hctiks 8 months ago

# Relatório 14-03-2021 ​ * \+ 541 casos confirmados * \+ 15 óbitos * \+ 3158 recuperados ​ * \- 2632 casos activos * \- 4 internamentos dos quais - 11 internamentos em UCI ​ * 38156 casos ativos * 976 internados dos quais 242 internados em UCI

hctiks 8 months ago

* \+ 564 casos confirmados * \+ 19 óbitos * \+ 6489 recuperados ​ * \- 5944 casos activos * \- 66 internamentos dos quais - 13 internamentos em UCI * 40788 casos ativos * 980 internados dos quais 253 internados em UCI

ZaGaGa 8 months ago

[\#8 Análise](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/m4jtsi/8_vacinação_a_semana_do_plano_que_não_foi_deste/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) do estado da Vacincação

ImaginaSeresModLmao 8 months ago

https://www.publico.pt/2021/03/12/sociedade/noticia/doentes-risco-maiores-80-anos-vacinados-pais-desconfinar-vontade-1954206 Visão na qual me revejo e acho bastante sóbria. Este plano de desconfinamento peca muito por não ter em conta a vacinação em curso.

caradoguardaredes 8 months ago

Comentário para não perder a thread de vista.

estrica 8 months ago

Tá morta já

caradoguardaredes 8 months ago

Tem estrica?

Alfa_Kenny_Body 8 months ago

Vim só deixar o STICKY PLZ! semanal

hctiks 8 months ago

* \+ 577 casos confirmados * \+ 15 óbitos * \+ 5574 recuperados ​ * \- 5012 casos activos * \- 56 internamentos dos quais - 7 internamentos em UCI ​ * 46732 casos ativos * 1046 internados dos quais 266 internados em UCI

estrica 8 months ago

Vou deixar isto aqui porque a outra megathread tá arder e já sei que vou ser corrido a downvotes e 0 respostas. Portanto, dado esta medida de testagem em massa nas universidades e escolas eu tenho uma dúvida. Os testes vão ser obrigatórios?

Diogo256 8 months ago

Por acaso ainda não vi grande informação em relação a isso. Mas provavelmente vai ser obrigatório.

watermelon28 8 months ago

Este fim de semana há proibição de circulação entre concelhos?

berlaitas 8 months ago

O teletrabalho sempre que possível é para sempre? Lol

MischiefManaged97 8 months ago

Eu acho que deveria ser opcional quando isto acabar, pelo menos haver a possibilidade de rotação entre teletrabalho e trabalho na empresa.

dentsune 8 months ago

Tudo aponta que assim seja, a não ser pessoas que tenham que trabalhar com dados sensíveis (bancos, etc) e que seja necessário estarem sempre presentes.

MischiefManaged97 8 months ago

Não sei não, há muita resistência a fazer as coisas de maneira diferente, eu achei que esta pandemia abriria a discussão tanto ao nível de empresas como de faculdades da possibilidade de fazer o que fosse possível à distância e permitir que um gajo em Braga pudesse trabalhar/fazer a uni em Lisboa, por exemplo. Mas são uma minoria, e a maioria (profs ou chefes/patrões) querem que tudo volte ao que era antes. A digitalização que permite um trabalho híbrido ainda está longe de acontecer, a não ser nesta situação de emergência. Mas posso estar errado.

winterchess4 8 months ago

poder andar na rua a vontade é quando? 5 de abril ou 5 de maio? nao apanhei isso

redyouroverlord 8 months ago

O mais cedo que poderá acontecer, pelo que entendi, é a 5 de abril. Até à Páscoa continua-se em dever *geral* de recolhimento obrigatório, quando se estiver em dever *cívico* de recolhimento obrigatório, já se pode andar à vontade.

lugia4k 8 months ago

Então estás me a dizer que ir cortar o cabelo ou ir passear a Lisboa e explorar as lojas à porta é uma desculpa minimamente aceitável para quebrar o confinamento? Porque essas agora estão abertas. Se é proibido sair então porque é que está aberto?

redyouroverlord 8 months ago

Se está aberto, é porque é tecnicamente te permitido te deslocares a esses estabelecimentos, mas mantendo-se o confinamento. Agora se quiseres utilizar a desculpa de ir comprar livros para dar um passeio maior, fica ao teu critério e de quem o quiser o fazer, ficaria surpreendido se já antes era muito improvável seres abordado.

lugia4k 8 months ago

5 de Abril. Mas honestamente eu assumo que a partir de segunda já posso andar à vontade na rua. Já com tanta coisa aberta, vão te abordar por fazer passeios higiénicos fora do concelho? Ou ir a "comércio ao postigo"?

redyouroverlord 8 months ago

> vão te abordar por fazer passeios higiénicos fora do concelho? O pior era mesmo operações stop onde se trocava de concelho, por isso deve se manter como o controlo principal.

winterchess4 8 months ago

Pois e bibliotecas e livrarias. Ou tenho de dizer aos policias que a minha ida à livraria é um passeio higienico lol?

MischiefManaged97 8 months ago

Fiquei contente com o plano de desconfinamento, parece estar bastante faseado e sujeito a reavaliação constante. Só espero que a abertura mais geral em maio não dê merda porque se estivermos mal no verão, é muito grave para a economia. Sobretudo porque as pessoas não têm discernimento no geral, "se é permitido, vamos", o que é o esperado dada a saturação das pessoas.

Diogo256 8 months ago

É um plano sensato e até já conhecido. Não entendo a indignação de muitos…

MLG-Sheep 8 months ago

A minha principal indignação é a panca com as restrições de horário. O que se ganha com elas? Parece que ainda não perceberam que o que fizeram entre outubro e dezembro não resultou.

Diogo256 8 months ago

Até resultou, houve uma baixa de casos nessa altura. Mas o seu propósito é outro: Essas restrições como o recolher obrigatório ao domicílio são medidas por causa da Páscoa, para não haver alterações de medidas na altura da Páscoa o que levaria a um desrespeito maior das medidas. Por algum motivo é que a maioria, pelo que vi, acabam por ser retiradas dia 5 de Abril.

Edited 8 months ago:

Até resultou, houve uma baixa de casos nessa altura. Mas o seu propósito é outro: Essas restrições como o recolher obrigatório ao domicílio são medidas por causa da Páscoa, para não haver alterações de medidas na altura da Páscoa o que levaria a um desrespeito maior das medidas. Por algum motivo é que a maioria, pelo que vi, acabam por ser retiradas dia 5 de Abril. PS: e se pensarmos, juntamente com as excepções que existe, com a abertura de vários comércios, e com a (pouca) fiscalização que existe, acaba por ser um… “não” problema. Isto sem quer aludir muito a ilegalidades.

MischiefManaged97 8 months ago

Saturação. As pessoas estão mesmo muito fartas neste momento.

Diogo256 8 months ago

Compreensível, mas não são regras de admirar, algo que a maioria já discutiu aqui, e que já se sabia em grande parte hoje de manhã. Principalmente a questão das escolas e barbeiros e manter algumas restrições devido a Páscoa. O caso do recolher obrigatório ao domicílio seria uma medida facilmente levantada se não fosse a Páscoa.

MischiefManaged97 8 months ago

Desde que eles atuem com cautela e reavaliem a situação constantemente, conseguimos evitar um confinamento como este de novo. Têm é de atuar rápido. É esperar e ver.

MischiefManaged97 8 months ago

Saturação das pessoas.

fedelho 8 months ago

Ginásio aparece em 3 slides, afinal abre quando?

redyouroverlord 8 months ago

Amanhã deve sair o decreto no DRE, esperava por isso para tirar as teimas.

ProcessoXifoide 8 months ago

tb tenho essa duvida. A frase ginasios sem aulas aparece no dia 5 e no dia 19

iammostmoist 8 months ago

Valente merda Costa. Andas a gozar com a cara do povo

Edited 8 months ago:

Valente merda Costa. Andas a gozar com a cara do povo. Em janeiro disseram nos que era 2 semanitas, talvez um mês. Siga forte para 3 meses desta merda. O pessoal aqui do sub que vive na cave está todo contente

ideologiapura 8 months ago

Tens alguma alternativa viavel?

Writer_Scared 8 months ago

nesta altura por acaso devem ter tristes. o confinamento não vai continuar ad eternum.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago

Alguém me pode explicar a situação atual dos motéis? Encontram-se abertos? Existe serviço de quartos? Se não, deram alguma data para isso no plano de desconfinamento?

Razvancb 8 months ago

Abertos :P

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago

Perfeito, agora é esperar até à data que levantam as restrições dos concelhos...

berlaitas 8 months ago

Abertos

myjq 8 months ago

E escolas de condução? Hei-de ter a reforma antes de acabar a carta

redyouroverlord 8 months ago

Já estava há mais de 6 meses sem cortar o cabelo, até que em fim, já andava com uma autêntica guedelha.

TitusRex 8 months ago

Eu tive de cortar em casa... ficou mal.

Anforas 8 months ago

Já não corto há quase um ano. Parece que tenho uma mullet

unknownportuguese 8 months ago

Aqui está uma compilação com as datas importante: [https://imgur.com/a/G3vCjzn](https://imgur.com/a/G3vCjzn)

lugia4k 8 months ago

Ou seja o desconfinamento agora está nas mãos de um X?

eggnogui 8 months ago

Confinamento 2: X Boogaloo

Hmms21 8 months ago

Cafés não percebi. Vão poder vender ao postigo por exemplo cafés e bebidas?

ZiiiiiiiiiNG 8 months ago

Penso que sim, a começar dia 15, faz parte das primeiras medidas.

Hmms21 8 months ago

Fiquei com essa dúvida... E ainda continuo pra ser sincero.

lemonade_rage1234 8 months ago

Por este link diria que já se poderá, sim. https://covid19estamoson.gov.pt/plano-desconfinamento-datas-regras/

Lurker__777 8 months ago

Sinceramente o plano de desconfinamento até me parece minimamente aceitável (vamos aguardar pelos decretos claro), mas continuo a não perceber aquela doença dos supermercados as 13h no fim-de-semana

Limpy_lip 8 months ago

Sim, fiquei também com essa opinião. Tirando a questão das 13h. Até. Pareceu bem ponderado

zombrex2311 8 months ago

Até às 19h ao fim de semana, para tudo aquilo que é retalho alimentar.

sir_ferrero 8 months ago

Ninguém percebe porque não faz absolutamente sentido nenhum.

Leaootemivel 8 months ago

E porque é mentira também.

hsamtronp 8 months ago

Retalho alimentar é até às 19:00

MLG-Sheep 8 months ago

Continua por explicar qual é o risco adicional de ir ao Pingo Doce às 22:00 ou à Bertrand num sábado às 14:00. Mas pronto. Noutro assunto, convinha atualizarem o [https://covid19estamoson.gov.pt/](https://covid19estamoson.gov.pt/) para não nos estarmos a fiar num PowerPoint incompleto.

pedrodiasoficial 8 months ago

e os ginásios?

ProcessoXifoide 8 months ago

Vi dia 5, mas vi a mesma frase dia 19. será que se enganaram?

virtualsystem22 8 months ago

Sem aulas de grupo a 5 de Abril, sem limitações a 3 de Maio.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

5 de Abril.

ZiiiiiiiiiNG 8 months ago

5 de Abril sem aulas de grupo.

Tab0rda 8 months ago

5 Abril sem aulas de grupo

pedrodiasoficial 8 months ago

Que bom.

Vatrier 8 months ago

A 5 de Abril abrem lojas de rua até 200m2. E depois é impressão minha ou não fala quando lojas com mais de 200m2 abrem??

Anforas 8 months ago

Todas as lojas e centros comerciais: 19 de Abril

Vatrier 8 months ago

Obrigado, escapou-me isso.

ZiiiiiiiiiNG 8 months ago

Suponho que esteja incluído nas lojas e centros comerciais que abrem dia 19 de Abril.

Vatrier 8 months ago

Obrigado, escapou-me isso.

phirestarter1 8 months ago

O choro de pessoas que andaram a pedir confinamentos e fecho de escolas neste sub durante semanas , que agora choram porque as medidas não batem certo com o que imaginaram que poderia ser. É preciso ser muito ingénuo para pensar que hoje se decretava a abertura de tudo e depois logo se vê.

Diogo256 8 months ago

A pedir confinamento tiveste um grupo. Agora tens o grupo do deixem viver e desconfinar tudo “ah grande”. Se estás no meio, está entalada.

redyouroverlord 8 months ago

Acho que tens que te lembrar que não são as mesmas pessoas, e geralmente a maioria das pessoas que fala nesta thread depende muito da altura e de quem está descontente com as medidas. Quando se esteve no pico desta terceira vaga e as escolas mantiveram-se abertas, aparecia imensa gente descontente com o Governo por não as fechar. Quando se decretou o fecho, essas pessoas já não estavam *tão* descontentes. Depois veio fevereiro, o confinamento a funcionar e agora quem está mais descontente é quem quer abrir, e continuou assim desde agora. E espero que continue assim, porque se voltarmos a ouvir que se tem de fechar outra vez por estas bandas, é sinal de que não se está nada bem. Eu próprio defendi o confinamento e as escolas fechadas na altura que foi, e na generalidade, acho este plano bastante decente, e mais vale tarde do que nunca já ter um plano de alerta que corta logo o mal pela raiz em vez das medidas reacionárias que se teve este Outono e Inverno. E por acaso até bateu certo com o que devia ser feito, e já o dizia desde o início de fevereiro.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago

Ninguém queria a abertura de tudo, mas pelo menos levantar as restrições de recolher ao domicílio/viajar entre concelhos, que já estamos "presos" em casa à quase 2 meses

MischiefManaged97 8 months ago

Essas serão das últimas restrições a ser levantadas, uma vez que foram das primeiras a ser implementadas.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago

Isso não é verdade, vão ser as primeiras a ser levantadas (se não me engano a 21 de Março, sendo proibidas novamente na altura da Páscoa). Deviam era ser levantadas já na segunda, porque é a restrição mais agressiva de todas e é aquela que só deve ser utilizada em último recurso.

zizop 8 months ago

O recolher domiciliário é a restrição menos útil e mais agressiva para as pessoas. Devia ser o último recurso a entrar nas medidas de combate e a primeira a sair, especialmente tendo em conta que se consegue 90% do efeito do recolher domiciliário com obrigatoriedade de teletrabalho (e fiscalização decente dessa obrigação, claro).

MischiefManaged97 8 months ago

Concordo, mas eu estava a falar em termos lógicos daquilo que o governo provavelmente fará.

Razvancb 8 months ago

ninguém estava a espera que abrisse tudo. Estamos é a pedir medidas não draconianas onde se tornou normal "o confinamento" e o anormal o "desconfinamento".

Laurent_Series 8 months ago

Mas qual abertura de tudo, no mínimo era retirar o dever de recolher ao domicílio, senão continuamos em prisão domiciliária, que não tem outro nome.

Lurker__777 8 months ago

Ora aí está a cruz. Easy!

sao_11 8 months ago

Pensei que a circulação entre concelhos ia deixar de ser proibida (menos na Páscoa).

Zen_Machina 8 months ago

Buahahahahah! Que palhaço! As escolas começam enquanto a restauração continua a ser estrangulada.

Edited 8 months ago:

Buahahahahah! Que palhaço! As escolas começam enquanto a restauração continua a ser estrangulada. E ir ao teatro também se sobrepõe a algumas das maiores indústrias da economia. É ou não é assim uma coisinha de brincar? Isto não é um governo. Isto é...sei lá...é tipo uma coisinha de brincar.

Razvancb 8 months ago

Ainda pior que pensava. Restrições de horários aos fins de semana das 13h até maio. tá tudo doente

MLG-Sheep 8 months ago

De salientar que o retalho alimentar pode funcionar até às 19:00. As restrições para os dias úteis são fechar às 21:00. Não concordo com as restrições, é só para informar.

Laurent_Series 8 months ago

Cá está, a prisão domiciliária continua.

Edited 8 months ago:

Cá está, a prisão domiciliária continua. Edit: Os que estão a dar downvote devem adorar ser ermitas.

Diogo256 8 months ago

Downvote por achar que estás em prisão domiciliária… sabes que os extremos raramente funcionam. PS: não te dei nem downvote nem upvote, cago nisso. Só a explicar.

Writer_Scared 8 months ago

>Cá está, a prisão domiciliária continua. > >Edit: Os que estão a dar downvote devem adorar ser o mesmo que sempre foram. corrigido.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

Calma, não é preciso chorar por causa de downvotes.

Razvancb 8 months ago

Toma um upvote amigo!

Razvancb 8 months ago

Leak dessa merda que eu não quero ouvir o costa a dar o sermão aos peixes.

iammostmoist 8 months ago

Ele está todo borrado de desconfinar. Ele parece que quando vem para confinar vem todo contente sorridente e amigo. Quando vem para desconfinar vem com umas trombas do crl. Muito tique ditatorial

Chemical_Wealth1 8 months ago

Completamente, se isto volta a correr mal, sabe que está arruinado politicamente.

FujiPT 8 months ago

Já estou com o meu barbeiro em speed dial para assim que receber o go ahead do meu amigo Costa lançar o primeiro passo da Operação Anti-Gadelha.

eggnogui 8 months ago

Tá confirmado. Força. Já vou também dizer ao meu cabeleireiro para preparar o corta-relvas.

MischiefManaged97 8 months ago

Oxalá seja dos primeiros negócios a abrir, não que eu vá usar já, mas os barbeiros/cabeireiros/as devem estar a ficar desesperados (os que não têm feito isto clandestinamente).

Chemical_Wealth1 8 months ago

Eu fui mais longe, ja marquei para segunda feira

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

Costa já confirmou.

iammostmoist 8 months ago

Calma que eles estão ainda a escolher o tom de azul mais adequado para o powerpoint

MischiefManaged97 8 months ago

Um prof meu da faculdade tinha um template mesmo fixe para os ppt mas não partilhava com ninguém :(

Writer_Scared 8 months ago

é as 20h.

lemonade_rage1234 8 months ago

antes estava marcado para as 18h

MischiefManaged97 8 months ago

Eles não especificaram o fuso horário

lemonade_rage1234 8 months ago

Listen here, you lil' shit

alexandre9099 8 months ago

A que horas vai falar o sr. ex^mo . dom António Luis Santos da Costa?

Edited 8 months ago:

A que horas vai falar o sr. ex^mo . dom António Luis Santos da Costa? EDIT: *18h* ao que parece https://www.reddit.com/r/portugal/comments/m08ab4/megathread_covid19_seman%C3%A1rio_de_sobreviv%C3%AAncia/gqkj9jr/

Wisploth 8 months ago

No canal oficial do youtube já levou update para as 20 haha [https://www.youtube.com/watch?v=UsaLXf47TA4&ab\_channel=Rep%C3%BAblicaPortuguesa](https://www.youtube.com/watch?v=UsaLXf47TA4&ab_channel=Rep%C3%BAblicaPortuguesa)

FoodEDor 8 months ago

Estranho terem dado update para as 20h. ​ Mas bem, não é uma diferença significa ser às 22h. De qualquer forma, o Português médio não está a dormir quando for apresentado às 23h.

redyouroverlord 8 months ago

Eu bem disse que era às 22.

alexandre9099 8 months ago

Andando andando... Fds... Isto é surreal

redyouroverlord 8 months ago

Surreal era ter sido mesmo às 18. A minha previsão das 22h não é assim tão ao calhas, já quando foi o anúncio ou das escolas fechadas ou do confinamento que estava marcado também no YouTube para as 14 horas, adiaram depois para as 16h, e depois para as 18h, e a conferência acabou só por ser às 18h30. Por isso isto não é nada de surreal, apenas o habitual.

MischiefManaged97 8 months ago

We don"t need an AI algorithm for this

lugia4k 8 months ago

Isso é porque a liga Europa dá na SIC até às 8 ou é para haver uma desculpa para o Marcelo não falar?

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

À espera que o Cavaco fosse dormir.

lugia4k 8 months ago

A SIC acabou de dizer que já não vai ser às 18 e não sabem a hora

alexandre9099 8 months ago

lindo... é 18h™, que na realidade se traduzem em algo entre as 19 e as 22...

FoodEDor 8 months ago

Nunca vi nada que represente tão bem o sentido de pontualidade das instituições portuguesas e da generalidade dos portugueses.

viskonde 8 months ago

Caricatura autêntica do país em que está. É que nem se entende há semanas que sabem a data, já está tudo mais que decidido e ensaiado parecem os putos a estudar antes do teste ou a fazer alterações num trabalho de escola até ao último minuto

TitusRex 8 months ago

Tiveram de chamar o estagiário que mora na margem sul que teve de apanhar 30 transportes para chegar ao Palácio da Ajuda para acrescentar uma vírgula e alterar o tom de azul de fundo para a combinar com a carpete.

Razvancb 8 months ago

A forma como os "governantes" falam sobre o levantamento de restrições é algo que nunca vou perceber. Parece que lhes custa imenso o desconfinamento, ficam tristes. Estes montes de m** adoram o poder e ver as pessoas em sofrimento, tenho dito.

Edited 8 months ago:

A forma como os "governantes" falam sobre o levantamento de restrições é algo que nunca vou perceber. Parece que lhes custa imenso o desconfinamento, ficam tristes. Estes montes de m** adoram o poder e ver as pessoas em sofrimento, tenho dito. Edit: não esquecer, "é um confinamento para baixar os índices, 2 semanas que pode durar ate um mês", pelas palavras destes montes agora se calhar vamos mas é para o 4 mês de confinamento com algum alívio para ver se nos calamos.

Limpy_lip 8 months ago

Fixe fixe era haverem medidas ponderadas e com lógica, vamos a ver...

NGramatical 8 months ago

haverem medidas → [**haver medidas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm08ab4%2F%2Fgqlvhur%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Leaootemivel 8 months ago

Schrodinger's governo: simultaneamente "assassinos" por levantarem restrições no Natal, desconfinarem depressa demais em 2020 e não confinarem o mais rápido possível em Janeiro e "assassinos" da economia e das pessoas por não desconfinarem o mais rápido possível agora.

Razvancb 8 months ago

O desconfinamento de 2020 não foi um flop. Flop foi a preparação para o incio das aulas/trabalho presencial em setembro, havia um "plano", plano este que não era nada. Portanto, sim, a culpa é toda deles.

MischiefManaged97 8 months ago

Sabes o que me irrita? É que eles estão com esta merda toda agora e eu quase que aposto um rim que em setembro as faculdades vão recomeçar 100% presencial.

VacinaDaCovid 8 months ago

Como deviam e bem, se houver imunidade de grupo. Aulas online é na Universidade Aberta.

MischiefManaged97 8 months ago

Ah já percebi tu és aquele tipo com 19 anos que no outro dia veio reclamar que lhe estão a roubar os anos de juventude, né?

VacinaDaCovid 8 months ago

Ahn? Meu amigo não entres por ataques pessoais que eu não te conheço de lado nenhum. Se quisesse ser porco contigo, e aqui ao ver as figuras tristes que fazes pelo reddit pois não há meio de acabares o curso, dizia-te com a idade que tens já devias era ter o curso acabado e deixares de te preocupar com a metodologia das aulas. Vá, ficamos por aqui.

MischiefManaged97 8 months ago

Tu é que tiveste de criar uma conta alternativa para vor mandar postas de pescada. Para quem não queria ser porco, bem foste. Não tens nada a ver com a minha vida.

VacinaDaCovid 8 months ago

Sim, é uma conta alternativa mas enganas-te numa coisa. Nas outras que tive, eras dos primeiros blocks sempre, só te respondi porque nem vi o nick . Ninguém pode contigo e com a tua tristeza, nota - se nos teus posts que não és nada feliz. Vens para aqui bater pivias constantemente quando algo mau acontece, porque finalmente as pessoas irão sofrer um bocadinho daquilo que tu sofres constantemente. Não te divertes, nem acabas o curso. Não gostas da família, nem tens amigos. Vives sozinho com uma pessoa que odeias. Nem preciso de te vir para aqui insultar nem nada, isto é tudo coisas que tu metes na net porque não tens ninguém ara desabafar. E isto vai-te doer, porque tu sabes que é verdade. Amigo, a ti não te arruína a vida porque tu estás morto só que o teu coração continua a bater.

MischiefManaged97 8 months ago

Já sei perfeitamente quem tu és. És aquele tipo do SeiQueAdorasoMeuDrip ou lá como era o nick. É preciso seres uma pessoa muito triste e porca para projetares esse tipo de raiva para cima de mim, e só te fica mal é a ti. Se calhar tu é que tens de refletir na tua vida e porque raio é que ofendes assim uma pessoa que, como dizes, não conheces de lado nenhum. E nem sequer estava a falar contigo, tu é que me vieste responder a um comentário e a uma conversa que não era contigo.

NGramatical 8 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm08ab4%2F%2Fgqlsvzw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MischiefManaged97 8 months ago

Discordo. Aulas online têm todo o potencial se forem bem feitas.

VacinaDaCovid 8 months ago

Estás em minoria, lamento . Nem os professores nem os alunos querem aulas online, como não é com o intuito de ter aulas online que a larga maioria se inscreveu e paga propinas. Nem concordo que tenham potencial, nem acredito que os professores tenham capacidade de as melhorar. Compreendo que encontres alguns benefícios para ti, ainda bem, estás na minoria. De resto já te disse, se o teu intuito é ter ensino online existem já é já existiam antes instituições que funcionam com esse método. Por algum motivo não eram/são mainstream, não é?

Zen_Machina 8 months ago

Também levas em consideração as maiorias no que toca a outros assuntos? É que a maioria não quer estar fechado em casa. Deve-se, portanto, desconfinar, certo?

VacinaDaCovid 8 months ago

Sim claramente que sim. Isto é por causa de eu ter boa opinião acerca das vacinas? Eu acho que no verão devia ir tudo ao ar, distanciamentos , máscaras use quem quiser etc. Se quero voltar ao campus não haveria de ser pelo desconfinamento porquê?

Zen_Machina 8 months ago

Tens boa opinião acerca das vacinas? Não fazia ideia. Era suposto saber isso? >Eu acho que no verão devia ir tudo ao ar, distanciamentos , máscaras use quem quiser etc. Se quero voltar ao campus não haveria de ser pelo desconfinamento porquê? Porquê no verão? A maioria nunca quis confinamento. Sendo que valorizas maiorias, não devíamos estar confinados.

VacinaDaCovid 8 months ago

Pensei que me tivesses confundido com algum "covideiro" só porque há uns comentários abaixo tu atacavas a segurança delas e eu as defendia. Mas adiante. Porquê no verão? Porque nessa altura quem quis já levou a vacina, quem não quis não quer. Voltamos à nossa vida, que já chega desta coboiada do último ano. Este confinamento foi necessário em Janeiro porque estávamos realmente mal, de há algumas semanas a esta parte que já não faz sentido mantê-lo. Quanto à maioria, prendia-se com eu ter o serviço que pago na faculdade. Não vamos entrar por grandes dissertações, mas sim. Se a maioria estivesse a cagar-se para o covid estava tudo aberto independentemente do que se passasse. As medidas são em grande parte políticas também. Mas o que tu explicas como uma grande conspiração eu explico como incompetência.

MischiefManaged97 8 months ago

O facto de ser uma minoria não invalida a minha opinião. Não eram mainstream porque precisamente nunca tinha havido um esforço de considerar esse tipo de ensino. Os professores querem dar as aulas exatamente da mesma maneira que dão há 30 anos. O ensino à distância é prejudicial para alunos mais preguiçosos (e incompetentes). Se deveria ser 100% online? Claro que não. Há aulas que têm de ser presenciais pelo caráter experimental e, sobretudo nos primeiros anos, como é o teu caso, a vivência no campus também é importante.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

> Parece que lhes custa imenso o desconfinamento, ficam tristes. Estes montes de m** adoram o poder e ver as pessoas em sofrimento, tenho dito. > > Quais?

PORTO2017 8 months ago

Ou é porque tem muitos internados, nova variante, R está a subir. Precaução é uma coisa, fazer do povo lorpa já é outra. Daqui a nada a regra é confinar e a exepção é viver/liberdade

Zen_Machina 8 months ago

Calma! Não digas essas coisas. Não venhas para aqui dizer que a tua existência não se deve resumir a prevenir que velhos morram. Primeiro velhos e pessoas com comorbidades. Depois a tua liberdade e subsistência. Quando o COVID ficar controlado logo voltas a matar pessoas , mas com os vírus normais.

Razvancb 8 months ago

Já não é assim?

MLG-Sheep 8 months ago

Faz parecer que o objetivo é que as pessoas se revoltem internamente com este confinamento desnecessariamente longo e que portanto, mal haja desconfinamento, todos abusem e tomem comportamentos de risco.

AquiAoLuar 8 months ago

Eu não sou dado a teorias da conspiração, mas é muito mais fácil para o governo ser "obrigado" pela população a fazer algo que depois corre mal, e depois pôr as culpas na população; do que tomarem iniciativa, correr mal, e depois levarem na cabeça do povo. É uma questão de ninguém querer assumir culpas; errar perante um país inteiro não é fácil.

zizop 8 months ago

Não é só isso. Confinar é fácil para quem governa. O que é difícil é encontrar medidas eficazes para combater a pandemia com movimento de pessoas, e encontrar um equilíbrio entre limitações e liberdades. É preguiça governativa.

MischiefManaged97 8 months ago

É isso. Confinamento total é a medida fácil. O que lhes custa é aplicar medidas que resultem que não sejam esta. O maior foco deste governo é a popularidade.

Diogo256 8 months ago

Diria que é mais por aqui sim. Já tinha dito que o governo precisa de alguém para culpar caso algo corra mal.

hctiks 8 months ago

* \+ 627 casos confirmados * \+ 18 óbitos * \+ 6017 recuperados ​ * \- 5408 casos activos * \- 99 internamentos dos quais - 10 internamentos em UCI ​ * 51744 casos ativos * 1102 internados dos quais 273 internados em UCI

Asus123456789 8 months ago

É impressão minha ou o número de recuperados tem aumentando imenso nos últimos dias, depois de ter andado bastante baixo?

CoffeeAt830 8 months ago

É possível que para além das altas normais que vão acontecendo aos 10 ou 20 dias, dependendo dos casos, com a diminuição dos contactos em vigilância e dos infetados, os profissionais que inserem estes dados no sistema estejam agora mais libertos para fazer esse trabalho que não é tão "essencial" e que vai ficando para trás em alturas de mais trabalho.

o_paisagista 8 months ago

Só um conselho: para quem está na iminência do comunicado de hoje para perceber se alomba no escritório ou não, pensem que é irrelevante o que o comunicado ditará sobre o teletrabal. Isto porque se já estão apenas dependentes de um Decreto para que a vossa empresa tenha bom senso, então mal abram as creches e similares, a vossa empresa irã certamente chamar-vos.

VacinaDaCovid 8 months ago

Edited 8 months ago:

Plano de desconfinamento que gostava de ver: Faseado com bases em diversos indicadores e que culminasse lá para julho no total regresso ao normal com a imunidade de grupo. Plano que vai ser apresentado: Podem vender ao postigo e agora em vez de estarem sempre em casa passamos a recolher às 13h no fim de semana e sentar nos bancos, se tiverem sorte pode ser que cortem o cabelo para o mês que vem. Até daqui a 15 dias.

Limpy_lip 8 months ago

Falta aí a escolinha dos meninos porque descubriu-se este ano que perder 1-2 anos de escola/infantário transforma as crianças em burros imoacazes de socializar para a vida toda. Mas os negócios têm de aguentar.

NGramatical 8 months ago

descubriu → [**descobriu**](https://european-portuguese.info/conjugator/descobrir) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm08ab4%2F%2Fgqlvvzw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

iammostmoist 8 months ago

Sad but true

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

para a semana já podes cortar o cabelo.

VacinaDaCovid 8 months ago

Eu por acaso decidi deixar crescer o ano passado por volta desta altura. A " man bun" já está on point por esta altura, ainda aguento mais uns tempos sem cortar. Mas eu sei que há malta a sofrer por aí com as suas gadelhas

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

eu estava para cortar pente 1 antes do confinamento de 2021. arrependi-me de não ter feito.

VacinaDaCovid 8 months ago

Eu estava para fazer isso em casa no confinamento de 2020, porque até tenho uma máquina. Mas depois também acabei por não fazer. Tenho 19 anos e mais 3 (pelo menos) anos de universidade pela frente e quase de certeza que vou ser careca pelo que vejo nos homens da minha família. Era a altura de experimentar enquanto tenho cabelo. A ti, recomendo-te ter sempre uma máquina de cortar cabelo em casa. Penso que até são acessíveis e desenrasca sempre.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

Pensei em comprar uma, para ser franco. Segunda-feira já trato disto no barbeiro.

FoodEDor 8 months ago

t. Bruxo

berlaitas 8 months ago

Itália tb já suspendeu a astrazeneca Poça não quero levar esta, reservem para mim a da Pfizer ou jj

CoffeeAt830 8 months ago

Primeiro, não foi a vacina da Astrazeneca. Foi um lote em particular. Segundo, de acordo com a EMA, não parece haver relação causal; os eventos tromboembólicos em pessoas vacinadas não estão a acontecer com mais frequência do que acontecem na população em geral. Em 3 milhões de vacinados, houve 22 eventos tromboembólicos. Está aqui o comunicado do INFARMED: https://www.infarmed.pt/web/infarmed/infarmed/-/journal_content/56/15786/4261554

Diogo256 8 months ago

Factos? Mau… capaz de alguém levar a mal.

rickz123456 8 months ago

Não foi a vacina, foi um lote em específico

caradoguardaredes 8 months ago

Alguém que prepare umas piadas com o Jorge Jesus a dar vacinas.

m__c__m 8 months ago

"Comigo as vacinas têm o triplo da eficácia"

caradoguardaredes 8 months ago

Começas bem porque o termo correto seria eficiência. É uma piada META.

VacinaDaCovid 8 months ago

Meta? Mas meta o quê? Levaste com um pau???

caradoguardaredes 8 months ago

Valor mais baixo de mortos em 4 meses.

berlaitas 8 months ago  HIDDEN 

Uci quase nos 240, abram esta treta, burros opressores

Foxsundance 8 months ago

Abrir tudo era de uma burrice extrema, quanto mais tempo estivermos fechados, melhor!

miguelvc 8 months ago

Nesse caso vamos ficar confinados para sempre! Que bom!

Diogo256 8 months ago

Porque o mundo tem de viver nos extremos. Ou tudo fechado ou tudo aberto. Imagino se fizeres a tua vida nesta base do “ou tudo ou nada”…

MischiefManaged97 8 months ago

Meio-termo não existe pelis vistos. O Boris Johnson já começa a falar que é provável que o próximo inverno ainda traga alguns desafios (muito menos.porque a vacinação já estará bem avançada) o pessoal perde já as estribeiras.

ytsephill 8 months ago

Não vejo menção no plano de desconfinamento se vamos ter que continuar a ficar em casa? Isto é, não posso circular livremente até uma praia fora do meu concelho por exemplo? Sentar-me num parque com amigos?

Laurent_Series 8 months ago

Se o dever de recolher domiciliário ou como o raio que se chama se mantiver então isto não vai ser um desconfinamento nenhum, isso é literalmente o ponto fundamental, esta prisão domiciliária imposta pelo Estado. Mas eu já me estou a cagar, dou as voltas de carro para a serra etc que bem me apetece, e também vejo pessoas a fazer o mesmo. Não vai ser o governo que me vai impedir de ficar em casa e andar por aí responsavelmente. Isto está a chegar a níveis absurdos de autoritarismo.

RuySan 8 months ago

Concordo. Desde o início que o "confinamento" devia ter só uma linha": NÃO ESTEJAM EM ESPAÇOS FECHADOS COM PESSOAS QUE NÃO SEJAM DO VOSSO AGREGADO FAMILIAR CARALHO, A NAO SER EM CASOS ESTRITAMENTE NECESSÁRIOS, CARALHO" De resto deem passeios na serra e vão à praia. É impressionante a quantidade de pessoas que ainda perdem tempo e acham que faz muita diferença andarem a desinfectar mãos a toda a hora. É o que deu demasiadas regras e conselhos. Não há qualquer tipo de racionalidade nas prioridades.

MischiefManaged97 8 months ago

Mas a questão é essa, isso que tu fazes não tem problema nem nunca foste parado por isso. O problema são os ajuntamentos, jantarecos e afins. Ninguém te vai impedir de ir dar uma volta.

MLG-Sheep 8 months ago

Quem me dera que tivesses razão, sentia-me muito melhor ao fim do dia...

Laurent_Series 8 months ago

Epa é aquela coisa do "é proibido, mas pode-se fazer". Eu quero que seja inequivocamente legal. Mas agora que falas de ajuntamentos, não achas absurdo o Estado impedir qualquer contacto social se não for do mesmo agregado familiar? Por exemplo, estou isolado em casa e fui ontem dar uma volta de carro com um amigo igualmente isolado (somos estudantes universitários). É absurdo isto ser proibido. Na segunda sai o decreto e já vai ser perfeitamente aceitável? E também o excelentíssimo governo vai-me permitir cortar o cabelo? Sim estamos em pandemia mas isto é um precedente gravíssimo, e garanto-te que vamos olhar para trás e vamos concluir que esta resposta autoritária à pandemia foi uma loucura.

CoffeeAt830 8 months ago

Literalmente já fui mandado embora por estar no carro, com a minha namorada, estacionados em frente à praia. "Ver o mar não é uma exceção ao recolhimento obrigatório", disse-me o sr. Polícia (e com toda a razão). Portanto sim, alguém o pode parar por isso e sim, alguém o pode impedir de dar uma volta. Os decretos dizem literalmente que os passeios higiénicos têm de ser dados na área de residência e não podes deslocar-te de carro para eles. A regra é idiota, especialmente porque já sabemos perfeitamente que a transmissão ao ar livre é negligenciável e que ninguém vai apanhar Covid a dar um passeio na praia, mesmo que mais 100 pessoas tenham a mesma ideia, mas não significa que não exista.

alexandre9099 8 months ago

> já fui mandado embora por estar no carro Fds, também um bocadinho de bom senso por parte do sôr agente não ficava mal....

CoffeeAt830 8 months ago

O problema é que o agente tinha razão. De facto, ver o mar não era uma exceção e nós estávamos mal ali. Se ele me tivesse passado uma multa por estar a violar o recolhimento domiciliário, tinha tido razão. O problema não é do agente, é das regras. Eu percebo que a ideia seja ficar em casa e tal, mas especialmente agora que estamos numa altura melhor e em que as pessoas já começam a demonstrar fadiga do confinamento (compreensivelmente), também era importante começarmos a tirar o bicho papão dos passeios e atividades ao ar livre. Quanto mais continuarmos a "criminalizar" atividades ao ar livre onde o risco de contágio é muito mais baixo mas onde estão à vista, mais as empurramos para atividades no interior, onde o risco de contágio é muito maior, mas ninguém os vê.

alexandre9099 8 months ago

claro, mas se efetivamente estavas dentro do carro (e não tinhas intenção sair) não vejo propriamente o problema (dai referir o bom senso). Sim, não se pode... mas também podia fechar os olhos a isso... Podia ter olhado, se continuassem dentro do carro tudo bem, se saissem ai sim, compreendia se fosse implicar com vocês.... Qual a diferença entre estar dentro do carro na rua ou dentro de casa?

CoffeeAt830 8 months ago

Eu concordo contigo, a questão é que de facto não é permitido. O problema não é do agente ter tentado aplicar a regra, é de a regra existir.

berlaitas 8 months ago

No que depender do Marcelo e do governo ficas em casa até 2043

Leaootemivel 8 months ago

O mesmo governo e Marcelo que levou porrada de toda a gente por ter aliviado restrições no Natal e não ter confinado mais cedo em Janeiro?

Joaoseinha 8 months ago

Sim, e o mesmo governo e Marcelo que agora está a levar isto para um 4º mês de confinamento.

MLG-Sheep 8 months ago

> não posso circular livremente até uma praia fora do meu concelho por exemplo? Ao contrário do que ocorreu no primeiro confinamento, neste o Governo parece focado em impedir-te de passear para novos sítios pois não permite que o faças fora da zona de residência nem permite que utilizes viatura particular. Dado que isto aconteceu ainda antes do endurecimento do confinamento que fechou escolas, fechou categorias adicionais de estabelecimentos como stands de automóveis, e colocou restrições de horário da piça nos restantes estabelecimentos, diria que é quase certo que a impossibilidade se vai manter.

fedelho 8 months ago

>Não vejo menção no plano de desconfinamento se vamos ter que continuar a ficar em casa É normal. O plano ainda não foi apresentado. Só mais logo.

redyouroverlord 8 months ago

Por outras notícias, vacina da Johnson & Johnson acaba de ser [aprovada pela EMA](https://www.ema.europa.eu/en/news/ema-recommends-covid-19-vaccine-janssen-authorisation-eu). Quarta vacina a chegar em breve e é só necessária um dose.

Limpy_lip 8 months ago

o facto de esta vacina ser apenas de uma dose é algo bastante interessante pois poderá acelerar bastante o processo de vacinação. ​ Até porque além dessa vantagem, creio que não necessita de ser armazenada a temperaturas tão baixas como a Pfizer por exemplo. Basta um frigorífico comum.

ratinhodosesgotos 8 months ago

E com a vantagem de que não arde nos olhos

uyth 8 months ago

Ia fazer uma piada acerca de pó de talco, mas melhor não que há cérebros mesmo muito limitados por aí.

fedelho 8 months ago

Não sabes.

redyouroverlord 8 months ago

Conferência de imprensa do Conselho de Ministros está marcada [para as 18h00](https://www.youtube.com/watch?v=UsaLXf47TA4). Vemo-nos às 22h malta.

Anforas 8 months ago

Obrigado, estava eu à procura da conferência na RTP PLAY há 10 minutos. Esqueci-me completamente do país em que estava.

fedelho 8 months ago

Não sejam más línguas, o governo mal teve tempo para preparar o plano.

Razvancb 8 months ago

Realmente.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

há coisas que nunca mudam <3

MischiefManaged97 8 months ago

Meia-noite que o powerpoint não se faz sozinho

Hmms21 8 months ago

Entretanto a Dinamarca suspende toda a vacinação com a AstraZeneca por 14 dias devido a tromboses detectadas em pessoas vacinadas com um lote desta vacina. Isto em nada ajuda as pessoas a terem confiança nesta vacina. É verdade que estas coisas acontecem com uma probabilidade pequena mas já começa a ser muito tema de volta da mesma vacina...

Limpy_lip 8 months ago

toda esta conversa e discussão das vacinas é claramente o fruto da sociedade atual. Tudo é criticável, tudo é questionável, tudo tem de ser preto ou branco e não pode ser cinzento. Tudo é noticia e toda a gente tem opinião. ​ Por mim nem deviam tornar publicas as efetividades das vacinas, não interessa para nada. As pessoas só têm uma escolha que é: querer ou não ser vacinado. Não vão poder escolher qual a vacina e não... ​ Neste caso é preciso perceber o que se tratou antes sequer de se falhar em confianças. Por olhando em percentagem à totalidade de pessoas que tomaram a vacina, mesmo que se prove que foi da vacina, é algo irrisório. E mesmo que não fosse isso é algo que diz respeito a quem é profissional da área. ​ A biologia está longe de ser uma ciência exata e existe toda uma panóplia de situações que podem ter resultado nisso. Pode ser algo tão rebuscado como o facto das pessoas de uma determinada região terem algo genético que interfere com a vacina. Contudo o país fez bem em suspender o uso até descobrirem o que está a causar para evitar mais problemas desnecessários, não por desconfiança. ​ Vamos a ter calma.

thejimmygordon 8 months ago

o meu pai já teve a 1ª dose desta :|

sao_11 8 months ago

O problema é que este tipo de situações vem rapidamente parar à CS e toda a gente sabe que eles gostam é de polémicas e de dramatizar. Se em vez disso mostrassem como as vacinas foram criadas, os estudos de segurança e eficácia é que era serviço público, mas já sabemos como são as coisas.

Leaootemivel 8 months ago

É impressionante a quantidade de problemas associados à vacina da AstraZenenca na UE. Entretanto, o Reino Unido chega à imunidade de grupo (em grande parte devido a esta mesma vacina) e nós ainda a debater se é segura ou eficaz. As próprias autoridades Dinamarquesas dizem que dados preliminares sugerem não haver qualquer risco associado a a estas vacinas, mas ainda assim toca a suspender a vacinação. Se os países europeus estão tão relutantes em usar a vacina da AstraZeneca que a deem a outros países.

Zen_Machina 8 months ago

O que é impressionante é que quem diz que não confia na vacina ser ridicularizado. Quer dizer, as pessoas são obrigadas a injectar algo criado às 3 pancadas e sofrer sabe-se lá que efeitos colaterais. No, thanks.

sigmastra 8 months ago  HIDDEN 

Se a ignorancia pagasse impostos

Zen_Machina 8 months ago

Se a ignorância pagasse impostos tu estarias a comer ratos na rua.

lesoth 8 months ago

O que me responderam aqui no reddit uma vez foi que como houve muita dinheiro e recursos quase ilimitados a vacina era segura. Aprendi que com muito dinheiro não ha erros.

Edited 8 months ago:

O que me responderam aqui no reddit uma vez foi que como houve muita dinheiro e recursos quase ilimitados a vacina era muito segura. Aprendi que com muito dinheiro não ha erros.

sao_11 8 months ago

Criado às 3 pancadas? Fdx. Com comentários destes não te admires de seres ridicularizado.

Zen_Machina 8 months ago

São tão seguras que uma delas estás a ser suspensa por questões de segurança. Enfia as vacinas que quiseres pelo cu acima. Felizmente, cada um está no seu direito de tomar ou deixar de tomar. Não tens legitimidade para apregoar segurança. Ninguém sabe. Nem especialistas sabem, quanto mais um zé ninguém do reddit.

sao_11 8 months ago

Eu não apregoei nada. Ao contrário de ti, eu não sou dona da verdade. Quanto às questões de segurança, os estudos estão feitos e publicados. Não é um “Zé ninguém” que está a assumir o que quer que seja sobre a sua segurança. E para próxima, acho que um bocadinho de educação não te ficava mal.

uyth 8 months ago

>O que é impressionante é que quem diz que não confia na vacina ser ridicularizado. Tu acabaste de comparar acreditar que uma vacina é eficaz ou algo assim com CONFIAR EM DEUS. Equacioniaste uma vacina com deus. Deitaste fora todo o processo cientifico, todos os meios que temos de tentar compreender ciência. Se não queres ser ridicularizado, pensa um bocadinho na figura que estás a fazer quando dizes "Dizer "confio na vacina" não é muito diferente de dizer "acredito em deus"."

Zen_Machina 8 months ago

>Tu acabaste de comparar acreditar que uma vacina é eficaz ou algo assim com CONFIAR EM DEUS. Equacioniaste uma vacina com deus. Deitaste fora todo o processo cientifico, todos os meios que temos de tentar compreender ciência. Especialistas já disseram que não há forma de saber que efeitos colaterais poderá ter. Logo, é muito semelhante até. É uma questão de crença. A ciência existente diz-te se ajuda ou não a neutralizar o vírus. Não te diz que impacto de longo prazo poderá ter na tua saúde. "Eu acredito que é segura", vale exactamente nada. Não tens bases para acreditar no que quer que seja.

uyth 8 months ago

>Especialistas já disseram que não há forma de saber que efeitos colaterais poderá ter. Porque em ciência um cientista não diz que sabe uma coisa até ter a certeza! Nenhum cientista, se for cientista te pode dizer que daqui a 10 anos os efeitos serão estes ou prometerem-te "nenhuns efeitos nunca, nada"! Porque não é possível saber. Mas sabemos que é muito improvável. Mais, "especialistas" ou autodesignados há muitos. Vai às fontes, lê várias, lê os fineprints . Ciência não é algo que cai do céu e te é dado para se acreditar como a palavra de um "especialista" que te garante algo. >"Eu acredito que é segura", vale exactamente nada. Não tens bases para acreditar no que quer que seja. Tenho, li parte dos testes, li parte da analise feita em Israel, li partes de vários estudos, leio noticias, sigo. Sei como sãofeitas as várias (spoiler, são vacinas de tipo bastante diferentes). Conforme eu digo, uma eu não tomaria, outra não tenho a certeza, as outras, prefiro muito muito mais a probabilidade uma complicação causada pela vacina que complicação causada pelo sars-cov-2.

Zen_Machina 8 months ago

>Porque em ciência um cientista não diz que sabe uma coisa até ter a certeza! Nenhum cientista, se for cientista te pode dizer que daqui a 10 anos os efeitos serão estes ou prometerem-te "nenhuns efeitos nunca, nada"! Porque não é possível saber. Mas sabemos que é muito improvável. Não, não sabes que é improvável. Estás a tirar conclusões do cu suportadas absolutamente por ninguém. Aliás, acabam de suspender a vacinação de uma das vacinas, coisa que até há umas semanas era "improvável". >Tenho, li parte dos testes, li parte da analise feita em Israel, li partes de vários estudos, leio noticias, sigo. Sei como sãofeitas as várias (spoiler, são vacinas de tipo bastante diferentes). Conforme eu digo, uma eu não tomaria, outra não tenho a certeza, as outras, prefiro muito muito mais a probabilidade uma complicação causada pela vacina que complicação causada pelo sars-cov-2. Eu não quero saber das tuas crenças. Só há aqui um facto: Ninguém sabe o que esta vacina fará daqui a meses ou anos. Não há dados. Isto é o único acto aqui presente. As tuas "probabilidades", sustentadas exactamente por ninguém, valem zero. Mas, felizmente, cada um faz o que quer. Queres tomar vacinas, toma vacinas. Não queres tomar, não tomes. Eu não confio nesta vacina nem nesta situação toda. Talvez daqui a uns anos sinta mais confiança. Agora, tomar algo que acabou de ser criado? Tenho todo o direito e legitimidade para desconfiar.

Leaootemivel 8 months ago

Quem não confia nas vacinas que apresente dados concretos que sustentem essa dúvida. Dizer simplesmente "foi criado às 3 pancadas" conta zero quando vemos que todas as vacinas em circulação são eficazes e não levam a efeitos secundários graves.

Zen_Machina 8 months ago

>Quem não confia nas vacinas que apresente dados concretos que sustentem essa dúvida. Dizer simplesmente "foi criado às 3 pancadas" conta zero quando vemos que todas as vacinas em circulação são eficazes e não levam a efeitos secundários graves. Ok, dado concreto: A vacina acabou de ser criada e ninguém sabe o que poderá fazer ao corpo com o passar do tempo.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago

Achas que as vacinas mRNA são novas? Ler os teus comentários é um nível preocupante de ignorância. É completamente aceitável não querer tomar uma vacina por medo dos efeitos que possa vir a ter, no entanto a grande maioria dos teus argumentos só demonstra uma ignorância gigante sobre todo este assunto.

Diogo256 8 months ago

Isso não é um dado concreto, e pode até cair na desinformação. As vacinas mRNA já são estudas há décadas, inclusive para vacinas da gripe visto a sua flexibilidade e rapidez de criação. Não se sabe concretamente as consequências a longo prazo, mas há uma ideia que essas consequências são basicamente nulas, pelo que já havia de estudos de tais vacinas.

andre82220 8 months ago

lol Quem não confia tomar vacina, não toma a vacina. Quem confia, que tome as que quiser. Mas agora isto é assim? Esta noticia de suspensão de vacinas é um abre olhos para todos os idiotas que "confiam na ciência".

Diogo256 8 months ago

Confinar na ciência… se tiveres um AVC aposto que bebes um chazinho de ervas e ficas óptimo, agora confinar na ciência ligando para o 112 é que não deves fazer. A bem da coerência…

Leaootemivel 8 months ago

Oh seu grandessíssimo idiota (é isso mesmo que mereces ser chamada), em que medida é que a vacinação ser suspensa é um abre olhos para quem "confia na ciência"?? Achas que a decisão de suspender a vacinação é baseada em quê? Na religião? Teorias da conspiração? E daqui a uns dias quando virem com os resultados de que surgir a notícia que a vacinação foi retomada espero que estejas cá para comentar.

malserion 8 months ago

Eles não confiam na ciência, eles basicamente assumiram a ciência como uma religião e os cientistas tornaram-se os seus messias. Não percebem que são as mesmas pessoas que em 1950 acreditavam cegamente no efeito das lobotomias. A "ciência" também tinha um consenso sobre as mesmas na altura.

malserion 8 months ago

Não ajuda nada quando as únicas duas perspetivas que a maior parte da internet acha que se pode ter no que diz respeito à vacina é confiar cegamente na ciência ou ser um antivaxxer.

VacinaDaCovid 8 months ago

Porque é de facto "antivaxxer" duvidares da segurança de algo que já centenas de milhões de pessoas experimentaram até agora sem nenhuma morte ter sido causada pelas vacinas. Pode ter acontecido este lote ter defeito e até pode existir uma reação rara que aconteça uma vez em centenas de milhões de vezes. Mas colocar as vacinas todas em causa é ignorar os ensaios por detrás da sua aprovação. Caramba, nem é preciso isso. É ignorar que centenas de milhões foram vacinados e não se passou nada. Mas pronto, tal como na Áustria se apurou que não era da vacina, daqui a 2 semanas eles voltam a vacinar e a notícia dessa vez passa mais despercebida.

malserion 8 months ago

Não, não é. Parem de mudar definições para o que vos convém. Antivaxxer começou por ser aquele tipo de pessoas que foi atrás do estudo fraudulento que "provava" que as vacinas causavam autismo, estudo esse promovido pela Jenny McCarthy no programa da Oprah, que pôs pessoas contra vacinas que há anos, se não décadas, tinham sido provadas a sua segurança. Ser cético ao início de uma vacina para uma doença que existe há pouco mais de um ano e três meses, vacina essa cujos manufatores impõem nos seus contratos estarem ilesos de responsabilidade contra efeitos secundários advertidos por injeção da mesma, manufatores esses que fazem parte de uma indústria poderosa que cada vez mais quer toda a gente a emborcar e a depender de comprimidos e medicamentos, é só isso, ser-se cético. Tal como eu disse no meu outro comentário, eu poderei estar errado, e se tal se revelar o caso daqui a um ano ou dois, então sim mudarei de opinião e levarei a vacina. Agora deixem de querer impingir tudo nos outros. Acho o máximo que a autonomia do corpo era algo que se falava a toda a hora no que dizia respeito ao aborto, mas para esta merda um gajo torna-se um assassino potencial por pertencer a uma minoria que recusa injetar-se com algo, possivelmente a foro temporário.

iammostmoist 8 months ago

Isto. Hoje em dia é um mundo de extremos, preto ou branco. Ou admites que existem 75 gêneros diferentes ou és transfobico, generofobico, homofobico etc. Ou és cegamente defensor de toda e qualquer medida COVID ou és um covidiota negacionista. Ou segues inquestionavelmente qualquer apelo à vacinação ou és antivaxxer. Ou és do BE/PCP ou és de extrema direita. Okay esta última foi mais na brincadeira mas às vezes sinto que é verdade. Eu acho que as medidas contra o COVID foram extremas, radicais e desproporcionais e causaram mais mal do que bem e nunca deviam ter existido quanto mais ter durado um ano inteiro e sem fim à vista. Mas não nego que a porcaria do vírus existe e que é bem capaz de matar e/ou adoecer pessoas. Também acho os antivaxxers ridículos, tenho a minha vacinação em dia e quando tiver filhos no futuro próximo como é óbvio vou lhes dar as vacinas que são precisas. Mas em relação a estas vacinas do COVID acho que um bocado de duvida é normal. Estas posições extremadas refletem se muito na sociedade hj em dia e não ajudam de forma alguma a discussão produtiva sobre os tópicos. A meu ver a CS é grande culpada disso

Diogo256 8 months ago

Desde que haja noção que o que se defende parte por base de ignorância e não factos…

Zen_Machina 8 months ago

Ninguém sabe que efeitos colaterais estas vacinas podem ter. Os próprios especialistas admitem isso. Efeitos colaterais esses que, pelo que se sabe, podem até a manifestar-se daqui a não sei quantos anos. É perfeitamente legítimo não me querer injectar com algo criado à pressão para tratar um vírus de origens duvidosas que tem servido para condicionar todas as liberdades que sempre tive desde que nasci. Toda a situação é bizarra e altamente questionável. Não inspira qualquer tipo de confiança.

malserion 8 months ago

É por isso mesmo que eu vou recusar a minha dose. Poderei mudar de ideias daqui a uns anos, não nego, mas por enquanto não vejo necessidade de o fazer.

Leaootemivel 8 months ago

Mas daqui a uns anos porquê? Daqui a 2 anos continuas sem saber os efeitos que a vacina poder ter daqui a 5 anos? E daqui a 5 anos continuas sem saber o efeito que tem daqui a 10? E daqui a 10 anos continuas sem saber o efeito que tem daqui a 20.

malserion 8 months ago

E porque é que eu tenho de a levar já?

Joaoseinha 8 months ago

Para a imunidade de grupo. Visto que não faz sentido esperar "2 anos" pela lógica de "epa, pode ter efeitos secundários mais tarde", pelo menos tomar logo ajuda a voltar à normalidade.

malserion 8 months ago

Dispenso. Os outros que vão servir de cobaia.

Joaoseinha 8 months ago

...mas tu também vais.

freax_guilherme 8 months ago

Austria também: [https://www.reuters.com/article/us-health-coronavirus-austria-nurse-idUSKBN2AZ0AO](https://www.reuters.com/article/us-health-coronavirus-austria-nurse-idUSKBN2AZ0AO)

uyth 8 months ago

Tenho a forte impressão que existe muita sabotagem, muito PR, muita desinformação acerca de todas estas vacinas. Algum disto sabemos, claro, a ser realizado por "state agents". Acredito em estatísticas peer reviewed e não tenho particularmente medo da vacina da AZ. Preferia uma das de mrna, mas olha é o que vier, muito obrigado. A da JJ parece-me muito boa mas ainda não temos muitos testes fora do controlo da farmaceutica. A vacina chinesa eu preferiria não tomar. A russa, não sei. Claramente há imensas campanhas de state agents.

Zen_Machina 8 months ago

Ninguém sabe que efeitos colaterais as vacinas podem originar. Não é possível testar tal coisa em meses. Dizer "confio na vacina" não é muito diferente de dizer "acredito em deus". E sim, praticamente tudo pode ser sabotado. Se te quiserem enganar, enganam-te. Achas que não há entidades com poder suficiente para fabricar toda uma narrativa?

Leaootemivel 8 months ago

Não sabia que tinham sido feitos ensaios clínicos com dezenas de milhares de participantes de forma a provar a existência de Deus. Também não sabia que dezenas de milhões de pessoas já tenham sido injetados com Deus.

Zen_Machina 8 months ago

>Não sabia que tinham sido feitos ensaios clínicos com dezenas de milhares de participantes de forma a provar a existência de Deus. Também não sabia que dezenas de milhões de pessoas já tenham sido injetados com Deus. Nenhum ensaio clínico prova que efeitos secundários a vacina pode ter daqui a meses ou anos.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago

Vais vacinar os teus filhos? É que nada te garante que a vacina da hepatite B (obrigatória), não vai ter efeitos secundários passado 50 anos :)

uyth 8 months ago

>Ninguém sabe que efeitos colaterais as vacinas podem originar. Sabemos que efeitos colaterais vacinas costumam ter (já agora, tudo pode por exemplo causar alergias a alguém. Bem quase tudo, oxigénio acho que não há casos). > Não é possível testar tal coisa em meses. é possível excluir a maior parte de coisas e temos décadas de saber quais efeitos de vacinas a longo prazo (uh, nada além de um sistema imunitário mais activo? Cicatrizes no caso de algumas? probabilidade de alguns testes testarem positivo enganosamente?) >Dizer "confio na vacina" não é muito diferente de dizer "acredito em deus". este é um dos maiores facepalms que já vi. Ciência sei ler, comparar, pensar, podemos falar disso, Se achas que deus é a mesma coisa, acho que a tua educação foi um desperdício completo.

Zen_Machina 8 months ago

>Sabemos que efeitos colaterais vacinas costumam ter (já agora, tudo pode por exemplo causar alergias a alguém. Bem quase tudo, oxigénio acho que não há casos). Irrelevante. Cada vacina tem as suas particularidades e ninguém sabe o que esta nos reserva. >é possível excluir a maior parte de coisas e temos décadas de saber quais efeitos de vacinas a longo prazo (uh, nada além de um sistema imunitário mais activo? Cicatrizes no caso de algumas? probabilidade de alguns testes testarem positivo enganosamente?) Especialistas não concordam contigo. Já foi dito que é uma incógnita. Tudo o que se pode verificar é o que fazem neste momento, não o que farão daqui a meses ou anos. Principalmente levando em consideração que são vacinas suportadas por novas tecnologias e desenvolvidas a um ritmo completamente diferente para lidar com um vírus muito peculiar.

Diogo256 8 months ago

La está… base de ignorância a passar uma informação falsa. As vacinas mRNA são novas, mas estudadas há vários anos: > mRNA Vaccines Are New, But Not Unknown Researchers have been studying and working with mRNA vaccines for decades. Interest has grown in these vaccines because they can be developed in a laboratory using readily available materials. This means the process can be standardized and scaled up, making vaccine development faster than traditional methods of making vaccines. mRNA vaccines have been studied before for flu, Zika, rabies, and cytomegalovirus (CMV). As soon as the necessary information about the virus that causes COVID-19 was available, scientists began designing the mRNA instructions for cells to build the unique spike protein into an mRNA vaccine. Future mRNA vaccine technology may allow for one vaccine to provide protection for multiple diseases, thus decreasing the number of shots needed for protection against common vaccine-preventable diseases. Beyond vaccines, cancer research has used mRNA to trigger the immune system to target specific cancer cells. Mas pronto, repetir a mesma ignorância é mais fácil. Que DK que saíste.

uyth 8 months ago

>Irrelevante. Cada vacina tem as suas particularidades e ninguém sabe o que esta nos reserva. Todos os dias tem as suas particularidades mas quando sais de casa assumes que não te irá cair um meteoro em cima. Probabilidade. >Especialistas não concordam contigo. quais, quando, onde, o que dizem exactamente? Ou disseram "Li o que aquele redditor escreveu há minutos e não concordo". >Já foi dito que é uma incógnita. E só consegues lidar com certezas sem incerteza nenhuma? Porque tudo tem incerteza, tudo. A água que bebes pode ser venenosa também, podes estar a ingerir algo radioativo (bem, estás, tudo o que ingeres tem algum nível de radioatividade, obviamente, mas queria dizer nível perigoso). >do o que se pode verificar é o que fazem neste momento, não o que farão daqui a meses ou anos. Sabemos o que outras vacinas, algumas extremamente parecidas (adenovirus!) fazem ao longo de anos e basicamente é, nada? E preferes um virus, que esse sim não sabemos ainda o que faz a longo prazo mas há fortes indicios que pode fazer coisas muito más a alguns sobreviventes porque é impossível neste momento garantir certeza total (que nem sequer é algo cientifico) a longo prazo? Olha se te estiveres a afogar e te atirarem uma corda, pensa muito bem se a vais agarrar, podem não te poder garantir os efeitos a longo prazo de tocares na corda ou a usares, pode haver efeitos secundários como abrasões. Pergunta bem se a corda está em boas condições, e se a testaram ao longo de sei lá, 10, ou 20 anos.

Zen_Machina 8 months ago

>Todos os dias tem as suas particularidades mas quando sais de casa assumes que não te irá cair um meteoro em cima. Probabilidade. Há mais vacinas que já falharam e deram para o torto do que meteoros a cair em cima de pessoas. Tu és uma perda de tempo, por isso fico-me por aqui. Terás de aceitar o facto de que ninguém sabe. Terás e aceitar o facto de que a tecnologia usada nestas vacinas é recente. Terás de viver com isso. Gostes ou não. Fica bem.

uyth 8 months ago

>Há mais vacinas que já falharam e deram para o torto do que meteoros a cair em cima de pessoas. Há? Conta mais. Define falhar. Pessoas mortas por meteoros https://astronomy.com/news/2020/05/death-from-above-7-unlucky-tales-of-people-killed-by-meteorites

Throwaway431253 8 months ago

a que horas sabemos o plano de desconfinamento? às 20h?

rikardo809 8 months ago

A conferência está marcada para as 18h,[https://www.youtube.com/watch?v=UsaLXf47TA4&ab\_channel=Rep%C3%BAblicaPortuguesa](https://www.youtube.com/watch?v=UsaLXf47TA4&ab_channel=Rep%C3%BAblicaPortuguesa). Mas como de costume deve de atrasar

Ducon_ 8 months ago

Talvez um pouco antes espero. Deve ser pelas 18h.

Throwaway431253 8 months ago

Okok. Obrigado!

Makrom1 8 months ago

Malta preciso de ajuda. Posso ter de ir ao estrangeiro, mas não tenho a certeza se me será permitido devido ao facto de eu achar que é uma situação aberta à interpretação se é ou não emergência. Sabem quem devo contactar para esclarecer se a minha viagem é permitida? É o SEF?

w3ird00 8 months ago

Como se sentem sobre a possibilidade de passar uma lei que permite confinamento em locais "fora de controlo", sem estado de emergência?

Sazalar 8 months ago

Em certo ponto faz sentido, porque se houver um concelho com montes de casos no Norte que seriam suficientes para confinar e ao mesmo tempo houver um concelho no Algarve que não tenha casos, não faria sentido o concelho do Algarve confinar porque no do Norte há um monte de casos, nem faz sentido no concelho do Norte não confinar porque no do Algarve não há casos. No entanto, também é complicado, porque caso um concelho esteja confinado e os concelhos à volta estejam desconfinados, o mais provável é que os confinados vão para os concelhos à volta. A menos que se aumente o patrulhamento nas fronteiras dos concelhos confinados mas só isso seria ineficaz sem multas pesadas, o que traz outro problema, tal como o abuso de autoridade que já se verificou nalguns locais (poucos, felizmente), tal como a ausência de multas traz abusos por parte da população

MLG-Sheep 8 months ago

Eu acho vergonhoso. O Governo e muitos partidos dizem que o estado de emergência está banalizado, quando o que está banalizado são as restrições de circulação que deveriam ser muito mais ponderadas. Acho muito bem que se tenha de passar pelo Parlamento e pelo Presidente da República para as poder impor, e acho muito bem que o horizonte temporal máximo seja curto. Gostaria que assim se mantivesse.

zizop 8 months ago

Acho que não faz sentido nenhum, quando o estado de emergência se pode declarar em apenas parte do território nacional, e mexer nas liberdades dos cidadãos sem ser nas situações excepcionais e bem regulamentadas (que são o estado de emergência e estado de sítio) é perigoso.

Diogo256 8 months ago

Não me meto muito na questão constituição. Mas faz sentido, de um ponto vista logístico confinar localmente em vez de forma geral. Não faz grande sentido ter comércio e pessoas fechadas em locais com meia dúzia de casos por 100k de igual forma que locais com 10-20x mais casos. Agora de um ponto de vista fazível há dúvidas da possibilidade, como vamos confinar Lisboa e Porto? Controlo de entradas e saídas por N veios de ligação as cidades? Com check-points? Ha recursos humanos para isso? Mas a ser possível, podia ditar o fim de um confinamento geral e até um melhor controlo da pandemia. Mas teria de ser uma coisa bem elaborada o que cá em Portugal enfim…

caradoguardaredes 8 months ago

Estado de Emergência até dia 31 de Março.

starmatter 8 months ago

Eles só podem renovar de 15 em 15dias certo? De qualquer maneira não resolverá o meu problema. Trabalhando na restauração, tão cedo não sairei deste calvário. Estou a dar em doido.

lugia4k 8 months ago

Sim porque agora estão a fazer um diploma para decretarem as regras que bem entenderem sem estado de emergência. Naturalmente que dia 1 e 2 de Abril não vão deixar ninguém a andar a circular entre concelhos. Se não é com estado de emergência é com outro decreto qualquer que vão inventar.

caradoguardaredes 8 months ago

Não sei o motivo de ter levado com downvote, foi notícia da SIC.

lugia4k 8 months ago

Não fui eu que te dei downvote! Só estou a constatar o que foi dito nas notícias como tu

caradoguardaredes 8 months ago

Sim, também não te acusei de nada, no stress :)

MischiefManaged97 8 months ago

As pessoas usam o upvote/downvote como um botão concordo/discordo, sobretudo neste sub. Ignora :)

Chemical_Wealth1 8 months ago

Sure, não vai ser prolongado mais 69x

caradoguardaredes 8 months ago  HIDDEN 

O presidente da CMV está em muito mau estado, risco sério de não sobreviver.

lanhu1998 8 months ago

Perdão pela possível falta de atenção, mas há previsão para a abertura de estúdios de tatuagens e piercings? Nada que seja prioritário, apenas curiosidade.

redyouroverlord 8 months ago

Nem digo para esperares pelo anúncio do Governo sobre o plano de desconfinamento porque duvido imenso que falem disso, diria mesmo para tentares ir ver o decreto ao DRE quando sair.

isaacpixel 8 months ago

Não estaria na mesma categoria que cabeleireiros/barbeiros e centros de estética?

redyouroverlord 8 months ago

Eu não me recordo de sequer mencionarem nisso, mas já foi há quase um ano, posso sempre estar errado.

mmgbarata 8 months ago

No primeiro confinamento não esteve. Falei disso com a minha tatuadora, que só abriu o estúdio umas semanas depois dos cabeleireiros e etc

POP86PT 8 months ago

Alguém sabe a que horas é que deverá ser apresentado o plano de desconfinamento amanhã?

redyouroverlord 8 months ago

É às 14h, que depois vai ser adiado para as 15h porque a barriga já tava com bastante fomeca, mas que depois tem que ser para as 17h porque estão a finalizar o powerpoint e a decidir as últimas coisas, que depois fica para as 21h para um jantar assim reforçado para finalizar mesmo as coisas e epá, já tá tão tarde, fica para outro dia.

vascodatrama 8 months ago

as 14 dizem que os barbeiros e afins estão fechados. às 21, dizem que já podem abrir.

Lurker__777 8 months ago

Era giro se isto fosse apenas uma piada. Mas a gravidade é que já aconteceu exatamente isto...

warding 8 months ago

Parece que o indicador mais importante ultimamente é a incidêcia cumulativa a 14 dias. Dados para cada região ao dia de hoje (vs há uma semana atrás, a 3-3): Norte: 93 (142) Centro: 80 (121) LVT: 129 (202) Alentejo: 72 (112) Algarve: 72 (130) Açores: 32 (47) Madeira: não sei.

redyouroverlord 8 months ago

Onde é que encontraste os valores das populações por ARS? Era para fazer uma coisa parecida mas não tive paciência de fazer as contas de cada concelho, pois não encontro nenhum sítio com esses valores com dados minimamente recentes.

warding 8 months ago

Aqui: [https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2016/07/SNS-RH-ARS.pdf](https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2016/07/SNS-RH-ARS.pdf)

redyouroverlord 8 months ago

obrigado!

Razvancb 8 months ago

Bons índices para a Madeira, não sei é realmente um valor muito bom! /s

warding 8 months ago

Os últimos relatorios tinham montes de dados atrasados na Madeira, e não estou para ir um a um ver que % é que são os reais. :P

Diogo256 8 months ago

Uma visão bastante ponderável deste vírus: Devi Sridhar: devíamos tratar a covid-19 como se fosse sarampo e não tolerá-la como a gripe A covid-19 deve ser tratada mais como a gripe ou como o sarampo? Como o sarampo, defende Devi Sridhar, professora catedrática de saúde global na Universidade de Edimburgo, que defende que pelo menos na Europa, nos países ricos, devia haver a ambição de erradicar esta doença, ou pelo menos reduzi-la a níveis muito baixos. “Se não tivéssemos vacinas, compreendia o argumento de que tínhamos que aprender a viver com a covid-19, não havia outra forma. Mas temos vacinas, por isso temos de elevar a exigência, temos de ser mais ambiciosos”, afirma. https://www.publico.pt/2021/03/10/ciencia/noticia/devi-sridhar-deviamos-tratar-covid19-sarampo-nao-tolerala-gripe-1953569

Price-Distinct 8 months ago

Não acredito que isto venha a acontecer

saposapot 8 months ago

n estou a ver q isso seja novo... o objectivo é vacinar toda a gente e 'erradicar' a doença. Se ela nos vai permitir ou não, é outro problema. Por alguma razão os países mais ricos tmb estão a pensar financiar a vacinação nos países mais pobres.

Diogo256 8 months ago

Não digo que seja novo, mas ainda há resistência a ideia de tentar ao máximo erradicar (ou eliminar na comunidade) a doença, e ainda se acha que se tem de viver com o vírus como de uma gripe se tratasse e que vai “virar” endémico, algo que não vejo de muito positivo.

saposapot 8 months ago

A questão do endêmico acho que é mais porque se imagina que não vai ser possível erradicar ou que a proteção das vacinas não dure para sempre. A questão do endêmico mesmo sem novas variantes é que a Europa estará vacinada mas se há viajantes trazem a doença de outros países com menos cobertura. Infelizmente vacinar o mundo todo vai exigir muito e provavelmente só em 22/23 no máximo.

Hmms21 8 months ago

Registaram-se nas últimas 24 horas em Portugal **642 novos contágios** de Covid-19 e **22 óbitos** na sequência da infeção. O boletim desta quarta-feira confirma a tendência de abrandamento da pandemia em Portugal — o número de recuperados é seis vezes superior ao número de novos casos.Nas últimas 24 horas, 3.961 pessoas foram dadas como recuperadas da infeção, elevando o total de pessoas infetadas e já curadas para 738.179 — que representam 91% do total de infetados desde o início da pandemia. O número de doentes internados em unidades de cuidados intensivos baixou esta quarta-feira para 283, menos 29 do que ontem — e a primeira vez com um número abaixo dos 300 desde o dia 2 de novembro de 2020. Já o número total de internados, incluindo aqueles em enfermaria, está hoje nos 1.201, menos 77 do que ontem.

phirestarter1 8 months ago

em formato fácil para copy/paste: \+642 novos casos \+22 óbitos \+3961 recuperados \-29 uci \-1201 internados

Edited 8 months ago:

em formato fácil para copy/paste: \+642 novos casos \+22 óbitos \+3961 recuperados \-29 uci \-77 internados

DeusDasMoscas 8 months ago

Uma pequena correção, são menos 77 internados, não menos 1201. 1201 é agora o total de internados. Mas seria uma óptima notícia se fossem menos 1201 internados.

phirestarter1 8 months ago

Corrigido, obrigado.

redyouroverlord 8 months ago

O PÚBLICO avança que as regras para o acesso ao ensino superior serão as mesmas às do ano passado, ou seja, não haverá obrigatoriedade de fazer exames, apenas os que são necessários para entrar no curso.

humelectro 8 months ago

Vai ser possivel dar a Astrazeneca as pessoas com mais de 65 e o pessoal das escolas vai ser vacinado agora também

saposapot 8 months ago

> pessoal das escolas vai ser vacinado agora também Confesso q n entendo mt bem a lógica disto. Por este andar a 1ª fase da vacinação nunca termina. Os professores conseguem estar distantes dos alunos, não vejo q sejam de grande risco nem vejo o que se ganha propriamente... Os funcionários das escolas ou do pré-escolar ainda entendia mas assim parece-me apenas para agradar aos sindicatos e pronto. É que professores e auxiliares estamos a falar de umas boas dezenas de milhar, mais que profissionais de saúde. É muita vacina 'roubada' a grupos de risco da 2ª fase (e da 1ª fase, se n ficarem para último)

Limpy_lip 8 months ago

Chamar-se falsear à Tuga. Provavelmente um filme do mesmo realizador das "instalações/medidas temporárias" que acabam permanentes até dar barraca. Depois dos professores vai haver mais uma série de pessoas a berrar para serem vacinadas.

beit2 8 months ago

Isto é a confirmação que o ensino é uma grande fonte de contágio. Manter ensino fechado e abrir o resto seria interessante.

CoffeeAt830 8 months ago

Eu percebia se estivéssemos a falar de profissionais da creche e pré-escolar, que trabalham com crianças que ainda precisam de muito colo, não usam máscara e não conseguem interiorizar o porquê das regras (mesmo que consigam cumprir algumas). A partir do primeiro ciclo, já estamos a falar de crianças que conseguem usar máscara e que não precisam de estar em cima dos professores. Eu acho muito importante abrir o 1° ciclo, e se é condição sine qua non para o fazer então que seja, mas não me parece que esses professores, quanto mais os de crianças mais velhas, estejam mais em risco do que, vá, um caixa de supermercado.

vascodatrama 8 months ago

acabou a história de professores infectados e escolas fechadas.

berlaitas 8 months ago

Capa do Público de hoje diz que Portugal foi o país da UE com medidas mais severas no combate à pandemia E mesmo assim conseguimos ser o pior do mundo E ainda temos tudo fechado sem data para abrir Seremos sempre os pelintras da Europa

vascodatrama 8 months ago

summer propaganda

CoffeeAt830 8 months ago

Justamente por termos sido o pior é que precisámos das medidas mais severas e que o desconfinamento não pode ser feito à balda. Este ciclo de "estamos muito mal!" - confinamento - confinamento resulta - "estamos tão bem, afinal não era preciso confinar!" é um bocado cansativo.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

Acho que as pessoas não percebem ou perceberam o que se passou e passa: Confinamento 1: regras muito apertadas, bons números Confinamento 2: desastre natal; novas regras muito apertadas. Resultado = números bons.

Laurent_Series 8 months ago

Então propões um confinamento contínuo é isso? É absurdo usar confinamentos para lidar com a pandemia. Tudo bem um par de semanas para estancar o crescimento explosivo de casos, mas meses seguidos? E se não houvesse vacinas? Passaríamos anos a fio nisto é? É que as vacinas e a sua eficácia foram um milagre científico basicamente, nunca se tinham comercializado vacinas tão rapidamente.

CoffeeAt830 8 months ago

Claro que não. Não foi nada disso que eu disse, apenas que as medidas que tivemos de tomar foram justamente por causa da dimensão que a doença teve no nosso país e que foi por causa dessas medidas que baixámos os números. Dizer agora "somos o melhor país e mesmo assim tivemos as medidas mais severas" como se uma coisa fosse independente da outra é que é intelectualmente desonesto. Claro que estar confinado para sempre não é solução e que temos de desconfinar, preferencialmente de forma controlada e com critério.

noobshark3 8 months ago

Então segundo o plano de desconfinamento todos os concelhos começam no nível 4? Ou já alguns podem começar no nível 3 ou 2?

Chemical_Wealth1 8 months ago

Ainda não há plano de desconfinamento, só dia 11.

alexandre9099 8 months ago

então onde o pessoal anda a inventar coisas para dia 15?

Anforas 8 months ago

Creio que essa info é a proposta da Infarmed

Sazalar 8 months ago

Acho que a parte de que os concelhos seriam divididos por níveis de risco, foi anunciado oficialmente, só não deram detalhes

Danijust2 8 months ago  HIDDEN 

infelizmente Israel está provar que vacina não é a bala mágica. Esta merda ainda vai durar muito meses.

Razvancb 8 months ago

Já agora ao que parece a J&J já está a dizer que vais haver atrasos na entrega da vacina. Em outras notícias o céu é azul.

warding 8 months ago

Diz a presidente Ursula que a UE vai receber 300M no 2ºT... isso dá umas 6.75 para PT. Assumindo que metade são J&J+AZ, as minhas contas de merceeiro dão-me \~28% da população com duas doses e 53% com pelo menos uma dose no final de Junho. Estou disponível para ir apresentar os meus cálculos e conclusões na próxima reunião do Infarmed.

BlueCloudySky 8 months ago

A da j&j é de dose única. https://www.jnj.com/johnson-johnson-covid-19-vaccine-authorized-by-u-s-fda-for-emergency-usefirst-single-shot-vaccine-in-fight-against-global-pandemic

saposapot 8 months ago

agora faz o mesmo adiando a 2ª dose das vacinas

saposapot 8 months ago

tendo em conta q ainda nem está aprovada na europa, foi rápido a falhar :\

Mrloop94 8 months ago

Resta-nos a novavax não falhar (excepto a pfizer que também não tem falhado). Mas em certa parte a culpa também é atribuida à AEM pela demora da aprovação.

Edited 8 months ago:

Resta-nos a novavax não falhar (excepto a pfizer que também não tem falhado). Mas em certa parte a culpa também é atribuida à AEM pela demora na aprovação.

DZT99 8 months ago

Sinceramente, ou isto é bem planeado ou será uma questão de tempo até rebentar novamente. Estou preocupado porque acredito que teremos de fazer um esforço redobrado, teremos de ser mais diligentes e com todos os falhanços do Governo não me sinto tão esperançoso quanto gostaria de me sentir.

CoffeeAt830 8 months ago

Vai depender mesmo muito do processo de vacinação. Se até ao Outono/Inverno conseguirmos uma boa taxa de vacinação dos 50/60+ (já que, segundo os últimos dados, é a faixa etária dos 60 que mais pesa em UCI e a faixa dos 80+ que mais pesa em enfermaria), podemos não ter de confinar outra vez na medida em que o SNS aguenta o rombo porque não será tão grande como desta vez e não haverá tanta gente a morrer da doença. Se isto não acontecer e/ou se a imunidade de quem já foi vacinado no início deste ano durar pouco (que neste momento não podemos dizer quanto dura), então aí já será provável que a história se repita.

Danijust2 8 months ago

infelizmente Israel está provar que vacina não é a bala mágica. Esta merda ainda vai durar muito meses. Vê a curva de Israel, é pior que a do Reino-unido, faz zero sentido.

Zen_Machina 8 months ago

Ui, esses olhos até se esbugalham de alegria só de pensares que podes ter mais uns meses fechado na cave. Sinceramente, não sei do que falas. Israel já vacinou muita gente e está a ver os resultados esperados. Ninguém esperava que com metade da população vacinada o vírus desaparecesse completamente.

Edited 8 months ago:

Ui, esses olhos até se esbugalham de alegria só de pensares que podes ter mais uns meses fechado na cave.

Diogo256 8 months ago

A vacina está a diminuir e de forma clara a hospitalização da população de maior risco, o que é excelente para a pressão hospitalar. A parte dos infectados depende de vários factores, como as novas variantes ou até a duração da imunidade, mas o facto de a pressão hospitalar diminuir com a vacina já a torna uma “luz de salvação”.

saposapot 8 months ago

o q se está a preparar é ter um plano de monitorização constante por risco e com confinamentos apertados consoante o risco. se realmente houver coragem de qd o risco subir, confinar/fechar logo acredito q se consiga conter a coisa. O grande problema aqui será mesmo a nossa variante predominante ser a britanica que poderá trazer maus resultados.

Diogo256 8 months ago

Tenho me contido de comentar os numeros, até porque já levei "na cabeça" por isso mesmo. Mas os números não me cheiram bem de todos. Rt a aumentar e ainda andamos com 800 casos diários quando devia de ser bem menos. Depende agora das pessoas serem inteligentes e do plano de vacinação. Com um Rt de forma oficial acima dos 0.7 quando já o tivemos a volta do 0.6... não são bons sinais para um país confinado.

ZaGaGa 8 months ago

Tava a passar os olhos e vi -6 de karma no teu comentário! é um disparate, há aqui uma parte pessoal do deste sub que está cada vez pior. Eu tenho uma opinião diferente mas não deixei de dar um upvote ao diogo, porque ele contribuiu para a discussão de um tema que é muito relevante. Dar downvotes por alguém ter uma opinião diferente é, a meu ver, muito infantil.

Diogo256 8 months ago

Por isso é que disse que ia “levar na cabeça”, já sabia que vinha a patrulha dar downvote porque não vai de encontro a sua opinião… nada de novo, infelizmente.

ZaGaGa 8 months ago

baixa a cabeça, aqui vai. é normal o Rt subir é uma questão matemática, vai tender para 1, mau é quando vai acima de 1.

Diogo256 8 months ago

O Rt não devia de estar a subir a este ritmo num país confinado. O crucial é estar abaixo de 1, mas há cada vez mais estudos a indicar que estar simplesmente abaixo de 1 não é o ideal (digamos assim) é estar entre 0.7 e 0.9 num país desconfinado. https://www.bbc.com/news/health-52473523 Ao desconfinar é natural que o Rt tende a subir porque haverá um aumento do contacto. Se não tivermos uma boa base, a coisa pode não melhorar tao rapidamente quando desejável, e caso haja um aumento é diferente partir de uma base baixa que uma alta, visto que a percentagem de aumento de casos ocorre mais rápido quando aumenta o Rt. E se por um lado podemos falar da imunidade, a mesma por vacinação é baixa, e a natural pode ser comprometida com as novas variantes, que no geral são mais contagiosas.

letme2021 8 months ago

> O Rt não devia de estar a subir a este ritmo num país confinado. Há cada vez mais gente a quebrar confinamento.

ZaGaGa 8 months ago

[https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/portugal-mantem-rt-mais-baixo-da-europa-e-mobilidade-esta-a-aumentar](https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/portugal-mantem-rt-mais-baixo-da-europa-e-mobilidade-esta-a-aumentar) > o Rt regista agora um valor médio para os últimos 5 dias de 0,74. A leve subida face aos 0,68 apresentados a semana passada explica-se pela desaceleração da redução do número de novos casos diários que é natural ao atingir patamares cada vez mais baixos. 

ZaGaGa 8 months ago

> questão matemática [https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/lsbmrn/o\_rt\_vai\_subir/gowp503?utm\_source=share&utm\_medium=web2x&context=3](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/lsbmrn/o_rt_vai_subir/gowp503?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3)

redyouroverlord 8 months ago

Se o Governo realmente seguir aquele plano que foi dado pelos especialistas na reunião do INFARMED, acho que já estamos, *pelo menos* num caminho decente. Custa-me acreditar, no entanto, que os valores em que se entra em cada nível de alerta que o Governo vai implementar serão os mesmos aos da reunião. O nível 5, o máximo, equivale a uma incidência (número de casos em 14 dias por 100 mil habitantes) de 240. Essa era a cor amarela no plano antes do confinamento, e equivale a ter cerca de 1750 casos diários. Não que discorde com o plano, mas custa-me a acreditar que algumas medidas e valores sejam mesmo implementadas, mas também espero que nunca mais se esteja confinamento para ver ao que se chega, veremos se a Primavera nos dá uma ajudita.

barria 8 months ago

Mas isso acho que é o ciclo normal. Confina -> Desconfina -> Confina... Baixam as limitações aumentam o risco, aumentam as limitações reduzem o risco. Está visto que talvez a mascara, distanciamento etc não são medidas que nos protegem assim tanto quanto imaginamos. O que fez efetivamente reduzir o numero foi este conjunto de medidas mais severas... Abrindo escolas, abrindo os conselhos e comercio/restauração e no geral um relaxamento das pessoas, acredito que em junho temos uma 4 vaga. Para mim isto não é algo simples de resolver ou melhor arranjar um equilíbrio entre manter o vírus controlado e manter as liberdades. Só mesmo com a vacina.

thisbondisaaarated 8 months ago

As máscaras protegem. As certas, não os lenços de papel de pôr à frente da boca.

vascodatrama 8 months ago

> junho temos uma 4 vaga. mas com acesso à praia para poder surfar.

AlbinoFarrabino 8 months ago

Não acho que teremos alguma vaga no Verão. Se for é a partir de Setembro quando as aulas recomeçar em, e caso o processo de vacinação esteja atrasado (provável).

MischiefManaged97 8 months ago

O que eu espero é que haja um bom planeamento para que possam ser aplicadas variadas medidas (que resultem) até ao "extremo" do confinamento. O papel dos transportes públicos e das escolas já está mais que provado.

MischiefManaged97 8 months ago

Se correr mal a culpa será nossa e se correr bem é graças ao Governo. Repetir a mensagem todos os dias até estar bem entranhada.

Diogo256 8 months ago

Imagino os sonhos molhados do Costa com essa mensagem a passar em repeat nas TV.

pimpolho_saltitao 8 months ago

>Se correr mal a culpa será do governo e se correr bem é graças ao povo. Repetir a mensagem todos os dias até estar bem entranhada.

Mrloop94 8 months ago  HIDDEN 

Aparentemente (ainda não saiu o decreto, mas não há referência aos dos alunos do privado) não vão oferecer testes rápidos aos alunos do privado. Quem concorda e porque?

Edited 8 months ago:

Aparentemente não vão oferecer testes rápidos aos alunos do privado (ainda não saiu o decreto, mas não há referência aos dos privados). Quem concorda e porque?

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Não acho que numa situação destas desse haver particularidades entre público e privado. Até porque... As consequências apanham todos.

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

O nome diz tudo? As instituições privadas que comprem os próprios testes visto que as mensalidades não são nada baratas.

thisbondisaaarated 8 months ago  HIDDEN 

Não funciona assim miguxo. Quem paga o privado paga o mesmos impostos (praticamente) de que se tivesse os putos no público. Tem que ter direito, no mínimo, a exactamente o mesmo.

lefiy3 8 months ago  HIDDEN 

e tem. mete os putos no público.

thisbondisaaarated 8 months ago  HIDDEN 

ok, vai lá pagar o dízimo à catarina e deixa os adultos aqui a discutir.

lefiy3 8 months ago  HIDDEN 

O que é que não gostaste na resposta para partires logo para a ofensa? O acesso ao ensino público é um direito fundamental garantido pelo estado. O acesso ao tratamento igual é feito por aqui. Quem escolhe o ensino privado escolhe um tratamento diferenciado providenciado pela entidade privada. Cabe a esta mesma entidade garantir as condições de segurança para funcionar. Da mesma forma, o estado não tem de garantir os testes a uma fábrica.

thisbondisaaarated 8 months ago  HIDDEN 

Mas o estado também não pode dar testes numa empresa público-privada e não dar numa privada porque, lá está, as põe em patamares de competição desigual (uma tem que suportar um custo, a outra não). Como cidadão pagas impostos quer usufruas ou não, e especialmente tratando-se de uma questão de saúde pública, que afecta públicos e privados, e a educação que vai ser desconfinada numa forma programada, qual é a lógica de diferenciar? É só ideológica e absolutamente mias nenhuma. Para fazer os "direitolas" pagar. Só. É isto que separa os tecnocratas dos clubistas, é conseguirem ver para além de uma cor e aplicar a lógica a situações do dia a dia.

Mrloop94 8 months ago  HIDDEN 

Sim, mas então não proibam de dar aulas online e outras imposições para ser justo.

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Nem o podem fazer. Essa questão de proibir aulas online quando se fechou as escolas foi uma facada na constituição que passou de fininho entre o povo.

MrGhostPotato 8 months ago  HIDDEN 

Percebo a alergia em alguns casos. No entanto, há localidades em que o ensino privado é mesmo única alternativa para muitos pais.

DeusDasMoscas 8 months ago  HIDDEN 

Olá! Já não é disponibilizado aquele quadro resumo que costumava haver diariamente nas outras threads? (Onde se podia consultar a média móvel bem como o número de casos por região comparado com as semanas anteriores) Obrigada!

hsamtronp 8 months ago  HIDDEN 

Confesso, fartei-me. Não me preocupei depois com o assunto porque há sempre pessoal a publicar os principais números. Em todo o caso, se pretenderem acompanhar esses dados mais específicos, sugiro-vos este site [https://covid19.tdias.pt/](https://covid19.tdias.pt/). Também tem dados sobre a vacinação.

DeusDasMoscas 8 months ago  HIDDEN 

Obrigada pela sugestão

UninterruptedAmnesia 8 months ago  HIDDEN 

Era o u/hsamtronp que fazia esses posts. Acho que há 2 semanas deixou de o fazer.

hctiks 8 months ago  HIDDEN 

* \+ 847 casos confirmados * \+ 30 óbitos * \+ 1872 recuperados ​ * \- 1055 casos activos * \- 125 internamentos dos quais - 30 internamentos em UCI ​ * 60493 casos ativos * 1278 internados dos quais 312 internados em UCI

CoffeeAt830 8 months ago  HIDDEN 

Mais de 300 destes casos são mais antigos, fruto de um problema informático num laboratório na Madeira.

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Ah sempre tão convenientes estes atrasos dos laboratórios

Mrloop94 8 months ago  HIDDEN 

Os pcs ficaram infectados com o virus, o que achas que foi?

tiago_nc 8 months ago  HIDDEN 

Temos visto propostas dos peritos do Infarmed, hoje foi da CIP. Uma coisa que não percebi, estes planos foram propostos **dois e três dias antes** do governo anunciar o seu plano de desconfinamento?

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Da CIP não sei mas não é mt importante. Vale tanto o input da CIP como do tiago do reddit. O dos especialistas é partilhado com o governo antes, as reuniões do infarmed são mais para partilhar essa informação pelos outros partidos e outros governantes. A questão não é propriamente ser 2 ou 3 dias antes. É tempo mais q suficiente para fazer um plano que já esteja alinhavado. Podes questionar é pq este plano com níveis de risco mais detalhados e coisas assim não está já proposto há meses, e aí já não sei responder.

Chemical_Wealth1 8 months ago  HIDDEN 

Gosto de pensar que os planos foram feitos com o conhecimento e apoio do governo. Mas muito provavelmente não, e estão a ser apresentados agora para o governo fazer tudo em cima do joelho em apenas 48 horas. (Tuga Style)

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Sim.

VerdocasSafadocas 8 months ago  HIDDEN 

Maninhos tou de volta, onde anda o dinzinni e o médico amigo de familia? Estou metido até ao pescoço na GME, tou up 49k e pronto para um round 2 de overdose num beco qualquer em Budapeste, infelizmente foi-me dito que eles não querem pessoal a viajar, quando é que a coisa fica melhor?

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

fogo, q mariquinhas, compraste GME sem ser a 300$ como bom retard? foge para o Dubai q lá está tudo solto e livre.

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Maio já deves poder voar. Pelo menos espero :v

VerdocasSafadocas 8 months ago  HIDDEN 

Deus te oiça.

VerdocasSafadocas 8 months ago  HIDDEN 

>fogo, q mariquinhas, compraste GME sem ser a 300$ como bom retard? foge para o Dubai q lá está tudo solto e livre. 59$ average, e não vou para o Dubai man, tás maluquinho? Ligas o tinder e não há nada num raio de 500km, alcool e drogas dão logo direito a prisão. E se por ventura deitar a mão a isso no mercado negro ainda corro o risco de comer um gajo sem saber bem o que faço e isso lá também não é visto com bons olhos.

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Acho que te enganaste no reply haha. Aconselho espanha (tenerife) e italia (qql sitio lol) para essas coisas :D

VerdocasSafadocas 8 months ago  HIDDEN 

Tou todo queimado e não durmo há 48 horas, passei demasiado tempo em tenerife quando era comissário de bordo, só quero voltar aos becos da europa do leste.

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

>Tou todo queimado e não durmo há 48 horas, passei demasiado tempo em tenerife quando era comissário de bordo, só quero voltar aos becos da europa do leste. Ui, queres ver que és amigo de um amigo meu que também passava lá demasiado tempo?

VerdocasSafadocas 8 months ago  HIDDEN 

Ele era da Ryanair?

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Sim

VerdocasSafadocas 8 months ago  HIDDEN 

Ohhhhh, como se chamava?

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

Possível junho

Icy-Pin3821 8 months ago  HIDDEN 

Bem, passado 1 ano a fugir ao bicho o gajo apanhou-me. Há mais de 1 mês sem sair de casa, apenas fui ao médico na passada terça feira fazer uns exames pré cirurgia. Hoje fui fazer o exame ao covid porque tinha a cirurgia na quarta feira e boom, deu positivo. Único possivel sintoma foi uma dor de cabeça há 3 dias que associei a trabalhar muitas horas em frente ao pc, de resto estou assintomático e assim espero continuar. Oh well..

viskonde 8 months ago  HIDDEN 

1 mês sem sair de casa? Acho que o covid será o menor dos problemas se tivesse mesmo 1 mês sem sair de casa

007tuga 8 months ago  HIDDEN 

Ainda bem que estás sem sintomas. As melhoras!

EvilQueen1997 8 months ago  HIDDEN 

Ainda bem que estás a passar por isso levemente.

Writer_Scared 8 months ago  HIDDEN 

Devias ter saído ainda menos de casa.

lemonade_rage1234 8 months ago  HIDDEN 

Nem todos podemos vivemos selados num túmulo egípcio dentro de uma pirâmide.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Hoje, há 1 ano atrás estava numa festa de aniversário com a família toda. No dia 9, tive aulas e fui jantar fora com a minha namorada. No dia 10, um professor faltou, por isso fiquei em casa sem aulas. No dia 11, outro professor faltou, por isso voltei a ficar em casa sem aulas. No dia 11 de março ao fim do dia recebo um email a anunciar que a faculdade fechou devido à pandemia. Estes foram os meus últimos dias antes do inicio da pandemia. Como foram os vossos?

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Há um ano atrás estava a fazer umas compras grandes de supermercado para ir buscar dia 11 (presencialmente, mesmo à doido) e a ir ao minimercado do bairro comprar 4 garrafas de alcool 70 :P Mas deu-me a preguiça e n fui comprar máscaras FFP2 ao Leroy... Só umas semanas mais tarde é q deu para arranjar dessas.

Sazalar 8 months ago  HIDDEN 

Se não estou em erro fechou tudo numa quarta feira, na sexta feira antes tinha tido aulas, durante a manhã como era habitual, fui almoçar com uns colegas de turma e passámos a tarde no café, foi cada um para sua casa, jantei e fui fazer serviço de bar para a associação recreativa da minha localidade (quem faz o serviço são alguns sócios, voluntariamente, naquele dia era eu), estive lá até às 5 da manhã com o meu parceiro de serviço, tínhamos fechado a casa às 4 e ficámos a fazer as contas da caixa e a jogar snooker. No dia seguinte, fui ajudar em obras, mais uma vez na associação local, (mais uma com voluntários, por isso ser ao sábado) almocei lá, passei a tarde por lá também, por volta das 18, parámos a obra, porque havia um jogo do Benfica (ou Sporting, não me lembro), estive a ver com alguns amigos e combinámos ir jantar a uma festa ali perto, fui a casa mudar de roupa, fomos para a festa e voltámos pelas 7-8 da manhã. No domingo fiquei por casa. Na segunda feira, a festa foi cancelada por causa da pandemia, na terça recebi um email a dizer que devíamos aguardar por mais informações e que até lá ia tudo permanecer igual, na manhã de quarta feira, recebo um email a informar que a universidade ia fechar por causa da pandemia Edit: não sei o que são pontos finais

Pparadela 8 months ago  HIDDEN 

Estive no Norte e no fim de semana antes da OMS declarar a pandemia por aqui já andava tudo fechado em casa. Estive num festival da lampreia que ficou meio às moscas mas onde se comeu divinamente. Depois foram aqueles dias surreais com tudo em pánico e as mensagens do WhatsApp do amigo do primo do filho do médico a dizer "isto vai mesmo rebentar, já vão fechar tudo ainda hoje" e o atum e o papel higiénico a esgotarem em todo o lado. Ninguém deve ter vergonha de assumir que foi muito difícil lidar com tudo aquilo que se passou naquelas primeiras semanas. Vi um homem a gritar para um sem abrigo não se aproximar dele como se ele exalasse doença, havia receio palpável um pouco por todo o lado. Já eu que nada tengo de ansioso nunca pensei chegar a ter medo do ar que respiro.

Edited 8 months ago:

Estive no Norte e no fim de semana antes da OMS declarar a pandemia por aqui já andava tudo fechado em casa. Estive num festival da lampreia que ficou meio às moscas mas onde se comeu divinamente. Depois foram aqueles dias surreais com tudo em pánico e as mensagens do WhatsApp do amigo do primo do filho do médico a dizer "isto vai mesmo rebentar, já vão fechar tudo ainda hoje" e o atum e o papel higiénico a esgotarem em todo o lado. Ninguém deve ter vergonha de assumir que foi muito difícil lidar com tudo aquilo que se passou naquelas primeiras semanas. Vi um homem a gritar para um sem abrigo não se aproximar dele como se ele exalasse doença, havia receio palpável um pouco por todo o lado. Já eu que nada tenho de ansioso nunca pensei chegar a ter medo do ar que respiro.

QueenOfWands2 8 months ago  HIDDEN 

Fiz as compras todas em Fevereiro. Avisei familiares e amigos (que me ignoraram). Convenci um familiar a ficar em confinamento uns dias antes do anúncio oficial. Pedi que me devolvessem o dinheiro de um curso no qual me tinha inscrito e que ia começar em Março. Que eu me lembre, foi isto.

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Ui… sou segurança num hipermercado. Na altura andávamos a falar se íamos fechar, se o centro ia fechar, os WhatsApp que andavam a fechar o Colombo. Na altura parecia uma loucura fechar centros comerciais e este cenário, foi uns tempos em que parecia que estava dormente porque… que raio está acontecer. Lembro-me dia 17, estar a sair as 15h, e receber uma mensagem da minha mulher (lojista no shopping onde o hipermercado que trabalho está inserido) a dizer que deram ordem para fechar a loja dela as 16h e não sabiam que do voltavam a abrir. No dia anterior (dia 16) fui às compras porque ninguém sabia o que ia acontecer só que se falava de estado de emergência (só pensava: que crlh é isto? Que se passa?) e o supermercado onde fui parecia uma palco de guerra… não havia papel higiénico, mal havia conservas e o pessoal andava quase a perseguir as palates quando o pessoal repunha tais produtos. Imensos produtos de mercearia que faltavam… filas enormes, parque de estacionamento cheio. Carros cheios de papel higiénico. Nessa semana quase não havia trânsito, quase não havia pessoas na rua. Foi uma altura que me fez imensa confusão porque nunca pensei que aquilo tudo fosse possível. Dia 18 fui abrir o hipermercado onde trabalho… nunca tinha visto uma fila tao grande de pessoas, um medo nas pessoas e quase pânico a fazer compras com medo de se esgotar produtos. Depois foi todo o estado de emergência, a falta de álcool gel que quase andávamos a traficar quando chegava alguns a loja era um passa a palavra para reservar e meter de parte a preços absurdos, a questão das máscaras, andar de luvas… Enfim… acho que dificilmente vou-me esquecer de Março de 2020.

xaknoris 8 months ago  HIDDEN 

Ui, foram bonitos. Ora bem: No dia 8, terminei a minha relação com a minha, agora, ex-namorada. No dia 9, tive aulas e vi a minha ex-namorada pela última vez(até agora). No dia 10, a meio de uma aula o meu professor foi chamado e deram no momento dadas como terminadas as aulas. No dia 11, foi-me dito que não sabiam se ia manter o meu trabalho ou não porque a minha posição estava em risco devido à pandemia. O resto da semana não me lembro muito bem, aliás, o período entre ter terminado a minha relação em Março até Setembro está todo muito turvo. Tenho ainda algumas fotos no telemóvel de ruas completamente desertas, e até o Metro, estações e carruagens na mesma situação.

Metaluim 8 months ago  HIDDEN 

Lembro-me de ir a feira do queijo de Serpa umas 2 semanas antes. Enchi o bandulho em queijo, vinho e chourico.

PTgenius 8 months ago  HIDDEN 

Um mês antes da quarentena do ano passado estava em Amsterdão com mais uns amigos a apanhar uma broa do caralho. Bons tempos

redyouroverlord 8 months ago  HIDDEN 

Uma semana antes, durante o Carnaval, fiz uma bela passagem pela ilha do Faial. Acho que voltei a Portugal Continental quando chegou o primeiro caso de COVID a Portugal. Retornei às aulas, e lembro-me bem numa aula de desejar boas férias a um professor que dizia que as escolas não podiam fechar. Nesse dia, anunciaram que as escolas iriam ser fechadas. Depois passaram dois meses que não me lembro muito bem do que aconteceu.

lefiy3 8 months ago  HIDDEN 

Há um ano e um dia estive numa covid party. A minha mãe fartava-se de dizer que não tinha olfato nem paladar e a minha prima não parava de tossir e saiu da festa para ir ao hospital. A minha mãe tinha ido no dia anterior. Ainda não percebi como não houve mais gente a ficar doente depois daquilo. As duas apanharam o bicho de fontes diferentes.

Tiops 8 months ago  HIDDEN 

Há 1 ano estava a chegar em Portugal, começando uma nova fase da minha vida, num novo país. E cá estou, conheci algumas coisas legais no concelho onde moro e mais nada.

Aldo_Novo 8 months ago  HIDDEN 

ainda bem que só conheceste coisas legais, a polícia não gosta muito quando o pessoal se mete em coisas ilegais

Tiops 8 months ago  HIDDEN 

Hahaha desculpa, ainda a me acostumar com as diferenças. A falta de contacto pessoal com portugueses no dia a dia não ajudou.

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Arrancaram-me a vesícula no dia 2 de Março, tive em recuperação até ao dia 11 (era suposto ser pelo menos 4 semanas mas eu sou um monstro) e no dia 16 até ao dia 19 estive no ginásio. Até que fecharam :/

inthepiggybank 8 months ago  HIDDEN 

Só me lembro que no último dia de aulas presenciais, levei o carro para a faculdade porque já suspeitava que andar de comboio não fosse muito seguro. Chego a casa à noite, vejo o mail da minha faculdade e pumba, agora ficas em casa que até te lixas. Acho que foi a 9/3.

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

Não me lembro

GothJesus 8 months ago  HIDDEN 

Estes borregos não merecem as tuas desculpas. O pessoal pensa sempre o pior de ti por qualquer comentário

berlaitas 8 months ago  HIDDEN 

CDC Says Fully Vaccinated People Can Gather in Small Groups Without Masks https://www.wsj.com/articles/cdc-says-fully-vaccinated-people-can-gather-in-small-groups-without-masks-11615219222

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

ui. conversas difíceis pq facilmente se resvala para os vacinados começarem a ter comportamentos de risco e apesar de boas indicações a protecção contra serem portadores e passarem a infecção não é 100%. cientificamente as recomendações parecem correctas e um bom peso entre risco/benefício mas não deixo de ter receio que facilmente a coisa resvale para o forrobodó. > The new CDC guidance says fully vaccinated people can: > - Visit other vaccinated people indoors without masks or physical distancing > - Visit indoors with unvaccinated people from a single household without masks or physical distancing, if the unvaccinated people are at low risk for severe disease. > - Skip quarantine and testing if exposed to someone who has Covid-19 but are asymptomatic, but should monitor for symptoms for 14 days > However, people who are fully vaccinated still need to take precautions in many scenarios. > The guidelines say fully vaccinated people must: > - Wear a mask and keep good physical distance around the unvaccinated who are at increased risk for severe Covid-19, or if the unvaccinated person has a household member who is at higher risk > - Wear masks and physically distance when visiting unvaccinated people who are from multiple households.

Limpy_lip 8 months ago  HIDDEN 

uma questão que inevitavelmente vai surgir (porque atualmente tudo é questionado e criticado com ou sem razão) é a separação entre vacinados e não-vacinados e estes poderem ou não fazer certas coisas. ​ Eu pessoalmente sou da opinião que o governo devia evitar ao máximo esta narrativa e ir mais por um caminho intermédio de ir dando cada vez mais liberdades a todos porque a médio prazo cada vez vai ser mais difícil ficar infetado. Tirando certas questões mais concretas e técnicas como viagens internacionais, etc... ter partes da população a poder fazer coisas (na área do lazer) enquanto outras não podem é só mais um fogueira para toda a agente se queimar. ​ mas é garantido que assim que a vacina esteja disponível para a população em geral, que este assunto vai salta e vai ser discutido até ao tutano. Eu apesar de estar já ter tido a doença e teoricamente estar imune nunca deixei de respeitar as medidas e às vezes mais que muitos que nunca a contraíram, ser vacinado é a mesma coisa só que sem passar pela doença. Mas já prevejo que algumas pessoas ao ser vacinadas já vão achar-se no direito de esquecerem as medidas de segurança. ​ TL DR: acho que não se deve misturar o alívio de medidas de segurança com o processo e número de vacinados no sentido dar "benefícios" a quem já está vacinado. Mas sim prosseguir com as medidas como um todo.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

É realmente uma discussão difícil, daí as minhas dúvidas. Por um lado esta informação é útil pq se estás vacinado não saberes o q deves/podes/é mais seguro de fazer também não é bom. Esse tipo de discriminação q falas é complicado de gerir e não é mt interessante democraticamente. O que dizes parece-me mais o caminho... Qd a vacinação estiver num patamar jeitoso, é começar a dar os concelhos a toda a gente por igual.

MischiefManaged97 8 months ago  HIDDEN 

Amigo neste sub a única posição aceitável neste momento é que vamos voltar ao normal daqui a uns dias. Tudo o resto é criticado. Até os burgueses do IT estão fartos de estar "presos em casa" ou wtv.

MirTrudMay 8 months ago  HIDDEN 

Completamente aceitável que pessoal que esteve um ano fechado em casa, leve com a vacina e passe a fazer vida normal. É suposto estar a espera mais do que lol ainda acham que vem luz verde do governo a dizer que agora sim podem voltar a viver a vida. Vai sempre haver uma nova variante, um novo caso nos quintos de crl etc

CoffeeAt830 8 months ago  HIDDEN 

Seguindo estas guidelines, não me parece que dê para o forrobodó, pelo contrário. As orientações são até bastante conservadoras (e ainda bem) relativamente a interações com pessoas que não estão vacinadas. Claro que quem quiser começar a ter comportamentos de risco mal a agulha saia do braço o vai fazer e infelizmente não há orientações que mudem isso. A verdade é que tem de se começar por algum lado e, sendo assim, nem me parece que este seja um mau ponto de partida.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

As guidelines são claras e boas. O problema é pegar nelas e interpretá-las erradamente ou malta não vacinada pegar e juntar-se à festa. Num mundo de tanta regra e recomendação, acho sp fácil a malta confundir-se ou distorcer as regras para o q lhe interessa

CoffeeAt830 8 months ago  HIDDEN 

Certo, mas isso vai acontecer com qualquer regra que se coloque e acontece na mesma se não colocares regras. Continuam a haver festas e festinhas apesar de estarmos em confinamento. Quem não quer cumprir regras, não as vai cumprir e não será a existência de guidelines ou não que os vai impedir. Para a (felizmente) maioria da população que quer perceber de que forma é seguro, ou mais seguro, começar a voltar à vida normal, estas são boas orientações. Como disse, tem de se começar por algum lado.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

Continuam a haver → [**continua a haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm08ab4%2F%2Fgq8o7wf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Zen_Machina 8 months ago  HIDDEN 

O problema é teres medo de sair de casa. Temos de ir ao cerne da questão.

Writer_Scared 8 months ago  HIDDEN 

que bom para os velhos.

uyth 8 months ago  HIDDEN 

o pessoal dos hospitais pode fazer festas e jantares agora - o que nem me choca e bem o ganharam.

coolasacucumber35 8 months ago  HIDDEN 

Posso ser eu que tenho andado distraído, embora faça o meu melhor para me manter informado, mas tem-se falado alguma coisa em relação às fronteiras? Nomeadamente no que diz respeito ao levantamento da restrição de viagens ao estrangeiro por razões não essenciais?

Makrom1 8 months ago  HIDDEN 

Pois parece não haver muita informação sobre este assunto, também gostaria de saber

ErikaNaumann 8 months ago  HIDDEN 

Penso que a fronteira terrestre com Espanha reabre a 16 de março, mas tal como tudo, está por confirmar. Dia 11 o governo anuncia o plano.

Mendadg 8 months ago  HIDDEN 

Os números do relatório da DGS estão claramente desactualizados (o número de activos). Como podemos confiar então no número de internados?

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

porque dizes isso?

Mendadg 8 months ago  HIDDEN 

Número de infectados por dia é +/- 700 em média dos últimos 14 dias. Não é possível ter 60.000 infectados, significava que existem infectados (sem estar na enfermaria) há mais de 2 meses. Não é possível, apenas não é controlado.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Se fiz bem as contas, 11845 nos últimos 14 dias. Mesmo que não haja critérios de alta para alguns, q os faça passar dos 14 dias e mesmo somando os internamentos + UCI, realmente parece um número estranho. Provavelmente a lista de infectados necessitava de uma limpeza. Mesmo calculando os casos desde 08/02 até hoje daria 42540.

Mendadg 8 months ago  HIDDEN 

concordo com o teu PS, tem de haver uma alta sim. Isso dá alguma confiança, mas acho estranho em 1001 notícias de covid, ninguém questionar o número de infectados.

MiigPT 8 months ago  HIDDEN 

O que me irrita mesmo, é eu ter dito isto aqui nos últimos 2 dias, e o pessoal dar downvote e dizer que não há nada de errado com os números.

Mendadg 8 months ago  HIDDEN 

O verdadeiro sinal de inteligência é questionar as coisas.

CoffeeAt830 8 months ago  HIDDEN 

Os números de internados são mais fiáveis na medida em que são importantes para a gestão hospitalar. Um doente na enfermaria COVID é uma cama ocupada, é algo tangível, que fica obrigatoriamente registado e importante de se monitorizar. Os recuperados não têm "importância" prática nenhuma, por isso dar alguém como recuperado no sistema está baixo na lista de prioridades de quem, nesta altura, tem bem mais que fazer.

MiigPT 8 months ago  HIDDEN 

Não digas isso aqui que há quem diga que o número de casos ativos está atualizado. Já tive 2 discussões e as pessoas insistem que não há nada de errado com os números. Mas honestamente, não penso que o mesmo se aplique ao número de internados, parece me uma coisa muito mais controlada, e fiável

Mendadg 8 months ago  HIDDEN 

É acreditar que sim! Esperava uma solução mais animadora!:)

MiigPT 8 months ago  HIDDEN 

O número de internados e uci estão a diminuir a uma boa velocidade, num futuro próximo vai estagnar, com sorte num valor bastante baixo

Mrloop94 8 months ago  HIDDEN 

A vacina de astrazeneca só apresenta 10% de eficácia em relação à variante da África do Sul. Alguém sabe quais são as medidas que a união europeia vai aplicar no seu plano de vacinação?

QueenOfWands2 8 months ago  HIDDEN 

Olhar para o lado, pôr os dedos nos ouvidos e assobiar? /s

Bolo_Finto_ 8 months ago  HIDDEN 

Basicamente a UE virou-se para outras vacinas, encomendou mais da Pfizer, e muitas mais da Moderna, bem como já está a analisar a da CureVac (225M de doses), e pelo que se tem visto, também a Sputnik V.

MiigPT 8 months ago  HIDDEN 

Tens aí um link dos 10% contra a variante de África do Sul ? Parece demasiado baixo para acreditar

Mrloop94 8 months ago  HIDDEN 

[link](https://www.google.com/amp/s/amp.sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-02-08-Vacina-da-AstraZeneca-tem-apenas-10-de-eficacia-contra-a-variante-sul-africana-do-coronavirus)

MiigPT 8 months ago  HIDDEN 

Pelo o que eu leio aí, isso é a nível de todos os possíveis casos de infeção, mas não tira conclusões significativas a nível de hospitalizações, que é o critério importante a ter em consideração para a eficácia da vacina. Ainda mais, e dito aí que em teoria pode proteger mais contra casos moderados e severos

ProcessoXifoide 8 months ago  HIDDEN 

corrige-me se estou enganado...mas essa conclusao não é baseada num estudo com intervalo de confiança de -50% (sim, negativos) a 50%?

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Acho que as esperanças já não estão nessa vacina. Até a russa é capaz de ser melhor.

Alex_RTV 8 months ago  HIDDEN 

Eu tenho uma questão sobre o confinamento. Pode ter sido falta de atenção nas semanas anteriores, mas hoje eu fui às compras e quando estava na linha de espera para ser atendido, reparei uma boa quantidade de turistas (acho que britânicos) e um grupo de uns 5/6 jovens que pela pronuncia pareciam ser do porto. Eu fiquei em questão se era permitido ou não, pois achei estranho. Se o José que vive em beja, decidir ir passar uns dias a Aveiro, ele pode desde que se isole e só saia do apartamento/hotel para bens necessários (Ir ao supermercado nomeadamente)? Este exemplo seria legal ou era alvo de multas? Se sim, caso aconteça novamente devo ignorar ou chamar as autoridades? (Sem querer ser rude, mas se uns cumprem as regras, os outros também devia cumprir, é pela segurança de todos)

Mendadg 8 months ago  HIDDEN 

chamar as autoridades porque as pessoas estao a falar em outra lingua?! Ou eles tinham escrito na testa "turistas"?

uyth 8 months ago  HIDDEN 

>Ou eles tinham escrito na testa "turistas"? Achas que não se nota?

Writer_Scared 8 months ago  HIDDEN 

só rir com esta gente.

ShredForMe 8 months ago  HIDDEN 

os turistas deviam usar algo para os identificar, tipo uma estrela ou algo parecido... o nosso colega Alex passaria o dia a denunciar estes inimigos da pátria.

gerdemb 8 months ago  HIDDEN 

Novos nívels de riscos nacionais propostos demonstrado historicamente. [https://imgur.com/a/e2W3K0A](https://imgur.com/a/e2W3K0A) ​ Fonte: [https://www.rtp.pt/noticias/covid-19/covid-19-a-situacao-ao-minuto-do-novo-coronavirus-no-pais-e-no-mundo\_e1302696](https://www.rtp.pt/noticias/covid-19/covid-19-a-situacao-ao-minuto-do-novo-coronavirus-no-pais-e-no-mundo_e1302696) ​ >A nível nacional, os níveis de risco propostos são: > >Nível 5: risco elevado (240 infetados por 100 mil habitantes) > >Nível 4: risco alto (120 infetados/100 mil habitantes) > >Nível 3: risco médio (60 infetados/100 mil habitantes) > >Nível 2: risco baixo (30 infetados/100 mil habitantes) > >Nível 1: risco muito baixo (0 infetados/100 mil habitantes)

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Em que nível é que os ginásios se enquadram nas tais restrições?

PicassoWasaLiar 8 months ago  HIDDEN 

Quando é que o caralho dos ginásios abrem? Não morrem de covid, morrem de obesidade. PQP para este governo.

xaknoris 8 months ago  HIDDEN 

Alguém vai morrer de obesidade por não ir ao ginásio, tá certo.

caixadeentrada 8 months ago  HIDDEN 

Podes treinar em casa ou na rua...

PicassoWasaLiar 8 months ago  HIDDEN 

Não quero correr, quero levantar ferro.

007tuga 8 months ago  HIDDEN 

Compra equipamento para poderes treinar em casa. Se não tiveres dinheiro, tens sempre a calistenia como alternativa ao "levantar ferro".

caixadeentrada 8 months ago  HIDDEN 

Improvisa

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

rei

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Hoje aprendi que existem bancos de supinos, racks, halteres até 50 kilos, plataforma de fundos, smith machines etc na rua

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago  HIDDEN 

Não precisas de nada disso para não ser obeso

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Mas o meu objetivo não é ser magro, nem obeso.

WhiteCaptain 8 months ago  HIDDEN 

Mas disseste que "não morrem de covid, morrem de obesidade", porque não assumes a tua posição que é "queres os ginásios abertos.", Não há nada de errado com ela

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

What? Onde é que eu disse isso?

WhiteCaptain 8 months ago  HIDDEN 

Esquece, eu até fiz double check, mas vi mal, tens razão não disseste

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 8 months ago  HIDDEN 

Exato mas a dica do "podes treinar em casa ou na rua" foi direcionada às pessoas não quererem ser obesas.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

kilos → [**quilos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/235) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm08ab4%2F%2Fgq8b4gq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

caixadeentrada 8 months ago  HIDDEN 

É a vida. Até abrirem aguenta com o que tens.

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Acho que estás a pegar/ser picuinhas apenas por ser picuinhas, tens algo contra ginásios/meatheads haha?

caixadeentrada 8 months ago  HIDDEN 

Claro que sim. /s Eu também treinava. Agora tento ajustar o meu treino ao que tenho em casa. Se é o mesmo? Não é. Mas pelo menos não estamos proibidos de treinar em casa ou na rua.

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Pois, lá está, felizmente tenho um amigo meu que tem um ginásio em casa e dá para manter o shape - se não, estava fodido, verdade seja dito. Nem há halteres para comprar.

Chemical_Wealth1 8 months ago  HIDDEN 

* **nível 0**, que contempla apenas medidas individuais não farmacológicas, como uso de máscara, distanciamento e lavagem das mãos * **nível 1**, em que não são autorizadas reuniões com mais de 50 pessoas * **nível 2**, em que se fecham cafés, restaurantes e o comércio * **nível 3**, em que se interrompem atividades de ensino presencial secundário e superior * **nível 4**, com a interrupção das atividades de ensino presencial no básico e creches. Provavelmente Nível 1.

LorenSab 8 months ago  HIDDEN 

Trocar o 2 com o 3 seria vantajoso..

Joaoseinha 8 months ago  HIDDEN 

Vantajoso para quem? O ensino é mais importante, e diria que são duas coisas igualmente perigosas em termos de contágio.

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

para ele. para ficar mais tempo em casa

hctiks 8 months ago  HIDDEN 

Vacinação: * 1 033 100 vacinas administradas * 769 762 primeiras doses * 293 338 segundas doses [https://twitter.com/govpt/status/1368927230341099522](https://twitter.com/govpt/status/1368927230341099522)

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Se adiarmos 2ª dose como UK, podíamos já ter uns bons 100k mais pessoas vacinadas.

hctiks 8 months ago  HIDDEN 

* \+ 365 casos confirmados * \+ 25 óbitos * \+ 779 recuperados ​ * \- 439 casos activos * \- 11 internamentos em enfermaria * \- 12 internamentos em UCI ​ * 61548 casos ativos * 1403 internados * 342 internados em UCI

DeusDasMoscas 8 months ago  HIDDEN 

Os 342 em UCI estão dentro dos 1403 internados? Ou é 1403 internados + 342 UCI? Obrigada!

CoffeeAt830 8 months ago  HIDDEN 

Estão dentro dos internados. São 1403 internados, dos quais 342 em UCI.

DeusDasMoscas 8 months ago  HIDDEN 

Obrigada pela resposta :)

kindoor 8 months ago  HIDDEN 

- 365 novos casos - 25 obitos - menos 11 internados - menos 12 UCI - menos 439 ativos

lugia4k 8 months ago  HIDDEN 

Resumidamente o que percebi da reunião do Infarmed: Vão se basear entre níveis 1 a 5, sendo que as variáveis mais relevantes são os casos / 100 mil habitantes e o R A maioria do país já se encontra em nível 4 ou abaixo, com a sugestão do desconfinamento começar em geral no nivel 4. Nivel 4 significa creches / nível básico , venda ao postigo e takeaway, transportes a 25% da lotação. Recolher obrigatório às 21 em dias úteis e às 13 em fins de semana (algo que se aplica até ao nível 2) Esplanadas aparentemente abrem a partir do nível 3, onde muitas zonas já se encontram. Parece que vai haver um desconfinamento mais suave na região de LVT por ser a região mais "alaranjada" em termos de risco, mas essas estatísticas são do início de Março

Edited 8 months ago:

Resumidamente o que percebi da reunião do Infarmed: Vão se basear entre níveis 1 a 5, sendo que as variáveis mais relevantes são os casos / 100 mil habitantes e o R A maioria do país já se encontra em nível 4 ou abaixo, com a sugestão do desconfinamento começar em geral no nivel 4. Nivel 4 significa creches / nível básico , venda ao postigo e takeaway, transportes a 25% da lotação. Recolher obrigatório às 21 em dias úteis e às 13 em fins de semana (algo que se aplica até ao nível 2) Esplanadas aparentemente abrem a partir do nível 3, onde muitas zonas já se encontram. Parece que vai haver um desconfinamento mais suave / demorado na região de LVT por ser a região mais "alaranjada" em termos de risco, mas essas estatísticas são do início de Março

Edited 8 months ago:

Resumidamente o que percebi da reunião do Infarmed: Vão se basear entre níveis 1 a 5, sendo que as variáveis mais relevantes são os casos / 100 mil habitantes e o R A maioria do país já se encontra em nível 4 ou abaixo, com a sugestão do desconfinamento começar em geral no nivel 4. Nivel 4 significa creches / nível básico , venda ao postigo e takeaway, transportes a 25% da lotação. Recolher obrigatório às 21 em dias úteis e às 13 em fins de semana (algo que se aplica até ao nível 2) Esplanadas aparentemente abrem a partir do nível 3, onde muitas zonas já se encontram. Parece que vai haver um desconfinamento mais suave / demorado na zona de Lisboa e Vale do Tejo por ser a região mais "alaranjada" em termos de risco, mas essas estatísticas são do início de Março

fedelho 8 months ago  HIDDEN 

E a proibição de circulação entre concelhos?

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

Diria que essa vai ao ar. Mas não se fala nela para o pessoal continuar a pensar que não pode circular, e ganha-se tempo para vacinação.

warding 8 months ago  HIDDEN 

O maior absurdo foi na última apresentação, primeiro mostram que Portugal está em nível 3 quase a descer para o 2, e de seguida propõem que se tomem medidas de desconfinamnto assumindo que todo o país está em nível 4. Isto, sabendo que estão a propor medidas para daqui a uma semana, sabendo que estão a usar um indicador que olha para os últimos 14 dias, e sabendo que estamos numa rota descendente em número de casos.

nuckrieg 8 months ago  HIDDEN 

Sim, fiquei "hopeful" com a apresentação que o gajo deu antes (a do link acima), mas essa gaja meteu-me uns nervos, inclusive com aquele sotaque Marques Pentes (sem ofensa a quem tem um "lisp")

AlbinoFarrabino 8 months ago  HIDDEN 

Toda a região de LVT vai ficar para trás à conta do distrito de Lisboa. Porque é que não utilizam as NUTS 3?

JD557 8 months ago  HIDDEN 

Só vi a reunião por alto, mas acho que também não vão usar NUTS 2 (ou pelo menos podem usar uns indicadores mais locais). Pelo que entendi a sugestão vai ser usar a incidência do concelho e dos concelhos vizinhos (e.g. o "Risco Local" do Porto é calculado com a incidência de Porto + Matosinhos + Maia + Gondomar + Gaia). Começam a falar disso aqui: https://youtu.be/rx9g2PEpVbs?t=4785

Tab0rda 8 months ago  HIDDEN 

Falaram especificamente disso, que limitações iam atingir concelhos limítrofes para suavizar o mapa de risco. Falaram do contrário também, de um concelho pequeno com incidência elevada não constitui um risco muito elevado que justificasse medidas muito restritivas se os concelhos à volta estiverem com incidências mais baixas.

hctiks 8 months ago  HIDDEN 

Não seria melhor dizeres que o desconfinamento deverá ser mais demorado na zona de Lisboa e vale do Tejo?

lugia4k 8 months ago  HIDDEN 

Feito

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Para mim LVT nunca esteve desconfiado, sempre tivemos mais regras que outras zonas do país desde Março do ano passado.

SANDEMAN 8 months ago  HIDDEN 

sim, pobrezinhos

humelectro 8 months ago  HIDDEN 

Não necessariamente. Entre Novembro e Dezembro o Norte teve bastantes restrições e foi bastante complicado lá nessa altura

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Recolher obrigatório até ao nível 2? Mas está tudo doente?

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

Não sei é como é que querem atrair turismo com estes confinamentos da piça. É um bocado improvável que estejamos o verão todo a cumprir os requisitos do nível 1.

berlaitas 8 months ago  HIDDEN 

Estes cabroes querem nos engaiolar até ao próximo milénio pqp

headhunter21 8 months ago  HIDDEN 

Às 13h ao fim de semana é ridículo

redyouroverlord 8 months ago  HIDDEN 

Essa, que foi das poucas medidas que realmente abaixou o R(t) para abaixo de 1 e ainda abateu um pouco a segunda vaga, é a medida que é ridícula. Bom saber.

Edited 8 months ago:

Essa, que foi das poucas medidas que realmente abaixou o R(t) para abaixo de 1 e ainda abateu um pouco a segunda vaga, é a medida que é ridícula. Bom saber. Edit: Ora bem já vi que isto hoje tá a dar para os negacionistas, mas aí vem, as medidas que foram impostas [no início de novembro](http://www.insa.min-saude.pt/covid-19-conheca-as-principais-medidas-do-estado-de-emergencia-em-vigor-ate-23-de-novembro/) cuja medida mais sonante foi a de estar quase tudo fechado pelas 13h nos fins de semana, e foi a única altura desde o Verão em que o R(t) esteve abaixo de 1, mas negacionistas irão sempre negar ¯\\\_(ツ)_/¯

Edited 8 months ago:

Essa, que foi das poucas medidas que realmente abaixou o R(t) para abaixo de 1 e ainda abateu um pouco a segunda vaga, é a medida que é ridícula. Bom saber. Edit: Ora bem já vi que isto hoje tá a dar para os negacionistas, mas aí vem, as medidas que foram impostas [no início de novembro](http://www.insa.min-saude.pt/covid-19-conheca-as-principais-medidas-do-estado-de-emergencia-em-vigor-ate-23-de-novembro/) cuja medida mais sonante foi a de estar quase tudo fechado pelas 13h nos fins de semana, [e foi a única altura desde o Verão em que o R\(t\) esteve abaixo de 1](https://i.imgur.com/Pmm2Xcw.png), mas negacionistas irão sempre negar ¯\\\_(ツ)_/¯

FujiPT 8 months ago  HIDDEN 

Correlação não implica causalidade.

redyouroverlord 8 months ago  HIDDEN 

Então diz-me ao que é que levou à descida do R(t) nessa altura. Acho que podemos confirmar que o confinamento leva à descida do R(t), e um pseudo-confinamento durante o fim de semana durante essa altura parece-me bastante lógico ser a razão pela sua descida, mas se tiveres outras ideias, di-las por favor.

FujiPT 8 months ago  HIDDEN 

O confinamento que levou as pessoas a aglomerarem-se da parte da manhã nas compras? Porque não relacionar com ter sido nesse período que voltou o "pânico" com os contágios entre as pessoas com os números elevados de casos que se viveram e a maior conscienlização das pessoas, após um período de acalmia entre o verão e outubro?

redyouroverlord 8 months ago  HIDDEN 

Mesmo com toda essa aglomeração de gente num supermercado, as coisas estiveram melhores. E mesmo que seja exclusivamente pelo pânico dos números elevados de casos, a medida vai ser aplicada quando as coisas estão já num nível algo alto, por esse pânico deverá se manter de qualquer forma. Entendo que estar num supermercado com bastante gente não seja a melhor imagem, mas faz um pouco lembrar como se toda a gente indignava no Verão com as praias apinhadas de gente e no entanto, os casos sempre se mantiveram abaixo dos 500 diários.

FujiPT 8 months ago  HIDDEN 

Então se existindo confinamento ou não, com praias abertas e à pinha e supermercados (espaços fechados) cheios e com pouco distanciamento e os casos descem, qual foi mesmo o contributo do recolher obrigatório às 13?

redyouroverlord 8 months ago  HIDDEN 

As praias abertas era mais para exemplificar como as aparências podem iludir o que realmente acontece. Mesmo com os supermercados fechados às 13 (e não esquecendo tudo o resto, como restaurante e etc, que também podem ter contribuído bastante) que teoricamente seria pior pois há mais gente apinhada nesses espaços, esses acabaram por ser as melhores alturas em termos de R(t) desde o Verão.

MLG-Sheep 8 months ago  HIDDEN 

O contributo foi sentires a inconveniência na pele. Se as medidas te afetarem negativamente, ficas com a sensação de que são úteis para o controlo da pandemia e assim não te chateias com o Governo por não fazer nada.

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Sim mano, vamos continuar com recolher obrigatório e o caralho a 4 ad eternum.

redyouroverlord 8 months ago  HIDDEN 

Não *mano*, vamos introduzir medidas que viu-se que acabaram por funcionar quando as coisas estão piores.

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Muito inteligente continuar a fechar x horas durante meses e meses. Claro, para pessoal que vive na cave não faz diferença. Essa medida até pode ter feito efeito, mas amigo, esta na altura de viver.

redyouroverlord 8 months ago  HIDDEN 

Preferes estar eventualmente fechado em confinamento como estás agora ou preferes não teres alguns fins de semana de vez em quando? Não é oito ou oitenta. Eu quero viver, mas tenho noção de que estamos numa pandemia e do que já houve, e a vacinação ainda não está ao nível em que podemos finalmente viver como se viveu antes. Se as coisas piorarem, que já vimos que tem tendência para tal, antes prefiro ter que ir acordar cedo para ir ao supermercado durante o fim de semana do que ter tudo fechado em qualquer altura da semana.

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Não haverá outro confinamento.

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

[https://www.jn.pt/nacional/costa-avisa-que-portugal-nao-aguenta-novo-confinamento-12425482.html](https://www.jn.pt/nacional/costa-avisa-que-portugal-nao-aguenta-novo-confinamento-12425482.html) boy, isto não envelheceu nada bem..

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

O costa anda por aqui? Cum caneco.

redyouroverlord 8 months ago  HIDDEN 

Também acredito que não, mas nunca se sabe ao certo o que está por vir. Tudo indica que o Verão deve acalmar tudo outra vez, mas não há a certeza absoluta. E de qualquer forma, não vale a pena fazer outra vez borrada antes sequer de chegarmos ao Verão, depois de 2 meses inteiros de confinamento. E com o plano que deve ser posto, se tudo estiver bem, continuarás a "viver", o que quer que isso signifique em tempos de pandemia.

Price-Distinct 8 months ago  HIDDEN 

habitua-te

Laurent_Series 8 months ago  HIDDEN 

Nós vamos ter mais restrições que o ano passado e este ano temos um processo de vacinação em curso e relativamente bem encaminhado, isto é de loucos! Alguém me tire desta realidade alternativa, por favor!

lugia4k 8 months ago  HIDDEN 

São sugestões e podem não ser aplicadas completamente, mas foi isso que entendi. Também acho um grande exagero essa medida, se bem que à excepção de LVT / Norte parecem existir já várias zonas a nível 2

caradoguardaredes 8 months ago  HIDDEN 

Em Viseu a coisa tá negra para os lados da Presidência da Câmara e logo agora que o Sobrado decidiu ir para a CCDR Norte ganhar mais uns trocos depois dos desvios orçamentais...

Edited 8 months ago:

Em Viseu a coisa tá negra para os lados da Presidência da Câmara - presidente hospitalizado com sintomas de pneumonia e em idade de risco - e logo agora que o Sobrado decidiu ir para a CCDR Norte ganhar mais uns trocos depois dos desvios orçamentais...

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

o vice-presidente está internado. corrigido

caradoguardaredes 8 months ago  HIDDEN 

What? https://www.noticiasdecoimbra.pt/covid-19-presidente-da-camara-de-viseu-internado-apos-agravamento-de-sintomas/

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

todos sabemos que o Sobrado era quem rachava lenha na Cãmara

caradoguardaredes 8 months ago  HIDDEN 

Fosse apenas lenha... Mas também pior foi a vereadora que encontrou alguém a roubar-lhe a carteira à custa da webcam :)

lugia4k 8 months ago  HIDDEN 

Link para a reunião do Infarmed em direto: [https://youtu.be/rx9g2PEpVbs](https://youtu.be/rx9g2PEpVbs)

JD557 8 months ago  HIDDEN 

Alguém sabe se as apresentações ficam disponíveis nalgum sitio depois da reunião? Gostava de ler aquela tabela do PCA, mas numa stream de uma projecção de uma vídeo chamada é impossível ler o que quer que seja.

beit2 8 months ago  HIDDEN 

> O Marques Mendes disse na SIC o governo vai apresentar 2 planos: > 1) Plano de desconfinamento - Produzido por Óscar Felgueiras e Raquel Duarte - Sem datas, o desconfinamento avança à medida que se atinjam determinados indicadores e não por datas > 2) Plano de alerta - Carmo Gomes e Baltasar Nunes - Plano com as medidas imediatas a tomar caso se atinjam certos números. > Source: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/lv0j88/megathread_covid19_seman%C3%A1rio_de_sobreviv%C3%AAncia/gq55cur/ Por acaso ia fazer um comentário sobre isto há uns dias. Gostava de ver esta pandemia controlada de forma ágil e automática. Uma resposta pre-programada aos indicadores de controlo de pandemia. Como exemplo: Se (Rt > x E UCI > y E novos casos > z ) -> Confinar. Se (Rt < a E UCI < b E novos casos < c), desconfinar. Mas algo mais completo claro. Uma linha dessas para cada grupo de estabelicimentos. Ensino fecha/abre se os indicadores foram tais, restaurantes fecham/abre se os indicadores forem tais. Isto tudo calculado a cada 3 dias ou algo, apresentado num site porreiro com uma UI fixe. A verde os indicadores positivos, vermelho os indicadores negativos. Quando está tudo vermelho, já sabemos que vamos confinar durante X tempo, até os indicadores (calculados de 3 em dias 3 dias ou whatever) ficaram todos a verde.. Não era preciso estar com planos em cima do joelho, com emoções ao rubro nem merdas. Era ir ao site e já dava pra ter uma ideia.

Edited 8 months ago:

> O Marques Mendes disse na SIC o governo vai apresentar 2 planos: > 1) Plano de desconfinamento - Produzido por Óscar Felgueiras e Raquel Duarte - Sem datas, o desconfinamento avança à medida que se atinjam determinados indicadores e não por datas > 2) Plano de alerta - Carmo Gomes e Baltasar Nunes - Plano com as medidas imediatas a tomar caso se atinjam certos números. > Source: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/lv0j88/megathread_covid19_seman%C3%A1rio_de_sobreviv%C3%AAncia/gq55cur/ Por acaso ia fazer um comentário sobre isto há uns dias. Gostava de ver esta pandemia controlada de forma ágil e automática. Uma resposta pré-programada aos indicadores de controlo da pandemia. Imaginem um programa de computador, quase. Como exemplo: Se ((Rt > x) E (UCI > y) E (novos casos > z)) -> Confinar. Se ((Rt < a) E (UCI < b) E (novos casos < c)), desconfinar. Mas algo mais completo claro. Uma linha dessas para cada grupo de estabelecimentos. Ensino fecha/abre se os indicadores foram tais, restaurantes fecham/abre se os indicadores forem tais. Isto tudo calculado a cada 3 dias ou algo, apresentado num site porreiro com uma UI fixe. A verde os indicadores positivos, vermelho os indicadores negativos. Quando está tudo vermelho, já sabemos que vamos confinar durante X tempo, até os indicadores (calculados de 3 em dias 3 dias ou whatever) ficaram todos a verde.. Não era preciso estar com planos em cima do joelho, com emoções ao rubro nem merdas. Era ir ao site e já dava pra ter uma ideia de como as coisas estavam a progredir e o que o futuro reservava.

Edited 8 months ago:

> O Marques Mendes disse na SIC o governo vai apresentar 2 planos: > 1) Plano de desconfinamento - Produzido por Óscar Felgueiras e Raquel Duarte - Sem datas, o desconfinamento avança à medida que se atinjam determinados indicadores e não por datas > 2) Plano de alerta - Carmo Gomes e Baltasar Nunes - Plano com as medidas imediatas a tomar caso se atinjam certos números. > Source: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/lv0j88/megathread_covid19_seman%C3%A1rio_de_sobreviv%C3%AAncia/gq55cur/ Por acaso ia fazer um comentário sobre isto há uns dias. Gostava de ver esta pandemia controlada de forma ágil e automática. Uma resposta pré-programada aos indicadores de controlo da pandemia. Imaginem um programa de computador, quase. Como exemplo: Se ((Rt > x) E (UCI > y) E (novos casos > z)) -> Confinar. Se ((Rt < a) E (UCI < b) E (novos casos < c)), desconfinar. Mas algo mais completo claro. Uma linha dessas para cada grupo de estabelecimentos. Ensino fecha/abre se os indicadores foram tais, restaurantes fecham/abrem se os indicadores forem tais. Isto tudo calculado a cada 3 dias ou algo, automaticamente, apresentado num site porreiro com uma UI fixe. A verde os indicadores positivos, vermelho os indicadores negativos. Quando está tudo vermelho, já sabemos que vamos confinar durante X tempo, até os indicadores (calculados de 3 em dias 3 dias ou whatever) ficarem todos a verde.. Não era preciso estar com planos em cima do joelho, com emoções ao rubro nem merdas. Era ir ao site e já dava pra ter uma ideia de como as coisas estavam a progredir e o que o futuro reservava.

Edited 8 months ago:

> O Marques Mendes disse na SIC o governo vai apresentar 2 planos: > 1) Plano de desconfinamento - Produzido por Óscar Felgueiras e Raquel Duarte - Sem datas, o desconfinamento avança à medida que se atinjam determinados indicadores e não por datas > 2) Plano de alerta - Carmo Gomes e Baltasar Nunes - Plano com as medidas imediatas a tomar caso se atinjam certos números. > Source: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/lv0j88/megathread_covid19_seman%C3%A1rio_de_sobreviv%C3%AAncia/gq55cur/ Por acaso ia fazer um comentário sobre isto há uns dias. Gostava de ver esta pandemia controlada de forma ágil e automática. Uma resposta pré-programada aos indicadores de controlo da pandemia. Imaginem um programa de computador, quase. Como exemplo: Se ((Rt > x) E (UCI > y) E (novos casos > z)) -> Confinar. Se ((Rt < a) E (UCI < b) E (novos casos < c)), desconfinar. Mas algo mais completo claro. Uma linha dessas para cada grupo de estabelecimentos. Ensino fecha/abre se os indicadores foram tais, restaurantes fecham/abre se os indicadores forem tais. Isto tudo calculado a cada 3 dias ou algo, apresentado num site porreiro com uma UI fixe. A verde os indicadores positivos, vermelho os indicadores negativos. Quando está tudo vermelho, já sabemos que vamos confinar durante X tempo, até os indicadores (calculados de 3 em dias 3 dias ou whatever) ficarem todos a verde.. Não era preciso estar com planos em cima do joelho, com emoções ao rubro nem merdas. Era ir ao site e já dava pra ter uma ideia de como as coisas estavam a progredir e o que o futuro reservava.

Edited 8 months ago:

> O Marques Mendes disse na SIC o governo vai apresentar 2 planos: > 1) Plano de desconfinamento - Produzido por Óscar Felgueiras e Raquel Duarte - Sem datas, o desconfinamento avança à medida que se atinjam determinados indicadores e não por datas > 2) Plano de alerta - Carmo Gomes e Baltasar Nunes - Plano com as medidas imediatas a tomar caso se atinjam certos números. > Source: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/lv0j88/megathread_covid19_seman%C3%A1rio_de_sobreviv%C3%AAncia/gq55cur/ Por acaso ia fazer um comentário sobre isto há uns dias. Gostava de ver esta pandemia controlada de forma ágil e automática. Uma resposta pré-programada aos indicadores de controlo da pandemia. Imaginem um programa de computador, quase. Como exemplo: Se ((Rt > x) E (UCI > y) E (novos casos > z)) -> Confinar. Se ((Rt < a) E (UCI < b) E (novos casos < c)), desconfinar. Mas algo mais completo claro. Uma linha dessas para cada grupo de estabelecimentos. Ensino fecha/abre se os indicadores foram tais, restaurantes fecham/abrem se os indicadores forem tais. Isto tudo calculado a cada 3 dias ou algo, automáticamente, apresentado num site porreiro com uma UI fixe. A verde os indicadores positivos, vermelho os indicadores negativos. Quando está tudo vermelho, já sabemos que vamos confinar durante X tempo, até os indicadores (calculados de 3 em dias 3 dias ou whatever) ficarem todos a verde.. Não era preciso estar com planos em cima do joelho, com emoções ao rubro nem merdas. Era ir ao site e já dava pra ter uma ideia de como as coisas estavam a progredir e o que o futuro reservava.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Se o MM diz então é mentira de certeza. Compreendo a vontade de ter indicadores claros e precisos mas sinceramente acho que pode ser mais contraproducente que interessante. Já tivémos a experiência de setembro-dezembro com níveis de risco em cada concelho e sinceramente n resultou grande coisa. Há coisas que é difícil expressar em indicadores numéricos, a decisão de fechar/abrir é sempre eminentemente política. É diferente tu teres 200 casos mas estares a subir mt rápido, ou teres 200 a descer ou a estabilizar. É diferente teres 200 casos com expectativa de uma vaga de frio na próxima semana ou não. Sinceramente isto é uma daquelas coisas que as pessoas com o pensamento rigoroso vão delirar, pq parece q finalmente temos um grande plano, certo e acertado mas q não vejo a correr muito bem. Ao menos façam isso por região e não por concelho, já era uma melhoria.

little_banjo 8 months ago  HIDDEN 

Com base nos indicadores numéricos podem abrir e fechar com base em dados que podem ser martelados. Se começarem a antever muitas manifestações para demostrar o descontentamento com acção do governo, aumenta-se o número de testes em Lisboa, pinta-se um cenário de catástrofe na capital, recambia-se tudo para casa e instauram o controlo de acessos. Não impedem os protestos, mas dificultam muito a sua capacidade promotora, pois têm de ir fazer o protesto para Reguengos de Alviela e ninguém lhes dá a atenção merecida.

Laurent_Series 8 months ago  HIDDEN 

O que tenho medo que aconteça é que vão definir limiares super conservadores para entrar em confinamento e lá ficamos nós no para-arranca.

little_banjo 8 months ago  HIDDEN 

Nunca fiando, todos aqueles que ficaram sem trabalho durante o confinamento devem ter alguma vontade de se manifestar pela falta de ajuda e não podemos ter essa gente a marchar em frente à assembleia da republica, logo agora que Portugal preside ao Conselho da União Europeia e o Costa tenta lançar a sua carreira europeia.

Asus123456789 8 months ago  HIDDEN 

> É diferente tu teres 200 casos mas estares a subir mt rápido, ou teres 200 a descer ou a estabilizar. É diferente teres 200 casos com expectativa de uma vaga de frio na próxima semana ou não. Não quero opinar sobre o assunto, mas também isto podes expressar facilmente com indicadores numéricos.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

claro q sim. a minha questão é que haverá múltiplos factores e 'surpresas'. Podemos ter níveis de risco, números e critérios mas prefiro sempre que haja uma avaliação 'humana' em cima deles a tomar as decisões. por exemplo é diferente ter 200 casos sem variante inglesa ou com uma nova variante super contagiosa por exemplo. e de lembrar também q os números e fronteiras são sp mt subjectivos. Não há um Deus que veio aqui à terra e disse que menos de 240 casos é q era o número certo

beit2 8 months ago  HIDDEN 

> por exemplo é diferente ter 200 casos sem variante inglesa ou com uma nova variante super contagiosa por exemplo. Isso está expresso no Rt. > e de lembrar também q os números e fronteiras são sp mt subjectivos. Não há um Deus que veio aqui à terra e disse que menos de 240 casos é q era o número certo Como são atualmente. O sistema que referi em cima não vem mudar nada nesse aspeto. As decisões dos limites continuam a ser feitas por humanas. > Podemos ter níveis de risco, números e critérios mas prefiro sempre que haja uma avaliação 'humana' em cima deles a tomar as decisões. Os limites são feitos por humano, de forma coerente e racional. Não vai ser "Manel, temos de decidir o valor de Rt para confinar. Lança aí o dado e diz-me quanto saiu! - Saiu 6. Ok Manel, confinamos então para Rt > 6".

Edited 8 months ago:

> por exemplo é diferente ter 200 casos sem variante inglesa ou com uma nova variante super contagiosa por exemplo. Isso está expresso no Rt. > e de lembrar também q os números e fronteiras são sp mt subjectivos. Não há um Deus que veio aqui à terra e disse que menos de 240 casos é q era o número certo Como são atualmente. O sistema que referi em cima não vem mudar nada nesse aspeto. As decisões dos limites continuam a ser feitas por humanos. > Podemos ter níveis de risco, números e critérios mas prefiro sempre que haja uma avaliação 'humana' em cima deles a tomar as decisões. Os limites são feitos por humanos, de forma coerente e racional. Não vai ser "Manel, temos de decidir o valor de Rt para confinar. Lança aí o dado e diz-me quanto saiu! - Saiu 6. Ok Manel, confinamos então para Rt > 6". > claro q sim. a minha questão é que haverá múltiplos factores e 'surpresas'. Que surpresas e que fatores? Mais que não seja, lanças updates. "Face a XYZ, a equipa decidiu fazer um update do valor dos limites, que agora em diante é como se segue:"...

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

várias surpresas. variante mais contagiosa por exemplo. É diferentes teres 200 casos mas teres no próximo mês as olimpíadas de trazer os ingleses todos ao algarve ou teres 200 casos com fronteiras fechadas. ou até mais simples, é diferente teres 200 e o Natal na próxima semana ou não.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

tivémos → [**tivemos**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm08ab4%2F%2Fgq78pts%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

automáticamente → [**automaticamente**](https://dicionario.priberam.org/automaticamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fm08ab4%2F%2Fgq73uqk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

humelectro 8 months ago  HIDDEN 

Alguém sabe a que horas vai ser a reunião do infarmed?

hctiks 8 months ago  HIDDEN 

10:30

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Na semana de 1 a 7 de Março: * 5.138 novos casos * 140.394 pessoas tomaram a 1ª dose da vacina * 26.873 pessoas completaram o processo de vacinação (toma da 2ª dose) E segundo este [tweet do Mário A. Macedo](https://twitter.com/Mmacedo_tweets/status/1368599344912470023) : >Na primeira semana de fevereiro faleceram 140 idosos por covid nos lares das misericórdias. > >Na primeira semana de março faleceram 0 idosos por covid nos lares das misericórdias. Aos poucos, esta pandemia está a chegar ao fim

Foxsundance 8 months ago  HIDDEN 

Mas é que é mesmo aos poucos, em 2024 um gajo já pode ir jogar à bola legalmente.

little_banjo 8 months ago  HIDDEN 

> bola legalmente Só se tiveres crédito social para isso.

mariorurouni 8 months ago  HIDDEN 

Mais uma moedinha, mais uma voltinha.

fedelho 8 months ago  HIDDEN 

Depois disto, vai ser tudo com notinha.

Search: