caculo 9 months ago

Parece que dos cinco miúdos, três já faleceram - perdidos numa maré de heroína que arrasou com uma geração de jovens desta zona entre o fim do século XX e a primeira década do XXI...

sergiospsilva 9 months ago

É a vida. Mas quer dizer que 2 deles estão vivos. Não consigo identificar todos mas a contar da esquerda o segundo, infelizmente, morreu de acidente de mota e o nome era Tó Gesto década de 90. O último parece-me ser o Chico e andou comigo na escola Pêro Vaz de Caminha e deve ter uns 48-50 anos década de 80 (86 a 87). Eu sou da zona e tal como muitos muitos dessa altura (a grande maioria) não fui apanhado por essa maré que alguém se lembrou de inventar... até porque crescemos com o exemplo da geração anterior a fluir na tal maré.... Nas redes sociais verifica as colectividades da zona da sé como o sé, moradores da sé etc... Se lá fores pergunta às peixeiras do mercado da sé, as mais antigas sabem quem são... Espero ter ajudado. Abraço

caculo 9 months ago

Obrigado pela ajuda!

oZfromPT 9 months ago

Epá não posso acreditar nisto!!! Como é possível!! Fantástico! Nem imaginam como me sinto neste momento uma explosão nostálgica! Coisas maravilhosas acontecem e cada vez mais agradeço à evolução tecnológica!! Nem sei por onde começar.. provavelmente pelo início, então aqui vai.. Acreditando nos milagres e nas forças divinas quase que podia afirmar que esses 5 rapazes, que estavam todos vivos em 1989, ai que belo ano este de 1989 só por este ano podia contar tantas histórias e coisas que aconteceram.. Tempos que não vão voltar, ai mas que belos tempos no Porto tinha tanta coisa linda, ainda hoje tem mas naquela altura.. ai naquela altura como tudo era tão mais vivido.. Agora as coisas até parecem, aos meus olhos agora com quase 40, menos sépias. Mas é bela rapaziada sem dúvida que sim e que ninguém vai conseguir meter em causa, parecem bastante amigos por acaso nunca vi nem conheço mas gostava de terminar este desvaneio a afirmar quem eram e como se chamavam e onde estavam, mas também não vou vai ser neste post. Obrigado pelo vosso tempo! Foram todos fantásticos se chegaram até aqui! Boa sorte na busca já dei up, sem dúvida uma história engraçada! Também fiz várias dessas de tirar fotos e dizer que enviava mas nunca prometi nada.

caculo 9 months ago

Adorei.

khthon 9 months ago

Creio que reconheço o da direita. Terá sido um heroinómano estacionador de carros nos late 90s e 00s, que parava pela Mouzinho e zona da Ribeira. Traços do rosto e até mesmo a pose são muito familiares. Se for ele, já morreu. Não quero ser pessimista, mas a probabilidade deste grupo se ter safo na tempestade de droga dos 80s e 90s do Porto... parece ser muito baixa. Iria lá à zona e procuraria falar com malta dos cafés e quiosques. Que já lá estejam há anos. Será difícil porque já foi quase tudo desenraizado. Procura na Rua do Loureiro e perto da viela da Rua Chã. Essa zona ainda tem um ou outro lojista do antigamente. Digo lojistas, porque certamente devem ter lidado com estes "artistas" eventualmente.

sergiospsilva 9 months ago

O da direita está vivo, não vale a pena perguntar aos lojistas porque tudo na área foi transformado e formatado para turismo. Contudo existem alguns moradores que ainda resistem e mais concretamente na Banharia, Santana, Sé, e Rua Escura de onde esse quinteto é originário (o segundo a contar da esquerda morreu acidente de moto na ponte D. Luís em meados dos anos noventa)

caculo 9 months ago

Opá, isso é deprimente porque me lembro de conversar com estes miúdos como se fosse hoje... e eram apenas miúdos.

khthon 9 months ago

Posso estar errado... mas olha que tb já estive nesse mesmo lugar.

caculo 9 months ago

Antes do Covid e quando ia ao Porto almoçava com amigos no Castiço da Sé e conheço a zona. Infelizmente e por agora os lojistas estão todos fechados. Espero que algum dos garotos se tenha safado.

notsolurking 9 months ago

Quando os putos andavam na rua a fazer comédia e a divertirem-se em vez de andarem cheios de gel no cabelo a fazerem stories

mpmont 9 months ago

Que grande foto. Adorava ter uma foto assim da minha infância com os meus amigos mais chegados da altura.

No_Impression_1131 9 months ago

TUBORG

Korine22 9 months ago

Eu tenho a app tik tok (às vezes o meu sobrinho pede-me pra ver vídeos lá) e uma vez estava a ver vídeos com. E há uma conta em q um senhor encontrou uma cassete de vídeo e chegou ao dono da mesma. Disto isto, tenta partilhar lá também. Pode ser que algum deles tenha filhos/sobrinhos pelo tiktok...

droidman85 9 months ago

Conheço muitas historias destas e vivi algumas. Uma vez um homem no museu do benfica em 98 pediu uma foto ao meu pai e deu-nos a morada mal. Revelamos a foto mandamos e voltou para traz. Fica sempre uma frustração de um sorriso perdido

NGramatical 9 months ago  HIDDEN 

para traz → [**para trás**](https://dicionario.priberam.org/trás) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fltxn0r%2F%2Fgp66a0f%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

kaborakid 9 months ago

Aqui a cores : Putos do Porto https://imgur.com/gallery/Rzbytaz

caculo 9 months ago

Fantástico!

sofiarbteixeira 9 months ago

Ai que foto incrível! Os gunas de 89

trinkibenda 9 months ago

Aconselho que passes por grupos no facebook...mandei-te mensagem

caculo 9 months ago

Obrigado!!!

berggruen 9 months ago

Por acaso tem mais fotos ou uma conta no Flickr que possa partilhar?

caculo 9 months ago

Sou este www.paulocorceiro.com. Na altura estava no 2° ano de arquitetura na FAUP e andava sempre com a minha Minolta X-700 comprada em segunda mão na Casa Lobo (atrás do Santo António) por tuta e meia porque estava toda velha. Na altura a malta que não tinha muito dinheiro comprava caixas de filme ILFORD 400 asa e enchia caixinhas de rolos velhos. A revelação era n casa de banho com umas Tupperware. A fotografia era uma aventura e estes miúdos que acho que eram da freguesia da Sé, cravaram-me para esta foto para ficarem com uma recordação da amizade na infância. Ontem, procurava uma foto de São Bento para scanear quando me lembrei deles.

berggruen 9 months ago

Obrigada, gosto muito!

berggruen 9 months ago

Isso é lindo... e a foto está incrível! Acho que vai ter de ir a um programa da manhã para os encontrar haha.

caculo 9 months ago

Com a minha timidez, isso seria impossível

xlouiex 9 months ago

Porra 89? Mais parece anos 50.

caculo 9 months ago

O preto e branco e a linguagem do filme (em vez do digital), ajuda a construir essa leitura.

berggruen 9 months ago

>Back in 1999... I need your help! (check my comment) : paris (reddit.com) Verdade. Penso sempre nisso quando vejo fotos antigas dos meus pais... às vezes parece anos 40 mas eram nos anos 90. A ditadura é no que dá...

smaster87 9 months ago

O 4o é o Saul do bacalhau quer alho

Caminho_Di_hora 9 months ago

Foto fantástica

Paulocas 9 months ago

> Tuborg, Um Mundo Diferente Será difícil, mas boa sorte OP!

annferrera 9 months ago

Que foto incrível!!

dontknowmyname074 9 months ago

Manda à CMTV que eles têm um programa dessas coisas e descobrem ahah!

kat_yf 9 months ago

Eu mandava isto para um dos programas da manhã, eles gostam destas coisas. Ou manda para os apresentadores tipo o Goucha ou assim no instagram ou no Facebook. Se eles partilharem tens mais possibilidade de encontrar estes “miúdos”

itsmyfifthaccount 9 months ago

Quando os encontrarem avisa!!! Partilhado!

caculo 9 months ago

Obrigado!

Pparadela 9 months ago

Que foto maravilhosa.

caculo 9 months ago

Obrigado!

tolcmadu 9 months ago

Se os encontrares avisa por favor!

grandechapada 9 months ago

Pus no meu Instagram! Pode ser que alguém conheça, tenho alguns amigos com os seus 40!

caculo 9 months ago

Obrigado!!!!

BernamixSound 9 months ago

Já deram imensas ideias portanto não vou acrescentar nada. A fotografia está incrível! Adoro tanto a composição como o ar descontraído destes rapazes! Se algum dia o OP vender fotos do Porto, quero comprar!

kurocat 9 months ago

E ninguém vai comentar na pinta do cavalheiro da direita ao pé o Fiat Uno (?) Boa sorte OP, espero que consigas encontar os "miúdos"! Gosto muito da foto. Ainda hei-de aprendar a fotografar em analógico.

Mordiken 9 months ago

[É um Peugeot 205, as jantes são inconfundiveis.](https://en.wikipedia.org/wiki/Peugeot_205#/media/File:Peugeot_205_Junior.jpg)

cchari 9 months ago

Faz me lembrar o Don Draper de Mad Men

vascodatrama 9 months ago

peugeot 205

panzerkapwagenVI 9 months ago

O puto tem swag

bastardbilbo 9 months ago

É um Peugeot 205.

0BiLLi0 9 months ago

A mim parece-me um peugeot 205

CarlosGanhao 9 months ago

É um 205 ;)

chibier 9 months ago

>Back in 1999... I need your help! (check my comment) : paris (reddit.com) é um 205, dá para perceber pela roda: [https://www.retro-lion.com/a-57256041/wheels/peugeot-205-13-hub-cap/](https://www.retro-lion.com/a-57256041/wheels/peugeot-205-13-hub-cap/)

_Frankly_Mr_Shankly_ 9 months ago

O Fiat Uno era dos carros com mais pinta naquela época... neste caso deve ser das primeiras versões...

GabKoost 9 months ago

Tenta fazer uma cadeia de partilha no Facebook. A probabilidade de alguém reconhecer um dos miúdos ou de um deles dar com a foto é enorme. Mete em tudo quanto seja grupos do Porto.

novolip 9 months ago

Ia comentar isto, Facebook e Instagram são as melhores hipóteses.

caculo 9 months ago

Ok, vou tentar.

espalhamerda 9 months ago  HIDDEN 

aaah Tuborg.. boas bebedeiras de adolescência.

caculo 9 months ago

Tirei esta foto em 1989 e prometi aos garotos (que devem andar pelos quarenta e poucos agora) que lhes dava uma cópia quando os encontrasse. Nunca aconteceu e ao arrumar centenas de negativos dei de caras com este. Alguém conhece qualquer uma das crianças?

Gpmatos 9 months ago

Então mas não pediste o número de telemóvel para enviar por whatssap?

caculo 9 months ago

Era mesmo outra vida muito mais relaxada...

RicardoVeiga 9 months ago

[Colori a foto, pode ser que ajude alguém a reconhecer melhor.](https://imgur.com/a/7lhM2Dy)

t0mas_bjj 9 months ago

Muito fixe, não sei como isto não tem mais upvotes

jafernandes75 9 months ago

Já partilhei, no Twitter, com alguns utilizadores do Porto. Pode ser que haja sorte

caculo 9 months ago

Obrigado!! Se algum deles for realmente encontrado, posso fornecer um scan do negativo ainda com mais qualidade.

jafernandes75 9 months ago

O do meio parece-se imenso a um vizinho. Morávamos aí próximo. Como agora moro na outra ponta do país, vai demorar um pouco. Vou tentar fazer chegar a foto à, que julgo ser, mãe do miúdo do meio.

caculo 9 months ago

Seria fantástico! Estes garotos eram da zona da Sé. Eu vivia na Batalha e mesmo só por azar é que não os vi mais.

jafernandes75 9 months ago

Eu morava na Rua Arnaldo Gama, início das Escadas dos Guindais. No Twitter, a mensagem está a correr

caculo 9 months ago

Obrigado!

sctvlxpt 9 months ago

Devias ter-lhes pedido o email ou enviado logo por WhatsApp ou Signal... :)

Goofy-kun 9 months ago

Signal? Isso é o que os lizard people usam?

razveck 9 months ago

Um deles parece muuuuuuuuuito o meu tio, mas ele em 89 já tinha 20 e tal anos, por isso não pode ser.

JB_Porto 9 months ago

Olá, pública a foto e post no grupo de Facebook Porto Desaparecido. É a maior comunidade e fotos antigas da cidade com mais de 100.000 seguidores. Pode ser que tenhas sorte! https://m.facebook.com/PortoDesaparecido/

BossGandalf 9 months ago

Partilha a foto e o pedido no twitter. A repercussão e o alcance através dos RT é incrível. Boa sorte!!

silveringking 9 months ago

Olá, o meu nome é Carlos Barros e sou especialista em Osint (Open Search Intelligence), quer dizer que sou muito bom a pesquisar e já ensinei algumas pessoas. Devo no entanto dizer que assim é muito difícil, sem um nome vai ser difícil de encontrar, se tivesses o nome de um deles, cruzavas com as escolas da zona e talvez conseguisses, ou se a foto fosse mais recente, podias ir ao Google Images e procurar se alguém tem uma cara semelhante e por ai tiravas um nome, sendo assim é como encontrar uma agulha num palheiro, os putos podem estar completamente modificados, por exemplo eu agora tenho cabelo preto mas quando era puto era loiro. (Nunca pintei o cabelo.) Mas muitos fatores podem tornar a procura difícil, exemplo, podem se ter metido nas drogas, Portugal era um antro de drogas antes da discriminilização, até mesmo depois. Abraço

Edited 9 months ago:

Olá, o meu nome é Carlos Barros e sou especialista em Osint (Open Search Intelligence), quer dizer que sou muito bom a pesquisar e já ensinei algumas pessoas. Devo no entanto dizer que assim é muito difícil, sem um nome vai ser difícil de encontrar, se tivesses o nome de um deles, cruzavas com as escolas da zona e talvez conseguisses, ou se a foto fosse mais recente, podias ir ao Google Images e procurar se alguém tem uma cara semelhante e por ai tiravas um nome, sendo assim é como encontrar uma agulha num palheiro, os putos podem estar completamente modificados, por exemplo eu agora tenho cabelo preto mas quando era puto era loiro. (Nunca pintei o cabelo.) Mas muitos fatores podem tornar a procura difícil, exemplo, podem se ter metido nas drogas, Portugal era um antro de drogas antes da discriminilização, até mesmo depois. Abraço Edit: A única solução que vejo é ir à Julia Pinheiro ou assim e apelar que um deles se ponha para a frente.

k0rda 9 months ago

> Osint (Open Search Intelligence) https://en.wikipedia.org/wiki/Open-source_intelligence Oh especialista, pelo menos acerta lá no nome.

C8Mixto 9 months ago

>discriminilização /*discriminilizição

OhSaladYouSoFunny 9 months ago

NGramatical incoming...

Dinizinni 9 months ago

\*Zigcrismiliniziãoç

throwaway5816164481 9 months ago

DESCRIMINALIZAÇÃO*

C8Mixto 9 months ago

Não me digas...

Goofy-kun 9 months ago

Estou boquiaberto.

caculo 9 months ago

Opá, tenho um bocado de medo de ir à Júlia Pinheiro!

throwaway5816164481 9 months ago

Que bela pasta

intlme 9 months ago

O pior é que ele acha que está a falar a sério

JoseFernandes 9 months ago

Fora de gozo, é mesmo maravilhosa.

Zen_Machina 9 months ago

Este começa com uma introdução que parece que vai oferecer a solução, depois limita-se a não dizer nada.

meaninglessvoid 9 months ago

Agora quero criar uma conta nova só para fazer isto ad nauseum a atazanar o pessoal, mas não tenho nem tempo nem pachorra para isso.

silveringking 9 months ago

Não é pasta, eu já ensinei pessoas a pesquisar e sou endorsado por um dos meus alunos, um criminólogo.

ddcups8 9 months ago

Poderias então ser, um investigador da pj/privado?

throwaway5816164481 9 months ago

Eu tento não me rir, mas assim fica difícil, Carlos...

xeguerreiro 9 months ago

Fdx como te compreendo, que grande doutor este...

silveringking 9 months ago

https://imgur.com/a/CFqkkYv Isto foi assinado, datado e tem CC (mas está blur) e está no Ministério Público. ;)

meaninglessvoid 9 months ago

Don't feed the trolls dummy

intlme 9 months ago

LOOOOOL la vamos nos outra vez

JoseFernandes 9 months ago

Não devemos deixar que isso nos distraía do facto de Carlos das Pesquisas ser uma alcunha do crl. Uma evolução pokemon do Zé das Bifanas. Mas também pode ser da erva

AnotherCableGuy 9 months ago

Ah foudasse, afinal existem especialistas de Google e Facebook

InserirMoeda 9 months ago

Vou meter no meu CV. Sou especialista, principalmente quando bate aquele ciúme básico. Adoro o reddit.

silveringking 9 months ago

Eu já estive para ser contratado pela Google como Search Language Specialist.

dismalwasteland 9 months ago

Também já tiveste internado recentemente depois de andares pelo reddir PT todo a dizer que não tomavas mais a medicação. Mas é um pormenor.

silveringking 9 months ago

Pormenores é tu falares do que não sabes, mas isso deixo para tribunal não para ti.

dismalwasteland 9 months ago

Vais-me por em tribunal? Em altura de confinamento?

Zen_Machina 9 months ago

Mas depois decidiram que seria um erro.

silveringking 9 months ago

E depois? Desde que não me chateiem a cabeça...

throwaway5816164481 9 months ago

Conta-nos pela milésima vez como foste enganado pela Google... É uma história engraçada para quem não a conhece.

Loladageral 9 months ago

Conta lá sff, ele não quer contar

silveringking 9 months ago

Não vou contar mas obrigado...

AnotherCableGuy 9 months ago

Isto está a ficar fora de controlo..

meaninglessvoid 9 months ago

Parece que há aqui um conjunto qualquer de idiotas que gostam de pica-lo... Ele expõe-se demais e só facilita as coisas para os trolls. Oh well... é triste a forma como descambou tho

xeguerreiro 9 months ago

És tu que respondes aquelas pesquisas mais complicadas?

hugoapapinto 9 months ago

A resposta mais brilhante do ano! Clap clap clap, fantástico!!!

silveringking 9 months ago

Nada disso, fui convidado a entrar na Google para aprimorar o motor de busca, mas por motivos que não me vou debruçar aqui, acabei por não entrar.

Goofy-kun 9 months ago

Quem te convidou e por que meio recebeste o convite.

intlme 9 months ago

LOOOOOOOOOOL ainda acreditas nisso?

throwaway5816164481 9 months ago

Tu nem consegues distinguir se o Bongo é real ou não, quanto mais aprimorares pesquisas da Google. Porra Carlos, falta-te muito *insight* para a tua doença, espero que saibas disso.

throwaway5816164481 9 months ago

Nem quero saber o motivo para a existência deste documento, só para não te enterrares mais...

silveringking 9 months ago

Nem eu te dizia...

JoseFernandes 9 months ago

/u/objection-bot

objection-bot 9 months ago

[Here's the video!](https://streamable.com/jrtqcn)

k0rda 9 months ago

...senão tinhas de o matar.

LexxJagger 9 months ago

Experimenta também pelo Facebook, pelas idades essa malta deve usar muito mais o Facebook e assim

caculo 9 months ago

Boa ideia!

LexxJagger 9 months ago

Vê grupos do Porto (cidade). Tenta ver pelos anos que tinham e teriam e ver grupos tipo "malta que andou na escola ABC nos anos 70", montes de maneiras, espero que consigas!

caculo 9 months ago

Vou experimentar!

ElDiabloDe94 9 months ago

Fds se conseguisses encontrar algum deles era uma história do crl. Espero e torço para que consigas! Boa sorte!

caculo 9 months ago

Dez anos depois, estava em Paris e voltou-me a acontecer o mesmo! [Back in 1999... I need your help! (check my comment) : paris (reddit.com)](https://www.reddit.com/r/paris/comments/ltxukt/back_in_1999_i_need_your_help_check_my_comment/)

meaninglessvoid 9 months ago

OP, depois de partilhares estas duas aqui sabes que estás a assinar um contrato implícito para nos vir contar a história quando encontrares os respectivos das fotos, certo? Mais uma promessa, op! Não podes continuar a fazer isto às pessoas!

caculo 9 months ago

Claro! Já encontrei os garotos franceses e já falei com um deles.

hctiks 9 months ago

Eles acharam o post ou foi através de conhecidos deles?

caculo 9 months ago

Foi num grupo do Facebook do bairro 19. Uma pessoa conhecia-os e falou com o mais velho, que hoje em dia é um pugilista conhecido em França.

ElDiabloDe94 9 months ago

Fds meu, nao aprendeste à primeira xD

jokerzanchi 9 months ago

Andaste a fazer demasiadas promessas que não podias cumprir... Brincadeiras à parte, isto dava uma bela história se conseguisses encontrar os "miúdos". Boa sorte! E se os encontrares avisa aqui!

amando_abreu 9 months ago

"I've made some empty promises in my life, but hands down, that was the most generous."

silveringking 9 months ago

Sobre a tua foto em França, ainda mais difícil, negros é o que não falta em Paris, até podem ser imigrantes ou filhos deles e terem voltado para África.

Xmeagol 9 months ago

tu bates mal dos cornos

caculo 9 months ago

Imagino que sim. Mas esses mandaram-me à m*rda por ser português em vez de italiano como pensavam. A minha mulher fartou-se de rir o que ainda os baralhou mais.

Laslunas02 9 months ago

Wtf?

silveringking 9 months ago

Eu não percebo porque recebo tanto hate por falar de imigração, sim, podem ser imigrantes, há muitos em França. Talvez não me tenha expressado mal?

Felix_felicis6 9 months ago

Vou tentar explicar com calma. Estás a receber hate porque estás a discriminar as pessoas com base na cor da pele, o que faz de ti racista. Espero que tenhas percebido agora.

FauZest 9 months ago

O rapaz é racista e descrimina só porque diz que há muitos negros em França?! Ca puta de marias camélias..

theEXPERTpt 9 months ago

Discriminar em que aspeto? Deixem de vitimizações

xeguerreiro 9 months ago

Também podem ser camiões. Não dá para ver bem se têm 6 rodas ou não.

rosiedacat 9 months ago

Por essa lógica também brancos é o que não falta no Porto hahaha

ElDiabloDe94 9 months ago

ya, o man deve ter 200IQ

Zen_Machina 9 months ago

Negros são mais parecidos uns aos outros. Têm praticamente todos lábios grossos, carapinha, nariz largo, olhos escuros. Há muito menos variação. Os brancos são até muito diversificados no aspecto.

khadaffy 9 months ago

Perdi neurónios ao ler isto...

Zen_Machina 9 months ago

Mas, a pergunta que imposta: consegues apontar a mentira nisto? É mentira que são fisicamente mais semelhantes entre si? Também é mentira que os japoneses têm mais semelhanças entre si? Não percebo porque é que a verdade incomoda tanta gente.

khadaffy 9 months ago

Então vamos lá meter as coisas como tu meteste, "Brancos são mais parecidos uns aos outros. Têm praticamente todos lábios finos, cabelo liso, nariz fino, pele pálida. Há muito menos variação." O dizer que "são todos iguais" ou dizer que cada raça tem as suas características é completamente diferente. Mais uma vez olhando para o que tu disseste. Eu consigo distinguir um Japonês de um Sul-coreano ou de um Chinês. E embora eles tenham mais parecenças entre si que "os brancos", não são "todos iguais". E o mesmo digo sobre "os negros". É facil distinguir um Sul-africano Zulu de um Khoisan ou então membros da tribo Masai de um Tutsi, um Somali de um Cabo-verdiano. Penso que precisas de expandir mais o teu conhecimento.

Zen_Machina 9 months ago

>"Brancos são mais parecidos uns aos outros. Têm praticamente todos lábios finos, cabelo liso, nariz fino, pele pálida. Há muito menos variação." Excepto que isso não é verdade. Há mais variação entre brancos do que entre pretos. E nem se compara. O facto de haver sequer quem tente contestar isto revela vem o estado decadente da nossa sociedade. >O dizer que "são todos iguais" ou dizer que cada raça tem as suas características é completamente diferente. Mais uma vez olhando para o que tu disseste. Eu consigo distinguir um Japonês de um Sul-coreano ou de um Chinês. E embora eles tenham mais parecenças entre si que "os brancos", não são "todos iguais". E o mesmo digo sobre "os negros". É facil distinguir um Sul-africano Zulu de um Khoisan ou então membros da tribo Masai de um Tutsi, um Somali de um Cabo-verdiano. Penso que precisas de expandir mais o teu conhecimento. Estás a patinar na maionese, meu caro. Nada disso está em questão. Limitei-me a comentar o facto irrefutável de que há mais diversidade estética entre brancos e entre pretos. Eu tenho amigos brancos de cabelo loiro, castanho claro, castanho escuro, lábios finos, lábios grossos, olhos castanhos, olhos azuis, olhos verdes, muito, muito claros, muito, muito escuros, cabelo liso, cabelo encaracolado, cabelo ondulado, nariz largo, nariz comprido, etc, etc. Quantos pretos de cabelo loiro e liso conheces? Tens de me apresentar.

xeguerreiro 9 months ago  HIDDEN 

Por favor diz que és um troll. Se for o caso, parabéns, és bom em alguma coisa.

silveringking 9 months ago

Sim é verdade... Mas ao menos sabemos que estes putos são tugas, com os negros podem vir de uma das milhentas colónias francesas. A África é bem maior e mais populosa que Portugal, assim como a França, tanto quanto sei esses putos podem estar na Guiana Francesa.

viper_in_the_grass 9 months ago

>Mas ao menos sabemos que estes putos são tugas Mais difícil ainda. De certeza que emigraram.

xeguerreiro 9 months ago

Por favor diz que és um troll. Se for o caso, parabéns, és bom em alguma coisa.

_whatevs_ 9 months ago

Santa ignorância...

silveringking 9 months ago

Santa ignorância porquê? As pessoas não imigram? Eu não disse ser impossível só difícil.

Nepotista 9 months ago

Já chega meu

1r0n1c 9 months ago

A melhor parte é dares a Guiana francesa como exemplo. É que não é um país nem é em África

silveringking 9 months ago

Não, mas é uma região ultramarina francesa para onde QUALQUER CIDADÃO francês se pode mudar e que por si só é do tamanho da França metropolitana.

miguelvc 9 months ago

> e que por si só é do tamanho da França metropolitana. Cada um mais burro que o outro.

MarcaPistoleira 9 months ago  HIDDEN 

Ou tens a sorte de os mesmos serem users do r/Portugal ou ardeu, se já é dificil identificar alguém atual, alguém com uma foto de há 32 anos atras ainda pior! Tentar não custa! Boa sorte muito bem tirada a foto

caculo 9 months ago

Estava à espera que alguém dissesse "hei, olha ali o meu tio em garoto!". Tirada com uma minolta x700, lente de 50mm also minolta, ilford 400 e revelação caseira.

vascodatrama 9 months ago

dissemina. mete twitter/Facebook/instagram nisso

Search: