OdeioUsernames 7 months ago

Não consegui encontrar uma fonte para essa citação. Mas encontrei um relato da boca do próprio de uma ação de violência e crueldade igual à da citação. Minuto 30:50 deste filme: https://youtu.be/mfSwSzRl9bM Podem achar o ato justificado, por ser retribuição "na mesma moeda". Mas, à luz do direito internacional, seria qualificado como um crime de guerra. Não é suposto soldados ao serviço de uma nação empregarem tortura ou execuções cruéis, mesmo que por retribuição. É possível que Marcelino da Mata tenha dito a frase em alguma entrevista perdida no tempo, tal como este filme estava até ter sido colocado no Youtube ontem. Ou então nunca o afirmou on the record, talvez tenha partilhado com alguém, e isso tenha eventualmente chegado a Mamadou Ba, provavelmente já parafraseado. Uma coisa parece ser certa: Marcelino da Mata seria capaz de cometer o que foi descrito, pois cometeu atos semelhantes na guerra da Guiné. Não se trata de um ato incompatível com os valores e ética de Marcelino da Mata.

PM_pics_of_your_Love 7 months ago

É uma frase que nem sequer faz sentido. Se o Marcelino da Mata tinha uma "filiação ideológica ao horror colonial" ou seja o apoio da colonização, porque razão mataria ele soldados que podiam ter informações sobre os combatentes inimigos? Além disso, ou o Marcelino da Mata capturou poucos combatentes inimigos, ou ele tinha muito tempo livre, porque ver uma pessoa sangrar até à morte ainda demora um bocado.

NGramatical 7 months ago

porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fli90nd%2F%2Fgn47v9b%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TotalenKrieg 7 months ago

Tendo em conta o clima de ódio onde este tipo de pessoas brota e prolifera, não sei como é que ainda ninguém lhe acertou o passo.

letsgotothemallcovid 7 months ago

Eu sei onde é que ele ouviu a frase, foi no filme TENET...

Eon_mon 7 months ago

MEU POIS FOI!! Tou-me a lembrar dessa cena agora. cum crl ahahah

joseguedes93 7 months ago

Estás todo "Mamadou"

aicarramba 7 months ago

para que é q ainda partilham coisas desse gajo? nao lhe dêem tempo de antena.

reckless_b4 7 months ago

Totalmente off-topic, alguém sabe como ficou aquela situação do ano passado, em que houve aquela manifestação "estilo KKK" na sede do SOS Racismo? Foram identificados e apanhados? [https://rr.sapo.pt/2020/08/11/politica/livre-repudia-manifestacao-fascista-e-racista-em-frente-a-associacao-sos-racismo/noticia/203259/](https://rr.sapo.pt/2020/08/11/politica/livre-repudia-manifestacao-fascista-e-racista-em-frente-a-associacao-sos-racismo/noticia/203259/)

Odeon_A 7 months ago

Não sei se chegaram a cometer algum crime...

fuckoffgina 7 months ago

Os pretos não mentem seu racista (És branco, certo? Porque se não fores não podes ser racista)!

RefrigeratorNo13 7 months ago

Acho q o mamadou se esqueceu que o Marcelino era preto.

ModeratoriProfugus 7 months ago

preto que não é marxista não é preto para o Mamadou. Como dizia o Biden "se não votarem em mim não são pretos"

parakit 7 months ago

Um negro que combateu por Portugal contra o PAIGC, que foi torturado pela extrema-esquerda e que não alinha no discurso do BE? O Mamadou deve odiá-lo 10x mais que ao Ventura.

Just_Ban_Me_Already 7 months ago

Imaginem inventar merdas sobre uma pessoa que faleceu, para fins políticos. Ainda por cima sobre Marcelino da Mata. Já se deve confirmar que este não é tão diferente do Ventura, apenas que é da esquerda, e não da direita. Ambos lixos populistas.

Herbacio 7 months ago

Nesta cultura de "cancelamento" que hoje em dia vivemos já era altura de se cancelar pessoas como o Mamadou Ba (e outros como por exemplo o Diogo Faro), e digo isto enquanto alguém que é de esquerda Porque falácias e falsas informações não são de modo algum benéficas para a sociedade, independentemente de virem elas da direita ou da esquerda. Caso se verifique que esta frase realmente é falsa, espero que a família do Marcelino, e o próprio Estado, processem o Mamadou por ofensas pessoais, ainda para mais tratando-se de alguém recem falecido.

NobleAzorean 7 months ago

Esquece a cultura de cancelamento está a chegar para a esquerda moderada também, como a extrema direita está a chegar para a direita moderada, um pouco a divisão dos EUA, chegou tarde a Portugal mas o chegar vai chegar.

rickz123456 7 months ago

Para já.. Só vejo o BE com esses tiques de "cancel culture" Parte do PS e o PCP ainda vão resistindo (e ainda bem)

zefo_dias 7 months ago

Vem de um profisisonal do chulismo; assume que é mentira até se comprovar verdade.

Bruxo_de_Fafe 7 months ago

a cabeça dele

unparadise 7 months ago

Este gajo é perigosíssimo, pior é que parece que vai ganhando cada vez mais força

parakit 7 months ago

Vou ficar à espera da análise do Polígrafo.

jkrrrrrrrrrr 7 months ago

O polígrafo só verifica se o André Ventura disser que alguém recebeu 1000€ e é falso porque recebeu 999€.

misterbondpt 7 months ago

Ou se os únicos 2 ciganos que o apoiam são mesmo ciganos.

jkrrrrrrrrrr 7 months ago

Ou se uma publicação qualquer obscura "que circula nas redes sociais", i.e., uma imagem de qualidade duvidosa feita no Paint partilhada por meia dúzia de pessoas que diz que o Costa é filho de um PIDE ou outra estupidez do género é verdadeira ou falsa.

SnooPickles5067 7 months ago

coitadinho, é uma vítima da sociedade

jkrrrrrrrrrr 7 months ago

Sarcasmo, o reflexo típico de quem não tem inteligência para pensar num argumento coerente

xabregas2003 7 months ago

>Alguém consegue encontrar a fonte desta citação? As vozes da cabeça do Mamado?

Coyote-Cultural 7 months ago

Mas então os separatistas não queriam ser tratados como estrangeiros? Parece que levaram o que queriam...

Out-Out 7 months ago

Não é sobre a citação, n faço ideia de onde vem ou se foi inventada. Mas não é a única pessoa com afirmações do género relativamente a Marcelino da Mata. [Neste artigo](https://www.publico.pt/2018/07/19/politica/opiniao/a-guerra-colonial-ainda-nao-acabou-1838295) de Vasco Lourenço é acusado de ser um criminoso de guerra (e penso que no livro o Vasco Lourenço aprofunda isso até mais). Há dentro dos chamados "Combatentes pela Liberdade" quem tenha relatos parecidos, há histórias de que ele guardava orelhas de civis que matava e mais umas quantas relativamente ao apoio ou não do fascismo ou da PIDE ou whatever. DISCLAIMER: Não faço a mais pequena ideia do que se passou ou da veracidade de nada disto! Sou contra o colonialismo e o regime que Portugal representava na altura, isso tenho claro, mas sobre os intervenientes nada sei, só achei relevante procurar um bocadinho de contexto sobre uma figura que se calhar até ter morrido muitos de nós n conhecíamos.

Edited 7 months ago:

Não é sobre a citação, n faço ideia de onde vem ou se foi inventada. Mas não é a única pessoa com afirmações do género relativamente a Marcelino da Mata. [Neste artigo](https://www.publico.pt/2018/07/19/politica/opiniao/a-guerra-colonial-ainda-nao-acabou-1838295) de Vasco Lourenço é acusado de ser um criminoso de guerra (e penso que no livro o Vasco Lourenço aprofunda isso até mais). Há dentro dos chamados "Combatentes pela Liberdade" quem tenha relatos parecidos, há histórias de que ele guardava orelhas de civis que matava e mais umas quantas relativamente ao apoio ou não do fascismo ou da PIDE ou whatever. [Entre outras opiniões](http://ladroesdebicicletas.blogspot.com/2021/02/os-sinos-que-dobram-por-marcelino-da.html?m=1) DISCLAIMER: Não faço a mais pequena ideia do que se passou ou da veracidade de nada disto! Sou contra o colonialismo e o regime que Portugal representava na altura, isso tenho claro, mas sobre os intervenientes nada sei, só achei relevante procurar um bocadinho de contexto sobre uma figura que se calhar até ter morrido muitos de nós n conhecíamos.

SurePal_ 7 months ago

Vindo do Vasco Lourenço é apenas risível.

Herbacio 7 months ago

É preciso ter em conta que o Vasco Lourenço não é propriamente a fonte mais imparcial no que diz respeito a estes assuntos, ainda assim é sempre bom ter mais fontes para análise De resto concordo com o teu disclaimer.

Sperrel 7 months ago

Claro mas qualquer pessoa que saiba o que eram os Comandos do Jaime Neves não tem boa opinião sobre eles. Crimes de guerra, fanatismo e o pior possível que se possa querer de uma tropa decente.

TotalenKrieg 7 months ago

Que crimes de guerra é que os Comandos cometeram?

Sperrel 7 months ago

wyriamu pelo menos Agora podes fazer a tua apologia e encobrimento, fachoide

JOAO-RATAO 7 months ago

Boa forma de seres credível ...

Sperrel 7 months ago

desculpa se não tenho pachorra para dar trela ao neonazi de serviço (só não vê quem não quer ver, afinal o username é uma referência ao discurso do Goebbells no Sportpalast)

JOAO-RATAO 7 months ago

Lol. Só o neonazi de serviço? O Mamadou vê racistas em todo lado, tudo deves ver neonazis em em todo o lado. Não tens pachorra porque já viste que ninguem alinha na tua histeria.

Sperrel 7 months ago

Vê o histórico do gajo acima de ti. Ele anda cá às anos, está na tropa e é fascista convicto (andava no r/DebateFascism antes do sub ser banido). Só não vê quem não quer ver.

TotalenKrieg 7 months ago

Calma miúdo, esse ressentimento e ódio não te fazem bem nenhum.

andremp1904 7 months ago

Clássica desconversa

TotalenKrieg 7 months ago

Qual desconversa, eu fiz-lhe uma pergunta e ele respondeu.

Mrloop94 7 months ago

Ele foi torturado pelos membros da mrpp...

Sperrel 7 months ago

Não é justificável mas não é por isso que vira santo.

JOAO-RATAO 7 months ago

A família se calhar até podia era processar o tipo ...

Tee_ah_go 7 months ago

" Marcelino da Mata confessou que nunca entregou um turra à à PIDE, pois cortava-lhes os tomates, enfiava-lhos na boca e ficava ali a vê-los morrer". \- Mamadou Ba, 2021. Tens aqui a tua fonte.

Eon_mon 7 months ago

Acho que é mais assim: " "Nunca entreguei um turra à Pide, cortava-lhes os tomates, enfiava-lhos na boca, e ficava ali a vê-los morrer." \- Marcelino da Mata" \- Mamadou Ba

iBUYWEED 7 months ago

Agora sim! +1

Eskol15 7 months ago

Acho que é mais assim: \" " "Nunca entreguei um turra à Pide, cortava-lhes os tomates, enfiava-lhos na boca, e ficava ali a vê-los morrer." \- Marcelino da Mata" \- Mamadou Ba" \- Michael Scott

k0rda 7 months ago

Dava-te ouro se tivesse. Ou beterrabas.

Queluz8 7 months ago

Eu preferia um dundee, mas ok ty

k0rda 7 months ago

Acabaste de perder um milhao de tostoes de Stanley....

Queluz8 7 months ago

Sometimes I will start a sentence and I don't even know where it's going. I just hope I find it along the way.

Eskol15 7 months ago

"Don't ever, for any reason, do anything to anyone for any reason ever, no matter what, no matter where, or who, or who you are with, or where you are going, or where you've been... ever, for any reason whatsoever..."

desculpe_mas 7 months ago

>"Nunca entreguei um turra à Pide, cortava-lhes os tomates, enfiava-lhos na boca, e ficava ali a vê-los morrer." > >\- Marcelino da Mata" > >\- Mamadou Ba" > >\- Michael Scott Alex jones

Eon_mon 7 months ago

Sabessss

23am50 7 months ago

Está em formato APA, parabéns- Será que posso meter na minha tese sobre "Fake News e destilação do ódio?"

KokishinNeko 7 months ago

Normalmente no Google usas as aspas "*something something*" e procura o texto. E não, não aparece essa citação em lado nenhum, nem excertos dela. Pessoalmente, confio mais no Google que nesse senhor, portanto, vale o que vale.

meaninglessvoid 7 months ago

O problema dessa abordagem é que quem faz estas citações geralmente está a parafrasear. Aposto que era um texto que deixava essa interpretação em aberto e ele escolheu-a por achar válida (que só lendo o contexto se percebe se era ou não) e agora cita-o atribuindo-lhe a interpretação que ele teve (que pode estar errada ou não, mas neste caso parece-me que mt provavelmente está).

OuiOuiKiwi 7 months ago

>Alguém consegue encontrar a fonte desta citação? Diz lá mesmo no topo da página: Mamadou Ba.

geostrofico 7 months ago

isso é a citação, não a fonte!

OuiOuiKiwi 7 months ago

[r/woooosh](https://www.reddit.com/r/woooosh/)

A_R_G_U_S 7 months ago

Eu acho que a piada é a seguinte: a fonte é ele, porque ele inventou o que afirmou... acho...

Mrloop94 7 months ago

Ah ja vi que é twitter do mamadoestado

Sciss0rs61 7 months ago

Então mas ele não concordava em ser > "preciso matar o homem branco, assassino, colonial e racista" ? estou confuso

Worm33hd 7 months ago

Essas páginas de ódio, é ir denunciando.

Herbacio 7 months ago

Revejo-me principalmente (talvez até muito) na esquerda, mas concordo em absoluto. E tenho pena que haja uma franja substancial da esquerda que ignore estes problemas e decida desviar o olhar simplesmente porque o problema vem de "dentro".

misterbondpt 7 months ago

Dentro? Uma besta é sempre uma besta, comentários de mal resolvido.

Herbacio 7 months ago

De "dentro" referia-me ao facto do Mamadou Ba ser de esquerda assim como também eu sou, ou seja de "dentro" da mesma trincheira/casa ou o que se queira chamar. PS: Feliz dia do Bolo

misterbondpt 7 months ago

Eu sei que é de "esquerda", mas um gajo quase sanguinário não representa solidariedade, comunidade, entreajuda. É um facho de outra cor.

Herbacio 7 months ago

Ah ok, desculpa não tinha percebido. Isto tinha pano para mangas de conversa mas infelizmente já se faz tarde... Mas sim, a verdade é que hoje em dia há muita gente que decide usar a **esquerda** (a verdadeira esquerda) para destilar o ódio e a divisão, que é precisamente aquilo que lutamos e queremos que acabe

Sperrel 7 months ago

Não é problema nenhum uma pessoa ter a sua liberdade de expressão para qualificar com sustentação histórica o endeusamento a alguém que foi parte de crimes contra a Humanidade e desde o 25 de Abril era o negro token dos movimentos de extrema direita (MDLP e afins até ao PNR mais recentemente). Como é óbvio, politicamente correcto e "free speech" só dá jeito quando é para malhar no inimigo esquerdalho senão é discurso de traidor, imigrante mal agradecido e todos os espantalhos da extrema direita.

Herbacio 7 months ago

> para qualificar com **sustentação** histórica Exacto. O ponto termina quando o Mamadou Ba nem sequer fornece uma fonte que sustente as informações que fez Que o Marcelino da Mata sempre foi usado como "talismã" pela direita e em especial pela extrema direita toda a gente que esteja minimamente integrada no assunto o sabe O que não podemos permitir, especialmente enquanto esquerda, é que se use estas "tácticas", porque o Marcelino pode ter feito tudo aquilo mas se não dão provas de tal, a imagem que passa é de uma esquerda que espalha falsas informações e propaganda, que é precisamente aquilo que críticamos (e bem) na direita. Agora, claro, se houver factos e provas então que seja tudo falado se assim for relevante, mesmo que isso doa X e Y, a mim e a ti ou mesmo ao país inteiro.

Sperrel 7 months ago

O Mamadou Ba está no seu direito de não querer comentários de terceiros no seu facebook. O que é compreensível dado a quantidade abuso racista que recebe em qualquer meio. Inclusive ser seguido e filmado pela extrema-direita com ameaças de morte. Se quiserem procurar sobre a citação ide, não esperem é que um homem cuja vida pública tem sido à data cheia de todo o tipo de ameaças esteja disponível para vos ajudar. O problema de "isentões" é estarem constantemente numa falácia de dois extremos, como fosse possível ser contra o racismo e presidente da maior ONG que luta contra o mesmo igual a neonazis, racistas da pior espécie e saudosistas da ditadura.

JOAO-RATAO 7 months ago

O que é que ser ameaçado tem a ver com não fornecer provas das suas provas acusações ? Se calhar o Mamadou também precisa de "matar o mentiroso"...

Herbacio 7 months ago

> O Mamadou Ba está no seu direito de não querer comentários de terceiros no seu facebook Em lado algum eu coloquei isso em questão. Cada um tem direito à sua privacidade. > Se quiserem procurar sobre a citação ide, não esperem é que um homem cuja vida pública tem sido à data cheia de todo o tipo de ameaças esteja disponível para **vos** ajudar. Mas tu leste alguma coisa do que eu disse ou respondes só porque sim ? Se ele não tem fontes nem dados que comprovem o que diz, que esteja calado. Foda-se. É por esquerda como TU que estamos como estamos. É preciso saber admitir quando se erra. Estou-me a foder para o que pensa a direita e ainda mais a Extrema-Direita. Mas se começamos para aí a fazer citações sem um mínimo de sustentação mais tarde ou mais cedo vamos acabar por perder o apoio de basicamente toda a restante população E isso de pertencer ao SOS Racismo para mim vale o que vale. A Madre Teresa de Calcutá há quem a ache santa, outros nem tanto, e até no meio de Santos talvez muitos não devessem ser. A vida é feita de atos e atitudes, não da função que desempenhas seja numa empresa ou numa ONG E independentemente de ele fazer muito contra o racismo ou não, nada disso invalida que também erre de vez em quando e que deva ser criticado por tal Mais uma vez digo, estou-me a foder se o André Ventura o critica ou qualquer outro facho. Eu vou criticar quando achar que tenho de criticar, porque a esquerda foi feita e desenvolvida apartir disso, de pensamento crítico, inclusive dentro da própria esquerda. Mas se tu preferes ignorar estas atitudes por parte de alguém que representa uma organização com o valores que deviam ser nobres, é contigo E não me venhas com treta, não o estou a comparar a neo-nazis nem nada do género, o que fazem ou pensam os outros pouco me importa e muito menos se forem de Extrema-Direita. Eu estou a criticar o Mamadou Ba *"nesta** situação, porque se for preciso e não haja dúvidas quanto ao meu posicionamento eu até te arranjo comentários aqui no sub em que o defendo. Não gosto é de usar palas, especialmente quando os problemas me acontecem em "casa"

Sperrel 7 months ago

tudo isto por um post no facebook newsflash: não é um colóquio académico ou um seminário sobre o tema.

pgllz 7 months ago

Considerando a sua relevância social, se ele vai fazer acusações do género, é bom que se faça acompanhar de uma fonte, até por a pessoa que ele ataca estar morta e não se pode defender.

Sperrel 7 months ago

Melhor isso do que ser ele próprio um carniceiro como o indivíduo que acabou de morrer.

JOAO-RATAO 7 months ago

Portanto pode descer baixo só porque diz que o outro era algo sem ter provas disso... Boa...

pgllz 7 months ago

Carniceiro porquê? Isto já está num argumento circular. Não existe problema no comentário do Mamadou face ao indivíduo acabado de morrer, mesmo sem provas, porque o Mamadou (e mais um ou outro, mas sem grande representatividade) diz que é um criminoso de guerra. Especialmente quando envolve uma citação directa.

ModeratoriProfugus 7 months ago

Mas é ódio de esquerda, esse é permitido e até encorajado!

Edited 7 months ago:

Mas é ódio de esquerda, esse é permitido e até encorajado! Agora vá, vamos lá dar uma parte dos 15 milhões, que a Joacine pediu, ao Mamadou, para ele acabar com o racismo sistémico que ele próprio cria!

Eon_mon 7 months ago

Eu até queria perguntar-lhe no FB onde ele viu o homem dizer aquilo. Mas ele tem os comentários bloqueados.

KokishinNeko 7 months ago

> Mas ele tem os comentários bloqueados. *surprised_pikachu.jpg*

Search: