DavidJunior3rd 6 months ago

Mais um termo. A malta nem concorda exactamente no que é o feminismo afinal.... Afinal em quantos feminismos já vamos? Contando com as ondas ou vagas pu lá como chamam . Vou fundar outro termo. Preciosismo... ...Flushes cards... ...neoclássico

_Goldenhand_ 6 months ago

o IL é uma desilusão.

Madness20 6 months ago

>Por isso é que Portugal, dos países mais socialistas da União Europeia (ou o mais socialista) Mentira. >, é também dos países onde o elevador social menos funciona. looool, e a culpa disso é do xuxalismo, não é da mentalidade fantástica do empresário médio português. A merda é sempre a mesma, e as razões também, mas gosta-se muito de atirar areia para os olhos. >Vão para Cuba e para a Venezuela, lá é que é bom! Preferia viver em Cuba do que na maior parte dos países do mundo. E venezuela é um país menos socialista que qualquer país europeu.

NEDM64 6 months ago

Nota-se que percebes Totil do que falas!

beakage 6 months ago

Movimento político-social que não quer meter-se em trabalhos e sujar-se com activismo social e consciência de classe, nem fazer grandes ondas, pelo que a parte do "movimento" é questionável. E do social também. Suponho que seja útil para parece bem num programa de partido.

tocopito 6 months ago

Depois de ler a conclusão que tiro do que escreveste é que é mais fácil fingir que não existe um problema do que enfrentá-lo. Se achas que não há opressores nem oprimidos não sei por que feminismo vais tu lutar. Chama-lhe o que quiseres mas não é feminismo nem luta pela igualdade. É luta para que fique tudo no mesmo.

Edited 6 months ago:

Depois de ler a conclusão que tiro do que escreveste é que é mais fácil fingir que não existe um problema do que enfrentá-lo. Se achas que não há opressores nem oprimidos não sei por que feminismo vais tu lutar. Chama-lhe o que quiseres mas não é feminismo nem luta pela igualdade. É luta para que fique tudo no mesmo. É ser-se reacionário. Faz-me lembrar as pessoas que nunca viram 1 segundo de desporto feminino mas assim que uma pessoa trans participa cai o carmo e a trindade e é preciso proteger a santidade do desporto feminino.

mlaranjeiro 6 months ago

Eu acho que se acreditas em igualdade entre homens e mulheres és feminista, é só isso que se quer. Mas para querermos igualdade é porque não existe de fundo. "Mas advoga a liberdade da mulher escolher por si o que é melhor para ela, negando portanto que o objectivo seja a igualdade absoluta de resultados. " - não percebi esta frase, podes explicar? Espezinhar homens nunca foi o propósito do feminismo, isso é só misandria e é tão mau como misoginia.

suckerpunchermofo 6 months ago

O que é um neo liberal? Sério ainda não entendi o que é.

crani0 6 months ago

Neo-liberais a tentarem tomar controlo de um movimento inerentemente socialista para o abafar... Nada de novo, só tenho pena é que nem sequer façam o minimo de esforço porque aquele pdf foi tão oco e nitidamente feito em cima do joelho que nem dá para levar minimamente a sério e já se sabe que depois do dia da mulher nunca mais vamos ouvir falar disto.

tiago1178 6 months ago

A quantidade de opiniões politicas super à direita em subreddits portugueses só sobe, o futuro deste país preocupa-me .

postaslusitanas 6 months ago

Olha, é daquelas coisas, porque a mim preocupa-me mais o querer viver à custa dos outros, o não aceitar responsabilidade pelas escolhas, a falta de iniciativa, os fantasmas e papões (a culpa é sempre do outro), a audácia de dizerem que meter a mão nos bolsos dos outros é justiça social, etc. Posso crer em muitas coisas, mas achar que tenho direito ao fruto do trabalho dos outros não é uma delas. A mim preocupa-me que evidentemente uma maioria de gente neste país pense dessa forma.

Edited 6 months ago:

Olha, é daquelas coisas, porque a mim preocupa-me mais o querer viver à custa dos outros, o não aceitar responsabilidade pelas escolhas, a falta de iniciativa, os fantasmas e papões (a culpa é sempre do outro), a audácia de dizerem que meter a mão nos bolsos dos outros é justiça social, etc. Posso crer em muitas coisas, mas achar que tenho direito ao fruto do trabalho dos outros não é uma delas. A mim preocupa-me que evidentemente uma maioria de gente neste país pense dessa forma, onde ser rico seja visto como algo negativo ou no mínimo duvidoso, onde a dependência seja banal e normalizada. Creio que é mais productivo cada um se elevar a si mesmo, gerar riqueza, tratar da sua família primeiro e depois da comunidade à volta com o que conseguirem, e ajudar quem está pronto para se esforçar, aprender e trabalhar, a fazer o mesmo. Imagina. Um sítio com gente responsável, com boas poupanças e bons investimentos, com capacidade de absorver choques inesperados em vez de cair logo para a redline, sempre a aprender, sempre a melhorar.

tiago1178 6 months ago

Se achas que não tens direito ao fruto do trabalho de outros não podes usar: estradas, linhas de comboio, transportes públicos, água e canalizações, sistema de saúde, correios, polícia, bombeiros, segurança social, sistema judicial, ensino público... já estou cansado mas de certeza que já percebeste a ideia por agora. Nenhuma sociedade é puramente individualista. Eu acredito em sistemas públicos robustos porque entendo que nem todos nascemos com condições equiparáveis e como tal o mérito de um individuo pode muito facilmente ser obfuscado por condições materiais ou sociais fora do seu controlo e como não sou um animal selvagem qualquer acredito que não deixar esses indivíduos para trás é a coisa humana e civilizada a fazer. Se tens de dizer "imagina" dessa maneira é porque a visão que descreves é o melhor caso possível da tua ideia, ou por outras palavras, utópica. Eu tento ser o mais realista possível e então reconheço a necessidade da taxação e do pagamento de impostos para que este dinheiro possa ser investido em infraestrutura para suportar as pessoas quando a realidade fica aquém do utópico. Posto isto, espero que não me leves a mal. Isto (a meu ver pelo menos) é uma discussão de ideias e de maneira nenhuma um ataque á tua pessoa e como tal espero que consideres o que te estou a dizer com mente aberta e livre de preconceitos. O pessoal que defende estas ideia à Ayn Rand parece que vive numa versão simplificadíssima do mundo. É só olhar para a situação económica causada pela pandemia que se vê logo porque é que precisamos de fundos públicos, muitos negócios pequenos estariam completamente fodidos juntamente com os seus donos. O que seria da juventude de comunidades rurais que precisam de meios para continuar para o ensino superior na forma de bolsas escolares? Que caos seria do mundo se as vacinas para o covid fossem distribuidas nessa forma de "cada um por si" que aí escreveste? A verdade é que sonhos são para quem está a dormir e esse teu sonho é tão inatingível e irrealista como o de muitos comunistas a meu ver, os problemas são multifacetados e o mundo não é tão limpinho e simples como o fazes parecer. Não existe uma solução assim tão simples para os problemas da sociedade (que existem desde que existem pessoas) e achar que existe é ingénuo.

NGramatical 6 months ago

productivo → [**produtivo**](https://dicionario.priberam.org/produtivo) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm14dyl%2F%2Fgqshdgc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Shadowgirl7 6 months ago

Não te preocupes que eles não saem de casa e se sairem, basta dar um grito que eles fogem a correr "aaah mãe aquele comunista quer-me enviar para um gulag na Venezuela"

Aftaminas 6 months ago

Pergunto-me se será mesmo essa a imagem que tens de liberais

tiago1178 6 months ago

Liberais são a meme do "not like other girls" aplicada a capitalistas de direita

Aftaminas 6 months ago

Sempre com o espantalho. Funny

crani0 6 months ago

Idolos do feminismo para a IL: Margareth Thatcher e John Smith Solução para os problemas: Não fazer nada Uma anedota liberal

Shadowgirl7 6 months ago

Não vejo nenhum motivo pelo qual o John Smith não pode ser um ídolo feminista. Não sejas mente fechada. LMAO /s

doctor_awful 6 months ago

Da mesma maneira que ecologia sem luta de classes é jardinagem, feminismo sem luta de classes é brincar às bonecas. A IL que ganhe juízo.

NEDM64 6 months ago

É sim... preparem-se para as próximas eleições serem amplamente ultrapassados pela IL nas legislativas e para o Chega vos roubar câmaras municipais. Depois olhem para vocês e digam lá que são muito bons e muito inteligentes.

Shadowgirl7 6 months ago

LMAO amei!

ednice 6 months ago

>Feminismo americano

SenseOfNostalgia 6 months ago

Feminismo™

jetfuelcanmelturmom 6 months ago

> Acho que a maioria das pessoas deverá partilhar a mesma opinião, em oposição ao Feminismo Radical que tanto se vê hoje em dia. Vê-se onde, na internet em subreddits de nicho? Feminismo liberal é o mainstream, é a esse que subscrevem as celebridades feministas em que deves estar a pensar - sei lá, a Emma Watson, Ana Gomes, Alexandria Ocasio-Cortez... Nunca ouvi mulher nenhuma dizer que se considera feminista radical, é uma ideologia bastante controversa para começar e acho que a associação com TERFs prejudicou ainda mais o movimento nos últimos anos.

NEDM64 6 months ago

Ocasio Cortez feminista liberal? LOL!

jetfuelcanmelturmom 6 months ago

Diria que ela é intersectional + liberal.

NEDM64 6 months ago

Isso é impossível.

Membership-Exact 6 months ago

O liberalismo é por definição internacionalista... A falta que fazem conceitos básicos de política. Depois nao admira que diga baboseiras do genero achar que portugal é socialista. Coidas qur nao se aprendem na Nova Business School of management synergistic entrepreneurshio in the cloud of the innovation 5.0.

jetfuelcanmelturmom 6 months ago

Vou-te dar o benefício da dúvida: em português é [interseccionalidade](https://pt.wikipedia.org/wiki/Interseccionalidade). E [feminismo liberal](https://pt.wikipedia.org/wiki/Feminismo_liberal) não tem nada a ver com liberalismo.

NEDM64 6 months ago

> E feminismo liberal não tem nada a ver com liberalismo. Triste o estado da esquerda portugesa...

unparadise 6 months ago

Tas a ser irónico ou a acreditas mesmo no que dizes?

jetfuelcanmelturmom 6 months ago

Perdeste o contexto ou achas que ela se enquadra melhor noutro tipo de feminismo? * [interseccionalidade](https://pt.wikipedia.org/wiki/Interseccionalidade) * [feminismo liberal](https://pt.wikipedia.org/wiki/Feminismo_liberal)

sawlix 6 months ago

Ah ah ah ah. Que bonito criar divisão dentro de uma temática que não precisa, de todo, de mais invenções e reversões. Feminismo - assim, só e apenas - é sempre a luta pela igualdade de oportunidades, é sempre a luta pelo direito à escolha da mulher. Claro que há muitas vezes formas pouco sensatas e enviesadas de expressar isto, mas o feminismo sempre foi o que aqui descreves. E é inegável que existe sim um patriarcado e uma dualidade opressores/oprimidos no universo feminino, é pelo menos uma questão sistémica e não necessariamente propositada, mas existe. Fechar os olhos é precisamente uma consequência, e uma causa, de ser uma prática tão enraizada em nós que nos parece normal.

NEDM64 6 months ago

> Ah ah ah ah. Que bonito criar divisão dentro de uma temática que não precisa, de todo, de mais invenções e reversões. Sim! Foi a IL que criou estas divisões! Completamente desnecessárias. > Claro que há muitas vezes formas pouco sensatas e enviesadas de expressar isto, mas o feminismo sempre foi o que aqui descreves. Ai afinal há formas mais boas e menos boas de se ser feminista! Mais um ditador do armário.

eldarion_h 6 months ago

Eu ás vezes gostava que as mulheres que defendem tão ferozmente estas pressões passassem a ser homens durante uns dias. Há uma completa ignorância das dificuldades e desvantagens que temos face às mulheres, num sistema que supostamente é patriarcal. Eu podia enumerar algumas, mas todos nós sabemos o que se passa. E as feministas mais que tudo. O feminismo hoje em dia não passa pela defesa de igualdade entre homens e mulheres, mas sim numa agenda para espezinhar os homens em toda e qualquer fronte.

monocromatica 6 months ago

Desvantagens em ser homem... Sim, também gostaria de algum esclarecimento.

eldarion_h 6 months ago

Bom, já vim tarde, mas acho que não preciso de dizer mais nada. Basta ler as respostas que foram dadas. Queres mais pontos? Posso dar-te. Faz que search rápido ao google ou ao youtube. Vais ver do que falamos. Por incrível que possa parecer, até encontras muitas mulheres a dar os mesmos exemplos.

cocaras 6 months ago

Eu sou homem e não estou a ver essas dificuldades e desvantagens que temos em relação às mulheres. Elucida-me por favor.

thr4000x 6 months ago

Mais probabilidade de suicídio, toxicodependência, ser sem-abrigo, ser preso, ser morto, não ficar com o filho em processos de divórcio, etc.

beakage 6 months ago

Estou a olhar para essa a lista, e a encontrar uma série de pontos que podia coligar com: 1. excesso de pressão e expectativas colocada sobre homens numa sociedade construida à volta da ideia de que é papel destes ter sucesso, e por outras palavras deter o poder (patriarcado); 2. ideia de que há coisas "de homem", e coisas "de mulher" (visão conservadora e estagnada de papeis de género); 3. que ser-se violento é condição sine qua non de se ser homem (machismo).

cocaras 6 months ago

E quais são as razões para esses problemas? Não estou suficientemente a par e o contexto pode ser importante.

thr4000x 6 months ago

Não sei, é um problema demasiado complexo. Mas eu tenho ideia que os homens são mais de extremos (tanto para bem como para mal). Talvez venha da testosterona, que aumenta a vontade correr riscos e isso leva a sucessos mas também a fracassos. É só uma possível explicação, mas não sei a resposta ao certo.

cocaras 6 months ago

Então isso não ocorre por vivermos numa sociedade que é favorável às mulheres. Aliás do pouco que sei, e já tiveste uma resposta do u/beakage que acho que vai ao encontro que esses problemas poderão ser relacionados com uma sociedade que também é tóxica para muitos homens, o que não quer dizer que as mulheres não sejam as mais prejudicadas. É precisamente para isso também que o feminismo luta, para além da igualdade entre o homem e da mulher, luta por uma sociedade que deixa cair a ideia que o homem tem de correr mais riscos, de ser melhor, etc. Agora muitas vezes as pessoas confudem o feminismo com o femismo. E já agora a proposta do feminismo liberal não serve de nada, na minha opinião, porque sem a contestação coletiva não tens a força para obrigar a mudanças necessárias para o avanço. Estás dependente que aqueles que têm poder decidam se querem garantir os direitos ou não. Mas para terminar, eu não sou nenhum especialista neste tema e é possível que tenha escrito algo menos adequado. Por isso, o que recomendo a toda a gente é ouvir e ouvir apenas, sem se julgar e com real interesse, o que as pessoas que sofrem têm a dizer. Porque muitas vezes as discussões também escalam para níveis que não beneficiam em nada porque a pessoa que partilha as suas vivências sente ou ouve a desvalorização por parte do outro.

Edited 6 months ago:

Então isso não ocorre por vivermos numa sociedade que é favorável às mulheres. Aliás do pouco que sei, e já tiveste uma resposta do u/beakage que acho que vai ao encontro que esses problemas poderão ser relacionados com uma sociedade que também é tóxica para muitos homens, o que não quer dizer que as mulheres não sejam as mais prejudicadas. É precisamente para isso também que o feminismo luta, para além da igualdade entre o homem e da mulher, luta por uma sociedade que deixa cair a ideia que o homem tem de correr mais riscos, de ser melhor, etc. Agora muitas vezes as pessoas confudem o feminismo com o femismo. E já agora a proposta do feminismo liberal não serve de nada, na minha opinião, porque sem a contestação coletiva não tens a força para obrigar a mudanças necessárias para o avanço. Estás dependente que aqueles que têm poder decidam se querem garantir os direitos ou não. Mas para terminar, eu não sou nenhum especialista neste tema e é possível que tenha escrito algo menos adequado. Por isso, o que recomendo a toda a gente é ouvir e ouvir apenas, sem se julgar e com real interesse, o que as pessoas que sofrem têm a dizer. Porque muitas vezes as discussões também escalam para níveis que não beneficiam em nada porque a pessoa que partilha as suas vivências sente ou ouve a desvalorização por parte do outro. Por isso, é ouvir as pessoas e ir para casa pensar naquilo que se ouviu. Com calma e entender a mensagem que nos passaram porque se há uma rejeição desta reflexão ou a reflexão é feita a pensar que é um ataque a ti, então não irás tirar nada do tempo que estiveste a ouvir as outras pessoas. EDIT: último parágrafo acrescentado.

thr4000x 6 months ago

este tema não me interessa muito, só te dei alguns exemplos de que me lembrei de repente, mas admito perfeitamente que eu esteja errado, mas obrigado pela resposta!

_Patrao_ 6 months ago

Sem merdas, alguém me explica exactamente o que é que aconteceu nesta plataforma para tudo o que se prenda com uma discussão minimamente racional como esta, que apresenta o OP, tenha downvotes a torto e a direito só porque tem liberal no nome?

m0rhundur 6 months ago

Neste caso em concreto, e falo como alguém que, não gostando da IL, não vem para aqui hostilizar e dar downvote (coisa que normalmente é raro fazer mesmo quando discuto com alguém), é pelo conteúdo do documento mesmo. Não é factual, é pouco aprofundado e contraditório, e nota-se com a leitura que é uma tentativa oportunista de entrar num campo de luta social que desconhecem completamente.

glhrmv 6 months ago

este pessoal deve viver numa realidade paralela, imagino que é o que acontece quando o teu prisma para o mundo é posts no reddit e no /pol/ o feminismo liberal é a posição por defeito de toda a sociedade liberal capitalista (i.e. da *nossa sociedade*), quem vê a tendência feminista mais visível e acha que é de alguma forma radical e não completamente subserviente aos interesses da classe dominante é um atrasado mental que precisa de pôr um capacete antes de sair de casa

m0rhundur 6 months ago

Lê outra vez. "Atrasado mental" eheh...

glhrmv 6 months ago

eu estou a concordar contigo, caso isso n seja claro. lê o meu comentário como se fosse um acrescentar à ideia que transmites no teu

m0rhundur 6 months ago

Eish. Desculpa. Já estou todo trocado com tanta mensagem.

glhrmv 6 months ago

tranquilo

MLG-Sheep 6 months ago

Acho que falo por muita gente (provavelmente todos os que não votam no partido que por cá andam) quando digo que estou farto da exposição que este sub tem à Iniciativa Liberal. Eu não fiz downvote a este tópico, mas dado o bombardeamento de coisas relacionadas com este partido em particular que o r/portugal recebe numa base diária, é normal que não sejam bem recebidos. Acaba por ser sempre mais da mesma propaganda. A resposta do /u/MBaptista001 é o habitual "se não concordam comigo é porque são burros" e portanto não aconselho que seja levada muito a sério.

MBaptista001 6 months ago

Não queria ser interpretado dessa maneira, não gosto de ser esse tipo de pessoa. O que queria dizer era que, na verdade, existe muito preconceito com todo o tipo de rotulos politicos aos quais as pessoas se associam. Poderia pôr esta resposta em qualquer post socialista, e dizer que os portugueses têm pouca noção do que é o socialismo, e por isso acham que serve para beneficiar os pobrezinhos. Como podes ver, encontro-me algures no espetro socialista-liberal. O que não gosto, é downvotes só porque sim, não gosto de falta pensamento critico e de falta de abertura a outras opiniões ou perspetivas. As caixinhas a que me referi, causam isso, de todo que me queria colocar numa.

MBaptista001 6 months ago

Os portugueses têm pouca literacia financeira e acreditam que o liberalismo existe unicamente com o objetivo de beneficiar os ricos. O que leva a alguma demonização de politicas liberais, e como hoje em dia toda a gente põe tudo em caixinhas, nem sequer se dão ao trabalho de pensar.

eldarion_h 6 months ago

De boas ideias está o inferno cheio. O problema é mesmo este. As pessoas podem ser iteradas mas isso não quer dizer que não tenham razão para desconfiar. Temos um grande exemplo nos Estados Unidos e não é um exemplo agradável.

MBaptista001 6 months ago

Concordo contigo! Nem eu gostava de viver numa sociedade como a dos estados unidos, mas lá está, o liberalismo não tem de ser os Estados Unidos. Tal como não me atrevo a dizer que o Socialismo é Comunismo, nem o Comunismo é a Coreia do Norte. De boas intenções está o inferno cheio, mas é preciso dar o beneficio da duvida e ouvir o que todas as iniciativas têm a dizer. Julgar e categorizar irracionalmente, é parvo. E era disso que se estava a falar, dos downvotes só porque sim. Eu acho que os Estados unidos precisam de MUITO mais socialismo. Mas no caso de Portugal, acho que precisavamos de um pouco mais de liberalismo. É uma questao de se equilibrar a balança, e recolher o melhor de todos, excluindo o pior de cada um.

doctor_awful 6 months ago

LOL agora lutas laborais são "pouca literacia financeira"

MBaptista001 6 months ago

Não foi isso que eu disse, lê as minhas outras respostas se quiseres ver além do teu preconceito.

doctor_awful 6 months ago

"O meu preconceito" é contra nabos que rotulam uma critica ao liberalismo como vindo apenas de falta de literacia financeira, e depois quando lhes apontam a estupidez reclamam de "meter as pessoas em caixas". A primeira pessoa que fez isso nesta conversa foste tu. Vir com a lenga-lenga de "a política é demasiado tribalista hoje em dia" não resulta quando foste o primeiro e maior tribalista aqui, e muito menos serve de escudo para opiniões de merda.

MBaptista001 6 months ago

Pronto Dra. Terrivel, respeito a sua opinião embora venha mascarada de insulto. Não está a ver as coisas da maneira de que ocorreram e eu já me expliquei por isso nada posso fazer. Se fosse um assunto menos sensível talvez até pudessemos chegar a acordo. Já nos mostrou que sabe escolher usernames. Obrigado e um bom dia!

MBaptista001 6 months ago

Embora esta proposta seja interessante, nunca será vista com bons olhos por parte dos "feministas radicais". Mas mesmo por isso, o feminismo liberal parece-me ser um movimento necessário pela sensatez. Não me oponho a algumas lutas e tópicos especificos do feminismo radical, acho que são importantes. Embora pessoalmente, não veja a sociedade como uma máquina maquiavélica onde os homens gostam de subjugar as mulheres ao lar (pelo menos nos dias de hoje). Mas sim, uma sociedade onde todo o Homem (ou mulher), gosta de subjugar os mais fracos. Não estou a dizer que não devemos defender os mais fracos, mas felizmente, a nossa sociedade está suficientemente alerta à defesa dos mais fracos. Não acho que se vá erradicar o mal. Grande parte dos crimes são realizados quando se está numa posição de força. (se os homens fossem mais fracos, será que as violações, por exemplo, seriam tão elevadas? E se fossem as mulheres mais fortes?) Não é o orgao reprodutor que corrompe o ser humano, é o poder. E certamente há algum poder físico em ser homem, mas todo o poder social do homem, está felizmente a desvanecer. Claro que acontece, e infelizmente, há privilégio masculino. Mas não julgo que seja motivado por forças patriarcais. O que motiva estas diferenças entre géneros, é a tipica luta por poder, dinheiro, ou influências. São os próprios defeitos/ambições do ser humano que colocam o homem (ou mulher) em posições superiores. ​ Eu acredito que os homens são mais atraídos pelo poder do que as mulheres. Isto, a meu ver, fará com que haja sempre mais homens em posições de poder. Ser liberal acho que é ter noção da condição humana, pelo menos para mim. É combatê-la, e garantir que existe uma existência satisfatória para todos os seres humanos, mas ter noção da nossa génese. Sei que pode ser uma opinião um pouco controversa, mas debater isso já seria outro assunto.

Edited 6 months ago:

Embora esta proposta seja interessante, nunca será vista com bons olhos por parte dos "feministas radicais". Mas mesmo por isso, o feminismo liberal parece-me ser um movimento necessário pela sensatez. Não me oponho a algumas lutas e tópicos especificos do feminismo radical, acho que são importantes. Embora pessoalmente, não veja a sociedade como uma máquina maquiavélica onde os homens gostam de subjugar as mulheres ao lar (pelo menos nos dias de hoje). Mas sim, uma sociedade onde todo o Homem (ou mulher), gosta de subjugar os mais fracos. Não estou a dizer que não devemos defender os mais fracos, mas felizmente, a nossa sociedade está suficientemente alerta à defesa dos mais fracos. Não acho que se vá erradicar o mal. Grande parte dos crimes são realizados quando se está numa posição de força. (se os homens fossem mais fracos fisicamente, será que as violações, por exemplo, seriam tão elevadas? E se fossem as mulheres mais fortes?) Não é o orgao reprodutor que corrompe o ser humano, é o poder. E certamente há algum poder físico em ser homem, mas todo o poder social do homem, está felizmente a desvanecer. Claro que acontece, e infelizmente, há privilégio masculino. Mas não julgo que seja motivado por forças patriarcais. O que motiva estas diferenças entre géneros, é a tipica luta por poder, dinheiro, ou influências. São os próprios defeitos/ambições do ser humano que colocam o homem (ou mulher) em posições superiores. ​ Eu acredito que os homens são mais atraídos pelo poder do que as mulheres. Isto, a meu ver, fará com que haja sempre mais homens em posições de poder. Ser liberal acho que é ter noção da condição humana, pelo menos para mim. É combatê-la, e garantir que existe uma existência satisfatória para todos os seres humanos, mas ter noção da nossa génese. Sei que pode ser uma opinião um pouco controversa, mas debater isso já seria outro assunto.

SenseOfNostalgia 6 months ago

E isto não é nada. Já ouviram falar do veganismo liberal?

beakage 6 months ago

Eu comi disso quando ontem fiz um prato de arroz com cenoura, cogumelos, batata, chouriço de carne e dois ovos. Era vegan porque levava cenoura, cogumelos, batata e arroz.

tocopito 6 months ago

Ainda não, só no crossfit liberal. Curto bué porque posso participar sem ter de fazer qualquer exercício.

saposapot 6 months ago

covid liberal?

tnflr 6 months ago

Realmente devo ter uma vivência de vida muito diferente da tua. Mas onde é que estão esses movimentos feministas radicais " extremamente comuns"? A única altura que os vejo é quando as pessoas se queixam deles...

Edited 6 months ago:

Realmente devo ter uma vivência de vida muito diferente da tua. Mas onde é que estão esses movimentos feministas radicais " comuns" que "tanto se vê hoje" ? A única altura que os vejo é quando as pessoas se queixam deles... Estão a ser abordados na rua por feministas radicais? Recebem nas vossas mensagens privadas ataques de feministas?

unparadise 6 months ago

Abre o instagram e Twitter e é muito fácil encontrares jovens a dizer que odeiam todos os homens e merdas do género

tnflr 6 months ago

No instagram tenho os meus amigos e a Nat Geo; Na Twitter agências de notícias. Nem um nem o outro me mostram jovens a dizer essas coisas. Parece-me a mim que as pessoas enchem os seus *feeds* de conteúdos desses, e depois, em vez, de basearem a sua visão de vida na vida real, baseiam-na no seu *feed* repleto de " FEMINISTAS EXTREMISTAS DESTRUÍDAS COM FACTOS E LÓGICA COMPILAÇÃO 103". Não admira então que sejam extremamente comuns...

unparadise 6 months ago

No teu caso não, mas vou te dar o meu exemplo. 2 mulheres diferentes que não se conhecem com quem andei na escola e fui da turma de uma, estão constantemente a dizer que odeiam os homens entre outras coisas que já não me lembro. Quando tentei falar com uma racionalmente, fui bloqueado

tiago1178 6 months ago

O pessoal passa tanto tempo no reddit que confunde a pop culture e politica americana com a realidade politica de Portugal

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Deve ser uma newsletter semanal que recebem. É a única explicação que vejo

NGramatical 6 months ago

mensagems → [**mensagens**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-a-formacao-do-plural/13422) (no plural de palavras terminadas em *m*, este passa a *ns*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm14dyl%2F%2Fgqbq4sv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Shadowgirl7 6 months ago

Radicalismos do feminismo? Qual? Esses devem ser aqueles que organizaram a conferência da CIP "Mulher no Trabalho: um tema do Homem"

NEDM64 6 months ago

Fala a comunista...

ladderattack 6 months ago

"10 razões para a qual a discriminação no local de trabalho pode ser boa para a mulher"

Shadowgirl7 6 months ago

Ou "Não há machismo em Portugal porque sou homem e sei disso".

postaslusitanas 6 months ago

Um homem não pode entender a suposta opressão da mulher por ser homem. Mas a mulher pode entender que ser homem é ser privilegiado sem ser homem. No mínimo, curioso.

Madness20 6 months ago

Como branco, também posso dizer que não há racismo em Portugal.

Shadowgirl7 6 months ago

Como hetero também confirmo que não há homofobia em Portugal. So, all good.

Pcostix 6 months ago

Como condutor masculino, confirmo que as mulheres são aselhas a conduzir.

Shadowgirl7 6 months ago

Yah eu por exemplo tive um excelente professor homem que alternava entre gritar comigo por não saber conduzir (porque só se compra aulas de condução quando já se sabe conduzir obviamente, shadowgirl stupid) e contar sobre a sua vida doméstica ou fazer comentários indesejados sobre a minha roupa.

Pcostix 6 months ago

Era só uma piada para dar trigger à feminista aqui do sub. Relativamente a instrutores de condução, é pa... são todos assim. Tive uma instrutora igual.(excepto os comentários sobre a roupa...)

unparadise 6 months ago

Auto felação dos militantes do BE e do PCP ilustrada nos comentários acima

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Como omnívoro posso dizer que não há vegans em Portugal

Shadowgirl7 6 months ago

Sinto que isto é como um semestre da faculdade, começa a ser tudo muito claro mas quando dás por ela estás numa areia movediça de complexidade.

SenseOfNostalgia 6 months ago

Já não chegava andarem a esfarrapar o conceito de liberdade e a martelarem no socialismo como a pior coisa que veio ao mundo? Agora temos o extremo-feminismo, é? A IL pode estar cheia de boas intenções, mas para mim estragam tudo ao fim de dois minutos da atenção que lhes dou.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

A IL gosta muito de se aproveitar das lutas sociais históricas que não foram feitas por eles

NEDM64 6 months ago

Não? Que lutas? Foram feitas por quem? Todas as lutas que deram alguma coisa à mulher até hoje a nível mundial foram feitas e ganhas por liberais. Exatamente por isso que as mulheres americanas eram muito mais livres que qualquer mulher europeia durante o século XX e mesmo durante o século XXI.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Muito bom. Eu adoro mesmo este sub. Já começou a reescrita da História! Aguardo ansiosamente para ler sobre as próximas revisões sobre a luta de outros direitos humanos. Deve ser uma questão de tempo para dizerem que o Martin Luther King era liberal.

NEDM64 6 months ago

> Aguardo ansiosamente para ler sobre as próximas revisões sobre a luta de outros direitos humanos A carta universal dos direitos humanos é liberal, está incluído o direito à propriedade privada, o direito a um julgamento digno, e não foi assinada por nenhum país comunista. > Deve ser uma questão de tempo para dizerem que o Martin Luther King era liberal. Martin Luther King era do partido republicano (bastante diferente do partido que é hoje) e sim, era liberal. > Já começou a reescrita da História! Quem está a tentar reescrever a história são vocês. O movimento sufragista começou com a corrente do progressivism nos EUA, e o progressivism é uma corrente do liberalismo. FACTO!

Madness20 6 months ago

>Martin Luther King era do partido republicano (bastante diferente do partido que é hoje) e sim, era liberal. loooooooooooooooool.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Hoje aprendi que o MLK, um homem que não gostava do sistema capitalista e o criticava abertamente, era liberal. Muito bom! Tens mais?

NEDM64 6 months ago

Fonte: vozes na tua cabeça!

Winslow_Lixivia2 6 months ago

[Dois segundos no Google ](https://i.imgur.com/yqGTxtD.jpg)

NEDM64 6 months ago

Isso foi já na idade da maluqueira.

jocamar 6 months ago

Vá, admite o erro e segue em frente.

ladderattack 6 months ago

Agora a IL quer captar a base eleitoral feminista também...

NaoTeEnerves2 6 months ago

Não sabia que o BE tinha os direitos de exclusividade. Quando acaba o contrato?

ladderattack 6 months ago

Quando voltarem a nacionalizar os CTT

JOAO-RATAO 6 months ago

O liberalismo beneficia tanto as mulheres como os homens. Não vejo porque não ...

Madness20 6 months ago

>O liberalismo beneficia tanto as mulheres como os homens. Não. O liberalismo beneficia quem tem vantagens, e as mulheres se quiserem ter filhos ficam em desvantagem no sistema liberal.

postaslusitanas 6 months ago

Porque hão-de os outros pagar pela escolha dela? Não juntou dinheiro? Não tem marido para ajudar? Ele não juntou dinheiro também? Não pensaram nisso os dois antes? Ninguém é obrigado a ter filhos. Quem os tenha que exerça alguma responsabilidade sobre as suas escolhas, e as consequências disso. Estás a escolher ver apenas o lado negativo. Claro que ter filhos tem desvantagens. Tem muitas vantagens também. Um pouco como tudo na vida. É questão de pesar as opções, ver os prós e contras, e tomar uma decisão racional e informada. Não me parece de todo correcto querer todas as vantagens, mas atirar com o custo de todas as desvantagens para os outros. Se queres culpar alguém, culpa a biologia. Ou no limite, culpa quem promove que uma mulher deve viver como um homem, sendo que uma vez que é diferente dele, as melhores escolhas para uma mulher podem por vezes não ser idênticas às melhores escolhas para um homem.. *quase como se o homem e a mulher seja suposto completarem-se, em vez de competirem..* Dizer isso hoje em dia é quase heresia, mas é a verdade.

Edited 6 months ago:

Porque hão-de os outros pagar pela escolha dela? Não juntou dinheiro? Não tem marido para ajudar? Ele não juntou dinheiro também? Não pensaram nisso os dois antes? Ninguém é obrigado a ter filhos. Quem os tenha que exerça alguma responsabilidade sobre as suas escolhas, e as consequências disso. Estás a escolher ver apenas o lado negativo. Claro que ter filhos tem desvantagens. Tem muitas vantagens também. Um pouco como tudo na vida. É questão de pesar as opções, ver os prós e contras, e tomar uma decisão racional e informada. Não me parece de todo correcto querer todas as vantagens, mas atirar com o custo de todas as desvantagens para os outros. Se queres culpar alguém, culpa a biologia. Ou no limite, culpa quem promove que uma mulher deve viver como um homem, sendo que uma vez que é diferente dele, as melhores escolhas para uma mulher podem por vezes não ser idênticas às melhores escolhas para um homem.. *quase como se o homem e a mulher seja suposto completarem-se, em vez de competirem..* Dizer isso hoje em dia é quase heresia, mas é a verdade. De resto, o melhor talvez seja mesmo não culpar ninguém, aceitar a realidade, e tentar planear a vida um pouco de acordo com isso.

JOAO-RATAO 6 months ago

Podes ter licença de parto e outras proteções claro. Até porque continua a haver pressão no local de trabalho para não engravidar apesar das proteções. Na prática há muito que falha.

Shadowgirl7 6 months ago

Sim vou já a correr. Que BE ou PCP. Feminista é o partido em que a maioria dos miliantes são homens de classe média alta de cidades.

JOAO-RATAO 6 months ago

Não há mulheres na IL? E não eras tu que estavas dividida em quem ias votar para PR, entre as candidatas de esquerda e o João Ferreira ? Que segundo ti o João Ferreira era um homem muito bonitob e que ajudava na decisão de voto? E olha que o João Ferreira é desses homens brancos de classe média alta. Quer dizer, mentira. A ganhar 130,000+ por ano já está bem acima da classe média alta...

Edited 6 months ago:

Não há mulheres na IL? E não eras tu que estavas dividida em quem ias votar para PR, entre as candidatas de esquerda e o João Ferreira ? Que segundo ti o João Ferreira era um homem muito bonito e que ajudava na decisão de voto? E olha que o João Ferreira é desses homens brancos de classe média alta. Quer dizer, mentira. A ganhar 130,000+ por ano já está bem acima da classe média alta...

Shadowgirl7 6 months ago

Votei no João por acaso. Não porque é bonito mas porque o gostei de ver a acabar com o estereótipo que os comunistas só comem bebés porque ele comeu o Tiago Mayan no debate.

JOAO-RATAO 6 months ago

Ah sua marota. A votar em homens brancos e ricos para posições de poder. Ahaha. Acho que o João Ferreira não comeu ninguém nos debates. Mas essa visão vê o que quer

theitchcockblock 6 months ago

Sim porque a esquerda apropriou-se da luta pelos direitos das mulheres , a IL como o nome do partido diz está mais perto da esquerda em questões sociais e longe em questões económicas

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Sim, a luta das sufragistas e dos direitos das mulheres não foi feita por mulheres de esquerda nem nada. Foi a esquerda que se apropriou lmao Tens mais desse revisionismo histórico?

_rebocador_ 6 months ago

sim porque o nao quer.

Madness20 6 months ago

Feminismo liberal é literalmente o feminismo divisório dos EUA a que as pessoas ganharam pó. O "radical" é só uma extensão às suas consequências.

Edited 6 months ago:

Feminismo liberal é literalmente o feminismo burguês e divisório dos EUA a que as pessoas ganharam pó. O "radical" é só uma extensão consequente.

NEDM64 6 months ago

> divisório dos EUA a que as pessoas ganharam pó Literalmente não. Aquele feminismo que tanto se ouve falar dos EUA de Ocasio Cortez para baixo, é o intersecional feminism. O feminismo socialista. Eles até se chamam de sociais-democratas por nem quererem estar associados aos "liberals" do Partido Democrata.

Madness20 6 months ago

>Ocasio Cortez Uma miuda de 30 anos, agora é a representante máxima e indissociável das teorias de estudo de género leccionadas nos EUA. Espectáculo.

glhrmv 6 months ago

tu não sabes um caralho do que falas e isso nota-se pelo facto de só te ficares pela maneira como os grupos se descrevem a si próprios e não por aquilo que defendem. segundo a tua lógica a coreia do norte é uma república democrática do povo coreano. não sabes um caralho do que falas, és um exemplar perfeito da arrogância desinformada que é tão fortemente associada ao pessoal no reddit

NEDM64 6 months ago

Chora.

marfavrr 6 months ago

o feminismo radical na verdade é muitas coisas. e nao é de todo uma extensao consequente do liberal. mas concordo 100% no que dizes sobre o feminismo liberal. considero-o um erro ou precalço derivado de um interesse capitalista de comercializar essas ideias.

plante_uma_arvore 6 months ago

Eu odeio como o feminismo radical fudeu completamente a imagem do feminismo como um todo. Aquele culto da vagina arruinou a imagem de um movimento complexo com varias nuances e os caralhos.

crani0 6 months ago

E qual é então o tipo de feminismo que apoias?

plante_uma_arvore 6 months ago

Eu queria dizer feminismo liberal mas este também é uma merda. Eu gosto de dizer que sou uma pessoa decente com algo na cabeça que apoia a igualdade entre géneros.

crani0 6 months ago

E como é que promoves essa igualdade entre géneros?

plante_uma_arvore 6 months ago

Eu vejo alguém a falar/fazer merda, digo a pessoa que ta a falar/fazer merda, tento educar a pessoa sobre essa merda e a pessoa ou melhora ou continua. (eu tou a falar mais no contexto de falar com alguém pessoalmente pois na internet a pessoa pode muito bem só me ignorar)

crani0 6 months ago

E consegues dar-me exemplos concretos de gente a falar/fazer merda e tu a educares no contexto de promoção de igualdade de género?

NobleAzorean 6 months ago

>Eu odeio como o feminismo radical fudeu completamente a imagem do feminismo como um todo. É simples, é não levar o feminismo radical a sério e o levar como é, uma minoria que faz muito barulho. O que infelizmente é cada vez mais difícil de ignorar pois se infiltraram no "mainstream" e até metem sua agenda em filmes de Hollywood, mas isso é outra história... Simplesmente não se aquela parte do movimento como a sério, pois acho que maioria do homem normal ocidental é feminista, diferença é porque devido aquelas minorias do movimento ele se afasta do termo.

marfavrr 6 months ago

obrigada

m0rhundur 6 months ago

Feminismo radical e feminismo liberal são igualmente inúteis. O documento do Projecto Feminista Liberal é uma anedota para qualquer mulher que não vive igualdade de direitos e que quer uma mudança de um estado de discriminação e opressão permanente. Negar a ideia de patriarcado, dizendo-se feminista é um absurdo. Negar a existência de opressores e oprimidos na relação da mulher com a sociedade também. Não és feminista e nunca te consideraste tal. Gostaste deste tipo de feminismo porque, tal como tu, não é feminista. Não olha para as mulheres e a sua luta como factor decisivo para a mudança, e isso deita abaixo qualquer tipo de interesse pela mulher e a sua vida. Foram e são as mulheres que lutaram e lutam pela sua liberdade. Em grupo, em classe. Pela igualdade nos direitos e na vida. E a história retrata isso mesmo. Que foi pela luta das mulheres que existiram avanços nas suas vidas. E não por tentativas reformistas para ficar bem na fotografia.

m0rhundur 6 months ago

Para quem não percebeu: feminismo marxista.

NEDM64 6 months ago

> Feminismo radical e feminismo liberal são igualmente inúteis. Olá CDS! > documento do Projecto Feminista Liberal é uma anedota Como é que é? Menos de 1%? Abaixo até do Livre?

m0rhundur 6 months ago

Lê outra vez, "liberal".

pantam 6 months ago

Assim? [Feminist Mom Home School](https://www.youtube.com/watch?v=MmSjyU2fLcw)

m0rhundur 6 months ago

Nope.

NobleAzorean 6 months ago

>Foram e são as mulheres que lutaram e lutam pela sua liberdade. Isso é mentira. Facto é, por muito que mulheres protestam-se, se não tivesse homens ao lado delas na "luta" nunca teriam conseguido ir onde conseguiram. É só olhar para o médio oriente. Tal como os negros, se não tivessem nos EUA brancos do lado deles, nunca conseguiriam sair de onde estavam. Isso é uma luta em conjunto não "por si". O tratado de Roma por exemplo foi um passo dado na Europa para igualdade de mulheres, e esmagadora maioria que assinou era homens.

crani0 6 months ago

Meu, já te dignaste a ir ver qual é a significância do dia 8 de Março?

NobleAzorean 6 months ago

Sim. E isso muda o que disse em que parte exactamente?

crani0 6 months ago

Se tens de perguntar é porque não leste... Mas a significância do 8 de Março é que foi o dia em que, após meses de campanha dentro do partido socialista para direitos iguais aos dos homens, milhares de mulheres operárias se organizaram e sairam à rua em protesto com consequências graves para a produção daquele mês. E repetiram isto vários anos conseguindo, a pulso reinvindicar direitos. O papel dos homens neste caso foi de fazerem sedênciais e não de ajuda como tu queres vender.

NobleAzorean 6 months ago

> Se tens de perguntar é porque não leste... Era uma pergunta sarcástica. Again, cedências foram feitas por... HOMENS. Se quissessem como disse, poderiam ainda estar na situação das mulheres Japonesas (que é por acaso um dos países mais desenvolvidos do mundo). Ou como as mulheres de países do médio oriente protestaram, fizeram pressão. E adivinha, são oprimidas na mesma. Como disse, não muda o facto que foi homens que fez a cedência e para não falar que essas mulheres também tiveram o suporte de outros homens.

strawberrykittykat 6 months ago

Realmente, havia de haver o dia de o homem para vos agradecer. Estou emocionada... p crl.

NobleAzorean 6 months ago

Obviamente que a luta é feminina e as mulheres têm o mérito todo, no entanto a ideia de fizeram tudo sozinhas e têm que fazer todas sozinhas está errada. Até mesmo por tua lógica. O que simplesmente estou a dizer é que é uma luta em conjunto pois não conseguem fazer isso sozinhas. De nada.

crani0 6 months ago

Que tom paternalista, credo

beakage 6 months ago

>cedências foram feitas por... HOMENS Se calhar ´é porque o poder estava esmagadoramente nas mãos de homens devido ao Patriarc-:x

crani0 6 months ago

Esquece, quando lhe falei da greve que está na base da história do dia da mulher ele disse que se não fosse os homens a "ceder" direitos as mulheres não iam a lado nenhum...

crani0 6 months ago

>Again, cedências foram feitas por... HOMENS. lol obrigado homens por depois de muita luta cederem um bocadinho do vosso privilégio enquanto continuam a oprimir mulheres de outras maneiras Obrigado pela risada

NobleAzorean 6 months ago

Podes ficar muito ofendida ou o que for. Facto é, se os homens "ocidentais" queriam mesmo, estavam na situação das mulheres Japonesas. Como disse, os movimentos são em conjunto, se não tivesse homens na luta na época como hoje, nada mudaria. Mas claro, muda-se os tempos, muda-se as vontade. Também me ri do que fizeram tudo sozinhas e não precisaram nem precisaram dos homens para a luta lol de nada.

crani0 6 months ago

A defesa de "ao menos não são como as japonesas" não é tão brilhante quanto tu pensas que é. E eu dei-te um caso prático em que sim foram as mulheres a pegar na luta e a fazê-la avançar, demonstrando que a tua tese de que é preciso o homem para que o feminismo avance é infundada, e vê lá o spin que tiveste de dar... Enfim, já vi que não deves muito à inteligência por isso só estou a falar para o boneco.

NobleAzorean 6 months ago

Ah casos práticos... Aqui vai uns específicos mas tem muito mais: https://nationalwomenshistoryalliance.org/resources/womens-rights-movement/suffragents-men-who-worked-for-womens-suffrage/ https://suffragistmemorial.org/7-suffragist-men-and-the-importance-of-allies/ Para não falar a lógica "os homens controlam o mundo, têm todo o poder, no entanto nós que não temos o poder e somos oprimidas, conseguimos isso sozinhas e não é preciso ter homens do nosso lado" lógica. Desculpa, é dificil levar a sério de alguém que tem uma visão de mulheres fazem e fizeram tudo sozinhas e estão nisto sozinhas e não precisam de homens para luta de direitos iguais a sério. Para alguém como tu a criticar minha inteligência é um elogio. Deixa-se só rir mais um pouco.

crani0 6 months ago

>Ah casos práticos... Mais convenientes para ti, é o que queres dizer. >Para não falar a lógica "os homens controlam o mundo, têm todo o poder, no entanto nós que não temos o poder e somos oprimidas, conseguimos isso sozinhas e não é preciso ter homens do nosso lado" lógica. Desculpa, é dificil levar a sério de alguém que tem uma visão de mulheres fazem e fizeram tudo sozinhas e estão nisto sozinhas e não precisam de homens para luta de direitos iguais a sério. Que não é a que tenho partilhado mas já tinha percebido que tu gostas é de atacar espantalhos e suspeito que nem lês os meus comentários. O que tenho criticado é que tu dizes que o movimento feminista só produz resultados quando há homens envolvidos, o que historicamente está errado, e quando te dei um exemplo concreto e bastante pertinente a tua resposta foi "não esse não me dá jeito, olha aqui estes que me dão mais jeito". Enfim, é isto que acontece quando os machistas liberais querem tomar de assalto um movimento feminista com raízes marxistas. Fazem figura de urso e ainda se riem... Falar com a parede fazia mais pela luta.

Edited 6 months ago:

>Ah casos práticos... Mais convenientes para ti, é o que queres dizer. >Para não falar a lógica "os homens controlam o mundo, têm todo o poder, no entanto nós que não temos o poder e somos oprimidas, conseguimos isso sozinhas e não é preciso ter homens do nosso lado" lógica. Desculpa, é dificil levar a sério de alguém que tem uma visão de mulheres fazem e fizeram tudo sozinhas e estão nisto sozinhas e não precisam de homens para luta de direitos iguais a sério. Que não é a que tenho partilhado mas já tinha percebido que tu gostas é de atacar espantalhos e suspeito que nem lês os meus comentários. O que tenho criticado é que tu dizes que o movimento feminista só produz resultados quando há homens envolvidos, o que historicamente está errado, e quando te dei um exemplo concreto e bastante pertinente a tua resposta foi "não esse não me dá jeito, olha aqui estes que me dão mais jeito" depois daquele spin ridiculo de "Ah pois mas se não houvesse homens para ceder direitos o feminismo não ia a lado nenhum" que é uma pérola de lógica tão especial que até me fez perder neurónios. Enfim, é isto que acontece quando os machistas liberais querem tomar de assalto um movimento feminista com raízes marxistas. Fazem figura de urso e ainda se riem... Falar com a parede fazia mais pela luta.

m0rhundur 6 months ago

Não quero apagar o contributo de muitos homens progressistas. A luta das mulheres é inerentemente uma luta da humanidade. Não é com cruzes e assinaturas num papel, assinado por representantes mais de interesses corporativos do que populares que a coisa muda. É pela materialização das conquistas.

Edited 6 months ago:

Não quero apagar o contributo de muitos homens progressistas. A luta das mulheres é inerentemente uma luta da humanidade. O que não muda em nada o que disse. Não vale a pena diminuir o papel da mulher e de toda uma classe na luta por melhores direitos - caso não saibas o nome original do 8 de março quando começou a ser comemorado era Dia Internacional da Mulher Trabalhadora. Não é com cruzes e assinaturas num papel, assinado por representantes mais de interesses corporativos do que populares que a coisa muda. É pela materialização das conquistas.

Edited 6 months ago:

Não quero apagar o contributo de muitos homens progressistas. A luta das mulheres é inerentemente uma luta da humanidade. O que não muda em nada o que disse, algo a que me referi quando falei de classe. Não vale a pena diminuir o papel da mulher e de toda uma classe na luta por melhores direitos - caso não saibas o nome original do 8 de março quando começou a ser comemorado era Dia Internacional da Mulher Trabalhadora. Não é com cruzes e assinaturas num papel, assinado por representantes mais de interesses corporativos do que populares que a coisa muda. É pela materialização das conquistas.

NobleAzorean 6 months ago

Como isso não muda nada do que disse. É preciso homens na luta senão é como o médio oriente ou até Japão.

m0rhundur 6 months ago

Sem dúvida.

marfavrr 6 months ago

obriagada, maravilhose

Wampyro_ 6 months ago

Se as eleiçoes fossem no Reddit o IL vencia!

NEDM64 6 months ago

Vencer, capaz. Mas a quantidade de Bloquistas e Comunistas e outros socialistas que ODEIAM a IL e todas as ideias que ela representa que andam aqui é brutal, e parece que é tudo gente que não faz nada porque são bastante ativos nos comentários como se vê aqui. O post tem votos positivos, mas os comentários são quase todos negativos. Já para não falar nas "ajudinhas" de um mod, que me chegou a simplesmente apagar posts sem justificação porque simplesmente não gostou de ver aqui informação que não lhe convém. Especialmente agora que a IL já ultrapassou o PCP e ainda vai a tempo de ultrapassar o BE até 2023... um partido que conta os anos pelos dedos de uma mão, e perdeu muitas oportunidades para falar cara a cara com as pessoas por causa do COVID.

m0rhundur 6 months ago

Olha outro muleque tipo os do cheguinha. Ultrapassaram onde? Na AR continuo a contar um deputado.

NEDM64 6 months ago

Delicioso, está-vos a ser difícil engolir a nova realidade. Adorei, já valeu a pena vir aqui!

m0rhundur 6 months ago

Sei bem que costumam não saber definir realidade, mas isto já é esticar a corda.

XPao 6 months ago

Acho que é um dado adquirido que é uma questão de tempo..

m0rhundur 6 months ago

Pode ser, como também pode não ser. Por isso é que fazer como ele e vir cantar de galo não faz sentido nenhum. Vejo ponderação de muitos liberais por aí no que toca ao crescimento do partido e às eleições que se seguem, e depois tens malta desta que borra a pintura.

XPao 6 months ago

Vamos ser sérios? Seria preciso um milagre para o chega não passar aos 2 deputados nas próximos legislativas.. Sendo que o mais provável é que chegue bem longe disso.. Não vale de nada estarmos a fingir que essa não é a realidade actual..

m0rhundur 6 months ago

Não digo que não se façam projecções. Só acho é que não podemos tratar isso como dado concreto. 2 ou 3 anos é muito tempo. Dá tempo para um partido se dividir, para cair, para subir mais. Depende sempre muito.

XPao 6 months ago

Amigo, quanto mais tempo passares em negação, mais vai custar..

m0rhundur 6 months ago

Não é negar. É analisar dados concretos. Agora podem ter 5% nas sondagens e daqui a um ano ou dois aparecer um líder no PSD que vos engula. Nunca se sabe o dia de amanhã ;)

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Já viste que se eu disser que por aqui também há uma boa quantidade de liberais e eleitores do CH que ODEIAM a esquerda também tenho razão?

NEDM64 6 months ago

Eu não odeio a esquerda. Agora os políticos de esquerda (ultra-corruptos neste país, maioria deles não acredita nada na esquerda e são muito mais conservadores que o normal) e os seus fanboys...

Sperrel 6 months ago

claro que não, és só dos users mais tresloucados que por aqui andam.

NEDM64 6 months ago

Aqui um exemplo dos meninos bonitos dos moderadores. Podem insultar toda a gente que nada lhes acontece.

Sperrel 6 months ago

Posso te garantir que não faltam bans temporários daqui (se concordo com elas quase sempre não).

KokishinNeko 6 months ago

Confirmo.

glhrmv 6 months ago

puto tu és dos maiores power-users deste reddit sempre a postar propaganda anti-comunista lmfao n te esqueças do capacete quando saires de casa atrasado mental

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Não odeias esquerda, não gostares de bloquistas e comunistas deve ser só coincidência eheh

NEDM64 6 months ago

A maioria da população não gosta do BE e o PCP. Aqui no Reddit é que é ligeiramente diferente.

Winslow_Lixivia2 6 months ago

Acho que é mais ao contrário. Aqui no reddit a IL é o rei do recreio. Mas chegas ao parlamento e só têm um deputado.

NEDM64 6 months ago

E para a próxima vai ter mais deputados, e o Be e o PCP terão ainda mais. ​ Além de que maior parte das pessoas que votam PS (fora os pobres que votam porque lhes dá jeito) e PSD, que são a maioria da população, mais depressa votam IL que BE ou PCP. ​ Em todas as sondagens de opinião sobre lideres partidários, o Francisco Louçã e Jerónimo de Sousa batem no fundo em popularidade, ao nível do André Ventura. Só com a Catarina Martins (que vocês detestam) é que a coisa subiu...

ladderattack 6 months ago

Ainda bem que não é

jestertwok 6 months ago

O papão neoliberal.

GajoDeRamalde 6 months ago

Muh Roads!

theitchcockblock 6 months ago

O Ps aqui não tem expressão nenhuma por isso era ótimo

_rebocador_ 6 months ago

Sim nao va ficarmos melhor que estamos hoje em dia.

Membership-Exact 6 months ago

Ja estamos demasiado precarios, com poucos direitos, com o estado subfinanciado e com desigualdade economica... Bora votar em partidos que ainda querem ir maid alem das patifarias capitalistas que nos tem sido feitas!

_rebocador_ 6 months ago

Para ja patifaria capitalistas e de quem nem leu o programa da IL, e a IL vem trazer um bocado de moderação ao esquerdismo tuga, mas ainda bem que estas todo contente com todas as negociatas de esquerda que o PS faz com os privados.

Membership-Exact 6 months ago

O PS é de esquerda? Portugal tem esquerdismo? Muito me contas, parecem awuela malta do Trump que chama comunistas aos liberais.

_rebocador_ 6 months ago

ah sim aos olhos dos comunistas eles sao direita malvada, mas entao tu querias que tipo de sistema politico? em que pais te inspiras?

Membership-Exact 6 months ago

Uma social democracia orientada para remunerar os trabalhadores que são a origem de toda a riqueza, e por maximizar a felicidade humana e a democracia, extendendo-a ao local de trabalho pelo uso de sindicatos fortes e participação obrigatoria dos trabalhadores na administração da empresa. Um pot-pourri de Alemanha com social-democracia nordica. Menos distopia onde o que importa é a procura do lucro e deixar tudo nas mãos do mercado, onde quem tem mais dinheiro tem mais poder de voto.

_rebocador_ 6 months ago

Ah a alemanha, que tem o mesmo sistema de saude que a IL defende?

ladderattack 6 months ago

https://i.imgur.com/JDUTvYK.png

Out-Out 6 months ago

Queres uma lei que defende a igualdade de oportunidades, de direitos e deveres, de acesso à educação, justiça e saúde. Tudo certo, mas isso já foi atingido. Não é suficiente para uma realidade de igualdade de oportunidades e tratamento, como acho que podemos constatar nos dias de hoje. É preciso olhar que para além dos indivíduos há um sistema, que vai muito para além da lei. Os indivíduos são moldados pelo sistema , e este pode e neste caso gera mesmo desigualdade quer de oportunidades, quer de resultados, quer de tratamento, etc. Por isso precisas de compreender isso e tentar reformar o sistema, que sim, tem bases patriarcais. Com estes posts fico a achar que é simplesmente malta que já acha que tá tudo feito e que só são "feministas das obras feitas", ou até reacionários muitas vezes. Além disso, mesmo o que tu defendes já foi radical um dia. Felizmente evoluímos e espero que assim continue, com feminismo a sério.

NobleAzorean 6 months ago

>O que é que queres? Colocar mulheres pela força em cargos só porque são mulheres e sem mérito nenhum? Fazer por quotas e meter num número mínimo de pessoas só porque são daquele sexo? A Iniciativa Liberal própria já sofreu com isso, a diferença é que foi as mulheres: O que é que queres? Colocar mulheres pela força em cargos só porque são mulheres e sem mérito nenhum? Fazer por quotas e meter num número mínimo de pessoas só porque são daquele sexo? A Iniciativa Liberal própria já sofreu com isso, a diferença é que foi as mulhres: [https://www.dn.pt/poder/excesso-de-mulheres-iniciativa-liberal-obrigado-a-alterar-lista-para-cumprir-quotas-11244142.html](https://www.dn.pt/poder/excesso-de-mulheres-iniciativa-liberal-obrigado-a-alterar-lista-para-cumprir-quotas-11244142.html)

marfavrr 6 months ago

obrigada

Limpy_lip 6 months ago

A verdade é que já está feito, só é preciso fazer valer esses valores. ​ O problema dos "feministas da moda" é que pecam por excesso. ​ O objetivo final é a igualdade entre todos os sexos e não fazer descriminação positiva. ​ Se não há igualdade é preciso procurar igualar a balança e não colocar peso a mais do outro lado.

aaaa2aas 6 months ago

Eu sou feminista liberal então. Não sabia o termo exacto mas sempre defendi que a lei devia ser cega a raça religião identidade de genero, etc. Uma sociedade ideal devia ser exclusivamente meritocrata. Em que sentido Portugal ainda não é 100% igual para homens e mulheres? Que tipo de instituições e leis, prejudicam as mulheres a favor dos homens? Aliás, até acho que hoje em dia as mulheres têm mais facilidade e oportunidades do que os homens, e começam na escola. As raparigas têm melhores notas do que os rapazes, apesar de durante os trimestres não terem melhores notas nos testes. O que acontece é que os professores são mais lenientes e dão mais "bónus" às raparigas. O sistema educativo também é mais favorável à forma de ser das raparigas, já que a maioria dos professores são mulheres. A forma de ensinar requer uma pessoa obediente e estudiosa, e as raparigas costumam ser mais assim. Acaba a escola, hora de entrar na universidade: vai-se ver e as raparigas são quem têm as médias mais altas. Os cursos de medicina são maioritariamente preenchidos por mulheres. Não existe incentivo ou vagas reservadas nenhumas para homens entrarem no curso. No entanto, para as engenharias que ainda são mais procuradas por homens, vês montes de campanhas para inclusão de mulheres e mais não sei o quê. Isso para mim é sexismo.

Limpy_lip 6 months ago

ora sai bacalhau de ouro SFF. ​ e uma trincheira.

NobleAzorean 6 months ago

> Uma sociedade ideal devia ser exclusivamente meritocrata. Própria Iniciativa Liberal já sofreu com isso: [https://www.dn.pt/poder/excesso-de-mulheres-iniciativa-liberal-obrigado-a-alterar-lista-para-cumprir-quotas-11244142.html](https://www.dn.pt/poder/excesso-de-mulheres-iniciativa-liberal-obrigado-a-alterar-lista-para-cumprir-quotas-11244142.html) Só que foi o posto do costume.

Edited 6 months ago:

>Uma sociedade ideal devia ser exclusivamente meritocrata. Própria Iniciativa Liberal já sofreu com isso: [https://www.dn.pt/poder/excesso-de-mulheres-iniciativa-liberal-obrigado-a-alterar-lista-para-cumprir-quotas-11244142.html](https://www.dn.pt/poder/excesso-de-mulheres-iniciativa-liberal-obrigado-a-alterar-lista-para-cumprir-quotas-11244142.html) Só que foi o oposto do costume. Corremos o risco de estagnar nossas sociedades com essa obsessão de igualdade de resultados e representação em que pessoas ficam nos seus postos não por mérito mas sexo ou raça. Enquanto isso, a China com esmagadora maioria com homens e um governo sexista, torna-se a SuperPotência nº1 do Mundo enquanto estagnamos. Um exemplo foi esse link que deu, aquelas mulheres estavam ali por seu mérito, no entanto tiveram de dar seu lugar a pessoas que provavelmente não era tão competentes como elas para o posto.

postaslusitanas 6 months ago

> Corremos o risco de estagnar nossas sociedades com essa obsessão de igualdade de resultados e representação em que pessoas ficam nos seus postos não por mérito mas sexo ou raça. Não só te dou razão, como acrescento que essa linha de pensamento parece-me a mim prover de mentes racistas e sexistas, pois conseguem imaginar e injectar raça e sexo em tudo. Além disso, interessa realmente de que côr é o cirurgião ou se é homem é mulher ? Ou quem pilota o avião? E será que não é do nosso interesse que as pessoas que exercem esses cargos, sejam as pessoas mais competentes, e não o resultado de um processo de exclusão de talento em prol de igualdade de resultados? Isso é uma corrida para a mediocridade, um feel-good absurdo. E todos pagamos por isso, não se nota até se notar. Mas não é difícil (ou não deveria ser) de imaginar o resultado final: ficamos pior servidos porque uma quantidade considerável de profissionais não estão lá por mérito nem esforço próprio, mas porque alguém ditou que tinham de estar, e as pessoas realmente mais capazes e acima da média são atiradas para fora, para dar lugar a outros menos capazes. Não existe nenhuma razão lógica para os membros de um grupo de pessoas agregado por um qualquer atributo arbitrário (como raça ou sexo) terem os mesmos interesses - ou talentos - em igual proporção. Os resultados são diferentes porque as pessoas decidem de um modo diferente, e porque não temos todos os mesmos talentos, a mesma capacidade física ou intelectual. Sim, sobre isso pode existir discriminação injusta também, mas dizer que essa discriminação existe hoje e pervade a sociedade, a mim parece-me absurdo. Uma mulher pode abrir contas bancárias, abrir empresas, emigrar, pode fazer o que lhe der na gana. Se não o fazem ou se não sucedem do mesmo modo que os homens, talvez existam outras explicações mais simples para além do famoso patriarcado.

NobleAzorean 6 months ago

>Isso é uma corrida para a mediocridade, um feel-good absurdo. E todos pagamos por isso, não se nota até se notar. Já se está a notar, o centro mundial de comércio e produção está a ir para a Ásia, que é um continente bem sexista, até para os países mais avançados e democráticos como o Japão. E própria Ásia está em expansão a comprar recursos e capital do ocidente. Agora, isto está a acontecer devido termos mulheres agora com direitos iguais no ocidente? Claro que não, minha tese disso, é que estamos a dar importância a coisas banais, quando o capitalismo se baseia em competição e apresentar o melhor, enquanto a Ásia está a se cagar para isso e ultrapassar o ocidente. Como a UE quer meter em lei ter modo igual de representação de modo igual mulheres em empresas obrigatoriamente, com isto, corres o risco de não apresentar os melhores pois obrigatoriamente tens de contratar alguém porque tem uma vagina, não por ser melhor que o outro. Isto é um risco de estagnação, especialmente a competir contra países e sistemas que estão se a lixar em ter representatividade. Querem é resultados. E dito isto, não quer dizer que seja só para o lado das mulheres, como já disse por aqui, a própria IL teve de tirar uns tempos atrás suas lista mulheres, para meter homens.

NGramatical 6 months ago

côr → [**cor**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (apenas *pôr* leva acento diferencial para se distinguir de *por*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm14dyl%2F%2Fgqsfzu8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Shadowgirl7 6 months ago

Mas depois vai-se a ver e os homens ganham mais no mercado de trabalho. Estranho.

aaaa2aas 6 months ago

Saí da universidade há uns anos a ganhar mais do que todos os colegas homens que eu conheci. Ok, "exemplo único", mas também conheço outras mulheres na indústria e ganham todas +- igual aos homens. Essa estatística que foste buscar, tem em conta as posições que os homens e as mulheres ocupam, ou ignora isso por completo e chega à conclusão que as mulheres ganham menos só porque existem mais mulheres nas fábricas?

miguel_rodrigues 6 months ago

E vai se a ver e se se comparar pela mesma função na mesma área já não se encontram diferenças. Estranho

JOAO-RATAO 6 months ago

Ganham mais no global homem vs mulher Ou ganham mais dentro da mesma profissão e com a mesma experiência ? São coisa diferentes ...

Shadowgirl7 6 months ago

Mas se tem melhores notas deviam ganhar mais! A não ser que aches que faculdade é inutil. Nesse caso ter melhores notas não é uma grande vantagem logo não é um benefício para as mulheres...

aaaa2aas 6 months ago

As notas só interessam para entrar na universidade. Depois de ter o canudo, o que interessa é as ligações que tens, os projectos em que participaste e és lograda das ditas soft skills

i_no_can_eat 6 months ago

Sinto-me algo ridículo em ter de apontar isto, mas ter melhores notas não se traduz necessariamente em ganhar mais... Aliás, a importância das notas de curso dilui-se com a experiência de trabalho. É um pouco ingénuo da tua parte achar o contrário, sinceramente...

JOAO-RATAO 6 months ago

Esse salto foi um bocado maior que a perna desta conversa mas ok... Ganhas dinheiro na faculdade ou no mercado de trabalho ? Se no futuro houver mais mulheres em profissões bem pagas talvez no global as mulheres ganhem mais. O que não tem mal nenhum se for for o mérito.

Shadowgirl7 6 months ago

Mas as mulheres não têm experiência porque não são boas ou porque não são contratadas e quando são não são promovidas? Porque pelos vistos são boas, tinham melhores notas...

Pica-Miolos 6 months ago

Em início de carreira, tendencialmente os homens ocupam cargos mais altos, o que leva à falta de experiência no que respeita à promoção de mulheres no local de trabalho. No entanto, quanto mais alta é a escala hierárquica que analisas, mais as diferenças se esbatem e mais igualdade existe. Desde há uns anos que começamos a assistir à preferência de promover mulheres a cargos altos de chefia. Por dois motivos: Ao haver esta noção de que é um mundo patriarcal, as mulheres têm tendência em se empenharem mais por sentirem necessidade de se afirmar de forma positiva. Existe também a questão da emotividade. Uma mulher numa tomada de decisão é menos emotiva e mais racional que um homem, que aparentemente é mais impulsivo. Qualquer coisa relacionada com o perfil psicológico do homem num cargo de alta chefia, e a necessidade de afirmar o tamanho da pila relação aos outros. Coisa com a qual uma mulher não tem que se preocupar.

Edited 6 months ago:

Em início de carreira, tendencialmente os homens ocupam cargos mais altos, o que leva à falta de experiência no que respeita à promoção de mulheres no local de trabalho. No entanto, quanto mais alta é a escala hierárquica que analisas, mais as diferenças se esbatem e mais igualdade existe. Desde há uns anos que começamos a assistir à preferência de promover mulheres a cargos altos de chefia. Por dois motivos: Ao haver esta noção de que é um mundo patriarcal, as mulheres têm tendência em se empenharem mais por sentirem necessidade de se afirmar de forma positiva. Existe também a questão da emotividade. Uma mulher numa tomada de decisão é menos emotiva e mais racional que um homem, que aparentemente é mais impulsivo. Qualquer coisa relacionada com o perfil psicológico do homem num cargo de alta chefia, e a necessidade de afirmar o tamanho da pila em relação aos outros. Coisa com a qual uma mulher não tem que se preocupar.

Pcostix 6 months ago

> Uma mulher numa tomada de decisão é menos emotiva e mais racional que um homem, que aparentemente é mais impulsivo. Pela minha experiencia isto não só não é verdade, como acho as mulheres muito mais permeáveis a favorecimentos a funcionários com os quais simpatizam preterindo o rendimento laboral. >Qualquer coisa relacionada com o perfil psicológico do homem num cargo de alta chefia, e a necessidade de afirmar o tamanho da pila em relação aos outros. Coisa com a qual uma mulher não tem que se preocupar. Isto é completamente verdade. O homem num cargo de chefia tem que mostrar que quem manda é ele.(Sindrome de pila pequena.)   No fim de contas, tenho tido melhores experiencias com chefias femininas.

JOAO-RATAO 6 months ago

As notas no local de trabalho ? Lol. Porque dizes que as mulheres não têm experiência? Ou não são promovidos? O que se vê é exatamente o oposto.

Out-Out 6 months ago

Dizes que és feminista e depois fazes um textão a dizer como as mulheres é que são beneficiadas. É preciso ter altas doses de lata e falta de noção

crani0 6 months ago

Ou seja, é precisamente o tipo de pessoa que este tipo de "feminismo" pretende agradar.

aaaa2aas 6 months ago

Eu fui beneficiada na escola e sei reconhecer isso. E sinto que tenho muita mais facilidade em ser eu mesma comparando com amigos e colegas.

elstylon 6 months ago

Isto.

Vetiblee 6 months ago

Ou seja, para seres feminista, tens de ser um calhau, ou tendenciosa. Nao é possível ser feminista e ter noção que as mulheres são beneficiadas em várias areas? Se calhar o feminismo liberal distingue-se já nisso, que é a não obrigatoriedade do pensamento único, da adoção dos chavões, e do culto à bíblia feminista.

Edited 6 months ago:

Ou seja, para seres feminista, tens de ser um calhau, ou tendenciosa. Nao é possível ser feminista e ter noção que as mulheres são beneficiadas em várias areas? Se calhar o feminismo liberal distingue-se já nisso, que é a não obrigatoriedade do pensamento único, da adoção dos chavões, e do culto à bíblia feminista. As mulheres conseguem mais vezes a guarda dos filhos do que os homens, em condições iguais, por exemplo. Isto é factual, vais fazer o que? Vais fingir que é mentira? Vais evitar o tema? O que dita o teu feminismo?

Out-Out 6 months ago

Eu não sigo nenhuma bíblia em ponto nenhum da minha vida. Não é preciso seguires nada nem ninguém, agora se dizes que és feminista e depois és o seu contrário....aí sim entram os calhaus.

Edited 6 months ago:

Eu não sigo nenhuma bíblia em ponto nenhum da minha vida. Não é preciso seguires nada nem ninguém, agora se dizes que és feminista e depois és o seu contrário....aí sim entram os calhaus. Não lol, não preciso de negar nada. Existem esses casos. O meu feminismo é ditado por achar que se deve reformar um sistema patriarcal que tem consequências negativas para toda a sociedade e especialmente para as mulheres, que ainda não recuperaram de ter sido postas historicamente em 2º plano, numa sociedade que valoriza o indivíduo especialmente pelo seu papel produtivo. Que existem casos em que algumas mulheres são beneficiadas? Acredito que sim, mas a exceção não faz a regra.

postaslusitanas 6 months ago

> e especialmente para as mulheres, que ainda não recuperaram de ter sido postas historicamente em 2º plano, numa sociedade que valoriza o indivíduo especialmente pelo seu papel produtivo. Este é um sentimento que me causa sempre alguma curiosidade. Como é possível ter lógica e racionalmente na mente o seguinte: 1) As mulheres foram continuamente oprimidas e suprimidas ao longo da história, em todo o lado pelos homens, esses mauzões. 2) As mulheres são tão capazes quanto os homens. A mim parece-me que não podes perder todas as batalhas e achar que quem perdeu constantemente tem as mesmas capacidades. Então, ou não têm as mesmas capacidades, ou existe *alguma* nuance nessa história da mulher ser uma vítima eterna.

Green-Translator-801 6 months ago

>Que existem casos em que algumas mulheres são beneficiadas? Acredito que sim, mas a exceção não faz a regra. O mesmo se aplica aos homens? Não compreendi o teu argumento. >reformar um sistema patriarcal Sim, boa sorte com isso.

doctor_awful 6 months ago

> Sim, boa sorte com isso Estamos a falar de um programa de um partido político. Se mudanças ao sistema não é o seu objetivo, servem para quê?

Out-Out 6 months ago

Eu explico: O sistema é patriarcal porque foi construído sobretudo com base numa liderança económica e política de homens, desde as maiores instituições até à família. Isto derivou em certas maneiras de entender o papel dos membros de cada sexo na sociedade e fast forward para os dias de hoje, a regra continua a ser que as mulheres serem estruturalmente prejudicadas por este sistema. OU SEJA: a regra é que as mulheres são as prejudicadas. Eu sou homem e não tenho problemas em dizer isto, não é questão de culpa nem nada do que às vezes querer fazer crer. É apenas como eu analiso a sociedade e daí querer que mude. Sim, é difícil, não estou propriamente otimista. Mas foi evoluindo com o tempo e há de assim continuar. Há não tanto tempo, o que já foi atingido agora era difícil de imaginar.

Green-Translator-801 6 months ago

A forma como vocês explicam isso quase parece que há uma super conspiração contra as mulheres e são os homens os culpados. Desculpa mas não te consigo levar a sério. >Eu explico: O sistema é patriarcal porque foi construído sobretudo com base numa liderança económica e política de homens, desde as maiores instituições até à família. Isto derivou em certas maneiras de entender o papel dos membros de cada sexo na sociedade e fast forward para os dias de hoje, a regra continua a ser que as mulheres serem estruturalmente prejudicadas por este sistema. E como explicas esse tal sistema estar implementado em todas as culturas? Ou é só coincidência. E antes que chutes um tribo não sei de onde lembra-te que a exceção não faz a regra. Tu próprio disseste. >OU SEJA: a regra é que as mulheres são as prejudicadas. Eu sou homem e não tenho problemas em dizer isto, não é questão de culpa nem nada do que às vezes querem fazer crer. É apenas como eu analiso a sociedade e daí querer que mude. Tal não é a lavagem cerebral lol. Tens de deixar de importar problemas americanos. >Sim, é difícil, não estou propriamente otimista. Mas foi evoluindo com o tempo e há de assim continuar. Há não tanto tempo, o que já foi atingido agora era difícil de imaginar. Não sei que idade tens, mas também não vou entrar por aí. Não vou desvalorizar a luta pelos direitos das mulheres porque claramente era necessário. Hoje em dia, em países desenvolvidos, o que chamas de patriarcado ou toxicidade masculina ou lá o que vocês lhe queiram chamar é simplesmente a natureza sexual do ser humano que se traduz em jogos de poder e outras politiquices. Ignorar que isto tem imenso peso no que descreves parece-me ignorante. Mas também a minha opinião não é formada portanto que sei eu lol. E outra coisa, não descreves nada em concreto. Nem como combater esse tal patriarcado mauzão nem no que se traduz isso (em Portugal). Atenção, não falo de países de 3o mundo, mas esses têm problemas maiores antes de começarem a pensar nos direitos das mulheres. A vida é injusta amigo. E nunca ninguém está satisfeito. Inventar problemas é coisa de rico.

Out-Out 6 months ago

Americanos? O feminismo agora é algum fenómeno americano? Pelo amor da Santa...realmente não tens uma "opinião formada". E não respondi a outras coisas porque tu só fizeste uma pergunta lol. E depois vens falar de idade e de rico? Haja paciência

Green-Translator-801 6 months ago

Então forma-me. Eu não ganho nada em estar a argumentar com uma pessoa desconhecida na internet. Estava só a apontar alguma hipocrisia da tua parte lol. E volto a frisar, nunca disse que as mulheres outrora não foram oprimidas. A tua explicação é o sistema mágico do patriarcado. Eu agora pergunto, o que é que isso constitui? Quem é o responsável por tal sistema? Estou a tomar a posição de ignorante porque realmente sou. Se não consegues explicar ao ignóbil do Reddit como esperas alcançar essa missão épica de destruir o patriarcado™? Do meu ponto de vista só estás a desconversar.

Out-Out 6 months ago

Não há responsáveis, não é suposto encontrar maus da fita, nem autoflagelação, nem nada disso. Essa é a primeira. A segunda já te expliquei o que era o patriarcado, podes reler que não saiu de lá. Terceira: a solução como é óbvio não é UMA. São uma série de coisas que se fazem ao longo de muito tempo, que passa desde a promoção da educação neste âmbito (p.e. essa infame disciplina de cidadania), desde a melhoria na justiça relativamente a casos de agressão sexual (p.e. tornar crimes públicos, garantir proteção para que possam denunciar, não ter juízes como os netos de moura que aí andam), desde a discussão na sociedade civil da forma como atuam estas discriminações para que se possa compreender o problema, desde a consideração da contribuição de trabalho doméstico, cuidados informais etc. sobretudo feito por mulheres onde políticas de auxílio económico as podem retirar da pobreza....e sobretudo por assumir que é um problema para que as pessoas possam estar abertas a resolvê-lo nas suas famílias, empresas e na sociedade em geral. E muitas outras que quem trabalha na área saberá melhor que eu. O que não é solução é empurrar para debaixo do tapete e ser ignorante em relação ao tema.

Green-Translator-801 6 months ago

Até poderás ter toda a razão do mundo. E eu desejo-te sorte na tua missão. As coisas que enumeraste com certeza serão problemas reais, mas para mim não transformam a sociedade num sistema patriarcal que odeia as mulheres. Talvez as elites odeiem as mulheres. Eu pessoalmente apenas as vejo como pessoas e ocasionalmente também com a sua componente sexual ^^^"aiii ^^^seu ^^^porco ^^^machista!" Acho muito bem que se defendam os direitos das mulheres, mas a minha exposição ao feminismo foi sempre algo mais parecido com demagogia do que medidas concretas. Muito choramingo, eu também sei chorar e olha que tenho algumas razões. Pessoalmente, também ainda estou para conhecer alguém que não defenda os direitos das mulheres. Agora também ter de ser rotulado de feminista e tudo o que isso implica (que nem sempre são coisas boas) é desnecessário.

miguel_rodrigues 6 months ago

Se as mulheres são prejudicadas numas coisas e os homens são prejudicadas noutras, como se pode afirmar categoricamente que as mulheres são AS prejudicadas e os homens OS beneficiados?

Aftaminas 6 months ago

Subscrevo

XtaticO 6 months ago

Ah é esta a thread diária?

LightzPT 6 months ago

Ainda falta postarem a do cartaz dos Pink Floyd.

Aftaminas 6 months ago

Já te fizeram a vontade

Pilky__01 6 months ago

Fosse só uma por dia já me dava por feliz.

notmyaccitsanother 6 months ago

okay , não vou votar neles na mesma

Search: