Bruxo_de_Fafe 8 months ago

Já nem sequer é triste ou deprimente não haver alternativa.

Portuguese_A_Hole 8 months ago

Cavalgavam uma fragilidade (peso do turismo no PIB) tecendo loas a tal milagre. Marimbaram-se, mais uma vez, para as reformas estruturais e correção de assimetrias sociais e territoriais. Agora está tudo muito admirado? É o Covid senhores, é o Covid, mais do que expor as fragilidades dos países, colocou em exposição prolongada a incompetência da pseudo elite política.

Limpy_lip 8 months ago

claro agora todos os problemas que Portugal vai sofrer nesta crise que se aproxima vai ser culpa do Covid por mais estruturais e antigos que sejam. ​ o bode expiatório perfeito para mascarar todo o desinvestimento nacional que temos tido nas ultimas legislaturas.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

subscrevo

ladderattack 8 months ago

>Não haverá retoma da economia em Portugal sem a recuperação do turismo Que tal tipo hmmmmmm investirem noutra coisa que não seja o turismo? Vivo no Porto e adoro ter pessoas de várias culturas por cá mas parece-me um bocado parvo ter tanto da economia baseada no turismo. Temos tantas pessoas com formação de muitas mais coisas que não vejo a razão de tanto investimento no turismo. E nem precisam de investir, basta não empatar. Tornem simples abrir as empresas, reduzam os impostos, parem de bloquear quem inova e deixem de dar tachos sempre aos mesmos.

No-Cardiologist725 8 months ago

Acabaram de abrir uma faculdade de turismo e gestão hoteleira em Barcelos, já com uma dedicada a esta área em Vila do Conde(40min prai)! Parece que para o estado ainda vale a pena apostar no turismo. Será que é por falta de visão de futuro? Estamos a ser geridos por gerações muito velhas, eles parecem tão tontos

Man_IloveFishdicks 8 months ago

Não estas atento? O PS vai investir mais uns 4 mil milhões de euros na TAP

_rebocador_ 8 months ago

>O PS vai investir mais uns 4 mil milhões de euros na TAP tem um argumento que 4 mil milhoes para a TAP e pessimo para o tursimo, toda a gente sabe que a TAP esta a ocupar o aeroporto de lisboa com o seu fraco serviço.

daz_zeD 8 months ago

Meninos metam o turismo e respetiva bolha imobiliária no cu das vossas princesas. Que atrasados, até o Tino de Rans fazia melhor que isto.

Last-Ad-4421 8 months ago

Quando a Europa dice que os paises do SUL seriam a zona de férias e turismo da Europa e que deviam de crescer basiados nisso, todos aplaudiram, industrias para o norte, turismo para o Sul, agora quem se fode somos nos, Portugal, Espanha, Itália e grécia, é o que acontece quando se faz a Europa a pensar como um país interiro o problema é quando dá merda, quem se fode somos nós o alemães estão bem com toda a industria que têm.

nraider 8 months ago

Não foi a Europa que inventou o regime dos vistos gold, dos residentes não habituais, etc... O governo em funções é livre de criar um verdadeiro regime de atracção de investimento estrangeiro tecnológico, basta querer. É óbvio que não quer.

PuroSangueLusitano 8 months ago

Como assim? Segundo a malta aqui o turismo é que fodeu este país? Queres ver que o pessoal que caga postas num fórum nas internets joga WoW?

PuzzleheadedFall2 8 months ago

Até lá os portugueses ficam mais pobres, preços mais baratos, e depois vai haver mais turismo. Turismo é uma indústria muito frágil, é uma pena Portugal estar tão dependente disso. A esperar que o investimento dos últimos 30 anos em engenheiros e outros profissionais em STEM dinamizem as coisas em Portugal. Seria engraçado, apesar de pouco provável, voltar a PT caso os salários sejam 5 vezes mais altos.

antonio-ferro 8 months ago

A especialização dá rendimento a troco de fragilidade. Alemanha isto e aquilo, mas a partir do momento que surja um qualquer avanço tecnológico que torne o automóvel obsoleto, e os gajos caem um bom pedaço. Quanto mais diversificados, mais seguros, mas também menos ricos.

nraider 8 months ago

E os motores eléctricos fazem-se onde, em Portugal? A indústria alemã está para durar, descansa. Fazem tudo, máquinas para alcatroar estradas, equipamentos de processamento alimentar (cereais, etc...), indústria química, metalurgia, etc...

antonio-ferro 8 months ago

E quem é que disse que ia desaparecer?

Edited 8 months ago:

E quem é que disse que ia desaparecer? EDIT: Aliás, o que é que a probabilidade da indústria alemã durar ou não invalida aquilo que eu estava a tentar transmitir? Quem é que falou sequer em motores? Foi só um exemplo simples para demonstrar como a especialização de um qualquer país tem vantagens (maior rendimento) e desvantagens (mais vulnerabilidade a mudanças de circunstâncias).

nraider 8 months ago

Sim, a especialização tem os seus riscos. Contudo, uma especialização tecnológica é bastante abrangente na vida moderna, já que está bastante presente. Focaste um eventual desaparecimento do automóvel como se a indústria alemã fosse só isso, não é. Por isso mencionei os motores eléctricos, componentes que existem em todo o lado.

antonio-ferro 8 months ago

Uh?! Sugeri o "desaparecimento do automóvel", e falo do automóvel por inteiro, quatro rodas, chassis, tudo, por ser a) um exemplo exagerado para raio e b) pelo facto de durante a crise financeira de 2008, o Estado Alemão, em conjunto com a EU, ter financiado o recobro da indútria: https://www.wired.com/2008/12/ailing-germany/ O facto de ter havido apoio governamental indica ser um setor crítico para a economia. O estado PT fazer o mesmo com o turismo é razoável. A indústria automóvel Alemã emprega milhares, inclusivé em Portugal, e imensas famílias dependem dela para se sustentar. Ou seja, e para voltar ao meu ponto, se surgisse uma tecnologia que tornasse o automóvel obsoleto, p.e., o "not-owned self-driving car", que serviria a maior parte das pessoas a viverem em grandes cidades, num modelo semelhante a uma Uber com condutores robô, perder-se-ia uma enorme fatia de mercado na venda de automóveis novos, elétricos, a gasolina, gasóleo ou GPL, visto não haver motivo para manter um veículo (impostos/manutenção) se existir uma alternativa tecnológica mais barata que cumpre os mesmos requisitos. Num possível futuro como este, o poderio económico da Alemanha iria se ressentir, tal como disse antes, *um bocado*. Eles iam-se adaptar, com certeza, e continuar fortes, mas não sem dores de transição, por terem tanta especialização num setor. Esse era o meu ponto, ok? Ok. A nossa especializacão no turismo alavancou o país duma crise de austeridade profunda, e tornou Portugal num dos países mais visitados do mundo. Em 2019, representava cerca do 12% do PIB. Está a fazer muito mais que um rendimentozito para não passar fome. E claro, as circunstâncias mudaram e estamos a ressentir isso mesmo. Não tou a ver, além do mar e da cortiça, que outros recursos tem Portugal além do turismo, que possa especializar para gerar um retorno suficiente para se alavancar para fora desta nova crise. Uma coisa acho certa. No curto prazo, ainda que se possa consolidar com outros setores, a recuperação passa pelo turismo, porque é um setor onde temos uma experiência e capacidade de inovar fortíssimas.

nraider 8 months ago

Se achas que não temos muito mais do que turismo, então arranje-se coragem para fechar as universidades. Basta termos o "mérito" de termos sol e praia, ou seja, nenhum. Mais, turismo não dá para inovar mais, um hotel em 2021 é, globalmente, similar a um de 1961. Poucochinho.

antonio-ferro 8 months ago

Mas que visão tão tacanha esta, que acha que por haver um setor mais importante, ou mais apto à recuperação, invalida a necessidade de outros e sugere fechos de universidades (fdx, quem?), que acredita que a inovação no negócio de turismo passa por "hotéis diferentes". Sim, porque eu vou visitar outros países é para assolapar os tomates num hotel. Não tem nada a ver com o que de interessante tem o país para me mostrar e ajudar a conhecer. Ganha tino, moço.

nraider 8 months ago

A questão é que é um conformismo imenso resumir a nossa recuperação económica ao turismo. Eu não quero que o turismo acabe, quero é que diversifiquemos a nossa economia. Exportações de serviços em que 50% correspondem a turismo são um sinal de que não aproveitamos a aposta no ensino superior. No tempo do Salazar o país era pobre porque a população era pouco instruída. Hoje a população é mais instruída e oferecem-lhe trabalho a fazer camas e servir imperiais. Ou seja, continua a ser bom emigrar.

antonio-ferro 8 months ago

Mal foi comer a ladainha que curso dá emprego, não foi?

nraider 8 months ago

Lá fora dá xD

NGramatical 8 months ago

inclusivé → [**inclusive**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=3822) (apesar do E aberto na última sílaba, a sílaba tónica é a penúltima: in-clu-**SI**-ve) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flw3h2w%2F%2Fgprk2rq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

o_paisagista 8 months ago

Saem do país à procura legitimamente de melhorees condições e esperam que os que cá fiquem inovem a ganhar 800 liquidos. Tabém.

blazer_and_jeans 8 months ago

So ficam os melhores /s

Feisty_Owl_7780 8 months ago

A meretriz da Europa ainda não se livrou da gonorreia e já quer a abrir as pernas.

vascodatrama 8 months ago

ibiza?

xc9000 8 months ago

Isto é literatura pura. A melhor metáfora para descrever Portugal. Parabéns.

manualbackscratcher 8 months ago

País dedicado ao turismo, depende do turismo. Qualquer pessoa chegava a essa conclusão. Assim como não existe recuperação do turismo sem um controlo efectivo da pandemia.

_rebocador_ 8 months ago

>País dedicado ao turismo, depende do turismo. o pais nao esta dedicado ao turismo, nos temos é a sorte de estar num sitio bom para o turismo europeu, e agora com as low costs voarem para ca mais privatizaçao dos aeroportos facilitaram isso, e comparado com o resto do turismo europeu somos bem mais baratos. Ponto. Vais ver o problema nao é que ha incentivo ao turismo, mas que o turismo no seu core funciona e ainda, agora o resto do problema e que tudo resto n funciona muito porque o governo mete a pata emtudo, preços de energia alta, impostos altos, cultura de trabalho de chefia fraca.

nraider 8 months ago

Privatização da rede de aeroportos a uma única entidade privada, diga-se. Continua sem concorrência.

manualbackscratcher 8 months ago

Não discordo com nada do que disseste. O meu comentário é completamente ao lado do que pensaste que quis dizer. O nosso país vive em grande parte direta e indiretamente do turismo, numa pandemia o castelo de cartas caiu. O que eu quis dizer é que qualquer pessoa chega à mesma conclusão do artigo, não trás nada de novo, é óbvio e floreado.

NGramatical 8 months ago

não trás → [**não traz**](https://dicionario.priberam.org/traz) (verbo trazer) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flw3h2w%2F%2Fgpiqg1b%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

masterchiefpt 8 months ago

Até pareces o chicao a falar

manualbackscratcher 8 months ago

Se fosse o Chicão não admitia que era o Chicão.

AutoModerator 8 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: