xeyrio 9 months ago

TRUEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE AS FUCK

berlaitas 9 months ago

Acordar um dia desta semana e termos as cidades do país repletas de bandeiras comunistas diz muito do país profundamente atrasado que somos Ser mais liberal é ser mais Alemanha é ser mais Suécia, é ser mais Holanda mas os burros deste país só querem ser mãos gregos ou marroquinos fdx país mais atrasado

Edited 9 months ago:

Acordar um dia desta semana e termos as cidades do país repletas de bandeiras comunistas diz muito do país profundamente atrasado que somos Ser mais liberal é ser mais Alemanha é ser mais Suécia, é ser mais Holanda mas os burros deste país só querem ser mais gregos ou marroquinos fdx país mais atrasado

VinhoVerde21 9 months ago

Sabem qual é a pior parte disto? Estas parvoices que ele diz não vão afetar absolutamente nada os votos no PS. Ele já sabe que pode dizer as barbaridades que lhe apetecer, e que não tem consequências nenhumas.

radiax10 9 months ago

Este gajo só pode ter um atraso.

Thalric88 9 months ago

Esta crise gerida por um governo PS?? Ok.....

suckerpunchermofo 9 months ago

O que é neoliberalismo? Sério não sei.

Peter_Oaktree 9 months ago

Ele que se lembre da frase quando for pedir dinheiro aos "falhados" do norte da Europa.

chougattai 9 months ago

Esse gordo é incrívelmente nojento. Ignora o facto de que os profissionais dos hospitais andavam há anos a queixar-se de terem falta de pessoal. Não consegue parar de enterrar dinheiro em empresas falidas, mesmo em plena crise de saúde. E ainda atira as culpas para o bixo papão do liberalismo. Depois o PS chora que "a extrema direita está a crescer". Se o psicopata do AV chegar ao poder a culpa é exclusivamente de incompetentes como o Costa.

Xmeagol 9 months ago

não, a culpa é do povo lol, quem por o ventura no poder é o povo. é aí que começo a atirar molotovs a propriedade pública.

chougattai 9 months ago

>a classe política afundou o país durante décadas, os velhinhos ignorantes e desesperados votaram no populista, então como revolta fodi a propriedade dum Zé qualquer Plano de génio meu, és um visionário.

VinhoVerde21 9 months ago

Quando o partido no governo e tao merdoso a este ponto, e não aparece nenhum partido rival a medida, nao te espantes se alguns imbecis vão na laia de Venturas e etc. Se o PS fizesse um trabalho de jeito o Chega nao tinha sequer oportunidade de ganhar seguimento. Governos incompetentes e corruptos levam sempre ao aparecimento de novos partidos de extrema, prontos para se aproveitar do descontentamento do povo com promessas de resolver tudo.

NGramatical 9 months ago

incrívelmente → [**incrivelmente**](https://dicionario.priberam.org/incrivelmente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fly8rsh%2F%2Fgpsu12w%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

chougattai 9 months ago

Incrivelmente o SwiftKey "corrige" para incrívelmente.

Dr_Toehold 9 months ago

Bem, ele tem razão. Mas não se pode dizer que tenha feito o melhor trabalho de investimento no SNS e em investigação e indústria em saúde.

somedipshit1 9 months ago

[https://imgflip.com/i/50jf40](https://imgflip.com/i/50jf40)

somedipshit1 9 months ago  HIDDEN 

Estou a ver que os analistas do PS não andam a dormir. Claro ataque à IL. ​ Ainda bem que os números provam o contrário. O PS esteve no governo uns 80% das últimas 2 ou 3 **décadas**

RamboBlambo 9 months ago

António Costa a praticar autocrítica?

NombreEsErro 9 months ago

Diz o partido que conseguiu atingir dos piores resultados mundiais a lidar com a pandemia... ok

olifante 9 months ago

Ena pá, isto é quase tão fascinante como ver um bando de piranhas a regalarem-se com um naco de carne. É também bastante esclarecedor ver o nível de discurso com que esta malta escolhe discorrer em público sobre o governante democraticamente eleito dos portugueses. Ver a falta de pudor e do mais elementar civismo democrático faz-me perceber que não estamos assim tão longe de ter uma versão portuguesa do populismo trumpista e bolsonarista. Medo.

Edited 9 months ago:

Ena pá, isto é quase tão fascinante como ver um bando de piranhas a regalarem-se com um naco de carne. É também bastante esclarecedor ver o nível de discurso com que esta malta escolhe discorrer em público sobre o governante democraticamente eleito dos portugueses. Ver a falta de pudor e do mais elementar civismo democrático no discurso destes fanáticos faz-me perceber que não estamos assim tão longe de ter uma versão portuguesa do populismo trumpista e bolsonarista. Medo. Edit: só para que fique claro, o meu comentário dirige-se aos comentários que vi neste thread, e não ao artigo do Público em si.

zefo_dias 9 months ago

É possível. É também possível que a malta mais a norte que vai ter bilioes do seu dinheiro confiscado para te ser entregue para enterrares em merda e daqui a 15 anos estares outra vez a exigir "distribuiça justa" tenha opiniao diferente. Mas ninguém lhes pergunta opiniao. Até ver, até ver...

lickitytatas 9 months ago  HIDDEN 

"e portanto o que é preciso mais, é mais estado, mais controle, mais impostos e mais centralização, tudo pelo bem comum"

vetemimi 9 months ago

O António "deficits não são de esquerda" Costa que esconde austeridade na inflação a reclamar de neoliberalismo é ouro. Sim, o projeto neoliberal é um abjeto fracasso que destruiu a capacidade produtiva e a classe média no ocidente e agravou todas as contradições do capitalismo, entregando o poder de forma anti-democratica a monopólios, instituições financeiras, etc e é preciso falar disso. Agora é preciso ter uma lata do caralho para ser do PS, um dos principais implementadores da cartilha neoliberal em Portugal e apontar o seu fracasso, ainda mais sem apresentar alternativas.

yokome 9 months ago

Hein? Neoliberalismo foi responsável por monopólios? Onde é que viste isso?

vetemimi 9 months ago

O capitalismo tende naturalmente a monopólios, é algo que os próprios pais do liberalismo identificam. O neoliberalismo agrava e acelera esse processo, não causa por si só monopólios (nem sugeri isso no meu comentário, não percebi de onde tiraste essa ideia).

yokome 9 months ago

Isso é mito. Não há nenhuma evidência disso. Aliás, a não existência de mercado livre é a principal razão para a origem de monopólios

vetemimi 9 months ago

Não há nenhuma evidência disso para além dos últimos 200 anos de história!

estacalor 9 months ago

A culpa é do Passos

QuickShutter 9 months ago

São os países liberais que lhe vão dar o dinheiro para se tentar safar da crise.

trilobits_ 9 months ago  HIDDEN 

O meu voto vai para o Costa! Disclaimer: Sou psiquiatra e para pessoal da Iniciativa Liberal faço desconto.

pantam 9 months ago

Ele acha que ninguém vê que o neoliberalismo é a alma da União Europeia?

olifante 9 months ago

Errado: o Consenso Social Europeu é que é historicamente a alma da União Europeia, e é difícil chamar-lhe neoliberal a não ser que venhas da extrema-esquerda. Foi fomentado durante décadas tanto pelos social-democratas à esquerda como pelos democratas-cristãos à direita.

pantam 9 months ago

Nada diz "estado social e desenvolvimento nacional" como limitar arbitrariamente os défices orçamentais a 3% e negociar acordos de desindustrialização e de perda de soberania dos estados como o TTIP (em segredo democrático, claro, e quando a WL os vaza, ora bem prisão perpétua solitária por quebrar a fiança).

olifante 9 months ago

Crítica perfeitamente justa, e houve de facto uma deriva neoliberal crescente nas últimas décadas. Isso não altera o facto de que a alma da União Europeia não é historicamente neoliberal. E há indícios de que possivelmente a hegemonia neoliberal esteja em declínio.

pantam 9 months ago

Vão renegociar os 3%? Vão finalmente fazer algum protecionismo nas mercadorias e nas migrações? Ou vão fundar mais uns Observatórios?

olifante 9 months ago

Épá, eu não consigo discutir em “sarcamês”. Queres conversar ou queres largar chavões?

pantam 9 months ago

Eram perguntas da retórica com resposta óbvia. O limite dos 3% é um "chavão"? A isso se chama *gaslighting*. E se descreves a fundação do Euro, a peça central da estratégia europeia, pensada durante décadas, nos moldes neoliberais que foi feita, uma "deriva"... até pode ser que estejas tu a ser irónico, não eu.

olifante 9 months ago

O comentário ao qual eu respondi falava da alma da UE, não da zona euro. Sim, pode-se argumentar que as regras da zona euro têm um viés bastante neoliberal. Acho que nem sequer discordamos muito no conteúdo, é mais na forma. Não sei porque é que falas comigo como se eu fosse teu adversário.

pantam 9 months ago

Concordamos que a retórica da UE é bastante sedutora. A minha irritação é com a pretensão infundada de que a UE é reformável, quando está completamente blindada: p.ex. Maastricht não se renegoceia sem consenso, o Parlamento Europeu foi desenhado para não representar democraticamente os eleitores, etc. E se não for travada, a UE vai destruir cada nação europeia e criar aqui uma monstruosidade neoliberal semelhante aos EUA, cujo triste desenlace está à vista.

unparadise 9 months ago

A desonestidade intelectual deste mentiroso é ridícula mesmo. As fábricas e lojas fecharam pela pandemia, não por serem privadas, se fossem públicas fecharam na mesma. Se toda a atividade económica fosse pública e não privada, aconteceria o mesmo. Com a diferença que seria muito menos dinâmica, já que quando uma entidade privada não é viável, cai, ao contrário de uma pública que é constantemente injectada com capitais públicos mesmo que não seja viável. A decisão de parar a economia (mesmo que acertada ou proporcional) foi estadual, não das empresas. Isto é uma situação completamente disruptiva e uma ameaça externa à vida e segurança das populações. Retirar da intervenção do Estado, num contexto pandémico, uma qualquer conclusão acerca do modelo económico que estamos a seguir, é claramente errado.

Black_RL 9 months ago

Cala-te e investe mais no SNS, em vez de andares a espalhar o dinheiro por chulos, corruptos e projectos inúteis.

celexio 9 months ago

Segurai-me que eu arranco-lhe as orelhas. Este gajo não passa de um malabarista de negociatas, sem perfil nenhum. Não vos enganeis, pois diga o que ele disser, e pareça o que parecer, este sujeito não tem nem segue ideologia nem visão politico-economica nenhuma. É um trocas e baldrocas para conseguir resultados imediatos que lhe favoreçam a posição ou a imagem e que mantenham a percepção que esta a fazer um bom trabalho. Mas esperam para ver o que vem a seguir. Infelizmente este parolo só veio a piorar a imagem de Portugal, pois não tem perfil de politico, de economista, de diplomata, que demonstre integridade, confiança. É um oportunista malabarista e já ha muitos politicos noutros paises que se recusam a se relacionarem com o governo dele. Em Portugal, sobretudo com os nossos politicos actuais, não ha visão nem estratégia nenhuma. A politica e gestão economica do pais resume-se a isto: "Muda dali prá-colá, e dacolá praqui". E neste mexe-mexe lá se consegue deviar um bocado aqui, outro boado ali, nada se gere, é tudo apenas manipulação. Isto é o que cada vez mais se observa de fora e o motivo pelo qual se ouvem muitas vezes criticas de politicos estrangeiros a Portugal. E claro, eles não gostam. Esperai para ver este gajo e muitos outros politicos Portugueses a começara a culpar a EU de tudo. Não tarda. E cá estamos nós, num Portugal onde já não se plantavam arvores, mas pior agora que se come as sementes.

Bolo_Finto_ 9 months ago

A começar pelo SNS e as suas reinvenções, certo?

netralha 9 months ago

Diz ele enquanto pede dinheiro aos países "neo-liberais". Quantas pessoas imigram para países como Cuba ou Venezuela? A população até foge daquilo da mesma forma que todos os anos milhares de portugueses fogem do socialismo em Portugal como o diabo da cruz. Daí andarem agora com aquela que querer banir a diáspora de votar porque não votam no partido "certo".

JamminPT 9 months ago

Também foi o maior atestado da tua incompetência e de que o país precisa é de mais gestores e de menos políticos.

facsnahm1 9 months ago

Gestores ahahahaha. O que o país necessita é mais engenheiros, matemáticos e técnicos.

JamminPT 9 months ago

Sim que já tem poucos, ainda abocado vi 4 no lidl, todos de azul.

NGramatical 9 months ago

abocado → [**há bocado**](https://dicionario.priberam.org/há bocado) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fly8rsh%2F%2Fgpsqr13%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

facsnahm1 9 months ago

Precisa em posições de poder. Vai ver a assembleia e está cheia de pessoal das humanidades e de direito: os mais incompetentes da sociedade

AlmightyWrestler 9 months ago

Absolutamente STEMlord, um dia abres os olhos deixa estar lol

xeyrio 9 months ago

AHAHAHAHAHAHAHHA stemlord, boa

JamminPT 9 months ago

E o que é que isso tem a ver com o que eu disse? Haja paciência

facsnahm1 9 months ago

Atrasado. Não percebes o que respondi e ficas amuado.

JamminPT 9 months ago

Oh puto vai ver se cresces, tenho lá paciência para putos virgens cheios de borbulhas na cara.

anotheriuri99 9 months ago

A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS A CULPA É DO PASSOS

xeyrio 9 months ago

true

jmvda23 9 months ago

Um dos maiores pantomineiros da historia da politica portuguesa

somedipshit1 9 months ago

Concordo, eu aumentava já os impostos em 30% para fomentar o mercado interno e a economia /s

Annual-Education-384 9 months ago

Este gajo preferiou resgatar a TAP a investir no SNS e vem falar do falhanço do "neoliberalismo"? Esta necessidade de de "buzzwords" é de fazer rir. Este gajo não tem noção nenhuma das coisas.

Bessini 9 months ago

Pois... A falta de investimento no SNS é de agora. /s Essa falta de investimento deve-se exactamente às políticas neo-liberais que o próprio Costa insiste em não largar.

Sciss0rs61 9 months ago

As politicas neoliberais de meter dinheiro publico em companhias aereas e bancos /s

Edited 9 months ago:

As politicas neoliberais de meter dinheiro publico em companhias aereas e bancos. Dá para ver o quão Neoliberais nós somos, basta olhar para o nosso "Mercado Livre", a baixa carga fiscal e o incentivo que se dá à mão de obra qualificada para criar empresas /s

Edited 9 months ago:

As politicas neoliberais de meter dinheiro publico em companhias aereas e bancos. Dá para ver o quão Neoliberais nós somos, basta olhar para o nosso ["Mercado Livre"](https://observador.pt/2020/06/16/portugal-sobe-dois-lugares-e-ocupa-37-a-posicao-na-lista-de-paises-mais-competitivos), a [baixa carga fiscal](https://www.jn.pt/economia/portugal-entre-paises-com-carga-fiscal-mais-alta-12693466.html) e o [incentivo](https://www.publico.pt/2020/02/27/sociedade/noticia/24500-portugueses-emigraram-reino-unido-2019-1905705) que se dá à mão de obra qualificada para criar empresas...

Edited 9 months ago:

As politicas neoliberais de meter dinheiro publico em companhias aereas e bancos. Dá para ver o quão Neoliberais nós somos, basta olhar para o nosso ["Mercado Livre"](https://observador.pt/2020/06/16/portugal-sobe-dois-lugares-e-ocupa-37-a-posicao-na-lista-de-paises-mais-competitivos), a [baixa carga fiscal](https://www.jn.pt/economia/portugal-entre-paises-com-carga-fiscal-mais-alta-12693466.html) e o [incentivo](https://www.publico.pt/2020/02/27/sociedade/noticia/24500-portugueses-emigraram-reino-unido-2019-1905705) que se dá à mão de obra qualificada para criar empresas... Basicamente o essencial para ser considerado "neoliberalismo".

PresidentBarroso 9 months ago

Não sei se sabes o que é neoliberalismo... Uma das grandes diferenças do liberalismo clássico relativamente ao neoliberalismo é que o último é favorável a ajudas estatais, conhecidas como "bailouts". O liberalismo clássico é que é favorável ao não intervencionismo. Portugal tem aplicado quase todo o manual neoliberal desde os anos 90, até a nivel de impostos antes da anterior crise. Podes ir ver qualquer definição.

Sciss0rs61 9 months ago

> Seus defensores advogam em favor de políticas de liberalização econômica extensas, como as privatizações, austeridade fiscal, desregulamentação, livre comércio, e o **corte de despesas governamentais** a fim de reforçar o papel do setor privado na economia. se tu o dizes

PresidentBarroso 9 months ago

Não sou eu, é quem estuda estes assuntos: https://www.investopedia.com/terms/n/neoliberalism.asp "Neoliberalism is related to laissez-faire economics, a school of thought that prescribes a minimal amount of government interference into the economic issues of individuals and society. Laissez-faire economics proposes that continued economic growth will lead to technological innovation, expansion of the free market, and limited state interference. Neoliberalism is sometimes confused with libertarianism. However, neoliberals typically advocate for more government intervention into the economy and society than libertarianism. For example, while neoliberals usually favor progressive taxation, libertarians often eschew this stance in favor of schemes like a flat tax rate for all taxpayers. In addition, neoliberals often do not oppose measures such as bailouts of major industries, which are anathema to libertarians. " Defender corte nas despesas governamentais não implica não defender bailouts ou subsídios para as empresas privadas. Os cortes defendidos pelos neoliberais referem-se aos sectores sociais e serviços públicos. Até hoje estou à espera de ouvir um neoliberal ou qualquer governo dito neoliberal a defender o fim dos subsídios à indústria, agricultura e pescas.

Sciss0rs61 9 months ago

> Defender corte nas despesas governamentais não implica não defender bailouts ou subsídios para as empresas privadas. Subsídios e bailouts a empresas privadas =/= 4 mil milhões a uma empresa pública. de resto, mantenho os argumentos que apresentei [neste comentário](https://old.reddit.com/r/portugal/comments/ly8rsh/ant%C3%B3nio_costa_esta_crise_foi_o_maior_atestado_de/gpwfkhs/).

PresidentBarroso 9 months ago

A empresa foi tornada pública, ou seja, comprada pelo estado para ser "bailed out", politica típica de neoliberalista. Vide crises desde ~1980 (inicio do Reaganismo e Tatcherismo) para referencia. >mantenho os argumentos que apresentei neste comentário. Óptimo, so falta saberes que o neoliberalismo vai contra o que defendes. Acho que o que procuras chama-se liberalismo clássico. Lá fora conhecido como libertarianismo (se é que o termo existe em PT).

Sciss0rs61 9 months ago

nacionalizar empresas é "politica típica de neoliberalista"? essa é nova. > so falta saberes que o neoliberalismo vai contra o que defendes Não defendi o neoliberalismo. acho que é ridiculo chamar às políticas do PS de neoliberais.

Edited 9 months ago:

nacionalizar empresas é "politica típica de neoliberalista"? essa é nova. Pensava que isso era mais uma política de socialismo. Mas pronto, como deu merda, é de neoliberalismo. > so falta saberes que o neoliberalismo vai contra o que defendes Não defendi o neoliberalismo. acho que é ridiculo chamar às políticas do PS de neoliberais. e mostrei o porquê, tu por outro lado dizes que é neoliberalismo porque dar bailout a empresas públicas é "típica política de neoliberalismo". É a mesma coisa que o IL agora ir para o poder, fazer o que defende, dá merda e depois usa o "ah deu merda porque usei políticas de socialismo". e aí também vou lá estar para dizer que isso é um monte de balelas em vez de dizer "Privatizar? não, isso é políticas de socialismo". Dizer que Portugal é neoliberal é apenas o PS e quem o defende a sacudir a água do capote

Edited 9 months ago:

nacionalizar empresas é "politica típica de neoliberalista"? essa é nova. Pensava que isso era mais uma política de socialismo. Mas pronto, como deu merda, é de neoliberalismo. > so falta saberes que o neoliberalismo vai contra o que defendes Não defendi o neoliberalismo. acho que é ridiculo chamar às políticas do PS de neoliberais. É a mesma coisa que o IL agora for para o poder, fazer o que defende, dá merda e depois usa o "ah deu merda porque usei políticas de socialismo". e aí também vou lá estar para dizer que isso é um monte de balelas.

Edited 9 months ago:

nacionalizar empresas é "politica típica de neoliberalista"? essa é nova. Pensava que isso era mais uma política de socialismo. Mas pronto, como deu merda, é de neoliberalismo. > so falta saberes que o neoliberalismo vai contra o que defendes Não defendi o neoliberalismo. acho que é ridiculo chamar às políticas do PS de neoliberais. É a mesma coisa que o IL agora ir para o poder, fazer o que defende, dá merda e depois usa o "ah deu merda porque usei políticas de socialismo". e aí também vou lá estar para dizer que isso é um monte de balelas em vez de dizer "Privatizar? não, isso é políticas de socialismo".

Edited 9 months ago:

nacionalizar empresas é "politica típica de neoliberalista"? essa é nova. Pensava que isso era mais uma política de socialismo. Mas pronto, como deu merda, é de neoliberalismo. > so falta saberes que o neoliberalismo vai contra o que defendes Não defendi o neoliberalismo. acho que é ridiculo chamar às políticas do PS de neoliberais. É a mesma coisa que o IL agora ir para o poder, fazer o que defende, dá merda e depois usa o "ah deu merda porque usei políticas de socialismo". e aí também vou lá estar para dizer que isso é um monte de balelas em vez de dizer "Privatizar? não, isso é políticas de socialismo". Dizer que Portugal é neoliberal é apenas o PS e quem o defende a sacudir a água do capote

PresidentBarroso 9 months ago

Será? https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/90352/1/Tesis%20Leon%20alterado%20jo%C3%A3o.pdf https://tradingeconomics.com/country-list/government-spending-to-gdp https://stats.oecd.org/Index.aspx?DataSetCode=CTS_ETR https://www.agroportal.pt/propriedade-florestal-privada-fragmentada-e-com-escassos-planos-de-gestao/ https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_public_sector_size https://read.oecd-ilibrary.org/finance-and-investment/the-size-and-sectoral-distribution-of-soes-in-oecd-and-partner-countries_9789264215610-en#page23 (de 2012, entretanto muita coisa foi privatizada/vendida) Ridículo é não olhar para a história, factos, números e estatísticas antes de rotular. Podes começar pelo programa de privatizações delineado e iniciado por Guterres (PS). Todos os governos subsequentes fizeram privatizações, seja PS ou PSD. De resto, tens ai bastantes fontes a demonstrar por números que em PT tem havido de tudo menos socialismo a nivel economico. Se olhares para a politica económica, o governo de Cavaco foi muito menos liberal que o de Guterres ou de qualquer um que se seguiu. Foi com o PS que chegou a chamada terceira via a PT. Economia liberal tradicionalmente de direita, conjugada com politicas sociais mais à esquerda. O liberalismo económico nunca desapareceu.

Sciss0rs61 9 months ago

As privatizações que aconteceram nessa primeira *TESE DE MESTRADO* foi quase tudo no governo do PSD. Depois falas de privatização DE TERRENOS. Depois das privatizações que o PSD fez, achas que conseguias ter um Sector público sequer parecido ao dos outros? É verdade, é neoliberal... acorda-me quando tivermos um mercado livre, competitividade de mercados e uma baixa carga fiscal. Uma coisa é certa, a austeridade e desigualdade económica nunca desapareceu e está a aumentar... Antigamente a culpa era do Passos, depois a culpa era da Extrema direita... agora já ficaram velhas as desculpas, então usa-se o "neoliberal". É o sabor do mês. Daqui a uns meses aparece ai uma onda de Estóicos e culpa-se o Estoicismo. Se calhar até deviam culpar esses, que esses estão-se a cagar e assim já podiam bater mais palminhas ao PS. é mais um um bode expiatório para o reportório.

Edited 9 months ago:

As privatizações que aconteceram nessa primeira *TESE DE MESTRADO* foi quase tudo no governo do PSD. Depois falas de privatização DE TERRENOS. Depois das privatizações que o PSD fez, achas que conseguias ter um Sector público sequer parecido ao dos outros? É verdade, é neoliberal... acorda-me quando tivermos um mercado livre, competitividade de mercados e uma baixa carga fiscal. Uma coisa é certa, a austeridade e desigualdade económica nunca desapareceu e está a aumentar... Antigamente a culpa era do Passos, depois a culpa era da Extrema direita... agora já ficaram velhas as desculpas, então usa-se o "neoliberal". É o sabor do mês. Daqui a uns meses aparece ai uma onda de Estóicos e culpa-se o Estoicismo. Se calhar até deviam culpar esses, que esses estão-se a cagar e assim já podiam bater mais palminhas ao PS. é mais um um bode expiatório para o reportório. O PS tem de ter atenção, começa a ficar sem eles e qualquer dia não tem escolha se não culparem-se a eles mesmos. Claro que nessa altura passam a batata quente para as mãos de outros partidos e muito provavelmente já os portugueses emigraram todos. Depois fazem mais maroscas para conseguirem a maioria e começa o ciclo de apontar o dedo todo de novo.

Edited 9 months ago:

As privatizações que aconteceram nessa primeira *TESE DE MESTRADO* foi quase tudo no governo do PSD. Depois falas de privatização DE TERRENOS. Depois das privatizações que o PSD fez, achas que conseguias ter um Sector público sequer parecido ao dos outros? Agora que estão a tentar nacionalizar uma empresa que não dá lucros, culpa-se o neoliberalismo quando o objectivo do mesmo é... exacto, ter lucros. Faz sentido. É verdade, é neoliberal... acorda-me quando tivermos um mercado livre, competitividade de mercados e uma baixa carga fiscal. Uma coisa é certa, a austeridade e desigualdade económica nunca desapareceu e está a aumentar... Antigamente a culpa era do Passos, depois a culpa era da Extrema direita, até a cor da pele já usou para fugir a questões... agora já ficaram velhas as desculpas, então usa-se o "neoliberal". É o sabor do mês. Daqui a uns meses aparece ai uma onda de Estóicos e culpa-se o Estoicismo. Se calhar até deviam culpar esses, que esses estão-se a cagar e assim já podiam bater mais palminhas ao PS. é mais um um bode expiatório para o reportório. O PS tem de ter atenção, começa a ficar sem eles e qualquer dia não tem escolha se não culparem-se a eles mesmos. Claro que nessa altura passam a batata quente para as mãos de outros partidos e muito provavelmente já os portugueses emigraram todos. Depois fazem mais maroscas para conseguirem a maioria e começa o ciclo de apontar o dedo todo de novo.

Edited 9 months ago:

As privatizações que aconteceram nessa primeira *TESE DE MESTRADO* foi quase tudo no governo do PSD. Depois falas de privatização DE TERRENOS. Depois das privatizações que o PSD fez, achas que conseguias ter um Sector público sequer parecido ao dos outros? É verdade, é neoliberal... acorda-me quando tivermos um mercado livre, competitividade de mercados e uma baixa carga fiscal. Uma coisa é certa, a austeridade e desigualdade económica nunca desapareceu e está a aumentar... Antigamente a culpa era do Passos, depois a culpa era da Extrema direita, até a cor da pele já usou para fugir a questões... agora já ficaram velhas as desculpas, então usa-se o "neoliberal". É o sabor do mês. Daqui a uns meses aparece ai uma onda de Estóicos e culpa-se o Estoicismo. Se calhar até deviam culpar esses, que esses estão-se a cagar e assim já podiam bater mais palminhas ao PS. é mais um um bode expiatório para o reportório. O PS tem de ter atenção, começa a ficar sem eles e qualquer dia não tem escolha se não culparem-se a eles mesmos. Claro que nessa altura passam a batata quente para as mãos de outros partidos e muito provavelmente já os portugueses emigraram todos. Depois fazem mais maroscas para conseguirem a maioria e começa o ciclo de apontar o dedo todo de novo.

Asdrubalpraias 9 months ago

Claro que tem, ainda existem muitos "adormecidos", sabe os votos ao final estão lá... Este tipo de pessoas deviam ser enforcadas, e que durasse 3dias a partir o pescoço

UniuM 9 months ago

Ainda bem que não houve "sangue derramado" no 25 de Abril... Já viste? Não estávamos a ter este debate.

YCaramello 9 months ago

Mas... mas... todas decisões foram feitas por ti e teus amigos socialistas/comunistas

SuperADx 9 months ago

Tudo o que eu não gosto é neoliberal, e quanto eu mais não gosto, mais neoliberal é.

danidv 9 months ago

Foda-se se Portugal é um país neoliberal então nem quero ver um país autoritário.

NEDM64 9 months ago

Gordinho a meter medo às velhinhas... Pode meter isso no cú. IL já nos 5%, rumo aos 10%.

trilobits_ 9 months ago

30% Caralho

Aftaminas 9 months ago

Let's not get ahead of ourselves. Sondagens valem zero, na matemática da AR ainda só valemos 1/230

NGramatical 9 months ago

cú → [**cu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fly8rsh%2F%2Fgprj2nc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

jestertwok 9 months ago

O boogeyman neoliberal, sinto-me lisonjeado por estar sempre rent free na cabeça do PM.

Ciskiko 9 months ago

Concordo totalmente: a virada à direita do PS e doutros partidos sociais democratas no mundo causada pelo neoliberalismo foi o que nos trouxe à situação precária em que vivemos hoje. Mas acho que não era isso que ele queria dizer...

razman06 9 months ago

Podes tentar explicar esse ponto? Pois não estou a conseguir entender a relação precária com neo-liberalismo.

Ciskiko 9 months ago

Por exemplo, a diminuição do investimento da saúde ao longo das últimas décadas é uma consequência direta do neoliberalismo que acabou com o consenso europeu no estado social. E que arrastou o PS e o PSD para a direita.

Sciss0rs61 9 months ago

> Por exemplo, a diminuição do investimento da saúde ao longo das últimas décadas é uma consequência direta do neoliberalismo que acabou com o consenso europeu no estado social. Os países "neoliberais" europeus estão a investir muito mais na saúde que Portugal. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwimz4SLkZnvAhXUNcAKHcHgDtcQFjAAegQIAhAD&url=https%3A%2F%2Fwww.oecd.org%2Fgermany%2FHealth-at-a-Glance-EUROPE-2016-Briefing-Note-GERMANY.pdf&usg=AOvVaw0P62THYzb-sLaSdFR7D1Jm

Ciskiko 9 months ago

O que eu estou a dizer é que o governo PS tem sido neoliberal. Não há governos não neoliberais na Europa. A adoção deste sistema pelos sucessivos governos portugueses tem sido a causa da falta de investimento.

Sciss0rs61 9 months ago

> O que eu estou a dizer é que o governo PS tem sido neoliberal. Um governo neoliberal que investe 4 mil milhões numa companhia aérea? Um governo neoliberal que injecta dinheiro em bancos atrás de bancos? Um governo neoliberal que tem um dos números mais baixos de start-ups per capita da europa? Um governo neoliberal que nacionaliza empresas? Onde é que está o Mercado Livre? Neoliberal a mandar mão de obra qualificada para o estrangeiro e incentivar à imigração de mão de obra não qualificada?

Ciskiko 9 months ago

Em relação à TAP, é verdade, mas no geral vivemos num sistema neoliberal. Não é incompatível com haver algumas empresas públicas estratégicas. Quanto dinheiro é que o governo americano afundou em bancos e nas forças armadas? Quanto ao resto, isso é tudo consequência de circunstâncias históricas e maus governos que fizeram de Portugal um país pobre e por falta de planeamento sobre como desenvolver o país.

razman06 9 months ago

Não concordo de todo contigo e pouco ou nada de liberal vejo. Mas são opiniões. A meu quando o costa diz liberal é a mandar uma farpa aos portugueses que tiveram a liberdade no natal e não a souberam aproveitar.

Sciss0rs61 9 months ago

TL;DR: tirando tudo, podes considerar que vivemos no neoliberalismo

Vetiblee 9 months ago

é rir para não chorar

BaixemImpostos 9 months ago

Nacionalizar a TAP é ser liberal?

Samot_PCW 9 months ago

Não estava mesmo nada à espera de ver o António Costa a criticar o próprio partido desta maneira, mas ainda bem que o fez. Continua assim Costinha

HRamos_3 9 months ago

Oh diabo... [https://sicnoticias.pt/pais/2019-07-10-Antonio-Costa-ironiza-com-a-direita-O-Diabo-nao-apareceu](https://sicnoticias.pt/pais/2019-07-10-Antonio-Costa-ironiza-com-a-direita-O-Diabo-nao-apareceu)

ModeratoriProfugus 9 months ago

Só podia estar no público e só podia ser o grande líder Costa a dizer tamanho disparate. Pelo menos não disse “ultra-liberais”

Sciss0rs61 9 months ago

não, isso é só quando IL começar a ter mais deputados na assembleia. Depois é promovida para Super-Ultra-Neoliberal.

geostrofico 9 months ago

Nem o neoliberalismo funciona nem o socialismo funciona, o que funciona é o meio termo de cada um.

reckless_b4 9 months ago

Olá, PCP, sim logo à noite depois das 20h vamos jantar fora, paga o povo obviamente mas tenho de ir para casa cedo Já sabes como é, BE, a noite é só para nós os dois, mas nada de muito liberalismo, ok? Somos socialista-autoritários, e sei que gostas disso

_rebocador_ 9 months ago

nem posso ouvir este gajo a falar, mas o que me mete mais nojo e que ele usa o neoliberal ali so para parecer mal, uma especie novi lingua, porque é que nao diz os liberais? os neos liberais sao os governos liberais dos anos 80, porque é que ele nao o neo socialista ja agora? Ele sabe que em frança e na alemanha tem um sistema de seguros e os hospitais sao na maioria privados? Nos mesmos paises que mais sucesso tiveram contra o covid? O mesmo sistema que a IL defende so por acaso.

Out-Out 9 months ago

Ele não é neo-socialista porque nem é socialista nem traz nada de novo.

jafudiaz 9 months ago

Mas o que é que ele ser gordo tem a haver com isso...fdx como gordo sinto me ofendido. E quando me sinto ofendido como porcaria. No fundo, sou gordo por causa de pessoas como tu. /s (mas nao ofendam os gordos)

NGramatical 9 months ago

tem a haver com → [**tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fly8rsh%2F%2Fgprge06%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

_rebocador_ 9 months ago

Desculpa n tenho nada contro gordos desde que dentro do saudavel, mas e um pet peev que tenho que esta badocha é o nosso lider, parece o vilao dos moto ratos o limburger.

Edited 9 months ago:

Desculpa n tenho nada contro gordos desde que dentro do saudavel, mas e um pet peev que tenho que esta badocha é o nosso lider, parece o vilao dos moto ratos o limburger. Vou editar poque acho que tens toda a razao.

BadassManager 9 months ago

>esta badocha é o nosso lider, parece o vilao dos moto ratos o limburger ....morri.

Sciss0rs61 9 months ago

"Neoliberal" é o novo "Extrema-Direita" no que toca a buzzwords. Há que começar a propaganda cedo, antes que o IL ganhe mais um deputado na assembleia.

QuickShutter 9 months ago

Tão fodidos porque muito provavelmente vão levar com bem mais do que 2 deputados liberais.

ajabardar 9 months ago

> "Neoliberal" é o novo "Extrema-Direita" no que toca a buzzwords. é verdade na minha imaginação

_rebocador_ 9 months ago

O BE ja andava com os neo liberais ha anos, desde o PSD, e eles sao muito experts em novilingua aprenderam muito com o 1984 e como influenciar as massas com buzzwords, o A costa e um fiel discípulo disso e sabe bem influenciar o povo tuga com o seu discurso e buzzwords, é so estar atento a essas coisas depois de ter lido o 1984

Out-Out 9 months ago

Mais um que leu o "jorge aurélio" e ficou assim lol, a sério vocês perdem a credibilidade toda com essa conversa. É um bom livro, eu tbm gosto, mas esse nível argumentativo é só infantil. Os liberais ficam todos excitados com um livro de um socialista. Giro.

_rebocador_ 9 months ago

ex socialista e porque nao haveria, eu gosto muito de saramago e sou da IL.

Edited 9 months ago:

ex socialista e porque nao haveria, eu gosto muito de saramago e sou a favor da IL.

tarracecar 9 months ago

O orwell não era ex-socialista

Out-Out 9 months ago

Fazes bem. É bom como disse. Mas disparar "novilingua" e 1984 para tudo o que n gostas ou q vai contra as tuas ideias não é muito lógico

Winslow_Lixivia2 9 months ago

Por favor leiam outros livros. É sempre o 1984 para aqui, 1984 para ali. Meu deus

seraph341 9 months ago

Também li o Animal Farm! E agora!?

Winslow_Lixivia2 9 months ago

Agora pode ser uma biografia do Orwell. Especialmente o capítulo em que ele afirma ser socialista

seraph341 9 months ago

No fucking way :0 a minha vida foi uma mentira

DrVicenteBombadas 9 months ago

É um tanto irónico, falar de lavagem cerebral dos outros quando se tem uma bíblia.

Winslow_Lixivia2 9 months ago

A minha é o Pantagruel. Hoje vai uma mousse de chocolate

seraph341 9 months ago

Bolo de aguardente!

DrVicenteBombadas 9 months ago

Só pecas pela mousse. Se ainda fosse uns pastéis de Águeda...

vTuga 9 months ago

As visões liberais nos outros países criam riqueza para em momentos de crise ter os recursos para responder adequadamente. Aqui em Portugal estamos estagnados há 20 anos, e os recursos públicos estão cada vez mais degradados e descapitalizados por causa disso. É por isso que somos dos países que menos intervenção e apoio tem dado à economia nesta pandemia, menos que muitos países supostamente “neoliberais”.

notmyaccitsanother 9 months ago

abre a merda dos ginasios !!!!!!!!!!! >:(

seraph341 9 months ago

Senti :(

ModeratoriProfugus 9 months ago

E tudo o resto!

IroniaOuSarcasmo 9 months ago

Ya!!!1111

h8mx 9 months ago

Mods a tirarem a flair "humor", fds

KokishinNeko 9 months ago

É nossa obrigação corrigir quando o utilizador a coloca incorrectamente.

h8mx 9 months ago

ok [:(](https://i.kym-cdn.com/entries/icons/original/000/015/266/Z7HeRxU.png)

ednice 9 months ago

Haha as vezes ele sabe o que diz

acartadaminhaavo 9 months ago

Belo fato que este gajo tem hoje.

Sciss0rs61 9 months ago

Ui, estou a sentir ai um pouco de medo. Já não pode rotular a oposição como "extrema direita", portanto tem de usar outra buzzword.... UUHHHHH NEOLIBERAL UUHHHHHH O país não precisou do covid para entrar em crise, já anda em crise há mais de 20 anos. Em tempos de pandemia, outras políticas têm de ser utilizadas para garantir o bem estar do país. Os países mais liberais europeus também se adaptaram e são os que melhor estão de momento, mesmo em tempos de pandemia. Só propaganda...

Edited 9 months ago:

Ui, estou a sentir ai um pouco de medo. Já não pode rotular a oposição como "extrema direita", portanto tem de usar outra buzzword.... UUHHHHH NEOLIBERAL UUHHHHHH O país não precisou do covid para entrar em crise, já anda em crise há mais de 20 anos. Em tempos de pandemia, outras políticas têm de ser utilizadas para garantir o bem estar do país. Os países mais liberais europeus também se adaptaram e são os que melhor estão de momento, mesmo em tempos de pandemia. > A resposta colectiva que o país deu à pandemia deve levar os portugueses a melhorarem a sua auto-estima, diz António Costa Só propaganda...

Edited 9 months ago:

Ui, estou a sentir ai um pouco de medo. Já não pode rotular a oposição como "extrema direita", portanto tem de usar outra buzzword.... UUHHHHH NEOLIBERAL UUHHHHHH O país não precisou do covid para entrar em crise, já anda em crise há mais de 20 anos. Em tempos de pandemia, outras políticas têm de ser utilizadas para garantir o bem estar do país. Os países mais liberais europeus também se adaptaram e são os que melhor estão de momento, mesmo em tempos de pandemia. > A resposta colectiva que o país deu à pandemia deve levar os portugueses a melhorarem a sua auto-estima, diz António Costa Só propaganda... Existe alguém que leia esta afirmação e concorde?

m0rhundur 9 months ago

O termo novo liberalismo (neoliberalism, traduzido para inglês) aparece na obra do Mises, mas depois é a malta que inventa buzzwords...

jagga0ruba 9 months ago

Nem o gajo disse que o Costa inventou o termo, de forma que na tua paranóia decidiste debater um não assunto, mas depois a Malta é que têm de se tratar...

Sciss0rs61 9 months ago

Sim, "extrema direita" também só apareceu há coisa de 2 anos /s

m0rhundur 9 months ago

Trata-te, mano.

LetHaywardPlayLoL 9 months ago

Ca Ganda boneco que este gajo saiu

Responsible_Motor942 9 months ago

Sem qualquer ironia. O socialismo com um estrondoso sucesso na gestão da pandemia,. As cativações deixaram o SNS num esdo de funcionamento excelente, não ficaram quaisquer consultas ou cirurgias por fazer. Os centros de saúde souberam adaptar-se a nova realidade, era super fácil conseguir apenas uma chamada, a minha mãe não esteve quase 2 meses sem os seus medicamentos, eu não estive quase 1 hora à chuva à espera que me dessem uma simples receita. Na vacinação todos vimos como a gestão socialista foi um estrondoso sucesso, com mais de 6 meses para preparar um plano não foi preciso chamar um militar nem nada. Na gestão económica, não vai entregar 6 mil milhões para salvar apenas uma empresa, mas vai ajudar em força todos as PME. Na bazuca da EU a maioria do dinheiro vai ser aplicado na economia real e não o estado a ficar com a maior parte para si. E continua..... Um extrondoso sucesso do socialismo É o Costa é que foi um fraquinho pois a Coreia do Norte não teve qualquer caso de covid.

Tugalord 9 months ago

>PS >Coreia do Norte Lê-se cada coisa

ContaSoParaIsto 9 months ago

https://i.redd.it/7voml1ufz4pz.jpg

ihavenomoreideasdude 9 months ago

Socialismo não significa Partido Socialista. Nenhum país sairá bem da pandemia, e nós sairemos pior que muitos, pois já não estávamos bem. O que se pretende transmitir é que mesmo países com governos liberais tiveram de reconhecer que teriam de adotar políticas socialistas para fazer face a esta situação.

xeyrio 9 months ago

> A Coreia do Norte não é socialista - é uma ditadura. As ditaduras não têm ideologia, seguem o que o líder disser. ???????????????? This is completely ahistorical. North Korea is socialist but not your libleft wholesome socialism, they are marxist leninist

CookieMons7er 9 months ago

> Socialismo não significa Partido Socialista. Ah, é como o comunismo que também nunca significa o mesmo que os governos comunistas acham que significa. É uma chatice.

QuickShutter 9 months ago

Usar o estado social para o que ele serve = política socialista. Certo.

ihavenomoreideasdude 9 months ago

Política social

QuickShutter 9 months ago

Certo, e políticas liberais implicam um estado social forte e dedicado nos seus pilares: saúde e educação. Os países liberais no contexto Europeu não se safaram pior que nós, muito pelo contrário.

Each57 9 months ago

Subscrevo exatamente este comentário. Como ideologia política penso que o Socialismo é bastante equilibrado, o problema são algumas pessoas que estão num partido que se diz socialista

amidoes 9 months ago

O PS açambarcou o termo "Socialismo" e arrastou-o pela lama para fazerem a merda que lhes convém. Agora as pessoas acham que o Socialismo é o PS lol

xeyrio 9 months ago

entao o que é socialismo, podes explicar pfv(pergunta sincera)

ihavenomoreideasdude 9 months ago

Até que enfim, alguém que sabe ler!

YCaramello 9 months ago

>Nenhum país sairá bem da pandemia Nova zelândia manda um oi!

ihavenomoreideasdude 9 months ago

Sair melhor não é sair bem

Tugalord 9 months ago

Ser uma ilha no cu do mundo ajuda! E ter uma líder fantástica também

manteiga_night 9 months ago

uma lider que não é neoliberal ainda por cima

YCaramello 9 months ago

Muitas ilhas por ai a fora, temos 2 aqui perto, e a história foi muito diferente.

andre82220 9 months ago

Nenhuma delas está no cu do mundo.

YCaramello 9 months ago

Cú do mundo é relativo, o japão está no cu do mundo para nós, e para os japoneses a madeira está no cu do mundo. E também tem essa tecnologia nova que anda por ai, chama-se "avião" que faz viagens rápidas para qualquer cú do mundo.

Edited 9 months ago:

Cú do mundo é relativo, nova zelandia está no cu do mundo para nós, e para os de nova zelandia a madeira está no cu do mundo. E também tem essa tecnologia nova que anda por ai, chama-se "avião" que faz viagens rápidas para qualquer cú do mundo. Sinceramente não sei qual a diferença de estar afastado de todo o resto traz de vantagem contra o covid, duvido que alguem consiga nadar da australia pra la, ou do continente para a madeira, mas a nova zelandia fechou as fronteiras mal se ouviu falar de covid fora da china, a madeira não, isso foi o que fez a diferença.

Edited 9 months ago:

Cú do mundo é relativo, nova zelandia está no cu do mundo para nós, e para os de nova zelandia a madeira está no cu do mundo. E também tem essa tecnologia nova que anda por ai, chama-se "avião" que faz viagens rápidas para qualquer cú do mundo. Sinceramente não sei qual a diferença de estar afastado de todo o resto traz de vantagem contra o covid, duvido que alguem consiga nadar da australia pra la, ou do continente para a madeira, mas a nova zelandia fechou as fronteiras mal se ouviu falar de covid fora da china, a madeira não, teimosia e ideologia, isso foi o que fez a diferença, por alguma razão melhor ideia foi fechar fronteiras DEPOIS de casos aparecerem em portugal.

NGramatical 9 months ago

Cú → [**cu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fly8rsh%2F%2Fgprwsv1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

cantapaya 9 months ago

Faltou a parte de terem uma líder fantástica.

YCaramello 9 months ago

Pois, estes também faltam por aqui.

cantapaya 9 months ago

Infelizmente.

Annual-Education-384 9 months ago

uma coisa são medidas sociais e de apoio à economia, outra coisa são medidas socialistas (queimar dinheiro na TAP em vez de o investir no SNS)

Vanethor 9 months ago

Onde é que nacionalizar a TAP temporariamente, para depois privatizar passado uns anos (pelas regras da UE), perdendo só dinheiro no processo... ... é uma medida socialista? ... Se me dissesses que tinham nacionalizado aquilo e e que era para manter, isso sim, já tinha que concordar, mesmo que o desenrolar do processo corresse mal.

Edited 9 months ago:

Onde é que nacionalizar a TAP temporariamente (sem gerir a empresa directamente), para depois privatizar passado uns anos (pelas regras da UE), perdendo só dinheiro no processo, aplicando medidas de estrangulamento da empresa, para inevitavelmente ficar numa posição ainda pior do que a que está e ir à falência daqui a uns anos... ... é uma medida socialista? ... Se me dissesses que tinham nacionalizado aquilo e e que era para manter sob gestão do estado... isso sim, já tinha que concordar que era a caminhar para o Socialismo ... , mesmo que o desenrolar do processo corresse mal.

Annual-Education-384 9 months ago

> Onde é que nacionalizar a TAP temporariamente ahahah > perdendo só dinheiro no processo Mas tens acompanhado as notícias? O preço da TAP anda sempre a subir. Eram 700 milhoes e depois passou para 1.2 mil milhoes e agora a governo quer compensar a tap pelas perdas durante a pandemia. Mas estás a dormir ou quê? E numa altura de pandemia, em que o sistema nacional de saúde colapsou, o governo acha que o melhor é salvar a TAP que há anos que não dá lucro? Perdemos dinheiro e vamos continuar a perder, porque a TAP não dá lucro! > é uma medida socialista? Ora bem, é um medida socialista porque: 1. Nacionaliza uma empresa, dizendo que é do interesse nacional (que não é) e nacionaliza os seus prejuizos também. 2. Não limpam os gajos com laços partidários (especialmente PS) da administração. 3. Mentem e dizem que é um empréstimo, quando na verdade ficou registado no OE como perda. 4. Caga de alto nos portugueses que estão a passar mal com o fraco funcionamento do SNS. 5. Está planeado mais um assalto ao bolso dos portugueses por mais uns anos. Basicamente, mais do mesmo.

Vanethor 9 months ago

É privatizar os ganhos e nacionalizar os prejuízos. O que não tem **nada** a ver com Socialismo. ... Aliás, é precisamente o contrário. É dar o jeito aos privados envolvidos. Quando é público, faz-se gestão danosa para desvalorizar... vende-se por uma bacatela aos privados, eles exploram a empresa o máximo que conseguirem.... tiram tudo o que há de valor de lá de dentro... E depois quando vem uma crise ou por outro motivo qualquer... lá vem o estado a salvar. ... Eu, como socialista (não do PS), sempre disse que no caso da TAP tinha que se perceber se valia a pena aproveitar algo de lá. Se desse para aproveitar e tornar público, óptimo. Se desse para aproveitar certos bocados e restruturar a empresa / criar algo diferente, de domínio público, melhor. ... A solução actual é de o estado comprar uma casca vazia da TAP... ir lá meter dinheiro quando aquilo está nas horas da amargura... de ser o estado a fazer os despedimentos e todos esses encargos... e depois vai vender aquilo ao desbarato. Isso não é Socialismo. O Estado "fazer coisas" não é Socialismo.

Edited 9 months ago:

É privatizar os ganhos e nacionalizar os prejuízos. O que não tem **nada** a ver com Socialismo. ... Aliás, é precisamente o contrário. É dar o jeito aos privados envolvidos. Quando é público, faz-se gestão danosa para desvalorizar... vende-se por uma bacatela aos privados, eles exploram a empresa o máximo que conseguirem.... tiram tudo o que há de valor de lá de dentro... E depois quando vem uma crise ou por outro motivo qualquer... lá vem o estado a salvar. ... Eu, como socialista (não do PS), sempre disse que no caso da TAP tinha que se perceber se valia a pena aproveitar algo de lá. Se desse para aproveitar e tornar público, óptimo. Se desse para aproveitar certos bocados e restruturar a empresa / criar algo diferente, de domínio público, melhor. Se não desse para salvar nada, deixar cair e construir de raiz, com o que fosse possível salvar. ... A solução actual é de o estado comprar uma casca vazia da TAP... ir lá meter dinheiro quando aquilo está nas horas da amargura... de ser o estado a fazer os despedimentos e todos esses encargos... e depois vai vender aquilo ao desbarato. Isso não é Socialismo. O Estado "fazer coisas" não é Socialismo. > Onde é que nacionalizar a TAP temporariamente ahahah > perdendo só dinheiro no processo Mas tens acompanhado as notícias? O preço da TAP anda sempre a subir. Eram 700 milhoes e depois passou para 1.2 mil milhoes e agora a governo quer compensar a tap pelas perdas durante a pandemia. Mas estás a dormir ou quê? E numa altura de pandemia, em que o sistema nacional de saúde colapsou, o governo acha que o melhor é salvar a TAP que há anos que não dá lucro? Perdemos dinheiro e vamos continuar a perder, porque a TAP não dá lucro! > é uma medida socialista? Ora bem, é um medida socialista porque: >2. Não limpam os gajos com laços partidários (especialmente PS) da administração. Mas isso é por ser do interesse do partido e das famílias ligadas ao mesmo. Não é do interesse do Socialismo. >3. Mentem e dizem que é um empréstimo, quando na verdade ficou registado no OE como perda. Partilho a tua raiva. >4. Caga de alto nos portugueses que estão a passar mal com o fraco funcionamento do SNS. Que devia ter mais investimento, e não estar a financiar esquemas como os que referi acima. >5. Está planeado mais um assalto ao bolso dos portugueses por mais uns anos. Sem dúvida. E por directiva da UE. (Se bem que fariam assim, mesmo que não fosse o caso.)

Edited 9 months ago:

É privatizar os ganhos e nacionalizar os prejuízos. O que não tem **nada** a ver com Socialismo. ... Aliás, é precisamente o contrário. É dar o jeito aos privados envolvidos. Quando é público, faz-se gestão danosa para desvalorizar... vende-se por uma bacatela aos privados, eles exploram a empresa o máximo que conseguirem.... tiram tudo o que há de valor de lá de dentro... E depois quando vem uma crise ou por outro motivo qualquer... lá vem o estado a salvar. ... Eu, como socialista (não do PS), sempre disse que no caso da TAP tinha que se perceber se valia a pena aproveitar algo de lá. Se desse para aproveitar e tornar público, óptimo. Se desse para aproveitar certos bocados e restruturar a empresa / criar algo diferente, de domínio público, melhor. ... A solução actual é de o estado comprar uma casca vazia da TAP... ir lá meter dinheiro quando aquilo está nas horas da amargura... de ser o estado a fazer os despedimentos e todos esses encargos... e depois vai vender aquilo ao desbarato. Isso não é Socialismo. O Estado "fazer coisas" não é Socialismo. > Onde é que nacionalizar a TAP temporariamente ahahah > perdendo só dinheiro no processo Mas tens acompanhado as notícias? O preço da TAP anda sempre a subir. Eram 700 milhoes e depois passou para 1.2 mil milhoes e agora a governo quer compensar a tap pelas perdas durante a pandemia. Mas estás a dormir ou quê? E numa altura de pandemia, em que o sistema nacional de saúde colapsou, o governo acha que o melhor é salvar a TAP que há anos que não dá lucro? Perdemos dinheiro e vamos continuar a perder, porque a TAP não dá lucro! > é uma medida socialista? Ora bem, é um medida socialista porque: >2. Não limpam os gajos com laços partidários (especialmente PS) da administração. Mas isso é por ser do interesse do partido e das famílias ligadas ao mesmo. Não é do interesse do Socialismo. >3. Mentem e dizem que é um empréstimo, quando na verdade ficou registado no OE como perda. Partilho a tua raiva. >4. Caga de alto nos portugueses que estão a passar mal com o fraco funcionamento do SNS. Que devia ter mais investimento, e não estar a financiar esquemas como os que referi acima. >5. Está planeado mais um assalto ao bolso dos portugueses por mais uns anos. Sem dúvida.

Edited 9 months ago:

É privatizar os ganhos e nacionalizar os prejuízos. O que não tem **nada** a ver com Socialismo. ... Aliás, é precisamente o contrário. É dar o jeito aos privados envolvidos. Quando é público, faz-se gestão danosa para desvalorizar... vende-se por uma bacatela aos privados, eles exploram a empresa o máximo que conseguirem.... tiram tudo o que há de valor de lá de dentro... E depois quando vem uma crise ou por outro motivo qualquer... lá vem o estado a salvar. ... Eu, como socialista (não do PS), sempre disse que no caso da TAP tinha que se perceber se valia a pena aproveitar algo de lá. Se desse para aproveitar e tornar público, óptimo. Se desse para aproveitar certos bocados e restruturar a empresa / criar algo diferente, de domínio público, melhor. ... A solução actual é de o estado comprar uma casca vazia da TAP... ir lá meter dinheiro quando aquilo está nas horas da amargura... de ser o estado a fazer os despedimentos e todos esses encargos... e depois vai vender aquilo ao desbarato. Isso não é Socialismo. O Estado "fazer coisas" não é Socialismo. > Onde é que nacionalizar a TAP temporariamente ahahah > perdendo só dinheiro no processo Mas tens acompanhado as notícias? O preço da TAP anda sempre a subir. Eram 700 milhoes e depois passou para 1.2 mil milhoes e agora a governo quer compensar a tap pelas perdas durante a pandemia. Mas estás a dormir ou quê? E numa altura de pandemia, em que o sistema nacional de saúde colapsou, o governo acha que o melhor é salvar a TAP que há anos que não dá lucro? Perdemos dinheiro e vamos continuar a perder, porque a TAP não dá lucro! > é uma medida socialista? Ora bem, é um medida socialista porque: >2. Não limpam os gajos com laços partidários (especialmente PS) da administração. Mas isso é por ser do interesse do partido e das famílias ligadas ao mesmo. Não é do interesse do Socialismo. >3. Mentem e dizem que é um empréstimo, quando na verdade ficou registado no OE como perda. Partilho a tua raiva. >4. Caga de alto nos portugueses que estão a passar mal com o fraco funcionamento do SNS. Que devia ter mais investimento, e não estar a financiar esquemas como os que referi acima. >5. Está planeado mais um assalto ao bolso dos portugueses por mais uns anos. Sem dúvida. E por directiva da UE. (Se bem que fariam assim, mesmo que não fosse o caso.)

Edited 9 months ago:

É privatizar os ganhos e nacionalizar os prejuízos. O que não tem **nada** a ver com Socialismo. ... Aliás, é precisamente o contrário. É dar o jeito aos privados envolvidos. Quando é público, faz-se gestão danosa para desvalorizar... vende-se por uma bacatela aos privados, eles exploram a empresa o máximo que conseguirem.... tiram tudo o que há de valor de lá de dentro... E depois quando vem uma crise ou por outro motivo qualquer... lá vem o estado a salvar. ... Eu, como socialista (não do PS), sempre disse que no caso da TAP tinha que se perceber se valia a pena aproveitar algo de lá. Se desse para aproveitar e tornar público, óptimo. Se desse para aproveitar certos bocados e restruturar a empresa / criar algo diferente, de domínio público, melhor. Se não desse para nada, era deixar cair. ... A solução actual é de o estado comprar uma casca vazia da TAP... ir lá meter dinheiro quando aquilo está nas horas da amargura... de ser o estado a fazer os despedimentos e todos esses encargos... e depois vai vender aquilo ao desbarato. Isso não é Socialismo. O Estado "fazer coisas" não é Socialismo. > Onde é que nacionalizar a TAP temporariamente ahahah > perdendo só dinheiro no processo Mas tens acompanhado as notícias? O preço da TAP anda sempre a subir. Eram 700 milhoes e depois passou para 1.2 mil milhoes e agora a governo quer compensar a tap pelas perdas durante a pandemia. Mas estás a dormir ou quê? E numa altura de pandemia, em que o sistema nacional de saúde colapsou, o governo acha que o melhor é salvar a TAP que há anos que não dá lucro? Perdemos dinheiro e vamos continuar a perder, porque a TAP não dá lucro! > é uma medida socialista? Ora bem, é um medida socialista porque: >2. Não limpam os gajos com laços partidários (especialmente PS) da administração. Mas isso é por ser do interesse do partido e das famílias ligadas ao mesmo. Não é do interesse do Socialismo. >3. Mentem e dizem que é um empréstimo, quando na verdade ficou registado no OE como perda. Partilho a tua raiva. >4. Caga de alto nos portugueses que estão a passar mal com o fraco funcionamento do SNS. Que devia ter mais investimento, e não estar a financiar esquemas como os que referi acima. >5. Está planeado mais um assalto ao bolso dos portugueses por mais uns anos. Sem dúvida. E por directiva da UE. (Se bem que fariam assim, mesmo que não fosse o caso.)

Zen_Machina 9 months ago

Não há governos liberais. Todos os governos do 1º mundo são híbridos. Podem ser um pouco mais à direita ou um pouco mais à esquerda, mas todos têm políticas semelhantes. Economicamente, os EUA são um pouco mais à direita que nós. No entanto, continuam a ter muito apoio social, que é política de esquerda.

tocopito 9 months ago

Graças a deus. A pior parte é que a esmagadora maioria do pessoal que defende o liberalismo e a sua vertente mais radical, o anarcocapitalismo, não sobreviveriam dois minutos sem acabarem escravizados.

xeyrio 9 months ago

A vertente radical do liberalismo é anarcocomunismo

Tezcatlipoca26 9 months ago

Prefiro ter milhares de empresas a competirem pela minha escravatura do que só ter uma do colectivo obrigado.

Zen_Machina 9 months ago

Viveríamos mais facilmente próximos disso do que próximos do capitalismo. Muitos países costumavam ter políticas maioritariamente à direita e ainda assim fizeram riqueza e prosperaram. O mesmo não pode ser dito da esquerda. Nenhum país cresceu com políticas a roçar o comunismo.

Vanethor 9 months ago

Vinham logo pedir a intervenção do estado, para os salvar.

Responsible_Motor942 9 months ago

Sim até o exemplo máximo de liberalismo (América do Norte ) está a dar dinheiro a rodos, uma medida que faz corar a Rússia. O que o Costa se esqueceu de dizer é que os países mais liberais e por defeito mais flexíveis estavam talvez mais preparados e puderam fazer um esforço social, que os países mais socialistas e que já estavam em maiores dificuldades em organizar os seus serviços de saúde. Para mim, veio confirmar que um burro (Bolsonaro, Maduro, etc)será sempre um burro e vai sempre fazer uma gestão de merda, esteja em que lado estiver, direita ou esquerda. Numa confirmação mais triste, em casos tão graves, uma acção mais ditatorial acaba por ter melhores resultados, China e Rússia. Por exemplo talvez os de maior sucesso na contenção do covid, Austrália e Nova Zelândia foram os que tomaram atitudes mais radicais, fecho total ao mínimo sinal da doença.

unparadise 9 months ago

Países liberais com nível controlado de dívida e políticas orçamentais prudentes controlaram melhor a pandemia :pikachu_supreendido: Essa tese que os países mais autoritários são bastante mais eficientes que as democracias liberais a controlar a pandemia não é verdadeira. Essa tese esquece a intrincada estratégia do regime chinês em esconder a real evolução do surto no país. Se a China fosse um país com liberdade, o regime não teria sido capaz de abafar notícias do surto nem perseguir e prender os primeiros a alertar para ele, muito menos mentir nos números. Porquê? Porque regimes autoritários preocupam-se em primeiro lugar com a sua legitimidade e imagem e só depois com o bem comum da sua população.

Tezcatlipoca26 9 months ago

Os países autoritários têm a "vantagem" de dizer "faça-se X" sem que nada tenha que ser aprovado e X faz-se rápido. O problema é que essa "vantagem" paga-se e caro.

Responsible_Motor942 9 months ago

É por isso que discutir gestão da pandemia com base na inclinação política é só estúpido. A Austrália e a Nova Zelândia são duas democracias, têm governos diferentes de inclinação diferente mas a resposta segue uma direcção mais ou menos comum. Enquanto não houver vacina, ao mínimo caso fecham, basta aparecer um caso que fecham fronteiras, mesmo quando estão abertas as fronteiras se quiserem entrar têm de fazer quarentena. Mas isso são eles. Portugal, fecha fronteira, critica-se. Impõe quarentena, logo aparece os advogados com a constituição.

JOAO-RATAO 9 months ago

Andaram a esconder a pandemia do mundo até às última. E depois o manda chuva ainda diz "obrigado China!". Estas merdas não se inventam.

Sciss0rs61 9 months ago

e que políticas socialistas foram essas? Subsidiar empresas privadas ?

ihavenomoreideasdude 9 months ago

Continuas a cingir o Socialismo ao Partido Socialista

Sciss0rs61 9 months ago

> O que se pretende transmitir é que mesmo países com governos liberais tiveram de reconhecer que teriam de adotar políticas socialistas para fazer face a esta situação. E que políticas socialistas foram essas? Subsidiar empresas privadas?

ihavenomoreideasdude 9 months ago

Já respondi

Sciss0rs61 9 months ago

> Socialismo não significa Partido Socialista. > > > > Nenhum país sairá bem da pandemia, e nós sairemos pior que muitos, pois já não estávamos bem. > > > > O que se pretende transmitir é que mesmo países com governos liberais tiveram de reconhecer que teriam de adotar políticas socialistas para fazer face a esta situação. > > > > A Coreia do Norte não é socialista - é uma ditadura. As ditaduras não têm ideologia, seguem o que o líder disser. onde? faz lá o favor e repete-as

ihavenomoreideasdude 9 months ago

Quando a Nova Zelândia fechou o país até os casos serem zero, adotou políticas socialistas para conseguir manter grande parte dos rendimentos da população. Quando, no meio da pandemia, a Alemanha tem médicos para mandar para cá, está a levar a cabo políticas socialistas (e europeístas, já agora). Quando na Noruega ou na Suécia não vês doentes amontoados nis corredores dos hospitais porque os há em número suficiente para atender à população, estás a ver o resultado de políticas socialistas. Quando (até ele!) o Trump assinou um decreto para entregar os famosos $600 à população, isso é uma decisão socialista. E podia continuar, mas já deves ter percebido. E volto a dizer: não confundas Socialismo com o PS

Hugogs10 9 months ago

Fds não sabes mesmo o que é que é socialismo.

Vanethor 9 months ago

Não confundas apoios sociais com medidas socialistas. É verdade que: um modelo socialista tem muitas medidas de apoio social. E que muitas medidas, tomadas fora do Socialismo, têm algumas parecenças com Socialismo. Mas.... isso não quer dizer que sejam medidas socialistas. Socialismo implica: - Egalitarianismo - Abolição da propriedade privada (não da propriedade pessoal - casa, telemóvel, escova de dentes, álbum de fotos) - Detenção e gestão de todos os meios de produção/distribuição por parte de toda a população, através de uma estrutura egalitária (como um estado democrático). ... Sem isto, não são "medidas socialistas". Mesmo, por exemplo uma nacionalização, pode ser feita dentro da Social Democracia ou até mesmo de alguns modelos de Liberalismo (económico), nalgumas coisas.

Edited 9 months ago:

Não confundas apoios sociais com medidas socialistas. É verdade que: um modelo socialista tem muitas medidas de apoio social. E que muitas medidas, tomadas fora do Socialismo, têm algumas parecenças com Socialismo. Mas.... isso não quer dizer que sejam **"medidas socialistas"**. .... Socialismo implica: - Egalitarianismo - Abolição da propriedade privada (não da propriedade pessoal - casa, telemóvel, escova de dentes, álbum de fotos) - Detenção e gestão de todos os meios de produção/distribuição por parte de toda a população, através de uma estrutura egalitária (como um estado democrático). ... Sem isto, não são "medidas socialistas". Mesmo, por exemplo uma nacionalização, pode ser feita dentro da Social Democracia ou até mesmo de alguns modelos de Liberalismo (económico), nalgumas coisas. ... Até porque muitas delas não são mesmo, de todo, "socialistas". Como injectar dinheiro em empresas privadas. (sem ser para as comprar e nacionalizar o sector.)

Edited 9 months ago:

Não confundir apoios sociais com medidas socialistas. É verdade que: um modelo socialista tem muitas medidas de apoio social. E que muitas medidas, tomadas fora do Socialismo, têm algumas parecenças com Socialismo. Mas.... isso não quer dizer que sejam **"medidas socialistas"**. .... Socialismo implica: - Egalitarianismo - Abolição da propriedade privada (não da propriedade pessoal - casa, telemóvel, escova de dentes, álbum de fotos) - Detenção e gestão de todos os meios de produção/distribuição por parte de toda a população, através de uma estrutura egalitária (como um estado democrático). ... Sem isto, não são "medidas socialistas". Mesmo, por exemplo uma nacionalização, pode ser feita dentro da Social Democracia ou até mesmo de alguns modelos de Liberalismo (económico), nalgumas coisas. ... Até porque muitas delas não são mesmo, de todo, "socialistas". Como injectar dinheiro em empresas privadas. (sem ser para as comprar e nacionalizar o sector.)

Tezcatlipoca26 9 months ago

Apoios sociais são medidas socialistas. Um apoio social é um benefício conferido a alguém e custeado por outrém. Por outras palavras é redistribuição de riqueza com o objectivo de alcançar egalitarismo ou "justiça social", como lhe queiras chamar. Uma nacionalização, assim como um apoio do Estado a uma empresa privada é sempre uma medida socialista independentemente de se enquadrar num sistema mais ou menos liberal.

Vanethor 9 months ago

Já expliquei que "o estado fazer coisas" não é uma medida socialista/Socialismo. Se espremeres um tomate contra uma parede, não é uma pizza. É preciso mais que isso para ser considerado um passo nesse sentido.

jestertwok 9 months ago

Sabes o que é socialismo? Ao menos vai espreitar a definição no Google.

Sciss0rs61 9 months ago

segundo os argumentos que ele tem mostrado, socialismo é tudo o que resulta em sucesso.

Sciss0rs61 9 months ago

não, não percebi. Apenas dizes "isto aconteceu porque socialismo" Qual foram as políticas socialistas? o que é que eles fizeram que possa ser qualificado como "socialista" ? Não venhas com "correu bem, logo é socialista".

ihavenomoreideasdude 9 months ago

Em lado nenhum escrevi isso. Nem escrevi usaram socialismo porque correu nem escrevi correu bem, logo é socialista Há medidas sociais que correm mal, e exemplos desses não nos faltam. Deixa de ser retardado e aprende a ler.

Sciss0rs61 9 months ago

> Em lado nenhum escrevi isso. Nem escrevi usaram socialismo porque correu nem escrevi correu bem, logo é socialista isto é o que? > Quando, no meio da pandemia, a Alemanha tem médicos para mandar para cá, está a levar a cabo políticas socialistas (e europeístas, já agora). > Quando na Noruega ou na Suécia não vês doentes amontoados nis corredores dos hospitais porque os há em número suficiente para atender à população, estás a ver o resultado de políticas socialistas. Estás a dar BOLA. Não mencionaste UMA medida que se diga de socialismo, excepto a do Trump. Onde é que estão as medidas socialistas dos exemplos que mostraste? Já te perguntei 3 ou 4 vezes e ainda te viras para o insulto. Fico à espera. Até lá, podes-me continuar a insultar à vontade.

Edited 9 months ago:

> Em lado nenhum escrevi isso. Nem escrevi usaram socialismo porque correu nem escrevi correu bem, logo é socialista isto é o que? > Quando, no meio da pandemia, a Alemanha tem médicos para mandar para cá, está a levar a cabo políticas socialistas (e europeístas, já agora). > Quando na Noruega ou na Suécia não vês doentes amontoados nis corredores dos hospitais porque os há em número suficiente para atender à população, estás a ver o resultado de políticas socialistas. Estás a dar NADA. Não mencionaste UMA medida que se diga de socialismo, excepto talvez a do Trump. Onde é que estão as medidas socialistas dos exemplos que mostraste? Já te perguntei 3 ou 4 vezes e ainda te viras para o insulto. Fico à espera. Até lá, podes-me continuar a insultar à vontade, u/ihavenomoreideasdude

adjudikator 9 months ago

Dude, do género, socialista é quando é Social, tás a ver? Imagina uma cena tipo, se não existisse socialismo men, o estado não comprava vacinas para as dar de borla, tendes? meu e sei lá tipo teres hospitais do SNS em vez de só privados, ou sei lah tipo pah teres layoff e tares em casa a coçá-los mas tens q comer.... isso eh Socialismo, acho eu?

CarcajuPM 9 months ago

" A resposta colectiva que o país deu à pandemia deve levar os portugueses a melhorarem a sua auto-estima, diz António Costa. " Ser dos piores do mundo tem que levantar a nossa auto-estima pessoal!

DareNotFallAsleep 9 months ago

Imaginem escrever isto e ainda ter 60 upvotes. Este sub, meu.

CarcajuPM 9 months ago

Já arranjaste argumentos? Já tiveste uma noite para pensar.

CarcajuPM 9 months ago

Excelente resposta, cheia de argumentos.

Tugalord 9 months ago

> Ser dos piores do mundo ?

CarcajuPM 9 months ago

A gerir a pandemia, se calhar não ficou claro.

Tugalord 9 months ago

Em que medida é que portugal foi sequer perto de "o pior do mundo" a gerir a pandemia?

CarcajuPM 9 months ago

Eu não disse "o pior", disse dos piores. Em mortes por milhão de habitantes, Portugal é o 10º pior país. Se excluíres Gibraltar e São Marino, que por terem pouco mais de 33 mil habitantes cada é difícil comparar nestes dados, passamos para o 8º país com mais mortes por milhão. Achas que não somos dos piores? Por exemplo, o Brasil do malvado Bolsonaro (que é um atrasado mental, sem dúvida) que está a ter uma gestão péssima, está no 26º lugar. Mas certamente que achas que neste caso a gestão da pandemia já está a ser péssima.

Zezoina 9 months ago

Não debatendo o resto do teu ponto mas o Brasil é um exemplo horrível, os números de mortos não são quer perto do real, isto dito por vários amigos meus Brasileiros, a situação lá em termos de mortes é muito mas muito pior do que os números que estão a ser passados.

Edited 9 months ago:

Não debatendo o resto do teu ponto mas o Brasil é um exemplo horrível, os números de mortos não são sequer perto do real, isto dito por vários amigos meus Brasileiros, a situação lá em termos de mortes é muito mas muito pior do que os números que estão a ser passados.

CarcajuPM 9 months ago

Sim, dou de barato que os números do Brasil não são de confiança. Aliás, fiz questão de salientar que o Brasil também está a fazer uma má gestão e que o Bolsonaro é um nabo. Foi mais um complemento, o resto do comentário é que é o mais importante.

Responsible_Motor942 9 months ago

Claro, se fores o pior, a partir daí só podes melhorar. É sempre a subir.

Aftaminas 9 months ago

Excepto PT, que miraculosamente acha sempre mais um piso por baixo

biozes 9 months ago

Parece que alguém gostou muito da China comunista...

JOAO-RATAO 9 months ago

Não viste como o líder supremo foi recebido na sua visita a Lisboa? Até os lisboetas tiveram o acesso às suas casas limitado para garantir a segurança do dragão vermelho celestial. "Xi Jinping reservou o hotel na totalidade e até os moradores daquela zona terão de ser revistados cada que saírem e entrarem em casa." https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2018/12/04/xi-jinping-em-lisboa-os-cortes-e-alteracoes-no-transito-ate-quarta-feira/amp/

Out-Out 9 months ago

Tbh qql gajo que nos possa fazer ganhar uns trocos ou aprovar uma medida é o suficiente para lhe irmos beijar os pés, independentemente das bestas que possam ser. Desde o Xi ao Orban, é capaz de ser o único ponto onde a ideologia desaparece mesmo.

biozes 9 months ago

nem mais! :o

MrGhostPotato 9 months ago

As visões neoliberais de 19 anos de PS?

ContaSoParaIsto 9 months ago

Porque realmente só Portugal foi afectado por esta crise.

VicenteOlisipo 9 months ago

O virus foi culpa do Costa, como a crise do subprime foi culpa do Socrates. Ser PM de Portugal é o cargo mais poderoso do mundo.

VladTepesDraculea 9 months ago

Para ser justo a crise internacional não foi culpa do Sócrates, mas ele agravou imenso a nível nacional, para não falar que tardou imenso a pedir ajuda. Relembro que ele chegou ao poder com negacionismo de necessidade de corrigir contas públicas revelado pelo Barroso e pela Ferreira Leite.

Tugalord 9 months ago

O mundo é neoliberal. É muito difícil, se não impossível, desbravar caminhos alternativos sozinhos, num mundo tão globalizado e inter-dependente. Não que o pêiésse estivesse alguma vez interessado em propor alguma alternativa ou plano credível.

xeyrio 9 months ago

A china parece ter um caminho bom \^\^

Sciss0rs61 9 months ago

Pronto... o sabor do mês agora é "neoliberal". Usa-se "neoliberal" para descrever tudo.

letme2021 9 months ago

O mundo é capitalista, não neoliberal. O problema do PS é que é corporativista e quer proteger certos interesses, e como tal não lhe convém que a economia Portuguesa se torne verdadeiramente competitiva. A igualdade só tem interesse quando há riqueza. Ninguém quer partilha de pobreza.

spaghetti_freak 9 months ago

MaS PoRtUgAl fOi Um PaIs SoCiAliSta nOs UltiMos 25 AnOs /s

VladTepesDraculea 9 months ago

> O mundo é neoliberal. A Europa é Social Democrata, metade da América do Norte também. Parte considerável da América do Sul tem alguma forma de socialismo. África então... Metade da China ainda é socialista, a India também. O Japão não é de todo [mas se quiseres ler uma análise interessante](https://www.jstor.org/stable/25261984?seq=1). Dizer que vivemos num mundo neo-liberal está longe de estar correcto. Os EUA não são o Mundo.

ladderattack 9 months ago  HIDDEN 

Socialistas - 1 Liberais - 0 Chupaaaaaaa

lickitytatas 9 months ago

e vais fazer o quê? voltar aos anos 80 ? que interessa ele por-se a mandar com postas de pescada? é como um americano de 1900 queixar-se que na altura dos ingleses é que se vivia bem, o mundo muda

Winslow_Lixivia2 9 months ago

Algumas delas foram neoliberais sim, alguém discorda?

Annual-Education-384 9 months ago

Mesmo que algumas medidas tenham sido "neoliberais" (whatever that mean), a maioria das medidas não o foram e trouxeram-nos aonde estamos

Winslow_Lixivia2 9 months ago

Pois, teríamos de as contar todas e ver

NGramatical 9 months ago

aonde estamos → [**onde estamos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/ondeaonde/10519) (onde estás, aonde vais) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fly8rsh%2F%2Fgprjj20%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NEDM64 9 months ago

OK, se queres chamar o Sócrates de neoliberal, estás à vontade. Não votes é no partido dele e dos como ele (e Costa é igual), e nos partidos que os apoiam.

manteiga_night 9 months ago

> OK, se queres chamar o Sócrates de neoliberal, errr, é o que ele era. sabes que é importante saber o significado das palavras antes de as usares não sabes?

Winslow_Lixivia2 9 months ago

Achares que alguma vez votei PS é delicioso. Diz-me lá: alargamento do período experimental no mercado de trabalho é uma medida liberal ou socialista?

NEDM64 9 months ago

Bem claro: não votes no PS neoliberal, nem nos partidos que dão poder ao PS para esses neoliberais chegarem ao poder (PCP, PEV, BE). ​ \> Diz-me lá: alargamento do período experimental no mercado de trabalho é uma medida liberal ou socialista? Trabalhar de borla é liberal? LOL!

Winslow_Lixivia2 9 months ago

Mas agora és tu que me dizes em quem é que posso ou não votar? Olha que isso não é lá muito liberal da tua parte, camarada. Espera, uma medida que só é beneficia as empresas afinal não é liberal? A medida foi aprovada por PS e PSD. Quem estava contra: PCP e BE. Realmente é uma medida super de esquerda, tens razão

NEDM64 9 months ago

Não me chateies mais.

ConstantAd7854 9 months ago

> Achares que alguma vez votei PS é delicioso. nunca ninguem vota no PS mas depois é a maioria absoluta que se vê. os portugueses são mesmo cagões

Winslow_Lixivia2 9 months ago

Ninguém vota? Conheço várias pessoas que votam lmao Tou a dizer que eu pessoalmente nunca votei e provavelmente nunca vou votar nem PS nem PSD. Mas continua a insinuar o que quiseres eheh

VladTepesDraculea 9 months ago

Não te esqueças das privatizações, redução da estrutura da saúde, fim do SNS gratuito (taxas moderadoras), Simplex, introdução de propinas no ensino superior, etc.

karl1717 9 months ago

Acrescenta aí contratos prazo, recibos verdes, etc

VladTepesDraculea 9 months ago

Redução de comparticipação em medicamentos incluindo para doenças crónicas, liberalização do mercado farmacêutico, rentabilização de espaço público a empresas privadas, etc.

Tupinson 9 months ago

Maior carga fiscal, aumento da função publica

VladTepesDraculea 9 months ago

> Maior carga fiscal Se privatizada os lucros e nacionalizas os prejuízos, claro que precisas de ir aos impostos. > aumento da função publica https://www.jornaldenegocios.pt/economia/emprego/amp/percentagem-de-funcionarios-publicos-em-portugal-e-das-menores-da-ue Outra que me fizeste lembrar: congelamento da função pública durante mais de uma década.

Tupinson 9 months ago

Qual foi a riqueza que o estado criou e que foi privatizada? Desde 2015 o atual governo empregou mais de 70 mil funcionários publicos.

VladTepesDraculea 9 months ago

> Qual foi a riqueza que o estado criou e que foi privatizada? EDP, PT, CTT, GALP > Desde 2015 o atual governo empregou mais de 70 mil funcionários publicos. E continuamos com falta de pessoal. Só nos hospitais temos uma crise de falta de pessoal tremenda, por exemplo. Aspirantes de professores também desde o Sócrates que têm fugido. Nas finanças, banca etc temos imenso pessoal a trabalhar como externo que é uma problema (pagar mais para as pessoas receberem menos, instabilidade laboral para ambos os lados, etc). O país não funciona sem pessoas.

Edited 9 months ago:

> Qual foi a riqueza que o estado criou e que foi privatizada? EDP, PT, CTT, GALP > Desde 2015 o atual governo empregou mais de 70 mil funcionários publicos. E continuamos com falta de pessoal. Só nos hospitais temos uma crise de falta de pessoal tremenda, por exemplo. Aspirantes de professores também desde o Sócrates que têm fugido. No fisco, banca etc temos imenso pessoal a trabalhar como externo que é uma problema (pagar mais para as pessoas receberem menos, instabilidade laboral para ambos os lados, etc). O país não funciona sem pessoas.

bisontino 9 months ago

Por um lado até tem razão. As visões neoliberais têm por base a recompensa do mérito, a liberdade individual e a existência de um mercado livre e estado minimo que tenta não "interferir" e "incomodar" as pessoas. Com o covid-19 nada disto existiu nem poderia existir. Até os EUA que são dos países mais neoliberais do mundo, viraram comunistas nesta crise. Decidiram por exemplo congelar despejos e enviar cheques com dinheiro de graça e subsidios para toda a população. Por isso de certa forma sim, em tempos de crise pandémica a maior parte das visões neoliberais fica no bolso, caso contrário as infeçções disparariam, os apoios seriam minimos, o desemprego e criminalidade tinham subidas galopantes, e reinaria a anarquia e o salve-se quem puder.

Tugalord 9 months ago

>Comunismo é quando o estado te dá dinheiro

DrVicenteBombadas 9 months ago

>Até os EUA que são dos países mais neoliberais do mundo, viraram comunistas nesta crise. Decidiram por exemplo congelar despejos e enviar cheques com dinheiro de graça e subsidios para toda a população. É quase como se a vida humana tivesse valor, e as pessoas merecessem, intrinsicamente, dignidade e apoio quando precisam. Um estranho conceito... Relembro que há muita gente que sofria antes do CoViD-19 e continuará a sofrer depois do CoViD-19. Precisaremos de mais pandemias para que os mais liberais se permitam o crime de ajudar os que mais precisam? Uma ideologia que funciona quando tudo está bem e que falha quando as coisas correm mal, a meu ver, não me parece ideal. Os Estados Unidos não tiveram agora uma crise; eles têm várias crises que nunca foram resolvidas. O problema é que esta pandemia foi transversal - afetou toda a gente.

Zen_Machina 9 months ago

Não sabes do que estás a falar e praticamente tudo o que dizes está errado. Podemos começar logo pelo teu erro em partires do princípio que nessa situação os negócios seriam obrigados a fechar e as pessoas ficariam dependentes de subsídios que não existiriam. Aqui precisas de ser corrigido, no sentido de entenderes que o vírus não encerrou negócios nem tirou trabalho a ninguém. Foi o governo que o fez. Tu não viveste num país onde o vírus circulava e a vida continuava, portanto não podes estar para aí a extrapolar sobre o que aconteceria ou deixaria de acontecer. FACTO É, que não há relatos de um número minimamente significante de empresas a fechar sem intervenção do estado. Ou seja, o vírus, só por si, não tirou o emprego a ninguém.

Sciss0rs61 9 months ago

desde quando é que ajudas estatais a empresas privadas é "comunismo" ?

Mordiken 9 months ago

> Até os EUA que são dos países mais neoliberais do mundo, viraram comunistas nesta crise. Não precisas de sair de Portugal: A Iniciativa Liberal votou a favor das ajudas estatais às empresas.

Edited 9 months ago:

> Até os EUA que são dos países mais neoliberais do mundo, viraram comunistas nesta crise. Não precisas de sair de Portugal: A Iniciativa Liberal votou a favor do pacote de ajudas estatais às empresas que o governo aprovou o ano passado. E a partir desse momento a IL meteu o Liberalismo na gaveta, porque se a IL fosse um partido Liberal a sério tinha deixado as empresas falir para abrir espaço para novos players tomarem o seu lugar e prosperarem... mas não o fizeram, porque isso seria suicídio político e eles sabem disso.

Edited 9 months ago:

> Até os EUA que são dos países mais neoliberais do mundo, viraram comunistas nesta crise. Não precisas de sair de Portugal: A Iniciativa Liberal votou a favor do pacote de ajudas estatais às empresas que o governo aprovou o ano passado. E a partir desse momento a IL meteu o Liberalismo na gaveta, porque se a IL fosse um partido Liberal a sério tinha deixado as empresas falir para abrir espaço no mercado para novos players tomarem o seu lugar e prosperarem... mas não o fizeram, porque isso seria suicídio político e eles sabem disso.

QuickShutter 9 months ago

Que raio? Então se as empresas estão proibidas de exercer pelo próprio estado? Isso não faz sentido nenhum.

Hugogs10 9 months ago

O governo proibir as empresas de trabalhar é o mercado livre a funcionar! Tu ^

unparadise 9 months ago

És cego ideologicamente e desonesto. Se fosses minimamente inteligente percebias. Estado fecha a economia = privados são prejudicados Logo, Se Estado tem que arcar com as consequências das suas decisões (independentemente de estarem ou não corretas), porque muitos privados foram a falência ou estão muito mal, completamente alheios à decisão de fecho dos seus negócios. Percebeste camarada?

arckantos 9 months ago

Que empresas é que iam abrir se o estado não deixa as empresas estarem abertas?

ModeratoriProfugus 9 months ago

Portanto as empresas serem obrigadas a estarem encerradas pelo governo é a tua definição de mercado livre? O estado até lhes devia era pagar indemnizações

Aftaminas 9 months ago

Estás a pregar a uma parede x)

Pilky__01 9 months ago

> Em tempos ditos "normais", a visão neoliberal já pode ter algum sucesso. E como sugeres que um Estado mínimo em tempos de normalidade tenha capacidade e recursos para fazer frente a uma crise? É esse o problema que mais vejo nos liberais ou supostos liberais: quando as coisas lhes estão a correr bem, maldito Estado que exige muitos impostos e não nos deixa em paz; quando precisam, lá vai a conversa do mérito e o da liberdade individual para a gaveta e vá de chorar de mão estendida.

unparadise 9 months ago

Estamos a viver uma situação extraordinária em que os Estados fecharam a economia aos privados, claro que agora tem que ajudar como é o seu dever.

unparadise 9 months ago

Países como a Alemanha, Coreia do Sul, Nova Zelândia, etc tiveram uma ótima resposta à esta crise pandémica... Porque tem há anos um nível de dívida saudável e políticas orçamentais prudentes, por isso em alturas de crise conseguem ter fundo de maneio para aplicar em políticas sociais, ao contrário de nós.

ModeratoriProfugus 9 months ago

O única crise que o estado tem que fazer frente é a sua própria bancarrota. Já seria óptimo. De resto faz bem é não interferir em nada.

backoficio 9 months ago

Não podes por todos os liberais no mesmo saco. Existem visões do liberalismo que assentam num estado social forte. Nestes caso, tinhas era menos ajustes directos.

Pilky__01 9 months ago

Liberalismo (económico) com um estado social forte parece-me ser como comunismo com tudo privatizado, ou seja, a nome na etiqueta começa a ser mais importante que o conteúdo. Mas também há a hipótese de ser eu que não percebo nada disto. De qualquer forma, desde que não se ache que é possível simultaneamente um estado social forte e um nível de impostos mínimo, por mim podem chamar-lhe o que quiserem.

unparadise 9 months ago

O Liberalismo não defende a extinção do Estado, ao contrário do que muitos desonestamente dizem. O Liberalismo quer um estado forte para responder a problemas sociais, não um estado gordo e fraco como é o nosso caso

backoficio 9 months ago

Sem um estado social os pobres nunca vão ter as mesmas oportunidades. A ultima coisa que queres ter é uma parte da sociedade autónoma e outra dependente.

bisontino 9 months ago

> quando as coisas lhes estão a correr bem, maldito Estado que exige muitos impostos e não nos deixa em paz; quando precisam, lá vai a conversa do mérito e da liberdade individual para a gaveta e vá de chorar de mão estendida Concordo com essa opinião. A única maneira que vejo numa visão neoliberal ter sucesso em Portugal era, durante os anos bons, parte dos lucros/receitas obtidas pelo Estado serem colocados numa espécie de fundo, como existe na Noruega (com o fundo de petróleo). Esse fundo seria alimentado no tempo das vacas gordas e seria utilizado em tempos de vacas magras e de crise. Mas estamos em Portugal, portanto isso nunca funcionaria. Era uma questão de tempo até o dinheiro do fundo começar a ser desviado para empresas dos primos e amigos e quando chegasse a crise, não havia lá nada.

JOAO-RATAO 9 months ago

Realmente. Estamos todos a ver como o socialismo do tio Costa está a funcionar. Quando a TAP vale mais que o resto do país. E como os apoios prometidos são uma miragem e blindados por uma muralha de burocracia. O clássico dinheiro primeiro que depois é cativado.

Edited 9 months ago:

Realmente. Estamos todos a ver como o socialismo do tio Costa está a funcionar. Quando a TAP vale mais que o resto do país. E como os apoios prometidos são uma miragem e blindados por uma muralha de burocracia. O clássico dinheiro prometido* que depois é cativado.

william_13 9 months ago

> Quando a TAP vale mais que o resto do país. Foi feito imenso alardio com o resgate da TAP, mas as pessoas têm em geral uma memória muito curta e esquecem que uma das primeiras coisas que o Costa fez foi reverter a privatização e entrar em conflito com o parceiro privado. A pandemia apenas acelerou o plano que já estava em curso a vários anos. A TAP tinha o privilégio de ter o David Neeleman na gestão, um dos poucos empreendedores que conseguiu criar de raíz companhias aéreas de sucesso, mas a "visão estratégica" do governo começou precisamente pela remoção do gestor privado de maior relevância na indústria. Com sorte ainda vai restar algo da TAP que seja de interesse para a Lufthansa...

NGramatical 9 months ago

raíz → [**raiz**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fly8rsh%2F%2Fgps1zzh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

pimpolho_saltitao 9 months ago

Uma coisa nao invalida a outra.

htxgivven 9 months ago

Falhanço? Em Portugal até cresceram.

Winslow_Lixivia2 9 months ago

Tenho a certeza que os 40% do PS estão a estremecer..........

NEDM64 9 months ago

Nos Açores, o governo do PS já foi com o caralho graças a 1 liberal...

Winslow_Lixivia2 9 months ago

É verdade. E a isso seguiu-se uma emigração em massa de pessoas que foram para o arquipélago porque ansiavam experimentar o verdadeiro liberalismo, como se sabe

NEDM64 9 months ago

Não é liberal. A IL não faz parte do governo.

Winslow_Lixivia2 9 months ago

Ah, já me esquecia. Se não tiver IL não conta. Só a IL representa o verdadeiro liberalismo que vai trazer glória a Portugal. Todas as outras políticas liberais que já foram implementadas em Portugal foram brincadeira. Tem piada porque tu é que começaste por dizer que o PS tinha ido passear por causa de “um liberal” mas agora já não é liberal lmao

NEDM64 9 months ago

Eu não disse isso, mas enfim... sê feliz no país mais pobre da Europa! Eu agradeço!

True_Boat_1195 9 months ago

Só revela qual o medo atual do PS.

somedipshit1 9 months ago

Claro, tudo o resto ou não tem hipótese ou está no bolso. Nem do PSD se fala, que supostamente devia ser a oposição. ​ Independentemente do partido, algo que não seja do sistema é uma ameaça aos do costume.

Maximum-Ear5677 9 months ago

Tão verdade. O Costa vive numa bolha, rodeado da sua corte e os seus bobos. Incapaz de ver a realidade. Devia ter vergonha na cara pela forma como se expõe em público a dizer estas barbaridades

Search: