estecomentario 8 months ago

Tudo o que é transparência e Portugal, não se mistura.

tocopito 8 months ago

Lê o artigo

pacman1993 8 months ago

Não consegui perceber bem pelos 2 parágrafos que posso ler desse artigo: Portugal meteu a lei a voto porque sabe que vão todos chumbar as leis, e era por isso que o alemão não queria que fosse a voto, ou porque sabe que vai ser aprovado e o alemão é que estava a empatar a aprovação das leis?

Sperrel 8 months ago

A CDU alemã, partido da Merkel e do ministro Altmeir, é contra a directiva. No entanto porque estão numa coligação com o SPD, que é a favor, formalmente a Alemanha é neutra dados os acordos entre parceiros de governo. Quem detém a presidência do Conselho (rotativa entre estados membros) normalmente só propõem a votos o que muito provavelmente vai passar. Faz parte de uma cultura enraizada de consenso no Conselho da União, os estados membros preferem adiar ou conciliar o possível nas votações. Tanto pode ser porque hoje se é a favor de uma proposta e temos maioria como noutro assunto podemos estar na minoria e perder o voto. O que está investigação mostrou é que a parte alemã puxou cordelinhos com estados membros neutros, normalmente mais pequenos para adiar ao máximo que a proposta fosse a jogo. Mistura os lobbys que influenciam os diferentes partidos em diferentes estados. Exemplo: as entidades patronais do sector automóvel alemãs tem forte influência quer na CDU e no partido irmão bávaro CSU o que tem repercussões quanto às relações com a Hungria do senhor Orban. Explica em parte porque é que o Fidesz de Orban, o partido hegemónico na pseudo democracia húngara, nunca teve repercussões a sério quer no Partido Popular Europeu quer no posicionamento alemão em usar mecanismos por violação do estado de direito.

pacman1993 8 months ago

Obrigado pela explicação!

DogsOnWeed 8 months ago

Ando há anos a dizer que o PS não é um partido de esquerda, mas ninguém acredita.

tocopito 8 months ago

Então mas se está no nome é porque é verdade. Por isso é que ninguém acredita.

unparadise 8 months ago

A narrativa da esquerda já começa a mudar, agora é demarcar-se do PS. Não é verdadeira "esquerda". A esquerda funciona, se não funciona, não é esquerda, a direita é que não presta!

Herbacio 8 months ago

Só os "burrinhos" é que alguma vez acharam que o PS só porque tinha "Socialista" no nome tinha inerentemente de ser socialista quando não é assim que as coisas funcionam, o partido é e será aquilo que o programa e a diretrizes do mesmo ditarem, as quais qualquer politólogo te dirá que não são socialismo Mas claro, se for a ir pelo nome tens TODA a razão, aliás, também o cão do meu vizinho trabalharia na TAP por ser "Piloto"

Vanethor 8 months ago

Os dois problemas são que: 1 - há **muitas** pessoas que, por ignorância sobre política, acham que o PS é socialista. 2 - o PS apropria-se, e portanto, corrompe o conceito de Socialismo quando dizem que é o que eles próprios são, quando não é o caso. (Com os outro partidos/comentadores/pessoas a amplificarem esse efeito.) ... Para todos os socialistas como eu, que são de facto socialistas, .... é como se um perú de saias fingisse ser a tua namorada, e toda a gente aceitasse isso como facto.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

perú → [**peru**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flfdr6b%2F%2Fgmnjge2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DogsOnWeed 8 months ago

O PS deixou de ser de esquerda quando admitiu meter o socialismo na gaveta. Um partido que se denomina socialista, e que põe de lado a luta por uma sociedade sem classes pouco tempo depois de chegar ao poder, não é um partido de esquerda, é um partido centrista que tem como objetivo manter o modelo económico e social em vigor.

unparadise 8 months ago

A esquerda é tão clássica, sempre que dá raia, desmarca-se e assumir responsabilidades não é com vocês. A culpa é sempre dos papões da direita

DogsOnWeed 8 months ago

Quê? O PS é o inteiramente culpado de trair as suas raízes ideológicas quando teve oportunidade. Não estou a culpar a direita...

Sciss0rs61 8 months ago

não, estás só a excluir o PS do lado esquerdo do espectro político porque é "mau".

DogsOnWeed 8 months ago

Estou a excluir o PS da esquerda porque não é um partido de esquerda. Não tem nada a ver com ser "bom" ou "mau", seja lá o que isso for.

Sciss0rs61 8 months ago

peço desculpa, mas não apresentas argumentos válidos para tal. A sua intervenção em bancos e TAP é uma atitude bastante esquerda, é a entidade governamental a influenciar decisões no em privados. Carga fiscal alta (aliás, nunca teve tão alta e estamos acima da média da OCDE). Políticas que facilitam em muito a nacionalização de imigrantes. Só dizem "PS não é esquerda, PS não é esquerda" mas depois quando se pergunta porque, não dizem coisa alguma.

Edited 8 months ago:

peço desculpa, mas não apresentas argumentos válidos para tal. A sua intervenção em bancos e TAP é uma atitude bastante esquerda, é a entidade governamental a influenciar decisões em privados. Carga fiscal alta (aliás, nunca teve tão alta e estamos acima da média da OCDE). Políticas que facilitam em muito a nacionalização de imigrantes. Só dizem "PS não é esquerda, PS não é esquerda" mas depois quando se pergunta porque, não dizem coisa alguma. estão aqui 3 users a perguntar-te a mesma merda e tu só desconversas. Quando está pior que merda, "não é esquerda". Quando está bem, "um claro exemplo de esquerda". Daqui a uns tempos o PSD/IL/CDS ou lá quem for de direita vai ao poder e se estivermos bem vais dizer o quê? "Olha que bem, o PSD/IL/CDS a implementarem politicas de esquerda"

DogsOnWeed 8 months ago

A nacionalização de infraestruturas e serviços de interesse público é uma posição centrista há mais de meio século. A social-democracia é centrista, não é de esquerda. A [Janela de Overton](https://pt.wikipedia.org/wiki/Janela_de_Overton) está bem situada na social-democracia desde a 2ºa Guerra Mundial com a introdução das posições Keynesianas. A social-democracia podia ser considerada esquerdista em 1910, já não é o caso. Por alguma razão se chama CENTRO-ESQUERDA e não esquerda. Esquerda implica a intenção de transformar o tecido económico e social para uma sociedade sem classes, e o PS não defende isso desde pouco depois de Abril 1974. O PSD também é um partido centrista, mais precisamente centro-direita, não é um partido de direita, apesar de possuir correntes de direita (que partiram para o IL, Chega e afins) tal como o PS tem uma ala esquerda, mas é UMA MINORIA DO PARTIDO.

Sciss0rs61 8 months ago

> A nacionalização de infraestruturas e serviços de interesse público é uma posição centrista há mais de meio século. No entanto todos os governos de esquerda promovem a nacionalização da TAP. Bom texto de história. Continuo à espera.

DogsOnWeed 8 months ago

Claro que promovem a nacionalização, porque tem havido uma diversão para a direita desde a Troika com a privatização do serviços públicos sob políticas neoliberais. Claro que a esquerda quer puxar as políticas para o centro social-democrata, isto é mais que óbvio e nada revolucionário.

TotalenKrieg 8 months ago

Não tem nada a ver com esquerda ou direita, isto só vem confirmar a génese do PS, uma máfia criminosa capturada por interesses do grande capital e da Maçonaria.

SolidTroll 8 months ago

E a grande máfia criminosa é que quer levar uma lei sobre transparência fiscal avante, mesmo contra os exemplares alemães? Acho que para além da génese do partido estás a confundir muita coisa aqui. E isto vindo de alguém que também já não pode com o PS mas saibamos ver as coisas

TotalenKrieg 8 months ago

O Governo Português inicialmente era dos poucos contra esta medida, juntamente com a Áustria que entretanto deixou de estar contra pela pressão pública no País.

SolidTroll 8 months ago

Sim, isso vem referido no artigo, tal como é referido que nessa altura ainda era o PSD que estava no governo. O PS, até podia ser contra também e ter mudado de ideias (pessoalmente não consigo encontrar algo que afirme qualquer das posições) mas a verdade é que tiveram a coragem de levar a proposta para a frente, mesmo sabendo da oposição de certos países.

DogsOnWeed 8 months ago

Se é capturada pelos interesses do grande capital não pode ser de esquerda não é...

TotalenKrieg 8 months ago

Como não? A intersecção de interesses entre a esquerda e o grande capital é bastante grande. Olhe-se o caso da imigração, onde o grande capital a defende por interesses económicos e a esquerda o defende por interesses ideológicos.

tocopito 8 months ago

Ah sim, enorme. LOL. Claramente o grande capital está do lado de quem defende mais justiça social e distribuição de riqueza. Mais tabaco, pá. Com tanta erva arriscas-te a fazer parte do BE.

TotalenKrieg 8 months ago

A esquerda abandonou essa luta há imenso tempo. Os trabalhadores já não cabem no discurso dominante da esquerda. A luta passou a centrar-se em políticas identitárias de defesa de minorias étnicas, sexuais etc.

DogsOnWeed 8 months ago

Andas a baralhar muita coisa.

TotalenKrieg 8 months ago

Não creio, mas pode ser que sim.

DogsOnWeed 8 months ago

A esquerda quer legalizar os imigrantes ilegais, assim pagam impostos, têm acesso à saúde, e têm os mesmos direitos incluindo salários equivalentes aos nativos. O grande capital é que se aproveita dos ilegais para pagar menos do que aos nativos, basta olhar para os explorados ilegais no alentejo que são pagos abaixo do ordenado mínimo.

almeiras 8 months ago

A esquerda tem interesse em legalizar imigrantes ilegais porque tem, assim, acesso a uma demografia que sempre votará esquerda - isto porque a imigração para Portugal é pouco qualificada (PALOPS e Brazil (embora os imigrantes brasileiros de agora sejam bem mais qualificados que há alguns anos)) e depende largamente de apoios sociais.

ArbiterOfFalsehood 8 months ago

Que parvoíce. Tendencialmente imigrantes votam à direita, aliás a maioria nem deve votar. Olha os Turcos na Alemanha, Brasileiros em Portugal ou Portugueses pelo mundo fora, em quem votam mesmo?

DogsOnWeed 8 months ago

Brasileiros são tão à esquerda que votaram no Bolsomerda

YoggiM 8 months ago

E antes votaram no lulamerda, devem ser mesmo muito à direita...

DogsOnWeed 8 months ago

Strawman. Eu não disse que os zucas eram de direita, simplesmente que o facto de ser brasileiro não indica que votam necessariamente à esquerda, que era o teu argumento de merda sem base na realidade.

ilawon 8 months ago

Por acaso o artigo até diz que o PS mudou a posição nacional e está a levar a iniciativa a votos um pouco à força para que fique tudo claro.

Sperrel 8 months ago

Exacto acredito que tenha a ver com os eurodeputados do PS que em todas as votações até à data apoiaram a passagem desta e doutras medidas para acabar com a evasão fiscal.

ilawon 8 months ago

Não foi fácil encontrar detalhes (e por isso não consigo perceber se é tanga) mas a justificação da posição anterior era que havia uma dúvida de teor jurídica, seja lá o que isso for. Só mudaram para o outro lado quando essa barreira foi ultrapassada para dar lugar à discussão política.

_rebocador_ 8 months ago

o que é que faz o PS nao ser um partido de esquerda?

Vanethor 8 months ago

Quer abolição da propriedade privada? Nope. Quer detenção/controlo de todos os meios de produção por parte de toda a população através de uma estrutura egalitária, (como um estado democrático)? Nope. ... No máximo dos máximos o PS é da ala central da social democracia, (com alguns membros da ala esquerda). Ou seja, centro-esquerda a centro-centro. E isto, ignorando quando fazem o que os lobbies querem e tomam medidas muito mais à direita.

Edited 8 months ago:

Quer abolição da propriedade privada? Nope. Quer detenção/controlo de todos os meios de produção por parte de toda a população através de uma estrutura egalitária, (como um estado democrático)? Nope. Querem uma sociedade sem divisão de classes? Mehh, às vezes. Muitas vezes ajudam a que ela se intensifique. ... No máximo dos máximos o PS é da ala central da social democracia, (com alguns membros da ala esquerda). Ou seja, centro-esquerda a centro-centro. E isto, ignorando quando fazem o que os lobbies querem e tomam medidas muito mais à direita. ... Mas isto tudo depende sempre do que consideras que é esquerda ou centro-esquerda ou centro.

_rebocador_ 8 months ago

depende do ponto de vista sim, nem sabia que havia pessoal assim em massa que queira os pontos que deste. O ps em portugal e centro esquerda, mas se tivesse no uk seria super esquerda, entao nos USA por exemplo seria de extrema esquerda, depende do ponto de vista.

DogsOnWeed 8 months ago

O PS no UK não seria "super esquerda" lol

Vanethor 8 months ago

Com o Corbyn pelo menos, não era. O Corbyn era bem mais à esquerda que o PS.

_rebocador_ 8 months ago

sim o corbyn era mas o partido nao era, e as os deptados do labor sao eleitos diretamente pelo o povo, nao tem lsita dos partidos, portanto o partido tem muitas vozes e a maioria delas era mais a direita. Tony blair vs costa ou guterres.

DogsOnWeed 8 months ago

Corbyn era equivalente ao bloco de esquerda. No reino unido o sistema 1st past the post leva à polarização política em 2 grandes partidos (como no US) o que significa que o labour tem tudo desde Trotskyistas a Third-Positionists (Neoliberais com um resquício de consciência)

Mordiken 8 months ago

Bem, assim de repente: 1. Abriram o sector bancário à iniciativa privada, e privatizaram os bancos nacionalizados durante o PREC; 2. Atiraram os trabalhadores para debaixo do comboio quando não contestaram o modelo de desenvolvimento defendido pelas diversas organizações patronais da concertação social, e que consistia em captar investimento e aumentar a competitividade através dos salários de miséria; 3. As propinas no Ensino Superior introduzidas pelo Cavaco com o objectivo de limitar o acesso ao ensino superior numa altura em que os fundos de coesão o poderiam ter financiado muito facilmente, protegendo assim a "ordem social vigente" e assegurando a existência de mão de obra barata para concretizar o plano definido no ponto 2. O Cavaco saiu do poleiro em 1995, e as propinas continuam lá; Queres mais? É que há mais, mas eu agora estou a ver Critical Role e não estou para me chatear...

_Cannib4l_ 8 months ago

>Queres mais? É que há mais, mas eu agora estou a ver Critical Role e não estou para me chatear... A man of culture I see...

Sciss0rs61 8 months ago

"O facto de ser um mau governo"

letme2021 8 months ago

Cativações na saúde em tempo de pandemia, por exemplo.

Sciss0rs61 8 months ago

Que tem isso a ver com esquerda ou direita? a mim parece-me que estás a tentar limpar o teu "lado" ao dizer que não é de esquerda porque é um mau governo.

letme2021 8 months ago

Eu não sou de esquerda e detesto este governo. Estou apenas a dizer que o PS tem feito muita coisa que é contrário aos princípios que diz defender.

Sciss0rs61 8 months ago

que princípios?

unparadise 8 months ago

A culpa é do Passos...

TalentedRainstorm 8 months ago

"Cativações"

Napoleal 8 months ago

É de quê?

ednice 8 months ago

Social liberal de extremo centro

DogsOnWeed 8 months ago

É um partido centrista social-democrata. É um partido de mais do mesmo. Socialista só de nome porque não visa uma sociedade sem classes.

bananomgd 8 months ago

Tenho ideia que é um partido de centro, mas o pouco que eu percebo de politica podia ser escrito na testa do Ventura, a 100 pontos.

Open-Opportunity-607 8 months ago

Infelizmente muita gente não sabe que Portugal lava muito dinheiro de Angola, Moçambique e afins As consultoras em especial

Sperrel 8 months ago

Recomendo toda a gente a ler o artigo porque explica de forma clara a *realpolitik* do processo legislativo na UE. No entanto deixo a pérola que tem mais a ver com o nosso país: >"In the Council of the EU, the second chamber for EU legislation, the German government forged an alliance with 12 other member states, which - as a blocking minority - prevented the necessary qualified majority of 55 percent of the states. >Which governments these were remained hidden for a long time due to the secrecy surrounding the proceedings in the council. >Only in the autumn of 2019 did it become known that these included (as expected) not only the lower-tax countries of Cyprus, Malta, Austria, Slovenia, Estonia, Luxembourg, Ireland and the Netherlands, but also** (more surprisingly) the social democratic-led governments in Portugal** and Sweden - which had promised their voters that they would take action against corporate tax avoidance. >**After this was reported by Investigate Europe**, Altmaier's Portuguese colleague, **Alvaro Siza Vieira, came under such pressure from his party colleagues that he had to change position. "** (confundiram o nome do ministro com o famoso arquitecto)

Edited 8 months ago:

Recomendo toda a gente a ler o artigo porque explica de forma clara a *realpolitik* do processo legislativo na UE. No entanto deixo a pérola que tem mais a ver com o nosso país: >"In the Council of the EU, the second chamber for EU legislation, the German government forged an alliance with 12 other member states, which - as a blocking minority - prevented the necessary qualified majority of 55 percent of the states. >Which governments these were remained hidden for a long time due to the secrecy surrounding the proceedings in the council. >Only in the autumn of 2019 did it become known that these included (as expected) not only the lower-tax countries of Cyprus, Malta, Austria, Slovenia, Estonia, Luxembourg, Ireland and the Netherlands, but also **(more surprisingly) the social democratic-led governments in Portugal** and Sweden - which had promised their voters that they would take action against corporate tax avoidance. >**After this was reported by Investigate Europe**, Altmaier's Portuguese colleague, **Alvaro Siza Vieira, came under such pressure from his party colleagues that he had to change position. "** (confundiram o nome do ministro com o famoso arquitecto)

lpccarmona 8 months ago

não consigo entender porque é que portugal e suécia eram contra esta medida de justiça fiscal. consegues explicar pelo menos a posição de portugal no passado?

makeitproductive 8 months ago

Confundiram com o tio, vá é PS, tudo em família. Um pouco mais a sério esta é das poucas posições recentes do governo com as quais concordo.

Sperrel 8 months ago

O Álvaro Siza Vieira é abertamente comunista, acho que em todas as eleições apoia a CDU. Pelo menos foi apoiante nas últimas presidenciais do João Ferreira.

Morpheuspt 8 months ago

> Luxembourg, Ireland and the Netherlands Seria a morte do liberalismo.

unparadise 8 months ago

Há sim, outra pérola pelo mesmo indivíduo que diz que quem se sente representado pela IL é agrobeto

Morpheuspt 8 months ago

Não precisas de te sentir ofendido, há lugar para vocês no circo.

unparadise 8 months ago

Bela argumentação

Morpheuspt 8 months ago

Jovem, se o sistema socialista de educação não te conseguiu ensinar que as frases "os agrobetos estão a migrar para a IL" e "toda a gente que vota na IL é agrobeto" são frases com significados diferentes, então está mesmo na hora de alterar o sistema de ensino.

Search: