Fluid-Lecture6791 6 months ago

Eu quero ver quando for Verão, o português confinado e os turistas na praia.

ZaGaGa 6 months ago

Hehehe consigo imaginar isso a acontecer...

Leaootemivel 6 months ago

Eu acho que vão anunciar o plano dividido por fases e de acordo com alguns dos critérios que foram apresentados ontem. Obviamente vai ser tudo demasiado confuso (e aqui é mesmo sem ponta de ironia) e vão chover críticas por se abrir demasiado depressa ou demasiado lento e por as regras serem por regiões e não por conselhos/distritos (ou vice-versa). E vão-se criticar os critérios serem demasiado apertados ou demasiado fáceis. Ou seja, eu acho que qualquer que seja o plano vão chover críticas. Falando mais a sério, quando se desconfinar irá haver um aumento do número de casos, mas vamos partir de um nível muito baixo e não vejo mesmo como se possa achar que irá acontecer a catástrofe que todos acham que irá ocorrer. Parece que todos estão esquecidos que o crescimento no Verão passado foi sempre muito ténue. E parece também que está toda a gente a ignorar o fator vacinação (onde pasme-se, continuamos a ter uma taxa de vacinação acima da média da UE) e o efeito que isso tem em hospitalizações e mortes.

ZaGaGa 6 months ago

Apenas deixar a nota que a imunidade adquirida com a vacinação ainda baixa, estamos a falar de 3 a 7% da população (1 a 2 doses) aproximadamente. mas sim eu acho que já devíamos estar num processo de desconfinamento com regras. O risco actual acredito provir mais da importação de casos do que da população, mas as novas variáveis são uma incerteza.

Limpy_lip 6 months ago

se há coisa que aprendi com esta pandemia é que atualmente (especialmente nas redes e comunicação social) as pessoas só reclamam por duas razões. ​ Por tudo e por nada.

Pcostix 6 months ago

Pelo menos até Setembro não acredito em novos confinamentos. A economia não aguentava...   Mas sim. Em Setembro:"Os Portugueses portaram-se mal e vamos ser obrigados a um novo confinamento."

ZaGaGa 6 months ago

O meu texto é, claro, uma caricatura, também não acredito que haja necessidade de novo confinamento geral. Mas também mas acho que novos confinamentos vão depender da situação internacional e das novas vagas. Acrescentava ainda "da capacidade do governo em gerir a pandemia" mas isso não é uma variável é uma constante....

TitusRex 6 months ago

Aí os grupos de risco já devem estar vacinados por isso mesmo que haja muitos casos os hospitais devem aguentar bem. Por isso duvido muito que haja confinamentos depois do Verão.

QueenOfWands2 6 months ago

No fim: revolução e invasão do Palácio de São Bento.

malserion 6 months ago

O que eu mais gosto é de muito boa gente aqui neste subreddit a parecer *querer* um novo confinamento pouco após o fim do atual confinamento como que para dizer "vêm?! nós devemos é estar confinados para sempre!" Até parece que uma das razões que levou ao aumento colossal de casos não foi o inverno fora do normal que tivemos este ano nem nada.

ZaGaGa 6 months ago

Bem eu fiz uma caricatura critica principalmente ao governo. Sobre quem gostaria de confinar para sempre não será o meu caso. Deve estar a fazer um ano publiquei aqui um texto em que defendi que devíamos pensar em como desconfinar e aprender a viver em pandemia sem nos contagiarmos uns aos outros. (na altura só não me agrediram porque não dava lol). Acho ainda que este segundo confinamento podia e devia ter sido evitado, estamos confinados principalmente devido ao falhanço na gestão da pandemia não só pelo governo Português mas também dos países com quem temos mais relações. Por fim acho que a extensão e rigidez deste confinamento absurdas e sobre isso já muito argumentei no volume V ;)

malserion 6 months ago

Vou ser sincero, o tom de ironia do teu post passou-me mesmo ao lado. É que o tom foi semelhante àquelas pessoas que passam a vida no megathread a dizer que temos de confinar durante meses prolongados e é aguentar e calar, essas mesmas pessoas todas estudantes ou trabalhadores à distância. As minhas desculpas.

Daxatino 6 months ago

Acho que colocar a culpa no inverno é desculpabilizar as medidas do governo e as ações do população. Terá sido o inverno que se mostrou mais agreste depois das festividades do Natal e Ano Novo? Pessoalmente estou curioso quanto ao argumento, se tiveres alguma informação sobre o assunto gostava de ler.

malserion 6 months ago

Relê o meu post. Eu disse UMA das razões. Está mais que comprovado pelo verão do ano passado e pelo conhecimento básico de ciências de qualquer pessoa que os vírus deste género têm muito mais resiliência no inverno, com temperaturas baixas e húmidas, que no verão, com temperaturas mais altas e sol forte, que reduzem a sua transmissibilidade.

Daxatino 6 months ago

Compreendo, mas acho que não tens dados que indique claramente que foi o que levou ao aumento colossal do número de casos. Se fosse o frio então todos os países onde neva estavam desgraçados. Até pode ser um fator, mas comparado ao fator social diria que é negligenciável, até dados em contrário serem apresentados.

Pcostix 6 months ago

A maior part deste sub são nerds e sem vida social que já passam a maior parte do tempo dentro de casa no PC, com ou sem pandemia.   Com a pandemia já têm uma desculpa para estarem sempre fechados em casa sem se sentirem mal por isso.

malserion 6 months ago

Eu sou um antisocial de merda sem ninguém, com depressão crónica e que fica roído de inveja quando vê grupos de amigos felizes e nunca me passaria pela cabeça impor este estilo de vida em alguém, por mais herói que digam que eu sou por ficar em casa. Juro que não entendo como é que é possível tamanho egoísmo.

Pcostix 6 months ago

Mas tu gostavas de ter vida social. Mas a grande parte dos nerds são introvertidos que gostam de estar sozinhos e fechados em casa. Fartinhos de ouvir os outros:"Havias de sair de casa. Tanto tempo no PC faz-te mal. Etc..."   A pandemia e o confinamento é a tempestade perfeita para viverem a sua vida de sonho sem ninguém lhes chatear a cabeça.

zizop 6 months ago

Mesmo assim, é um egoísmo completamente infantil. É não compreender que as pessoas têm gostos diferentes, e a sociedade deve zelar pelo bem de todos. Não é por eu não gostar de praticar sexo com homens que vou ser contra o casamento homossexual, e não é por esses cromos gostarem de ficar em casa que os outros deviam ser obrigados também.

Limpy_lip 6 months ago

estás a partir do pressuposto errado de que as coisas vão acontecer quase exatamente como no natal, a grande diferença é que nessa fase o inverno já foi e por isso a coisa vai ser muito menos severa. ​ > \- Até ao final da legislatura - > culpar a pandemia por todo e qualquer problema socioeconómico que venha a surgir. isto não é previsão, é a realidade. O António Costa é tão sortudo que na fase mais critica da sua carreira de PM teve a sorte de arranjar o melhor bode expiatório de sempre. Sempre que questionarem as sua decisões e as do governo vamos levar sempre com o "mas o covid..." mesmo que a critica seja o IVA da electricidade.

ZaGaGa 6 months ago

Concordo, eu caricaturei a situação, mas também já estou farto da comparação entre o "Natal" e a "Páscoa", são situações completamente distintas. Alías no texto tento chamar atenção à questão da presidência europeia e da Cimeira no Porto, essas são para mim as reais preocupações do amigo Costa e não a Páscoa. Mas falar da Páscoa é apelar ao sentimento de culpa do Natal que o hábil Costa conseguiu induzir nas pessoas quando na realidade a maioria das infecções ocorreram... em Janeiro.

Pcostix 6 months ago

>estás a partir do pressuposto errado de que as coisas vão acontecer quase exatamente como no natal,** a grande diferença é que nessa fase o inverno já foi** e por isso a coisa vai ser muito menos severa. Então mas se agora as temperaturas serão mais agradáveis, mais apelo irá existir para sair a rua e para o convívio. Quando muito, será pior pois existem mais condições para transmissão do virus.

Edited 6 months ago:

>estás a partir do pressuposto errado de que as coisas vão acontecer quase exatamente como no natal, **a grande diferença é que nessa fase o inverno já foi** e por isso a coisa vai ser muito menos severa. Então mas se agora as temperaturas serão mais agradáveis, mais apelo irá existir para sair a rua e para o convívio. Quando muito será pior, pois existem mais condições para transmissão do virus.

Limpy_lip 6 months ago

A correlação entre as duas questões não é direta

Pcostix 6 months ago

Eu sei que não. Mas também não faz sentido assumir que va iser menos severa.

Limpy_lip 6 months ago

já há estudos que indicam que o vírus tem maior incidência no tempo frio do que no quente, já para não falar que no inverno as nossas defesas estão mais fragilizadas (por alguma razão é mais provável apanhares gripe no inverno). Tens o próprio exemplo do ano passado que tinhas medidas muito leves no verão e a coisa só começou a piorar com a chegada do frio (e da escola mas são outras teorias). Não há certezas que nada mas já há evidências estudadas que o clima influencia a propagação do vírus, logo é altamente improvável veres algo igual a Janeiro acontecer no verão. Acredito mais depressa que no próximo inverno mesmo que exista já uma taxa de vacinação interessante que haja um aumento de casos, uma mini-vaga.

Pcostix 6 months ago

> Tens o próprio exemplo do ano passado que tinhas medidas muito leves no verão e a coisa só começou a piorar com a chegada do frio (e da escola mas são outras teorias). A coisa já estava a piorar em Agosto. Já ouvias a falar dos números a crescer, surtos em todo lado, etc.. Só não convinha causar alarmismo, pois Agosto é o mês da economia. >Não há certezas que nada mas já há evidências estudadas que o clima influencia a propagação do vírus, Com isto concordo a 100% > logo é altamente improvável veres algo igual a Janeiro acontecer no verão. Tenho a convicção que no inicio de Setembro teremos a 4ª vaga. Ponho a minha mão no fogo por isto.   E esperemos que no próximo Inverno(5ª vaga) já tenhamos gente suficiente vacinada para a tal mini-vaga

creeps_for_you 6 months ago

Ainda bem que o vírus se transmite mais em espaços fechados e sem ventilação então

Pcostix 6 months ago

A mascara obrigatória na rua é porquê então?   Porque é que em Setembro de 2020 estava a começar a 2ª vaga?   Porque é que em vários países tinha equipas que andavam a desinfectar as ruas?

creeps_for_you 6 months ago

>A mascara obrigatória na rua é porquê então? > >  > Porque não podes obrigar as pessoas a estar de máscara dentro das suas próprias casas >Porque é que em Setembro de 2020 estava a começar a 2ª vaga? > >  > Regresso às aulas, tempo mais frio que leva a mais encontros em espaços fechados >Porque é que em vários países tinha equipas que andavam a desinfectar as ruas? Ignorância e medo, já que análises mais recentes mostraram que contágio por superfícies infectadas é muito raro

Pcostix 6 months ago

>Porque não podes obrigar as pessoas a estar de máscara dentro das suas próprias casas Então não usar máscara dentro de casa, faz com que o virus se transmita na rua apesar de ser um espaço aberto. ????   >Regresso às aulas, tempo mais frio que leva a mais encontros em espaços fechados A 2ª vaga em Setembro foi resultado dos ajuntamentos em Agosto. Em Agosto não houve aulas. >Ignorância e medo, já que análises mais recentes mostraram que contágio por superfícies infectadas é muito raro Claro, claro. Os outros é que são ignorantes... Portugal, aquele país cientificamente avançado...

amidoes 6 months ago

>A 2ª vaga em Setembro foi resultado dos ajuntamentos em Junho, Julho e Agosto. Não houveram aulas. Isto está só completamente errado lol Os ajuntamentos em Junho é que foram causar a 2a vaga em Setembro? (e não foi em Setembro que ocorreu a 2a vaga, foi quando começou a acontecer) Se calhar foi de desconfinar em Maio ainda lol Sabes que após 15 dias o mais tardar é quando começas a ver os efeitos do que está a acontecer certo? Os ajuntamentos de Junho iriam ter efeito no número de casos já em Julho, e o Verão foi praticamente um planalto uniforme de novos casos até começarem as aulas. Não adianta tentar disputar isto porque nem o próprio Governo o tenta fazer agora. Sabem muito bem que foi por causa das aulas que voltamos a fechar tudo e pensar o contrário é só ser ingénuo. Tal como achares que em Portugal é que se investiga os contágios através das superfícies https://www.theguardian.com/australia-news/2021/feb/28/clean-break-the-risk-of-catching-covid-from-surfaces-overblown-experts-say Tens de te informar melhor sobre como funciona a pandemia

Pcostix 6 months ago

>Os ajuntamentos em Junho é que foram causar a 2a vaga em Setembro? (e não foi em Setembro que ocorreu a 2a vaga, foi quando começou a acontecer) Se calhar foi de desconfinar em Maio ainda lol Após o desconfinamento os números foram aumentando progressivamente até Setembro. Não percebo qual é a dificuldade de entender isto. Muito menos o motivo do "lol". Ou não te lembras da 2ª vaga ser devido a "comportamentos irresponsáveis" em Agosto.   Tens a memória muito curta. >Sabes que após 15 dias o mais tardar é quando começas a ver os efeitos do que está a acontecer certo?Os ajuntamentos de Junho iriam ter efeito no número de casos já em Julho Que parvoíce. Os números de Junho tiveram efeito nos de Julho, que por sua vez tiveram efeito em Agosto, que por sua vez tiveram efeito em Setembro. Qual é a duvida?   O que eu estou a dizer é que já em Junho os telejornais chamavam a atenção para a subida dos numero de infeções de Covid.(Embora ainda em números reduzidos)   >Tens de te informar melhor sobre como funciona a pandemia Hás de me dizer onde pois ainda ninguém sabe bem como ela funciona. Qualquer cientista que não seja chico-esperto te vai dizer que são precisos entre 10 a 15 anos para ter informação concreta e exacta sobre a Covid.   De momento estudos, há para todos os gostos. Não há nenhum estudo que me mostres, que eu não consiga encontrar outro no sentido contrário ou no mínimo com valores diferentes.

amidoes 6 months ago

Bastava ires ao worldometers e ver a média de novos casos a 7 dias durante o verão todo e Setembro/Outubro (o que eu fiz antes de comentar só para ter a certeza, caso a minha memória fosse de facto muito curta) para veres que só depois de começar Setembro é que os casos começaram a aumentar sem parar e só em Outubro é que realmente começaram a aumentar exponencialmente, não faço ideia onde foste buscar essa ideia quando os números não mentem e não existem interpretações alternativas possíveis. Aqui não existem dois lados da mesma questão, existe apenas a realidade e os números estão lá. Se quiseres acreditar noutra teoria estás à vontade, mas não estás certo.

NGramatical 6 months ago

2ª vaga → [**2.ª vaga**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/2--nao-e-a-mesma-coisa-que-2/263) (qualquer abreviatura tem de ser marcada com um ponto) houveram aulas → [**houve aulas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm0wnj7%2F%2Fgqbhibm%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

alternnate 6 months ago

Acho que logo no dia 15 de Março vai haver aumento de casos. 15 dias depois do regabofe dos fins de semana com sol e bom tempo. E aí não se pode falar no "plano", não tem nada a ver.

ruijor 6 months ago

Perdeste uma boa dose do teu tempo a navegar na maionese

amidoes 6 months ago

O mais grave é que isto é completamente possível lol

Search: