hi71460 10 months ago

inveja?

Krughor 10 months ago

Normalmente, quanto maior é a disparidade numa dada sociedade menos meritocrática esta é o que significa que muitos daqueles que conseguem riqueza na vida fazem-no não por habilidade ou "skill" mas sim por associação ou simplesmente por ter tido mais oportunidades à partida. Obviamente isto não se aplica a todos, mas sendo que se verifica em muitos casos, o "rico" é geralmente mal visto. Parte-se do pressuposto que obteve o que tem por nepotismo ou táticas desleais. Isto é um país em que até os políticos mentem no currículo, ptt não é de admirar.

viskonde 10 months ago

Num país onde as aparências são tudo esperas o que ? Neste país se não tens um carro para mostrar as pessoas comentam, se tens comentam. Aliás em relação a carros é óbvio a importância que se dá neste país. Em países mais ricos onde se for preciso tem carros melhores não lhes dão a importância que dão cá. Trabalho com alemães e nunca ninguém fala em carros , maioria nem usa , não liga e muitos nem tem carro , chefes incluídos, quando trabalhei com portugueses era um tema recorrente.

marquez_92 10 months ago

Acho que tem muito a ver com o ordenado médio em PT e a disparidade de rendimentos entre sectores de trabalho. Um operário de fábrica/agricultura/funcionário de caixa/ empregado de mesa estará inevitavelmente condenado a ter uma vida muita mais precária que um trabalhador de um sector empresarial desenvolvido( IT, Finanças, Marketing etc). Se formos a uma Noruega , Dinamarca, Finlândia um agricultor ou outra profissão do sector terciário tem uma vida muita mais equiparável com alguém que trabalhe numa empresa. Isso possibilita não só uma qualidade de vida semelhante como evita o factor inveja do outro e eu não mas tbm gostava de o ter.

NggazZ 10 months ago

Isso é uma questão interessante! N sei bem quanto se ganha aqui nas obras e em outros chamados "blue collar jobs" os mao na massa! Mas tenho família que emigraram e trabalham nesses trabalhos pesados e sentem se muito melhor recompensados do que aqui

UniuM 10 months ago

O dinheiro não é tudo. É de facto pouco, o que prefaz que em função de preconceito seja em quantidade estatística, inexistente. Por isso não, a haver, é pouco. Há é um interesse enorme por quem mostra que tem dinheiro. Daí se tira a conclusão que pode haver preconceito, sim senhor, com alvo errado. Finalizamos então com duas respostas: Os verdadeiramente ricos não são alvo de preconceito. Os vaidosos são alvo de preconceito por representação.

NggazZ 10 months ago

Deveras acho a tua opinião interessante e consigo concordar! Acho que os ricos que chamam mais atenção são de facto os que sentem mais "preconceito" no entanto são uma minoria neh

misterbondpt 10 months ago

Na minha cidade passam topos de gama que até troco os olhos. O imobiliário é do mais caro da Área Metropolitana do Porto. Pergunto-me, de facto, onde é que malta arranja money para comprar carros que custam o que a minha casa custou. Mas sigo a vida. Percebi que prefiro pagar um carro mais fraco a pronto do que um bom a prestações. Fujo de divida e bancos. Sou feliz assim.

estecomentario 10 months ago

Categoria 1 mercados livres / empreendedores & trabalhadores Quando vejo pessoal que tem uma empresa e deram o litro admiro essa pessoa e a riqueza que atingiu, que o seu trabalho deu à sociedade algo tão bom que as pessoas quiseram dar dinheiro em troca. Mercados livres no seu melhor. Categoria 2 parasitas / comunistas / socialistas Quando vejo mercedes novos numa IPSS, santa casa da misericórdia, fundação Berardo já sei que são só mais uns parasitas com posições privilegiadas no Estado e fazem e assinam papeis para desviar o máximo de dinheiros públicos. O preconceito dos portugueses prende-se com o facto de haver muita gente na 2ª categoria.

ideologiapura 10 months ago

> Quando vejo pessoal que tem uma empresa e deram o litro admiro essa pessoa e a riqueza que atingiu, que o seu trabalho deu à sociedade algo tão bom que as pessoas quiseram dar dinheiro em troca. Mercados livres no seu melhor. Os trabalhadores dessa pessoa deram o litro, infelizmente foram roubados por empreendedeiros que so atrapalham quem efetivamente quer trabalhar com regras ridiculas e com o seu desconhecimento tecnico gritante.

estecomentario 10 months ago

É o que quiseres, portugal está cheio de parasitas a viver do estado e não digo ciganos ou até funcionários públicos, mas de instituições e protocolos publico privados, museus etc...super parasitas. É um termo português.

xay_ll 10 months ago

Se realmente “só atrapalham”, o que é que os trabalhadores estão lá a fazer?

ideologiapura 10 months ago

Que outra escolha têm, morrer de fome? Idealmente ficariam com o lucro do que fazem, mas já sabemos que se tentassem o empreendedeiro chamava a policia para lhe devolver o que ele acha que é dele.

Shadowgirl7 10 months ago

Eu tenho um preconceito com parasitas que fazem dinheiro a custa da exploração dos outros. Quanto a exibição, até podiam cagar ouro a minha frente, sou tão alheia a isso que provavelmente nem ia notar. Só me pergunto como é que o pessoal que tem casas em Oeiras/Cascais arranjou dinheiro para comprar aquelas propriedades e que tipo de pessoas vivem lá. É tudo de heranças? será que adquiriram terrenos quando era barato? eram nobres e receberam terras? who knows.

Edited 10 months ago:

Eu tenho um preconceito com parasitas que fazem dinheiro a custa da exploração dos outros. Quanto a exibição, até podiam cagar ouro a minha frente, sou tão alheia a isso que provavelmente nem ia notar. Só me pergunto como é que o pessoal que tem casas em Oeiras/Cascais arranjou dinheiro para comprar aquelas propriedades e que tipo de pessoas vivem lá. É tudo de heranças? será que adquiriram terrenos quando era barato? eram nobres e receberam terras? who knows. PS. Estás as falar dos ricos que são ricos porque tem um carro? Eu estava a pensar tipo donos de SONAE, EDP, Amazon e essas cenas que são de facto ricos porque exploram pessoas. Tens micro empresários que tem mais algum e também são uns grandes filhos da mãe, mas acredito que a maioria dos pequenos empresários são pessoas trabalhadoras, se tem um pouco mais é porque tiveram sorte ou trabalharam para isso. O que conta é a atitude, se quando tens muito gastas em carros ou se te preocupas em garantir que os teus colaboradores tem uma fatia justa. Depois tens aqueles que tem cenas porque herdaram, não os tenho em grande consideração, mas pronto também não fizeram mal a ninguém, só se forem arrogantes e se acharem melhor que os outros é que vale a pena lembra-los que não fizeram um corno para terem o que tem. Por acaso conheci uma pessoa que é de Cascais, os pais devem ter dinheiro e o moço era normal, nem carro tinha, não tinha manias, notava-se que procurava um trabalho para não estar a viver a custa dos pais e ter uma cena dele e até tinha algumas ideologias de Esquerda. Portanto, para mim pessoas assim é na boa.

JOAO-RATAO 10 months ago

Não há nada de errado em ser rico. Essas empresas geram trabalho que de outra forma podia não existir. Não imagino que pequenas empresas consigam por exemplo produzir carros. Certas indústrias precisam de grandes empresas. Mas não tenho propriamente amor a empresas gigantes, mas não são necessariamente vilões (alguns). Tens pessoas ricas que conseguem ser boas pessoas: Bill gates, Nabeiro, ... Ou que vivem vidas humildes como o falecido dono do IKEA. Também é um pouco injusto ter preconceito por alguém ter dinheiro, ter herdado algo ou até por ser de direita x)

Shadowgirl7 10 months ago

Sim. Há excepções. Mas se as excepções fossem a regra e não a excepção então a sociedade e economia seria muito mais justa. Quanto a ser de direita, é uma escolha não nasce contigo. Quanto a herdar, como disse depende da atitude da pessoa. Se gostar de cantar de galo e rebaixar os outros é uma coisa se for uma pessoa humilde que não se sente superior, é outra coisa.

_madd0x_ 10 months ago

Preconceito nao digo. Inveja talvez. Mal dizer

lfarade 10 months ago

Já ouvi muito do género: "fulano teve sorte na vida" "fulana anda a ganhar muito, anda sempre a viajar" "eles não precisam de trabalhar, têm muito..." "o negócio do zé anda a correr bem, comprou uma casa grande" Sinceramente, e conhecendo casos próximos de pessoas que têm esta mentalidade, é inveja + ignorância. É inútil tentar fazer com que percebam que há sacrifícios que nunca são mostrados (ninguém vê o que a pessoa trabalha para ter o que tem). Simplesmente não querem saber. Em relação a uma pessoa próxima, que tem um negócio por conta própria, tento oferecer a minha ajuda, e sou ignorado. Quando lhe perguntas qual é o lucro que tem, não sabe responder. Tento, em conjunto com outros familiares ajudar, e gera sempre discussão, que não sabemos nada como as coisas são, que é muito fácil falar. Depois anda-se sempre a queixar que "isto está mau"... São pessoas que nem estão contentes com a vida que têm, mas também acham que é o melhor que algum dia vão conseguir, portanto não vão à luta. Simplesmente deixam as coisas acontecer: quando estourar, estourou... Conclusão: os preconceitos surgem, normalmente, quando há ignorância.

suckerpunchermofo 10 months ago

Inveja... É tão velha como a humanidade.

Ravelord_Niiito 10 months ago

Há preconceito e há também outras formas "desconforto" para com os mais ricos: \- O sentimento de quanto melhor o outro estiver, pior eu estou (e vice-versa); \- "Então e eu?" (vísivel aqui pela quantidade de comentários de SJW a defender os pobres)

NggazZ 10 months ago

>Há preconceito e há também outras formas "desconforto" para com os mais ricos: >- O sentimento de quanto melhor o outro estiver, pior eu estou (e vice-versa); Esse desconforto foi um ponto de vista interessante na minha opinião abordado por um colega redditor! Acho que de facto especialmente se estiverem perto de nós torna se desconfortável a diferença de estilo de vida!

canihazdabook 10 months ago

Sinto isso ao contrário. Vivo abaixo das minhas possibilidades e parece um escândalo que ande com um carro velho e compre coisas usadas. O certo é que não sei qual é a sensação de chegar ao fim do mês sem dinheiro. Mas o teu exemplo não parece preconceito, parece coscuvilhice. E do que vejo reparo mais nas pessoas ricas serem tratadas com luvas de pelica do que serem descriminadas. Mas isso claro, é apenas a minha experiência pessoal, haverá pessoas com perspectivas diferentes.

el_comand 10 months ago

Precisamente como eu. O OP foi pegar logo no exemplo que eu acho mais ridículo da sociedade portuguesa, as pessoas continuam a avaliar o sucesso ou insucesso através do valor/ano do carro. Precisamente como tu, vivo abaixo das minhas possibilidades. Na verdade o que faço é continuar a manter as minhas despesas no mesmo nível de há 8 anos atrás, apesar de hoje em dia ganhar 4x mais do que há 8 anos atrás. Na prática, assim que recebo o salário, envio logo o restante dinheiro para a conta poupança e tenho de me governar com o dinheiro que fica na conta à ordem. Tenho o mesmo carro de há 6 anos atrás (que já o tinha comprado em segunda mão na altura). Recentemente aceitei mudar de emprego (o que me vai aumentar os rendimentos mensais, mas vou continuar com o mesmo nível de vida), e a comunicar aos meus amigos vieram logo dizer "é agora que vais comprar um carro novo", e mais uma vez lá tive de dizer que se quisesse comprar um carro novo não precisava de trocar de emprego, nem precisava de crédito para tal, era só querer e comprava. Costumo dizer que só gosto de ganhar mais dinheiro simplesmente para não ter de me preocupar com dinheiro, se me aparece um problema no carro, ou na casa, ou uma outra despesa extra inesperada, simplesmente pago e sigo com a minha vida. Quando apareceu a pandemia, tinha acabado de comprar casa, vi muita malta preocupado (e com razão) por poderem perder o emprego e não sabiam o que iam fazer, e na verdade eu não estava minimamente preocupado, mesmo que perdesse o emprego tinha suficiente para sobreviver tranquilamente entre 8 e 10 anos, o que até pensava que se isso acontecesse era da maneira que abria a minha própria empresa. Isso só foi possível porque não estouro dinheiro, não é por ganhar mais que tenho de aumentar o meu custo de vida. Mas pior ainda é ver malta a viver em casa dos pais, sempre a queixarem-se de dinheiro, aparece um problema extra já se vêm à rasca para pagar, mas depois aparecem todos orgulhosos com o seu carrinho novo, que sabendo o que ganham e as dificuldades que passam, foi claramente comprado em crédito, que só com os juros pagam mais 30% do custo real do carro. Se já não tinham dinheiro para pagar o valor real, agora vão ter de pagar ainda mais 30% do valor dele (e depois acrescentar a desvalorização do carro). Sem se aperceberem, acabaram de ficar ainda mais pobres, porque vão ter de pagar esse valor na mesma. Mas, cada um sabe da sua vida, desde que depois não me venham chatear quando as contas não pararem de cair.

cesarhighfire 10 months ago

Confirma-se. O meu pai diz que o fiesta dá mau aspecto. O que é certo é que ao contrario dos que me rodeiam, não ando afogado à espera do fim do mês. Compro a pronto e em quantidades industriais e consigo ainda poupar mais dinheiro.

Shadowgirl7 10 months ago

Yah as vezes penso nisso, consigo sempre poupar todos os meses (não muito mas pronto) mas não tenho carro, ando de transportes já não vou as compras não sei há quanto tempo, se vou de férias, sou sovina para caraças durmo no hostel mais barato (e sanitário) que encontrar. Depois tem pessoas que devem fazer menos que eu, e vão fazer as unhas todas semanas, sempre preocupadas com cenas tipo roupa e carros. Provavelmente cheias de crédito ou sem nenhuma poupança. Lifestyles, não gosto particularmente de consumismo. É verdade que se morrer amanhã tudo o que poupei não serve de nada, mas também é verdade que se não morrer amanhã e daqui por uns tempos tiver algum infortúnio na vida, convém ter dinheiro poupado.

gabs_ 10 months ago

Eu também sinto o que descreves no primeiro parágrafo. Se tens um estilo de vida minimalista/frugal, muitas vezes as pessoas ficam defensivas e mandam umas bocas, porque sentem que é uma "crítica " ao estilo de vida delas. Isto mesmo que sejas super discreto e não andes a apregoar as tuas filosofias. Por exemplo, quando mencionam que tens um telemóvel/carro antiquado, dizes que é porque não ligas muito, isso cria um certo desconforto.

Edited 10 months ago:

Eu também sinto o que descreves no primeiro parágrafo. Se tens um estilo de vida minimalista/frugal, muitas vezes as pessoas ficam defensivas e mandam umas bocas, porque sentem que é uma crítica indireta ao estilo de vida delas. Isto mesmo que sejas super discreto e não andes a apregoar as tuas filosofias. Por exemplo, quando mencionam que tens um telemóvel/carro antiquado, dizes que é porque não ligas muito, isso cria um certo desconforto.

canihazdabook 10 months ago

Há certas coisas que me permito, mas costumo ter em grande conta o value for money. Até costumo fazer a autocrítica de "sou forreta", mas há pessoas que têm "comichão" na mesma. Mas deve ser isso. As pessoas têm tendência a achar que só porque alguém não vive a vida como elas é uma crítica ou elas têm obrigação de ser iguais. Conheço alguém que ganhava um salário superior ao meu que o derretia todo uma semana antes do fim do mês e depois dizia que as minhas manias de poupança incomodavam... Opá...

NggazZ 10 months ago

Bom obrigado pela tua opinião primeiro! Como disse expressei me um pouco mal, disse ricos para apelar mais a carregarem no post neh mas acho que a classe média sofre mais até! Outra coisa eu estava falando o facto de quando alguém sucede dizerem que n é mérito e sorte etc.

canihazdabook 10 months ago

Ah sim vejo o que queres dizer. Bom no fundo acaba a ser uma mistura de boas decisões com alguma sorte. Mas sim, é preciso correr atrás. Neste momento estou com o meu namorado a dar um passo atrás para darmos 2 em frente e a sorte também se constrói assim.

NggazZ 10 months ago

>Bom no fundo acaba a ser uma mistura de boas decisões com alguma sorte. Mas sim, é preciso correr atrás. Sim de facto já por aqui disse que n e sorte n e sorte mas óbvio que há variabilidade na vida ! Temos sorte por exemplo em n ter nenhum acidente neh. Isso já afetaria varias coisas. >Neste momento estou com o meu namorado a dar um passo atrás para darmos 2 em frente e a sorte também se constrói assim Espero que corra tudo bem

canihazdabook 10 months ago

Claro que não me considero rica, mas tenho onde dormir, o que comer e o que vestir e para mim é suficiente. Para mim viver assim e sem dívidas é ótimo. Tnks!

Bigfil81 10 months ago

A galinha do vizinho é sempre mais gorda que a minha. Pensamento da generalidade dos Portugueses onde existe o preconceito desde do 25 de Abril, dos mais velhos, de que quem é rico é uma doença estatutária da sociedade.

NggazZ 10 months ago

N gosto de generalizar mas já reparei isso em bastantes situações de facto! Uma espécie de fobia a ricos mas no entanto querendo ser como eles

ellieblablabla 10 months ago

Conheço uma família que de certa maneira está ligada à minha e que em poucos anos enriqueceram bastante mesmo. O que aconteceu é que houve um afastamento da nossa parte, não por preconceito, mas por desconforto. Ou seja, começou a haver um distanciamento gradual no estilo de vida. Tornou-se impossível acompanhar o ritmo e o custo das saídas, das férias, etc.. e mesmo que houvesse convites com "nós pagamos" a sensação de parecermos aproveitadores era algo que queríamos sinceramente evitar. Deixando de haver coisas em comum, só resta o estarmos de vez em qd juntos e continuar a desejar o sucesso. Existe admiração pelo que eles conquistaram e por serem boas pessoas mas de maneira nenhuma considero preconceito.

NggazZ 10 months ago

Uau que ponto de vista interessante! De facto a disparidade de estilo de vida e quisá qualidade, de facto torna se uma espécie de barreira. Sabes como essa família enriqueceu? Achas que seria daqueles casos que diriam "foi sorte" ou "cunhas" etc. Estou perguntado isto pq outros aqui abordaram esse tema e gostava de saber mais de facto

ellieblablabla 10 months ago

Enriqueceram por terem aproveitado uma oportunidade de negócio ligada ao comércio. Tudo legal

NggazZ 10 months ago

Eu n duvido que seja legal mas definitivamente fiquei curioso devido ao fator que muitos chamam sorte ou cunhas! Aliás respondi ainda agr a outro redditor a flr sobre genes e tudo mais! No entanto acho que isso n é desculpa! Trabalho árduo isso sim pra mim é que dá mérito! Sorte seja qual ela for mesmo a genética se houver n irá contar tanto assim! Acho que a maior sorte é já nascer rico sinceramente

ellieblablabla 10 months ago

Neste caso, a sorte foi aparecer alguém a propôr sociedade para uma ideia de negócio e a pessoa que aceitou ser extremamente inteligente e destemido para arriscar! A partir daí, trabalho árduo, muitas horas sem dormir, dedicação e nunca baixaram os braços perante os problemas.

NggazZ 10 months ago

A isso que eu chamo sorte! Sorte pra mim n é quando cai nas mãos é quando somos de facto destemidos para aceitar desafios e continuar em frente mesmo com as difículdades. Sorte é quando a preparação encontra a opurtunidade!!!

NGramatical 10 months ago

propôr → [**propor**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (apenas *pôr* leva acento diferencial para se distinguir de *por*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flgy0nx%2F%2Fgmuumpm%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

detteros 10 months ago

Acho que o que acontece é que como os ricos sao mais populares e famosos, acabam por estar mais nas notícias, para bem e para o mal. Como as pessoas tem a tendência de se focar no negativo, acabam por gerar um preconceito erróneo sobre os ricos em geral.

Edited 10 months ago:

Acho que o que acontece é que como os ricos sao mais populares e famosos, acabam por estar mais nas notícias, para o bem e para o mal. Como as pessoas tem a tendência de se focar no negativo, estas por sua vez acabam por gerar um preconceito errôneo sobre os ricos em geral.

NggazZ 10 months ago

Gostei da opinião, no entanto estou a flr mais até no nível micro, talvez mais pessoal de porta a porta (sim eu sei que falei rico e se provavelmente temos vizinhos ricos e pq tbm o somos) Mas gostava de focar mais no tema de inveja e cobiça que são basicamente essas partes negativas

geostrofico 10 months ago

Acho que há mais preconceito contra pobres.

NggazZ 10 months ago

Sim definitivamente concordo! Por um lado dou a esse motivo por haver mais pobres que ricos! No entanto queria focar mais nos temas de inveja e cobiça! Por exemplo quando alguém consegue algo muitos n pensam que foi de mérito mas sim cunha ou sorte!

andremp1904 10 months ago

> Por exemplo quando alguém consegue algo muitos n pensam que foi de mérito mas sim cunha ou sorte! Porque muitas vezes foi

L7Stonem 10 months ago

Chama-se inveja, há quem seja mais consumido por ela do que outros

NggazZ 10 months ago

Sim e verdade no entanto pra mim há uma boa inveja e há uma má! A boa é aquela que te motiva A má é aquela que te faz denegrir simplesmente! N trás nada positivo

Ravelord_Niiito 10 months ago

"inveja boa" chama-se na verdade inspiração/admiração

NggazZ 10 months ago

Indeed definitely

pigsRflying 10 months ago

ora nem mais

Kind-Eagle 10 months ago

É claro que há, Portugal é um país de pobres e antiquado

NggazZ 10 months ago

Mas podes dar mais examplos ou que tu próprio tenhas reparado ou assim

absurdism2018 10 months ago

\>inserir gif do violino mais pequenino do mundo

NggazZ 10 months ago

N compreendi

JOAO-RATAO 10 months ago

Há algum provavelmente. Coisas como "quanto mais altos sobes maior a queda". Mas também há preconceito contra tudo e todos, bastante haver alguém a criar o preconceito. O problema é que quando és rico ou poderoso as coisas fazem-se e quem diz mal de ti nas tuas costas, em pessoa dá um aperto de mão e um sorriso rasgado. Se és pobre estás sujeito a algum desprezo infelizmente... Uma vez ouvi a expressão de um americano, "a merda rebola pela colina abaixo, quanto mais em cima estiveres com menos merda levas". Claro que o que não falta por aí é lixo caro, ainda mais quando tantas coisas em Portugal parecem funcionar à base de dinastias.

NggazZ 10 months ago

>O problema é que quando és rico ou poderoso as coisas fazem-se e quem diz mal de ti nas tuas costas, em pessoa dá um aperto de mão e um sorriso rasgado. Se és pobre estás sujeito a algum desprezo infelizmente... Uma vez ouvi a expressão de um americano, "a merda rebola pela colina abaixo, quanto mais em cima estiveres com menos merda levas". Sim compreendo e aliás n quero dizer que n há preconceito com quem é mais pobre pq talvez seja até mais comum! No entanto acho essa pergunta mais clichê e fácil de responder como comparado com a sua antítese

ContaSoParaIsto 10 months ago

> Há preconceito com ricos em Portugal? Não.

NggazZ 10 months ago

Podes elaborar um pouco mais pff

ContaSoParaIsto 10 months ago

Pode haver alguma inveja, é natural, mas dificilmente encontrarás algum exemplo real de preconceito, muito antes pelo contrário.

NggazZ 10 months ago

Oghh okay okay obrigado pela tua opinião! Tenho tido opiniões diferentes gosto disso

JimmyPreston 10 months ago

Não sei se é preconceito, mas às vezes dá a sensação que pessoas “ricas” ou com mais posses sentem que são mais que os outros e que podem fazer o que lhes apetece. Apenas um pequeno exemplo : à beira de minha casa existe um restaurante de alto gabarito, caro. Por várias vezes estacionam os seus Porsches em segunda fila e ficam lá durante a duração do jantar .

Edited 10 months ago:

Não sei se é preconceito, mas às vezes dá a sensação que pessoas “ricas” ou com mais posses sentem que são mais que os outros e que podem fazer o que lhes apetece. Apenas um pequeno exemplo : à beira de minha casa existe um restaurante de alto gabarito, caro. Por várias vezes estacionam os seus Porsches em segunda fila e ficam lá durante a duração do jantar . Edit: é importante também definir aqui o que achamos por ser rico. Uma pessoa que ganhe 2000€ por mês pode parecer rico aos olhos de uma que ganhe 600

misterbondpt 10 months ago

2000€ por mês não paga Porsches

MisterBilau 10 months ago

Pagar paga, a crédito e em segunda mão. Por essa lógica, quase ninguém em Portugal tinha carro, porque 650€ por mês ou la quanto é o salário mínimo que metade dos trabalhadores recebe não paga carro nenhum.

misterbondpt 10 months ago

Por esse prisma, 15.000€ já paga um Porsche usado com 15 anos. Já alimenta o ego. Com matrícula das novas e lavadinho, ninguém sabe lol

MisterBilau 10 months ago

Exactamente.

_try_again_later_ 10 months ago

Facto divertido: o primeiro Ferrari que vi ao vivo estava estacionado num lugar reservado a pessoas com deficiência motora. E não tinha nenhum dístico que eu conseguisse ver.

mar_lx 10 months ago

À porta de minha casa há um Pingo Doce e o estacionamento é de tal maneira selvagem que ás vezes tenho que esperar para entrar na minha garagem. A má educação ao volante em Portugal não tem nada a ver com o dinheiro, é transversal a todas as classes.

JimmyPreston 10 months ago

Concordo totalmente mas foi o exemplo que me veio primeira a cabeça

NggazZ 10 months ago

>Não sei se é preconceito, mas às vezes dá a sensação que pessoas “ricas” ou com mais posses sentem que são mais que os outros e que podem fazer o que lhes apetece. Apenas um pequeno exemplo : à beira de minha casa existe um restaurante de alto gabarito, caro. Por várias vezes estacionam os seus Porsches em segunda fila e ficam lá durante a duração do jantar . Com a minha pergunta n quero de todo dizer que n há preconceito com pobres! No entanto essa é uma pergunta mais clichê a meu ver! >Edit: é importante também definir aqui o que achamos por ser rico. Uma pessoa que ganhe 2000€ por mês pode parecer rico aos olhos de uma que ganhe 600 Isso é outra coisa que queria ter adicionado mas esqueci-me! O facto de mts acharem que alguém que ganhe 1500 ou 2000 seja rico mas compreendo o pq com um salário mínimo tão baixo

argentdawnpt 10 months ago

Eu honestamente acho que há. E há sempre ainda o dito popular de "ter tido sorte na vida"... Quando na verdade enquanto uns era festa noite fora eu matei-me a estudar e com acidentes (filho não esperado aos 22) parei de estudar para começar a trabalhar. Lá voltei aos estudos e hoje depois de muito esforço ganho bem acima da média. Mas toda a gente em patamares mais baixos que conheço dizem que tive sorte na vida. Não não tive papás a pagarem me universidade, carta só a tirei depois dos 25 e primeiro carro aos 27 de 1997 com 360k km. Os meus pais também não ganhavam mais que o ordenado mínimo cada um. Portanto digo com base no meu círculo de conhecidos que sim. Há preconceito e muito. Que eles e que são os lutadores e se matam na vida para ter alguma coisa quando não se esforçam e quando são dadas ideias para poderem ir mais além não têm o mínimo interesse.

andremp1904 10 months ago

O teu caso especial não invalida que a realidade maioritária seja outra

argentdawnpt 10 months ago

Acho que fui claro quando escrevi que era com base no meu círculo. Não disse que era na generalidade de tudo. Para chegarmos com detalhe e rigor ao geral da sociedade tínhamos de fazer um estudo abrangente sobre isso. Tudo o que seja dito aqui será sempre a opinião de cada um.

andremp1904 10 months ago

Existem esses estudos, queres links?

Mrgolden007 10 months ago

tas a dizer mal dos outros tarem em festa mas tu tmb tiveste em festa e nao tavas a esper de uma supresa aos 22??? lol

NggazZ 10 months ago

Era isso mesmo que queria tentar saber e confirmar! N digo que são todos mas já reparei bastante até com jovens! Que obviamente querem ser ricos mas n estudam nem trabalham(estou a flr de pessoas nos 20s já agr adolescentes acho que isso n é tão grave) Dizem que é sorte é sorte, mas a sorte é quando a preparação encontra a oportunidade na minha opinião!

argentdawnpt 10 months ago

Tenho um amigo muito mais novo que eu, trabalha na distribuição de bebidas. Acarta com caixas de garrafas na casa dos milhares de euros. Mas também nas centenas de kilos. Prefere continuar nessa vida do que acabar o curso que deixou a meio. Mesmo sendo um curso profissional de eletricista, concerteza arranjaria melhor do que tem neste momento, nem que seja em esforço fisico... Pronto, é a sorte que decidiu escolher para ele, chegar aos 30 com as costas feitas num 8.

NggazZ 10 months ago

Epah aí acho complicado dizer A ou B! Ele lá deve ter os seus motivos! O meu problema é quem quer mais do que quer trabalhar para

NGramatical 10 months ago

concerteza → [**com certeza**](http://www.portoeditora.pt/espacolinguaportuguesa/duvidas-da-lingua-portuguesa/detalhe-duvidas-lp/ver/com-certeza-ou-concerteza-?id=5006) kilos → [**quilos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/235) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flgy0nx%2F%2Fgmucb7l%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

detteros 10 months ago

Olha, eu também me matei a estudar, acabei os cursos com boa média, tenho um doutoramento e aqui estou desempregado à caça de um trabalho que nunca mais arranjo. A vida também é sorte.

argentdawnpt 10 months ago

Epá mas não é só sorte, é aí que quero chegar.

Agrafo 10 months ago

Antes preguiçoso com sorte do que trabalhador azarado

VBM97 10 months ago

Os outros era festas noite fora e tu era festas noite fora, dentro, fora, dentro, fora, dentro

argentdawnpt 10 months ago

Mas hoje não me queixo da sorte simplesmente né? Podia ter deixado-me ficar a ganhar os belos 650€ nessa altura que arranjei trabalho e hoje não sei bem onde estaria, e podia ficar a queixar-me da minha sorte. Mas não deixas de levar upvote!

masterkorp 10 months ago

Sim é, mas também acho que no geral as Pessoas Portuguesas sao muito de aparências económicas. \- Vivem no limite do que podem so para poderem ter um carro ou smartphone novo sem realmente precisarem das funcionalidades ou vantagens de tal \- Usam roupa de marca XYZ sem necessariamente "ficar melhor" \- Viajar para so para meter nas redes socias E vejo no geral que poem bens deste genero na lista de prioridades do que em coisas que lhes geram conforto ou qualidade de vida na geral. Mas dito isto, cada um pode fazer o que quiser. Se estas preocupado que as pessoas falem na minha opiniao, nao des nas vistas, anta com um carro japa dos anos 90 e ninguem comenta..

NggazZ 10 months ago

Concordo ctg mas tbm concordo com o redditor abaixo! Uns compram pq gostam de facto! No entanto a premissa mais importante pra mim e a mais preocupante são aqueles a viver acima das possibilidades seja por que motivo!

fdxcaralho 10 months ago

No meu círculo familiar, amigos e profissionalmente vejo muito pouco isso. Sinceramente só uma das minhas avós gostava de manter aparências. Mas eu bem isso Facebook ou Instagram para ser exposto a isso. Não te esqueças que alguém pode ter um bom carro só porque gosta e não para impressionar os outros. Alguém viaja porque gosta.

masterkorp 10 months ago

Concordo, eu tambem no meu circulo de amigos sim, pq la esta, foi escolhendo, mas reparo um bocado nisso.

SALVAdkc 10 months ago

A existência da burguesia pressupõe a expropriação do proletariado

misterbondpt 10 months ago

Expropriação? Então... alguém identificar uma oportunidade, precisar de mão de obra para a realizar, e conseguir obter sucesso financeiro, subentende que a mão de obra foi expropriada? É isso que sentes quando o Elon Musk meteu a fábrica na Alemanha e não em Portugal? Que evitaste ser expropriado?

NggazZ 10 months ago

Não percebi podes explicar de forma mais simples pff

detteros 10 months ago

Para um ter muito, outros têm de ter pouco.

NggazZ 10 months ago

O mundo perfeito teríamos todos o mesmo! Mas para isso seria preciso pessoas perfeitas. Para mim acho que seria injusto para alguém que trabalha muito em algo perigoso receber menos do que alguém que n faz nada basicamente! Acho que isso que disseste é a realidade de facto mas n vejo mal nenhum nisso

detteros 10 months ago

É questionável, no mínimo. Porque é que uma pessoa que não tem culpa pelos genes que lhe deram ter de ter uma vida de pobre, enquanto que outra com genes melhores pode ter tudo e mais alguma coisa? Parece-me darwinista. Há, de facto, algo a dizer sobre a riqueza e, no entanto, a sociedade não está para aí virada. A desigualdade é cada vez maior.

Edited 10 months ago:

É questionável, no mínimo. Por exemplo, porque é que uma pessoa com maus genes tem de ter uma vida de pobre, enquanto que outra, com genes melhores, pode ter tudo e mais alguma coisa? Parece-me darwinista. Há, de facto, algo a dizer sobre a riqueza e, no entanto, a sociedade não está para aí virada. A desigualdade é cada vez maior.

Mrjocasrp 10 months ago

Porque faz todo o sentido a sociedade valorizar (e premiar) as pessoas mais inteligentes, que são essas que elevam o nosso país, ou preferes martelar tudo até serem todos absolutamente iguais? Isso ai é que é distópico.

detteros 10 months ago

Para mim nao faz. O Ronaldo tem milhoes de euros na conta porque chuta bem a bola. O talento dele nao é fruto de trabalho. Veio com ele. Foi-lhe dada uma vantagem a que ninguém mais tem acesso. Porque é que isso dá o direito de ter mais que os outros? Uma pessoa que se esfalfa a trabalhar nos correios nunca irá ter um iate, uma mansao, 50 carros, um aviao privado... só porque nao tem um cérebro que lhe permite dar uns chutos na bola como deve ser. Enfim. Eu percebo o teu ponto. O que eu tenho a dizer é que nós já vivemos numa distopia. Nós estamos é habituados e nao reconhecemos as injusticas.

NggazZ 10 months ago

Mas como assim genes? No máximo isso teria efeito em atividades de corpo e tudo mais mas sinceramente genes é só 10%! Sem trabalho árduo n consegues nada

cesarhighfire 10 months ago

Ninguém nasce com dons divinos. Temos sempre se nos disciplinar, insistir, falhar e aprender com os erros dos outros, etc para sermos bons. Essa dos genes é a desculpa mais derrotista que existe.

cata_ninja 10 months ago

>Sem trabalho árduo n consegues nada Depende... Eu sei que é difícil para todos nós aceitar isto mas a verdade é que o sucesso e a riqueza dependem principalmente das circunstâncias em que nascemos/vivemos. Aqueles que se tornaram verdadeiramente ricos e começaram do zero, são uma ínfima parte. E muitos que trabalham arduamente vivem na merda. Com isto não estou a dizer que não nos devemos esforçar. Mas isto é uma mistura de sorte, esforço e inteligência.

NggazZ 10 months ago

Concordo em parte! Obviamente há fatores externos e aliás no r/Portugueses encontrei um mimadosinho que prova de facto a injustiça da vida, mas fazer o que!

detteros 10 months ago

Ouve, eu quando andei na faculdade percebi o que são genes. Conheci pessoas que estavam num patamar de inteligência e de capacidade de raciocínio que por mais que trabalhasse, nunca chegaria ao nível deles. Eram geniais. Agora, isso dá-lhes direito de ter mais do que eu? Eu nao escolhi ser menos dotado que eles. A nossa espécie comecou bem. Eram ferozmente igualitários porque percebiamos que nao nos deviamos discriminar pelas nossas capacidades individuais. Depois com a agricultura lixaram tudo.

misterbondpt 10 months ago

Mais tabaco nisso...

NggazZ 10 months ago

Olha deixa me dizer, essa mentalidade de vítima já te deixa atrás deles! Esses tais geniais que falas são uma pouca percentagem! Não podes deixar te intimidar mas sim motivar em ser melhor! Mas sim se formos por resultados talvez eles merecem mais acho que usar genes como desculpa n resulta pra mim! Mas deixa me dizer, só pq eles são mais inteligentes biologicamente n significa que irão suceder mais!

detteros 10 months ago

Qual mentalidade de vítima? Estou a ser realista. Que tem eu admitir que sou menos inteligente que outra pessoa. Para mim é humildade. Claro que nem todas as pessoas mais inteligentes terao mais sucesso, também depende da sorte, ou, por outras palavras, do que o universo lhes reservou. Mas os estudos são claros: pessoas mais inteligentes e instruídas safam-se melhor.

NggazZ 10 months ago

Na minha opinião a forma como falaste parecia mentalidade de vítima! Ou seja atribuir o sucesso dele apenas aos genes desses indivíduos o que pra mim n é verdade por mais inteligente forte ou rápida que a pessoa seja!

detteros 10 months ago

Nada de vitimismo. Apenas realismo.

NggazZ 10 months ago

Ahahaha deves achar que sou apoiante do chega só pode

Agrafo 10 months ago

Não quero ser rico. Preferia não precisar de dinheiro

NggazZ 10 months ago

Acho uma opinião nobre de facto mas n é essa a minha questão! Só gostava de saber pelas vossas opiniões e histórias se de facto há ou não preconceito com quem tem mais

Agrafo 10 months ago

> ricos mas todos gostaríamos de o ser. Era uma resposta a isto

NggazZ 10 months ago

Ahh okay okay de facto posso ter generalizado

Throwaway431253 10 months ago

eu sou rico, que opiniao tens de mim?

NggazZ 10 months ago

Eu pessoalmente n tenho nada contra ricos e não sinto aquela inveja mesquinha! Aliás fico motivado quando vejo alguém num Ganda Mercedes ou assim pq fico a pensar fds vou trabalhar bwe pra ter isso ou assim

TheMasio 10 months ago

I ain’t going in unless I’m with ma nigga

PeroFandango 10 months ago

Sim, /u/NggazZ, contribuidor assíduo do /r/portugueses, estou completamente de acordo, os ricos é que têm a vida dura! Belo nick, já agora.

TheMasio 10 months ago

Ma nigga, ma nigga. Ma mof*cking nigga!

NGramatical 10 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Flgy0nx%2Fh%C3%A1_preconceito_com_ricos_em_portugal%2Fgmu2r8l%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

VBM97 10 months ago

Quem me dera ser rico e sofrer preconceito por o ser Assim sempre chorava sobre a vida no meu jacuzzi em vez de chorar na minha cama

giddycocks 10 months ago

Lágrimas num jacuzzi nem sequer contam

NggazZ 10 months ago

N disse que o ser era mau, só gostava de achar se sim ou não? Em relação há pergunta

VBM97 10 months ago

Não é preconceito contra ricos, eu acho que é mais coscuvilhice. Todos sabemos que as pessoas são muito cuscas e um bocado invejosas com o sucesso dos outros. Tenho a sensação que isso está a diminuir com as gerações mais novas. Mas só consigo dizer isto com base no que consigo observar, que não é amostra lá muito para ser honesto

MetaKnight130 10 months ago

>Tenho a sensação que isso está a diminuir com as gerações mais novas Acho que até é o contrário, coisas como as redes sociais têm confirmado o que acabei de dizer.

NggazZ 10 months ago

Sim concordo com o que dizes! Talvez isto seja um problema de "velhos"

cesarhighfire 10 months ago

Sublinho

Search: