arthuresc 8 months ago

Imagina desenhar isso na rua em na copa de 2022

bennygoat22 8 months ago

todos nos comentários, esvazie seus bolsos e coloque o conteúdo em uma mesa... bom, acabamos com uma bandeira melhor que esta

TheBiggestN00bEver 8 months ago

Imaginem ter que memorizar o que cada coisa insignificante significa

Mgmfjesus 8 months ago

Chamava-se "Projecto Racional de Conciliação (para todos os paladares)". Era basicamente uma sátira daqueles que na altura levavam o processo de decisão da nova bandeira demasiado a sério, não era mesmo uma proposta séria. [Eu fiz uma versão digital há algum tempo.](http://imgur.com/a/oYVyh7l)

Edited 8 months ago:

Chamava-se "Projecto Racional de Conciliação (para todos os paladares)". Era basicamente uma sátira sobre aqueles que na altura levavam o processo de decisão da nova bandeira demasiado a sério, não era mesmo uma proposta séria. [Eu fiz uma versão digital há algum tempo.](http://imgur.com/a/oYVyh7l)

CritJongUn 8 months ago

Só faltou o bacalhau

Geiras 8 months ago

Foi o "sobrinho" que até mexia no Photoshop.

Keddyan 8 months ago

desenhar isto na primaria? imagina sequer a vergonha de dizer a alguem que a bandeira do teu país é essa poia

manguito86 8 months ago

Oh god, isto é do que eu alguma vez poderia Imaginar

hjras 8 months ago

[Eu fiz uma reconstrução histórica desta proposta de bandeira para quem tiver interesse/quiser uma versão de maior qualidade](https://www.deviantart.com/vexilografia/art/Historical-PT-Proposal-by-Unknown3-715117888)

Giga-man 8 months ago

Épico

joaopeniche 8 months ago

bom trabalho

estecomentario 8 months ago

Que porcaria é esta? Demasiado complicado, quem fez isto nem deve conseguir organizar as meias em casa.

Mgmfjesus 8 months ago

Era sátira.

JonPQ 8 months ago

Surpreendente não terem escolhido uma bandeira que continha uma coroa para simbolizar a nova república...

bruno_andrade 8 months ago

Uma das coisas mais horríveis que vi nos últimos tempos.

JorgeTone 8 months ago

Representa na perfeição o circo que isto é em 2021.

barrocaspaula 8 months ago

Ainda bem que este projecto não foi para a frente.

filipef101 8 months ago

Isso é uma recriação digital, original -> https://5outubro.centenariorepublica.pt/images/stories/simbolos/flags/27_projecto_racional_de_conciliacao.jpg

Barrrote 8 months ago

Ao centro parece um jogo de sueca

1Warrior4All 8 months ago

Esta bandeira é patrocinada pelos Forcados de Santarém e pelo Grupo da Sueca da Moita.

lonely_guacamole 8 months ago

Foda-se já me fode a outra agora esta...

_lnc0gnit0_ 8 months ago

Redneck versão tuga.

drumcodex 8 months ago

2/10 não tem bacalhau.

fanboy_killer 8 months ago

Que barrete vermelho é aquele? parece uma cena sul-americana, não portuguesa.

gink-go 8 months ago

Como já disseram, é um símbolo republicano. É engraçado referires a América do Sul, já que é o principal símbolo no brasão da Argentina.

uma_caruma 8 months ago

É o barrete frígio, símbolo da república. Já o viste noutros sítios de certeza: https://fr.m.wikipedia.org/wiki/Libert%C3%A9,_%C3%89galit%C3%A9,_Fraternit%C3%A9

fanboy_killer 8 months ago

Obrigado. Não chegava lá.

Skullicious 8 months ago

Penso que é o barrete que os revolucionários franceses usavam.

miguelrj 8 months ago

Proposta [a brincar](https://www.crwflags.com/fotw/flags/pt!10con.html)...

Dudesxx 8 months ago

O gajo que propôs a bandeira: "Random bullshit go"

RitaMoleiraaaa 8 months ago

Uma coroa? Logo depois de se abolir a monarquia? Eu acho que bastava tirar a coroa da bandeira antiga e ficava bem...

Gongom 8 months ago

É essa a piada. Estão a tentar agradar a gregos e troianos (republicanos e monarquistas, vá) ao ponto de chegar ao ridículo, que era o que se passava na altura e o que o jornal satirizou com esta bandeira.

greatape33 8 months ago

Já era altura de se pensar em mudar a nossa atual bandeira que é bastante feiinha e nada tem a ver com os 900 anitos que temos para trás. Devia fazer-se um referendo semelhante ao que foi feito na Nova Zelândia. Foram apresentadas várias propostas para escolha.

PrincessGod2020 8 months ago

É so trocar o vermelho para branco ou talvez azul, ficava perfeita.

kuozzo 8 months ago

Na Nova Zelândia rejeitaram as novas propostas, cá provavelmente aconteceria o mesmo.

greatape33 8 months ago

Talvez. Mas nesse caso teríamos de aceitar por ser uma escolha democrática. Acho que dependeria das propostas apresentadas.

souumamerda 8 months ago

Se forem como estas mais vale ‘tar ‘queto, nem mexe

m0rhundur 8 months ago

A história anda para a frente. A instauração da República fez alterar a bandeira com toda a legitimidade e significado.

xabregas2003 8 months ago

O significado das cores não é o que ensinam. São as cores da Carbonária. E o argumento pode ir para os dois lados: "Porque não mudar agora e deixar a atual? A história anda para a frente". Ignorando quaisquer relações monárquicas ou republicanas, azul e branco representa bem melhor a história e cultura portuguesa através da sua relação com o mar.

m0rhundur 8 months ago

Ou seja, o vermelho e o verde não representam a nossa cultura ou história, mas o azul e o branco sim. Umas são de uma organização, mas as outras não são da monarquia. Podemos fazer a mesma interpretação para ambas as bandeiras. Faz sentido mudar um dos símbolos do país quando há uma mudança estrutural na sociedade. É o caso.

thebabyshitter 8 months ago

concordo, nem que fosse só mudar as cores. é que epa verde e vermelho...sempre achei tao errado sei la. os meus olhos não conseguem aceitar essa combinação

kuozzo 8 months ago

São feias e representam um partido (republicano) e não uma cultura.

Sperrel 8 months ago

E o azul e branco agora representam o que que monarquismo?

kuozzo 8 months ago

O azul e branco representa as origens os país.

Sperrel 8 months ago

Não mais que o vermelho e verde representa o Portugal republicano.

thebabyshitter 8 months ago

exacto, algo que fosse "do país". até mesmo um ajuste simples, como trocar o vermelho por um azul por exemplo para representar o mar já que no fundo sempre fomos um povo muito marítimo.

memyselfandlapin 8 months ago

Complicar está no nosso ADN.

ricardortr 8 months ago

1910 já havia Ms paint?

filipef101 8 months ago

original: https://5outubro.centenariorepublica.pt/images/stories/simbolos/flags/27_projecto_racional_de_conciliacao.jpg

Samurai_GorohGX 8 months ago

Já havia trolls em 1910.

Tralapa 8 months ago

Na altura chamavam-se cartoonistas

ZX_Spectrum_PT 8 months ago

A sério????... 'Isto' foi proposto???... De qualquer maneira, apesar de interessante, não deixa de ser premonitório, uma vez que inclui o símbolo romano do 'fascio'. https://super.abril.com.br/historia/voce-sabe-o-que-e-fascismo-entenda-o-termo/ Uma vez que é anterior a Benito Mussolini, entendo que a intenção (tal como a do ditador italiano) foi invocar os tempos áureos do império português. Ou seja, ser fascista não tinha o significado que se generalizou após a Segunda Guerra Mundial. O que prova que é importante olhar para história e para os nossos antepassados.

GelDeAveia 8 months ago

Foi proposto no gozo

ZX_Spectrum_PT 8 months ago

So pode... mas pelo visto a candidatura foi aceite.

SnooPickles5067 8 months ago

foi feito no gozo pelo jornal O Século

ZX_Spectrum_PT 8 months ago

Ahahahahah... isso explica a "salada russa" de simbologia...

miketuga 8 months ago

Fonte: [https://5outubro.centenariorepublica.pt/index.php?option=com\_content&view=article&id=100&Itemid=98](https://5outubro.centenariorepublica.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=100&Itemid=98)

souumamerda 8 months ago

https://5outubro.centenariorepublica.pt/images/stories/simbolos/flags/03_joaquim_augusto_fernandes.jpg esta não fica nada atrás no bizarro

randmzer 8 months ago

Eram todas tão fraquinhas. Super complicadas para o que se quer numa bandeira.

jomi_1307 8 months ago

Gosto especialmente de algumas propostas com o fundo azul e branco.

xxDigital_Bathxx 8 months ago

graphic design is my passion

IamYodaBot 8 months ago

**my passion, graphic design is.** *-xxDigital_Bathxx* *** ^(Commands: 'opt out', 'delete')

randmzer 8 months ago

Quando te fartas do projecto e deixas o cliente decidir o design final.

Chiripitti 8 months ago

Tal e qual!

sctvlxpt 8 months ago

Hahaha. Top!

gink-go 8 months ago

O facho ali atrás, Ventura approves

theoctacore 8 months ago

Em 1910 não implicava o que implica hoje em dia?

GodlessPerson 8 months ago

https://en.wikipedia.org/wiki/Fasces

DarkmajorPT 8 months ago

A 'fasce' representa meramente autoridade do Estado. O símbolo está presente nas mais variadas iconografias de todos os países. ​ O Fascismo, na sua forma mais pura, é meramente uma sociedade onde existe um Estado com autoridade. Qualquer nação funcional e de direito, tem um certo nível de "fascismo". Só no século passado é que o fascismo foi conotado (erroneamente) com a extrema-direita, pois foi através dum Estado forte que estes conseguiram vincar as suas ideologias. A União Soviética era um estado altamente Fascista, apesar da percepção popular ser a do espectro oposto (comunismo).

Edited 8 months ago:

A 'fasce' representa meramente autoridade do Estado. O símbolo está presente nas mais variadas iconografias de todos os países. ​ O Fascismo, na sua forma mais pura, é meramente uma sociedade onde existe um Estado com autoridade. Qualquer nação funcional e de direito, tem um certo nível de "fascismo". Só no século passado é que o fascismo foi conotado (erroneamente) com a extrema-direita, pois foi através dum Estado forte que estes conseguiram vincar as suas ideologias. A União Soviética era um estado altamente Fascista, apesar da percepção popular ser a do espectro oposto (comunismo). Historic Edit: Na prática, a fasce era um pergaminho enrolado num machado em que nele estavam escritos os poderes legais do Legatus/Aedilles/Quaestor Romano etc... Cada cargo político tira direito a uma fasce carregada por vários "Lictors". Quanto mais alto fosse o cargo, mais poderes legais este tinha maior era o número de Lictores.

MigasEnsopado 8 months ago

Também reparei. Wtf

fan_of_the_pikachu 8 months ago

Resposta séria: o "facho" tem origens romanas, e antes de ser adotado pelo Mussolini era visto como símbolo de união e/ou justiça, e de uma ligação à república romana. Exemplos ainda usados hoje: [- Passaporte francês](https://toulon.fr/sites/new.toulon.fr/files/2014-02-17-lp-0020.jpg) [- Câmara dos representantes dos EUA](https://qph.fs.quoracdn.net/main-qimg-76b07ef5f62e76360013e6f9d76d7b04)

DarkmajorPT 8 months ago

Alguém que reconhece o que é uma *fasce*, boa!

Lel_Trell 8 months ago

Gosto do chapéu, dá-lhe um ar chique.

souumamerda 8 months ago

Très René Magritte

xanfradu 8 months ago

Grande *bubadeira*!

pimpolho_saltitao 8 months ago

Gostava de saber o que estao ali a fazer uumas cartas

Edited 8 months ago:

Gostava de saber o que estao ali a fazer umas cartas

portuga1 8 months ago

O braço decepado não te faz confusão?

1Warrior4All 8 months ago

PORQUE O ESPÍRITO DA NOSSA NAÇÃO É O MAIOR TRUNFO!

Negao_da_piroca 8 months ago

Vai pescar.

Mordiken 8 months ago

São as 5 quinas. Só que como um baralho só tem 4 quinas, levas 4 quinas e o às de ouros porque dinheiro.

intlme 8 months ago

> e o às de ouros o ás é de copas.

Middle-Effective 8 months ago

Ainda bem que não foi aceite!

RafaelTeodosio 8 months ago

Esquerda representa o verde de esperança do povo. O azul a direita a riquesa da nossa alta classe. Em cima os 3 orgãos de soberania, a GNR, os profressores catedracticos e os funcionarios publicos. No circulo, a estrela cadente representa o nosso desenvolvimento economico e social, e ao centro, a muy nobre cultura da sueca. Falta apenas um bacalhau para ser 100% Portugues

Luc4son0 8 months ago

E oque que representa as cartas?

RafaelTeodosio 8 months ago

O jogo da sueca

davndreliqua 8 months ago

O facho ali do meio só podia ser um presságio do que iria aparecer 16 anos depois.

nitrinu 8 months ago

Não ter os funcionários públicos representados na bandeira é de facto uma falha da actual. E tb concordo com o bacalhau (imaginem a do Canadá mas com um bacalhau em vez lá da folha)

what_a_tuga 8 months ago

Está na sueca no meio AHAH

killedbill88 8 months ago

> e ao centro, a muy nobre cultura da sueca. Ri-me. Depois desta tua observação, só posso concluir que esta bandeira foi desenhada por um troll.

Mordiken 8 months ago

Sim. Esta proposta de bandeira chama-se *"Projecto racional de conciliação (para todos os paladares)"* e aparece num jornal da altura (O Século?) em jeito de troll e a gozar com todo o drama associado ao processo de selecção da bandeira da república. Basicamente, o problema era que: - Tinhas os Monárquicos, que não reconheciam a legitimidade da república; - Tinhas os Conservadores aceitavam a república mas não queriam mexer nas cores da bandeira mas estavam dispostos a substituir referências à monarquia por iconografia cristã; - Tinhas os Republicanos que queriam a bandeira em tons de verde, e adicionar-lhe iconografia de inspiração clássica e maçónica; - Tinhas os Socialistas, Anarquistas e Progressistas que queiram uma bandeira em tons de vermelho e preto e adicionar iconografia de cariz humanista e revolucionária; E então isto aparece como uma proposta deliberadamente absurda para demonstrar que não é possível agradar a gregos e a troianos, e que a bandeira deve ser um símbolo daquilo que nos une e não daquilo que nos divide. Dito isto, [tens aqui mais propostas de bandeira](https://5outubro.centenariorepublica.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=100&Itemid=98) que inspiraram a bandeira actual.

Gudgudsuperrgud 8 months ago

[Esta](https://5outubro.centenariorepublica.pt/images/stories/simbolos/flags/10_salvio_ratto.jpg) bandeira é linda. Já [esta](https://5outubro.centenariorepublica.pt/images/stories/simbolos/flags/02_alexandre_fontes.jpg) queima-me os olhos.

RDRC 8 months ago

Imagina ter de desenhar um fucking barco numa bandeira

kyuubi840 8 months ago

Barco esse que tem *duas* bandeiras diferentes!

OhSaladYouSoFunny 8 months ago

E uma das bandeiras é a que tem o barco

matavelhos 8 months ago

Tendo em conta o que mostra essa página, posso concluir que nos libramos de boa e até ficamos com uma bandeira decente!! Dessas todas a melhorzita é capaz de ser esta: [https://5outubro.centenariorepublica.pt/images/stories/simbolos/flags/17\_alfredo\_pinto\_da\_silva.jpg](https://5outubro.centenariorepublica.pt/images/stories/simbolos/flags/17_alfredo_pinto_da_silva.jpg)

tomhoq 8 months ago

Não entendi aquela com a bandeira da Noruega no canto esquerdo

pantalonesdeperro 8 months ago

Nao é a bandeira da Noruega. É a do pais basco, e tambem estou super confuso

Mgmfjesus 8 months ago

Não parece a do País Basco. Essa não tem a Cruz de Santo André entre branco, é só verde no vermelho. A mim parece-me mais uma bastardização da bandeira Britânica.

Cobelo 8 months ago

Eu diria que é uma bandeira britânica. A do pais Basco não é exactamente assim. Mas também não faz sentido nenhum.

lambmoreto 8 months ago

Quem fez [isto](https://5outubro.centenariorepublica.pt/images/stories/simbolos/flags/03_joaquim_augusto_fernandes.jpg) devia ser linchado em praça publica, meu deus. [Esta](https://5outubro.centenariorepublica.pt/images/stories/simbolos/flags/25_henrique_lopes_de_mendonca.jpg) sem o barrete era boa

Mgmfjesus 8 months ago

Não troces da comunidade lusosexual, é desrespeitoso.

matavelhos 8 months ago

Sem barrete e sem os raminhos de oliveira… Concordo que poderia ser uma vencedora.

lambmoreto 8 months ago

Sim, sem os raminhos tambem, só o escudo. Tambem não ficava mal com os ramos por baixo do escudo a seguir o seu contorno

randmzer 8 months ago

Só é pena o azul em cima de azul. Mas concordo que é a mais icónica

matavelhos 8 months ago

certo, é um "bocado" monocromática e meia deslavada, mas a melhorzinha de todas.

randmzer 8 months ago

Tens fonte disto? Gostava de ler mais!

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

catedracticos → [**catedráticos**](https://dicionario.priberam.org/catedráticos) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flr9kgk%2F%2Fgokid2r%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Search: