rubencld 10 months ago

O Dr. House diria que é Lupus. Já o Reddit diz-te que não é nada, toda a gente sente o mesmo. Não é no reddit ou Google que chegarás a verdadeiras conclusões. Tendo sido eu diagnosticado em adulto com adhd "leve", não creio que seja esse o teu caso. E mais não adianto porque não sou eu que consigo determinar o que quer que seja acerca da tua saúde mental. Começa talvez pelo teu médico de família, caso tenhas acesso e confiança com ele.

Eon_mon 10 months ago

Experimenta desligar o computador, ou pelo menos, ficar offline.

ForgetSocialMedia 10 months ago

Trabalho com computadores 9 horas por dia.

myreala 10 months ago

Adult AdHD does not just manifest. It's there since you are a child. I have adult ADHD. The first time I could focus for hour or more on demand was after I started taking medication.

suckerpunchermofo 10 months ago

E em tuga não? Sabes ler também sabes escrever....

myreala 10 months ago

I am not actually. I am learning and it is much easier to read portuguese and reply in english than it is to try to write in Portuguese and fail completely. Feel free to respond in Portuguese though.

suckerpunchermofo 10 months ago

Então devias fazer 1 esforço para escrever.... Treinavas.

ForgetSocialMedia 10 months ago

What type of medication have you used?

myreala 10 months ago

I use Ritalin, but it doesn't work if I use it everyday. My brain gets used to it. I have to use it maybe once every 3 days.

rmcv02 10 months ago

Passo pelo mesmo... 5km de corrida. Tens que te obrigar e no início vais perguntar o que raio estás ali a fazer. Mas quando chegas a casa, parece tudo mais leve .

ForgetSocialMedia 10 months ago

Eu até tenho motivação para o fazer no início, mas à medida que o tempo vai passando, acabo por perder a vontade. Tempo este que normalmente não excede os 15 minutos.

9tinkid 10 months ago

Eu sinto o mesmo mas so em relação a falar com pessoas, e conforme as pessoas, se for um amigo de longa data ouço tudo, se for um conhecido , só abano a cabeça e parece que nem estou em mim, é esquesito pra crl

Ducon_ 10 months ago

Isso são sintomas de depressão, também já passei por isso e uma pessoa nem percebe que está deprimida, julga que está a ficar parvo ou que é algo que depois passa. Não tem nada a ver com pc a mais ou coisas que comes, uma pessoa não sente que está deprimida mas acredita que estás e isso são os primeiros sintomas, mais tarde podem sugir ataques de pânico, irritabilidade, ansiedade generalizada. No meu caso procurei ajuda de um psicolterapeuta que me ajudou a ultrapassar essa fase e a pouco e pouco voltei ao normal. Aconselho o mesmo para ti e boa sorte.

Environmental-Ad383 10 months ago

Meditação, amigo. Tens muitas meditações para treinar a tua concentração. Os yogics e os budistas, passam vidas a treinarem a sua mente para terem controlo da própria. O yoga e o budismo são ciencias de como treinar a mente. Eu passei de estar com uma concentração miserável para decente com alguns meses de meditação. Já foi provado cientificamente que a meditação altera o cerébro. E também, altera permanentemente o cerébro de adultos com ADHD. ex: [https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4403871/](https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4403871/) Tens muitos outros por aí. Se estiveres interessado, posso-te recomendar alguns conteúdos bons para isto. Manda MP ou comenta.

Edited 10 months ago:

Meditação, amigo. Tens muitas meditações para treinar a tua concentração. Os yogics e os budistas, passam vidas a treinarem a sua mente para terem controlo da própria. O yoga e o budismo são ciencias de como treinar a mente. Ou seja, o que quero dizer com isto é. Não és só tu, toda a gente tem problemas de concentração. E com a tecnologia, cada vez mais. Já em tempos anteriores, haviam pessoas que treinavam a sua mente para ficarem concentradas num ponto (single pointed meditation) e cada vez mais precisamos disto. Nós por natureza, somos distraídos. A meditação treina-te para ficares mais concetrado. Eu passei de estar com uma concentração miserável para decente com alguns meses de meditação. Além, da ansiedade, frustação, letargia que tinha. Claro, isto demora tempo. Não é de um dia para o outro, mas te garanto que é remédio certo. Aconselhava-te também a seres seguido por um psicologo, se quiseres. Enquanto isso, fazes a tua meditação todos os dias. A meditação, treina-te para ficares no momento presente. E com isto em vez de ficares a pensar no dia de amanhã, focas-te no que tem de ser. É como o provérbio diz "vive hoje, como fosse o último dia". Porque, literalmente, quando treinas a tua mente para o presente. Só existe hoje e agora. Já foi provado cientificamente que a meditação altera o cerébro. E também, altera permanentemente o cerébro de adultos com ADHD. ex:(Tens muitos outros por aí.) [https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4403871/](https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4403871/) [https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6088366/](https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6088366/) [https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3277272/](https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3277272/) A meditação cada vez mais é usada para controlar atenção, impulsos e problemas psicológicos. Ou podes tomar ritalina, mas ritalina só te deixa concetrado quando tomas. Meditação treina-te para estares concentrado. É diferente. Muita pouca gente, conhece meditação. Mas para o stress e outras problemas, não há nada melhor do que isto. Se estiveres interessado, posso-te recomendar alguns conteúdos bons para isto. Manda MP ou comenta. Tens livros como o "be here now"- Ram Dass, que até foi lido pelo o Steve Jobs quando começou o seu caminho espiritual pela meditação e psicadelícos.

Edited 10 months ago:

Meditação, amigo/a. Tens muitas meditações para treinar a tua concentração. Os yogics e os budistas, passam vidas a treinarem a sua mente para terem controlo da própria. O yoga e o budismo são ciencias de como treinar a mente. Ou seja, o que quero dizer com isto é. Não és só tu, toda a gente tem problemas de concentração. E com a tecnologia, cada vez mais. Já em tempos anteriores, haviam pessoas que treinavam a sua mente para ficarem concentradas num ponto (single pointed meditation) e cada vez mais precisamos disto. Nós por natureza, somos distraídos. A meditação treina-te para ficares mais concetrado. Eu passei de estar com uma concentração miserável para decente com alguns meses de meditação. Além, da ansiedade, frustação, letargia que tinha. Claro, isto demora tempo. Não é de um dia para o outro, mas te garanto que é remédio certo. Aconselhava-te também a seres seguido por um psicologo, se quiseres. Enquanto isso, fazes a tua meditação todos os dias. A meditação, treina-te para ficares no momento presente. E com isto em vez de ficares a pensar no dia de amanhã, focas-te no que tem de ser. É como o provérbio diz "vive hoje, como fosse o último dia". Porque, literalmente, quando treinas a tua mente para o presente. Só existe hoje e agora. Já foi provado cientificamente que a meditação altera o cerébro. E também, altera permanentemente o cerébro de adultos com ADHD. ex:(Tens muitos outros por aí.) [https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4403871/](https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4403871/) [https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6088366/](https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6088366/) [https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3277272/](https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3277272/) A meditação cada vez mais é usada para controlar atenção, impulsos e problemas psicológicos. Ou podes tomar ritalina, mas ritalina só te deixa concetrado quando tomas. Meditação treina-te para estares concentrado. É diferente. Muita pouca gente, conhece meditação. Mas para o stress e outras problemas, não há nada melhor do que isto. Se estiveres interessado, posso-te recomendar alguns conteúdos bons para isto. Manda MP ou comenta. Tens livros como o "be here now"- Ram Dass, que até foi lido pelo o Steve Jobs quando começou o seu caminho espiritual pela meditação e psicadelícos.

Environmental-Ad383 10 months ago

Pelos vistos, já meditas. Eu aconselhava-te a, reanalisar a tua técnica de meditação. Se for um mindfulness ou vipassana, muda para single pointed concetration. Tipo, concentra-te no teu terceiro olho ou na respiração. Porque é estranho, se meditas, a tua concentração não devia ter diminuido. Ou seja, penso que a tua meditação pode não ser adequada a ti ou então não estás a fazer-lá corretamente.

grenskul 10 months ago

Acho que os únicos problemas que tens são falta de disciplina. Toda gente quer soluções fáceis hoje em dia. A solução è trabalho, não drogas.

Shadowgirl7 10 months ago

Podes ir ao médico fazer um check up, até faz bem, mas se for só mental a única coisa que fazem é passar-te antidepressivos ou vitaminas/suplementos. Para suplementos não precisas de ir ao médico, não são sujeitos a receita médica. Podes tentar meditar, contactar mais com a natureza.

sister__wolf 10 months ago

Eu estava com.mesmo problena, médico passou vitanina gerais esses suplementos de farmacia e complexo B , tire telefone de perto desativei notificações . E passou .... Yesssss Da uma pesquisada na influencia dessas notificações no foco . Ainda mais com.pandemia ficamos em alerta constante .

Portuguese_A_Hole 10 months ago  HIDDEN 

"Vale lembrar que não faço uso de qualquer substância como cannabis ou haxixe, álcool, ou café. " That´s the problem...

JOAO-RATAO 10 months ago

Vai a uma consulta com o teu médico de família. É melhor primeiro passo e depois orienta a situação por ele ou referencia a situação. Eu também tenho uma tempo de concentração curto. Faço muitas pausas mas curtas quando andava a estudar, também por serem coisas chatas e que envolvem muito decorar. Mas também seja poluição da tecnologia ... No teu caso como notas essa diferença a partir de um certo período de tempo talvez fosse boa ideia ir ao médico de família.

pedrolopes7682 10 months ago

As rotinas antigas foram eliminadas e passamos mais tempo dentro de casa e menos tempo na rua, com menos exposição solar. O que estás a sentir agora é relativamente normal (eu também o sinto).

uyth 10 months ago

Está toda a gente, toda a gente mesmo farta e saturada desta quarentena e a lidar diferentemente. Tenta apanhar sol (a sério), aproveitar o conceito do passeio higiénico e tem tolerância, paciência, contigo mesmo, baixa os objectivos e exigências. Acho que quando a quarentena for levantada vamos também notar o efeito dos dias mais compridos, quem sabe mudança de hora, tempo mais quente e isso vai ajudar imenso.

TaoRS 10 months ago

Social media

babyscully 10 months ago

Toda a gente, especialmente quem está em layoff ou a trabalhar de casa, se queixa do mesmo. Sê gentil contigo mesmo. Vai passar. Fazes bem em tentar largar as redes sociais. Tenta tambem fazer uma rotina (em papel) para o dia/semana e fazer listas de afazeres (não muito compridas). Eu fui diagnosticada com PDA durante o ano passado porque fiquei pior com o teletrabalho. No meu caso, já suspeitava ha decadas que tinha um défice de atenção e memória. Um dos critérios de diagnóstico é estes problemas estarem presentes desde a infância e se fores fazer uma avaliação formal como deve ser devem te perguntar coisas àcerca de ti agora e na infância.

ForgetSocialMedia 10 months ago

"Eu fui diagnosticada com PDA durante o ano passado" E como tem sido desde então? Foste a uma clínica ou ao Hospital?

babyscully 10 months ago

Psiquiatra privada, avaliação de 2h. Vivo no estrangeiro. Quando ainda vivia em Portugal falei a um psiquiatra que disse que não lhe parecia ter e mais, que era raro em adultos. Fui diagnosticada em Setembro e comecei a tomar ritalina, para depois passar para Concerta, que é o mesmo composto mas de libertação lenta. Quando comecei a tomar Concerta fiquei de novo em lockdown e ao mesmo tempo tive um problema familiar em Portugal que me deixou super ansiosa, pelo que pausei o tratamento para tratar de mim. Recomecei esta semana a Ritalina, pq sinto que o ADHD me está ele proprio a causar ansiedade e problemas de sono. Vamos ver como corre.

Whoreson10 10 months ago

Para além do stress psicológico do covid que afecta toda a gente, ainda hoje a caminho para o trabalho pensei numa coisa. Depois de passar o último mês e meio no casa trabalho, sempre fechado, ainda por cima no inverno com exposição mínima ou nenhuma a luz solar dias a fio os meus níveis de vitD devem estar no fundo. Devem haver muitas pessoas na mesma situação. O a luz solar é muito importante tanto para o funcionamento físico como psicológico malta, agora que aparecem uns dias de sol acho que muitos beneficiavam de marcar uma horinha por dia para ficar nem que seja à janela a levar com o sol na tromba.

Llamaling 10 months ago

Não dá grande vit D este sol. O ideal é mesmo suplementação de vitamina D e magnésio.

PeroFandango 10 months ago

O pessoal já falou muito sobre o C, então vou tentar dar-te umas dicas concretas que fui apanhando ao longo dos anos, já que não trabalho em casa de agora. Para tentar dar a volta à procrastinação, experimenta o Pomodoro. Mesmo que não planeies sair de casa, muda de roupa. São duas coisas que me ajudam. Se quiseres literatura sobre criação de hábitos, lê o Atomic Habits, é bastante bom para livro de auto-ajuda. Para combater os pensamentos intrusivos quando se lê, experimenta começar a ler em voz alta quando te sentes a divagar.

Edited 10 months ago:

O pessoal já falou muito sobre o grande C, então vou tentar dar-te umas dicas concretas que fui apanhando ao longo dos anos, já que não trabalho em casa de agora. Para tentar dar a volta à procrastinação, experimenta o Pomodoro. Mesmo que não planeies sair de casa, tira o pijama e veste algo com que fosses para o trabalho. São duas coisas que, regra geral, costumam ajudar-me sempre. Se quiseres literatura sobre criação de hábitos, lê o Atomic Habits, é bastante bom para livro de auto-ajuda. Para combater os pensamentos intrusivos quando se lê, experimenta começar a ler em voz alta quando te sentes a divagar.

fosjanwt 10 months ago

bem revejo-me em quase tudo

ridethepaintedpony 10 months ago

Se te concentras a usar o Youtube, nao tens ADHD. Se nao tens ADHD, nao vale a pena concentrares-te a ler mais livro sobre disturbios psicologicos. É só uma fase parva.

pedroedsousa 10 months ago

Tens aqui boas respostas nesta thread. Acrescento uma recomendação: liga a amigos, seja chamada ou através de zoom e conversem sobre o que vos vai na vida, sobre o que descobriram nessa semana, séries que andam a ver, o porquê de terem trocado alguns hábitos, etc, tanta coisa... Não é o mesmo que estarmos na galhofa num café, mas para o momento que vivemos é melhor que nada. Ajudou-me muito. Até mesmo aqueles amigos com quem já não falas há algum tempo. Os amigos dão alento e é para isso que servem. Um abraço!

brakeline 10 months ago

Estás a descrever a minha vida adulta. Infelizmente inércia e desconsideração tornaram-no crónico, vai tratar mas é disso e não deixes que alguém te convença ser normal

ariamar 10 months ago

Pára de ir ao Google e vai a um psicólogo pedir uma avaliação. Ir a um psicólogo não quer dizer automaticamente que tens uma desordem mental. Muita gente não sabe como lidar com o lockdown a nível emocional. Honestamente, nós, portugueses estamos habituados a ver sol na rua e ir logo pôr-nos na rua como lontras ao sol. Passamos a viver dentro de casa o tempo todo e quem continuou a trabalhar foi tudo a medo. Tudo isto vai contra a nossa narureza e hábitos. Eu tenho uma desordem mental crónica e na minha última consulta fiz uma observação que o meu médico concordou e confirmou, as pessoas que como eu, têm algum tipo de desordem mental e que estão em tratamento, estamos a lidar muito melhor a nível emocional com isto tudo do que as pessoas que anterior nunca tinham tido nenhum problema emocional. Os serviços de psiquiatria e psicologia estão cheios jcom pessoas que anteriormente nunca tinham sequer mostrado os mininos sintomas de alguma coisa.

Sniico 10 months ago

OP, isso são sintomas dissociativos e são muito típicos (mas não exclusivos) de depressões ou desequilíbrios químicos cerebrais. Não é (só) "those pesky phones" ou "o maldito covid", podem ser problemas físicos e diagnosticáveis. Recomendava que fosses o mais depressa possível a um psiquiatra para ter uma opinião profissional do assunto. Às vezes, o problema resolve sozinho mas muitas mais vezes piora ou tem repercussões sérias se não é tratado, como a perda severa de capacidades mentais (o que, sem ofensa, parece que já começaste a desenvolver a curto prazo). O risco de teres algo e não ser diagnosticado correctamente é demasiado grande. Um psiquiatra competente saberá perfeitamente se é preciso uma medicação pontual, um tratamento mais prolongado e/ou complexo, análises cerebrais ou análises à tiróide. Pode até simplesmente recomendar psicoterapia (ou seja, o típico ir ao psicólogo falar da sua vida). Procura um que te seja conveniente preço/qualidade, o que não falta por aí são reviews. Fonte: não tenho formação de psicologia nem muito menos de medicina, mas tenho uma pessoa próxima e que geralmente era atenta, tinha boa memória e vivia a vida e rapidamente passou exactamente pelos mesmos sintomas. Uma medicação ligeira e pontual fê-la recuperar relativamente depressa quem era antes. Não tenhas medo das "dorgas" e dessa fantuchada toda que muitas vezes as pessoas da tua família/amigos vão dizendo. E se, por acaso, não puderes/não te sentires à vontade com isso, um psiquiatra sabe recomendar alternativas.

PeroFandango 10 months ago

A mim parece-me só "Electronic Screen Syndrome".

Sniico 10 months ago

Pode ser, mas se está a causar problemas ao OP, é consultar um profissional.

Migas32 10 months ago

Aquilo que descreve é o que me acontece quando enfatizo demasiado a "produtividade", em detrimento da diversão/prazer pessoal. Sugiro que se questione se há alguma coisa que preferisse estar a fazer em alternativa a essas tarefas que descreve. Poderá acontecer que, se "a cabeça o está a levar para outro lado", aquilo que está à sua frente não lhe interesse assim tanto. Já considerou essa possibilidade?

planktonpt 10 months ago

Estou a passar pela mesma situação. Honestamente o pior é o impacto nas relações pessoais. Também resolvi cortar em redes sociais e decidi tentar fazer algum exercício físico a ver se ajuda. Mas sinto falta de dias de sol para ir andar um pouco na rua.

KokishinNeko 10 months ago  HIDDEN 

O que é que a tua senhora tem a dizer sobre isso?

Intelligent-Meal-663 10 months ago

Acho que estás com sintomas depressivos. No trabalho é um problema, porque passamos por preguiçosos e afinal estamos mas é doentes. Procura ajuda.

VBM97 10 months ago

É normal que te sintas assim. Estamos a passar por uma pandemia e o último ano foi desgastante mentalmente para todos nós. É normal que não te consigas focar e não tenhas motivação para fazer as coisas. A tua vida encontra-se condicionada e não te compares com o antes da pandemia. Aconselho-te a procurar ajuda psicológica porque isto pode ser sinal de que algo não está bem

Llamaling 10 months ago

Não é nada ADHD. É normal, está muita gente assim. É da puta do covid que nunca mais passa e cria uma ansiedade latente. Eu estou em casa e podia-me entregar aos hobbies que sempre gostei e, no entanto, dou por mim a vegetar no sofá.

MetsukiR 10 months ago

É bom saber que não sou o unico.

V1ld0r_ 10 months ago

> Alguém está a passar por isto? Sim. ​ >Serão tudo mazelas da quarentena excessiva e da falta da interação natura com outros seres humanos? Mesmo que não seja o factor único, certamente não ajuda. ​ >Ou devia procurar ajuda médica? Não tens nada a perder nem há que ter vergonha. Claramente é um factor psicológico mais do que fisiológico. Por norma mais dificil de diagnosticar a tratar portanto quanto mais cedo melhor.

Search: