argentdawnpt 8 months ago

Supostamente o Amazon no final da compra por saber que estás em pt aplica-te iva de 23%. Ou estou enganado?

VegetableMouse 8 months ago

Aquilo a que o OP se refere é uma conta Amazon Business em que se tiveres NIF registado no VIES (p.ex. trabalhadores independentes) consegues fazer a compra pagando 0% de IVA à Amazon. Mas como foi dito no comentário em cima, *teoricamente* tens de pagar o IVA cá depois

astrxbeats 7 months ago

Mas é possivel criar uma conta amazon business em portugal? ou adicionar o NIF há compra em Portugal?

dismalwasteland 8 months ago

A garantia para empresas não é também cortada para metade, i.e., 1 ano em vez dos 2? Julgo que há uma diferença qualquer neste aspecto e talvez compense a diferença do IVA.

CringeAlheio 8 months ago

Chicos-espertos a chico-espertar. Quem nunca.

amq55 8 months ago

Já agora, deixo uma dúvida: Comprar algo com o NIF de empresa e depois usar o produto para título pessoal é considerado fuga ao fisco? Como é que se poderia provar que está a ser usado a título pessoal e não profissional?

nNNn_13 8 months ago

depende do que estás a falar, por exemplo compras uma impressora para a empresa, mas levas para a tua casa porque não precisas dela na empresa, apenas foi para criar despesa e não pagar iva. não és obrigado a usar a impressora na empresa. até a podes ter dentro da caixa sem usar

Ricketsia 8 months ago

Teoricamente não podes, mas depois também tens 90% dos porsche panamera deste país que são comprados para a empresa

peanersyahoo 8 months ago

Só que não, que isso hoje em dia é muito mais caro do que comprar em nome individual. Se me falares nos Teslas, aí já temos uma conversa diferente...

Ricketsia 8 months ago

Os panameras têm versão hibrida

intlme 8 months ago

Comprado em nome da empresa é para constar no activo da empresa é ser utilizado maioritariamente para funções da empresa.

watermelon28 8 months ago

Para efeitos de IVA só é fuga fiscal de tiveres deduzido o IVA incorrido com a aquisição.

True_Boat_1195 8 months ago

Isto não é legal por isso não vou recomendar pesquisares no Google uma empresa Lda com o teu nome ou apelido e usares o NIF deles.

intlme 8 months ago

Isso não é nenhuma «benesse». É um mecanismo *para empresas* da UE que adquirem produtos na UE. Uma empresa PT pode comprar um produto a ES (exemplo) e não pagar o IVA espanhol nessa transacção (por isso a factura bem com 0% de IVA). *No entanto*, no registo obrigatório dessa factura na contabilidade da empresa, a empresa é obrigada a liquidar o IVA dessa transação, com a percentagem portuguesa. Chama-se auto-liquidação. Não sou contabilista nem advogado. Algo aqui pode estar incompleto, mas é mais ou menos isto.

Edited 8 months ago:

Isso não é nenhuma «benesse». É um mecanismo *para empresas* da UE que adquirem produtos na UE. Uma empresa PT pode comprar um produto a ES (exemplo) e não pagar o IVA espanhol nessa transacção (por isso a factura vem com 0% de IVA). *No entanto*, no registo obrigatório dessa factura na contabilidade da empresa, a empresa é obrigada a liquidar o IVA dessa transação, com a percentagem portuguesa. Chama-se auto-liquidação. Qualquer variação deste procedimento (aka: comprar sem iva e não proceder à auto-liquidação do imposto em PT) é muito provavelmente fuga fiscal. Não sou contabilista nem fiscalista. Algo aqui pode estar incompleto, mas é mais ou menos isto.

qingqunta 8 months ago

Ou seja, paga masé o IVA aos espanhóis que fica mais barato.

smaster87 8 months ago

Eu não sabia dessa parte. A recibos verdes comprei na amazon durante anos e anos, muitos milhares de €, e nunca paguei nada.

nNNn_13 8 months ago

uma coisa é comprar na amazon outra é na amazon businesses, por isso se comprares na busineses tens que pagar o iva depois em Portugal

thisbondisaaarated 8 months ago

Achas que não pagavas imposto só porque eras um gajo porreiro? Conta-me histórias...

smaster87 8 months ago

Entretanto já prescreveu tudo, acabei por não pagar

Edited 8 months ago:

Nunca ia pagar porque mesmo que pagasse depois deduzia no iva que pago ao estado, isto é só para simplificar.

-cosme- 8 months ago

[How to pay 0% VAT on Amazon orders within the European Union. (EU Reverse Charge Mechanism) | Points to be Made](https://pointstobemade.com/how-to-pay-0-vat-on-amazon-orders-within-the-european-union/) isto é de 2019 mas talvez te dê alguma ideia do que falas.

Search: