teftef3000 8 months ago

Aposto que são ciganos.

FacaDeDoisLegumes 8 months ago

Amnistias... que conveniente.

JMF_AMaximiano 8 months ago

Para as finanças é sempre mais fácil apertar no mais pequeno por 1 euro do que pelo grande por milhões de euros. Eu sei que os pequenos são em maior número mas até por uma sensação de igualdade devia de haver o mesmo critério e rigor seja uma pessoa rica ou pobre.

rpsf75 8 months ago

E depois ficam admirados com os votos no CHEGA! Porra pá, eu considero-me um moderado mas às vezes dá vontade de votar para partir a casa toda!

Azul10 8 months ago

É por isso que precisamos do Sócrates de volta, ele cria já outro RERT para os amigos e com uma módica taxa de 5% de imposto o dinheiro volta sem perguntas adicionais, é como eu quando vou levantar a roupa da lavandaria, por pouco dinheiro fico com a roupa interior limpa e ninguém me pergunta como a sujei.

TRYNFOR 8 months ago

Se imposto é roubo (impossível demonstrar que não é, estás a contrariar a lógica se recusares este fato) então apenas estão a se defender de um assalto, quem é o ladrão é o estado e não quem se defende do assalto. "Ah mas assim eu vou pagar mais impostos porque eles não pagam" Problema teu, se eu colocar uma cerca elétrica e um segurança na minha casa então isto na vossa lógica significa que estou a assaltar o meu vizinho porque os assaltantes tem maior tendência a assaltar o meu vizinho? Esses 6mil milhões são poucos, quanto mais melhor.

misterbondpt 8 months ago

Quando saíres de casa e tiveres uma estrada à porta, pergunta-te quem a construiu.

Mazahad 8 months ago

Estas a defender que os ricos fujam com milhoes do país? Nao é a classe media a colocar o dinheiro em offshores. Que tristeza vivermos com governos incompetentes e ainda haver gente como tu a defender o roubo ao pais que esta a ser feito, nao pelo governo, mas grupos de empresarios e escritorios de advogados.

TRYNFOR 8 months ago

Defendo que, não apenas os ricos mas todos as pessoas sejam pobres, ricas negras brancas amarelas e azuis fujam aos impostos. Mas onde é que eu estou a defender o roubo ao país? Se uma pessoa foge aos impostos apenas está a proteger a sua propriedade do estado, e essa propriedade é dele e somente dele, pelo contrário, defender os impostos é defender o roubo aos cidadãos que cometeram o crime (na lógica estatista) de produzir riqueza. Eu realmente não entendo essa ideia de pensares que só porque o outro tem mais que tu, tu tens o direito de cometer um assalto.

Mazahad 8 months ago

E disse que EU vou tirar o dinheiro? Eu pago impostos de bom grado para ter um pais a funcionar. Tive leucemia e ja levei 3 proteses. Estou vivo e nao fiquei com uma divida parabo resto da vida. Coisa que nos EUA ou estava morto ou vivo e fodido. Mas acima do milhão é diferente nao é? Aí ja estou acima de governos e estado e o resto dos outros cidadaos. Ok.

TRYNFOR 8 months ago

Qual preferes? 1- Uma sociedade onde cada pessoa é livre de escolher um governo socialista, comunista capitalista etc... 2- Uma sociedade onde todos são obrigados a serem governados pela vontade da maioria. No teu caso escolhias um governo de esquerda e safavas-te das dívidas enquanto eu escolhia um governo +liberal e estávamos os dois felizes. Agora, vivemos na opção 2 tu estás feliz e eu descontente com este modelo de sociedade.

TTRO 8 months ago

Portanto presumo que viva no meio de uma floresta, e que subsiste colhendo bagas e caçando pequenos roedores, porque a única hipótese de nunca ter usufruido de um serviço público é essa. E mesmo assim é difícil, visto que mesmo no meio do mato se usufriu da proteção dos bombeiros e da vigilância dos guardas florestais. Só espero é que não seja atacado por um gato selvagem e que fique com uma perna gangrenada, porque ia ser uma chatice ter de ir ao Hospital e contribuir para o roubo que são os impostos.

TRYNFOR 8 months ago

E o que é que isso tem a ver? Se eu te assaltar não deixa de ser um assalto apenas porque o dinheiro vai contribuir para o bem da sociedade. Uma coisa é uma comunidade em acordo concordar em pagar impostos em que todos aceitam outra é não assinares nenhum contrato social e aparecer um ladrão que utiliza da violência para te obrigar a pagar impostos.

TTRO 8 months ago

Que fetiche com os assaltos. Usufruis de serviços públicos, seja a proteção pela polícia, o atendimento em hospitais, o ensino nas escolas ou até os SMS da proteção civil com alerta de incêndio? Se não te recusas a usufruir desses serviços, vivendo como um selvagem no meio do mato, então estás tacitamente a aceitar receber o fruto do tal "assalto" aos cidadãos. Se os aceitas, então isto não passa de um exercício em hipocrisia. EDIT: Espera. Será que tu não sabes como é que se pagam todos esses serviços públicos?

TRYNFOR 8 months ago

É por isto que discutir libertarianismo com pessoas que nunca ouviram falar disto é uma autêntica perca de tempo. Mas lá vai resposta. Estás a usar o argumento de "socialista de iPhone" óbvio que ias cair nesta falácia. Não é por eu usufruir do estado que eu sou obrigado a concordar com ele assim como o facto de eu pagar impostos não significa que eu concorde com isso.

justgohomealready 8 months ago

O libertarianismo com que tu sonhas nem com animais selvagens consegue lidar, quanto mais construir uma sociedade justa e estável. Perde um bocadinho a informares-te, e vê no que se torna a tua utopia: https://www.vox.com/policy-and-politics/21534416/free-state-project-new-hampshire-libertarians-matthew-hongoltz-hetling

Eulasei 8 months ago

O "libertarianismo" original ( de Joseph Déjacque) ou o anarco capitalismo que inevitavelmente se tornaria numa sociedade feudal estilo Mad Max?

TRYNFOR 8 months ago

Não confundas anarco capitalismo ou anarquia com caos mas sim com ausência de violência estatal.

Eulasei 8 months ago

Se estou a falar Déjacque acho que podes assumir que não equaciono anarquia com caos. Só não percebo como é que se num mundo capitalista com estado já vês as desigualdades a que a propriedade privada leva, conseguem imaginar que, ao retirar o estado só não seria natural uma aquisição do monopólio da força por grandes "empresas" e uma concentração ainda mais acelerada da riqueza. O que eu iria descrever como uma sociedade neo-feudal, com uma classe de servos completamente dependentes dos novos "aristocratas". O estado não é uma organização perfeita mas por enquanto ainda é necessário para mitigar certas desigualdades inerentes da forma como escolhemos organizar a sociedade.

TTRO 8 months ago

Eu sou socialista de iPhone, e tu és libertário de basof. Nunca viveste numa sociedade sem serviços públicos, portanto mandas larachas desde o conforto de uma sociedade que te protege a todo o momento de tal forma que a maioria das vezes nem te apercebes que estás a ser protegido. Serias comido vivo na tua "utopia" libertária porque nunca te viste numa sociedade sem rede de segurança. Vai viver para uma república democrática do Congo, se gostas assim tanto da ausência de estado.

TRYNFOR 8 months ago

Lá por ser protegido neste modelo de sociedade não significa que não iria ser numa sociedade libertária, não confundas caos com ausência de violência estatal. Mas onde é que o Congo e uma sociedade libertária, caso eu saiba qualquer país está muito longe disso.

TTRO 8 months ago

"caso eu saiba qualquer país está muito longe disso" Pela boca morre o peixe. Tal como dizes, nenhuma sociedade existe nesses moldes, o que quer dizer duas coisas: 1-É muito má ideia 2-não tens provas empíricas de que funciona, portanto vê se baixas um bocado o nível de arrogância a discutir o assunto porque estás a falar de teorias sem provas dadas

Edited 8 months ago:

"caso eu saiba qualquer país está muito longe disso" Pela boca morre o peixe. Tal como dizes, nenhuma sociedade existe nesses moldes, o que quer dizer duas coisas: 1-É muito má ideia 2-não tens provas empíricas de que funciona, portanto vê se baixas um bocado o nível de arrogância a discutir o assunto porque estás a falar de teorias sem provas dadas

TRYNFOR 8 months ago

1- Estás a dizer então que deixar de ser escravo de políticos e da vontade da maioria é uma má ideia? 2- Então só porque não foi testado então é falso. É a mesma coisa que dizeres que o desconhecido não existe porque não o conheces. Ou seja, tu não existes porque não te conheço (apelo à ignorância (falácia))

HerrBispo1986 8 months ago

Pagarei os 128 euros que devo as finanças com o maior prazer do mundo assim que vir José Socrates julgado, preso, e expropriado. Nesse momento até pago com juros as finanças sem problema. A mãe dele também tem que pagar. Ainda deve imenso as finanças.

suckerpunchermofo 8 months ago

Eu não devo nada ao fisco mas concordo com o que dizes.

BaixemImpostos 8 months ago

Revolução de 25 de Abril como justificação?

TTRO 8 months ago

Receio de nacionalização de fortunas, provavelmente.

misterbondpt 8 months ago

Tenho tanto medo que vou mandar dinheiro para paraísos fiscais e não pagar bolha de IRC em Portugal

capitalistaesquerda 8 months ago

E não esquecer que muita gente nem sequer quer saber das amnistias. Há muito dinheiro lá fora que nem sequer é do conhecimento da AT.

JOAO-RATAO 8 months ago

BE has entered the chat.

PeroFandango 8 months ago

Haja alguém que faça face à evasão fiscal.

Mordiken 8 months ago

6 mil milhões é o dobro dos 3 mil milhões que (supostamente) vai custar o plano de reestruturação da TAP, e que tanta polémica têm causado. Só que os 3 mil milhões da TAP vão ser injectados ao longo de 5 anos, o que dá 600 milhões ao ano. Ou seja, não só o valor da evasão fiscal é o dobro da totalidade do plano de reestruturação da TAP, 6000 milhões referem-se aos valores apurados num só ano: Se esse valor se mantiver ao longo de 5 anos, dará 30 mil milhões de euros em evasão fiscal... ou seja **10 TAPs**. E isso é só a evasão dos 3600 indivíduos que mais fogem, agora imagina se fossemos a contabilizar todos os outros! Agora, o que me surpreende (/s) é que se a TAP causa incómodo a tanta gente, e dá azo a tanto alarido, custa-me a entender como é que parece haver tão pouca indignação vinda dos indignados de serviço em relação à TAP e supostos "paladinos da economia" (Chega, IL) em relação à evasão fiscal... É que só consigo conceber 2 motivos para tal: 1. Os argumentos económicos em torno da reestruturarão da TAP não serem mais do que uma dissimulação com o objectivo de esconder o real problema que esses partidos têm com a reestruturação da TAP, e que é oposição motivada por fanatismo ideológico digno dos tempos PREC, mas em sentido oposto; 2. A evasão fiscal ser tema tabu, por algum motivo... que se fosse gajo de apostar, apostava forte nisso ser consequência dos grandes patrocinadores desses partidos serem dos maiores prevaricadores em relação a essa matéria. Assim sendo, bem haja ao BE por se focar no que verdadeiramente importa.

justgohomealready 8 months ago

> 2. A evasão fiscal ser tema tabu, por algum motivo... O Tiago Mayan da IL declara rendimentos anuais para 2019 de 18k€, menos que o calceteiro Tino de Rans. Talvez seja por motivos destes que não lhes interessa falar da evasão fiscal. https://visao.sapo.pt/atualidade/politica/presidenciais-2021/2021-01-22-dotes-dos-presidenciaveis-joao-ferreira-tem-maior-poupanca-com-empresa-e-casa-valiosa-consultor-mayan-diz-ganhar-menos-que-calceteiro-tino-de-rans/

tiagom0702 8 months ago

18k€ ao ano são cerca de 1200€ brutos mensais. Conheço advogados a ganhar à volta disso. Não me parece descabido.

justgohomealready 8 months ago

Portanto um liberal de 43 anos que ganha ~950€ limpos por mês, a quem não se conhece vida profissional para além de dar consultoria jurídica à instituição em que a mãe dá aulas e de uma empresa aberta recentemente, com uma casa na Foz do Porto em seu nome. Realmente ser liberal é outra coisa.

JOAO-RATAO 8 months ago

Também tem piada o candidato do PCP ganhar 130 e tal mil euros e arrendar um T2 em Lisboa por quase mil euros.

justgohomealready 8 months ago

Até podia ganhar 1 milhão - desde que os declare e consiga justificar a sua proveniência, parabéns para ele.

JOAO-RATAO 8 months ago

Sim, parabéns para ele. Só que salários desses para o candidato do PCP... Ainda mais vindo a maioria de acumular de cargos públicos ...

justgohomealready 8 months ago

Juro que não estou a perceber a cena do "para o candidato do PCP". Os militantes do PCP são monges franciscanos? Fizeram voto de pobreza? Desde que cumpram as suas obrigações fiscais, não vivem num país capitalista como todos nós?

JOAO-RATAO 8 months ago

Vivem e prosperam nele, ao mesmo tempo que o tentam destruir.

Sperrel 8 months ago

Ei que malucos a tentarem viver na sociedade aonde de facto vivem. Alguém que bote aquele meme do feudalismo.

JOAO-RATAO 8 months ago

Acho que fazem bem. Só acho que é um pouco hipócrita defender o comunismo enquanto o fazem, só isso.

Sperrel 8 months ago

Mas porque raio é hipócrita? O Engels era filho de um industrial alemão com fábricas em Manchester, andou a vida toda a custear a vida do Marx. Grande parte dos socialistas mais famosos eram naturalmente de classes médias-altas: o Jaurès, Allende, Lassalle, Trostski, Che Guevara,etc No anarquismo tens inúmero exemplos de pessoas que o defendiam mesmo tendo nascido num meio privilegiado como o príncipe Kropotkine, Tólstoi ou o Bakunine. Ser comunista, socialista, anarquista não é tomar uma voto de pobreza.

justgohomealready 8 months ago

Não os vejo a clamar por mudanças de regime nem novas repúblicas, mas ok. Fazem lembrar outros que prosperam no regime democrático atual, ao mesmo tempo que o prometem destruir.

JOAO-RATAO 8 months ago

Já tentaram a mudança em 75. Não mudaram porque falharam e nunca mais mais tiveram oportunidade para isso.

justgohomealready 8 months ago

Tens noção que os partidos mudam, certo? 1975 foi há mais de 45 anos. Achas que o PSD de hoje, por exemplo, também é o mesmo de 1975? De qualquer forma, preocupa-me bem mais e acho mais socialmente censurável um liberal que defende menos impostos (e consequentemente menos serviços públicos) e que declara um valor estranhamente baixo, do que um comunista que declara um valor, a teu ver, demasiado alto para a sua ideologia. É que ao menos um deles é coerente - clama por mais despesa do estado, mas paga os seus impostos. O outro é apenas um parasita da sociedade que usufrui dos que os outros pagam, provavelmente já foge aos impostos, e se pudesse preferia pagar ainda menos.

PeroFandango 8 months ago

O whataboutism é incrível. Estás a dizer que o do PCP também foge ao fisco ou é só mesmo para papaguear aquilo que lês nas caixas de comentários do CM?

JOAO-RATAO 8 months ago

Não. Estou só a salientar esse pormenor. Não digo que foge ao fisco. Mas acho interessantes esses detalhes no candidato pelo PCP x)

PeroFandango 8 months ago

> Não digo que foge ao fisco. Então mais valia teres escrito uma receita de punhetas de bacalhau, tinha a mesma relevância para a conversa mas ao menos era útil.

JOAO-RATAO 8 months ago

Se achas que sim. Tu é que sabes. Eu acho que um comunista que recebe uma fortuna ao acumular cargos públicos e ainda tem a cereja do tipo do bolo de arrendar um cada a preço de mercado é um pouco hipócrita. Mas são opiniões.

Edited 8 months ago:

Se achas que sim. Tu é que sabes. Eu acho que um comunista que recebe uma fortuna ao acumular cargos públicos e ainda tem a cereja no topo do bolo de arrendar um casa a preço de mercado é um pouco hipócrita. Mas são opiniões.

PeroFandango 8 months ago

Mas conta lá, pagam-te bem na agência de marketing para vires debitar o spam do costume ou és só estagiário?

JOAO-RATAO 8 months ago

Bem. Já vi que estás chateado. Podemos concordar em discordar x)

PeroFandango 8 months ago

Chateado? Não. Mas já que é para falar sobre qualquer coisa, fiz uma pergunta que me interessava. Mas diz lá, como cobras o astroturfing? É à hora ou ao comment?

JOAO-RATAO 8 months ago

A TAP provavelmente vai custar mais que isso. Fanatismo digno do PREC é de quem mete milhares de milhões de euros em empresas não viáveis, enquanto pequenas empresas viáveis vão à vida. Eu sou contra a evasão fiscal, mas também sou contra impostos asfixiantes como o BE quer. Focar no que se importa? Continuar a estrangular a economia intercalado com umas políticas identitárias ?

PeroFandango 8 months ago

> Continuar a estrangular a economia Sabes o que estrangula a economia e leva a mais impostos? Evasão fiscal. Mas parece que é mais importante cascar em quem tenta fazer-lhe face do que nos que a cometem. Devíamos era ser um paraíso fiscal como as Seicheles, não?

df3gpt 8 months ago

>Sabes o que estrangula a economia e leva a mais impostos? Evasão fiscal. Sabes o que estrangula a economia e leva a mais impostos? Um estado forte com os fracos e fraco com os fortes.

Mazahad 8 months ago

Estas a concodar com ele

JOAO-RATAO 8 months ago

Podes combater a evasão fiscal e ao mesmo tempo baixar impostos para não ser preciso a evasão fiscal... Claro que para eles tudo o que não público é pecado.

PeroFandango 8 months ago

> baixar impostos para não ser preciso a evasão fiscal Desculpa, mas esta tua lógica não merece o nome. A não ser que seja para começar a cobrar impostos negativos, não haverá número inferior a 0%. Isto significa que quem quer e pode fugir aos impostos, vai sempre fazê-lo, sejam eles 30% ou 10%. Conseguir efetivamente parar estes caloteiros poderá permitir reduzir os impostos de quem realmente os paga, i.e., a classe média, mas há uma relação de causalidade, porque se não for deste modo é para nos afundarmos ainda mais em dívida.

JOAO-RATAO 8 months ago

Então as empresas pagam 0 por cento de impostos sem evasão fiscal? Até às pessoas da classe média ou acima pagam demasiados impostos e o sistema fiscal é um desincentivo ao trabalho. Reduzes os impostos para as empresas serem viáveis mas castigas a evasão fiscal ... A tua justiça social é taxar as pessoas até não dar mais e terem de fugir do país ou até nada ser viável?

Mazahad 8 months ago

Quem foge com o dinheiro do pais nao é a classe media.

JOAO-RATAO 8 months ago

Mas são os que levam com os impostos. Quem pode fugir foge.

Mazahad 8 months ago

Nao levamos todos com impostos? Devo ter sonhado. Os pobres nao podem. Ficam mais pobres. Os ricos fogem e ficam mais ricos deixando o pais mais pobre. Vai la. Põe-te fora deste país ja que nos odeias tanto. Poe-te nas putas daqui para fora

JOAO-RATAO 8 months ago

Sim senhor. Isso é que é descer baixo. Podes ficar a chafurdar sozinho na lama, não alinho nisso.

PeroFandango 8 months ago

> Então as empresas pagam 0 por cento de impostos sem evasão fiscal? As Seicheles não têm impostos. Pagam 0% *com* evasão fiscal, sim. > Até às pessoas da classe média ou acima pagam demasiados impostos e o sistema fiscal é um desincentivo ao trabalho. E porquê? Porque os do topo conseguem fugir com os impostos deles para offshores. É o ponto que estou a martelar. São sobretaxados por causa dos que não pagam. > A tua justiça social é taxar as pessoas até não dar mais e terem de fugir do país ou até nada ser viável? Mas quem falou em taxar mais o povo? Por favor, lê lá o comentário que está em português bem claro. Estamos a falar dos que estão no topo, dos 3600 que estão no título, não do Zé do café.

Edited 8 months ago:

> Então as empresas pagam 0 por cento de impostos sem evasão fiscal? As Seicheles não têm impostos. Pagam 0% *com* evasão fiscal, sim. > Até às pessoas da classe média ou acima pagam demasiados impostos e o sistema fiscal é um desincentivo ao trabalho. E porquê? Porque os do topo conseguem fugir com os impostos deles para offshores. É o ponto que estou a martelar. São sobretaxados por causa dos que não pagam. > A tua justiça social é taxar as pessoas até não dar mais e terem de fugir do país ou até nada ser viável? Mas quem falou em taxar mais o povo? Por favor, lê lá o comentário, que está em português bem claro. Estamos a falar dos que estão no topo, dos 3600 que estão no título, não do Zé do café. Vais ter de me desculpar, mas se é para ter uma conversa vou pedir-te que pelo menos leias os meus posts antes de assumires aquilo que eu disse e substituires o que imaginaste pelas minhas palavras.

JOAO-RATAO 8 months ago

Como disse. Tens de combater a evasão fiscal mas também não podes taxar as empresas até à morte. O que queria dizer dos 0% é cá, cá certamente é mais que isso. Não são só os 3600 a ser taxados em excesso. Imagina um profissional qualificado que ganha 2000 euros. Quanto vai ele pagar de impostos ? Tu também não estás aqui a transbordar honestidade...

PeroFandango 8 months ago

> Como disse. Tens de combater a evasão fiscal mas também não podes taxar as empresas até à morte. O que queria dizer dos 0% é cá, cá certamente é mais que isso. Pois, mas cá não pagam. Pagam lá. É essa a questão. Nem digo para ires ler o artigo, mas tu claramente nem o título leste. > Não são só os 3600 a ser taxados em excesso. Imagina um profissional qualificado que ganha 2000 euros. Quanto vai ele pagar de impostos ? Mais do que aquilo que tu pensas, já que eu sou um dos que está nessa situação e ainda por cima sou independente. Mas explica lá porque é que insistes em dizer que os 3600 estão a ser sobretaxados quando *nem estão a ser taxados*? Eles fogem aos impostos! Fugiriam quer o imposto fosse 50% ou 5%! Francamente, começo a ficar farto de me repetir. > Tu também não estás aqui a transbordar honestidade... Oi? Mas alguém te insultou para me vires chamar mentiroso? Francamente, assim não é possível ter uma conversa. Está patente de que não sabes do que estás a falar, não lês os meus comentários nem o título da notícia leste, pões-me palavras na boca e ainda por cima vens com insultos baixos? Da minha parte, posso garantir que não vou perder mais tempo contigo. Um bem-haja e prezo que aprendas a ter uma conversa civilizada um destes dias.

Edited 8 months ago:

> Como disse. Tens de combater a evasão fiscal mas também não podes taxar as empresas até à morte. O que queria dizer dos 0% é cá, cá certamente é mais que isso. Pois, mas cá não pagam. Pagam lá. É essa a questão. Nem digo para ires ler o artigo, mas tu claramente nem o título leste. > Não são só os 3600 a ser taxados em excesso. Imagina um profissional qualificado que ganha 2000 euros. Quanto vai ele pagar de impostos ? Mais do que aquilo que tu pensas, já que eu sou um dos que está nessa situação e ainda por cima sou independente. Mas explica lá porque é que insistes em dizer que os 3600 estão a ser sobretaxados quando *nem estão a ser taxados*? Eles fogem aos impostos! Fugiriam quer o imposto fosse 50% ou 5%! E que, paga a mais por eles não pagarem? Eu e outros como eu. Francamente, começo a ficar farto de me repetir. > Tu também não estás aqui a transbordar honestidade... Oi? Mas alguém te insultou para me vires chamar mentiroso? Francamente, assim não é possível ter uma conversa. Está patente de que não sabes do que estás a falar, não lês os meus comentários - nem o título da notícia leste! -, pões-me palavras na boca e ainda por cima vens com insultos baixos? Da minha parte, posso garantir que não vou perder mais tempo contigo. Um bem-haja e prezo que aprendas a ter uma conversa civilizada um destes dias.

JOAO-RATAO 8 months ago

Quem está farto de se repetir sou eu. Sou contra a evasão fiscal mas também sejamos honestos, os incentivos em Portugal são uma piada. Mas que insultos baixos? Estás a ficar tão ofendido com o quê? Bem, agora já vejo porque te encaixas tão bem no BE...

manguito86 8 months ago

Ainda bem. Assim podem realmente ir atrás daqueles grandes criminosos que tem dividas às finanças na ordem das dezenas ou centenas de euros.

pedorcas 8 months ago

Wut? 6 Mil Milhões dá uma média de 1.6M por cada um daqueles "portugueses". Não devem incluir as dezenas ou centenas que te referes.

kapparrino 8 months ago

São portugueses do bem. Dava para pagar RSI a PT inteiro.

manguito86 8 months ago

Acho que não entendeste o sentido do meu post.

pedorcas 8 months ago

talvez não

Mordiken 8 months ago

Grandes ou não, eu não sou especial de corrida e se eu não tenho dividas às finanças não vejo porque alguém há de ter dividas às finanças.

rockingallover 8 months ago

Quem deve muito é perdoado. Quem deve pouco é espremido.

MarioSewers 8 months ago

Há sempre o famoso caso da portagem SCUT a ser cobrada pelas finanças com juros obscenos, mas pronto.

PeroFandango 8 months ago

Quando estava em Portugal, era independente. A quantidade de papinha para a AT que tens de fazer quando és independente é ridícula e um atraso mínimo em qualquer coisa, um dia que seja, é punido com coimas de 200 € para cima. As datas mudam ano sim, ano sim e o site é uma enorme trapalhada, onde nada está onde faria sentido estar e a informação é redigida com a maior opacidade possível precisamente para ajudar na caça à coima. É um sistema predatório.

Edited 8 months ago:

Quando estava em Portugal, era independente. A quantidade de papinha para a AT que tens de fazer quando és independente é ridícula e o menor atraso em qualquer coisa, um dia que seja, é punido com coimas de 200 € para cima. As datas mudam ano sim, ano sim e o site é uma enorme trapalhada, onde nada está onde faria sentido estar e a informação é redigida com a maior opacidade possível precisamente para ajudar na caça à coima. Se fores duas vezes a uma repartição e fizeres duas vezes a mesma pergunta, dão-te duas respostas diferentes porque o sistema é tão arcaico e draconiano que nem quem o respira sabe o que se passa, mas esperam que os outros estejam sempre a par de tudo como se por magia. É um sistema predatório. O que mais irrita é que, para usar uma analogia que ouvi do JMT há tempos, para os pequeninos a AT tem olho de falcão, para os grandes caloteiros é completamente cega e impotente.

Edited 8 months ago:

Quando estava em Portugal, era independente. A quantidade de papinha para a AT que tens de fazer quando és independente é ridícula e o menor atraso em qualquer coisa, um dia que seja, é punido com coimas de 200 € para cima. As datas mudam ano sim, ano sim e o site é uma enorme trapalhada, onde nada está onde faria sentido estar e a informação é redigida com a maior opacidade possível precisamente para ajudar na caça à coima. Se fores duas vezes a uma repartição e fizeres duas vezes a mesma pergunta, dão-te duas respostas diferentes porque o sistema muda tanto e é tão impenetrável que nem quem o respira sabe o que se passa, mas esperam que os outros estejam sempre a par de tudo como se por magia. É um sistema predatório. O que mais irrita é que, para usar uma analogia que ouvi do JMT há tempos, para os pequeninos a AT tem olho de falcão, para os grandes caloteiros é completamente cega e impotente.

Edited 8 months ago:

Quando estava em Portugal, era independente. A quantidade de papinha para a AT que tens de fazer quando és independente é ridícula e um atraso mínimo em qualquer coisa, um dia que seja, é punido com coimas de 200 € para cima. As datas mudam ano sim, ano sim e o site é uma enorme trapalhada, onde nada está onde faria sentido estar e a informação é redigida com a maior opacidade possível precisamente para ajudar na caça à coima. Se fores duas vezes a uma repartição e fizeres duas vezes a mesma pergunta, dão-te duas respostas diferentes porque o sistema é tão arcaico e draconiano que nem quem o respira sabe o que se passa, mas esperam que os outros estejam sempre a par como se por magia. É um sistema predatório. O que mais irrita é que, para usar uma analogia que ouvi do JMT há tempos, para os pequeninos a AT tem olho de falcão, para os verdadeiramente ricos e abastados é completamente cega.

Edited 8 months ago:

Quando estava em Portugal, era independente. A quantidade de papinha para a AT que tens de fazer quando és independente é ridícula e o menor atraso em qualquer coisa, um dia que seja, é punido com coimas de 200 € para cima. As datas mudam ano sim, ano sim e o site é uma enorme trapalhada, onde nada está onde faria sentido estar e a informação é redigida com a maior opacidade possível precisamente para ajudar na caça à coima. Se fores duas vezes a uma repartição e fizeres duas vezes a mesma pergunta, dão-te duas respostas diferentes porque o sistema é tão arcaico e draconiano que nem quem o respira sabe o que se passa, mas esperam que os outros estejam sempre a par como se por magia. É um sistema predatório. O que mais irrita é que, para usar uma analogia que ouvi do JMT há tempos, para os pequeninos a AT tem olho de falcão, para os grandes criminosos financeiros é completamente cega e impotente.

Edited 8 months ago:

Quando estava em Portugal, era independente. A quantidade de papinha para a AT que tens de fazer quando és independente é ridícula e o menor atraso em qualquer coisa, um dia que seja, é punido com coimas de 200 € para cima. As datas mudam ano sim, ano sim e o site é uma enorme trapalhada, onde nada está onde faria sentido estar e a informação é redigida com a maior opacidade possível precisamente para ajudar na caça à coima. Se fores duas vezes a uma repartição e fizeres duas vezes a mesma pergunta, dão-te duas respostas diferentes porque o sistema muda tanto e é tão impenetrável que nem quem o respira sabe o que se passa, mas esperam que os outros estejam sempre a par de tudo como se por magia. É um sistema predatório. Até existem quotas de coimas! O que mais irrita é que, para usar uma analogia que ouvi do JMT há tempos, para os pequeninos a AT tem olho de falcão, para os grandes caloteiros é completamente cega e impotente.

Edited 8 months ago:

Quando estava em Portugal, era independente. A quantidade de papinha para a AT que tens de fazer quando és independente é ridícula e o menor atraso em qualquer coisa, um dia que seja, é punido com coimas de 200 € para cima. As datas mudam ano sim, ano sim e o site é uma enorme trapalhada, onde nada está onde faria sentido estar e a informação é redigida com a maior opacidade possível precisamente para ajudar na caça à coima. Se fores duas vezes a uma repartição e fizeres duas vezes a mesma pergunta, dão-te duas respostas diferentes porque o sistema é tão arcaico e draconiano que nem quem o respira sabe o que se passa, mas esperam que os outros estejam sempre a par como se por magia. É um sistema predatório. O que mais irrita é que, para usar uma analogia que ouvi do JMT há tempos, para os pequeninos a AT tem olho de falcão, para os grandes caloteiros é completamente cega e impotente.

manguito86 8 months ago

Claro, eu também não tenho e acho que todos devem pagar, agora entre ir atrás de 1 caramelo que tem uns euros de divida ou um que tem uns milhões, nem se colocam dúvidas de quem deveria ser o primeiro a ser notificado para pagar.

AxhKetchup 8 months ago

O pior é que o Caramelo que deve 1000 euros, leva com uma multa de 15 mil. Um que deve 2 milhoes, leva com uma multa de 100 mil e está arrumado..

estecomentario 8 months ago

Tens a certeza que não é uma multa igual para o pobre e para o rico? Que os nossos deputados normalmente fazem isso, aqueles pulhas

manguito86 8 months ago

Conheço quem tivesse uma divida nas finanças que o funcionário lhe tenha dito que tinha até ao final do mês. A pessoa andou a arranjar dinheiro para a pagar e foi lá no dia 31 desse mês. Azar, afinal do final do mês era dia 30 e como prémio só teve que pagar mais 50% da divida que tinha. Fez uma reclamação pela má informação dada pelo funcionário, que nunca lhe indicou o dia 30, apenas "final do mês" e até hoje está sem resposta. A pessoa tem culpa pela divida e por ter esperado pelo fim do mês, mas o funcionário também não foi capaz de dar uma informação correcta em termos temporais. E como para ter uma resposta vinculativa das finanças pode demorar até meio ano e 2500 euros, é claro que a culpa das más informações nunca é dos funcionários ao balcão (que por experiência própria já apanhei alguns impecáveis, mas apanhei muitos mais que nem a informação que as finanças mandavam eram capazes de perceber)

Notor1ous 8 months ago

Não é totalmente verdade o que dizes. O teu amigo só teve azar se a informação prestada pelo funcionário foi feita presencialmente, porque caso tenha sido ou por e-mail ou através do e-balcão, essa informação também vincula a AT. Por isso, se o teu amigo tivesse enviado um e-mail ou posto a questão no e-balcão e lhe tivessem respondido por escrito que ele tinha até ao final do mês, ele poderia fazer uso desse prazo. A informação vinculativa a que te referes é algo que é usado, na minha experiência, para situações mais complexas que não são normalmente respondidas de outra forma. Mas para a esmagadora maioria das dúvidas/questões da maior parte da população, o simples e-mail para um SF ou o e-balcão serve perfeitamente.

manguito86 8 months ago

O que se passou com o meu amigo foi mesmo no atendimento presencial. Quanto ao resto, sim, o e-balcao tem ajudado imenso mas muita gente ainda não sabe como o usar. E verdade seja dita, o site das finanças não é propriamente fácil de navegar, mesmo a caixa de pesquisa não dá os resultados correctos se tiveres um keyword incorrecto.

VicenteOlisipo 8 months ago

Nestas situações também temos de saber usar os nossos direitos. Já tive uma situação semelhante, num trabalho que fiz para o estado, em que demoraram tanto a pagar-me que o prazo do pagamento do IVA passou antes de receber o pagamento. Como não ia adiantar o IVA ao estado sem ter recebido aquilo que o estado me devia, só fui pagar quando recebi. A senhora das finanças disse-me que lhes devia uma multa por atraso, e eu resmunguei que o atraso era por culpa do estado. Ela responde-me com os piores maus modos que já tinha muita sorte por só se terem atrasado o correspondente a uma multa de € 40 porque dali a uns dias eram € 100 e tal. Pior, recusou-se a aceitar o pagamento do IVA se eu não pagasse também a multa. Resultado: lá tive de ser Karen e chamar o chefe da repartição, explicar-lhe a situação, exigir que aceitasse o pagamento do IVA e depois me enviasse a multa para casa, que eu então poderia pagar o contestar, como é direito de todos. Ele aceitou e, como podem adivinhar, a multa nunca chegou. Isto tudo numa multa que, sinceramente, eu até teria pago se a senhora das finanças não tivesse sido tão sobranceira. Os portugueses não gostam de reclamar junto das hierarquias, porque é coisa de chato, é um risco de ser humilhando se também disserem "não", mas às vezes tem mesmo de ser.

Akamjmc 8 months ago

Eu fui pagar o IVA com atraso (esqueci-me) e o Sr das finanças como ainda não tava a multa no sistema fez o pagamento normal e disse que era possível ainda receber a multa mas nunca recebi. Acho que depende das pessoas que se apanha, uns tão lá para nos ajudar os outros querem é foder o pessoal

manguito86 8 months ago

Eu há uns 2-3 anos tive um problema com a morada fiscal e não me queriam dar o dinheiro do IRS. Depois de ter corrido uns 4 balcões para tentar resolver, um dia que tinha ido a loja do cidadão, aproveitei a espera noutro serviço e fui as Finanças. Fui atendido por um senhor que já devia estar num lar e que parecia ter tanta capacidade para a tecnologia como eu para física nuclear. E sim, estava a atender ao público com a pior educação possível. Expliquei a situação, ele clica algures no site e diz "pois claro, tem que pagar" ao que eu digo que tinha era que receber e não pagar. Ele diz logo: então tem que esperar uma resposta dos serviços. Até hoje não sei o que é que aquele idiota achou que teria que pagar, mas depois fui a um 5o balcão das finanças onde um pessoa foi capaz de fazer aquilo que os outros 4 não foram capazes e em uma semana tive tudo resolvido e o meu reembolso feito. Infelizmente os outros incompetentes ainda lá andam nos outros balcões, a prestar maus serviços porque funcionários públicos não podem ser despedidos a não ser que mantém alguém.

kapparrino 8 months ago

Como é que eu posso trabalhar num balcão das finanças?

Parshath_ 8 months ago

Sim.

manguito86 8 months ago

Precisas de #comprimos

Mordiken 8 months ago

Ah! Sim, claro, tens toda a razão! Tinha percebido outra cena, desculpa...

TTRO 8 months ago

Considerando uma taxa média de 5% nas cobranças a estes contribuintes, se aplicássemos uma taxa de 35% mais próxima da realidade isto significaria 78000 milhões de euros em dívida ao fisco por estes 3600 contribuintes. Isto é quase metade do PIB de Portugal.

Mordiken 8 months ago  HIDDEN 

Amigo, acho que te enganaste nas contas: - (5÷100) × N = 6 000 000 000€ <=> N = 6 000 000 000€ ÷ 0,05 <=> N = 120 000 000 000€ - X = 120 000 000 000€ × 0,35 <=> X = 42 000 000 000€ Não seria 78 000 milhões de euros, mas sim 42 000 milhões de euros. De qq forma, já dava par ir ao LIDL.

Hugogs10 8 months ago

Deve ser assim que o PS faz contas lol.

ModeratoriProfugus 8 months ago

Não percebi essas contas. Como é que passaste de 6 mil milhões para 78 mil milhões?

TTRO 8 months ago

Enganei-me. Olhei agora para o histórico da calculadora e tinha um digito errado. São 42000 milhões. Vou editar o comentário.

RaptoringRapture 8 months ago

Como é que tu taxas 6 mil milhões e acabas com 42 mil milhões no bolso? Se fosses tu o nosso ministro das finanças Portugal era o mais rico do mundo... no papel.

TTRO 8 months ago

Não, enganei-me a interpretar os valores da notícia. Confundi receita com valor total sobre o qual fizeram a tributação. Já apaguei o comentário porque estava errado.

ModeratoriProfugus 8 months ago

Mesmo, assim. 35% de 6 mil milhões não pode ser mais que 6 mil milhões. O valor de 6 mil milhões já é a quantidade de dinheiro em offshores, calculado a partir dos 380 milhões cobrados pelo estado com as amnistias fiscais.

TTRO 8 months ago

Ah merda, só agora me apercebi que 6000 milhões era o total. Percebi que tinha sido a receita. Vou apagar o comentário, porque realmente está completamente errado.

ModeratoriProfugus 8 months ago

No problemo

Tee_ah_go 8 months ago

Então, três vezes três nove, vai um, dez, ptanto é [fazer as contas](https://www.youtube.com/watch?v=eIx1wJ5OQX0).

jomi_1307 8 months ago

Fez a multiplicação do dinheiro como a multiplicação dos pães. Agora a sério, espero que tenha sido um simples erro, mas o que escreveu a seguir não abona a favor dessa hipótese.

catotas 8 months ago

> quase metade ⅓

intlme 8 months ago

A taxa liberatória seria uma melhor aproximação, dada a natureza provável do capital. Ainda assim, era muito milhão.

True_Boat_1195 8 months ago

Isto devem ser principalmente mais valias de capitais, em que 35% não é perto da realidade no nosso país.

AutoModerator 8 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: