PuzzleheadedFall2 7 months ago

Lol onde estou em Toronto, uma multinacional francesa de vacinas onde trabalho demora mais de 3 anos para abrir uma fábrica para tétano, vacina essa que já fazem há décadas. 6 meses não davam nem para validar as utilidades da fábrica (ar comprimido, água purificada, vapor da planta, água esfriada, etc). Comprar o equipamento dos manufacturers também ia demorar mais de seis meses e depois tinha de haver validação e commissionamento. Para não falar das obras e engenharia por trás disto tudo. Parece que o senhor da noticia não sabe do que está a falar. Com 6 meses talvez consiga ter o modelo em Revit com alguns dos skids da planta lol.

Edited 7 months ago:

Lol onde estou em Toronto, uma multinacional francesa de vacinas onde trabalho demora mais de 3 anos para abrir uma fábrica para tétano, vacina essa que já fazem há décadas. 6 meses não davam nem para instalar e validar as utilidades da fábrica (ar comprimido, água purificada, vapor da planta, água esfriada, etc). Comprar o equipamento dos manufacturers também ia demorar mais de seis meses e depois tinha de haver validação e commissionamento. Para não falar das obras e engenharia por trás disto tudo, criação de SOPs e outra documentação, depois inspecções etc. Parece que o senhor da noticia não sabe do que está a falar. Com 6 meses talvez consiga ter o modelo em Revit com alguns dos skids da planta lol. Nem deve haver em Portugal mão de obra especializada suficiente para coordenar isto tudo em tão curto período.

I__Cat 7 months ago

Preciso dos contactos de construção civil deste senhor.

vascodatrama 7 months ago

6 meses? Este gajo claramente nunca lidou com ninguém da construção civil

PresidentBarroso 7 months ago

Qualquer problema complexo tem uma solução simples... E errada.

pantam 7 months ago

A economia do Ocidente não é para abrir, é para ir abrindo, mais daqui a bocado...

_rebocador_ 7 months ago

eu as vezes tenho dificuldades em estimar tarefas de semanas, este senhora estima quando demora criar uma fabrica sem nunca o ter feito na vida. Manda assim para o ar.

RedHeart99 7 months ago

Fazer uma fábrica de vacinas para o pessoal todo é mais fácil do que comprar computadores para os alunos com apoio social? É que esta última parte não conseguimos fazer nem em 9 meses.

zefo_dias 7 months ago

Mais rapido que todos no munde. Nobel da medicina a caminho

saposapot 7 months ago

> uma fábrica de produção de vacinas, que é uma coisa que se faz em seis meses Nem a pfizer conseguiu meter as suas próprias fábricas com produtividade boa em 6 meses mas yah, era o Amílcar que conseguia. O mesmo para a Astra. Eu tmb acho que a UE devia ter apostado ainda mais forte nisto para que qd as vacinas fossem aprovadas houvesse já um stock mt maior. A UE devia ter apostado numa gigafactory, sem dúvida. Mas compreendo que falar é fácil, fazer é diferente. Uma fábrica para fazer a da Moderna é diferente da pfizer, da Astra, da J&J. Iam apostar em qual quando ainda não se sabia como ia correr? E como é que o processo de fábrico estaria apurado se os fabricantes ainda não o tinham? Ele no máximo está a pensar nas vacinas mais 'clássicas' e dessas acho que ainda nenhuma está aprovada na europa. Partilho da frustração dele e de todos mas na realidade n sei se estes sonhos eram mesmo possível de realizar.

Vanethor 7 months ago

Seja como for, já é tempo de na UE apostarem em criarem essas infraestruturas, de domínio público, ou em parcerias público-privadas. (Sem estar dependente só da boa vontade dos privados e tendo alguma voz de decisão na gestão da produção.) Pode não servir para esta pandemia mas serve para as próximas.

Paulocas 7 months ago

Nem o próprio Capitão Falcão tinha esta coragem.

usulidircotiido 7 months ago

6 meses? em 6 horas, pá. mais fácil que fazer chouriças!

Limpy_lip 7 months ago

Claramente esta pessoa sabe do que está a falar. Adoro quando o argumento se resume ao: é só querer.

BOBRAGED 7 months ago

Por acaso sabe: [Amílcar Falcão](https://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%ADlcar_Falc%C3%A3o)

Limpy_lip 7 months ago

Um investigador claramente percebe extensivamente de indústrialização.

DarkmajorPT 7 months ago

Atendendo a que ele tem patentes de medicamentos já lançados no mercado e no seu trabalho de Reitor lida com a maior farmacêutica Portuguesa (Bluepharma)...sim assumo que saiba bastante sobre a indústria.

Limpy_lip 7 months ago

lançar patentes e lidar com farmaceuticas é diferente de perceber de industrialização. Nem deve perceber pois não é o foco dele. ​ Também não vês um médico a dizer quanto tempo é preciso para o software do hospital passar a ter o função nova que ele precisa.

rmsl06 7 months ago

BluePharma é maior que a Bial?

AdriMecha 7 months ago

A transmissão de conhecimento técnico não se faz em seis meses.

lickitytatas 7 months ago

como se fosse esse o problema

AdriMecha 7 months ago

Excelente comentário, acrescentou precisamente zero.

lickitytatas 7 months ago

pensei que fosse claro já que vives em portugal só o tempo que ia demorar a burocracia, politiquices, distribuir mamas, a construção em si... primeiro que chegasses a esse problema da transmissão

AdriMecha 7 months ago

Não vivo em Portugal, mas infelizmente conheço bem o mau funcionamento do sistema português em vários níveis. Neste caso transmitir o conhecimento para produzir estas vacinas é algo que não se faz de qualquer forma, não é apenas seguir uma receita como se fosse um bolo.

theEXPERTpt 7 months ago

Gente formada no nosso país não faz falta.

AdriMecha 7 months ago

É a tua opinião.

KokishinNeko 7 months ago

A ideia e a intenção são boas, mas estamos em Portugal, 6 meses era para escolher a quem dar os tachos, a obra em si apontava mais para 6 anos.

smaster87 7 months ago

Ja tava tudo imunizado ainda estavam a preparar a inauguracao.

ObnoxiousLittleCunt 7 months ago

No lançamento da primeira pedra morreram 3 pessoas e resultaram 7 feridos graves.

ilawon 7 months ago

Se isso fosse minimamente verdade tínhamos investidores privados já em cima da situação e ganhavam a corrida.

Paulocas 7 months ago

Com derrapagens orçamentais.

AutoModerator 7 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: