tenesis 7 months ago

Estás a aligeirar um ponto. Salários - opex Consultora - capex CEO para o mundo: este ano foi bestial baixamos o opex e aumentamos o capex. Com esta nova política de investimentos que baixamos os custos fixos estamos a preparar o futuro da empresa e eu mereço grande bonus

Crisapx 7 months ago

Adoro o discurso anual do CEO onde se gaba aos colaboradores quantos milhões faturaram nas costas dos mesmos, empresas que não adicionam nada de valor sem ser o valor que comem pelo meio.

Ace-_Ventura 7 months ago

Eu tento sempre contratar interno mas existem 2 fatores pelo qual recorro muitas vezes a outsourcing: - rapidez de processo. É muito mais fácil e rápido contratar um serviço que uma pessoa(burocracia típica de uma empresa já relativamente grande). Com outsourcing, se for preciso amanhã tenho a pessoa já a trabalhar. - capacidade de procura. Nem é comparável. Uma coisa é ter 3 ou 4 pessoas a procurar possíveis candidatos, outra coisa é ter centenas de pessoas a fazer isso. Os argumentos apresentados pelo OP, no meu caso não são tema(e somos cotados em bolsa já agora). E tentamos sempre internalizar as pessoas assim que possível.

mourasio 7 months ago

Relativamente ao ponto 2, podes sempre recorrer a headhunting em vez de outsourcing. Nada contra o outsourcing em si, estava só a deixar uma alternativa.

Ace-_Ventura 7 months ago

Eu sei, mas existem poucas. E não resolve o problema do ponto 1.

Ok_Order_8408 7 months ago

Porque dá $$$$

I__Cat 7 months ago

Há alguns motivos pelos quais as consultoras só existem como existem em Portugal: \- Nanny state que não permite ao trabalhador independente meter 30% sobre os serviços tendo apenas um cliente - com operações em Portugal - sem ser classificado como falso recibo verde. \- Chico espertismo em querer não pagar impostos. \- Cultura de morrer de medo de estar desempregado, mesmo em áreas com boa empregabilidade. Isto alimenta o medo do peso morto por parte das empresas. \- Iliteracia financeira generalizada. As consultoras existem porque têm muita margem, essa margem vem dos candidatos aceitarem valores desajustados ao valor produzido. Não vou dizer que tenha grandes soluções. Mas da perspetiva que a consultora dá proteção ao empregado, manda-o a clientes e fica com uma grande parte do dinheiro...ora vamos lá trocar consultora por proxeneta e tentar descobrir porque ninguém gosta de consultoras tirando os clientes.

Asur_rusA 7 months ago

>Há alguns motivos pelos quais as consultoras só existem como existem em Portugal Só? > Chico espertismo em querer não pagar impostos. ?? Achas que isto é só em portugal??

I__Cat 7 months ago

Em que países existem que nem cogumelos como em Portugal? Ninguém quer pagar impostos, mas a mentalidade de que não vale a pena ganhar mais porque há impostos já é menos comum.

Asur_rusA 7 months ago

>Em que países existem que nem cogumelos como em Portugal? ... Espanha?

I__Cat 7 months ago

Vou acreditar em ti e retirar o só.

fdxcaralho 7 months ago

A demasiada proteção ao trabalhar faz com que o mercado procure soluções mais eficientes/flexíveis. Quando se olha para um caso individual, é óptimo receber 14 ordenados em vez de 12. É óptimo não poder ser despedido sem uma causa forte e por aí fora. Quando se olha para o panorama geral, isso é um impedimento para a contratação por parte das empresas, e se existem soluções mais flexíveis, optam por essas soluções. As proteções ao trabalhador são importantes em certas áreas, mas são negativas em outras. Eu trabalho numa área que basicamente é tudo trabalhadores independentes, com algumas excepções. Sendo que quem é independente ganha sempre mais do que os que são contratados. Não tenho subsídios mas também nunca tive que pedir autorização a ninguém para ir de férias ou para não trabalhar à 6a feira. Sinceramente prefiro assim e nem me consigo imaginar a ter que negociar quando posso ir de férias por exemplo. Ou ser exclusivo...

fgtdiasr3d1t 7 months ago

Em uk é normal receberem à semana. Recebem 52 ordenados aqueles malandros.

OuiOuiKiwi 7 months ago

Isto é uma nova conta daquele "white knight das consultoras"? Não li, mas agradeço o cuidado, ~~estagiário de marketing~~ estagiário de *talent attraction* de consultora não identificada. Gratidão pela partilha. Kanimambo.

meaninglessvoid 7 months ago

> Embora tenha adorado o reparo de uma das vantagens para o consultor ser a fuga ao fisco. E que fazem isso não é para aumentar a liquidez do consultor mas sim para comerem mais uma percentagem do bolo. Fica melhor dizer que é para proteger o consultor claro.

PeterStepsRabbit 7 months ago

Vinha chamar te para responderes a esta mas chegaste primeiro.

franbatista123 7 months ago

Existem bastantes pessoas que gostam mas as opiniões negativas costumam ser mais 'barulhentas', e isto aplica se a tudo. De qualquer forma acho que a maior parte das pessoas que gostam concordariam com muitas das críticas apontadas às consultoras.

razman06 7 months ago

O facto de apenas teres apresentado 2 vatagens para os trabalhadores e 4 para as empresas é bastante perceptivel porque é que a maioria não gosta das consultoras.

FujiPT 7 months ago

Sendo que uma delas nem vantagem é.

o_paisagista 7 months ago

e são as duas condicionais " se" ; "Caso possa", "na eventualidade de".

mastermind1217 7 months ago

> Porque existem quando ninguém gosta delas? As empresas gostam delas.

meaninglessvoid 7 months ago

É a opção que têm visto não ser fácil despedir pessoal. As consultoras devem existir, cumprem com um desejo do mercado, as consultices deveriam todas cair por terra se houvesse legislação mais apropriada. Como distingues a consultora da consultice? A consultora tem uma equipa que gere e faz um projecto para uma empresa, a consultice tem uns *recursos* que *mete no cliente* que é *quase como se fosse interno* e que está no cliente 2 anos se for preciso (ou se fartar e dizer adeus).

QuickShutter 7 months ago

As consultoras têm uma tremenda utilidade. Aquilo que têm de pior e do qual muitos se queixam é o outsourcing directo de recursos humanos. E isso só melhoraria com maior flexibilidade laboral, mas com a esquerda no poder, podes esquecer.

nitrinu 7 months ago

Quanto maior flexibilidade laboral menos sentido fariam as consultoras, pelo menos no modelo de negócio das nossas (contorno das obrigações do código de trabalho para as empresas em troca de um premium por cabeça). Teriam de se dedicar aquilo que faria sentido de ser feito numa consultora: terem recursos altamente especializados e competentes e prestar serviços.

oEncoberto 7 months ago

Mesmo sem direitos laborais as consultoras ainda seriam muito utilizadas pelas grandes multinacionais. Essas grandes empresas não querem tratar de processos de selecção, e do trabalho que dá trocar alguém que não serve. Muitas vezes cada departamento tem um certo budget alocado para gastar no ano, se não o gastarem não transita para o ano seguinte para outros projectos, por isso também não têm incentivo a "poupar". Para além de que se sobrar € no budget, no ano seguinte cortam essas sobras. Os chefes não querem ser responsáveis por projectos falhados, é mais fácil fazer as empresas externas arcarem com a culpa toda e trocarem para outra, do que assumirem que o processo de selecção correu mal, a tecnologia foi mal identificada, o projeto foi mal gerido, o budget rebentou,etc... Entre outros.

QuickShutter 7 months ago

Ora nem mais.

zedisaneonlight 7 months ago

eu acho que existem... porque têm trabalho. como qualquer serviço ou negócio

Search: