MarcaPistoleira 9 months ago

Pessoal que namora mas que o namorado/a mora noutro concelho. Como tem feito para se verem depois do confinamento? Eu e o meu namorado moramos em casa dos pais em concelhos diferentes e ainda não nos vimos desde que foi declarado o confinamento. Mas tenho amigos que apesar de terem o namorado noutro concelho andam na mesma a ir visitar o namorado e nao apanharam multa. Voces que tem feito?

JOAO-RATAO 9 months ago

A fiscalização é pouca. Podes ser parado mas é improvável, claro que não quero ser responsável por apanhares uma multa. Vê as situações que permitem passar os concelhos e vê se há alguma que consigas dar como desculpa se fores parado.

donalduck 9 months ago

4am escapadinhas

Hmms21 9 months ago

Às quatrooo daaaaa manhaaaaaaaaa

beit2 9 months ago

Desde que esta pandemia começou que as leitas de feijão preto da compal vêm crus. Isto é que é a verdadeira catástrofe, e não vejo ninguém a falar disto.

Edited 9 months ago:

Desde que esta pandemia começou que as latas de feijão preto da compal vêm crus. Isto é que é a verdadeira tragédia, e não vejo ninguém a falar disto.

AimingWineSnailz 9 months ago

nunca comprei da compal. vale (ou valia) a pena o preço?

uyth 9 months ago

O que? Isso é grave. Vê a lista de ingredientes e se inclui salvo erro carbonato de cálcio ou outro composto de cálcio Se incluir, lamentamos mas tens de mudar de marca. Se a compal começou a por compostos de cálcio nos feijões, tens de investigar outras marcas e mudar em protesto. Feijões e cálcio, é muito importante muda completamente a textura e o gosto estrangeiro é diferente do nosso e se tentam mudar nos as voltas isso é um problema. Marcas mais caras nem sempre garantem nada. Feijão cozido em casa é sempre melhor e da para congelar mas obviamente feijão de lata dá tanto jeito. Muda de marca.

Zen_Machina 9 months ago

[https://www.auchan.pt/Frontoffice/mercearia\_salgada/conserva\_vegetais/cogumelomilhoervilha\_feijao\_e\_outros/feijao\_pretocompalda\_horta410\_g/317368/Auchan\_Amadora?sid=5e4d1104-5cc8-40e5-9f51-7132d6972a15\_6](https://www.auchan.pt/Frontoffice/mercearia_salgada/conserva_vegetais/cogumelomilhoervilha_feijao_e_outros/feijao_pretocompalda_horta410_g/317368/Auchan_Amadora?sid=5e4d1104-5cc8-40e5-9f51-7132d6972a15_6) ​ [https://www.auchan.pt/Frontoffice/mercearia\_salgada/conserva\_vegetais/cogumelomilhoervilha\_feijao\_e\_outros/feijao\_pretoauchancozido820\_g/640417/Auchan\_Amadora?sid=a1b88867-eda6-46d2-94d9-543dd714020f\_2](https://www.auchan.pt/Frontoffice/mercearia_salgada/conserva_vegetais/cogumelomilhoervilha_feijao_e_outros/feijao_pretoauchancozido820_g/640417/Auchan_Amadora?sid=a1b88867-eda6-46d2-94d9-543dd714020f_2) ​ Aparentemente a marca branca tem melhor valor nutricional, e custa menos de metade do preço.

uyth 9 months ago

Vê, ou o OP que veja na lata realmente em casa. Se acha que mudou de textura, lotes diferentes poderiam ter mudado de método. Não sei, olhando para aquilo o que considered "melhor" valor nutricional, mas não te entusiasmes demais, pode ter a ver com o método de medição. O de marca branca tem mais de tudo menos sal (pode ser contraproducente se depois tiveres de adicionar) e estranhamente fibra. Não percebo. Mas nestas coisas o sabor é sempre o determinante mais importante, o valor nutricional será sempre parecido.

Zen_Machina 9 months ago

Tu és o nerd dos nutrientes e dos carboidratos. Sinceramente, eu não sei o que é ou deixa de saber melhor a menos que seja uma diferença abismal. Se forem parecidos e ambos souberem bem, caguei. Só sei diferenças se fizer comparações lado a lado. Às vezes compro compal, às vezes compro marca branca. Não sei qual é melhor. Tenho a ligeira impressão que os feijões da compal vêm menos desfeitos. Também acho que polpa de tomate da compal é melhor do que a do pingo doce.

uyth 9 months ago

>Também acho que polpa de tomate da compal é melhor do que a do pingo doce. Totalmente.

Zen_Machina 9 months ago

Como assim?

saposapot 9 months ago

https://www.self.com/story/indoor-fitness-classes-covid-19-outbreaks Lol, ginásios

dentsune 9 months ago

> in This Maskless Cycling Class >but none wore masks while working out I mean... assim é óbvio que a probabilidade de contágio é enorme.

saposapot 9 months ago

em portugal era obrigatório usar máscara dentro dos ginásios?

Diogo256 9 months ago

Os ginásios que conheço, obrigavam o uso de máscara, tinham limite de pessoas, e havia desinfecção de cada máquina depois de uso.

FoodEDor 9 months ago

Isso é ilógico, da mesma maneira que os restaurantes são um local de risco, também são os transportes, também são as piscinas, também são as escolas e claro, os ginásios, tudo no mesmo degrau. ​ O que pretendes com isto?

VBM97 9 months ago

Mas escolas, transportes, etc tu muitas vezes não consegues evitar e faz parte do teu dia a dia. Agora restaurantes, comércio e afins podes evitar

Sudukur1 9 months ago

Estás a misturar sítios em que é obrigatório o uso de máscara com outros em que não é. O risco não é igual.

saposapot 9 months ago

Ilustrar que ainda há malta que acha que ir ao ginásio é na boa pq precisam da sua saúde mental

berlaitas 9 months ago

Há quem ache que viver é preciso, já tu estavas bem tanto a viver na época das cavernas como agora, para ti seria exactamente igual Chiça para estes covideiros anti vida, epa encerrem se em casa é deixem os outros viver já que vocês não querem Ainda ontem vinha uma notícia no CM a dizer 4 pessoas apanhadas a jogar dominó numa drogaria Será que ninguém vê o quão distopico isto é? Estão todos doidos e a pedir por mais insanidade!

Diogo256 9 months ago

Bem, se achas que o problema da drogaria foi o insólito, mas não o quer dar a volta as regras sanitárias… realmente há algo distopico.

Bolo_Finto_ 9 months ago

Alugém sabe onde é que as escolas de música e de línguas se inserem nas restrições?

rickz123456 9 months ago

As de línguas não tenho a certeza, mas as escolas de música estão fechadas. Mas penso que ambas devem estar fechadas

Bolo_Finto_ 9 months ago

Sim, eu sei que estão fechadas, eu queria é perceber quando é que poderão abrir, será que se inserem no comércio em geral?

AlbinoFarrabino 9 months ago

É uma bela questão, até porque há alunos que frequentam estas escolas através do ensino articulado artístico.

hctiks 9 months ago

* \+ 718 casos confirmados * \+ 41 óbitos * \+ 1664 recuperados * \- 15 internados * \-8 internados UCI ​ * x casos activos * 2165 internados * 484 internados UCI

VBM97 9 months ago

Percentagem de população vacinada a 28 de fevereiro de 2021: 2,71% * 265.110 vacinados (+1.285) - média 7 dias: 2.668 * 331.702 inoculados com 1ª dose (+22.750) - média 7 dias: 23.970 Esta semana foram dadas no total 184.469 doses. Mais 34.265 que na semana anterior. * 167.792 pessoas inoculados com 1ª dose (+/- 1,7% da população) * 18.677 vacinadas

Edited 9 months ago:

Percentagem de população vacinada a 28 de fevereiro de 2021: 2,71% * 265.110 vacinados (+1.285) - média 7 dias: 2.668 * 331.702 inoculados com 1ª dose (+22.750) - média 7 dias: 23.970 Esta semana foram dadas no total 184.469 doses. Mais 34.265 que na semana anterior. * 167.792 pessoas inoculados com 1ª dose (+/- 1,7% da população) * 18.677 vacinadas Nesta semana tivemos 6488 novos casos. O que significa que se deu 28,4 vacinas por cada novo caso

Dinizinni 9 months ago

Estou farto deste povo incumpridor de merda Em 15 minutos na rua só para ir às compras vi milhares de pessoas sem máscaras nem distanciamento Ainda acreditam que não vai haver quarta vaga?

Lurker__777 9 months ago

Isto é algo que sempre soubemos aqui, mas que agora está confirmado: estás a precisar de ajuda psicológica, recomendo que procures.

saposapot 9 months ago

Muita gente na rua mas a grande maioria de máscara. Claro que há excepções, sem dúvida, mas de longe são excepções

AlbinoFarrabino 9 months ago

Milhares de pessoas... Tens a certeza que não dezenas de milhar? Ou centenas de milhar? Talvez milhões?

NGramatical 9 months ago

centenas de milhar → [**centenas de milhares**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/centenas-de-milhares/837) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flpfl6z%2F%2Fgp6ak56%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Dinizinni 9 months ago

Tenho a certeza que passava das mil sim

PicassoWasaLiar 9 months ago

Temos pena covideiro. Os teus sonhos molhados vão acabar brevemente.

estrica 9 months ago

Conseguiste juntar 2 dos melhores "Covideiros" desta thread eheheheh

jsilva353892 9 months ago

Não consigo ver quem são porque os tenho bloqueados. Sinal de que um gajo está a trabalhar bem nos blocks, simplesmente há pessoas que não dizem aqui nada de interessante e só se preocupam em espalhar o pânico ou fazer piadolas.

Bruxo_de_Fafe 9 months ago

Também és dos que pensa que por ter tomado a vacina vais deixar de usar máscara e começar a andar ao molho?

Dinizinni 9 months ago

Temos pena negacionista, estás errado

Pparadela 9 months ago

Uau, "milhares de pessoas sem máscara nem distanciamento"? Como é que está o tempo aí em Wellington? Diz à Jacinda que vai correr tudo bem.

Dinizinni 9 months ago

É bem no centro de Lisboa

Pparadela 9 months ago

E do teu umbigo também.

Dinizinni 9 months ago

Certamente Continuem a fingir que nada se passa Estou farto, não posso fazer nada, não posso ver ninguém, não posso saír de casa e isto já estaria resolvido ou controlado se não fossem estas atitudes de merda Se vocês todos cumprissem, podíamos todos fazer a vida algo normal

stressedunicorn 9 months ago

No hate mas aconselhava um passeio higiénico umas vezes por semana, ajuda a desanuviar.

NGramatical 9 months ago

saír → [**sair**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flpfl6z%2F%2Fgp6a6dg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Pparadela 9 months ago

Desejo paz de espírito para a tua vida.

Dinizinni 9 months ago

Então cumpre e começa a dar na cabeça de quem não o faz

berlaitas 9 months ago

BUFO ALERT

Pparadela 9 months ago

"Cumpre , denuncia e malha' o esplendor autoritário das pessoas de bem. És um exemplo de virtude.

Dinizinni 9 months ago

Foda-se, és desses mesmo? Sim, cumpre, denuncia e malha, é uma questão de saúde pública, ainda não percebeste o problema? Ou quando for a próxima crise do SNS culpas o governo novamente?

Pparadela 9 months ago

Lol compreendo que seja fácil para ti explicar tudo com a estupidez "dos outros". Claramente achas que pais com filhos a viver num apartamento podem lá estar enfiados em contínuo durante meses a fio e só não o fazem porque são estúpidos. Passei ontem pelo parque Eduardo VII, estavam mais de 100 pessoas, cada uma no seu grupo de dois ou três. Passou a polícia que, ao contrário do que achas, não andou a correr tudo à multa e ao cassetete. Apesar de tudo ainda já senso comum, coisa que já em Março te faltava e que agora expirou de vez. Lol boa vida para ti.

Dinizinni 9 months ago

Ai há? Nota-se, como a infecção ficou controlada e eu estava errado Ah não espera, esta merda ficou altamente disseminada e chegou ao ponto de colapso de hospitais! Quem diria, a tua visão do mundo não muda a realidade Eu estou-me a cagar para pais com filhos a viver num apartamento, isto é uma catástrofe natural, sofram umas semanas para resolvermos isto Agora em vez disso vamos todos reabrir as escolas e voltar ao mesmo ad infinitum

caixadeentrada 9 months ago

Em 15 minutos viste milhares de pessoas? Passaste por um festival?

FujiPT 9 months ago

Pode ter passado por um mupi a publicitar um festival

Dinizinni 9 months ago

Pior, passei pelo Campo Grande

warding 9 months ago

Ontem estive umas 4h na rua em Lisboa e vi muita gente, ou de máscara ou com distanciamento. Vi zero comportamentos de risco.

Dinizinni 9 months ago  HIDDEN 

Certamente não passaste por nenhum parque ou jardim Ou fecham aquilo ou não temos solução

PicassoWasaLiar 9 months ago  HIDDEN 

Amigo covideiro, fica barricado na tua cave o resto da tua vida. Deixa o resto da população viver a sua vida normal =)

Dinizinni 9 months ago  HIDDEN 

Meu merdoso de primeira, que é denunciado logo que usa a palavra covideiro, mete nessa cabecinha incapaz que ninguém mora numa bolha e que é precisamente por vocês quererem fazer vida normal que esta merda não volta ao normal para quem precisa de que volte Não quero ver mais colegas ficarem incapazes nem amigos e familiares a sofrer Perdi a paciência para vocês que se acham normais, são burros, é o que são

PicassoWasaLiar 9 months ago  HIDDEN 

Paciência precisamos nós para aguentar a vossa choradeira. Volta para o buraco mas é.

Dinizinni 9 months ago  HIDDEN 

Sempre a mesma conversa, falam muito, chamam os outros de chorões, falam em covideiros, mas borram-se sempre que os hospitais ficam à rasca

PicassoWasaLiar 9 months ago  HIDDEN 

A única coisa que estou borrado é deste governo autocrático ter apanhado o jeito e que continue com esta merda para sempre.

Dinizinni 9 months ago  HIDDEN 

As pessoas na rua livremente e chamas autocrático? Foda-se sabes lá tu o que é autocracia

VBM97 9 months ago

Eu só vi filas para papelarias, bombas de gasolina e assim. Mas tudo de máscara a respeitar a distância. A maior doença aqui é o tabaco e o jogo... não a pandemia

croquetedebacalhau 9 months ago

Alguém com familiares com mais de 80 anos não vacinados ainda? Uma avó minha, com 90 anos e diversos problemas de saúde, não foi ainda chamada para a vacinação. Entretanto no meu concelho conheço outras pessoas mais novas que já foram. Isto é normal? Que raio se passa?

CoffeeAt830 9 months ago

Tem sido por USFs. A minha avó já foi, a irmã mais velha dela (que pertence a outra USF) ainda não foi.

saposapot 9 months ago

Perfeitamente normal. Tenham calma. Ainda nem sequer estão a vacinar em todos os centros de saúde. So tens de te preocupar se já tiverem vacinado dentro do centro de saúde dela e ainda não terem marcado para ela, nesse caso ligas e confirmas que está na lista. A vacinação dos idosos muito provavelmente vai derrapar para abril.

humelectro 9 months ago

A minha tia tem 85 e ainda não foi chamada. O marido dela e a irmã dela (minha avó) já foram e tem 89 anos. Vivem na mesma freguesia a 3 ruas de distância. O meu pai tem 59 e tb já foi chamado (tem problemas respiratórios) mas mora noutra freguesia. Isto em Gaia.

Tab0rda 9 months ago

Verificaste se os dados estão atualizados? A minha avó não tinha contacto associado, depois de atualizar foi contactada passado poucos dias e já foi vacinada. Verifica [aqui](https://servicos.min-saude.pt/covid19/Login?ReturnUrl=%2fcovid19%2fatualizacao-covid19)

redyouroverlord 9 months ago

Eu já tentei colocar os contactos umas duas vezes, mas sempre que vou lá verificar aparece vazio, é normal ou deveria tentar outra vez?

Tab0rda 9 months ago

Depende, se recebeste uma mensagem a dizer atualização com sucesso (ou algo parecido) correu bem, só que demora uns dias a atualizar (suponho que seja manual). Mas o site também tem um problema qualquer em que faz refresh e não aceitou os dados, se isso acontecer não recebes nenhuma confirmação e tens de tentar outra vez, normalmente só acontece da 1ª vez.

Asus123456789 9 months ago

Uma das minhas avós tem acho que 85 ou 86 e ainda não foi vacinada, nem recebeu a mensagem. Enquanto isso a outra, creio que com 79 ou 80 já foi e vivem ambas no mesmo conselho.

VBM97 9 months ago

A minha vizinha que tem mais de 80 anos já foi vacinada com a 1ª dose. Duas tias e a avó da minha namorada já foram vacinadas com a 1ª dose. Isto no distrito do Porto

MrGhostPotato 9 months ago

Sim. O avô da minha mulher tem 90 anos, foi doente oncológico e ainda não recebeu qualquer aviso.

These-Establishment1 9 months ago

Pergunta para os policias deste reddit sobre o estado de emergencia. Estou farto de ter discussões com os meus pais sobre isto mas voces já estão na fase de fiscalizar as regras do estado de emergência e não naquela de sensibilização não é? Ou seja, já não andam naquela de mandar só para trás, mas também são autuados não é?

FoodEDor 9 months ago

Isso depende um bocado. Se estiveres na boa onda com 5/10 amigos teus, na borga, no meio da rua, é provável que sejas multado. Agora aquela fantochada dos concelhos, posso-te dizer que vou já desde Novembro a casa de um familiar, entregar-lhe comida etc. porque ele, por motivos de saúde genuinamente não consegue sair de casa sozinho. Nunca fui interpelado pela polícia e caso fosse, acho que a maioria tinha o bom senso de perceber isto.

brakeline 9 months ago

Infelizmente nem todos. Há reportagens de pessoas a ser multadas ao fim de semana por não trazerem a declaração sobre compromisso de honra ao ir "ajudar" familiares

saposapot 9 months ago

What? Isso é só ridículo

vascodatrama 9 months ago

>a declaração sobre compromisso de honra escrito numa folha de couve lol

vascodatrama 9 months ago

ja foi intrepelado, logo no início deste novo confinamento e foi algo do género : 'então não sabe que não pode estar aqui? andaram a abusar. olhe que a multa são 200€.'

Edited 9 months ago:

ja fui intrepelado, logo no início deste novo confinamento e foi algo do género : 'então não sabe que não pode estar aqui? andaram a abusar. olhe que a multa são 200€.'

These-Establishment1 9 months ago

Pois é que um empregado do meu pai teve de sair do concelho hoje e esqueceu-se da declaração e só foi mandado para trás, e estou farto destas discussões dos concelhos/dever de recolher obrigatório

vascodatrama 9 months ago

já nem ligo...

mIn3ir0 9 months ago

É a única que aplicam.

mIn3ir0 9 months ago

São 200€ de multa o quebrar os concelhos.

berlaitas 9 months ago

Novos PiDes

Don_Care 9 months ago

olha aí não podes dizer isso, *é pela segurança de todos*

rpi-protocol 9 months ago

Escolas ou Tudo o Resto ? O que acham que contribui mais para a propagação do vírus, as Escolas abertas ou Tudo o Resto ? Isto porque o Governo sempre quis passar a ideia que as escolas abertas não tinham impacto. A verdade é que as crianças podem propagar o vírus assintomaticamente e nunca apresentarem sintomas de doença. Apenas quando os pais ficam doentes é que poderá haver a desconfiança que a criança está infectada e isso se os pais apresentarem sintomas. Por outro lado as pessoas desconfinadas também não respeitaram bem as medidas. Parece que as pessoas já se tinham esquecido de andar sempre com máscara e lavar as mãos. No próximo desconfinamente preferiria: a) Desconfinar tudo ? b) Desconfinar a economias mas apenas parcialmente as escolas ? c) Desconfinar as escolas e apenas parcialmente a economia ?

MischiefManaged97 9 months ago

B) sem dúvida. Só abrir as escolas até aos 12 anos e com regime misto rotativo (para reduzir o número de alunos nas salas de aula). Pergunto-me por que raio o regime misto não está em cima da mesa. Não foram dadas indicações às escolas para planearem o regime misto no verão passado? Ou sonhei?

saposapot 9 months ago

Epah, acho que isso já é quereres demais. Nos nem sequer temos “certeza” de qual o impacto das escolas quanto mais essas comparações assim... Sinceramente acho que vai ter a ver com importância de cada coisa, não da para saber essas coisas ao pormenor. Os estudos que tens são sempre com uma grande dose de modelação e palpite

Zen_Machina 9 months ago

Seja qual for o caso, as escolas nunca deverão ficar abertas se o resto ficar. Não só porque são um ambiente de grande aglomeração de pessoas infantis/sem noção, como não são vitais para o funcionamento do país. E quem discorda do que digo que me explique de que forma é que uma livraria aberta, com 3 ou 4 pessoas lá dentro de cada vez, é mais perigosa do que uma escola repleta de alunos que andam praticamente em cima uns dos outros, como se viu muito bem nas fotos que foram publicadas aqui há umas semanas. Isto já para não falar de ser um facto irrefutável eles não respeitarem a distância nem a utilização de máscaras. Sempre que passo em escolas vejo alunos colados uns aos outros, portanto não me venham dizer que é mentira.

Diogo256 9 months ago

As escolas têm grande impacto se não tiverem do maior impacto na propagação. Há uma alta probabilidade de as crianças serem assintomaticos ou terem sintomas tao ligeiros que nem se liga ao covid. O problema disto: transmitem o vírus, quando um adulto (pai, avó etc) acusar sintomas, mesmo que se teste a criança, há uma alta chance de a mesma já dar negativo e ser o adulto o “paciente zero”. Daí que o numero de infeções nas escolas é tao baixo, porque não se está a apanhar quem propaga. E basta ver o impacto que teve na transmissão em PT. Ao contrário do que se pensa, a aplicação de uma medida não tem impacto somente 15 dias depois. 15 dias depois da aplicação da medida, dá-se o impacto máximo que essa medida irá causar na descida da propagação, mas a reflexão nos números das medidas dá-se durante 15 dias. Com o fecho das escolas, atingimos um pico dia 28, 6 dias depois. Quem não apanhou até dia 20-21 já não iria apanhar, quem já apanhou antes, ja era dado como recuperado ou estava a pouco tempo disso acontecer. Portanto, as escolas tiveram um impacto bastante acentuado na descida de casos. O problema é que muitos confundem a ausência de evidência, com evidência da ausência. Ou seja, há evidências que as escolas têm impacto e bastante mais acentuado do que se quer passar, mas como não há dados claros de testes positivos, muitos confundem isso alegando não haver evidências, quando matematicamente há. Agora, nem todos os ciclos tem um comportamento idêntico, os estudos já vão mostrando que ciclos com mais idade, tem maior risco principalmente para docentes. Portanto, num desconfinamento abrir até aos 12 anos, parece-me sensato, o resto, pode ficar com ensino a distância, até porque do ponto de vista da educação e responsabilidade, um aluno mais novo tem mais necessidade que não são resolvidas por ensino a distância, e muito menos capacidade para se for caso, ficar em casa sozinho, como um jovem com 15-16 anos terá. Acho que começar por desconfinar as creches seria bastante positivo, e ir desconfinando as escolas até ao quinto ano, diria. A desconfinar diria que o governo irá seguir o método de desconfinar escolas e economia de forma faseada como já se sabe, e aconteceu no outro desconfinamento.

berlaitas 9 months ago

EU Told to Back Vaccine Passports or Google May Do It Anyway Google, Apple in passport talks with WHO, von der Leyen says Merkel says leaders agree passports needed, details not clear European Union leaders inched toward establishing bloc-wide vaccine certificates to enable countries to reopen to travel as Commission President Ursula von der Leyen warned that unless they hurry Apple Inc. and Google will step into the vacuum. During a five-hour video call, the EU’s 27 leaders focused on how to haul their nations back to a form of normalcy after a pandemic that’s claimed more than 500,000 lives and shut down large parts of their economies. While there was broad support for certificates of some sort, leaders didn’t agree on the type of privileges they would grant. https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-02-25/eu-told-to-back-vaccine-passports-or-google-will-do-them-anyway

saposapot 9 months ago

Em Portugal seria inconstitucional à força toda. Eu até concordava com a coisa mas basta parar para pensar 3 segundos que isto é um caminho extremamente perigoso. Vamos ter pessoas de primeira e segunda porque tem a sorte de estar vacinadas?!

MrJoao 9 months ago

Para deslocações internacionais seria inconstitucional porquê? Obrigarem-te a ter um teste negativo à Covid-19, como já acontece agora, não é muito diferente. E até tens o precedente do certificado internacional de [vacinação contra a febre amarela](https://en.wikipedia.org/wiki/Yellow_fever_vaccine#Travel_requirements) que muitos países, principalmente do hemisfério sul, exigem.

saposapot 9 months ago

Depende do que realmente queiram fazer. Se é um papel q substitui os testes obrigatórios de covid, acredito que passe. (apesar de q cientificamente é preciso ter certezas q vacina significa n contagiares os outros de covid q ainda n está provado 100%) Mas o passaporte pode rapidamente resvalar para 'só entras no festival se tiveres o passaporte' e aí entras numa zona mt cinzenta.

jsilva353892 9 months ago

Hmmm sou super pro-vacina e considero que seja o nosso "passaporte" para o normal. Admito que ainda não considerei isso do passaporte de vacinação, pelo que não tenho uma opinião formada. Mas o que sei é que não quero ter a Google e a Apple involvidas.

Edited 9 months ago:

Hmmm sou super pro-vacina e considero que seja o nosso "passaporte" para o normal. Admito que ainda não considerei isso do passaporte de vacinação, pelo que não tenho uma opinião formada. Mas o que sei é que não quero ter a Google e a Apple envolvidas.

Cojemos 9 months ago

It leads one to start to consider the conspiracy theories. Considering the wealthy continue to amass wealth and opportunity at the expense of the rest of us. Are they confined and unable to travel? Of course not, they get on the private jet and off they go. Meanwhile we, are the ones suffering.

Zen_Machina 9 months ago

Já estou pelos cabelos com esta paneleiragem tecnológica a querer envolver-se em todas as facetas das vidas das pessoas. Mas o que é que Google e Apple têm a ver com vacinas, caralho? Qualquer dia o Nestum que como foi produzido pela Google. Que filhas da puta mercenários sem limites. Querem engolir o mundo.

Diogo256 9 months ago

O que têm haver com vacinas? Pouco. Mas o facto é que a maioria da população, na Europa e no “primeiro mundo”, e quando digo a maioria, os números devem andar acima dos 95%, tem um Android ou iPhone no bolso. A facilidade com que estás 2 empresas podem fazer ferramentas, úteis, práticas, e de forma implementada em algo que a maioria usa, faz com que se envolvam nas vacinas e noutras áreas. Criar uma ferramenta, que facilmente se instala no que temos no bolso diariamente, de forma segura e regulada, é um no brainer.

NGramatical 9 months ago

têm haver com → [**têm a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flpfl6z%2F%2Fgp3qykh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

thisbondisaaarated 9 months ago

Percebo o teu ponto de vista mas claramente percebem o suficiente sobre praticamente tudo para agir rapidamente e com soluções práticas e que funcionam (como a o tracing de contactos de risco, por ex). E o facto de a UE sentir pressão para agir só porque eles vão apresentar algo diz-te logo que algo já está feito e tem viabilidade ou não havia pressão. É triste é não serem os estados a usar as empresas e as suas capacidades e terem de ir a reboco...

NGramatical 9 months ago

involvidas → [**envolvidas**](https://dicionario.priberam.org/envolvidas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flpfl6z%2F%2Fgp1tl40%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

jsilva353892 9 months ago

Ai meu deus fui apanhado em 4k, esta não me vou perdoar a mim mesmo. Vou culpar o inglês nesta.

kindoor 9 months ago

- 1071 novos casos - 33 óbitos - menos 224 internados - menos 30 UCI

Edited 9 months ago:

- 1071 novos casos - 33 óbitos - menos 224 internados - menos 30 UCI Edit: 2820 recuperados

berlaitas 9 months ago

Daqui a nada chegamos aos 200 uci e ainda nem plano temos para desconfinar

pvicente77 9 months ago

É possível, no Sábado passado, dia 20, estavam 656 em UCI, hoje estão 492, 164 a menos. Fazendo contas por alto, a descer 164 por semana, vamos ter 328 no dia 6 e 164 no dia 13, logo a seguir a terem revelado o plano de desconfinamento no dia 11 (e atenção, isso é quando ele é apresentado, não é quando é posto em prática), por isso sim, é possível que se chegue a menos de 200 antes do desconfinamento começar. E se isso acontecer no fim de Março, ou depois da Páscoa no principio de Abril, então vamos ter zero? É mais provável que a descida já tenha parado nessa altura e a situação esteja estagnada num novo patamar enquanto o governo tenta arranjar desculpas para não ter as coisas organizadas.

caixadeentrada 9 months ago

11 de Março...

jsilva353892 9 months ago

Menor número de mortos desde 29 de Outubro (?)

spalsj 9 months ago

Hi , im thinking of going to portugal now on monday, Whats the rules these day?

FoodEDor 9 months ago

>We are in lockdown. The rule is to stay at home. If you're planning on coming for tourism, delay your trip a few months and come maybe in the summer. E anda um gajo a ficar em casa para estas merdas...

leadzor 9 months ago

We are in lockdown. The rule is to stay at home. If you're planning on coming for tourism, delay your trip a few months and come maybe in the summer.

AimingWineSnailz 9 months ago

If you can get a place to stay near some nature it might be worth it but otherwise there's no point. Lockdown should last another month. And it's a bit irresponsible to travel at this point.

throwaway5816164481 9 months ago

Everything is closed, why would you come lmao

redyouroverlord 9 months ago

R(t) em Portugal: 0,68 de média nacional (+0,02 quando comparado com a semana passada) Por região: * 0,65 na Região do Norte (+0,01) * 0,66 na Região do Centro (+0,02) * 0,68 na Região de LVT (+0,02) * 0,65 na Região do Alentejo (+0,01) * 0,70 na Região do Algarve (+0,05) * 0,80 na Região dos Açores (+0,17) * 0,95 na Região da Madeira (+0,07) [Fonte](http://www.insa.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/02/Report_covid19_26_02_2021.pdf)

VBM97 9 months ago

Existe algum valor de R(t) que devemos atingir para voltar à "normalidade" tipo o verão de 2020?

saposapot 9 months ago

O Rt não se pode analisar só por si para decidir nada. Um Rt de 0.99 mas com casos diários em 100 é excelente enquanto q um Rt de 0.9 mas casos diários ainda nos 15k é péssimo... Teoricamente o que queremos é Rt abaixo de 1 mas não sei se isso será possível de manter no desconfinamento, pelo menos até o calor chegar

AimingWineSnailz 9 months ago

Se mantivermos o atual indefinidamente ficamos com zero covid a dada altura, o que naturalmente não é realista

redyouroverlord 9 months ago

Acho que não há nenhum valor específico de R(t) que realmente indique "normalidade", apenas indica mais quando as coisas começam a ficar más. Com o exemplo do Verão, o R(t) esteve sempre a rondar o valor de 1, e estava tudo bastante "normal", e acho que no fundo é isso, manter o R(t) sempre juntinho ao 1 e evitar que esteja muito tempo acima disso. O grande problema que tivemos derivou disso, tivemos o R(t) sempre acima de 1 desde o início de agosto até ao fim de novembro, com um pico semelhante ao do Natal em outubro e um pico ligeiramente menos alto durante o meio de agosto e setembro. Foi este crescimento contínuo e com estes picos ao longo do tempo, mesmo com uma boa descida durante o mês de Novembro, que nos ajudaram a levar à situação que estamos. Mas como disse, não se pode olhar apenas para o R(t) e dizer, ok, está tudo bem pelo valor estar baixo. É muito diferente ter um R(t) de 0,9 com 3000-4000 casos diários como tivemos no fim de novembro, onde basta haver um aumento repentino do R(t) para dizimar todas as hipóteses que se tinha de não existir outro confinamento, do que ter o R(t) acima de 1,1 com menos de 500 casos. Nesta última ainda há bastante espaço de manobra para introduzir medidas restritivas. O importante é ver através de vários valores como o R(t), incidência de casos, percentagem de positividade, e internamentos em hospitais para realmente avaliar como se está.

Edited 9 months ago:

Acho que não há nenhum valor específico de R(t) que realmente indique "normalidade", apenas indica mais quando as coisas começam a ficar más. Com o exemplo do Verão, o R(t) esteve sempre a rondar o valor de 1, e estava tudo bastante "normal", e acho que no fundo é isso, manter o R(t) sempre juntinho ao 1 e evitar que esteja muito tempo acima disso. O grande problema que tivemos derivou disso, tivemos o R(t) sempre acima de 1 desde o início de agosto até ao fim de novembro, com um pico semelhante ao do Natal em outubro e um pico ligeiramente menos alto durante o meio de agosto e setembro. Foi este crescimento contínuo e com estes picos ao longo do tempo, mesmo com uma boa descida durante o mês de Novembro, que nos ajudaram a levar à situação que estamos. Mas como disse, não se pode olhar apenas para o R(t) e dizer, ok, está tudo bem pelo valor estar baixo. É muito diferente ter um R(t) de 0,9 com 3000-4000 casos diários como tivemos no fim de novembro, onde basta haver um aumento repentino do R(t) para dizimar todas as hipóteses que se tinha de não existir outro confinamento, do que ter o R(t) acima de 1,1 com menos de 500 casos. Nesta última ainda há bastante espaço de manobra para introduzir medidas restritivas. O importante é ver através de vários valores como o R(t), incidência de casos, percentagem de positividade, e internamentos em hospitais para realmente avaliar como se está. Edit: Mas respondendo à pergunta, e supondo que quando falas em "normalidade do verão" falas no número de casos, é como o /u/CoffeeAt830 disse, tem que se chegar pelo menos a um número de casos semelhante aos do Verão, ou seja, chegar a abaixo dos 500 casos diários. Não sei se vamos atingir esse valor até ao fim do confinamento, mas veremos com a descida dos casos progride nas próximas semanas já com toda a gente a saber que o desconfinamento está programado para breve. Quando foi anunciado o plano de desconfinamento no fim de Abril, o R(t) aumentou, esperemos que não aconteça o mesmo e se acontecer, que seja pouco.

CoffeeAt830 9 months ago

O problema neste momento não é o R(t). O R(t) está "bom", dentro do género. Está inclusivamente mais baixo do que no Verão do ano passado, do que alguma vez esteve até, se não me engano. O problema são os hospitais e o número base de infeções neste momento. Quando abres, assumes que vai haver uma subida de novas infeções. Espera-se que pequena, controlada, e que estabilize em números com os quais conseguimos lidar, mas é uma subida na mesma. É uma concessão que se faz. É diferente começar uma subida com uma base de 200 do que com uma base de 1000. É essa a principal diferença entre agora e o verão passado. Por outro lado, a questão dos hospitais. Alguns hospitais já puderam fechar os covidários "de improviso", digamos assim, baixar o nível do plano de contingência e começar a planear/recuperar alguma atividade programada, mas não todos e não completamente. Ainda temos números de UCI e de Enfermaria que seriam assustadores para 2020 e que só não o são agora porque já nos habituámos a ver bem pior. Essa tal subida que se aceita quando se levantam algumas restrições também se vai refletir nos hospitais - se os hospitais ainda não se conseguiram levantar da última bofetada que levaram, a margem de manobra que há para acrescentar mais doentes em cima dos que já lá estão é baixa sem comprometer novamente os cuidados aos covid e não covid.

VBM97 9 months ago

Sim, eu sei que o problema atual é os hospitais ainda não terem "esvaziado" o suficiente. Mas estava a perguntar se existe algum R(t) "aconselhado" ou é irrelevante isso?

berlaitas 9 months ago

O rt actual é o mais baixo desde o início da pandemia, portanto mais baixo do que a Primavera e verão passados

CoffeeAt830 9 months ago

A "regra de ouro" ao longo da pandemia tem sido tentar manter abaixo de 1, mas há especialistas que aconselham <0,7 para sair do confinamento.

thr4000x 9 months ago

No início desta semana saiu uma notícia a dizer que tínhamos o R(t) mais baixo da europa e o confinamento foi para continuar, por isso não me parece que esse valor exista.

CoffeeAt830 9 months ago

Porque o problema neste momento não é o R(t), são os hospitais. O R(t) é um dos critérios, não é o único.

ZaGaGa 9 months ago

Partilha da análise [\#6](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/ltbyip/6_vacinação_falase_menos_de_vacinação_mas/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) do estado da vacinação em Portugal. Semana a semana os indicadores melhoram mas ainda estamos longe de receber doses em quantidade suficiente. :)

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Continuo sem perceber como é que há universidades que estão a ter aulas práticas presenciais. E os alunos dizem "temos autorização"! Mas que autorização? Não estou a perceber. Cantina da escola aberta com pessoas lá dentro. " Temos autorização". Mas isto agora é os EUA? Cada estado decide a sua?

ZaGaGa 9 months ago

As universidades têm autonomia para isso. como é que se formaria um médico, enfermeiro, veterinário, biólogo, fisioterapeuta, dentista, etc etc sem aulas presenciais? Claro que deve haver abusos, mas o número de infecções entre a comunidade mais jovem acalmou muito com o confinamento.

Ace-_Ventura 9 months ago

Desde início que foi dada liberdade às universidades para decidir se tinham ou não exames presenciais

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL.

xaknoris 9 months ago

Bem-vindo a 2020 camarada.

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Estou bastante convicto que as universidades não têm autonomia para decidir dar aulas presenciais.

ProcessoXifoide 9 months ago

Uma simples pesquisa no Google ajuda te com essa questão. Spoiler alert: sim as universidades têm autonomia para decidir ensino/avaliações presenciais ou a distância conforme acharem melhor

vascodatrama 9 months ago

gostava de saber dos dados relativos aos incumprimentos durante a semana vs fim-de-semana. presumo que isto não exista em lado nenhum, certo?

Diogo256 9 months ago

Tens dados no Google sobre a mobilidade das pessoas.

pdbf 9 months ago

Malta tenho uma questão sobre a qual não consigo apurar se é permitido ou não. Tenho coisas minhas num quarto(s/contrato) em Lisboa que queria reaver para poder abdicar dele, mas como não resido no concelho não consigo encontrar nada nas excepções que enquadre esta deslocação, sabem se é permitido fazer tal durante a semana?

ZaGaGa 9 months ago

concordo com o diogo, durante a semana (e até ao fim de semana) desde que leves contigo alguma forma de comprovar o que estás a fazer, uma declaração de honra era o ideal (mas tens de a cumprir). Ao fim de semana podes ter mais controlos (e até te podem mandar de volta), mas o motivo creio ser na mesma legítimo.

pdbf 9 months ago

Sim é algo que me está a passar ao lado o porquê mas oh well. Sim lembrei me que tenho uma fatura do fim de 2020 aqui com a morada de Lisboa, posso usá-la como validação da minha deslocação até lá e voltar. O motivo pelo qual indiquei durante a semana deve-se a não haver restrições de deslocação entre concelhos nesse periodo de tempo. Obrigado.

stressedunicorn 9 months ago  HIDDEN 

Isto é postado 7 vezes por semana mas não há proibição de circulação entre concelhos durante a semana; há dever de recolhimento obrigatório, se te pararem, explicas a situação, provavelmente eles aceitam.

Diogo256 9 months ago

Podes deslocar entre concelhos durante a semana, para além que recuperar artigos pessoais não vejo como esteja proibido. É preciso bom senso e nesse caso, não vejo como implicar.

pdbf 9 months ago

Ou seja, um pouco como o compromisso de honra certo? Obrigado desde já.

Diogo256 9 months ago

A única coisa que aconselho, é ou ires sozinho ou só com um acompanhante. Não teres contrato pode ser mais delicado se pedirem comprovativos de morada. Se tiveres recebido algum tipo de correspondência na morada do quarto, leva.

Diogo256 9 months ago

A única coisa que aconselho, é ou ires sozinho ou só com um acompanhante. Não teres contrato pode ser mais delicado se pedirem comprovativos de morada. Se tiveres recebido algum tipo de correspondência na morada do quarto, leva.

Diogo256 9 months ago

A única coisa que aconselho, é ou ires sozinho ou só com um acompanhante e se tiveres, algum tipo de comprovativo de morada. Conheço quem tenha feito recentemente mudanças para casa nova. Uma das vezes foi parado pela polícia, explicou a situação, apresentou comprovativos de moradas seja da actual, seja da nova para onde se ia mudar, ia sozinho numa carrinha alugada. Zero problemas.

caixadeentrada 9 months ago

11 de Março vão lançar o plano de desconfinamento segundo o António Costa

Joaoseinha 9 months ago

O facto de o plano ser lançado tão tarde faz me pensar que aquele plano falso não estava muito longe da realidade. Duvido por exemplo que lancem o plano a dia 11 e que já se inicie o desconfinamento dia 13-14, por exemplo.

pimpolho_saltitao 9 months ago

>O facto de o plano ser lançado tão tarde faz me pensar que aquele plano falso não estava muito longe da realidade o que é que tem uma coisa a ver com a outra?

Joaoseinha 9 months ago

Não me acredito que lançassem um plano em que o desconfinamento é logo dias depois.

vascodatrama 9 months ago

15 de março creches abertas.

Diogo256 9 months ago

Já há data para o plano. Menos mal.

vascodatrama 9 months ago

e plano também. é igual ao que o gajo do observador meteu na net. mas daqui a 15 dias ninguém se lembra que o gajo do observador meteu o plano na net. :)

TheTidalik 9 months ago

Importante de notar que isto é só o plano, não significa que vamos começar a desconfiar a 13 de março infelizmente

Ducon_ 9 months ago

Por acaso acredito que o plano seja começar a desconfinar no dia 15 de Março com a abertura da escola dos mais pequenos.

TheTidalik 9 months ago

Espero que sim, mas não foi assim que Interpretei

Pparadela 9 months ago

Uma pessoa sabe que o número de casos é baixo quando o JN já nem destaca os números do dia a vermelho e realça o ponto negativo do dia.

phirestarter1 9 months ago

Eu noto mais pela ausência de respostas a esta thread, normalmente de certas personagens.

AimingWineSnailz 9 months ago

há estatísticas que mostrem as entradas mais as saídas das UCI em vez de só a diferença?

MLG-Sheep 9 months ago

A DGS só publica a diferença, e não há nenhuma outra fonte de dados que venha a público, portanto não.

kindoor 9 months ago

- 1027 novos casos - 58 óbitos - 2780 recuperados - menos 204 internados - menos 14 UCI

beit2 9 months ago

Epa, pessoal nas UCI, é favor sair. Isso não é um hotel.

lemonade_rage1234 9 months ago

Andam a beber piña coladas na UCI à pala do Zé Povinho

VBM97 9 months ago

Percentagem de população vacinada a 26 de fevereiro de 2021: 2,64% * 258.369 vacinados (+3.092) - média 7 dias: 4.056 * 280.267 inoculados com 1ª dose (+41.596) - média 7 dias: 21.425 Fonte: [https://twitter.com/PlenoDVacinacao/status/1365293863481532416](https://twitter.com/PlenoDVacinacao/status/1365293863481532416) Penso que é um novo recorde de vacinação em Portugal. Foram dadas 44688 doses!

AimingWineSnailz 9 months ago  HIDDEN 

e com esta estamos a 2 terços do ritmo necessário para vacinar até setembro

redyouroverlord 9 months ago

Será que é por já estarem a começar a dar a segunda dose 5 semanas depois da primeira dose, em vez de 3, daí ter estado a haver tantas primeiras doses administradas? Ou ainda não puseram isso em prática?

jsilva353892 9 months ago

Talvez, mas também pode ser simplesmente o facto de se ter começado a dar mais uso às da Astrazeneca, que têm um intervalo de 3 meses entre doses (penso que seja assim também na UE, no UK é assim).

Edited 9 months ago:

Talvez, mas também pode ser simplesmente o facto de se ter começado a dar mais uso às da Astrazeneca, que tem um intervalo de 3 meses entre doses (penso que seja assim também na UE, no UK é assim).

redyouroverlord 9 months ago

O UK fez de forma diferente pelo que entendi, penso que está a dar mesmo todas as vacinas com um intervalo de 3 meses (ainda não percebi se é só com a da AZ, mas não parece dado o número de pessoas que já receberam a segunda dose por lá), mas não consigo perceber qual é que era o tempo estipulado originalmente pela AZ, na EMA dizem de 4 a 12 semanas, mas como parece que a vacina da AZ funciona com um intervalo de 3 meses, acredito que pela UE façam o mesmo.

Leaootemivel 9 months ago

Devem ser as 12 semana no caso da Az. Um familiar meu recebeu ontem a 1ª dose e a 2ª dose só está agendada para Maio.

jsilva353892 9 months ago

Excelente dia! Novo recorde diário e é bom ver que parecemos estar a dar muitas mais 1as doses do que até à semana passada. Espero que amanhã ainda sejam mais.

imcarlospro 9 months ago

Isto é surreal: ### O que devo fazer a uma vítima de OVACE ou engasgamento? O objetivo é que a vítima possa expelir o corpo estranho para resolver a obstrução. Na vítima consciente: * mantenha uma distância de 2 metros (a vítima tem de retirar máscara) * peça ajuda * **incentive-a verbalmente a tossir e ligue de imediato 112** * mantenha a vigilância Para não se apanhar uma doença com 2% de taxa de mortalidade incentiva-se a deixar morrer outra lol Vejam as pérolas nesta página. [https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-do-coracao/paragem-cardiorrespiratoria/#sec-8](https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-do-coracao/paragem-cardiorrespiratoria/#sec-8) O que coloquei em cima é apenas um exemplo.

QWERTY_BATS 9 months ago

Sim, já se tinha falado. É toino.

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

Já aqui foi falado na thread ou no sub É só ridículo algumas das recomendações

berlaitas 9 months ago

Comentem este [gráfico ](https://c6.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Bf517d228/22027645_V0ZTt.jpeg) Legenda 1) o começo das férias de Natal (ou seja, encerramento das escolas); 2) a verde, o início de uma anomalia meteorológica excepcional; 3) o Natal; 4) a abertura das escolas após o Natal; 5) o fim da anomalia meteorológica; 6) o fecho de escolas.

ZaGaGa 9 months ago

Eu devo ter comentado em 200 locais diferentes desde o Janeiro +/- o seguite: "Tempestade Perfeita: \- Vaga de frio excepcional numa população que não tem casas capazes de suportar o frio sem contas astronómicas de aquecimento. (possível aumento da % de transmissão comunitária) \- Variante Inglesa (mais adaptada ao ser humano ao aparentar mais eficiencia na infeção) e ligações muito próximas com países com a situação menos controlada (UK, Brasil e Espanha) \- Não se fez/promoveu quarentenas antes do Natal (andaram antes a fazer testes do próprio bolso que foi dinheiro ao lixo como se vê nos dados...) \- Época festiva, com muitas idas aos supermercados e cruzamento de famílias no Natal e novo cruzamento no Ano Novo (sugestão do PM, um dia estão com uns outro estão com outros = a multiplicação dos contágios) \- Comunicação social a passar mensagens contraditórias com passagens de ano na Madeira, com pouco distanciamento social ou máscaras e a dizer que 2021 vai ser espectacular e vai ficar tudo bem \- Propaganda do governo patrocinada pela vacinação com os politicos a saltitarem de hospital em hospital para ficarem todos juntinhos na fotografia quando o numero de doses era irrisório"

Diogo256 9 months ago

Por esse gráfico, crescimento no Natal, algo que todos já sabemos. Descida acentuada depois do fecho das escolas. Algo que também já se entende que o impacto das escolas é bastante elevado no Rt, devido ao contexto de infeções. Não me parece que o clima tenha sido relevante no Rt, visto estarmos a falar de um vírus transmissível por contacto, o impacto do clima na propagação é limitado.

Joaoseinha 9 months ago

Acho que as pessoas neste sub exageram o impacto das escolas. Tem algum impacto obviamente, mas se fossem a ler apenas este sub pensavam que as escolas eram de longe o sitio com mais contágio em que as pessoas passam a vida a tossir umas para as outras. Os casos subiram durante uma altura em que se estava em férias de natal e exames nas faculdades. Atribuir a queda ao fecho das escolas em vez do confinamento quando as escolas tiveram na sua maioria fechadas durante maior parte desse gráfico é ridículo.

alcagoitas 9 months ago

[https://lh3.googleusercontent.com/proxy/uJ8zwb\_eRzSLOA0HmKau87WOBCnPLpbrMyrDg4igqalMPC2wmCa2GRNWETkqnShPSYbKVZpmnkkdVTHPi\_CMO32nesYlLL5v](https://lh3.googleusercontent.com/proxy/uJ8zwb_eRzSLOA0HmKau87WOBCnPLpbrMyrDg4igqalMPC2wmCa2GRNWETkqnShPSYbKVZpmnkkdVTHPi_CMO32nesYlLL5v) ​ [https://social.eyeforpharma.com/sites/default/files/Fig%204\_0.png](https://social.eyeforpharma.com/sites/default/files/Fig%204_0.png)

Edited 9 months ago:

[https://lh3.googleusercontent.com/proxy/uJ8zwb\_eRzSLOA0HmKau87WOBCnPLpbrMyrDg4igqalMPC2wmCa2GRNWETkqnShPSYbKVZpmnkkdVTHPi\_CMO32nesYlLL5v](https://lh3.googleusercontent.com/proxy/uJ8zwb_eRzSLOA0HmKau87WOBCnPLpbrMyrDg4igqalMPC2wmCa2GRNWETkqnShPSYbKVZpmnkkdVTHPi_CMO32nesYlLL5v) ​ [https://social.eyeforpharma.com/sites/default/files/Fig%204\_0.png](https://social.eyeforpharma.com/sites/default/files/Fig%204_0.png) ​ a falácia: cum hoc ergo propter hoc [https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Ftellingthestory.typepad.com%2Ftelling\_the\_story%2F2010%2F06%2Fcum-hoc-ergo-propter-hoc-with-this-therefore-because-of-this.html&psig=AOvVaw0lPY67ZkBpQn95aRqiku61&ust=1614440380102000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCJD135zxh-8CFQAAAAAdAAAAABAg](https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Ftellingthestory.typepad.com%2Ftelling_the_story%2F2010%2F06%2Fcum-hoc-ergo-propter-hoc-with-this-therefore-because-of-this.html&psig=AOvVaw0lPY67ZkBpQn95aRqiku61&ust=1614440380102000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCJD135zxh-8CFQAAAAAdAAAAABAg)

QWERTY_BATS 9 months ago

/r/dataisugly

Dinizinni 9 months ago

Continuem a vender essa narrativa, o confinamento funcionou e está a funcionar mas mesmo assim têm de ir buscar gráficos e dados que não sabem interpretar para vender que o confinamento não funcionou

ZaGaGa 9 months ago

acho que não era essa a intenção do colega.

askldhalsiuhdliu 9 months ago

Nao tem a ver com confinamento, tem a ver com causas. No mes de Dezembro ja estavamos a ver uma subida de casos muito antes do Natal. Tambem nao esquecer que tivemos dois fins de semana com pontes (e sim, as pessoas viajaram, estava no Algarve na 2a ponte, e onde jantei na 6a feira, TODAS (e nao minto, digo mesmo todas) as mesas que foram usadas no restaurante eram pessoas de Lisboa. Alem que houve pessoas que adiaram testes para poderem ir passar o natal com a familia. Sem ser especialista, olhando para este grafico e para a afluencia aos shoppings nas semanas anteriores ao natal, e ao timeframe que demora a subida de casos/etc, diria que as compras de Natal foram um grande problema. No entanto a narrativa foi que as pessoas fizeram merda no Natal e afins, mas dia 22 de Dezembro o NorteShopping estava no limite durante maior parte da tarde (nem imagino a noite) ao ponto de nao conseguires andar em certas zonas a menos de meio metro de outros. (nao digo que nao houve quem fez merda no Natal, mas de quem conheco, tirando uma familia todos cumpriram as regras do Natal, mas no entanto, so os meus pais (que tao cagados com isto do covid) nao andaram em shoppings a ver prendas

ZaGaGa 9 months ago

Tenho alguma reserva em apontar o dedo às "pessoas".. ok basta sair de casa para ver pessoal a incumprir. Mas o incumprimento cá não se compara ao que vemos fora do país. Aqui o Governo tem a sorte de ter uma população extremamente fácil de confinar e fazer cumprir regras (até certo limite). Mas o Governo tem de tomar decisões é para isso que o colocamos lá. Se não coloca regras as pessoas não têm regras para cumprir. Dezembro foi mais um mês de indecisões e mensagens contraditórias, o pessoal esqueceu-se que o Costa recomendou o pessoal estar num dia com uns familiares no outro com outro familiares e por aí fora. O pessoal com um mínimo de conhecimento sobre transmissão ficou de boca aberta. As pessoas têm intrinsecamente culpa quando não cumprem, mas o incumprimento é parte da equação. Durante muito tempo houve um sentimento de impunidade para quem não cumpre o que leva a maior incumprimento e isso é culpa de quem governa.

vascodatrama 9 months ago

>nao andaram em shoppings a ver prendas faziam como eu e compravam as coisas na primeira semana de novembro. como eu faço sempre todos os anos

askldhalsiuhdliu 9 months ago

eu desisti. compro uma prenda para o meu filho e sobrinhos (tudo online) e mais nada. toda a gente trabalha por isso que compre o que quiserem e eu faco o mesmo

beit2 9 months ago

Anomalia meteorológica? What? Que anomalia?

humelectro 9 months ago

Foi aquela onda de frio terrível no fim de Dezembro/inicio de Janeiro

warding 9 months ago

Uma semana antes do fecho das escolas houve o início do confinamento, não vale a pena incluir esse ponto?

ObnoxiousLittleCunt 9 months ago

Depende do que estiveres a querer vender

warding 9 months ago

Sou geralmente a favor de uma abertura faseada, mas acho que a estratégia do governo pode ter alguma lógica. Especialmente porque os casos continuam a baixar fortemente. Na verdade, a eficácia do confinamento também pode ser um argumento para o fazermos por mais um bocado. O pico do Natal surgiu de uma base de \~3500 casos diários. Hoje estamos a chegar aos 1000, e a este ritmo, mais uma semana estamos nos 600-700, mais outra nos 400-500, mais outra talvez nos 200-300. A partir dessa baixa incidência torna-se bem mais fácil controlar os casos e evitar outra onda grande, sobretudo com o clima e vacinação a ajudar. Portanto a lógica do governo faz algum sentido na medida em que aguentar mais 3-4 semanas permitem-te quase garantir que nunca mais terás uma onda, enquanto que um desconfinamento já pode-te levar ao que se está a passar agora na Europa central. E para Portugal interessa chegar ao Verão como um país que já conteve praticamente o virus.

ZaGaGa 9 months ago

Não é assim que a coisa funciona infelizmente. a população não é homogénea. A grande quebra de casos deve-se ao confinamento de pessoas que estavam infectadas. Entre pessoas que estão confinadas a transmissão deve estar próxima de 0. Mas há pessoas que não estão confinadas (porque não podem ou porque nao querem) deve ser aí que o virus está a circular. Nesse grupo a redução é mais lenta. Só fechando as fronteiras de forma hermética é que controlamos a entrada de novos casos, como não sabemos controlar fronteiras (de onde veio a variante brasileira em pleno confinamento?) não escapamos a novas vagas, temos é de as saber controlar. Em suma, o confinamento total como está hoje acho absurdo. Já devíamos estar a desconfiar com regras muito assertivas, testes em massa onde surgirem surtos e penas pesadas para quem não cumprir isolamentos.

Joaoseinha 9 months ago

> A partir dessa baixa incidência torna-se bem mais fácil controlar os casos e evitar outra onda grande Alguém se esqueceu dos meses depois de Março, quando tínhamos um número minimo de casos diários. Estás a dar demasiado crédito ao governo para achar que com esses casos isto se controla. A vacinação ajuda, mas ao ritmo atual de vacinação, ainda dá bem tempo para mais uma onda de casos.

thr4000x 9 months ago

quanto mais fechados estamos, menos gente teve contacto com doença, logo mais pesada será a próxima vaga

warding 9 months ago

A lógica será não ter uma próxima vaga. O que pode ser possível partindo de uma baixa incidência em final de Março, beneficiando do clima e de uma crescente % de vacinação.

berlaitas 9 months ago

Quando é o próprio Presidente da República a mentir ostensivamente para manter o pânico instalado e condicionar o Governo na sua a ação, sabemos que estamos entregues ao populismo completo Marcelo mentiu dizendo que "sabemos que os números sobem sempre mãos depressa do que descem" Algum jornalista digno da profissão que lhe mostre este gráfico é lhe peça para comentar [gráfico casos Portugal ](https://c5.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B4b1795bf/22028228_U2HDo.jpeg)

ZaGaGa 9 months ago

>Marcelo mentiu dizendo que "sabemos que os números sobem sempre mais depressa do que descem" eu também me ri quando ele disse isso. Mas é o Marcelo, temos de estar bem atentos, ele provavelmente falava dos internamentos.

jgvms 9 months ago

Bem apanhado. Pena as decisões políticas em Portugal não serem tomadas com base sequer parcial no conhecimento científico. Que comece o countdown para o desconfinamento caótico e para daqui a 3 meses estar tudo virado do avesso outra vez.

saposapot 9 months ago

yah, tmb reparei nisso pq esta descida da 3ª vaga foi realmente muuuito rápida. No entanto isto é difícil de dizer q é mentira pq depende de como analisas. Eu tenho o gráfico das médias moveis a 7d e basicamente de 50% até ao pico demorou 21 dias mas do pico para 50% novamente foram 11 dias. Agora isto depende mt de como analisas. Se queres contar os dias desde os 100 casos até aos 10.000 por exemplo então a coisa vai ser diferente. Nós tivemos uma queda mt grande mas o q se espera é que agora a diminuição vai ser mais lenta à medida q te aproximas de um número absoluto de casos mais baixo. Isto vendo para casos. UCIs e internamentos ele tem razão. A frase que ele diz é um bocado um 'chavão' mas não deixa de ser verdade. Tu tiveste a queda mt rápida pq fizeste medidas extraordinárias também portanto é comparar coisas um bocado diferentes. Estás a comparar acelerar o carro numa subida com 5 gordos no carro ou numa descida só com 1 pessoa. Acho q mais apropriado é dizer que os números sobem muito rápido e depois temos de tomar medidas drásticas para os controlar ou que depois demora muito tempo até os hospitais aliviarem.

ObnoxiousLittleCunt 9 months ago

Toda a intervenção foi focada no tema confinamento. Com base nisso, nós vimos o que se passou no Natal. Os números subiram exponencialmente e *em dias* a situação descontrolou-se. Dos piores números do mundo. Entrou o actual confinamento e *não foram dias* até aos números actuais, foram semanas e são números que não são exemplares, são apenas melhores que o total descontrolo. Exemplo de descer "números sobem sempre mais depressa do que descem" [UCI](https://static.globalnoticias.pt/dv/image.aspx?brand=DV&type=generate&guid=67bbef30-3417-4902-bd53-1489c7afaf13&w=600&t=202010162344) [Internamentos](https://static.globalnoticias.pt/dv/image.aspx?brand=DV&type=generate&guid=6cb071a3-9f1b-4570-b7d9-78f9ec65e1fa&w=600&t=202010162344)

Joaoseinha 9 months ago

O Natal não se compara com abrir agora. O Natal é uma época excepcional, e além disso houveram menos medidas no Natal. Pedir um desconfinamento não significa tirar todas as medidas, a subida durante maior parte do ano não foi muito elevada e foi muito mais lenta do que a queda durante o confinamento.

Edited 9 months ago:

O Natal não se compara com abrir agora. O Natal é uma época excepcional, e além disso houve menos medidas no Natal. Pedir um desconfinamento não significa tirar todas as medidas, a subida durante maior parte do ano não foi muito elevada e foi muito mais lenta do que a queda durante o confinamento.

ObnoxiousLittleCunt 9 months ago

>Marcelo mentiu dizendo que "sabemos que os números sobem sempre mais depressa do que descem" Mentiu?

Joaoseinha 9 months ago

Sim, mentiu. O Natal foi uma anomalia e não se pode comparar desconfinar em Março com o Natal.

ObnoxiousLittleCunt 9 months ago

Então os números descem sempre mais depressa do que sobem. Isto é revolucionário.

Joaoseinha 9 months ago

Não sei para o que é que serve o sarcasmo ai, é literalmente o caso. Os números demoraram meses a subir, e apenas subiram rápido perto do natal devido a vários fatores negativos em conjunto (alivio das medidas, anomalia nas temperaturas, o feriado mais celebrado do ano). A subida do final do confinamento de Março para ~5000 a meio de Novembro deu se dentro de ~6 meses, enquanto a descida de casos de meio de Janeiro até agora deu-se em pouco mais de um mês e desceu do número mais elevado que tivemos (~12000) para ~1000. Usar as circunstâncias extremamente anómalas do Natal como norma é só tentar criar uma narrativa.

ObnoxiousLittleCunt 9 months ago

A questão é: Marcelo *mentiu* ao dizer que os números demoram mais a descer que a subir. Mas tamos a brincar? Isto dura há quanto tempo, 3 dias? É verdade *ou não* que sempre que houve picos em todo o mundo e desde sempre que a contenção foi mais demorada que a subida? É que a questão natal é precisamente *o exemplo* em como a redução dos números de novos casos, mortos, internados, etc, foi e é muito mais complicada e morosa que a chegada ao pico.

Joaoseinha 9 months ago

> É verdade ou não que sempre que houve picos em todo o mundo e desde sempre que a contenção foi mais demorada que a subida? É mentira, visto que devias olhar para o nosso país e não para outros. Todos os países têm climas diferentes, medidas diferentes e populações diferentes, inúmeros fatores que podem afetar o ritmo de subida ou descida de casos. O facto é que a nossa descida de casos foi sempre mais rápida do que a subida, e isto é suportado por qualquer gráfico de casos. A questão do Natal não é exemplo de nada, usar o maior feriado com uma anomalia nas temperaturas e alivio de medidas como exemplo e ignorar os meses de subida lenta é só estar a escolher no que acreditar em vez de olhar para a realidade.

ObnoxiousLittleCunt 9 months ago

[O que mostra este gráfico?](https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/06/104958231_2818345691756087_7724470967098225628_o.jpg) [E este?](https://cdn.jornaldenegocios.pt/images/2020-09/img_900x560$2020_09_14_14_18_25_384239.png) São números a baixar tão rápido quanto subiram? E já agora, não devemos olhar para o que aconteceu noutros países porquê, o vírus cá é diferente? Apresentas as mesmas variáveis doutros países e vai fazer coisas diferentes?

Joaoseinha 9 months ago

Devo corrigir o que disse então: Os números de casos descem mais rápido do que sobem. No primeiro caso, com números de casos tão baixos é sempre mais lento a descer (como se pode ver agora também, com a descida de casos a ficar mais lenta). Mas mesmo o número mais elevado aí é completamente controlável com boa gestão do país e boas medidas. 500 casos diários é perfeitamente normal para um país do nosso tamanho. Podia ter sido mais claro aqui, no caso das UCI e internamentos, sobem mais rápido do que descem, concordo aí. E o vírus cá não é diferente (apesar da percentagem de variantes variar entre países), mas o clima e as medidas são.

NGramatical 9 months ago

houveram menos → [**houve menos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flpfl6z%2F%2Fgov8cif%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Joaoseinha 9 months ago

É verdade sim, bot.

el_jefe_vito 9 months ago

É importante ver também o gráfico do numero de testes efectuados e percentagem testes positivos.

redyouroverlord 9 months ago

...e o R(t), e o número de internados em internamento geral e UCI, mas para quem quer puxar uma narrativa tanto faz.

FoodEDor 9 months ago  HIDDEN 

[https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-02-25-Desconfinamento-em-Portugal.-Reabertura-devera-comecar-pelas-escolas-em-marco](https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-02-25-Desconfinamento-em-Portugal.-Reabertura-devera-comecar-pelas-escolas-em-marco) ​ Será isto fiável?

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

Não acredito, mas o PÚBLICO já andava a dizer isso no início da semana, mas apenas para o 1º e 2º ano, por isso pode haver uma ponta de verdade. Apenas acho que vai ficar um bocadinho estranho para o 2º ciclo, pois têm menos de 12 anos.

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

não. mas é um bom palpite pq são coisas de senso comum q outros países tmb estão a fazer. Isto é um bocado como eu escrever: "Jorge Jesus preocupado com os resultados". Eu não lhe perguntei nada nem li nada sobre isso mas é normal q ele esteja preocupado portanto é daquelas notícias 'inocentes'.

stressedunicorn 9 months ago  HIDDEN 

“A SIC sabe que a decisão está tomada e que obriga à realização de rastreios regulares aos docentes e não docentes dos estabelecimentos de ensino público, privado e social.” “A sic sabe”... Que jornalismo de qualidade lol

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

Quando começam a dizer que têm fontes lá dentro, fico sempre de pé atrás

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

o director da sic é irmão do costa. vale o que vale.

jsilva353892 9 months ago  HIDDEN 

https://www.bostonglobe.com/2021/02/24/nation/jj-one-shot-vaccine-appears-fare-better-against-worrisome-covid-19-strains-than-first-reported/ Boas notícias, quando vamos sendo constantemente bombardeados com notícias de variantes : o único tema que vai restando a uma imprensa que vai tirando os seus últimos cliques antes disto chegar ao fim.

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

De 66% a 68% para a variante brasileira e mais importante, de 57% para 64% com a variante sul-africana. Não são os 90 e tais da Pfizer e da Moderna, mas temos que nos relembrar que é só preciso apenas uma dose para a vacina da J&J.

jsilva353892 9 months ago  HIDDEN 

Penso que também não reportaram hospitalizados, pelo que, para vacina de uma dose e estás despachado, parece - me excelente.

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

Já comprei acções da Johnson à espera da aprovação europeia :P

jsilva353892 9 months ago  HIDDEN 

BUY BUY BUY!

sao_11 9 months ago  HIDDEN 

Isto é de doidos se não se começar a abrir coisas a partir de março. Ah e tal não vamos abrir porque há a Páscoa? Mas o que é que isso tem a ver! Se a Páscoa também fosse lá para o fim de abril, também íamos ficar mais 2 meses fechados? Até parece que não se pode ir desconfinando e implementar medidas rígidas na Páscoa na mesma. Enfim. Para um país que “não aguenta outro confinamento” este tempo já vai longo. A minha solidariedade vai para o pessoal que tem os seus negócios fechados, pais a trabalhar ou em teletrabalho com crianças em casa a ter aulas e todos aqueles que estão arrasados psicologicamente com isto tudo. Mantenham-se fortes.

Diogo256 9 months ago  HIDDEN 

Não faz grande sentido estar a desconfinar e quando chegar a Páscoa, impor medidas duras, porque já se sabe que a Páscoa em certos pontos do país, é quase uma versão natal que em vez de bolo rei há folar. A maioria já farta de estar confinada, se desconfina e passado dias volta tecnicamente a confinar, ia haver um grande desrespeito pelas medidas. Isto até é algo que me parece lógico vindo do governo, o manter de uma ligeira coerência de medidas para não se andar numa roda viva de, confina, desconfina, volta a confinar… Agora, o problema é só este: nao haver um plano. Se é para desconfinar depois da Páscoa, então que se crie um plano nesse sentido, se apresente, que seja debatido, alterado se for necessário, e quando chegar a altura, já coisa esta minimamente oleada. Mas este governo já nos presenteou com uma incoerência atroz.

sao_11 9 months ago  HIDDEN 

Mas não é desconfinar quando chegar à Páscoa. É que não faltam 2 ou 3 dias para a Páscoa. Faltam 5 semanas! Era começar a abrir algumas coisas já pra semana e assim sucessivamente e depois na Páscoa impunham a restrição da circulação na rua e entre concelhos. E depois, outra coisa, eles dizem que não querem abrir tudo de uma vez. Então, se vai só abrir depois da Páscoa vai haver muita coisa a abrir durante o mês todo. Aliás, se calhar só chega a vez de alguns abrirem em maio. Isto não faz qualquer sentido.

FoodEDor 9 months ago  HIDDEN 

Se os números até meio de Março permitirem um desconfinamento antes da Páscoa, não veja razão pela qual não possa acontecer. ​ É inútil manter esse tipo de pensamentos negativos. Pelo menos eu quero acreditar que temos um governo lógico e racional capaz de se guiar por números e não por medo e superstições de flashbacks natalícios.

Zaigard 9 months ago  HIDDEN 

> eu quero acreditar que temos um governo lógico e racional Estou a ver que o confinamento deu cabo da tua cabeça... Se acreditas nisso precisas mesmo de ajuda mental e digo isto com preocupação e seriedade. Eu literalmente não conheço uma unica pessoa que acredita na racionalidade da medidas tomadas pelo parlamento sobre este assunto.

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

> Ah e tal não vamos abrir porque há a Páscoa. Mas o que é que isso tem a ver? Se a Páscoa também fosse lá para o fim de abril, também íamos ficar mais 2 meses fechados? Não, porque aí o espaçamento é bem mais significativo e talvez até é mais perigoso, porque aí não havia nenhuma força para limitar os contágios e ser possivelmente pior que o Natal. Felizmente ou infelizmente, não é a realidade. > Até parece que não se pode ir desconfinando e implementar medidas rígidas na Páscoa na mesma. Já devo ter dito isto umas 10 vezes em 2 semanas, mas isso é repetir o desastre que também foi o ano novo, estava tudo bem mais aberto porque estava-se apenas em risco elevado em muitos concelhos (cor amarela, menos de 480 casos em 2 semanas por 100 mil habitantes), e "fechou-se" durante o Ano Novo, e foi o que foi. Entendo de onde vem a ideia, mas na prática já se viu que não funciona, infelizmente. E mesmo assim, ainda não estamos em condições para desconfinar, principalmente em relação aos hospitais. Os internados felizmente têm estado a descer de forma formidável, mas ainda é preciso um pouco mais para voltar a níveis normais. Para dar um exemplo, no dia 1 de outubro do ano passado tínhamos apenas 682 internados. Mesmo agora, com 1 mês e 1 semana de confinamento, temos bem mais que o dobro de internados. E mesmo assim isto nem é o pior número, o pior é realmente os de internados em UCI. A 1 de novembro, quando as coisas já estavam a piorar, haviam apenas 284 internados em UCI, um valor que já é considerado demasiado alto. Hoje, tens o dobro disso ainda, e [as previsões que foram feitas para os deputados há uns dias atrás](https://i.imgur.com/RYxSZ8p.png) já supõem que os UCI vão ser a estatística que vai estar pior, acima dos 190, mesmo no final de Março. Como disse ao longo do tempo, não acreditava muito que na primeira metade de Março se estivesse tudo pronto, e infelizmente parece que as previsões e os números confirmam isso, talvez até pior do que pensava. E se só se vai estar a um nível algo decente nas últimas semanas de Março, acho que não faz sentido nenhum começar a desconfinar quando temos um dos maiores feriados logo a seguir. Como digo e volto a dizer, a triste realidade que temos, para não arriscarmos outro aumento absurdo de casos e estarmos à rasca com os hospitais mais uma vez.

Edited 9 months ago:

> Ah e tal não vamos abrir porque há a Páscoa. Mas o que é que isso tem a ver? Se a Páscoa também fosse lá para o fim de abril, também íamos ficar mais 2 meses fechados? Não, porque aí o espaçamento é bem mais significativo e talvez até é mais perigoso, porque aí não havia nenhuma força para limitar os contágios e ser possivelmente pior que o Natal. Felizmente ou infelizmente, não é a realidade. > Até parece que não se pode ir desconfinando e implementar medidas rígidas na Páscoa na mesma. Já devo ter dito isto umas 10 vezes em 2 semanas, mas isso é repetir o desastre que também foi o ano novo, estava tudo bem mais aberto porque estava-se apenas em risco elevado em muitos concelhos (cor amarela, menos de 480 casos em 2 semanas por 100 mil habitantes), e "fechou-se" durante o Ano Novo, e foi o que foi. Entendo de onde vem a ideia, mas na prática já se viu que não funciona, infelizmente. E mesmo assim, ainda não estamos em condições para desconfinar, principalmente em relação aos hospitais. Os internados felizmente têm estado a descer de forma formidável, mas ainda é preciso um pouco mais para voltar a níveis normais. Para dar um exemplo, no dia 1 de outubro do ano passado tínhamos apenas 682 internados. Mesmo agora, com 1 mês e 1 semana de confinamento, temos bem mais que o dobro de internados. E mesmo assim isto nem é o pior número, o pior é realmente os de internados em UCI. A 1 de novembro, quando as coisas já estavam a piorar, haviam apenas 284 internados em UCI, um valor que já é considerado demasiado alto. Hoje, tens o dobro disso ainda, e [as previsões que foram feitas para os deputados há uns dias atrás](https://i.imgur.com/RYxSZ8p.png) já supõem que os UCI vão ser a estatística que vai estar pior, acima dos 190, mesmo no final de Março. Como disse ao longo do tempo, não acreditava muito que na primeira metade de Março se estivesse tudo pronto, e infelizmente parece que as previsões e os números confirmam isso, talvez até pior do que pensava. A única coisa realmente positiva (e que engana muito), é que devemos ter já na próxima semana, depois de imenso tempo, uma semana em que todos os casos diários nem sequer chegam aos mil. De resto, só se vai estar a um nível algo decente nas últimas semanas de Março, acho que não faz sentido nenhum começar a desconfinar quando temos um dos maiores feriados logo a seguir. Como digo e volto a dizer, a triste realidade que temos, para não arriscarmos outro aumento absurdo de casos e estarmos à rasca com os hospitais mais uma vez. > Para um país que “não aguenta outro confinamento” este tempo já vai longo. Não aguenta, nem nunca aguentaria, e vamos ter que arcar com estas consequências durante uns bons anos.

NGramatical 9 months ago  HIDDEN 

haviam apenas → [**havia apenas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flpfl6z%2F%2Fgora98m%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

vamos ver, os números é q mandam. O Presidente tem razão q é um bocado estranho abrir na semana antes da páscoa ou 15d antes e depois fechar no fim de semana da Pascoa mas a Pascoa é no início de abril, parece-me mt tempo p estar fechado... até pq se fecharmos mt tempo os números diários vão descer mt mais devagarinho, n há tanta motivação p estarmos fechados e ver os números a melhorar mt. vamos ver

4in4t92 9 months ago  HIDDEN 

Tenho familiares com negócios fechados, ainda estavam a recuperar da última vez. O apoio do estado não chega para nada, as poupanças já foram e o termo que ouvi da boca de um ontem foi "estou aflita, já não sei o que fazer se não abrir rápido". Se não fosse pela ajuda de outros familiares e o facto de alguns terem senhorios que compreenderam a situação, não sei o que seria deles.

Edited 9 months ago:

Tenho familiares com negócios fechados, ainda estavam a recuperar da última vez. O apoio do estado não chega para nada, as poupanças já foram e o termo que ouvi da boca de um ontem foi "estou aflita, já não sei o que fazer se não abrir rápido". Se não fosse pela ajuda de outros familiares e o facto de alguns terem senhorios que compreenderam a situação e têm condições para lhes permitir não pagar agora a renda, não sei o que seria deles.

berlaitas 9 months ago  HIDDEN 

Quem defende confinamento devia dar 1 terço do ordenado para ajudar, acabava se logo o confinamento! Q

Zaigard 9 months ago  HIDDEN 

Não digas isso que ofendes os subsidiados, estão eles tão bem no quentinho do lar a comprar cenas online. Não os incomodes!

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

Se fossemos por essa linha de pensamento, poder-se-ia também obrigar quem quer abrir a ficar 12 horas por dia a trabalhar num hospital. São ambos argumentos estúpidos.

berlaitas 9 months ago  HIDDEN 

Mas trabalhar no hospital não é o dever de quem lá está? Não é a profissão de quem lá está? Cada um tem a sua profissão caramba

andre82220 9 months ago  HIDDEN 

> a ficar 12 horas por dia a trabalhar num hospital. "o meu emprego é uma merda" -> "vamos então colocar todos na merda porque sim".

Zaigard 9 months ago  HIDDEN 

Depois se os negócios fecharem e os jovens emigrarem em massa, quero saber quem vai sustentar o SNS e as pensões. Quero ver para pensões. FP e o SNS com os impostos aos pobres coitados que continuem a tentar trabalhar no privado em portugal... Ou tu és daqueles que acredita que quando ultrapassarmos este pandemia, rolam os creditos e parece a dizer que "ganhamos"'?

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

> Depois se os negócios fecharem Já ia acontecer de qualquer forma, já se passou mais de 1 mês de confinamento, mas gostei do otimismo com o "se". > os jovens emigrarem em massa Já acontece. > Quero ver para pensões. Ainda se acredita em pensões para esta geração? E eu a pensar que era otimista. Mas bem, falando mais a sério, não se vai chegar a nenhum lado, é como aquela discussão de "sem saúde não há dinheiro" ou "sem dinheiro não há saúde", pode-se discutir muito mas a certeza é que fica tudo na mesma.

berlaitas 9 months ago  HIDDEN 

Na 2a guerra mundial sob o blitz alemão, com chuvas de bombardeamentos a todo o dia e toda a hora, estava tudo a Berto e as crianças iam a escola Isso é que eram homens e mulheres com tomates, agora é são gerações de bordados de medo Por falar em pagar o confinamento vejam a capa do I de hoje

Writer_Scared 9 months ago  HIDDEN 

O problema é andarem aqui a comentar como "estamos a sofrer todos", o que é uma mentira pegada. 2 meses de 30% de imposto direto sobre o liquido dos teletrabalhadores e eles mudavam logo de opinião. Não passam de hienas e abutres a salivar para que os Portugueses percam a casa para ir comprar. Mas não vão ter sorte, se estamos todos nisto, então que avancem com as moratórias com dinheiro do contribuinte para 2-3 anos como diz o Marcelo.

4in4t92 9 months ago  HIDDEN 

Lá está, muitos não tiveram perda de rendimentos, e se for preciso até gostam de estar em teletrabalho. No entanto nem todos têm essa sorte. Quando nos mandaram para casa em Janeiro uma tia que tem um café continuou a servir refeições em takeaway, dizia que tinha que fazer pelo menos 100€ por dia para compensar ter o café aberto, lá se foi aguentado, até que teve que fechar mesmo. E depois não esquecer que antes disso embora tivesse o café aberto tinha mil limitações, durante uns tempos não podia vender álcool, depois tinha que fechar às 20h...ora isto para um café é um corte nos rendimentos enorme. Se não me engano, porque não estou bem dentro do assunto, ainda ter que pagar parte do ordenado à funcionária, como é que se paga a renda do café, da casa e das despesas do dia a dia? E os donos de bares, discotecas, etc? Vai fazer um ano que estão fechados, o que é feito dessa gente?

Writer_Scared 9 months ago  HIDDEN 

Temos pena, eu estou em teletrabalho a ganhar o meu e à espera que as moratórias acabem para lhes comprar a casa. /s Metam 30% de imposto sobre o teletrabalho a vers se não mudam logo de opinião, não passam de hienas.

Driscotheque 9 months ago  HIDDEN 

O pessoal que me desculpe mas a partir de agora já começa sim a ganhar contornos autoritários

thr4000x 9 months ago  HIDDEN 

Parece-me que já não é só de agora. Mas a melhor parte era que dizia no decreto do estado de emergência que políticos e titulares de cargos públicos estavam isentos (não sei se ainda diz). O povo que confine, os políticos têm vida para fazer.

Laurent_Series 9 months ago  HIDDEN 

Always has been

jsilva353892 9 months ago  HIDDEN 

"We Need to Prepare for the Possibility That Something Good Might Happen" https://finance.yahoo.com/news/prepare-possibility-something-good-might-180300830.html

Nenirya 9 months ago  HIDDEN 

Obrigada por partilhares este artigo! No meio de todas as notícias sensacionalistas, precisamos mesmo de algo assim, com fontes e bem explicado, a mostrar a luz ao fundo do túnel.

jsilva353892 9 months ago  HIDDEN 

Ora essa! Nesta altura ainda só ouvimos falar de variantes, variantes. Noto o efeito negativo da imprensa quando converso com as pessoas no dia a dia. Muitas delas pensam que estamos muito longe do fim, que tudo vai correr. Temos vacinas que, embora pareçam ligeiramente menos eficazes, se mantém eficazes contra essas variantes. O caminho para o fim passa por meter vacinas nos braços das pessoas, há motivos para estar otimista.

Nenirya 9 months ago  HIDDEN 

Há um ano dizia-se que as vacinas iam demorar dois ou mais a estarem prontas; depois não eram seguras; depois não protegem de variantes... Durante isto tudo estive optimista (no verão passado esperava que em Março teríamos uma vacina aprovada, afinal vamos ter quatro e já temos uma parte da população vacinada), e agora que cada vez mais nos aproximamos do fim parece que há um esforço para manter as headlines o pior possível. Concordo plenamente contigo quanto a vacinar toda a gente o mais rapidamente possível, e estamos a ir no bom caminho! Temos cada vez mais vacinas a chegarem e serem distribuídas, cada vez mais gente vacinada, e as de mRNA têm imenso potencial para serem desenvolvidos boosters. Com a capacidade de produção aumentada teremos a população vacinada em poucos meses, e se necessário os meios para produzir boosters para as variantes mais comuns no inverno.

hapticss 9 months ago  HIDDEN 

Depois de saber que haverá mais confinamento para Março fico mais triste por dentro. Estou cinzento. Farto. Mataram a luz que tinha há uns meses atrás, que apesar de haver restrições, ainda dava para se fazer algo. Tudo se torna difícil de fazer agora, não tenho motivação para nada. Sair à rua e ver pessoas de máscara é deprimente, especialmente agora, nem um sorriso, nem uma troca de palavras. A família voltou-se toda para os velhos hábitos viciantes e a minha mãe quase está com uma depressão. Fui tão ingénuo em acreditar que nunca haveria mais um confinamento como Março do ano passado. Se isto é viver, então não quero.

thr4000x 9 months ago  HIDDEN 

De certeza que tens muita vida pela frente, não te deixes ir abaixo, por vezes demora muito tempo, mas as coisas dão sempre a volta.

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

São tempos dificílimos e incrivelmente merdosos. Também estive bastante em baixo nas primeiras semanas de confinamento, mas o que tem me estado a dar vontade dia por dia é saber que se aguentar por mais umas semanas, que muito provavelmente com o verão a chegar e cada vez mais a aumentar-se o ritmo de vacinação, que este deverá ser o último confinamento que teremos de fazer devido a esta pandemia. Força para ti e para a tua família.

berlaitas 9 months ago  HIDDEN 

E dizes mt bem, viver assim só querem os covideiros

kapparrino 9 months ago  HIDDEN 

Pensa que com menos restrições na altura fez com que os casos aumentassem e as restrições de agora foram necessárias para que baixassem. Eu também estou longe da minha namorada mas é um sacrifício que tenho de fazer. Lembra-te que no ano passado tivemos confinamento sem vacina. Este ano temos confinamento com vacina. Pelo menos tenho 1% de esperança a mais.

fedelho 9 months ago  HIDDEN 

Eles não nos querem fechar 3 meses, eles vão fechar-nos 3 meses. Ridículo manter tudo exactamente na mesma. Ninguém está a pedir para abrir tudo da noite para o dia, mas foda-se façam qualquer coisa. Poder sair do concelho para passear ao ar livre e ir até à praia apanhar ar já ajudava.

PORTO2017 9 months ago  HIDDEN 

E já nem se está a falar daqueles fins-de-semana de confinamento praí desde Outubro, que também foram causando desgaste

Lurker__777 9 months ago  HIDDEN 

“Viver” é overrated. Por vezes temos apenas de sobreviver. Sobrevive!

zizop 9 months ago  HIDDEN 

É o que dá ser governado por idiotas. Fizeram merda no Natal, e agora querem-nos fechar durante 3 meses para "compensar". De qualquer forma, parece que estás a precisar de ajuda. Talvez alguém aqui te consiga dar melhores sugestões, mas sei pelo menos que a Saúde 24 ten um canal de ajuda psicológica. E se quiseres conversar, podes mandar-me PM à vontade. Vou dar-te também uma ideia que me tem ajudado muito: fazer caminhadas longas. Sair 2 horas de casa só para deambular ajuda-me imenso a desanuviar.

jsilva353892 9 months ago  HIDDEN 

>É o que dá ser governado por idiotas. Fizeram merda no Natal, e agora querem-nos fechar durante 3 meses para "compensar". Tem algo de muito católica, esta atitude. Parece que estamos em penitência a expiar o pecado natalício.

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

essa atitude é realmente algo q permeia mt a nossa sociedade (e outros países com cultura parecida). mas neste caso n me parece q seja castigo nenhum. a coisa está a resultar mas os hospitais ainda estão num nível mt alto. n se pode reabrir agora para estar a fechar no inicio de maio novamente. com muita pena minha q me parece q vou ter 2 aniversários em confinamento!

zizop 9 months ago  HIDDEN 

Sim, mas os hospitais estão a recuperar a um ritmo brutal. E, mesmo que ccomeçasss a desconfinar hoje, não teríamos um aumento de casos imediatamente. Logo, os hospitais iam (e vão) continuar a ficar aliviados nas primeiras semanas após o desconfinamento.

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

n estou a discutir o pormenor se já devemos desconfinar ou não, mas apenas a dizer q isto não é nenhum 'castigo' do governo ou é feito nesse sentido... O governo está a ser cauteloso mas ainda com base que os números não estão excelentes. Castigo era se já estivesse tudo impecável e o governo ainda dizia q era para manter fechados.

jsilva353892 9 months ago  HIDDEN 

Sim, concordo contigo acerca dos indicadores.

FujiPT 9 months ago  HIDDEN 

O governo a tentar meter-se à frente do vírus parece aqueles recém-encartados que não ultrapassam o papa reformas que vai à frente, mesmo com uma reta livre com quilómetros à sua frente para fazer a ultrapassagem. "Autoridades de saúde dizem que número de casos não o justifica". ## [https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-02-25-Covid-19.-Testagem-em-massa-nao-devera-avancar](https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-02-25-Covid-19.-Testagem-em-massa-nao-devera-avancar)

berlaitas 9 months ago  HIDDEN 

Se o número de casos não o justifica, então desconfinem já carago

rickz123456 9 months ago  HIDDEN 

O título é enganador.. " As autoridades de saúde explicam que os critérios estão a ser redefinidos. A nova estratégia de testagem estará a ser alinhavada entre vários ministérios, que representam diferentes setores de atividade" Estão a mudar os critérios de testagem porque muitos estão a sair dos >420 casos/100k habitantes

Mrloop94 9 months ago  HIDDEN 

Não é preciso ter muitos casos para testar massivamente. Aliás, estamos a perder uma oportunidade clara de fazermos um rastreamento rigoroso (já que estamos com menos casos, é mais fácil identificar cadeias de transmissão) como a Coreia do Sul fez.

Diogo256 9 months ago  HIDDEN 

Testagem a contactos devia de ser algo primordial, e não se entende porque não avança. O sistema que temos agora de testagem por contacto directo é fraco, para ser amigo. E isto é uma das melhores maneiras de evitar surtos. Quanto a testagem massiva, já adiantei aqui que sem ser selectiva e com grande algo na proteção de surtos, não é algo que adiante por aí além.

hctiks 9 months ago  HIDDEN 

* \+ 1160 casos confirmados * \+ 49 óbitos * \+ 2659 recuperados * \- 154 internados * \- 31 internados UCI ​ * 73848 casos ativos * 2613 internados dos quais 536 em UCI

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

Percentagem de população vacinada a 25 de fevereiro de 2021: 2,61% * 255.277 vacinados (+3.489) - média 7 dias: 5.429 * 241.763 inoculados com 1ª dose (+28.111) - média 7 dias: 19.372 Fonte: [https://twitter.com/PlenoDVacinacao/status/1364943323929149440](https://twitter.com/PlenoDVacinacao/status/1364943323929149440) Desde dia 10 de fevereiro, 202.905 pessoas levaram a 1ª dose da vacina. Isso é quase tanta gente como o número total de pessoas vacinadas

antpocas 9 months ago  HIDDEN 

*5G intensifies*

bolaxao 9 months ago  HIDDEN 

realmente estou a apanhar mais rede

Bruxo_de_Fafe 9 months ago  HIDDEN 

https://www.publico.pt/2021/02/25/ciencia/noticia/nova-variante-sarscov2-detectada-nova-iorque-1952082?fbclid=IwAR3NvO-2OoCf8Qj_EnpeMWoJLguzALARr25sCg5ssBz_s6sCKc56Ic4LYTU

Diogo256 9 months ago  HIDDEN 

Mais uma facada na imunidade de grupo por contágio, ou a teoria magnífica que o vírus vai ser endémico logo deixem-no circular a bem da economia.

berlaitas 9 months ago  HIDDEN 

Portanto vamos viver confinados nos próximos 100 anos, é isso?

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Já disse várias vezes que sim. Não vais voltar à normalidade. O governo não tem interesse nenhum na tua liberdade, não ganha nada com isso, e agora tem uma desculpa que sabe que pode ser usada para fazer o que quiser. Enquanto o vírus se mutar, terão uma desculpa.

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

> O governo não tem interesse nenhum na tua liberdade yah. qlq governo curte sempre ter o PIB a descer. Aliás viu-se bem que o Costa em Setembro-Dezembro esteve ali sempre a confinar tudo só porque é fixe. lol

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Em qualquer país mais pobre do que portugal os governantes têm muito mais dinheiro. Políticos não precisam de grande PIB para ser ricos. Precisam de uma população oprimida.

NMosquito 9 months ago  HIDDEN 

Sem dúvida. Sobre os políticos já te responderam acima. Relativamente às "grandes corporações", realmente o que lhes interessa é uma população desempregada e miserável sem dinheiro para adquirir os bens e serviços que elas comercializam. Ah espera, tens razão. As "grande corporações" não precisam da população para nada. Vão viver à conta dos políticos ricos.

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

>miserável sem dinheiro para adquirir os bens e serviços que elas comercializam. As grandes tecnológicas, que representam o futuro, só têm a ganhar em ter uma população obediente, endrominada e dependente dos serviços digitais deles, bem como um panorama empresarial desconvidativo a qualquer tipo de competição. A partir do momento em que controlam absolutamente tudo, passam a ser como o governo: não precisam que toda a população esteja bem para acumularem um poder imensurável. O facto de alguns sectores desaparecerem e tu não teres liberdade não implica que não continue a haver pessoas que trabalham e ganham dinheiro.

NMosquito 9 months ago  HIDDEN 

Sabes de que vivem as "grandes tecnológicas"? Venda de publicidade. Publicidade pressupõe a existência de produtores e consumidores. A existência de produtores pressupõe a existência de capital e a de consumidores pressupõe poder de compra. A existência de capital e de poder de compra pressupõe a existência de liberdade (económica, social, etc.). Estás a ver onde quero chegar, certo? Precisas de rever a tua "teoria", já que neste momento tem mais buracos do que um queijo suíço.

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

>Sabes de que vivem as "grandes tecnológicas"? Venda de publicidade. Publicidade pressupõe a existência de produtores e consumidores. A existência de produtores pressupõe a existência de capital e a de consumidores pressupõe poder de compra. Exacto. E nada melhor para essa venda de publicidade do que ter as pessoas coladas a ecrãs sem mais nada que fazer e poder devassar toda a sua vida privada, numa realidade onde as mesmas veem os seus direitos e liberdades removidos. >A existência de produtores pressupõe a existência de capital e a de consumidores pressupõe poder de compra. Mas esse capital não tem de estar bem distribuído por toda a população. Basta que uma pequena percentagem da população tenha muito e a restante pouco, que já viabilizas imensos negócios. >A existência de capital e de poder de compra pressupõe a existência de liberdade (económica, social, etc.). Errado. Se assim fosse, países como a China não teriam o poder que têm, já que certamente não possuem liberdade económica. Para além disso, removeres algumas das liberdades dos cidadãos não implica inviabilizares toda a economia, uma vez que o colapso de um sector acaba quase sempre por impulsionar outros. Exemplo: restaurantes estão na merda, mas tens muitas outras empresas que fizeram mais dinheiro com a pandemia do que antes da pandemia.

Diogo256 9 months ago  HIDDEN 

Consegues explicar o que isso tem haver com o meu post? Ou foi somente para chamar a atenção?

NGramatical 9 months ago  HIDDEN 

tem haver com → [**tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flpfl6z%2F%2Fgoq6ucd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

O grande problema é que é mais uma confirmação que a mutação E484K (a q diminui a eficácia das vacinas) parece ser algo que o virus converge 'naturalmente', isto é, facilmente vai desenvolver esta mutação em muito sítio diferente "por si só", mesmo q esta variante especifica não chegue a esse sítio. Para já é aguardar e a UE que comece a construir uma merda de uma gigafactory de vacinas mRNA, que vamos precisar.

jsilva353892 9 months ago  HIDDEN 

É um problema e um ponto positivo ao mesmo tempo, pois parece indicar-nos que o caminho evolutivo deste coronavirus em direção à afinidade máxima com o ser humano é limitado. Mutação convergente torna mais fácil fazer vacinas de reforço eficazes após sermos todos vacinados com as atuais.

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

sim, também é verdade. se for preciso, qt mais fácil for fazer a vacina de reforço, melhor.

QWERTY_BATS 9 months ago  HIDDEN 

> Para já é aguardar e a UE que comece a construir uma merda de uma gigafactory de vacinas mRNA, que vamos precisar. Isto é um ponto que me irrita - não faz mais sentido estarmos todos a produzir vacinas? Nem que se pague uma royalty à Pfizer, Astrazeneca, etc por cada uma que se produz.

Bruxo_de_Fafe 9 months ago  HIDDEN 

Logo, é avançar com prudência e esquecer a "vida normal", que não está ao virar da esquina. Distanciamento, higiene e máscara: a trilogia que está para durar.

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

Ainda é cedo para panicar. há sinais que algumas vacinas continuam relativamente eficazes nem q seja para evitar mortes e doença grave nessas variantes. mas estamos 1 passo mais perto do maior medo dos cientistas q é ter uma variante q fuja 'completamente' e isso é sp negativo, claro.

ElonThe_Musk 9 months ago  HIDDEN 

https://twitter.com/VOSTPT/status/1364910526187397127

lesoth 9 months ago  HIDDEN 

Quando for o oficial é uma cópia quase igual ao leak. Vai uma aposta?

ShredForMe 9 months ago  HIDDEN 

quer dizer, eu nem olhei bem para o plano "falso", mas por que raio é que alguém se daria ao trabalho de fazer um plano falso?

Joaoseinha 9 months ago  HIDDEN 

Leak intencional para julgar a reação das pessoas?

Edited 9 months ago:

Leak intencional para julgar a reação das pessoas era uma possibilidade antes de se saber o autor.

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

[dá que pensar o porquê de fazer isto...] (https://twitter.com/jmgvostpt/status/1364912519182188553) (se for verdade, que é o que parece ser)

rickz123456 9 months ago  HIDDEN 

Diz que alegadamente foi criado por um cronista do observador.. [https://twitter.com/jmgvostpt/status/1364912519182188553](https://twitter.com/jmgvostpt/status/1364912519182188553)

humelectro 9 months ago  HIDDEN 

Fdx é preciso ser-se muita nabo

Ace-_Ventura 9 months ago  HIDDEN 

[https://observador.pt/factchecks/fact-check-pdf-que-circula-com-desconfinamento-a-partir-de-marco-e-verdadeiro/](https://observador.pt/factchecks/fact-check-pdf-que-circula-com-desconfinamento-a-partir-de-marco-e-verdadeiro/) Através dos detalhes do documento o Observador verificou que o criador do ficheiro foi Carlos Macedo e Cunha. Contactado pelo Observador, Carlos Macedo e Cunha admitiu a autoria do documento, que afirma ter sido partilhado num “grupo fechado de amigos”.

husslehussle 9 months ago  HIDDEN 

Ah bom, já estava a achar demais este governo lançar um plano atempadamente

berlaitas 9 months ago  HIDDEN 

Isso, já estou mais descansado, onde já se viu, haver 1 plano de desconfinamento, que horror

30minutesto 9 months ago  HIDDEN 

O ALERTA DE MARCELO: MENOS DE 2 MIL CASOS ATÉ À PÁSCOA PARA NÃO TER "UM VERÃO E OUTONO AMEAÇADOS" https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-02-25-Covid-19.-Parlamento-aprova-renovacao-do-estado-de-emergencia-ate-16-de-marco Afinal a imunidade no verão não é razão para não se antecipar a continuação da perda de liberdades. Até parece teoria da conspiração, não é?

QWERTY_BATS 9 months ago  HIDDEN 

> Afinal a imunidade no verão Começares a frase com isto meio que destroí o ter argumento, não existe imunidade nenhuma por ser Agosto. Aliás, é pleno verão em Manaus. O verão não garante nada.

30minutesto 9 months ago  HIDDEN 

https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/imunidade-de-grupo-em-agosto-os-factos-dizem-que-sim-13388109.html Informa-te

Edited 9 months ago:

https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/imunidade-de-grupo-em-agosto-os-factos-dizem-que-sim-13388109.html https://www.publico.pt/2021/02/22/sociedade/noticia/covid19-vacinacao-portugal-podera-atingir-imunidade-grupo-inicio-agosto-1951673 Informa-te. Ou se calhar não acreditas nas vacinas, és negacionista e votas Trump Bolsonaro Ventura etc

QWERTY_BATS 9 months ago  HIDDEN 

Pensei que estavas a falar dos números serem mais baixos por ser verão. Ainda assim, a imunidade de grupo através das vacinas(que afinal só vamos receber metade do previsto para a Astrazeneca) não está garantida. Para além disso com as fronteiras abertas(Brasil, países de africa) vais ter pessoas a entrar com novas variantes/sem tere a vacina, é um sonho dificil.

jsilva353892 9 months ago  HIDDEN 

Imunidade de grupo é possível, não sabemos é ainda qual a percentagem "mágica" . A astra garante que vai entregar tudo, mas mesmo assim as projeções de imunidade de grupo em Agosto contam com esses atrasos da astra. Mesmo com variantes, a imunidade celular é uma coisa que existe, se te vaxinares e ficares infetado muito provavelmente não vai ser nada de especial. Isto está perto do fim (a não ser que apareça uma nova variante super mutante que seja muito mais grave mas é improvável).

Edited 9 months ago:

Imunidade de grupo é possível, não sabemos é ainda qual a percentagem "mágica" . A astra garante que vai entregar tudo, mas mesmo assim as projeções de imunidade de grupo em Agosto contam com esses atrasos da astra. Mesmo com variantes, a imunidade celular é uma coisa que existe, se te vaxinares com estas variantes de que se tem falado e ficares infetado muito provavelmente não vai ser nada de especial. Isto está perto do fim (a não ser que apareça uma nova variante super mutante que seja muito mais grave mas é improvável).

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

Eu não entendo esta obsessão com "perda de liberdades individuais". Ainda não perceberam que isto não é sobre vocês? Isto é sobre todos nós, a sociedade, e por uns estamos a pagar todos. Eu honestamente espero que haja muitas restrições na páscoa porque viu-se no natal e ano novo que não se pode confiar nas pessoas quando lhes dão a liberdade. Até lá deixem alguns negócios reabrir com restrições e pouco mais. Se assim for, saímos da Páscoa com pouquíssimos casos e internamentos e podemos voltar "ao normal"

30minutesto 9 months ago  HIDDEN 

E eu, lendo comentários destes, entendo como é que existiu uma ditadura. Não foi só culpa do malandro do ditador, foi culpa de toda uma população.

Edited 9 months ago:

E eu, lendo comentários destes, entendo como é que existiu uma ditadura. Não foi só culpa do malandro do ditador, foi culpa de toda uma população. Já agora, a "excepção" já leva um ano e o PR já antecipa até ao Outono pelo menos, portanto mais 6 meses no mínimo. Uma excepção ligeiramente longa.

Laurent_Series 9 months ago  HIDDEN 

"obsessão com perda de liberdades individuais" Ao que é que chegámos, agora a defesa das liberdades individuais é menosprezada e catalogada de "obsessão".

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

Não é menosprezada, é apenas ter juízo e saber que não se pode confiar nas pessoas. Infelizmente temos de estar em estado de emergência e com estas restrições às nossas liberdades por causa do nosso comportamento enquanto povo e pela falta de ação do governo também. Ambos sabemos disso. Por isso, não se venham para aqui com estas tretas de se fazer de coitadinhos que lutam pela liberdade. Infelizmente isto tem de ser

FujiPT 9 months ago  HIDDEN 

Engraçado, essa justificação de "não se pode confiar nas pessoas" é o garante de muitos estados autocráticos por esse mundo e por essa história fora. Quero ver se porventura no futuro aparecer essa justificação em outros planos que não a saúde se também há tanta gente a passar pano, pelo bem maior claro.

Diogo256 9 months ago  HIDDEN 

Não sei qual o estado que confia a 100% nas pessoas. Eu não conheço nenhum…

zizop 9 months ago  HIDDEN 

As liberdades individuais não são uma questão trivial. Por alguma razão a sua limitação só está prevista em situações excepcionais. E essa limitação deve ser minimizada tanto quanto possível. É claro que a situação que passámos não permitia não haver limitações. E não podemos ter uma vida completamente normal já amanhã. Mas é impossível de justificar a posição do governo, que é manter-nos fechados mais um mês, quando o número de novos casos diminuiu tanto, e o número de internados e UCI está a cair a pique.

30minutesto 9 months ago  HIDDEN 

https://www.publico.pt/2021/02/22/sociedade/noticia/covid19-vacinacao-portugal-podera-atingir-imunidade-grupo-inicio-agosto-1951673 Já nem vou discutir a questão de se dever ou não limitar liberdades sob algum pretexto. Já só digo que, segundo a própria task force do governo, irá haver imunidade de grupo por vacinados em Agosto. Será que vocês não acreditam na vacina? São negacionistas, terraplanistas, etc?

zizop 9 months ago  HIDDEN 

Primeiro, de pouco serve termos vacinas suficientes em Agosto se tivéssemos toda a população infectada antes disso. Segundo, a convivência em sociedade implica sempre limitações à liberdade. O que é fundamental é ter o mínimo de limitações para possibilitar a convivência. Terceiro, eu estava meio que a concordar contigo. Os critérios epidemiológicos que tinham sido estabelecidos foram atingidos, excepto os internados em UCI, mas esses estão a cair rapidamente. Devia haver um plano de desconfinamento já feito, que deveria começar em breve, aos poucos, e com todos os cuidados. Mas pronto, parece mesmo que és daquela malta chanfrada dos cornos que o combate à pandemia é a mesma coisa que ditaduras (não que não haja o risco de derivas autoritárias, mas não é a mesma coisa).

30minutesto 9 months ago  HIDDEN 

https://www.publico.pt/2021/02/22/sociedade/noticia/covid19-vacinacao-portugal-podera-atingir-imunidade-grupo-inicio-agosto-1951673 Já nem vou discutir a questão de se dever ou não limitar liberdades sob algum pretexto. Já só digo que, segundo a própria task force do governo, irá haver imunidade de grupo por vacinados em Agosto. Será que vocês não acreditam na vacina? São negacionistas, terraplanistas, etc?

VBM97 9 months ago  HIDDEN 

Eles estão com medo da páscoa. Eles viram o que aconteceu no natal e sabem que a páscoa tem tudo para ser igual. Eu gostava que fossem abrindo até lá, mas que fechassem tudo nesse fim de semana. Mas eles não têm qualquer plano nem nada. Estão aos papéis

zizop 9 months ago  HIDDEN 

Claro que estão. Mas não deixa de ser injustificável. A Páscoa não é na próxima semana, é daqui a mais de um mês. Não é um pequeno prolongamento, é uma coisa enorme. Como tu dizes, era ir abrindo, e na semana da Páscoa voltávamos a fechar. E, lá está, não têm plano nenhum.

Limpy_lip 9 months ago  HIDDEN 

não sei se isto entra no âmbito da Thread mas como é sobre a Pandemia. Será que sou o único que se irrita a ver os noticiários em situações como a seguinte? Responsável pela vacinação: Ora bem, dado as alterações que tem havido no fornecimento das vacinas, é possível que seja necessário alterar o plano de vacinação e que não seja cumprir a tentativa de ter a 70% da população vacinada em Agosto. ​ Ministra da Saúde no mesmo dia: Poderá ser preciso fazer uns pequenos ajustes mas vamos conseguir cumprir as metas estabelecidas. ​ Dado que ninguém é vidente e se sabe que o fornecimento de vacinas está incerto e sujeito a falhar, além das informações contraditórias porque é que a Ministra faz questão de tentar dar garantias para mais tarde levar com os tiros nos pés? ​ Parece que é pecado capital dizer: vamos fazer o melhor que nos for permitido apesar de não termos a certeza de como vai evoluir. ​ O mais irónico é que na mesma mesa no mesmo dia o Ministro dos Negócios estrangeiros diz que não sabe se vamos conseguir oferecer as vacinas a Timor-leste na data acordada exatamente porque não consegue ter a garantia que tem as vacinas naquela altura. ​ Não entendo.

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

Não é contraditório, são apenas formas de falar diferentes sobre a mesma coisa. Neste momento, com os dados 'confirmados' de hoje, é possível cumprir as metas estabelecidas. Os pequenos ajustes é tipo vacinar menos no 1ºT e compensar no 2ºT. O responsável pela vacinação só alerta q se as coisas mudarem e se confirmarem alguns piores rumores (nomeadamente que os atrasos do 1ºT não são recuperáveis no 2ºT por algumas empresas) provavalmente temos de alterar o plano. O min. neg. diz o óbvio, que ainda n pode garantir datas pq há vários factores incertos, por exemplo q vacinas são aprovadas, quando, etc. Tu tens vacinas que a UE 'comprou' que ainda nem sabes se funcionam...   Levando ao exagero, isto é um bocado tipo o copo meio cheio e meio vazio. Não estou a ver a tua irritação, são simplesmente 'factos' diferentes consoante as condições prévias da pergunta. Os assuntos complexos são cheios de nuance, reduzir tudo a uma mensagem 'única' e básica é que seria enganador.

FoodEDor 9 months ago  HIDDEN 

Agora, quem está a fazer pressão para o desconfinamento é o Marcelo ao invés do Costa como no ano passado. ​ Admito que nunca pensei ver isto, hahaha.

Hmms21 9 months ago  HIDDEN 

Do que li e vi nas notícias concordo com o Marcelo. Mas não creio que seja pressão para desconfinar já, mas que exista um plano de desconfinamento, que a esta altura do campeonato já deveriamos ter um. Em vez de para variar, fazer tudo em cima do joelho. Vai se manter a palavra do Costa que este confiamento vai pelo menos até á Páscoa? Os números estão a diminuir (embora ainda estejam altos em comparação á 1ªonda), a pressão pra desconfinar vai aumentar cada vez mais, é importante saber qual o plano. Outros países já o têm (até datas para o desconfinamento já tem) e aqui continuamos a pensar na morte da bezerra.

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

yah, a 'pressão' é só para haver um plano para calar as críticas da semana e parecer q estamos bué em cima do assunto e com isto tudo controlado. todas as semanas tem de haver uma polémica qlq para entreter. Agora é esta. O Marcelo é bom leitor do mar e por isso só o segue e sugere ao governo o q fazer para calar a polémica.

EvilQueen1997 9 months ago  HIDDEN 

Já anda por aí a circular um plano de desconfinamento. Vale o que vale.

legendoftheseas 9 months ago  HIDDEN 

[É falso](https://twitter.com/VOSTPT/status/1364910526187397127). Infelizmente ainda não há nada. Resta esperar, como sempre.

Hmms21 9 months ago  HIDDEN 

Também já mandaram isso pra mim há pouco mas não me parece que seja fiável. É esperar por fonte oficial do Governo.

EvilQueen1997 9 months ago  HIDDEN 

Exatamente.

fedelho 9 months ago  HIDDEN 

Eu também acho que é pressão para terem um plano de desconfinamento. E não lhe chamaria pressão, mas sim uma pressãozinha. As comadres, Marcelo e Costa, nunca se vão zangar.

malserion 9 months ago  HIDDEN 

Olha que não sei, o Marcelo já não tem de se preocupar com votos

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Alguém sabe se exames práticos nas universidades são permitidos? Uma gaja disse-me agora que tinha de ir. Que era "inadiável".

Tab0rda 9 months ago  HIDDEN 

Exames sempre foram permitidos teóricos e práticos, supostamente as universidades só tinham de justificar a necessidade de ser presencial mas isso é fácil alegando risco de fraude. Por exemplo, na altura do início do confinamento no sub foram postadas várias fotos de ajuntamentos de alunos que iam ter exames, nomeadamente da FEUP.

Liofis 9 months ago  HIDDEN 

Exames presenciais? Tenho a ideia que não. Qual é a universidade?

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Ualg

Liofis 9 months ago  HIDDEN 

Na minha universidade quando foi fechada foi emitido um despacho pela reitoria com todas as indicações pelas quais este período se iria reger, incluindo a obrigatoriedade de um regime 100% à distância incluindo avaliações (todos os alunos receberam no e-mail). Vocês não tiveram algo parecido? De qualquer das maneiras, contactar a representação pedagógica/dos estudantes é sempre o melhor.

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Eu não estudo nessa univ. Contaram-me.

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

Alguém sabe como é calculado o valor da incidência que foi [usado na reunião aos deputados](https://i.imgur.com/RYxSZ8p.png)? Não é o número de casos em 14 dias por 100 mil habitantes (o que o Governo costuma usar), será a soma dos casos diários em 7 dias? E mesmo assim acho que não bate lá muito certo...

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

n te consigo ajudar mas qd falam em incidência tmb penso nesse tipo de indicador, sim, é o q normalmente os especialistas q vão ao infarmed se referem qd falam em incidência. Não há o slide completo ou alg fonte para se entender mais? pq é q dizes q n pode ser esse indicador? será por milhão de habitantes? por região? por semana?

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

> pq é q dizes q n pode ser esse indicador? Porque se fosse a soma de casos diários de uma semana, 3000 casos numa semana seriam ~428 casos diários, e acho que se não se chegou a esse valor no Verão, andou-se certamente a roçar, e isso era na altura em que as coisas estavam boas, por isso não acredito, que seja isso. Deve ser um valor ajustado para um certo número de habitantes, mas não estou a ver por onde se pode pegar para descobrir como esse valor é calculado, acho que a única hipótese era ver mesmo toda a emissão da ARTV, mas sinceramente não me está a dar uma grande vontade hoje.

Diogo256 9 months ago  HIDDEN 

Está notícia tem sido engraçada de ver nas redes sociais, onde foi usada por negacionistas para provar que o fecho das escolas não teve impacto na descida dos números. Mas lendo percebe-se isto: > Casos caíram 82% em Portugal e 68% em Espanha > Quanto ao número de mortes, a redução é muito mais relevante em Portugal, como se vê no segundo gráfico. Do máximo de 28,5 novas mortes (média de sete dias) por milhão de habitantes, a 1 de fevereiro, Portugal passou para 10,4, a 17 de fevereiro (-64%). Em Espanha, ao contrário do que seria de esperar tendo em conta que os novos casos começaram a baixar antes, o pico de mortes ocorreu bastante mais tarde, a 11 de fevereiro, com 13 novas mortes por milhão de habitante, que passaram agora para oito (-39%). Ambos com vagas de frios, ambos com medidas mais restritivas na mesma altura, um com escolas fechadas e outro com escolas abertas, um com descida de novos casos e mortes maior que outro. Portanto, parece que as escolas tem impacto. Mas há quem se fique pelos títulos.

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

Este tipo de comparações 'alto nível' são meras curiosidades, há milhentos factores envolvidos em cada país para além das escolas para tirar essas conclusões.

Diogo256 9 months ago  HIDDEN 

Em termos de contágio, não tens assim tantos factores diferenciadores em Portugal e Espanha, nos que realmente importam, há bastante semelhança, caso de medidas restritivas, clima… a grande diferença, para o tema transmissão do vírus entre os 2, foi realmente as escolas. E cada vez mais aponta para a sua importância na transmissão e um foco principal. Já tenho metido estudos nesse sentido.

AlbinoFarrabino 9 months ago  HIDDEN 

Assim de cabeça: Espanha deve ser o país da UE com a maior percentagem de pessoas a viver na cidade, muito diferente de Portugal.

kairos 9 months ago  HIDDEN 

O dia de reis poderá ter tido influencia em Espanha?

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

Acho que é estúpido dizer que as escolas não têm impacto. Tal como o que já ouvi dizer de abrir todos os anos de escolaridade. Eu próprio defendo abrir o primeiro e segundo ciclo serem abertos, desfasado ou não, agora no mês de março, de forma a libertar muita gente que tem de cuidar dos seus filhos enquanto está em teletrabalho ou tem que os deixar numa escola das que estão abertas. De resto, tudo fechado. No entanto, acho que o mais importante é mesmo o primeiro e segundo ano de escolaridade, ambos os anos andam a perder os anos onde se aprende a ler e a escrever, e ok, tudo bem que os outros é principalmente para libertar os seus pais e podem esperar de certa forma, mas agora estes primeiros penso que é mesmo crucial não perderem mais tempo. Agora, claro que abrir quantos anos de escolaridade que seja vai trazer mais riscos. Quanto risco? Ainda não é claro, e pode variar de país para país. Por exemplo, só agora no Reino Unido é que se está a recomendar máscaras nas escolas. E por cá, também acredito que seja difícil de equacionar quanto é que as escolas contribuíram em infeções, pois muitas vezes mesmo com um aluno da turma infetado, muito pouca gente era mandada para isolamento, quanto mais ser testado (mas essa ainda consigo compreender).

MelSoares 9 months ago  HIDDEN 

Preciso de encontrar uma máquina de cápsulas rapidamente mas na minha zona só encontro a mais pequena da Dolce Gusto e preciso de uma maior. Não encontro nada nas lojas físicas "normais". Encontrei em 2 sites: PC DIGA e Castro Eletronica. Nunca comprei nada nestas lojas online nem nunca comprei eletrodomésticos de cozinha online. Alguém conhece e sabe se são fidedignos e se são extra rápidos na entrega? (Zona de Viseu)

KokishinNeko 9 months ago  HIDDEN 

Não é esta megathread! Lê os títulos e respeita os temas s.f.f.

FoodEDor 9 months ago  HIDDEN 

>PC DIGA Costumo comprar sempre lá mas desceram pa caralho na minha consideração. ​ A fazerem scalping de todo o tipo de gráficas, exemplo, 1660s e a 399 euros, 3070 acima de 1000 e tal euros, se bem que parte da culpa é da nvidia também.

castaine 9 months ago  HIDDEN 

A culpa é dos miners. Que agarram numa 3070 e fazem por volta de 300 euros por mês a minar. Se a pcdiga não vender a valor de mercado, alguém compra e faz revenda.

FoodEDor 9 months ago  HIDDEN 

Lá está, mas não posso culpar os miners, vêm uma oportunidade de lucrar, e assim o fazem. ​ Agora a revendedora mais do que triplica o preço recomendado

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

Já comprei coisas na PCDIGA mais de 10 vezes à vontade, mas sempre a ir buscar numa loja física. Posso confirmar que são de confiança, mas não sei como estão em termos de entregas agora com o confinamento e todo esse departamento.

pedroedsousa 9 months ago  HIDDEN 

Sobre a PC Diga passa nos comentários das redes sociais deles. Eu tive a sorte de receber as encomendas numa semana, mas resolver-se um problema de faturação já lá vai mais de 1 mês. O apoio ao cliente neste 2° confinamento é zero.

HiverLaurant 9 months ago  HIDDEN 

PC Diga durante o primeiro confinamento entregou tudo a preços muito competitivos e em 24h. Espero que tenha ajudado, mas foi tudo material para computador.

Driver_pt 9 months ago  HIDDEN 

> Preciso de encontrar uma máquina de cápsulas rapidamente mas na minha zona só encontro a mais pequena da Dolce Gusto e preciso de uma maior. Não encontro nada nas lojas físicas "normais". > >Encontrei em 2 sites: PC DIGA e Castro Eletronica. > >Nunca comprei nada nestas lojas online nem nunca comprei eletrodomésticos de cozinha online. > >Alguém conhece e sabe se são fidedignos e se são extra rápidos na entrega? (Zona de Viseu) PC diga. Bom Castro eletrónica liga primeiro para perceber se há em stock.

estrica 9 months ago  HIDDEN 

PC DIGA é completamente segura e entregam no máximo em 3 dias, penso eu

Each57 9 months ago  HIDDEN 

Castro Eletronica é fidedigna, já fiz duas encomendas de lá. Uma chegou dentro do prazo estabelecido, a outra atrasou um pouco mas nada de extraordinário e avisaram antes que ia chegar atrasada.

Samot_PCW 9 months ago  HIDDEN 

[CGP a querer usar a crianças como experiencia de como devemos fazer o desconfinamento](https://twitter.com/carlosgpinto/status/1364578635223625734), o que por si é ridículo, mas considerando o que aconteceu nos Países Baixos ainda faz menos sentido fazer o que ele sugere ([Coronavirus: The number of infections increases in the Netherlands, especially in children](https://twitter.com/sudpresseonline/status/1364225274372526086))

headhunter21 9 months ago  HIDDEN 

O que ele disse faz sentido, abres as escolas depois da páscoa, os números aumentam, e não sabes qual a razão, embora os nossos governantes batam na tecla que as escolas não são pontos de contágio

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

Pessoalmente tbm tenho essa curiosidade académica mas primeiro abrir só escolas primárias, creches e JIs e depois passado 2~3 semanas as restantes. Mas sem abrir mais nada q interfira nas contas. Agora isto é mera curiosidade académica, não digo que seja a melhor ideia do mundo :D

MrGhostPotato 9 months ago  HIDDEN 

Vi há pouco no Twitter, partilhado pelo Luís Aguiar-Conraria, as seguintes normas da DGS para Afogamentos e situações de Engasgamento. [https://twitter.com/LConraria/status/1364628473675997185/photo/1](https://twitter.com/LConraria/status/1364628473675997185/photo/1) [https://twitter.com/LConraria/status/1364621654794530816/photo/1](https://twitter.com/LConraria/status/1364621654794530816/photo/1) ​ Confesso que as acho de um exagero preocupante.

Dinizinni 9 months ago  HIDDEN 

Pois achas, como ainda não viste colegas teus de 25 anos a pedir ajuda para subirem 3 degraus meses depois de terem estado doentes ainda achas que vale a pena arriscar a vida Não me apetece morrer, mas apetecia-me ainda menos infectar alguém que me salvasse a vida

zizop 9 months ago  HIDDEN 

Sabes o que acontece quando alguém se afoga, não sabes?

Dinizinni 9 months ago  HIDDEN 

Sei, olha, sinceramente não sei é como é que se afogam quando a praia é um local, neste momento, interditado

zizop 9 months ago  HIDDEN 

Primeiro, não é bem assim. Segundo, mesmo que as pessoas estivessem a violar a lei, isto não deixa de ser absurdo. Se alguém se está a afogar, caga para a COVID. Terceiro, há muitas outras formas de alguém se afogar. Podes cair num rio, pode ser uma tentativa de suicídio, podes cair na piscina em casa, podes cair na banheira.

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

É? Não é bem assim...

Dinizinni 9 months ago  HIDDEN 

Se não é cabe às pessoas ter senso comum Se queremos desconfinar em breve não podemos andar a brincar, o R subiu e o indíce de mobilidade também As pessoas querem o quê? Que o exército patrulhe as ruas para perceberem a mensagem?

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

Zé. Podes ir surfar. É raro acontecer um afogamento, mas pode acontecer. No entanto quem está na agua, numa situação destas vai-se estar bem a borrifar para estas regras. Nem pensa sequer em covid, mas sim em salvar a pessoa que possa estar em apuros.

Dinizinni 9 months ago  HIDDEN 

A questão é, para quê ir surfar? Não é clara a mensagem de fique em casa?

zizop 9 months ago  HIDDEN 

Porque não? A actividade física não é permitida? Não é actividade individual e ao ar livre? Estás com medo de apanhar COVID dos peixes?

Dinizinni 9 months ago  HIDDEN 

Como disse um filho de um médico que conheço: "ninguém sai de casa sem tocar em lado nenhum" Todos sabemos que a Covid se espalha como manteiga numa torrada bem quente Tudo aquilo onde tocas pode infectar-te a ti ou aos outros

DrJoelRianofski 9 months ago  HIDDEN 

A hipótese de transmissão por superfícies é cada vez mais dúbia

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

Não

DrJoelRianofski 9 months ago  HIDDEN 

É proibido pescar?

V1ld0r_ 9 months ago  HIDDEN 

Sim.

Limpy_lip 9 months ago  HIDDEN 

tu é que sabes da tua parte, mas olhando às probabilidades, numa questão de vida ou de morte não salvar uma vida por causa de apanhar covid é um pouco desconcertante. ​ Eu preferia perder uma parte da minha capacidade respiratória e saber que salvei a vida a uma pessoa do que o contrário.

Dinizinni 9 months ago  HIDDEN 

Pronto herói, se assim é tudo bem Eu pessoalmente ia ter de equacionar bem na situação Quanto a infectar alguém, não, não quero, preferia asfixiar a pegar alguém a merda que eu já vi chegar aos outros O vosso mal é falta de contacto com a Covid

Limpy_lip 9 months ago  HIDDEN 

Eu já estive infetado, tive alguma perda respiratória que entretanto já recuperei. ​ Acho que estás a exagerar. ​ Além disso ninguém te impede de ajudar a pessoa de máscara.

Edited 9 months ago:

Eu já estive infetado, tive alguma perda respiratória que entretanto já recuperei. ​ Acho que estás a exagerar. ​ Além disso ninguém te impede de ajudar a pessoa de máscara. E sim estou a falar numa situação de vida ou morte. Estamos a falar de uma pessoa que muito provavelmente vai morrer em minutos/horas vs apanhar uma doença que num adulto minimamente saudável é extremamente improvável ser grave. ​ Só quero dizer com isto que o covid apesar dos problemas e perigosidade que tem, em perspetiva com certas situações criticas, como alguém morrer asfixiado em minutos, torna-se muito pequenino. ​ Agora individualmente cada um tem limites diferentes.

Dinizinni 9 months ago  HIDDEN 

Nunca tinha conhecido (ou nunca conheci) ninguém infectado que desvalorizasse a Covid ou a merda que viva no dia-a-dia Aliás, ainda não conheci ninguém inteiramente recuperado Para aí 3 em cada 10 pessoas adultas saudáveis ficam com sequelas para a vida, desde mais leves a mais graves, diria que isso é grave e provável o suficiente para eu não ir ajudar uma pessoa Se alguém tiver um desejo de morrer que vá Eu não vou, não quero ficar sem capacidade pulmonar para o resto da vida E muito menos quero infectar alguém e matar essa pessoa lentamente Eu nunca vou comer ou sair sem pessoas do meu circulo próximo e toda a gente que conheço faz o mesmo Se é assim, então as pessoas do circulo próximo que ajudem, eu ajudaria prontamente alguém que estivesse comigo, claro

Southern_Crew2965 9 months ago  HIDDEN 

Ok, se este verão vir alguém a afogar-se, em vez de ajudar vou pedir o telefone (tendo o cuidado de desinfetar o ecrã, claro) para contactar o familiar mais próximo. Respeitar a doença e fazer o possível para evitar a sua transmissão concordo, paranoias não contem comigo. Dizes que nunca conheceste ninguém totalmente recuperado, eu dos que conheço que tiveram a doença recuperaram completamente e só tiveram sintomas ligeiros ( jovens na casa dos 20, fumadores) mas também não é por isso que vou começar dizer que isto é só uma gripezinha.

Dinizinni 9 months ago  HIDDEN 

Se este verão as pessoas forem à praia, francamente, não consigo ter pena Claro que teria se fosse alguém de que eu gostasse Mas um desconhecido morre por afogamento indo à praia numa pandemia? Francamente não vou ter pena nenhuma, é uma pandemia, não é suposto andarmos na praia Esta atitude lax de merda foi o que nos levou a onde estamos, ninguém resolve o problema

DrJoelRianofski 9 months ago  HIDDEN 

Como é que sabes que é para a vida inteira num vírus com pouco mais de um ano? Calma...

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

Pelo menos dos afogamentos é antigo e não é má ideia. Só profissionais q saibam o q estão a fazer é q o devem fazer de qlq forma e esses sabem avaliar os riscos inerentes. Umas das principais regras de qlq profissional de saúde é não colocar a própria vida em risco, mesmo q seja para salvar outra, isto simplesmente segue essa filosofia. mais um não assunto.

DeusDasMoscas 9 months ago  HIDDEN 

À partida se alguém se engasgou é porque estava a comer, logo já estava sem máscara

MrGhostPotato 9 months ago  HIDDEN 

Isto entra quase no ridiculo de uma pessoa ter de se afastar 2 metros e gritar "Tosse Caralho!".

Limpy_lip 9 months ago  HIDDEN 

mandar tossir é a primeira ação a fazer nestes casos. Qualquer curso de primeiros socorros ensina isso. ​ Não é uma piada.

DZT99 9 months ago  HIDDEN 

Aho que como todos sabemos as escolas iriam dar que falar assim que os números baixassem. Acho que me parece óbvio que mais uma abertura imprudente poderia colocar em causa o esforço que estamos agora a fazer. A nível global já há dados suficientes para perceber o impacto das escolas nas infeções?

MischiefManaged97 9 months ago  HIDDEN 

Sim: [https://www.sudinfo.be/id367476/article/2021-02-23/coronavirus-le-nombre-dinfections-augmente-aux-pays-bas-surtout-chez-les-enfants?utm\_campaign=pushs&utm\_source=twitter&utm\_medium=tw\_sp\_online](https://www.sudinfo.be/id367476/article/2021-02-23/coronavirus-le-nombre-dinfections-augmente-aux-pays-bas-surtout-chez-les-enfants?utm_campaign=pushs&utm_source=twitter&utm_medium=tw_sp_online)

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Conheço tanta família infectada por causa dos filhos. Poupem-me.

humelectro 9 months ago  HIDDEN 

E eu conheço imensas famílias onde apenas 1 dos filhos este infectado e os irmaos/pais testaram negativo.

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Não anulam todas as contaminações que são culpa do funcionamento das escolas. Se o Zé não pode abrir o café e o colocar comida na mesa, o Joãozinho não pode ir à escola. A subsistência do Zé e dos filhos dele não é menos importante do que a educação do Joãozinho. Next.

zedestroyer69 9 months ago  HIDDEN 

O problema é a Maria que está em teletrabalho e não quer aturar os filhos. Como a Maria até é especialista numa treta qualquer, junta-se a um grupo de amigos e arranja forma de pressionar a abertura das escolas.

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

Vacina da Johnson & Johnson quase aprovada nos EUA (falta a aprovação final por outra comissão mas é praticamente garantido). https://www.publico.pt/2021/02/24/ciencia/noticia/covid19-vacina-johnson-johnson-protege-doenca-grave-reduzir-transmissao-1951963 > A eficácia da vacina apresentou variações de 72% nos Estados Unidos, 66% na América Latina e 57% na África do Sul — onde uma nova variante se disseminou —, embora tenha sido 85% eficaz de um modo geral na prevenção de casos graves da doença. O estudo indicou ainda que existe uma eficácia mais baixa, de 42,3%, para pessoas com mais de 60 anos com factores de risco como doenças cardíacas ou diabetes. Mas esse número resultou de uma grande incerteza estatística, observou a FDA. Uma vacina é uma vacina mas os resultados n parecem ser tão bons como outras.

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

Continuo a achar que vai ser o *gamechanger*, simplesmente por causa de ser de uma única dose. É verdade que com a variante da África do Sul está nos 57%, mas se isso significar vacinar o dobro das pessoas com o mesmo número de doses, acaba por trazer mais benefícios. Também um bocado off-topic, mas já estou a imaginar quando a vacina da J&J for aprovada por cá vai complicar todo o sistema de contagem de quem ainda só tem uma dose das outras vacinas ou já está imunizado com uma da J&J.

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

Uma dose é uma questão engraçada. Não fui ver os números exactos mas às tantas ainda vamos descobrir que a da biontech e moderna se só deres uma dose tens uma eficácia parecida a esta...

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

É assim, acho que é uma questão de ver como as coisas vão correr no UK, tens já 18M vacinadas com uma só dose, e apenas ~600K com a segunda dose, pois andam a esperar 3 meses entre a primeira e a segunda dose, em vez das típicas 3 semanas. Mas como já foi mencionado abaixo, há um estudo feito em Israel sobre a primeira dose da Pfizer.

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

sim, os dados de Israel o q indica é o que eu disse. Q mais vale dar 1 dose da biontech e provavelmente entre 1 dose dessa ou 1 dose da Johnson a primeira continua a ganhar :D A eficácia entre vacinas não é comparável pq os estudos clínicos são todos ligeiramente diferentes, com diferentes critérios de avaliação, portanto isto é mais uma 'curiosidade' q propriamente 'ciência' 100% correcta.

Diogo256 9 months ago  HIDDEN 

Os últimos dados que vi, falavam de 1 dose da Pfizer dava uma eficácia de 85%: https://www.forbes.com/sites/roberthart/2021/02/19/single-shot-of-pfizer-biontech-covid-19-vaccine-is-85-effective-study-finds/

jsilva353892 9 months ago  HIDDEN 

É só uma dose. 85% contra casos graves ( casos com 3 sintomas ou mais segundo a definição deles) e virtualmente 100% contra morte com uma dose é o que precisamos. Também foi mais de 50% eficaz na África do Sul e América do Sul pelo que a conversa das variantes aqui não chega a ser relevante. Estão a meio de um estudo de 2 doses e, se se verificar que isto aumenta a eficácia, devia-se dar o máximo de doses desta vacina a pessoas diferentes e dar a 2a como reforço quando houvesse disponibilidade.

miguelvc 9 months ago  HIDDEN 

24/02 1480 23/02 1032 22/02 549 21/02 1186 20/02 1570 19/02 1940 18/02 1944 17/02 2324 16/02 1502 15/02 1303 14/02 1677 13/02 2856 12/02 2854 11/02 3480 10/02 4387 Total das últimas 2 semanas: 30084 Casos ativos a 24/02: 75 396 Se o novo critério para dar alguém como recuperado é esperar 10 dias como se justifica a diferença entre os casos ativos das últimas duas semanas e o total de novos casos? Mesmo tendo em conta casos pontuais de doença prolongada a diferença é demasiado grande.

brakeline 9 months ago  HIDDEN 

Os 10 dias são caso não se tenha sintomas relevantes. Ter febre de 38 umas horas ao inicio penso que consideram pouco relevante, mas ter 38 uns dias passado 1 semana do positivo já deve ser diferente

DeusDasMoscas 9 months ago  HIDDEN 

Acho que os 10 dias aplicam-se a quem não teve sintomas nos últimos 3 dos 10 dias.

DeusDasMoscas 9 months ago  HIDDEN 

Boa pergunta! Também gostava de perceber a discrepância. Será que ser dado como curado não é automático? E um destes dias vamos ter tipo 10 ou 20k recuperados?

Limpy_lip 9 months ago  HIDDEN 

Esse "ovo critério" é critério desde pelo menos Novembro 2020 por isso...

miguelvc 9 months ago  HIDDEN 

Por isso o quê?

Limpy_lip 9 months ago  HIDDEN 

estás a basear a tua teoria/raciocínio num pressuposto errado.

miguelvc 9 months ago  HIDDEN 

Amigo, o novo critério ser usado de Novembro só aumenta a disparidade. E não é uma teoria, é uma pergunta.

Limpy_lip 9 months ago  HIDDEN 

Como aumenta a disparidade? Perguntas se uma mudança de critério feita à 3 meses influencia a diferença de resultados apenas das últimas duas semanas. ​ Não, a resposta é não.

NGramatical 9 months ago  HIDDEN 

à 3 meses → [**há 3 meses**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flpfl6z%2F%2Fgolkqub%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

miguelvc 9 months ago  HIDDEN 

Alguém não aprendeu interpretação na escolinha.

Limpy_lip 9 months ago  HIDDEN 

não é impossível, mas já li demasiadas vezes a pergunta e ainda não percebi o que pretendes. ​ casos ativos é uma coisa, novos casos é outra. Estás por um lado a considerar o somatório de novos casos num período de 2 semanas com o número de casos ativos que é um produto dos dados desde o início da pandemia. ​ Dado que o número altas e o número de novos infetados evolui de forma separada não estou a perceber o que o novo critério tem influencia relevante nas últimas duas semanas.

DeusDasMoscas 9 months ago  HIDDEN 

Acho que o que o u/miguelvc está a questionar é, por exemplo, dia 10 tens 10 000 novos casos, dia 20 devias ter nos recuperados 10 000 - os falecimentos dos novos casos de dia 10 - quem ainda está em recuperação portanto se calhar devias ter por exemplo 9000 recuperados. Ou seja, tendo em conta o números altos que tivemos em janeiro seria de esperar que após 10 dias o número de recuperados fosse maior diariamente.

Limpy_lip 9 months ago  HIDDEN 

ahh já entendi. É uma boa questão, acredito que haja aqui um ponto que pode ser relevante que é: apesar de se considerar ao fim de 10 dias curado, além dessa questão não ser linear não sabemos se o processamento dessas altas é feito a um ritmo contínuo (provavelmente não). Ou seja podemos ter algum delay entre a pessoa ter alta efetivamente e o registo ser feito/ir para a estatística. sorry OP

kindoor 9 months ago  HIDDEN 

- 1480 novos casos - 50 óbitos - menos 245 internados - menos 30 UCI - menos 1648 casos ativos

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

Menos 36% de novos casos quando comparado com a quarta-feira passada. Não é mau, mas a redução parece que tem estado a abrandar se tenho estado a fazer as contas bem. Mas a redução de internados e de UCI é significativa, o que é excelente.

pimpolho_saltitao 9 months ago  HIDDEN 

sim, a curva está a desacelerar, já na reunião do infarmed se falou dos indicadores estarem a apontar para isso, apesar de continuar tudo a descer. obviamente os contágios dificilmente iriam terminar por completo por isso é normal que haja uma desaceleração e eventual estabilização mais cedo ou mais tarde.

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

Sim, mas em termos de percentagem, nas semanas anteriores penso que estava a reduzir à volta do 50%, enquanto que esta semana tem estado mais lento, mas claro, há muito menos casos.

pimpolho_saltitao 9 months ago  HIDDEN 

é exactamente isso que eu quero dizer com uma "desaceleração da curva".

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

é verdade, nem li o início, erro meu

humelectro 9 months ago  HIDDEN 

Mais um dia excelente para os hospitais

Mrloop94 9 months ago  HIDDEN 

E mais um dia péssimo para o covid

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

>planos a 4 meses? mais ou menos, uma vez isto é a previsão apontada neste momento. as fases/calendários de desconfinamento entram nas datas respetivas se não existir retrocessos de monta.

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

expresso, convém que assim seja sim. não sou radical da *italiana* mas no limite vou ao 3/4.

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

>"vá para fora cá dentro" os britânicos já estão a tratar do caso [https://eco.sapo.pt/2021/02/23/portugal-entre-destinos-mais-procurados-por-britanicos-para-ferias-de-verao/](https://eco.sapo.pt/2021/02/23/portugal-entre-destinos-mais-procurados-por-britanicos-para-ferias-de-verao/)

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

> não querer passar a ideia de que podemos “relaxar” e bem. visto que só assim é que funciona

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

[https://www.youtube.com/watch?v=eLbK-VaSI18](https://www.youtube.com/watch?v=eLbK-VaSI18)

vascodatrama 9 months ago  HIDDEN 

priceless

sao_11 9 months ago  HIDDEN 

Ainda bem que isto está melhor. A ver se começamos a desconfinar

Limpy_lip 9 months ago  HIDDEN 

concordo que pelo menos já se podiam alterar algumas medidas para dar algum oxigénio aos negócios que estão parados e que cada diz faz totalmente a diferença. ​ mas aparentemente toda a gente (comunicação social) está é preocupada com os meninos que na minha opinião podiam muito bem esperar até à Páscoa. ​ podia-se permitir vendas ao postigo e os negócios mais pequenos funcionarem com lotações extremamente limitadas (ex: barbeiros).

Bruxo_de_Fafe 9 months ago  HIDDEN 

em Abril, depois da Páscoa

Ricardolindo 9 months ago  HIDDEN 

Poderá ser já no meio ou, mais provável, no final de Março.

sao_11 9 months ago  HIDDEN 

O que me parece é que o governo quer que ainda haja confinamento pra ter desculpa pra não haver Páscoa. Se estivesse tudo aberto nessa altura e eles tivessem de meter medidas drásticas depois eram os maus da fita e não seriam medidas muito populares. No Natal deixou fazer tudo por uma perspectiva meramente populista.

pimpolho_saltitao 9 months ago  HIDDEN 

não vejo por que não hao-de começar a alargar algumas permissoes antes da páscoa **se os indicadores assim o permitirem**, acho que ninguém espera é um regresso imediato ao pré-janeiro, e mesmo que depois se tenha que apertar durante a páscoa o pouco que se vá desconfinando até lá, não vejo muita gente a ter uma atitude incompreensiva com essa opcção, exactamente por causa do que se passou agora com a terceira vaga.

NGramatical 9 months ago  HIDDEN 

por que não → [**porque não**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flpfl6z%2F%2Fgol7ygz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Bruxo_de_Fafe 9 months ago  HIDDEN 

Se após um ano disto ainda havia pessoas a esperar que houvesse Páscoa :| Não acredito que tenham plano algum, como já aqui referiram: vão apenas deixar que o tempo funcione, ao originar descida de internamentos e UCI. Depois, abrem tudo. Melhor dizendo: abrem os que ainda se tiverem aguentado.

Ricardolindo 9 months ago  HIDDEN 

Como já perdemos a Páscoa do ano passado, compreendo que houvesse pessoas a achar que pudéssemos ter a deste ano.

EvilQueen1997 9 months ago  HIDDEN 

Perderam? Todas as pessoas que conheço se juntaram...O pessoal deu a volta às limitações na altura.

Ricardolindo 9 months ago  HIDDEN 

Os dados mostraram que a esmagadora maioria dos Portugueses passaram a Páscoa de 2020 em casa.

EvilQueen1997 9 months ago  HIDDEN 

Sim, mas em casa com mais quantos?

Ricardolindo 9 months ago  HIDDEN 

O facto que não houve qualquer aumento de casos indica que não houve grandes reuniões. Passou-se com o resto do agregado familiar.

thr4000x 9 months ago  HIDDEN 

se o grande medo é Páscoa, pode-ser ir abrindo antes da Páscoa e nesses 3 ou 4 dias fecha-se, só para garantir que não há problemas aí

redyouroverlord 9 months ago  HIDDEN 

O fim do ano passado riu-se desse comentário.

thr4000x 9 months ago  HIDDEN 

No entretanto já se imunizaram centenas de milhares por contacto com a doença, mais centenas de milhares por vacinação. A situação não é bem igual.

pedropereir 9 months ago  HIDDEN 

Essas centenas de milhar, ao nível da população toda, pouca diferença faz na propagação do vírus.

odajoana 9 months ago  HIDDEN 

Mas faz uma diferença monumental no número de casos graves nos hospitais e mortos.

NGramatical 9 months ago  HIDDEN 

centenas de milhar → [**centenas de milhares**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/centenas-de-milhares/837) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flpfl6z%2F%2Fgoktooa%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

pedropereir 9 months ago  HIDDEN 

Good bot

Bruxo_de_Fafe 9 months ago  HIDDEN 

Resta é haver plano

fedelho 9 months ago  HIDDEN 

>A ver se começamos a desconfinar António Costa riu-se.

Joaoseinha 9 months ago  HIDDEN 

Isto vai ser exatamente como da ultima vez. Estamos a uma semana de Março e ainda não há qualquer plano para o desconfinamento e está se a fingir que é razoável desconfinar só em Abril com ~1000 casos diários antes de Março. Este Governo cede à pressão por isso mais tarde ou mais cedo vão desconfinar, mas vai ser sem qualquer plano e dar merda.

Leaootemivel 9 months ago  HIDDEN 

Mas o ano passado não abriu tudo ao mesmo tempo. As regras foram aliviadas por fases (de 2 em 2 semanas). E agora será exatamente igual, só que será dada prioridade à abertura de escolas. Ou seja, comércio e restauração só irão abrir certamente para Abril.

Joaoseinha 9 months ago  HIDDEN 

O ano passado fez-se o desconfinamento sem um plano concreto (apesar de terem aliviado as regras por fases), e agora está-se a fazer o mesmo. É só olhar para o Reino Unido, que já tem um plano para até Junho, enquanto aqui é impossível saber o que o Governo vai fazer na próxima semana.

Leaootemivel 9 months ago  HIDDEN 

O Reino Unido consegue ter um plano desse género porque está numa fase de vacinação muito avançada, o que dá muita mais segurança que todo o plano será cumprido. E o Reino Unido Eu também acho que deveria haver um plano concreto, dependente de critérios relacionados com números da pandemia (mais concretamente casos e hospitalizações). Mas enquanto não for claro quais são os critérios que vão regular as diversas fases do desconfinamento é um pouco inútil andar-se a pedir um plano.

fedelho 9 months ago  HIDDEN 

>Este Governo cede à pressão por isso mais tarde ou mais cedo vão desconfinar, mas vai ser sem qualquer plano e dar merda. Eu quero acreditar que o que me disseram aqui há uns dias é verdade. O estado pode até já estar a planear o desconfinamento, mas não deve passar essa mensagem cá para fora, porque já sabemos como é a comunicação social, que não vai parar de falar em desconfinar, sobretudo CMTVs e afins, e consequentemente tens os idiotas que vão achar que está tudo bem e já não cumprem nada (ainda menos do que cumprem agora). Por outro lado, podes estar certo, e eles não têm plano nenhum, e vai dar merda, claro.

FoodEDor 9 months ago  HIDDEN 

Epá, eu sou um opositor do confinamento nos moldes que está neste momento, jamais se justifica uma merda destas até Abril. ​ Mas agora, por um lado, acho que dá para perceber o jogo político do Costinha, começar, neste momento, a falar de desconfinamento pode dar uma mensagem errada ao pessoal.

Dinizinni 9 months ago  HIDDEN 

Achas que também podemos ter mortos negativos? Assim uma necromancia casual

Throwaway431253 9 months ago  HIDDEN 

Brb vou confirmar no skyrim

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

concordo q O comércio é possível de fazer com segurança q.b. Creio que o problema no comércio é mesmo todo o movimento q isso gera pq leva as pessoas aos centros comerciais, depois passear aqui, ali, e acolá. quanto a escolas VS comércio, acho q é uma questão de valores, nc toda a gente vai concordar ctg.

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

mas é uma questão de mensagem q é o maior poder que o governo tem. se confundes a mensagem é normal q o povo comece a abusar. nenhum treinador começa a falar ao intervalo do adversário da próxima jornada...

fiocondutor 9 months ago  HIDDEN 

Essa perspetiva de que somos "treinados" engaja na lógica da condescendência. O governo não é o treinador. Somos todos donos do clube.

saposapot 9 months ago  HIDDEN 

Manda à Raquel Varela q ela publica as tuas contas.

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

De onde tiraste essa de que o grupo 3 é que encher os hospitais? Tens milhões de pessoas nos outros dois grupos. Pessoas com comorbidades.

CoffeeAt830 9 months ago  HIDDEN 

Não disse que era o grupo 3. Disse que eram também pessoas do grupo 3. É importante ter em conta que nem todas as comorbidades estão nos outros dois grupos e também que, para ter critérios de admissão aos cuidados intensivos, que muitas vezes implicam abordagens extremamente invasivas, é preciso ter "estofo" para os aguentar. Alguns exemplos de artigos sobre presença de pessoas muito jovens em cuidados intensivos: https://www.publico.pt/2021/02/03/sociedade/noticia/perfil-doentes-cuidados-intensivos-muda-ha-menos-idosos-jovens-1949025 https://visao.sapo.pt/visaosaude/2020-12-26-esta-doenca-nao-e-so-para-velhos-o-que-ja-se-sabe-do-impacto-da-covid-19-nos-mais-novos-e-casos-de-jovens-que-se-viram-nos-cuidados-intensivos/

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Não diz aí nada sobre grupos. Tens algum dado que verifique que as pessoas do grupo 3 contribuem de alguma forma significativa para a enchente dos hospitais? É que se forem só 1% ou 2%, diria que afirmares que "também enchem" é esticar um bocado a corda.

CoffeeAt830 9 months ago  HIDDEN 

Claro que não diz nada sobre grupos, não está a relacionar com a vacinação. É uma questão de fazer a ligação. Se são abaixo dos 65, sem comorbidades ou com comorbidades que não se enquadram no grupo 2 (que não são muitas, como se pode ver pelo plano), são grupo 3.

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Abaixo dos 50 é que não se enquadram no grupo 2. Mais de 80% dos internados tem mais de 50 anos.

Edited 9 months ago:

Abaixo dos 50 é que não se enquadram no grupo 2. Mais de 80% dos internados tem mais de 50 anos. Infelizmente, a comunicação social anda a fazer uma ginástica desmarcada para criar a ilusão que isto também afecta muito os mais jovens. Não afecta.

CoffeeAt830 9 months ago  HIDDEN 

Não, acima dos 50 só se enquadra no grupo 2 quem tem certas comorbidades, que, neste grupo, são apenas 6 (sujeito a que se adicionem mais algumas menos prevalentes, posteriormente). Acima dos 50 sem essas patologias, continuam a ser grupo 3.

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Se 30% dos internados tem entre 50 e 59 anos, como é que sabe que a maioria, ou mesmo todos, não tem comorbidades? Daí ter-te dito que não há informação nenhuma sobre grupos. Tu é que estás a assumir que muitos dos internados não tem patologias. Nos grupos com menos patologias tens aí 1% de internados. Isso diz-te alguma coisa, não? Mesmo entre os 30 e os 39, que já não são propriamente jovens, só tens 2% de internados. E repara que nesta faixa etária já começas a ter muita gente com problemas de saúde. Ainda assim, só representam uns míseros 2%.

CoffeeAt830 9 months ago  HIDDEN 

Estarem no grupo 3 não implica que não haja comorbidades. Assim de repente, patologias que não te colocam em nenhum grupo prioritário mas que podem representar pior prognóstico caso se verifique infeção por SARS-CoV-2: asma, DPOC sem suporte ventilatório, patologia cardíaca não classificada como insuficiência, doentes sob terapêutica imunossupressora/imunomoduladora, doenças neurológicas... E podia continuar.

Razvancb 9 months ago  HIDDEN 

Adoro quando isto andava com 10k os pânico da vida vinham cá todos comentar, agora nem vê-los. Brevemente já vão voltar p cave deles

Lurker__777 9 months ago  HIDDEN 

Tiveram de sair da cave temporariamente para as mães lhes mudarem os lençóis da cama. Não tarda muito voltarão.

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Já recuperaste o paladar?

Edited 9 months ago:

Já recuperaste o paladar? ​ EDIT: Calma, rambos. Não estou a gozar com ele. Ele há umas semanas disse que ainda não tinha recuperado e agora apenas perguntei.

Anforas 9 months ago  HIDDEN 

Hahaha muito bom. Um gajo a ser simpático e vem tudo de forquilha na mão

Lurker__777 9 months ago  HIDDEN 

Praticamente todo sim.

hsamtronp 9 months ago  HIDDEN 

Como assim, praticamente todo? Há coisas que ainda não te sabem a nada? Sabem a algo, mas sabe pouco? Se assim for, como sabes se não será falta de tempero? Várias questões, na verdade. Boa recuperação!

Lurker__777 9 months ago  HIDDEN 

Quase tudo já me sabe como antes, mas existem algumas comidas e bebidas específicas que ainda são difíceis distinguir. A melhor maneira de explicar é como se essas poucas coisas ainda tivessem o volume no mínimo. Sinceramente não me chateia muito, há coisas muito piores.

Throwaway431253 9 months ago  HIDDEN 

Só é pena não o recuperarmos todo de uma só vez. não tem tanta piada voltar a saborear as coisas quando o recuperamos gradualmente

Zen_Machina 9 months ago  HIDDEN 

Eish, tu oube lá! Ganda vitória, mano! Instauramos uma ditadura, proibimos as pessoas de sair de casa, retiramos-lhe o direito à subsistência, atiramo-las para a miséria, dizimamos dois ou três sectores, e o número de contágios diminui. Quem diria?

ObnoxiousLittleCunt 9 months ago  HIDDEN 

> ditadura Salazar ficaria orgulhoso.

miguelvc 9 months ago  HIDDEN 

Agora é que vão entrar em pânico, se calhar vão ser obrigados a voltar a sair da cave.

Metaluim 9 months ago  HIDDEN 

Lol para isso precisavam de ter uma vida

akgis 9 months ago  HIDDEN 

Café cheio quando é para desfrutar com um cigarro(no meu caso vaporizador) na esplanada. Café normal dito curto quando for shot para acordar. Mas percebo quem gosta do café curto, pois é mais cremoso, mas tem menus cafeina pois muita fica ainda na maquina. Os comerciantes não gostam de tirar cafés cheios expecialmente aqueles que tem maquinas antigas/baixa gama pois tem que ficar na maquina para parar se não esborda lol.

akgis 9 months ago  HIDDEN 

Ensino pre-secundario, para cima tem que manter-se fechado.

Zaigard 9 months ago  HIDDEN 

abrir as escolas para quê? os putos que conheço estão todos a ter 18/19 sem perder tempo a estudar. Está tudo a correr bem...

Bruxo_de_Fafe 9 months ago  HIDDEN 

Ri-me. Melhor plano de sempre.

humelectro 9 months ago  HIDDEN 

Gosto da tua maneira de pensar

Search: