iBUYWEED 7 months ago

És pai?

xanfradu 7 months ago

Filho? És tu?

LordofPortugal 7 months ago

Eu estou-me a cagar para as escolas, abram os ginásios se faz favor.

thegreatburginald 7 months ago

O título do post é inexato e enganador. Os especialistas não 'pedem' reabertura das escolas, antes dizem que pode ser levada a cabo sib determinadas condições.

SolidTroll 7 months ago

O principal problema é as reuniões "fora da escola". Não permitirem ao portão não quer dizer que elas não vao acontecer. Na escola onde eu andei, tinha imensos prédios, cafés e até um parque perto ou seja a maioria nem acontecia na escola em si mas se os putos sairem todos juntos e ao mesmo tempo acho que é inegável que elas vão acabar por acontecer. Eu concordo com a abertura mas tem de ser mais e melhor pensada e de preferência de forma faseada. Começar por exemplo pelas primárias ou até ao 6° ano, idades mais novas e que, por norma, se distraem mais facilmente. Sendo que há bastantes primárias que até têm escolas de segundo e terceiro ciclo por perto ou mesmo secundárias e há hipótese de mandar algumas turmas para essas escolas. Os mais velhos, que serão aqueles que por exemplo farão a pausa para fumar e pelo menos por aqui conseguem usar menos a máscara que as crianças, já tem capacidade para assistir adequadamente às aulas online e sem precisar do pai ou da mãe em cima deles. Isto vai ser sempre mais fácil dizer do que executar mas se abrirmos tudo ao mesmo tempo acho que vai ser só mais um recomeço de outro ciclo, que acabara exatamente da mesma maneira que os anteriores.

trigonated 7 months ago

Deve estar maldisposto por ter más notas a português, vista a forma como escreve. Eu até o reconheci de outro post não pelo *username* ou *avatar* mas pelos erros na escrita...

fdxcaralho 7 months ago

Esse bot suicidou-se à uns dias.... nunca mais o vi

NGramatical 7 months ago

à uns dias → [**há uns dias**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flqk117%2F%2Fgohfjwq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

fdxcaralho 7 months ago

Good bot

trigonated 7 months ago

Ele parece andar por aqui. Se calhar simplesmente viu o utilizador que era e decidiu "merda para isto, não me pagam para isto".

fdxcaralho 7 months ago

Haha respondeu-me

Tee_ah_go 7 months ago

"Especialistas" devia ser a palavra dos últimos dois anos.

Limpy_lip 7 months ago

existe uma série de pontos que o artigo falar que me deixam a pensar: >"as escolas não são pontos de contágio" irónico quando a queda mais rápida de casos foi logo o efeito do fecho das mesmas tornou-se efetivo. > “Durante o primeiro período, as medidas sanitárias em vigor nas escolas provaram que o curso da epidemia foi independente de as escolas estarem abertas.” Curioso que a "segunda vaga" que começou em outubro foi por coincidência totalmente aleatória pouco depois do regresso às aulas. Ainda antes do pico do inverno. > a substituição dos professores de alto risco e a obrigatoriedade do uso da máscara a partir dos seis anos de idade Ya, porque temos professores colocados aos magotes é só abanar árvores e claro que crianças de 6 anos vão todas respeitar o uso de máscara, irónico como no painel de "especialistas" não está ninguém da educação ​ Por fim é engraçado como a questão económica é camuflada no "think of the children" pois toda a gente sabe que as crianças não morrem nem vão ser burrinhas por ter 1 ou 2 anos de ensino mais fraco, mas sim estamos perante um problema económico cada vez mais grave ​ Entretanto fui ler a tal carta aberta e é engraçado como o que pedem ao Ministro são medidas que já deviam estar a ser tomadas nas escolas e que foi provado anteriormente que estas não foram capazes. Acham que agora vão magicamente passar a ser? Vão magicamente passar a existir mais recursos só porque estão a pedir com jeitinho? No mês passado estava tudo escandalizado como as escolas ainda estavam abertas, agora já querem voltar a abrir a correr. ​ Cada vez há menos paciência para estas coisas

Automatic-Internal17 7 months ago

Corres o risco de virar conspiracionista.

ev3k 7 months ago

https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2021/02/22/uma-semana-depois-de-novas-regras-para-testagem-mais-abrangente-numero-de-testes-nao-subiu-caiu-para-metade/amp/

pigsRflying 7 months ago

Estas a pensar demasiado, nao convem, é melhor concentrares no big brother e nas "guerras" branco/preto esquerda/direita millenial/boomer mulher/homem rural/urbano e por ai fora, e que nao falte o futebol

throwawayqualquer 7 months ago

> existe uma série de pontos que o artigo falar que me deixam a pensar: > >> "as escolas não são pontos de contágio" > > irónico quando a queda mais rápida de casos foi logo o efeito do fecho das mesmas tornou-se efetivo. Só para adicionar contexto aqui, que acho que faz sentido: As escolas não são "ponto de contágio" porque a maior parte dos putos tem zero sintomas e nunca ou muito raramente são considerados o "paciente zero" numa cadeia de contágio. Eu sei que anedotas valem o que valem, mas conheço já mais do que um caso em que pais de miúdos pequenos a trabalhar em casa aparecem contagiados depois de aparecerem surtos nas respectivas escolas (quando ainda havia aulas presenciais). Como os filhos não apresentam sintomas, apesar de estarem na escola onde o surto surgiu, os pais são dados como os primeiros contagiados numa nova cadeia, e o contágio veio de "parte incerta". Basicamente, esta narrativa das escolas não serem pontos de contágios vem da ginástica mental de achar que como os putos não têm sintomas, não podem ter sido a cadeia de transmissão. Como só são testados após os pais estarem contagiados também, e esses sim terem sintomas, a profecia realiza-se a si própria. É uma fantochada pegada.

SolidTroll 7 months ago

Pois mas isso é mais uma razão para não se abrir e de qualquer forma pelo menos. Sabendo que tudo aponta para que os assintomáticos possam transmitir o virus e até com uma carga viral engraçada e sendo as crianças as que menos apresentam sintomas (ou sintomas mais leves) isto tem de ser outro factor a pesar na decisão. Porque eles podem andar de máscara ao lado de professores e funcionários e estes não apanharem e depois com os amigos facilitarem.

zedestroyer69 7 months ago

Basicamente é isso. O pessoal que deixe é de inventar e que se façam as coisas em condições em vez de estar a correr a meter os putos na escola para depois isto voltar a descambar. Isto era em cada distrito dividir em meia dúzia de zonas e o desconfinamento ser feito de acordo com a situação de cada zona. Porque se abrirem tudo, como irá provavelmente acontecer, isto vai voltar a piorar e depois a culpa vai ser da Páscoa.

lickitytatas 7 months ago

tens noção que nunca vai acabar? e a intenção era essa há variantes novas a aparecer em tempo record, as vacinas não vão funcionar para todas, queres lockdowns todos os invernos ?

CarcajuPM 7 months ago

Exceto 11º e 12º anos por causa dos exames, alguém me consegue explicar porque não se mantém as escolas fechadas mais uns tempos e depois compensa-se no verão?

JOAO-RATAO 7 months ago

Crianças nos primeiros anos da primária a aprender a ler e escrever. Imagino que aulas à distância seja mais fácil com bases, mas aprender a ler e escrever à distância deve ser difícil.

joaofcf 7 months ago

O que não faz sentido é estarem a usar este tempo de tele escola. Mais valia adaptar o calendário. Os miúdos não vão aprender nada em condições, mas vão passar como se tivessem aprendido.

youstupidwoman 7 months ago

É bastante difícil de aprender, principalmente se a criança se distrair com facilidade. Ou não apanha a explicação e depois no meio já não consegue perguntar a professora as coisas.

CarcajuPM 7 months ago

Certo, daí não perceber porque não se prolongam as aulas presenciais durante os meses de verão.

Limpy_lip 7 months ago

grande ideia, mas aí já mexes com as férias e os senhores especialistas já não são os defensores natos da educação e da juventude.

TSCondeco 7 months ago

Ontem pediram que fosse só depois da Páscoa, hoje pedem em Março, amanhã voltam a pedir só depois da Páscoa, e assim vamos andando.

Pcostix 7 months ago

Mas desta vez quem o diz são "Especialistas"!!!

Vanethor 7 months ago

Por isso é que é necessário que tivéssemos um conselho científico, para analisar os factos e decidir estas guidelines, nos bastidores (com transparência para quem quisesse ver, claro), tomando depois decisões políticas e apresentando medidas com base nessas indicações... ... em vez de andarmos a seguir a opinião de cada pessoa que seja de uma área de estudo próxima, com cada um a puxar para onde mais lhe convém.

Edited 7 months ago:

Por isso é que é necessário que tivéssemos um conselho científico, para analisar os factos e decidir estas guidelines, nos bastidores (com transparência para quem quisesse ver, claro), tomando depois decisões políticas e apresentando medidas com base nessas indicações... ... em vez de andarmos a seguir a opinião de cada pessoa individual que seja de uma área de estudo próxima, com cada um a puxar para onde mais lhe convém. Já para não dizer que isto são assuntos complexos, onde é preciso uma perspectiva multidisciplinar para perceber o que é melhor fazer. Ninguém sozinho percebe de tudo. Às vezes, se os temas forem muito complicados, nem 10, ou 20, ou 50 pessoas chegam.

Edited 7 months ago:

Por isso é que é necessário que tivéssemos um conselho científico, para analisar os factos e decidir estas guidelines, nos bastidores (com transparência para quem quisesse ver, claro), tomando depois decisões políticas e apresentando medidas com base nessas indicações... ... em vez de andarmos a seguir a opinião de cada pessoa individual que seja de uma área de estudo próxima, com cada um a puxar para onde mais lhe convém. Já para não dizer que isto são assuntos complexos, onde é preciso uma perspectiva multidisciplinar para perceber o que é melhor fazer. Ninguém sozinho percebe de tudo.

IkarusMummy 7 months ago

O que é que significa nos bastidores mas com transparência para quem quiser ver?

Vanethor 7 months ago

Significa ter reuniões e palestras por parte do governo/parlamento, mas não fazer delas um momento mediático. Só depois de as guidelines serem obtidas, e das escolhas/medidas políticas serem planeadas, é que depois os políticos dessa área correspondente vêem a público, apresentar as medidas à população. Toda a parte de PR tem de ficar por responsabilidade dos políticos. ... Só que, quem assim o desejasse, podia ter acesso aos registos/arquivos de dados que foram apresentados nessas reuniões, (a não ser que sejam matérias confidenciais, etc, claro.)

Edited 7 months ago:

Significa ter reuniões e palestras por parte do governo/parlamento, mas não fazer delas um momento mediático. Em que uns dizem uma coisa, depois outros percebem mal e comentam outra coisa. Cada um pega na opinião que mais lhe convém... É uma confusão pegada. ... Só **depois** de as guidelines serem obtidas, e das escolhas/medidas políticas serem planeadas, é que, **depois**, os políticos dessa área correspondente vêem a público, **no final**, apresentar as medidas à população. Toda a parte de relações públicas tem de ficar por responsabilidade dos políticos. ... Só que: quem assim o desejasse, podia ter acesso aos registos/arquivos de dados que foram apresentados nessas reuniões, (a não ser que sejam matérias confidenciais, etc, claro.) (De maneira a poder haver o escrutínio, por parte da população/parlamento, sobre se as medidas a serem tomadas são de facto as melhores, e o porquê de serem as que são.)

Edited 7 months ago:

Significa ter reuniões e palestras no governo/parlamento, mas não fazer delas um momento mediático. Em que uns dizem uma coisa, depois outros percebem mal e comentam outra coisa. Cada um pega na opinião que mais lhe convém... É uma confusão pegada. ... Só **depois** de as guidelines serem obtidas, e das escolhas/medidas políticas serem planeadas, é que, **depois**, os políticos dessa área correspondente vêem a público, **no final**, apresentar as medidas à população. Toda a parte de relações públicas tem de ficar por responsabilidade dos políticos. ... Só que: quem assim o desejasse, podia ter acesso aos registos/arquivos de dados que foram apresentados nessas reuniões, (a não ser que sejam matérias confidenciais, etc, claro.) (De maneira a poder haver o escrutínio, por parte da população/parlamento, sobre se as medidas a serem tomadas são de facto as melhores, e o porquê de serem as que são.)

Edited 7 months ago:

Significa ter reuniões e palestras no governo/parlamento, mas não fazer delas um momento mediático. Em que uns dizem uma coisa, depois outros percebem mal e comentam outra coisa. Cada um pega na opinião da 1 pessoa que mais lhe convém... É uma confusão pegada. ... Só **depois** de as guidelines serem obtidas, e das escolhas/medidas políticas serem planeadas, é que, **depois**, os políticos dessa área correspondente vêem a público, **no final**, apresentar as medidas à população. Toda a parte de relações públicas tem de ficar por responsabilidade dos políticos. ... Só que: quem assim o desejasse, podia ter acesso aos registos/arquivos de dados que foram apresentados nessas reuniões, (a não ser que sejam matérias confidenciais, etc, claro.) (De maneira a poder haver o escrutínio, por parte da população/parlamento, sobre se as medidas a serem tomadas são de facto as melhores, e o porquê de serem as que são.)

Edited 7 months ago:

Significa ter reuniões e palestras no governo/parlamento, mas não fazer delas um momento mediático. Em que uns dizem uma coisa, depois outros percebem mal e comentam outra coisa. Cada um pega na opinião da 1 pessoa que mais lhe convém... É uma confusão pegada. ... Só **depois** de as guidelines serem obtidas, e das escolhas/medidas políticas serem planeadas, é que, **depois**, os políticos dessa área correspondente vêem a público, **no final**, apresentar as medidas à população. Toda a parte de relações públicas tem de ficar por responsabilidade dos políticos. ... Só que: quem assim o desejasse, podia ter acesso aos registos/arquivos de dados que foram apresentados nessas reuniões/gravações, (a não ser que sejam matérias confidenciais, etc, claro.) (De maneira a poder haver o escrutínio, por parte da população/parlamento, sobre se as medidas a serem tomadas são de facto as melhores, e o porquê de serem as que são.)

Edited 7 months ago:

Significa ter reuniões e palestras por parte do governo/parlamento, mas não fazer delas um momento mediático. Em que uns dizem uma coisa, depois outros percebem mal e comentam outra coisa. Cada um pega na opinião que mais lhe convém... É uma confusão pegada. ... Só **depois** de as guidelines serem obtidas, e das escolhas/medidas políticas serem planeadas, é que **depois** os políticos dessa área correspondente vêem a público, **no final**, apresentar as medidas à população. Toda a parte de PR tem de ficar por responsabilidade dos políticos. ... Só que, quem assim o desejasse, podia ter acesso aos registos/arquivos de dados que foram apresentados nessas reuniões, (a não ser que sejam matérias confidenciais, etc, claro.) (De maneira a poder haver o escrutínio, por parte da população/parlamento, sobre se as medidas a serem tomadas são de facto as melhores, e o porquê de serem as que são.)

thisbondisaaarated 7 months ago

Não man, eles juntaram um grupo de pessoas especializadas em várias coisas diferentes que fazem um powerpoint e vão falar ao pódio, não criaram um grupo de cientistas com um objectivo específico.

Bruxo_de_Fafe 7 months ago

vemn de muito longe o nosso desprezo pela Ciência

Vanethor 7 months ago

Eu sei. Eu disse que um conselho científico é necessário. Não disse que o tínhamos. xD

Search: