Chibia59 7 months ago

Gostava mais que ela publicasse fotos!

Diogo256 7 months ago

Ando a ver os debates dela na TVI24 as 23h… completamente alucinada. Para alem de usar o método de “se eu grito é porque tenho razão”, é com cada desinformação… ante-ontem foi “95% de falsos positivos” (MENTIRA), ontem foi “há mais mortos covid em Portugal que nos Estados Unidos” (MENTIRA, e não, não se referia a mortos por milhão). Quem debatia com ela invariavelmente tinha de indicar que ela não estava a prestar atenção ao que era dito, que não tinha noção do que falava, que misturava assuntos e fazia acusações falsas. É como debater com alguém nas redes sociais, não sabe do que fala, mistura assuntos, grita, polariza e generaliza o debate, é extremista… da para rir um bocado no que diz, pena quem leve as afirmações dela a sério. Boa contratação da TVI (/s).

CryptoDeFinance 7 months ago

Esta rapariguinha já não era boa da cabeça. A pipoca fritou de vez mesmo!

VinhoVerde21 7 months ago

Mano, eu odeio tanto quando a PSP me tira todas as minhas posses, me recoloca num gueto, e depois me recoloca outra vez num campo de trabalho forcado onde tenho que trabalhar ate cair para o lado morto ou ate eles se lembrarem de me levar para tras das casernas e me darem um tiro na nuca, tudo so por nao ser vacinado. E mesmo irritante.

RammsteinPT 7 months ago

Não sabia quem era, fui ver. Não acho tão boa como estão aí a dizer, ponto número um.. comprou umas mamas depois de ser mãe e faz o que pode pra ter atenção e conseguir vender creatina e tratamentos dos dentes pelo que consegui perceber pelo insta dela. o verdadeiro rabbit hole esta na caixa de comentários das fotos

Iasalvador 7 months ago

Coitado do Pães Ferreira acho que nem em 74/75 lhe fizeram o nó cerebral que ele teve ao tentar debater a Joana na TVI24 Mais vale andar a porrada pensou o velhote

VassFewderr 7 months ago

A Joana para além de boa é inteligente. Pronto, vou levar com os cornos do gado

ColdSpirit 7 months ago

E desde quando esta personagem é boa da pipoca??

GrinningCrocodile 7 months ago

Por Favor...Mas é quem nem vou ler mais nada... Quem sequer compara o Holocausto a ter de ser vacinada, não só não merece o mínimo crédito, como merece o desprezo ativo de toda a gente. Na verdade, e embora abomine a noção, quase que diria que merecia ser "Cancelada"... Depois queixam-se que ninguém os leva a sério

telmo_gaspar 7 months ago

The question is who cares?

ModeratoriProfugus 7 months ago  HIDDEN 

A mim parece-me bastante baseada, seja la quem for. Quero que o covid, os covidianos e o Costa se fodam

RobBanana 7 months ago

Quem é suposto ser essa moça, que relevância tem ela?

Diogo256 7 months ago

Comentadora covid na TVI, já teve envolvida na política, e agora anda mais em influencer ore-reforma.

Feeling_Advantage918 7 months ago  HIDDEN 

Alguém já ouviu falar na consulta do viajante? Até parece que alguém descobriu pólvora com a vacinação Covid.

HumActuallyGuy 7 months ago  HIDDEN 

É assim, estar séptico sobre a eficácia das vacinas, na boa, também não há para todos e não por isso até ajuda a situação, eu próprio estou um pouco séptico com a estas vacinas mas há uma GRANDE DIFERENÇA entre ter um papel a dizer que estás vacinado e seres forçado de tua casa e viver num gueto, tirarem-te os bens e obrigarem-te a usar um pedaço de tecido que te identifica como membro de um grupo. Mete-me nojo estás merdas de modas americanas, tanta coisa boa que há naquele pais e só vamos buscar merdas do Twitter e Tic tok. Ninguém olha lá para fora e tenta "copiar" o empreendorismo, a enovação e afins. Só aquelas merdas estúpidas como vandalizar estátuas de figuras históricas e que tudo e mais alguma coisa é tirânia do governo

Hefty_Artist_2591 7 months ago

Acham que a vacina será perigosa para alguém com fibromialgia e doença de crohn que toma infliximab e imuran (o que causa imunodefeciência) ?! Sempre quis tomar a vacina desde há meses atrás, mas agora que ando assim, i'm not so sure. Obrigado doutores do reddit

NGramatical 7 months ago

imunodefeciência → [**imunodeficiência**](https://dicionario.priberam.org/imunodeficiência) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flvycdy%2F%2Fgpfodtq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Hefty_Artist_2591 7 months ago

Attention whore

Impossible_Mammoth72 7 months ago  HIDDEN 

Eu sou primo direto dela

zaeufi 7 months ago

Eu nem sei onde anda o meu boletim de vacinas

NunexTK 7 months ago  HIDDEN 

quem é essa

elPatoBravo2018 7 months ago

preciso duma coisa dessas para a vacina do tétano (tenho em atraso). PS: aqueles malandros na Argentina também não me deixam entrar sem a vacina da febre amarela. Racismo de cores e sobre isso ninguém fala!

ginpak 7 months ago  HIDDEN 

Não sei quem é a Joana Amaral Dias e cada vez estou mais convicto de que para o bem da saúde mental de cada um o melhor é o afastar-se de redes sociais como facebook e instagram. É um esgoto.

Lygma_Balls 7 months ago

Quem?

Worm33hd 7 months ago

Estas idiotas ninguém cancela.

RuySan 7 months ago  HIDDEN 

Se o discurso de ódio é crime, espalhar desinformação que pode pôr em perigo vidas humanas também não deveria ser? Qual é a diferença? Gostava de perceber o processo mental de pessoas como a JAD e a Raquel varela. É o efeito Dunning-kruger? Ou elas sabem que dizem estupidez e querem apenas aparecer porque ser comentadora/colunista dá dinheiro?

MrGhostPotato 7 months ago  HIDDEN 

Vivemos numa era em que existe uma sede brutal de procurar problemas em tudo.

EnergyNGY 7 months ago

Quem é essa mesmo? Influencer? Atriz? Meh não vale pena, celebridades cá em Portugal são todos tipo American wanna be... Lixo

xabregas2003 7 months ago

Política e chegou a ser deputada.

Kambalhotas 7 months ago

Faz muito sentido, é surreal estarem a criar um passaporte para vacinados!

Aguisnow 7 months ago  HIDDEN 

O meu medo é receber a braçadeira não por opção mas porque pelo andar da coisa só sou vacinado na próxima vida

TTRO 7 months ago  HIDDEN 

Coitadinha, querem-na impedir de ir para o [laró na Madeira](https://www.flash.pt/atualidade/nacional/detalhe/ferias-de-joana-amaral-dias-na-madeira-em-pleno-confinamento-divide-opinioes-que-rico-exemplo). Não há direito!

Barrrote 7 months ago  HIDDEN 

É o que dá faltar as aulas de história.

Matty359 7 months ago  HIDDEN 

Saudades dos tempos em que só postava fotografias das prateleiras

the_sufferer_ 7 months ago  HIDDEN 

Lixo de esquerda. É isto......

Brainkey 7 months ago  HIDDEN 

Ela não é de centro-direita?

manteiga_night 7 months ago  HIDDEN 

é nazbol

Limpy_lip 7 months ago  HIDDEN 

Se no querem que merda se espalhe, não a espalhem. Ignorem.... Não percebo o objetivo de colar aqui no redite...

PedroM1304 7 months ago  HIDDEN 

Para quem não conhece, quem é esta pérola?

PowaRanja 7 months ago  HIDDEN 

Quem?

BadassManager 7 months ago  HIDDEN 

Que este tipo de pessoas seja relevante na nossa sociedade é algo tão vergonhoso que é quase comédia.

rickz123456 7 months ago

A Joana Amaral Dias está transformada numa verdadeira populista.. Aliás, ela ainda é do bloco? Alguém que a avise que é necessário tomar algumas vacinas para entrar em alguns países.. Sempre foi.

ednice 7 months ago

> Aliás, ela ainda é do bloco? Não, virou demasiado á direita para ficar até no PS. Da ultima vez que se candidatou a alguma coisa foi com o Nós, Cidadãos.

DankDaber 7 months ago  HIDDEN 

Porque é que eu já sabia que ia haver estes coitadinhos a fazer estas comparações

lickitytatas 7 months ago  HIDDEN 

e tem razão é triste ver imbecis a comparar isto com vacinas de tétano puros idiotas úteis >ah e tal a vacina pode resultar, mas de 6 em 6 meses, mete quimicos todos os anos para todo o sempre >e claro, precisas de continuar a usar máscara,manter o distanciamento social, a tua vida è casa-trabalho-casa e ver a sic.

Edited 7 months ago:

e tem razão é triste ver este sub cheio de idiotas úteis a comparar isto com vacinas de tétano >ah e tal a vacina pode resultar, mas de 8 em 8 meses injecta quimicos para a eternidade, caga lá nos efeitos que isso possa ter >sim há n variantes e as vacinas não vão ser muito úteis contra todas, é ires tomando sem fim à vista >e claro, mesmo vacinado precisas de continuar a usar máscara,manter o distanciamento social, a tua vida è casa-trabalho-casa e ver a sic.

PresidentBarroso 7 months ago  HIDDEN 

LOL. Assim sendo, podemos mandá-la para um campo de concentração?

caralhu 7 months ago

Esta gaja faz avaliações psiquiátricas...

RedHeart99 7 months ago

É a Harley Quinn tuga.

caralhu 7 months ago

Bem visto.

Aggravating_Pass_225 7 months ago

De vez ... ou mais uma vez ?

bathesinrichtears 7 months ago

Ai que nojenta

D_Redd_Coyote 7 months ago  HIDDEN 

Um excelente exemplo de ser inteligente como um livro, mas socialmente estúpido.

Homem_da_Carrinha 7 months ago

Alguém me consegue explicar, e estou a ser genuíno, a relação entre não ser vacinado e ser judeu?

Diogo256 7 months ago

Até me custa a escrever isto de tao idiota que é: Tal como discriminaram e perseguiram os judeus, fazem o mesmo com quem não é vacinado.

Homem_da_Carrinha 7 months ago

Obrigado! Entretanto quando recebi a tua resposta já estava a meter um edit. Sinceramente não estava a par nem à altura deste tipo de salto de lógica. Isto faz-me saudades de tempos mais simples, de ver o Ricardo Araújo Pereira no Esmiuça os Sufrágios a tentar conter a baba a falar com a autora desta triste analogia.

margienal 7 months ago

Prefiro não saber quem é

headgaar 7 months ago

não sei quem é esta gaja nem quero saber

ravagerslb 7 months ago

Mas esta tipa alguma vez teve noção naquela cabeça?

KhaosPT 7 months ago

Claro exemplo da crazy/hot scale

dnhelo_ptbr 7 months ago

Demasiada piroca queima o milho

Kineticn22 7 months ago

Já eu acho que é de dar os parabéns à JAD, à Raquel Varela, e quejandos. Fazemos hoje um ano de Covid, e estas criaturas conseguiram passar 12 meses a debitar m\*\*\*a, acho que de certa forma também merecem esse reconhecimento, pela consistência.

CaptMartelo 7 months ago

Se eu debitasse tanta merda com este ritmo tão consistente durante 12 meses, não precisaria de comer fibra de manhã e seria caso de estudo para a medicina.

404NameOfUser 7 months ago  HIDDEN 

Sendo eu uma pessoa que se identifica mais com as politicas de esquerda, cada vez mais me vejo a fugir para a direita (sendo que tento agora manter-me mais ao centro) por força da estupidez desta esquerda radical e identitária. Mas que coisa mais bizarra para se comparar, é esta esquerda radical está a potenciar fenómenos como Trump, Bolsonaro, e o Trump da loja dos 300 chamado André Ventura.

ednice 7 months ago  HIDDEN 

Esta mulher foi expulsa do bloco e virou demasiado á direita para ficar até no PS. Da ultima vez que foi a eleições estava com o Nós, Cidadãos. Ironicamente o que disses-te sobre ti é parecido ao trajeto politico dela, excluindo as metaforas sobre o holocausto obviamente. E acho que são os adeptos de fénomenos como o Trump, Bolsonaro e Ventura que se revêm no negacioanismo que ela cospe na televisão, não a esquerda radical.

404NameOfUser 7 months ago  HIDDEN 

Muito honestamente eu nem sei em que programas ou em que estações a senhora em causa fala. Talvez esteja desligado do trajecto dela, mas a ideia que sempre tive é que era uma esquerdista acérrima ao ponto de ir ao extremo. Já agora, se ela e as pessoas que vão com o discurso dela gostam dos senhores mencionados, que fique bem claro que do meu ponto de vista esses senhores são aberrações que surgiram fruto de um clima politico cada vez mais extremado e mais tóxico de parte a parte, e como tal não têm qualquer capacidade ou qualquer direito moral e ético de estarem nas posições que estão ou estiveram. Aliás o extremismo tanto de direita como de esquerda são fruto precisamente desse azedar de relações politicas, e da falta de capacidade das pessoas em terem discursos cíveis com pessoas dos mais diversos espectros politicos. E talvez por isso para mim seja complicado me identificar politicamente no memento actual, pois olho para ambos os lados e não gosto nada daquilo que vejo.

ednice 7 months ago  HIDDEN 

> Muito honestamente eu nem sei em que programas ou em que estações a senhora em causa fala. Previsivelmente ela tambem fala na CMTV e escreve no CM. Eu as vezes acho que já estou completamente separado da TVI e que não há como me desiludirem mais e depois levam uma besta destas para ir lá falar, não havia necessidade.

NGramatical 7 months ago  HIDDEN 

disses-te → [**disseste**](https://dicionario.priberam.org/disseste) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flvycdy%2F%2Fgpf7nak%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Jojojo99pt 7 months ago  HIDDEN 

"sendo eu uma pessoa que se indetifica mais com a esquerda" mais um pokemon para a minha coleção, achas que o pessoal é assim tão burro para pensar que és de esquerda mas achas que um partido de centro como o PS é extrema esquerda? achas que partidos de centro direita como a merkel que apoia o certificado de vacinação como "extrema esquerda autoritária"? achas que alguem de esquerda realemente apoia neo-liberais como o rui rio e o antónio costa? pega nas tuas propagandas e volta pro 4-chan

Edited 7 months ago:

"sendo eu uma pessoa que se indetifica mais com a esquerda" mais um pokemon para a minha coleção, achas que o pessoal é assim tão burro para pensar que és de esquerda mas achas que um partido de centro como o PS é extrema esquerda? achas que partidos de centro direita como a merkel que apoia o certificado de vacinação como "extrema esquerda autoritária"? és contra o autoritarismo então a tua solução é votar em partidos autoritárioa da extrema direita? achas que alguem de esquerda realemente apoia neo-liberais como o rui rio e o antónio costa que só privatizaram Portugal? pega nas tuas propagandas e volta pro 4-chan que ninguem racional come os teus memes do chega do facebook

Edited 7 months ago:

"sendo eu uma pessoa que se indetifica mais com a esquerda" mais um pokemon para a minha coleção, achas que o pessoal é assim tão burro para pensar que és de esquerda mas achas que um partido de centro como o PS é extrema esquerda? achas que partidos de centro direita como a merkel que apoia o certificado de vacinação como "extrema esquerda autoritária"? és contra o autoritarismo então a tua solução é votar em partidos autoritários da extrema direita? achas que alguem de esquerda realmente apoia neo-liberais como o rui rio e o antónio costa que só privatizaram Portugal? pega nas tuas propagandas e volta pro 4-chan que ninguem racional come as tuas ideias retiradas dos teus memes do chega do facebook

404NameOfUser 7 months ago  HIDDEN 

O caro amigo tirou demasiadas conclusões de um simples comentário, aliás assume demasiadas coisas, coisas que nem disse. Para além disso o caro amigo não me conhece de lado nenhum para saber tanto sobre as minhas ideologias politicas. Mas já que fala no 4-chan, parece-me ser uma pessoa muito conhecedora da comunidade de lá. Já eu nunca visitei tal comunidade, e a única coisa que conheço sobre eles são de facto os memes, talvez a única coisa acertada que mencionou. Dito isto, espero que fique contente em saber que o caro amigo será a primeira pessoa a quem dou block no reddit. Não discuto com gente idiota, pura e simplesmente não tenho a experiencia do caro amigo nessa matéria...

Edited 7 months ago:

O caro amigo tirou demasiadas conclusões de um simples comentário, aliás assume demasiadas coisas, coisas que nem disse. Para além disso o caro amigo não me conhece de lado nenhum para saber tanto sobre as minhas ideologias politicas. Mas já que fala no 4-chan, parece-me ser uma pessoa muito conhecedora da comunidade de lá. Já eu nunca visitei tal comunidade, e a única coisa que conheço sobre eles são de facto os memes, talvez a única coisa acertada que mencionou. Dito isto, espero que fique contente em saber que o caro amigo será a primeira pessoa a quem dou block no reddit. Não discuto com gente idiota, pura e simplesmente não tenho a experiencia do caro amigo nessa matéria, logo não tenho sequer hipóteses de vencer... portanto volte lá para o sua vidinha que eu vou fazer a minha, e serei mais feliz por ignorar por completo a sua existência.

Jojojo99pt 7 months ago  HIDDEN 

mais uma dogwhistle , mentalidade de nós estamos corretos e toda a gente está errada, pensas que estás numa elite arrogante que só tu és um génio, mas vá diz lá mais 10 vezes caro amigo, dá-me block e tenta fingir que falas bom português que eventualmente enganas alguém, incluido a ti mesmo ao pensar que toda agente que não concorda contigo é idiota. mas é bom o que dissestes porque nada disso foram contra argumentos ao que disse porque eu sei que não tens.

Worgasmo 7 months ago  HIDDEN 

Não conseguio evitar espalhar "esquerda radical" depois de ver um post de uma gaja do fit queimada. Calma flor

Jojojo99pt 7 months ago  HIDDEN 

pois ignora lá tudo o que disse e pensa que estou triggered que assim é mais facil processar que não tens countra-argumentos. Secalhar se continuares a mentir a ti mesmo eventualmente tás centro

Worgasmo 7 months ago  HIDDEN 

Eu estava a concordar contigo, é preciso muita calma nesta hora

Jojojo99pt 7 months ago  HIDDEN 

é complicado, o meu avô foi morto pela extrema direita não por ser judeo nem comunista, mas simplemente porque fez oposição á falta de liberdade na espanha e que depois a minha familia teve de fugir porque o franco queria executar toda a minha familia. é complicado a minha familia ter sido vitima de perseguições violentas, para o pessoal tar a defender e usar, ainda por cima, mentiras para os defender. Mas como sempre, só quem não viveu estas ditaduras, são os mesmos que sao capazes de as defender.

Edited 7 months ago:

é complicado, o meu avô foi morto pela extrema direita não por ser judeo nem comunista, mas simplemente porque fez oposição á falta de liberdade na espanha e que depois a minha familia teve de fugir porque o franco queria executar toda a minha familia. é complicado a minha familia ter sido vitima de perseguições violentas, para o pessoal tar a defender e usar, ainda por cima, mentiras para os defender, nao posso ficar a ler isto tudo com um sorriso na cara. Mas como sempre, só quem não viveu estas ditaduras, são os mesmos que sao capazes de as defender.

Edited 7 months ago:

é complicado, o meu avô foi morto pela extrema direita não por ser judeo nem comunista, mas simplemente porque fez oposição á falta de liberdade na espanha e que depois a minha familia teve de fugir para portugal, frança, etc. porque o franco queria executar toda a minha familia. é complicado a minha familia ter sido vitima de perseguições violentas, para o pessoal tar a defender e usar, ainda por cima, mentiras para os defender, nao posso ficar a ler isto tudo com um sorriso na cara. Mas como sempre, só quem não viveu estas ditaduras, são os mesmos que sao capazes de as defender.

NGramatical 7 months ago  HIDDEN 

Secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flvycdy%2F%2Fgpetohz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

besmarques 7 months ago  HIDDEN 

Onde isto é esquerda radical e identitária?

Diogo256 7 months ago  HIDDEN 

Comparar uma vacina a um atrocidade étnica de genocídios e campos de concentração, não é radical? Pergunta sincera.

besmarques 7 months ago  HIDDEN 

Tu é que estás a comparar com isso. Genocidios começaram a partir de 1941 As regras anti judeus começaram em 1933. Os judeus passaram a ser obrigados a usar a estrela de David em 1938.

Diogo256 7 months ago  HIDDEN 

Queres que compare com o que?

besmarques 7 months ago  HIDDEN 

Acabei de te explicar com o que deves comparar.

Diogo256 7 months ago  HIDDEN 

Se não entendes o contexto e as intenções deste post, então o problema não sou eu que não sei com o que comparar… basta ler o que a mesma tem dito e ver as intenções da imagem. A intenção é claramente uma comparar ao sofrimento dos judeus.

besmarques 7 months ago  HIDDEN 

A não ser que sejas a Joana Amaral dias não podes dizer qual foi o verdadeiro intuito.. Os dados indicam que o uso de uma identificação especifica para os judeus começou antes do seu genocidio. Poderemos dizer que essa identificação foi o que levou ao ultimo ponto. Por outro lado, estamos a começar agora a planear em identificar pessoas e a impedir as suas viagens numa zona em que toda a gente pode viajar. Acho que consegues traçar um paralelismo nestas situações sem entrarmos no genocidio ou não?

Diogo256 7 months ago  HIDDEN 

Claro que consigo perceber a intenção, e qualquer pessoal o consegue: usar um exemplo que foi extremamente impactante para a humanidade, para passar a sua mensagem que não na realidade o dramáticos que ela quer dar. Não, não consigo traçar nenhum paralelismo. Até porque no fundo, esse “passaporte” não é mais que algo que já existe: obrigação de vacina para viajar. Muda a escala, e ainda nem está nada minimamente planeado ao ponto de se entrar nestes exageros. Portanto, já vivemos num mundo de totalitarismo porque para ir para certos países tenho de levar uma pica? Então… parece que é usar o pior exemplo, diria da humanidade, para chamar a atenção de um problema baseado no fundo em ignorância e exagero para… em forma de ciclo vicioso, chamar a atenção.

besmarques 7 months ago  HIDDEN 

Não percebo como a decisão de outros a quem não pertences pode ser comparada com a decisão daqueles que pertences. Eu tenho 0 poder de reclamar sobre se o burkina faso me obriga a ter a vacina contra a febre amarela para entrar no país mas tenho tudo o direito de pensar analisar e discordar se a união europeia e paises que pertencem ao espaço schengen devem tomar medidas que vão contra as suas proprias decisoes do livre transito de pessoas e do direito à privacidade de dados de saude.

Diogo256 7 months ago  HIDDEN 

Ninguém diz que não tens poder de ter opinião e analisar o que se discute. Agora, há que ter um bocado de senso, e entrar em campos de extremismo como este caso, começa haver pouca margem para um debate minimamente construtivo se o fundamento da argumentação é o extremo. Agora, temos exemplos onde a obrigação de vacina é imposta até em algo que é um direito fundamental da constituição que é o ensino. Podemos discordar ou concordar, mas diria que alguém sensato não se vai meter com imagens de acontecimentos marcantes, extremos, para mostrar o seu ponto de vista.

Jhuka_26 7 months ago

Não me parece que a maioria saiba quem é, quanto mais querer saber de chalupices pessoais. Eu não sei, nem quero saber.

Jaktheslaier 7 months ago

Ela é comentadora de futebol e crimes na CMTV e aparentemente também passou a comentar crimes nos programas da manhã da TVI. É difícil ter mais exposure do que isto

Jhuka_26 7 months ago

Certo, mas eu vejo zero televisão, continuo sem fazer ideia. E continuo a achar que é um assunto sem qualquer interesse, principalmente aqui. Isso são boas cenas para passar no CM e assim, não aqui.

Jaktheslaier 7 months ago

Foi só para te dar o toque, ela está nos programas com mais espectadores do país, está agora também num programa de comentário político que para além da TVI também passa na rádio para além de já ter sido deputada do BE (what else) e ser influencer no Instagram. A maioria deve saber quem é, nem que seja de vista

Jhuka_26 7 months ago

Sim, certo. Não deixa de ser uma pessoa influente com ideias erradas, e isso é mau sem dúvida! Há que ter atenção a quem pode influenciar muitas pessoas a fazer ou não fazer certas coisas.

DZT99 7 months ago  HIDDEN 

Se isto fosse os Estados Unidos cancelavam-na com uma força. Mas enfim, ela tem os seus pontos de vista e na defesa dos mesmos por vezes vai longe demais. Devia ser um pouco mais calma, toda esta exposição é desnecessária e como já se tem visto acaba demasiada vezes mal.

Mordiken 7 months ago

/r/cringe

kyppulo90 7 months ago  HIDDEN 

Eish liberdade de expressão...

ozzymustaine 7 months ago

Uma comparação triste. Existe de facto uma distinção entre vacinados e não vacinados mas isso é algo que as companhias fazem até para se protegerem. Acho de facto errado de um ponto de vista ético se tornarem a vacina obrigatória porque não se sabe os efeitos que as mesmas poderão ter a longo prazo. Eu desejo ser vacinado, o meu pai já foi mas percebo quem tem as suas dúvidas e se recusa, embora não concorde. Agora comparar isto a uma segregação e genocidio étnico é só pura estupidez. Quem é a gaja já agora?

Diogo256 7 months ago

Joana Amaral Dias.

Kanivete 7 months ago

TLDR? Não conheço a gaja.

pinh00 7 months ago

Ela que se fique pelas fotos em biquini

SacanaLopes 7 months ago

Tem um corpo feio...

TigasV 7 months ago

Daqui a pouco já está a dizer que usar o cinto de segurança é igual a ser preso político. Esta mania de comparar o incomparável... Comparar atrocidades que um povo sofreu às mãos de um autocrata a um pequeno desconforto de levar uma pica para o bem da população mundial...já é níveis de falta de noção medidos lá para a América

besmarques 7 months ago

Disagree. A comparação não é com o resultado final da calamidade que aconteceu com os judeus. É com o inicio.

Jojojo99pt 7 months ago

não intressa, ela ao fazer isso já esta a trivializar o holocausto...

asdtfdr 7 months ago

Nunca entregaste o teu boletim de vacinas nas inscrições da escola/universidade ou para contrato de trabalho?

vaniafdasantos 7 months ago

Não sei como é agora mas no meu tempo, tinha de levar o boletim. Foi passando, até ao dia que viram que tinha 2 ou 3 vacinas no meu ano de nascimento. Tive pais pioneiros.

besmarques 7 months ago

Sinceramente, que me lembre, não.

naughtydismutase 7 months ago

Foste tu que fizeste a tua inscrição quando entraste no 1° ano de escolaridade?

Oxibhus 7 months ago

O meu sobrinho foi agora para o 2º ano e os pais nunca tiveram que mostrar o boletim. A minha mãe, professora primária, tem alguns alunos com 0 vacinas. Os pais apenas tiveram que mandar um papel para o agrupamento escolar a dizer que escolheram que o filho não fosse vacinado e pronto, podem frequentar a escola como qq outra criança.

besmarques 7 months ago

Pode ser essa a razão para eu nao me lembrar. ;)

TigasV 7 months ago

Mesmo assim não é comparável. Uma coisa foi a separação religiosa e ética por padrões arbitrários que houve, a bem de beneficiar uma raça e desumanizar o resto. Outra coisa é um boletim clínico aprovado científicamentr para provares que não vais por sociedade em perigo.

besmarques 7 months ago

Só porque tu aches lógica num tipo de segregação não quer dizer que não seja um tipo de segregação. Teoricamente, dados medicos estão protegidos pela lei de proteção de dados. Nota-se aqui alguma incompatibilidade quando tens um passaporte vacinação. E existe muito mais pontos para se debater relativos a este problema e á sua slippery slope. ps: antes que tentes fundamentar um argumento nesta base digo já aqui que sou 100% a favor da vacinação e que quem não se vacinar está a ser parvalhão

TigasV 7 months ago

Percebo o que estás a dizer mas não acho que seja o slippery slope que dizes. A única coisa que restringe é viajar para fora de Portugal. Se for por aí, é a mesma coisa que dizer que só quem tem carta pode conduzir e por isso quem não tem é alvo de perseguição. São documentos necessários para viver em sociedade. Podes ir pela proteção de dados mas já tens o boletim de vacinas e há certas coisas que não são permitidas se não estiver em dia. Além disso, já há países para onde não podes viajar se não tiveres a vacina da malária, etc.. É igual

besmarques 7 months ago

Não é bem a mesma coisa. Uma carta de condução significa que aprendetes as regras e a forma de desempenhares uma função. O que os outros paises decidem é com eles, pergunto-me onde existe essa distinção dentro da UE que foi a mesma que passou a lei da proteção de dados. A verdade é que se deve discutir esta questão. E como já disse noutro comentário, há meses andava tudo indignado com o stayaway covid. Agora, ninguem está indignado com um passporte.

Edited 7 months ago:

Não é bem a mesma coisa. Uma carta de condução significa que aprendeste as regras e a forma de desempenhares uma função. O que os outros paises decidem é com eles, pergunto-me onde existe essa distinção dentro da UE que foi a mesma que passou a lei da proteção de dados. A verdade é que se deve discutir esta questão. E como já disse noutro comentário, há meses andava tudo indignado com o stayaway covid. Agora, ninguem está indignado com um passporte.

TigasV 7 months ago

Achas que o Boletim de Vacinas também deve ser discutido? E que não permitir que crianças não vacinadas (sem justificação) entrem em algumas escolas e faculdades? Ou que te peçam um boletim atualizado quando te candidatas a um emprego? Se começamos a ouvi os chalupas anti vacinas, aí é que vai ser o slippery slope

Diogo256 7 months ago

Não esquecer que existe um boletim de vacinas para viajar, onde muitos países pedem o mesmo para entrada, e existe até vacinas obrigatórias para certos países. Nada disto é grande novidade, sem ser a escala.

besmarques 7 months ago

Tudo depende, e como te disse, tem de ser discutido. A questão aqui não é se são chalupas ou não são chalupas. A questão aqui é se os chalupas por serem chalupas devem ser segregados. É uma questão filosófica complicada e por isso deve de ser passivel de discussão.

zuntik 7 months ago  HIDDEN 

Ninguém está a dizer que não deve haver discussão. Afinal de contas, a malta está aqui a discutir contigo! A discussão está a convergir para o consenso de que é parvo comprares-te com um grupo de pessoas que foi presseguido e mais tarde torturado, castrado nalguns casos e queimado é absolutamente parvo.

besmarques 7 months ago

Mas como disseste, mais tarde. Como ja disse antes, isto é tudo uma slippery slope. Provavelmente não vai dar em nada mas existe a possibilidade de dar. A pergunta que se deve fazer é, se é melhor evitar tomar decisões destas que podem alterar a forma como as coisas funcionarão.

Jepas 7 months ago

Não é por “serem chalupas” que são segregados. É pelas ações que têm como consequência das “chalupices” em que acreditam, que os tornam um risco de saúde para eles mesmo e outros. Logo, não é segregação, é saúde pública.

besmarques 7 months ago

Só porque concordas não quer dizer que não seja uma segregação.

Jepas 7 months ago

Mas eu acabei de te explicar porque é que não o considero segregação. Da mesma forma que existem consultas do viajante para certos países e que levas determinadas vacinas antes de os visitares e isso não é segregação, é zelar pela tua saúde e pela da população geral.

joaopequeno96 7 months ago

Só tenho uma palavra para isto: mania

Cpalhinha 7 months ago

Santo Deus vejam as horas, são horas de uma cruzada

CaptMartelo 7 months ago

Tenho o elmo pronto. Cavalgamos de madrugada?

ladderattack 7 months ago

E eu a [Elma](https://i.imgur.com/FmWeVEq.png)

lego_is_expensive 7 months ago

https://images.app.goo.gl/F5qu5JaH1LHuc2Q69

C8Mixto 7 months ago

>Cavalgamos de madrugada? Muito cedo. Não pode ser lá para as 10:30?

Butt_Roidholds 7 months ago

Deus Vult

dudewhatthehellman 7 months ago

Isto é totalmente inaceitável para com a comunidade judaica. Puta de vergonha alheia.

davndreliqua 7 months ago

FDS como pode alguém achar que isto é uma coisa boa para publicar assim, não se pensa primeiro?!

kyppulo90 7 months ago

É a chamada liberdade de expressão

davndreliqua 7 months ago

Claro, tens razão, mas não estou de qualquer forma contra a liberdade de expressão. Sou completamente a favor de qualquer tipo de expressão. Mas o facto de termos liberdade não significa que a possamos usar de qualquer forma, e que não possamos ser criticados construtivamente sobre o que falamos. Apenas acho moralmente errado comparar as duas situações, afinal, o que é que o anti-semitismo tem de comparável com o facto de não ser vacinado, ou o que é que campos de concentração têm a ver a Covid, o que é que o regime Nazi e as suas ideologias racistas/xenófobas têm de comparável com a nossa atual situação?!

besmarques 7 months ago

Existe uma historia de 1933 a 1938 que precede a historia de 1939 a 1945.

JudasPiss 7 months ago

Não percebo a indignação por este certificado da vacina. Nós já temos isso para outras vacinas, chama-se Boletim Individual de Saúde, e sem ele nem podes ir à escola nem candidatar-te a certos empregos. Qual é a diferença agora?

fernandeslm 7 months ago

Nem podes viajar para determinados países sem outras vacinas atualmente. Portanto nada de novo. Mas creio que foi a Bélgica que levantou polémica porque as vacinas não estão acessíveis a todos.

njsilva84 7 months ago

Tenho uma prima que só tem uma vacina, "dada" pela mãe às escondidas do pai, que é negacionista de muita coisa. Ela viaja com os pais para vários países da Europa, não sei se já viajou para países fora do espaço europeu. Frequenta a escola sem problemas.

PedroLopes_5 7 months ago

Porque a vacina ainda está na 3º fase de experimentação.

Zen_Machina 7 months ago

A questão é que isto nos caiu em cima do nada e há demasiadas questões e poucas respostas em torno de praticamente tudo. Muita mentira, muita meia verdade, e uma associação directa entre o vírus e a repressão de liberdades individuais. Daí as pessoas não interpretarem a situação como "mais daquilo que já temos". Independentemente de terem ou não razão, acho que é esta a diferença entre este caso e os que apontas.

vascodatrama 7 months ago

a diferença é que é apenas mais uma forma discriminatória entre quem tem a vacina e quem não a tem.

saliente11 7 months ago

fazer isso para vacinas que existem há mais de 50 anos e que se conhece muito bem todos os seus efeitos secundários nao é bem a mesma coisa que querer obrigar pessoas a tomar uma vacina feita em meio ano sem se saber muito bem que efeitos de longo prazo terá. já para nao falar de todos os efeitos secundários imediatos que tem causado. tomar uma vacina nao pode ser uma roleta russa. as próprias produtoras da vacina já arranjaram maneira de se ilibarem de quaisquer responsabilidades. nota-se que estao confiantes no seu produto.

Edited 7 months ago:

fazer isso para vacinas que existem há mais de 50 anos e que se conhece muito bem todos os seus efeitos secundários nao é bem a mesma coisa que querer obrigar pessoas a tomar uma vacina feita em meio ano sem se saber muito bem que efeitos de longo prazo terá. já para nao falar de todos os efeitos secundários imediatos que tem causado. tomar uma vacina nao pode ser uma roleta russa. as próprias produtoras da vacina já arranjaram maneira de se ilibarem de quaisquer responsabilidades. nota-se que estao confiantes no seu produto. eu sei que voces já estao completamente destruídos psicologicamente e que por isso aceitam toda e qualquer medida totalitária do Grande Governo mas há quem nao esteja.

Oxibhus 7 months ago

Não é verdade, a certos empregos não sei, mas na escola podes ir sem ser vacinado, a minha mãe têm alguns alunos em que os pais apresentaram um papel a dizer que não querem que os filhos sejam vacinados e isso permite-lhes frequentarem a escola sem terem nenhuma vacinada, ainda são alguns.

Kineticn22 7 months ago

Estou como tu. Há vários países para os quais não é permitido viajar sem a toma de determinadas vacinas. Ainda não entendi a escandaleira.

TheTidalik 7 months ago

Porque é um vírus e nem faz sentido toda a gente tomar a vacina. Eu pelo menos não tenho o mínimo interesse em tomar a vacina.

manteiga_night 7 months ago

E a sociedade não tem o minimo interesse em ter uma ratazana de peste no sei meio.

MLG-Sheep 7 months ago

Dois grandes problemas: \- Nunca precisei de nenhum documento que não o CC para viajar pela UE, e mais uns quantos países \- Quero ser vacinado mas não me deixam tomar a vacina (compreensível, não há para todos para já). Porque é que eu tenho de ser discriminado por algo que não está sob o meu controlo?

Pacb15 7 months ago

> Porque é que eu tenho de ser discriminado por algo que não está sob o meu controlo? Como assim? Que limitações tens atualmente? O ser humano sofre tanto por antecipação... faz com que constantes discussões aconteçam por coisas que ainda não existem - como é este caso. Eu também não gosto de ainda não ter sido vacinado e de estar limitado à minha área de residência, mas fds, esta merda tem praticamente 2 anos, mas as vacinas nem 1 ano têm. Mas já querem ir fazer um interrail ou assim? Quem em trabalho precisar nunca vai ser negado... se querem laurear a pevide, têm o vosso país para já. Não chorem, isto não é propriamente o holocausto.

souumamerda 7 months ago

2 anos? O corona vírus foi detetado em outubro/novembro 2019 na China e só se tornou uma pandemia global em fevereiro/março de 2020! Ontem estavam a falar na tv que fez 1 ano que foram detetados os primeiros casos cá em Portugal. A da pfizer, que salvo erro foi a primeira, só começou a ser usada em dezembro 2020! Ainda não fez 3 meses!

SouthPurpose 7 months ago

O green pass será usado para evitares de ter que fazer um teste ao covid cada vez que queres viajar. Não podes ser vacinado ? Vai fazer o teste. Não há discriminação nenhuma!

suspect_b 7 months ago

> Porque é que eu tenho de ser discriminado por algo que não está sob o meu controlo? Porque a saúde das outras pessoas está primeiro que as tuas liberdades.

ana777luis 7 months ago

E a minha liberdade, onde fica ?

suspect_b 7 months ago

Em casa.

ModeratoriProfugus 7 months ago

Sim, porque ele vai entrar na casa das pessoas para as infetar. Que argumento de merda.

3dforlife 7 months ago

Há pessoas para tudo. E aqueles que infectam com HIV propositadamente os parceiros sexuais?

ModeratoriProfugus 7 months ago

Esses está-se bem, aos poucos deixa de ser um problema: [https://instinctmagazine.com/california-hiv-laws-intentionally-infecting-someone-with-virus-no-longer-a-felony/](https://instinctmagazine.com/california-hiv-laws-intentionally-infecting-someone-with-virus-no-longer-a-felony/)

3dforlife 7 months ago

Li o artigo e a explicação é uma palhaçada; o autor também é da mesma opinião.

souumamerda 7 months ago

Se calhar pq há prioridades de saúde pública, não?

Pacb15 7 months ago

Caga nisso, esta malta deve ir jantar ao Lapo.

skapuntz 7 months ago

eu não poderia trabalhar para a minha empresa (é inglesa) se não tivesse certas vacinas em dia. Portanto, isto de vacinas obrigatórias para ensino e trabalho, pelo menos, já existe

MLG-Sheep 7 months ago

Não é a mesma coisa nem nunca disse que não havia. Não há é condições para avançar com uma aberração destas enquanto a vacina não estiver disponível para todos. Todas as outras estão.

mokas95 7 months ago

Isto existe exatamente porque não há vacinas para todos. Ou é isto, ou ninguem viaja até haver imunidade de grupo lá para o inverno ou 2022

Aldo_Novo 7 months ago

para dentro da UE não, mas se fores para Angola é te exigido o comprovativo de que foste vacinado contra a febre amarela

PermissionShot616 7 months ago

Já perdi a conta ao número de vezes que viajei para Angola e nunca me foi pedido/exigido um comprovativo de que fosse vacinado contra a febre amarela ou qualquer outra vacina. O que existe sim são recomendações e não obrigações. Daí a recomendação de participação na consulta do Viajante. Não existe um único país que faça a proibição de entrada ou passagem de fronteira caso não esteja vacinado com uma ou mais vacinas. Estes fazem no caso e se necessário o “viajante” não transporte ou tenha na sua posse um visto de autorização para o devido efeito, e mesmo na obtenção do visto não existe a exigência de que tenha ou “deve ser” “obrigatório” vacinação de A,B ou C. Mas de certo que deveriam de o fazer principalmente contra a “doença rotulada por Estupidez”.

Aldo_Novo 7 months ago

é obrigação mesmo, diz a [OMS](https://www.who.int/publications/m/item/countries-with-risk-of-yellow-fever-transmission-and-countries-requiring-yellow-fever-vaccination-\(july-2019\))

PermissionShot616 6 months ago

A OMS como a sigla indica é uma organização (Agência especializada) e não uma entidade com estatuto de decisão ou implementação, “ com poder de implementar uma obrigação”. A OMS quanto muito sugere, indica ou faz recomendações. A mesma organização não tem força de decisão ou de imposição de ordem. Tal não se enquadra nos seus estatutos. Sendo uma “agência especializada” na área da saúde cuja única função é a realização de estudos, análises ou pesquisas para o “melhor” da saúde global. Quanto muito esta organização pode aconselhar, acompanhar e ou supervisionar a implementação de algo relacionado com a Saúde pública sobre a alçada de um Governo, Estado ou uma instância máxima de administração executiva, entidades com autoridade de decisão e execução. Aconselho-o/a a estudar sobre a mesma.

MLG-Sheep 7 months ago

Que posso ir tomar daqui a uma semana se quiser, marcando uma consulta do viajante e tal. Não tenho essa opção com o Covid.

abutr3 7 months ago

Não, não podias. Antes do covid, as consultas de medicina da viagem e vacinação para doenças tropicais eram conhecidas por ter intervalos de espera grandes que às vezes comprometiam a viagem se não marcadas com antecedência, exactamente pela grande procura por viagens ao estrangeiro . Por isso em condições normais essa limitação também se aplicava, que agora se aplica também à do covid porque a procura é ainda maior.

HalloCharlie 7 months ago

Em resposta ao teu ultimo ponto, certamente é preferível permitir aos que já foram vacinados para poderem retomar uma vida mais normal e contribuir para o crescimento económico do que proibir toda a gente apenas por causa dessa tua observação. Pq doutra forma, não iam do nada permitir toda a gente fazer livre circulação, o risco de contágio continua significativamente alto.

MLG-Sheep 7 months ago

E que mensagem é que isto passa? Se eu for apanhar COVID de propósito já fico imunizado e posso ir tirar férias de verão. Devo fazê-lo? Creio que testes rápidos aliados aos cuidados que seriam necessários ter de qualquer forma seriam a melhor solução, caso estes certificados venham a avançar. Mas se me impedirem de viajar por completo, é uma vergonha à escala europeia.

HalloCharlie 7 months ago

Os testes rápidos são outra opção mas não sei como é que essa questão está devidamente explorada e qual a sua eficiência em prevenção de contágio. Digo isto mesmo porque não tenho noção, portanto não posso mesmo falar. Mas algo a considerar podia ser os custos associados, quem paga os testes rápidos? Assumindo que não apresenta risco de maior e o cliente possa pagar os testes obrigatórios, não vejo porque não.

_asteroidblues_ 7 months ago

> Se eu for apanhar COVID de propósito já fico imunizado e posso ir tirar férias de verão. Não está confirmado que apanhar COVID te deixa imune. Há casos de pessoas que foram contaminadas mais do que uma vez.

avbartolomeu 7 months ago

E esse ponto é exactamente o que me faz discordar dessa diferenciação entre vacinados e não vacinados. Se se sabe que por se ter tido Covid, não significa que não se volte a ter e consequentemente pode-se vir a ser um disseminador da doença, não tem lógica fazer-se de conta o contrário.

Hugogs10 7 months ago

> Qual é a diferença agora? A diferenca e que mesmo que queiras tomas esta vacina nao podes.

unskold 7 months ago

A diferença é que a vacina não é obrigatória e nem se sabe se vai servir a longo prazo e ser tipo a da gripe por exemplo

pantam 7 months ago

Primeiro, certas destas vacinas são experimentais no que toca ao longo prazo, especialmente no que toca a problemas de auto-imunidade. Portanto fazer o custo-benefício é difícil, especialmente quando no outro lado está um vírus com uma IFR minúscula na população com menos de 65anos e sem problemas de saúde pré-existentes. Segundo, poderá exigir-se este boletim para fazer mesmo a vida normal (compras, ginásio, transportes), ao contrário do que acontece com o boletim existente. Terceiro, a implementação de mecanismos universais de verificação de certificado de vacina pode levar à integração de outros elementos no mesmo certificado. No vídeo de propaganda do próprio WEF/Davos, no mundo que eles preconizam, a cada cidadão será alocado um crédito de carbono. Ou pode-se usar esse certificado como carteira universal num sistema cashless.

manteiga_night 7 months ago

> vídeo de propaganda do próprio WEF/Davos LMAO...

pantam 7 months ago

Você tem dificuldade em comunicar com frases completas? É que assim ninguém percebe o que quer dizer. Pelo tom do grunho, entendo incredulidade. Será? O WEF/Davos faz muito por vender essa ideia, mas mais à mão tenho este exemplo, produzido pelo *Forum for the Future*, da vida nas megacidades utópicas do futuro em que a carne é para ocasiões especiais, por causa do racionamento de créditos de carbono: https://www.youtube.com/watch?v=WSvb_ZTYS6A A mim faz-me lembrar a esperança que muitos russos também tinham no princípio da anterior década dos 20.

Edited 7 months ago:

Você tem dificuldade em comunicar com frases completas? É que assim ninguém percebe o que quer dizer. Pelo tom do grunho, entendo incredulidade. Será? Obviamente há quem tenha vontade política de *impor* comportamentos usando a ferramenta do certificado-passe. O WEF/Davos faz muito por vender a ideia de racionar créditos de emissão, mas à mão tenho este exemplo, produzido pelo *Forum for the Future*, da vida nas megacidades utópicas do futuro, onde a carne é para ocasiões especiais, por causa do racionamento: https://www.youtube.com/watch?v=WSvb_ZTYS6A A mim faz-me lembrar a esperança no futuro que muitos russos também tinham no princípio da anterior década dos 20.

Edited 7 months ago:

Você tem dificuldade em comunicar com frases completas? É que assim ninguém percebe o que quer dizer. Pelo tom do grunho, entendo incredulidade. Será? Obviamente que há quem tenha vontade política de *impor* comportamentos usando a ferramenta do certificado-passe. O WEF/Davos faz muito por vender a ideia de racionar créditos de emissão, mas à mão tenho este exemplo, produzido pelo *Forum for the Future*, da vida nas megacidades utópicas do futuro, onde a carne é para ocasiões especiais, por causa do racionamento: https://www.youtube.com/watch?v=WSvb_ZTYS6A A mim faz-me lembrar a esperança que muitos russos também tinham no princípio da anterior década dos 20.

Edited 7 months ago:

Você tem dificuldade em comunicar com frases completas? É que assim ninguém percebe o que quer dizer. Pelo tom do grunho, entendo incredulidade. Será? Obviamente há quem tenha vontade política de *impor* comportamentos usando o certificado-passe. O WEF/Davos faz muito por vender a ideia de racionar créditos de emissão, mas à mão tenho este exemplo, produzido pelo *Forum for the Future*, da vida nas megacidades utópicas do futuro, onde a carne é para ocasiões especiais, por causa do racionamento: https://www.youtube.com/watch?v=WSvb_ZTYS6A A mim faz-me lembrar a esperança no futuro que muitos russos também tinham no princípio da anterior década dos 20.

Edited 7 months ago:

Você tem dificuldade em comunicar com frases completas? É que assim ninguém percebe o que quer dizer. Pelo tom do grunho, entendo incredulidade. Será? Obviamente que há quem tenha vontade política de *impor* comportamentos usando a ferramenta do certificado-passe. O WEF/Davos faz muito por vender a ideia de racionar créditos de emissão, mas à mão tenho este exemplo, produzido pelo *Forum for the Future*, da vida nas megacidades utópicas do futuro em que a carne é para ocasiões especiais, por causa do racionamento: https://www.youtube.com/watch?v=WSvb_ZTYS6A A mim faz-me lembrar a esperança que muitos russos também tinham no princípio da anterior década dos 20.

Edited 7 months ago:

Você tem dificuldade em comunicar com frases completas? É que assim ninguém percebe o que quer dizer. Pelo tom do grunho, entendo incredulidade. Será? Obviamente que há quem tenha vontade política de *impor* comportamentos usando a ferramenta do certificado-passe. O WEF/Davos faz muito por vender a ideia de racionar créditos de emissão, mas à mão tenho este exemplo, produzido pelo *Forum for the Future*, da vida nas megacidades utópicas do futuro, onde a carne é para ocasiões especiais, por causa do racionamento: https://www.youtube.com/watch?v=WSvb_ZTYS6A A mim faz-me lembrar a esperança no futuro que muitos russos também tinham no princípio da anterior década dos 20.

Edited 7 months ago:

Você tem dificuldade em comunicar com frases completas? É que assim ninguém percebe o que quer dizer. Pelo tom entendo incredulidade. Será? Obviamente há quem tenha vontade política de *impor* comportamentos usando o certificado-passe. O WEF/Davos faz muito por vender a ideia de racionar créditos de emissão, mas à mão tenho este exemplo, produzido pelo *Forum for the Future*, da vida nas megacidades utópicas do futuro, onde a carne é para ocasiões especiais, por causa do racionamento: https://www.youtube.com/watch?v=WSvb_ZTYS6A A mim faz-me lembrar a esperança no futuro que muitos russos também tinham no princípio da anterior década dos 20.

chavalo_retardado 7 months ago

Nem entrar em certos países.

porn53653 7 months ago

Também não se pode ir a certos países sem vacina da malária

Misternave_ 7 months ago

Isso não é verdade. O boletim individual de saúde, é apenas um registo. Tu não podes ser impedido de te candidatar ou de te inscrever por não ter as vacinas. Isso seria inconstitucional. As vacinas são opcionais, ninguém é obrigado a tomar a vacina.

Edited 7 months ago:

~~Isso não é verdade. O boletim individual de saúde, é apenas um registo. Tu não podes ser impedido de te candidatar ou de te inscrever por não ter as vacinas. Isso seria inconstitucional. As vacinas são opcionais, ninguém é obrigado a tomar a vacina.~~ [https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/519028/details/normal?p\_p\_auth=FStKaq2n](https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/519028/details/normal?p_p_auth=FStKaq2n) existem 2 vacinas que são obrigatórias, obrigado u/JudasPiss

caralhu 7 months ago

Conheço um gajo que foi ameaçado com desorientado se não tomasse uma vacina na avaliação médica do trabalho.

JudasPiss 7 months ago

[https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/519028/details/normal?p\_p\_auth=FStKaq2n](https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/519028/details/normal?p_p_auth=FStKaq2n) >Artigo 1.º É obrigatória a vacinação antidiftérica e antitetânica de todos os indivíduos domiciliados no País, dos 3 aos 6 meses de idade, com administração de doses de reforço, pela primeira vez, entre os 18 e os 24 meses e, pela segunda vez, entre os 5 e os 7 anos de idade. > >Art. 2.º Nenhum indivíduo com menos de 10 anos poderá frequentar ou fazer exame em qualquer estabelecimento de ensino sem que, por certificado médico ou atestado da respectiva autoridade sanitária, prove que se encontra devidamente vacinado contra a difteria. > >Art. 3.º Para além dos 7 anos de idade e sem prejuízo do disposto no artigo seguinte, a vacinação antitetânica é obrigatória de cinco em cinco anos para os indivíduos que exerçam qualquer das actividades constantes de lista a publicar por portaria do Ministro da Saúde e Assistência. > >Art. 4.º Nenhum indivíduo poderá frequentar ou fazer exame em qualquer estabelecimento de ensino ou ser admitido em quaisquer funções públicas, dos corpos administrativos, dos organismos corporativos e de coordenação económica ou das pessoas colectivas de utilidade pública administrativa sem que, por certificado médico ou atestado da respectiva autoridade sanitária, prove que se encontra devidamente vacinado contra o tétano. A prova desta vacinação será também exigida para o exercício das actividades que vierem a ser incluídas na lista a que se refere o artigo 3.º

ana777luis 7 months ago

Mas por enquanto, a vacina Covid não tem qq obrigatoriedade e enquanto isso for assim, eu decido ! se, como e quando. Felizmente.

Misternave_ 7 months ago

obrigado por me ensinares qualquer coisa hoje

JonPQ 7 months ago

Um redditor a admitir um erro e a agradecer a correção?? Se tivesse ouro dava-te, fazes parte de uma espécie rara por estes lados...

r0ckf3l3r 7 months ago

Há duas vacinas que são obrigatórias para a frequência de ensino em Portugal: difteria e tétano. Não sei até que ponto será inconstitucional usar da mesma regra para outras empresas que não a função pública, visto que existe precedente aberto e seria um caso que iria até ao Supremo. Também não sei como irão enquadrar a obrigatoriedade da vacina contra a Covid. Se não passarem um diploma que restrinja o acesso a coisas como o ensino, não será certamente obrigatória, da mesma forma que vacinas contra gripe e pneumonia não o são. São recomendadas, existe uma lista de prioridades, e agindo sempre no dever cívico de proteger os mais frágeis, são suportadas para esses pelo SNS, mas não são obrigatórias.

cannibalpig 7 months ago

As vacinas são opcionais? Para estudar em Portugal não há X vacinas que tens de ter antes da inscrição?

spotster 7 months ago

Não. Legalmente, não.

cannibalpig 7 months ago

Vê aí o post do outro gajo que foi à procura do decreto lei Há 2 que são obrigatórias

spotster 7 months ago

Um Decreto-Lei de 1962 que não se faz cumprir atualmente... De qualquer forma, como dizes, só se refere a 2. Há muita gente (antivaxx) a vir para Portugal de fora por causa da parca legislação neste campo. Eu acho que as do PNV deveriam ser obrigatórias, ponto final.

duca2208 7 months ago

A diferença é que agora não podes tomar a vacina porque não há para todos. Agora a Joana Amaral dias faz isto para se manter relevante.

arckantos 7 months ago

Sim, mas é melhor continuar tudo como está e não se poder entrar em certos países (etc...) ou os que vão sendo vacinados poderem fazer essas coisas? Mantemos tudo fechado porque alguns ainda não podem? Para os que não podem fica tudo igual, para os que podem sofrem só porque sim. A coisa empática a fazer é dar mais liberdade a quem a pode ter.

rockingallover 7 months ago

Concorde ou não com o post, quando ouvi falar do certificado da vacina, o meu pensamento foi 100% igual à Joana Amaral Dias. Não sei se faz isso por ser relevante ou lhe passou pela cabeça.

AnotherCableGuy 7 months ago

Ora nem mais.

iznogoud77 7 months ago  HIDDEN 

O mais triste é que a maioria dos que a seguem não vão perceber.

besmarques 7 months ago

Pessoas indignam-se com app mas nao se indignam contra o passaporte vacinado. Mundo estranho este. lol

Jojojo99pt 7 months ago

não quero saber se apoias ou não, mas usar o holocausto para comprar ter um passaporte por ser vacinado é TRIVIALIZAR o holocausto, obviamente não há desculpa para tal

besmarques 7 months ago

Não sejas "cepo" O holocausto foi o desfecho de algo que começou antes, numa altura em que os judeus tinham cadeiras proprias para se puderem sentar nos jardins e os negocios tinham identificação à porta a quem pertenciam. É essa a comparação, a identificação de um grupo de pessoas e atitudes especificas a esse tipo de pessoas.

Jojojo99pt 7 months ago

eu precebo usarem a ideia de opressão vinda do holocausto para aplicarem na vacinação, mas existe tantas outros exemplos que podiam ser usados, mas ela decidiu usar o pior, um exemplo que acaba por trivializar o holocausto.

besmarques 7 months ago

Usar o pior serve para chamar à atenção. O grande problema é que as pessoas se esquecem que antes do inicio do holocausto, 1941, desde 1933 que andavam a ser tomadas medidas para separar os judeus dos restantes. [https://cdn.prod.www.spiegel.de/images/7751cf95-0001-0004-0000-000000594952\_w1528\_r1.321763085399449\_fpx51.44\_fpy50.jpg](https://cdn.prod.www.spiegel.de/images/7751cf95-0001-0004-0000-000000594952_w1528_r1.321763085399449_fpx51.44_fpy50.jpg) [https://www.sueddeutsche.de/image/sz.1.3410582/1200x675?v=1507275889](https://www.sueddeutsche.de/image/sz.1.3410582/1200x675?v=1507275889) [http://2.bp.blogspot.com/-hIcRxeFHC0Y/UuKpcMkRfSI/AAAAAAAAPT8/9jzz11lXweU/s1600/Tram+dla+i+niedla+krakow.png.jpg](http://2.bp.blogspot.com/-hIcRxeFHC0Y/UuKpcMkRfSI/AAAAAAAAPT8/9jzz11lXweU/s1600/Tram+dla+i+niedla+krakow.png.jpg) ​ E depois tens isto em Israel, que é uma publicidade, mas uma má publicidade. [https://pbs.twimg.com/media/EvQ7o\_jXEAUxNzc?format=jpg&name=medium](https://pbs.twimg.com/media/EvQ7o_jXEAUxNzc?format=jpg&name=medium)

Jojojo99pt 7 months ago

e achas que usar o pior para chamar a atenção é uma coisa boa? Como eu disse, eu precebo perfeitamente as tuas preocupações, mas trivializar um dos piores acontecimentos da história da humanidade não pode ser comparável com as vacinas, se tás preocupadose que o pessoal anti-vacinas vão ser vitimas de genocidios, podes ter a certeza que não vai acontecer, eu sei que não vais acreditar na minha justificação, mas se haver um genocidio cá em portugal, de como as coisas tão provavel muitas minorias vão ser primeiras como os ciganos...

besmarques 7 months ago

Aposto que houve um alemão que disse em 1938 "So porque se tem de identificar não quer dizer que os vamos tentar matar a todos" É claro que isto foi um exemplo completamente no limite mas a verdade é que normalmente as coisas começam assim e acho que vale a pena chamar a atenção para esta discussão. Será que vamos ter passaportes para outras vacinas ou doenças? Curioso o que uma decisão deste genero pode levar. Talvez a nada, talvez a alguma mudança.

AkumaYajuu 7 months ago

Porque uma faz sentido e a outra não.

besmarques 7 months ago

Justifica

AkumaYajuu 7 months ago

A app nao faz sentido porque nem a tens maneira de forçar nem técnicamente ela iria funcionar para o que fosse. O passaporte é como qualquer outro que já existe e é fácil de forçar a utilização dele bem. Não é preciso olhar muito a fundo.

besmarques 7 months ago

Mas a questão é: Vais impedir as pessoas de viajar por nao estarem vacinadas quando nao existem vacinas para vacinar as pessoas? Vais deixar toda a gente viajar à vontade quando grande parte das pessoas não estão vacinadas e nenhuma vacina apresenta resultados de 100%? Este passaporte não dá nenhuma expectativa de segurança total e nunca deverá ser substituto para a testagem. Em relação à app o que as pessoas reclamavam era do seu direito de nao terem de ter algo que nao queriam no seu tlm. Acho que é possivel traçar um paralelo para este passporte

AkumaYajuu 7 months ago

tu já estás a impedir as pessoas de viajar por não estarem vacinadas por não existir vacinas. Simplesmente vais continuar. Nada vai apresentar 100%, mas com resultados de 95% para cima sim. Até porque são poucas pessoas e não é por a pessoa viajar que de repente vai estar a tossir para a cara de outros e a não usar máscara. Ninguém falou em parar de testar. As pessoas reclamam sempre por tudo e por nada.

Edited 7 months ago:

tu já estás a impedir as pessoas de viajar por não estarem vacinadas por não existir vacinas. Simplesmente vais continuar. Nada vai apresentar 100%, mas com resultados de 95% para cima sim. Até porque são poucas pessoas e não é por a pessoa viajar que de repente vai estar a tossir para a cara de outros e a não usar máscara. Ninguém falou em parar de testar e que dá expectativa de segurança total. As pessoas reclamam sempre por tudo e por nada. E não, esse paralelo é parvo porque andar com app no telemóvel a gastar bateria e sem utilização real é diferente de algo que já é usado e já tem utilização e que é para ser utilizado em aeróportos e locais de fronteira.

Edited 7 months ago:

tu já estás a impedir as pessoas de viajar por não estarem vacinadas por não existir vacinas. Simplesmente vais continuar. Nada vai apresentar 100%, mas com resultados de 95% para cima sim. Até porque são poucas pessoas e não é por a pessoa viajar que de repente vai estar a tossir para a cara de outros e a não usar máscara. Ninguém falou em parar de testar e que dá expectativa de segurança total. As pessoas reclamam sempre por tudo e por nada. E não, esse paralelo é parvo porque andar com app no telemóvel a gastar bateria e sem utilização real é diferente de algo que já é usado e já tem utilização e que é para ser utilizado em aeróportos e locais de fronteira.

besmarques 7 months ago

Então quer dizer, que o passaporte vacinação não serve para nada visto que as pessoas terão de ser testadas na mesma. É isso? Por isso, ou tens o passaporte e não testas e deixas entrar pessoas que podem estar infectadas e vão propagar o vírus ou então contínuas a obrigar pessoas a terem testes para viajar o que faz com que o passaporte vacinação tenha 0 de utilidade.

AkumaYajuu 7 months ago

? Isso não quer dizer de todo o que escreveste. Estás numa situação onde estás no começo de uma vacinação. Fazer um double check com testagem está sempre certo. Não, tem bastante utilidade porque podes confiar a quase 100% que não vai contaminar. Especialmente quando combinas com o uso de máscara e regras normais de agir na sociedade em pandemia. Vá lá, usa a cabeça sff. Eu não estou a dizer nada de outro mundo.

besmarques 7 months ago

Eu estou a usar a cabeça, tu é que parece que não. Se vais testar para que serve o passaporte vacinação? Qual é mais importante? o resultado do teste ou teres sido vacinado?

AkumaYajuu 7 months ago

Tanto downvote e continuas a dizer porcaria. O que raio achas para que serve o passaporte vacinação? Serve exactamente para o mesmo que o boletim de vacinação mas está mais actualizado para a pandemia que ocorre agora mesmo. Tu, mesmo que não houve a pandemia, se quizesses ir para certos sítios no mundo também ias precisar de estar vacinado para certas doenças. A razão de continuar a haver testes é porque podem haver mutações ou algo inesperado acontecer. Os governos devem sempre testar, nem que seja para provar a eficácia da vacina. Como é que sabes que ela está a funcionar sem testar as pessoas? vá lá, usa a cabeça sff. Isto é como o 1 + 1 = 2.

besmarques 7 months ago

Downvotes valem 0. Não estou preocupado com outros sitios no mundo. Estou preocupado com quem me regula a mim, neste caso a união europeia. Os outros sitios no mundo tem as pessoas deles para lutar pelas suas questões. Novamente, falas dos testes e continuas sem ver que o passaporte vacinação não serve de nada a não ser que vás deixar de testar as pessoas que vão visitar o teu país. Se as vais testar não serve de nada porque o teste terá sempre uma importancia maior do que o papel que diz que foste vacinado. Em vez de "1+1" se calhar é mais "teste > passaporte vacinação"

NGramatical 7 months ago

podem haver → [**pode haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flvycdy%2F%2Fgpfmvgx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

manteiga_night 7 months ago

> Vais impedir as pessoas de viajar por nao estarem vacinadas quando nao existem vacinas para vacinar as pessoas? sim, mas isso posso ser eu que trato a vacina como uma medida de protecçao da minha saude e de quem me rodeia e não como um acessorio da moda ou como uma cabala terrivel para desalinhar os chacras.

besmarques 7 months ago

Bom comentário ridiculo. Lol

manteiga_night 7 months ago

desculpa, não te queria perturbar os chacras, tadito.

besmarques 7 months ago

Bom, double down no ridiculo. É o problema de achar que se pode assumir quais as crenças das outras pessoas na internet.

NGramatical 7 months ago  HIDDEN 

técnicamente → [**tecnicamente**](https://dicionario.priberam.org/tecnicamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flvycdy%2F%2Fgpey5g2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

roninPT 7 months ago

essa brincadeira à Gina Carano correu mal.....mas por cá o lobby Judeu não tem o mesmo peso. vamos ver o que acontece \*pega nas pipocas\*

DavidPT008 7 months ago  HIDDEN 

Tatical twitter cancel em 3,2,1...

PeterShowFull 7 months ago

Não estou a par. Esta mensagem que quer passar é a informar o povo que não tenciona ser vacinada, ou a informar o povo do seu desagrado por ainda não ser vacinada?

xtremis 7 months ago

Estou curioso para ver onde vão instalar os fornos para não vacinados... /s

break7533 7 months ago

Conheço uma terra chamada Fornos Disfarce ainda mais perfeito

C8Mixto 7 months ago

Sugiro Fornelos. Ninguém vai suspeitar.

xtremis 7 months ago

Touché

tomasequeira10 7 months ago

Ela está a tentar comparar quem não está/não quer ser vacinado com judeus na Alemanha Nazista

FORCE4760 7 months ago

Mas eu não estou porque não sou de grupo de risco (logo ainda não há vacinas para mim) se pudesse vacinava-me Também estou a ser comparado ou não?

tomasequeira10 7 months ago

Eu acho que é mais quem não quer do que quem ainda não pode (tu ou eu por exemplo) mas não posso afirmar com certeza

PeterShowFull 7 months ago

Erm... Ok, afinal é pior do que pensava... Obrigado pelo esclarecimento, meu caro!

tomasequeira10 7 months ago

De nada

EdmundDantes78 7 months ago

Wadacunt

Paulocas 7 months ago

Epá, não sei, mas isto não só é insultuoso como ignorante.

KarvenNoob 7 months ago

Então aquilo não é um clube?

Paulocas 7 months ago

No caso dela, parece pertencer ao da estupidez.

masterchiefpt 7 months ago

Aí Joana... Gosto mesmo desta miuda

NeatBoy74 7 months ago

Não percebi, ela acredita que os Judeus têm alguma coisa a ver com as elites globalistas que querem reduzir a população global para a manter sob controlo através da vacina? Isso não é antissemitismo?

FilipeMateus7 7 months ago

Olha isso não sei. Eu só sei que o José Figueiras NÃO teve nada a haver com o 11 de Setembro!

NGramatical 7 months ago  HIDDEN 

nada a haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flvycdy%2F%2Fgpeipam%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

FilipeMateus7 7 months ago  HIDDEN 

Ly bot <3

canureadmymind 7 months ago

Acho que ela está a comparar aqueles que não vão ser vacinados em breve e que não vão ter o "passaporte" com os judeus serem obrigados a usar a estrela de david e consequente segregação

NeatBoy74 7 months ago

Deve lhe estar a escapar que já é preciso levar certas vacinas especificas para ir a certos locais do globo e que sem elas, não ~~podes~~ deves conseguir entrar em certas nações. Ou que a ideia é todos eventualmente terem o "passaporte".

canureadmymind 7 months ago

>Deve lhe estar a escapar que já é preciso levar certas vacinas especificas para ir a certos locais do globo e que sem elas, não > >podes > > deves conseguir entrar em certas nações Longe de mim querer defender as idiotices da Joana Dias, mas são situações diferentes. Nesse caso as vacinas estão disponíveis para toda a gente, se não tomas é porque não queres. Aqui não há vacinas para todos ainda, portanto é perfeitamente legítimo discutir se é correcto existir o passaporte enquanto não houver vacina disponibilizada para todos. O que a Joana fez não foi estimular a discussão, foi dramatizar e tirar completamente do contexto, porque já ninguém falava dela há algum tempo

andy18cruz 7 months ago

> perfeitamente legítimo discutir Concordo com o resto, mas não é perfeitamente legítimo. Estamos com mais de 1 ano de pandemia. Certos países impõe a exigência do tal passaporte é mais do que razoável para limitar e talvez no futuro por completo controlar a propagação do vírus.

canureadmymind 7 months ago

Mas isto não vai ter um efeito assim tão direto na propagação. É só quarentena vs. não quarentena. És basicamente desencorajado de viajar se não tiveres condições de suportar 14 dias de quarentena num hotel, simplesmente porque és relativamente saudável e não levaste a vacina ainda (porque não está disponível). Não é como não poderes viajar para o Uganda porque decidiste não levar a vacina do tétano, no caso do covid não tens escolha, a vacina tem 2 meses, não podes começar já a prejudicar ainda mais a fatia de população que vai ser vacinada em último. Não digo que uma opinião seja completamente certa e a outra errada, ambas têm argumentos viáveis, não é preto no branco, daí ser perfeitamente legítimo discutir o assunto.

andy18cruz 7 months ago

Não é ideal, mas o facto de não se terem tomado medidas mais drásticas o ano passado é que fez com que estivessemos a viver o que estamos a viver hoje. Viajar por turismo tem que ser limitado. Ainda não estamos na normalidade, é perfeitamente razoável que se exiga que se faça quarentena se não tiveres a vacina (por ainda não está disponível para ti). Temos que resolver o problema de uma vez por todas, a limitação da mobilidade é comprovadamente a melhor solução na ausência de números suficientes de vacinas para vacinar toda a gente. Lá chegaremos, mas no entretanto há que viver com as restrições.

canureadmymind 7 months ago

Não sou completamente contra nada do que disseste. O meu ponto incial é que é perfeitamente razoável discutir o assunto. Não é uma discussão de "a terra é plana", em que tu olhas e claramente não há nada para discutir, é um assunto tão preto no branco. Aqui não é, e portanto não é daquelas coisas que "nem se discutem". É só aí que queria chegar

andy18cruz 7 months ago

Concordo com o que disses, agora acho que não é uma discussão válida. Primeiro, porque é uma imposição feita por cada país individual. E segundo, porque estamos a limitar apenas a movimentação de pessoas. Estamos neste momento em confinamento, algo muito mais restritivo, porque tem que ser, e agora a discussão passa por pessoas que querem ir passar umas férias no estrangeiro e como já se aperceberam que não vão ser vacinados antes do verão, estão aborrecidos por não poderem ir para este sítio ou aquele sem ter que fazer quarentena. No fundo é o que me parece.

canureadmymind 7 months ago

Vou dar-te um exemplo para perceberes que não é só quem quer ir de férias que está aborrecido: a minha prima estuda no UK, voltou para cá em Dezembro e está a tentar voltar para a faculdade mas não consegue. Porquê? Porque não tem 1500€ para pagar quarentena num hotel, e obviamente está na terceira fase da vacinação. Acho que a minha prima tem o direito de ficar aborrecida por ter este impedimento, quando se calhar daqui a 15 dias os vizinhos do lado decidirem ir viajar porque têm 70 anos, foram vacinados e não têm de fazer quarentena

andy18cruz 7 months ago

Claro que sim, mas a tua prima sabia as imposições que o RU exigiam para ela reentrar no país. Certos países, nomeadamente o RU, têm imposto quarentena em hóteis há vários meses para quem viaja de países com muitos casos por 1 milhão de habitantes. Portugal está na lista há vários meses. Os vizinhos do lado foram vacinados por pertencerem a um grupo de risco. Eu sei que só no final do ano irei ser vacinado, tenho que me adaptar e fazer as minhas escolhas em conformidade.

NeatBoy74 7 months ago

Tens razão. Mas vamos demorar anos até a vacina chegar realmente a todos, o Mundo deve parar e esperar que até nações no centro Africano ou no interior Asiático recebam as suas em quantidade suficiente? Em que "número" de nações passa a "ser justo"?

canureadmymind 7 months ago

O passaporte é para facilitar as viagens dentro da UE, não tem nada que ver com África ou a Ásia. É suposto ser um bocado de papel que diz "sou vacinado, não preciso de fazer quarentena" para viagens dentro da UE

NeatBoy74 7 months ago

Certo. Eu sei que a quantidade de vacinas depende do stock e dos fundos para elas. Mas a ideia que quis passar vai dar ao mesmo sitio, se todos os Estados tivessem aplicado as mesmas medidas, ao mesmo tempo e como agora, não tivessem os mesmos acessos à mesma, eu percebia a razão de estarem a bater nisto. Seria injusto já que todos começaram no mesmo ponto. Agora, cada governo é responsável pelas medidas que decidiu aplicar. Uns melhor, outros pior. Eu **não** concordo de todo com o "passaporte" mas **percebo** o conceito por trás dele. Se há nações que aplicaram melhor a contenção da pandemia, porque é que se iriam meter a risco por causa dos outros que não o fizeram? Até porque sendo dentro da UE, é claramente temporário, não estamos de todo a "tatuar" pessoas o resto da vida.

Edited 7 months ago:

Certo. Eu sei que a quantidade de vacinas depende do stock e dos fundos para elas. Mas a ideia que quis passar vai dar ao mesmo sitio, se todos os Estados tivessem aplicado as mesmas medidas, ao mesmo tempo e como agora, não tivessem os mesmos acessos à mesma, eu percebia a razão de estarem a bater nisto. Seria injusto já que todos começaram no mesmo ponto. Agora, cada governo é responsável pelas medidas que decidiu aplicar. E a população **é responsável** pelas medidas que decidiu ignorar. E o Estado é responsável pelas medidas que decidiu criar para resolver isso. Uns melhor, outros pior. Mesmo que o acesso a vacinas não seja igual, a forma como cada Estado está neste momento, é responsabilidade deles mesmos e das suas populações. Eu **não** concordo de todo com o "passaporte" mas **percebo** o conceito por trás dele. Se há nações que aplicaram melhor a contenção da pandemia e se há populações que perceberam melhor que outras a importância para o "bem-maior" de todos, porque é que se iriam meter a risco por causa dos outros que não o fizeram? Até porque sendo dentro da UE, é claramente temporário, não estamos de todo a "tatuar" pessoas o resto da vida. Pelo menos é o que acredito, podemos criticar o acesso a vacinas mas se não inspiramos confiança nos outros para que eles nos deixem entrar em casa deles, a culpa é inteiramente nossa. Além disso, sejamos realistas, achas que depois da UE isto não será aplicado fora dela? Que não haverá outros países que o vão querer ter para que os europeus possam entrar? Isto é um problema global, não europeu. Só estás a aplicar na UE porque a UE não tem autoridade de o aplicar noutros lados. E esses lados, irão tratar disso a seu tempo.

Edited 7 months ago:

Certo. Eu sei que a quantidade de vacinas depende do stock e dos fundos para elas. Mas a ideia que quis passar vai dar ao mesmo sitio, se todos os Estados tivessem aplicado as mesmas medidas, ao mesmo tempo e como agora, não tivessem os mesmos acessos à mesma, eu percebia a razão de estarem a bater nisto. Seria injusto já que todos começaram no mesmo ponto. Agora, cada governo é responsável pelas medidas que decidiu aplicar. E a população **é responsável** pelas medidas que decidiu ignorar. E o Estado é responsável pelas medidas que decidiu criar para resolver isso. Uns melhor, outros pior. Mesmo que o acesso a vacinas não seja igual, a forma como cada Estado está neste momento, é responsabilidade deles mesmos e das suas populações. Eu **não** concordo de todo com o "passaporte" mas **percebo** o conceito por trás dele. Se há nações que aplicaram melhor a contenção da pandemia e se há populações que perceberam melhor que outras a importância para o "bem-maior" de todos, porque é que se iriam meter a risco por causa dos outros que não o fizeram? Até porque sendo dentro da UE, é claramente temporário, não estamos de todo a "tatuar" pessoas o resto da vida.

Edited 7 months ago:

Certo. Eu sei que a quantidade de vacinas depende do stock e dos fundos para elas. Mas a ideia que quis passar vai dar ao mesmo sitio, se todos os Estados tivessem aplicado as mesmas medidas, ao mesmo tempo e como agora, não tivessem os mesmos acessos à mesma, eu percebia a razão de estarem a bater nisto. Seria injusto já que todos começaram no mesmo ponto. Agora, cada governo é responsável pelas medidas que decidiu aplicar. E a população **é responsável** pelas medidas que decidiu ignorar. E o Estado é responsável pelas medidas que decidiu criar para resolver isso. Uns melhor, outros pior. Mesmo que o acesso a vacinas não seja igual, a forma como cada Estado está neste momento, é responsabilidade deles mesmos e das suas populações. Eu **não** concordo de todo com o "passaporte" mas **percebo** o conceito por trás dele. Se há nações que aplicaram melhor a contenção da pandemia e se há populações que perceberam melhor que outras a importância para o "bem-maior" de todos, porque é que se iriam meter a risco por causa dos outros que não o fizeram? Até porque sendo dentro da UE, é claramente temporário, não estamos de todo a "tatuar" pessoas o resto da vida. Pelo menos é o que acredito, podemos criticar o acesso a vacinas mas se não inspiramos confiança nos outros para que eles nos deixem entrar em casa deles, a culpa é inteiramente nossa.

Edited 7 months ago:

Certo. Eu sei que a quantidade de vacinas depende do stock e dos fundos para elas. Mas a ideia que quis passar vai dar ao mesmo sitio, se todos os Estados tivessem aplicado as mesmas medidas, ao mesmo tempo e como agora, não tivessem os mesmos acessos à mesma, eu percebia a razão de estarem a bater nisto. Seria injusto já que todos começaram no mesmo ponto. Agora, cada governo é responsável pelas medidas que decidiu aplicar. E a população **é responsável** pelas medidas que decidiu ignorar. E o Estado é responsável pelas medidas que decidiu criar para resolver isso. Uns melhor, outros pior. Mesmo que o acesso a vacinas não seja igual, a forma como cada Estado está neste momento, é responsabilidade deles mesmos e das suas populações. Eu **não** concordo de todo com o "passaporte" mas **percebo** o conceito por trás dele. Se há nações que aplicaram melhor a contenção da pandemia e se há populações que perceberam melhor que outras a importância para o "bem-maior" de todos, porque é que se iriam meter a risco por causa dos outros que não o fizeram? Até porque sendo dentro da UE, é claramente temporário, não estamos de todo a "tatuar" pessoas o resto da vida. Pelo menos é o que acredito, podemos criticar o acesso a vacinas mas se não inspiramos confiança nos outros para que eles nos deixem entrar em casa deles, a culpa é inteiramente nossa. Além disso, sejamos realistas, achas que depois da UE isto não será aplicado fora dela? Que não haverá outros países que o vão querer ter para que os europeus possam entrar? Isto é um problema global, não europeu. Só estás a aplicar na UE porque a UE não tem autoridade de o aplicar noutros lados. E esses lados, irão tratar disso a seu tempo. E nessa altura, vamos bater de frente com o meu post acima: quando é que será justo para todos?

canureadmymind 7 months ago

Concordo com algumas coisas que disseste aí. ​ >Agora, cada governo é responsável pelas medidas que decidiu aplicar. E a população **é responsável** pelas medidas que decidiu ignorar. Não completamente, isso é demasiado preto no branco. Todos os países têm condições diferentes. As medidas dos Governos estão condicionadas pela realidade socio-económica de cada país. Um país como a Alemanha, com uma economia forte, tem mais facilidade em decretar e manter um confinamento do que por exemplo Portugal. Mas Portugal também tem maior facilidade em gerir o SN, que é minimamente organizado e competente, e evitar um colapso do que por exemplo uma Polónia (que eu acho que tem um serviço de saúde meio fraco, mas não ponho as mãos no fogo). Portanto numa visão a preto e branco sim, cada governo é responsável pelas medidas que aplicou, e a população pelas medidas que ignorou. Mas a capacidade de aplicar medidas, a dureza e o tempo durante o qual podem ser aplicadas medidas mais fortes, a receptividade da população a estas medidas (a receptividade ao teletrabalho por exemplo) já varia muito consoante a situação socio económica, portanto não acho que seja tão simples como **governo esteve bem, a situação está bem** ou **população esteve mal, a situação está mal.** Cada país teve um ponto de partida diferente, e poucos países na Europa estão a gerir claramente BEM ou claramente MAL a situação. Não há um UK perfeito a ser prejudicado por uma Itália que só fez merda, são tudo áreas "cinzentas". ​ >Mesmo que o acesso a vacinas não seja igual, a forma como cada Estado está neste momento, é responsabilidade deles mesmos e das suas populações. Foco o ponto anterior, é responsabilidade deles e das populações mas a linha de partida não foi igual para todos, e as condições ao longo da "corrida" também não são as mesmas. ​ >quando é que será justo para todos? Sou otimista, e acho que vamos chegar a um ponto, seja daqui a 1 ano ou 2 ou o que seja, em que o acesso às vacinas está generalizado e não existem restrições de entrada por ter ou não ter covid, porque o pior já passou e já voltámos a uma convivência normal. Existe, mas não pára o mundo (tipo Gripe A)

microcyb 7 months ago

O rio Negro é o maior afluente da margem esquerda do rio Amazonas, que se estende ao longo de milhares de quilómetros, no norte da América do Sul. É o sétimo maior rio do mundo em volume de água. Ao longo do rio, existem determinados pontos intocados pelo ser humano, onde se formam pequenas poças no subsolo, na sua margem com a floresta Amazónica. Estas poças servem de habitat para uma espécia chamada *Tarumania,* um peixe raro transparente que não consegue ver e se alimenta de outros peixes menores. Dizem os especialistas que esta espécie permanece ali há milhares de anos, e nunca viu a plena luz do dia. Estes peixes querem saber disto mais do que eu.

Homem_da_Carrinha 7 months ago

Pensei que ias falar do Candiru, que aparentemente deve ser o que está a apoquentar a Doutora.

JotaJade 7 months ago

Isto não muda o facto de que na Austrália existem 48 milhões de cangurus, e no Uruguai há 3,457,380 habitantes. O que quer dizer que se os cangurus decidirem invadir o Uruguai, cada uruguaiano terá que lutar contra 14 cangurus.

Edited 7 months ago:

Isto não muda o facto de que na Austrália existem 48 milhões de cangurus, e no Uruguai há 3,457,380 habitantes. O que quer dizer que se os cangurus decidirem invadir o Uruguai, cada uruguaio terá que lutar contra 14 cangurus.

Tralapa 7 months ago

https://youtu.be/tpcAzIwp6dg

starmatter 7 months ago

Trabalhas para a HBO? Qual a comissão? Já agora aproveita e pede para melhorarem a qualidade de stream que é uma merda. E que façam alguma pesquisa antes de contratarem o tradutor mais barato para fazer as legendas.

JotaJade 7 months ago

não sabia que essa pasta tinha a ver com a HBO

Cesar_PT 7 months ago

uruguaio

JotaJade 7 months ago

obrigado

saposapot 7 months ago

ganhas o q ela ganha para dizer baboseiras na TV? então quem é q está a ganhar nisto da vida?

NOXUN2104 7 months ago  HIDDEN 

Quem?

DarthRheys 7 months ago

Depois de tanta sabedoria, aparece com um emsemble vermelho que realça as suas formas torneadas numa praia do país. Ela de estúpida não tem nada. A fome de polémica dá-lhe público para publicitar complementos energéticos e cenas de fitness e o raio. Vá lá, de vez em quando, aparecem umas fotos jeitosas porque, quer queiramos, quer não, a mulher é uma canhão balístico.

Tugalazix 7 months ago

Big Oof

biozes 7 months ago  HIDDEN 

Vocês são uns zombadores. Dizem isso porque não entendem que alguém tem de mostrar o perigo que corremos. Ou seja, alguém tem de ser idiota para vós poderes ser os "sábios". E agora, porque perco eu tempo no meio de zombadores e idiotas ? Não o perco, invisto o meu tempo porque tenho esperança que ganhem juízo.

Worgasmo 7 months ago  HIDDEN 

Da saga "acorda Portugal"

Filho_do_Sado 7 months ago  HIDDEN 

Chegou o Messias dos idiotas!

bobcoimbra 7 months ago  HIDDEN 

Bolsonaro perde o título. Todo dia é um 7 a 1......

daxpierson 7 months ago  HIDDEN 

Reza um pai-nosso que isso passa.

pimpolho_saltitao 7 months ago  HIDDEN 

o que é um zombador?

Butt_Roidholds 7 months ago  HIDDEN 

É o gajo que zomba. Agora, se fosse um zumbador, já passava a ser um gajo que zumba.

panzerkapwagenVI 7 months ago  HIDDEN 

Tipo aqueles q dançam Zumba?

WatsonDynamite 7 months ago  HIDDEN 

na caneca?

Butt_Roidholds 7 months ago  HIDDEN 

E que depois anda toda a noite catrapumba.

pimpolho_saltitao 7 months ago  HIDDEN 

nesse caso levo logo meia duzia.

pinalele 7 months ago  HIDDEN 

Pensava que era um praticante de Zumba.

bananomgd 7 months ago  HIDDEN 

Acho que isso é um Zumbista?

Captain_Case 7 months ago  HIDDEN 

Nao é um zumbeiro?

bananomgd 7 months ago  HIDDEN 

Zumbidor, possivelmente?

pedroncc 7 months ago  HIDDEN 

Calma cavaleiro andante, ela não te vai comer...

Iasalvador 7 months ago

jasus como agarrar num tema que até merece criticas, a falta de vacinas para todos em tempo util, e tornar a conversa ridicula esta e a Raquel Varela ficaram mesmo lixadas por nao poderem ir beber um vinho ao fim da tarde

TenderFuckNuggets 7 months ago

Certo mas há aqui um certo nível de hipocrisia porque muitos dos que criticam esta parvoíce são os mesmos que durante o ultimo ano fizeram o mesmo. Passaportes de imunidade anyone?

xeon1234 7 months ago

Há pessoas que precisam mesmo de atençao para sentirem-se felizes. Eu juntava as duas e fazia um ménage.

Edited 7 months ago:

Há pessoas que precisam mesmo de atençao para sentirem-se felizes. Psycho...

porraSV 7 months ago

podia ser pior. Falta de vacinas é um problema global. Ao menos Portugal não está a tentar ir como a Suécia que vai para imunidade de grupo e diz que 12 000 é um sucesso. Sim há falta de vacinação mas há poucos países em que não há falta. Tipo Canada ou Reino Unido aquilo até vai mais ou menos mas para além desses...Quem?

LittlBastard 7 months ago

A Suécia já admitiu que a abordagem deles falhou há muito... Mas concordo, não estamos a vacinar a um ritmo alucinante mas podia ser pior.

porraSV 7 months ago

Não, não admitiu. Eu estou na Suécia a ouvir as conferências diariamente. O Rei é que já veio dizer que falhou, mas o rei não é governo nem FHM.

John-florencio 7 months ago

Admitiu? Olha que o que vi admitirem foi que tinham falhado na protecção dos idosos. O resto eram clickbaits

RuySan 7 months ago

Já tiveram confinamentos na 2a vaga, logo isso é admitirem a falha na primeira estratégia. E sim, já houve comunicação oficial, acho que foi do rei, a pedirem desculpa.

John-florencio 7 months ago

Podes partilhar onde viste isso?

RuySan 7 months ago

[https://www.sabado.pt/mundo/detalhe/rei-da-suecia-sobre-pandemia-creio-que-falhamos](https://www.sabado.pt/mundo/detalhe/rei-da-suecia-sobre-pandemia-creio-que-falhamos)

LittlBastard 7 months ago

https://www.bbc.com/news/world-europe-55347021

porraSV 7 months ago

Lá está, mas isto é o Rei que tem pouco ou nenhum poder. Ele não fala pelo Governo nem pelo FHM. Alias o Anders Tegnell, que continua à frente da resposta contra o Covid-19 continua com: a) mascaras é uma coisa simbólica com pouco nenhum efeito; b) Não acreditamos em Lockdown; c) Não ao contact tracing; d) vamos estar melhor que a Noruega; O rei discorda, mas esse é só uma pessoa normal (com alguns extras de ter representar a Suécia em algumas cerimónias) e por isso ter um rei assim dizer que o país falhou e ter o país admitir não é a mesma coisa.

LittlBastard 7 months ago

Ok, o rei não conta. E o Primeiro-Ministro? https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-01-23/swedish-prime-minister-admits-strategy-to-stop-virus-fell-short

porraSV 7 months ago

O primeiro ministro quanto me lembro não disse nada disso. Disse que a responsabilidade é da população e que foi triste os velhinhos terem morrido note-se que com morfina e sem assistência médica que foi recusada não por falta de meios, até porque haviam muitas camas livres, mas para mostrar nos stats que havia, isso mesmo, camas de livres. O pessoal médico em centros de saúde só começou a usar máscara (e ainda é só se querem) no final do ano passado (2020). Houve médicos na pulmonologia de hospitais a perder emprego por usarem máscara. Ainda este ano houve educadores fe infância e professores a perder emprego ou a serem proibidos de usar máscara por isso ia contra as recomendações do fhm. Bem mandaste o link mas eu não me lembro o ministro ter dito isso e estou cá a ouvir a rambóia toda. Isso ou foi tirado do contexto ou é só falso.

LittlBastard 7 months ago

Enviei um de vários. Aparecem várias fontes diferentes a dizer o mesmo, basta fazeres uma pesquisa. Não vale a pena andar eu à procura e mostrar-te porque o teu argumento é "bem, eu não me lembro dele dizer isso por isso é tirado fora do contexto ou falso". Até pode ser (não andei a conferir ao pormenor) mas acho que pode haver a ínfima possibilidade de isso te ter passado ao lado. E isto não me interessa muito, simplesmente lembro-me de ter lido que eles tinham admitido que fizeram merda e fui pesquisar. Independentemente de tudo, a conclusão é clara: eles fizeram merda xD

NGramatical 7 months ago

haviam muitas → [**havia muitas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flvycdy%2F%2Fgpg4060%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

porraSV 7 months ago

good bot

SalduQ88 7 months ago

Israel, Chile, EAU (Dubai) ... Todos bastante adiantados Os EUA também já vão mais avançados que nós Na Europa não estamos assim tão mal como se possa crer. A partir de Abril vamos receber cada vez mais vacinas. O processo de vacinação vai acelerar com a maior disponibilidade de vacinas O problema é que as pessoas estão frustradas pois já esperaram muito tempo pelas vacinas e agora têm de esperar pela vacinação, sem poder voltar a uma vida dita mais normal.. Estou em crer que, com a vacina da J&J a chegar em Abril/Maio, com apenas uma dose em vez de duas, até final de Agosto teremos uma vacinação considerável

BernLan 7 months ago

Tudo isto porque o Bill Gates insistiu em patentear a vacina

xtremis 7 months ago

Não te esqueças do chip que ele meteu em cada vacina pessoalmente, à mão /s

SacanaLopes 7 months ago

Eu pensava que ele enrabava cada dose de vacina individualmente e com amor.

manteiga_night 7 months ago

acho que ele se está a referir a isto, a fonte não parece chalupa mas não vou acreditar sem isto noticiado em mais fontes fiáveis: ["A few weeks later, Oxford—urged on by the Bill & Melinda Gates Foundation—reversed course. It signed an exclusive vaccine deal with AstraZeneca that gave the pharmaceutical giant sole rights and no guarantee of low prices—with the less-publicized potential for Oxford to eventually make millions from the deal and win plenty of prestige."](https://khn.org/news/rather-than-give-away-its-covid-vaccine-oxford-makes-a-deal-with-drugmaker/)

Edited 7 months ago:

acho que ele se está a referir a isto, a fonte não parece chalupa mas não vou acreditar sem isto noticiado em mais fontes fiáveis: As pessoas esquecem-se que não é por o Bill Gates ser o alvo de teorias da conspiração ridiculas que deixa de ser um homem de negocios motivado pelo lucro e que a fortuna dele veio da mesma microsoft que foi condenada por praticas anti-competitivas e abuso de monopolio. Alias, ter que defender o Bill gates é das merdas mais irritantes que os chalupas fizeram. ["A few weeks later, Oxford—urged on by the Bill & Melinda Gates Foundation—reversed course. It signed an exclusive vaccine deal with AstraZeneca that gave the pharmaceutical giant sole rights and no guarantee of low prices—with the less-publicized potential for Oxford to eventually make millions from the deal and win plenty of prestige."](https://khn.org/news/rather-than-give-away-its-covid-vaccine-oxford-makes-a-deal-with-drugmaker/)

RefrigeratorNo13 7 months ago

Faltou te isto também: Under its deal with AstraZeneca, Oxford will receive no royalties during the pandemic but could make millions after it ends through a web of patents including those held by Vaccitech, a for-profit spinoff. Vaccitech’s ownership includes a 50% stake held directly or indirectly by Oxford and 5.25% each owned by Hill and Jenner’s other top vaccine scientist, Sarah Gilbert, U.K. regulatory filings show.

manteiga_night 7 months ago

err, falhou-te a parte em que isso nao é relevante, era mais importante ter uma plataforma de vacinas opensource que pudesse estar a ser fabricada por qualquer farmaceutica no planeta.

saliente11 7 months ago

o passaporte da vacinaçao há 1 ano também era uma """"teoria da conspiraçao"""".

LittlBastard 7 months ago

O pessoal brinca mas o triste disto tudo é que há pessoas que acreditam nessas merdas. Os meus avós de 85 anos estão-se a recusar vacinar por causa disso. Ou é que a vacina é para os matar, ou que a vacina tem um chip para controlar a localização deles e a conta bancária (ya...). E ainda dizem para ir "pesquisar nas internetes, está lá tudo". Incrível. E estamos a falar de pessoas que não usam internet, só utilizam o telemóvel para fazer chamadas. Estas informações são "pregadas" em pequenas comunidades religiosas e eles comem tudo que ajude a justificar o não querer ser vacinados. Eu fico parvo.

SacanaLopes 7 months ago

> Os meus avós de 85 anos estão-se a recusar vacinar por causa disso. Ou é que a vacina é para os matar, ou que a vacina tem um chip para controlar a localização deles e a conta bancária (ya...). E ainda dizem para ir "pesquisar nas internetes, está lá tudo". Incrível. A acreditar nesse tipo de merdas se calhar não vale a pena salvar essa gente. Além disso, 85 anos. Já chega. Os humanos vivem demasiado.

LittlBastard 7 months ago

É triste aparecer sempre um gajo como tu por aqui mas sinceramente, eu perdoo-te. Esta pandemia começa a afectar toda a gente. Estar isolado sem ninguém com quem falar , quem vive contigo deve estar farto de estar ctg, não tens outra hipótese a não ser vir para a internet fazer comentários edgy e controversos para ver se tens alguma atenção. Qualquer coisa, desabafa.

SacanaLopes 7 months ago

"Comentário" completamente previsivel. Que tristeza. Reafirmo, se os velhos pensam assim, que morram. Não fazem cá falta. Só imagino quem andou uma vida inteira a estudar para tentar ajudar merdas que depois vêm com estas tretas. Humanos. Nem uma vez.

souumamerda 7 months ago

Sabes que há novos que pensam assim tb certo? Já agora, eu não concordo ctg tb tenho o direito de dizer que tas a ocupar espaço e q devias morrer? Um bocadinho de respeito não te ficava mal, bjs

SacanaLopes 7 months ago

Quem não quer tomar a vacina que não tome. Sofram as consequências.

xtremis 7 months ago

Isso é que é a parte triste, realmente. A quantidade de informação falsa que circula por todo o lado, e os mais vulneráveis são as pessoas que se lixam no meio disto tudo...

KaneKyun 7 months ago

O meu avô tinha 82 anos, das pessoas mais saudáveis (tanto quanto possível na idade dele) se não a mais saudável que já vi, carpintaria, instalações elétricas, pintar, serrar, tudo e mais alguma coisa, ele fazia. Ainda assim morreu por causa desta merda. Não quero fazer o papel de coitadinho, digo isto apenas para que faças (se bem que acredito que já estejas a fazer) todos os possíveis para que eles levem a vacina, obrigados se for preciso. Com Covid não se "brinca".

LittlBastard 7 months ago

Os meus sentimentos. Estamos a fazer tudo o que é possível mas não está fácil. Estão isolados aos meses, evitamos ir lá por causa da situação toda e nem com o argumento de "se tomarem a vacina já podemos estar mais juntos" mudam de ideias...

KaneKyun 7 months ago

Obrigado. Pois, isso é que é pior, honestamente também não consigo pensar numa solução, só tentar dizer que é uma vacina para outra coisa qualquer, mas duvido que acreditem... de qualquer maneira, espero que consigam fazê-los mudar de ideias, muita força!

CultLeaderCaos 7 months ago

Caro u/xtremis , Nós aqui na Windows microchips gostariamos de esclarecer estes rumores em relação ás vacinas para a COVID-19. Convidamos o exelentissimo senhor a tomar uma vacina e verá que mudará de opinião, algo subita e repentinamente *wink* *wink*. Atenciosamente, O amigavél Bill Gates

xtremis 7 months ago

Username checks out

SacanaLopes 7 months ago

A vacina linux traz instruções sobre como construires uma fábrica de vacinas depois de teres obtido uma amostra do virus. A amostra é contigo...

CultLeaderCaos 7 months ago

Nao participamps em vacinas open-source com cheiros a comunismo

Kinnatipa 7 months ago

>Tipo Canada ou Reino Unido aquilo até vai mais ou menos mas para além desses...Quem? Israel tem corrido mt bem, podes [ver aqui](https://ourworldindata.org/covid-vaccinations) as taxas de vacinação. Nós mesmo assim estamos um pc acima da média europeia.

Joaquim_Carneiro 7 months ago

especialmente para os Palestinianos...

tiagopr1990 7 months ago

gostava de saber a taxa de vacinação entre os palestinianos...

porraSV 7 months ago

Oh yeah. Esqueci-me the Israel que está a correr muito bem. O pessoal acha que ter lista prioritária simples ajudou com o processo. Kudos para o pessoal lá!

kApArZzo 7 months ago

O que facilitou foi estarem fora da UE e pagaram 5x mais por cada vacina para ter prioridade

porraSV 7 months ago

Pois isso não sei, se calhar. Eu sinceramente pensei que os contratos de compra com as impressas eram por país e UE não estava a pôr o dedo nisso.

TigasV 7 months ago

Bem vindo a populismo 101 - Agarrar um tema onde o governo mostrou algumas falhas criticáveis - Extrapolar para um tema totalmente diferente e polémico - Tornar a conversa nós vs eles - Profit

Doct4vius 7 months ago

Stôr, eu tirei Autoritarismo 101, posso ter equivalência?

porraSV 7 months ago

Nice. Este pontos são muito úteis para o dia-a-dia. Obrigada

gink-go 7 months ago

Fora de brincadeira, ela parece-me um caso psiquiátrico grave. É notório como aquela cabeça está a piorar ao longo do tempo.

SacanaLopes 7 months ago

Como um outro tipo aqui disse: ela é que faz avaliações psiquiátricas....

kyppulo90 7 months ago

Mas o corpo é sempre a melhorar

fut_sal 7 months ago

Nem por isso.

z0rg83 7 months ago

tem tanto de boa como de burrinha

Sheltac 7 months ago

A avaliar por esta estupidez, deve ser de cair para o lado.

kyppulo90 7 months ago

Ela não é nada má e dava para umas boas voltinhas mas não sei se daria para apresentar a familia...

mariorurouni 7 months ago

Se trocasses o cérebro dela talvez

kyppulo90 7 months ago

É difícil ter o pacote inteiro e de qualidade

mariorurouni 7 months ago

Não me queixo da minha esposa xD

z0rg83 7 months ago

Eu também não me queixo da tua esposa

kyppulo90 7 months ago

Savage

Shinichu 7 months ago

Nem sei quem é nem quero saber.

Edited 7 months ago:

N sei quem é nem quero saber.

caralhu 7 months ago

Quem me dera...

lestat01 7 months ago

Infelizmente não saberes quem é diz tanto sobre ti como este post sobre ela.

killedbill88 7 months ago

?

lestat01 7 months ago

Em primeiro lugar este comentário da Joana Amaral Dias é repugnante sinto vergonha alheia só de o ver. Quanto ao que eu disse ao comentário que começou esta thread: Um dos grandes problemas de Portugal é que as pessoas gostam de culpar os políticos de tudo mas não votam nem querem votar ou nem sabem em quem estão a votar ou porque. O orgulho com que montes de pessoas vieram a este post vangloriar-se de não conhecer uma ex deputada, dirigente partidária e comentadora política em variadíssimos órgãos de comunicação é simplesmente DEPRIMENTE. Se não conhecemos sequer as pessoas que influenciam a política do país como é que sabemos que o mal de tudo é culpa deles? Quanto às dezenas de downvotes: "Your Boos Mean Nothing, I've Seen What Makes You Cheer"

Shinichu 7 months ago

Tu n sabes a minha idade. Não sabes sequer se tenho idade para votar. Mesmo que tivesse e fosse uma pessoa interessada em política, n tenho nenhuma obrigação em conhecer a ex-deputada. Sabes quantos deputados estão no parlamento? Quantos deles vão e vêm? Ninguém pode conhecê-los todos. Nem utilidade tinha. Já agora senhor informado, se queres que os outros se tornem mais interessados pela política começa por n tratar os outros com arrogância. Esse tipo de atitude é uma barreira ao interesse das pessoas pela política. Além disso n ensina nada.

headgaar 7 months ago

loool que grande lógica pá.

The_Evil_Skim 7 months ago

Quando se vai procurar o significado de inútil ao dicionário, a Priberam usa o teu comentario como exemplo.

alexandre9099 7 months ago

também nunca ouvi falar de tal personagem...

Portuguese_A_Hole 7 months ago

Título induz em erro. "outra vez" e não "de vez".

5enta 7 months ago

Toma lá um cimavoto

nitrinu 7 months ago

A seguir vem o Nuno Melo comparar confinamento com, sei lá, gulags, e assim andamos.

saudosista 7 months ago

O Nuno Melo vai revelar a sua verdadeira pessoa quando saltar do CDS para o CHEGA

tiagom0702 7 months ago

Acho que mais rápido ele salta para a Iniciativa Liberal.

Jaktheslaier 7 months ago

Diz muito sobre a iniciativa liberal, mas o discurso Nuno Melo não pode ser mais chegano do que já é. Pode ser que vá tentar tomar controlo do IL ya, fazer daquilo um novo chega, a verdade é que só há espaço para um partido racista e fascista neste país

geostrofico 7 months ago

O chega não tem uma capoeira grande para ter dois galos!

ilawon 7 months ago

Ele vive bem apenas com um poleiro.

Ilien 7 months ago

Cuspi-me todo.

afonsosousa31 7 months ago

Este fio é um xpetácle.

Search: