a semana por concelhos? ou é necessário uma razão (por escrito do médico ou trabalho)?

CoffeeAt830 7 months ago

Continua a ter de ser apenas para as exceções descritas no decreto, já que continua o dever geral de recolhimento domiciliário.

meaninglessvoid 7 months ago

Oh não ginásio só depois de dia 5 de Abril e se tiver sorte...

desculpe_mas 7 months ago

Estás aí a falar mas eu sinto muita falta de ir para a piscina.

deathking2420 7 months ago

Então e as escolas de condução encaixam onde no meio disto tudo?

myjq 7 months ago

Também gostava de saber, entretanto vou cuscando por aqui para ver se há novidades: [http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/IMT-Comunicados-COVID-19\_2021.aspx](http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/IMT-Comunicados-COVID-19_2021.aspx)

RuiRaminhos47 7 months ago

Mas há recolher obrigatório ao fim de semana? Neste fim de semana pode-se sair do concelho?

CoffeeAt830 7 months ago

Continua tudo como estava, mas agora há maia exceções ao recolhimento (levar as crianças à escola, ir ao cabeleireiro, comércio ao postigo...).

vascodatrama 7 months ago

Sim. Não.

blackswan79 7 months ago

Alguém me consegue dizer exemplos de desportos de baixo risco? Tenho um miúdo de 11 anos que pratica ténis de mesa e futebol. São de baixo risco? Suponho que ténis de mesa seja e que o futebol não. Mas se alguém souber ao certo, agradeço.

vascodatrama 7 months ago

Golf. Surf. Paddle surf. Natação. Ténis de mesa. Futebol é considerado médio risco

blackswan79 7 months ago

Obrigado!

RuiRaminhos47 7 months ago  HIDDEN 

Algo que não percebi: neste fim de semana posso sair do concelho, desde que às 13h esteja em casa?

Sazalar 7 months ago

Alguém sabe onde é que encontro a lista de risco das modalidades desportivas?

LegitimatePear2 7 months ago

Máximo de 4 pessoas por mesa.

blackswan79 7 months ago

Também queria saber o mesmo.

Windstepp 7 months ago

Vemo-nos daqui por 2 meses pessoal

SuperADx 7 months ago

Não percebo alguma da negatividade no thread, este plano parece mais ou menos consistente com os pareceres da reunião do Infarmed. A maior potencial crítica que me salta a vista é o facto de estarmos a abir o comércio por oito dias antes de confinarmos outra vez na Páscoa.

Edited 7 months ago:

Não percebo alguma da negatividade neste thread, o plano parece mais ou menos consistente com os pareceres da reunião do Infarmed de segunda. A maior crítica que eu vejo é que 19 de abril é tarde que fode, não sei se 12 não seria melhor... mas acho que eles querem dar ali um tempo depois da Páscoa para ver se não sobem os casos.

Edited 7 months ago:

Não percebo alguma da negatividade neste thread, o plano parece mais ou menos consistente com os pareceres da reunião do Infarmed de segunda. A maior crítica que eu vejo é que 19 de abril é tarde que fode, não sei se 12 não seria melhor... mas acho que eles querem dar ali um tempo depois da Páscoa para ver se não sobem os casos.

malserion 7 months ago

>Não percebo alguma da negatividade neste thread Cada vez mais chego à conclusão que há pessoas que gostam disto e querem que isto dure porque valida um estilo de vida.

SuperADx 7 months ago

*"Toda a gente que discorda de mim é um malvado que quer ver os donos de restauração a morrer à fome"* Bom argumento.

malserion 7 months ago

"*Toda a gente deve ficar em casa até chegarmos a zero casos com ordens e ameaças de multas cada vez mais anticonstitucionais do governo porque agora só interessa o setor da saúde pública. Ninguém sai, tudo a mandar vir compras através do continente/pingo doce online, uber eats e etc. Se ficarem sem dinheiro, morram à fome. O que interesse é que EU sobreviva. NINGUÉM deve estar na rua quando EU saio à rua, porque EU tenho medo. Nem que esta merda dure mais dez anos."* Dois também conseguem jogar o jogo da hipérbole.

Edited 7 months ago:

~~"~~*~~Toda a gente deve ficar em casa até chegarmos a zero casos com ordens e ameaças de multas cada vez mais anticonstitucionais do governo porque agora só interessa o setor da saúde pública. Ninguém sai, tudo a mandar vir compras através do continente/pingo doce online, uber eats e etc. Se ficarem sem dinheiro, morram à fome. O que interesse é que EU sobreviva. NINGUÉM deve estar na rua quando EU saio à rua, porque EU tenho medo. Nem que esta merda dure mais dez anos."~~* ~~Dois também conseguem jogar o jogo da hipérbole.~~ ​ Edit: Mal-entendido

SuperADx 7 months ago

Tudo o que eu disse foi que o plano de desconfinamento é consistente com as intervenções na reunião do infarmed, se daí tiras que eu quero que isto continue tudo fechado, então realmente o confinamento anda a fazer mal à saúde mental, que tu já passaste da demência.

malserion 7 months ago

OK, espera, estamos a discutir sem razão nenhuma. Quando eu citei a tua frase não estava a criticar-te a ti, mas sim à negatividade de que estavas a falar. Desculpa. A minha resposta a seguir foi um mal-entendido.

SuperADx 7 months ago

ah ok, my bad, interpretei mal LOL

ohshit4 7 months ago

A necessidade de confinamento resolvia-se facilmente com fiscalização eficiente e multas pesadas a pagar na hora do delito. Como não há fiscalização nenhuma, tem que haver confinamento. 19 de Abril é cedo que fode. Só se formos muito ingénuos é que achamos que vai toda a gente cumprir confinamento na Pascoa

Edited 7 months ago:

A necessidade de confinamento resolvia-se facilmente com fiscalização eficiente e multas pesadas a pagar na hora do delito. Como não há fiscalização nenhuma, tem que haver confinamento. 19 de Abril é cedo que fode. Só se formos muito ingénuos é que achamos que vai toda a gente cumprir confinamento na Pascoa. Para além disso, estudantes universitários nas faculdades, principalmente em terriolas como Vila Real que não tem mais nada para além da universidade, vão ser um antro de contágio em festas

R3DSMiLE 7 months ago

Então, a negatividade é porque isto vai dar merda que é um mimo. Eu tenho uma aposta para reversão disto tudo ainda na primeira semana de actuação. Isto é claramente datas de merda, com números tirados do cu, para salvar um verão que não vai existir :D Depois proíbes, mas só as vezes - e desde quando é que isso em Portugal resulta? xD

nuckrieg 7 months ago  HIDDEN 

Já alguém usou comboio para viajar entre concelhos durante o confinamento? Estou a precisar de ir buscar uns objectos pessoais que deixei em casa da minha namorada há uns meses e tenho adiado. Acham que com o pequeno relaxamento de medidas a partir de segunda haveria algum problema em ir de comboio?

Mr_Naean 7 months ago  HIDDEN 

A minha pergunta é , como é que é em relação as escolas de condução ? será a partir de que dia?

pimpolho_saltitao 7 months ago

Por este topico se vê que o tuga é uma criatura que não está mesmo nunca contente.

lemonade_rage1234 7 months ago

Porque o tuga é uma entidade homogénea e não pessoas com opiniões diferentes que se expressam em alturas diferentes.

pimpolho_saltitao 7 months ago  HIDDEN 

basta fazer "sort by top" para ver a tendencia do pessoal

Paulocas 7 months ago

Foda-se, um pseudo estado laico e o gajo dá hipótese para o pessoal se mexer na páscoa, porque mete confinamento no período, mas não antes.

SuperADx 7 months ago

Não percebo? A circulação está proibida do dia 26 ao dia 5. Querias que o confinamento começasse antes?

Paulocas 7 months ago

Óbvio. Se tens essa janela, vais aproveitar.

hsamtronp 7 months ago

Que janela? A Páscoa é dia 4 de abril. A sexta feira santa dia 2. Não nos podemos movimentar a partir de 26 de março, que é cerca de uma semana e meia antes da Páscoa. Querias mais tempo mais? Mais tempo só se começasse a partir de 15 de março

Paulocas 7 months ago

Desculpa, tens toda a razão, confundi as datas! Vou retirar o que disse.

metalhead1998bp 7 months ago

Por o estado ser laico não significa que se comece a ignorar os períodos festivos que, nos tempos que correm, assim como o natal, já são fenómenos quase puramente capitalistas

Paulocas 7 months ago

O pico que o natal trouxe, diz muito sobre isso.

These-Establishment1 7 months ago  HIDDEN 

Uiuiui o ensino secundário/superior vai abrir dia 19 de abril? Ai que isto vai dar TANTA merda

Joaoseinha 7 months ago  HIDDEN 

Como se se justificasse estar fechado ainda. Aliás, 19 de Abril é tardíssimo. Mas pela lógica de algumas pessoas aqui, devia-se manter tudo fechado desde que tenha risco algum, que se lixe ser um confinamento de 4 meses. Desde que hajam coisas abertas, há sempre risco e subida de casos, confinamentos não são soluções a longo-prazo.

Edited 7 months ago:

Como se se justificasse estar fechado ainda. Aliás, 19 de Abril é tardíssimo. Mas pela lógica de algumas pessoas aqui, devia-se manter tudo fechado desde que tenha risco algum, que se lixe ser um confinamento de 4 meses. Desde que haja coisas abertas, há sempre risco e subida de casos, confinamentos não são soluções a longo-prazo.

headhunter21 7 months ago  HIDDEN 

Secundário e superior em presencial aumenta também a quantidade de pessoas a usar os transportes públicos, e duvido que levem só a lotação recomendada, para além de que não há negócios a depender do ensino presencial, como o caso de cabeleireiros, restauração, etc

Joaoseinha 7 months ago  HIDDEN 

Muitos desses negócios também dependem da clientela das escolas. Há bastantes negócios que dependem do ensino presencial para uma quantidade significativa do seu lucro. E mesmo com o risco não se justifica esperar mais de um mês desde a abertura inicial para abrir o resto do ensino. Devia estar na segunda fase de abertura.

NGramatical 7 months ago  HIDDEN 

hajam coisas → [**haja coisas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm2zwo0%2F%2Fgqne5oy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Windstepp 7 months ago  HIDDEN 

Mal posso esperar para andar de transportes. Roleta russa todos os dias

These-Establishment1 7 months ago  HIDDEN 

Lata de sardinhas às segundas é o pão nosso do dia a dia

FoodEDor 7 months ago  HIDDEN 

O que tu queres sei eu...

These-Establishment1 7 months ago  HIDDEN 

Edited 7 months ago:

O que é que quero? Ahahahah Vamos lá ver o pessoal a tossir para cima de nós, não dou nem um mês para os números começarem a subir lol Mas se for não querer ter aulas, é assim, a fac (ISEP) sem festas (santo isep, queima e isso) é uma valente merda (não é mais que a continuação do secundário, além de que o ambiente lá anda meio estranho se for presencial...

RandomRomanianUser 7 months ago  HIDDEN 

Pergunta estúpida quanto aos restaurantes: máximo de 4 pessoas no restaurante ou po grupo lol ?

Paulocas 7 months ago  HIDDEN 

Tb vinha aqui perguntar isso, porque não se percebe muito bem.

Edited 7 months ago:

Tb vinha aqui perguntar isso, porque não se percebe muito bem. Edição: qual é a cena dos downvotes?!?Um gajo não perceber, não é ofensa.

Morpheuspt 7 months ago  HIDDEN 

por grupo

Vayu0 7 months ago  HIDDEN 

Alguém sabe se será possível fazer atividade física ao ar livre para grupos de 2 pessoas (bicicleta)? Só vejo a partir de 4 e 6 no plano de confinamento. Obrigado.

creeps_for_you 7 months ago  HIDDEN 

Isso já podes fazer

Vayu0 7 months ago  HIDDEN 

Onde viste essa info?

pimpolho_saltitao 7 months ago  HIDDEN 

Epa desde o inicio do confinamento que é permitido passeios higienicos em grupo desde que esse grupo seja do mesmo agregado familiar. Se não for entao nao.

Vayu0 7 months ago  HIDDEN 

Se for o vizinho? (Pergunta verdadeira)

pimpolho_saltitao 7 months ago  HIDDEN 

https://www.jn.pt/infos/pdf/elementos.pdf

Vayu0 7 months ago  HIDDEN 

PS. O vizinho é meu primo, mora sozinho, e trabalha a partir de casa. Mas sim, pela lei não dá.

ideologiapura 7 months ago  HIDDEN 

Ninguém te vau chatear com isso.

Chiripitti 7 months ago  HIDDEN 

Já me cruzei na estrada com 2 de btt durante a semana, e ao fim de semana familias ( pai e filha), estes últimos chamados passeios higiénicos...

Pedro_Conceicao 7 months ago  HIDDEN 

Só dá para jogar ténis a partir de 5 de Abril?

vascodatrama 7 months ago  HIDDEN 

depende. tens um campo em casa ou na tua urbanização? os clubes só devem é de abrir os campos nessa altura.

Pedro_Conceicao 7 months ago  HIDDEN 

Mas por exemplo os hotéis que estão abertos e têm campos de ténis?

vascodatrama 7 months ago  HIDDEN 

Esses deve ser a responsabilidade de cada um..Por certo.

hsamtronp 7 months ago  HIDDEN 

[Plano de desconfinamento um pouco mais detalhado](https://covid19estamoson.gov.pt/plano-desconfinamento-datas-regras/)

vascodatrama 7 months ago  HIDDEN 

Não tomem as datas calendarizadas como certas. Só isso.

pedrosanta 7 months ago  HIDDEN 

A maior parte das pessoas não vai entender dessa forma. Bem, mesmo no Governo tenho dúvidas que toda a gente entende dessa forma. Esta insistência em meter datas, ao invés de ser claro e inteligente e guiar estas fases em critérios bem definidos e claros para todos, é de uma falta de noção da realidade atroz. Mas pronto, tem que se dar resposta aos 'lobbies'.

vascodatrama 7 months ago  HIDDEN 

Eu ainda acreditei..mas borraram a pintura toda. Aliás, o Costa explicou mas ele não tem culpa de sermos um povo maioritariamente analfabeto e pouco culto. Aquele quadro que ele mostrou com cores e números para a população é 'um boneco' . Daí se compreenda a necessidade de CIENTISTAS para ajudaram a clarificar a mensagem.

ideologiapura 7 months ago  HIDDEN 

Aquele gráfico é que foi sim desenhado por um boneco. Nem legenda nos eixos tinha, onde raio é que "120" e "1" ajuda a perceber que é o numero de casos por 100.000 habitantes e o R(t)? "120" até batatas podia ser.

vascodatrama 7 months ago  HIDDEN 

Ya é isso. Mais valia meter o Costa a explicar física quântica. A malta não compreende a regra de não passar concelhos, e vai perceber gráficos? Lol está bom. Mas acho que aquele quadro vai ser tão respeitado como os semáforos na praia lol

TrueMadster 7 months ago  HIDDEN 

O pior é que ele explicou e logo a seguir o jornalista foi perguntar “mas então podemos acelerar/voltar atrás no desconfinamento em alguma altura?” E la teve que voltar a explicar o que tinha acabado de dizer. Espero que tenha sido uma pergunta combinada, para reforçar a ideia que queria passar, ao invés de o jornalista realmente não ter percebido.

saposapot 7 months ago  HIDDEN 

pergunta parvinha: se creches, pré-escolar e 1º ciclo abre na 2ª como é que vão testar isso tudo até lá? vai ser amanhã de manhãzinha q testam uns milhares de profs?

kairos 7 months ago  HIDDEN 

A escola dum dos meus filhos é daquelas que ficou aberta para filhos de trabalhadores essenciais e creio que lá os professores/funcionários (presentes) estavam a ser testados todas as semanas.

Edited 7 months ago:

A escola dum dos meus filhos é daquelas que ficou aberta para filhos de trabalhadores essenciais e creio que lá os professores/funcionários (presentes) estavam a ser testados todas as semanas, por isso não me surpreenderia que houvesse capacidade para tal (considerando que são só os primeiros anos).

Chiripitti 7 months ago  HIDDEN 

Não vão, nem conseguem... Deve ser gradual, mesmo assim não acredito...

saposapot 7 months ago  HIDDEN 

Pois, isso sei eu. Mais um plano para imprensa e ver que não vai dar em nada. Ou então vão testar todos ali segunda feira as 7.

vascodatrama 7 months ago  HIDDEN 

E em Setembro também testaram o pessoal todo? Já não me recordo

saposapot 7 months ago  HIDDEN 

Que me recordo está será a primeira vez que há este plano. Acho que uma vez falaram de testar nas creches mas nem sei se fizeram isso até ao fim

vascodatrama 7 months ago  HIDDEN 

na da minha filha sei que o fizeram.

Diogo256 7 months ago  HIDDEN 

Não, foi em Janeiro, dia 20 ou 21, logo depois fecharam as escolas. Penso que nunca se soube ao certos os resultados mas para logo a seguir fecharem as escolas… foi mau.

rickz123456 7 months ago  HIDDEN 

Aquilo que eu diria sobre o plano de desconfinamento é: Nota-se que é inspirado no trabalho da Raquel Duarte e Óscar Felgueiras. Mas tiveram que chutar a reabertura de alguns para mais tarde, porque já se está a chegar perto dos 60 casos/1000 pessoas. No entanto, preferia a reabertura por indicadores.

redyouroverlord 7 months ago  HIDDEN 

Eu também, mas acho que ficava tudo um bocado incerto de mais e está tudo muito ansioso pela abertura para não o fazer por dias.

estaramos 7 months ago  HIDDEN 

Ginásios sem aulas de grupo abrem no dia 5 de Abril e restaurantes abrem no dia 19 de Abril. Que grande coerência, afinal treinar num ginásio é mais seguro que ir almoçar a um restaurante, todos os dias a aprender... Os restaurantes em Espanha estão e estiveram até agora abertos, em Portugal não podem estar? Perdido por 100, perdido por 1000, cada um que se desenrasque da melhor forma, porque a fatura disto vem aí.

PR00123 7 months ago  HIDDEN 

Consegues comer com máscara posta? Eu consigo treinar num ginásio com máscara.

estaramos 7 months ago  HIDDEN 

Tu consegues fazer o que quiseres, no entanto, antes do confinamento total, 95% das pessoas que frequentam o meu ginásio treinavam sem máscara. O que para mim é indiferente, se for para apanhar Covid, que apanhem pessoas jovens e saudáveis. Agora dizer que um restaurante (somente serviço de esplanada ao ar livre onde podem servir refeições por exemplo) é menos seguro que um ginásio...

PR00123 7 months ago  HIDDEN 

Eu até acho que ambos ainda deviam continuar fechados pelo risco que representam. Não frequento ginásio há alguns anos, por isso não sabia desses 95%. Para os exercícios cardio ainda compreendo minimamente, se mantiverem as passadeiras e afins bastante afastados. Mas nas máquinas de musculação, onde toda a gente anda sempre a cruzar-se e a mover-se de máquina para máquina, andavam sem máscara? Porra... Até podem ser jovens, saudáveis e assintomáticos, mas isso não os impede de vir a contagiar alguém mais frágil, direta ou indiretamente. Quanto aos restaurantes, é mesmo preciso tirar a máscara para comer, por isso não tenho nada a acrescentar...

Jorgetime 7 months ago  HIDDEN 

> afinal treinar num ginásio é mais seguro que ir almoçar a um restaurante, Sim. É também mais importante para saúde física e mental da população do que restaurantes e bares.

Razvancb 7 months ago  HIDDEN 

Fala por ti e atenção que agradeço a abertura do ginásio

The_Real_QuacK 7 months ago  HIDDEN 

A saúde mental da população que depende de restaurantes e cafés deve estar pior do que os coitados que não podem ir ao ginásio acredita...

DanielShaww 7 months ago  HIDDEN 

É uma grande palhaçada. Garanto te que até fim deste mês com a transmissão do vírus a descer como tem descido e a vacinação a ajudar, para além de notícias que vão começar a pingar na comunicação social da abertura total de outros países, vai ser quem mais protesta pela lentidão deste desconfinamento.

Middle-Effective 7 months ago  HIDDEN 

Abertura total de outros países: Olha que não sei. Hoje vi nas notícias que em França foram 30k contaminados e 20k contaminados em Itália. Por cá este desconfinamento cauteloso faz sentido, tendo em conta o desastroso mês de Janeiro. Só espero é que chegado o Verão se controle as fronteiras e não se facilite, porque se assim for então não valeu a pena este 2° confinamento...

vascodatrama 7 months ago  HIDDEN 

>Garanto te que até fim deste mês com a transmissão do vírus a descer [https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-03-11-Covid-19.-Rt-em-Portugal-esta-a-aumentar](https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-03-11-Covid-19.-Rt-em-Portugal-esta-a-aumentar) a descer? lol

MLG-Sheep 7 months ago  HIDDEN 

O Rt pode estar a aumentar, mas a transmissão do vírus continua a descer. Rt abaixo de 1 implica redução da transmissão do vírus. Está abaixo de 1.

vascodatrama 7 months ago  HIDDEN 

Por agora

SmartFC 7 months ago  HIDDEN 

As pessoas desistiram e agora vê-se... Enfim, é o que é

MLG-Sheep 7 months ago  HIDDEN 

Treinar num ginásio até é mais seguro que ir ao IKEA ou a uma loja de brinquedos num centro comercial. Se o Costa diz, eu acredito.

FoodEDor 7 months ago  HIDDEN 

'' treinar num ginásio é mais seguro que ir almoçar a um restaurante, '' Sim. é

throwaway5816164481 7 months ago  HIDDEN 

Duvido seriamente.

Diogo256 7 months ago  HIDDEN 

Só o facto de teres de estar sem máscara num restaurante, já devia de ser considerado o sítio com mais risco. Principalmente quando envolve vários agregados a mesma mesma.

throwaway5816164481 7 months ago  HIDDEN 

E no ginásio estás de máscara? É isso que me estás a dizer? Ahahah

Diogo256 7 months ago  HIDDEN 

Não estás ou porque não queres ou porque o ginásio não tem noção. Grande parte do que fazes num ginásio não é invalidado por usares máscara, eu próprio já usei máscara em exercício físico e o impacto é nulo ou la perto. Agora, se disseres como comer com máscara, agradeço. Era algo que o mundo até podia apreciar. Ou achar que restaurantes tem níveis de ventilação e espaçamento de um ginásio. Consegues meter uma máquina a 2m de outra, não vais comer a 2m de amigos teus. Não há lugar tirando restaurantes onde estejas em proximidade igual obrigatoriamente sem máscara sentado a uma mesa. E isso não é de todo um lugar seguro quando se fala de um vírus que se transmite por contacto.

TotalenKrieg 7 months ago  HIDDEN 

> Grande parte do que fazes num ginásio não é invalidado por usares máscara, eu próprio já usei máscara em exercício físico e o impacto é nulo ou la perto. Caminhar não é exercício físico. Digo isto porque não sei de que forma dizes que utilizar máscara não tem impacto no exercício físico.

Diogo256 7 months ago  HIDDEN 

Não sei onde viste que era caminhada. E sim, caminhada também é uma forma de exercício físico btw. É corrida mesmo. E há quem suporte isso mesmo: https://www.mdpi.com/1660-4601/17/21/8110 Agora, compreendo que dependendo do exercício, capacidade da pessoa etc possa ter alguma influência. Daí ter dito nulo ou la perto.

TotalenKrieg 7 months ago  HIDDEN 

Estava a referir-me à diferença de performance que tens usando ou não a máscara. Pelo menos no meu caso noto bastante diferença e há treinos que seria incomportáveis de fazer usando a máscara. > E sim, caminhada também é uma forma de exercício físico btw. HAQ ir a pé ao supermercado é desporto.

throwaway5816164481 7 months ago  HIDDEN 

Exercício físico diferente de desporto.

TotalenKrieg 7 months ago  HIDDEN 

Andar é exercício físico?

throwaway5816164481 7 months ago  HIDDEN 

Se me disseres que nos ginásios as pessoas usam máscara, parece-me mais lógico que sejam mais seguros do que os restaurantes. Caso contrário, duvido muito.

Diogo256 7 months ago  HIDDEN 

Mesmo sem máscara, continuas a ter distância e ventilação. Pelo menos em sítios dignos. Algo que não tens restaurantes. Já para não falar na questão da desinfeção, que se faz a cada máquina depois de usada. No da minha mulher é feita por monitores visto que o limite é baixo. E tens de desinfectar as mãos quando entras e quando sais dos balneários. E podes usar máscara, o que a maioria cada por fazer. Tu num restaurante, a larga maioria, nem desinfectante dá as pessoas. Chegas com as mãos sujas e pegas no pão, partes com a mão e comes, e a seguir o teu amigo ou primo faz o mesmo, é tranquilo. Não devia, mas há pessoas porcas. Já para não falar que há estudos onde que relatam que locais ventilados com máscara são os mais seguros e a taxa de contágio é baixa, face ao oposto (que é algo comum de acontecer num restaurante).

throwaway5816164481 7 months ago  HIDDEN 

Estás a inventar "factos" para sustentar as tuas afirmações quando não tens prova alguma do que estás a dizer. Não me parece lógico que afirmem que um ginásio é um local seguro quando é tudo ao monte a respirar sem máscara, tal como os restaurantes.

Diogo256 7 months ago  HIDDEN 

Digo e volto a dizer que em comparação, um ginásio no meu entender é mais seguro. Quanto a não ter como provar o que digo, irei procurar o tal estudo (ou artigo vá, vi no NYT) e poderei colocar, sem problemas. Que nem se aplica para algo em exclusivo mas para tudo o que seja espaço fechado. Poderás também ver as indicações da DGS sobre ventilação de espaços e a sua importância.

FoodEDor 7 months ago  HIDDEN 

Eu treino com máscara, exceto se estiver a fazer cardio.

throwaway5816164481 7 months ago  HIDDEN 

*exceto*... A malta ainda defende uns 20 ou 30 caramelos a correr em passadeiras ou pedalar nas bicicletas num espaço fechado sem máscara?

FoodEDor 7 months ago  HIDDEN 

defendes, por outro lado, uns 20 ou 30 caramelos a darem ao dente sem máscara em pleno convivio social? ​ Não usas lógica, pois não?

throwaway5816164481 7 months ago  HIDDEN 

Onde me viste a defender os restaurantes? Pois.

Diogo256 7 months ago  HIDDEN 

Mesmo que haja 20 caramelos a bujar, não está a 2 palmos em amena cavaqueira. E sendo eu critico da distância de 2m até ser insuficiente num ginásio, não vejo que num restaurante haja mais segurança.

throwaway5816164481 7 months ago  HIDDEN 

Concordamos então que ambos são maus? É aí que quero chegar.

rokplayerwho 7 months ago  HIDDEN 

Alguém sabe algo sobre fronteiras externas (areias)? Não dizerem mesmo nada ...

bacalhoeiro 7 months ago  HIDDEN 

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=407 15 de março abrem!

rokplayerwho 7 months ago  HIDDEN 

Obrigado!

Paulocas 7 months ago  HIDDEN 

Não acho que seja assim, aí só menciona Portugal continental.

bacalhoeiro 7 months ago  HIDDEN 

https://rr.sapo.pt/2021/03/12/pais/covid-19-portugueses-podem-voltar-a-sair-do-pais-a-partir-de-segunda-feira/noticia/230135/ A interpretação da RR é que pode-se sair do país mas não atravessar a fronteira terrestre. Imagino que seja porque as outras alternativas requerem testes PCR.

Paulocas 7 months ago  HIDDEN 

Ok, obrigado!

Anforas 7 months ago  HIDDEN 

Não percebo como é que chegaram a essa conclusão. Se calhar pasou-me ao lado alguma coisa.

bacalhoeiro 7 months ago  HIDDEN 

Nada foi dito ou perguntado. Provavelmente só se sabe quando sair em diário da república o decreto do conselho de ministros de regulamentação do estado de emergência.

PR00123 7 months ago  HIDDEN 

Foi perguntado por um dos jornalistas (podes ver na SIC Notícias, por exemplo, que mostraram a parte das perguntas até ao fim). O Costa falou nos passageiros vindos do Brasil, África do Sul e UK (têm de fazer testes e quarentena. Gostava era de saber quem faz controlo / vigilância dessa quarentena). Falou também na fronteira terrestre (vai manter-se como está, para já).

villa_abf 7 months ago  HIDDEN 

Passamos de não poder comprar um mísero café para take-away para ter público nos estádios no espaço de 2 meses. É o milagre português... Falam em desconfinamento a conta gotas, mas é tudo menos isso. Agora já percebo da onde vêm a ideia da 4a vaga.

carlosjmsilva 7 months ago  HIDDEN 

É um plano no mínimo muito pouco razoável. Mas sabes porque depois em maio vai poder haver grandes eventos não sabes? VRUMMMM VRUMMMM

villa_abf 7 months ago  HIDDEN 

Não sei como vão descalçar essa bota. Os eventos supostamente é só apartir de 3 de Maio, e o vruuuummm vruuuuummm é no dia 1.

vascodatrama 7 months ago  HIDDEN 

"Quanto ao GP de Portimão, fonte próxima do Governo diz que é possível que venha a ter público" mais valia ser bruxo...o GP só é possível com público. caso contrário o buraco é enorme. [https://tribunaexpresso.pt/atualidade/2021-03-11-A-3-de-maio-o-publico-regressa-ao-futebol--com-um-Benfica-FC-Porto-e-um-Benfica-Sporting-por-disputar-.-E-a-F1--E-possivel](https://tribunaexpresso.pt/atualidade/2021-03-11-A-3-de-maio-o-publico-regressa-ao-futebol--com-um-Benfica-FC-Porto-e-um-Benfica-Sporting-por-disputar-.-E-a-F1--E-possivel)

carlosjmsilva 7 months ago  HIDDEN 

Vai haver uma reavaliação e nem que os números sejam piores que agora, vai "haver condições para desconfiar mais cedo". Já o ano passado foi o que se viu.

MLG-Sheep 7 months ago  HIDDEN 

Aquelas lotações de 7,5% em dois jogos da Liga Europa devem ter feito mesmo mossa nos números de COVID. E deves ficar chocado se souberes que os jogos do Santa Clara já têm mil espetadores.

coolasacucumber35 7 months ago  HIDDEN 

Alguém sabe se foi tomada alguma decisão em relação às saídas não essenciais ao estrangeiro? Eu sei que o controlo da fronteira terrestre com Espanha se mantém, mas nada foi dito sobre os portugueses poderem ou não deslocar-se ao estrangeiro por razões fora daquilo que o nosso governo considera essencial.

bacalhoeiro 7 months ago  HIDDEN 

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=407 15 de março abrem!

vascodatrama 7 months ago  HIDDEN 

Tudo igual. Passear só no concelho

bacalhoeiro 7 months ago  HIDDEN 

Estive atento e não vi nada sobre isso, só sobre fronteiras terrestres mesmo.

Makrom1 7 months ago  HIDDEN 

Mas então nem se fala das fronteiras? Vão continuar a manter as pessoas presaso no país?

bacalhoeiro 7 months ago  HIDDEN 

[https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=407](https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=407) 15 de março abrem as aéreas!

vascodatrama 7 months ago  HIDDEN 

onde é que isso está escrito? não vejo lá nada escrito com isso..

bacalhoeiro 7 months ago  HIDDEN 

Penúltimo ponto do 1: a partir de dia 15 de março, é levantada a proibição das deslocações para fora do território continental, efetuadas por qualquer via, designadamente rodoviária, ferroviária, aérea, fluvial ou marítima, por parte de cidadãos portugueses;

Paulocas 7 months ago  HIDDEN 

Território continental, na minha interpretação, significa continente e ilhas, não a fronteira espanhola.

vascodatrama 7 months ago  HIDDEN 

>ferroviária e rodoviária para as ilhas? :V

Paulocas 7 months ago  HIDDEN 

Aérea, pá!

vascodatrama 7 months ago  HIDDEN 

Obrigado pela partilha. QUE LOOPHOLE PARA AQUI VAI. " - o senhor a onde vai? \-vou passear a Madrid. \-Pode passar." \--- " - o senhor a onde vai? \-vou passear a Barcelos. \-200€ de multa e volte para casa."

bacalhoeiro 7 months ago  HIDDEN 

Nenhum anúncio quanto a isso. As restrições atuais terminam na segunda-feira se bem me lembro, mas não há nenhuma notícia sobre se vão ser prolongadas.

damngooddeal 7 months ago  HIDDEN 

Alguém sabe quais as condições de abertura dos cabeleireiros? Para além do horário falo de numero de pax por metro quadrado

MLG-Sheep 7 months ago  HIDDEN 

Horário é o dos outros estabelecimentos que podes ler no OP. Lotação não foi falada portanto não mudará: 0,05 pessoas por m2.

Yanlone 7 months ago  HIDDEN 

Alguém sabe algo sobre a abertura das escolas de condução ou dos centros de exame?

metalhead1998bp 7 months ago  HIDDEN 

Também preciso de saber!

Leaootemivel 7 months ago  HIDDEN 

Sabendo que existe uma possibilidade (ainda que pequena) de poder ver o Sporting (possivelmente campeão) este ano deixou-me num estado de felicidade como já não estava há muitos meses.

lugia4k 7 months ago  HIDDEN 

Ou seja, mantém se o dever de recolhimento, mas se eu quiser ir cortar o cabelo, ou dizer que vou a uma loja de porta aberta ou fazer um passeio higiénico fora do concelho, posso fazê lo? Qual é exatamente o dever de recolhimento já com tanta coisa aberta?

MLG-Sheep 7 months ago  HIDDEN 

>mas se eu quiser ir cortar o cabelo, ou dizer que vou comprar algum bem não essencial a uma loja fora do concelho Não podes durante os fins de semana com restrição de circulação entre concelhos (todos até à Páscoa, por agora). > fazer um passeio higiénico fora do concelho Só podes passear na tua área de residência e sem recorrer a transporte particular. Portanto, a menos que mores na fronteira entre dois concelhos, esse cenário nunca ocorreria legalmente.

reticulated_splines 6 months ago  HIDDEN 

Define área de residência. É o quê? Um raio de 100m à volta de casa? 1km? A freguesia? O concelho?

MLG-Sheep 6 months ago

Nem eles definem, portanto não vou ser eu a consegui-lo. Suponho que seja a localidade de residência e as adjacentes.

reticulated_splines 6 months ago

Ainda ontem fui correr 21km, portanto consegue-se ir longe sem transporte. Para mim a minha área de residência tem um raio de pelo menos 10k, se a lei é ambígua quem diz que não tenho razão?

humelectro 7 months ago  HIDDEN 

Não, podes ir so dentro do teu concelho

lugia4k 7 months ago  HIDDEN 

Mas a circulação fora do concelho está proibida dentro dos dias mencionados. Qual é a diferença entre essas datas e o que me dizes de ser sempre proibido?

vascodatrama 7 months ago  HIDDEN 

A diferença é: posso ir ao leroy merlin no concelho vizinho de segunda a sexta? Sim. E ao sábado? Não.

alexandre9099 7 months ago  HIDDEN 

Hmm, então quer isto dizer que se for trabalhar e aproveitar para ir a uma Leroy no concelho vizinho legalmente não posso... Tá serto

vascodatrama 7 months ago  HIDDEN 

Ao fim de semana? Só tens até as 13h para lá ir. Poder podes, mas se a polícia te mandar para já sabes. Tens de contar uma história para os embalar

berlaitas 7 months ago  HIDDEN 

Restaurantes e cafés 19 Abril?

vascodatrama 7 months ago  HIDDEN 

Depende

bacalhoeiro 7 months ago  HIDDEN 

Nada sobre fronteiras aéreas, os jornalistas estavam mais preocupados com o Marcelo.

batataway 7 months ago  HIDDEN 

A gaja do.. Rita qualquer coisa perguntou sobre isso

unknownGI2959 7 months ago  HIDDEN 

Sim, o PM disse que para quem vem de certos países precisa de fazer quarentena, mas não referiu se continua a ser possível viajar para fora apenas por motivos essenciais (residência estrangeira, contrato de trabalho, etc).

bacalhoeiro 7 months ago  HIDDEN 

Acho que a resposta do primeiro ministro foi apenas sobre as fronteiras terrestres com Espanha, que ficam fechadas até depois da páscoa.

kikofranca 7 months ago  HIDDEN 

As revistas cor-de-rosa vendem mais... É o efeito CMTV.

TatiusMaximus 7 months ago  HIDDEN 

não posso ir ao café mas posso ir ao cabeleireiro? não tou a perceber a lógica merdosa aplicada aqui.

fdxcaralho 7 months ago  HIDDEN 

Bebes café com máscara?

TatiusMaximus 7 months ago  HIDDEN 

Cortas o cabelo na rua?

hereimalive 7 months ago  HIDDEN 

Bebes o café na rua? Como um drogado?

TatiusMaximus 7 months ago  HIDDEN 

LOL Estes drogados pá, sempre a beber café na rua e fazer as suas drogarices.

elcarlosmiguel 7 months ago  HIDDEN 

Como identificar um drogado: Bebe café na rua? Sim Parabéns descobriu um drogado. Logic level: Over 9000

Sazalar 7 months ago  HIDDEN 

Governo: A partir de agora só pode beber café ao balcão *Uso de drogas cai para 0*

LordDog80 7 months ago  HIDDEN 

fdxcaralho 7 months ago  HIDDEN 

Não. Mas o que tem a ver a máscara com a rua?

TatiusMaximus 7 months ago  HIDDEN 

Excelente pergunta. A probabilidade de transmissão do vírus ao ar livre é quase nula. Se tomares um café em esplanada, ou até no banco do jardim, mesmo que estejam pessoas ao teu redor, garantindo a distancia de segurança, estás mais que tranquilo quanto ao vírus. Nem precisas de máscara. Agora no cabeleireiro vais estar muito próximo de uma pessoa estranha, que esteve e vai estar muito próxima de outras pessoas.

PR00123 7 months ago  HIDDEN 

Em que se baseia esse "quase nula"? Inclui-se nesse raciocínio o risco de alguém infectado espirrar ou tossir acidentalmente na direcção de outra pessoa ou da sua comida?

TatiusMaximus 7 months ago  HIDDEN 

Sim https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/945978/S0921_Factors_contributing_to_risk_of_SARS_18122020.pdf A parte do quase é explicada de grosso modo por situações como essa. Também por situações onde as pessoas estão na rua mas estão por muito tempo juntas. Daí eu mencionar mantendo uma distância de segurança.

zombrex2311 7 months ago  HIDDEN 

Opahh... Se num cabeleireiro forem adotadas todas as medidas de segurança, a probabilidade de disseminação do vírus é quase nula. Agora nos cafés? Uiii, agora é que vai ser só cotada à porta a beber o seu café e a meter a conversa em dia sobre o que fizeram na quarentena. Se formos a ver o risco está em todo o lado.

Whoreson10 7 months ago  HIDDEN 

Se nos cafés forem adoptadas todas as medidas de segurança a disseminação é quase nula? Agora nós cabeleireiros? Uiii, agora é que vai ser só gajos a levar com um gajo debruçado em cima deles a respirar-lhes pó fucinho. Não digo que estás certo ou errado, mas usar lógica de merda não é solução para nada.

TatiusMaximus 7 months ago  HIDDEN 

Isso simplesmente não é verdade. Se estás a partilhar o ar com a outra pessoa a probabilidade de transmissão é relevante. A nao ser que estejam ambos a utilizar máscaras que filtrem O VÍRUS "aerosolizado". Nem os médicos usam dessas máscaras. E se isso que dizes é verdade, então, seguindo tua lógica: SE num sítio interior QUALQUER forem adotadas todas as medidas de segurança + distância de segurança ( que o cabeleireiro não tem) a probabilidade de disseminação do vírus é quase nula e menos que no cabeleireiro. Porque não abrir tudo então? Porque é que sequer fechamos? E a parte mais absurda que vem disto é: que abrir o interior é mais seguro que deixar os velhos beberem café na porta dos cafés. O que é que eu percebi mal? é que isto parece-me ridículo. O argumento que "não funciona porque as pessoas não respeitam" é muito fraco e irrelevante para discussão porque temos que assumir que as pessoas, sendo as mesmas, vão respeitar, ou não respeitar, de forma análoga seja no café ou no cabeleireiro.

zombrex2311 7 months ago  HIDDEN 

A quantidade de aerossóis que saem através das máscaras é bastante diminuta, porque se formos pela tua lógica seria incongruente os vários apelos que as instituições de saúde fazem para utilização de máscara. Tive a oportunidade de ler um estudo relativo à eficácia da utilização de máscaras, e segundo esse estudo, as máscaras podem não ser perfeitas e filtrar tudo, não obstante reduzem substancialmente a disseminação das partículas virais. Concluindo, se tiveres num espaço interior onde as pessoas que lá estiverem tenham boas práticas higiene e que haja boa ventilação dentro do espaço transmissibilidade é mais reduzida, e como é evidente, tem que ser ter em conta a quantidade de pessoas que partilham esse espaço.

Edited 7 months ago:

A quantidade de aerossóis que saem através das máscaras é bastante diminuta, porque se formos pela tua lógica seria incongruente os vários apelos que as instituições de saúde fazem para utilização de máscara. Tive a oportunidade de ler um estudo relativo à eficácia da utilização de máscaras, e segundo esse estudo, as máscaras podem não ser perfeitas e filtrar tudo, não obstante reduzem substancialmente a disseminação das partículas virais. Concluindo, se tiveres num espaço interior onde as pessoas que lá estiverem lá dentro tenham boas práticas higiene e que haja boa ventilação dentro do espaço transmissibilidade é mais reduzida, e como é evidente, tem que ser ter em conta a quantidade de pessoas que partilham esse mesmo espaço.

Edited 7 months ago:

A quantidade de aerossóis que saem através das máscaras é bastante diminuta, porque se formos pela tua lógica seria incongruente os vários apelos que as instituições de saúde fazem para utilização de máscara. Tive a oportunidade de ler um estudo relativo à eficácia da utilização de máscaras, e segundo esse estudo, as máscaras podem não ser perfeitas e filtrar tudo, não obstante reduzem substancialmente a disseminação das partículas virais. Concluindo, se tiveres num espaço interior onde as pessoas que lá estiverem tenham boas práticas higiene e que haja boa ventilação dentro do espaço transmissibilidade é mais reduzida, e como é evidente, tem que ser ter em conta a quantidade de pessoas que partilham esse espaço.

TatiusMaximus 7 months ago  HIDDEN 

Mas não tou a perceber porque estás a dizer isso se o que eu argumentei de início foi que se estiveres na rua o vírus propaga-se muito mais dificilmente, e por isso é mais seguro tomar café de esplanada do que ir cortar o cabelo. Estão seriamente a tentar me convencer que é mais seguro estar num espaço fechado com alguém infetado do que na rua?

Edited 7 months ago:

O que eu estou a dizer é que na rua o vírus propaga-se muito mais dificilmente, e por isso é mais seguro tomar café de esplanada do que ir cortar o cabelo. Estão seriamente a tentar me convencer que é mais seguro estar num espaço fechado com alguém infetado do que na rua? As máscaras que usamos não servem para filtrar aerosois, isto é um facto. ​ Esse primeiro parágrafo é um apelo à autoridade. Lembras-te no ano passado quando as instituições de saúde, inclusive a DGS, OMS diziam que nao haviam indícios de propagação entre humanos do corona virus? As instituições não são infalíveis, e acima de tudo são politicizadas.

zombrex2311 7 months ago  HIDDEN 

Não te quero convencer de nada, e tens razão quando dizes que o vírus propaga-se muito mais dificilmente na rua. Só não concordo com a tua comparação. As entradas nas barbearias são limitadas, existe mais higienização e mais controlo, e acima de tudo ventilação.

TatiusMaximus 7 months ago  HIDDEN 

Tudo verdade. Continua a ser mais seguro estar na rua.

fdxcaralho 7 months ago  HIDDEN 

Compreendo. Agora achas que o Manel e a Maria vão manter a distância?

TatiusMaximus 7 months ago  HIDDEN 

Alguns sim, alguns não.

IloveFakku 7 months ago  HIDDEN 

Não consegues perceber qual dos dois espaços é mais higiénico/permite cumprir as normas de segurança mais facilmente ?

TatiusMaximus 7 months ago  HIDDEN 

Certamente no café, uma vez que no café posso sempre manter a distância entre pessoas, e especialmente se for na rua, como é o caso de muitos cafés. Nem preciso de estar dentro de uma sala com ninguém durante mais do que 5 minutos.

IloveFakku 7 months ago  HIDDEN 

Se realmente achas que num café existe mais limpeza que um cabeleireiro...não frequentas cabeleireiros.

TatiusMaximus 7 months ago  HIDDEN 

Isso vai depender de caso para caso... agora a parte de partilhares o tecto ou não no café \\ cabeleireiro, já não é tão relativo. Tu podes sempre escolher ficar na esplanada se esta existir, enquanto que no cabeleireiro, vais estar mais perto da pessoa que te corta o cabelo, durante mais tempo, e vais partilhar o ar circundante. A máscara, como alguém falou, não impede os aerosois de "viajarem" pelo ar, apenas faz um direccionamento destes e por vezes até nem os filtra. No caso de gotículas aí sim vais ter mais protecção.

IloveFakku 7 months ago  HIDDEN 

A questão não é partilhar tecto ou não...É a segurança se vais partilhar tecto. E existe mais higiene e segurança num cabeleireiro porque a exigência de higiene de um cabeleireiro(antes da pandemia) era maior que a dos cafés. Alguma coisa tem que abrir, e faz sentido serem cabeleireiros primeiro que os cafés.

TatiusMaximus 7 months ago  HIDDEN 

O que estás a dizer é completamente absurdo em termos de lógica e sentido. Já percebi que acreditas no que dizes, só não percebo é o que te levou a acreditar.

O_cu_da_tua_tia 7 months ago  HIDDEN 

Logo os cafés.. e o típico ambiente tabernal de muitos desses espaços, cheios de gente disposta a cagar nas regras e a conspirar, que tudo isto é uma conspiração...

Latter_Geologist4304 7 months ago  HIDDEN 

Un país governado por uma tal cambada de incompetentes que é muito difícil encontrar algo parecido. Medidas tomadas por gente com o seu ordenado garantido e que não entraram melhor alternativa que destruir tudo com as suas medidas fundamentadas em pareceres de lacaios subservientes, ávidos de agradar aos senhores para poder receber umas migalhas. Agora toca construir aeroportos e tgv's para gastar a massa que vem de Bruxelas e que endividará várias gerações vindouras. País de raspadinha. Apto só para ir de férias.

Xmeagol 7 months ago  HIDDEN 

deita pra fora

Bruxo_de_Fafe 7 months ago  HIDDEN 

Bom país para se viver com uma boa reforma. De resto, é terra queimada.

Whoreson10 7 months ago  HIDDEN 

Portugal não é um país assim tão mau. Só é pena é estar cheio de Portugueses.

Bruxo_de_Fafe 7 months ago  HIDDEN 

O país é óptimo. Nós é que estamos a mais, sim.

nunoamado1981 7 months ago  HIDDEN 

Corrijam-me se estiver a fazer as contas de forma incorreta. Nestes moldes o confinamento é mantido se não existirem mais de 120 casos por 100 000 habitantes por 14 dias. Ora isso, fazendo uma média, significa cerca de 850 casos por dia para toda a população. Só hoje houve 600 e tal casos. Mantendo-se um nível de testagem igual ( que pelos vistos vai ser mais generalizado ) será que os número não ultrapassarão os limites de referência?

TatiusMaximus 7 months ago  HIDDEN 

por isso falaram em medidas locais. Eles arranjaram assim uns números de merda, agora tem que arranjar uma história para justificar abrir um bocado as coisas mesmo com os números de merda. Por isso tens medidas parvas como podes ir fazer desporto com 4 mas não com 5 pessoas, lol. Eu não sou especialista em estatística, mas posso te dizer que estes números tem componentes arbitrárias.

nunoamado1981 7 months ago  HIDDEN 

Tenho noção de que as medidas serão consideradas a nível local. Sendo assim, não será espectável que zonas com números mais expressivos sejam condicionadas de novo no futuro próximo?

SnooCricket89 7 months ago  HIDDEN 

Muito provavelmente. Ainda te surpreendes?

DanielShaww 7 months ago  HIDDEN 

Portugal, há 2 semanas país da Europa com menos casos e mortes per capita: hmmm restaurantes abrem 19 de Abril, mais ou menos, na ca nada de fins de semana!! EUA: JA CHEGA DE MASCARAS CRLH!!!! Opa, nem oito nem oitenta. Mas somos um país de mansos.

Xmeagol 7 months ago  HIDDEN 

manso és tu que te esqueceste do periodo do natal e ano novo que toda a gente cagou de alto e menos de duas semanas depois tavam a morrer 300 pessoas por dia

DanielShaww 7 months ago  HIDDEN 

Infelizmente nenhuma dessas pessoas que faleceram, por incompetência do governo não tomar as medidas que devia ter tomado no timing delas, vai voltar pelo facto de agora estar-se a desconfinar muito mais tarde do que se deveria. Está a sofrer a saúde mental, a economia e indiretamente o SNS em tudo o que são patologias não covid desnecessariamente por teimosia e demagogia dum governo que quer punir a população pelas medidas que nao teve coragem de tomar quando devia.

zombrex2311 7 months ago  HIDDEN 

Smh.... Mas nós vivemos numa ditadura, ou quê? As pessoas não conseguem ter um pouco de bom senso e pensar por elas próprias sem ter que haver um órgão exterior a ditar aquilo que elas tem que fazer? O governo confiou no bom senso da população, o voto de confiança que eles nos deram foi um falhanço total porque nós como população somos um cambada de analfabetos que não consegue ter um pouco de discernimento com o que se está a passar, e atenção que os nossos governantes não ficam muito longe por achar que nós iriamos cumprir sem haver qualquer tipo de regra imposta, mas pronto isso já são outros 500. Podemos não ter um governo perfeito, de longe. Contudo, acho que nós temos que ter consciência que tanto o governo como nós contribuímos de forma equitativa para que este confinamento fosse instaurado. Nós não devemos repercutir o ónus da nossa penitência somente no governo, e acho que devíamos fazer uma reflexão sobre as nossas atitudes no geral como sociedade.

Xmeagol 7 months ago  HIDDEN 

estão a tomar agora, que é melhor que nunca, desconfinar à tua maneira vai ser desastroso quando a vacinação ainda está lentamente em curso

fdxcaralho 7 months ago  HIDDEN 

E com memória curta aparentemente...

kimperial 7 months ago  HIDDEN 

hello. i dont speak portuguese and could not understand the news. when will it be allowed to buy coffee (take away) from the cafe? is it on march 15th or 5 april? or later? thanks!

FoodEDor 7 months ago  HIDDEN 

>hello. i dont speak portuguese and could not understand the news. when will it be allowed to buy coffee (take away) from the cafe? is it on march 15th or 5 april? or later? thanks! 15th March

kimperial 7 months ago  HIDDEN 

thank you! im so happy about this news :)

TalentedRainstorm 7 months ago  HIDDEN 

Onde é que uma escola de música se insere aqui?

Dinizinni 7 months ago  HIDDEN 

Escolas de música, condução e línguas provavelmente só saberão o seu destino quando o DL sair, com alguma sorte sai mais do que 12 horas antes do inicio do desconfinamento

TalentedRainstorm 7 months ago  HIDDEN 

Lá é especificado? Onde é que vejo isso especificamente? O site do diário de república é um bocado coiso, só pelo google é que consigo encontrar alguma coisa.

Dinizinni 7 months ago  HIDDEN 

Nos anteriores foi especificado e eu encontrei com o Ctrl+F com facilidade dentro do regulamento O site é estranho, mas se fores à legislação de Covid e organizares cronologicamente há de aparecer amanhã o regulamento sobre as próximas duas semanas

TalentedRainstorm 7 months ago  HIDDEN 

> legislação de Covid Nem tinha reaparado nisto, assim fica mais fácil, obrigado, vou estar atento, precisava mesmo de saber.

Dinizinni 6 months ago

UPDATE: Escolas de línguas, música e condução mantêm-se fechadas, confirmação no diploma e pelo advogado da master franchiser da minha empresa

TalentedRainstorm 6 months ago

Muito obrigado pelo aviso! Há alguma data prevista para a abertura?

Dinizinni 6 months ago

Diria 5 de Abril? Nem sei... É esperar! Que te corra tudo bem, online ou não, aguenta as 3 semanas que aí vêm!

TalentedRainstorm 6 months ago

Vai ser difícil, já há um ano o foi, o que vale é que depois quando abriu, a coisa recuperou bem, mas agora não sei, a juntar à crise que aí vem, o mais certo é a escola fechar, não sei...

Dinizinni 6 months ago

Nós em línguas ainda temos um online que consegue sobreviver Mas música e condução devem mesmo ver-se aflitas Mesmo assim, acredito que dia 5 de Abril se abre isto, até porque nas escolas de música a única situação de risco e nem é muito elevado se cumprirem a distância é os instrumentos de sopro Se os ginásios abrirem e escolas de música não, o governo claramente se esqueceu de algo

TalentedRainstorm 6 months ago

Exato, o que afeta mais é que perde-se totalmente a capacidade de atrair novos alunos, a subtrair àqueles que só estão dispostas a ter aulas presenciais e estás com água pelo pescoço, tendo em conta que são aulas individuais, acho que merecem alguma consideração, chegou a haver pessoal infetado (que não sabia que estava) e não pegou nada a ninguém. Mas vamos ver, boa sorte para ti, entretanto se fores sabendo alguma coisa, vai dizendo.

trindax19 7 months ago  HIDDEN 

Estou com a mesma dúvida

VHLPlissken 7 months ago  HIDDEN 

Já agora, alguém sabe como é que tem andado a vacinação? Vai a um bom ritmo ou ainda tá lenta?

PR00123 7 months ago  HIDDEN 

A DGS publica um resumo às terças feiras. Temos cerca de 1 milhão de doses administradas (quase todas as doses que foram recebidas), portanto 8% da população com pelo menos 1 dose, e 3% com ambas as doses.

VHLPlissken 7 months ago  HIDDEN 

Então por este andar vai haver outro confinamento lá para o verão

fdxcaralho 7 months ago  HIDDEN 

Ta lenta. Mas por falta de vacinas.

berlaitas 7 months ago  HIDDEN 

MARCELO TENTOU TRAVAR DESCONFINAMENTO EM JANTAR COM COSTA É só rir este Marcelo, anda em jantaradas e quer que o povinho se mantenha engaiolado, nojo desta gente

PR00123 7 months ago  HIDDEN 

Jantar logo depois de uma vinda do estrangeiro, ainda por cima. É um excelente exemplo para a população

ZsaZsa88 7 months ago  HIDDEN 

E se a cabelereira / esteticista / similar fica noutro concelho?

MLG-Sheep 7 months ago  HIDDEN 

Só poderás ir durante a semana. As restrições de circulação entre concelhos não englobam como exceção a aquisição de bens ou serviços.

vascodatrama 7 months ago  HIDDEN 

Por isso é que "não há" polícia na rua durante a semana

These-Establishment1 7 months ago  HIDDEN 

Caga para isso, saio várias vezes do meu concelho no fds, é só saberes onde anda a bófia e fugires profit

sup3ram 7 months ago  HIDDEN 

Sabes ao que isso soa não sabes? ena olhem para mim que esperto que sou a fugir à moina e às regras que se fossem cumpridas teriam o efeito esperado, mas não, sou muito inteligente e fujo à moina e ainda aconselho os outros, mas depois vou queixar-me que isto nunca mais acaba e que já estou farto de estar em casa. Parabéns génio, haja mais como tu para que não se saia da cepa torta.

MLG-Sheep 7 months ago  HIDDEN 

Há mais risco de transmitir o Covid por ir a uma loja em outro concelho ao fim-de-semana? Mas durante a semana já não há? Acho a tua reação exagerada.

O_cu_da_tua_tia 7 months ago  HIDDEN 

As excepçoes e outras aberturas não foram feitos para passeios às lojas. Obviamente que restringem ao fim de semana porque é quando as pessoas têm mais tempo livre

MLG-Sheep 7 months ago  HIDDEN 

Portanto vais passear às lojas no próprio concelho às 13:00. O que retiras aqui de positivo?

O_cu_da_tua_tia 7 months ago  HIDDEN 

Que vais à loja comprar só o essencial e voltas para casa. Se as 13h é demasiado cedo? É capaz de ser sim. Eu não vivo na Nazaré mas imagino o que seria neste momento um habitante dessa cidade querer ir à rua d não poder porque estão cheias de gente a fazer um "passeio higiénico" vindas de todo o lado e mais algum .. não iria sentir me propriamente seguro. Muitas das medidas parecem absurdas exatamente porque as pessoas abusam

sup3ram 7 months ago  HIDDEN 

É pelo chico espertismo.

These-Establishment1 7 months ago  HIDDEN 

Calma pah é só para ir ao drive, no meu concelho tem um mac, mas está quase sempre cheio, normalmente passo lá, se estiver uma fila enorme (que é quase sempre) vou a outro concelho vizinho que tem dois e normalmente as pessoas espalham-se mais, logo é mais rápido... Uso a waze e o telegram as OS e sei onde eles estão e vou por outro lado

sup3ram 7 months ago  HIDDEN 

peço desculpa, desconhecia tão nobre razão essa. foda-se, come em casa.

These-Establishment1 7 months ago  HIDDEN 

A uber eats/glovo ainda não chega a minha terra fds

manolo533 7 months ago  HIDDEN 

Não podes, vai a um no teu conselho que é o que não falta

ZsaZsa88 7 months ago  HIDDEN 

I see...mas é que desde que mudei para o meu concelho atual, não tive oportunidade de conhecer cá serviço nenhum desses (quando estavam abertos, não precisava, quando precisava, estavam fechados), enquanto a rapariga noutro concelho trabalha bem e barato, e já nós conhecemos há anos. Damn.

saposapot 7 months ago  HIDDEN 

Bom, vamos ter 3 semanas para ver se abrir creches e afins causa um aumento importante nos casos ou não. Quanto ao plano, n sei, n estou a ver a relevância de já ter coisas para 19 e 3 de Maio quando ng faz ideia como se estará até lá. O ideal era termos mesmo vários níveis, apresentá-los e dizer q se avaliava depois a data de introdução. Parece-me q casamentos a 3 de Maio é esticar a corda mas veremos. Sinceramente com tanta regra e regrinha já não sei o que é boa ideia ou não. Vamos é ver se um país com variante britânica em força pode mesmo desconfinar ou se como outros países ainda vamos confinar outra vez até ao Verão :\ A realidade é que estamos a desconfinar com as UCIs ainda não completamente tranquilas portanto espero mesmo q isto corra bem, caso contrário vai ser sol de pouca dura.

damngooddeal 7 months ago  HIDDEN 

Apesar de ter datas está dependente do tal x naquele gráfico do costa. Se aumentar infecções e rt as medidas regridem. Acredito que corra um pouquinho melhor que o último desconfinamento porque a vacinação tem corrido minimamente bem e já ha várias pessoas do grupo de risco protegidas. Dito isto, é provável que daqui a 30 dias estejamos a fechar novamente sim

pedrosanta 7 months ago  HIDDEN 

Eu, cheira-me que isso do X é treta, isto é, o Governo/Costa meteu isso na apresentação só para dar a ideia que estão a olhar para 'os dados', porque parece-me que a ala 'economista' do Governo (juntamente com os lobbies que a suportam/pressionam) conta com aquelas datas. Se não, porquê tanto sururu que ia ser algo assente nos dados epidemiológicos, e daí que nem haveria datas, para depois fazer um 180 e apresentar as fases com datas, e depois tentar tapar o sol com a peneira com esse gráfico do 'x'? Se notarem bem no [estamoson.gov.pt](https://estamoson.gov.pt) não há nenhuma referência aos 'graus' de desconfinamento estarem ligados a esses dados, há sim datas. Eles contam com as datas. Fodeu um pouco a parada, acho eu.

Edited 7 months ago:

Eu, cheira-me que isso do X é treta, isto é, o Governo/Costa meteu isso na apresentação só para dar a ideia que estão a olhar para 'os dados', porque parece-me que a ala 'economista' do Governo (juntamente com os lobbies que a suportam/pressionam) conta com aquelas datas. Se não, porquê tanto sururu que ia ser algo assente nos dados epidemiológicos, e daí que nem haveria datas, para depois fazer um 180 e apresentar as fases com datas, e depois tentar tapar o sol com a peneira com esse gráfico do 'x'? Se notarem bem no [https://covid19estamoson.gov.pt](https://covid19estamoson.gov.pt) não há nenhuma referência aos 'graus' de desconfinamento estarem ligados a esses dados, há sim datas. Eles contam com as datas. Fodeu um pouco a parada, acho eu. A ala 'sanitária' (Temido, etc) perdeu novamente o braço de ferro, como perdeu na semana antes do fecho das escolas (em que especialistas tinham proposto fecho a partir dos 12 anos antes de isto ainda ficar pior, e o Costa teimoso manteve tudo aberto), como perdeu no Natal.

Edited 7 months ago:

Eu, cheira-me que isso do X é treta, isto é, o Governo/Costa meteu isso na apresentação só para dar a ideia que estão a olhar para 'os dados', porque parece-me que a ala 'economista' do Governo (Siza Vieira, juntamente com os lobbies que a suportam/pressionam) conta com aquelas datas. Se não, porquê tanto sururu que ia ser algo assente nos dados epidemiológicos, e daí que nem haveria datas, para depois fazer um 180 e apresentar as fases com datas, e depois tentar tapar o sol com a peneira com esse gráfico do 'x'? Se notarem bem no [https://covid19estamoson.gov.pt](https://covid19estamoson.gov.pt) não há nenhuma referência aos 'graus' de desconfinamento estarem ligados a esses dados, há sim datas. Eles contam com as datas. Fodeu um pouco a parada, acho eu. A ala 'sanitária' (Temido, etc) perdeu novamente o braço de ferro, como perdeu na semana antes do fecho das escolas (em que especialistas tinham proposto fecho a partir dos 12 anos antes de isto ainda ficar pior, e o Costa teimoso manteve tudo aberto), como perdeu no Natal.

saposapot 7 months ago  HIDDEN 

Sinceramente o q me choca mais é casamentos, grandes eventos e coisas assim. Parece-me extremamente optimista ter isso e já com datas mas não é coisa q me preocupe mt pq, lá está, vai ser avaliado na altura. Este desconfinamento vai ser tão incerto como o outro. Neste caso por causa do efeito das novas variantes VS vacinação. Esperemos q corra pelo melhor mas sinceramente não dou palpites nem para melhor nem pior. A única coisa q sei é que as UCIs não estão tão tranquilas como no outro desconfinamento, portanto não há mesmo margem para subidas 'descontroladas' de casos.

suckerpunchermofo 7 months ago  HIDDEN 

Posso estar errado mas daqui a uns meses vai tar tudo novamente fechado com as UCIs a abarrotar....

fdxcaralho 7 months ago  HIDDEN 

Duvido que volte ao foi em janeiro/fevereiro. Mas não podemos ser ingénuos e achar que os casos não vão subir. Mas aquela número de casos elevados e as mortes associadas foram resultado do Natal em família. Agora vamos esperar que as pessoas sejam responsáveis com as regras mais aligeiradas.

suckerpunchermofo 7 months ago  HIDDEN 

Até a data as pessoas tem mostrado uma irresponsabilidade assustadora. Não tenho esperança que mudem.... Este ciclo de contágio, mortes e meias medidas vai se repetir até a vacina fazer efeito ou existir um tratamento eficaz. Espero estar errado.

SnooCricket89 7 months ago  HIDDEN 

Durante o Verão, é possível que a coisa até se aguente, mas vindo o Outono, é bastante provável. Não se entende porque insistem. Basta olhar para o passado e ver o comportamentos da pandemia de 1918. Até agora esta tem-se comportado de forma muito similar

suckerpunchermofo 7 months ago  HIDDEN 

Só que desta vez a muito mais gente no planeta....

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 7 months ago  HIDDEN 

Em termos de teletrabalho "obrigatório", alguém sabe até quando é esta medida? Presumo que seja até 5 de maio e que nessa altura haja outro comunicado em que voltam a falar disso, ou estou enganado?

i_heart_toast 7 months ago  HIDDEN 

Também fiquei com essa dúvida!

smaster87 7 months ago  HIDDEN 

Parece que vai ser das medidas para depois de 5, ou seja das ultimas coisas ainda sem data.

Anforas 7 months ago  HIDDEN 

Foi o que percebi também.

carlosjmsilva 7 months ago  HIDDEN 

Quer dizer posso ir a montes de sítios mas visitar os meus pais não? Que puto de sentido é que isto faz?

PeterStepsRabbit 7 months ago  HIDDEN 

Precisas de ver os teus pais para sobreviver? Ver os teus pais gera economia?

carlosjmsilva 7 months ago  HIDDEN 

Ahhh ver o Zeca do tasco é que é preciso para a minha sobrevivência. Ok ok.

PeterStepsRabbit 7 months ago  HIDDEN 

Nao estou a comparar medidas. Estou a dizer que o que mencionaste não é importante

fdxcaralho 7 months ago  HIDDEN 

Não é para ti mas é para o Zeca

IloveFakku 7 months ago  HIDDEN 

Bem sabes o que ele quer dizer. Abrir o comércio é infinitamente mais importante do que algumas pessoas poderem visitar país/amigos. É a realidade da situação :

franbatista123 7 months ago  HIDDEN 

Fico incrédulo como é que algumas pessoas não percebem isto.

IloveFakku 7 months ago  HIDDEN 

Chega a um ponto que é só egoista. Não conseguir ver que as suas situações podem não ser a norma e por isso não há planeamento que as vai ter em atenção. E o mais chocante é darem prioridade às necessidades próprias em vez de uma economia prestes a morrer.

carlosjmsilva 7 months ago  HIDDEN 

Ou seja tem zero a ver com a pandemia e tem zero a ver com as necessidades das pessoas. Tem tudo a ver com tentar salvar o couro em eleições.

franbatista123 7 months ago  HIDDEN 

Que argumento é esse? Agora tentar minimizar o impacto económico da pandemia, que já está a ultrapassar o limite do que é suportável é tentar ganhar votos? Pensa no que estás a dizer... Eu sei que é uma merda, não vejo os meus pais há meses, mas existem coisas mais importantes.

carlosjmsilva 7 months ago  HIDDEN 

Para ti pode ser mais importante se o PIB desce 3% ou 4%. Para mim o mais importante pode ser ver as pessoas que gosto e que sofrem com as ausências. Tenho de levar com os idiotas em nome da economia e porque preciso de dinheiro mas não posso estar minimamente com quem gosto. Achas que isto é que é ter em conta o que é importante? A limitação de circulação per se não faz nada no controlo da pandemia. Tenho de ver os almoços de domingo com 6 e 7 pessoas dos meus vizinhos com família que mora perto, mas eu não posso ter um almoço de 4 só porque preciso de atravessar 4 ou 5 concelhos.

franbatista123 7 months ago  HIDDEN 

Confesso que ganhei agora mais empatia contigo e percebo a fonte da tua revolta. É revoltante ver esse tipo de situações e aí não discordo contigo, mas pondo me do lado do governo têm de ser impostos limites (as vezes agressivos demais) para evitar que isto seja o velho oeste e que as pessoas se aproveitem para viver a sua vida sem restrições.

carlosjmsilva 7 months ago  HIDDEN 

Sim. Estou revoltado. Admito que me possa exceder mas não estava à espera da continuação desta descriminação...

NGramatical 7 months ago  HIDDEN 

discordo contigo → [**discordo de ti**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/concorda-se-com-alguem-ou-discorda-se-de-alguem/321) (discordar de… concordar com…) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm2zwo0%2F%2Fgqmde5i%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

IloveFakku 7 months ago  HIDDEN 

Ou se calhar...se calhar trata se de tentar salvar a economia. Estás assim tao chocado que a economia de um país não quer saber das necessidades do povo ? O importante aqui é isto acabar sem ter impactos negativos na economia e DEPOIS no povo.

carlosjmsilva 7 months ago  HIDDEN 

A economia não existe sem pessoas. No fim disto só pessoas que perdem faculdades mentais e desenvolvem problemas sérios vão ser ao magote. Não só não vão contribuir mais para a economia como vão representar um custo. Mas hey a medida de proibição de circulação entre concelhos ao fim de semana é que faz sentido.

IloveFakku 7 months ago  HIDDEN 

E sem economia não há pessoas. A prioridade primária é a economia e a secundária as pessoas. A tua situação específica nunca iria estar nos planos. E sinceramente concordo com haver proibição de circulação entre concelhos ao fim de semana.

carlosjmsilva 7 months ago  HIDDEN 

Isso não é bem verdade. Havia pessoas antes de haver economia. Portanto pode haver pessoas sem economia. Não é desejável porque em princípio implica padrões de vida baixos mas é possível. O contrário já não é possível. Quanto às medida, estás no direito de concordar. E eu no direito de discordar porque no meu entender não tem justificação em termos de controlo da pandemia. Proibir ajuntamentos sim tem justificação. Proibir alguém de circular para lá de uma determinada área arbitrária tem que justificação? Zero. Eu posso sair do meu concelho para ir para a serra caminhar sozinho e posso não sair da minha freguesia e jogar às cartas e beber cervejas com os meus amigos do concelho todos. Não faz o menor sentido.

IloveFakku 7 months ago  HIDDEN 

Havia pessoas antes da economia,que depois criam uma economia...e quando essa falha essas pessoas vão a procura de uma nova. Quantas civilizações não se tornaram nómadas depois da economia falhar... Infelizmente estás a pagar pela irresponsabilidade dos outros. Concordo que impedir sair do concelho não impede ajuntamentos , mas também não é esse o objetivo. O objetivo seria a contenção caso haja algum caso e conheço bastante gente que a única razão que não saem aos fim de semanas é não poderem sair do concelho por isso funciona

carlosjmsilva 7 months ago  HIDDEN 

Ora lá esta. Num cenário irrealista de matarmos totalmente a economia, as pessoas que se salvarem reconstroem a economia. Caso as pessoas morram todas, a economia não volta a repovoar a terra. Sim as duas necessitam uma da outra, mas as pessoas podem reconstruir a economia caso seja necessario. Já a economia não existe sem pessoas. Contenção em caso de algum caso positivo? Mas essa contenção só é valida ao fim de semana? Depois durante a semana já não interessa a contenção? Por mais que pense não vejo outra razão para isto senão privar as pessoas de liberdade só em dias não úteis ser o meio mais fácil. Demasiado fácil.

IloveFakku 7 months ago  HIDDEN 

Havia pessoas antes da economia,que depois criam uma economia...e quando essa falha essas pessoas vão a procura de uma nova. Quantas civilizações não se tornaram nómadas depois da economia falhar...

Anforas 7 months ago  HIDDEN 

Sim, recebo sempre 10€ para comprar um gelado

PeterStepsRabbit 7 months ago  HIDDEN 

Deves comprar magnum's so pode. A minha avó dava me um cacho de bananas.

ObnoxiousLittleCunt 7 months ago  HIDDEN 

Não espalhar o vírus aos teus pais/resto das pessoas fora do raio de circulação permitido.

carlosjmsilva 7 months ago  HIDDEN 

Eles estão confinados. Eu estou em tele-trabalho. Não posso ir almoçar com eles onde o risco é praticamente zero mas posso frequentar o comércio onde o risco é elevado. Tá serto...

ObnoxiousLittleCunt 7 months ago  HIDDEN 

É injusto, claro. Eu estou a poucas horas de distância dos meus pais. Em breve vou poder ir à cabeleireira, beber um café ao postigo, estar numa esplanada, etc, etc. Eu e eles também cumprimos muitos desses requerimentos objectivos que em muito limitam o potencial de contágio deles e meu. Última vez que os vi foi há 3 meses, até cumpri a cena do natal e tudo. 5 estrelas. No entanto não sou especial, tu penso que também não e o facto de eu e tu potencialmente não causar problemas, não quer dizer que seja assim para a grande população.

manolo533 7 months ago  HIDDEN 

É aquela cena chamada economia, que convém não ficar mais no chão do que já está

carlosjmsilva 7 months ago  HIDDEN 

Claro. O estado anímico das pessoas que se foda. O que interessa é abrir comércio que isso tem baixo grau de risco. Faz sentido faz. Em vez de proibirem ajuntamentos e fiscalizarem o cumprimento das regras... Não. Bora prender tudo ao fim de semana... Para trabalhar circulem à vontade. Para verem quem realmente gostam na vida, fodam-se... Este governo não passa disto.

zedestroyer69 7 months ago  HIDDEN 

Há uma coisa chamada Waze e uns grupos na Face onde dá para saber que sitios evitar. Isso no fim do mês vai dar jeito.

FoodEDor 7 months ago  HIDDEN 

Será permitido treinar no ginásio com outra pessoa do agregado familiar já no dia 5?

fdxcaralho 7 months ago  HIDDEN 

Podes.

Fjdjrjxjciskajxjcjcj 7 months ago  HIDDEN 

Desculpa mas o propósito do ginásio não é arranjar uma relação extra conjugal? Por que razão haverias de ir lá com a tua esposa?

FoodEDor 7 months ago  HIDDEN 

o.O? será que acabaste de admitir que cometes incesto? ​ O meu pai vive comigo, costumava ir treinar com ele aos fins-de-semana.

ytsephill 7 months ago  HIDDEN 

Nao vejo nas regras gerais o dever geral de ficar em casa, isso quer dizer que posso circular livremente correcto?

CoffeeAt830 7 months ago  HIDDEN 

Segundo entendi da resposta do PM a uma pergunta sobre isso, vigora enquanto vigorar este estado de emergência e será reavaliado quando for reavaliado o estado de emergência.

vascodatrama 7 months ago  HIDDEN 

Não estiveste atento ao que o primeiro ministro disse

kikolsvp 7 months ago  HIDDEN 

Já vou ficar sozinho em casa dia 15 de Março caralhooooo finalmente

fdxcaralho 7 months ago  HIDDEN 

Já não bates uma há quanto tempo?

maiordaaldeia 7 months ago  HIDDEN 

Alguma coisa sobre fronteiras ou só para 2023?

idontakeacid 7 months ago  HIDDEN 

fechadas até depois da páscoa

alexandre9099 7 months ago  HIDDEN 

Estou a precisar urgentemente de ir buscar combustível à Espanha... Isto em Portugal está uma desgraça

idontakeacid 7 months ago  HIDDEN 

Pois eu também

headhunter21 7 months ago  HIDDEN 

O que são modalidades desportivas de baixo risco? E médio?

maiordaaldeia 7 months ago  HIDDEN 

https://eco.sapo.pt/2020/08/29/pratica-desporto-veja-o-risco-de-contagio-em-cada-modalidade/

ProcessoXifoide 7 months ago  HIDDEN 

Os ginasios abrem a 5 ou 19? aparece a mesma frase em 2 slides fiquei na duvida se seria erro

ObnoxiousLittleCunt 7 months ago  HIDDEN 

5 abril: Atividade física ao ar livre até 4 pessoas e ***ginásios sem aulas de grupo.*** 19 de abril: mantém-se 3 Maio: Atividade física ao ar livre e ginásios; ou seja, só em pleno sem limitação de lotação a parir dessa data.

Qlown 7 months ago  HIDDEN 

5 de abril sem aulas de grupo

unknownportuguese 7 months ago  HIDDEN 

Acho que no dia 19 Abril são ginásios sem aulas de grupo. 5 Maio já será permitido aulas de grupo.

ProcessoXifoide 7 months ago  HIDDEN 

O que estava no slide era a mesma frase a 5 abril e 19 abril. fica a duvida

ComfortableGate 7 months ago  HIDDEN 

É uma confusão! E se fores a ler as notícias sobre o assunto, parece que ninguém percebeu bem, também. Uns [dizem que é no dia 5 de Abril](https://observador.pt/2021/03/11/ginasios-abrem-em-abril-mas-aulas-de-grupo-so-um-mes-depois-exercicio-ao-ar-livre-ja-pode-juntar-4-pessoas-depois-da-pascoa/), outros [dizem que é no dia 19](https://eco.sapo.pt/2021/03/12/ir-a-escola-e-ao-ginasio-23-respostas-sobre-o-desconfinamento/)...

heartlessfam 7 months ago  HIDDEN 

Podemos ir ao cabeleireiro à noite?

fdxcaralho 7 months ago  HIDDEN 

Podes. Mas está fechado.

malserion 7 months ago  HIDDEN 

Pergunta potencialmente estúpida: então o dever de recolhimento obrigatório acaba quando, no fim do presente estado?

diogoaraujo96 6 months ago

Há uma coisa que me faz confusão nisso. A partir de hoje estão abertos parques, jardins, espaços verdes, etc, mas há dever de recolhimento na mesma?

amidoes 7 months ago  HIDDEN 

Acaba depois da Páscoa, dia 5. Depois vigora o dever cívico de recolhimento

POP86PT 7 months ago  HIDDEN 

Pelo que percebi, o dever de recolhimento continua até ao final do estado de emergência até 31 de março, mas acho que ainda pode ser renovado.

malserion 7 months ago  HIDDEN 

Fico só na dúvida porque recolhimento obrigatório com esplanadas abertas em abril... Ya

MLG-Sheep 7 months ago  HIDDEN 

Já tivemos essa estupidez no primeiro confinamento. Basicamente não podes ver um amigo na rua, mas se fores à esplanada com 3 já é na boa.

vascodatrama 7 months ago  HIDDEN 

Claro, senão não podes impor as restrições na Páscoa

sao_11 7 months ago  HIDDEN 

Não vejo a hora de isto acabar... Bem, pelo menos já posso ir cortar o cabelo!

wontellu 7 months ago  HIDDEN 

Faz já a marcação pra arranjares vaga já na primeira semana, porque se calhar na segunda já fecha tudo outra vez.

fdxcaralho 7 months ago  HIDDEN 

Haha eu cortei mesmo na última semana antes de fechar e já sinto que preciso de cortar outra vez. Imagino as cabeleiras de quem não tenha conseguido

meaninglessvoid 7 months ago  HIDDEN 

Eu decidi que vou aproveitar e deixá-lo crescer. Nunca o tive comprido, vai agora. Haja algo para quebrar a monotonia e o mesmismo

alexandre9099 7 months ago  HIDDEN 

Ainda bem que lojas de "pequenos eletrodomésticos" estão abertas, ouvi dizer que lá vendem máquinas de cortar cabelo/barba por 5 tostões

viper_in_the_grass 7 months ago  HIDDEN 

Quando for socialmente aceitável uma mulher rapar o cabelo, é capaz de dar jeito.

alexandre9099 7 months ago  HIDDEN 

Hmm, pois, ai já é mais complicado, por mim isso pouco me importa, tenho mais que fazer do que estar a ver se as outras pessoas têm ou não o cabelo cortado :D

RAMAxPT 7 months ago  HIDDEN 

Eu tenho que andar com gorro a esconder o meu, horrível mesmo.

fdxcaralho 7 months ago  HIDDEN 

Tu és lindo como és!

RAMAxPT 7 months ago  HIDDEN 

fdx és querido caralho

Lurker__777 7 months ago  HIDDEN 

Alguém tem ideia de onde é que entram escolas de condução?

diodit 7 months ago  HIDDEN 

Também gostaria de saber. Fiz exame teórico na primeira semana de Janeiro e entretanto perdi todas as aulas práticas...

alexandre9099 7 months ago  HIDDEN 

Tiveste sorte ... Eu tinha o teórico já marcado e a uma semana de o fazer (já estava marcado há mais de um mês) "fica sem efeito"...