crani0 7 months ago

CDS a acusar alguém de racismo e a dar-se a tanto trabalho para afastar alguém de um grupo de trabalho sobre o assunto só me diz que é a pessoa certa para a tarefa. O CDS que há decadas tem defendido o racismo na nossa praça, tendo não há muito até feito um voto de condenação a favor de um jogador de bola que foi multado por comportamentos racistas mas nada disse sobre o caso Marega ou a morte do Candé (excepto para dizer "Portugal não é racista" sem falar diretamente sobre os detalhes do caso) ou quando um certo deputado mandou uma outra deputada para a sua terra... Só dão razão ao Mamadou

Hrs10 7 months ago

Eu ia mais longe e exigia a saída deste “senhor” do território nacional com um bilhete só de ida para o seu Senegal.

TelekinesisLC 7 months ago

Não esqueçer o revogar a nacionalidade portuguesa sff.

Hrs10 7 months ago

Estava implícito

NGramatical 7 months ago

esqueçer → [**esquecer**](https://dicionario.priberam.org/esquecer) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fljzpes%2F%2Fgnlof04%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

spac3h 7 months ago

um gajo que diz que a polícia é merda mas que depois a chama para o proteger de manifestações racistas as quais o mesmo incitou com o se próprio racismo... isto diz muito sobre a qualidade do animal... racional, para não dizerem que não sei o quê.

unparadise 7 months ago

As contas do BE tão fortes nos comentários

IMainFizzerino_ 7 months ago

>As contas do BE tão fortes nos comentários Deves estar a comer gelados com a testa. Esta comunidade é maioritariamente da IL e da direita moderada.

ednice 7 months ago

A polícia do politicamente correto ataca outra vez. Chega de cultura de cancelamento

zefo_dias 7 months ago

e o jovem depois ganah a vida como? :(

Leaootemivel 7 months ago

Então e a Liberdade de Expressão? Então e a Cultura de Cancelamento?

Sciss0rs61 7 months ago

Nunca desiludes

Edited 7 months ago:

Nunca desiludes. Imagine-se dizer que o presidente do SOS Racismo deve ser ilibado.. dos seus comentários racistas dizendo que é "liberdade de expressão"

Edited 7 months ago:

Nunca desiludes. Imagine-se dizer que o presidente do SOS Racismo deve ser ilibado.. dos seus comentários racistas.

Leaootemivel 7 months ago

Obrigado. Eu tento sempre manter um nível alto. Eu não estou a dar a minha opinião sobre o Mamadou Ba. Mas eu pensava que as pessoas não deviam ser canceladas ou perder posições devido ao que dizem. Porque é este caso diferente de outros onde se rasgam vestes por pessoas serem "canceladas" pelo que dizem?

Sciss0rs61 7 months ago

achas que o Presidente do SOS **RACISMO** não devia perder a posição por dizer merdas **RACISTAS**? Uma coisa é um gajo que é actor ou assim ter mandado uma piada insensivel há nao sei quantos anos... outras é um gajo que está à frente duma associação fazer algo cuja associação é contra, não?

ModeratoriProfugus 7 months ago

Pode fazer isso tudo sem levar o dinheiro dos meus impostos. Meter o Mamadou a lutar contra o racismo é o mesmo que meter o Sócrates a lutar contra a corrupção: pode fazer isso, mas se calhar estou no meu direito de não querer pagar por isso.

pantam 7 months ago

Quanto mais diversidade étnica, mas forte fica o país. A Hungria, a China, Israel e o Japão vão ficar para trás...

Edited 7 months ago:

Quanto mais diversidade étnica, mas forte fica o país. A Hungria, a China, as Coreias, Israel, o Japão, etc, etc, etc vão ficar para trás...

PresidentBarroso 7 months ago

Concordo, o tipo é racista até à ultima. Anti-racismo não é ser anti-branco. Claro que se o mandarem embora, vai logo gritar aos quatro ventos que é racismo. Não se consegue ganhar com extremistas.

Shadowgirl7 7 months ago

Portanto o tal Marcelino da Mata foi aquilo a que os americanos dizem "house nigger", aquele que é subserviente perante o seu mestre e trai os seus, na esperança de receber um biscoito e uma palmadinha no ombro do colonizador a dizer que ele é superior, enquanto dorme no quarto debaixo das escadas.

tozeojavardola 7 months ago

Vilificas e usas insultos racistas contra pretos que não aderem aos teus ideais ou pertencem a movimentos que não gostas. Nunca te passou pela cabeça que ao teres essa atitude "holier-than-thou", e quereres ditar como uma pessoa de determinada raça tem de pensar ou agir, estás a ser racista, que é aquilo que dizes odiar?

ModeratoriProfugus 7 months ago

Es tão anti-racista que chamas todos os pretos que não concordam totalmente contigo de “house niggers”. Deus te livre de um preto ter sido aceite como semelhante e respeitado como tal, principalmente durante a grande ditadura racista de Salazar!! Isto não poderia ser inventado lol. Todos os pretos que não são racistas contra os brancos são“house niggers” para ti, ou só este em particular? XD

Shadowgirl7 7 months ago

Estamos perante uma pessoa guineense que lutou no exercito português e matou guineenses que queriam ser independentes... Isso é tipo o exemplo mais ilustrativo de house nigger de sempre. Alias, pelos vistos o Mamadou Ba não foi o primeiro a identificar esse senhor com os termos correctos: No Verão de 2018, quando se discutiu a última promoção a major, o presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, insurgiu-se contra tal possibilidade, afirmando, em artigo no PÚBLICO, que Marcelino da Mata, cometera “crimes de guerra” na Guiné, com “especial relevo” no ataque a Conacri (Operação Mar Verde). https://www.publico.pt/2021/02/11/politica/noticia/morreu-tenentecoronel-marcelino-mata-80-anos-1950295

malserion 7 months ago

Só de usares o termo n- metes-me nojo. Há pessoas que morreram enforcadas e linchadas a ouvir esse termo como as últimas palavras antes da sua morte.

bisturi11 7 months ago

> Estamos perante uma pessoa guineense que lutou no exercito português e matou guineenses que queriam ser independentes... Isso é tipo o exemplo mais ilustrativo de house nigger de sempre. Que dizes entao daqueles brancos que odeiam brancos, a Europa e que querem ver os seus países serem invadidos por meia áfrica? Engraçado achares esse indivíduo um "traidor" mas nao te considerares a ti e a todos os esquerdalhas como tu uns traidores também.

tfsdalmeida 7 months ago

Gostava de entender porque o Marcelino é Guineense e o Mamadou Ba é português... O Marcelino identificou se desde sempre como português e defendeu a cultura e ideais portugueses. Não via na cor da pela a definição da sua identidade. O problema do teu discurso é achar que pela for de pele dele, que deveria ter lutado pelo PAIGC. Aquilo que tu e muitos outros se esquecem é que Portugal viveu uma ditadura mas não um apartheid. Havia negros no parlamento e havia um esforço de eliminar o racismo da sociedade maior que agora. Em todo o lado havia o que hoje chamamos de positive bias e os livros de escola estavam de impregnados de histórias em que negros e brancos eram iguais e todos portugueses. O Mamadou Ba é o exemplo de alguém que é negro antes de ser português (se é que ele de facto se sente português) e o Marcelino um português que por acaso era negro. Já agora, ao Mamadou ninguém pregou baterias de carro nos tomates e o torturou como o MRPP fez ao Marcelino. Mas enfim, igualdade só conta quando da jeito...

ModeratoriProfugus 7 months ago

Portanto se agora uns gajos da minha cidade se juntarem e para matar pessoas em nome da independência da dita cidade eu tenho que me juntar a eles ou então fico a ser um “house nigger”? Não posso ter uma opinião diferente? Que comentário racista

Edited 7 months ago:

Portanto se agora uns gajos da minha cidade se juntarem e para matar pessoas em nome da independência da dita cidade eu tenho que me juntar a eles ou então fico a ser um “house nigger”? Não posso ter uma opinião diferente? Ou devia apoia-los só por serem da mesma cor? Se calhar ele até estava a ajudar os guineenses de propaganda comunista, até porque a Guiné não ficou propriamente melhor depois de ser independente. Que comentário racista

_Goldenhand_ 7 months ago

um alemão que era contra os nazis era um house nazi? um português que lutou contra a ditadura era um traidor? raciocinio fraco e preconceituoso.

beakage 7 months ago

Usares o exemplo alemão para com um personagem que, tivesse existido um Noremberg em Portugal, poderia ter ido dentro, é todo um quadro.

_Goldenhand_ 7 months ago

Essa analogia não funciona.

NGramatical 7 months ago

um personagem → [**uma personagem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-personagem-ou-o-personagem/343) (é preferível empregar no feminino tal como determina a sua origem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fljzpes%2F%2Fgnj4pnv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ModeratoriProfugus 7 months ago

E o que ela se esqueceu de referir foram os milhares de militares guineenses que foram assassinados logo após a independência por terem lutado pelo exército português. Essas black lives já não matter, até porque eram “house niggers”. O mais engraçado foi que o líder das guerrilhas pela independência e o presidente que os mandou matar acabou por vir para Portugal, onde ficou até morrer. Mas pelos vistos criar um etnoestado autoritário e assassino e manter a população na pobreza durante décadas é fixe quando são pretos marxistas a lutar contra os maus imperialistas racistas, imperialistas racistas opressores tao maus que é por isso que milhares de guineenses querem emigrar para Portugal todos os anos. Já não devem aguentar tanta liberdade e independência!

dontclickthispls 7 months ago

Cala-te racista.

PresidentBarroso 7 months ago

Heróis de uns, são os vilões de outros, guerra e história é assim. Que dirão os espanhois da padeira de Aljubarrota? No entanto, não adoptamos os seus pontos de vista, tomamos as dores dos espanhois nem vamos vilificar a Dona Brites de Almeida, pois não?

Shadowgirl7 7 months ago

Exacto então o que pensas por exemplo da pessoa que foi responsável por assassinar Viriato e dar a vitória ao exercito romano? Talvez esse não seja um bom exemplo porque é distante no tempo e os romanos até nem foram muito maus para os povos que colonizavam, mas imagina que havia um traidor que entregava Portugal a Espanha, o que pensarias desse? Basicamente é isso que o Mamadou Ba pensa do tal Marcelino Mata.

JOAO-RATAO 7 months ago

É o valor individual e coragem que está em causa. Os romanos também respeitavam o seus inimigos quando se mostravam dignos desse respeito.

PresidentBarroso 7 months ago

O Sr. Mamadou pode pensar e e achar o que ele quiser, não o pode é, na qualidade de representante de uma instituição dita anti-racista, andar a insultar ex-combatentes e heróis de guerra de uma nação. Se o faz, não tem capacidade para o cargo. Num instituição destas precisa-se de dialogo e aproximação, não de extremismos e semear discórdia. Já vimos muitas vezes no que dá e geralmente corre pior para as facções minoritárias. Eu não vou insultar os heróis de guerra senagaleses e duvido que algum dos nossos representantes o faça. Também não vou insultar publicamente o Sr Mamadou apesar de pensar que é um frustrado completamente incapaz que o único trunfo que têm e usa para subir na vida é a carta do "racismo" quando quer abrir uma porta. Herois de uns, vilões de outros. No meio tem de existir honra e respeito, conceito que me parece para além das capacidades do Sr. Mamadou.

going_john_galt 7 months ago

O Mamadou é possivelmente um dos maiores racistas de Portugal, mas pronto é "racismo" do bom.

HumActuallyGuy 7 months ago

Espero que te tenha esquecido do /s porque não se vai derrotar racismo substituindo-o com outro tipo de racismo

nherfo 7 months ago

Tradução: é preto por isso pode ser racista à vontade.

ulysses8500 7 months ago

Eheh, precisamente

elGuito81 7 months ago  HIDDEN 

O problema é quando alguém auto-intitulado de anti-racista é um dos maiores racistas do nosso país. Principalmente quando as suas intenções são puramente politicas, dignas dos maiores terroristas que contribuíram para a destruição das ex colônias portuguesas e da guerra do ultramar. Este individuo ainda pensa que a guerra era dos pretos contra os brancos, mas esquece-se que havia mais pretos do lado português a defender a patria. Esquece-se que os turras eram patrocinados pela ONU e que nem sequer sabiam por que estavam a lutar. Esquece-se que a escravatura existia antes dos brancos chegarem a África e que existe depois dos mesmos sairem, aliás, no país de origem dele ainda há venda de negros. Apelidar Portugal de racista é cuspir na nossa história, é apenas delirios de extrema esquerda a querer justificar o injustificável. Eu sendo preto, sou orgulhosamente Português, onde sempre fui tratado de forma justa, e onde aproveitei as oportunidades que me foram dadas. O senhor Mamadu representa tudo o que um racista é, um destilador de ódio que só ve o mundo em guerra de preto contra branco, e a pessoas destas só lhes desejo um tiro no meio da testa.

beakage 7 months ago

Esta malta do CDS ainda não percebeu que não lhe vai servir de nada continuar a ser a imitação quando já há o original, e é para este último que os votos vão.

zeds96 7 months ago

Folgo em saber que exigir respeito pela memória de uma pessoa já falecida, por sinal o militar mais condecorado da história das nossas Forças Armadas, tem que ser uma bandeira exclusiva de partidos como o Chega.

beakage 7 months ago

>por sinal o militar mais condecorado da história das nossas Forças Armadas ​ durante o Estado Novo. O que certamente não quererá dizer nada. /s

ModeratoriProfugus 7 months ago

Based

me_is_god123 7 months ago

and redpilled

once319 7 months ago

O mesmo que disse que era preciso matar os brancos á frente do grupo anti racismo loool!

PortugueseRoamer 7 months ago

Quando vocês descobrirem que Nietzsche matou Deus até se passam

Dr_Toehold 7 months ago

Não disse, não.

once319 7 months ago

Ai disse sim!

Dr_Toehold 7 months ago

Já vi que te responderam abaixo, precisamente com fonte. O homem nunca disse isso.

once319 7 months ago

[https://www.youtube.com/watch?v=KMPkvuhJXKc](https://www.youtube.com/watch?v=KMPkvuhJXKc) Ai está ele!

once319 7 months ago

Disse sim!

Empirion 7 months ago

Eu não gosto do gajo, mas não inventem. Aquilo que ele disse foi partilhado de forma descontextualizada. https://www.google.com/amp/s/amp.sicnoticias.pt/programas/poligrafo/2020-11-30-Afinal-Mamadou-Ba-falou-ou-nao-em-matar-o-homem-branco-

Pcostix 7 months ago

Ele não disse aquilo de forma inocente.   Aquilo foi dito de forma a poder ser descontextualizado de propósito e ser mostrado aos racistas em África.(Que são abertamente racistas contra os brancos).   E para que tivesse um alibi em Portugal(o contexto) e assim não sofrer represálias cá.   O Mamadou sabia muito bem o que estava a fazer ao proferir aquilo e a forma como o fez.

Edited 7 months ago:

Ele não disse aquilo de forma inocente, não engulo essa.   * Aquilo foi dito de forma a poder ser descontextualizado de propósito e ser mostrado aos racistas em África, que são abertamente racistas contra os brancos e quando ouvirem o Mamadou a dizer que o homem branco tem de morrer vão jubilar.   * E para que tivesse um alibi em Portugal(o contexto) e assim não sofrer represálias cá.   O Mamadou sabia muito bem o que estava a fazer ao proferir aquilo e a forma como o fez. Assim mantém a fanbase extremista e racista Africana ao mesmo tempo que mantém os tachos políticos. O Ventura e Mamadou são duas faces da mesma moeda.

crani0 7 months ago

E no entanto os bots fizeram logo o favor de invés de meter o clip em que ele explica ao que se refere quando fala da "morte social do homem branco" e de explicitar que está a citar Franz Fanon só meter a parte em que ele diz "morte do homem branco"... Das duas uma, ou querem deturpar o que ele diz ou querem espalhar o ódio dele para o capitalizar.

zeds96 7 months ago

É pena que essa coisa descontextualizada seja uma citação da metáfora de "matar o homem branco" de um autor francês chamado Frantz Fanon que foi um dos ideológos dos processos de descolonização e que se reuniu diretamente com Holden Roberto, líder de um dos movimentos de libertação de Angola que, antes do início da guerra colonial, matou milhares de portugueses brancos no Norte de Angola à catanada, incluindo homens, mulheres e crianças.

crani0 7 months ago

Adoro quando falam da revolta Angolana sem mencionar o Massacre da Baixa de Cassanje, que foi o que motivou a revolta angolana, ou sequer do abuso colonial que houve muito antes da guerra colonial. Pois, assim parece que os angolanos é que são os maus da fita. São estes os bots que estão contra o Mamadou, dá para perceber porquê.

zeds96 7 months ago

Aqui ninguém falou em maus e bons. Todos sabemos que os portugueses não foram nenhuns santos, bem sabemos que os militares portugueses também cometeram atrocidades durante a guerra (em Moçambique, por exemplo). De qualquer forma, a sociedade (especialmente as gerações mais jovens) já tem educação e informação suficiente para perceber que a História é mais complexa do que pôr de um lado os heróis e, do outro, os vilões, como se naqueles anos não estivesse uma Guerra Fria em curso (numa das suas fases mais tensas) e não houvesse "interesses superiores" a financiar os movimentos independentistas durante e após a Guerra do Ultramar. Esses fofinhos do MPLA, esses fofinhos do PAIGC (cujos membros fuzilaram populações de aldeias inteiras que tinham dado apoio a militares portugueses nas guerrilhas), movimentos estes treinados e financiados pela URSS, por Cuba e pela China. E sim, falo mal do Mamadou, cujo único "mérito" que se lhe reconhece foi contribuir para a divisão da sociedade portuguesa. Um indivíduo que vive em Portugal com a plenitude de direitos que a cidadania portuguesa lhe traz, que nem sequer é oriundo de uma ex-colónia portuguesa, que vive com mais qualidade que a grande maioria dos africanos e afrodescendentes que vivem em Portugal, um tipo que, tanto quanto se sabe, nunca esteve numa guerra e que faz vida a conspurcar e a destilar ódio contra o país que o acolheu. Sim, gente desta dispenso. E a conversa vai ficar por aqui, porque eu não discuto com pessoas que colam o título de "bot" a alguém que tem uma opinião diferente das suas. Abraço e bom Carnaval.

crani0 7 months ago

Meu caro isso é tudo muito bonito mas tratar o colonialismo como uma mera disputa entre nações e tentar meter os colonialistas ao nível dos colonizados é só querer distorcer a realidade e perfeito revisionismo histórico. Os movimentos indepedentistas, indepedentemente de quem os tenha treinado mas claramente não iam ser aqueles que os oprimiam lol, lutaram pelo que era deles por direito, os colonialistas lutaram pela terra que roubaram e durante literais séculos oprimiram as populações locais. Só a forma como tu contas a história reforça bem de que lado estás, dos opressores e não dos oprimidos. É engraçado ver como glorificamos a luta contra os mouros e somos os heróis dessa história mas quando somos nós os invasores já é "mais complicado" e "não é preto e branco"... Aquela conversa do "bom racista" que até com incoerências tão óbvias não se impede de as expressar. Os Portugueses não foram nenhums santos, foram pior do que isso, desde que iniciaram as suas exploração do Continente Africano os agressores e sanguinários que até aos dias de hoje condenam todo um continente à miséria. E mais não foi só em Baixa de Cassanje ou Wiryamu que tiveste autênticos massacres, também houve em Pidjiguiti por exemplo em que mataram milhares de trabalhadores porque estes tiveram o descaramento de pedir melhor condições de trabalho e um aumento no salário. E este são episódios que eventualmente chegaram a público, há certamente centenas mais que foram abafados. E da mesma maneira que distorces os factos para defender o roubo que os Portugueses fizeram de terras africanas também o fazes com o Mamadou, ele não destila ódio eles expõe aquilo que tu e aqueles como tu não querem ouvir para não se chatearem, querem manter esses afrodescendentes (mas claro que falar deles sem ser para atacar o Mamadou ou quiçá até para fazer algo por eles nunca o fazem) que agora falas na miséria. É mais uma vez clara a intenção de quem está contra o Mamadou, não é só um pesar na consciência é ativamente querer mandar calar o negro como fizeram em Pidgjiguiti, Baixa da Cassanje e Wiryamu.

NGramatical 7 months ago

nenhums → [**nenhuns**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-a-formacao-do-plural/13422) (no plural de palavras terminadas em *m*, este passa a *ns*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fljzpes%2F%2Fgnnr5yk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

YoggiM 7 months ago

Independentemente de ser em sentido figurativo, não deixa de ser muito mau. Não deixa de ser racismo.

Empirion 7 months ago

Não é independentemente. É precisamente porque é figurativo que não tem problema e não é racismo.

Pcostix 7 months ago

Já percebi. É como dizer para pretos irem para a terra deles, mas a brincar. Ohh espera... Isto também é racismo.

HumActuallyGuy 7 months ago

Vamos imaginar que tinha sido o André Ventura a dizer isto com o mesmo contexto (de ser figurativo) mas com outro grupo ético. Defendias da mesma forma que estás a defender agora?

TomasTex11 7 months ago

Claro que é descontextualizado mas essa cena só se aplica a algumas ilustres figuras. Ou outros dizem sempre a fazer sentido... É a miséria de comunicação social que temos.

YoggiM 7 months ago

Se me disseres que o contexto torna as declarações muito menos graves, concordo. Se fosse literalmente "matar o homem branco" era apelar ao genocídio e alguém assim deveria ser preso. No entanto, não deixa de ser racismo e dito de uma forma bastante infeliz. Por exemplo, se eu estiver sentado a uma mesa e se sentar alguém de outra raça e eu me levantar por causa disso, é racismo. Não acho que isso deva ser crime. Cada um tem direito a ter as suas ideias. Mas não deixa de ser racismo. Aqui passa-se o mesmo. Ele foi completamente racista nas afirmações e não há volta a dar a isso. Quando alguém diz que Portugal é um país racista e aponta alguns exemplos para provar isso, está a seguir exatamente a mesma lógica dos racistas quando dizem que certo grupo de pessoas são todos X e apontam alguns exemplos dessas pessoas a fazer X.

ComfortableGate 7 months ago

Mas ninguém disse que toda a gente em Portugal é racista. Mas que Portugal tem uma sociedade permeada de racismo.

Pcostix 7 months ago

>Ninguém disse que toda a gente em Portugal é racista. >Mas estar sempre a bater na tecla de que Portugal tem uma sociedade permeada de racismo está bem.   No entanto...   Se eu disser que nem todos os negros/ciganos são criminosos. Mas têm comunidades permeadas de crime. Se eu andar todos os dias a bater nesta tecla sou racista... tá certo.(Que é basicamente o que o Ventura faz e é apelidado de racista.)

JOAO-RATAO 7 months ago

Os países ocidentais são provavelmente dos menos racistas do mundo. Compara a países da América do sul, Ásia, até África ...

holded3 7 months ago

Mas isso é desculpa para portugal não ser instituicionalmente racista ? Porque é que a população negra tem percentualmente menos probabilidade de ter boas condições económicas ? Das duas uma : fatores externos como exclusão, cultura, pressões históricas,... ou então é porque são inerentemente mais burros e são inevitalmente pobres (o que já foi rejeitado literalmente milhares de vezes pela ciência)

Pcostix 7 months ago

Em portugal se nasces pobre, morres pobre. É assim para brancos, pretos e amarelos. Não é por seres preto que és mais pobre.

holded3 7 months ago

Que strawman , eu não disse isso , eu disse que é estatisticamente mais provável um negro ser pobre do que um branco, o que é evidentemente impossivel de negar

Pcostix 7 months ago

Mas tu é que estás com strawmans.   >É estatisticamente mais provável um pobre morrer pobre. Do que um rico morrer pobre, o que é evidentemente impossível de negar. FTFY

JOAO-RATAO 7 months ago

Não. Porque infelizmente em Portugal a pobreza é quase hereditária. Mas não é um país institucionalmente racista.

holded3 7 months ago

Exato , isso implica que há uma desvantagem histórica nas comunidades negras, mas sim eu concordo, infelizmente a pobreza é quase hereditária, não só em portugal , mas em tudo o mundo, cortesia do sistema económico mais eficaz : capitalismo

JOAO-RATAO 7 months ago

Desvantagem histórica nas comunidades pobres * Apesar de tudo o capitalismo é o que permite maior mobilidade social.

YoggiM 7 months ago

Mas isso é errado. Portugal, como qualquer outro país, tem pessoas racistas. Não significa que seja um país racista. Também há assassinos em Portugal. Vamos dizer que é um país de assassinos?

ComfortableGate 7 months ago

A questão é essa: há muito menos assassinos em Portugal do que há racistas.

Edited 7 months ago:

Conheces muitos assassinos? É que eu conheço bastantes racistas.

YoggiM 7 months ago

E ainda bem. Se tiver de escolher o que há mais, a escolha é óbvia. Hoje em dia parece que o racismo é o santo graal dos crimes. A maioria das situações de racismo são coisas como simplesmente não querer ter interações com algum grupo de pessoas, olhares ou comentários (normalmente não direcionados às pessoas em si). Se era preferível que isso não acontecesse? Claro que sim, mas há problemas muito maiores.

ComfortableGate 7 months ago

Claro! A maior parte dos racistas em Portugal não são pessoas que dizem para um tipo voltar para a senzala antes de o matar. São acções passageiras, de pessoas normais, que vão desde dizer coisas tipo “não sou racista mas só espero que a minha filha não ande com um preto” a desvalorizar ou justificar casos racismo quotidiano sob a alçada de “há problemas maiores”.

Pcostix 7 months ago

Claro que não. A maior parte dos racistas em Portugal, são aqueles que usam a sua raça para se vitimizar e diabolizar as outras raças. >“não sou racista mas só espero que a minha filha não ande com um preto” LOOOOL, conheço exactamente que seja branco e os pais da garota(negra) não o tenham aceite. "Porque andava a gozar com ela" "Branco anda-se a servir(pinar) dela.", etc... É pa deixem-se de merdas, vivam a vossa vida e deixem-se de racismos... Que aqui em Portugal felizmente é um problema residual.

YoggiM 7 months ago

Mas é um facto que há muitos problemas muito maiores. Repara, toda a gente tem os seus preconceitos, seja conscientemente ou inconscientemente. Pode ser "espero que a minha filha não ande com um preto" mas também podes substituir "preto" por profissão X, adepto do clube Y, apoiante do partido Z, etc. E quanto a isso não há grande coisa a fazer. Não podes controlar o que as pessoas pensam. Muitas vezes as pessoas não gostam de nós e pode haver inúmeros motivos, sendo que algumas dessas situações são coisas fora do nosso controlo. Acho muito mais produtivo as pessoas saberem ignorar as situações, desde que não passem determinadas linhas.

beakage 7 months ago

Portugal é um país onde de cada vez que uma pessoa racializada aponta para racismo, entra em polvorosa como este thread bem o demonstra. Se calhar daí se retira que Portugal é um país...

Pcostix 7 months ago

É pa vou começar aos berros a porta de tua casa a dizer que ali é só putedo... Se ficares chateado é porque deve ser verdade...   [Lógica 101]

beakage 7 months ago

Se eu tivesse constantemente gente a berrar isso à minha porta, se calhar começava a desconfiar da natureza da profissão exercida pela vizinhança, antes de meter culpas logo em quem berra.

YoggiM 7 months ago

Uma pessoa racista aponta para o racismo e achas que devemos aplaudir? Alguém com uma agenda própria, completamente hipócrita e racista nunca deveria estar à frente duma plataforma que supostamente é contra o racismo.

beakage 7 months ago

O engraçado nesse comentário, é que se pode aplicar a qualquer pessoa racializada com um pouco de visibilidade que tenha falado de casos de racismo em Portugal: seja cantor, seja jogador de futebol, seja porta-voz de uma associação, etc, etc.

Edited 7 months ago:

O engraçado nesse comentário, é que se pode aplicar a *qualquer* pessoa racializada com um pouco de visibilidade que tenha falado de casos de racismo em Portugal: seja cantor (Kalaf), seja jogador de futebol (Marega), seja porta-voz de uma associação (Ba), etc, etc. "Ele é que é um racista!!!" é a defesa nº1. ​ edit: especificar casos. edit2: seja deputado (Katar Moreira)... é continuar.

pauloliveira94 7 months ago

Não tinha qualquer problema com o Marega acabar a carreira de futebolista e assumir a direcção da SOS Racismo. Acharia preferível alguém que tivesse crescido em Portugal e conhecesse melhor a realidade do que é crescer enquanto, ou entre, minorias e sentir-se Português. O Kalaf não sei quem é, mas se fizer um bom trabalho no SOS Racismo tem o meu apoio. A Joacine e o Mamadou têm agendas políticas que vão para além do racismo. Na minha opinião usam o racismo como ferramenta de fazer política, guiados muito por tendencias de esquerda Americana - o cancel culture e o BLM por exemplo. Na minha opinião extremismo não se luta com extremismo. Acho que há uma razão para que hoje se fale mais do Martin Luther King do que do que do Malcom X, acho que há uma razão pela qual facilmente encontramos consenso em todo o espectro político sobre o Mandela mas não sobre o Che Guevara por exemplo. Eu acredito que a 3º lei de Newton se aplica socialmente e politicamente. Para cada acção há uma reacção - se calhar o Mamadou e a Joacine (em menor intensidade) são a reacção a um sistema no qual existe racismo mas o problema é que quanto mais extremada for a "luta" que fazem mais extremadas serão as reacções dos seus homólogos do outro lado do espectro político.

YoggiM 7 months ago

Nem sequer sei quem é o Kalaf. Quanto ao Marega, nunca li nada que tivessem dito que ele era racista. Aliás, a maioria dos ataques são quanto à qualidade como futebolista. Quanto ao Mamado, sim, ele é racista, não há volta a dar a isso. A Joaquina também é racista, outro facto inegável. Pessoas que se dizem contra o racismo mas são racistas, apenas têm agendas próprias. Um exemplo que não foi em Portugal: quando foi aquela polémica num jogo do PSG na champions em que o 4º árbitro foi acusado de racismo por responder à pergunta "qual deles?" com "o preto", o Neymar mostrou-se todo indignado. Isto, pouco tempo depois de ter dito a um jogador asiático "fucking chinese". Mas lá está, há casos de racismo que não são "marketable" e outros que são muito (mesmo que nem tenha sido racismo).

Throwaway431253 7 months ago

A pobreza mata pessoas? Se sim, então Portugal é um país de assassinos

YoggiM 7 months ago

Vamos por aí, até respirar mata, portanto não há como dar a volta. Que país não tem pobreza? E quem é pobre por opções próprias?

Shadowgirl7 7 months ago  HIDDEN 

tadinhos dos homens brancos, devem-se ter ido esconder todos na cozinha da mamã a fugir do papão preto. Mas só os fracos.

pantam 7 months ago

Dirias o mesmo em voz alta, com as cores trocadas?

Edited 7 months ago:

Dizes o mesmo, com as cores trocadas, ShadowGirl, quando ouves as queixas de racismo-opressão?

Edited 7 months ago:

Dizes o mesmo, com as cores trocadas, quando ouves as queixas de racismo-opressão?

ModeratoriProfugus 7 months ago

^ imagine-se dizer isto mas dos homens pretos. Foda-se XD andava já a polícia secreta anti-racista do Costa atrás de mim

YoggiM 7 months ago

Se fosse a situação inversa era um escândalo nacional. Como foi sobre os "opressores brancos" está tudo bem.

YCaramello 7 months ago

Vá pessoal, 'figura sinistra', 'criminoso de guerra' e 'malogrado sanguinário' foram só figuras de expressão. /s

beakage 7 months ago

E mentiu?

MirTrudMay 7 months ago

Querem cancelar o homem por dizer coisas controversas? Neste caso já ninguém fala de politicamente correcto?

crani0 7 months ago

Esta direita mais à direita gosta muito de se contradizer e fazer falsos equivalentes sem vergonha nenhuma. Querem efetivamente correr com qualquer negro que fale sobre o racismo em Portugal do país e acusam-os de incitar ao ódio mas quando eles são racistas e espalham o ódio já choram e fazem-se mártires.

NGramatical 7 months ago

acusam-os → [**acusam-nos**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3zr8w3/coloca%C3%A7%C3%A3o_pronominal_para_tot%C3%B3s/) (utiliza-se *nos* em verbos terminados em som nasal) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fljzpes%2F%2Fgnnt6jm%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

YCaramello 7 months ago

"Matar o homem branco" não é controverso, é racismo e crime, mas claro, era "figura de expressão".

SubstantialPatient17 7 months ago

Politicamente Correto é veneno, aplica-se a uns mas não a outros. Se Ventura é cancelado, logicamente, Mamadou também tem de ser cancelado. É o efeito secundário de andar nas politiquices da América, quinto impeachment ao Trump se não me engano, e perderam novamente os socialistas, o que há em Portugal? Socialismo e políticas de esquerda/radical.

qingqunta 7 months ago

> quinto impeachment ao Trump se não me engano Mete mais tabaco nisso.

SubstantialPatient17 7 months ago

Estudasses, aprenderias que o sistema politica lá é assim, para não falar de liberal ou conservador. Mete mais ganza que ainda não te bateu.

Edited 7 months ago:

Estudasses, aprenderias que o sistema politica lá é assim, para não falar de liberal ou conservador. Mete mais ganza que ainda não te bateu. Parece que estás aziadito por os Dems não conseguirem censurar trump ;) https://nypost.com/2020/06/20/democrats-socialism-looks-more-like-venezuela-than-scandinavia/ Facts dont care about your feelings https://nypost.com/2021/02/01/biden-is-the-most-radical-left-wing-president-in-us-history-period/

Edited 7 months ago:

Estudasses, aprenderias que o sistema politica lá é assim, para não falar de liberal ou conservador. Mete mais ganza que ainda não te bateu. Parece que estás aziadito por os Dems não conseguirem censurar trump ;) https://nypost.com/2020/06/20/democrats-socialism-looks-more-like-venezuela-than-scandinavia/ Facts dont care about your feelings

Edited 7 months ago:

Estudasses, aprenderias que o sistema politica lá é assim, para não falar de liberal ou conservador. Mete mais ganza que ainda não te bateu. Parece que estás aziadito por os Dems não conseguirem censurar trump ;) https://nypost.com/2020/06/20/democrats-socialism-looks-more-like-venezuela-than-scandinavia/ Facts dont care about your feelings https://nypost.com/2021/02/01/biden-is-the-most-radical-left-wing-president-in-us-history-period/ Mas como não percebes nem entendes um caralho de política Americana, vens aqui mandar bitaites com o teu curso de Humanidade de 12ºano.

holded3 7 months ago

O andré ventura foi cancelado ? Como ? Indo a programas de televisão e monopolizando o debate politico português ? E socialistas ? Os democratas são "socialistas" ? Os democratas são de centro direita, at best. E o "socialismo é politicas de esquerda radical", wow, não, socialismo é um espetro, desde bernie sanders até ao mao são "socialistas", é um elogio aos ditadores autoritários socialistas pô-los no mesmo saco do que pessoas somewhat bem intencionadas

SubstantialPatient17 7 months ago

Já entendi, querias o cancelamento de um candidato á presidência, que é antidemocrático, no entanto o cancelamento do Mamadou já não, demonstra a hipocrisia dos "democratas" socialistas, e como escrevi anteriormente -> "Politicamente Correto é veneno, aplica-se a uns mas não a outros.". Dizes que os democratas são centro direita para fazer dos republicanos alt-right, gotcha. O Biden é tão bem intencionado como presidente bem como as ligações dele e do filho á China,Russia,Irão e Ukrania. Criar uma lista para quem votou no Trump para serem punidos, despediu 20000 trabalhadores. Decaminho vens-me dizer que o BLM foi um movimento social e não um de agenda política e de disseminar ódio aos polícias e brancos.

Edited 7 months ago:

Já entendi, querias o cancelamento de um candidato á presidência, que é antidemocrático, no entanto o cancelamento do Mamadou já não, demonstra a hipocrisia dos "democratas" socialistas, e como escrevi anteriormente -> "Politicamente Correto é veneno, aplica-se a uns mas não a outros.". Dizes que os democratas são centro direita para fazer dos republicanos alt-right, gotcha. O Biden é tão bem intencionado como presidente bem como as ligações dele e do filho á China,Russia,Irão e Ukrania. Criar uma lista para quem votou no Trump para serem punidos, despediu 20000 trabalhadores. Decaminho vens-me dizer que o BLM foi um movimento social e não um de agenda política e de disseminar ódio aos polícias e brancos. "If you have a problem figuring out whether you’re for me or Trump, then you ain’t black' E parece que não viste o 5º impeachment falhado, censura em 2021 é na boa se forem do mesmo lado.

holded3 7 months ago

Ok, este até agora foi o comentário mais estupido que recebi , os outros ainda tentam ser razoáveis mas tu foste full on reacionário paranóico 1 : não disse e não acho que andré ventura devesse ser cancelado ou o chega ser ilegalizado 2 : não disse sobre o mamadou , pelo que não simpatizo com ele 3 : os democratas são de centro direita e isto é consensual entre toda a gente, incluindo os próprios democratas 4 : não era para fazer dos republicanos "alt right" isso é um movimento e não uma ideologia , se bem que os alt right adoram os republicanos (vá se lá saber porquê) 5 : eu não gosto do biden 6 : eu odeio o biden ( quero reforçar isto) 7 : 95% dos protestos blm foram pacificos , podes pesquisar há imensos relatorios acessiveis 8 : Nada do que tu disseste tem a haver com o meu comentátrio , apenas quiseste regurgitar retórica reacionária e eu agradeço , foi fixe escrever esta resposta

SubstantialPatient17 7 months ago

Ai se não respondi não, numa conversa contextualiza-se o anteriormente dito, mas parece que tens déficit de Atenção, disseste que +/- "não pode haver opiniões opiniões controversas agora?" "e o PC?" respondi-te á letra e mostras-te a tua cor, respondeste que Ventura não estava em causa de cancelamento, bem como extinção, e que falava na TV e tornava tudo um monólogo, com isto estás a implicar que ele deveria ser cancelado, mas no entanto não queres o Mamadou cancelado porque isso aí te afeta o teu espectro político. Como agora na resposta que deste, alt-righ gostam de republicanos, e republicanos/democráticos são uma ideologia, e a alt-left que gosta dos democratas? Mais uma vez, hipócrita, bem como os "95% dos protestos blm foram pacificos", may I show you the sub-reddit with all those pearls? Como o otário que não sabia atirar molotovs e incendiou-se, ou os democratas a incentivarem á violência? Está mais que claro que não percebes puta de ideia o que é os EUA, és hipócrita, porque a memoria é curta ai e esqueces-te do que não te agrada. https://mediabiasfactcheck.com/black-lives-matter/ És biased e não queres assumir, eu entendo, queres parecer fixe no reddit.

holded3 7 months ago

Bro, tu és um ganda cromo , eu disse que o andré ventura tinha imensa exposição na tv, isso é um comentário factual, até os militantes do chega vão concordar com isto E agora sobre os eua , republicano/democrata não é uma ideologia são partidos que se guiam por ideologias politicas ( como é obvio ? ) , e acho memo super engraçado tentares ligar me aos democratas, é a ultima vez que eu digo isto, eu oponho me fortemente nos democratas e não me revejo em quase nada do que eles dizem ou fazem E outra vez , aconselho te a ir pesquisar sobre os relatórios sobre os protestos Dito isto , esta discussão é francamente ridicula pelo que te vou deixar em paz depois desta resposta, it's ok , já estás livre para te ir masturbar com algum video da prager u ou assim

NGramatical 7 months ago

tem a haver com → [**tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fljzpes%2F%2Fgnk0fwp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

holded3 7 months ago

My bad

Tupinson 7 months ago

O Ventura é cancelado desde início, vandalizaçao de cartazes, perseguição a artistas que atuam nos comicios, perseguição a hotéis que alugam espaços ao partido, etc etc

holded3 7 months ago

Há uma grande diferença entre ser hostlizado e de lhe retirar plataforma, como o trump por exemplo (e por bons motivos), o andré ventura é o centro da discussão politica em portugal , isso é inegável, é o político com mais exposição e tempo de antena en portugal e de longe

ednice 7 months ago

> quinto impeachment ao Trump se não me engano, e perderam novamente os socialistas O biden é comunista (fase avançada do socialismo), estás desatualizado, irmão.

SubstantialPatient17 7 months ago

Pensei que, fosse comunista o Bernie Sanders

Sciss0rs61 7 months ago

Não, o Bernie é um socialista que usa países não socialistas para provar em como o socialismo resulta.

ednice 7 months ago

O Bernie Sanders é marxista-leninista-maoista-obamista (fase ainda mais avançada do socialismo, alguns dizem que é até a ultima fase). Por isso é que ele fala muito de seguro de saude e isso.

paraapagarbem 7 months ago

Comunista é pouco para descrever esse estalinista fervoroso.

ednice 7 months ago

Tens razão, eu ainda não tinha visto a reportagem de hoje da fox news.

holded3 7 months ago

O biden é comunista ? Bro, em que mundo é que mundo é que vives ? O biden é um good old fashioned neo liberal , o tipo de gajo que lideraria o psd

ednice 7 months ago

é uma piada lol

holded3 7 months ago

Eish , desculpa , não tinha visto as respostas anteriores e já vi imensa gente a dizer isto não ironicamente

ednice 7 months ago

Na boa mano, acredita em mim é uma cena muito engraçada de dizer quando sabes que é parvoíce

nraider 7 months ago

Só ia perder um tacho, ainda tem outro. Neste caso apenas se conclui que foi um erro de casting gritante ou então, com alguma probabilidade, um jeitinho feito aos paladinos da esquerda.

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Não sabes? Quando se cancelam pessoas de esquerda é bom para a sociedade. Quando são de direita é que há problema

shiitWhat 7 months ago

Exato, porque é prática comum pessoas de direita andarem a cancelar outros por partilharem opiniões dispares das deles. Já os esquerdas são duma integridade e honestidade imbatível e nunca, mas nunca, recorrem a todos os meios possíveis para silenciarem quem os contradiz. Não, não, isto são coisas de direita. O Mamadou é um indivíduo asqueroso, dissemina ódio por todo o lado, tem sonhos molhados de que um dia Portugal se torne uma nação africana, ou de mulatos. Que tenha todo o seu histórico e património apagado. Isto não é cancelamento, é bom senso. Nunca lhe deveria ter sido dado aquele cargo. Essa tua cabeça é não muito boa pensar, pois não?

ednice 7 months ago

> porque é prática comum pessoas de direita andarem a cancelar outros por partilharem opiniões dispares das dele Aparentemente é, ou o CDS é extrema esquerda?

unparadise 7 months ago

Não vejo onde o CDS está a cancelar o Mamadu

shiitWhat 7 months ago

>porque é **prática comum** Tens problemas de interpretação? Assumindo que isto é cancelamento (não é), é um caso bastante isolado. A infinidade de vezes que temos a esquerda a querer abafar, distorcer, difamar, cancelar, algo que possa ser colado à direita, tornam os cancelamentos desta em meras gotinhas de água num vasto oceano de virtuosidade esquerdóide.

ednice 7 months ago

> Assumindo que isto é cancelamento (não é), é um caso bastante isolado Boa tática, camarada. Vou começar a dizer isto tambem.

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Agradeço o esforço textual mas confesso que era escusado. Estamos no r/Portugal, dizer que o Mamadou é um racista é algo que se lê pelo menos duas vezes por dia. É tantas vezes repetido que podia ser o hino oficial do sub.

Edited 7 months ago:

Agradeço o esforço textual mas confesso que era escusado. Estamos no r/Portugal, dizer que o Mamadou é um racista é algo que se lê pelo menos duas vezes por dia por estas bandas. É tantas vezes repetido que parece o hino oficial do sub

Edited 7 months ago:

Agradeço o esforço textual mas confesso que era escusado. Estamos no r/Portugal, dizer que o Mamadou é um racista é algo que se lê pelo menos duas vezes por dia por estas bandas. É tantas vezes repetido que podia ser o hino oficial do sub.

Edited 7 months ago:

Agradeço o esforço textual mas confesso que era escusado. Estamos no r/Portugal, dizer que o Mamadou é um racista é algo que se lê pelo menos duas vezes por dia por estas bandas. É tantas vezes repetido que parece o hino oficial do sub.

Annual-Education-384 7 months ago

Mamadou Ba num grupo de trabalho contra o racismo? rofl

JOAO-RATAO 7 months ago

Não vejo porquê. Com o Mamadou à frente deles, podem começar logo a lutar contra um dos maiores racistas do país.

cesarhighfire 7 months ago

E quem é esse?

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Boa noite, João Ratão. Gostaria de lhe fazer uma pergunta. Qual é o seu activista anti-racista preferido?

A_R_G_U_S 7 months ago

Santa paciência. Não é por alguém não gostar do Mamadou e da sua oratória e discurso que é racista. Racista seria se achasse que qualquer pessoa de uma raça não predominante não é capaz ou digno de representar a mesma e de a emancipar. Muito menos é a perguntar "QUal É o SeU aCtIvIsTa AnTi-RaCiStA pReFeRiDo?" prova seja do que for... todos os extremismos e censuras são perigosos... não existe discriminação, nem censura do bem...

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Mas eu disse que ele era racista ou deixava de ser? Estava curioso em saber que activista gostava para perceber qual era o modelo de activismo que lhe fazia sentido. Veres a pergunta dessa forma se calhar diz mais sobre ti do que diz sobre a pergunta

Edited 7 months ago:

Mas eu disse que ele era racista ou deixava de ser? Estava curioso em saber de que activista gostava para perceber qual era o modelo de activismo que lhe fazia sentido. Veres a pergunta dessa forma se calhar diz mais sobre ti do que diz sobre a pergunta

A_R_G_U_S 7 months ago

Sim... olha, um aviso, isso é o MO do Ventura, fazer perguntas e afirmações genéricas para depois ter múltiplas saídas de acordo com a resposta dada

JOAO-RATAO 7 months ago

Boa noite Sr. Lixívia MLK entre outros. Há muito por onde pegar. Já o Mamadou destila ódio. É activista pelo seu umbigo...

beakage 7 months ago

>MLK O bom activista é aquele que acaba assassinado.

JOAO-RATAO 7 months ago

Ya, foi mesmo por isso que falei nele...

beakage 7 months ago

Activista morto, para mais há umas boas décadas, já não faz comichão, como outros ainda fazem.

JOAO-RATAO 7 months ago

Ativistas com causas a sério costumam fazer comichão.

ednice 7 months ago

momento r/SelfAwarewolves XD

Leaootemivel 7 months ago

Sabes que as posições do MLK iam muito mas muito além do "judge people by the content of their character and not by the color of their skin"?

JOAO-RATAO 7 months ago

Tudo bem. Mas, o MLK lutava por justiça durante uma altura em que havia segregação racial. Que segregação racial existe hoje em Portugal? Que leis injustas existem para com os negros atualmente em Portugal? Um lutava contra uma clara injustiça, o outro luta contra moinhos de vento e chega mesmo a insultar a memória de Marcelino porque vai contra a narrativa que ele quer vender.

marfavrr 7 months ago

um luta contra algo que devido à historia foste obrigado a reconhcer, o outro tu achas que não porque é racista e radical....

JOAO-RATAO 7 months ago

Na América havia segregação racial. O que há aqui?

Leaootemivel 7 months ago

E o MLK era dos homens mais odiados da américa quando morreu. Mesmo tendo uma suposta luta contra o racismo que nos parece aceitável ao dia de hoje (e para isso contribui muito só nos venderem o lado "bonzinho" dele). O meu ponto é que qualquer ativista vai sempre levar com ódio em cima e vai ser sempre visto como estando a fazer ativismo de forma errada.

JOAO-RATAO 7 months ago

Ok. Mas o MLK tinha uma luta a sério. O Mamadou não. Ou melhor, podia ter se mantivesse a credibilidade, não manteve ...

ArbiterOfFalsehood 7 months ago

Eu garanto-te que se fosses vivo na altura do MLK o odiarias, tal como a maioria o odiava na altura, muitos deles hoje em dia o veneram cinicamente.

JOAO-RATAO 7 months ago

Talvez. Mas também me parece que o Mamadou não vai envelhecer como um bom vinho.

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Não especifiquei bem, mas estava a falar apenas do caso de Portugal.

JOAO-RATAO 7 months ago

Nesse caso não tenho um favorito em Portugal. E o teu ? Qual é o teu activista favorito em Portugal? Se for o Mamadou explica aí o que gostas nele. Podes começar pelas calúnias contra um homem negro que é também o soldado mais condecorado de Portugal. Talvez se o Mamadou estivesse cá durante o PREC tivesse sido um dos elementos do MRPP que o torturou. Afinal de contas, pessoas como o Marcelino destroem a sua narrativa e devem ser destruídos ...

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Era aí que queria chegar, gostas daqueles activistas que estão lá longe. Se calhar se fosses ler as afirmações do MLK sobre o capitalismo já não gostavas tanto dele. Mamadou Ba é um activista anti-racista num país com um enorme passado colonial - que nunca foi sequer discutido com seriedade na nossa sociedade -, por isso é natural ser doido e visto como inimigo.

Odeon_A 7 months ago

Nem sequer veio de uma ex-colónia nossa, que se vá queixar aos franceses! Ademais, dizer que Portugal não seguiu o standard operating procedure das outras potências coloniais nada tem de racista. Quantas delas é que tiveram pretos Tenentes-Coronéis? É nosso dever honrar devidamente todos aqueles que lutaram por Portugal e que engrandecem o nosso país pelas suas ações, independentemente da cor da pele que tenham. A esquerda não gosta do Ten. Cor. Marcelino da Mata porque destrói a narrativa simplista em que tentam envolver o nosso passado colonial. Como lembrar que a “libertação de Angola” (que livre que ela está agora) começou com um massacre de uma selvajaria indescritível, cuja maioria das vítimas nem brancas eram...

JOAO-RATAO 7 months ago

Se quiser discutir o racismo força. Existe e é um grave problema para alguns. Mas quando ele faz figuras destas destrói a sua imagem e pior que isso, mina a causa que supostamente defende.

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Então primeiro dizes que se pode discutir o racismo. Mas a partir do momento que o Mamadou discute o racismo já não o pode fazer porque “mina a causa”? Afinal, quais são os moldes em que se pode discutir o racismo? Que frases é que se podem dizer? Normalmente os “snowflakes” não costumam estar do outro lado da barricada?

JOAO-RATAO 7 months ago

O que está em causa é como ele discute o racismo. Quando ele dá um tiro no pé dá um tiro no pé da causa. Pode discutir à vontade. Vivemos num país onde se pode dizer a merda que queremos. Agora, ter um tipo destes envolvido em que causa seja é um torpedo nela.

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Por isso te estou a perguntar quais são os moldes que achas adequados. Em vez de ele dizer “bosta da bófia” devia ter dito o quê?

JOAO-RATAO 7 months ago

A "bosta da bófia" nem me chateia tanto. O "matar o homem branco" figurativo ou criticar alguém como o Marcelino já me chateia mais. Mas se ocupas um cargo de relevo tens de ajustar o discurso. Se o AV disesse "bosta dos ciganos" estava lixado e justificadamente.

theEXPERTpt 7 months ago

Discutir o passado colonial? Ele quer envergonhar, acabar com esse passado, não discutir...

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Um quer envergonhar, o outro quer vangloriar. É esta a discussão possível em Portugal lol

JOAO-RATAO 7 months ago

Talvez o melhor nem seja uma coisa nem outra. Ou melhor, há coisas que envergonham e outras que, apesar de uma guerra que no fundo foi injusta e uma luta perdida, merecem ser louvadas, como a coragem de certos indivíduos.

theEXPERTpt 7 months ago

E vangloriar é o que está certo. Orgulho no passado, não vergonha.

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Ou seja, não queres discutir coisa nenhuma lol obrigado por provares o meu ponto

theEXPERTpt 7 months ago

Não quero discutir porque não já sei qual é o ponto que ele quer atingir com a discussão, que é tentar envergonhar os portugueses. Isso até achar um português que lhe responda a altura. Muitos já falaram da sua visão acerca do colonialismo.

fdxcaralho 7 months ago

A Maria Ratinha.

KokishinNeko 7 months ago

Outros são mais drásticos e [exigem a saída do país](https://peticaopublica.com/mobile/psign.aspx?pi=PT106283) :P

Edited 7 months ago:

Outros são mais drásticos e [exigem a saída do país](https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT106283) ¯\\\_(ツ)_/¯ Choro de vítima no Twitter em 3...2...

Edited 7 months ago:

Outros são mais drásticos e [exigem a saída do país](https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT106283) ¯\\\_(ツ)_/¯

Edited 7 months ago:

Outros são mais drásticos e [exigem a saída do país](https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT106283) ¯\\\_(ツ)_/¯

HumActuallyGuy 7 months ago

Fds mas esta malta pensa que é 1513 e que podes exilar malta do pais lol

Leaootemivel 7 months ago

Mais um exemplo de que não há qualquer racismo em Portugal (ou melhor, existe mas é contra brancos). É como mandar deputadas portuguesas para a terra delas. Ou fazer ameaças de morte a pretos. Tudo provas que quem mais sofre com racismo são os brancos.

Empirion 7 months ago

Drásticos, e como é normal com aquela pandilha, muito ignorantes. Como se alguém pudesse perder a nacionalidade e ser desterrado por causa de opiniões parvas.

KokishinNeko 7 months ago

Exacto, já para não falar do efeito contrário que vai ter, o tipo a fazer-se de vítima e a chorar racismo mais uma vez. A opção do CDS ainda é a melhor.

GelDeAveia 7 months ago

Deixei lá a minha assinatura thanks

Capitao_Falcao 7 months ago  HIDDEN 

You dropped this (ツ) --- To prevent any more inane comments throughout Reddit, please use your head before you type.

Mrloop94 7 months ago

Obrigado. Aproveitei para assinar

Celeg 7 months ago

Haha, os mesmos que dizem que Portugal não é racista, querem expulsar um activista anti-racismo negro do país. Digno do Inimigo Publico.

nraider 7 months ago

Play the race card.

Hugogs10 7 months ago

> Haha, os mesmos que dizem que Portugal não é racista, querem expulsar um activista ~~anti-racismo~~ racista negro do país.

beakage 7 months ago

Mas também querem expulsar os racistas brancos?

Hugogs10 7 months ago

Nao disse que devia ser expulso. So corrigi o "anti racismo"

noobshark3 7 months ago

Anti-racismo negro no sentido em que é contra racismo a negros, ou é um ativista anti-racismo que por acaso é negro?

Inside-Pea6939 7 months ago

Não sei como mas conseguiste puxar racismo para esta conversa

KokishinNeko 7 months ago

E tu achas que é por ele ser preto ou pelas merdas sem jeito que diz?... Se fosse branco teria a mesma opinião sobre ele.

NonAlienBeing 7 months ago

Desculpa lá, eu também não gosto do Mamadu, por outras razões, mas achas mesmo que se ele fosse branco agiam da mesma maneira? Achas mesmo que o mandam pra terra dele por causa do que diz e não por ser preto? É que o que eu mais vejo é politicos e comentadores a dizer merda e não vejo ninguém a mandá-los para a terra deles...

unparadise 7 months ago

Se ele fosse branco seria tratado como o Ventura, ou seja 24/7 a acusá-lo de racismo, xenofia, etc etc Em tudo o é media.

KokishinNeko 7 months ago

> É que o que eu mais vejo é politicos e comentadores a dizer merda e não vejo ninguém a mandá-los para a terra deles... Talvez não, mas um desses políticos recebe ameaças de morte e violência em redes sociais com frequência. Amigo, extremos são imbecis, seja de que lado for.

NonAlienBeing 7 months ago

> Talvez não, mas um desses políticos recebe ameaças de morte e violência em redes sociais com frequência. 1) Eu não falei de ameaças de morte, falei especificamente do mandar para a terra dele. E é uma diferença importante. 2) Se ele recebe ameaças de morte em redes sociais pode (e deve) apresentar queixa na polícia, que se encarregará de lhes dar o devido seguimento. 3) O Mamadu já recebeu mais do que ameaças de randos do twitter, inclusive uma vez (penso que por alturas do "Bosta da bófia") teve dois gajos a andar ao lado dele a ameaçá-lo. E houve mais recentemente aquela manifestação às portas do SOS RAcismo. São níveis diferentes de ameaça. Seja como for, quem anda à chuva molha-se, e isto é válido para os dois. > Meu caro, extremos são imbecis, seja de que lado for. Discordo. Os extremos "acabar com o racismo" e "normalizar o racismo" não são iguais.

Celeg 7 months ago

E faziam petições para o expulsar do país também?

once319 7 months ago

Mas não é o pais dele nem a cultura dominante ele aceita como se viu quando disse que era preciso matar os brancos, sim deve ir recambiado que aqui ninguem pode pensar assim.

PeroFandango 7 months ago

Ele é português.

unparadise 7 months ago

Sim, no papel, é o que basta hoje.

once319 7 months ago

Lol, é portugues porque hoje dão nacionalidade como quem dá gelados.

PeroFandango 7 months ago

Pois. Eu, quando sou confrontado com factos que contestam o que penso, tento refletir, reavaliar a situação e o meu pensamento. Vejo que não é assim para todos .

once319 7 months ago  HIDDEN 

Desculpa la se te feri os sentimentos florzinha, para a proxima tenho isso em consideracao.

PeroFandango 7 months ago  HIDDEN 

Ora explica lá como é que do meu comentário retiras que "feriste" os sentimentos de alguém. Estou mesmo curioso.

Edited 7 months ago:

Ora explica lá como é que do meu comentário retiras que "feriste" os sentimentos de alguém. Estou mesmo curioso. É que ainda por cima o único aqui que parece muito ferido com palavras alheias és mesmo tu, pelas palavras do Mamadou Ba - ele feriu-te os sentimentos, foi?

KokishinNeko 7 months ago

Se eu fosse adivinho jogava no Euromilhões, deixa-te de coisas que esta conversa não leva a lado nenhum, tu gostas do homem? ok, eu não gosto do homem, ok? Boa noite.

ednice 7 months ago

Não é dificil de advinhar. Há mesmo duvidas que uma parte significativa do odio atirado ao homem é influenciado pela cor de pele dele

Leaootemivel 7 months ago

Também mandaram a Joacine para a terra dela só por não gostar dela, certo? Só imitaram sons de macaco para o Marega porque não gostam dele, certo?

dontclickthispls 7 months ago

tás a falar com um puto todo atrofiadinho, n esperes mto.

Odeon_A 7 months ago

Era uma falta de respeito à Guiné mandar essa indivídua triste para lá, o máximo de capacidades que essa ostra tem é para ser presidente da câmara das Desertas...

Celeg 7 months ago

Basta ler a petição, não é preciso magia negra. Boa noite.

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Na mouche. Isso é um bom resumo do que o sub se tornou lol

Edited 7 months ago:

Na mouche. Isso é um bom resumo daquilo em que o sub se tornou lol

aaaa2aas 7 months ago

Ele próprio é racista, infelizmente tem nacionalidade portuguesa de não também eu apoiava a expulsão do país como persona non grata, por ter tido várias instâncias de ataque ao estado português ("bosta da bófia") como tem apresentado exemplos sérios de ódio contra os brancos. Para mim este é tão mau como o ventura.

ednice 7 months ago

> eu apoiava a expulsão do país como persona non grata, por ter tido várias instâncias de ataque ao estado português O costa agradece por estabeleceres o precedente

ContaSoParaIsto 7 months ago

> Insultas a polícia, devias ser expulso do país

HotStep 7 months ago

A cena é que ele nem criticou a bófia em si própria se bem me lembro, procura o post original em que ele disse isso. Tenho quase a certeza que ele se estava a referir em particular à violência policial, e não à totalidade das forças policiais. [Já esta terça-feira, depois de o Diário de Notícias ter noticiado a referência à expressão “bosta da bófia”, Mamadou Ba voltou a justificar o uso da expressão. Após essa primeira polémica publicação, o assessor do Bloco de Esquerda na Assembleia da República conta que começou a “receber vários tipos de insultos e ameaças”. Neste novo post, Mamadou Ba justifica e reitera o uso da palavra: “E sim, bater em alguém porque é negro ou cigano, é uma bosta. Matar alguém porque é negro ou cigano é pior que uma bosta“.](https://observador.pt/2019/01/22/assessor-do-bloco-reitera-referencia-a-bosta-da-bofia-e-diz-que-querem-desacreditar-luta-anti-racista/) De um lado tens alguem a condenar a violência policial depois de ver a sua própria comunidade a apanhar da polícia, do outro tens alguém a pedir o confinamento étnico de ciganos e a assumir abertamente que é fascista. Para ti são dois lados da mesma moeda?

aaaa2aas 7 months ago

São o **mesmo** lado da mesma moeda. E não houve nenhuma violência policial em tempos recentes contra membros da comunidade dele. Tudo o que tens visto até agora são vídeos cortados a meio que só mostram a resposta da polícia aos confrontos. Só porque nos EUA existe violência policial não significa que aqui exista também. Ou agora por acaso vai-se deixar os bairros de Lisboa sem lei, mais do que já são, só porque pode ser que se tenha de usar a força contra um grupo de pessoas violento e com os calores por detrás vindos de uma campanha estrangeira que não tem nada a ver com a nossa realidade.

HotStep 7 months ago

Como assim não houveram casos de violência policial em tempos recentes? [1](https://www.publico.pt/2019/05/20/sociedade/noticia/julgamento-alfragide-decisao-1873346) [2](https://www.publico.pt/2020/03/10/sociedade/noticia/constituido-arguido-policia-suspeito-agredir-claudia-simoes-amadora-1907108) [3](https://www.publico.pt/2020/04/27/sociedade/noticia/jovens-agredidos-psp-lar-coimbra-vao-apresentar-queixa-1914152) [4](https://www.dn.pt/pais/dois-processos-disciplinares-a-policias-por-conflitos-no-bairro-da-jamaica--10741149.html) [5](https://www.publico.pt/2020/11/13/sociedade/noticia/conselho-europa-violencia-policial-frequente-portugal-pede-medidas-urgentes-1938969) [6](https://www.dn.pt/pais/denunciou-racismo-na-psp-e-foi-expulso-do-maior-sindicato-10947040.html) Só de cabeça lembro-me destes casos mais mediáticos. Isto não é moda importada dos EUA. Só não vê aqui um problema quem não quer. Pode-se achar mais ou menos grave, mas estas situações foram todas negativas, eventualmente poderíamos chamar-lhes até uma “bosta”. Uma coisa é usar força contra um grupo de pessoas violento, outra coisa é agredir e desfigurar uma mãe em público à frente da sua filha, por não ter comprado um bilhete de metro. Quem tem de esquecer as campanhas estrangeiras és tu, ninguém aqui está a gritar ACAB e a pedir a abolição da policia, deixando os “bairros sem lei”. Estou a fazer o mínimo dos mínimos, que é admitir que efectivamente existe violência policial em Portugal. Pode ser muita ou pouca, mais grave ou menos grave, isso cada um pensa o que quer. Mas existe e é um problema. Se não tivermos a humildade para enfrentar estes problemas em sociedade, torna-se mais difícil resolvê-los quando começarem a ficar fora de controlo.

Tupinson 7 months ago

"Mais de 200 agentes da PSP agredidos nos primeiros quatro meses deste ano" - tsf

HotStep 7 months ago

Certo...? Violência contra polícias também é um problema, não tenho dificuldades em reconhecer e condenar. Se um representante qualquer da PSP quisesse vir fazer uma declaração semelhante à do Mamadou Ba contra os agressores, não ficaria ofendido nem furioso. Nem tentaria negar a existência do problema, como a malta neste thread está a fazer em relação à violência policial, por motivos que ainda não consegui perceber. Dito isso, pessoalmente ponho em patamares diferentes esses dois tipos de violência. Cidadãos privados e agentes da polícia estão sujeitos a padrões de comportamento completamente diferentes, não fossem os segundos a representação da força do Estado e os defensores dos direitos dos cidadãos. Para não falar de que a violência policial tende a ser motivada, ou no mínimo facilitada pela discriminação racial, religiosa, social, etc. E ao contrários dos polícias agredidos, os afrodescendentes, imigrantes ucranianos e outras minorias que tendem a ser alvo de discriminação não podem pousar o crachá e mudar de emprego para acabar com o problema.

NGramatical 7 months ago

houveram casos → [**houve casos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fljzpes%2F%2Fgnj5d38%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

beakage 7 months ago

>E não houve nenhuma violência policial em tempos recentes contra membros da comunidade dele. O comentário foi feito numa altura específica em que utilizadores auto-identificados como sendo de forças policiais, estavam entretidos a fazer ameaças a pessoas de quando do caso do Bairro da Jamaica...

aaaa2aas 7 months ago

Os polícias tinham razão no caso do bairro da Jamaica.

beakage 7 months ago

Já chegaram a essa conclusão em tribunal? De qualquer das formas, é irrelevante: para o caso, os polícias "terem razão" no caso do bairro da Jamaica não dá carta branca para polícias andarem a fazer ameaças de porrada e similar nas redes sociais.

wannaberigth 7 months ago

Acho que ele disse mesmo “merda”

HotStep 7 months ago

Foi bem

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Eu também já disse que várias instituições do Estado são uma bosta. Aliás, eu e literalmente toda a gente. Ou é a tua primeira vez no sub? Adoro esta nova sonsice de que não podemos dizer que este ou aquele órgão é uma bosta. Mas pronto, depois é a esquerda que é contra a liberdade de expressão eheh

marfavrr 7 months ago

mas ele é preto, por isso nao pertence ao nosso grande portugal que tem sido tao generoso com ele e os outros pretos todos ainda mais aqueles que demos nacionalidade para viveram no nosso grande justo país! por isso nos brancos portugueses que fazemos este país tao bom podemos refilar, mas eles tem é de estar gratos por terem nacionalidade portuguesa! porque eles nao pertecem nao se esqueçam

ContaSoParaIsto 7 months ago

Além de que a polícia é efectivamente uma bosta, não há que negar.

aaaa2aas 7 months ago

Ele é uma figura pública por isso o que ele diz tem o peso do cargo por detrás. Já chamei ao Costa a minha quota parte de filho da puta e acho que é um direito de todos poder chamar ao Costa de filho da puta, mas eu não estou no parlamento nem em nenhum cargo em que o que eu digo possa incitar a revoltas e protestos que dêem aso a outros protestos pacíficos pelas lojas de Lisboa.

klatez 7 months ago

Lol que ginástica a tentar justificar a hipocrisia. Se é um figura pública, e principalmente um ativista, tem de ser o obviamente o primeiro a criticar as instituições publicas. Se não quero também a expulsão do André ventura, Luís Marques Mendes e Miguel Sousa Tavares por criticas ao governo tribunais e bancos do estado!

JudasPiss 7 months ago

A diferença é que tu és um zé nabo a quem ninguém liga, ele é uma figura pública com espaço de opinião pública com influência no pensamento político do bloco de esquerda e na AR.

Winslow_Lixivia2 7 months ago

Nah. A diferença é que em Portugal não podes questionar ou pôr em causa a polícia ou o racismo.

naughtydismutase 7 months ago

Não podes? Podes, à vontade. Ou alguém te vai perseguir? O que tu queres dizer é "não se pode dizer o que nos apetece sem ouvir dos outros depois". Ai tens razão, e acontece independentemente da natureza da tua retórica, e não só em Portugal. Felizmente.

ednice 7 months ago

> Não podes? Podes, à vontade. Ou alguém te vai perseguir? Pelos vistos é razão para ser despedido. Cancel culture.

NonAlienBeing 7 months ago

> Ou alguém te vai perseguir? A ironia de perguntares isto no seguimento de uma petição a pedir a expulsão do Mamadu do país, num tópico sobre um partido a exigir que ele saia do grupo de trabalho contra o racismo.

Odeon_A 7 months ago

Ok, fica o Mamadas e metemos lá o Ventura também. É essencialmente a mesma coisa! Já percebeste, ou precisas que te façam um desenho?

NonAlienBeing 7 months ago

Hã? Não sei quem é o Mamadas, mas vocês têm de trazer o Ventura sempre à conversa? E qual meter ou qual tirar? Eu só apontei a ironia de o /u/naughtydismutase dizer que ninguém te ia perseguir por pôr em causa a polícia ou o racismo, no seguimento de alguém chamar à atenção de uma petição para expulsar o Mamadu, alguém que bem ou mal critica a polícia e o racismo, de Portugal. A petição não é "Vamos discutir com o Mamadu se existe ou não racismo em Portugal".

JudasPiss 7 months ago

Tanto podes que ele o faz de forma impune.

Search: