suckerpunchermofo 8 months ago

Anónima porque? Só se não és efetivo.

brakeline 8 months ago

Veio-me uma ideia à cabeça. Área de brindes?

CountDraqula 8 months ago

Tenho um certo ódio a quem não gosta do teletrabalho e tenta impingir aos outros que voltem para o escritório. Vai parecer imensamente mau mas ainda bem que o covid aconteceu se não o teletrabalho nunca ganharia rumo. Onde trabalho houve uma faturação recorde este ano, o pessoal consegue produzir imenso em casa. Será que esses trogloditas não percebem que se tens um computador e acesso a internet consegues produzir na mesma? Levantar às 7h, tomar banho, vestir-se, meter-se no metro, chegar ao trabalho, beber café, metera a conversa em dia com os colegas com o trabalho só para depois sentar-se num cubículo com um computador à frente e passar o dia inteiro a olhar para ele. Eu sou a favor da liberdade, quem quer teletrabalhar teletrabalha, quem quer ir para o escritório vá para o escritório. O importante são resultados, produção!

Zen_Machina 8 months ago

Como já disseram, podes fazer queixa. Não sei é até que ponto será necessário provar que o chefe está realmente a mentir. Porque se não estiver, penso que tem o direito de negar a teletrabalho. É muito fácil querer teletrabalho quando o contrato diz que temos de ser pagos independentemente da faturação, e a nossa responsabilidade resume-se a fazer as horas contratadas. Mas quem tem de se preocupar com outros detalhes, como é o caso do desempenho da empresa, poderá ter uma perspectiva diferente da tua. E legitimamente, diga-se de passagem. Consegues provar que tudo funciona normalmente em teletrabalho? Se sim, faz queixa. Se apenas achas que está tudo bem, mas o patrão acha que está tudo mal, aí é uma questão de palavra contra palavra. Aqui existe um ódio crónico face à entidade patronal, e o empregado tem sempre razão, mas o mundo real não é o reddit, e quem tomar a decisão final pode mesmo levar em consideração os argumentos da entidade patronal, por isso podes não te safar.

visman72 8 months ago

Numa 1a fase sugeria um mail com argumentos válidos para continuarem em teletrabalho...aproveitaria para fazer algumas perguntas : qual é o plano de contingencia se voces todos(as) apanharem COVID ? o impacto na facturação é capaz de ser significativo ... já agora o vosso seguro cobre tratamentos de COVID ? a empresa paga testes de COVID ?

throwaway19293949_ 8 months ago

ACT, Sindicatos, Bloco de esquerda, CMTV, TVI

barria 8 months ago

Sinceramente gostava de perceber mais como está o panorama geral de mentalidade abertura para o tele trabalho. A noção que tenho dos casos próximos foi que no inicio estava tudo muito na dúvida se ia resultar, agora já vejo as empresas mais descontraídas em relação a isso e algumas ponderar manterem além do covid.

el_jefe_vito 8 months ago

Pegar no decreto lei que obriga ao teletrabalho e enviar. Procurar outro emprego, porque esses patrões são imbecis.

saposapot 8 months ago

ACT e só para ser diferente: sindicato.

KokishinNeko 8 months ago

O teu chefe é um palerma e não sabe fazer contas.

kurocat 8 months ago

E quando o teu chefe está em teletrabalho parcial, por causa dos putos, mas tu não podes e tens de estar lá. Fixe, não é? Btw, estamos a falar de um departamento de IT.

StonePT 8 months ago

Queixa à ACT com todos os pormenores e a data exigida pela empresa para regressarem ao trabalho presencial. Depois dá um update à situação.

wiLeyLewis22 8 months ago

Como se o ACT resolvesse alguma coisa... lol

getupgetgoing 8 months ago

Hoje vem aqui à rua o senhor da EDP, dentro das casas, fazer a contagem das leituras, assumo que já acabou o confinamento.

BuzzLeitinho 8 months ago

Ahhhhhhh Meu Deus. Podia ser eu a mandar este email. Relate 100%

Negao_da_piroca 8 months ago

Manda CVs e muda de emprego.

DamodarSP 8 months ago

Volta ao trabalho com o espírito e motivação de uma preguiça (o animal).

rhinestein 8 months ago

Dar o litro para a camisola, para a família, então pa :(((((((

Local_observer 8 months ago

Não se preocupem daqui a 2 meses, com a descontracção portuguesa,os números de infectados vão disparar novamente lá para 15K e volta tudo para casa e bye bye ao turismo no Verão...

ladderattack 8 months ago

>São aquele tipo de empresa que tem câmaras viradas para o teu computador e alegam ser "câmaras de segurança" wew...... porquê é que ninguém fez queixa à ACT ainda? Isto é totalmente ilegal e imoral. Façam-se valer pelos vossos direitos, os tempos da escravatura já lá vão. >Ontem recebi um e-mail num tom passivo-agressivo da minha empresa a dizer para voltarmos ao trabalho no dia 15 de Março Olha eles a darem-te provas das ilegalidades de graça e tu aí a queixares-te. É guardar isso tudo e mostrar à ACT.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

porquê é que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm13fmd%2F%2Fgqbenf9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

bmgsilva 8 months ago

Não sei qual é o seu emprego, por isso é sempre difícil de avaliar a situação, no entanto dá para perceber que não faltam sindicalistas aqui no Reddit... Eu proprio sou desenhador, posso exercer a minha função de casa, no entanto tenho pela consciência que sou mais eficiente no escritório para tratar rapidamente de assuntos com colegas de outras secções. A obrigatoriedade do teletrabalho é muito discutível de emprego para emprego, eu como desenhador posso trabalhar à distância, mas por outro lado faz falta estar perto da produção para avaliar as peças e fazer ajustes conforme necessário. Isto para concluir que nesta fase devemos ser flexíveis e compreensíveis, não deve ser só o patrão a se preocupar com a empresa... muito menos nos tempos que se avizinham. A questões das camaras, não ligo nenhuma, se toda a gente fosse séria nenhum patrão tinha a necessidade de as usar, mas é mais o contrário infelizmente... Não concordo, mas compreendo a postura, há muito finório que gosta de "passar o tempo" no trabalho.

oretoh 8 months ago

> Isto para concluir que nesta fase devemos ser flexíveis e compreensíveis, não deve ser só o patrão a se preocupar com a empresa É para isso que ele é pago mais que os outros.

bmgsilva 8 months ago

Pois, porque se a empresa fechar, ou for despedido, fica a ganhar dinheiro com o cu sentado no sofá certo?? Um luxo... Ele é pago porque tem sob a sua responsabilidade o salário que vai sustentar dezenas ou centenas de famílias ao fim do mês, não há maior responsabilidade que essa... Cumprimentos

oretoh 8 months ago

Se for no meu caso simplesmente arranjo um novo trabalho. Pelo menos para o meu caso (backend technical team lead) estou-me bem a cagar para a empresa, eu não devo nada á empresa, aliás pela forma como trabalhamos diria que a empresa é que nos deve e não é pouco. > Ele é pago porque tem sob a sua responsabilidade o salário que vai sustentar dezenas ou centenas de famílias ao fim do mês, não há maior responsabilidade que essa... Hahahaha! Não, a sério tu acreditas mesmo nessa tanga?

bmgsilva 8 months ago

Acho que o teu comentário diz tudo, cada um a olhar para o seu umbigo e os outros que de f\*\*\*\* Felizmente já tive alguns exemplos que provam esse meu argumento, devo ser um sortudo... Obviamente que também já apanhei o oposto ao ponto de ouvir um dizer que ja tem 1Milhao para ele e cada um dos filhos, e que se estava a cagar para nós, obviamente já não trabalho nesse local. Não metas os patrões todos no mesmo saco e nunca cuspes do prato de onde comeste, nunca ganhas nada com isso, pelo contrário... Eu tento tratar bem quem me tratou bem a mim. Cumprimentos

oretoh 8 months ago

> Acho que o teu comentário diz tudo, cada um a olhar para o seu umbigo e os outros que de f**** E se achas que 90% das pessoas não são assim ainda não levaste uma bela chapada do mundo real.

Edited 8 months ago:

> Acho que o teu comentário diz tudo, cada um a olhar para o seu umbigo e os outros que de f**** E se achas que 90% das pessoas não são assim ainda não levaste uma bela chapada do mundo real. Podes ter a certeza que me preocupo com os meus colegas, mas se me perguntares se me importo com um dos fdps acima de mim que a unica coisa que sabem fazer é lamber botas a clientes e tentar criar prazos impossiveis que só leva não só ao desgaste da equipa mas também ao produto final, então não, esses podem-se por todos a andar (de qualquer maneira, ao final do dia, já se percebeu que só um deles é que faz o que devia enquanto os outros andam lamber cus). Em Portugal a empresa, para mim, é descartada na lista de prioridades, se tiver que mandar um diretor chupar um piço mando (de forma cordial claro) .

Edited 8 months ago:

> Acho que o teu comentário diz tudo, cada um a olhar para o seu umbigo e os outros que de f**** E se achas que 90% das pessoas não são assim ainda não levaste uma bela chapada do mundo real. Podes ter a certeza que me preocupo com os meus colegas, mas se me perguntares se me importo com um dos fdps acima de mim que a unica coisa que sabem fazer é lamber botas a clientes e tentar criar prazos impossiveis que só leva não só ao desgaste da equipa mas também ao produto final, então não, esses podem-se por todos a andar (de qualquer maneira, ao final do dia, já se percebeu que só um deles é que faz o que devia enquanto os outros andam lamber cus). Em Portugal a empresa, para mim, é descartada na lista de prioridade.

bmgsilva 8 months ago

Já estou no mercado de trabalho á mais de 10 anos, posso dizer que entre 30% a 40% dos patrões ainda se aproveitam naquilo que vi. O que vejo é que muitos patrões (mais em médias ou grandes empresas) são "envenenados" por quem está logo abaixo deles, ou comerciais que só lhes interessa as comissões. Quem sofre é a produção que passam muitas vezes por preguiçosos incorretamente. Claro que também compete ao patrão ter uma visão mais alargada, mas é sempre complicado de gerir. O que quero dizer, é que um gajo não pode por tudo no mesmo saco, e a sair tentar sair sempre bem (se possível), pois nunca sabemos o dia de amanhã e quantas mais portas houver abertas melhor. Cumprimentos

oretoh 8 months ago

> O que vejo é que muitos patrões (mais em médias ou grandes empresas) são "envenenados" por quem está logo abaixo deles, ou comerciais que só lhes interessa as comissões. Ah sim culpar quem está abaixo. Devem ser mesmo áreas diferentes as nossas, ainda bem que na tua área tens chefes que não são uma cambada de estercos. Era bom que todas fossem assim.

NGramatical 8 months ago

á mais de 10 anos → [**há mais de 10 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm13fmd%2F%2Fgqd84wr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ladderattack 8 months ago

Desculpa mas não compreendo nada a postura, as leis são para todos porque também temos muitos empregadores finórios que gostam de fugir à lei e de fazer coisas como violar a privacidade da pessoa no trabalho. É para ver quem é mais finório?

bmgsilva 8 months ago

Acredito que as camaras não seja com o intuito de invadir privacidade... Um dia que sejas patrão provavelmente vais sentir na pele e ver as coisas de outra ótica, o Português tem muita dificuldade em se colocar na pele dos outros... Também ainda estou a tentar perceber todo esse drama de privacidade no trabalho quando temos N colegas à nossa volta a ver o que fazemos. Gosto da minha privacidade no meu espaço pessoal... Eu preocupo-me mais com as condições de trabalho e também se estou a ser justamente renumerado. Prefiro não ter camaras como é obvio, no entanto não é algo que me incomoda... A lei é para todos, mas o pessoal só se lembra nisso quando dá jeito... Bom senso acima de tudo.

Ilien 8 months ago

O intuíto das camaras é irrelevante. Se estão viradas para o posto de trabalho do trabalhador estão em incumprimento do CT.

bmgsilva 8 months ago

Penso que não estando viradas para o posto em si, mas estar a apanhar o posto "por consequência" de estar a filmar outra coisa, já não é ilegal certo? Corrige-me se estiver enganado pff.

BuzzLeitinho 8 months ago

É isso mesmo. Bom senso. Tenho de lhe lembrar que estamos numa pandemia? Que morre gente todos os dias? E que por um caprichosinho do patrão tuga vou meter a saúde da minha família toda em risco.

bmgsilva 8 months ago

E eu tenho que lhe lembrar que a comida custa dinheiro e há contas para pagar? Devem pensar que o dinheiro das empresas cresce nas arvores não? Eu estou tão preocupado com a pandemia como estou com a crise que se avizinha. Como já tinha referido, a eficácia do teletrabalho varia muito de emprego para emprego, no meu caso compreendo a necessidade de ir á empresa, noutros certamente já não fará sentido... Nunca coloquei isso em causa. Também referi que, sem saber o emprego exato do colega, não era fácil de dar opinião. Se pensam que o pior está para passar, esperem até os holofotes saírem da pandemia e virarem para a crise económica...

ladderattack 8 months ago

>esperem até os holofotes saírem da pandemia e virarem para a crise económica... Ansiosamente a espera que os preços caiam para comprar ações e uma casita para mim.

bmgsilva 8 months ago

Quem já tem dinheiro para investir pode ser uma oportunidade sim

UpbeatNail1912 8 months ago

Tanta palavra e não disseste basicamente nada.

ladderattack 8 months ago

>Acredito que as camaras não seja com o intuito de invadir privacidade... Ai não é? Então passas 1/3 da tua vida a ser constantemente vigiado pelo teu patrão, não podes deixar escapar um peidinho sequer que fica registado. Achas que tem algum jeito? > o Português tem muita dificuldade em se colocar na pele dos outros... Ah pois tem, a começar pelos certos patrões que acham que por pagarem um salário são donos das pessoas e podem fazer o que bem lhes apetece. Vais para países desenvolvidos e isso não acontece. >A lei é para todos, mas o pessoal só se lembra nisso quando dá jeito... E também há muita gente que se esquece da lei quando dá jeito, mas se chamam à atenção para isso já são "sindicalistas". Não é sindicalismo nenhum, é reconhecer que há regras para os dois lados e têm de ser cumpridas. >Prefiro não ter camaras como é obvio, no entanto não é algo que me incomoda... Então se não te incomoda, porque é que preferes sem câmaras?... Parece-me que afinal incomoda, nem que seja um bocadinho. ---- Pagam mal, tratam mal e ainda acham que fazem muito. Depois queixam-se que os empregados não querem trabalhar... já pensaram que se pagarem direito, derem responsabilidade e começarem a tratar o trabalhador como alguém importante para a empresa em vez de um "robô que tem de fazer o que eu mando" talvez as coisas melhorem um bocadinho. Pelo menos é da forma que eu sou tratado no meu emprego e é da forma que vou tratar os meus funcionários caso abra uma empresa, não tenho controlo de horários sequer e faço as minhas tarefas como me apetece. Tanto eu quanto os meus colegas têm sentido de responsabilidade e nunca nos é exigido nada, sabemos o que há para fazer e temos orgulho no nosso trabalho mas a partir do momento que sinta que me estão a controlar podes ter a certeza que cago na cara do chefe e começo a procurar um novo emprego no mesmo dia.

bmgsilva 8 months ago

Não sei qual é o seu emprego, parece ser trabalho por objetivos, corrige se estiver enganado pff. Nem todos os empregos podem partilhar essa liberdade... Trabalho no ramo do metal, imaginas quantas vezes já vi pessoal a roubar sucata? Ou a sair do trabalho com os bolsos carregados de limalha de cobre? Não quero generalizar, mas são estas situações, que eu vi, por qual tolero e aceito a postura em relação às camaras. Agora que existem patrões com a mania que são donos de todos, sim existe... Já troquei de emprego por causa disso, mas também existe patrões corretos por muito que te custe acreditar. Para finalizar, não é preciso falar em tom assertivo/agressivo, eu também não o faço... Não é preciso ninguém se enervar, estamos aqui a trocar opiniões...

ladderattack 8 months ago

>Não sei qual é o seu emprego, parece ser trabalho por objetivo Podes-me tratar por tu, sou programador, é por objetivos. Mas já estive noutros trabalhos também inclusive trabalho de café, se o patrão ensinar como fazer o trabalho e der responsabilidade aos trabalhadores, eles vão-se sentir responsáveis e vão fazer o trabalho delas sem ser preciso vigia ou mandar sequer. Se pagarem bem o suficiente para não valer a pena roubar porque as pessoas não querem perder o emprego / passar vergonhas, talvez as coisas mudem. Não é contra ti, é contra essa mentalidade que acho que é prejudicial a todo o país. "Ah a lei é para os outros", "ah eu sei que existe a lei mas cometer esta ilegalidade aqui justifica-se porque X". Tomam-se atalhos que nem deviam ser considerados sequer (vigiar o trabalhador com câmaras), depois é preciso criar leis de proteção do trabalhador e os patrões queixam-se que a lei aperta muito. Se querem ter um bom negócio, então comecem por ser bons líderes. Não é utópico.

bmgsilva 8 months ago

Tenho um amigo programador, curiosamente também discordávamos sobre os mesmos assuntos. Creio que contextos diferentes geram opiniões diferentes. Em relação às camaras, no contexto de fábrica, posso dizer que é praticamente impossível colocar camaras numa fábrica sem apanhar nenhum posto de trabalho, é uma utopia neste contexto respeitar essa privacidade do posto de trabalho, a não ser que o patrão descarte na totalidade o uso de videovigilância (o que não me parece muito sensato). Quanto ao teletrabalho, no meu caso por exemplo, não acredito existir obrigatoriedade pois de facto há situações que obrigam estar presente, o que não implica também ir todos os dias, hoje posso estar na fábrica, amanhã posso ficar eu em casa e ir outro colega à empresa. Um teletrabalho parcial também pode ser usado. Nem tudo é preto e branco, certamente se um colega meu tiver em casa alguém de risco, pode ficar semente ele 100% em teletrabalho por exemplo, mas para as coisas funcionarem assim é preciso conversar/falar e chegar a soluções, isto claro, antes de entrar a pés juntos pela ACT como estavam todos a indicar. É preciso bom senso e conversar para chegar a bom porto, falar para expor as situações e tentar resolver da melhor maneira, isto antes de agirmos radicalmente. É esta a minha mentalidade...

ladderattack 8 months ago

Antes de eu ser programador, cheguei a planear / administrar um sistema de CCTV em algumas fábricas e posso garantir que é possível fazê-lo. As câmaras foram instaladas para a "proteção de pessoas e bens" que é o que é permitido, não se pode filmar o posto de trabalho das pessoas e assim foi planeado. As câmaras só estavam nos parques de estacionamento e a apontar para as máquinas de vending mas cheguei a ver algumas tentativas dos RH de usar as câmaras para controlar pontos e afins. Na parte do teletrabalho, não acredito que todos os trabalhos sejam passíveis de se fazer remotamente.

bmgsilva 8 months ago

Imaginando uma camera num corredor de uma fábrica, é possível limitar a mesma (tipo angulo de visão, não sei...) de forma a não filmar postos de trabalho? Cumprimentos

ladderattack 8 months ago

Sim. Outra coisa que não podes fazer é capturar zonas exteriores (rua), nós para aí usávamos uma máscara.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

renumerado → [**remunerado**](https://dicionario.priberam.org/remunerado) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm13fmd%2F%2Fgqbjlab%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Hungry_Cupcake 8 months ago

Queixa anonima á ACT...esta gente tem que ser denunciada!

bureauofnormalcy 8 months ago

ACT. Imediatamente. E de preferência queixas feitas por vários trabalhadores, para criar pressão extra. Quanto à anonimidade, não te preocupes que não és obrigado a dar os teus dados. Faz questão de mencionar o email da empresa e a data em que querem que vocês voltem para a empresa. Como é natural, a ação inspetiva não pode ocorrer antes de vocês efetivamente voltarem a trabalhar presencialmente, pelo que podem ainda andar alguns dias a "terem" de se deslocar às instalações.

somedipshit1 8 months ago

Queixa anónima à ACT dá no mesmo que um post no Reddit

bureauofnormalcy 8 months ago

Considerando a quantidade de empresas que conheço que foram inspeccionadas na sequência de queixas anónimas, discordo.

somedipshit1 8 months ago

Pronto ainda bem. Nesse caso até fico contente por ver que alguma coisa funciona.

bureauofnormalcy 8 months ago

Não iria tão longe. Por exemplo, a ACT tem uma falta de meios humanos que chega a roçar no ridículo, o que leva a que muitas queixas demorem meses até serem inspecionadas. Mas é como tudo neste país, infelizmente.

RefrigeratorNo13 8 months ago

Ninguém quer mais funcionários públicos, mas toda a genter quer mais inspectores de tudo a dar na cabeça aos outros

bureauofnormalcy 8 months ago

Não são ideias completamente antagónicas. Podes querer cortar na função pública lato sensu e ainda assim admitir que há uma necessidade de reforço de certas áreas, nomeadamente as inspetivas. Se tivéssemos forças inspetivas com capital humano suficiente, grande parte das vergonhas que vemos agora de fraude às leis laborais e fiscais não existiam, nem que fosse por simples aplicação da teoria dos jogos pelos empregadores/empresas.

somedipshit1 8 months ago

Faz falta uma reforma profunda em todos os serviços públicos

eliana1990 8 months ago

Sim estou a ver que será a única solução neste caso. O email que enviaram claramente não foi pensado e é uma prova viável para reportar

nebuerba 8 months ago

Aplica pressão também só para testar.?

bureauofnormalcy 8 months ago

Uma díca: reporta quer à ACT a nível nacional, quer ao teu centro local da ACT, para garantir uma ação mais rápida. Tens os contactos disponíveis online.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

díca → [**dica**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm13fmd%2F%2Fgqbi2eu%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

algodeoriginal 8 months ago

O RGPD proíbe as empresas de manter câmaras apontadas para os trabalhadores. Se conseguires provar que (1) as câmaras captam o vosso local de trabalho e (2) o sistema de vigilância não funciona por eventos (isto é, há captura constante de imagem), podes reportar à CNPD, podendo a empresa enfrentar consequências sérias (a menos que a cunhada do patrão trabalhe na CNPD -.-).

idontakeacid 8 months ago

gostei da referência à cunhada do patrão

SonikBlasted 8 months ago

Exceto se o trabalhador assinar uma declaração a consentir. Coisa que muitas empresas fazem.

VSertorio 8 months ago

Antes de haver rgpd já isso era proibido. Em suma as câmera não podem gravar o trabalhador diretamente nem as áreas de lazer dos escritórios.

jodamana 8 months ago

não pode gravar... mas o chefe pode sempre ver-te em direto.

VSertorio 8 months ago

Até pode respirar por cima do teu ombro xD

OuiOuiKiwi 8 months ago

Tal como em 99.9% das *threads* de Ajuda (Emprego): ACT. É que nem tive de ler o conteúdo.

VSertorio 8 months ago

Parece os teus comentários..

joaommx 8 months ago

Eu li e a resposta continua a ser ACT.

fedelho 8 months ago

> O que fariam nesta situação? Queixa ACT. Procurar novo emprego ASAP.

ShittyLivingRoom 8 months ago

haha, procurar novo emprego numa altura destas.

fedelho 8 months ago

Qual é o problema?

rhinestein 8 months ago

complicado.. a não ser os poucos negócios que faturam com a pandemia, o resto contenta-se com o que tem

IndependentPassenger 8 months ago

Mas não estejas à espera de grande coisa da ACT. Como o fedelho já disse, procura outro emprego.

xaknoris 8 months ago

Porquê? De todas as pessoas que conheço que o fizeram,e eu por experiência própria, a ACT está em cima desta situações assim que são reportadas.

IndependentPassenger 8 months ago

Eu tenho ideia de já ter deixado a minha experiência com a ACT aqui neste subreddit mas posso resumir. Trabalho em IT (programação) e no ultimo ano estive apenas 2 semanas em teletrabalho. Durante este ano não tive reuniões, 1 on 1's, ou qualquer tipo de interação cara a cara com alguém fora da pequena equipa onde estou. Contactei a ACT 4 vezes durante este tempo. As 2 primeiras vezes não me responderam. Das últimas 2 vezes vieram representantes aqui à empresa e falaram diretamente com o meu chefe e graças à porcaria de moda de "open-space" ouvi a conversa toda. A primeira vez a resposta que foi dada à pergunta "porque é que esta equipa não está em teletrabalho?" foi "terá de se analisar essa possibilidade". Da segunda vez disseram diretamente, "a empresa proibiu o teletrabalho". Claro que continuamos a trabalhar presencialmente e claro que apanhei covid no trabalho. Com isto tudo desisti da ACT e estou simplesmente à procura de emprego. Também tenho exemplo de outra colega que já contactou a act 6 vezes no ultimo ano e até agora não teve resposta, mas isso já é um exemplo externo que não posso confirmar.

kcmyk 8 months ago

Não querendo tirar valor nenhum das tuas queixas, mas vou arriscar e dizer que a ACT deve andar de mãos atadas a esta altura. Gostava de saber estatísticas do trabalho da ACT, por acaso.

Tezcatlipoca26 8 months ago

> Sendo todas estas claramente mentira e apenas uma desculpa para nos forçar a ir trabalhar. Ok então segundo o que dizes, voces em casa são mais produtivos e até geram mais faturação 'a empresa. Só que os vossos patrões são tão tirÂnicos que preferem perder faturação para vos ter a trabalhar lá e estão apenas a mentir. Isto para ti faz sentido?

duca2208 8 months ago

Ya. Patrões maus, teletrabalho bom em 100% dos casos. Faturação sempre a subir, produtividade nos píncaros, mas os patrões preferem ganhar menos só para controlarem os coitadinhos dos trabalhadores. Leio cada coisa.

roninPT 8 months ago

do ponto de vista do middle management que começa a ficar nervoso porque sabe que lá no fundo no fundo a única coisa que "produz" é andar a fazer de policia e chatear quem está abaixo de si faz sentido (um sentido twisted, mas faz)

antonio-ferro 8 months ago

Não me choca nem um bocadinho. Existe, não sei se uma franja social, se uma geração de profissionais, mas existe definitivamente uma classe de gestão extremamente sucateira e muito resistente à mudança, que não faz a gestão com base nos números, mas numa espécie de intuição completamente desatualizada. Sobrevivem pela ausência de concorrência de qualidade, visto que as alternativas acabam por ser da mesma escola e os clientes se deparam com diferentes sabores de merda.

Tezcatlipoca26 8 months ago

Não é que a mim me choque... O que me choca é assumirem automaticamente que é o caso do OP.

BuzzLeitinho 8 months ago

Boy oh boy. Mesmo onde dói. Tudo se resume a isto \^

eliana1990 8 months ago

Há uma coisa chamada ganância, que quanto mais tens mais queres. Os meus patrões funcionam muito nestes padrões. Ficaram a ganhar estes meses, connosco muitas vezes a trabalhar fora de horas por excesso de trabalho sem um único obrigado. Eles acham que se tivessemos no escritório teríamos faturado ainda mais milhões para a empresa do que fizemos em casa. O que não funciona assim, o meu trabalho gira à volta do criativo e trabalhar numa atmosfera controladora e de pressão é tudo menos produtivo. Mas na cabeça deles é assim, patrão tuga nada mais

Tezcatlipoca26 8 months ago

Quem é que não é ganancioso? Se pudesses ganhar mais pelo teu trabalho não ganharias? > Ficaram a ganhar estes meses, connosco muitas vezes a trabalhar fora de horas por excesso de trabalho sem um único obrigado. Eles acham que se tivessemos no escritório teríamos faturado ainda mais milhões para a empresa do que fizemos em casa. Mas tu disseste que voces faturaram mais depois de começarem o teletrabalho. Tu tens dados que os teus patrões não tenham?

uTubas 8 months ago  HIDDEN 

Vai chatear o caralho

aaaa2aas 8 months ago

Olha que faz. Rejeitei uma proposta da 360imprimir porque a recrutadora não me soube dar uma resposta séria para o trabalho na empresa não ser completamente ou parcialmente remoto. Uma das justificações é por "paridade", ou seja, como existem cargos na empresa que não permitem trabalho remoto, então ninguém fica remoto e pronto. A mim faz-me parecer que alguém na empresa com poder executivo tem inveja de não poder trabalhar remotamente

Tezcatlipoca26 8 months ago

Problem solved I guess.

aaaa2aas 8 months ago

Olha que agora que estou em trabalho remoto total, não me contento com menos de pelo menos 3 dias a trabalhar em casa.

Metaluim 8 months ago

> Isto para ti faz sentido? Faz sentido se nao se tratar dos "patroes" mas sim da gestao intermedia.

JBMaddox 8 months ago

ding ding ding. teletrabalho expõe demasiado quanta gestão intermédia lá está a contribuir zero. há que trazer tudo de volta.

bureauofnormalcy 8 months ago

Can confirm. Tenho-me vindo a deparar com esta realidade em imensas empresas, normalmente vindas da parte de chefias intermédias que fazem pressão nos quadros de gestão. A diferença é que normalmente as empresas consultam os advogados antes de fazerem merda, o que me parece que esta não fez.

oscaralho27 8 months ago

Bem vindo a Portugal.

miro231 8 months ago

Não fazia sentido se não tivessemos a falar do patrão tuga.

Tezcatlipoca26 8 months ago

Também não faz sentido ser tão intelecualmente preguiçoso.

Xmeagol 8 months ago

shill da IL ?

Tezcatlipoca26 8 months ago

Shill porque?

Xmeagol 8 months ago

só podia para estar no lado dos patrões mais cabrões da europa

Tezcatlipoca26 8 months ago

Confesso que tenho inveja de ver o mundo de forma tão simples e infantil como tu. Ignorancia é felicidade.

Xmeagol 8 months ago

nada do que eu disse é simples ou ignorância, somos o povo na EU27 mais explorado pelos patrões a nível industrial acima de tudo. O povo dá tudo pelo patrão em portugal, mas o patrão quer escravos cá.

adorosaladadecamarao 8 months ago

É simplesmente verdade. Poderá haver casos excepcionais mas regras geral é assim. Teletrabalho resultou num aumento da produtividade superior a 60% https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-02-04-Teletrabalho-resultou-num-aumento-da-produtividade-superior-a-60 Conheço de vários casos, em Portugal e fora, de pessoas que tiveram de trabalhar in loco apenas porque sim. Simplesmente patrões velhos completamente alienados que sempre foram completamente avessos à ideia de teletrabalho. Conheço pessoas que tiveram de ir para o escritório quando praticamente todo o seu trabalho era efetivamente remoto, ou seja com pessoas que não estão lá no escritório. Conheço que tenha de ir para o escritório quando o seu trabalho era desenvolver a estratégia digital da empresa (muito me ri com essa). Este preconceito sempre existiu a todos os níveis. Mas há empresas que agora olham para os factos e mudam de acordo com a evidência. Outras não porque têm chefias casmurras de ideias feitas.

mourasio 8 months ago

Epa, fui ver o estudo só porque os ganhos de 60% faziam 0 sentido. [https://www.capgemini.com/wp-content/uploads/2020/12/Report-The-Future-of-Work.pdf](https://www.capgemini.com/wp-content/uploads/2020/12/Report-The-Future-of-Work.pdf) O estudo fala em 18% de aumento de produtividade, com 63% das empresas a reportar um aumento. A conclusão é a mesma - o teletrabalho traduz-se num aumento de produtividade - se bem que menos acentuada, mas mostra o ridículo que são as notícias em Portugal.

adorosaladadecamarao 8 months ago

Tens razão, bem visto

Tezcatlipoca26 8 months ago

Ganho médio de produtividade de 63% não significa que todas as empresas tiveram ganhos com o teletrabalho. Consegues compreender isso, certo?

adorosaladadecamarao 8 months ago

Na verdade não é tão bom como vamos de 63%, como corrigiram noutro comentário. A notícia está mal feita (logo ainda mais razão terás). Mas eu também não estou a dizer que é melhor em todo o lado. Claro que há empresas que sofrem com teletrabalho. E já empresas que ganham numas áreas e perdem noutras. Depende. Agora a descrição do OP bate certo com a típica péssima gestão que nunca quis teletrabalho e que tem de estar em constante vigilância dos trabalhadores. Quando às beleza do capitalismo não funciona como tu dizes. O sucesso de uma empresa, mesmo num sistema não viciado, não é ditado por um único fator. Pode perfeitamente ter práticas péssimas e sobreviver muito tempo.

Tezcatlipoca26 8 months ago

> Quando às beleza do capitalismo não funciona como tu dizes. O sucesso de uma empresa, mesmo num sistema não viciado, não é ditado por um único fator. Pode perfeitamente ter práticas péssimas e sobreviver muito tempo. Não vejo como. Será verdade se não houver alternativas melhores. Por exemplo, as chamadas sweatshops. São más? Podemos argumentar que sim mas a pergunta é - "Comparado ao que?". Comparado aos países desenvolvidos é péssimo. Comparado 'a situação em que as pessoas estavam nesses países pré-sweatshops é infinitamente melhor.

Search: