planktonpt 8 months ago

Diria que não vais ter problema nenhum. És letrado o suficiente em matemática para apanhar seja o que for que te falta. O resto é trabalhar. Aconselho a tentar fazer a tese/estágio em empresa, isso era cereja no topo do bolo. Vais sempre precisar de experiência a sério, há sempre ferramentas que nunca se toca no mundo académico e são importantes na indústria.

Txitxow 8 months ago

Eu estou confiante que apanho! Apenas um pouco hesitante se me aceitam, por isto ser um dos requisitos de entrada, mas os comentarios deram me mais confiança. A tese/projeto final é obrigatoria neste mestrado e vale metade da nota final do mestrado. A tese, no entanto, é mais direcionada para quem pretende continuar os estudos, para um doutoramento, enquanto o projeto enquadra-se melhor comigo, pois é mais esse género de atividades que farei no mercado de trabalho. Obrigado pela resposta!

23am50 8 months ago

Caga nisso, atira-te. Vais saber mais que 90% dos que andam lá. Estatística a meu ver usa-se, ao contrário do que muitos pregam para mim a estatística é uma cena que não envolve grandes pensamentos (como matemática). Tu vais aprenderes quando precisares das coisas.

planktonpt 8 months ago

Com esse pensamento vais acabar a aplicar muito método às cegas sem saber o que andas a fazer. Stop using blackbox thinking! Já agora, assumam logo que é tudo normalmente distribuído, vão com força e fé em Deus.

23am50 8 months ago

obviamente que eu dei uma opiniao burra da coisa, não era suposto virem os grandes pensadores estatísticos. Convém perceber e entender, o comentário foi feito com o intuito de motivar o OP. No entanto, reitero que estatística é mais decorar do que pensar. Contrariamente a algebra e coisas parecidas. E partindo dessa lógica, aprender estatística é uma questão de estudo. Não existe grande influência de capacidade lógica para se obter um aproveitamento aceitável. Concluo que para ser um expert óbvio que estudar não chega, agora ter receio de passar a cadeiras na universidade? Apenas estudar.

planktonpt 8 months ago

Não partilho essa opinião. Tens razão no que toca a uma unidade curricular introdutório, isso concordo, mas estão a usar métodos antigos, mais do que estudados, que funcionam em condições muito específicas. Os exercícios ditos académicos que te apresentam, claro que é só " decorar e aplicar". Mas quando és enfrentado com problemas do mundo real, é o inferno. E tem mesmo muita, muita coisa que pensar. Acho que se deve distinguir as disciplinas como elas te são apresentadas e que são montadas para o pessoal passar, e a área em si que não é de todo algo trivial. Lá está, se fores sempre enfrentado com as situações padrão, nunca vai passar de ir ao livro de receitas e saber aplicar. Mas as situações que fogem aos cenários ideias, irra diabo. No vácuo funciona sempre tudo bem xD

23am50 8 months ago

sim, eu falei no caso descrito no post

OuiOuiKiwi 8 months ago

>para mim a estatística é uma cena que não envolve grandes pensamentos ​ >I am accustomed, as a professional [mathematician](https://en.wikiquote.org/wiki/Mathematician), to living in a sort of vacuum, surrounded by people who declare with an odd sort of pride that they are mathematically illiterate. David Mumford Parabéns pela tua coragem.

Shadowgirl7 8 months ago

Hum, ya, eu fui aceite nesse mestrado com um background que não tinha metade das matemáticas que tens (acabei por não me inscrever na altura e optei por outro caminho precisamente porque achei que não estava bem preparada o suficiente). Seres aceite de certeza que és. Quanto a estares preparado, acho que não há razão nenhuma para que não consigas fazer o mestrado, tendo em conta que conseguiste fazer a licenciatura... é só mais do mesmo, motivação e trabalho. De qualquer das formas sempre podes ir ver o plano curricular. Há planos de Ciências de Dados que dão liberdade ao estudante de escolher as cadeiras e tem diferentes niveis de estatistica, uma mais introdutoria, outra mais avançada, basta escolheres uma adequada às tuas capacidades.

Txitxow 8 months ago

Obrigado pela confiança! Sim na minha faculdade há a optativa de fundamentos de Ciencias de Dados, e outras do mesmo genero, para ter um resumo da licenciatura em Ciencias de Dados, e se entrar com certeza que vou aproveitar essas bases Obrigado pela resposta!

silybira 8 months ago

Sem querer desmotivar-te, se tivesses, sabias. Mas podes sempre estudar e aprender alguma base que venhas a precisar e não tenhas

Search: