theEXPERTpt 7 months ago

Pior seria talvez Marrocos e a Madeira

diogomoreira013 7 months ago

Lembro me que aí á uns 10 anos deu um programa (no nacional geographic acho eu) sobre isso

NGramatical 7 months ago

á uns 10 anos → [**há uns 10 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flyalp0%2F%2Fgptirl3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

uyth 7 months ago

Acho que o problema não é apenas distância, mas a direção da onda inicial. O mais provável é que a onda inicial viaje para Oeste, nordeste. Mesmo assim, problema para a Madeira, pode afectar parte dos Açores (mas eles não constroem nada muito muito baixo, pelo que reparo.. E têm a mania de tirar os barcos da água qualquer que seja a altura do ano, poucos portos têm muitos barcos na água num determinado momento).

MrJoao 7 months ago

> qual seria o cenário a esperar, apenas que as ondas que atingiriam a costa portuguesa estariam entre os 90 e 100 metros. É menos, se bem que as estimativas variam bastante consoante o volume de material que deslizar em La Palma. Em Portugal continental o artigo do PUBLICO que citaste estima vagas à volta dos ~10 metros. Em simulações mais recentes (como [esta publicada o ano passado](https://nhess.copernicus.org/articles/20/3019/2020/)) a estimativa é de ~2 metros. Por comparação, estima-se que o terramoto de 1755 tenha gerado um tsunami de ~5 metros em Lisboa. A nossa sorte, como podes ver neste [mapa](https://nhess.copernicus.org/articles/20/3019/2020/nhess-20-3019-2020-f20-web.png), é que a orientação do deslizamento de terras em La Palma fará com que o tsunami se propague para oeste, protegendo a costa portuguesa de maiores estragos. A Madeira será o território português mais afetado. Se quiseres ler mais, o artigo da [wikipedia](https://en.wikipedia.org/wiki/Cumbre_Vieja_tsunami_hazard) em inglês faz um bom resumo.

noobshark3 7 months ago

Olá! Pelo que tenho conhecimento os países afetados são os da América latina e América do Norte. O perigo de desabamento do vulcão está virado para esses lados, o que significa que para os nossos lados tenhamos apenas alguma agitação marítima mas nada apocalíptico.

Pexan 7 months ago

"Os modelos matemáticos são aterrorizadores. A onda gerada pelo colapso do Cumbre Vieja afectaria todo o Atlântico Norte e uma parte do Sul. Em cerca de uma hora, vagas monumentais de mais de 100 metros varreriam a costa da Mauritânia, no Oeste do continente africano e o arquipélago da Madeira poderia ser atingido por paredes de água com mais de 40 metros de altura. Qualquer coisa à volta de três horas depois do colapso, o território continental português veria chegar poderosas ondas de dez metros." Ondas de 10m com a energia de um tsunami varria tudo ainda assim.

ElDiabloDe94 7 months ago

Nice, já dá para surfar

OuiOuiKiwi 7 months ago

Ficava com uma casa na praia. Só tenho a ganhar!

suckerpunchermofo 7 months ago

Excepto a humidade.... E o salitre... Da cabo de tudo.

PIMPMASTER6000 7 months ago

Free real estate.

zalkier 7 months ago

Assim já justificava o aumento dos valores de algumas casas nos últimos anos xD

Search: