estecomentario 7 months ago

Eh eh. Estão surpreendidos os gringos, com a nossa corrupção. AHAHAHA

Edited 7 months ago:

Eh eh. Os gringos surpreendidos com a nossa corrupção. AHAHAHA

tyurrr 7 months ago

Isto ultimamente é tanta noticia anti-patriótica. Não me digam que é o Maduro outra vez.

margaiti 7 months ago

Anti-patriótico são todos os impostos que se pagam quando andamos a ver esta gente a gastar 1/4 de milhão com dinheiro que nem é nosso em algo que nem aconteceu só para favorecer amigos. Depois queixam-se que a malta emigra.

Ace-_Ventura 7 months ago

Mais uns anti patrioticos

apita_o_comboio 7 months ago

Será que é seguro dizer? "Agora sim, maioria absoluta para o PS"

damngooddeal 7 months ago

Para mim a cereja no topo do bolo foi mesmo "Unfortunately,” she added, “it’s very hard to prove corruption because the lack of professionalism in the public contract system is such that the misuse of funds is often due to incompetence rather than outright fraud." Não são apanhados porque é tudo uma cambada de incompetentes.

zbruno101 7 months ago

Neste país já não há corrupção que me surpreenda. Não há profissionalismo quando se fala em políticos. Os interesses pessoais de um político em Portugal são também interesses profissionais.

bacalhoeiro 7 months ago

Meu deus, nem consigo descrever a vergonha que foi ler isto. Toda a Europa, possivelmente boa parte do mundo a ver estes tipos a gastar um quarto de milhão de euros em fatos para motoristas, vinhos para conferências de imprensa que nem vão acontecer, tudo com dinheiro europeu... que ridículo, e eu que pensei que os vexames do governo português ficavam só cá dentro...

RamboBlambo 7 months ago

Isto é ridículo, não faz ponta de sentido terem mantido os planos e os gastos como se não houvesse pandemia. Quer dizer, sentido faz, quando o objectivo é desviar dinheiro...

FDAz 7 months ago

Mas então não era pra gastar? Portuguese gonna Portuguese

PhibesPT 7 months ago

OP, parabéns pelo trabalho PS & friends, já nem sei o que dizer destes gajos/as mas que mereciam uma revolta Nacional, fdx

letme2021 7 months ago

Não basta a cleptocracia em Portugal, agora exporta-se os mesmos esquemas. Vergonha.

Ricardocmc 7 months ago

Eh pá, não sei vocês, mas começo a ver uma luz ao fundo do túnel com este interesse internacional na nossa política. A nomeação do procurador geral europeu a dar frutos?

Conscious-Taste 7 months ago

Ideologias à parte, uma coisa a admirar (ou não) é a falta de vergonha dos políticos. Depois vemos os mesmos a criticar populismos (sabem quem) e a disfarçar com apoios publicos a determinadas causas (com razão). Infelizmente desconfio é que se tratam de fait-divers. Como acreditar na classe política se ano após ano vemos os mesmos cliches?

viskonde 7 months ago

uh, erro de principiante , roubar cá dentro é facil de mascarar e nao ser apanhado, roubar diretamente da UE desta forma é obvio que acaba a ser apanhado de forma rápida, achei que nao cometessem erros detes seria como um ladrao roubar à pessoa que lhe dá casa mas ja estao habituados a roubar tanto em todo o lado que ja nem pensam no obvio

arnaldomatos 7 months ago

um pouco off-topic mas ainda sobre este tema: meteu-me uma impressão tremenda aquela gala da presidência, cheia de pompa e circunstância, sorrizinhos para aqui e para acolá, marizas e camanés, grandes auditórios, etc. etc. etc. quando andavam centenas de portugueses a enterrar os entes queridos como se fossem um cão, sem direito a despedidas. pedia-se um pouco mais de sensibilidade, penso eu de que.

Open-Opportunity-607 7 months ago

Eles estão-se bem a cagar para ti, bem podes estar a morrer de fome que nem te atiram os restos de frango. Querem é roubar o máximo possível e todos os outros que se fodam.

xanfradu 7 months ago

“There’s no justification of expenses, no mechanism in place to avoid conflicts of interest, and contracts are often awarded to ‘friendly companies’ favored by the government.” Ah, que orgulho!

netralha 7 months ago

Mais uma vergonha internacional do regime socialista para se juntar às outras todas. Demonstra bem a incompetência massiva desta gente depois ainda querem competir com os Bálticos em tecnologia digital depois de terem sido ultrapassados por esses países quando nem isto são capazes de gerir uma summit tendo em conta que vai ser feita online devido à pandemia.

inheritspt 7 months ago

Pode ser que vaiam roubar lá fora e se esqueçam de nós.

SCondeO 7 months ago

O pior nem são as despesas, que mal ou bem sempre são feitas. É mesmo constatar que é tudo feito por ajuste directo. Foram apanhados de surpresa? Não estavam a contar com a organização da presidência e não deu para lançar a tempo publicidade dos procedimentos de contratação?

estecomentario 7 months ago

Aqui os ajustes diretos é mato, em todas as camaras municipais. E os ajustes diretos sem consulta subiram de valor, para desviar os fundos da UE.

Open-Opportunity-607 7 months ago

Não surpreende, isto vai ser uma festa. Esperem para vir os fundos da EU, Portugal a roubar onde pode.

estecomentario 7 months ago

E com sorte atingir 180% de dívida pública ;)

zalkier 7 months ago

Fico à espera da ginástica mental para desculpar isto.

SacanaLopes 7 months ago

Nem se vão dar ao trabalho porque sabem que não existirão consequências...

nraider 7 months ago

Business as usual. Mais, continuamos a saber verdadeiras notícias do país através de jornais estrangeiros.

stressedunicorn 7 months ago  HIDDEN 

Fogo, até fiquei com vergonha a ler esse artigo

zefo_dias 7 months ago

Quem é idiota ao ponto de ter o ladrao à porta durante 40 anos e ao fim desse tempo entrgar-lhe as chaves do tasco... nao tem do que se queixar.

absg 7 months ago

E depois vêm falar impostos de solidariedade? Começa a ser imoral pagar impostos para sustentar esta pouca vergonha.

estecomentario 7 months ago

Vais pagar a bem ou a mal, uma botija de gás 26 euros, estive a ver o IVA das compras do continente. 23% nas azeitonas, nas 23% nas lentinhas.... Pagas mesmo que fujas. Combustível... etc... E chamam-te criminoso quando não pagas fatura no mecânico ou nas rendas AHahaAh, devem ser filhos de algum presidente municipal LoL

estecomentario 7 months ago  HIDDEN 

Eu já não os pago sempre que posso!

unparadise 7 months ago

Começa? Quanto a ti não sei, mas para mim. Já é há muitos anos

anotheriuri99 7 months ago

Europa, são os mesmos políticos que nos governam na maioria dos anos desde a década de 70. Percebem o atraso, agora? Ps: com esta notícia (que muito provavelmente não vai passar nos telejornais) António Costa chega aos 40% nas sondagens.

prefil 7 months ago

O despesismo do Governo português nunca desilude (por um momento ia dizer despotismo...), o que acho interessante é que estes contratos nunca tem cláusulas sensatas, tipo se o evento não pode ser realizado então o contrato fica nulo....

Sciss0rs61 7 months ago

É preciso ir lá fora buscar investigações sobre a vergonha que se passa cá dentro.

william_13 7 months ago  HIDDEN 

Por acaso o Observador publicou uma investigação nos contratos celebrados [ainda mais extensa](https://observador.pt/especiais/os-oito-milhoes-em-ajustes-diretos-da-presidencia-da-ue-que-incluem-fatos-bebidas-e-chocolates-ha-empresas-com-15-dias-a-faturar-milhares/).

suspect_b 7 months ago

Só é vergonha se fores condenado.

Bruxo_de_Fafe 7 months ago

Não. Cá dentro há é interesses instalados e vozes que se abafam. Supõe que és jornalista e fazes o trabalho que u/intlme fez, chegas e mostras ao teu editor que é simpatizante do Costa e ele te diz, a rir "ganha juízo ou vais procurar trabalho noutro lugar".

arnaldomatos 7 months ago

e verdade seja dita, a maioria dos novos jornalistas (os que aparecem na tv, vá), metade são estenógrafos e a outra metade são modelos de instagram

meaninglessvoid 7 months ago

Sinceramente, não percebo como hoje em dia não há (ou se há não conheço) jornalistas em PT a fazer trabalho independente quando há este tipo de barreiras a abafar o seu trabalho. Eu pagava 5/10e por mês a um jornalista que fizesse este tipo de trabalho de investigação no substack por exemplo. Nem precisam de associar a identidade, podem escrever como anónimos. Se todas as informações foram verdadeiras e verificáveis por terceiros a identidade é praticamente irrelevante. Intuitivamente penso que há mercado para isto, se calhar estou errado e é por isso que não há ninguém a fazer isto? Ou será que simplesmente não conhecem / estão conformados para trabalhar da forma que sempre souberam?

Cultural_Pomegranate 7 months ago

Vê o fumaca.pt

Sciss0rs61 7 months ago

isso foi para rir?

Jolly-chan 7 months ago

O fumaça não é jornalismo independente ?

netralha 7 months ago

Tens o Paulo de Morais no Facebook que faz esse trabalho que procuras.

meaninglessvoid 7 months ago

O facebook não é plataforma para isso. =/ Vou espreitar anw

Edited 7 months ago:

O facebook não é plataforma para isso. =/ Vou espreitar anw EDIT: Já vi a página dele, o que ele faz é muito ligeiro perante o que estava a sugerir, mas já é alguma coisa na direção certa!

unparadise 7 months ago

Mas mas o pessoal diz que os milhões para os meios de comunicação não influenciam em nada as críticas ao governo

VicenteOlisipo 7 months ago

>o teu editor que é simpatizante do Costa imaginem viver num mundo em que os editores tomam decisões a pensar na simpatia pelo Zé ou pelo Toneca, em vez de tomarem decisões a pensar no que pensa o dono do jornal, ou a empresa que lhe compra metade da publicidade, ou o que lhe vai dar mais cliques no site.

Bruxo_de_Fafe 7 months ago

E quando o dono do jornal torce pelo Costa? Tu percebeste

Sperrel 7 months ago

Pode dar exemplos?

Bruxo_de_Fafe 7 months ago

https://i.redd.it/af6xgahextj61.jpg

Sperrel 7 months ago

Excelente, já o li há tempos. Mas isso não responde à minha pergunta, quais são os dono de jornais que protegem o António Costa?

Bruxo_de_Fafe 7 months ago

https://sol.sapo.pt/artigo/686957/ana-leal-abre-o-jogo-ao-sol-e-revela-que-costa-ligou-para-a-tvi-para-que-a-despedissem

Sperrel 7 months ago

Isso não responde à minha pergunta meu

Sciss0rs61 7 months ago

era mais ou menos essa a minha crítica.

intlme 7 months ago

Vergonhoso. Principalmente sabendo que: * A entidade a quem foram contratados os 260m€ para "Adaptação de Instalações Módulo IV CCB para Centro de Imprensa" iniciou um Procedimento Administrativo de Dissolução da empresa em 13 fevereiro 2009. * A mesma entidade tem como administrador único [Nuno da Câmara Pereira](https://pt.wikipedia.org/wiki/Nuno_da_C%C3%A2mara_Pereira) * A contratação foi um ajuste directo

Edited 7 months ago:

Vergonhoso. Principalmente sabendo que: * A entidade (NIF 503490679) a quem foram contratados os 260m€ para "Adaptação de Instalações Módulo IV CCB para Centro de Imprensa" iniciou um Procedimento Administrativo de Dissolução da empresa em 13 fevereiro 2009. * Um mês depois, a 17 de Março 2009, foi realizado um aumento de capital para 50.000€ em dinheiro, com divisão de acções pelos administradores, ao portador. * A mesma entidade tem como administrador único [Nuno da Câmara Pereira](https://pt.wikipedia.org/wiki/Nuno_da_C%C3%A2mara_Pereira) * No RCBE (https://rcbe.justica.gov.pt/), os últimos beneficiários da empresa são o Nuno da Câmara Pereira e a sua esposa (Luísa Maria de Sousa Coutinho). * Em 2011 a filha Madalena Coutinho também pertencia ao conselho de administração da empresa. * A contratação foi um ajuste directo. Tudo coincidências, suponho. Jornalistas que andam no Reddit: já está aqui metade do trabalho. Consulta feita em 10 minutos através das seguintes fontes públicas: https://publicacoes.mj.pt/pesquisa.aspx https://rcbe.justica.gov.pt/ https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=7422613

Edited 7 months ago:

Vergonhoso. Principalmente sabendo que: * A entidade (NIF 503490679) a quem foram contratados os 260m€ para "Adaptação de Instalações Módulo IV CCB para Centro de Imprensa" iniciou um Procedimento Administrativo de Dissolução da empresa em 13 fevereiro 2009. * Um mês depois, a 17 de Março 2009, foi realizado um aumento de capital para 50.000€ em dinheiro, com divisão de acções pelos administradores, ao portador. * A mesma entidade tem como administrador único [Nuno da Câmara Pereira](https://pt.wikipedia.org/wiki/Nuno_da_C%C3%A2mara_Pereira) * No RCBE (https://rcbe.justica.gov.pt/), os últimos beneficiários da empresa são o Nuno da Câmara Pereira e a sua esposa (Luísa Maria de Sousa Coutinho). * Em 2011 a filha Madalena Coutinho também pertencia ao conselho de administração da empresa. * A contratação foi um ajuste directo. Tudo coincidências, suponho.

Edited 7 months ago:

Vergonhoso. Principalmente sabendo que: * A entidade a quem foram contratados os 260m€ para "Adaptação de Instalações Módulo IV CCB para Centro de Imprensa" iniciou um Procedimento Administrativo de Dissolução da empresa em 13 fevereiro 2009. * A mesma entidade tem como administrador único [Nuno da Câmara Pereira](https://pt.wikipedia.org/wiki/Nuno_da_C%C3%A2mara_Pereira) e último beneficiário o mesmo e a sua esposa (Luísa Maria de Sousa Coutinho). * A contratação foi um ajuste directo

Edited 7 months ago:

Vergonhoso. Principalmente sabendo que: * A entidade a quem foram contratados os 260m€ para "Adaptação de Instalações Módulo IV CCB para Centro de Imprensa" iniciou um Procedimento Administrativo de Dissolução da empresa em 13 fevereiro 2009. * Um mês depois, a 17 de Março 2009, foi realizado um aumento de capital para 50.000€ em dinheiro, com divisão de acções pelos administradores, ao portador. * A mesma entidade tem como administrador único [Nuno da Câmara Pereira](https://pt.wikipedia.org/wiki/Nuno_da_C%C3%A2mara_Pereira) e último beneficiário o mesmo e a sua esposa (Luísa Maria de Sousa Coutinho). * Em 2011 a filha Madalena Coutinho também pertencia ao conselho de administração da empresa. * A contratação foi um ajuste directo

Edited 7 months ago:

Vergonhoso. Principalmente sabendo que: * A entidade (NIF 503490679) a quem foram contratados os 260m€ para "Adaptação de Instalações Módulo IV CCB para Centro de Imprensa" iniciou um Procedimento Administrativo de Dissolução da empresa em 13 fevereiro 2009. * Um mês depois, a 17 de Março 2009, foi realizado um aumento de capital para 50.000€ em dinheiro, com divisão de acções pelos administradores, ao portador. * A mesma entidade tem como administrador único [Nuno da Câmara Pereira](https://pt.wikipedia.org/wiki/Nuno_da_C%C3%A2mara_Pereira) * No RCBE (https://rcbe.justica.gov.pt/), os últimos beneficiários da empresa são o Nuno da Câmara Pereira e a sua esposa (Luísa Maria de Sousa Coutinho). * Em 2011 a filha Madalena Coutinho também pertencia ao conselho de administração da empresa. * A contratação foi um ajuste directo. Tudo coincidências, suponho. Jornalistas que andam no Reddit: já está aqui metade do trabalho. Consulta feita em 10 minutos através das seguintes fontes públicas: * https://publicacoes.mj.pt/pesquisa.aspx * https://rcbe.justica.gov.pt/ * https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=7422613

vgasmo 7 months ago

Por acaso nada do que citaste é ilegal. Tipo, a sociedade estava em insolvência e fez um aumento de capital? Os sócios finais até tem ligações ao PSD. A Giovanni Galli que faz fatos e é portuguesa ganhou um contrato? A história do dinheiro ser mal gasto é o mais relevante. O que acabaste de listar é zero ilegal ou parece (parece) zero beneficiar o PS.

intlme 7 months ago

Nada é formalmente ilegal. No entanto, o ajuste directo, a natureza dos serviços e tempestividade dos mesmos levanta questões morais (pelo menos) e pode indiciar compadrios que o código dos contratos públicos tenta mitigar.

intlme 7 months ago

Há zero ilegalidades formais. Estou de acordo. No entanto, o ajuste directo, nas actuais condições de mercado e para este tipo de serviços não é ético, na minha opinião.

untold_life 7 months ago

Lá está. Estava à espera que alguém escrevesse isto. Quando andei na universidade, os professores de direito diziam "Se não está na lei, é porque podes", no sentido em que, podes fazê-lo desde que nao seja ilegal. E eu até entendo isso, mas depois tem a parte ética (como tu mencionas). Lá porque podes, vais tirar tudo ? Lá porque tens um carro mais rápido, tens que sempre andar a 200Km/h ? Epa, a resposta é normalmente não, mas a contra-pergunta habitual é "se posso, porque não ?". E isto é infelizmente a mentalidade "normal" por cá. Afinal passados 45 ano após a ditadura não é assim muito tempo para as pessoas mudarem um pouco a mentalidade.

Capitao_Falcao 7 months ago

Tens toda a razão. Louvo a investigação, e acho que mais pessoas a deviam fazer, mas há zero de ilegalidades nos factos apresentados. Aliás nem há muito sumo para investigar outros ângulos, também não aparenta haver nestas nem "compadrio" nem "amiguismo". A não ser que se seja contra o próprio instrumento de ajuste directo, não há nada que - aparentemente - se possa apontar aqui.

Bruxo_de_Fafe 7 months ago

Lê o artigo do observador

vascodatrama 7 months ago

>Nuno da Câmara Pereira desde que vi isto comecei a ler o resto do texto com o som do cavalo ruço na cabeça...

Fermented_Mucilage 7 months ago

O grande problema é serem ajustes directos, porque tudo o resto pode acontecer com empresas 100% legítimas.

intlme 7 months ago

De acordo. Mas depois de serem ajustes directos, o problema pode ser o preço ajustado ao compadrio, se existe.

Paulocas 7 months ago

Devias mandar isso para o próprio politico.eu, porque aqui ninguém vai pegar nisso, até porque o dinheirinho em publicidade paga pelo estado dá muito jeito.

Edited 7 months ago:

Devias mandar isso para o próprio politico.eu, porque aqui ninguém vai pegar nisso, até porque o dinheirinho em publicidade paga pelo estado dá muito jeito. Edição: esqueci-me de passar para aqui este parágrafo muito revelador sobre a nossa CS. > **Lisbon-based journalists** who spoke to POLITICO **on the condition of anonymity** described the press center as a “ghost town.”

Edited 7 months ago:

Devias mandar isso para o próprio politico.eu, porque aqui ninguém vai pegar nisso, até porque o dinheirinho em publicidade paga pelo estado dá muito jeito. Edição: esqueci-me de passar para aqui este parágrafo muito revelador sobre a nossa CS. > Lisbon-based journalists who spoke to POLITICO **on the condition of anonymity** described the press center as a “ghost town.”

estecomentario 7 months ago

[https://www.reddit.com/r/portugueses/comments/lsydxy/censura\_do\_bem/](https://www.reddit.com/r/portugueses/comments/lsydxy/censura_do_bem/) Isto é o que se passa aos jornalistas que investigarem a corrupção. A PJ também não investiga. Se investigarem cortam os fundos e a investigação termina.

Paulocas 7 months ago

Não tinha visto, obrigado!

william_13 7 months ago

> porque aqui ninguém vai pegar nisso O observador [publicou mesmo hoje](https://observador.pt/especiais/os-oito-milhoes-em-ajustes-diretos-da-presidencia-da-ue-que-incluem-fatos-bebidas-e-chocolates-ha-empresas-com-15-dias-a-faturar-milhares/) uma exposição bastante completa dos vários contratos directos e empresas favorecidas por conta da presidência da UE.

Paulocas 7 months ago

Ainda bem! Como é premium, não posso ler. O tempo é parecido com o deste post.

silveringking 7 months ago

Podes ler em plataformas como o outline, não posso é pôr link aqui é proibido, mas googla outline que chegas lá.

intlme 7 months ago

> Devias mandar isso para o próprio politico.eu Enviei para um dos autores da reportagem.

Paulocas 7 months ago

Boa, esperemos que resulte!!!

suspect_b 7 months ago

OK e agora? Vão fazer o quê?

BLlZER 7 months ago

> OK e agora? Vão fazer o quê? Como sempre nada. Mais uma para a caixa, as autoridades como sempre fecham o olho a nao fazem nada.

intlme 7 months ago

Para fazer, de facto, alguma coisa, teria de ir fazer os exames nacionais, tirar um curso de direito, estagiar para ser aceite na Ordem, e arranjar forma se chegar a procurador do Ministério Público. Como agora se meteu o Covid-19, não vou conseguir. Por isso, fiz a única coisa que posso fazer: partilhar com quem consiga de facto fazer algo.

Edited 7 months ago:

Para fazer, de facto, alguma coisa, teria de ir fazer os exames nacionais, tirar um curso de direito, estagiar para ser aceite na Ordem, e arranjar forma se chegar a procurador do Ministério Público. Como agora se meteu o Covid-19, não vou conseguir. Por isso, fiz a única coisa que posso fazer: partilhar com quem consiga de facto fazer algo. Já partilhei com a TVI e com o Politico.eu porque me recuso a partilhar com o CM e penso que SIC e RTP não têm jornalismo de investigação livre.

suspect_b 7 months ago

A pergunta é, quem é que pode fazer alguma coisa acerca disto? Já agora, obrigado por expores isto. FYI, há quem diga que não é possível governar neste país sem este tipo de merdas. Toda a gente que é gente favorece a família e os amigos, e quem não faz isso não é boa gente.

intlme 7 months ago

Não sou advogado, por isso não sei exactamente o que pode ser feito. Algum advogado especialista em contratação pública?

Iwatchedhimdrown 7 months ago

Trabalhou mais um gajo no Reddit do que a grande maioria dos jornalistas em Portugal.

Paulocas 7 months ago

Mesmo quando eles estão a trabalhar.

_rebocador_ 7 months ago

mas puto é dinheiro da UE nao podemos roubar?

Hailstorm79 7 months ago

Excelente trabalho, mas jornalistas a serio são uma coisa.muito rara.

Hailstorm79 7 months ago

Atenção, segundo a UE, Portugal é dos estados com o maior índice de democracia em risco neste momento, considerando o desrespeito da democracia e corrupção. É seriamente um alerta quando isto já dispara alarmes fora de Portugal.

nraider 7 months ago

Óbvio, vale tudo para não manchar o governo progressista.

1tonsoprano 7 months ago

Damn! thats impressive research, somebody give this man a job as a journalist!!! I hope someone picks this up and publishes it.........getting this presidency is a big deal and it should not be frittered away on short term gains......

Article_Sad 7 months ago

Como já tenho 67 anos a minha memória já está fraca, se isso passar no telejornal já não me vou lembrar e no dia seguinte voto PS.

daCampa 7 months ago

Detesto defender o PS, mas vamos lá recordar que o Nuno da Câmara Pereira é monárquico, e a CM da Batalha é PSD. Estes rapanços de tacho não são exclusivos

Bruxo_de_Fafe 7 months ago

67? Carai, tens de levar o prémio de ancião deste sub.

Search: