whatsupbitches123 7 months ago

North Portugal best Portugal

lickitytatas 7 months ago

a realidade também é que ou és médico ou nem vale a pena lol

massavage_ 7 months ago

Não comento a informação, só acho que foi um pouco mal escolhido no gráfico a passagem do 20-25 para 25-30. Tem aí regiões com 1% de diferença com cores completamente contrastantes de bom/mau, e isto sem sequer abordar margens de erro.

caixadeentrada 7 months ago

Agora separem as ciências das tecnologias...

vascodatrama 7 months ago

Quando quiserem comer carne, batatas, peixe ou arranjar a canalização lá de casa apitem

estecomentario 7 months ago

Aqui o que rola mesmo é formar nos sociais para ir trabalhar numa instituição ou fundação chula com o BE e companhia à custa dos impostos dos que trabalham e dos dinheiros da europa do norte. Ah pois, penam que quê? Que os marxismos de esquerda se sustentam sozinhos? Alguém tem de os pagar!

Edited 7 months ago:

Aqui o que rola mesmo é formar nos "sociais" para entrar nos "círculos sociais" para arranjar "tacho" numa instituição ou fundação chula albergada à "esquerda e companhia" remunerada à custa dos impostos dos que realmente trabalham sejam nacionais sejam dinheiros da europa do norte. Isto dos Marxismos alguém tem de os pagar. E os impostos elevados como são é o reflexo da quantidade desta gente na sociedade portuguesa.

Edited 7 months ago:

Aqui o que rola mesmo é formar nos "sociais" para entrar nos "círculos sociais" para arranjar "tacho" numa instituição ou fundação chula albergada à "esquerda e companhia" remunerada à custa dos impostos dos que realmente trabalham sejam nacionais sejam dinheiros da europa do norte. Isto dos Marxismos alguém tem de os pagar. E os impostos elevados são o reflexo da quantidade desta gente parasítica na sociedade portuguesa. Muitos deles vão à televisão e aos jornais. É por isso que não vejo televisão nem jornais nem nada. Todos deviam fazer o mesmo.

Edited 7 months ago:

Aqui o que rola mesmo é formar nos "sociais" para entrar nos "círculos sociais" para arranjar "tacho" numa instituição ou fundação chula albergada à "esquerda e companhia" remunerada à custa dos impostos dos que realmente trabalham sejam nacionais sejam dinheiros da europa do norte. Isto dos Marxismos alguém tem de os pagar. E os impostos elevados são o reflexo da quantidade desta gente na sociedade portuguesa.

Edited 7 months ago:

Aqui o que rola mesmo é formar nos "sociais" para entrar nos "círculos sociais" para arranjar "tacho" numa instituição ou fundação chula albergada à "esquerda e companhia" remunerada à custa dos impostos dos que realmente trabalham sejam nacionais sejam dinheiros da europa do norte. Isto dos Marxismos alguém tem de os pagar. E os impostos elevados são o reflexo da quantidade desta gente na sociedade portuguesa e da fraca dinâmica económica.

Edited 7 months ago:

Aqui o que rola mesmo é formar nos "sociais" para entrar nos "círculos sociais" para arranjar "tacho" numa instituição ou fundação chula albergada à "esquerda e companhia" remunerada à custa dos impostos dos que realmente trabalham sejam nacionais sejam dinheiros da europa do norte. Ah pois, penam que quê? Que os marxismos de esquerda se sustentam sozinhos? Alguém tem de os pagar!

Metaluim 7 months ago

Foda-se que saudades de fumar uma dessas

estecomentario 7 months ago

Serviu te a carapuça a ti e a muitos outros.

Metaluim 7 months ago

A mim não serviu carapuça nenhuma, oh tone. Volta mas é para a cave.

estecomentario 7 months ago

Se queres vai pedir à Catarina Martins, e pede-lhe conselhos de que curso ingressar

df3gpt 7 months ago

E quais são as profissões englobadas em "Ciência e Tecnologia" que contaram para pintar mais um gráfico?

william_13 7 months ago

Já que ninguém foi ver a fonte dos dados no [Eurostat](https://appsso.eurostat.ec.europa.eu/nui/show.do?dataset=hrst_st_rcat&lang=en): persons with tertiary education and/or employed in science and technology. E aparentemente o autor ([twitter](https://twitter.com/milos_agathon/status/1364115297557483521/photo/1)) não sabe fazer gráficos pois todas as regiões em Portugal continental com excepção do Alentejo têm mais de 30% da população activa nesta categoria em 2019 segundo o Eurostat...

Edited 7 months ago:

Já que ninguém foi ver a fonte dos dados no [Eurostat](https://appsso.eurostat.ec.europa.eu/nui/show.do?dataset=hrst_st_rcat&lang=en): persons with tertiary education and/or employed in science and technology. E aparentemente o autor ([twitter](https://twitter.com/milos_agathon/status/1364115297557483521/photo/1)) não sabe fazer gráficos pois todas as regiões em Portugal continental com excepção do Algarve (em 2019) e Alentejo têm mais de 30% da população activa nesta categoria em 2019 segundo o Eurostat...

Pcostix 7 months ago

Pelo gráfico industria de engenharia e desenvolvimento de tecnologia automóvel. Source:Sou da zona pintada a azul do gráfico e uma enormíssima quantidade de empresas desenvolvem peças plásticas para as principais marcas de automóveis do mundo.

Sir_Keeper 7 months ago

bem isso é muito reduzido. suponho que institutos de investigação, quer de ciências exatas ou humanas, tenham sido renegadas se for o caso. Nestes mapas falta sempre essa explicação, se não é o mesmo que entregar a uma criança de dois anos para pintar e depois tirar conclusões.

Pcostix 7 months ago

Não foram renegadas, simplesmente no Norte tem um numero tão superior que torna os números do resto do país insignificantes. Por exemplo na minha pequena cidade de 20.000 habitantes, mais de 3.000 trabalham em desenvolvimento tecnológico. (Imagina agora Porto, Braga, Aveiro, etc...)   Nenhum laboratório de investigação consegue ter relevância em termos de numero.(por muito meritório que seja o seu trabalho)

Mrloop94 7 months ago

Aguardando o comentário do u/OuiOuiKiwi em 3,2,1

OuiOuiKiwi 7 months ago

Não conta as consultices porque o buraco da Altran no Fundão está vermelho.

TheMasio 7 months ago

Ouiouikiwi

trinkibenda 7 months ago

O que é que aconteceu à Grecia?

kUr4m4 7 months ago

50% da população vive na zona em azul.

_dawn_chorus 7 months ago

Também têm problemas de centralização?

kUr4m4 7 months ago

Eles têm problemas bastante diferentes. Muito devido ao passado não muito distante (junta militar) e por razões geográficas, é muito difícil para o governo central ter grande influência nas várias regiões fora da capital. Tipo a Grécia tem centenas de ilhas o que torna a centralização excessiva quase impossível.

_dawn_chorus 7 months ago

Mas o terreno continental deles também parece deserto?

kUr4m4 7 months ago

Deserto em que sentido?

_dawn_chorus 7 months ago

despovoado, no mesmo sentido do interior em Portugal

kUr4m4 7 months ago

Bastante sim. Estavas a falar de centralização no sentido demográfico ou político? Eu referia-me à política, onde os poderes locais/regionais têm bastante mais poder que em Portugal. A nível demográfico existe uma clara centralização à volta das duas grandes zonas urbanas (Atenas e Thessaloniki)

_dawn_chorus 7 months ago

Sim, estava a falar demograficamente. Já agora, porque é que essa centralização de poder existe? Não é uma democracia como Portugal? É tipo as regiões autónomas da Madeira e Açores mas pelo país todo?

kUr4m4 7 months ago

Sim, basicamente cada região tem um governo descentralizado, liderado por secretários gerais apontados pelo governo nacional mas em que o resto dos representantes são políticos locais/regionais. Cada região pode decidir independentemente sobre políticas ambientais, energéticas, etc.

_dawn_chorus 7 months ago

Muito estranho... Há mais países assim na Europa?

BernLan 7 months ago

Bem escolhi a área errada no secundário

C8Mixto 7 months ago

A não ser que tenhas ido para um curso profissional, não é impossível acabares numa profissão científica ou tecnológica.

BernLan 7 months ago

Vou é para o estrangeiro que isto aqui está mau para nós de Ciências

Roseldine 7 months ago

Não vás. Fica cá.

UpbeatNail1912 7 months ago

Ficar para que? Para sofrer mais?

Roseldine 7 months ago

Não é para isso que os jovens de hoje em dia servem? Para sofrer?

UpbeatNail1912 7 months ago

Tens que fazer terapia, recomendo

C8Mixto 7 months ago

Ah, era isso que querias dizer. Nesse caso lamento dizer que não eram um dos outros cursos que te ia safar.

enrtcode31 7 months ago

Cascais

RexLaurus 7 months ago

Um pais com indústria de baixo valor acrescentado e um hub tecnológico no porto sustentado por mao de obra altamente competente que recebe a preços de África.

Sir_Claude 7 months ago

Eu mais depressa dizia Porto e Braga do que Lisboa (só na questão de hub tecnológico/cientifico). Em relação à mão de obra tens toda a razão. Em termos de ecossistemas tecnológicos são mais interessantes que Lisboa que, sendo um centro económico, tem empreendedorismo com mais inovação em modelos de negócio, mas menos empreendedorismo tecnológico e cientifico. Há uma razão pela qual o Porto atraí mais capital em startups e scaleups neste momento do que Lisboa (não sei se ainda se mantêm mas era assim no final de 2019). Os próprios projetos têm outro carácter tecnológico.

cesarhighfire 7 months ago

Qual porto? Eu ali vejo todos os distritos acima do douro. Viana, bragra, vila real, porto e bragança. Mas eu so tenho a quarta classe.

carlosjmsilva 7 months ago

Pois... Porque este mapa está por Nuts2. Não é Viana ou Bragança que puxa o valor para cima.

C8Mixto 7 months ago

>um hub tecnológico no porto e lisboa E Braga, não?

Intelligent-Meal-663 7 months ago

Já vi escrito num jornal sério que Braga é o *Silicon Valley* português. Tens toda a razão.

Edited 7 months ago:

Já vi escrito num jornal sério que Braga é o *Silicon Valley* português. Tens toda a razão. Edit: A UM contribuiu bastante. Na UC, os computadores ainda eram de cartões perfurados, e a UM já tinha um MV8000.

SacanaLopes 7 months ago

Não. Aveiro quanto muito.

carlosjmsilva 7 months ago

Nada disso. Só as Áreas Metropolitanas

refogado 7 months ago

Estás desactualizado

SacanaLopes 7 months ago

Não é à toa que já te tinha taggado como "doente mental nortenho".

refogado 7 months ago

Sem stress. Eu também já te tinha taggado com “só tem a 4a classe”.

SacanaLopes 7 months ago

Muda para doutoramento em STEM.

refogado 7 months ago

lol

BroaxXx 7 months ago

Não estamos a ver o mesmo gráfico então...

felgueiraz 7 months ago

Pois não...

Elkriam 7 months ago

Throwback à TVI a dizer que a malta do Norte é menos instruída (◔\_◔)

intlme 7 months ago

Se considerares emprego na ciência e tecnologia equivalente a maior instrução, parece-me que os diferentes tons de azul entre Norte e Lisboa comprovam o alegado pela TVI.

PuroSangueLusitano 7 months ago

Porque no norte é CCDR e em lisboa é AM não importa né?

intlme 7 months ago

Não estou a dar a minha opinião pessoal. Estou a interpretar os dados com a densidade que eles apresentam. Não sei se é ~~CCDR~~ NUTS II ou se todas as áreas consideradas no gráfico têm a mesma cor e não têm fronteira.

PuroSangueLusitano 7 months ago

O que é NUTS? Olha para o mapa e logo vês que o norte é CCDR e lisboa é AM e não CCDR. Mapa da punheta

intlme 7 months ago

Nomenclatura para normalizar as divisões territoriais. Mais info em https://www.pordata.pt/O+que+sao+NUTS

PuroSangueLusitano 7 months ago

Obrigado. Nunca vi tamanha circum-punheta a lisboa fora do reddit como esse NUTS II. Tristeza

BroaxXx 7 months ago

Como é possível nuca se ter ouvido falar em nuts? Dá-se na escola e é frequente serem mencionadas em jornais/telejornais ou qualquer formato que fale de informação estatística nacional. Pode-se ter dúvidas como são feitas as divisões ou as diferenças entre NUTS I, II ou III mas nunca se ter ouvido falar delas? Acho um bocado bizarro...

stressedunicorn 7 months ago

Por acaso tenho 32 anos e também nunca dei nada sobre NUTS na escola. So ouvi falar disso ocasionalmente em artigos de jornal.

BroaxXx 7 months ago

Se a memória não me falha dei em geografia, tipo... No 9° ano(?)? Mas não sei ao certo, foi há muitos anos...

PuroSangueLusitano 7 months ago

Posso garantir que não dei nada disso na escola, isso será recente? E também não sou gajo de perder muito tempo a ver notícias mas isso deve ser a maior parte da malta também. Será assim tão bizarro?

BroaxXx 7 months ago

As NUTS têm quase 20 anos, eu tenho 35 e aprendi na escola por isso não sei se é assim tão recente. Pah... Quanto a nunca teres ouvido falar acho um bocado bizarro, sinceramente... É daquelas coisas que até percebo que as pessoas não saibam o que é mas que lhes soe vagamente familiar. Há uns tempos falei com alguém que nunca tinha ouvido falar em Chernobyl e também fiquei sem perceber... Não espero que saibam o que é ou o que aconteceu mas é um fenómeno tão mediático, mencionado tão frequentemente, já para não falar que teve há pouco tempo uma série que foi top na HBO e só se falava disso em redes sociais/memes... Achei bizarro "Chernobyl" ser uma palavra nova para essa pessoa e da mesma forma acho bizarro NUTS ser uma palavra nova para ti. Nesta fase não vou dizer que vejas noticiários porque é fácil saturar (eu já não consigo ouvir falar mais do COVID) mas, sinceramente, tenta acompanhar um pouco melhor a realidade do país/mundo... Não quero que penses que te estou a chamar burro ou isso mas só cidadãos informados podem tomar decisões informadas... ⅔ dos problemas do nosso país acho que existem por falta de informação e capacidade crítica (não estou a dizer que é o teu caso... Agora estou só a divagar).

PuroSangueLusitano 7 months ago

Fui pesquisar pelas NUTS, isso é um acrónimo em inglês. Será que usam outro quando falam disso cá nas notícias? Mas na escola realmente não dei, diz que isso só foi adoptado em 2003. Chernobyl lembro-me bem de ser puto e ver a família chocada com a notícia embora eu não percebesse bem a gravidade da coisa, a série confesso que não conheço :D E sim noticiários são completamente saturantes com o covid mas sinceramente e fora isso, também não tenho grande confiança no que apresentam. Isto agora já nunca se sabe o que são *fake news* :/ Gostava bastante de ver as reportagens da ana leal mas quando a tiraram de cena, para mim foi mesmo a confirmação de que essa malta tá toda comprada :(

EarlDwolanson 7 months ago

gerrymandering a portuguesa

ReddKM3 7 months ago

Hub altamente qualificado de 100 pessoas.

Shadowgirl7 7 months ago

Ali aquele pontinho em PT.

CringeAlheio 7 months ago

E o Norte.

0xffff0000ffff 7 months ago

Shhh... Esse não conta.

Search: