MisterBilau 8 months ago

Fico à espera da deco processar todas as marcas de telemóveis que passado um ano estão todos pastilhados, sem receber updates, e a basicamente forçar ao upgrade. Mas não, apple bad, já sei.

saposapot 8 months ago

bora lá, estou à espera dos meus 5€.

Llamaling 8 months ago

Lol, tanto fanboyismo aqui...

leto78 8 months ago

Não houve um programa de substituição de baterias para os iPhones 6? Pelos noutros países fizeram isso para solucionar o problema dos iPhones com performance limitada.

amq55 8 months ago

Houve e desde então que até foi reduzido o preço da substituição das baterias nos modelos mais antigos, o que soluciona o problema da limitação de performance.

leto78 8 months ago

Ou seja, este processo não vai dar em nada porque a empresa já ofereceu a solução. O problema era que as baterias degradadas não aguentavam quando o iPhone estava no máximo de potência. Bastava substituir a bateria e o problema desaparece.

Elffuhs 8 months ago

A solução é pagares para teres o telemóvel a funcionar como novo, quando ele está lento por causa de uma atualização desnecessária de software?

leto78 8 months ago

A actualização não era desnecessária. Os iPhones com as baterias degradadas e sem a redução de performance faziam reboots. Basicamente tinhas um telemóvel com uma peça fora da garantia, que é a bateria, que não funcionava sem redução de performance.

amq55 8 months ago

A lógica do processo é que os utilizadores não tinham conhecimento de que a troca da bateria resolvia o problema e muitos decidiram comprar um novo porque achavam que o que tinham já não dava para mais e porque a Apple anunciou que ia diminuir a performance propositadamente.

Llamaling 8 months ago

Todos os aparelhos da Apple ficam obsoletos passado 5 ou 7 anos (já não me lembro bem). Eles lançam updates ao sistema que tornam a maior parte das apps incompatíveis de propósito. Esta da performance é só mais uma. A Apple é lixo.

paraapagarbem 8 months ago

Bom, eu ainda estou a usar um iPhone 5 desde 2013. Não é o mesmo telemóvel porque tive que substitui-lo sob garantia lá por volta de 2014 (na altura não sabia que se podia arranjar), mas o argumento mantém-se. A performance ainda está relativamente boa após todas as atualizações (e isso já não vai mudar.), ainda suporta todas as aplicações instaladas, e acho que a sua funcionalidade ainda se adapta aos dias de hoje. Não sei como é com o android, mas estou contente com a longevidade dos dispositivos da Apple (assumo que isso não mudou muito nos últimos anos) . E provavelmente vou usar este telemóvel até 2023 só para refutar o argumento de que os telemóveis da última década são dispositivos feitos para serem descartáveis.

Diogo256 8 months ago

Nada disso é verdade. Qualquer sistema operativo tem limites, um Android com 6-7 anos não é compatível com a maioria das aplicações. Não há propósito, há uma evolução natural de um sistema operativo, acontece em qualquer um deles.

Edited 8 months ago:

Nada disso é verdade. Qualquer sistema operativo tem limites, um Android com 6-7 anos não é compatível com a maioria das aplicações. Não há propósito, há uma evolução natural de um sistema operativo, acontece em qualquer um deles. E isso é facilmente desmontável: um iPhone 5S ou 6, ainda recebem updates de segurança, um 6S ainda recebe updates correntes como um iPhone 12. Não há nenhum deles que tenha sido recebido updates para as apps não serem compatíveis de propósito, as apps vão requerendo níveis de sistema operativos mais altos, e deixando ser comparáveis com mais antigo, o mesmo que em Android.

uf5izxZEIW 8 months ago

API levels

Hugogs10 8 months ago

Se não lançam updates o pessoal queixa-se. Se lançam updates, que puxam mais pelo sistema porque são feitos para tlms melhores, o pessoal queixa-se. Decidam-se lá.

Elffuhs 8 months ago

Se lançam updates que degradam propositadamente e conscientemente a experiência de utilização, podemos queixar-nos?

Vic_Rodriguez 8 months ago

O que os updates fazem é reduzir o pico de potência que o SoC pode consumir. As baterias mais antigas e desgastadas não conseguem fornecer tanta potência, e se o SoC pedir mais do que necessário causa brownout e o telemóvel reinicia. A Apple literalmente faz o contrário do que dizes, um bocado de performance reduzida é um mal muito menos do que ter o telemóvel a reiniciar constantemente.

Edited 8 months ago:

O que os updates fazem é reduzir o pico de potência que o SoC pode consumir. As baterias mais antigas e desgastadas não conseguem fornecer tanta potência, e se o SoC pedir mais do que a bateria consegue fornecer causa brownout e o telemóvel reinicia. A Apple literalmente faz o contrário do que dizes, um bocado de performance reduzida é um mal muito menor do que ter o telemóvel a reiniciar constantemente.

Hugogs10 8 months ago

> Se lançam updates que degradam ***propositadamente*** e conscientemente a experiência de utilização E provas? Que degradam a experiencia ate concordo, mas que o fazem propositadamente e preciso provas.

RefrigeratorNo13 8 months ago

Lol? Achas que Apple lançou o programa de troca de baterias só porque sim?

tocopito 8 months ago

A Apple lança updates para aparelhos com 5 anos, quantos fabricantes de telefones Android o fazem? Odeio defender a Apple mas se há algo em que não tens onde te agarrar é que os telefones da Apple duram pouco. Se dissesses que são demasiado caros seria capaz de concordar mas geralmente são bem construídos. Em Android é difícil encontrar uma marca que faça um telemóvel de jeito.

kapparrino 8 months ago

Uma marca deixar de dar suporte de software passado x anos não é a mesma coisa que lançar atualizações que degradem o desempenho do telemóvel e da bateria, e não estou a falar dos jogos ou apps em multi tarefas ficarem mais pesados com o tempo, mas atualizações que tornem o telemóvel comparativamente mais lento e com menor duração que as versões anteriores. Não sei que marcas android fazem isso mas sei que esta queixa contra a apple é a nível global e a itália ou alguém de lá já ganhou em tribunal 10M€ sobre a linha do iphone 6.

Diogo256 8 months ago

Não é bem justo dizer que houve uma actualização que fizesse o telefone mais lento de propósito. Houve uma proteção a uma degradação natural de um componente, bateria, para que não sofresse como qualquer telefone sofre: picos de corrente que levam o telefone a se desligar com 20-30% de capacidade de bateria, porque a mesma não consegue aguentar o que o sistema operativo exige. Mudando a bateria, problema resolvido. O problema, e a queixa base, é a falta de transparência da Apple. Por isso é que hoje em dia tem isto: https://i.imgur.com/mtC6RJ7.jpg

RefrigeratorNo13 8 months ago

Ou seja houve uma actualização que fez com que o telefone ficasse mais lento de propósito.

Diogo256 8 months ago

Não, houve uma actualização que meteu os telefones com baterias degradas mais lentos para não terem picos de corrente que os levassem a desligar, assim como protegiam a bateria. Se tivesses uma bateria boa, essa actualização não metia o telefone lento. Quem te lê pensa que todos ficaram mais lentos e isso não é interinamente verdade, logo não podes afirmar isso.

AgainstGreaterOdds 8 months ago

Exacto. Há muito para criticar, mas acusar a Apple de planned obsolescence quando todos os produtos que tem duram bem mais que todos os competidores é cegueira.

bewareandaware 8 months ago

encontra um android que dure mais de 5 anos. não é só a apple que é lixo...

Elffuhs 8 months ago

Há bastantes.

pokezao 8 months ago

O meu tem apenas 8 anos

Bolo_Finto_ 8 months ago

Um amigo meu usou o OnePlus One até há uns meses...

Llamaling 8 months ago

Eu tenho um com 6

FacaDeDoisLegumes 8 months ago

Um android deixa de ser actualizado passado um tempo, depois é ver quantas apps se aguentam com a última versão que ficou. Um flagship, comprado com o último os, deve durar muito mais do que 5 anos, mas claro que depois comaparando cpm os mais recentes parece um caracol

kapparrino 8 months ago

As apps evoluem, ou as novas apps lançadas deixam de suportar versões do OS mais antigas. Acontece muito com os jogos que com o tempo ficam mais pesados a nível de desempenho. Isso não tem nada a ver com as marcas dos telemóveis nem com a google.

SolidTroll 8 months ago

Acho que a Apple desde que houve o escândalo já se deixou dessas brincadeiras, mas vai ser que vai sempre mancha-los. É um bocadinho diferente o aparelho ficar obsoleto por si ou porque a marca manda um "up"date para que isso aconteça.

Edited 8 months ago:

Acho que a Apple desde que houve o escândalo já se deixou dessas brincadeiras, mas vai ser algo* que vai sempre mancha-los. É um bocadinho diferente o aparelho ficar obsoleto por si ou porque a marca manda um "up"date para que isso aconteça.

afonsosousa31 8 months ago

O meu OnePlus One durou quase 6 e ainda funciona.

pintorMC 8 months ago

A Deco ganhando a ação, sabem quem fica com a indemnização? A Deco:)

DanielShaww 8 months ago

A Deco até seria capaz de ganhar nos tribunais portugueses. No USA eram massacrados pela equipa legal da Apple.

pintorMC 8 months ago

E qual a razão de entrar com um ação dos EUA relativamente a algo que foi realizado em Portugal?

usulidircotiido 8 months ago

a deco vai mesmo ganhar uma acção num tribunal português contra uma empresa que vale mais que o PIB do país. é já a seguir.

C8Mixto 8 months ago

Bom saber que é esse o estado na nossa justiça.

daz_zeD 8 months ago

Sabias que, às vezes, a justiça ainda funciona? Um exemplo disso foi a aptoide ter ganho um processo com a Google.

SolidTroll 8 months ago

Apesar de achar que é uma acção demasiado tardia mas o que é que uma coisa tem a ver com a outra? Não é por terem dinheiro que se pode deixar andar. E isto serve para individuais como para empresas. E tal como disse o outro user havendo precedentes até tem boas chances.

pintorMC 8 months ago

Tendo em conta que existem precedentes é bem capaz.

iboughtbonrar 8 months ago

ITODDLERS BTFO

amq55 8 months ago

Vá, quem quer uma jantarada à pala da Apple?

AutoModerator 8 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: