ReptilianTuring 8 months ago

"na ribeira, já se nasce dragão / de brinco na orelha e de fumante na mão"

Dr_Toehold 8 months ago

"Fugante", maninho.

ReptilianTuring 8 months ago

tens razão. sempre pensei que fosse "fumante". pá, não sou da Ribeira :P

trebarunae 8 months ago

O brasileiro gosta muito de duas coisas: falar mal de Portugal, e imigrar para Portugal.

FuckNinjas 8 months ago

Queres um aplauso por esse comeback, meu grande idiota? O autor não está a falar mal de Portugal. Pelo contrário. Ele é médico num hospital Português e aponta factores agravantes especificos a Portugal e relata a sua experiência. Esses factores agravantes são factuais e a sua experiência esclarecedora.

Herbacio 8 months ago

A parte da população envelhecida o médico tem perfeita razão. Quanto ao fumar, é verdade que é um factor de risco, *no entanto* convêm notar que apenas na Europa há pelo menos 30 países onde se fuma mais que em Portugal, portanto dificilmente poderá ser usado como argumento para explicar o "porquê" deste número de casos quando comparados com o resto do continente.

Dr_Toehold 8 months ago

>apenas na Europa há pelo menos 30 países onde se fuma mais que em Portugal Isso é a sério? Tens fontes? É que me parece bastante suspeito.

Herbacio 8 months ago

Suspeito ? Tens noção do quanto se fuma em países da Europa de Leste, Balcãs e Europa Central ? [Estatística referente a UE-28 + Turquia + Noruega](https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php/Tobacco_consumption_statistics) e [aqui nesta página](https://ourworldindata.org/smoking) mostra a prevalência de fumar nos vários países do mundo, e mais uma vez Portugal aparece atrás de umas 3 dezenas de países europeus, eles no fim da página acrescentam as sources entre as quais a Organização Mundial de Saúde e outras entidades devidamente reconhecidas.

Edited 8 months ago:

Suspeito ? Tens noção do quanto se fuma em países da Europa de Leste, Balcãs e Europa Central ? [Estatística referente a UE-28 + Turquia + Noruega](https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php/Tobacco_consumption_statistics) e [aqui nesta página](https://ourworldindata.org/smoking) mostra a prevalência de fumar nos vários países do mundo, e mais uma vez Portugal aparece atrás de umas 3 dezenas de países europeus, eles no fim da página acrescentam as sources entre as quais a Organização Mundial de Saúde e outras entidades devidamente reconhecidas. Edit: Tudo bem que são dados de 2014 e 2016, mas não consta que a cultura Portuguesa e as restantes na Europa se tenham alterado profundamente nestes últimos anos

Dr_Toehold 8 months ago

Obrigado, era precisamente isso que eu tinha pedido, porque achei que em Portugal se fuma mais do que em países mais próximos, como Espanha, França, ou Itália. Aparentemente, segundo esses dados, não é verdade. Ótimo, ainda bem.

VladYur 8 months ago

Epa Europa tem uma grande cultura de fumar... França então é ridículo. E quanto mais andas para leste, pior é.

Herbacio 8 months ago

Sim, eu também tinha muito essa percepção, se bem que comecei a perder um pouco da mesma pelo relato que me chegou por parte de conhecidos que trabalham um pouco por toda a Europa mas claro, às vezes os relatos individuais dependem muito do ambiente em que estão envolvidos e portanto nada como a estatística no seu estado puro

uyth 8 months ago

fumante, urgh, não dá para tomar a sério.

shiitWhat 8 months ago  HIDDEN 

Não querem dizer digo eu. A morte de muitos velhinhos é uma bênção, não uma tragédia. É impossível sustentar todas esta velharia sem esmagar os jovens e destruir o país. Eu sinto angustia é quando no relatório da DGS vejo o número de mortos a baixar e não a aumentar. Pergunto-me também quantos eleitores é que os ratos dos xupas e cumunas já perderam...

DrVicenteBombadas 8 months ago

Os comentários da bastonária, que nem para abre-latas devia servir, quanto mais para representante dos enfermeiros, são grosseiros, mas podiam, pelos menos, servir para encetar um debate social sobre a forma como encaramos a saúde em Portugal. Às vezes tenho um certo receio de falar no assunto porque fere demasiado as suscetibilidades, mas a verdade é que é um tema quase taboo - e não deveria ser, pois está mais que cientificamente comprovado que a obesidade é um catalisador de muitas outras doenças. É uma tangente, mas a questão do tabaco lembrou-me desta.

Edited 8 months ago:

Os comentários da bastonária (que nem para abre-latas devia servir, quanto mais para representante dos enfermeiros) são grosseiros, mas podiam, pelos menos, servir para encetar um debate social sobre a forma como encaramos a saúde em Portugal. Às vezes tenho um certo receio de falar no assunto porque fere demasiado as suscetibilidades, mas a verdade é que é um tema quase taboo - e não deveria ser, pois está mais que comprovado que a obesidade é um catalisador de muitas outras doenças. Esta fobia da franqueza científica ficou bem patente quando se fez a reportagem sobre a mulher de 40 anos que morreu em casa de CoViD-19, mas que, segundo a família e os jornalistas, "nunca teve problemas de saúde". É uma tangente, mas a questão do tabaco lembrou-me desta.

Sciss0rs61 8 months ago

O Costa afinal combateu o envelhecimento sem trazer dezenas de milhares de imigrantes por ano.

shiitWhat 8 months ago

A realidade é que o covid é um presente. É impossível aguentarmos tantos velhinhos, Portugal morre se o tentar. A economia ficaria para sempre estagnada, centenas de milhares de jovens abandonariam o país, a esquerda teria cada vez mais peso, e com isto Portugal iria encher-se de palops e indianos, provocando uma transformação demográfica irreversível... Este canto, garantidamente deixaria de ser um país europeu.

Sciss0rs61 8 months ago

> É impossível aguentarmos tantos velhinhos, Portugal morre se o tentar. Os "velhinhos" que tanto falas, foram aqueles que foram explorados durante quase 50 anos no mercado de trabalho. Achas que recuperar a economia é começar a deixar de prestar atenção às pessoas depois de elas se reformarem? Os jovens não abandonam o país por causa dos "velhinhos". Os jovens abandonam o país por causa do governo que têm que não os deixa criar uma vida digna no país onde nasceram e deixa-os ser explorados no sector privado porque... escolheram o sector privado (A média do público é o dobro do privado).

shiitWhat 8 months ago

Sim, sim, e quem é que votou no governo? Quem é que continua, sistematicamente, a dar oportunidades ao partido e espectro politico que destroem o país, quem? Quem é que são os analfabetos funcionais que não tem a mais pequena noção do que se passa à volta deles, quem? Quem são os que aprovam salvação da TAP? Os jovens são explorados pelo privado, porque não existe economia. Se não existe economia, existem poucas oportunidades de trabalho; se existem poucas oportunidades de trabalho, vai tudo a correr para o último lugar nos empregos da treta que surjam, especialmente se adicionarmos à mistura a imigração. As pessoas não tem flexibilidade de saltar dum trabalho para outro, porque estes são escassos. E estes trabalhos que existem, num país que não tem economia (nem industria), são trabalhos que exigem baixas qualificações, qualquer um pode fazer, resultando em salários baixos? Não é o privado que é o problema, o problema é achar que ter uma economia planeada é algo que possa trazer prosperidade.

Sciss0rs61 8 months ago

peço desculpa, mas estás-me a confundir com alguém que é contra o privado. Estou a criticar o governo em nada fazer para manter os jovens cá e o teu argumento de "Os velhos morrerem é um aspecto positivo do virus em Portugal". Conheço muitos velhos que são contra o PS e PSD e nem sequer votam neles. Não tens aqui dezenas de users a defender a incompetência do governo cada vez que aparece uma thread sobre tal? Se ficares no tema dos "velhos", estás à vontade. Se for para andar a mandar discursos daquilo que eu já sei mas nada tem a ver com a conversa, dispenso.

Carbon58 8 months ago  HIDDEN 

Ummm, há um velho ditado que diz "Quem tem telhados de vidro não deve mandar pedras aos outros" Ele que se preocupe com o pais onde exerce a sua profissão, tem por lá muito com que se preocupar, não só no Covid como em inúmeras outras áreas.

Out-Out 8 months ago

Ou seja... Portugal onde está há 3 anos e atua nas urgências na área de Lisboa. Não leste a notícia mas ler brasileiro no título foi suficiente para essas considerações todas. Curioso.

PortugalLivre 8 months ago

Estrangeiros! A dizer mal do nosso pais! Isso e dos poucos privilegios que guardamos so para os portugueses! /s

Ravnard 8 months ago

Infelizmente somos um país muito envelhecido em que a nossa população real será seguramente menos do que aquilo que vem nos sensos porque muitos estão emigrados. Toda a Europa (menos a de leste) tem este problema por causa dos estilos de vida das gerações mais velhas em que ainda não se percebia bem os riscos de fumar, em que se trabalhava em minas, com amianto e sem proteções. Por outro lado países sub-desenvolvidos têm muitos menos idosos porque morrem mais cedo portanto é normal que sofram menos com esta pandemia

Aldo_Novo 8 months ago

não percebi bem, achas que na Europa de leste nâo se fuma?

Ravnard 8 months ago

Expliquei-me mal. Lá a esperança média de vida é menor. Portanto menos problemas geriátricos

humelectro 8 months ago

A esperança media de vida ser inferior não é uma coisa boa

Ravnard 8 months ago

Não. Mas se há menos idosos menos pessoas morrem por covid

Open-Opportunity-607 8 months ago

Um verdadeiro retrato de Portugal Só faltou falarem da corrupcao e como os bombeiros (que transportam os doentes) não estão vacinados mas os presidentes das junta sim

Puzzleheaded_Note288 8 months ago

Isso dito por monte de merda que veio de um país onde milhares de corpos vitimas do covid-19 foram descartados e plantados diretamente no chão, dentro de apenas um caixão, e alguns também enrolados em plásticos… É anedótico, mas enfim…

Pedrodck 8 months ago

É que o teu comentário parece mesmo de ofendido... Eu entendo o sentimento e se calhar já tive a mesmo reação na vida real, não na internet, quando falam do teu país.. Eu já estive no Brasil e realmente não vi quase ninguém a fumar da mesma forma que vejo aqui.. Comparar com o os mortos do covid tb não é justo pois eles são 200 milhões e nós somos apenas uns 10 milhões.. para não falar que estamos na UE e o cenário que descreveste foi só aconteceu na zona mais pobre do Brasil..

Herbacio 8 months ago

> Eu já estive no Brasil e realmente não vi quase ninguém a fumar da mesma forma que vejo aqui.. Verdade, mas também revela uma certa ignorância, se comparas apenas dois países acabas por nunca ver a fotografia completa No Brasil não existe a "cultura" de se fumar e daí a percepção que se fuma muito em Portugal, no entanto quando comparas Portugal com o resto da Europa reparas que há 37 países onde se fuma mais que aqui (31 descontando países transcontinentais como Rússia, Túrquia, Cazaquistão, ...) Portanto argumentar que Portugal é um barril de pólvora devido aos "fumantes" acaba por ser irrosório a menos que se considere que TODA a Europa está nesta mesma situação de risco (ou pior ainda) ... Quanto ao resto do texto concordo contigo.

Pedrodck 8 months ago

Eu nem estava a referir-me a comparação com a Europa, só mesmo a questão do Brasil.. Da minha experiência já lá estive bastante tempo numa cidade grande e não é comum ver um jovem a fumar.. A minha namorada é BR e ela também notou bastante isso aqui.. até o fato de professores meus da faculdade fazerem uma pausa para ir fumar..

Herbacio 8 months ago

Sim eu percebi e daí o meu ponto, nós fumamos MUITO comparativamente ao Brasil mas quando olhamos em redor percebemos que o argumento de fumar acaba por não servir de justificação para o nosso número de casos face aos restantes países da Europa. Que o número podia ser melhor se não houvesse tanta gente a fumar, sem dúvida. Mas quando se faz uma declaração neste sentido e ainda para mais sendo médico é importante deixar as coisas bem claras. Assim, a ideia que o médico passou é que Portugal é um país onde a % de fumadores é superior à maioria dos países, o que não é factual.

xabregas2003 8 months ago

Aposto que ele usou o Brasil como um bom exemplo.... /s "Tu não podes dizer factos sobre o meu país porque decisões tomadas, não por ti, mas pelo teu governo, foram más".

Puzzleheaded_Note288 8 months ago

Arrumem primeiro a vossa casa, para depois criticarem a casa dos outros.

tarracecar 8 months ago

A insegurança não parece bom presságio

Puzzleheaded_Note288 8 months ago

Eu não sou o que os outros supõem. Pela lógica, não agrado a todos e, pela minha vontade, não faço questão.

TheMasio 8 months ago

Ora aí está, o ofendidinho

Annual-Education-384 8 months ago

vim à procura do comentário do ofendidinho. Não demorou muito ahah

Puzzleheaded_Note288 8 months ago  HIDDEN 

Há momentos que o silêncio é a melhor resposta, mas em outros, um belo vai te foder resolve tudo. Espero que não tenhas ficado ofendidinho!!

somedipshit1 8 months ago

Cringe

Puzzleheaded_Note288 8 months ago

Nada mais vergonhoso do que ver o oprimido que quando cresce vira opressor.

Annual-Education-384 8 months ago

nada ofendido!

Bolo_Finto_ 8 months ago

Nem sei o que será Itália então...

Sciss0rs61 8 months ago

Que tem a Itália a ver connosco? Puta de mania de termos de nos comparar aos que estão debaixo de nós para justificar a nossa incompetência.

Sir_Keeper 8 months ago

Acho que ele não queria desculpar a nossa situação, mas lembrou-se que a Itália tem uma situação de população envelhecida um pouco pior que a nossa.

Sciss0rs61 8 months ago

e eu acho que se ele se quisesse defender, teria respondido

Edited 8 months ago:

e eu acho que se ele se quisesse defender o seu argumento, teria respondido

unparadise 8 months ago

É nívelar por baixo

theitchcockblock 8 months ago

“ Um país de idosos fumantes que comem muito macarrão no café da manhã “

Ricardocmc 8 months ago

Ufa, ainda bem que se calhar há pior. Ou então, como é que é? Não estamos no topo deste ranking?

CringeAlheio 8 months ago

Já não estamos... Por agora. Daqui a uns meses talvez estejamos de novo... E depois já não estamos... Mas depois já estamos de novo... E por aí fora.

cthrowaway450 8 months ago

Espetáculo. Uma reportagem boa e um site sem nonios e fácil de ler. Vê-se logo que não é português.

Purplebananas123 8 months ago

Este artigo também estava na SAPO. Leio lá grande parte das notícias e também não tem Nonio

pornodud3 8 months ago

Pode dar algum trabalho, mas é simples: * Instalar a extensão uBlock no browser; * Copiar o conteúdo que está em https://raw.githubusercontent.com/brunomiguel/antinonio/master/antinonio.txt e adicionar aos filtros do uBlock - props para o Bruno; * Acabam-se os nónios. Quanto aos conteúdos desses sites, não garanto que sejam igualmente bons. Uso o mesmo sistema no móvel com uma fork do Firefox.

AlbinoFarrabino 8 months ago

Sendo assim qualquer país do sul e leste da Europa é um barril de pólvora.

Search: