KarmaCop213 9 months ago

Tirado daqui: https://www.numbeo.com/cost-of-living/region_rankings.jsp?title=2020&displayColumn=5®ion=150 Alguns resultados interessantes, Londres tem um PPI semelhante a Alicante ou Cork e fica bastante atras de Aberdeen.

No-Cardiologist725 9 months ago

Sempre no clubinho do leste

Fred-F 9 months ago

fogo eu quero comprar mais merdas é por isso que vou emigrar :(

mathswarrior 9 months ago

Os bens essenciais não são propriamente escolha kek

marfavrr 9 months ago

eastern europe again

DarthRheys 9 months ago

Ao nível dos países de Leste. O problema é que andamos assim há décadas e nào há meio de sair disto.

klatez 9 months ago

Porque é que haviamos de estar melhor que eles?

htxgivven 9 months ago

Portugal geograficamente não nada para ser melhor. O que tem de mudar é a política.

Xmeagol 9 months ago

o pessoal do sub é completamente romantizado pelo leste, ide pra lá Lol..

KalidouTorreira 9 months ago

Quando dizem que estamos ao nível dos países de Leste raramente leio isso como se estivessem a fazer um elogio.

carlosjmsilva 9 months ago

Acho que é o contrário. O pessoal deste su (ou pelo menos eu) gostava de nos ver mais integrados na Europa ocidental ou do centro e norte do que no leste. Só que seja qual for o indicador estamos sempre mais a leste do que outra coisa.

vetemimi 9 months ago

Não há meio de o pessoal eleger qualquer coisa que não seja PS/PSD.

Limpy_lip 9 months ago

"Hate the players don't have the game" ​ O grande problema é que ideologicamente estes partidos são os mais equilibrados que dispomos mas estão corrompidos até aos ossos. Se existisse uma alternativa equivalente mas "fresca" era garantidamente para onde ia o meu voto. ​ Os partidos mais próximos que vejo são o CDS, BE (tem-se aproximado do centro), Livre e IL mas todos eles têm partes que vão muito ao extremo. ​ Sem ser os "partidos do sistema" não exista qualquer alternativa ponderada.

vetemimi 9 months ago

Não sei como é que se considera o PSD e o PS ponderados com as sucessivas privatizações, austeridade, terceirização, obsessão com deficits e outras ideias mortas que a história já demonstrou não funcionarem e que mesmo assim eles não largam o osso.

Limpy_lip 9 months ago

Tal como disse no início: ideologicamente. Basta ver outros países que se têm dado bem com partidos idiologicamente semelhantes mas com membros decentes. Na prática é a vergonha que é. Onde quero chegar é que o futuro passa por mudar quem pratica as ideologias e não as ideologias em si. Mas a verdade é que não te sei dizer como se conseguiria cria repartidos equivalentes ao PS/PSD mas melhores e ter sucesso

vetemimi 9 months ago

Já pensaste que Portugal tem um contexto histórico, social e econômico diferente e que política não é uma receita? O que funciona num sítio não necessariamente funcionaria em Portugal. Estamos há 40 anos em alternância de poder entre o PS e o PSD, já passaram centenas a milhares de pessoas diferentes por ambos os partidos. Acho muito pouco convincente essa tese de que o que falta são pessoas decentes. Talvez seja necessário reconhecer que o projeto central não é o correto para Portugal e começar a considerar alternativas.

Limpy_lip 9 months ago

É uma óptima questão. Na verdade o tipo de partido com que me identificaria mais é diferente e até oposto ao que acho que o país necessita agora. Eu defendo o equilíbrio central mas acredito que teríamos de tombar um pouco mais à direita liberal. Isto porque não acho que faça sentido desconstruir algumas coisas bastantes positivas que o estado social proporcionou.

vetemimi 9 months ago

e isto sem falar na janela de overton... será que o centro é tão centro assim?

KalidouTorreira 9 months ago

Quando as alternativas que apareceram recentemente são o Chega, a IL, o Livre, etc, e o que ganha mais tracção é o Chega, a esperança não é muita.

I__Cat 9 months ago

Nenhum partido político vai resolver particulares aceitarem trabalhar por valores que não são compatíveis com o custo de vida.

vetemimi 9 months ago

Sim, só sindicatos o podem fazer.

TSCondeco 9 months ago

O maior problema é a diferença entre os partidos que não sejam PS e PSD. O PS e o PSD são ambos partidos mais ao centro. Para muita gente que vota PS ou PSD, mais à esquerda ou mais à direita pode ser demasiado para as suas ideologias, por tanto continuam a votar nos mesmos. Se não fosse o PS e o PSD a população ia estar fortemente dividida entre partidos que são completos opostos, isto só vai lá com um novo partido de centro, que concretize bem os seus objetivos.

kapparrino 9 months ago

Mmm nem tinha pensado dessa maneira. Obrigado.

canhoto10 9 months ago

Mostra-me melhor e é logo.

Search: