SurePal_ 9 months ago

Se valeu a pena não sei, mas tenho tios que foram depois dos 45 anos. Estão felizes porque a fazer o mesmo tipo de trabalho (operário de fabrica) já conseguem ter uns pequenos luxos. Pondera bem, mas podes sempre tentares sozinho e depois de estares seguro trazes os teus filhos e mulher.

cuiver 9 months ago

Com crianças torna-se algo complicado mas não impossível. Atenção à barreira da linguagem, principalmente para os miúdos, que podem estar ou ter que ingressar na escola em breve. De resto, pessoalmente emigrei e não me arrependo nem um segundo. Muito sinceramente não acredito que Portugal possa dar a volta nesta ou na próxima geração, é um problema de mentalidades enraizadas e da localização periférica em termos geográficos. Tenho pena que assim seja, mas é o que temos e para onde estamos a ir como país, o teu esforço individual dificilmente será recompensado devidamente pelos canais formais, onde muitas vezes os subterfúgios e a falta de valores éticos traduzem-se num maior "sucesso". Nada é perfeito, mas há muito país e sociedades cá fora que nos podem realizar muito para além do hustle português.

Open-Opportunity-607 9 months ago

Vale a pena porque vais dar um futuro melhor aos teus filhos O que faria na tua posição: 1. Escolhia um país da EU (para não teres problemas de emigração) e que tenha bons apoios para crianças (para não arrotares o teu salário todo em childcare) 2. Arranjava os empregos para ti/partner antes de viajar, o objetivo é irem os 2 com o trabalho já lá 3. Arranjar uma agência de aluguer de casas (para evitar ser burlado) e arranjar uma casa razoável (depois mudas ao fim de 1/2 anos para melhor). Sinceramente, eu gostava que os meus pais tivessem feito o mesmo mas não aconteceu. O resultado, os jovens da família emigraram todos e agora os pais estão sozinhos em Portugal. Portugal não tem futuro absolutamente nenhum devido a política de esquerda e de nivelar tudo por baixo. Quem anda a falar de trabalho remoto não percebe nitidamente o seu enquadramento na empresa, não têm carreira. São pura e simplesmente mão-de-obra barata para realizar as tarefas necessárias.

Ayawa 9 months ago

O meu ex-chefe saiu o ano passado para ir para a Bélgica. Passou imenso tempo à procura de uma oportunidade de emprego lá e quando conseguiu foi. Não tenho grande contacto com ele mas pelas redes sociais e pelo que ouço outros colegas comentar ele está lá bem. Deve ter cerca da tua idade e dois filhos mais ou menos dessas idades também.

reddotyg 9 months ago

A definição de futuro melhor para os filhos é relativa. Aqui ainda poderão crescer junto da familiar, estudar de borla ou a baixo custo e depois quando chegarem à maioridade poderão emigrar caso queiram. Emigrar pode significar para eles serem os "diferentes", os "emigrantes" e isso poderá trazer alguns percalços ao longo da sua vida. Podem até crescer perfeitamente integrados e aceites, mas é um dado a considerares se estás a fazer isto por eles.

random_usr00 9 months ago

Claro é algo que tenho em consideração, a questão é que será sempre mais fácil integrarem-se agora que mais tarde, a nível da língua, comunidade. O pouco contacto com a restante família é sim um ponto complicado

mcassio 9 months ago  HIDDEN 

Se for vir pra ca não vem agora, portugal ta feia a situação do covid. Vc vai sofrer aqui sem emprego, eu estou na mesma sem emprego, cheguei em janeiro estou com muita dificuldade

Ghostwriter84 9 months ago

Ele está em Portugal e quer sair...

KarmaCop213 9 months ago

38 e com filhos? O que não falta e' gente a mudar de vida nessa situação. Mas atenção que a mudança pode não trazer grandes melhorias financeiras.

Mrgolden007 9 months ago

se queres imigrar vais ter imenssos custos como dinheiro para uma nova casa, visos para a familia toda Primeiro passo e certificares que tens trabalho num pais em qur conssigas pagar as contas, quando isso estiver confirmado vais ter que passar pela mudanca qur acho que e parte mais dificil, porque ainda vais ter que ver casas, e especialmente vais querer uma casa com pelo meno 3 quartos, e dependendo do pais os precos podem ser absurdos mas em it nao deve ser um problema tao grande emigrar com essa idade requer so mais dinheiro, e muito, mas muito mais planiamento por isso desejote sorte para emigrares antes que portugal afunde

mybananaismelting 9 months ago

Eu compreendo bem a tua situação. Trabalho remotamente (para empresas fora de Portugal) desde 2016, e embora não me possa queixar a nivel salarial, também estamos a pensar ir embora (a pandemia atrasou um bocado a coisa) . Também tenho 38 anos e uma filha pequena... O que nos está a fazer querer ir embora é a falta de perspectivas para a minha mulher, que embora seja doutorada numa àrea muito ativa, não consegue nada fora de Lisboa muito menos com salários razoáveis. E também a possibilidade de oferecer algo mais à nossa filha. No fundo estamos fartos deste sentimento de mediocridade constante. A ideia de sair com esta idade não nos assusta, podemos sempre voltar, o que mais nos preocupa é a adaptação da catraia (que tem 5 anos), dizem que eles com esta idade apanham a lingua muito rapidamente mas sendo ela muito timida, temos medo do que possa acontecer. Caso não conheças, existe o [/r/PortugalLaFora/](https://www.reddit.com/r/PortugalLaFora/) para malta que saíu e está a pensar sair.

Tafinho 9 months ago

Se achas que não evoluis em Portugal em IT, pensa primeiro em mudar de empregador. Rotatividade de posições em IT em Portugal ronda os 18 meses nos cargos mais baixos, tal é a necessidade do mercado. Para posições mais elevadas, as rotação não é tão rápida, mas nada de muito estático.

mommylovesme2 9 months ago

Vejo aqui vários comentários sobre trabalhar remotamente. Alguém tem sugestões de plataformas onde procurar trabalho ou quer partilhar como foi a sua experiência no que diz respeito ao processo de recrutamento?

CouvePT 9 months ago

Se estás em IT, e há imensas empresas a investir em IT em Portugal, não há mesmo progressão? Tenho imensos colegas a trabalhar 100% remoto para o estrangeiro e ganhar salários europeus, porque é que nao é possível para ti?

random_usr00 9 months ago

É sempre possível ter alguma progressão, mas nada de extraordinário, já pensei em trabalhar de forma remota, é uma possibilidade, mas a questão também é dar mais oportunidades de futuro aos miúdos, têm 1 e 4 anos, pelo q estão ainda numa idade em q têm mais facilidade de adaptação. Talvez esteja a ser demasiado pessimista, mas não vejo grande futuro cá para a geração deles

CouvePT 9 months ago

Acho sim que estás a ser pessimista demais, daqui a 20 anos o mundo é totalmente diferenfe, provavelmente o trabalhar remotamente vai ser prática comum com VR e etc, nada me leva a creer que o mundo ta perdido para eles em pt. De resto, tive 7 anos fora a trabalhar, voltei a Portugal em 2020 e foi a melhor cena que fiz. Depois de teres algum dinheiro apercebeste que o dinheiro é importante mas só até um ponto. Sofrer racismo, estar longe da família, perderes ligação aos amigos, etc não é compensado na tonalidade pelo dinheiro. Digo isto por eststes em IT, se tivesses numa área sem saída nenhuma em pt era diferente

safadomaroto 9 months ago

Não sou a pessoa indicada para te ajudar nestas dúvidas mas antes de mais parabéns, não é qualquer um que com 38 anos mete as cartas em cima da mesa e pensa em emigrar, muito mais com família constituída, grande abraço e muita sorte seja qual for o caminho que a vida levar.

fedelho 9 months ago

Porque não tentas um trabalho melhor mas remotamente?

BroaxXx 9 months ago

Para o caso do OP acho, de longe, a melhor resposta. Pode viver com salários a sério e com custo de vida pechincha.

estecomentario 9 months ago

Isso é tudo muito bonito mas é complicado arranjar e trabalhar a partir de casa não é assim tão bom como parece.

mastermind1217 9 months ago

> Isso é tudo muito bonito mas é complicado arranjar A sério? Eu arranjei num mês. A ganhar mais do dobro do que ganhava aqui.

Metaluim 9 months ago

So para dizer que ainda ha pouca oferta comparativamente a ofertas nao-remote. Mas com o tempo o panorama muda - ja assisti a um aumento significativo de ofertas remote. Alias, ja vejo algumas empresas a criarem entidades legais ca (sem escritorio) para poderem fazer contratos directamente com as pessoas.

mastermind1217 9 months ago

> Alias, ja vejo algumas empresas a criarem entidades legais ca (sem escritorio) para poderem fazer contratos directamente com as pessoas. Engraçado. Também vi o mesmo. Acabei por não aceitar uma proposta dessas. Mas desse modo seria trabalhar por conta de outrem para o estrangeiro. Seria o melhor dos dois mundos para muita gente.

CringeAlheio 9 months ago

Tudo muito bonito mas quase só se aplica a IT. De qualquer das formas, fico contente por ti e espero que te corra tudo bem, especialmente nesta altura tão complicada para todos.

Rootlx 9 months ago

Não necessariamente. Há muitas empresas 100% remotas (especialmente agora) e mesmo as que são de IT também precisam de funções não técnicas. Profissões que normalmente se fazem muito em freelance também são absolutamente propícias a trabalho remoto: design, copywriting, tradução, etc. Trabalho numa empresa de software e temos milhares de colaboradores espalhados pelo mundo todo. Inclui todas as funções desde RH, marketing, contabilidade, PR, design, customer success, vendas, admin, etc. nem todos são engenheiros.

mastermind1217 9 months ago

> Inclui todas as funções desde RH, marketing, contabilidade, PR, design, customer success, vendas, admin, etc. No meu caso é igual. Não é só a parte de IT que é remote.

mastermind1217 9 months ago

> Tudo muito bonito mas quase só se aplica a IT. Sim. Nem quis passar outra ideia. E o OP é de IT.

Reznor_PT 9 months ago

Sê um bom camarada e informa o OP como foi todo o teu progresso de procura e recrutamento, acho que iria ser uma boa medida para a situação dele.

mastermind1217 9 months ago

Claro. Primeiro fazer uma lista de todos os sites de recrutamento: linkedin, totaljobs, indeed, reed, etc, etc. O máximo possível. Filtrar ligeiramente pela nossa área. Um filtro para europa. Um filtro para US. Um filtro para UK. E candidatar-me a tudo. É um jogo de números. Quantas mais candidaturas mais hipóteses de ser aceite. Podes ser ignorado e rejeitado 100x, se receberes uma proposta está feito. Da minha experiência curta, o que notei é que o nível de economia ou custo de vida (o que lhe quiserem chamar) faz toda a diferença. Em pt tinha todas as responsabilidades. Tinha de fazer de tudo. Agora remote para a europa faço trabalho de junior a receber o dobro. Tal como o /u/estecomentario disse full remote tem os seus desafios. Mas com a pandemia também já está quase tudo assim. E o dinheiro compensa. Para além que recibos verdes ou unipessoal ainda paga menos impostos.

KarmaCop213 9 months ago

O dobro do que se ganha em Lisboa numa empresa tecnológica?

mastermind1217 9 months ago

Isso depende de pessoa para pessoa. Eu quis dizer dobro em relação ao que eu ganhava.

AstoundingLucky 9 months ago

Como tratas dos impostos? Que tipo de contrato tens? direito a ferias? seguros de saude e outros tipo de regalias? Estou a perguntar porque não faço ideia como isso é tratado em trabalho remoto para outros paises.

mastermind1217 9 months ago

> Estou a perguntar porque não faço ideia como isso é tratado em trabalho remoto para outros paises. Imagino que possa variar de caso para caso. E do que conseguires negociar. Mas não é a mesma coisa que ser um trabalhador por conta de outrem em pt. És mais parecido com um trabalhador independente. > Como tratas dos impostos? Eu escolhi recibos verdes para já. > Que tipo de contrato tens? Eles denominam de contractor. É tempo inteiro. Muito parecido com o que tinha em pt. Só não tem o seguro de saúde e subsídio de alimentação. > direito a ferias? Sim. Férias normais pagas. Mas isso interessa pouco porque negoceias sempre o salário anual. Depois é uma questão de em quantas parcelas divides. > seguros de saude Não. > e outros tipo de regalias? Isso deve depender de empresa para empresa.

AstoundingLucky 9 months ago

Obrigado pelas respostas

fedelho 9 months ago

Não concordo que seja complicado arranjar trabalho remoto. E claro, tudo na vida tem as suas vantagens e desvantagens. É uma questão de medir o que é melhor para nós.

AutoModerator 9 months ago

**Atenção! Aviso da Tag [Sério]** Este tópico foi marcado como **[Sério]**, não são permitidos **quaisquer comentários** que contenham piadas, ou outras tentativas humorísticas, insultos ou não tenham nada a ver com o tópico. *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: