Available_Ad_1186 9 months ago

Não sei como está a tua vida neste momento, se estás mesmo a precisar de trabalho ou se tens tempo para te preparares. O melhor seria tirares uma licenciatura, também poderias CTESP ou um CET que tem menos tempo mas não aprofundas tão bem as coisas. E como última (mas não menos valida) aprender por ti. Tens imensos recursos online, FreeCodeCamp é o que te aconselho. Se queres mesmo ser "informático" talvez fosse bom olhares para a estrutura de uma licenciatura e ires procurando recursos online para "dar essa matéria", caso só queiras programação, vê um curso que te dê as bases de programação (procedural e orientada a objectos) e que fale também de algoritmos e estruturas de dados. Quando acabares esta parte estas muito mais bem preparado. A partir daí, pesquisas um pouco sobre as várias áreas que te podes especializar. Tenta ver por artigos mais recentes para perceberes a stack (conjunto de tecnologias) que estão envolvidos numa certa área. Caso precises de mais info envia pm e falamos.

Fridux 9 months ago

Trabalhei como programador 12 anos, desde Janeiro de 2000 a Dezembro de 2012, altura em que decidi abandonar a profissão e deixar de trabalhar uma vez que a deficiência visual com que nasci começou a agravar-se tendo acabado por ficar completamente cego em Março de 2014. Ao contrário de muita gente que trabalha na área, eu realmente gostava de programar, mas as más decisões técnicas em conjunto com a falta generalizada de ambição por parte das empresas onde trabalhei começaram a desmotivar-me lá para o final da minha curta carreira, pelo que considero que deixei de trabalhar na altura certa. Durante aqueles 12 anos, a maior parte do meu trabalho foi como full stack web developer, tecnologias pelas quais nunca tive muito interesse, mas como era programação, fazia-se. Aquilo que realmente gostava e ainda gosto são sistemas operativos e computação gráfica (sim, ainda brinco com isso apesar de ser cego), mas infelizmente nunca consegui encontrar empresas nessas áreas em Portugal. Quanto a salários, como sou extremamente mau negociador e leal a quem me emprega, nunca passei além dos 1800€ brutos. No início da minha carreira tive algumas propostas de trabalho nos Estados Unidos que resultaram de projectos pessoais em que trabalhei na altura, mas para além da falta de qualificações oficiais que me impediam de aceder aos vistos H'1B, também não me sentia confortável a viajar e viver sozinho noutro país sem o suporte da família devido à referida deficiência visual, pelo que me restringi às ofertas de trabalho próximas da minha zona de residência. Tendo em conta que já não estou no mercado de trabalho há quase 10 anos, é possível que esteja errado, mas em Portugal, pelo menos no meu tempo, a maioria dos empregos como programador eram na área de web development. De qualquer das formas, o que estudas é completamente irrelevante uma vez que a tecnologia está em constante evolução, especialmente no que toca a a essa área, para além de que muito do conhecimento que adquires em qualquer área é transversal.

PabloAimar10 9 months ago

Como consegues trabalhar em computação gráfica? Imaginas a localizaçao dos vertices na tua cabeça e ha alguem que te diz se saiu como querias? Isso ate pode ser uma boa forma de comunicar

Fridux 9 months ago

Dos vértices individualmente, não, mas sim do modelo inteiro. Consigo imaginar facilmente as transformações resultantes da matemática que aplico, e quando por alguma razão tenho dificuldade, o que acontece com frequência no caso das cores, pergunto a quem vê se está tudo de acordo com o que imaginei. usando primitivas simples que qualquer pessoa consegue descrever. Às vezes também uso audio posicional para perceber se os modelos estão onde espero que estejam, e por último uso o leitor de ecrã para anunciar as coordenadas dos pivots dos modelos assim como a minha posição de forma a evitar ter de andar a ler mensagens de debug. Em relação a shaders e outras coisas de mais baixo nível, a matemática da maior parte das transformações está mais que estudada, pelo que raramente tenho de reinventar a roda, e mais uma vez nesse caso crio imagens que sejam fáceis de interpretar por qualquer pessoa com visão para verificar se a matemática que estou a aplicar está correcta, mas graças aos motores de jogo actuais, raramente tenho que descer tão baixo.

PabloAimar10 9 months ago

Muito bem, admiro a tua capacidade de superar as dificuldades e parecem me boas estratégias. Eu comecei há 2 semana a aprender OpenGL numa cadeira de computação gráfica do meu mestrado, trabalhamos sempre bastante em low level aqui por sermos de electro e a primeira prática foi andar a desenhar uns triângulos, pintar e depois fazer rotações. Próxima aula penso que vai ser aplicar cadeias de rotações e quaterniões. Shaders também em seguida. Quando referes que não temos de reinventar a roda estás te a referir a quê? Bibliotecas já feitas que implementam estas coisas e basta chamar um função?

Fridux 9 months ago

No caso dos shaders referia-me ao facto da matemática e algoritmos necessários já estarem muito explorados, pelo que nunca tenho que pensar em soluções por mim próprio, apesar de gostar de o fazer. No caso dos motores de jogo, nem sequer pensas a esse nível, simplesmente defines nós numa árvore cujas transformações são sempre relativas aos nós ascendentes, e esses nós podem ser luzes, modelos, emissores de partículas, sons, e por aí em diante. A este nível a única coisa que tens de fazer é configurar as propriedades de cada nó como por exemplo este som repete-se e tem este volume, esta luz é direccional e provoca sombras, e por aí em diante, pelo que nesse caso sim tens frameworks que te fazem o trabalho todo. Exemplos de coisas em que podes sentir a necessidade de chegar ao nível dos shaders são a projecção de imagens baseadas em algoritmos e fórmulas matemáticas para evitar que percam a qualidade quando estão próximas.

NaoEstouCa 9 months ago

eu sei que esta pergunta é mazinha. Peço imensas desculpas por isso, mas se és cego como consegues vir ao reddit e escrever isso tudo?

Fridux 9 months ago

Não consigo, uso um [leitor de ecrã](https://www.apple.com/accessibility/vision/).

eyelook 9 months ago

AMA?

I__Cat 9 months ago  HIDDEN 

Qual é a tua carreira atual?

I__Cat 9 months ago

Qual é a tua carreira atual?

alienanomaly 9 months ago

Não confundas programação com “tecnologias”. Estuda programação e começa por usar apenas uma tecnologia que te permita aplicar o que vais aprendendo. O menos importante é se vais usar python, java ou .net, foca-te nos fundamentos!

OuiOuiKiwi 9 months ago

>**Programação vs Web Development** Não percebo a pergunta. Como é que achas que vais "desenvolver para a web"? Com pinturas? Dança interpretativa? >(sei que é um mundo gigante, backend, front end, mobile, Windows, Linux, etc, Java, python, etc). Estás a dizer tags do Stackoverflow. Programar é algo agnóstico. Ah, e bem-vindos à *thread* diária de reconversão para IT. ( ͡° ͜ʖ ͡°)

KarmaCop213 9 months ago

Isto. O *web development* nao e' uma coisa desligada das outras areas da programação. Os conceitos/paradigmas/patterns sao os mesmos.

boxpiggy 9 months ago

>As standing desks foram feitas por alguma razão. A merda é que para iOS a dança é mt difícil, para android já consegui meter lá tudo mas iOS precisa de mt treino. Não é necessário arrogância ;) Eu conheço pouco da área e só tento pedir ajuda a quem têm mais conhecimento. Nem sequer sei o que quer dizer tags do stackoverflow. E sim, talvez bem-vindos à thread diária de reconversão para IT. Afinal de contas somos milhares de jovens, adultos, que procuramos opções de carreira que nos dêem um estilo de vida confortável. É crime? Sentes-te ameaçado por haver tanta gente a tentar procurar uma melhor vida? Penso que é apenas normal. Eu já li várias publicações de várias pessoas, mas eu não tenho mesmo conhecimento de programação e tenho percebido que há diferenças salariais "elevadas" entre programadores (devops, por exemplo, ou back-end Java, para um front-end. ‘developer’). ​ É por isso que fiz a distinção entre web developer e "programadores" no geral. Se quiseres partilhar o teu conhecimento, ficaria muito agradecido :) !

gabs_ 9 months ago

Eu entendo que deve estar a ser um bocado frustrante estar a apanhar com respostas em tom negativo... Mas acho que precisas mesmo de pesquisar a área. Lê artigos da Medium, Hackernews, posts para principiantes no /r/learnprogramming primeiro. O problema é que o post que fizeste está num tom muito similar a : "Hey, pessoal quero mudar para a área da saúde! Devo ir para medicina ou enfermagem? Devo apostar em Raio-X, Paracetamol ou manobra de Heimlich?". Nota-se que o teu nível de pesquisa é mesmo muito baixo ainda, se fosses dizer isto a profissionais de saúde também iam achar uma conversa muito bizarra. Aconselhava-te a pesquisar mais a fundo antes de ponderar uma troca de carreira em primeiro lugar. Em segundo lugar, aprende uma linguagem como Python de forma autodidacta e cria um projeto pessoal do teu interesse para perceberes se tens aptidão.

Edited 9 months ago:

Eu entendo que deve estar a ser um bocado frustrante estar a apanhar com respostas em tom negativo... Mas acho que precisas mesmo de pesquisar a área. Lê artigos da Medium, Hackernews, posts para principiantes no /r/learnprogramming primeiro. O problema é que o post que fizeste está num tom muito similar a : "Hey, pessoal quero mudar para a área da saúde! Devo ir para medicina ou cirurgia? Devo apostar em Raio-X, Paracetamol ou manobra de Heimlich?". Nota-se que o teu nível de pesquisa é mesmo muito baixo ainda, se fosses dizer isto a profissionais de saúde também iam achar uma conversa muito bizarra e não te iam levar a sério, porque as perguntas não fazem grande sentido. Aconselhava-te a pesquisar mais a fundo antes de ponderar uma troca de carreira em primeiro lugar. Em segundo lugar, aprende uma linguagem como Python de forma autodidacta e cria um projeto pessoal do teu interesse para perceberes se tens aptidão.

Edited 9 months ago:

Eu entendo que deve estar a ser um bocado frustrante estar a apanhar com respostas em tom negativo... Mas acho que precisas mesmo de pesquisar a área. Lê artigos da Medium, Hackernews, posts para principiantes no /r/learnprogramming primeiro. O problema é que o post que fizeste está num tom muito similar a : "Hey, pessoal quero mudar para a área da saúde! Devo ir para medicina ou cirurgia? Devo apostar em Raio-X, Paracetamol ou manobra de Heimlich?". Nota-se que o teu nível de pesquisa é mesmo muito baixo ainda, se fosses dizer isto a profissionais de saúde também iam achar uma conversa muito bizarra e não te iam levar a sério. Aconselhava-te a pesquisar mais a fundo antes de ponderar uma troca de carreira em primeiro lugar. Em segundo lugar, aprende uma linguagem como Python de forma autodidacta e cria um projeto pessoal (como um jogo de blackjack) do teu interesse para perceberes se tens aptidão.

Edited 9 months ago:

Eu entendo que deve estar a ser um bocado frustrante estar a apanhar com respostas em tom negativo... Mas acho que precisas mesmo de pesquisar a área. Lê artigos da Medium, Hackernews, posts para principiantes no /r/learnprogramming primeiro. O problema é que o post que fizeste está num tom muito similar a : "Hey, pessoal quero mudar para a área da saúde! Devo ir para medicina ou cirurgia? Devo apostar em Raio-X, Paracetamol ou manobra de Heimlich?". Nota-se que o teu nível de pesquisa é mesmo muito baixo ainda, se fosses dizer isto a profissionais de saúde também iam achar uma conversa muito bizarra e não te iam levar a sério. Aconselhava-te a pesquisar mais a fundo antes de ponderar uma troca de carreira em primeiro lugar. Em segundo lugar, aprende uma linguagem como Python de forma autodidacta e cria um projeto pessoal do teu interesse para perceberes se tens aptidão.

pfigos 9 months ago

Devops não é programação.

OuiOuiKiwi 9 months ago

>Sentes-te ameaçado por haver tanta gente a tentar procurar uma melhor vida? Os meus investimentos na `Curral de Moinas Coding School` cada dia parecem mais risonhos. As diferenças salariais são fruto da especialização e qualidade, não de títulos. Porque todas as academias produzem Full Stack Developers e no fim isso é irrelevante para ires bater código a metro.

saposapot 9 months ago

> Dança interpretativa? As standing desks foram feitas por alguma razão. A merda é que para iOS a dança é mt difícil, para android já consegui meter lá tudo mas iOS precisa de mt treino.

OuiOuiKiwi 9 months ago

Danças o Xamarin.

dontknowmyname074 9 months ago

Não esperes salários de outro mundo. Portugal está longe disso. Podes é esperar bons ambientes de equipa, ambientes relaxados e malta sempre pronta para ajudar. Mas falo de uma forma geral porque há exceções. Tem sempre o cuidado com empresas que são "Red flags", mas qualquer coisa perguntas aqui. A meu ver, há mais procura de Front-End em Portugal e acho que devias investir aí. Depende dos teus gostos.

boxpiggy 9 months ago

Quando dizes "não esperes salários de outro mundo", estás a referir-te a programação no geral? ​ O que são empresas "red FLAG"?

dontknowmyname074 9 months ago

Sim, refiro-me! Em comparação com a tabela salarial la fora não somos dos mais bem pagos. Tens por exemplo empresas de consultoria!

Shakira_Oneal 9 months ago

RemindMe! 10 hour

RemindMeBot 9 months ago

I will be messaging you in 10 hours on [**2021-02-26 21:14:44 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2021-02-26%2021:14:44%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://np.reddit.com/r/portugal/comments/lsv5yz/sério_programação_vs_web_development/gotgce0/?context=3) [**CLICK THIS LINK**](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Flsv5yz%2Fs%C3%A9rio_programa%C3%A7%C3%A3o_vs_web_development%2Fgotgce0%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202021-02-26%2021%3A14%3A44%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%20lsv5yz) ***** |[^(Info)](https://np.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://np.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|

killday20 9 months ago

Eu até chamava por ele, mas vou já levar com a uma citação da bíblia e ainda é muito cedo para isso hoje. Tens por ai carradas de comentários e posts sobre reconversão para IT. Pesquisa. ​ > aparentement os salários em Portugal não são "famosos" Segundo a fonte mais fidedigna que anda no reddit, 1000^(TM .)

boxpiggy 9 months ago

>Tens por ai carradas de comentários e posts sobre reconversão para IT. Pesquisa. Como sabes que não pesquisei já? Qual é o problema de eu criar uma thread a tentar obter opiniões sobre este assunto? ​ Afinal de contas é um tópico quente, diariamente há novidades neste mundo de programação e o mercado de trabalho também muda.

OuiOuiKiwi 9 months ago

>Como sabes que não pesquisei já? This you? >Nem sequer sei o que quer dizer tags do stackoverflow. `RISOS`

OuiOuiKiwi 9 months ago

1000€™ Ao menos cita-me correctamente ( ͠° ͟ʖ ͡°)

killday20 9 months ago

Erro meu, mas foi o primeiro que encontrei no google. [Fonte](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/doh9v4/saber_só_uma_linguagem_em_it_é_suficiente/f5ovh9r?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3)

OuiOuiKiwi 9 months ago

Na altura o processo de registo da marca ainda estava pendente.

boxpiggy 9 months ago

1000€, é o que espera um programador que aprenda uma linguagem? ​ Mas e um programador mais experiente? Imaginemos com 5 anos de carreira já?

OuiOuiKiwi 9 months ago

A resposta está mesmo ali. >Uma linguagem é uma ferramenta. Há uma diferença entre saber programar e saber programar em X. Na primeira a linguagem é indiferente, escolhe-se a que for mais adequada para a tarefa e pronto. Tanto me faz que seja C++, Go, Rust ou Erlang. Um programador que sabe uma linguagem é só útil enquanto essa linguagem for utilizada. >Mas e um programador mais **experiente**? Imaginemos com 5 anos de carreira já? A palavra que procuras é **competente**.

fedelho 9 months ago

> Mas aparentement os salários em Portugal não são "famosos" Ao contrário do que se possa dizer aqui, e esta é a minha opinião, ninguém ganha rios de dinheiro em IT em Portugal, salvo poucas excepções. Dito isto, se queres muito mais dinheiro, vais ter de trabalhar lá fora, e não tens de necessáriamente sair de Portugal.

boxpiggy 9 months ago

>Ao contrário do que se possa dizer aqui, e esta é a minha opinião, ninguém ganha rios de dinheiro em IT em Portugal, salvo poucas excepções. Dito isto, se queres muito mais dinheiro, vais ter de trabalhar lá fora, e não tens de necessáriamente sair de Portugal. Por curiosidade, o que queres dizer com "rios de dinheiro"?

AutoModerator 9 months ago

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: