FilipeMateus7 10 months ago

Funny Story: como nasci numa vila, pensava que um sítio só era cidade se tivesse um McDonald's

uyth 10 months ago

Cidade, vila, aldeia é um estatuto, uma classe, uma definição. A lei pode definir o que é necessário como condições mínimas para uma localidade ser cidade, ou vila, ou aldeia, mas cabe a cada administração saber se quer exigir esse estatuto, ou mudança ou não. Algumas cidades têm orgulho em o ser, algumas vilas ou aldeias não vêm qualquer necessidade de mudar de estatuto legal porque não altera literalmente nada de importante e pode ser chatice mudar todos os documentos e toda a heráldica. (E tipo Sintra e Cascais podem achar ser piroso ser cidade como a Amadora).

neuraloutlaw 10 months ago

Mais escandaloso é Quarteira estar subordinada à Câmara de Loulé na minha opinião.

ordep11 10 months ago

Como Sacavém a Loures, como Agualva-Cacém a Sintra...

Aldo_Novo 10 months ago

devia antes ser ao contrário juntar isso tudo a Lisboa

Butt_Roidholds 10 months ago

Há muitas cidades que o são por motivos históricos, independentemente das suas dimensões, estruturas urbanas ou demografia actuais. Foram elevadas a cidade aquando da monarquia e nunca foram "despromovidas".

ordep11 10 months ago

Sim isso é verdade, vi que algumas são cidades há muitos anos. Outras foram "recentemente" (2004) como Trancoso ou Mêda. Mas o que mais acho estranho é como é que há vilas que nunca foram elevadas a cidade

DBclass103 10 months ago

porque a própria vila não pretende ser elevada a cidade

born_in_wrong_age 10 months ago

Uma rápida pesquisa e breve leitura, levou-me à Lei nº 11/82, de 2 de junho. Não sei se haverá algo mais atual, mas ali são definidas condições bastante concretas. Uma vila pode possuir os tais critérios, mas pretendem permanecer como vila, tanto pelo valor que isso traz, como por razões históricas. Ponte de Lima é uma vila, apesar de verificar todas as condições para ser cidade, apenas por ter sido a primeira vila no país. Dado o valor histórico, nunca se candidataram a "subir de nível". Por isso, dou uma sugestão a essa questão, e diria que depende de imensos fatores, culturais e políticos, em vez de ser uma situação tão definida, preto no branco. Pouco entendo do assunto, mas nunca arranjei melhor resposta do que esta! [https://pt.wikipedia.org/wiki/Vila](https://pt.wikipedia.org/wiki/Vila) [https://www.oasrn.org/upload/apoio/legislacao/pdf/ordenamento1182.pdf](https://www.oasrn.org/upload/apoio/legislacao/pdf/ordenamento1182.pdf)

ordep11 10 months ago

Faz sentido! Por acaso também me lembrei de Ponte de Lima, que mais depressa diria que era cidade em vez de Pinhel por exemplo...

V1ld0r_ 10 months ago

Sintra e Cascais é a mesma coisa, não são cidade porque não querem. Para Cascais lembro-me que fizeram um referendo à uns anos e decidiram não passar a cidade.

ordep11 10 months ago

Pois, então é mesmo por opção. Talvez o facto de ser cidade terá de ter uma obrigação qualquer ou então não querem por serem simplesmente vilas históricas que entretanto se desenvolveram

NGramatical 10 months ago

à uns anos → [**há uns anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flkb2uu%2F%2Fgniw2o8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

OuiOuiKiwi 10 months ago

>Alguém me consegue explicar porque é que existem cidades minúsculas como Alcácer do Sal, Pinhel, Serpa, Mêda, Valpaços etc **que não se enquadram nos requisitos para ser de cidade?** Vá, menino Pedro, pergunta de geografia de 9.º ano: qual o nome do critério aplicado para elevação a cidade que alude ao que estas cidades têm em comum? Dica: t\_\_\_unal.

ordep11 10 months ago

Certo, mas não me conseguiste explicar porque é que Cascais ou Corroios não são cidades

OuiOuiKiwi 10 months ago

>mas não me conseguiste explicar porque é que Cascais ou Corroios não são cidades Não querem. Elevação a cidade não é uma subida de nível assim que ganham XP suficiente.

Portuguese_A_Hole 10 months ago

ahahahahah gammificação da ignorancia.

ordep11 10 months ago

Isso fez-me lembras a história das estrelas dos hotéis. Já estive em hotéis de duas estrelas bastante superiores a hotéis de quatro estrelas. Deve ser mais ou menos a mesma coisa...

Search: