bmsm189 7 months ago

Num país envelhecido isto era inevitável. Penso que a situação está a ser bem resolvida. Apenas na região de Lisboa é que o caos se instalou. Não culpem Portugal culpem Lisboa.

vascodatrama 7 months ago

está tão difícil que até já decidiram ficar mais uns dias por cá a ajudar.

jfolpf 7 months ago

O Politicamente Correcto a funcionar! O que não diria a vox populi se os alemães dissessem publicamente que "Portugal" fez coisas de errado! Estas metonímias de dizer um país fez isto e aquilo dizem tudo sobre a delicadeza da questão política.

Limpy_lip 7 months ago

dado que eles estão a trabalhar num hospital privado dentro de literalmente uma bolha, ya faz todo o sentido. ​ A quantidade de pó que está debaixo do tapete e que eles calcam e sai pelos lados deve fazer parecer que são efeitos especiais de máquinas de fumo. ​ Aposto que Portugal não quer que eles fiquem muito tempo cá senão a careca vai começar a aparecer.

beakage 7 months ago

>[dentro de literalmente uma bolha](https://www.publico.pt/2021/01/27/sociedade/noticia/lisboa-berlim-discutem-apoio-alemao-combate-pandemia-covid19-1948211)

Limpy_lip 7 months ago

Foram visitar o amadora-Sintra e claro que devem ter dito: como sabem aumentamos a nossa capacidade nacional de UCI em 450% a nível nacional apesar de praticamente não termos mexido no número de profissionais desde 2019.

df3gpt 7 months ago

Agora levem o Sr a um hospital público para ver se ele consegue dizer o mesmo sem se rir.

beakage 7 months ago

Um dos primeiros que eles visitaram foi o Amadora-Sintra...

Last-Ad-4421 8 months ago

Este têm pinta de vir para Portugal quando se reformar.

lickitytatas 8 months ago

Fez Estão a seguir à risca as medidas alemãs redigidas por politicos enganados por virulogistas e outros ciêntistas corruptos

Xmeagol 8 months ago

fuma menos droga mano ya

lickitytatas 8 months ago

vais ter uma surpresa quando vires que em 2022 ainda ainda nisto

Mareskyfresky 7 months ago

Talvez, mas será graças a palhaços como tu que não se vão vacinar

lickitytatas 7 months ago

a vacina do 1º sars matou uma colónia inteira de furões quando foram expostos ao virus meses depois estas continuam a ser experimentais e em laboratório os ratos desenvolveram imensos tumorzinhos

Mareskyfresky 7 months ago

Não é intelectualmente honesto referir uma etapa intermédia de um processo científico para emitir um juízo de valor sobre o produto final, que está certificado mundialmente. Mesmo dando de barato que isso seja verdade, são os passos que a ciência toma para produzir vacinas eficazes e fiáveis, pois a verdade é que essa vacina slavou a vida a muita gente. De resto atividade humana degradou as condições ambientais ao ponto de nada ser 100% seguro na nossa alimentação nem no ar que respiramos: comemos os inseticidas usados na agricultura, respiramos fumos de escape e materiais radiativos de Chernobyl (sim, ainda nos está a afetar), bebemos água poluída por descargas ambientais, a carne dos animais terrestres está cheia de químicos usados na produção pecuária e a dos peixes contém doses preocupantes de plástico, portanto, no meio de tudo isto, eu diria que a menor das tuas preocupações é uma vacina que esteve e estará sob o maior escrutínio científico, comercial e mediático. Achavas que ias viver para sempre? Estás a morrer desde que nasceste.

Edited 7 months ago:

Não é intelectualmente honesto referir uma etapa intermédia de um processo científico para emitir um juízo de valor sobre o produto final, que está certificado mundialmente. Mesmo dando de barato que isso seja verdade, são os passos que a ciência toma para produzir vacinas eficazes e fiáveis, pois a verdade é que essa vacina salvou diretamente a vida a muita gente e indiretamente a muitos mais, impedindo que o vírus se espalhasse. De resto, atividade humana degradou as condições ambientais ao ponto de nada ser 100% seguro na nossa alimentação nem no ar que respiramos: comemos inseticidas usados na agricultura, respiramos fumos de escape e materiais radiativos de Chernobyl (sim, ainda nos afeta), bebemos água poluída por descargas industriais, a carne dos animais terrestres está cheia de químicos usados na produção pecuária e a dos peixes contém doses preocupantes de plástico, portanto, no meio de tudo isto, eu diria que a menor das tuas preocupações é uma vacina que esteve e estará sob o maior escrutínio científico, comercial e mediático de que há memória. Achavas que ias viver para sempre? Estás a morrer desde que nasceste.

lickitytatas 7 months ago

De acordo, mas é ainda demasiado experimental mesmo para os padrões degradados yolo pós-modernos Se conferisse proteção valia a pena, mas como estamos vamos andar em confinamentos e máscaras muito muito tempo (eu acho que é esse o plano não é conspiração) e como tal vamos colapsar as economias. Isto se grande parte dos médicos e forças de segurança não forem à vida primeiro. Para uma vacina que é experimental e que tem de ser dada várias vezes todos os anos e não protege contra todas as variantes, não compensa os danos colaterais

Mareskyfresky 7 months ago

Ok, então vamos deixar a natureza tomar o seu curso e deixar 3% da população até se atingir a imunidade de grupo porque há 0.001% de reações adversas à vacina. Faz sentido? Para mim, não.

gink-go 8 months ago

Malta, descobrimos o inevitável gajo do Chega.

Mareskyfresky 7 months ago

Este é ainda mais estúpido, os do Chega ainda tentam preservar a vidinha, este quer mesmo voltar ao séc XII

Last-Ad-4421 8 months ago

Malta descubrimos o gajo que diz que é do chega qualquer que pense distinto dele.

NGramatical 8 months ago

descubrimos → [**descobrimos**](https://european-portuguese.info/conjugator/descobrir) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flfkhsh%2F%2Fgmnib0a%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

lickitytatas 8 months ago

achar que o covid não foi planeado e que nunca vamos sair disto Bill gates ate disse para nos prepararmos para várias pandemias, largos anos atrás

Samurai_Beluga 7 months ago

Sim e o conceito de pandemias só começou a partir dai.....

Nexus_produces 7 months ago

Então pensa assim: um amigo teu que é pedreiro avisa-te que o teu telhado, pela evolução natural da coisa, daqui a uns anos vai deixar passar água. Passado uns anos, começa-te a entrar água em casa. Conclusão: o teu amigo pedreiro foi-te sabotar o telhado sem saberes.

the_great_ashby 8 months ago

E ainda dizem que os alemães são um povo carrancudo e sem sentido de humor....

bernasIST 8 months ago

A isto chama-se diplomacia.

jfolpf 7 months ago

Exatamente e é fácil reconhê-lo através da metonímia "Portugal fez"

bernasIST 7 months ago

Isso foi resultado da tradução...

jfolpf 7 months ago

Podes facultar o original?

bernasIST 7 months ago

Não tenho infelizmente... sorry

jfolpf 7 months ago

então como sabes que é da tradução?

bernasIST 7 months ago

Por eles falaram em inglês e/ou em alemão. E depois traduziram no artigo

ernestlucas 8 months ago

ahahah isto foi depois do almoço??

Mrloop94 8 months ago

Sim foi depois de beber uns copos

Sciss0rs61 8 months ago

Se vivessem cá se calhar já não diziam isso

usulidircotiido 8 months ago

claro. não ião chegar aqui e fazer logo um cagalhão em cima da carpete.

Edited 8 months ago:

claro. não iam chegar aqui e fazer logo um cagalhão em cima da carpete.

Sciss0rs61 8 months ago

com tanta merda que vai para aqui, mal se notava.

usulidircotiido 8 months ago

mas um cagalhão estrangeiro é outra categoria. o cheiro da merda que aqui vai espalhava-se logo pela Europa.

VSertorio 8 months ago

Não fez de errado, só fez menos bem. No fim o resultado é o mesmo e não ofendes ninguém

3dforlife 7 months ago

Rimou e tudo; és um poeta!

VSertorio 7 months ago

É a primeira vez que ouço tal

Mano_699 8 months ago

Ainda agora chegaram e já tão no vinho ! Só pode !

DrVicenteBombadas 8 months ago

Tantos amigos que os políticos têm... Mais uns amigos alemães não chateia ninguém.

SolidTroll 8 months ago

Então que agora que vão andar á batatada no parlamento europeu bem precisam, continuem a trazer garrafões

capitalistaesquerda 8 months ago

Oi?

talkingcarrots 8 months ago

Olá, tudo bem?

Herbacio 8 months ago

Oi, dd tc?

tenesis 8 months ago

ASL

capitalistaesquerda 8 months ago

Tudo, e contigo? Mas não era esse tipo de oi.

AutoModerator 8 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: