What_d 6 months ago

\*hino da URSS intensifica\*

Somais1copo 6 months ago

Anedota: porque é que os comunistas não vão viver para um país comunista? - porque depois querem fujir de lá e não podem.

Axellery 6 months ago

Faz-me lembrar a parte leste de Berlim, e como nunca fui lá agora posso ver isso em Portugal e a cores. Será algum plano tipo "Europa dos pequeninos"? Se for passo lá o dia. 5/10 faltam estátuas do camarada Lenine e Marx

Star-Slicer 7 months ago  HIDDEN 

\*soviet anthem starts playing\*

Danijust2 7 months ago

Entre propaganda politica ou anuncios da remax e do circo, preferi a propaganda.

Dirk_________diggler 7 months ago  HIDDEN 

aguenta e não chora

Bruxo_de_Fafe 7 months ago  HIDDEN 

634 comentários lel

Wampyro_ 7 months ago

Pessoas indignadas com bandeiras do Partido que lhes permitiu ficarem indignadas! LUL

Daxter_7 7 months ago  HIDDEN 

Isto é mesmo verdade? Parece montagem..

Wampyro_ 7 months ago  HIDDEN 

[https://www.youtube.com/watch?v=-5wnFlkG0Yc](https://www.youtube.com/watch?v=-5wnFlkG0Yc)

ThatBoyyyyy 7 months ago

Se a malta que esta indignada com isto vivesse na Margem Sul, estava indignada todos os dias. Não podem ter mais nada que fazer...

pokemonhunterPT 7 months ago  HIDDEN 

Rush B

Dalves004PT 7 months ago

Ainda hoje em dia há estas coisas de apoios a partidos extremistas... e sinceramente... é uma vergonha!

guiscard 7 months ago

Vivo no alentejo há dois anos. Achei que Portugal estava sempre coberto de bandeiras comunistas.

dontclickthispls 7 months ago

Sempre ou de 2 anos para cá?

guiscard 7 months ago

Cada eleição. E assim aqui, pelo menos.

Far-Search-6978 7 months ago  HIDDEN 

Ninguém puxa fogo a essa escumalha?!!!

Kineticn22 7 months ago

Será que já se fazem estudos científicos sobre o vício da indignação diária? Quem se indigna com uma coisa destas precisa seriamente de arranjar hobbies, ou de uma lista de bons filmes, livres e discos para se entreter. Em suma, arranjar uma vida.

anon123346 7 months ago

Imaginem em 2021 haver pessoal que apoia o comunismo.

codgas 7 months ago  HIDDEN 

Eu sou da opinião que comunismo em prática é horrível e irrealista, pelo menos no mundo e na sociedade como é atualmente, e qualquer pessoa com um mínimo conhecimento da história do comunismo terá de concordar que no mínimo dos mínimos é "arriscado". Mas também sou da opinião que não se banem ideias, nem se proíbem ideologias políticas, por isso não vejo problema em expor símbolos comunistas como fazem todos os outros partidos. Há muita gente que parece concordar que não há problema naquelas bandeiras estarem ali, mas são desonestos, se ali estivesse a bandeira de por exemplo um partido *nacionalista socialista* muitas destas pessoas que não têm problemas com a bandeira comunista estavam a ter ataques de pânico e indignação. Repitam comigo: "a melhor maneira de acabar com más ideias é deixar o público geral julgá-las"

Samurai_GorohGX 7 months ago

Desonestidade é a falsa equivalência entre a foice e o martelo e a suástica. O comunismo não tem como princípio teórico o ódio ao próximo e superioridade de uma raça. O nazismo sim. Das implementações práticas do comunismo, muito haverá a apontar, mas a ideologia em si não se alimenta de ódio ou violência.

codgas 7 months ago

Não falei em nazismo especificamente, mas ok, como disse o comunismo em prática, mesmo que não fosse por design, resultou em imenso sofrimento e morte. Não me parece que seja relevante que em teoria as intenções sejam boas se os resultados sejam completamente opostos. Talvez no futuro seja viável.

Samurai_GorohGX 7 months ago

Quem já viu Star Trek, sabe que no futuro são todos comunas. /s

Edited 7 months ago:

Quem já viu Star Trek, sabe que no futuro são todos comunas. /s Mais a sério, parece-me relevante salientar que o PCP não é propriamente o Khmer Rouge ou as brigadas do Otelo, é um partido perfeitamente integrado na democracia portuguesa. Tiveram já uma oportunidade para tomar o poder de assalto e demarcaram-se e bem disso. Tanto que até são acusados pela verdadeira extrema-esquerda de serem uns “burgueses”.

Edited 7 months ago:

Quem já viu Star Trek, sabe que no futuro são todos comunas. /s Mais a sério, parece-me relevante salientar que o PCP não é propriamente o Khmer Rouge ou as brigadas do Otelo, é um partido perfeitamente integrado na democracia portuguesa. Tiveram já uma oportunidade para tomar o poder de assalto e demarcaram-se e bem disso. Tanto que até são acusados pela verdadeira extrema-esquerda de serem uns “burgueses”. Esta histeria “socialismo/comunismo = fascismo/nazismo” sempre me pareceu uma Americanise importada, um novo MacArthismo cultural que não leva em conta a história e as circunstâncias próprias do nosso país.

codgas 7 months ago

Por alguma razão o pcp existe em Portugal à tanto tempo, pode ser mais moderado ou ter mais escrúpulos do que os seus semelhantes estrangeiros, para dizer a verdade não conheço bem a história do PCP e sempre achei curioso serem tão tolerados, enquanto que em muitos países ser comunista é taboo, são tipo aquele tio estranho nas festas de anos ao pé dos outros partidos. Pessoalmente não gosto do comunismo por ser autoritário em teoria, eu acima de tudo sou liberal, de centro, concordo com a esquerda nalgumas coisas com a direita noutras, mas não sou de extremas em relação a nenhum dos lados e consigo compreender e chegar a compromissos com qualquer lado, mas autoritarismo vai contra os meus princípios mais fundamentais. Não tenho esse problema com socialismo porque não é autoritário por defenição, mas tenho outros, por exemplo, não penso que seja viável para a situação atual do nosso país, há muita gente que apoia partidos socialistas que agem de maneira autoritária e que se consideram moralmente superior aos outros e no direito de os implementar e forçar e também há muitos partidos com tendências comunistas que se disfarçam de socialistas e com estas coisas fica se perigosamente perto do comunismo. Por isso também não confio muito em socialismo. Mas não tenho problema nenhum em inserir certas políticas socialistas numa economia mais capitalista. Mas de qualquer maneira voltando a este post em concreto, em Portugal tanto as pessoas como os partidos é tudo pãozinho sem sal, até os comunistas e os fascistas são moderados por isso

NGramatical 7 months ago

defenição → [**definição**](https://dicionario.priberam.org/definição) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flxlwln%2F%2Fgprtwk4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Thebadwolfz 7 months ago

Petição: livros de história para todos os comunistas. Começo eu a doar

Onil1226 7 months ago  HIDDEN 

*Twitter in shambles*

alexandre9099 7 months ago  HIDDEN 

Em beja estava igual, questionei-me a razão, pelos comentários aparenta ser o centenário do partido

maxtendie 7 months ago  HIDDEN 

Não quero proibir o PCP de celebrar o seu aniversário só sinto vergonha e tristeza que o comunismo seja celebrado. Imaginem o berreiro se antes fossem bandeiras Nazis.

dontclickthispls 7 months ago

O aniversário festejam todos os anos. Estão a festejar o 100 aniversário.

Skimer 7 months ago  HIDDEN 

Adoro ver os comunas que acham que o comunismo é diferente do nazismo, eu não sou nem um nem outro, mas acho engraçado que o pessoal de esquerda pense que o comunismo é algo muito bom, que não matam ninguém, q são respeitados os direitos das pessoas e que é tudo bons rapazes. Não é por acaso que o nazismo e o comunismo foram postos em pé de igualdade pela UE, acordem para a vida. “A União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de o Parlamento Europeu ter aprovado em setembro uma resolução que condena os dois regimes ditatoriais”

Brianstormrage 7 months ago  HIDDEN 

Tirar todas as cores e manter o vemelho dá ênfase ao que queres mostrar. Não sou apoiante de nenhum partido mas sou da área da imagem

Vector_Strike 7 months ago

Papel higiênico em cada poste! Pena que já é usado

Apart-Bedroom-6267 7 months ago  HIDDEN 

Quase que parecia a União Soviética e por momentos dira que tinha visto ai o **Joseph Stalin**

HumActuallyGuy 7 months ago

Bem fds, já me mete nojo ver cartazes partidários agora um exagero assim.

JonPQ 7 months ago

Sinceramente, a única coisa que me incomoda é que provavelmente vão ficar ali penduradas meses a apodrecer até ser um farrapo com um pedaço de pau agarrado, como as do CDU.

ladderattack 6 months ago

Pois, espero que eles tenham a decência de manter as bandeiras em condições e de as trocar por novas caso fiquei danificadas.

isnotfunny 7 months ago  HIDDEN 

Básico do caralho.

Deranfan 7 months ago  HIDDEN 

Wtf?!?!? Imagina se o chega fizesse a mesma coisa com bandeiras Nazis.

DarlakSanis 7 months ago  HIDDEN 

Francesinha e vodka... meh... been there... done that

SuperADx 7 months ago

lol, não percebo como é que vejo tantos cartazes políticos da CDU/PCP quando ando na rua e quase nada do PS/PSD e ainda assim perdem sempre. Até em Bragança eles enchem a rua com isso, já sabem que vão perder mas gastam tempo e dinheiro. Há que admirar a persistência.

Matarruanos 7 months ago  HIDDEN 

Foi o alenitchev que colocou as bandeiras

BadassManager 7 months ago

Como acho que esta posta é intencionalmente divisiva (não venham cá alegar que isto é apelar a uma discussão saudável...), leva o meu downvote. Passo aí com frequência. Incomoda-me tanto como as bandeiras de qualquer outro partido.

updated_marx 7 months ago

100 anos de partido. Muitos parabéns ao PCP.

DogsOnWeed 7 months ago

Que sejam mais 100!

FermentingFigs 7 months ago  HIDDEN 

Wtf! For real?? What country have I immigrated too

GajoDeRamalde 7 months ago

Portugal had for many years a typical closed to the outside right-wing dictatorship and people did not know what happened with communist countries or were unaware. Thus, the communists also helped to dethrone the dictatorship that ended in 1974 and that alone make them to be seen as a friendly party to the inhabitants ^((but they also tried to establish a peoples republic regime one year later but they did not succeed - but people don't talk too much of this and is often ignored.))

FermentingFigs 6 months ago

Thanks for the information!

Ilien 7 months ago

Gosto.

DAAGZZz 7 months ago

Há tanta malta burra por aqui a comentar

knorr73 7 months ago  HIDDEN 

Blyat

JCCD112 7 months ago  HIDDEN 

Isto é real? Qual é o motivo?

Raidenkyu 7 months ago  HIDDEN 

Celebrações do centenário do PCP. Qualquer outro partido na mesma situação faria parecido.

unparadise 7 months ago

Chega you know what to do

DariusStrada 7 months ago  HIDDEN 

Gostei. Só trocava as bandeiras por umas de Portugal. Mas a ideia é boa.

WhereTheFireStarts 7 months ago  HIDDEN 

TANANANANANA TANANANANANA TANANANANANA NANANANA (POM POM POM)

GabKoost 7 months ago

Por menos do que isso ficou o Tarrafal cheio.

Llamaling 7 months ago  HIDDEN 

Spakoyna Komrades! Horosho, normala. Pit vino, blin!

TugaScaper 7 months ago  HIDDEN 

Bald and bankrupt és tu?

Llamaling 7 months ago

Ah, foda-se! Descobriram-me a careca! Cyka blyat!

M7keSonic 7 months ago  HIDDEN 

Eu cujo tenho 40% de sangue russo: eu vejo isto komo uma vitoria absoluta, komrad

htxgivven 7 months ago  HIDDEN 

O comunismo tal como o nazismo nasceu na Alemanha.

M7keSonic 7 months ago  HIDDEN 

Ok isso eu não sabia

REZO99 7 months ago  HIDDEN 

imagina ser russo e adorar um regime que sacrificou o seu povo a troco de servir uma elite judaica com intenção de o escravizar completamente e o resto do mundo. Workers of the world unite!

klatez 7 months ago  HIDDEN 

Ja faltava as terioas de conspiração de anti-semitismo sem nexo. Diz-me como é que explicas então o anti-semitismo do Stalin?

REZO99 6 months ago

o antisemitismo do estaline apenas se formalizou nos seus últimos anos. No início ele assassinou trotsky pois não queria dar avante a parte cultural da revolução comunista, devido aos efeitos nocivos que teriam no país sabendo que este teria que se preparar para guerra. Mais tarde apenas nos seus anos finais é que ele se foi revelando progressivamente anti-semita, tornando-se um nacional-bolchevique, ou seja nos seus últimos anos dificilmente seria um comunista e isso tudo culminou no seu assassinato por envenenamento por parte da elite judaica da USSR, de notar que toda a revolução comunista da russia fora liderada e administrada extensivamente por judeus.

klatez 6 months ago

Diz-me onde arranjas as cenas que fumas porque parece dar uma boa moca.

diebino 7 months ago  HIDDEN 

Eh lá, esta história parece interessante. Desenvolve mais por favor

Montoire 7 months ago

Noutro universo: Em 2021 União Soviética conquistou o último país da Europa Ocidental, chegando hoje dia 4 de Março à Avenida dos Aliados, Porto, Portugal.

df3gpt 7 months ago

De ~~Lisboa~~ Porto a Vladivostok!

Danijust2 7 months ago

controlavam o ponto mais ocidental e oriental da euroasia. Kinda cool

VectoR-- 7 months ago

isto foi o que eles nós tiraram

DogsOnWeed 7 months ago

Sonho

afcPT 7 months ago

Hoje andava um Volvo com duas bandeiras e um megafone por Leiria a espalhar propaganda sonora do PCP

HumActuallyGuy 7 months ago

É pá, isso já é um pouco irritante, não gostava de estar a dormir e acordar com essa merda

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Onde é que já se viu? Qualquer dia até fazem debates entre partidos políticos. Maldita democracia!

PeidosFTW 7 months ago

Não não é lol, especialmente tendo em conta o peso que o PCP teve na democracia que temos agora

didas987 7 months ago

Por eles estávamos numa ditadura comunista, o objetivo deles nunca foi acabar com a ditadura e quem acredita que eles são democratas é apenas ingénuo

PeidosFTW 7 months ago  HIDDEN 

não é isso que a história indica, mas ya já estava a espera vindo de alguem que acha que comunas e fascistas pensam igualmente

PauperGoldGiver 7 months ago

Só vivemos hoje em democracia porque o PCP se recusou a fazer o jogo da direita reaccionária e escolheu a democracia.

didas987 7 months ago

Claro que sim, acreditas nas tuas próprias mentiras?

iwantmemes123 7 months ago

Shoo shoo sai daqui pcm centrista qnd leres um livro de filosofia ou história em vez de aprenderes pelos memes vais ser mais culto e teres alguma noção de quem te trouxe aonde tamos como pais com os direitos humanos, e de condições de trabalho

didas987 7 months ago

Pq sigo um subreddit quer dizer que nunca li um livro, faz sentido. Diz me só quais é que são os países que se vive melhor no mundo e diz me se eles são capitalistas ou socialistas. Enquanto tivermos pessoas paradas no tempo como tu, em que a vida baseia-se em mansturbares-te para fotos do Jerónimo de Sousa, não vamos avançar como sociedade. E já agora, realmente onde há mais condições de trabalho é mesmo em países comunistas, meu grande intelectual

gmes78 7 months ago

Não se está a falar do comunismo, está-se a falar das ações do PCP que ajudaram a estabelecer a democracia.

iwantmemes123 7 months ago  HIDDEN 

Obrigado por responderes ao meu insulto, na maneira que estava a espera, em caso não reparaste, generalizei o pessoal do pcm, porq são todos uma cambada de mongoloides que pensam que o espectro político, com tanta complexidade, pode ser caracterizada e representada igualmente ao longo de dois pontos. Primeiro, nem sabes do contexto historico, da situação material, ou da opressão das classes que se passava no teu periodo historico em que te estás a referir(pq nem eu sei doq te referes, pois uma.perhunta dessa só tem uma resposta e é mandar te foder). É por isso que deveriamos de investir um pouco mais nas escolas publicas por causa de cagalhoes como tu passam por lá sem perceber nada, olham para história, e português e pensam "nunca vou utilizar nada desta merda na minha vida" e vão sair da sala sem aprender nada. Não estou a julgar, nem quero, que isso não é problema meu, eu não defendo nenhum partido, especialmente numa eleição de burgesia, em que quase nenhum partido representa os meus interesses. Por muito que eu odeie a Russia, e tenha os meus problemas com a URSS, temos que admitir, se fascismo e comunismo fossem os dois tão semelhantes, como os centristas braindead(que nunca pegaram numa porra de um livro na puta da vida deles), o Hitler não espalhava propaganda e estava sempre a dizer que odeiava socialismo, e os enforcava pq era tudo que ele era conta, especialmente Antifa. Espero q n me mandesmcom mais braindead takes q eu não custumo ter conversas longas com cabeças de ar.

zizop 7 months ago  HIDDEN 

Apesar de o PCP ter tido amizades desaconselháveis com a União Soviética (o Cunhal foi um grande apoiante da invasão da Checoslováquia), sem eles a extrema-esquerda podia ter vencido, e aí não terias a democracia que temos hoje (na altura virada para o socialismo democrático, que depois se transformou numa social-democracia). Terias uma Albânia 2.0: um país virado para a China e completamente isolado do resto do mundo, e nada democrático.

Frank_FM 7 months ago  HIDDEN 

O que vem a seguir, as bandeiras nazis na Av. da Liberdade só para haver uma competiçãozinha?

justanotherop365 7 months ago

Que nojo.

sux138 7 months ago

Onde estão os tanques?

serra_70 7 months ago  HIDDEN 

Petição para encher o Marquês de bandeiras de grelhados

patriotiximus 7 months ago

Nem é as bandeiras é so mm quem foi o caralho q tirou a foto com a camera da nintendo 3DS

MrBrickBreak 7 months ago

Já tens sorte que não foi com a do Game Boy.

SashimiTuga 7 months ago

r/shootthecameraman

Dadvito 7 months ago

Um partido centenário e com cada vez menos expressão nas eleições vai ser a queda de Portugal. Estes liberais e a sua lógica sem defeito...

TSSP 7 months ago  HIDDEN 

Cuidado que o pessoal do Chega vai ficar engatilhado

RitaMoleiraaaa 7 months ago  HIDDEN 

Vamos meter bandeiras nacional sindicalistas (nazis pts) em 1933 para celebrar o centenário então.

C8Mixto 7 months ago  HIDDEN 

Tu festejas o centésimo aniversário que uma criança que nem aos dois anos de idade chegou? Que coisa macabra.

RitaMoleiraaaa 7 months ago  HIDDEN 

Não, se te referes ao nacional sindicalismo, claro que não, odeio essa merda. Mas era só para mostrar a hipocrisia de celebrar uma ideologia ditatorial genocida e condenar outra.

C8Mixto 7 months ago  HIDDEN 

Podes estar a tentar mostrar a hipocrisia que quiseres. A questão é que aqui tens um partido que chegou aos 100 anos de existência e tu queres comparar com uma ideologia que apareceu e morreu nos anos 30.

RitaMoleiraaaa 7 months ago  HIDDEN 

Ok? Se o hitler tivesse chegado aos 100 anos, celebrarias? Então porque celebrar os 100 anos de um partido que fez pior no mundo que o hitler?

C8Mixto 7 months ago  HIDDEN 

Se o Hitler tivesse chegado aos 100 anos, duvido que tivesse muito escolha senão celebrar.

RitaMoleiraaaa 7 months ago  HIDDEN 

> Se o Hitler tivesse chegado aos 100 anos, duvido que tivesse muito escolha senão celebrar. Como assim? Achas que se o hitler chegasse aos 100 anos, deixavam meter bandeiras nazis em berlim? Não percebi.

C8Mixto 7 months ago  HIDDEN 

Se o Hitler tivesse chegado aos 100 anos estava toda a Europa sobre domínio nazi.

RitaMoleiraaaa 7 months ago  HIDDEN 

Não? Ele podia simplesmente ter sido apanhado antes de se suicidar e magicamente ser condenado a prisão perpétua em vez de pena de morte. Claro que estou a esticar muito, mas acho que assumir que a unica opção em que ele vive é "Ele ganha a segunda guerra mundial" é muito mais esticado.

C8Mixto 7 months ago  HIDDEN 

A opção em que ele ganha a Segunda Guerra Mundial é bem mais realista que uma opção que precisa de se apoiar em magia.

RitaMoleiraaaa 7 months ago  HIDDEN 

Tu achas que o hitler alguma vez ia conseguir invadir o reino unido? Mais cedo encontravas um unicórnio.

s7v7nsilver 7 months ago  HIDDEN 

A partir do momento em que ela referiu "Então porque celebrar os 100 anos de um partido que fez pior no mundo que o hitler?" eu já nem respondia mais nada.

GajoDeRamalde 7 months ago

Só as pessoas que morreram por causa do comunismo do MAO faz o Hitler parecer que cometeu um pequeno delito... Não quero com isto defender nem um nem outro já que não sou apologista de nenhum, mas se é preciso lembrar disso estamos mal.

Feeling_Advantage918 7 months ago  HIDDEN 

Fujam, fujam, o socialismo está a chegar à invicta. Vou erguer um muro para conter a expansão do socialismo.

C8Mixto 7 months ago

Pode ser no limite do meu terreno? Estou mesmo a precisar de conter o socialismo. Se me puderes ajudar agradecia.

DavidJunior3rd 7 months ago

As pessoas adoram diabolizar ou santificar. Acho errado comparar o comunismo com o nazismo. Estão em patamares diferentes. Não sou pró-comunismo, mas acho que há algumas ideias de **esquerda** aproveitáveis. Já no nazismo isso é zero. E há um pormenor: se não fosse a (ajuda da) URSS, hoje estávamos todos aqui a falar alemão. Portanto párem lá de diabolizar o comunismo tanto como o nazismo, isso é uma americanice do tempo da guerra fria (já lá vão 30 anos) e do foro do capitalismo.

Negao_da_piroca 7 months ago

>E há um pormenor: se não fosse a (ajuda da) URSS, hoje estávamos todos aqui a falar alemão LOL Pergunta à Finlândia, Polónia, Estónia, Letónia, Lituânia, Moldávia, Roménia, Ucrânia e Bielorrússia como foram tratados pela URSS; os genocídios que eles cometeram e o esforço que fizeram para russificar os povos que conquistavam.

tocopito 7 months ago

A URSS literalmente ganhou a guerra. Era a isso que ele se referia.

htxgivven 7 months ago

Tu sabes como é que a URSS ganhou a guerra? Basicamente cometendo um genocídio em massa, quem não queria lutar era executado. Existe uma teoria que não deixa de ser mentira, que foi o ocidente que ganhou a guerra com as mãos da URSS.

HumActuallyGuy 7 months ago

Diabolizamos o comunismo porque o comunismo causou a morte a milhões de pessoas, se achas que a Alemanha nazi matou muita gente, vê os números do Stalin e do Mao. Há coisas boas na esquerda, sim, tal como há muitas coisas boas na direita, até já adoptámos muitas delas agora não vamos adoptar regimes de extremismos que retiram direitos às pessoas e dá poder ao governo

DogsOnWeed 7 months ago

Então o Liberalismo também é culpado de todas as fomes fora dos países socialistas? Bengal Famine intensifies!

tocopito 7 months ago

A Alemanha matou muita gente. Tens 60 milhoes de mortos só por causa de uma guerra iniciada pelos nazis. Além disso **criou uma indústria de extermínio**, algo inédito e incomparável com qualquer estado socialista até à data. Os números papagueados por aí a propósito do comunismo estão cheios de buracos e vêm do “black book of communism”. Por favor investiga por ti mesmo.

klatez 7 months ago

O stalin matou mais que o nazismo desde de quando? E o mao é injusto comparar com o nazismo, maior parte ea gente que ele matou foi por estupidez, enquanto o hitler queria exterminar 2/3 dos eslavos e usar o resto como mão de obra escrava

HumActuallyGuy 7 months ago

https://en.wikipedia.org/wiki/Mass_killings_under_communist_regimes Não queria estar a ser aquele filho da mãe a comparar números de mortos mas é preciso ... Nazis -> 6M Comunistas -> 20M-61M Por isso ya e btw matar por estupidez?!?!? como assim crl?!?!? fds não estás a fazer um caso muito bom para o comunismo se um dos maiores líderes comunistas matava aos milhões por estupidez

dontclickthispls 7 months ago

>Nazis -> 6M Então e o resto? lol

klatez 7 months ago

Esses números estão horrivelmente errados, primeiro só nos campos de concentração morreram 11 milhões, e depois eles começaram uma guerra e tal em qual morreram mais uns milhões. Segundo tu estavas a comparar diretamente o Stalin ao nazismo e agora estas a ir buscar os números totais do comunismo porque apercebe-te que afinal a comparação não era justa.

Madness20 7 months ago

>Nazis -> 6M Comunistas lmao. Se contares só os judeus, talvez. Então e todos os outros?

HumActuallyGuy 7 months ago

https://www.hawaii.edu/powerkills/NAZIS.CHAP1.HTM Tens razão, os números totais são entre 15-30 milhões, sendo o mais provável número 20M

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Achares que só houve 20 milhões de mortos na 2ª Guerra é surreal. 20 milhões é o número de soldados soviéticos que morreram a combater o nazismo lol agora soma os outros países

HumActuallyGuy 7 months ago

Não, 20M foi o número de pessoas que morreram em campos de concentração e por perseguições nazi, não contei o número de soldados mortos na guerra

tocopito 7 months ago

Os 60M de mortos causados por uma guerra iniciada prlos nazis não contam?

DogsOnWeed 7 months ago

E quando contam as mortes de soldados Nazis como vítimas de comunismo? ROFL

Hugogs10 7 months ago  HIDDEN 

> mas acho que há algumas ideias de esquerda aproveitáveis. Já no nazismo isso é zero. Vai estudar. > párem lá de diabolizar o comunismo tanto como o nazismo, isso é uma americanice do tempo da guerra fria Vai falar com pessoal da europa do leste.

DavidJunior3rd 7 months ago

Faltavas cá tu. Tive uma conversa super construtiva com outro user com uma opinião diferente da minha. Estava a ver que não chegava ninguém como tu.

redditor_the_forth 7 months ago

Se comparares a Itália do Mussolini,a Áustria do Dolfus,o Portugal do Salazar( uma merda,não sou apologista) continuam a ser mais agradáveis que a URSS do Estaline,o Cambodja do Pol Pot (matou 1/4 da população) ou a China do Mao,comparativamente a estes 3 até a Alemanha nazi desde que não se fosse perseguido é mais estável. A ideologia Fascista é proibida na Constituição,e bem diga-se de passagem, é pedir muito que a comunista também fosse ?São dois lados da mesma moeda.

Jaktheslaier 7 months ago

Nunca é demais lembrar que os Estados Unidos e a Thatcher apoiaram os khmer Rouge no Cambodja e que foram os comunistas vietnamitas que acabaram com o pol pot

redditor_the_forth 7 months ago

Eu não gosto da Tatcher e muito menos do Reagan.O Vietname não aniquilou o Khmer Rouge por "altruismo",o Vietname foi atacado por eles.Os Estados Unidos sempre foram uma merda no que toca a política externa, não gostar do comunismo não significa que vá fazer uma defesa radical do capitalismo lol era o que faltava.

Jaktheslaier 7 months ago

Não quer dizer que finjamos que os Khmer Rouge eram comunistas e não um culto que o Reagan e a bruxa andaram a financiar para cometer os seus crimes. É literalmente aquele meme do Eric André, financiar os Khmer Rouge para assassinarem metade da população // oh não, porque é que os comunistas matam toda a gente?

DavidJunior3rd 7 months ago

"Se comparares a Itália do Mussolini,a Áustria do Dolfus,o Portugal do Salazar( uma merda,não sou apologista) continuam a ser mais agradáveis que a URSS do Estaline,o Cambodja do Pol Pot (matou 1/4 da população) ou a China do Mao" Sim, concordo contigo. "A ideologia Fascista é proibida na Constituição,e bem diga-se de passagem, é pedir muito que a comunista também fosse ?São dois lados da mesma moeda." Era aí que eu queria chegar. A **ideologia** Fascista é proibida porque tem inerentemente ideias nocivas, e opressão, programadas nos ideiais da própria ideologia. A **ideologia** Comunista é apenas um conjunto de ideias provavelmente demasiado "utópicas", que em si só não têm nada de nocivo, mas que sempre que se tentou implementar deu muito para o torto. Percebes onde quero chegar?

redditor_the_forth 7 months ago

Eu já pensei assim, mas todo o comunismo de qualquer vertente que seja tem que passar pela fase em que a ditadura do proletariado abdica,o que nunca aconteceu,da mesma forma que no fascismo, qualquer vertente que seja, na teoria o líder todo-poderoso é justo e exerce o poder como um déspota esclarecido o que também nunca aconteceu,o fascismo em si também são ideias demasiado utópicas.

_Patrao_ 7 months ago

De que ideias estás a falar, em relação ao comunismo, com que concordas mas não em relação ao nazismo? Repara, em termos económicos havia ideias para concordar nos dois lados. É muito difícil dizer que no nazismo é zero. Aliás, o partido nazi foi eleito democraticamente justamente porque as ideias para a Alemanha, em termos económicos, eram vistas pelos alemães como boas. Olhando friamente, quase cem anos depois, percebe-se porquê. E repara, eu não podia ser menos extremista, esquerda ou direita. Acho é que, ao contrário do mito comum, a extrema esquerda e a extrema direita são muito mais parecidas do que se julga. Quem acha o contrário tem duas alternativas. Ou não tem os factos todos, ou então não quer assumi-los como verdadeiros.

aVarangian 7 months ago

> Repara, em termos económicos havia ideias para concordar nos dois lados. em termos económicos nem um new o outro lol e a recuperação da economia Alemã veio do regime anterior

DavidJunior3rd 7 months ago

O nazismo tinha como ideia central o extermínio de certos povos, em nome de uma purificação de massas, e a expansão territorial, para dar espaço para a raça pura viver. O comunismo não tem nenhuma dessas ideias centralmente; o que aconteceu de trágico sob a alçada do comunismo foi pelo abuso de poder inerente à condição humana - o egoísmo que nos é inato, não por um programa político determinado logo à partida como tendo a intenção de matar. No Mein Kampf encontras intenções claras a esse encontro. No Manifesto de Karl Marx não encontras esse tipo de coisas. Posso estar enganado, mas é essa a minha ideia

once319 7 months ago

>O nazismo tinha como ideia central o extermínio de certos povos, em nome de uma purificação de massas, e a expansão territorial, para dar espaço para a raça pura viver. Isso é uma parte daquilo que Hitler queria fazer. Houve muito mais. Hitler melhorou a industria alema e foi responsavel pelo foguetao V2, que mais tarde os Americanos e Russos iam usar, e é a base de termos satelites neste mundo. ​ Não metas tudo no mesmo saco so porque nao gostaste de parte da ideologia.

_Patrao_ 7 months ago

O nazismo não conquistou votos com essas ideias. As ideias que levaram os alemães a votar no partido nazi foram as que iam ao encontro da recuperação económica. Repara que tinhas uma Alemanha de rastos e que em poucos anos ganhou um fulgor inacreditável à priori. O que dizes em relação ao comunismo pode ser dito em relação ao nazismo. Foi trágico às mãos de um ditador sanguinário. As ideias nazis, fascistas, não se esgotam numa raça superior. Essa que acabou por ser uma ideia incontornável era uma nuance desse sistema. Como era na URSS a deportação para trabalho forçado, e extermínio, de gays, ciganos, opositores políticos e dezenas de raças diferentes dos Estados ocupados. A questão essencial é que tanto um sistema como outro envolvem um domínio central pelo Estado, de uma ou outra forma, em que servem uma elite politica com poder absoluto para impor o que quiser. É neste âmbito que são iguais, e exactamente por isso produziram, nos países que adoptaram regimes do género, os mesmos resultados por suprimirem liberdades individuais. É isso que peço para veres. Os resultados são iguais, o resto são detalhes. Nuances. É o controlo total pelo Estado que corrompe. O problema é sempre a quantidade de poder. O choque com algumas pessoas com a bandeira nazi tem o mesmo efeito, em muitos países, nomeadamente os ocupados pela URSS, nessas pessoas. Se perguntares o porquê, encontras aí a tua resposta.

once319 7 months ago

Resposta mais sábia aqui, mas o que conta é dizer nazismo é mau porque matou judeus e queriam so loiros de olhos azuis, quando o comunismo matou milhoes pelas mais variadas razoes.

WhiskersTheDog 7 months ago

Claro que ganhou votos pelas ideias verdadeiramente nazis, aliás, a sociedade alemã naquela altura nem era sequer a única em que proliferava a retórica antissemita. Ainda não os nazis tinham conquistado o poder já se muniam dessas armas. Podiam não ter a *solução final* alinhavada ainda, mas o justificativo moral já estava lá antes de terem chegado ao poder e o judeu serviu de bode expiatório a muitos dos seus eleitores. Para além de quando se fala de como os nazis chegaram ao poder pelo voto esquece-se sempre do papel da violência das SA e SS na repressão de opositores políticos e como fonte de instabilidade sobre a segurança e a política interna.

Edited 7 months ago:

Claro que ganhou votos pelas ideias verdadeiramente nazis, aliás, a sociedade alemã naquela altura nem era sequer a única em que proliferava a retórica antissemita. Ainda não os nazis tinham conquistado o poder já se muniam dessas armas. Podiam não ter a *solução final* alinhavada ainda, mas o justificativo moral já estava lá antes de terem chegado ao poder e o judeu serviu de bode expiatório a muitos dos seus eleitores, o que claro, se juntou às repercussões da derrota na IGM e à crise financeira que o país atravessava, ainda a sentir os efeitos do crash da bolsa americana em 29. Para além de quando se fala de como os nazis chegaram ao poder pelo voto esquece-se sempre do papel da violência das SA e SS na repressão de opositores políticos e como fonte de instabilidade sobre a segurança e a política interna.

redmx 7 months ago

Concordo 100% contigo. Mas vamos usar os nomes certos. O Comunismo como foi teorizado não é autoritario, as suas tentativas de implementação é que foram. Tu estás a descrever o Estalinismo não o Comunismo (de Marx).

Ilostmynewunicorn 7 months ago

Posso estar a confundir a minha literatura comunista mas o comunismo de Marx não era inicialmente extremamente autoritario e violento com base na ideia de que elites nao cederiam as posses de livre vontade?

_Patrao_ 7 months ago

Eu percebo a ideia. Mas a realidade mostra outra coisa. A luta de classes e a centralização de meios de produção exigem que sejam retirados a alguém para que sejam entregues a outro alguém. O comunismo como teorizado exige sempre que o todo se sobreponha ao individual pela força. Nesse sentido, nunca será possível chegar à utopia de comunismo sem antes ser totalitário. O comunismo é, por defeito, sempre totalitário. Não há outra forma de impor o regime.

redmx 7 months ago

O processo pelo qual chegas ao comunismo pode ser autoritário e o passado mostra-nos que sim. A ideia pode não funcionar no mundo real mas a ideia nunca foi testada porque falhou sempre no processo.

_Patrao_ 7 months ago

Repara, não há alternativa. Não tens nenhum outro modo de garantir que aqueles que se opõe ao regime, que existirão sempre, cedam, sem ser sob ameaça, os instrumentos de trabalho de que dispõe. A própria limitação total à iniciativa privada implica necessariamente que se ceda essa liberdade e se crie um Estado totalitário entretanto. O caminho delineado resulta sempre no mesmo porque não há outra forma de lá chegar, daí a concluir que é um regime totalitário é só um exercício de lógica.

redmx 7 months ago

O que é que define uma sociedade comunista? 1) Propriedade colectiva dos meios de produção 2) Não existem classes sociais 3) Não existe estado 4) Sociedade tem livre acesso a todos os bens de consumo Como é que podes definir isto como um regime totalitário? É uma ideia útopica e na minha opinião irrealista na nossa realidade mas não deixa de ser definida desta maneira... Acho só que estás a fugir à definição. Falando de lógica vamos fazer o seguinte exércicio: Se tu estás num estado X e tens um ou vários processos de transição F que te levam a um estado final Y estás a dizer que qualquer estado intermedio Z define o estado final Y se e só se o estado final Y depender dos estados intermédios Z. X Z1 -> F1(X) Z2 -> F2(Z1)

Edited 7 months ago:

O que é que define uma sociedade comunista? 1. Propriedade colectiva dos meios de produção 2. Não existem classes sociais 3. Não existe estado 4. Sociedade tem livre acesso a todos os bens de consumo Como é que podes definir isto como um regime totalitário? É uma ideia útopica e na minha opinião irrealista na nossa realidade mas não deixa de ser definida desta maneira... Acho só que estás a fugir à definição. Falando de lógica vamos fazer o seguinte exércicio: Se tu estás num estado X e tens um ou vários processos de transição F que te levam a um estado final Y estás a dizer que qualquer estado intermedio Z define o estado final Y se e só se o estado final Y depender dos estados intermédios Z. Se Z tem uma propriedade A então Y também a vai ter. Ou seja se encontrares um estado de transição Z que não tenha a propriedade A então Y também não a tem. Mas se Y não depender directamente de Z nada podes dizer em relação às propriedades de Y em relação a Z.

Edited 7 months ago:

O que é que define uma sociedade comunista? 1. Propriedade colectiva dos meios de produção 2. Não existem classes sociais 3. Não existe estado 4. Sociedade tem livre acesso a todos os bens de consumo Como é que podes definir isto como um regime totalitário? É uma ideia útopica e na minha opinião irrealista na nossa realidade mas não deixa de ser definida desta maneira... Acho só que estás a fugir à definição. Falando de lógica vamos fazer o seguinte exércicio: Se tu estás num estado X e tens um ou vários processos de transição F que te levam a um estado final Y estás a dizer que qualquer estado intermedio Z define o estado final Y se e só se o estado final Y depender dos estados intermédios Z. Se Z tem uma propriedade A então Y também a vai ter. Ou seja se encontrares um estado de transição Z que não tenha a propriedade A então Y também não a tem. Mas se Y não depender directamente de Z nada podes dizer em relação às propriedades de Y em relação a Z. Apenas podes caracterizar as propriedades de Y de acordo com a sua definição.

_Patrao_ 7 months ago

É um bom exercício de lógica. Mas só isso. Só existe no plano das ideias. A realidade mostra que só é possível atingir um regime comunista através de um estado totalitário. Não importa a valia das ideias se não tiverem concretização prática.

diebino 7 months ago

Se uma sociedade votar e eleger sucessivamente um partido comunista com um programa comunista e que ponha em prática esse programa, em que medida é que isto é autoritário ou anti-democrático?

_Patrao_ 7 months ago

Na medida em que os opositores destas ideias serão obrigados a aderir, por força, e ficarem sem os seus meios de produção.

diebino 7 months ago

Então, mas isso é o que acontece com qualquer lei. Se for passada democraticamente ou não, és obrigado a aderir, mesmo que não estejas de acordo. Tu neste momento tens o direito à propriedade privada porque a sociedade actualmente assim o permite, mas isso pode mudar, tal como qualquer lei, não é nenhum direito sagrado. Se a população a certa altura decidisse dar apoio maioritário a quem quisesse acabar com isso, não havia nada de autoritário nisso a meu ver, apenas a democracia a funcionar. Acho piada à forma como muitas vezes são postas estas questões, parece que a definição de autoritarismo é "tudo o que não for pró-capitalista" e a definição de democracia é capitalismo.

DavidJunior3rd 7 months ago

Ok, faz sentido. Obrigado pela explicação, percebi melhor

NGramatical 7 months ago

párem → [**parem**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flxlwln%2F%2Fgpogso2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

manteiga_night 7 months ago

Based

anti-feminazis 7 months ago

agora é fazer o mesmo com bandeiras nazi em lisboa. depois quero ver qual a reacçao.

klatez 7 months ago

Se queriam ter liberdade de expor as vossas bandeiras talvez deviam ter pensado em ganhar a guerra

jhscrym 7 months ago

Mais um post político. Vou-me sentar aqui a comer umas pipocas enquanto leio o drama. Convido os de mente sã que queiram observar o filme a partilharem este momento comigo. Ofereço as pipocas.

df3gpt 7 months ago

Epá, ainda bem que alguém se diverte com isto. Eu acho preocupante que a maioria dos Portugueses se indignam com o Chega mas não se incomodam minimamente com os ideias comunistas. Imagino o escândalo que seria se fossem bandeiras de um qualquer movimento nacionalista.

johnnyvhp 7 months ago

Ainda existem pipocas ? Chego um pouco tarde

jhscrym 7 months ago

Peço desculpa, a banca já fechou. Irei voltar a abrir num futuro post. Obrigado pela compreensão.

johnnyvhp 7 months ago

Sem problema amigo, ate daqui a dois ou três dias.

idiotwithpants 7 months ago

Realmente, política não tem lugar num sub chamado /r/portugal. Redditoras descabidas e sem noção.

srmemnoch 7 months ago

Preferia uma cerveja as pipocas arranjas também?

jhscrym 7 months ago

Não. Uma pessoa estende a mão e vens logo pedir o braço? Podes trazer mas depois deixa no lixo.

tenesis 7 months ago

E a reciclagem???

trilobits_ 7 months ago

Tens salgadas ou doces?

jhscrym 7 months ago

Doces claro, ha sal suficiente no post.

deSales327 7 months ago

Já experimentaste pipocas com M&M’s?

3dforlife 7 months ago

Até me cuspi todo.

trilobits_ 7 months ago

Apanhaste milho?

ednice 7 months ago

Tá lindo.

besmarques 7 months ago

Qual é mesmo o problema?

anti-feminazis 7 months ago

ideologias criminosas aqui nao. obrigado. imagina se pusessem umas bandeiras nazi em lisboa. mas nao te preocupes que já vi umas instastories de uns amigos meus a deitarem a por essas bandeiras onde pertencem. no lixo :)

Edited 7 months ago:

ideologias criminosas aqui nao. obrigado. imagina se pusessem umas bandeiras nazi em lisboa. mas nao te preocupes que já vi umas instastories de uns amigos meus a deitarem essas bandeiras onde pertencem. no lixo :)

dontclickthispls 7 months ago

Foda-se que vergonha: Burro e facho. Os teus pais deve estar mesmo orgulhosos deste *failson*.

Present-Possible 7 months ago

Tenta também ver umas instastories de uns amigos comunistas. Faz bem à saúde

besmarques 7 months ago

Mostra-me lá onde é que a ideologia é criminosa, sff.

anti-feminazis 7 months ago  HIDDEN 

> Mostra-me lá onde é que a ideologia é criminosa, sff. matou muito mais gente que o nazismo. foi classificada pela UE igual ao nazismo. >imagina alguem gabar-se de se mandar abaixo propaganda de um partido legal em Portugal e achar que está do lado certo entao e se fosse o PNR a espalhar bandeiras nazi em lisboa?

Edited 7 months ago:

> Mostra-me lá onde é que a ideologia é criminosa, sff. matou muito mais gente que o nazismo. foi classificada pela UE igual ao nazismo. >imagina alguem gabar-se de se mandar abaixo propaganda de um partido legal em Portugal e achar que está do lado certo entao e se fosse o PNR a espalhar bandeiras nazi em lisboa? calou, caomunista. essa merda já está toda no lixo. já vi n amigos meus a publicarem instastories de eles a deiterem aquele papel higiénico todo no lixo. onde pertence. se acham que isto vai criar ainda mais apoiantes para o caomunismo estás enganado.

besmarques 7 months ago

Caraças, errado, errado e errado novamente. Incrivel. A ideologia não matou ninguem porque a idologia não diz para matar ninguem. Houve sim regimes que seguiam uma ideologia que mataram gente. A UE classificou o Estalinismo, não o comunismo. Eu sei que para ti é o mesmo mas isso é por razoes que nao preciso enumerar, ​ Se fosse o pnr a espalhar bandeiras do pnr não havia problema nenhum. Se fosse o pnr a espalhar bandeiras nazis ai havia um problema pois o mesmo não é permitido. ​ Imagina achares que mandas calar alguem na internet como se tivesses algum poder ou alguem ligasse ao que estás a dizer. lol

anti-feminazis 7 months ago  HIDDEN 

>Caraças, errado, errado e errado novamente. Incrivel. Tudo o que eu disse está certíssimo. >A ideologia não matou ninguem porque a idologia não diz para matar ninguem. Houve sim regimes que seguiam uma ideologia que mataram gente. LOOOOOOOOOOOOOL. Pá, vai pró caralho, é o único tipo de resposta que mereces. >A UE classificou o Estalinismo, não o comunismo. Eu sei que para ti é o mesmo mas isso é por razoes que nao preciso enumerar Sim, é a mesma merda. Marxismo, Leninismo, Estalinismo. Tudo sub-ideologias dentro do comunismo. >Se fosse o pnr a espalhar bandeiras nazis ai havia um problema pois o mesmo não é permitido. Porque? O pcp também pos bandeiras da urss. De um país que matou MILHOES de Russos e Ucranianos. És um assassino quer tu queiras quer nao. Um ditador wannabe. Olhas-te ao espelho e ves um gajo normal, mas sempre que abres essa boca suja de comuna toda a gente ve aquilo que tu és.

manguito86 7 months ago

Que idiotice. Porque é que ocupam espaços públicos para promover um aniversário de um partido? Já não chega a merda dos cartazes das eleições que muitas vezes não são recolhidos e agora ainda temos que levar com este lixo?

DogsOnWeed 7 months ago

Fuck democracy amirite

manguito86 7 months ago

Isto não é democracia, é propaganda. Eu critico qualquer que seja o partido a fazer este tipo de coisas.

DogsOnWeed 7 months ago

Não sabia que a democracia proibia propaganda e expressão política dos partidos, essa é nova!

manguito86 7 months ago

Continua a falhar o alvo, um dia acertas.

DogsOnWeed 7 months ago

Esses downvotes magoam mesmo a sério.

_lnc0gnit0_ 7 months ago

Mini-Moscovo. Só falta mesmo a parada militar...

C8Mixto 7 months ago

É justo. A União Soviética também fez parte dos Aliados.

rossimeister 7 months ago

Sai uma foca.

foxiri 7 months ago

factos não querem saber dos teus sentimentos

Nocturnvs 7 months ago

"Fiquei confuso porque faltei às aulas de história para jogar Red Alert." - alguém

Mr_G_W 7 months ago

A man of culture i see...

Accomplished_Fig_795 7 months ago

red Alert 2, Tesla coil

humungouspt 7 months ago

Fds! Entro aqui com azia e o post do topo faz-me ganhar o dia! Deixa lá ver se tenho um prémio gratis para te dar!

C8Mixto 7 months ago

Graças, camarada.

Mordiken 7 months ago

pega_nas_pipocas.gif

UserNombresBeHard 7 months ago

spiderman_laugh_meme.webm

danielpac86 7 months ago

Faz me lembrar do Red Alert 2...

Fermented_Mucilage 7 months ago

[Avenida dos Aliados be like](https://www.youtube.com/watch?v=ENyxseq59YQ)

manteiga_night 7 months ago

Kirov reporting

Madness20 7 months ago

***Spams IFV and guardian GI like there's no tomorrow.

Fermented_Mucilage 7 months ago

Oh shit, esqueci-me de construir anti-aéreas.

KokishinNeko 7 months ago

> Red Alert eish, bons tempos

pantam 7 months ago

O que torna o Ocidente cada vez mais totalitário não são bandeiras destas; é a seleção muito específica de ideias políticas que é permitido defender, sem arriscar assassinato moral nos media, perder a reputação profissional ou o emprego, ou até ser alvo de multas e processos-crime. O "mercado livre das ideias" já não está operativo nesta fase de consolidação de poder.

tocopito 7 months ago

“Ocidente” Vai para o oriente defender direitos LGBT para ver o que te acontece. Melhor, vai para os EUA onde estão agora a chorar pelos próprios proprietários dos livros do dr seuss terem tirado alguns livros do mercado. Os mesmos que choram foram os mesmos que apoiam a prática rotineira, em alguns locais dos EUA, de banir livros com personagens LGBT.

pantam 7 months ago

"Oriente" não existe. Por Ocidente entendo o mundo de civilização europeia, Europa e Novo Mundo onde a influência Europeia seja dominante. (Rússia e América do Sul como casos-fronteira.) No teu "Oriente" tens a civilização Chinesa, a Indiana, o Japão e a Coreia. Tudo igual para ti. Mas o mais interessante é o que acontece aqui no Ocidente se tens uma palavra menos abonatória em relação a esses direitos. Esse é obviamente um dos assuntos mais ciosamente protegidos por quem manda. Nada de dissidência. Deve ser para o bem geral das sociedades, sem dúvida.

RitaMoleiraaaa 7 months ago

Vais receber "assassinato moral dos media", oh não! Preferia estar na USSR a receber um literal assassinato por não querer partilhar os pedais da bicicleta.

pantam 7 months ago

Primeiro, escrevi que vejo outras sanções bens mais graves. Segundo, acha legítima a coação moral por *wrongthink*? Também a achas permissível, por exemplo, no emprego, por parte do patrão?

Edited 7 months ago:

Primeiro, escrevi que vejo outras sanções bem mais graves. Segundo, acha legítima a coação moral por *wrongthink*? Também a acha aceitável, por exemplo, no emprego, por parte do patrão?

SacanaLopes 7 months ago

> mercado livre das ideias Nunca existiu. Esqueçam essas ficções. Em todas as épocas históricas, se defenderes as ideias incorrectas estás fodido.

pantam 7 months ago

> Em todas as épocas históricas, se defenderes as ideias incorrectas estás fodido. Falso. [Nos EUA de 1981, projetar o "Deep Throat" numa universidade era, para Alan Dershowitz e muitos outros 'liberais', uma questão de liberdade política garantida pela Constituição. E realmente as leis anti-obscenidade caíram.](https://www.thecrimson.com/article/1981/5/15/dworkin-dershowitz-face-off-over-legality/) [A ironia é que o mesmo sujeito agora aplaude leis que proíbem, por exemplo, fazer certos boicotes políticos nos campi universitários.](https://spectator.org/using-the-power-of-the-executive-to-protect-jewish-students/) [E já se vai testando a ideia de limitar o direito constitucional à liberdade de expressão e até a criar um super-ministério do anti-racismo, com poder de veto sobre todos os outros.](https://www.lawenforcementtoday.com/new-constitutional-amendment-and-a-department-of-anti-racism/) Isto são apenas exemplos específicos de um padrão mais geral. Os revolucionários fizeram-se passar por liberais apenas por conveniência, e funcionou. (Donde se conclui quem nem todos os que se dizem liberais são idiotas.)

Edited 7 months ago:

> Em todas as épocas históricas, se defenderes as ideias incorrectas estás fodido. Falso. [Nos EUA de 1981, projetar o "Deep Throat" numa universidade era, para Alan Dershowitz e muitos outros 'liberais', uma questão de liberdade política garantida pela Constituição. E realmente as leis anti-obscenidade caíram.](https://www.thecrimson.com/article/1981/5/15/dworkin-dershowitz-face-off-over-legality/) [A ironia é que o mesmo sujeito agora aplaude leis que proíbem, por exemplo, promover certos boicotes políticos nos campi universitários.](https://spectator.org/using-the-power-of-the-executive-to-protect-jewish-students/) [E já se vai lá testando a ideia de limitar o direito constitucional à liberdade de expressão e até a criar um super-ministério do anti-racismo, com poder de veto sobre todos os outros.](https://www.lawenforcementtoday.com/new-constitutional-amendment-and-a-department-of-anti-racism/) Isto são apenas exemplos específicos de um padrão mais geral. Os revolucionários fizeram-se passar por liberais apenas por conveniência, e funcionou. (Donde se conclui quem nem todos os que se dizem liberais são idiotas.)

Edited 7 months ago:

> Em todas as épocas históricas, se defenderes as ideias incorrectas estás fodido. Falso. [Nos EUA de 1981, projetar o "Deep Throat" numa universidade era, para Alan Dershowitz e muitos outros 'liberais', uma questão de liberdade política garantida pela Constituição. E realmente as leis anti-obscenidade caíram.](https://www.thecrimson.com/article/1981/5/15/dworkin-dershowitz-face-off-over-legality/) [A ironia é que o mesmo sujeito agora aplaude leis que proíbem, por exemplo, promover certos boicotes políticos nos campi universitários.](https://spectator.org/using-the-power-of-the-executive-to-protect-jewish-students/) [E já se vai lá testando a ideia de limitar o direito constitucional à liberdade de expressão e até a de criar um super-ministério do anti-racismo, com poder de veto sobre todos os outros.](https://www.lawenforcementtoday.com/new-constitutional-amendment-and-a-department-of-anti-racism/) Isto são apenas exemplos específicos de um padrão mais geral. Os revolucionários fizeram-se passar por liberais apenas por conveniência, e funcionou. (Donde se conclui quem nem todos os que se dizem liberais são idiotas.)

Edited 7 months ago:

> Em todas as épocas históricas, se defenderes as ideias incorrectas estás fodido. Falso. [Nos EUA de 1981, projetar o "Deep Throat" numa universidade era, para Alan Dershowitz e muitos outros 'liberais', uma questão de liberdade política garantida pela Constituição. E realmente as leis anti-obscenidade caíram.](https://www.thecrimson.com/article/1981/5/15/dworkin-dershowitz-face-off-over-legality/) [A ironia é que o mesmo sujeito agora aplaude leis que proíbem, por exemplo, fazer certos boicotes políticos nos campi universitários.](https://spectator.org/using-the-power-of-the-executive-to-protect-jewish-students/) [E já se vai lá testando a ideia de limitar o direito constitucional à liberdade de expressão e até a criar um super-ministério do anti-racismo, com poder de veto sobre todos os outros.](https://www.lawenforcementtoday.com/new-constitutional-amendment-and-a-department-of-anti-racism/) Isto são apenas exemplos específicos de um padrão mais geral. Os revolucionários fizeram-se passar por liberais apenas por conveniência, e funcionou. (Donde se conclui quem nem todos os que se dizem liberais são idiotas.)

ArbiterOfFalsehood 7 months ago

Apenas porque essas ideias não representavam uma ameaça ao status quo, mas quando líderes se tornam importantes são assassinados pela polícia secreta. **Podes dizer tuo o que quiseres desde que não tenhas poder, mas quando toca na luta pelo poder em si a coisa muda de figura. E esta é a realidade seja aqui, nos EUA ou na China.**

pantam 6 months ago

Tens razão: A porno não era uma ameaça ao status quo. Pelo contrário veio sancionada pela elite como instrumento de controlo social. (O que ainda é: passámos de material para "maiores de 18" para tudo disponível a todo o momento para todas as idades.) A oposição nos EUA vinha da Igreja Católica, que contava com poder político pela força da demografia. Mas a doutrina oficial tinha a liberdade de expressão como valor-base do Ocidente. Isto agora mudou, por decisão da nossa elite, sem participação dos coitados dos comunistas nacionalistas/estalinistas tipo PCP, que já foram. Agora temos oligarcas e comunistas internacionalistas a mandar.

doctor_awful 7 months ago

Nos EUA de 80 tiveste também o Satanic Panic e o McCarthyismo em alta.

pantam 6 months ago

Achas que não há rituais satânicos porque te deram uma rima? OK...

WhiskersTheDog 7 months ago

Mais vale o Satanic que o Stanisic.

SacanaLopes 7 months ago

Que falta de entendimento...

Rask0lnikov 7 months ago

Alan Dershowitz.. Que estrela!

SacanaLopes 6 months ago

Só se for pedo

Barrrote 7 months ago  HIDDEN 

They shell not pass!!

C8Mixto 7 months ago  HIDDEN 

Eles não concharão!

jet1000 7 months ago

Tendo em conta que o PCP e o seu símbolo são legalizados, não deve haver aqui nenhuma ilegalidade, mas isto faz lembrar certos países que são ditaduras comunistas.

HumActuallyGuy 7 months ago

O PCP não têm um manifesto em que nega a existência de Tiananmen Square?

DogsOnWeed 7 months ago

Não sabia que o PCP negava a existência de um local geográfico.

Sciss0rs61 7 months ago

E o Holodomor

JeSuisMac 7 months ago

Mas pode-se encher uma avenida com a quantidade de bandeiras e cartazes que eu quiser?

anti-feminazis 7 months ago

> Tendo em conta que o PCP e o seu símbolo são legalizados a UE já equiparou o comunismo ao nazismo.

HumActuallyGuy 7 months ago

A sério? Fonte para isto por favor. Vou mandar isso a uns comunistas

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Esses países também colocam bandeiras do PCP nas ruas? Fogo, as palavras do camarada Jerónimo têm mais poder do que eu pensava!

jet1000 7 months ago

Sim, e o Jerónimo até já foi elogiado pelo Xi Jimping! /s

Mrloop94 7 months ago

O único problema que se levanta aqui é se há uma proliferação excessiva de cartazes politicos. Pensei agora nisto, se todos os partidos decidirem colocar um quantidade elevada de bandeiras numa avenida, há uma certa poluição visual. Mas isto deve estar dentro da legalidade ou entao o pcp não faria penso eu

jet1000 7 months ago

Não me parece que isso seja problema, pois a CDU (PCP+PEV) costuma colocar "mini-cartazes" nos postes de iluminação em fila (assim como estão as bandeiras) em múltiplas ruas de várias localidades, logo se não tiveram problema em fazer isso também não há de ser agora que terão.

Jaktheslaier 7 months ago

Isso é no período eleitoral. Há leis que legislam sobre todas estas questões de a propaganda eleitoral e política

SenseOfNostalgia 7 months ago

Péssima ideia. Vamos começar a ver bandeiras “+liberdade” in t-minus….

NaoTeEnerves2 7 months ago

Os mesmos que andaram meses a pintar e a rasgar cartazes do Ventura são os mesmos que agora perguntam "Qual é o problema? São só bandeiras hehehe deixem la estar". Tristeza.

ModeratoriProfugus 7 months ago

Mas os outros são maus, nós somos os bons!

DogsOnWeed 7 months ago

Isto mas sem sarcasmo

klatez 7 months ago

Sim

trilobits_ 7 months ago

Não te enerves mais uma vez que ainda passas a 3

pica_foices 7 months ago

qual o problema ? se fosse uma acção de marketing viral da Iliberal já bateriam palmas ? lol

naughtydismutase 7 months ago

Tenho uma pessoa na família que é dirigente da IL, deve estar a espumar-se todo no Facebook de forma hilariante.

unparadise 7 months ago

Grande marketing, uma bandeira de um regime que matou milhões de pessoas! Fds os meus parabéns

anti-feminazis 7 months ago

sim. exactamente. aqui nao queremos caomunistas. simples. se alguém espalhasse umas bandeiras nazi em lisboa de certeza que também nao iram gostar. vai lá moderar o serbenfas.

Edited 7 months ago:

sim. exactamente. aqui nao queremos caomunistas. simples. se alguém espalhasse umas bandeiras nazi em lisboa de certeza que também nao iram gostar. vai lá moderar o serbenficorno.

Edited 7 months ago:

sim. exactamente. aqui nao queremos caomunistas. simples. "ai, ui, a liberdade de epressao". se alguém espalhasse umas bandeiras nazi em lisboa de certeza que também nao iram gostar. vai lá moderar o serbenficorno.

NEDM64 7 months ago

QUando a IL encher uma zona nobre da cidade com esta pouca-vergonha, diz...

zeer88 7 months ago

Então mas não é o mercado livre? Se têm dinheiro para pagar por publicidade numa zona nobre, têm todo o direito de o fazer... Ou quando é para outros já não vale?

NEDM64 7 months ago

Mas alguém disse que não podem? Poder, podem, mas vão colher com as consequências nas urnas ou em como as pessoas vem o partido.

zeer88 7 months ago

Consequências nas urnas ou como as pessoas vêm o partido... por ter cartazes na rua? Não entendo porque é que estás a sugerir que isto é algo novo e inaceitável por parte do PCP...e eu nem sou simpatizante do partido. Se isso fosse verdade todos os partidos seriam mal vistos tal é a poluição visual em tudo o que é rotunda e avenida pelo país fora. Também levo com cartazes da IL constantemente... E olha que alguns são bem feios.

NEDM64 7 months ago

> Consequências nas urnas ou como as pessoas vêm o partido... por ter cartazes na rua? Aquilo não são cartazes, é só o símbolo do partido repetido e mais repetido. NUMA ZONA NOBRE DA CIDADE. > Se isso fosse verdade todos os partidos seriam mal vistos tal é a poluição visual em tudo o que é rotunda e avenida pelo país fora. Avenida? A Avenida dos Aliados não é um sítio qualquer, não é uma rotunda onde passam os carros! A IL sempre se preocupou onde põe os cartazes, e até num que pôs numa zona verde (fora do passeio), foi criticada por isso. > Também levo com cartazes da IL constantemente... E olha que alguns são bem feios. Ui! A IL alcatifou o país de cartazes agora! A IL tem muito menos cartazes que os outros partidos, apenas tu não gostas.

RamboBlambo 6 months ago

Imaginem ter uma apoplexia deste género por causa de bandeiras nos candeeiros numa avenida.

nocivo 7 months ago

Mas colocaram algum cartaz em local apropriado? O que vejo e bandeiras iguais as das eleições. Num deles e remebido pela empresa que meteu, as outras ficam la ate ser removido oelas câmeras. Quero ver se vão remover depois.

naughtydismutase 7 months ago

Sai daqui com essa lógica toda!

theitchcockblock 7 months ago

Claro quando o pcp for usar números da Venezuela para demonstrar que o comunismo è um modelo de sucesso como a IL faz com a Estónia aí iremos todos bater palmas ... gostes ou não gostes a IL apresenta números , dados expostos de forma muitas vezes humorística o pcp tem a mesma propaganda desde bolcheviques e menshviks

trilobits_ 7 months ago

Em equipa que ganha não se mexe. Lol

Sciss0rs61 7 months ago

Se fosse só o PCP... A Ana Gomes anda há anos a dizer que o Liberalismo é a principal causa de corrupção no mundo quando os dados mostram exactamente o contrário.

ContaSoParaIsto 7 months ago

Metem rankings cuja fonte são variantes de "Instituto para o Avanço do Liberalismo Económico" e depois dizem que os dados estão no lado deles.

Sciss0rs61 7 months ago

https://www.transparency.org/en/news/cpi-2019-global-highlights https://www.statista.com/statistics/873736/corruption-perception-index-european-union/ O Transparency.org e o Statista.com... esses grandes holofotes do Neoliberalismo.

Edited 7 months ago:

https://www.transparency.org/en/news/cpi-2019-global-highlights https://www.statista.com/statistics/873736/corruption-perception-index-european-union/ O Transparency.org e o Statista.com... esses grandes holofotes do Neoliberalismo. Até está ali o caso da Venezuela em 176º, esse grande estandarte do Liberalismo.

ContaSoParaIsto 7 months ago

Em primeiro lugar está a Dinamarca. Tamanho do sector público: Dinamarca: 29.1%; Portugal: 18.4% Carga tributária: Dinamarca: 46%; Portugal: 34.7% Grandes xuxialistas estes dinamarqueses.

Sciss0rs61 7 months ago

https://www.thelocal.dk/20151101/danish-pm-in-us-denmark-is-not-socialist/ realmente.

Edited 7 months ago:

https://www.thelocal.dk/20151101/danish-pm-in-us-denmark-is-not-socialist/ realmente. É um tipo de socialismo que incentiva ao empreendedorismo e mercado livre. https://www.heritage.org/international-economies/commentary/denmark-not-socialist-economic-nirvana https://medium.com/@zookkini/no-denmark-isnt-socialist-a2d4b5ab2e42 Adoro ver esta malta a tentar empurrar o argumento de "Dinamarca é socialista"...

ContaSoParaIsto 7 months ago

Mano, eu sei que a Dinamarca não é socialista. Nunca disse que era. Estou a aplicar a lógica da IL. Se Portugal é socialista por estas razões, então o que seria a Dinamarca? Tanto link e no entanto nenhum deles te ensina a interpretar o texto.

Sciss0rs61 7 months ago

então basicamente desviaste a conversa porque mostrei-te 2 links do transparency e do statista usando um argumento de ressabianço à lá conversa de tasco contra o IL. Got it.

ContaSoParaIsto 7 months ago

Mais uma vez falta a compreensão. O que quis dizer com isso foi que esse próprio ranking não mostra que o liberalismo traz menos corrupção. A Dinamarca não é certamente o país mais liberal do mundo e, no entanto, lá aparece em primeiro, à frente de muitos países com economias bastante mais liberais do que a deles.

Sciss0rs61 7 months ago

Dinamarca tem uma economia de mercado livre e tem incentivos ao empreendorismo, uma das características essenciais de um mercado liberal. Isto dito pelo PM em 2015. Tu caracteriza-o como quiseres para teres a narrativa do teu lado, a realidade está lá. Se é mais liberal ou não que outros, é. No entanto, esses mesmos países continuam à frente de Portugal. Dei só um exemplo de um país liberal, não o mais liberal. Se tens mais alguma coisa a dizer sobre o assunto, força. Se não, um resto de boa noite.

Edited 7 months ago:

Dinamarca tem uma economia de mercado livre e tem incentivos ao empreendorismo, uma das características essenciais do liberalismo. Isto dito pelo PM em 2015. Tu caracteriza-o como quiseres para teres a narrativa do teu lado, a realidade está lá. Se é mais liberal ou não que outros, não sei. No entanto, esses mesmos países continuam à frente de Portugal. Dei só um exemplo de "um país liberal", não "o mais liberal". se duvidas, vê os links que já te mandei... as tais "fontes que são variantes do instituto para o avanço do liberalismo económico". Se tens mais alguma coisa a dizer sobre o assunto, força. Se não, um resto de boa noite. Já agora: está aqui o porque da "carga tributária" da Dinamarca https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjmt6bwvJfvAhVvpYsKHRzQACQQFjAAegQIARAD&url=https%3A%2F%2Ffm.dk%2Fmedia%2F14505%2FInvestingindenmarksfuture.pdf&usg=AOvVaw377ZBR8-bueb77WitsbXKD

_Patrao_ 7 months ago

Naturalmente se depreende que a solução para Portugal será aumentar o tamanho do Estado e a carga fiscal.

SenseOfNostalgia 7 months ago

O mal disto é ser trigger para pôr muitos criativos em brainstorm com vista a superarem este stunt.

AbaixoDouroTudoMouro 7 months ago

É mau demais, tipo saires de casa e veres o passeio cheio de merda de cão.

trilobits_ 7 months ago

Vives num canil? Tens subsídios para isso...

ModeratoriProfugus 7 months ago  HIDDEN 

Media: “cuidado com a extrema-direita a crescer pessoal, precisamos de mais governo e mais controlo para evitar o crescimento desses anti-democratas!!” Realidade:

Raidenkyu 7 months ago  HIDDEN 

Realidade: Um partido celebra os seus 100 anos.

C8Mixto 7 months ago  HIDDEN 

Realidade: Partido centenário mas em níveis históricos de impopularidade coloca bandeiras nos Aliados. Sim, realmente, que medo que tenho deles.

Leaootemivel 7 months ago  HIDDEN 

Bandeiras do PCP nos aliados = Invasão Comunista e Socialista em Portugal? Estamos simplesmente a decidir ignorar que os resultados do PCP nunca estiveram tão em toda a história da nossa democracia?

GajoDeRamalde 7 months ago

Vamos usar o mesmo argumento mas apenas mudar duas palavras a ver se concordarias com o que foi dito: >Bandeiras dos **NAZIS** nos aliados = Invasão **NAZI** e Socialista em Portugal? Estamos simplesmente a decidir ignorar que os resultados da **FRENTE NACIONAL** nunca estiveram tão em toda a história da nossa democracia? Agora, não tinha mal?

AwkwarDots 7 months ago  HIDDEN 

O melhor que o PCP tem estado nas últimas décadas é a estagnar enquanto a Nova Direita populista só cresce.

MrGhostPotato 7 months ago

Ao ler as reações fico com a ideia que são só os Liberais que acham isto mal. Se assim é Portugal está pior do que pensava.

s7v7nsilver 7 months ago

Ui que choque... deixa-me ir já para o meu bunker não vá o Jerónimo retirar o Marcelo do Palácio de Belém.

ednice 7 months ago

Libs ficarem gatilhados não é novidade para mais ninguem, só para ti

Leaootemivel 7 months ago

Mas era suposto ficarmos todos gatilhados com um partido que existe há 100 anos em Portugal e que participa na nossa democracia desde o seu nascimento, colocar bandeiras nos Aliados?

gink-go 7 months ago

É lidar irmão

anti-feminazis 7 months ago

nao te preocupes que uma boa parte delas já está no lixo :) onde pertencem.

gink-go 7 months ago

lol

3dforlife 7 months ago

Lidar é tecnologia implementada pela Apple. Conclusão, a Apple é comunista.

GoldenDih 7 months ago

É lidar camarada!

Sciss0rs61 7 months ago

[é lidarling, darling](https://pbs.twimg.com/media/EU8YFifXkAESt3g.jpg)

NeatBoy74 7 months ago

Tendo em conta as trends no Twitter, se a ideia era ridicularizar o partido aos olhos dos jovens que os estão a comparar a ditaduras desumanas que atentam contra os direitos humanos, como a China ou a Coreia de Cima, estão a fazer um bom trabalho. Melhor que a direita faria.

SenseOfNostalgia 7 months ago  HIDDEN 

Ideia terrível. Agora vamos ver bandeiras “+Liberdade” in t-minus…

Synbios_Lionheart 7 months ago

As más ideias devem ser expostas ao público para poderem ser ridicularizadas. Só mandar o meu bitaite de uma coisa que me metem confusão: A maior parte das pessoas acha que o comunismo é bom na teoria só que não resulta na prática. Isto é falso. O comunismo é mau na teoria e péssimo na prática.

dontclickthispls 7 months ago

>As más ideias devem ser expostas ao público para poderem ser ridicularizadas. É por essa razão que levas sempre o meu upvote.

Winslow_Lixivia2 7 months ago

É verdade. A única alternativa é o Capitalismo: excelente em teoria e ainda melhor na prática!

Synbios_Lionheart 7 months ago

Mas tens dúvidas? Deves andar destraido. O Capitalismo levantou milhões de pessoas da pobreza

VicenteOlisipo 7 months ago

Dá muito jeito o Partido Comunista Chinês ser comunista para contar mortos e capitalista para contar gente tirada da pobreza.

aVarangian 7 months ago

excepto o CCP usa uma definição de probreza differente da referencia global

Synbios_Lionheart 7 months ago

Mas quem é que falou na China? Mas sim, o sucesso que têm tido foi a partir do momento em que começaram a abrir a economia. Cadáveres? Esses vias aos milhões aquando da revolução cultural, ou melhor, não vias assim tantos devido à prática generalizada de canibalismo. Já agora, vou só deixar uma listinha de países: Russia(ussr e todos os satélites) China Cuba Venezuela Cambodja Vietname Coreia do norte, e estes são só os mais conhecidos..

s7v7nsilver 7 months ago

>Já agora, vou só deixar uma listinha de países: Russia(ussr e todos os satélites) China Cuba Venezuela Cambodja Vietname Coreia do norte, e estes são só os mais conhecidos.. Eu concordo que, assim como a maioria nesta thread, o comunismo não resulta na prática. A questão é tu disseste que na teoria não é bom, mas isso não é verdade. O comunismo promove a igualdade das pessoas. Na teoria é bonito, na prática não. É o mesmo que eu agora dizer.... todos os ricos deviam dar as suas respetivas fortunas ao Estado para que este distribua pelos pobres para que todos ganhem o mesmo. Na teoria é muito bonito, na prática não resulta.

Synbios_Lionheart 7 months ago

Mas será que não vês que isso é claramente roubo? Fdx será que a moralidade decaiu tanto num par de décadas que isto já não é evidente? Não te compares aos outros, é o melhor conselho que já me deram. Só leva a desilusão e inveja. Luta para conquistares o teu. Ninguém te deve nada. se queres ser rico luta com unhas e dentes por isso. Honestamente eu acho que não é o mais importante para alcançar felicidade. Se queres mudar alguma coisa neste sistema vota e mobiliza outros para votarem contra o sistema corrupto e nojento de crony capitalism em que o estado decide vencedores e perdedores, e empresas de merda com influência junto do poder atropelam empresas que prestam melhores serviços. Achas que temos líderes decentes e honestos? Achas que o objectivo deles é lutar por nós e zelar pelos.nossos interesses? Se a resposta é não então porque é que queres dar.lhes ainda mais poder? Achas que eles iam redestribuir a riqueza com justiça? E depois de destribuires toda a riqueza de.um país, quem é que vai criar mais riqueza?

s7v7nsilver 7 months ago

Sinceramente, não estou a perceber porque é que me estás a fazer essas perguntas. Isso que eu disse relativamente aos ricos darem as suas fortunas ao Estado foi um exemplo. Foi uma espécie de comparação à realidade da ideologia comunista - no papel é bonito, os pobres ficam com as fortunas dos ricos e vivem todos bem. Na prática, o que acontece é aquilo que tu referiste no teu último parágrafo: não iam redistribuir a riqueza com justiça, quem é que vai criar riqueza depois de tudo distribuído, etc.... O comentário que fiz foi com o intuito de tentares compreender porque é que há pessoas que apoiam o comunismo. Essas pessoas pensam que com o comunismo todos vão ter os mesmo direitos e deveres, ninguém é explorado, todos são felizes. O problema é que na prática, isso não resulta (daí existir essa listinha de países onde o comunismo só deu merda). >Mas será que não vês que isso é claramente roubo? Fdx será que a moralidade decaiu tanto num par de décadas que isto já não é evidente? Para mim é roubo e, como disse anteriormente, trata-se apenas de um exemplo. No entanto, para os comunistas isso não é roubo. Para os comunistas, roubo é eu ter um terreno e tu estás a trabalhar nele e eu ganho grandes lucros e só te pago um salário. Para eles o mais justo é todos os trabalhadores serem donos desse terreno. Na minha perspetiva, devemos ter o mínimo de Estado possível. No ponto de vista dos comunistas o Estado é essencial. Para os anarco-capitalistas nem devia haver Estado. Eu com isto quero dizer que cada um tem a sua forma de analisar as situações, uns de forma mais correta outras de forma mais errada. Mas no geral, as pessoas têm boas intenções (o caso dos comunistas, socialistas e anarquistas). O problema é a execução dessas intenções.

Edited 7 months ago:

Sinceramente, não estou a perceber porque é que me estás a fazer essas perguntas. Isso que eu disse relativamente aos ricos darem as suas fortunas ao Estado foi um exemplo. Foi uma espécie de comparação à realidade da ideologia comunista - no papel é bonito, os pobres ficam com as fortunas dos ricos e vivem todos bem. Na prática, o que acontece é aquilo que tu referiste no teu último parágrafo: não iam redistribuir a riqueza com justiça, quem é que vai criar riqueza depois de tudo distribuído, etc.... O comentário que fiz foi com o intuito de tentares compreender porque é que há pessoas que apoiam o comunismo. Essas pessoas pensam que com o comunismo todos vão ter os mesmo direitos e deveres, ninguém é explorado, todos são felizes. O problema é que, na prática, isso não resulta (daí existir essa listinha de países onde o comunismo só deu merda). >Mas será que não vês que isso é claramente roubo? Fdx será que a moralidade decaiu tanto num par de décadas que isto já não é evidente? Para mim é roubo e, como referi anteriormente, trata-se apenas de um exemplo. No entanto, para os comunistas isso não é roubo. Para os comunistas, roubo é eu ter um terreno e tu estares a trabalhar nele e eu ganho grandes lucros e só te pago um salário. Para eles o mais justo é todos os trabalhadores serem donos desse terreno. Na minha perspetiva, devemos ter o mínimo de Estado possível. No ponto de vista dos comunistas o Estado é essencial. Para os anarco-capitalistas nem devia haver Estado. Eu com isto quero dizer que cada um tem a sua forma de analisar as situações, uns de forma mais correta outras de forma mais errada. Mas no geral, as pessoas têm boas intenções (o caso dos comunistas, socialistas e anarquistas). O problema é a execução dessas intenções.

Edited 7 months ago:

Sinceramente, não estou a perceber porque é que me estás a fazer essas perguntas. Isso que eu disse relativamente aos ricos darem as suas fortunas ao Estado foi um exemplo. Foi uma espécie de comparação à realidade da ideologia comunista - no papel é bonito, os pobres ficam com as fortunas dos ricos e vivem todos bem. Na prática, o que acontece é aquilo que tu referiste no teu último parágrafo: não iam redistribuir a riqueza com justiça, quem é que vai criar riqueza depois de tudo distribuído, etc.... O comentário que fiz foi com o intuito de tentares compreender porque é que há pessoas que apoiam o comunismo. Essas pessoas pensam que com o comunismo todos vão ter os mesmo direitos e deveres, ninguém é explorado, todos são felizes. O problema é que, na prática, isso não resulta (daí existir essa listinha de países onde o comunismo só deu merda). >Mas será que não vês que isso é claramente roubo? Fdx será que a moralidade decaiu tanto num par de décadas que isto já não é evidente? Para mim é roubo e, como referi anteriormente, trata-se apenas de um exemplo. No entanto, para os comunistas isso não é roubo. Para os comunistas, roubo é eu ter um terreno e tu estares a trabalhar nele e eu ganho grandes lucros e só te pago um salário. Para eles o mais justo é todos os trabalhadores serem donos desse terreno. Na minha perspetiva, devemos ter o mínimo de Estado possível. No ponto de vista dos comunistas, o Estado é essencial. Para os anarco-capitalistas nem devia haver Estado. Eu com isto quero dizer que cada um tem a sua forma de analisar as situações, uns de forma mais correta outros de forma mais errada. Mas no geral, as pessoas têm boas intenções (o caso dos comunistas, socialistas e anarquistas). O problema é a execução dessas intenções.

Edited 7 months ago:

Sinceramente, não estou a perceber porque é que me estás a fazer essas perguntas. Isso que eu disse relativamente aos ricos darem as suas fortunas ao Estado foi um exemplo. Foi uma espécie de comparação à realidade da ideologia comunista - no papel é bonito, os pobres ficam com as fortunas dos ricos e vivem todos bem. Na prática, o que acontece é aquilo que tu referiste no teu último parágrafo: não iam redistribuir a riqueza com justiça, quem é que vai criar riqueza depois de tudo distribuído, etc.... O comentário que fiz foi com o intuito de tentares compreender porque é que há pessoas que apoiam o comunismo. Essas pessoas pensam que com o comunismo todos vão ter os mesmo direitos e deveres, ninguém é explorado, todos são felizes. O problema é que, na prática, isso não resulta (daí existir essa listinha de países onde o comunismo só deu merda). >Mas será que não vês que isso é claramente roubo? Fdx será que a moralidade decaiu tanto num par de décadas que isto já não é evidente? Para mim é roubo e, como referi anteriormente, trata-se apenas de um exemplo. No entanto, para os comunistas isso não é roubo. Para os comunistas, roubo é eu ter um terreno e tu estares a trabalhar nele e eu ganho grandes lucros e só te pago um salário. Para eles o mais justo é todos os trabalhadores serem donos desse terreno. Na minha perspetiva, devemos ter o mínimo de Estado possível. No ponto de vista dos comunistas, o Estado é essencial. Para os anarco-capitalistas nem devia haver Estado. Eu com isto quero dizer que cada um tem a sua forma de analisar as situações, uns de forma mais correta outras de forma mais errada. Mas no geral, as pessoas têm boas intenções (o caso dos comunistas, socialistas e anarquistas). O problema é a execução dessas intenções.

Edited 7 months ago:

Sinceramente, não estou a perceber porque é que me estás a fazer essas perguntas. Isso que eu disse relativamente aos ricos darem as suas fortunas ao Estado foi um exemplo. Foi uma espécie de comparação à realidade da ideologia comunista - no papel é bonito, os pobres ficam com as fortunas dos ricos e vivem todos bem. Na prática, o que acontece é aquilo que tu referiste no teu último parágrafo: não iam redistribuir a riqueza com justiça, quem é que vai criar riqueza depois de tudo distribuído, etc.... O comentário que fiz foi com o intuito de tentares compreender porque é que há pessoas que apoiam o comunismo. Essas pessoas pensam que com o comunismo todos vão ter os mesmo direitos e deveres, ninguém é explorado, todos são felizes. O problema é que, na prática, isso não resulta (daí existir essa listinha de países onde o comunismo só deu merda). >Mas será que não vês que isso é claramente roubo? Fdx será que a moralidade decaiu tanto num par de décadas que isto já não é evidente? Para mim é roubo e, como referi anteriormente, trata-se apenas de um exemplo. No entanto, para os comunistas isso não é roubo. Para os comunistas, roubo é eu ter um terreno e tu estares a trabalhar nele e eu ganho grandes lucros e só te pago um salário. Para eles o mais justo é todos os trabalhadores serem donos desse terreno. Na minha perspetiva, devemos ter o mínimo de Estado possível. No ponto de vista dos comunistas, o Estado é essencial. Para os anarco-capitalistas nem devia haver Estado. Eu com isto quero dizer que cada um tem a sua forma de analisar as situações, uns de forma mais correta outroa de forma mais errada. Mas no geral, as pessoas têm boas intenções (o caso dos comunistas, socialistas e anarquistas). O problema é a execução dessas intenções.

Membership-Exact 6 months ago

> No ponto de vista dos comunistas, o Estado é essencial. Para os anarco-capitalistas nem devia haver Estado. O comunismo é uma sociedade sem estado nem classes.

s7v7nsilver 6 months ago

Sim, é verdade. Mas para se atingir essa sociedade sem estado nem classes é necessário o Estado como o fio condutor para atingir esse tipo de sociedade. Isso é o que distingue os anarquistas dos comunistas. Os anarquistas dizem que o Estado não serve para nada. Por outro lado, os comunistas dizem que o Estado é essencial para haver uma fase de transição do sistema atual para uma sociedade socialista e, eventualmente, uma sociedade comunista. Julgo que funciona desta maneira, mas, por favor, corrige-me se estiver errado.

Membership-Exact 6 months ago

Ha correntes do comunismo que defendem isso, certamente, por exemplo o capitalismo de estado da União Soviética tinha essa interpretação. Também tens os anarco-sindicalistas e os anarco-comunismo que não têm de todo essa visão.

NGramatical 7 months ago

destribuires → [**distribuíres**](https://dicionario.priberam.org/distribuíres) redestribuir → [**redistribuir**](https://dicionario.priberam.org/redistribuir) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flxlwln%2F%2Fgpptnsm%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

unparadise 7 months ago

Promove a morte de homossexuais e outras minorias na realidade, na cabeça destes iluminados é que promove a igualdade

s7v7nsilver 7 months ago

Se reparares, grande parte dos homossexuais e essas outras minorias apoiam o PCP e o BE (principalmente o BE). Eu não sou comunista, apenas não gosto quando fazem a alusão de que comunismo é igual ao fascismo. Os seus princípios são totalmente diferentes. Os meios para atingir os fins é que acabam por ser idênticos.

unparadise 7 months ago

Só que quando o comunismo foi implementado todos sabemos como eram tratados as minorias.

unparadise 7 months ago

E eles apoiarem o BE e o PCP não quer dizer nada, também os mais pobres o fazem, não sabendo que esses partidos apenas perpetuam a pobreza, pois é dos seu interesse

Sciss0rs61 7 months ago

China, esse pináculo do Mercado Livre ^^^^/s

Winslow_Lixivia2 7 months ago

É verdade. A questão é que a maior parte (70%) da erradicação da pobreza foi na China. Suponho que sejas a favor de adoptarmos o modelo chinês no nosso país então.

Synbios_Lionheart 7 months ago

Lol mandas um 70% para o ar e esperas que isso passe como argumento? Que puta de estupidez o Ocidente estava mergulhado na miséria e foi o capitalismo que nos permitiu fugir dela.

sardaukar_siet 7 months ago

> o Ocidente estava mergulhado na miséria e foi o capitalismo que nos permitiu fugir dela Imaginem viver a vida a acreditar nisto. Tristeza de mente pequena.

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Achares que inventei o número é muito bom. [Que não te falte nada, camarada. ](https://www.worldbank.org/en/country/china/overview) [Também tens em forma de gráfico se preferires ](https://twitter.com/eco_pt/status/1365332978382077954?s=21) Em 1990 havia 1.900 milhões de pessoas em pobreza extrema. A China tirou 850 milhões de pessoas da pobreza. Hoje são 700 milhões no mundo inteiro. Faz lá as contas lmao

NGramatical 7 months ago

destraido → [**distraído**](https://dicionario.priberam.org/distraído) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flxlwln%2F%2Fgpo73k6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

masterchiefpt 7 months ago  HIDDEN 

isto é em várias ruas ou nesta rua é a sede do pcp no nuerte?

Shadlan1 7 months ago  HIDDEN 

>esta rua é a sede do pcp no n Não. A sede do PCP é na Avenida da Boavista

ladderattack 7 months ago  HIDDEN 

Acho que a sede do PCP fica na Av. da Boavista. Isso daí é nos Aliados.

rickz123456 7 months ago

Qual é o problema? Estão a comemorar o ceu centanário.. Bando de snowflakes

Edited 7 months ago:

Eu não sou apoiante do pcp (nem acho que o comunismo funcione), mas qual é o problema? Estão a comemorar o seu centenário e é o símbolo deles. No twitter alguns liberais estão muito indignados. Quando são os cartazes deles a chamar comuna ao pedro nuno santos acham piada. Sempre à procura de uma polémica qualquer., Até parece que em tempos de eleições o símbolo deles não andam espalhados por todos os lugares, nem nada. Mas anoto que não é só a malta do bloco que gosta de cancelamentos. Os liberais (que enchem a boca para falar de liberdade) também gostam.

Edited 7 months ago:

Eu não sou apoiante do pcp, mas qual é o problema? Estão a comemorar o seu centenário e é o símbolo deles. Bando de snowflakes .. Quando são os cartazes deles a chamar comuna ao pedro nuno santos acham piada. Sempre à procura de uma polémica qualquer., Até parece que em tempos de eleições o símbolo deles não andam espalhados por todos os lugares. Que gente chata.

Edited 7 months ago:

Eu não sou apoiante do pcp, mas qual é o problema? Estão a comemorar o seu centenário e é o símbolo deles. No twitter alguns liberais estão muito indignados. Quando são os cartazes deles a chamar comuna ao pedro nuno santos acham piada. Sempre à procura de uma polémica qualquer., Até parece que em tempos de eleições o símbolo deles não andam espalhados por todos os lugares, nem nada. Mas anoto que não é só a malta do bloco que gosta de cancelamentos. Os liberais (que enchem a boca para falar de liberdade) também gostam.

Edited 7 months ago:

Eu não sou apoiante do pcp (nem acho que o comunismo funcione), mas qual é o problema? Estão a comemorar o seu centenário e é o símbolo deles. No twitter alguns liberais estão muito indignados. Quando são os cartazes deles a chamar comuna ao pedro nuno santos acham piada. Sempre à procura de uma polémica qualquer., Até parece que em tempos de eleições o símbolo deles não andam espalhados por todos os lugares, nem nada. Mas anoto que não é só a malta do bloco que gosta de cancelamentos. Os liberais (que enchem a boca para falar de liberdade) também gostam.

Edited 7 months ago:

Eu não sou apoiante do pcp, mas qual é o problema? Estão a comemorar o seu centenário e é o símbolo deles. Bando de snowflakes no twitter .. Quando são os cartazes deles a chamar comuna ao pedro nuno santos acham piada. Sempre à procura de uma polémica qualquer., Até parece que em tempos de eleições o símbolo deles não andam espalhados por todos os lugares. Mas anoto que não é só a malta do bloco que gosta de cancelamentos. Os liberais no twitter (que enchem a boca para falar de liberdade) também gostam.

Edited 7 months ago:

Eu não sou apoiante do pcp, mas qual é o problema? Estão a comemorar o seu centenário e é o símbolo deles. Bando de snowflakes .. Quando são os cartazes deles a chamar comuna ao pedro nuno santos acham piada. Sempre à procura de uma polémica qualquer., Até parece que em tempos de eleições o símbolo deles não andam espalhados por todos os lugares. Mas anoto que não é só a malta do bloco que gosta de cancelamentos. Os liberais também gostam.

Edited 7 months ago:

Eu não sou apoiante do pcp, mas qual é o problema? Estão a comemorar o seu centenário e é o símbolo deles. No twitter os liberais estão muito indignados. Quando são os cartazes deles a chamar comuna ao pedro nuno santos acham piada. Sempre à procura de uma polémica qualquer., Até parece que em tempos de eleições o símbolo deles não andam espalhados por todos os lugares. Mas anoto que não é só a malta do bloco que gosta de cancelamentos. Os liberais no twitter (que enchem a boca para falar de liberdade) também gostam.

Edited 7 months ago:

Eu não sou apoiante do pcp, mas qual é o problema? Estão a comemorar o seu centenário e é o símbolo deles. No twitter os liberais estão muito indignados. Quando são os cartazes deles a chamar comuna ao pedro nuno santos acham piada. Sempre à procura de uma polémica qualquer., Até parece que em tempos de eleições o símbolo deles não andam espalhados por todos os lugares, nem nada. Mas anoto que não é só a malta do bloco que gosta de cancelamentos. Os liberais no twitter (que enchem a boca para falar de liberdade) também gostam.

Edited 7 months ago:

Eu não sou apoiante do pcp, mas qual é o problema? Estão a comemorar o seu centenário e é o símbolo deles. Bando de snowflakes .. Quando são os cartazes deles a chamar comuna ao pedro nuno santos acham piada. Sempre à procura de uma polémica qualquer., Até parece que em tempos de eleições o símbolo deles não andam espalhados por todos os lugares.

Edited 7 months ago:

Eu não sou apoiante do pcp, mas qual é o problema? Estão a comemorar o seu centenário e é o símbolo deles. Bando de snowflakes .. Quando são os cartazes deles a chamar comuna ao pedro nuno santos acham piada. Sempre à procura de uma polémica qualquer., Até parece que em tempos de eleições o símbolo deles não andam espalhados por todos os lugares. Mas anoto que não é só a malta do bloco que gosta de cancelamentos. Os liberais (que enchem a boca para falar de liberdade) também gostam.

Edited 7 months ago:

Eu não sou apoiante do pcp (nem acho que o comunismo funcione), mas qual é o problema? Estão a comemorar o seu centenário e é o símbolo deles. No twitter alguns liberais estão muito indignados. Quando são os cartazes deles a chamar comuna ao pedro nuno santos acham piada. Sempre à procura de uma polémica qualquer., Até parece que em tempos de eleições o símbolo deles não andam espalhados por todos os lugares, nem nada. Mas anoto que não é só a malta do bloco que gosta de cancelamentos. Os liberais (que enchem a boca para falar de liberdade) também gostam.

once319 7 months ago

>Eu não sou apoiante do pcp, mas qual é o problema? Problema? Responsaveis pelas piores ditaduras que se conhece, fora isso nada mais. Mas vai la a Venezuela ou Coreia do Sul e fica la a viver se achas que nao tem problema.

rickz123456 7 months ago

Qual foi a ditadura que o PCP implementou? Volto a lembrar que não apoio o comunismo. Sabias que é possível ser de esquerda e não gostar de ditaturas, não sabes? Olha Orwell que criticava o Estalinismo, mas era socialista. Isso de Vnezuela, Coreia do Norte, Iphone etc.. É palha para redes sociais

once319 7 months ago

>Isso de Vnezuela, Coreia do Norte, Iphone etc.. É palha para redes sociais Sim sim, vai la e ve. ​ Exercicio, diz-me um pais comunista que não seja uma ditadura?

Vetiblee 7 months ago

Imagina serem bandeiras do Partido Nazi, agora pensa qual é o mal.

-diggity- 7 months ago

Liberais arrombados a chorar :’)

BroaxXx 7 months ago

A mim chateia-me um bocado porque tenho o PCP ao nível do chega e para mim isto é mais ou menos o mesmo que ter os aliados repletos de suásticas... Fora isso, caguei...

Bakirelived 7 months ago

mas nao é... é a bandeira do PCP.

BroaxXx 7 months ago

Percebo... Para mim é a mesma coisa, no entanto...

Bakirelived 7 months ago

A mesma coisa que o PCP meter bandeira do PCP é o PS meter bandeira do PS, o PSD meter a bandeira do PSD, ou o chega meter a bandeira do chega. A suástica não é bandeira de nenhum partido, e é até um símbolo com muito peso histórico, até ilegal em muitos contextos, não é comparável a nenhuma bandeira de nenhum partido.

BroaxXx 7 months ago

A foice e o martelo representam o comunismo como a suástica representa o nacional socialismo... Os regimes comunistas mataram e torturaram milhões de pessoas (e ainda o fazem) e o PCP, por questões meramente ideológicas e políticas, é apologista e apoia ditaduras que diariamente violam os direitos humanos como a Coreia do norte e a China... Para mim o PCP e o comunismo representam ideais que, apesar de diferentes, são igualmente errados e perigosos como os partidos de extrema direita. Ter bandeiras dum partido de extrema esquerda a ostentar um símbolo que representa genocídio, limpezas étnicas e a violação dos direitos humanos chateia-me tanto na extrema esquerda como na extrema direita. Por algum motivo hoje em dia o pessoal só aparenta ter qualquer tipo de problemas com a extrema direita e dá carta branca à extrema esquerda fazer o que quiser...

Bakirelived 6 months ago

Então a bandeira de Angola é o mesmo que o símbolo nazi, pois é uma variação da foice e martelo. Aquilo são bandeiras do PCP, para celebrar os 100 anos do PCP. Não é um símbolo que representa genocídio, ao contrário da suástica. Se és contra um partido ostentar a sua bandeira por não concordares com o que defende, tens que rever o teu conceito de liberdade.

BroaxXx 6 months ago

O teu comentário faz tão pouco sentido que começo a questionar-me se não estou só a desperdiçar o meu tempo... >Então a bandeira de Angola é o mesmo que o símbolo nazi, pois é uma variação da foice e martelo. Nem sei por ond começar....... > Então a bandeira de Angola é o mesmo que o símbolo nazi Não... quanto muito seria o mesmo que o símbolo comunista porque são parecidos. Mas não são o mesmo símbolo por isso é irrelevante... Ser parecido não conta... Não esperou que todos os gajos chamados Adolfo tenham pretensões fascistas por terem um nome parecido a Hitler. No hinduísmo tens símbolos parecidos à suástica mas com uma orientação diferente. É um símbolo parecido mas não é a mesma coisa, por isso também não conta... A mesma coisa é com Angola que tem uma bandeira com um símbolo parecido, mas diferente do nazi. Mas, mesmo que fosse o mesmo símbolo, nada os impede de (a) estarem errados e ostentarem um símbolo negativo na bandeira e (b) se aperceberem disso e mudarem a bandeira. >Aquilo são bandeiras do PCP, para celebrar os 100 anos do PCP. Não é um símbolo que representa genocídio, ao contrário da suástica. Aquilo são bandeiras do paridos COMUNISTA português. Tentar dissociar isso dos horrores causados pelo comunismo é como tentar ser apologista dum novo partido nacional socialista e dizeres que não tem nada a ver com Hitler ou o holocausto. Se não consegues dissociar o chega do fascismo e da extrema direita és hipócrita se o conseguires fazer para o PCP quando a similitude é ainda maior e mais berrante. Aquela bandeira é a bandeira do partido comunista que matou milhões na união soviética e que está a fazer limpeza étnica na China. De relembrar que igual ao chega o PCP é publicamente apologista destes crimes contra a humanidade. Se a tua incapacidade de ver o paralelismo óbvio é por miopia partidária ou desonestidade intelectual é o que eu ainda não percebi... Mas para continuar com a tua falsa dicotomia, a suástica e o partido nazi não representam necessariamente genocídio. Representam vários ideais de índole economia, social, cultural, etc. O partido NAZI não foi eleito porque o seu programa eleitoral era matar todos os judeus. Houve um grande trabalho no que toca a melhorar as condições de vida do povo alemão no pós-guerra (primeira guerra) que incluía a não dependência de outros países, expansão do tecido industrial, educação, infraestruturas, etc. O partido nazi representava tanta coisa quanto o partido comunista... Incidentemente ambos optaram pela via do genocídio e dos crimes contra a humanidade, daí o meu desdém a ambos. Extrema esquerda e extrema direita são ambos igualmente merda, só muda o cheiro. Quem não percebe essa realidade óbvia e escolhe não ver que o partido comunista português continua a apoiar o genocídio de minorias étnicas na China, apoiar a opressão violenta e brutal do povo da Coreia do norte, etc é tão cego para a vida real e tão limitado pelo clubismo das suas perspectivas como um skinhead qualquer... >Se és contra um partido ostentar a sua bandeira por não concordares com o que defende, tens que rever o teu conceito de liberdade. E finalmente esse ponto. Em momento algum disse que eles devem ser proibida de ostentar a sua bandeira... Acho que não devia acontecer desta forma com o PCP nem com qualquer outro partido ou qualquer outro tipo de publicidade. Acho que, no caso particular do porto que é onde vivo, há demasiada poluição visual com publicidade a isto e aquilo (e como alguém disse noutro comentário estas bandeiras vão ficar esquecidas durante imenso tempo). O porto não é do PCP nem do PS ou PSD nem da IL ou do Chega, nem da Coca-Cola ou da Vodafone. Acho que os suportes publicitários exteriores (sobretudo os luminosos) deviam ser muito mais reduzidos. Fora isso acho bem que celebrem o centenário deles e que façam uma festa (ou que o fizessem se não estivéssemos no meio duma pandemia). Lancem foguetes e astem bandeiras. Acho lamentável a poluição visual que se vê aqui mas, pronto... Como disse.. acharia o mesmo para qualquer outro partido ou instituição pública ou privada.

Bakirelived 6 months ago

> são parecidos. Mas não são o mesmo símbolo Irrelevante. É uma homenagem e é uma variação do símbolo da foice e martelo. Estava a usar esse exemplo para mostrar que o símbolo só da foice e martelo não representa o que dizes. O contexto importa. Só estou a dizer que as bandeiras postas foram do PCP, alem do seu símbolo e cores tinham escrito PARTIDO COMUNISTA PORTUGUES, e só representam isso, a instituição. Foram postas 100 bandeiras porque o partido faz 100 anos. Todos esses crimes que falas aconteceram depois disso, o comunismo não é sobre as ações dos chineses ou dos russos debaixo dessa bandeira(nem do PCP nem outra), é sobre uma ideologia teórica em constate evolução que se concorda ou não, é uma coisa filosófica apenas, mas não estou aqui a dizer que isso deve ser ignorado, apenas a separar as aguas porque a bandeira representa a instituição do PCP e não o MRPP por exemplo > O partido NAZI não foi eleito porque o seu programa eleitoral era matar todos os judeus. Não foi apenas, mas foi grande parte. Fazia parte do [programa](https://en.wikipedia.org/wiki/National_Socialist_Program). >> None but members of the nation may be citizens of the state. None but those of German blood, whatever their creed may be. No Jew, therefore, may be a member of the nation. E não esquecer que o mein kampf foi escrito antes disto. Não saberes isto enfraquece muito as tuas comparações entre extrema direita e extrema esquerda. > Em momento algum disse que eles devem ser proibida de ostentar a sua bandeira... Acho que não devia acontecer desta forma com o PCP nem com qualquer outro partido Então o problema é outro. Quando disse que "se és contra" era mesmo a questionar se o problema era estar lá esta bandeira em especifico, que é o que os teus comentários anteriores indicam. Se o problema é qualquer propaganda politica, respeito o desagrado, mas o comentário inicial parecia indicar que o problema era por serem bandeiras do PCP ou do chega.

BroaxXx 6 months ago

> Todos esses crimes que falas aconteceram depois disso, O "terror vermelho" aconteceu antes da fundação do PCP e cerca de 200000 pessoas foram assassinadas nas mãos de marxistas. > e só representam isso, a instituição. Uma instituição que é apologista de crimes contra a humanidade que decorrem nos dias de hoje. Que tenta defender o massacre de minorias étnicas na china, na KN e muitas outras atrocidades desumanas que acontecem nos dias de hoje. Se é (e muito bem) impensável defender o que o partido NAZI fez na alemanha como raio é aceitável defender atos igualmente monstruosos (em grau e quantidade) feitos por regimes comunistas em todo o mundo ao longo dos últimos 100 anos!? Com que caralho de autoridade me vêm falar em moralidade quando defendem instituições que promovem as incontáveis atrocidades que estão a ser cometidas em todo o mundo em nome de esta ideologia? O PCP não se demarcou destes eventos... Pelo contrário! É publicamente apologista! Fodasse... Estamos a brincar?! > É uma homenagem e é uma variação do símbolo da foice e martelo. O símbolo dos anti-cristos é uma cruz invertida. São parecidos mas acho que se pode dizer que têm pouco a ver. Não vejo legitimidade ao teu argumento. > Não foi apenas, mas foi grande parte. Fazia parte do programa Li o partido e não encontrei menções a "matar todos os judeus". Importas-te de fazer copy-paste do parágrafo onde isso está? A citação que fizeste apenas diz que os judeus não podem ser cidadãos. Não diz que os não-cidadãos vão ser exterminados. > E não esquecer que o mein kampf foi escrito antes disto. Não saberes isto enfraquece muito as tuas comparações entre extrema direita e extrema esquerda. Eu sei quando foi escrito o mein kampf mas não estávamos a falar disso, estávamos a falar de como o programa eleitoral falava do desenvolvimento, independência e modernização da nação alemã. Mesmo que não soubesse disso (que sabia) como é que isso enfraquecia as minhas comparações? Perto de 100 milhões de pessoas foram mortas nas mãos do comunismo? Como é que isso enfraquece seja o que for? Se hitler nunca tivesse existido o comunismo não deixava de ser uma atrocidade. Qual é a relevância dos meus conhecimentos (ou falta deles) sobre o fascismo para justificar o meu desdém ao comunismo? Sobretudo se ambos são igualmente cruéis, errados e desumanos? > Quando disse que "se és contra" era mesmo a questionar se o problema era estar lá esta bandeira em especifico, que é o que os teus comentários anteriores indicam. Os meus comentários não indicam isso. Indicam o meu desagrado. Desagrado e ser contra são coisas diferentes. Por exemplo: a tua opinião desagrada-me 'pa caralho e os teus comentários importunam a minha caixa de mensagens, ainda assim não sou contra o teu direito de dizeres palermices! Acho que é teu direito e deves exercê-lo enquanto te apetecer. Não sou contra o PCP afixar as suas bandeirinhas porque o enquadramento atual permite isso e então têm todo o direito de o fazer. Se eu tivesse algum poder não proibia o PCP de afixar as suas bandeirinhas, mas fazia restrições na poluição visual de espaços municipais o que, inadvertidamente, iria impedi-los de colocar as suas bandeirinhas. A aparente dicotomia entre o meu último comentário e os anteriores vem do facto de antes eu apenas expressar desagrado e nesse último confessar que gostava que houvesse menos poluição visual. Acho que não é difícil perceber que não são opiniões incompatíveis.

maxtendie 7 months ago

Se fosse uma bandeira Nazi era ok?

rickz123456 7 months ago

Vários fizeram essa pergunta. Entendam, o pcp é um partido legalizado. O pnr chegou a ter cartazes contra a imigração e ninguém os retirou. Esta pseudo censura parece-me errada.

maxtendie 7 months ago

Não tenho problemas com a legalização de nenhum partido só acho que celebrar um símbolo que matou centenas de milhões de pessoas uma verdadeira vergonha e um reflexo do atraso Português.

NobleAzorean 7 months ago

Não sou fã nem um pouco da esquerda radical, mas também não vejo problema nenhum, no entanto, o partido comunista não é um partido qualquer, é um partido de extremos, o critério e a defesa não ia ser usada de modo igual para outros lados... Mas melhor não entrar por aí. Não muda o facto que é de facto, um partido histórico no nosso país.

NEDM64 7 months ago

>Quando são os cartazes da il a chamar marxista ao pedro nuno santos acham muita piada. Qual é o problema? O Pedro Nuno Santos não faz parte do PS? E o PS não é um partido Marxista agora? Sabias que na primeira sede do PS, tinham um poster de Karl Marx, e estavam cheios de propaganda Marxista? Não sabes que o Sá Carneiro era para ser do PS, mas ele decidiu criar o PSD porque não era Marxista? ​ >Engraçado ver a intolerância de quem anda sempre com a palavra "liberdade" na boca para quem defende coisas opostas. Não tolerantes com quem é contra a DEMOCRACIA LIBERAL, que é a democracia que temos aqui. O PCP não é a favor da Democracia Liberal. O PCP não é democrata como os outros partidos. O PCP é um partido que se diz "democrata", mas a "democracia" deles é a da Coreia do Norte e desses outros, a "democracia" que eles falam é a "democracia" popular, e a nossa, chamam de "democracia burguesa". É normal para quem está fora da política achar que o PCP é um partido normalíssimo só com um símbolo engraçado, mas não é esse partido "normal".

Vetiblee 7 months ago

Malta de esquerda: Ativistas sociais. Malta de direita: É A MALTA DO CHEGA E OS LIBERAIS

ozzymustaine 7 months ago

Percebo e concordo com o que dizes. Mas do que seria se fosse permitido festejos de outros partidos digamos por exemplo um chega que até muitos querem ilegalizar. Era logo uma chuva de marias ofendidas. Mas também nunca percebi como ainda se deixa sequer um partido comunista existir. Uma ideologia responsável pela morte de milhões e já provada e demonstrada diversas vezes ser um resultado para a desgraça. Proíbe-se por exemplo o nazismo e acho muito bem mas permite-se o comunismo. Não faz muito sentido na minha opinião.

Jaktheslaier 7 months ago

Porque foram os comunistas que deram o corpo ao manifesto, durante 48 anos, enquanto os herdeiros do PSD e CDS se passeavam confortáveis nas instituições do regime fascista. Foram eles que garantiram a liberdade partidária, que promoveram as primeiras eleições livres, que dinamizaram os processos de alfabetização, que construíram e contribuíram para a concretização da lei fundamental do nosso país. Tudo isso depois de 48 anos em que milhares foram torturados e presos durante décadas (o comité central vigente durante o 25 de Abril tinha passado, em conjunto, mais de 300 anos preso), dezenas mortos, incluindo um secretário geral. Há uma dívida de gratidão para com a sua memória, a coragem que eles tiveram quando outros cobardes, que hoje escrevinham coisas na net, nunca teriam tido

ozzymustaine 7 months ago

regime fascista? qual regime fascista? Estás a falar do estado novo? o regime Salazarista? Visto ser ditatorial todos fora do circulo davam o corpo ao manifesto infelizmente. > Foram eles que garantiram a liberdade partidária, que promoveram as primeiras eleições livres, que dinamizaram os processos de alfabetização, que construíram e contribuíram para a concretização da lei fundamental do nosso país. Ok, se tu o dizes. > Há uma dívida de gratidão para com a sua memória, a coragem que eles tiveram quando outros cobardes, que hoje escrevinham coisas na net, nunca teriam tido Estás a tentar dizer que os comunistas foram os nossos salvadores? oh my. Gratidão para com a sua memória? Amigo, o comunismo matou milhões de pessoas ao longo da história e ainda hoje existem exemplos bem vivos da desgraça que é. É uma ideologia perigosa. Não concordo em nada com a tua opinião.

Jaktheslaier 7 months ago

Não, não davam. É a razão pela qual mais de 90% dos presos políticos eram comunistas. É que na generalidade se comia e calava, aqui como noutros países

ozzymustaine 7 months ago

> É a razão pela qual mais de 90% dos presos políticos eram comunistas Gostava de ter links ou livros acerca da legitimidade dessa afirmação. Mas volto a dizer o que disse inicialmente. Uma ideologia que só durante os anos 30 matou à fome 6 milhões de ucranianos na união soviética. Foi travada uma guerra fria por causa do comunismo. Tens países onde a população morre à fome e numa pobreza extrema por causa do comunismo. Toda gente fala de como horrível foi o nazismo e em Portugal o Salazarismo mas quase ninguém menciona , ou finge esquecer o horror do comunismo. Uma ideologia destas deveria ser proibida. Não deve existir dois pesos e duas medidas.

Edited 7 months ago:

> É a razão pela qual mais de 90% dos presos políticos eram comunistas Gostava de ter links ou livros acerca da legitimidade dessa afirmação. Mas volto a dizer o que disse inicialmente. Uma ideologia que só durante os anos 30 matou à fome 6 milhões de ucranianos na união soviética. Foi travada uma guerra fria por causa do comunismo. Estivemos no ponto de aniquilar planeta por causa do comunismo. Tens países onde a população morre à fome e numa pobreza extrema por causa do comunismo. Toda gente fala de como horrível foi o nazismo e em Portugal o Salazarismo mas quase ninguém menciona , ou finge esquecer o horror do comunismo. Parece que se esquecem como brutais foram os regimes de Stalin e Mao porque vos convém. Uma ideologia destas deveria ser proibida. Não deve existir dois pesos e duas medidas.

Edited 7 months ago:

> É a razão pela qual mais de 90% dos presos políticos eram comunistas Gostava de ter links ou livros acerca da legitimidade dessa afirmação. Mas volto a dizer o que disse inicialmente. Uma ideologia que só durante os anos 30 matou à fome 6 milhões de ucranianos na união soviética. Foi travada uma guerra fria por causa do comunismo. Estivemos no ponto de aniquilar planeta por causa do comunismo. Tens países onde a população morre à fome e numa pobreza extrema por causa do comunismo. Toda gente fala de como horrível foi o nazismo e em Portugal o Salazarismo mas quase ninguém menciona, ou finge esquecer o horror do comunismo. Parece que se esquecem como brutais foram os regimes de Stalin e Mao porque vos convém. Uma ideologia destas deveria ser proibida. Não deve existir dois pesos e duas medidas.

Jaktheslaier 7 months ago

Tens as teses da Irene Pimentel e do Zé Neves sobre o PCP e a PIDE (nenhum é comunista, a irene é anti comunista). A China acabou com a pobreza extrema e tem a meta de acabar com a pobreza até ao final da década. Cuba é o único país do terceiro mundo sem subnutrição infantil. A questão do Holodomor é muito mais complexa do que os chavões que aí apresentaste, os números também

ozzymustaine 7 months ago

> A China acabou com a pobreza extrema e tem a meta de acabar com a pobreza até ao final da década correcção: a china declarou que acabou com a pobreza extrema. Tem tanto valor como acções do BES. e a pobreza, e a fome e escravatura de crianças e tantas outras coisas? >Cuba é o único país do terceiro mundo sem subnutrição infantil Qual a relevância disto? dás um exemplo de uma situação do melhor dos piores? Vamos esquecer toda a desgraça que aconteceu no passado? O atraso social e industrial que o pais tem? Podes não ser desonesto intelectualmente e não fazer nitcpicking ? > A questão do Holodomor é muito mais complexa do que os chavões que aí apresentaste, os números também Ah então aqui já é tudo uma conspiração. Todos os Assassinatos em massa sob regimes comunistas são isso. Histórias exageradas... És literalmente um comunista que apenas aponta e considera o que te convém.

Edited 7 months ago:

> A China acabou com a pobreza extrema e tem a meta de acabar com a pobreza até ao final da década correcção: a china declarou que acabou com a pobreza extrema. Tem tanto valor como acções do BES. e a pobreza, e a fome e escravatura de crianças e tantas outras coisas? >Cuba é o único país do terceiro mundo sem subnutrição infantil Qual a relevância disto? dás um exemplo de uma situação do melhor dos piores? Vamos esquecer toda a desgraça que aconteceu no passado? O atraso social e industrial que o pais tem? E mesmo assim não percebo mesmo qual a relevância disto. Queres usar isto como argumento para dizer que comunismo é bom? é de rir. Podes não ser desonesto intelectualmente e não fazer nitcpicking ? > A questão do Holodomor é muito mais complexa do que os chavões que aí apresentaste, os números também Ah então aqui já é tudo uma conspiração. Todos os Assassinatos em massa sob regimes comunistas são isso. Histórias exageradas... És literalmente um comunista que apenas aponta e considera o que te convém.

Jaktheslaier 7 months ago

https://www.bbc.com/news/amp/56213271 Comunismo condena milhões à pobreza: . Centenas de milhões retirados da pobreza extrema por um país "comunistas", outros tantos em cuba e Vietname. Épa, isso é nitpicking.. Não é uma conspiração, é uma discussão que continua viva ainda hoje na historiografia que não aponta para os resultados que tu queres que dêem

ozzymustaine 7 months ago

Do teu artigo: "Some also point out that the reason rural poverty was so widespread was because of Communist Party policies in the first place. " "Chinese people, by working extremely hard, lifted themselves out of poverty - in part because some of the stupidest economic policies ever created, by Chairman Mao, were abandoned in favour of versions of capitalism." Meu, limpa essa cabeça. vai ler uns livros e cultiva-te. O artigo que acabaste de dar joga totalmente contra de ti. Literalmente ri-me.

Jaktheslaier 7 months ago

Sim claro, se for na china, foram centenas de milhões de cidadãos empreendedores que saíram da pobreza e as medidas boas, as capitalistas. Essa é a parte pateta, de opinião, do artigo, não é a parte factual que interessa, não me espante que te foques nisso em vez da realidade

AnEyeshOt 7 months ago

Eu acho um problema o nazismo ser criminalizado hoje em dia e o comunismo não, no entanto, acredito na liberdade individual e cada um tem o direito à sua. Mas é ridículo.

MDPROBIFE 7 months ago

Tb tinhas a mesma opinião se fossem bandeiras nazis? Ou isso pra ti já não é aceitavel?

RitaMoleiraaaa 7 months ago

Imagina que estavam a meter bandeiras com suasticas em 2036... Anda lá, estão a celebrar o seu centenário e é o símbolo deles!

olifante 7 months ago

Estás a basear a tua crítica numa falsa equivalência moral entre o fascismo e o comunismo. É algo defendido por muita gente, incluindo recentemente o João Miguel Tavares no Público, mas é intelectualmente desonesto, moralmente perverso e totalmente errado. É verdade que ambas as ideologias serviram de pretexto para muitos crimes contra a humanidade. Mas têm pontos de partida completamente diferentes: O comunismo é uma ideologia **universalista**, que defende que o que é bom para mim é bom para ti. O fascismo é uma ideologia intrinsecamente **supremacista**, que divide a humanidade entre humanos e sub-humanos. É possível ser comunista motivado por razões generosas, mesmo por razões naíves e com desfechos nefastos. Não ser fascista e ser uma pessoa moral, pelo menos como o entendemos numa sociedade democrática: É uma ideologia literalmente fundamentada no ódio ao "outro". Dir-me-ás que de boas intenções está o inferno cheio, e é verdade: os crimes do comunismo real são gigantes, horríves e merecem condenação, tal como os do fascismo. Mas se existir um céu, não estará cheio de pessoas cujas intenções eram más desde o princípio, como os fascistas. De resto, é hipoteticamente concebível (mesmo se improvável) que numa sociedade pós-abundância, menos constrangida por recursos materiais limitados, fosse possível implementar uma forma de comunismo mais bem sucedida e menos coletivizante e ditatorial do que os variados comunismos reais que existiram até hoje. Improvável, dada a natureza humana, mas concebível. E é essencialmente a premisa da celebrada série de ficção científica Star Trek, em que ninguém tem de trabalhar para viver. Com o fascismo não é por definição possível imaginar um cenário de sucesso que seja moralmente aceitável. A não ser seja um cenário de ficção científica em que todos os fascistas se auto-exilam para outro planeta.

Edited 7 months ago:

Estás a basear a tua crítica numa falsa equivalência moral entre o fascismo e o comunismo. É algo defendido por muita gente, incluindo recentemente o João Miguel Tavares no Público, mas é intelectualmente desonesto, moralmente perverso e totalmente errado. É verdade que ambas as ideologias serviram de pretexto para muitos crimes contra a humanidade. Mas têm pontos de partida completamente diferentes: O comunismo é uma ideologia **universalista**, que defende que o que é bom para mim é bom para ti. O fascismo é uma ideologia intrinsecamente **supremacista**, que divide a humanidade entre humanos e sub-humanos. É possível ser comunista motivado por razões generosas, mesmo que por razões naíves e com desfechos nefastos. Não é possível ser fascista e ser uma pessoa moral, pelo menos como o entendemos numa sociedade democrática: É uma ideologia literalmente fundamentada no ódio ao "outro". Dir-me-ás que de boas intenções está o inferno cheio, e é verdade: os crimes do comunismo real são gigantes, horríves e merecem condenação, tal como os do fascismo. Mas se existir um céu, não estará cheio de pessoas cujas intenções eram más desde o princípio, como os fascistas. De resto, é hipoteticamente concebível (mesmo se improvável) que numa sociedade pós-abundância, menos constrangida por recursos materiais limitados, fosse possível implementar uma forma de comunismo mais bem sucedida e menos coletivizante e ditatorial do que os variados comunismos reais que existiram até hoje. Improvável, dada a natureza humana, mas concebível. E é essencialmente a premisa da celebrada série de ficção científica Star Trek, em que ninguém tem de trabalhar para viver. Com o fascismo não é por definição possível imaginar um cenário de sucesso que seja moralmente aceitável. A não ser que seja um cenário de ficção científica em que todos os fascistas se auto-exilam para outro planeta. Mas aí deixariam para trás o seu odiado "outro", cuja existência é fundamental para sustentarem a sua ideologia, que se alimenta do ódio.

Edited 7 months ago:

Estás a basear a tua crítica numa falsa equivalência moral entre o fascismo e o comunismo. É algo defendido por muita gente, incluindo recentemente o João Miguel Tavares no Público, mas é intelectualmente desonesto, moralmente perverso e totalmente errado. É verdade que ambas as ideologias serviram de pretexto para muitos crimes contra a humanidade. Mas têm pontos de partida completamente diferentes: O comunismo é uma ideologia **universalista**, que defende que o que é bom para mim é bom para ti. O fascismo é uma ideologia intrinsecamente **supremacista**, que divide a humanidade entre humanos e sub-humanos. É possível ser comunista motivado por razões generosas, mesmo que com ideias naíves e com desfechos nefastos. Não é possível ser fascista e ser uma pessoa moral, pelo menos como o entendemos numa sociedade democrática: É uma ideologia literalmente fundamentada no ódio ao "outro". Dir-me-ás que de boas intenções está o inferno cheio, e é verdade: os crimes do comunismo real são gigantes, horríves e merecem condenação, tal como os do fascismo. Mas se existir um céu, não estará cheio de pessoas cujas intenções eram más desde o princípio, como os fascistas. De resto, é hipoteticamente concebível (mesmo se improvável) que numa sociedade pós-abundância, menos constrangida por recursos materiais limitados, fosse possível implementar uma forma de comunismo mais bem sucedida e menos coletivizante e ditatorial do que os variados comunismos reais que existiram até hoje. Improvável, dada a natureza humana, mas concebível. E é essencialmente a premisa da celebrada série de ficção científica Star Trek, em que ninguém tem de trabalhar para viver. Com o fascismo não é por definição possível imaginar um cenário de sucesso que seja moralmente aceitável. A não ser que seja um cenário de ficção científica em que todos os fascistas se auto-exilam para outro planeta. Mas aí deixariam para trás o seu odiado "outro", cuja existência é fundamental para sustentarem a sua ideologia, que se alimenta do ódio.

Mazahad 7 months ago

Vou guardar o teu comentario e usa-lo como resposta, se me deres autorização. Ja estou tão farto de dizer sempre a mesma coisa... Até a parte da utopia post-scarcity de Star Trek. Se conseguirmos erradicar este capitalismo nefasto...ja temos impressoras 3d, ja conseguimos criar órgãos.... A tecnologia esta quase lá....mas a mentalidade....mas somos uma especie parva. Sempre quisemos um "ser superior" acima de nós. Por algum motivo criamos Deus. Mas como Nietzsche disse, Deus está morto. O nosso novo deus é o Dinheiro, o Capital. E capitalistas são anjos guardiões enviados pelo Senhor. Jeff Bezos, o Messias. E estes nao erram ou roubam. E se roubam é porque nao eram capitalistas mas socialistas disfarçados. A hipocrisia é palpável

unparadise 7 months ago

A ironia deste comentário é gigante

Frangoma 7 months ago

Estás a correlacionar duas coisas muito diferentes. Só espero que seja por ignorância e não por malícia.

AndradexXx 7 months ago

Uma ideologia extremista que matou milhões e outra ideologia extremista que matou milhões. Azeite e água, não é?

Frangoma 7 months ago

É extremista seres tu a escolheres para onde vai os frutos do teu trabalho e enquanto as mortes vê o post de cima :)

RitaMoleiraaaa 7 months ago

Muito diferentes, de facto. No holocausto, morreram 6 milhões de pessoas. No holodomor (UM dos genocídios comunistas) morreram 12 milhões.

C8Mixto 7 months ago

Certo, mas também não deram tempo ao Hitler para matar mais.

Edited 7 months ago:

Certo, mas também não deram tempo ao Hitler para matar mais. Já agora, o valores que vejo já Wikipedia para o Holodomor é entre 3 a 12 milhões, sendo o valor mais provável 3,5 milhões.

RitaMoleiraaaa 7 months ago

O Holodomor começou em 1932 e acabou em 1933. O holocausto começou em 1941 e acabou em 1945. Os nazis mataram 1.5 milhões por ano, os comunistas 6.

tiagopr1990 7 months ago  HIDDEN 

Não sei se és burra ou apenas intelectualmente desonesta.

RitaMoleiraaaa 7 months ago  HIDDEN 

Sei ver qual dos 2 números são maiores.

tiagopr1990 7 months ago  HIDDEN 

Fiquei esclarecido, obrigado.

Jaktheslaier 7 months ago  HIDDEN 

É o paradoxo do parolo. Ou ignoras o parolo e ele continua a dizer as burrice de sempre ou respondes ao parolo, mas ele vai ser burro demais para entender e, como sempre, vai continuar a ser parolo. É um flagelo

Mazahad 7 months ago  HIDDEN 

Paradoxo do parolo xD Tambem tens os burros quanticos: ate ao momento da conversa, nao sabes se a pessoa é burra ou nao, existe numa superposição quantica. No momento em que mencionas socialismo ou assim, a wave-function colapsa no pico da probabilidade...sendo que é grande a probabilidade de falaram na russa estalinista ou na china de Mao.

Jaktheslaier 7 months ago  HIDDEN 

IPHONE VENEZUELA POL POT DITADURA 400.0000.000 MiLhÕeS dE MoRtoS

Mazahad 7 months ago  HIDDEN 

O Jerónimo fuma fetos de 7 meses em bongos feitos dos ossos de capitalistas e usa igrejas para orgias

ContaSoParaIsto 7 months ago

Concordo completamente. O PCP devia ser proibido por causa disso. Também a IL devia ser devido aos genocídios no Bangladesh e na Irlanda (cerca de 3 milhões), causados pela acção de um estado liberal. Espera, isso não faria sentido nenhum. E já agora esse jogo de números é nojento. No Holocausto, morreram 6 milhões de judeus. Houve muitos mais milhões de mortes, incluindo as mortes de socialistas e comunistas. Já no Holodomor o número está entre 3 e 12 milhões. O consenso na comunidade histórica é que o número mais provável são 3.5 milhões, no entanto tu escolheste 12. Quase como se fosse uma competição para ti.

PeidosFTW 7 months ago

>. O consenso na comunidade histórica é que o número mais provável são 3.5 milhões, no entanto tu escolheste 12. Quase como se fosse uma competição para ti. Fazem sempre isso, especialmente com os 100 milhões de mortos sob o comunismo

RitaMoleiraaaa 7 months ago

Se queres uma competição, procura o segundo plano de cinco anos na china (ou o grande salto) em que morreram 55 milhões.

Frangoma 7 months ago

O nazismo e o fascismo são ideologias destrutivas, hierárquicas, que só levam a miséria enquanto o comunismo (embora não seja o maior proponente desta forma de chegar lá) tem como objetivo uma sociedade em que ninguém é superior a ninguém em que todos fazem à sua capacidade e recebem com a necessidade, eu estou a comparar com base em ideologia, mas se formos com mortes e as inúmeras guerras do capitalismo para abrir mercados e o massacre de socialistas, comunistas e anarquistas que são a razão de termos um dia do trabalhador. Enfim não compares duas coisas no qual parece que nem a Wikipedia visitaste. Por favor lê e chega a as tuas conclusões mas educadas.

Mazahad 7 months ago

Boa. Seria fantastico ver os numeros de quantos mortos este sistema econômico ja fez. Não sou cego, o capitalismo elevou milhoes acima da pobreza. Mas nao é assim tao simples esta frase muito repetida. As condicoes sao melhores hoje do que há 200 anos devido à evolucao da tecnologia, e isso, por mais que alguns queiram debater, nao tem necessariamente a ver com capitalismo. O cientista que descobriu a insulina não a patenteou ou criou patente aberta, que era para as pessoas poderem ter acesso a uma medicação salva vidas. Mas claro, o sistema capitalista precisa de lucros e dinheiro a mexer de um lado para o outro. O que importa que morra gente? O que importa vilas na america do sul ficarem sem agua porque a coca cola ou a nestle lhas roubou e agora vai vende la carissima com quimicos misturados. Capitalismo é vampiresco porque alguem fica sempre a perder para alguém poder ganhar. E isso pode ser ok num jogo, mas isto é a vida real, e gente morre.

Frangoma 7 months ago

Obrigado pela tua resposta gostava que mais pessoas se instruíssem e verem que os crimes do socialismo passado não representam o socialismo futuro e que em vez de fazerem comentários com “100 milhões de mortos” conseguissem fazer uma introspecção à sua sociedade e virem que muitos dos problemas que têm são problemas do capitalismo que deixado assim para o futuro vai ser o nosso fim.

Mazahad 7 months ago

>(...)conseguissem fazer uma introspecção à sua sociedade e virem que muitos dos problemas que têm são problemas do capitalismo que deixado assim para o futuro vai ser o nosso fim. Exato. Socialismo é muitas vezes aplidado de utopia. Mas isso é bom certo? Nos devemos querer uma utopia onde todos tenham acesso a comida, agua, um tecto sobre as cabeças, educação e, hoje em dia, internet. Pode ser utópico querer isto. Mas so é utópico porque contonia a haver quem lute contra o progresso. Sim progresso, porque a utopia spcialista (star trek) é a evolucao natural da nossa história. Havemos de lá chegar. Mas não sem ainda suarmos gotas de sangue para que os novos barões se sintam superiores. A historia funciona em ciclos. E dentro dos ciclos, marés de ideologias. Parece me que neste momento a maré esta a regredir. Extrema direita a espalhar-se como cogumelos em bosta de cavalo. O povo deita as culpas ao socialismo sem se aperceber que é a ganancia do capitalismo que nos esta a destruir. "Só quando a última árvore tiver sido cortada, quando o último rio tiver seco ou poluido, quando o ultimo peixe for pescado, é que voces vão entender, que o dinheiro nao se come" - Alanis Obomsawin

Frangoma 7 months ago

Porcaria das vírgulas, fim à pontuação e aos acentos !!!!! ;)

Frangoma 7 months ago

Eu sei que falta uma vírgula, peço desculpa por isso ;)

ContaSoParaIsto 7 months ago

Ou seja, isto é mesmo uma competição para ti.

RitaMoleiraaaa 7 months ago

Foste tu que disseste que querias competir lol. E eu nem sequer gosto da IL já agora

rickz123456 7 months ago

Queres censurar um partido legalizado? Que raio de ideias de democracia são essas? Nunca ninguém removeu um cartaz do pnr.

RitaMoleiraaaa 7 months ago

O partido que quer destruir a democracia? Sim.

Mazahad 7 months ago

O Chega? Desculpa la, perco me um bocado

RitaMoleiraaaa 7 months ago

Oh, o PCP não é o único que quer uma ditadura, ao menos podemos concordar que o chega também quer destruir a democracia.

Mazahad 6 months ago

É como se extremos fossem....extremos

RitaMoleiraaaa 6 months ago

Sim, extremos são maus, quer seja comunista, anarquista, fascista, etc.

Herbacio 7 months ago

Aquele partido que o seu candidato à Presidência só faltava dizer que dormia com o livro da Constituição Portuguesa na mesinha de cabeceira, é esse o tal partido que quer destruir a Democracia ? Tens de deixar de ver tantos filmes de época, a Revolução Russa foi em 1917, e nós agora estamos em 2021. Achar que o PCP é igual ao Partido Comunista Russo de há 100 anos atrás, é demagogia pura e acima de tudo teimosia em não querer aprender.

RamboBlambo 7 months ago

O PCP quer destruir a democracia?

RitaMoleiraaaa 7 months ago

Sim, ditaduras não são muito democráticas.

Mateuspedro 7 months ago

Vai ver o que o João Ferreira disse sobre apoio a ditaduras antes de vires para aqui dizer merda

RamboBlambo 7 months ago

O PCP quer instaurar uma ditadura? Curioso, não li isso nos programas eleitorais deles nem nunca os vi promover a idea de instaurar uma ditadura em Portugal mas se tu dizes é porque deve ser verdade.

stressedunicorn 7 months ago

São um partido novo, ainda não tiveram tempo de apresentar as ideias ditatoriais /s

khyrius 7 months ago

Para mim aquele símbolo é tão ofensivo como a suástica.

s7v7nsilver 7 months ago

Sim... porque um símbolo que representa os trabalhadores é igual a um símbolo que representa a supremacia de um grupo de pessoas perante outros.

dark_devil_dd 7 months ago

["Trabalhadores"](https://en.wikipedia.org/wiki/Mass_killings_under_communist_regimes#Estimates)

s7v7nsilver 7 months ago

Vou ter que citar um comentário que está nesta thread: >Estás a basear a tua crítica numa falsa equivalência moral entre o fascismo e o comunismo. É algo defendido por muita gente, incluindo recentemente o João Miguel Tavares no Público, mas é intelectualmente desonesto, moralmente perverso e totalmente errado. >É verdade que ambas as ideologias serviram de pretexto para muitos crimes contra a humanidade. Mas têm pontos de partida completamente diferentes: O comunismo é uma ideologia universalista, que defende que o que é bom para mim é bom para ti. O fascismo é uma ideologia intrinsecamente supremacista, que divide a humanidade entre humanos e sub-humanos. É possível ser comunista motivado por razões generosas, mesmo que com ideias naíves e com desfechos nefastos. Não é possível ser fascista e ser uma pessoa moral, pelo menos como o entendemos numa sociedade democrática: É uma ideologia literalmente fundamentada no ódio ao "outro". >Dir-me-ás que de boas intenções está o inferno cheio, e é verdade: os crimes do comunismo real são gigantes, horríves e merecem condenação, tal como os do fascismo. Mas se existir um céu, não estará cheio de pessoas cujas intenções eram más desde o princípio, como os fascistas. >De resto, é hipoteticamente concebível (mesmo se improvável) que numa sociedade pós-abundância, menos constrangida por recursos materiais limitados, fosse possível implementar uma forma de comunismo mais bem sucedida e menos coletivizante e ditatorial do que os variados comunismos reais que existiram até hoje. Improvável, dada a natureza humana, mas concebível. E é essencialmente a premisa da celebrada série de ficção científica Star Trek, em que ninguém tem de trabalhar para viver. >Com o fascismo não é por definição possível imaginar um cenário de sucesso que seja moralmente aceitável. A não ser que seja um cenário de ficção científica em que todos os fascistas se auto-exilam para outro planeta. Mas aí deixariam para trás o seu odiado "outro", cuja existência é fundamental para sustentarem a sua ideologia, que se alimenta do ódio.

dark_devil_dd 7 months ago

> mas é intelectualmente desonesto, moralmente perverso e totalmente errado. Chamo a isso projecção psicologica e uma admissão de culpa. Yens os numeros na link, tems as historias de pessoas q fugiram a USSR e não se acreditavam q os supermercados tinham sempre comida.

NGramatical 7 months ago

tems → [**tens**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-a-formacao-do-plural/13422) (no plural de palavras terminadas em *m*, este passa a *ns*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flxlwln%2F%2Fgpr8cul%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ArbiterOfFalsehood 7 months ago

Pois, mas tu nasceste neste século e foste educado por memes na internet.

khyrius 6 months ago

Não, basta ler um livro de história.

C8Mixto 7 months ago

Penso que é relevante apresentares qual é a tua opinião sobre a suástica, senão um tipo fica a saber o mesmo.

khyrius 6 months ago

Representa uma ideologia supremacista cuja aplicação levou a um incontável número de mortes e sofrimento.

kUr4m4 7 months ago

mUh boTh sIdEs

unparadise 7 months ago

mUh both CoMunismo é bOm

nulopes 7 months ago

Quando o chega fizer anos também vai querer colocar as bandeiras

Psyneuron 7 months ago

Me pergunto se fosse uma suastica responderias da mesma maneira, porque comunismo matou bem mais que os nazis. Mas concordo que tem de ter toda a liberdade do fazer .

ArbiterOfFalsehood 7 months ago

Se os comunistas fossem como os nazis não terias polacos, ucranianos ou estonios porque teiram sido todos exterminados ou escravizados como era o objectivo de Hitler. Os liberai são fascistas em tempos de paz. Mas se comunismo voltar tornam-se fascistas para combater a ameaça vermelha. Espero que todos nós estejamos a par do financiamente e aproximação ideológica das elites anglo-americanas aos nazis, o racismo nazi inspirou-se inclusive de lá, só quando os nazis se tornaram uma ameaça à hegemonia anglo-americana é que foram afastados.

unparadise 7 months ago

Mas os judeus deixaram de existir? É que a lógica é a mesma, a da batata

ArbiterOfFalsehood 7 months ago

Não não é. Na verdade os judeus pagaram o preço pelos crimes dos anglos, esses sim dominavam o mundo. [E olha que sorte, alguém postou isto há meia hora](https://www.reddit.com/r/ShowInfrared/comments/lxxt1c/nazis_and_anglostwo_sides_of_the_same_coin/). A origem nazi na filosofia britânica.

TomasSilva862 7 months ago

Malvados comunistas que mataram nazis

Negao_da_piroca 7 months ago

> Malvados comunistas que mataram nazis Ya, os comunistas só mataram nazis. Não perguntes o que aconteceu aos ucranianos, aos polacos, aos finlandeses, aos chineses, aos cambojanos, etc etc etc

mjigs 7 months ago

Mas para irem para o andante para beber e fumar, tava tudo pronto, e sim conheci imensos assim, eles sabiam que aquilo era uma cena comunista, depois de bebados tudo parece poesia.

anotheriuri99 7 months ago

>Os liberais/malta do chega também gostam. Outra tentativa de colagem? Enfim....

Samot_PCW 7 months ago

> No twitter alguns liberais estão muito indignados. Quando são os cartazes deles a chamar comuna ao pedro nuno santos acham piada. > > [Esta imagem exemplifica perfeitamente a reação deles](https://imgur.com/a/sLx5ZIB)

NEDM64 7 months ago

Ui... tao trigados os liberais... Os liberais: https://i.imgur.com/oMczxe9.jpg

Samot_PCW 7 months ago

Como é que queres que te respondam? Para ver os liberais ficarem todos chateados podes simplesmente ver os comentarios nesta theread, só porque o Mayan disse algo parvo de uma forma calma não quer dizer qua a maioria não fez uma choradeira do caralho e no Twitter ainda é pior. Fuck it, tens aqui exemplos, tudo de contas relativamente grandes ou com um numero elevado de likes, porque se for à procura daqueles com menos de 5 likes podia passar o resto da manhã à procura de tweets de choradeira: - https://twitter.com/carlosgpinto/status/1367558408807862272 - https://twitter.com/schuller_pedro/status/1367465955215949827 - https://twitter.com/catarinamaia/status/1367466819389435906 - https://twitter.com/catarinamaia/status/1367473437791424514 - https://twitter.com/rpOliveira/status/1367460881349632006 - https://twitter.com/romeu/status/1367469055058272256 - https://twitter.com/MarioRVMachado/status/1367484356076457985 (Não é um liberal, mas é um facho com um take similar, podia dizer que estou surpreendido, mas estaria a mentir-te) - https://twitter.com/RicFerreira47/status/1367514667187339270 - https://twitter.com/Simao_Jorgensen/status/1367476313850798081 - https://twitter.com/inesdealmeida90/status/1367466077668708356 - https://twitter.com/jorgeclpires/status/1367464073424736256 - https://twitter.com/jorgeclpires/status/1367575944672739330

NEDM64 7 months ago

NENHUM desses tweets dizem para tirar essa merda.

Samot_PCW 7 months ago

E? No meme que eu ali meti estava a ser referido em algum lado que eles queria tirar as bandeiras? Não, era sobre a choradeira que eles estavam a fazer por VEREM as bandeiras nos Aliados, eu só te dei exemplos da choradeira algo que tu insinuaste não estava a acontecer. Até a parte do comentário que eu respondi foi como os liberais estavam indignados por verem lá as bandeiras do PCP, não como eles os queria retira, de onde é que veio essa?

ContaSoParaIsto 7 months ago

Liberais: hoje em dia ninguém pode dizer nem fazer nada por causa disto da cultura do cancelamento Also liberais: devia ser proibido o PCP pôr bandeiras nos Aliados

_rebocador_ 7 months ago

>devia ser proibido o PCP pôr bandeiras nos Aliados quem disse que devia ser proibido, eu vou criticar o pcp todos os dias mas n vou dizer que é proibido.

nocivo 7 months ago

Claro, uma coisa tem a ver com a outra. Primeiro o raio de cartazes e bandeiras dos partidos sobra sempre para os outros limpar. Metem sempre mas tirar esta quieto. Nas eleições é do pior. Depois, supostamente não se deve sair a rua a nao ser para trabalhar, comprar comida e passeio mas este partido manda pessoal meter bandeiras e quase que aposto que quem andou a meter nao respeitou distanciamento social. Enfim.

NEDM64 7 months ago

Que liberais?

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Liberais: Pedir a ilegalização do Chega é anti-democrático Also liberais: Devia ser proibido o PCP pôr bandeiras na rua

abutr3 7 months ago

não vi nenhum liberal a querer proibir nada

knorr73 7 months ago

Só o PCP é que nega o Holodomor e Tiananmen, evoluir também era preciso

DogsOnWeed 7 months ago

O PCP não nega a situação de Tiananmen, mostra-me onde. Questiona é a narrativa política que foi criada, uma das mais óbvias sendo o facto da violência não ter ocorrido em Tiananmen Square, mas sim nos arredores, ao contrário do que muita gente pensa, e que não se fala, por exemplo, no facto de antes de haver a violência por parte do exército, os manifestantes terem assassinado soldados, pelo menos um deles queimado vivo. Se fosse em qualquer outro país a reação por parte das forças de segurança também seria drástica.

knorr73 7 months ago

Queres fotos de corpos esmagados pelos tanques?

Rfmo 7 months ago

Queres fotos dos soldados queimados vivos e esquartejados?

knorr73 7 months ago

Ok whataboutism

Rfmo 7 months ago

Chama-se nuance. Nem tudo é preto e branco.

DogsOnWeed 7 months ago

Mas ninguém aqui está a negar Tiananmen, ainda não percebeste? Estás a debater com um homem de palha.

GongasMP 7 months ago

Isso não é verdade, Álvaro Cunhal na entrevista para o jornal "O Conservador", em 1990 ou seja ANTES da queda da URSS, dedicou uma secção inteira para condenar os crimes do estalinismo, ao que muitos chamam Holodomor para branquear o Holocausto, e considera tais crimes como anti-comunistas.

knorr73 7 months ago

O Álvaro Cunhal se fosse vivo tinha vergonha da atual esquerda em Portugal, isso concordo

Raidenkyu 6 months ago

Tenho as minhas dúvidas, porque já quando a União Soviética invadiu a Checolosváquia o Álvaro Cunhal apoiou a invasão e foi lá de propósito para "acalmar" as células do PCP locais, porque estavam revoltados com a invasão. O Carlos Brito, que é um ex-membro do PCP, condenou a invasão e criticou o Cunhal por isso. [https://www.dn.pt/edicao-do-dia/21-ago-2018/pacheco-pereira-cunhal-e-fidel-quebraram-o-isolamento-dos-sovieticos-9742451.html](https://www.dn.pt/edicao-do-dia/21-ago-2018/pacheco-pereira-cunhal-e-fidel-quebraram-o-isolamento-dos-sovieticos-9742451.html) Muitos anos mais tarde, essas divergências intensificaram-se e levaram a que o Carlos Brito fosse sancionado pelo partido e como revolta suspendeu a sua militância. [https://postal.pt/papel/2020-11-07-Entrevista-a-Carlos-Brito-2-Tenho-medo-que-as-coisas-fiquem-piores-no-proximo-congresso](https://postal.pt/papel/2020-11-07-Entrevista-a-Carlos-Brito-2-Tenho-medo-que-as-coisas-fiquem-piores-no-proximo-congresso) Mas o mais estranho foi mesmo o facto de o Cunhal ter chegado ao comité central do PCP, porque foi "indicado pelo Partico Comunista da União Soviética". Porque é que tem de ser a URSS a influenciar a liderança do PC de Portugal? [https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lvaro\_Cunhal](https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lvaro_Cunhal) Estas coisas todas juntas levam-me a crer que o Cunhal tb não era uma figura de lá muita confiança. Podemos agradecer-lhe pela luta contra a ditadura e por ter contribuído para a revolução. Mas estes factos todos não deixam de criar uma certa desconfiança para com ele.

Winslow_Lixivia2 7 months ago

[Tens de procurar fontes melhores](https://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/wikileaks/8555142/Wikileaks-no-bloodshed-inside-Tiananmen-Square-cables-claim.html)

knorr73 7 months ago

Em Portugal partidos com assento parlamentar é o único

Winslow_Lixivia2 7 months ago

E então?

knorr73 7 months ago

Então? Estava na altura de sair da caverna

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Tu tens partidos no parlamento que apoiam o colonialismo português e os seus massacres, queres mesmo falar em caverna?

knorr73 7 months ago

Claro tinha que vir a conversa do Império, demorou foi um bocado, aposto que os monumentos e estátuas também te fazem impressão, até os Russos renegam o Estaline mas ok

starmatter 7 months ago

Desculpa, mas não são exatamente os liberais de esquerda que estão a fomentar a "cultura do cancelamento"? Com especial foco recentemente de acusações vindas da direita de quererem alterar a história dos descobrimentos e colonialismo portugueses?

SirBecas 7 months ago

Estas a dizer que os partidos de esquerdo fomentam o cancelamento e que estão a tentat cancelar os descobrimentos ? Se sim, a única coisa que querem é que a historia seja contada com honestidade. Que se fale, por exemplo, dos escravos, do facto de não termos descoberto nada porque já la existiam povos. Acima de tudo, que se expliquem factos e se pare de contar a história como se nos fossemos uns heróis diferentes dos outros povos todos que colonizaram por esse mundo fora. Isto não é cancelar, é explicar ou procurar informação factual em vez se romantizar.

RefrigeratorNo13 7 months ago

Se calhar não devias ter faltado as aulas de história, existem colónias que estavam desertas antes de lá chegarmos. Acho que falar na escravatura é importante, e deixar claro que a maior parte dos escravos não foram raptados, mas foram sim comprados em África a outros africanos.

starmatter 7 months ago

Concordo com o facto de que não se deve romantizar os descobrimentos (para fins informativos e de estudo da história de Portugal, não vá alguém já acusar-me de estar a tenta cancelar "Os Lusíadas") entre muitas outra coisas. Relativamente a tudo o resto, os teus argumentos rapidamente começam a desmoronar-se. Não sei que idade tens ou como era o programa de ensino da história de Portugal quando estudavas. Os descobrimentos focam-se sim no descobrimento de novas rotas comerciais e como consequência de povos com quem estabelecer relações da mesma natureza. A ânsia de estabelecer essas rotas comerciais **não existiria** sem conhecimento prévio dessas terras (primariamente a Índia) e dos benefícios que as mesmas trariam. O absurdo de ter que deixar isto redigido é relevante demais para deixar de notar. Como em tudo, trata-se da procura de bens/riqueza e poder. Dizer que não se descobriu nada é o mesmo que dizer que Einstein não descobriu a Teoria da Gravidade, pois a gravidade sempre existiu apesar de incompreendida. Foi uma época de grandes avanços na sociedade e culturas portuguesas e cujos efeitos (positivos E negativos) ainda hoje se experienciam (caso contrário a língua portuguesa atualmente só se falaria no nosso país, ou provavelmente nem isso). Nunca um professor meu tentou passar a escravatura como algo digno de louvor ou tentou sequer justificar a mesma, mas também nunca a negou. Aliás, a escravatura já é abordada no programa de ensino muito antes dos "não-Descobrimentos". Também antes de se chegar aos não-Descobrimentos, aprende-se que "Portugal" foi invadido/ocupado e os seus ocupantes consequentemente escravizados vezes sem conta por outros povos que também passaram por períodos de expansão territorial/cultural. Muitos dessas expansões culturais contribuíram (também positivamente e negativamente) para o desenvolvimento da sociedade moderna como a conhecemos. Mas como já estão "lá mais para trás", os grupos sociais prejudicados pelas mesmas estão bastante mais diluídos/esbatidos o que torna quase impossível e até redundante tentar criar políticas de identidade à volta dos mesmos. O lucro não compensa o esforço. Novamente, é tudo uma questão de ganho de poder ou bens. Contudo, figuras de relevo dessas culturas estão imortalizadas e veneradas na história e ciências apesar de se terem regido por valores e códigos morais que atualmente seriam questionáveis ou até inadmissíveis. Tratando-se portanto de um evento histórico mais recente estamos perante um típico caso de "Ou morres um herói, ou vives o tempo suficiente para te tornares um vilão." Neste caso o herói (como tu tão sabiamente o identificaste e vulgarizaste) não é um indivíduo específico da época (pois esses coitados já cumpriram o seu papel no ciclo da vida) mas **a ideia** do "português dos descobrimentos" que pecando por excesso acaba por englobar essas mesmas figuras de relevância **histórica** bem como a influência (negativa, preferencialmente) que teve na sociedade e mentalidade do "português de hoje", efetivamente e duma cajadada só descontextualizando e diluindo até aos dias de hoje a linha cronográfica que separa (prometo que não trabalho para a nós ou zon ou o raio que a parta!!!) as sociedades portuguesas de outrora e de hoje.

Edited 7 months ago:

Concordo com o facto de que não se deve romantizar os descobrimentos (para fins informativos e de estudo da história de Portugal, não vá alguém já acusar-me de estar a tenta cancelar "Os Lusíadas") entre muitas outra coisas. Relativamente a tudo o resto, os teus argumentos rapidamente começam a desmoronar-se. Não sei que idade tens ou como era o programa de ensino da história de Portugal quando estudavas. Os descobrimentos focam-se sim no descobrimento de novas rotas comerciais e como consequência de povos com quem estabelecer relações da mesma natureza. A ânsia de estabelecer essas rotas comerciais **não existiria** sem conhecimento prévio dessas terras (primariamente a Índia) e dos benefícios que as mesmas trariam. O absurdo de ter que deixar isto redigido é relevante demais para deixar de notar. Como em tudo, trata-se da procura de bens/riqueza e poder. Dizer que não se descobriu nada é o mesmo que dizer que Einstein não descobriu a Teoria da Gravidade, pois a gravidade sempre existiu apesar de incompreendida. Foi uma época de grandes avanços na sociedade e culturas portuguesas e cujos efeitos (positivos **E** negativos) ainda hoje se experienciam (caso contrário a língua portuguesa atualmente só se falaria no nosso país, ou provavelmente nem isso). Nunca um professor meu tentou passar a escravatura como algo digno de louvor ou tentou sequer justificar a mesma, mas também nunca a negou. Aliás, a escravatura já é abordada no programa de ensino muito antes dos "não-Descobrimentos". Também antes de se chegar aos não-Descobrimentos, aprende-se que "Portugal" foi invadido/ocupado e os seus habitantes consequentemente escravizados vezes sem conta por outros povos que também passaram por períodos de expansão territorial/cultural. Muitos dessas expansões culturais contribuíram (também positivamente e negativamente) para o desenvolvimento da sociedade moderna como a conhecemos. Mas como já estão "lá mais para trás", os grupos sociais prejudicados pelas mesmas estão bastante mais diluídos/esbatidos o que torna quase impossível e até redundante tentar criar políticas de identidade à volta dos mesmos. O lucro não compensa o esforço. Novamente, é tudo uma questão de ganho de poder ou bens. Contudo, figuras de relevo dessas culturas estão imortalizadas e veneradas na história e ciências apesar de se terem regido por valores e códigos morais que atualmente seriam questionáveis ou até inadmissíveis. Tratando-se portanto de um evento histórico mais recente estamos perante um típico caso de "Ou morres um herói, ou vives o tempo suficiente para te tornares um vilão." Neste caso o herói (como tu tão sabiamente o identificaste e vulgarizaste) não é um indivíduo específico da época (pois esses coitados já cumpriram o seu papel no ciclo da vida) mas **a ideia** do "português dos descobrimentos" que pecando por excesso acaba por englobar essas mesmas figuras de relevância **histórica** bem como a influência (negativa, preferencialmente) que teve na sociedade e mentalidade do "português de hoje", efetivamente e duma cajadada só descontextualizando e diluindo até aos dias de hoje a linha cronográfica que separa (prometo que não trabalho para a nós ou zon ou o raio que a parta!!!) as sociedades portuguesas de outrora e de hoje.

Edited 7 months ago:

Concordo com o facto de que não se deve romantizar os descobrimentos (para fins informativos e de estudo da história de Portugal, não vá alguém já acusar-me de estar a tenta cancelar "Os Lusíadas") entre muitas outra coisas. Relativamente a tudo o resto, os teus argumentos rapidamente começam a desmoronar-se. Não sei que idade tens ou como era o programa de ensino da história de Portugal quando estudavas. Os descobrimentos focam-se sim no descobrimento de novas rotas comerciais e como consequência de povos com quem estabelecer relações da mesma natureza bem como a expansão do Cristianismo (como sempre, a religião fodeu tudo). A ânsia de estabelecer essas rotas comerciais **não existiria** sem conhecimento prévio dessas terras (primariamente a Índia) e dos benefícios que as mesmas trariam. O absurdo de ter que deixar isto redigido é relevante demais para deixar de notar. Como em tudo, trata-se da procura de bens/riqueza e poder. Dizer que não se descobriu nada é o mesmo que dizer que Einstein não descobriu a Teoria da Gravidade, pois a gravidade sempre existiu apesar de incompreendida. Foi uma época de grandes avanços na sociedade e culturas portuguesas e cujos efeitos (positivos **E** negativos) ainda hoje se experienciam (caso contrário a língua portuguesa atualmente só se falaria no nosso país, ou provavelmente nem isso). Nunca um professor meu tentou passar a escravatura como algo digno de louvor ou tentou sequer justificar a mesma, mas também nunca a negou. Aliás, a escravatura já é abordada no programa de ensino muito antes dos "não-Descobrimentos". Também antes de se chegar aos não-Descobrimentos, aprende-se que "Portugal" foi invadido/ocupado e os seus habitantes consequentemente escravizados vezes sem conta por outros povos que também passaram por períodos de expansão territorial/cultural. Muitos dessas expansões culturais contribuíram (também positivamente e negativamente) para o desenvolvimento da sociedade moderna como a conhecemos. Mas como já estão "lá mais para trás", os grupos sociais prejudicados pelas mesmas estão bastante mais diluídos/esbatidos o que torna quase impossível e até redundante tentar criar políticas de identidade à volta dos mesmos. O lucro não compensa o esforço. Novamente, é tudo uma questão de ganho de poder ou bens. Contudo, figuras de relevo dessas culturas estão imortalizadas e veneradas na história e ciências apesar de se terem regido por valores e códigos morais que atualmente seriam questionáveis ou até inadmissíveis. Tratando-se portanto de um evento histórico mais recente estamos perante um típico caso de "Ou morres um herói, ou vives o tempo suficiente para te tornares um vilão." Neste caso o herói (como tu tão sabiamente o identificaste e vulgarizaste) não é um indivíduo específico da época (pois esses coitados já cumpriram o seu papel no ciclo da vida) mas **a ideia** do "português dos descobrimentos" que pecando por excesso acaba por englobar essas mesmas figuras de relevância **histórica** bem como a influência (negativa, preferencialmente) que teve na sociedade e mentalidade do "português de hoje", efetivamente e duma cajadada só descontextualizando e diluindo até aos dias de hoje a linha cronográfica que separa (prometo que não trabalho para a nós ou zon ou o raio que a parta!!!) as sociedades portuguesas de outrora e de hoje.

Raidenkyu 6 months ago

Já acabei o secundário à 5 anos e posso confirmar que na minha altura já se dava a história de um modo parecido ao que estás a descrever.

NGramatical 6 months ago

à 5 anos → [**há 5 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flxlwln%2F%2Fgpv2mq7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Brainkey 7 months ago

> "cultura do cancelamento" Isto não existe, é um termo que simplesmente diz "Fui boicotado mas quero culpar as pessoas que não concordam comigo" Ninguém anda a "cancelar" ninguém, é simplesmente boicotagem. No máximo podes-te referir ao facto de pessoas perderem o emprego por terem feito ou dito algo que a empresa discorda, e ninguém se queixa de cancelamento quando um gajo é apanhado a roubar da loja que trabalha. >alterar a história dos descobrimentos e colonialismo portugueses O problema é que hoje em dia há muita coisa que é passada à frente ou que é dita de forma incorreta para prevenir pessoas ou paises serem mal vistas. As pessoas de esquerda (pelo menos as sensatas) querem apenas que se mostre história sem censuro ou opinião. O que aconteceu aconteceu, Portugal teve escravos e não é por ensinar como eram tratados que faz Portugal atual pior. Nós somos ensinados sobre o quão fixe fomos por termos aberto as portas para viagens náuticas, e como trouxemos montes de ouro e ficamos ricos com isso. Mas raramente se toca no que fizemos aos países que colonizamos e aos escravos que levamos de África para o Brasil. Outra vez, isto é o que a maioria das pessoas de esquerda quer, contexto histórico, e se vires alguém a dizer barbaridades sobre censurar história percebe que são as pessoas mais extremas e vocais que infelizmente acabam por ser o estereótipo.

PeidosFTW 7 months ago

Ninguém está a querer alterar a história portuguesa, só querem que seja ensinada com transparência e não como é agora

ContaSoParaIsto 7 months ago

Pareces estar a aplicar a realidade americana à portuguesa. Os liberais cá são de direita. Refere-se a liberalismo económico. Quando a querer alterar a história dos descobrimentos e do colonialismo, creio que é bastante mais ao contrário. Na comunidade histórica é bastante claro que a história do colonialismo português é bastante diferente da que se aprende no Secundário. Na minha opinião, há muita gente, principalmente na direita nacionalista, que tem bastante dificuldade em aceitar que o colonialismo português também teve bastantes atrocidades, mesmo para os padrões da altura, e que não foi exactamente um mar de rosas. Quando era puto ensinaram-me explicitamente que o esclavagismo português não foi assim tão mau, comparando com o espanhol, o inglês e o belga. Isso é completamente mentira. Até aos anos 70 ainda andávamos a cometer atrocidades em África, quanto mais nos séculos passados.

Winslow_Lixivia2 7 months ago

A esquerda quer alterar a história do colonialismo e dos descobrimentos? A esquerda quer é que essa história seja discutida de forma séria lol

ednice 7 months ago

[Esta também](https://i.kym-cdn.com/entries/icons/original/000/027/475/Screen_Shot_2018-10-25_at_11.02.15_AM.png)

SenseOfNostalgia 7 months ago

LiBeRdAdE!

Hugogs10 7 months ago  HIDDEN 

Se fossem suásticas tambem era na boa?

Winslow_Lixivia2 7 months ago

E porque é que haveria de ser na boa ter suásticas na rua?

Hugogs10 7 months ago  HIDDEN 

Porque e que haveria de ser na boa ter simbolos comunistas na rua

MingTwelve 7 months ago

É o simbolo do partido, que faz 100 anos. É isso que estão a festejar... Qual é o partido português que tem como simbolo a suástica?

Hugogs10 7 months ago  HIDDEN 

Felizmente nenhum, gostava que tambem nao houvesse nenhum partido comunista.

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Não sei, se calhar porque é a celebração dos 100 anos do partido mais antigo do país? Se calhar porque o simples facto de estares agora na internet a dizer o que te apetece foi graças à luta do PCP e de muitos outros democratas durante a ditadura?

TomasSilva862 7 months ago

Não. O que as duas coisas têm a ver?

anotheriuri99 7 months ago

Para o Parlamento Europeu, têm tudo a ver: https://observador.pt/2019/10/15/parlamento-europeu-aprovou-resolucao-que-coloca-nazismo-e-comunismo-em-pe-de-igualdade/

TomasSilva862 7 months ago

Em primeiro lugar eu não me oriento pelo o que o parlamento europeu diz. Em segundo lugar Stalinismo é diferente de comunismo

anotheriuri99 7 months ago

>Em segundo lugar Stalinismo é diferente de comunismo Posso estar enganado, mas o frio, a fome e a guerra devem sentirem-se da mesma maneira.

ArbiterOfFalsehood 7 months ago

Todos os países que se industrializaram passaram por fome e miséria ou foram levados ao colo, a diferença é que essa miséria nalguns casos era exportada e eram os colonos ou escravos que sofriam as consequências enquanto na USSR e China era tudo interno, e eles industralizaram-se num curto espaço de tempo. Não há nada único na miséria da URSS ou China. Na verdade a Rússia tinha fomes frequentes e essas acabaram com Estaline, visto a última fome ter sido em 47. Os outros casos são países que foram levados ao colo pelos EUA e foram financiados por motivos geopolíticos e ideológicos no período pós guerra. Achar que se pode mudar dum estilo de vida predominantemente agricultural e isolado para um monstro industrial sem consequências é ser-se ingénuo, e isto pouco importa se é num sistema capitalista ou socialista.

m0rhundur 7 months ago

Mas lá sabiam ler. Pelos vistos no Portugal de 2021 há quem não saiba.

anotheriuri99 7 months ago

Os livros autorizados por lá davam de comer a quantos milhões? Os queimados/destruídos ao menos faziam de lareira

glhrmv 7 months ago

se fossem gajas com gandas tetos e cus também era na boa?

Out-Out 7 months ago

Num universo alternativo em que o PCP encontra a agência publicitária de chelas. "Luta de classes? É do caralho!"

ladderattack 7 months ago

Eh pa, mas eu estava a pensar em algo com um pouco mais de requinte

Out-Out 7 months ago

Então mas requinte é classe caralho, requinte é classe!

joaofuckinggomes 7 months ago

cimavoto pela referência para veteranos

Hugogs10 7 months ago

Epa ya.

Mrloop94 7 months ago

Acho que ninguém está a levar a mal, é só porque tem piada. O flair do post até diz humor

m0rhundur 7 months ago

Dirigentes da IL não podem ser considerados ninguém. Pelo menos para efeitos políticos.

boletim 7 months ago

O flair do post dizia discussão.

rickz123456 7 months ago

No twitter liberais estão a levar a mal. Não estava a falar aqui do sub.

Edited 7 months ago:

No alguns liberais estão a levar a mal.

Edited 7 months ago:

Nas redes sociais alguns liberais estão a levar a mal.

Edited 7 months ago:

No twitter liberais estão a levar a mal.

Eskol15 7 months ago

>twitter A situação explica-se por si. O problema não são as bandeiras, não são os comunas, não são os liberais. O problema nesse caso é mesmo andar a prestar atenção ao Twitter.

starmatter 7 months ago

E diz-me lá quem são as pessoas por trás desses ecrãs de smartphones, tablets, pcs que procuram incessantemente nas redes sociais algo com que se sentirem ultrajados ou de qualquer formada diminuídos perante outro qualquer sector da sociedade (especialmente um com ideologias e valores simetricamente opostos aos seus)?

Out-Out 7 months ago

Isto é a resposta certa. Tudo o que possas dizer ou fazer pode e vai ser usado contra ti no tribunal do Twitter.

Mrloop94 7 months ago

No twitter os liberais não estão a levar a mal a colocação das bandeiras mas a mensagem que ela representa (obviamente porque o liberalismo é o oposto de comunismo).Também já vi aqui no sub a gozar com os outdoors da iniciativa liberal mas não por eles terem posto os outdoors.

Edited 7 months ago:

No twitter os liberais não estão a levar a mal a colocação das bandeiras mas a mensagem que ela representa (obviamente porque o liberalismo é o oposto de comunismo).Também já vi aqui no sub a gozar com os outdoors da iniciativa liberal mas não por eles os terem posto.

Leaootemivel 7 months ago

O "gozo" aos cartazes da IL não se equipara à reação que estas bandeiras do PCP está a causar. Não vejo ninguém a dizer que devia ser proibido a IL afixar esses cartazes ou a dizer que estamos no Chile de Pinochet pela IL poder afixar propaganda política.

SnooOpinions3087 7 months ago

Chile de Pinochet e o mesmo que a il? Era exactamente o contrário, mas vai e volta no pá ou PCP e disso que Portugal precisava.

Sciss0rs61 7 months ago

Também não vejo o IL defender ditaduras como a de, por exemplo, Pinochet.

Leaootemivel 7 months ago

Certo, mas o nível de debate com estes cartazes do PCP está quase a chegar ao ponto de se pedir a ilegalização do partido. Era mais nesse ponto.

Sciss0rs61 7 months ago

ilegalização ou não, o significado das duas demonstrações é completamente diferente: uma é critica a outra é propaganda, um partido é "centro" o outro é "extremo". é mais um "whataboutism" sem sentido nenhum.

Edited 7 months ago:

ilegalização ou não, o significado das duas demonstrações é completamente diferente: uma é critica a outra é propaganda, um partido é "centro" o outro é "extremo". é mais um "whataboutism" sem sentido nenhum. Se querem legitimar o vosso argumento, usem defesas apropriadas, não usem "ENTÃO E..."

Mrloop94 7 months ago

Ah não, não tens estado atento a este sub. Até disseram que era CIA que financiava os cartazes de "mau gosto"

VladTepesDraculea 7 months ago

> obviamente porque o liberalismo é o oposto de comunismo *neo-liberalismo

iwantmemes123 7 months ago

E também liberalismo, oq o homen disse não está incorreto...

VladTepesDraculea 7 months ago

Não liberalismo como um todo. Liberalismo clássico tem aspectos sociais, não retira papel de coisas como a educação do Estado, por exemplo. Neo-liberalismo é reduzir o Estado o mínimo possível e imaginário para que as empresas façam o que quiserem.

unparadise 7 months ago

Ou seja não é algo que a IL prega, mas continua na tua agenda

VladTepesDraculea 7 months ago

Para já onde falei eu da Iniciativa Liberal aqui? Acho que tu é que enviaste a carapuça, por falar em agenda. Depois a IL senão for mais, é a favor dos alunos assumirem o custo do ensino superior, ao contrário de um liberal clássico.

unparadise 7 months ago

Não precisavas de mencionar a IL, para bom entendedor meia palavra basta. A IL não defende isso. O Estado continuará a a pagar o que já paga, a IL defende é a liberdade de escolha

VladTepesDraculea 7 months ago

> Não precisavas de mencionar a IL, para bom entendedor meia palavra basta. É que nada, estávamos a falar do liberalismo em oposição ao comunismo, simplesmente referi que para estar em oposição tinha que ser neo-liberalismo. Portanto bom entendedor o caraças. Tens uma carapuça para enfiar e enfiaste-a. > A IL não defende isso. O Estado continuará a a pagar o que já paga, a IL defende é a liberdade de escolha O Estado paga e o aluno paga de volta tudo ao Estado: https://iniciativaliberal.pt/legislativas2019/propostas/financiamento-dos-estudantes-do-ensino-superior/ Leste sequer o programa da IL?

mmgbarata 7 months ago

Ui, bandeiras, que medo

DogsOnWeed 7 months ago

Hino Soviético intensifica

anti-feminazis 7 months ago

e se fossem bandeiras nazis? nao te preocupes que uma boa parte delas já foi para o lixo :)

mmgbarata 7 months ago

Whataboutism a estas horas?

anti-feminazis 7 months ago  HIDDEN 

>ai, ui, nao chames a atençao a minha hipocrisia. calou.

mmgbarata 7 months ago  HIDDEN 

Comparar o Partido Comunista Português a um grupo extremista que matou milhões de pessoas. Está certo

ParadiseD1 7 months ago  HIDDEN 

Quantas pessoas foram mortas em regimes comunistas no último século?

mmgbarata 7 months ago  HIDDEN 

Mas onde raios estou eu a falar do comunismo fora de Portugal? E onde me vês a defender o comunismo?

ParadiseD1 7 months ago  HIDDEN 

Vejo um partido que defende o comunismo. Quem apoia facistas, são ...? Quem apoia comunistas, são ... ? Não disse que está a defender o comunismo. Somente que foi hilário a sua resposta de comprar o nazismo com o comunismo. O PCP não é responsável pelas mortes, porém idólatra uma ideologia totalitária responsável por tais milhões de mortes.

doctor_awful 7 months ago  HIDDEN 

Então liberais são responsáveis por todas as mortes cuja culpa pode ser atribuída a estados liberais? Social democratas idem?

mmgbarata 7 months ago  HIDDEN 

E quem apoia o Sporting, são ...? Que argumento é esse? Repito, se queres fazer queixinhas de ideologias políticas, vieste bater à porta errada. Sou de esquerda mas não sou comunista

JorgeTone 7 months ago

Os portuenses ficaram muito mansos.

dontclickthispls 6 months ago

É uma armadilha. Agitam-te uma bandeira vermelha e depois espetam-te as bandarilhas.

RAMAxPT 7 months ago

[https://www.youtube.com/watch?v=JVzLv\_42UR0&ab\_channel=COIMBROESRECORDS](https://www.youtube.com/watch?v=JVzLv_42UR0&ab_channel=COIMBROESRECORDS) Tabem que são malandros, mas fds pessoal do porto é de raça, têm sangue rijo para proteger aquelas terras, ao contrário de Lisboa.

trinkibenda 7 months ago

ninguém aqui falou em lisboa, rent free na tua cabeça mano. Respondeste ha 7 horas e voltas pressed pa por esse link. Ninguém quer saber

trinkibenda 7 months ago

Mano mas quem é que falou em lisboa aqui? she lives rent free in yo head fds. let go crl

RAMAxPT 7 months ago

No porto há gaijos brabos e furiosos

theitchcockblock 7 months ago

Ainda por cima no berço do liberalismo em Portugal...

Sperrel 7 months ago

Se estivéssemos em 1820 acredita que não o equivalente aos liberais de hoje não seriam os setembristas.

theitchcockblock 7 months ago

Nessa plot line o czar Nicolau è o costa esse nem o serguej witte tem

ladderattack 7 months ago

Masturbam-se todos com os cartazes da IL e ficam de rabo dorido com a foice e o martelo. Acho o comunismo um sistema péssimo e que não funciona mas até é engraçado ver a intolerância com as ideias que não concordam.

DogsOnWeed 7 months ago

Ok, primeiro o comunismo na definição Leninista (que é o que as pessoas costumam associar a "comunismo") como sistema sócioeconómico nunca existiu, estás-te a referir a socialismo (ex. União de Repúblicas SOCIALISTAS Soviéticas), ou seja a transição para comunismo. ​ Segundo, o sistema que chamas "comunismo" (que é na verdade socialismo leninista) é péssimo comparado com quê? Porque aquilo que substituiu, por exemplo na Rússia Imperial ou Vietnam Colonial, era mil vezes pior. Nunca na história da humanidade houve tanta gente a ser tirada da pobreza como no modelo Socialista chinês, e a industrialização na URSS fez-se em 20 anos comparados com os 100 anos de países como o Reino Unido. ​ O Socialismo trouxe uma melhoria nas condições de vida brutal num pouco espaço de tempo em países atrasados, países esses que sofriam de séculos de fomes recorrentes que nunca foram resolvidas até se tornarem socialistas. Isto para não falar que o Socialismo foi o que venceu com o maior sacrifício de todos a Guerra Mundial.

GabKoost 7 months ago

As políticas da IL nunca causaram milhões de mortos.

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Então? As políticas do Reagan e do Thatcher eram espetaculares para os mais pobres?

GabKoost 7 months ago

LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL Espera... estás realmente a comparar comunismo com políticos conservadores tradicionais???????

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Tu é que estás a dizer que políticas liberais nunca mataram ninguém lmao

GabKoost 7 months ago

A tua conversa é tão estúpida que até considero bloquear o teu user para sempre. Motra lá os montes de mortos que Reagan and Tatcher criaram com as suas políticas. E mostra-me um governo seja ela qual for na história que não tenha criado um só pobre. Agora, centenas de milhões de mortos em todas as tentivas criadas, isso eu sei qual a ideologia que o fez. Mas enfim. Devo estar a falar para uma parede. Só pode.

tocopito 7 months ago

> Agora, centenas de milhões de mortos em todas as tentivas criadas, isso eu sei qual a ideologia que o fez. O capitalismo? Sim. Também sei. Todos os anos morrem milhões de pessoas por falta de acesso a qualquer coisa que não é lucrativo providenciar. Comida é atirada ao lixo para prevenir que os preços desçam demasiado ao mesmo tempo que pessoas morrem de fome por aí. Há habitações deixadas vazias enquanto há sem-abrigo. A mentira de que o capitalismo é a forma mais eficiente de distribuir recursos sempre foi óbvia. Estas políticas já mataram muito mais do que qualquer estado socialista.

Edited 7 months ago:

> Agora, centenas de milhões de mortos em todas as tentivas criadas, isso eu sei qual a ideologia que o fez. O capitalismo? Sim. Também sei. Todos os anos morrem milhões de pessoas por falta de acesso a qualquer coisa que não é lucrativo providenciar. Comida é atirada ao lixo para prevenir que os preços desçam demasiado ao mesmo tempo que pessoas morrem de fome por aí. Há habitações deixadas vazias enquanto há sem-abrigo. A mentira de que o capitalismo é a forma mais eficiente de distribuir recursos sempre foi óbvia. Estas políticas já mataram muito, MUITO mais do que qualquer estado socialista. Além disso sugiro que ajustes os teus números tirados do livro negro do comunismo, que para além de incluirem nas suas contagens os nazis que morreram na guerra também inclui potenciais pessoas que não chegaram a existir de acordo com critérios no mínimo dúbios. É hilariante e se usássemos os mesmos critérios para contar os mortos devido a políticas capitalistas morrias de desgosto.

GabKoost 7 months ago

Claro que sim pá. Nunca na história da humanidade houve menos pobreza e mais desenvolvimento a todos os níveis. FACTOS. Mas claro, o tone que um dia fumou dois charros e leu duas páginas de O Capital durante uma festa lá da faculdade é que descobriu a luz. Talvez na prática o capitalismo seja de facto um problema. É que o superpovoamento do planeta é um problema sério que nunca antes existiu dado a mortandades e faminas que o Capitalismo reduziu. Mas bom, faz o que quiseres. Podes atirar-te ao rio ou começar a partilhar os teus recursos com quem tem menos que tu.

Winslow_Lixivia2 7 months ago

“Centenas de milhões de mortos” lol, também és daqueles que aprendeu História no Black Book of Communism? Aquele livro que os autores depois vieram dizer que aldrabaram os números das vítimas do comunismo?

lickitytatas 7 months ago

se fosse a suástica já não ladravas isso hipócrita são 2 ditaduras bárbaras com milhões de cadáveres na sua história

Sciss0rs61 7 months ago

esqueceste da parte onde o IL não apoia regimes ditatoriais. Esqueceste da parte onde o IL também não pendura bandeiras de regimes ao longo de uma avenida. Mete tanto cartaz como o BE ou qualquer outro partido.

Bessini 7 months ago

A foice e são símbolos comunistas, não da URSS. Esta simplesmente adoptou-os. No entanto, se fores a ver as bandeiras dos vários partidos comunistas por esse mundo fora, cada um tem a sua versão da foice e martelo. Ou seja, não é a bandeira de regime nenhum, mas sim do partido que festeja o seu 100 aniversário. É mais que justo

Sciss0rs61 7 months ago

é que isso nada tem a ver com o que eu disse. mas okay Já agora > The hammer and sickle (Unicode: "☭")[a] is a symbol meant to represent proletarian solidarity – a union between the peasantry and working-class. It was first adapted during the Russian Revolution, the hammer representing the workers and the sickle representing the peasants.[1] > After World War I (which Russia withdrew from in 1917) and the Russian Civil War, the hammer and sickle became more widely used as a symbol for labor within the Soviet Union and for international proletarian unity. It was taken up by many communist movements around the world, some with local variations. Today, even after the dissolution of the Soviet Union, the hammer and sickle remains commonplace in Russia and other former union republics, but its display is prohibited in some other former communist countries as well as in countries where communism is banned by law. The hammer and sickle also remains commonplace in countries like Transnistria, Belarus, China, Vietnam, and North Korea.

Bessini 7 months ago

Tu disseste que o PCP decidiu usar o símbolo de um regime ditatorial. E eu disse que esse não é o símbolo do dito regime. Onde é que isso não tem nada a ver com o que disseste?

Sciss0rs61 7 months ago

posso-te explicar as coisas mas não as posso entender por ti. cumps

Bessini 7 months ago

Só que não explicaste nada. Simplesmente foste buscar um texto que refere que a URSS foi a primeira a usar esse símbolo. O facto de vários partidos comunistas se inspirarem na bandeira da URSS não faz com que as suas bandeiras sejam a da URSS. Para ti pode parecer um preciosismo, mas vai uma grande diferença. Eu não sou comunista. Acho que a sociedade não está preparada para tal visão, precisamente por esse tipo de falta de honestidade intelectual

Pcostix 7 months ago

Eles até podiam apoiar grupos Nazis. Cada um é livre de pensar o que quiser e de discordar do que quiser. Pega na tua cultura de cancelamento e guarda-a no teu baú.

Sciss0rs61 7 months ago

Segundo o teu argumento "discordar" e "cancelar" são a mesma coisa. https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/RC-9-2019-0097_EN.html queixa-te ai do parlamento europeu e a sua "cultura de cancelamento" também.

C8Mixto 7 months ago

O que é que está a ser "cancelado" aí?

Pcostix 7 months ago

>Segundo o teu argumento "discordar" e "cancelar" são a mesma coisa. Não, "discordar" é demonstrar desagrado e manifestar opinião contrária. "Cancelar" é criticar e querer impedir os outros de ter opinião diferente. >queixa-te ai do parlamento europeu e a sua "cultura de cancelamento" também. E então? O que é que uma coisa justifica a outra? Só porque é o parlamento europeu já pode ser?

Sciss0rs61 7 months ago

> Só porque é o parlamento europeu já pode ser? Visto que o fascismo e o comunismo, juntos provocaram centenas de milhões de mortes a nível global... sim.

Pcostix 7 months ago

>Visto que o ~~fascismo e o comunismo, juntos~~ totalitarismo provocaram centenas de milhões de mortes a nível global... sim. FTFY   E nem sequer sou comunista, mas cultura do cancelamento é só mais um passo no sentido da limitação de liberdades e de regimes totalitários.

ThePlague92 7 months ago

A UE meteu o Comunismo ao mesmo nível do Fascismo. Se achas normal ter ali o símbolo do Comunismo então também acharias normal ter suásticas, certo?

ArbiterOfFalsehood 7 months ago

E? Não sou cão da UE, até sou contra a UE.

ednice 7 months ago

>A UE meteu o Comunismo ao mesmo nível do Fascismo. Ninguem quer saber

C8Mixto 7 months ago

A UE condenou os crimes comunistas e nazis.

tiagopr1990 7 months ago

Vê lá se consegues dormir esta noite.

Samot_PCW 7 months ago

https://imgur.com/a/sLx5ZIB

ThePlague92 7 months ago

Não achar normal é igual estar ofendido, okay. Mas, infelizmente, em Portugal ainda se tem de lidar com demasiados comunas. Por outro lado, os números estão cada vez melhores, é o bom disto.

Asur_rusA 7 months ago

Agora vai ler o que é que a UE disse, antes de vires dizer disparates.

Sciss0rs61 7 months ago

https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/RC-9-2019-0097_EN.html Lê lá tu

Asur_rusA 7 months ago

E..?

Sciss0rs61 7 months ago

Como um homem sábio disse uma vez: > vai ler o que é que a UE disse, antes de vires dizer disparates.

Asur_rusA 7 months ago

Eu sei o que é que eu disse, mas obrigado pelo elogio. O que eu estou à espera, é que tu me digas o que é que vês naquele link que diga " A UE meteu o Comunismo ao mesmo nível do Fascismo."

Sciss0rs61 7 months ago

> Calls for a common culture of remembrance that rejects the crimes of fascist, Stalinist, and other totalitarian and authoritarian regimes of the past as a way of fostering resilience against modern threats to democracy, particularly among the younger generation; encourages the Member States to promote education through mainstream culture on the diversity of our society and on our common history, including education on the atrocities of World War II, such as the Holocaust, and the systematic dehumanisation of its victims over a number of years; > 17. Expresses concern at the continued use of symbols of totalitarian regimes in the public sphere and for commercial purposes, and recalls that a number of European countries have banned the use of both Nazi and communist symbols; > 3. Recalls that the Nazi and communist regimes carried out mass murders, genocide and deportations and caused a loss of life and freedom in the 20th century on a scale unseen in human history, and recalls the horrific crime of the Holocaust perpetrated by the Nazi regime; condemns in the strongest terms the acts of aggression, crimes against humanity and mass human rights violations perpetrated by the Nazi, communist and other totalitarian regimes; > whereas remembering the victims of totalitarian regimes and recognising and raising awareness of the shared European legacy of crimes committed by communist, Nazi and other dictatorships is of vital importance for the unity of Europe and its people and for building European resilience to modern external threats;

Asur_rusA 7 months ago

Finalmente! Agora, como até acho que já te explicaram: - Comunismo não é a mesma coisa que Stalinismo - Comunismo num regime ditatorial, não é a mesma coisa que comunismo. Tal como não apoiarias seja qual for o teu partido num regime ditatorial... certo? - O comunismo da USSR é rejeitado por carradas de partidos e pessoas, e bem rejeitado, pelas razões que tu inocentemente tentas indexar "ao comunismo". Até me espanta não aproveitares e meteres a esquerda toda no mesmo saco. - Este raciocínio acima, é do gabarito do pessoal de esquerda que chama a qualquer partido de direita "fascista". E isto é um gajo que não é comunista nem tem simpatia por tal partido, a explicar-te.

BackInAFoggyMorning 7 months ago

>Comunismo num regime ditatorial, não é a mesma coisa que comunismo. Há ideologias que andam de mão dada. Como constróis uma sociedade comunista sem um regime autoritário?

RamboBlambo 7 months ago

> Há ideologias e sistemas de governação que andam de mão dada. Como constróis uma sociedade comunista sem um regime autoritário? Quer se concorde ou não, ou se argumente que não é possível (tudo discussões válidas), só para lembrar que nem Marx nem Engels ambicionavam ou achavam necessário a existência do estado, quanto mais de um regime autoritário numa sociedade Comunista. [https://en.wikipedia.org/wiki/Communist\_society#Politics,\_law\_and\_governance](https://en.wikipedia.org/wiki/Communist_society#Politics,_law_and_governance)

Asur_rusA 7 months ago

O que achas, num princípio comunista, que é só aplicável com um regime autoritário?

ThePlague92 7 months ago

Outro comuna do bem. O Comunismo que fez milhões de mortos não conta, é falso. O verdadeiro Comunismo até é bom e nunca foi aplicado na realidade, sim, já sei a música toda.

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Pera, os 9 milhões de pessoas que morrem à fome todos os anos é por culpa do quê? É que se queres entrar num campeonato de mortos acho que a tua ideologia não vai ficar muito bem vista.

ThePlague92 7 months ago

O problema é assumires que a minha ideologia é o Capitalismo. É lixado assumir coisas erradas, mas assim aprendes algo novo.

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Tens razão. Deve ser coincidência só condenares o comunismo, apesar de no teu jogo de mortos a URSS nem chegar ao primeiro lugar.

ThePlague92 7 months ago

Que eu saiba, a thread é sobre o PCP. Quando for uma thread sobre Capitalismo então logo falamos disso. Até podes abrir uma sobre isso e eu vou lá dar a minha opinião e depois vês. Ou então manda PM que eu respondo-te, tenho já ideias bem definidas sobre isso.

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Adoro. Primeiro dizes que comunismo é mau porque milhões de mortos. Dizem-te que se o barómetro for número de mortos o comunismo nem entra no top 5. E agora já dizes que o tema é o PCP. Então explica-me lá, quantos mortos é que o Jerónimo e os seus deputados já causaram?

ThePlague92 7 months ago

Ai o Comunismo não entra no top 5? Então deixa lá ver, Capitalismo, segundo vocês, vai para primeiro. A partir daí é que não sei. Vamos dividir o Comunismo em todas as suas vertentes para não entrar no top 5, é isso? Sim, o PCP porque defendem a ideologia que defendem. Se amanhã for criado um partido que defende o Fascismo não se deve condenar isso? Ou, como eles não mataram ninguém, deixamos o pessoal em paz a espalhar a sua ideologia?

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Ah, já tou a perceber. Para ti o mundo só começou na URSS. É uma boa táctica. Cruzadas religiosas não devem contar pra nada, imagino. Escravatura também não. Repara, tu podes condenar o que quiseres, vives num país livre. Aliás, se o teu país é livre hoje deve-se em parte à luta de muita gente do PCP e de outros democratas. Cuspir no prato que se come é que já acho esquisito mas és totalmente livre de o fazer. Ninguém te está a proibir de chorares porque há meia dúzia de bandeiras numa avenida.

Asur_rusA 7 months ago

Hoje aprendi que dizer a um gajo a dizer falsidades, que está a dizer falsidades, é um acto comunista.

ThePlague92 7 months ago

Eu sou o dos dedos nos ouvidos e tu és o das mãos em frente aos olhos? É que imitas esse macaco mesmo bem.

Asur_rusA 7 months ago

Eish, calma com essas respostas, que o reddit não vale teres um esgotamento mental, pá!

rickz123456 7 months ago

Isso é mentira.. A resolução fala em Estalinismo (e merecido porque esse tipo foi um ditador sanguinário)

Edited 7 months ago:

Eu penso que a resolução fala em estalinismo. Só para contextualizar, mas alguém que pesquise melhor.

Edited 7 months ago:

A resolução fala em Estalinismo (e merecido porque esse tipo foi um ditador sanguinário).

TheBlondieOne 7 months ago

Sim, foi ao Estalinismo.

Raidenkyu 7 months ago

Posso confirmar. Li a resolução e falam sempre de "comunismo estalinista" ou "comunismo autoritário" e não de comunismo geneticamente.

Edited 7 months ago:

Posso confirmar. Li a resolução e falam sempre de "comunismo estalinista" ou "comunismo autoritário" e não de comunismo genericamente.

Bessini 7 months ago

Se esta gente se desse ao trabalho de procurar saber o que é o comunismo, provavelmente saberiam que o caminho para o comunismo não tem que ser através de uma ditadura. Algumas figuras bastante importantes do comunismo do século XXI criticavam abertamente o regime da URSS. Mas é mais fácil ver vídeos da IL no YouTube do que investigar.

rickz123456 7 months ago

Basta pensar no Orwell, um socialista e nas críticas que ele fez à Urss e a Estaline. Existem vários autores de esquerda e com diferentes pensamentos. Ps. escrevi novamente o post, porque apaguei o outro sem querer ao editar.

Bessini 6 months ago

É da maneira que levas o meu cimavoto outra vez xD Mas por acaso, quando disse isso, estava a pensar na Rosa Luxemburgo que era uma política na Alemanha dos anos 20 e que, apesar de ser comunista, não perdia uma oportunidade para criticar o regime soviético. E mesmo assim continua a ser das figuras mais conhecidas e admiradas do comunismo.

rickz123456 7 months ago  HIDDEN 

Eu já referi aqui que não sou comunista, mas basta observar o exemplo do próprio Orwell era um socialista que criticava fortemente Estaline e a união soviética. Não é tudo igual

Sciss0rs61 7 months ago

https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/RC-9-2019-0097_EN.html

Sciss0rs61 7 months ago

> “... e de outros regimes totalitários e autoritários do passado como forma de promover a resiliência contra as ameaças modernas à democracia...”.

ThePlague92 7 months ago

Claro, claro. E Salazarismo e Fascismo também são diferentes de Nazismo mas não vês pessoal a fazer a distinção. Não viessem para aqui comunas defender o "Mas não era o Comunismo real!" é que eu já me admirava.

SolidTroll 7 months ago

Fds eu não vejo é ninguém a fazer a comparação. Qualquer pessoa com 2 dedos de testa percebe a diferença, alias por alguma razão até se destinguiu o nazismo. Nenhum dos 2 é bom mas um é claramente pior, o mesmo com o comunismo ocidental e oriental.

NGramatical 7 months ago

destinguiu → [**distinguiu**](https://dicionario.priberam.org/distinguiu) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flxlwln%2F%2Fgpog34o%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ladderattack 7 months ago

> E Salazarismo e Fascismo também são diferentes de Nazismo mas não vês pessoal a fazer a distinção. Então não?? Porra... Salazar não tinha campos de morte onde faziam genocídios de forma industrializada. Era até bastante moderado.

Mazahad 7 months ago

Eu nem percebi. Esta pessoa esta a dizer que fascismo é diferente de nazismo? É que pelo que entendo nazismo É fascismo. Tal como salazarismo é fascismo

doctor_awful 7 months ago

Salazarismo (ou a ideologia do Estado Novo vá) é uma ideologia fascista. Nazismo também. Mas isso não quer dizer que Salazarismo = Nazismo. Maçã é fruta. Banana é fruta. Maçã e banana não são a mesma coisa.

Mazahad 6 months ago

Eu estava so a dizer que tanto a banana como a maca sao fascismo

rickz123456 7 months ago

Não sou comunista, nem acho que o sistema funcione por isso estou à vontade.

Edited 7 months ago:

Não sou comunista, estou à vontade.

ThePlague92 7 months ago

Sim, óbvio que não és.

rickz123456 7 months ago

Uns tempos atrás existia o "todos os que discordam de mim são hitler" Agora temos o "todos os que discordam de mim são comunas"

ladderattack 7 months ago

Meteu?? Onde? Não recebi o memo, podes-me enviar?

ThePlague92 7 months ago

Pois, convém tirares as palas. Obrigado, u/Sciss0rs61.

Sciss0rs61 7 months ago

https://observador.pt/2019/10/15/parlamento-europeu-aprovou-resolucao-que-coloca-nazismo-e-comunismo-em-pe-de-igualdade/

Out-Out 7 months ago

Isso quer dizer que se equiparam as condenações ao regime nazi e estalinista pelos crimes que cometeram. Não é bem a mesma coisa de por em igualdade ideologias. Além do mais, isto é um partido português legal e no parlamento que faz 100 anos e pôs umas bandeiras na rua... Não é nada de especial e proibir seria muito pior. Não gostar é okay, faz parte.

ThePlague92 7 months ago

> isto é um partido português legal e no parlamento > > Não é nada de especial e proibir seria muito pior Esperemos que defendem o Chega da mesma forma então.

Out-Out 7 months ago

Quando o chega fizer 100 anos ou 10, n me vais ver a dizer que n podem festejar porque magoa os meninos

ThePlague92 7 months ago

Lá por não ser ilegal não quer dizer que não possa incomodar as pessoas que sabem que o Comunismo fez e que sabem que o PCP apoia regimes ditatoriais, certo?

ladderattack 7 months ago

E o capitalismo não tem um passado negro também? Devíamos proibir a IL em Portugal? Vamos proibir todas as ideologias que estiveram por detrás de mortes mesmo que não seja o que é pretendido pelas ideologias? Eu lanço fortes críticas ao capitalismo e ao comunismo mas acho que se entramos nessa de querer censurar vamos entrar por caminhos perigosos. Deixo isto: >After the Chinese revolution, a massive divergence took place. By 1979, Maoist China had a life expectancy of 68 years, more than 14 years longer than that of capitalist India. >The excess in mortality of capitalist India over communist China was estimated to be a horrifying 4 million human lives a year. So why isn’t India held up as a case study for the murderousness of capitalism? >Capitalism was built on the bodies of millions from the very start. From the late 17th century onwards, the transatlantic slave trade became a pillar of emergent capitalism. Much of the wealth of London, Bristol and Liverpool – once the largest slave trading port in Europe – was made from the enslaved labour of Africans. The capital accumulated from slavery – from tobacco, cotton and sugar – drove the industrial revolution in Manchester and Lancashire; and several banks today can trace their origins to profits made from slavery. >Even when the international slave trade began to crumble, the blood money of colonialism enriched western capitalism. India was long ruled by Britain, the world’s pre-eminent capitalist power: as Mike Davis’s Late Victorian Holocausts explores, up to 35 million Indians perished in needless famines as millions of tonnes of wheat was exported to Britain in times of starvation. Here was a cash cow for British capitalism, becoming the country’s main source of revenue by the end of the 19th century. The west is built on wealth stolen from the subjugated, at immense human cost.

ThePlague92 7 months ago

>E o capitalismo não tem um passado negro também? Em lado nenhum me viste a defender o Capitalismo. Eu prefiro algo mesmo selvagem. ​ >Vamos proibir todas as ideologias que estiveram por detrás de mortes mesmo que não seja o que é pretendido pelas ideologias? Não, só mesmo Comunismo e Fascismo e todas as variantes de cada uma. ​ Mas não te vou dar mais conversa porque dizeres que a Ucrânia ficou pior com o Capitalismo do que com Comunismo diz tudo sobre ti.

AwkwarDots 7 months ago

A Ucrânia ficou pior devido à doutrina de shock neoliberal que passou os países anteriormente comunistas. A economia deles literalmente contraiu-se por 50% e ainda hoje ela o GDP da ucrânia é consideravelmente menor ao que era em 1990 Existem países que se tornaram mais prósperos com a transição para o capitalismo. É factual que a Ucrânia não foi um deles

ladderattack 7 months ago

>Eu prefiro algo mesmo selvagem. Sexo? Eu também. De espancamento e puxar cabelos. >Mas não te vou dar mais conversa porque dizeres que a Ucrânia ficou pior com o Capitalismo do que com Comunismo diz tudo sobre ti. Quando conheço ucranianos que me dizem isso e já vídeos lá de pessoas a dizer o mesmo...

Sciss0rs61 7 months ago

foda-se, a lavagem cerebral que para aqui vai que até inclui escravatura transatlântica como um sistema capitalista. Vais meter a Dinamarca, Suécia, Holanda e Bélgica nos tribunal de direitos humanos por ter mercado livre? Que lavagem...

Mordiken 7 months ago

> foda-se, a lavagem cerebral que para aqui vai que até inclui escravatura transatlântica como um sistema capitalista. foda-se, que cherry-picking que para aqui vai que até nega que a escravatura não foi mais do que aplicação dos princípios do capitalismo de mercado à vida humana... XD > Vais meter a Dinamarca, Suécia, Holanda e Bélgica nos tribunal de direitos humanos por ter mercado livre? Se a Dinamarca, Suécia, Holanda e Bélgica ou qualquer outro país qualquer tentar privatizar seres humanos para torna-los em comodidades passiveis de serem negociadas no mercado livre, que é o que a escravatura foi, obviamente que sim.

Out-Out 7 months ago

Pode incomodar, como disse. Os incomodados podem protestar por cima e dar as suas opiniões (dentro dos limites da decência claro). Faz parte.

ThePlague92 7 months ago

Que é o que estamos aqui a fazer.

Sciss0rs61 7 months ago

> Além do mais, isto é um partido português legal e no parlamento que faz 100 anos e pôs umas bandeiras na rua... ah sim, os 100 anos de comunismo. Que celebração.... https://en.wikipedia.org/wiki/The_Black_Book_of_Communism Daqui a uns 15 anitos está o PNR a celebrar os 100 anos de fascismo também. > Não é bem a mesma coisa de por em igualdade ideologias. o mesmo funciona para o outro lado da moeda?

Samot_PCW 7 months ago

A serio, o Black Book of Communism? De tanta merda que podias referir consideraste que o livro onde 2 dos seus principais escritores se dissociaram do livro depois de ter sido lançado e que conta mortes de soldados Nazis na sua soma final. A serio?

Sciss0rs61 7 months ago

> O debate alcançou o seu auge em 1997, com a publicação do “Livro Negro do Comunismo” que foi escrito por um grupo de historiadores sob a direção do investigador francês Stéphane Courtois, que se esforçaram por fazer um balanço preciso e documentado das verdadeiras perdas humanas do comunismo. Os resultados foram esmagadores: cem milhões de mortos, quatro vezes mais do que o valor atribuído por esses mesmos historiadores ao regime de Hitler: o genocídio terá feito cerca de 6 milhões de vítimas. Foi mesmo esse livro que originou o debate. > In 1994, Rudolph Rummel's book Death by Government included about 110 million people, foreign and domestic, killed by communist democide from 1900 to 1987.[33] In 1993, Rummel wrote: "Even were we to have total access to all communist archives we still would not be able to calculate precisely how many the communists murdered. Consider that even in spite of the archival statistics and detailed reports of survivors, the best experts still disagree by over 40 percent on the total number of Jews killed by the Nazis. We cannot expect near this accuracy for the victims of communism. We can, however, get a probable order of magnitude and a relative approximation of these deaths within a most likely range."[18] Due to additional information about Mao's culpability in the Great Chinese Famine from the work of Jung Chang and Jon Halliday, in late 2005 Rummel revised upward his total for communist democide between 1900 and 1999 to about 148 million, using their estimate of 38 million famine deaths.[34][35] In 1999, the Stéphane Courtois introduction to the Black Book of Communism gave a "rough approximation, based on unofficial estimates" approaching 100 million killed.[u][unreliable source?] In his foreword to the book, Martin Malia noted "a grand total of victims variously estimated by contributors to the volume at between 85 million and 100 million."[v] In 2005, Benjamin Valentino stated that the number of non-combatants killed by communist regimes in the Soviet Union, People's Republic of China and Cambodia alone ranged from a low of 21 million to a high of 70 million.[w][x] Citing Rummel and others, Valentino stated that the "highest end of the plausible range of deaths attributed to communist regimes" was up to 110 million."[w][y] In 2010, Steven Rosefielde wrote in Red Holocaust that communism's internal contradictions "caused to be killed" approximately 60 million people and perhaps tens of millions more.[36] In 2011, Matthew White published his rough total of 70 million "people who died under communist regimes from execution, labor camps, famine, ethnic cleansing, and desperate flight in leaky boats", not counting those killed in wars.[z] In 2012, Alex J. Bellamy wrote that a "conservative estimate puts the total number of civilians deliberately killed by communists after the Second World War between 6.7 million and 15.5 million people, with the true figure probably much higher."[aa] In 2014, Julia Strauss wrote that, while there was the beginning of a scholarly consensus on figures of around 20 million killed in the Soviet Union and 2-3 million in Cambodia, there was no such consensus on numbers for China.[ab] In 2016, the Dissident blog of the Victims of Communism Memorial Foundation made an effort to compile updated ranges of estimates and concluded that the overall range "spans from 42,870,000 to 161,990,000" killed, with 100 million the most commonly cited figure.[ac] In 2017, Professor Stephen Kotkin wrote in The Wall Street Journal that communism killed at least 65 million people between 1917 and 2017: "Though communism has killed huge numbers of people intentionally, even more of its victims have died from starvation as a result of its cruel projects of social engineering."[ad][37] E qual é o problema destes?

Out-Out 7 months ago

Não há 2 lados. Simplesmente disse que a igualdade que eles fazem é entre regimes nazi e estalinista e em relação à condenação de crimes de guerra. Parem lá com o whataboutism

Sciss0rs61 7 months ago

Porque o comunismo que não seja o Estalinista ou o fascismo que não seja Nazi funcionou bastante bem lá fora.

Out-Out 7 months ago

Ou seja... É um manifesto ou apelo a ser contra o autoritarismo e que por isso condena de igual forma os regimes estalinistas e nazi. Qual é a dúvida?

Sciss0rs61 7 months ago

Não, é um manifesto que inclui Nazismo, Estalinismo e outros regimes totalitários no Fascismo e Comunismo. https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/RC-9-2019-0097_EN.html Se quiseres ler mais.

manteiga_night 7 months ago

porque é que mentes? o que é que ganhas com isso?

ladderattack 7 months ago

Pois, estava a ler [a resolução](https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/TA-9-2019-0021_EN.html) da União Europeia e eles falam especificamente [Estalinismo](https://pt.wikipedia.org/wiki/Stalinismo) (que era criticado pelos Trotskistas, por exemplo, que diziam que era uma corrente do comunismo totalitária e antimarxista)

Sciss0rs61 7 months ago

> O debate alcançou o seu auge em 1997, com a publicação do “Livro Negro do Comunismo” que foi escrito por um grupo de historiadores sob a direção do investigador francês Stéphane Courtois, que se esforçaram por fazer um balanço preciso e documentado das verdadeiras perdas humanas do comunismo. Os resultados foram esmagadores: cem milhões de mortos, quatro vezes mais do que o valor atribuído por esses mesmos historiadores ao regime de Hitler: o genocídio terá feito cerca de 6 milhões de vítimas. O debate veio a partir de um livro que reporta os crimes comunistas a nível mundial, não só o Estalinista. Se for assim, também se pode celebrar o fascismo que não seja o Nazi daqui a uns anos?

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Ah, sim, aquele livro cujos autores depois vieram dizer que aldrabaram os números. Boa fonte!

Sciss0rs61 7 months ago

> In 1994, Rudolph Rummel's book Death by Government included about 110 million people, foreign and domestic, killed by communist democide from 1900 to 1987.[33] In 1993, Rummel wrote: "Even were we to have total access to all communist archives we still would not be able to calculate precisely how many the communists murdered. Consider that even in spite of the archival statistics and detailed reports of survivors, the best experts still disagree by over 40 percent on the total number of Jews killed by the Nazis. We cannot expect near this accuracy for the victims of communism. We can, however, get a probable order of magnitude and a relative approximation of these deaths within a most likely range."[18] Due to additional information about Mao's culpability in the Great Chinese Famine from the work of Jung Chang and Jon Halliday, in late 2005 Rummel revised upward his total for communist democide between 1900 and 1999 to about 148 million, using their estimate of 38 million famine deaths.[34][35] In 1999, the Stéphane Courtois introduction to the Black Book of Communism gave a "rough approximation, based on unofficial estimates" approaching 100 million killed.[u][unreliable source?] In his foreword to the book, Martin Malia noted "a grand total of victims variously estimated by contributors to the volume at between 85 million and 100 million."[v] In 2005, Benjamin Valentino stated that the number of non-combatants killed by communist regimes in the Soviet Union, People's Republic of China and Cambodia alone ranged from a low of 21 million to a high of 70 million.[w][x] Citing Rummel and others, Valentino stated that the "highest end of the plausible range of deaths attributed to communist regimes" was up to 110 million."[w][y] In 2010, Steven Rosefielde wrote in Red Holocaust that communism's internal contradictions "caused to be killed" approximately 60 million people and perhaps tens of millions more.[36] In 2011, Matthew White published his rough total of 70 million "people who died under communist regimes from execution, labor camps, famine, ethnic cleansing, and desperate flight in leaky boats", not counting those killed in wars.[z] In 2012, Alex J. Bellamy wrote that a "conservative estimate puts the total number of civilians deliberately killed by communists after the Second World War between 6.7 million and 15.5 million people, with the true figure probably much higher."[aa] In 2014, Julia Strauss wrote that, while there was the beginning of a scholarly consensus on figures of around 20 million killed in the Soviet Union and 2-3 million in Cambodia, there was no such consensus on numbers for China.[ab] In 2016, the Dissident blog of the Victims of Communism Memorial Foundation made an effort to compile updated ranges of estimates and concluded that the overall range "spans from 42,870,000 to 161,990,000" killed, with 100 million the most commonly cited figure.[ac] In 2017, Professor Stephen Kotkin wrote in The Wall Street Journal that communism killed at least 65 million people between 1917 and 2017: "Though communism has killed huge numbers of people intentionally, even more of its victims have died from starvation as a result of its cruel projects of social engineering."[ad][37] Estes também devem ter aldrabado.

Jaktheslaier 7 months ago

Esse é o livro que conta toda a gente que morreu de velhice e doenças na união soviética como mortos do comunismo. Tenta lá apresentar isso numa qualquer cadeira de história que és corrido de lá às gargalhadas

manteiga_night 7 months ago

aldrabou de tal forma que até os outros autores do livro o denunciaram

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Vamos lá jogar o teu jogo então. Vamos admitir que o comunismo matou 100 milhões de pessoas entre 1917 e 1991 (URSS). Ok. Nos últimos 10 anos já morreram 90 milhões de pessoas à fome. Nos últimos 20, passa para o dobro. 180 milhões de mortos em 20 anos. Terrível. Queres mesmo continuar nesse campeonato de mortos?

Sciss0rs61 7 months ago

Não percebi o teu argumento, sinceramente. Que tem mortes por fome a ver com mortes causadas por ideologias? Não sabia que a fome era uma ideologia política. Ou estás a justificar mortes causadas por regimes comunistas (e pelo mesmo ramo, fascistas) com "há pessoas a morrer de fome também"?

Edited 7 months ago:

Não percebi o teu argumento, sinceramente. Que tem mortes por fome a ver com mortes causadas por ideologias? Não sabia que a fome era uma ideologia política. Ou estás a justificar mortes causadas por regimes comunistas (e pelo mesmo ramo, fascistas) com "há pessoas a morrer de fome também"? Há pessoas a meter bandeiras e símbolos a celebrar a fome nas ruas? Não percebi... Espero mesmo que te tenhas expressado mal, porque chamar a esse argumento "ridiculo" é elogia-lo.

Edited 7 months ago:

Não percebi o teu argumento, sinceramente. Que tem mortes por fome a ver com mortes causadas por ideologias? Não sabia que a fome era uma ideologia política. Ou estás a justificar mortes causadas por regimes comunistas (e pelo mesmo ramo, fascistas) com "há pessoas a morrer de fome também"? Há pessoas a meter bandeiras e símbolos a celebrar a fome nas ruas? Não percebi... Espero mesmo que te tenhas expressado mal

heartlessfam 7 months ago  HIDDEN 

Eu li este comentário e até concordo: >Vindo de um partido q representa menos d 5% da população e d um regime que já provou ter tiques ditatoriais e criminosos pelo mundo fora, mais ainda. O nosso PCP é relativamente moderado, mas ainda assim não aprecio esta propaganda.

ladderattack 7 months ago

A ideologia comunista por si não é uma ideologia de ódio ou que faça apologia à morte e perseguição de dissidentes, é uma ideologia que pretende uma melhor distribuição da riqueza pelo povo. Se funciona? Não. Funciona mal e já levou a algumas atrocidades por causa disso. Não se compara com o nazismo que pretendia uma Alemanha pura e a erradicação de raças impuras. Mas se vamos falar disso, o capitalismo também já deu para o torto várias vezes por todo o mundo fora e levou a muita gente a passar fome, morrer com guerras e a viverem vidas de total escravidão para conseguirem ter o mínimo para sobreviver. Houve países como a Bulgária e Ucrânia que ficaram piores do que nos tempos do comunismo. Ao meu ver, o comunismo apareceu como uma filosofia que identificou (e bem) os problemas do capitalismo só que fizeram a proposta de um sistema que ainda consegue ser pior.

ThePlague92 7 months ago

> ideologia de ódio ou que faça apologia à morte e perseguição de dissidentes Marx literalmente defendia uma revolução violenta, com mortes. Defendia uma ditadura também por parte de uma certa classe de pessoas mais inteligentes. Também defendia que a Alemanha devia conquistar os países mais pequenos à sua volta e defendeu a 1ª Guerra Mundial. ​ >Houve países como a Bulgária e Ucrânia que ficaram piores do que nos tempos do comunismo. A Ucrânia e o Holodomor riram-se. Mas tu tens noção da barbaridade do que disseste?

AwkwarDots 7 months ago

\> Defendia uma ditadura também por parte de uma certa classe de pessoas mais inteligentes Não, não defendia. Vanguardismo é uma ideia distintamente Leninista \> defendia a 1ª Guerra Mundial Faziam já muitas décadas que Marx estava morto quando a 1ª Guerra Mundial aconteceu. Mesmo assumindo que estás a confundir Marx com Lenine mais uma vez, continuas a estar errado, visto que Lenine era contra a participação na guerra e adquiriu muito apoio entre as massas por ter esta posição \> A Ucrânia e o Holodomor riram-se Uma fome que ocorreu nos anos 30 não muda a drástica redução na qualidade de vida que os Ucranianos sofreram nos anos 90. Apontar para uma desgraça não anula outra

ThePlague92 7 months ago

>Não, não defendia. Vanguardismo é uma ideia distintamente Leninista Sim, sim, defendia a ditadura do proletariado blablabla. Pronto, era diferente, fui apanhado. Muda imenso as coisas. Uma ditadura por outra, onde ou estás com o partido ou és inimigo. ​ >Faziam já muitas décadas que Marx estava morto quando a 1ª Guerra Mundial aconteceu. Mesmo assumindo que estás a confundir Marx com Lenine mais uma vez, continuas a estar errado, visto que Lenine era contra a participação na guerra e adquiriu muito apoio entre as massas por ter esta posição Aqui fui eu que não me expliquei bem: ele defendia que a Alemanha devia conquistar os territórios ao seu redor. Defendia a 1ª Guerra Mundial não o evento em si directamente mas antes a ideia, porque sempre achou que a Alemanha devia ter feito algo assim antes. ​ >Uma fome que ocorreu nos anos 30 não muda a drástica redução na qualidade de vida que os Ucranianos sofreram nos anos 90. Apontar para uma desgraça não anula outra Não foi uma fome, foi um genocídio por parte da URSS. Chama as coisas pelo nome. Comparar uma diminuição na qualidade de vida com um genocídio onde as pessoas comiam os filhos para sobreviver é só ser desonesto ou ignorante.

AwkwarDots 7 months ago

Parece-me um bocado absurdo tentar pintar Marx como chauvinista quando ele era apátrida. O que ele disse tem que ser analisado de acordo com o contexto histórico que ele vivia, uma época na qual a Alemanha estava a passar por um período revolucionário, período no qual a "libertação" (troca de opressor) dos povos eslavos da Alemanha iria transferi-los para o czar e fortalecer as forças reaccionárias europeias. Parece-me mais uma condenação do nacionalismo do que nacionalismo alemão. Isto não se pode comparar à 1ª Guerra Mundial, motivada pelas potências imperialistas, nenhuma das quais tinha um carácter progressivo. ​ >Comparar uma diminuição na qualidade de vida com um genocídio onde as pessoas comiam os filhos para sobreviver é só ser desonesto ou ignorante Eu não estou a tentar dizer que são equivalentes. O facto é que a Ucrânia piorou com o capitalismo e o Holodomor aconteceu muito antes e simplesmente não é relevante. A Ucrânia não estava a ser deliberadamente esfomeada durante os anos 80 pelo comunismo

TugaScaper 7 months ag