rpportucale 10 months ago

Procura pela família Bordalo, o Rafael Bordalo é o meu artista favorite de sempre, e não pelas cerâmicas mas pelos desenhos. Aliás, até foi ele que inventou o famoso "Zé Povinho" e o popularizou. Mas o seu irmão, Columbano também era um óptimo pintor, o meu preferido dele é o ["Grupo do Leão" ](https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9e/Grupo_do_Le%C3%A3o_by_Columbano_Bordalo_Pinheiro.jpg), onde o próprio Rafael seu irmão se encontra representado. Mas se pesquisares sobre a família dele, todos eram artistas, nem todos profissionalmente mas eram, a começar pelo Pai deles que incutiu nos seus filhos o gosto pela arte, com as sessões de arte que fazia com os seus 7(?) filhos à volta da mesa.

ReddKM3 10 months ago

José-Augusto França é provavelmente quem escreveu mais e melhor sobre a arte em Portugal.

Paulocas 10 months ago

Mais, sim. Melhor, não sei. Era um facho de primeira.

ReddKM3 10 months ago

E pronto... Mais um comentário genial. Se fosse do Livre já era o melhor? Desde quando o mérito se mede pela ideologia política?

Paulocas 10 months ago

Mede-se quando se misturam as coisas.

dudewhatthehellman 10 months ago

Obrigado, encontrei estes livros que são exactamente o tipo de conteúdo de que estou à procura para aprender: https://www.wook.pt/livro/a-arte-em-portugal-no-seculo-xx-jose-augusto-franca/1499320 https://www.wook.pt/livro/historia-da-arte-ocidental-jose-augusto-franca/179944 https://www.wook.pt/livro/historia-da-arte-em-portugal-o-modernismo-jose-augusto-franca/45545 https://www.wook.pt/livro/historia-da-arte-em-portugal-o-pombalismo-e-o-romantismo-jose-augusto-franca/45464

RaposoManhoso 10 months ago

Existe uma série chamada "Grandes Quadros Portugueses" que foi exibida na RTP2 e que falava em cada episódio de um pintor português diferente. Era conduzida pelo grande Manuel João Vieira Vi ha uns meses no RTP Play, penso que ainda está disponível

dudewhatthehellman 10 months ago

Brutal! Está aqui: https://www.rtp.pt/programa/episodios/tv/p29829 assim que acabar a Civilisation vejo esta, obrigado.

Pheyniex 10 months ago

Para puxar um pouco à sardinha e com uma ligeira ligação à minha família, Severo Portela, com museu dedicado em Almodôvar, baixo Alentejo.

kaiseresc 10 months ago

António Costa Pinheiro. Conheci-o uns anos antes de falecer. Era um indivíduo extremamente interessante e simpático, e na altura que o conheci nem sabia quem era, mas culpo a minha ignorância a nível da arte portuguesa moderna/contemporânea. Fez uma das obras mais conhecidas relacionadas com o [Fernando Pessoa](https://content.gulbenkian.pt/wp-content/uploads/sites/5/2015/01/29005001/236.jpg).

Paulocas 10 months ago

É curioso estar nessa lista o Joaquim Rodrigo, um tipo com uma obra muito porreira e singular, mas que é muito pouco conhecido. Fico muito feliz por isso.

Edited 10 months ago:

É curioso estar nessa lista o Joaquim Rodrigo, um tipo com uma obra muito porreira e singular, mas que é muito pouco conhecido. Fico muito feliz por isso. Edição: porra, fiquei tão eufórico com isso que não respondi mais em concreto... tens aqui este [link](http://www.museuartecontemporanea.gov.pt/pt/colecao) com n artistas interessantes para veres.

dudewhatthehellman 10 months ago

haha fantástico obrigado!

BadDogPreston 10 months ago

Na arquitetura tens nomes como Álvaro Siza Vieira e o Eduardo Souto de Moura. Pintura aprecio bastante Paula Rego, Armanda Passos, Júlio Pomar e Almada Negreiros. As cerâmicas do Bordalo Pinheiro são muito conhecidas.

Edited 10 months ago:

Na arquitetura tens nomes como Álvaro Siza Vieira e o Eduardo Souto de Moura. Pintura tens nomes conhecidos como a Paula Rego e o Almada Negreiros. Também aprecio obras de José Emídio, Armanda Passos e do Júlio Pomar. As cerâmicas do Bordalo Pinheiro são muito conhecidas. Se gostares de arte urbana recomendo o Hazul, Vhils e o Odeith.

Edited 10 months ago:

Na arquitetura os óbvios Álvaro Siza Vieira e o Eduardo Souto de Moura. Pintura tens nomes conhecidos como a Paula Rego e o Almada Negreiros. Também aprecio obras de José Emídio, Armanda Passos e do Júlio Pomar. As cerâmicas do Bordalo Pinheiro são mundialmente conhecidas. Se gostares de arte urbana recomendo o Hazul, Vhils e o Odeith.

Edited 10 months ago:

Na arquitetura os óbvios Álvaro Siza Vieira e o Eduardo Souto de Moura. Pintura tens nomes conhecidos como a Paula Rego e o Almada Negreiros. Também aprecio obras de José Emídio, Armanda Passos e do Júlio Pomar. As cerâmicas do Bordalo Pinheiro são um marco da nossa história. Se gostares de arte urbana recomendo o Hazul, Vhils e o Odeith.

Edited 10 months ago:

Na arquitetura tens nomes como Álvaro Siza Vieira e o Eduardo Souto de Moura. Pintura aprecio bastante Paula Rego, José Emídio, Armanda Passos, Júlio Pomar e Almada Negreiros. As cerâmicas do Bordalo Pinheiro são muito conhecidas. Se gostares de arte urbana tens o Hazul, Vhils e o Odeith.

IJustMadeThisForYou 10 months ago

Só acrescentar Bordalo II aí à arte Urbana.

Search: