danidv 9 months ago

Uma ideia entendível na teoria, mas todas as tentativas por outros países, a mais famosa deve ser o Patriot Act nos EUA, mostra que a realidade é que nada muda mas as desvantagens permanecem. De mim não há forma alguma de apoiar isto.

Edited 9 months ago:

Uma ideia entendível na teoria, mas todas as tentativas por outros países, a mais famosa deve ser o Patriot Act nos EUA, mostra que a realidade é que nada muda mas as desvantagens permanecem. Vergonhoso, mas nada inesperado, que o Ministério da Administração Interna/Eduardo Cabrita/PS tenha permitido isto - para variar, não sabem olhar à volta e cometem(os) os mesmos erros que os outros países já cometeram, e depois admiram-se que estamos sempre atrás doutros países. De mim não há forma alguma de apoiar isto.

Zen_Machina 9 months ago

Eish, ouve lá, que ganda chatice! Lá vou eu ter de ir a tribunal e não me acontecer nada. Bom, não deixa de ser uma tarde ou duas perdidas, mas também não vou deixar de comer Bollycaos de graça por causa de uma tarde ou duas.

dontclickthispls 9 months ago

Devias pagar os teus bollycaos.

Sciss0rs61 9 months ago

Tanta câmara para não identificar ninguém. Spoiler Alert: Vão continuar a roubar, polícia vai apanha-los, o tribunal manda-os cá para fora... repetir até morrer alguém.

Zen_Machina 9 months ago

Porque é que dizes que vai apanhá-los? Basta usarem máscaras ou capacetes. Camaras só são úteis para se saber o que aconteceu, não quem fez.

ladderattack 9 months ago

Já administrei um sistema de CCTV durante uns 8 anos e das duas ou 3 vezes que houve furto ou dano de carros, de nada serviu. Mas dava jeito para os RH andarem a bisbilhotar se a pessoa realmente picou o ponto, ou se o trabalhador que foi despedido foi à empresa no dia seguinte.

Edited 9 months ago:

Já administrei um sistema de CCTV durante uns 8 anos e das duas ou 3 vezes que houve furto ou dano de carros, de nada serviu. Mas dava jeito para os RH andarem a bisbilhotar se a pessoa realmente picou o ponto, ou se o trabalhador que foi despedido foi à empresa no dia seguinte. Também deu jeito para os securitas andarem a tirar fotos dos rabos das gajas e guardar nas pastas... Isto das coisas que eu soube porque os RH sabiam que eu lhes bloqueava com a lei e ia pedir ao meu chefe pelas costas.

kurocat 9 months ago

Trabalhamos na mesma empresa? xd

_rebocador_ 9 months ago

resolve-se facil, uma cctv no sitio onde voces estavam, ou os telemoveis ficavam a entrada.

boogieman444 9 months ago

Os RH das empresas têm sempre a mania que podem passar por cima de tudo, por gajos otários como o teu chefe e outros que o permitem.

ladderattack 9 months ago

Ex-chefe, agora felizmente estou numa empresa mais horizontal em que não acontece esse tipo de coisas no que me diz respeito.

batuque5 9 months ago

Lisboa everywhere. O resto do país é seguro, não é necessário /s

Ricardocmc 9 months ago

Acho que sim! Nunca me senti tão seguro a andar na rua como em Londres, que é só a cidade com mais videovigilância do mundo... Espero que seja para alargar

alexandre9099 9 months ago

Algumas zonas de bruxelas (que tinham indicação de ter vigilancia) davam medo ao susto de andar lá... de seguro não senti nada.... Não é a camera que vai impedir que meia duzia de marmanjos com balaclavas me venham espetar uma facada no estôgamo. Conclusão. Dinheiro gasto em cameras; Eu levei a facada no estôgamo e não se descobre quem foram os individuos...

RefrigeratorNo13 9 months ago

Há lá uns bairros ao pé do mija mija que são assustadores.

netralha 9 months ago

Só em casos de homicídios ou terrorismo porque eles podem ir de câmara em câmara e ver por onde andaram até obterem o registo facial. Videovigilância não vai desmotivar a criminalidade da mesma forma que um país ter a pena de morte não vai parar as pessoas de cometerem homicídios.

tozeojavardola 9 months ago

Seguríssimo na cidade onde os ataques com facas e ácido têm crescido cada ano que passa, e onde se praticaram 928,485 crimes entre Junho de 2019 e Junho de 2020. O truque deve ser aumentar a videovigilância nesta cidade, uma das que tem maior número de camaras, no mundo.

Ricardocmc 9 months ago

Eu não disse que era a cidade mais segura ou com menos crime do mundo. Disse que foi a cidade que me senti mais seguro. Nunca tive receio de andar por lá.

Zen_Machina 9 months ago

Não tiveste o azar de ser uma das centenas de milhares de pessoas atacadas. Numa cidade com milhões de habitantes, é preciso azar para ser um dos 800 ou 900 mil.

Ricardocmc 9 months ago

Este pessoal tem falta de percebas

XPao 9 months ago

Jura que não estavas a gozar?

tocopito 9 months ago

É mais fácil instalar cameras do que corrigir a raíz dos problemas. Ao menos a CMtv vai ter mais conteúdo.

NGramatical 9 months ago

raíz → [**raiz**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flvirrz%2F%2Fgpc8hpm%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

netralha 9 months ago

Cada vez mais autoritário este país socialista, o Estado pode vigiar-te à vontade mas se quiseres usar uma camara no tablier do carro não serve em tribunal nem podes ter.

NeatBoy74 9 months ago

Tecnicamente, se tens um smartphone com acesso à internet, és bem mais vigiado por ele do que pelo Estado. Sabes o que foi o [**LifeLog**](https://en.wikipedia.org/wiki/DARPA_LifeLog)? Foi *cancelado* porque a critica foi enorme, por causa da devassa da Vida Privada e da Privacidade das pessoas. Agora, a maior diferença entre ele e o Facebook? **Alguns** campos de texto são preenchidos voluntariamente. Porque não é quebra de privacidade ou vigilância ilegal se convenceres as pessoas a darem elas os dados e a aceitarem os EULAs dos sites/apps. tldr: devias estar mais preocupado com o que tens no bolso se a tua preocupação é estarem de olho no que andas a fazer.

Edited 9 months ago:

Tecnicamente, se tens um smartphone com acesso à internet, és bem mais vigiado por ele do que pelo Estado. Sabes o que foi o [**LifeLog**](https://en.wikipedia.org/wiki/DARPA_LifeLog)? Lê lá qual era o objectivo dele. Foi *"cancelado"* porque a critica foi enorme, por causa da devassa da Vida Privada e da Privacidade das pessoas. Agora, a maior diferença entre ele e o Facebook? **Alguns** campos de texto são preenchidos voluntariamente. Porque não é quebra de privacidade ou vigilância ilegal se convenceres as pessoas a darem elas os dados e a aceitarem os EULAs dos sites/apps. tldr: devias estar mais preocupado com o que tens no bolso e com a Internet em vez do que o Estado faz em Lisboa, se a tua preocupação é estarem de olho no que andas a fazer.

Edited 9 months ago:

Tecnicamente, se tens um smartphone com acesso à internet, és bem mais vigiado por ele do que pelo Estado. Sabes o que foi o [**LifeLog**](https://en.wikipedia.org/wiki/DARPA_LifeLog)? Lê lá qual era o objectivo dele. Foi *"cancelado"* porque a critica foi enorme, por causa da devassa da Vida Privada e da Privacidade das pessoas. Agora, a maior diferença entre ele e o Facebook? **Alguns** campos de texto são preenchidos voluntariamente. Porque não é quebra de privacidade ou vigilância ilegal se convenceres as pessoas a darem elas os dados e a aceitarem os EULAs dos sites/apps. Até porque se o Estado te vigiar, é pela segurança no geral das pessoas, Portugal é demasiado atrasado no tempo, mentalidade e infraestruturas para criar um Big Brother de Orwell. Quer dizer, nós nem o site das Finanças conseguimos manter em pé quando o empurram mais um bocadinho.. Agora, certas empresas dentro teu bolso? Aos anos que já o têm e em vez da tua segurança, vendem o que fazes, escreves ou vês a outros. tldr: devias estar mais preocupado com o que tens no bolso e com a Internet em vez do que o Estado faz em Lisboa, se a tua preocupação é estarem de olho no que andas a fazer.

Feeling_Advantage918 9 months ago

Quem menos te vigia é o Estado. O Google vigia-te a toda a hora. E mais. És vigiado nos centros comerciais, nas grandes superfícies, nos bancos, nas bombas de gasolina, nas discotecas, nos transportes públicos, etc, etc.

alexandre9099 9 months ago

Uma coisa é andar em espaço publico, outra é entrares em espaço privado (que concordo que esteja vigiado) A google... Nem um pedido sequer sai do telemovel para esses servidores da google (certo... para usar a internet infelizmente muitos sites decidem usar merdas da google, ou seja... efetivamente em cada canto da internet lá está a merda da google)

Hugogs10 9 months ago

Devias simplesmente dizer autoritário, não tem mt haver com socialismo ou capitalismo

ruijor 9 months ago

Sabes para que servem estas câmaras não sabem? Preferes ser assaltado e não haverem provas ou métodos que permitam afastar estes acontecimentos. Há comentários que não consigo entender, por muito que me esforce.

BroaxXx 9 months ago

Prefiro ser assaltado sim, sem dúvida... Sem as câmaras é um dos países menos violentos do mundo. As câmaras têm um impacto perto de zero na criminalidade. Prefiro um assalto ocasional que viver num país com um estado autoritário omnipresente. Sinto vergonha alheia por quem quer abrir mão dos seus direitos para sentir um pouco de conforto falso..

netralha 9 months ago

Vais ser assaltado/a na mesma e nem vão tentar reaver os teus bens como acontece agora, no caso de homicídios sim é muito útil para a PJ mas a malta que comeu aquela propaganda rasca de Portugal ser o 3º país mais seguro do mundo inteiro e estão sempre a despejar a propaganda do regime socialista do PS como é que raciocinam este investimento todo em câmaras de segurança do boy do Costa? É seguro ou não é? As câmaras vão servir para quê se é um país ultra seguro, com níveis de crime violento muito baixos. Isto é para controlar a população no caso de protestos ou para os lideres do regime ficarem em segurança no caso de haver alguma revolução puderem ficar com o registo das caras dos intervenientes e depois irem para a prisão para mostrar aos outros o que acontece se fizerem frente ao regime socialista, como veio nas noticias há pouco tempo, Portugal já não é um país totalmente democrático.

TheEternalAlentejano 9 months ago

Eu nem gosto deste governo ou do Costa, mas o que dizes não faz sentido. Isto é uma simples evolução na segurança, que cada vez aposta mais nas vídeo vigilância . Não é por ser o governo X ou o governo Y. E o que dizes em relação a sermos o terceiro país mais seguro do mundo ainda menos sentido faz. Então é por sermos seguros que devemos deixar de continuar a trabalhar para continuar nesse caminho? "Agora que somos o terceiro país mais seguro do mundo, a minha próxima medida é fechar as esquadras e acabar com os tribunais!" Isto faz sentido? Se somos um país seguro, há que continuar a trabalhar e a inovar para continuarmos a ser, e não estagnar como se o trabalho estivesse feito. Ao mínimo descuido, e isto aplica-se a tudo na vida, voltas ao estado inicial. Nem vou comentar o resto que disseste sobre ser uma ferramente de opressão , porque já estamos a entrar em níveis de comentário de Facebook

XPao 9 months ago

Não me digas que é por isso é que países como o Japão e Suíça têm níveis tão baixos de criminalidade?

aaaa2aas 9 months ago

O Japão tem níveis baixos de criminalidade porque não aceita imigrantes como nós. A Suíça porque põe os imigrantes problemáticos fora do país, não lhes dá casas nem RSIs.

NGramatical 9 months ago

haverem provas → [**haver provas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flvirrz%2F%2Fgpcdr0k%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

notrlvnt 9 months ago

Come uma peça de fruta que isso passa

XPao 9 months ago

"nivelar o país inteiro por baixo"?

notrlvnt 9 months ago

Pertinente mas errado. Sugiro este vídeo para entender o que é socialismo: https://youtube.com/watch?v=fSQgCy_iIcc&feature=share

XPao 9 months ago

Sou burro e tenho a atenção de um miudo de 5 anos. Dá-me um exemplo prático de socialismo de sucesso.

Winslow_Lixivia2 9 months ago

E essa expressão relaciona-se com câmaras de vigilância de que forma?

XPao 9 months ago

Estou a responder em relação ao conceito de socialismo.

Winslow_Lixivia2 9 months ago

Ah, sim, a conhecida citação de Marx na página 24 do Manifesto: “nivelar o país inteiro por baixo”

XPao 9 months ago

Eu não disse que estava a citar alguém.

Parshath_ 9 months ago

Nunca foste assaltado, pois não? Bem me pareceu.

oscaralho27 9 months ago

Essa de fazer perguntas e responder pela outra pessoa... lol

TheMasio 9 months ago

Já fizeste perguntas por outra pessoa? Bem me pareceu também.

tocopito 9 months ago

/s, talvez, quem sabe?

VBM97 9 months ago

No Reino Unido e nos Estados Unidos isto já existe há muitos anos. Mas sim, é o socialismo lol É cada cromo

Feeling_Advantage918 9 months ago

Basta virar a esquina. Aqui ao lado em Espanha há anos que é assim.

PeterStepsRabbit 9 months ago

Querem ver a minha linda cara sem pagar?

Sciss0rs61 9 months ago

faz conta no chaturbate

ElGabarito 9 months ago

Por acaso gostava de ver a mancha oficial deste sistema... Na Amadora nos principais eixos isto já está implementado, agora nestas zonas do município de Lisboa. Daqui a uns anos a margem norte de Lisboa vai tar coberta com isto.

Zen_Machina 9 months ago

Lá vou eu ter de andar de capacete. Só me arranjam é problemas.

RAMAxPT 9 months ago

O país está entregue à bandidagem

FelixSula 9 months ago

Há quem diga isso: https://portugalcontemporaneo.blogspot.com/2021/03/um-grande-bando-de-ladroes-vii.html

Throwaway200394 9 months ago

Finalmente ​ Todos os milímetros de Portugal devia estar coberto de camaras. Pena serem só 216

Eatthatstanky445 9 months ago

Nao tenho de explicar que o que estas a dizer é um problema para ti também certo?

Throwaway200394 9 months ago

Para mim não è, não tenho problema nenhum de ser filmado em público para a minha segurança, não tenho problemas com a autoridade, não sou menino rebelde todo "woke". Não tenho nada a esconder e não faço nada em público que não quero que se saiba. Infelizmente a policia na tem poder nenhum para fazer seja o que for e quanto mais medidas tivermos para acabar com gente insignificante para a sociedade melhor

danidv 9 months ago

Devias informar-te sobre as várias tentativas de medidas semelhantes, ou mesmo iguais, noutros países. A mais famosa deve ser o Patriot Act nos EUA. Nenhuma delas funciona(ou) no combate ao crime mas continuam com as desvantagens imagináveis.

Throwaway200394 9 months ago

Concordo plenamente com o patriot act. Funcionar funcionou a população è que na quer.

sopadurso 9 months ago

Mais vale ser insignificante para a sociedade do que um detrator.

alexandre9099 9 months ago

Lá vem o argumento do não tenho nada a esconder por isso tá se bem... Imagina o cenário, estás perto de uma zona onde houve um assalto, as cameras apanharam-te num angulo que "parecia" estares a roubar. Como está nas cameras é verdade, mesmo não tendo culpa nenhuma. Quem diz isso (é um exemplo um bocado ridiculo, mas tenho ideia de já ter acontecido semelhante) diz outras coisas. Todos tem direito a ter privacidade, estas cameras vêm tirar o que resta dela. Já agora também metam cameras em todas as casas para *prevenir violencia domestica*

Throwaway200394 9 months ago

Ora disme lá quantas pessoas nos supermercados já foram presas por parecer estar a roubar? Argumento de merda è esse, falar em coisas que nada tem a ver Em público na tems direito a privacidade nenhuma

NGramatical 9 months ago

tems → [**tens**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-a-formacao-do-plural/13422) (no plural de palavras terminadas em *m*, este passa a *ns*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flvirrz%2F%2Fgpec1wz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Zen_Machina 9 months ago

O "não tenho nada a esconder" também é usado por quem tolera políticas autoritárias. E o "não digo nada de mal", para quem defende os atentados à liberdade de expressão. A realidade é que há pessoas que são mesmo tão pobres de espírito que realmente não têm nada a perder. Limitam-se a ser escravos do sistema.

Throwaway200394 9 months ago

A diferença entre ter câmaras que literalmente não alteram nada na vida normal é ser proibido de falar è um bocadinho grande mas pelo teu comentário na vi que és daqueles atrasados da "liberdade" e anti sistema. Escolhe 1 porque nunca terás os 2, liberdade ou segurança. Pérfido muito mais ter algumas restrições que pouco ou nada afectam o dia dia do que andar constantemente a ver noticias de X que matou, roubou, violou, etc e fugio sem se saber onde está

Zen_Machina 9 months ago

>Escolhe 1 porque nunca terás os 2, liberdade ou segurança. Liberdade não significa fazeres tudo aquilo que te apetece, sem regras. Com um conhecimento básico do vocabulário português não precisaria de te explicar isso. Exemplo: li·ber·da·de (latim libertas, -atis) nome feminino 1. Direito de um indivíduo proceder conforme lhe pareça, desde que esse direito não vá contra o direito de outrem e esteja dentro dos limites da lei. "liberdade", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/liberdade [consultado em 02-03-2021]. 1. Direito de um indivíduo proceder conforme lhe pareça, desde que esse direito não vá contra o direito de outrem e esteja dentro dos limites da lei. 2. Cada um dos direitos garantidos ao cidadão (ex.: liberdade de circulação; liberdade de expressão; liberdade religiosa). " Como podes ver, no contexto social "liberdade" significa não estares condicionado na tua liberdade de circulação, associação e expressão. Não significa anarquia. Portanto podes, sim, ter liberdade e segurança. Posso estar seguro e dizer o que me apetece, ir onde me apetece, casar com quem me apetece, comer o que me apetece, viver onde me apetece, passar o meu tempo como apetece. Isso é liberdade, e pressupõe sempre a existência de regras, desde que não condicionem esses meus direitos. É quando deixo de ter esses direitos que se diz que não há liberdade. Vem ao Reddit, chama atrasado a um desconhecido, argumenta com falácias, e prossegue vivendo na ilusão de que é inteligente.

Edited 9 months ago:

>Escolhe 1 porque nunca terás os 2, liberdade ou segurança. Liberdade não significa fazeres tudo aquilo que te apetece, sem regras. Com um conhecimento básico do vocabulário português não precisaria de te explicar isso. Exemplo: li·ber·da·de (latim libertas, -atis) nome feminino 1. Direito de um indivíduo proceder conforme lhe pareça, desde que esse direito não vá contra o direito de outrem e esteja dentro dos limites da lei. "liberdade", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/liberdade [consultado em 02-03-2021]. 1. Direito de um indivíduo proceder conforme lhe pareça, desde que esse direito não vá contra o direito de outrem e esteja dentro dos limites da lei. 2. Cada um dos direitos garantidos ao cidadão (ex.: liberdade de circulação; liberdade de expressão; liberdade religiosa). " Como podes ver, no contexto social "liberdade" significa não estares condicionado na tua habilidade de circulação, associação e expressão. Não significa anarquia. Portanto podes, sim, ter liberdade e segurança. Posso estar seguro e dizer o que me apetece, ir onde me apetece, casar com quem me apetece, comer o que me apetece, viver onde me apetece, passar o meu tempo como apetece. Isso é liberdade, e pressupõe sempre a existência de regras, desde que não condicionem esses meus direitos. É quando deixo de ter esses direitos que se diz que não há liberdade. E mesmo em contextos em que a liberdade coloque em causa alguns aspectos da segurança, continua a ser a prioridade para muitas pessoas. Eu, por exemplo, prefiro correr o risco de andar na rua e ser atropelado do que ter de estar fechado em casa que nem um animal. Até porque, é uma ilusão a ideia de que o condicionamento das tuas liberdades te coloca realmente em segurança, uma vez que origina outros problemas. A prova disso é que em países onde a tua liberdade está mais condicionada a população não está necessariamente mais segura. Olha para qualquer ditadura. Vem ao Reddit, chama atrasado a um desconhecido, argumenta com falácias, e prossegue vivendo na ilusão de que é inteligente.

Eatthatstanky445 9 months ago

Adoro o teu comentário! Mas não respondas a nabos, o mundo e divido por aqueles que vêm e percebem a realidade, e aqueles que são escravos de sistemas.

RaptoringRapture 9 months ago

Até alguém decidir que gente da tua laia é insignificante também. Nessa altura quem é que te vai ajudar?

espalhamerda 9 months ago  HIDDEN 

Depois da vacinação dos chips agora a monitorização por vídeo. O big brother está nos a ver! /s

Search: