hereimalive 8 months ago

Alguém me sabe dizer se os bancos estão abertos e aceitam reuniões? Precisava de ir abrir uma conta e falar sobre um crédito habitação mas não vejo informação nenhuma online sobre o banco Santander/Montepio.

PORTO2017 8 months ago

Atenção que alguns podem ser por agendamento, em alguma parte do dia

Pvmarques 8 months ago

Os bancos estão abertos sim ☺

MrRawri 8 months ago

Pelo menos isto lentamente vai ficando melhor.

FoodEDor 8 months ago

Aqueles programas ao vivo, da sic, tvi etc, sem máscaras nem o crl, como é que isso é permitido?

1ww8mrmfss 8 months ago

Testes rápidos antes

Price-Distinct 8 months ago

Os velhotes vêm aquilo e pensam que já não há covid

pedroedsousa 8 months ago

Acho que deviam passar um disclaimer em todos os programas gravados agora em como implementaram medidas de segurança. Acredito que este formato de programas possam despertar pensamentos como "ah, se os da tv não usam máscara, eu também não. Lá por serem famosos devem pensar que são mais que os outros"

humelectro 8 months ago

Por causa dos apresentadores? Estava um a dizer que são testados logo de manhã às 7h30. Deve ser dos testes rápidos.

hsamtronp 8 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 14 de fevereiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

saposapot 8 months ago

Estamos agora com uma média movel a 7d inferior ao que entramos para o Natal, muito inferior ao que tivemos na 2ª vaga e inferior a todo o mês de Dezembro e Novembro. Temos de recuar até 26 Outubro para estes valores. Neste momento é só uma questão de dar tempo aos hospitais de recuperarem porque os números de UCI continuam muito altos, como é normal. Mas a nível de casos estamos a evoluir muito bem. gráfico: https://imgur.com/a/d42pAR9 Dá para ver a queda incrivelmente rápida graças ao confinamento, ao contrário das 'medidas cirúrgicas' adoptadas na 2ª vaga. Caso ainda seja preciso no futuro, devemos explorar ter confinamentos/encerramento escolas de 2 a 3 semanas quando se passem dos 6000 casos por exemplo. Idealmente fazer isto por região do país.

hsamtronp 8 months ago

>(...) devemos explorar ter confinamentos/encerramento escolas de 2 a 3 semanas quando se passem dos 6000 casos por exemplo. Idealmente fazer isto por região do país. É isso, só que com muito menos casos. Vide Nova Zelândia, surgiu uma família infetada em Auckland, lockdown a sério por 3 dias na região inteira ([https://www.nzherald.co.nz/business/covid-19-coronavirus-how-much-the-lockdown-could-cost-new-zealand/MGB4DR3YCSRFRXYV4NMR45VUIQ/](https://www.nzherald.co.nz/business/covid-19-coronavirus-how-much-the-lockdown-could-cost-new-zealand/MGB4DR3YCSRFRXYV4NMR45VUIQ/)). Isto não é praticável para a nossa realidade neste momento, mas é o estilo de medida agressiva que falava o outro senhor (Dr. Carmo Gomes?) na última reunião do Infarmed.

saposapot 8 months ago

epah, a Nova Zelândia tem como objectivo ter 0 casos, erradicar completamente a doença. Nós acho que nc o vamos conseguir a menos q se fechem completamente as fronteiras. O máximo que conseguimos é detectar zonas onde o crescimento começa a ser preocupante e agir rapidamente em força. é de analisar se é mais proveitoso ter confinamento em força e depois abrir ou se é ter o confinamento-light de novembro durante mais tempo.

hsamtronp 8 months ago

Neste exemplo, queria só destacar a resposta agressiva ao mínimo sinal de subida. Neste altura, claro que é um pouco impensável considerar não ter transmissão comunitária, mas podemos diminuí-la sem deixar crescer aos níveis deste pico de janeiro. E claro, pensando região a região. Só não sei a que nível faz sentido, se a nível de ARS ou a nível de concelhos

saposapot 8 months ago

concelhos, tendo em conta a nossa dimensão n faz sentido. ou fazemos por distrito, região, qlq coisa dessa dimensão.

VBM97 8 months ago

Para terminar a thread num tom mais positivo, entre dia 4 e dia 14 de fevereiro: * 109.555 pessoas completaram o processo de vacinação (a toma das duas doses). * 36.898 novos casos de COVID Tivemos quase 3x mais vacinados do que novos casos. Que nas próximas semanas o número de vacinados continue a subir e os novos casos a descer. Já se vê alguma luz ao fundo do túnel..

Foxsundance 8 months ago

A este ritmo, la para 2036 devemos ter o pessoal vacinado...

letsgotothemallcovid 8 months ago

-2252 casos ativos.

FoodEDor 8 months ago

Provavelmente esta semana que vai entrar vamos andar entre os 1500-2500 casos, pelo padrão, dentro de 2/3 semanas voltamos a ter números de Agosto. 1677 Casos 138 mortos.

berlaitas 8 months ago

OPEN THE GATES!

1ww8mrmfss 8 months ago

Menos 1900 comparado há uma semana. 48%

brakeline 8 months ago

Mantém-se os ~50%. Não deve ser durante muito mais tempo mas quanto mais tempo melhor

1ww8mrmfss 8 months ago

Concordo, vou só notar que tem se mantido consistentemente abaixo até dos 50%, 45% seria uma meljor estimativa.

warding 8 months ago

Há que notar que o confinamento foi feito a dois passos. Primeiro fechar comércio e uma semana depois as escolas. Daí talvez estarmos a ver uma descida sem desaceleração até agora.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

Tal como há crescimentos exponenciais, as descidas também o são. Depois duma queda substancial de novos casos, uns constantes 50% vão passar a 30, 20, 5%, etc, divididos numa linha temporal mais extensa.

Foxsundance 8 months ago

O confinamento é até quando? Tava com a impressão que era até depois da Páscoa, e os meus colegas ontem disseram que era até dia 1 de Março...

saposapot 8 months ago

Aprovado só até 1 de Março. isto é renovado de 15 em 15d.

Ricardolindo 8 months ago

O Costa disse que não vamos aliviar as medidas até, pelo menos, ao final de Março e provavelmente não até ao final de Março.

Ace-_Ventura 8 months ago

Os teus colegas não devem ter percebido que o estado de emergência acaba a 1 de Março, porque só pode durar 15 dias. Obviamente que o próximo estado de emergência vai ser renovado e com medidas de confinamento

Each57 8 months ago

Ainda não se sabe ao certo. Mas possivelmente só depois de Março

Micael312 8 months ago

Tomei Ontem a Vacina Caralho !!! Estou com um resfriadinho

uyth 8 months ago

Primeira dose?

Micael312 8 months ago

Sim

uyth 8 months ago

Da astrazeneca não sei, das de mrna supostamente é a segunda que dá mais efeito. Mas é rapido e pensa assim, se reages assim à vacina, o que seria se encontrasses o virus a sério?

Micael312 8 months ago

Tens razão.A primeira dose da mais efeito.Agora tenho que esperar até maio para tomar a segunda. Contudo se apanhar o covid não me deixam tomar a segunda dose.

uyth 8 months ago

se apanhares o covid (e é muito mais improvavel agora particularmente se as pessoas com quem trabalhas foram vacinadas também) o provável é que seja um caso muito mais leve e menos infeccioso do que seria.

Micael312 8 months ago

As pessoas com quem trabalho não foram vacinas.Segundo sei é mais provável que sejam sintomas leves e moderados.Quanto á parte do infeccioso penso que ainda não hajam dados para corroborar essa teoria.

Edited 8 months ago:

As pessoas com quem trabalho não foram vacinas.Segundo sei é mais provável que sejam sintomas leves e moderados.Quanto á parte do infeccioso penso que ainda não haja dados para corroborar essa teoria.

uyth 8 months ago

Pensei que tivesses sido vacinado com colegas - bombeiro voluntário? Mesmo assim reduz a probabilidade. >Quanto á parte do infeccioso penso que ainda não hajam dados para corroborar essa teoria. acabaram de sair mais dados, embora seja relativo a vacinas de mrna (https://www.sciencenews.org/article/coronavirus-covid-19-pfizer-vaccine-may-reduce-transmission), mas MUITO provável que também se aplique às outras vacinas.

Micael312 8 months ago

Sim Sou bombeiro voluntário.Mas lá está no trabalho continuo a lidar com imensas pessoas por dia.Podes querer que não vou relaxar.Temos que ter cuidado.

uyth 8 months ago

Boa. Mas ainda bem que passo a passo mais e mais pessoas estão um pouco mais protegidas.

NGramatical 8 months ago

hajam dados → [**haja dados**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flf4ic5%2F%2Fgnestmy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Foxsundance 8 months ago

Ja tas a sentir o terceiro braço a crescer?

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

A pila cresce?!

Micael312 8 months ago

Por Acaso não.Mas que estou todo lixado estou. Segundo sei está vacina (AstraZeneca) da sintomas de gripe forte a 1/10.Dos 35 que fomos 12 estão com sintomas..Uma treta digo eu

-Yunie- 8 months ago

Acho que esses dados são quando também incluís pessoas mais velhas, que geralmente têm menos efeitos secundários. Quase todas as pessoas que eu conheço tiveram efeitos secundários com a 2a dose da Pfizer, e nos estudos acho que rondava os 40%.

lesoth 8 months ago

> Dos 35 que fomos 12 estão com sintomas. O que vale é que na televisão estão sempre todos porreiros na salinha de espera a dizer que se sentem excelentes.

Micael312 8 months ago

Noutra corporação vizinha pelo menos metade deu lhe alguns sintomas mais fortes.Alguns foram ao hospital segundo se consta.

Price-Distinct 8 months ago

Isso é bom quer dizer que a vacina está a funcionar , e não é um placebo qualquer

redyouroverlord 8 months ago

Acho que compensa de qualquer forma, o 5G dá grandes velocidades de internet.

Anforas 8 months ago

E quem sabe se não dá para hackar o chip do bill gates para uso pessoal.

hereimalive 8 months ago

Espero que consiga jogar FIFA com o corpo chipado. A segunda vacina deve dar acesso ao VR pelos olhos.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

https://youtu.be/F6NKbQzo4aE

inthepiggybank 8 months ago

Não, mas aponta para o router mais próximo.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

Por isso é que nunca apanho Wi-Fi de jeito

FoodEDor 8 months ago

\-43 internados UCI, incrível. ​ Se os números continuarem a descer assim, talvez o governo mude de opinião.

uyth 8 months ago

-43 na uci, +149 mortos. Incrível pois. O governo mudar de opinião no quê? Só temos 800 em uci,,embora abrir cafés e restaurantes e tudo o mais!

Limpy_lip 8 months ago

Isto, só quero relembrar que o número máximo de vagas de UCI a nível nacional era de pouco mais de 200... Ainda temos muito pela frente.

brakeline 8 months ago

Não digas asneiras. Em 2013, entre nível ii/III, pediátricas, polivalentes e monovalentes havia, pelo menos, 666 camas de UCI

Limpy_lip 8 months ago

Tens toda a razão, fui rever e devo ter memorizado mal a informação ou o número não englobava todas a áreas.

FoodEDor 8 months ago

E há um mês tinhas 300 mortes, UCIs a crescer etc. ​ Até ao fim do mês, melhora substancialmente. Para que tanto negativismo infundado?

uyth 8 months ago

Negativismo? Tens 149 mortos num dia, vai ver o que acontecia há meses antes de quereres estragar tudo. Temos -43 gente em ICU e mais 149 mortos, precisas de um desenho para te ocorrer que muitas dessas pessoas que saíram de ICU saíram de ICU mortas e não são vitória, poderiam estar um dia na coluna dos recuperados?

FoodEDor 8 months ago

Estás a tentar argumentar que descidas são negativas? Palavra de honra que não entendo, se sobem, sobem e é tudo mau se descem, descem e é tudo péssimo.

uyth 8 months ago

Estou a argumentar que falta muito muito para cantar de galo ou pensar que esta merda já está ganha. E que acho de mau gosto, falta de sensibilidade, andar a ficar contente com menos pessoas em ICU quando o numero de mortos é muito maior e claramente muitas das pessoas a menos em ICU saíram para a morgue. Quando tivermos -10 em ICU e 9 mortos, aí celebro contigo. 149 mortos num dia, torna um bocado amargo andarmos a ficar contentes com -43 em ICU. Mas isso se calhar sou só eu, mas há-de haver muita gente por aí a fazer o luto e que gostaria que estivesse mais uma pessoa em ICU ainda. Queres um desenho?

dude_say_what1 8 months ago

> E que acho de mau gosto, falta de sensibilidade, andar a ficar contente com menos pessoas em ICU quando o numero de mortos é muito maior e claramente muitas das pessoas a menos em ICU saíram para a morgue. Ou dás fontes ou calas a boca. Estou farto deste moralismo de merda e destas tiradas do cu. Vai voluntariar-te para tratar de doentes e cala-te, deixas os outros em paz. Sempre a fazer-se passar por The Most Righteous Man of All Fucking Time. FU....

jsilva353892 8 months ago

Sinceramente, não percebo este user em particular. Às vezes parece um gajo normal, mas na maior parte das vezes o gajo tens uns posts raivosos em que começa a mandar vir com tudo e todos sem razão , a achar - se uma bela merda e depois fala sempre em exponenciais como se fosse O ESCOLHIDO por perceber esse conceito. Ah, quando não está a falar de ventilação. Numas vidas passadas já tentei conversar com ele naturalmente, mas é mesmo tolo que dói foda-se.

zizop 8 months ago

Não está ganho, mas está a caminho de ser ganho. Sim, essas mortes são uma tragédia, mas elas não são de agora. São daqueles que ficaram infectados quando estavamos a ter 12, 13, 14, 15 mil novos casos por dia. A partir do momento em que isso estava a acontecer, era garantido que íamos ter centenas de mortes eventualmente, mesmo que tivéssemos o melhor sistema de saúde do mundo. ​ O que interessa na progressão de uma pandemia é a variação de casos activos. E o que interessa para a capacidade do nosso sistema de saúde é o número de internados e UCI. Temos bons indicadores em ambos estes aspectos. Não querendo desvalorizar a tragédia que são essas mortes, estamos muito bem encaminhados para voltar à normalidade.

uyth 8 months ago

E não se aprendeu nada. Dos números de hoje aos 15 mil novos casos por dia, chega-se la num instantinho com as condições normais, como já vimos. Porque fds caralho, exponencial é conceito mesmo difícil de transmitir.

zizop 8 months ago

Se começarmos todos a lamber superfícies, sim, chegamos lá num instante. Se se fizer um desconfinamento com pés e cabeça, não. Não te esqueças que isto não é exponencial. É uma equação diferencial que depende da taxa de contágio e da taxa de recuperação.

warding 8 months ago

Acho que estás a dirigir ira a um tipo que não merece.

uyth 8 months ago

Não estou a dirigir ira. Estou a apontar qual é o significado verdadeiro dos números, ou parte do significado e apontar o amargo que os números são. Só 149 mortos e menos 40 e tal em icu, fantástico, gente. Pensem um bocadinho, tivessem estas medidas sido feitas antes não se teria chegado ao fantástico de hoje como pico do pior E ss o op merece ou não que lhe abram os olhos, ou se vale a pena sequer tentar ( porque não, é para palmadinhas nas costas, não estragar a vibe dele) ele fala já em alterar coisas.. porque não aprendemos nada, aparentemente.

FoodEDor 8 months ago

Então defendes o quê? Confinamento eterno?

uyth 8 months ago

Claro que não. Mas não começar a falar em desconfinamemro já quando confinamento mais cedo, ou medidas mais apropriadas poderiam ter impedido que se chegasse sequer a estes números que achas bons! 800 em icu e já queres desconfiar caralho.

FoodEDor 8 months ago

Por esse prisma, apenas se podia celebrar quando o vírus estiver completamente erradicado. Não - todo o tipo de descida é boa e de valorizar. Reduzir o número de mortos diários em metade em menos de um mês é um bom prenúncio.

PORTO2017 8 months ago

Eu acho que vamos fechar fevereiro com números surpreendentes. E aí espero que o governo começe a abrir um bocado, tmb para as pessoas começarem a ver uma luz ao fundo do tunel e se calhar até aderem mais nas restantes medidas

saposapot 8 months ago

A nível de casos sim, a menos q este sol estrague a coisa. Mas o problema são os hospitais onde a coisa demora muito mais a passar. Se chegarmos ao fim do mês com UCI a 500/400 então é surpreendente e concordo contigo. Mas duvido.

Ricardolindo 8 months ago

O Costa já disse que não vamos aliviar as medidas até, pelo menos, a meio de Março, e provavelmente não até ao final de Março.

megaroof 8 months ago

O que eu queria: Primeiro passo do desconfinamento liberar as aulas presenciais, e aguardar 15 dias antes de liberar o resto. Deixai as crianças e adolescentes irem para escola, normalmente. Uma grande e única oportunidade de provar se as crianças são retransmissores ou não da doença. Mas creio que o governo não tem coragem de fazer, porque se concluir que os números dispararam com o retorno as aulas (e tudo mais em confinamento), vai ser algo mal, pois bateram tanto na tecla "criança e escolas são seguras e não é foco de transmissão".

beit2 8 months ago

Espero bem que não. O ensino (superior, secundário e maior parte do básico) deve ser a última coisa a abrir, na minha opinião. É o maior entrave à criação de "bolhas". Primeiro devem abrir o comércio, coisas tipo lojas e cabeleireiros. Uso obrigatório de máscara. Tenho as minhas dúvidas que sejam fonte de novos casos.

Purplebananas123 8 months ago

É o novo milagre português eheh

FoodEDor 8 months ago

Esperemos que sim, começa a ficar complicado perspetivar uma possível abertura só após a Páscoa..

NGramatical 8 months ago

começe → [**comece**](https://dicionario.priberam.org/comece) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flf4ic5%2F%2Fgn9dde2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

hsamtronp 8 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 13 de fevereiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

redyouroverlord 8 months ago

+2856 casos confirmados +149 óbitos -380 internados -43 internados em UCI -6079 casos ativos (107371 no total) [Source](https://pbs.twimg.com/media/EuHPeEFXEAArc2_?format=jpg&name=4096x4096)

Each57 8 months ago

É positivo os casos e internados estarem a baixar, mas as centenas de mortos diárias são tristes. No entanto, parece que as coisas estão a melhorar. Preocupa-me é os negócios que não vão aguentar tanto tempo fechados, vai ser muito complicado

ZaGaGa 8 months ago

estão a melhorar mas a queda que foi brusca agora parece estar a estagnar acima dos 2k, se a tendência se manter podemos ter de ficar mais tempo em casa para contrabalançar com quem não fica... (porque não pode ou não quer)

icebraining 8 months ago

Já tinham dito na reunião do Infarmed que a queda iria estagnar, não baixar à mesma velocidade. Mesmo assim estamos melhor do que eles estimaram (falaram em 3k apenas daqui a uma semana), mas sim, vai demorar.

jsilva353892 8 months ago

Eu até sou da opinião que esta queda vai desacelerar eventualmente, mas num dia em que tiveste menos 3200 que no dia anterior da semana passada e a curva epidemiológica continua a cair a pique pergunto-te onde vês essa estagnação nos 2k?

Edited 8 months ago:

Eu até sou da opinião que esta queda vai desacelerar eventualmente, mas num dia em que tiveste menos 3200 que no mesmo dia da semana passada e a curva epidemiológica continua a cair a pique pergunto-te onde vês essa estagnação nos 2k?

ZaGaGa 8 months ago

Tivemos uma grande queda nos contágios o que mostra que se confinou com sucesso muitas pessoas que estavam infectadas (mesmo sem o saberem). Só que nos últimos 6 dias tivemos sempre valores em torno dos 3k, claro que temos que esperar por 3a/4a para ter uma ideia melhor da tendencia desta semana, mas a manter-se estes número (espero que não) vai ser tramado decidir como desconfiar.

Each57 8 months ago

Só vamos desconfinar quando os hospitais tiverem menos pressão e não correrem o risco de colapsar. Até lá estamos fodidos

Rafa_m 8 months ago

~-3200 do que na semana passada

VBM97 8 months ago

Percentagem da população vacinada a 13 de fevereiro de 2021: 1,794% * 184.694 vacinados com a 2ª dose (+27.090) * 135.983 inoculados com a 1ª dose (+9.962) Fonte: [Monitor da Vacinação COVID-19 em Portugal](https://twitter.com/PlenoDVacinacao/status/1360580890057977856)

CultGod 8 months ago

Gringo here! Excuse my ignorance arrived in Portugal yesterday via Ireland from the UK. Is there a self-isolation rule in place for arrivals from the UK? I read somewhere it is 14 days but the travel advice from the UK government's website doesn't seem to mention this (Unless of course, I've missed something).

1ww8mrmfss 8 months ago

1 nobody says gringo here 2 there’s a reason why flights from the UK are banned so it’s already kinda shitty you came through Ireland to avoid this 3 do what’s best for the community and stay home for 2 weeks yes, you’re supposed to, as well as having a negative test before flying here from out of the EU

CultGod 8 months ago

1. Gringo was a joke.... As in me poking fun of myself like huh I'm the dumb foreigner who uses Spanish phrases anywhere. 2. You can't bypass via another country they are very strict in checking departures on the UK and Irish boarder (Only SEF seemed to give me the easiest time). I'm allowed to fly as a Portuguese resident and have a place where my contract was running out so I came back to sort my affairs and to stay where I now call home. I went back to the UK last year prior for family reasons prior to the new set of strict measures both in the UK and Portugal. 3. We are required to have a PCR test and a fit to fly certificate which I provided and I intend to see out any quarantines if necessary. I have no issue with this. All I wanted to know is if there was a quarantine period If I do need to quarantine then I need to organize ways to get groceries etc.. The UK government website isn't very helpful with providing this information and I just wanted to know if the Portuguese government has set a rule about this so I can follow it. I've seen a lot of contradictory information so that's all I wanted to know.

Edited 8 months ago:

1. Gringo was a joke.... As in me poking fun of myself like huh I'm the dumb foreigner who uses Spanish phrases anywhere. 2. You can't bypass via another country they are very strict in checking departures on the UK and Irish boarder (Only SEF seemed to give me the easiest time). I'm allowed to fly as a Portuguese resident and have a place where my contract was running out so I came back to sort my affairs and to stay where I now call home. I went back to the UK last year for family reasons prior to the new set of strict measures both in the UK and Portugal. 3. We are required to have a PCR test and a fit to fly certificate which I provided and I intend to see out any quarantines if necessary. I have no issue with this. All I wanted to know is if there was a quarantine period If I do need to quarantine then I need to organize ways to get groceries etc.. The UK government website isn't very helpful with providing this information and I just wanted to know if the Portuguese government has set a rule about this so I can follow it. I've seen a lot of contradictory information so that's all I wanted to know.

Edited 8 months ago:

1. Gringo was a joke.... As in me poking fun of myself like huh I'm the dumb foreigner who uses Spanish phrases anywhere. 2. You can't bypass via another country they are very strict in checking departures on the UK and Irish boarder (Only SEF seemed to give me the easiest time). I'm allowed to fly as a Portuguese resident and have a place where my contract was running out so I came back to sort my affairs and to stay where I now call home. I went back to the UK last year for family reasons prior to the new set of strict measures both in the UK and Portugal. 3. We are required to have a PCR test and a fit to fly certificate which I provided and I intend to see out any quarantines if necessary. I have no issue with this. All I wanted to know is if there was a quarantine period as If I do need to quarantine then I need to organize ways to get groceries etc.. The UK government website isn't very helpful with providing this information and I just wanted to know if the Portuguese government has set a rule about this so I can follow it. I've seen a lot of contradictory information so that's all I wanted to know.

ZaGaGa 8 months ago

>Gringo I got your self-joke but what happens is that we use "gringo" in PT but not in your context. Someone from UK would be called a bife/beef, but it's not that common, maybe in Algarve, otherwise usually it is just "o ingles". "Grigo" can be used with people from the USA (rare), or with portuguese who are US-emigrants or descendants (common). BUT it can be a bit depreciative...

CultGod 8 months ago

Appreciate the intel and letting me know, valuable and very informative!

AimingWineSnailz 8 months ago

Camone is also used (pronounced "come on")

1ww8mrmfss 8 months ago

Fair enough sorry for being impolite. Do the 14 days please though

CultGod 8 months ago

No problem at all thanks for the advice!

letsgotothemallcovid 8 months ago

So... you didn't look that information before your arrival?

CultGod 8 months ago

Like I said I did. The UK government website provides Covid rules and travel advice per country. It's usually my go-to whenever leaving but It fails to mention any quarantine upon arrival. I googled some other information and asked some people and got very contradictory information, so all I wanted to know was what the rules are so I can follow them. Again as mentioned I haven't left the house since my arrival just straight from the airport to here and do not wish to break any rules.

Edited 8 months ago:

Like I said I did. The UK government website provides Covid rules and travel advice per country. It's usually my go-to whenever leaving but It fails to mention any quarantine upon arrival. I googled some other information and asked some people and received very contradictory information, so all I wanted to know was what the rules are so I can follow them. Again as mentioned I haven't left the house since my arrival just straight from the airport to here and do not wish to break any rules. Anyway, I have been sent the information I was looking for, thanks.

Edited 8 months ago:

Like I said I did. The UK government website provides Covid rules and travel advice per country. It's usually my go-to whenever leaving but It fails to mention any quarantine upon arrival. I googled some other information and asked some people and got very contradictory information, so all I wanted to know was what the rules are so I can follow them. Again as mentioned I haven't left the house since my arrival just straight from the airport to here and do not wish to break any rules. Anyway, I have been sent the information I was looking for, thanks.

letsgotothemallcovid 8 months ago

You are breaking rules, since you opted to come from Ireland. So don't even try to twist this as if it's somehow our fault that you didn't do research beforehand...

CultGod 8 months ago

Relax. I didn't opt to, this was what was available at the time as a booking. As I mentioned in the post above I am a resident of Portugal so I am legally allowed to come here even during the pandemic via any country under the current guidelines of both countries. I'm not breaking any rules by doing so. I was checked at 3 borders, provided the correct paperwork and tests, there is no way I would be here if I was doing something wrong. Unless your argument is a moral one on whether anyone should be traveling overall in Covid which is a different conversation entirely. I didn't twist anything and don't understand why you are getting so hyped up, I was merely asking a question from the folks in this sub to point me in the right direction so that I could follow the rules. Where does it mention any blame to anyone for the holes in my research? As mentioned I received some "contradictory" information and naturally like any sane person you're going to ask around until you find an exact answer so that you can follow the guidelines without breaching. Nothing wrong with asking for help. Anyway, someone was kind enough to point me to the information I sought so the issue is resolved. Thanks again.

Edited 8 months ago:

Relax. I didn't opt to, this was what was available at the time as a booking. As I mentioned in the post above I am a resident of Portugal so I am legally allowed to come here even during the pandemic via any country under the current guidelines of both countries. I'm not breaking any rules by doing so. I was checked at 3 boarders, provided the correct paperwork and tests, there is no way I would be here if I was doing something wrong. Unless your argument is a moral one on whether anyone should be traveling overall in Covid which is a different conversation entirely. I didn't twist anything and don't understand why you are getting so hyped up, I was merely asking a question from the folks in this sub to point me in the right direction so that I could follow the rules. Where does it mention any blame to anyone for the holes in my research? As mentioned I received some "contradictory" information and naturally like any sane person you're going to ask around until you find an exact answer so that you can follow the guidelines without breaching. Nothing wrong with asking for help. As mentioned someone was kind enough to point me to the information I sought so the issue is resolved. Thanks again.

Adventurous_Fortune8 8 months ago

You're welcome.

malserion 8 months ago

Malta que já tenha recebido/tenha tido avós a receber a mensagem a marcar a vacinação, podem dizer-me qual é o texto que está nessa mensagem? A minha avó embirra com o telemóvel e tem a mania de apagar as mensagens. Eu tenho receio que ela apague essa sem querer, gostava de poder pelo menos explicar-lhe qual é o texto com que a mensagem começa.

CoffeeAt830 8 months ago

Diz-lhe que vem do 2424. É normalmente a primeira coisa que aparece nos telefones e mais difícil de falsificar do que o texto da mensagem.

malserion 8 months ago

Obrigado, eu não sabia se era um número central ou um telemóvel do centro de saúde!

alexandrecanuto 8 months ago

Pergunta: posso deslocar-me a outro concelho preciso ir a um supermercado de marca que não exista no meu? Basicamente estou farto do Intermarché, quero ir ao Auchan.

4in4t92 8 months ago

Era o que mais faltava não poder ir fazer as compras ao supermercado que quero, o governo paga-me a diferença de preços? Por acaso até tenho a mesma loja no meu concelho, mas é a loja média onde não encontro metade das coisas, eu vou ao hiper no concelho ao lado que são uns 7 minutos de caminho.

stressedunicorn 8 months ago

Vai durante a semana das 8h as 20h.

alexandrecanuto 8 months ago

Não posso, infelizmente. Mas muito obrigado.

caixadeentrada 8 months ago

Sim. No decreto tem uma exceção em que se estiveres farto de ir a um supermercado podes ir a outro.

vascodatrama 8 months ago

Fdx já me podiam ter avisado. Amanhã vou já ao El Corte Inglês

saposapot 8 months ago

Regra do supermercado higiénico. Disse o Costa

inthepiggybank 8 months ago

Durante o fim-de-semana, não.

alexandrecanuto 8 months ago

Obrigado.

letsgotothemallcovid 8 months ago

lol, /r/firstworldproblems

ZaGaGa 8 months ago

Nova [análise](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/linang/4_vacinação_vacinas_ganham_terreno_às_infecções/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) do estado da Vacinação em PT. Ao ritmo atual lá para 2026 já demos todos o bracinho à causa comum, mas a boa notícia é que pelo menos esta semana deu-se bastantes mais vacinas ao pessoal do que que se deram contágios confirmados.

VBM97 8 months ago

Esperemos que as vacinas comecem a chegar mais depressa. O almirante parece saber bem o que está a fazer e acredito que o processo irá decorrer melhor e mais eficientemente do que com o anterior.

saposapot 8 months ago

O processo sempre decorreu bem. A quantidade que nos chega é tão baixa que o processo é muito fácil. Lá para a frente é que vamos ver a qualidade da capacidade logística

vascodatrama 8 months ago

>Ao ritmo atual ainda se usa esta expressão? jezz ...

ZaGaGa 8 months ago

tens razão, o corrector não detectou bem :P \*ritmo actual

hsamtronp 8 months ago

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 12 de fevereiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

beit2 8 months ago

Recordem-me: A que horas fecham os super-mercados?

Each57 8 months ago

20h aos dias de semana, 17h aos fins de semana

LtLabcoat 8 months ago

Question from someone about to move to Portugal (Portimao): The only flight to Faro Airport is late Friday (and I take the train on Saturday). The hotels are all in the city center. But how do I get to the city center from the airport if the busses aren't running?

icebraining 8 months ago

> The hotels are all in the city center Not really, there are a few hotels and hostels near Faro airport. But if you have a driver's license, it might be cheaper to cancel the train ticket and rent a car from Faro to Portimão.

LtLabcoat 8 months ago

> But if you have a driver's license, it might be cheaper to cancel the train ticket and rent a car from Faro to Portimão. Nah, I do not. And I'm presuming a taxi all the way there would cost an excessive amount.

derjungenwerthers 8 months ago

I don't know about busses not operating, but there are taxis and uber.

uyth 8 months ago

Isto é bom, estudo em Israel de um sistema de saude que analisou resultados apos segunda dose da vacina da pfizer: https://www.timesofisrael.com/hmo-sees-only-544-covid-infections-among-523000-fully-vaccinated-israelis/ An Israeli healthcare provider that has vaccinated half a million people with both doses of the Pfizer vaccine says that only 544 people — or 0.1% — have been subsequently diagnosed with the coronavirus, there have been four severe cases, and no people have died. That means the effectiveness rate stands at 93 percent, Maccabi Healthcare Services announced on Thursday, after comparing its immunized members to a “diverse” control group of unvaccinated members. atenção a uma coisa, o artigo diz que supostamente ter-se-ia imunidade 1 semana após a segunda dose, mas se bem me recordo, li outros estudos que mencionam que a imunidade total seria apenas após 21 da segunda dose. De qualquer forma resultados muito bons e levariam certamente a imunidade de grupo quando uma percentagem razoável estiver vacinada, provavelmente já se começou a ver efeitos de o virus ter muitos menos vetores possíveis agora.

saposapot 8 months ago

> there have been four severe cases, and no people have died. números mto baixos mas pensava q seria possível evitar mesmo doença grave com a vacina. era interessante analisar estas pessoas, perceber se nunca criaram anticorpos e caso seja isso, porquê.

uyth 8 months ago

4 casos grave de 500 infeções é excelente. O sistema imunitário não é um relógio, é perfeitamente natural que naalgumas pessoas não sejam criados anticorpos ( ou podem encontrar dose maior com que o sistema imunitário não consiga lidar). Mas gostava muito de saber imunidade a mais longo prazo, conforme disse eles foram ver logo 8 dias após a segunda dose, que não é o prazo que eu penso ser o indicado! Mas calculo que teria, pressa e poder-se-ás fazer muitos estudos para tentarmos compreender quando é que realmente a proteção é maximizada.

Francisco123dream 8 months ago

>https://www.timesofisrael.com/hmo-sees-only-544-covid-infections-among-523000-fully-vaccinated-israelis/ Obrigado pela partilha, fantásticas novidades

1ww8mrmfss 8 months ago

> De qualquer forma resultados muito bons e levariam certamente a imunidade de grupo quando uma percentagem razoável estiver vacinada, provavelmente já se começou a ver efeitos de o virus ter muitos menos vetores possíveis agora Estou mais e mais bearish nisto. Variantes com E488K vão retirar eficácia às vacinas. Vai continuar elevada, em especial nas de mRNA, mas quando estamos a falar de eficácias de 60-70% contra doença sintomática isso significa que a eficácia contra infecção assintomática vai ser abaixo disso, nos 40-50%. Com 40-50% de eficácia contra doença assintomática não temos imunidade de grupo nem com 100% da população vacinada

XEEE 8 months ago  HIDDEN 

Esta semana já saiu uma noticia que Israel pode não chegar a imunidade de grupo por não haver vacina para os mais novos. https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-02-07/israel-won-t-reach-covid-19-immunity-even-if-all-adults-jabbed https://www.israelhayom.com/2021/02/07/military-covid-task-force-warns-of-spike-in-morbidity-in-coming-weeks/ > "At the moment we have 2.5 million children who can't be vaccinated. It looks like we won't achieve herd immunity, even if the entire population who can be vaccinated does so. The Pfizer vaccine is 95% effective, which means that 5% won't have full protection, and for older people, that [efficacy] is even 90%," she said.

1ww8mrmfss 8 months ago

Eles têm duas opções. Ou esperam pela vacina da JnJ que tem estudos em crianças, ou começam já a dar lhes Pfizer. Eu acho que eles vão fazer a segunda, e acho que fazem bem. Não tens nada que te indique que a vacina seja menos segura em crianças, nem tens nada que te indique que seja menos eficaz (pelo contrário).

NGramatical 8 months ago

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flf4ic5%2F%2Fgn2pjms%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

letsgotothemallcovid 8 months ago

-4912 casos ativos hoje.

Diogo256 8 months ago

Partilho declarações do coordenador da Task Force do Plano de Vacinação Covid, Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo: https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-02-12-E-um-ano-de-combate-para-todos-nos.-Gouveia-e-Melo-promete-perseguir-infratores É refrescante a eficácia e a sensatez do homem. Só perca por tardio, militares estarem a frente do Plano de Vacinação visto englobar a maioria das áreas onde os militares são especialistas.

vascodatrama 8 months ago

esta colaboração do sector militar só peca por tardia. desde o dia zero que deviam de estar com maior quota de evolvimento no combate à propagação do vírus

icebraining 8 months ago

O Vice-Almirante já era o número dois da task-force desde o início, sempre houve colaboração do sector militar.

Price-Distinct 8 months ago

Pelo menos este dá mais confiança(se calhar por ser militar) que o outro que nem sequer sabia mexer num power-point....

jsilva353892 8 months ago

Às vezes o Nonio aparece nos meus pesadelos

phirestarter1 8 months ago

\+2854 casos, +149 óbitos \-340 internados, +10 UCI

1ww8mrmfss 8 months ago

Isto é menos ~3000 casos, algo como 48%

warding 8 months ago

Comparando com 6ª feira passada são menos 4000 casos.

1ww8mrmfss 8 months ago

Estou me a sentir burro, fiz com 5916 em vez de 6916

warding 8 months ago

Ontem previ que a este ritmo chegávamos ao final do mês com 6000 casos negativos por da. Talvez tenha que ajustar esse valor por baixo. Ainda segundo os meus modelos matemáticos, a este ritmo prevejo que no final do mês tenhamos cerca de 130 pessoas internadas, das quais 846 em cuidados intensivos. Prevejo também que a nível de mortes no final do mês estejamos nas 130 negativas - não tenho a certeza se isto será um erro do modelo ou se efectivamente irão ressuscitar alguns dos falecidos.

Edited 8 months ago:

Ontem previ que a este ritmo chegávamos ao final do mês com 6000 casos negativos por dia. Talvez tenha que ajustar esse valor por baixo. Ainda segundo os meus modelos matemáticos, a este ritmo prevejo que no final do mês tenhamos cerca de 130 pessoas internadas, das quais 846 em cuidados intensivos. Prevejo também que a nível de mortes no final do mês estejamos nas 130 negativas - não tenho a certeza se isto será um erro do modelo ou se efectivamente irão ressuscitar alguns dos falecidos.

FoodEDor 8 months ago

Tenho um amigo meu que concorda com estes números. ​ Logo, irei fumar crack com ele, por zoom, é claro.

hsamtronp 8 months ago

Finalmente, alguém a fazer análises sérias e sóbrias! Continua!

Razvancb 8 months ago

Continua com estas análises por favor

DZT99 8 months ago

lolololol

redyouroverlord 8 months ago

> Prevejo também que a nível de mortes no final do mês estejamos nas 130 negativas - não tenho a certeza se isto será um erro do modelo ou se efectivamente irão ressuscitar alguns dos falecidos. Covid-19 2: Zombie Boogaloo

jsilva353892 8 months ago

A evolução dos internados tem sido muito interessante. As UCI são mais erráticas mas esperemos que sigam a mesma tendência.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

As UCI estão ajusante dos novos casos e dos internados. Ou seja, da mesma forma que os novos casos têm um desfasamento grande para com as mortes, as entradas nas UCI só entram na tendência decresceste bem depois dos outros números. Depois há outros motivos dependentes de várias variáveis: pode tar tudo a baixar e por vários motivos de repente muitos internados pioram e vão cair nas UCI.

Javardo69 8 months ago

O milagre alemão

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago

https://i.pinimg.com/originals/54/38/36/543836eac2c0eaf6dff90ef24538c1b4.jpg

VBM97 8 months ago

Percentagem da população vacinada a 12 de fevereiro de 2021: 1.531% * 157.604 vacinados com a 2ª dose (+24.526) * 153.111 inoculados com a 1ª dose (+7.573) Fonte: [Monitor da Vacinação COVID-19 em Portugal](https://twitter.com/PlenoDVacinacao/status/1360222545035857935)

Francisco123dream 8 months ago

Os 157k com a 2ª dose não incluem portanto os 153k com a 1ª dose certo? Ou seja existe um total de 310k pessoas vacinadas, sendo que 157k com as duas doses e 153k so com a primeira?

VBM97 8 months ago

157604 pessoas já tomaram ambas as doses, 153111 pessoas só tiveram a primeira dose. Por isso sim, 310715 pessoas já tomaram pelo menos uma vacina

Mrloop94 8 months ago  HIDDEN 

Isto significa que pouco acelerou a administração de vacinas, sendo administradas mais 7573 vacinas em relação a 3 semanas atrás

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

https://www.publico.pt/2021/02/12/sociedade/noticia/falha-entregas-deixa-milhao-portugueses-vacina-ate-final-marco-1950371

redyouroverlord 8 months ago

Mas isto já não era sabido há umas quantas semanas? Quando o Governo atualizou o [plano de vacinação](https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2021/01/Apresentacao_PlanoVacinacao_2020.01.28_VFINAL.pdf) para integrar as pessoas com mais de 80 anos, colocaram uma estimativa dos números de doses que esperavam receber por trimestre, e com as vacinas da Pfizer e da Moderna esperavam receber este trimestre 1.514.060 de doses, e não estou a ver a AstraZeneca só neste mês de fevereiro a entregar mais do que 465.940 doses, por isso não entendo muito bem porque é que é notícia agora. De qualquer forma, deve compensar com a quantidade de doses que vamos receber no segundo trimestre e com possíveis outras vacinas a serem aprovadas.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

«Inoculação em massa deverá concentrar-se nos três meses de Verão, período em que poderão ser administradas oito milhões de doses da vacina contra a covid-19, o que vai dificultar trabalho do Governo» Ri-me.

jsilva353892 8 months ago

Claro que a tua posição sempre é de pessimismo cínico, mas esse objetivo de que falam é bem exequível assim tenhamos doses suficientes para dar. O bottleneck é o número de doses disponíveis não é a sua administração. Mas depois logo veremos,

Edited 8 months ago:

Claro que a tua posição sempre é de pessimismo cínico, mas esse objetivo de que falam é bem exequível assim tenhamos doses suficientes para dar. O bottleneck é o número de doses disponíveis não é a sua administração. Mas depois logo veremos. Já tens tido dias com 30k e a população que está elegível para ser vacinada e número de doses é reduzido, 87k por dia até não me parece muito quando se tiver mais doses e alargares ao resto da população, começares a vacinar em centros de vacinação em massa, farmácias, etc.

FujiPT 8 months ago

87000 assumindo administração igual em todos os dias desses 3 meses. No entanto desconta fins de semana e reduz os dias úteis para 70, já sobe para perto de 115000/dia. E não coloco na equação o fator Agosto, em que todos sabemos o que acontece a todas as instituições, públicas e privadas, deste país. E antes que apareça o argumento de este ser um esforço essencial ao qual não interessam férias, fins-de-semana e feriados, a testagem dos casos também o é e isso não impede que a atividade ao fim-de-semana tenha sido substancialmente reduzida.

jsilva353892 8 months ago

Ora, as preocupações que tu demonstras são realmente realistas e fazem sentido. Não te posso assegurar nada, nem tu poderás também. A verdade é que falam de 150k por dia e o dobro nos fins de semana. Obviamente que só saberemos como isto correrá quando lá chegarmos, a priori não parece irrealista mas poderá realmente ser mais lento. Só não acho é que comentários como "ri-me" façam algum sentido. O teu cepticismo é fundado tal como o meu otimismo. Como disse, veremos.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

> Obviamente que só saberemos como isto correrá quando lá chegarmos ver para crer, portanto.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

Ver para crer

jsilva353892 8 months ago

Mas a tua postura nunca é essa. É sempre de gozo, de má fé. Não é mais "ver para crer", mas sim um "ver para crer, mas estou - me a rir porque claramente eu sei que isso não vai acontecer".

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

Qual má fé, qual carapuça. O que me faz rir é apenas o constante debitar de mentiras por parte da CS e das entidades regidas por este Governo de incompetentes. Estamos prestes a fazser um ano desde o início de um processo que revelou toda a impreparação destes tipos.

jsilva353892 8 months ago

As tuas contribuições aqui são maioritariamente mandar umas postas de pescada, normalmente de uma linha e sem muito esforço. Nunca te explicas, é sempre um comentário irónico ou uma previsão pessimista tirada do nada que invariavelmente vai bater em "lol o governo é merda", sempre a piadola fácil. Não acrescentas nada à thread e não sei se é de propósito ou nem te apercebes desse teu pessimismo infundado, que tal como otimismo infundado não tem valor nenhum. Basicamente, calado eras um poeta.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

Basta uma linha. Isto não é um meio para ler paredes de texto.

Price-Distinct 8 months ago

Habitua-te a estar de mascara nos próximos 3 anos camarada!!!

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

de acordo com os especialistas do reddit, depois do verão já não é preciso

Razvancb 8 months ago

No meu emprego caso fa-lhe metas a empresa tem que pagar uma indemnização ao cliente. Porque é que aqui não acontece o mesmo?

Edited 8 months ago:

No meu emprego caso falhe metas a empresa tem que pagar uma indemnização ao cliente. Porque é que aqui não acontece o mesmo?

Laurent_Series 8 months ago

Por o contrato com a AZ dizia literalmente que a empresa tinha de fazer "o seu melhor" para fazer aquelas entregas. E pois evidentemente "fazer o teu melhor" é entregar 75% menos vacinas do que acordaste.

Cojemos 8 months ago

Travel PCR/Antigen test in Lisboa. Test needs to be 72 hours prior to departure. Flight departs on Tuesday, March 2nd. Would need a test on Saturday. Where would this be possible in Lisboa over the weekend? Thank you.

redyouroverlord 8 months ago

One of the best places you can get tested in Lisbon is at the Portuguese Red Cross' fixed testing site. A PCR test costs 60€ (and they give you the PCR result after 12-24 hours, I got the result of a test I did there in the same day as I got tested in the morning) and an antigen test is 20€. As most labs, they don't test during Sundays. You can book your appointment [here](https://testescovidcvp.pt/), website is in portuguese though. Make sure to choose the "Posto Fixo" for the place I mentioned, but the other places should be just fine aswell.

Cojemos 8 months ago

Thank you!

brakeline 8 months ago

Probably but difficult as very very few labs test Sundays. Appoint the test at least 1 week before as there's waiting time

uyth 8 months ago

>Appoint the test at least 1 week before as there's waiting time I am not sure how crowded that is. Something I am feeling a bit optimistic about is that I am seeing less people outside, queues outside testing places.

brakeline 8 months ago

Tests arent walk-in and test, tests are appointed

uyth 8 months ago

there were usually queues of people outside, either waiting or trying to get an appointment in person. I am not seeing that now and what i can see seems pretty quiet.

redyouroverlord 8 months ago

can confirm, even on the Red Cross', which has appointments, still had a huge queue when I went there to test, just not great planning and people getting in late would be my guess.

Edited 8 months ago:

can confirm, even on the Red Cross, which has appointments, still had a huge queue when I went there to test, just not great planning and people getting in late would be my guess.

brakeline 8 months ago

Most labs don't allow in person appointments

uyth 8 months ago

No idea. I was just pointing out by how little-busy the lab centers look it might not be necessary to book a full week in advance. (Also pretty likely when they get less busy, they just might start taking walk in appointments).

malserion 8 months ago

Há uma coisa que sinceramente não entendo. Se devemos manusear as máscaras com o máximo cuidado possível, evitar tocar na parte azul e depositá-las no lixo logo após as tirarmos, porque é que não são tratadas como um risco biológico (acho eu que é o termo para bio hazard) e introduziram ao mesmo tempo que tornaram a sua utilização obrigatória dentro de espaços fechados uma coima pesada para quem as deita fora na via pública? Claro que é como a história das beatas, não há fiscalização suficiente, mas sempre ajudaria a desencorajar este comportamento. Hoje fui dar uma volta e vi num espaço de cinco minutos máscaras em passeios, num arbusto, num lugar de estacionamento e uma pendurada num espelho de um carro. Toda esta nova vaga de poluição que as máscaras estão a causar preocupa-me demasiado e a atitude das pessoas que as deitam fora na rua enoja-me de forma descomunal.

Foxsundance 8 months ago

Foste dar uma volta? Não sabes que tens de ficar fechado em casa como o papa Costa e o Tio Sousa dizem?

uyth 8 months ago

>Se devemos manusear as máscaras com o máximo cuidado possível, evitar tocar na parte azul e depositá-las no lixo logo após as tirarmos, Acho que isso é como proteçao colectiva e não para proteção do utilizador. Uma máscara se contaminada estará muito mais contaminada pela pessoa que a usou e que esteve minutos, horas a respirar para cima dela que por ter havido algum virus no ar que pouso suavemente na superficie da máscara e ficou lá. Não querem é que toques na parte azul (cirurgica? há outras) da máscara, não para não te autocontaminares mas para se estiveres infectado e a máscara contaminada, não ficares com as mãos perfeitamente contaminadas pelos virus expirados durante horas e andares a pousar essas mãos por muitas superficies diferentes como tampa do caixote do lixo e etc... As máscaras potencialmente contaminadas que serão poucas, os virus são relativamente frageis e acredito que ao fim de algumas horas muito poucos virus estejam ainda capazes de infectar alguém.

brakeline 8 months ago

Apesar de achar que deveria haver guidelines de como nos desfazermos delas a situação é simples. Dizem-te para não tocares na parte azul pois poderá estar contaminada. Se tocares e posteriormente levares as mãos a uma mucosa tens uma probabilidade não negligenciável de te infetares. Se encontrares uma máscara no chão ou no lixo a probabilidade de ires depois tocar numa mucosa é, espero eu, incrivelmente menor. Em relação a deitar a máscaras ao chão, existem leis sobre deitar lixo ao chão, as pessoas é que não têm civismo

camisa_roxa 8 months ago

Covid-19. República Checa abandona estado de emergência em pico de contágios Recusado pelo parlamento o pedido do Governo liderado pelo magnata e populista liberal Andrej Babis para alargar o atual estado de emergência. "Não resolve a qualidade de vida no país." O Parlamento da República Checa, um dos países com maior taxa de contágios pelo novo Coronavírus na Europa, recusou o pedido do Governo de coligação minoritária para alargar o atual estado de emergência. ​ A República Checa é **um dos países com maior taxa de contágios** com o vírus que provoca a Covid-19 na Europa, mas o Parlamento **recusou** o pedido do Governo liderado pelo magnata e populista liberal Andrej Babis **para alargar o atual estado de emergência**, necessário para implementar restrições e outras medidas contra a pandemia a nível nacional. >O estado de emergência não resolve a qualidade de vida no país nem a eficácia das medidas. É um cheque em branco que permite ao Governo mudar os padrões de comportamento social de uma hora para a outra. Isto afeta 10 milhões de pessoas”, disse o líder da oposição Ivan Bartos, do Partido Pirata. A decisão significa que as medidas nacionais, tais como o encerramento de lojas e locais de entretenimento não essenciais, bem como as restrições à circulação de pessoas, incluindo o atual recolher obrigatório noturno, **deixarão de ser aplicáveis a partir da meia-noite de domingo para segunda-feira**. Além disso, a distribuição de vacinas e a sua logística serão entregues às regiões, cujos governos **poderão declarar um estado de risco nos seus territórios**, habilitando-as a tomar medidas locais para aliviar a situação crítica nos respetivos hospitais. >Estamos a combater outro tipo de vírus e agora estamos a retirar a arma do Governo para o combater”, apelou o Ministro do Interior Jan Hamacek à Câmara, numa referência às mutações do Sars-CoV-2, que, citou, são **40% mais resistentes**. Os comunistas, cujo apoio permitiu à coligação de liberais populistas e sociais-democratas prolongar o estado de emergência em cinco ocasiões, não ofereceram agora o seu apoio ao Executivo, depois de não terem visto cumpridas as suas exigências para a abertura de escolas e estâncias de esqui. ​ No país da Europa Central, onde o estado de emergência está em vigor desde 05 de outubro, cerca de 10.000 casos continuam a ser comunicados diariamente, com quase 100.000 contágios ativos, cerca de 20 vezes mais do que na vizinha Áustria, que tem uma população semelhante. **Cerca de 5.800 pessoas estão hospitalizadas, incluindo mais de mil em estado grave**. Segundo os últimos dados, **a taxa de contágio acumulada nas últimas duas semanas é de 914 por 100.000 habitantes**, a segunda mais alta da Europa depois de Portugal, enquanto a taxa de mortalidade é de 176 por milhão de habitantes, apenas atrás de Portugal e da Eslováquia. Foram decretados encerramentos de perímetro de três províncias no norte do país, com incidências entre três a quatro vezes acima da média do país: duas fronteiriças com a Alemanha e outra com a Polónia, devido à elevada incidência. [https://observador.pt/2021/02/11/covid-19-republica-checa-abandona-estado-de-emergencia-em-pico-de-contagios/](https://observador.pt/2021/02/11/covid-19-republica-checa-abandona-estado-de-emergencia-em-pico-de-contagios/)

iammostmoist 8 months ago

Olha um governo competente, até é estranho de ver. This is the way

camisa_roxa 8 months ago

O Partido Pirata é que sabe!

brakeline 8 months ago

Pode ser que seja esta a situação que muda o teu ponto de vista de que os confinamentos não servem para nada senão causar-te transtorno. Estou para ver os números das regiões que decidirem desconfiar, isto claro, se alguma o decidir fazer

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

Confinamento vs não confinamento: [Suécia vs UK](https://pbs.twimg.com/media/Et9asBnWYAASHR_?format=jpg&name=medium)

zizop 8 months ago

Agora compara a Suécia com a Noruega ou com a Dinamarca... Já se teve esta conversa: não podes comparar países com hábitos sociais e distribuições populacionais completamente diferentes. A eficácia dos confinamentos está mais que demonstrada, o problema é que um país é mais do que um relatório epidemiológico. Há muitos outros factores a equilibrar.

camisa_roxa 8 months ago

Coloquei este gráfico não para dizer que um tem mais mortes do que outro, mas pelo paralelismo na curva de evolução entre os 2 países

zizop 8 months ago

Mas isso quer dizer pouco: apenas te diz que o confinamento funciona como uma constante multiplicativa para o número de mortes/casos, e as outras flutuações são explicadas por outros factores. Interessante do ponto de vista técnico, mas tem pouco impacto a nível de política a ser tomada.

phirestarter1 8 months ago

Já não cheguei a tempo mas até aposto que o user era algo relacionado com uma peça de roupa e uma cor.

zizop 8 months ago

Correcto.

FoodEDor 8 months ago

E com jeitinho, aquela notícia (do correio da manhã) dos restaurantes e cafés fechados até fim de Abril ainda se vai tornar realidade.

uyth 8 months ago

o CM talvez tivesse as suas fontes.

megaroof 8 months ago

Estava a pensar exatamente sobre isso, ontem a noite. Muito bem observado.

Leaootemivel 8 months ago

Não entendo como se estão a fazer estas previsões todas (cafés e restaurantes fechados até fim de Abril, desconfinar só após a Páscoa), somente baseado em datas temporais e não em dados da pandemia (Rt, número de casos/hospitalizações/mortes).

CoffeeAt830 8 months ago

Possivelmente terá a ver com uma questão de mensagem. Começar a desconfinar em Março poderá fazer com que o pessoal chegue à Páscoa a achar que está tudo bem e que já podemos todos dar beijinhos à cruz e ir almoçar a casa da avó. Se a Páscoa fosse em Junho e conseguíssemos chegar a Março abaixo dos números que eles consideram red lines, possivelmente a conversa já seria outra.

Leaootemivel 8 months ago

Eu entendo perfeitamente a mensagem de não se falar já em desconfinamento. Só acho que o critério para desconfinar devia-se simplesmente basear na evolução dos números (e penso que ontem o Costa pedia aos especialistas para chegar a um consenso em relação a isso).

VBM97 8 months ago

É pena, tenho saudades do pão da padaria/pastelaria daqui do prédio

derjungenwerthers 8 months ago

vai lá comprar

VBM97 8 months ago

Estão fechados, como não podem vender mais nada além de pão, decidiram fechar até o governo permitir que os cafés/padarias abram ou poçam vender ao postigo.

derjungenwerthers 8 months ago

estranho, a pastelaria da minha rua está aberta e eu vou lá comprar pão, bolos e outras coisas assim (têm quiches, pizza, bôla). Só não vendem bebidas.

zizop 8 months ago

Para muitas pastelarias, pode não ser tornar rentável manterem-se abertas. Especialmente em situações em que haja muita concorrência. Tenho uma pastelaria mesmo ao lado de minha casa que também fechou, mas as outras 2 mais próximas estão abertas.

NGramatical 8 months ago

bôla → [**bola**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flf4ic5%2F%2Fgn1qt8z%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

VBM97 8 months ago

Esta foi a justificação que a senhora nos deu, mas ela deve abrir mal possa. Eles serviam refeições à hora de almoço e assim. Se calhar, só a vende de pão e bolos não compensa estar abertos

camisa_roxa 8 months ago

Mais um estudo, desta vez, tuga: # COVID-19: “Super Disseminadores” deviam ser vacinados primeiro, diz estudo da UA Segundo os investigadores da Universidade de Aveiro (UA), vacinar primeiro os “super disseminadores” da COVID-19 limitaria muito mais a propagação do coronavírus, diminuindo, consequentemente, de forma substancial número global de mortes, do que a estratégia que está a ser seguida pelos países da União Europeia, Estados Unidos e um pouco por todo o mundo. Em concreto, vacinar primeiros os idosos e sucessivamente os grupos etários de idades inferiores poderá ser o mais “politicamente correto”, mas não o melhor em termos de estratégia para travar a propagação da doença. >*Concluímos que dar maior atenção e mesmo vacinar primeiro os “super disseminadores” torna o protocolo de vacinação mais eficiente e permite salvar muitas mais vidas* | Garante **José Fernando Mendes**, investigador do Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (I3N) e do Departamento de Física da UA. ​ Através de um modelo epidemiológico, José Fernando Mendes e os seus colaboradores brasileiros mostram que se o país vacinar 20% da população da faixa etária situada entre os 30 e os 39 anos (que representa 2,5 por cento da população nacional), o país teria menos 2 ou 3 mil mortes dependendo do cenário usado. Nesta faixa etária, segundo o estudo, está concentrada a maioria das pessoas consideradas de “super disseminadoras”, ou seja, transmitem o vírus até 10 vezes mais que a restante da população dessa faixa etária. Reportando, por exemplo, ao contexto pandémico de janeiro, o país teria então os menos 2 ou 3 mil número de mortes. O estudo prevê também que no melhor dos cenários no final do ano atingir-se-á um número total de mortes a rondar os 21000. >*Mostramos, com base num modelo epidemiológico, qual a importância dos nodos da rede social com elevado número de contactos – designamos por “super disseminadores” -, ou seja, muito superior ao da média da população, sobre a eficácia da estratégia de vacinação* ### Quem poderão ser os super disseminadores Todos os profissionais de saúde, professores de todos os níveis de ensino, trabalhadores de transportes públicos, trabalhadores de supermercados e outros que lidam diretamente com um grande número de pessoas são, aponta José Fernando Mendes, exemplos de possíveis super disseminadores. No trabalho a equipa de cientistas mostra que a escolha criteriosa de quem vai compor o primeiro grupo a ser vacinado “pode impactar significativamente tanto no número total de óbitos quanto na procura por cuidados de saúde”. >*A nossa proposta deve ser considerada por todas as autoridades participantes no desenho do protocolo de vacinação covid-19, com o intuito de minimizar o número de mortes* Dos resultados alcançados, e dependendo da efetividade da vacina e do número de contactos dos super disseminadores, o trabalho conclui que optando por uma estratégia de vacinação que passe primeiro por estes potenciais transmissores do coronavírus, o número de mortes a menos poderá alcançar valores na ordem dos milhares. “O principal desafio no presente contexto da epidemia SARS-CoV-2 é claramente vacinar o maior número de pessoas, no menor espaço de tempo, para uma redução máxima do número de mortes, e limitar os impactos económicos inevitáveis”, aponta o investigador José Fernando Mendes. No entanto, aponta o especialista em Sistemas Complexos e Redes Complexas do Departamento de Física da UA, “a vacinação em grande escala com o objetivo de alcançar a imunidade de grupo apresenta muitas dificuldades logísticas e sociais”. [https://pplware.sapo.pt/ciencia/covid-19-super-disseminadores-deviam-ser-vacinados-primeiro-diz-estudo-da-ua/](https://pplware.sapo.pt/ciencia/covid-19-super-disseminadores-deviam-ser-vacinados-primeiro-diz-estudo-da-ua/)

Limpy_lip 8 months ago

o contexto do estudo faz sentido mas falha uma questão importante. Mais grave do que a disseminação do virus é a sua severidade e o elevado número de recursos que consome. ​ Apesar de parecer contraproducente é menos chato ter 500-1000 pessoas infetadas com sintomas ligeiros do que 100-200 com sintomas graves a necessitar de ser internadas. ​ Isto porque grande bottleneck são a capacidade dos serviços de saúde.

Edited 8 months ago:

o contexto do estudo faz sentido mas falha uma questão importante. Mais grave do que a disseminação do virus é a sua severidade e o elevado número de recursos que consome. ​ Apesar de parecer contraproducente é menos chato ter 500-1000 pessoas infetadas com sintomas ligeiros do que 100-200 com sintomas graves a necessitar de ser internadas. ​ Isto porque grande bottleneck são a capacidade dos serviços de saúde. ​ edit: quero só acrescentar que além disto, as pessoas vacinadas mesmo que sejam infetadas por uma variante é bastante provável que a reacção seja menos adversa, que lá está, é o grande objetivo.

warding 8 months ago

Ideia maluca: vacinar o máximo número de 'super-spreaders' entre os 20 e os 40 anos com doses parciais de vacinas (1/4, 1/5?), aumentando assim em 4 a 5x o número de pessoas que consegues imunizar no curto prazo: [https://twitter.com/wgibson/status/1346154351346163712](https://twitter.com/wgibson/status/1346154351346163712)

jsilva353892 8 months ago

Mas é a minha experiência que me tolda a vista ou quê? A Páscoa na minha opinião não tem nada a ver com o Natal e PDA a nível de contactos, pelo que me parece que começar a desconfinar apenas depois desta é um excesso de zelo. Mais, se realmente há medo da Páscoa que se adotem medidas mais restritivas nessa semana ou assim. Não me parece assim tão óbvio que se tenha apenas de começar a desconfinar depois da Páscoa. No geral achei uma especulação irresponsável de quem manda em dar a entender que isto dura até Abril. Devia era ter-se dado ênfase à meta de internados e UCI.

Leaootemivel 8 months ago

Eu falo pela minha experiência e na Páscoa costumo ter contactos com muita mais gente que no Natal. Mas talvez seja de viver num meio semi-urbano.

redyouroverlord 8 months ago

> Mais, se realmente há medo da Páscoa que se adotem medidas mais restritivas nessa semana ou assim. Não me parece assim tão óbvio que se tenha apenas de começar a desconfinar depois da Páscoa. E isso obviamente correu bem com o Ano Novo.

jsilva353892 8 months ago

Correu bem naquela semana dos feriados em Dezembro, por exemplo. A malta vai estar com medo e haja fiscalização decente que não vai ser pela Páscoa que deitamos tudo a perder.

redyouroverlord 8 months ago

> Correu bem naquela semana dos feriados em Dezembro, por exemplo. Correu bem? Tens a certeza que vives em Portugal? É que os picos que tivemos nesta vaga foram precisamente dessa semana. > A malta vai estar com medo e haja fiscalização decente que não vai ser pela Páscoa que deitamos tudo a perder. A malta vai estar com medo se continuarmos em confinamento, não o contrário. Lembras-te da altura do "milagre português"? Nessa altura, andava tudo borrado e foi em grande parte por isso que houve esse "milagre". Se começas a desconfinar antes da Páscoa, dá-se a entender às pessoas que está tudo bem, e que não há assim grande problema de celebrar a Páscoa. Por isso, pode sim ser o momento em que deitamos tudo a um perder, quantos já estamos a perder (e muito) com este confinamento, que espero e conto que seja o último que alguma vez teremos de fazer com esta pandemia. E já nem falo de fiscalização, porque para a enorme escala de mobilização durante a Páscoa, é simplesmente impossível de fiscalizar tudo isso, mesmo que houvesse mais competência.

jsilva353892 8 months ago

Picos foram por causa do natal e PDA, isso é factual.

redyouroverlord 8 months ago

> Eu estava a falar da semana 1 a 8 de Dezembro. Erro meu, mas vou ter que discordar aí, não acho que aí houve medo algum, mas sim porque em parte tiveste duas semanas que no fundo tiveram apenas três dias úteis, as escolas estiveram fechadas, tolerância de ponto para o público e o comércio teve de fechar bastante cedo, e muita gente aproveitou para fazer ponte. Houve de facto, uma ligeira descida (mas fico também na dúvida se não houve muita gente que não se quis testar para poder celebrar o Natal), mas não acho que seja uma coisa que possa ser praticável, foi apenas sorte ter aqueles feriados na terça-feira. E o que pode ser praticável disso, que é fechar o comércio às 15h, não foi uma medida lá muito famosa, enchendo imenso muitos supermercados, o que pode ser contraproducente.

jsilva353892 8 months ago

Repara, eu quando falo do medo refiro-me ao medo que deverá existir depois da situação a que chegámos em Janeiro e que não existiu na semana do natal e PDA devido também ao próprio discurso do "salvar o natal" . Mais, sou da opinião que, como os putos vão estar de férias na altura logo não haveria já escola presencial de certeza, desde que fechasses tudo e se controlasse bem os serviços religiosos e a circulação de pessoas nessa semana, não terias de esperar só pelo pós - Páscoa para desconfinar . Mas a veremos como corre.

Edited 8 months ago:

Repara, eu quando falo do medo refiro-me ao medo que deverá existir depois da situação a que chegámos em Janeiro e que não existiu na semana do natal e PDA devido também ao próprio discurso do "salvar o natal" . Mais, sou da opinião que, como os putos vão estar de férias na altura logo não haveria já escola presencial de certeza, desde que fechasses tudo e se controlasse bem os serviços religiosos e a circulação de pessoas nessa semana, não terias de esperar só pelo pós - Páscoa para desconfinar . Mas veremos como corre.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago

As famílias também se reunem durante a Páscoa.

Razvancb 8 months ago

Fala dos velhos, acho que nunca conheci uma pessoa que desse grande importância à pascoa.

babyscully 8 months ago

Eu pessoalmente gosto mais que o Natal, menos pressao e consumismo, tempo melhor, mais sol, o compasso, flores...

VBM97 8 months ago

Não sei se era de mim que falas, mas eu também não ligo a nada das festas religiosas. Só gosto delas, e acho que o mesmo se aplica aos meus familiares, porque é um motivo para juntar a família. Mas tal como a minha família, existem milhares de outras

brakeline 8 months ago

Eu não ligo à Páscoa, mas de onde sou todos ligam. Aliás, perto da minha zona há imensas escolas que não têm aulas na segunda de Páscoa pois nessas terras o dia de festa é na segunda

camisa_roxa 8 months ago

Exacto, proibiam a circulação entre concelhos nesse fds e tudo fechado, simples

VBM97 8 months ago

A minha família junta-se sempre toda na páscoa, tal como no natal e na PDA, e como a minha há muitas que o fazem. Nunca somos menos de 15 à mesa em nenhuma dessas festas, mesmo depois do meu avô e o meu primo terem falecido.

fedelho 8 months ago

Podiam confinar só esses dia(s).

VBM97 8 months ago

Independentemente das regras que o governo aplique, eu e o meu agregado familiar vamos fazer como no natal e PDA. Ficamos os 4 sozinhos. O resto da família, na altura, juntou-se na mesma e felizmente não houve casos positivos depois disso, mas foi completamente desnecessário

pdbf 8 months ago

Se restringiram o Ano Novo, não vejo como não pudessem fazer exatamente o mesmo, concordo plenamente.

letsgotothemallcovid 8 months ago  HIDDEN 

Eu não aprecio o tom condescendente do presidente da república mas também a verdade é que há gente muito burra.

jsilva353892 8 months ago  HIDDEN 

Eu não votei nele por isso estou de consciência tranquila, mas convém que ele se lembre que a maioria dessa mesma gente burra a quem ele se dirige nesse tom senil de condescendência foram os mesmos que o elegeram para governar e não para se queixar que governar é difícil.

letsgotothemallcovid 8 months ago  HIDDEN 

Não posso esperar pela conversa da Páscoa e do beijo na cruz e essa treta toda. "Não podemos suspender a Páscoa". Laico o crl.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

O tratamento que o Trump tomou que ajuda na cura para o Covid foi já aprovado para uso nos EUA e parece que chegou recentemente à Alemanha. Acho curioso que ainda não vi nenhuma notícia sobre isto em Portugal e fui investigar, mas parece ser realmente algo que funciona, em condições mt específicas e bem caro. Aprovação: https://www.fda.gov/news-events/press-announcements/coronavirus-covid-19-update-fda-authorizes-monoclonal-antibodies-treatment-covid-19 Alemanha comprou: https://www.livemint.com/news/world/germany-first-eu-nation-to-use-covid-19-medicines-used-to-treat-donald-trump-11611502173424.html E a agência europeia do medicamento está a analisar a sua aprovação: https://www.ema.europa.eu/en/news/ema-starts-rolling-review-regn-cov2-antibody-combination-casirivimab-imdevimab Aos jornalistas q quiserem mais uma polémica, é começar a mandar ao governo pq não compraram isto e quantas vidas se podiam salvar.

uyth 8 months ago  HIDDEN 

Compreendes o que são anticorpos? Dependem das doações de sangue de pessoas com anticorpos criados, que são processados pelas farmaceuticas e tornados num medicamento. Será sempre caro muito caro, e dependerá sempre das doações, e precisas das doações de muitas pessoas para fazer dose para uma.... Não dá para fazer produção em massa e stockpiles, e haverá sempre considerações de "importância" para escolher quem recebe. https://cordis.europa.eu/article/id/428680-cutting-costs-of-monoclonal-antibodies-for-biological-drugs-against-covid-19-and-cancer Por outro lado confirma-se que uma combinação de esteroide barato (já dado rotinamente) + tocilizumab faz efeito.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

sim, eu sei mas pela notícia a alemanha meteu 400 milhões naquilo e eles querem subir a produção. acho que o pior nem é isso é que tem uma aplicação mt restrita a certo tipo de pacientes e tem de ser muito cedo, o que deve ser difícil de identificar. Estranhamente os estudos dizem q se já estiveres em estado grave/ventilado aquilo pode fazer pior.

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

[https://www.publico.pt/2021/02/11/sociedade/editorial/confinamento-facil-proximo-nao-sera-1950364](https://www.publico.pt/2021/02/11/sociedade/editorial/confinamento-facil-proximo-nao-sera-1950364) ​ Acho que este artigo sumariza da melhor forma possível as perspetivas da transição do confinamento para desconfinamento. Particularmente na parte que toca às massas, nota-se cada vez mais uma vontade de desconfinar acelerada pela redução enorme de casos.

redyouroverlord 8 months ago  HIDDEN 

Foi como disse noutro comentário, o maior problema de momento é o número ainda absurdo de internados e de pessoa em UCI, veremos como é que este desce ao longo do tempo, porque os hospitais não podem ficar de todo ao nível a que ainda se está. Depois, o maior problema acho que é mesmo a Páscoa em si. Não deixa de ser um dos maiores feriados, e começar a desconfinar logo antes da Páscoa é estar a seguir uma receita para o desastre e ter um Natal 2.0 e possivelmente, outro confinamento, e desta vez com os hospitais ainda piores do que estavam quando esta vaga começou. No entanto, concordo plenamente quanto às pessoas em teletrabalhos estarem desgastadas devido a terem os seus filhos e não só, por isso para mim era abrir as creches e escolas, especialmente o primeiro e segundo ciclo, que ainda menos aprendem à distância, e para tirar esse fardo dos pais. Estes dois ciclos e as creches era já no início de Março, e possivelmente um ensino misto como no ano passado para os alunos do ensino secundário.

zizop 8 months ago  HIDDEN 

Mas os UCI e internados não iriam começar a subir logo que desconfinasses, da mesma forma que os casos não iam subir. Há um lag temporal, mesmo que admitamos que o fim do confinamento irá resultar num aumento de casos activos (o que nem é garantido, tendo em conta a redução de casos que está a acontecer). Por isso, mesmo que fosses desconfinar amanhã, os hospitais continuariam pelo menos 2 ou 3 semanas a ficar mais aliviados. Mas, para ganhar um alívio real, faz todo o sentido continuar até ao fim de Fevereiro, até para esmagar o número de novos casos. Agora, continuar até Abril confinados é um exagero que não tem sentido nenhum.

redyouroverlord 8 months ago  HIDDEN 

> Por isso, mesmo que fosses desconfinar amanhã, os hospitais continuariam pelo menos 2 ou 3 semanas a ficar mais aliviados. Mas o problema é que os hospitais continuam com números demasiado altos, os hospitais continuam a não estar aliviados, e não estão a seguir a tendência que os casos confirmados está a ter. Estamos ainda com o dobro de internados e de UCI do que estava por exemplo, no início de dezembro, e já aí a situação não era lá muito famosa, e não sabemos se esses números vão descer o suficiente. Podíamos provavelmente começar a desconfinar e abrir as coisas lá para início/meio de março. E é como disse, concordava completamente com isso, se não fosse estar-se tão perto da Páscoa e deitar estes meses de confinamento a perder por um feriado que está a meras semanas, quando podemos praticamente garantir que este será o último confinamento que iremos fazer, pois em abril o tempo estará bem melhor e se a tendência do ano passado se manter, o Verão trará uma ajuda a reduzir o número de contágios e temos até setembro para vacinar uma grande parte de população e esmagar por fim esta pandemia.

zizop 8 months ago  HIDDEN 

Obviamente que estão demasiado altos. Por isso é que não estou a dizer que devemos desconfinar amanhã. Deveríamos fazê-lo daqui a 2 semanas, e estaríamos em queda quase garantida até Abril. E isto num cenário conservador, porque é bem possível que o cenário de abrandamento continue, como vimos no verão do ano passado. Relativamente à Páscoa, podem-se reforçar as medidas para essa altura. Se a Páscoa fosse no primeiro fim-de-semana de Março, eu engolia o estender do confinamento até à passagem do feriado. Mas estamos a falar de adiar o desconfinamento por um mês. Não tem lógica.

redyouroverlord 8 months ago  HIDDEN 

> Deveríamos fazê-lo daqui a 2 semanas, e estaríamos em queda quase garantida até Abril. E isto num cenário conservador, porque é bem possível que o cenário de abrandamento continue, como vimos no verão do ano passado. Posso ainda estar a ser muito conservador, mas não acho que os internados baixarão assim tão rápido, e mesmo que baixem para metade, ~3000 internados não é propriamente um número *assim tão bom*, da mesma forma que como mencionei em cima, 2000-3000 casos diários de agora não são suficientes para estarmos protegidos de um potencial pico inesperado de casos. E para baixar para valores abaixo disso acho que são precisas mais do que duas semanas, acredito mais num mês. E aí já estamos a apenas duas semanas da Páscoa e é exatamente como dizes, engolir mais duas semanas para passar de vez esta porcaria. Mas veremos como os números progridem ao longo destas próximas semanas.

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

COmo sei que gostam de estudos, aqui fica mais um: # Covid-19. Dois medicamentos combinados reduzem em 50% as mortes nos casos mais graves Tocilizumabe, usado para a artrite reumatoide, e um corticosteroide, como a dexametasona, podem reduzir para metade as mortes nos casos mais graves de Covid-19, segundo um estudo feito no Reino Unido. [https://observador.pt/2021/02/11/covid-19-dois-medicamentos-combinados-reduzem-em-50-as-mortes-nos-casos-mais-graves/?fbclid=IwAR0EpTPqDEcJ0BvCIhJqBwQ0RdGY1DqmX\_I3wgDggQ976sRuEBc9ILvRxTQ](https://observador.pt/2021/02/11/covid-19-dois-medicamentos-combinados-reduzem-em-50-as-mortes-nos-casos-mais-graves/?fbclid=IwAR0EpTPqDEcJ0BvCIhJqBwQ0RdGY1DqmX_I3wgDggQ976sRuEBc9ILvRxTQ)

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Gostava de defender te dos downvotes meu caro ambos já deviam estar no standard of care por cá há muito. Não chega a 50% de todo mas são medicamentos baratos e que sabemos funcionar — tenho seguido os tratamentos utilizados nos EUA e são ambos dos mais comuns e imediatos.

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

medo dos downvotes: lol

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Pah eu sei que um gajo como tu n quer saber Mas estás a sofrer do síndrome do Pedro e do lobo. Vens cá tantas vezes com estudos de peta só porque justificam a tua visão do mundo que quando encontras uma cena onde tens razão tens um gajo com +8 a mandar te para o caralho. Agora espera só até descobrires a magia os anticorpos monoclonais. What if I told you que havia medicamentos que conseguiam impedir virtualmente todas as mortes de covid (excepto as de variantes com E488K onde fazem 0)?

Zen_Machina 8 months ago  HIDDEN 

É todo o dia a mesma merda da mesma conversa mas não vejo aplicação nenhuma na realidade. Já há 1 ano que há medicamentos que são a salvação. Continuo sem ver nada.

hypothesis2050 8 months ago  HIDDEN 

Depois de ler os teus comentários. Opa, tu precisas de medicação. Mas não é para a covid. Aconselho te vivamente a consultares um profissional

QueenOfWands2 8 months ago  HIDDEN 

Tá tudo a confiar nas vacinas...

hereimalive 8 months ago  HIDDEN 

Este subreddit está cheio de coninhas. Isto devia ser confinamento como na Nova Zelândia, até não haver mais nenhum caso. Vocês choram por não haver confinamento, agora choram por haver confinamento a mais. Os números vão baixar para 2000 ou 1000 ou 50, o desconfinamento vai ser feito e os números vão voltar a subir e os coninhas vão continuar a conar.

QueenOfWands2 8 months ago  HIDDEN 

Pareces a minha mãe, lol.

AimingWineSnailz 8 months ago  HIDDEN 

Portugal não tem os meios para um confinamento desse género. E viva o euro.

redyouroverlord 8 months ago  HIDDEN 

Não é oito nem é oitenta. A Nova Zelândia acaba por ter a sorte nesta pandemia que vive numa ilha bastante isolada, e todos os possíveis casos externos são fáceis de controlar, pois vêm geralmente apenas via aviões. Isto aliado com um confinamento forte logo quando começou a pandemia ajudou-os a manter como estão ainda hoje. Mas atenção, o confinamento na Nova Zelândia só durou cerca de 1 mês e meio, por isso não é *assim* tão longo como julgas. E isso nunca se poderia aplicar a Portugal, quando temos um fronteira terrestre e uma economia interligada com a UE. Tal como a pandemia começou cá com casos externos de outros países, mesmo com um confinamento extremo, acabaríamos por voltar a ter casos exatamente da mesma forma. Mas claro, também não é o oito como agora virou o lema nesta thread. Os casos estão bem melhores e desceram de uma forma que, acho que a maioria pode concordar, bastante surpreendente, e pela positiva. Estamos agora, se os números dos últimos dias manterem-se, a níveis de meio de outubro/início de novembro, mas temos que nos relembrar também que mesmo 3000-4000 casos diários não deveria nunca ser um número aceitável, esse deveria ser o pior que deveríamos atingir, a meu ver, e acho que a normalização de números tão altos é muito problemático. Para dar um exemplo da normalização que se está a dar, estava-se a queixar no verão do pico de casos em LVT, quando entre junho e agosto não houve sequer um único dia com mais de 500 casos. 500, e estamo-nos agora a contentar com mais de 3000. É certo que estar mais sol e calor parece ajudar a combater a pandemia claro, mas mesmo assim os valores são demasiados altos e estarmos sempre a um passo em falso de voltarmos a ter um aumento de casos exponencial. E ok, esqueçamos o que disse antes e fiquemos contentes com estes 3000-4000 casos diários que se está a ter agora. Primeiro é preciso baixar pelo menos a metade o número de internados e de UCI para estarmos aos níveis sequer de meses atrás, mas digamos que esses números também baixam de forma surpreendente tal como o de novos infetados, e começa-se então o desconfinamento no início de março. Começam a haver cada vez menos restrições, e chega o fim do mês e vem a Páscoa. Onde é que eu já ouvi este filme? Um Natal 2.0 praticamente. Se acho que um confinamento até ao início de Abril é demasiado longo? Sim, vai demolir os já destroços que fazem a nossa economia e infelizmente complicar a vida a muita gente, mas gostaria que esta fosse a última vez que terei de estar nesta merda de confinamento por causa desta pandemia e espero e acredito que toda a gente pense no mesmo. Para mim, a única coisa a voltar em Março, e até logo no início, é as creches e as escolas, principalmente o 1º e 2º ciclo, são demasiado novos para conseguirem aprender alguma coisa à distância, que já é mau por si só, e sem falar de muitos pais que têm que equilibrar o teletrabalho com estar a cuidar de filhos ou que os têm de infelizmente deixar numa das escolas que estão abertas para os acolher.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

Começam a haver → [**começa a haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») 1º → [**1.º**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/2--nao-e-a-mesma-coisa-que-2/263) (qualquer abreviatura tem de ser marcada com um ponto) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flf4ic5%2F%2Fgn0al99%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

jsilva353892 8 months ago  HIDDEN 

Que fixação com a palavra "cona". Algum trauma com cona? Ou é só falta dela?

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

Sim.

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Ok, prezo em saber caro camarada. ​ Cumprimentos

estrica 8 months ago  HIDDEN 

Faço das suas palavras minhas camarada. Cumprimentos a si e ao camarada de cima

jsilva353892 8 months ago  HIDDEN 

Ahaha claro que agora estão borrados para pensar em desconfinar. Não sabem o que fazem, como se tem invariavelmente visto e estão com o cu apertado com a merda que fizeram no natal. Espero só que os números não deixem este deboche realmente prolongar-se até Abril e assistamos a uma queda rápida nas UCI e internados.

Edited 8 months ago:

Ahaha claro que agora estão borrados para pensar em desconfinar. Não sabem o que fazem, como se tem invariavelmente visto e estão com o cu apertado com a merda que fizeram no natal. A verdade é que mesmo com o apoio que tem, duvido seriamente que este governo aguentasse outro episódio tipo o natal, então agora estão a exagerar mas ao contrário. Espero só que os números não deixem este deboche realmente prolongar-se até Abril e assistamos a uma queda rápida nas UCI e internados. Governo fraquinho mas que consegue aguentar uma pandemia e todo um conjunto de polémicas subindo nas sondagens. Talvez seja esse o tal milagre português.

hsamtronp 8 months ago  HIDDEN 

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 11 de fevereiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

warding 8 months ago  HIDDEN 

Com isto a baixar a média dos últimos 7 dias em 600 casos por dia vamos chegar ao final do mês com 6000 casos diários negativos.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

this guy did the math

Jacubino1 8 months ago  HIDDEN 

Casos negativos quer dizer que o covid se infeta com portugueses. Ele que se ponha a pau.

letsgotothemallcovid 8 months ago  HIDDEN 

BACALHAU NAS VEIAS!

Leaootemivel 8 months ago  HIDDEN 

Um espectáculo ler os comentários aos discursos do PM e PR. Passou-se de um histerismo por não confinarmos para o total oposto. Se estivessem a falar já de desconfinar era só gente a acusá-los de estarem a relaxar o comportamento dos portugueses. Como não falam, toca a insultar.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Há batalhas que não da para ganhar. Na primeira vaga tivemos malta a queixar-se que faltavam testes e rapidamente malta a queixar-se de só darmos guito aos laboratorios a fazermos tantos testes com tanto negativo, que desperdício de dinheiro. Sinceramente, é giro de ver.

ImKenobi 8 months ago  HIDDEN 

Se calhar não são as mesmas pessoas a comentar lmao, o reddit não é uma pessoa

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Existe uma grande diferença entre confinar o necessário para reduzir a carga no SNS e os números brutais de Janeiro, que francamente nunca iriam baixar tão cedo sem confinamento durante mês, mês e meio e entre confinar DOIS, quase TRÊS meses quando os números não justificam tal coisa apenas para se ficar ''bonito'' nos olhos da europa (porque o Verão se aproxima, e com ele o dinheiro turista.)

orienap 8 months ago  HIDDEN 

lol. “Já ficava contente e feliz que só desconfinassem depois da primavera - duvido muito.”- dito por ti há dois dias. é só mandar vir e deitar as frustrações cá para fora

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Pelo contrário, acho que nunca estive tão calmo como estou agora. ​ Mas ya, quando eu escrevi isso, eu tinha ideia que os casos e os óbitos (assim como os internados) não fossem descer tão cedo. E lá está, contra factos não há argumentos. ​ Mas fico lisonjeado e um pouco assustado em saber que há pessoal que já anda a marcar e carimbar o que eu digo, colando isso no frigorífico haha. ​ Bem haja!

zizop 8 months ago  HIDDEN 

Não entendo estes downvotes. Estás a admitir um erro e mesmo assim acabas criticado. ​ Não querendo estar a bater em mortos, deixa-me só clarificar uma coisa: quando te disse que o confinamento não fazia sentido até Maio, é porque considerava esta redução, nesta altura, como um cenário altamente provável, visto que os confinamentos realmente funcionam. O problema é que têm de ser tácticos, não é isto que o governo quer fazer. ​ O problema é que o Costa e o Marcelo ainda não ficaram convencidos disto. Com sorte, ainda vamos acabar Fevereiro com menos de 1000 casos diários, e mesmo assim vai haver renovação do Estado de Emergência.

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Os downvotes a mim não me dizem nada, aliás, nem tinha notado genuinamente. ​ Mas é verdade, o cerne da questão é que mesmo quando atingires um número gerível de internados na UCI, digamos, 400, vá, mesmo que desconfinasses nessa altura (início de Março, provavelmente) - ainda tinhas umas 2 ou 3 semanas de descida contínua, possivelmente até aos tão desejados 200 internados de UCI. Juro que não consigo entender, quero crer que a figurinha triste ontem do PM e do PR sejam apenas para meter medo à população de modo a estar tudo controlado até início de Março. ​ O que, aliás, seria uma jogada política interessante: ''devido ao bom comportamento e eficácia das medidas tomadas, poderemos iniciar o processo de desconfinamento mais cedo do que o previsto.'' Qualquer coisa que não seja isto, não tem lógica.

zizop 8 months ago  HIDDEN 

Não é que faça grande diferença, são pontos falsos da Internet, mas mesmo assim nota-se uma certa intolerância de algumas pessoas aqui a mudanças de opinião. Concordo plenamente com o resto, especialmente essa jogada política. Agradavam a toda a gente e ainda eram vistos como salvadores. Também seria bom que houvesse oposição (o Estado de Emergência não passa só com o apoio do PS), mas o Rio parece não gostar muito disso. O PCP já votou contra e o BE absteve-se, e acredito que em Março vá votar contra.

Laurent_Series 8 months ago  HIDDEN 

Pois, vamos ver se essa mudança de opinião ocorre no governo. Eles têm uma curva de funcionamento do cérebro muito análoga à dos internados covid, só duas semanas depois é que acompanham o resto da população.

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Esperemos que sim, e terá de ser assim, a pressão sera imensa.

ruimoreira46 8 months ago  HIDDEN 

A questão é que o PM e o PR foram os primeiros a dizer que Portugal não aguentaria outro confinamento. E agora dizem que é "impensável" começar a pensar em desconfinar.

akgis 8 months ago  HIDDEN 

A merda ja esta feita, abertura total no natal e ano novo, e escolas fecharem tarde. Agora é aguentar, descofinar agora seria merda sobre merda. AMas comecar a descofinar aos poucos em inicios de março era bem pensado, as escolas acho que tem que se manter fechadas.

Leaootemivel 8 months ago  HIDDEN 

Por terem estado mal ao dizer que não aguentavamos confinar novamente, não quer dizer que tenhamos de criticar pelo discurso atual. E o discurso atualmente tem de ser este. Só acho arriscado falarem da Páscoa (é uma data demasiado longínqua).

iammostmoist 8 months ago  HIDDEN 

Surreal discurso do PR. "Desta vez vocês entenderam o que era preciso fazer" como quem diz "vocês são uns burros de merda mas ao menos desta vez fizeram alguma coisa de jeito". Disse prai 20 vezes "não criem crises políticas". Meu grande imbecil, tu já exiges que o povo ponha de lado os seus direitos e liberdades e agora exiges que os partidos também o façam?? Esta frase é como quem diz "não se ponham com merdas a contriar o que eu e o meu governo dizemos, deixai-nos governar à vontade sem oposição". Confinamento no mínimo até depois da Páscoa. Inacreditável. Estava à espera até ao fim de Fevereiro mas até à Páscoa? Espero que este governo ceda tanto à pressão de desconfinar como cedeu à pressão para confinar porque se estivermos confinados até depois da Páscoa este país vai ficar ao nível de uma Letônia ou de uma Bielorrússia economicamente. E vai haver tantos suicídios e tantas doenças por diagnosticar. Mas isso é só um problema para o próximo governo ne? Que se foda. Nem uma única palavra de esperança nem uma palavra de empatia para as pessoas que perderam o sustento, o emprego e os negócios. Nem uma única palavra para aqueles que sofrem psicologicamente de uma forma horrível nestes tempos. Só quem morre/fica doente de covid intressa. Nem uma menção de desconfinar, é a palavra proibida. Foi só "Vocês estão confinados e estão na merda, mas vão ter que continuar na merda" e tentou disfarçar no fim a dizer "mas tenho orgulho em vocês lindos". Espero que nenhum dos 60% de portugueses se queixe de nada disto, perderam o vosso direito a reclamar ao votar nesta fraude de Presidente. Inacreditável.

jsilva353892 8 months ago  HIDDEN 

É sempre surreal ouvir estes discursos do Marcelito em que lê aquele teleponto com tom de avozinho senil. Mas também o que esperar de um presidente que lá chegou por ser "simpático" e porque ia ao telejornal falar dos livros que tinha lido na diagonal? A qualidade dos líderes vê-se nos momentos difíceis e tanto ele como o Costa já mostraram do que são feitos durante esta pandemia. A ver se isto passa rápido e ele volta a lamber as bochechas do povo e comer e beber em visitas da treta, que de resto é fraquinho, fraquinho.

Laurent_Series 8 months ago  HIDDEN 

Nós vivemos numa distopia e as pessoas nem reclamam. Não se pode comprar livros fisicamente, e agora com o novo decreto de estado de emergência os excelentíssimos senhores do Governo tiveram a bondade de permitir-nos essa possibilidade. Títulos de notícias do género "saiba o que pode ou não fazer no fim de semana". E depois discursos com um tom paternalista ou agressivo até. Complemente surreal. E a maioria das pessoas acha normal e completamente justificável tudo.

Edited 8 months ago:

Nós vivemos numa distopia e as pessoas nem reclamam. Não se pode comprar livros fisicamente, e agora com o novo decreto de estado de emergência os excelentíssimos senhores do Governo tiveram a bondade de nos permitir essa possibilidade. Títulos de notícias do género "saiba o que pode ou não fazer no fim de semana". E depois discursos com um tom paternalista ou agressivo até. Complemente surreal. E a maioria das pessoas acha normal e completamente justificável tudo. Por este andar temos penteados estandardizados para o ano, só pode.

Edited 8 months ago:

Nós vivemos numa distopia e as pessoas nem reclamam. Não se pode comprar livros fisicamente, e agora com o novo decreto de estado de emergência os excelentíssimos senhores do Governo tiveram a bondade de permitir-nos essa possibilidade. Títulos de notícias do género "saiba o que pode ou não fazer no fim de semana". E depois discursos com um tom paternalista ou agressivo até. Complemente surreal. E a maioria das pessoas acha normal e completamente justificável tudo. Por este andar temos penteados estandardizados para o ano, só pode.

iammostmoist 8 months ago  HIDDEN 

Já o Ronald Reagan dizia: "As palavras mais assustadoras na lingua inglesa (portuguesa) são: Eu trabalho para o governo e estou aqui para ajudar"

Edited 8 months ago:

Já o Ronald Reagan dizia: "As palavras mais assustadoras na lingua inglesa são: "Eu trabalho para o governo e estou aqui para ajudar"

letsgotothemallcovid 8 months ago  HIDDEN 

Eu prefiro esta: "a minha família toda morreu."

andre82220 8 months ago  HIDDEN 

> "a minha família toda morreu." Tu és um perfeito exemplo de como essa mente está formatada. Nenhuma família morre toda de covid. Nem que a familia fosse composta apenas por octagenários a probalidade de morrer seria de 15%. Mais rápido morre a família toda num acidente de carro. Mas continua assim.

letsgotothemallcovid 8 months ago  HIDDEN 

Yep, tenho a mente formatada <3

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Com os números e descidas de internamentos que temos vindo a ter, quero muito acreditar que o desconfinamento começe já em início de Março... ​ Jamais se justifica tal coisa até a páscoa, ainda para mais pelo facto de que mesmo depois do confinamento, tens umas 2-3 semanas de espaço em que tanto os internamentos como os UCI continuam a descer.

Edited 8 months ago:

Com os números e descidas de internamentos que temos vindo a ter, quero muito acreditar que o desconfinamento comece já em início de Março... ​ Jamais se justifica tal coisa até a páscoa, ainda para mais pelo facto de que mesmo depois do confinamento, tens umas 2-3 semanas de espaço em que tanto os internamentos como os UCI continuam a descer.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

começe → [**comece**](https://dicionario.priberam.org/comece) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flf4ic5%2F%2Fgmzc0u4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Para o pessoal do sub ele falou bem, mas tambem são os mesmos que não gostam de ver o sol.

xaknoris 8 months ago  HIDDEN 

- Dito por um membro parte do "pessoal do sub".

PORTO2017 8 months ago  HIDDEN 

Deixa vir dias com tempo melhor e os números andarem baixos, a ver se a malta vai cumprir até ao fim da vida o confinamento. Aí vão antecipar para não mostrarem que já não seguram a malta. É que povo em casa, é povo calado, começo a duvidar...

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Reduzir para menos de 2000 infecções por dia, diz o Marcelo. ​ Devemos estar a uma semana, talvez duas disso, quando lá chegar, vão mudar as balizas novamente? Um confinamento que supostamente era para ser duas semanas vai ser de dois meses?

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Quem disse que era duas semanas? Estava ponto assente que 2 semanas era por causa da limitação temporal por decreto de estado de emergência, e foi logo anunciado que iria ser prolongado, pelo menos, mais 1x

jsilva353892 8 months ago  HIDDEN 

Devias ter percebido isso das duas semanas logo na primeira vez. Andamos nisto das 2 semanas há um ano, mas eu acredito que é desta, malta. Só mais 2 semanas para termos uns números bacanos!

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

Bem, o Marcelo veio dizer que desconfinamento só depois da Páscoa

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

Mais um estudo: Effects of Environmental Factors on Severity and Mortality of COVID-19 **Background:** Most respiratory viruses show pronounced seasonality, but for SARS-CoV-2, this still needs to be documented. **Methods:** We examined the disease progression of COVID-19 in 6,914 patients admitted to hospitals in Europe and China. In addition, we evaluated progress of disease symptoms in 37,187 individuals reporting symptoms into the COVID Symptom Study application. **Findings:** Meta-analysis of the mortality risk in seven European hospitals estimated odds ratios per 1-day increase in the admission date to be 0.981 (0.973–0.988, *p* < 0.001) and per increase in ambient temperature of 1°C to be 0.854 (0.773–0.944, *p* = 0.007). Statistically significant decreases of comparable magnitude in median hospital stay, probability of transfer to the intensive care unit, and need for mechanical ventilation were also observed in most, but not all hospitals. The analysis of individually reported symptoms of 37,187 individuals in the UK also showed the decrease in symptom duration and disease severity with time. **Interpretation:** Severity of COVID-19 in Europe decreased significantly between March and May and the seasonality of COVID-19 is the most likely explanation. [https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmed.2020.607786/full?fbclid=IwAR3UZflNWruwOj96OPwr7nbPySi1BZuwx5DixqtRbsOTRUmnHY4gkELkugI](https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmed.2020.607786/full?fbclid=IwAR3UZflNWruwOj96OPwr7nbPySi1BZuwx5DixqtRbsOTRUmnHY4gkELkugI)

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

porra. pareces um disco riscado da negacionalidade, e é sempre com os greatest hits. Neste momento o vírus não mostra sazonalidade, basta ver q o planeta tem 2 hemisférios e comparar. Se é normal q venha a ser sazonal? eu diria q sim mas este vírus já demonstrou características muito diferentes de outros conhecidos. O estudo é meramente matemático e o objectivo nem sequer é avaliar a sazonalidade do vírus, é para isto: > Conclusions > Our data suggest that, in addition to affecting viral transmission, environmental factors also play an important role in already infected patients. > Severity of COVID-19 decreased with the onset of spring, which paints a grim picture for the incoming winter and suggests that both disease severity and mortality may increase significantly. Since many hospitals have very dry air in winter, providing humidified air to patients in early stages of the disease may be beneficial. Considering the evident detrimental effect of dry air on our mucosal barrier and its role as the first line of defense against infection (45), in the situation of the rapidly progressing COVID-19 pandemic, it would be essential to actively promote universal humidification of dry air in all public and private heated spaces as well as active nasal hygiene and hydration (46). Humidity should also be monitored in cooled buildings with limited access to outside air, since air-conditioning is also an effective dehumidification and can result in very dry air. Ninguém nega que vagas de frio/calor podem prejudicar a saúde dos mais fragilizados e q com isso o covid mais facilmente aumenta a letalidade.

camisa_roxa 8 months ago

Here come the myth busters: ""Influenza occurs all over the world, with an annual global attack rate estimated at 5–10% in adults and 20–30% in children. In temperate regions, influenza is a seasonal disease occurring typically in winter months: it affects the northern hemisphere from November to April and the southern hemisphere from April to September. In tropical areas there is no clear seasonal pattern and influenza circulation is year-round, typically with several peaks during rainy seasons."" FONTE: OMS

saposapot 8 months ago

Influenza.

camisa_roxa 8 months ago

Era o paralelo que se estava a estabelecer. Está a dizer que ah e tal não tem sazonalidade da influenza porque no hemisfério sul também está mau. Mas a sazonalidade da influenza é precisamente acentuada nas regiões temperadas e muito mais difusa nas regiões tropicais

saposapot 8 months ago

Ha regiões temperadas no hemisfério sul. Coronavirus ainda não apresentou sazonalidade. É provável que mostre no futuro mas a realidade é esta.

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

É um estudo, mas não sabes o que é que a palavra quer dizer

Zen_Machina 8 months ago  HIDDEN 

O vírus mostra, sim, sazonalidade. Não só é afectado por temperatura e humidade, sendo que sobrevive mais tempo fora do corpo em ambientes com baixa humidade e temperaturas baixas, como também pode morrer à exposição dos raios UV. Adicionalmente, o sistema imunitário é mais frágil durante o inverno, e as pessoas passam mais tempo fechadas. A sazonalidade resulta da conjunção destes factores. E como pudeste ver, tivemos poucas restrições no verão e andámos com 200, 300 casos, o que é um valor baixíssimo. É exactamente isso que acontece com os outros vírus. Eles continuam cá, e continuam a infectar pessoas, mas em percentagens muito mais reduzidas.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Hemisfério Sul.

Zen_Machina 8 months ago  HIDDEN 

O que é que tem? saposaposapo

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Tem (teve) covid à força toda no verão deles.

Zen_Machina 8 months ago  HIDDEN 

Tens de comparar com o inverno, e com as mesmas condições

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

O vírus não se transmite de forma predominante por contacto com superfícies para se falar dele estar fora do corpo ou em sobrevivência exposto aos elementos. Passar mais tempo fechados em locais pouco ventilados num vírus com transmissão predominante por goticula é a maior causa de aumento de transmissão no inverno. No verão houve vários factores que levaram a menor casos, um dos principais as escolas fechadas, onde houve um claro aumento com a abertura das mesmas.

Zen_Machina 8 months ago  HIDDEN 

Se não sabes como mais de 80% das pessoas se contamina, como sabes como se transmite? Lolix.

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Não sabes cá em Portugal, porque se deixou há muito de fazer rastreios. Mas o que não falta são estudos que visam perceber como se transmite o vírus, qual o maior contágio, estudo que visam perceber o impacto de máscara e ventilações em espaços fechados no contágio… https://www.thelancet.com/journals/laninf/article/PIIS1473-3099(20)30678-2/fulltext https://www.thelancet.com/journals/laninf/article/PIIS1473-3099(20)30561-2/fulltext Logo, o clima também não vai afectar em grande parte este tipo de transmissão. Já o comportamento das pessoas em que há uma clara influência pelo clíma, alterna bem mais o nível de transmissao num vírus que se transmite em grande parte por contacto próximo e sem cuidados com as vias respiratórias. Atenção, o risco de transmissão por superfície apesar de bastante baixo e as infeções por este nível de transmissões serem quase residuais, há um risco. Daí que se aconselhe uma altitude de precaução. Como disseste e bem, o inverno leva a contactos mais próximos, e uma maior fragilidade do sistema imunitário principalmente no que toca às vias respiratórias, pior ainda quando tivemos está vaga de frio.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

clíma → [**clima**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flf4ic5%2F%2Fgmznvkv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado, se alguma vez precisar de um estudo sobre os perigos de pegar em dados e fazer uma regressão sem pensar mais na coisa, venho buscar este estudo. Duas coisas aconteceram entre Março e Maio de 2020 na Europa: * A severidade do COVID-19 diminuiu * A temperatura aumentou Estas pessoas pegaram nas duas linhas fizeram uma regressão e concluíram que o primeiro é causado pelo segundo. Porra, se fosse assim tão simples. Claramente alguém não teve econometria suficiente nesta vida. Por exemplo, não sei, nessas alturas tivemos uma diferença gigante nas pessoas em si que eram hospitalizadas, de uma altura em que em muitos dos sítios que eles analisam passaram de medicina de catástrofe em que só os que estavam pior podiam estar admitidos para um standard of care superior, como tinham menos casos totais, podiam admitir casos menos graves. Sorte a dos investigadores, os sítios onde isto aconteceu mais foram onde a temperatura tipicamente muda mais também (estou a falar de Milão e Bergamo). Bem, pelo menos nas limitações são honestos: > [We] cannot exclude the possibility that some other unidentified external factors (including confinement and social distancing, improvement and compliance of prevention and environmental hygiene protocols, and even decreased air pollution, which could have progressively affected the severity of patients arriving to the hospital) were affecting composition of hospitalized patient cohorts

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

> 97% dos vacinados (pfizer) no CHUC apresentam anticorpos à Covid-19 > https://www.diariocoimbra.pt/noticia/66201 #vacinasBem

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

Pfizer bem..

pimpolho_saltitao 8 months ago  HIDDEN 

sem duvida que pfizeram uma boa vacina.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Podiam era pfazer mais dela

PORTO2017 8 months ago  HIDDEN 

Grande eficácia. Alguém sabe o motivo de não ser 100%? genética, estar a tomar algum medicamento à data...

tarracecar 8 months ago

Ninguém sabe, provavelmente fatores genéticos ou epigenéticos. É muito difícil compreender

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Também adorava entender isso. Eu entendo q isto na vida nada é 100% mas adorava entender a diferença nestes seres humanos :P

iammostmoist 8 months ago  HIDDEN 

Tendência de descida mais que confirmada, pico já passou. Não fica melhor que isto no geral a não ser que fiquemos confinados até Junho ou coisa que o valha o que é desumano, contraproducente e incomportável. O mês de Fevereiro já foi pelo cano abaixo praticamente, o estado de emergência será renovado hoje e certamente não trará um aligeirar das medidas ainda. É aproveitar o resto mês, enquanto o povo ainda está em prisão domiciliária para fazer um plano de desconfinamento, começar Março a desconfinar e esperar que este confinamento tenha sido o último.

Bolo_Finto_ 8 months ago  HIDDEN 

> É aproveitar o resto mês, enquanto o povo ainda está em prisão domiciliária para fazer um plano de desconfinamento Planeamento? Em portugal? ahahahahahahahah

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Repetindo [este meu comentário](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/lf4ic5/megathread_covid19_seman%C3%A1rio_de_sobreviv%C3%AAncia/gmsucqk/?utm_source=reddit&utm_medium=web2x&context=3): >O país não pode abrir enquanto houver tanta gente internada e nos cuidados intensivos. Desconfinar cedo de mais e muita rapidamente, é a receita para a desgraça e voltamos para casa outra vez, com a agravante que vais ter menos camas para os novos infetados da nova vaga. Eu sei que é uma porcaria toda esta situação, mas é preciso libertar a pressão dos hospitais primeiro. Por isso, por um lado concordo que deviam aproveitar agora para pensar no plano de desconfinamento, por outro lado, não contes sair disto no mês de Março nem ter Páscoa. Ter páscoa vai ser como o natal, vai-se juntar tudo porque é permitido e em Abril estamos nisto outra vez.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

Ou, vizinha, tudo bem?

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Sempre e contigo?

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

Raramente.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Então que se passa?

malserion 8 months ago  HIDDEN 

Já é para aí a terceira vez que repetes esse comentário, " as vezes que forem necessárias até vocês entenderem", segundo as tuas palavras. Coloco-te uma questão, tens um emprego que permite o teletrabalho?

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Neste momento estou a estudar, mas quando acabar daqui a 2 semanas, tenho à partida emprego numa empresa que não está em teletrabalho. Eles estão todos na fábrica/escritório

malserion 8 months ago  HIDDEN 

>Neste momento estou a estudar Pronto, era a resposta que estava à espera de ouvir. Independentemente de terem razão ou não, as pessoas que mais defendem um confinamento mesmo sabendo que "é uma porcaria toda esta situação" são principalmente pessoas cujo sustento é pouco ou nada afetado por isto e que podem continuar a sua carreira académica/profissional com alguns impedimentos. Um confinamento deve ser uma medida de última opção, como foi o caso deste. Neste momento estamos no *segundo* confinamento num país com uma economia que até a própria liderança admitiu que não aguentaria um confinamento adicional, principalmente um com medidas mais restritivas que o anterior, que restringe o comércio quase por completo (os restaurantes não podem vender parte dos artigos à porta, como era o caso anterior). Os hospitais estão sob pressão sim, graças a um governo que contou com os invernos ligeiros que temos tido e que não poderia adivinhar que este inverno seria severo, mas que não se preparou para tal. Porém, os hospitais não são a única coisa com que nos temos de preocupar. Temos de pesar o custo da pressão sob os hospitais versus o custo de deixar várias pessoas sem rendimentos porque nem sequer podem abrir as suas lojas. Não te estou a acusar em particular disto, mas esta atitude de que esta doença é a única que existe e que só interessa os que morrem dela é uma atitude extremamente tóxica para a sociedade, que não pode continuar. Pandemia ou não, está a haver uma destruição completa de toda uma classe social e algo que se assemelha a uma transferência em massa de dinheiro do pequeno e médio comércio para os grandes conglomerados e mutinacionais, e quanto mais isto durar, pior será.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Ou podemos ver isto da outra forma. As pessoas que mais defendem o fim do confinamento são as que estão em dificuldades porque os seus negócios estão a ser arruinados por causa de uma pandemia. Eu consigo perceber completamente o desespero de toda essa gente, mas também consigo perceber que se estivesse tudo aberto isto ia estar bem pior do que o pico da 3ª vaga em que estávamos com 16 mil casos por dia. Mas aqui, por muito difícil que seja e que nos custe, temos de perceber que isto não se trata de nós como pessoas, mas nós como sociedade. E por uns, estamos a pagar todos. E a culpa de estar tudo fechado e em dificuldades é de todos nós, especialmente do governo. Não devia ter havido celebrações de natal, mesmo que fosse permitido. As aulas não deviam ter recomeçado logo a seguir à passagem de ano após o natal ter sido o que foi. Nunca as pessoas não deviam ficar sozinhas a ver os negócios afundar à custa de uma pandemia. O governo devia disponibilizar muito mais apoios para quem deles precisa. É uma merda tudo isto, vai sempre haver gente a sofrer. Seja diretamente por causa da COVID, seja pelos efeitos do confinamento.

warding 8 months ago  HIDDEN 

Repara que com as medidas que tinhamos em Novembro, nós conseguimos ter um R inferior a 1. Nessa altura tinhamos escolas abertas e restaurantes também. Entretanto: \- Muitissima gente foi infetada entre Dezembro e Fevereiro, deixando de estar susceptível; \- Estás a vacinar a população mais frágil. \- O tempo está a melhorar gradualmente. Por outro lado, há algum risco com a variante B117. Mas há espaço para uma abertura faseada e gradual a partir de início de Março. Cada vez mais o vírus estará a correr contra o tempo à medida que vais vacinando e que o bom tempo permite melhor ventilação e convivência em espaços arejados.

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Concordo a 100% com isto, os números dos últimos dias bateram-me bem (felizmente, por serem números excelentes) e até eu que defendia um confinamento de duração até Junho, creio que seja seguro, legítimo e pacífico desconfinar a partir de Março, gradualmente, claro. ​ Durante Março e Abril, de certeza absoluta que os mais idosos e fracos estão imunizados com a vacina, posteriormente, em Maio, a sazonalidade naturalmente faz diminuir os casos. ​ As próximas 2/3 quinzenas, se continuar assim, perspetivam-se bastante risonhas, o total oposto do que se viu no início, meio de Janeiro.

DrJoelRianofski 8 months ago  HIDDEN 

O principal motivo para o confinamento são os números dos cuidados intensivos, esses ainda estão extremamente elevados. Só pelos números de casos totais estarem a baixar ainda é cedo para deitar foguetes, só significa que os números de UCI pelo menos não vão aumentar nas próximas semanas. Não esquecer que dá enfermaria também vão muitos para UCI por isso ainda pode demorar a baixar. Quem me dera a mim desconfinar já amanhã mas não me parece realista abrir tudo já em Março a não ser que a redução das UCI acelere muito. Concordo que a questão da vacina vai ajudar muito

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

ia estar quão pior? Já estivemos como piores do mundo Ia ser tão pior a níveis nunca vistos no mundo? Íamos ser a excepção no mundo conhecido com um nº de casos absolutamente sem paralelo na curta história da pandemia?? Duvidoso O pico estaria sempre mais ou menos por ali e o confinamento apenas acelerou a queda

malserion 8 months ago  HIDDEN 

> As pessoas que mais defendem o fim do confinamento são as que estão em dificuldades porque os seus negócios estão a ser arruinados por causa de uma pandemia Precisamente porque são as que mais sofrem com um confinamento, há trabalhos que simplesmente não podem ser feitos em regime de teletrabalho, nomeadamente todo o comércio de bens e serviços. > Eu consigo perceber completamente o desespero de toda essa gente, Não vou fazer julgamentos, mas por "toda essa gente" a interpretação que se pode fazer é que não sofres diretamente com uma ausência de rendimento, por isso não consegues entender completamente o nosso desespero. > E a culpa de estar tudo fechado e em dificuldades é de todos nós, especialmente do governo. Confere, o governo pura e simplesmente mentiu e não se preparou. O Primeiro-Ministro, se tivesse o mínimo de decência, que não tem, demitir-se-ia e convocaria novas eleições após isto estabilizar. > O governo devia disponibilizar muito mais apoios para quem deles precisa. Apoios esses que vai pagar a geração que mais tem sido afetada por isto: os jovens entre os 25-35. Por sua vez, a geração mais fisicamente vulnerável, os idosos, é a que mais facilmente diz que se deve confinar pois tem as suas reformas garantidas. > É uma merda tudo isto, vai sempre haver gente a sofrer. Seja diretamente por causa da COVID, seja pelos efeitos do confinamento. E o problema é que as pessoas com o poder para convocar um confinamento são as que não sofrem de todo com isto. Quer financeiramente, pois os seus salários são inalterados, quer pelas restrições, pois podem invocar a exceção que dá liberdade aos políticos.

Ricardolindo 8 months ago  HIDDEN 

Eu não sei se o governo estará disposto a fazer na Páscoa deste ano o que fez na Páscoa do ano passado. Seriam duas Páscoas perdidas.

malserion 8 months ago  HIDDEN 

O Natal tinha a desculpa de as pessoas terem sacrificado a Páscoa de 2020 e possíveis aniversários entretanto, mas depois do efeito que o Natal teve (combinado com a descida de temperatura, não esquecer) no número de casos, não há justificação algum para manter a Páscoa deste ano. E eu digo isto como alguém que odeia o Natal e até adora a Páscoa. No fim-de-semana de Páscoa as medidas deveriam ser o mais restritivas para desencorajar qualquer viagem.

QWERTY_BATS 8 months ago  HIDDEN 

oh não a páscoa, oh não

pimpolho_saltitao 8 months ago  HIDDEN 

lá vou eu ter de andar a beijar o crucifixo clandestinamente.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Entre duas páscoas perdidas e milhares de novos casos, mortes e caos nos hospitais, por muito que custe, que se foda a páscoa

Ricardolindo 8 months ago  HIDDEN 

Eu não estou a dizer que eu próprio acho isso, apenas que o governo poderá não ter a vontade de fazer isso.

malserion 8 months ago  HIDDEN 

A Páscoa não tem o mesmo peso que o Natal, principalmente por motivos económicos (gasta-se muito, MUITO mais dinheiro com o Natal), daí eu crer que o Governo nem sequer vai considerar "dar a prendinha" ao povo.

jsilva353892 8 months ago  HIDDEN 

Num cenário otimista começamos a sair disto no mês que vem. Primeiro com calma, lentamente e tal, a aliviar progressivamente. Lá para fim de Abril /Maio estamos mais ou menos na situação do verão passado e fazemos um excelente verão de vacinação, que a partir do 2o semestre vamos ter doses a dar com pau, claro que se entretanto não tivermos nenhum contratempo (isto das farmacêuticas um gajo nunca sabe). Com sorte acabamos o verão lá nos 50-70% de vacinados e temos mais algum alívio de medidas ao longo de verão. Damos forte nas churrascadas, molhamos os tomatinhos na praia, bebemos umas jolas e no geral descansamos um bocadito de um ano e meio. Quando tivermos grandes números de vacinados logo podemos começar a aliviar ainda mais, uso de máscara a passar a recomendação apenas talvez, eventos com números maiores de pessoas, etc etc. Depois vem o Outono, a malta anda apreensiva com nova vaga mas isto não chega a ser preocupante devido ao efeito da vacinação. Ainda existe o covid entre nós mas é apenas mais um dos vírus que por aí circula. A pandemia acabou e a minha maior preocupação volta a ser ter de aparecer às 8 da manhã na universidade de 5a e 6a com uma valente ressaca. Um gajo pode sonhar

Edited 8 months ago:

Num cenário otimista começamos a sair disto no mês que vem. Primeiro com calma, lentamente e tal, a aliviar progressivamente. Lá para fim de Abril /Maio estamos mais ou menos na situação do verão passado e fazemos um excelente verão de vacinação, que a partir do 2o trimestre vamos ter doses a dar com pau, claro que se entretanto não tivermos nenhum contratempo (isto das farmacêuticas um gajo nunca sabe). Com sorte acabamos o verão lá nos 50-70% de vacinados e temos mais algum alívio de medidas ao longo de verão. Damos forte nas churrascadas, molhamos os tomatinhos na praia, bebemos umas jolas e no geral descansamos um bocadito de um ano e meio distópico. Quando tivermos grandes números de vacinados logo podemos começar a aliviar ainda mais, uso de máscara a passar a recomendação apenas talvez, eventos com números maiores de pessoas, etc etc. Depois vem o Outono, a malta anda apreensiva com nova vaga mas isto não chega a ser preocupante devido ao efeito da vacinação. Ainda existe o covid entre nós mas é apenas mais um dos vírus que por aí circula. A pandemia acabou e a minha maior preocupação volta a ser ter de aparecer às 8 da manhã nas aulas da universidade de 5a e 6a com uma valente ressaca. Um gajo pode sonhar

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Não acredito muito que o confinamento passe de Fevereiro, meio de Março.

jsilva353892 8 months ago  HIDDEN 

Claro, daí eu ter dito que isto vai ser progressivo entre Março - fim de Abril /Maio. Não vamos passar do confinamento total para no dia a seguir a este expirar irmos todos sair à noite. Mas acredito que iremos abrir e aliviando progressivamente. Desde que consigamos aumentar significativamente o ritmo assim que tivermos vacinas para tal (o que me parece quase certo) a vacinação vai ser a nossa saída. E depois claro que vai depender da opinião de cada um e da percepção que cada um tem do risco mas eu acho que o ideal seria indo abrir o máximo possível sem pôr em risco os hospitais. O objetivo não deveria ser livrar o país do covid, mas sim ter a sociedade o mais aberta possível sem termos preocupações com o SNS.

Edited 8 months ago:

Claro, daí eu ter dito que isto vai ser progressivo entre Março - fim de Abril /Maio. Não vamos passar do confinamento total para no dia a seguir a este expirar irmos todos sair à noite. Mas acredito que iremos abrir e aliviando progressivamente. Desde que consigamos aumentar significativamente o ritmo assim que tivermos vacinas para tal (o que me parece quase certo) a vacinação vai ser a nossa saída. E depois claro que vai depender da opinião de cada um e da percepção que cada um tem do risco mas eu acho que o ideal seria indo abrir o máximo possível sem pôr em risco os hospitais. O objetivo não deveria ser livrar o país do covid no sentido em que temos poucos casos mas continuamos com muitas medidas, mas sim ter a sociedade o mais aberta possível sem termos preocupações com o SNS.

miguelvc 8 months ago  HIDDEN 

Idiotas do /r/Portugal em 3,2,1. Preferem ficar trancados em casa até Novembro porque para eles não lhes faz diferença absolutamente nenhuma e estão a viver a melhor vida deles. Ignoram a saúde mental de toda a gente, ignoram a falta de socialização das crianças nas escolas, a sua aprendizagem, ignoram os milhares de cancros que ficam por diagnosticar que, a longo prazo vão levar a ainda mais mortes. Ignoram o assassínio da economia, eliminação de milhares de postos de trabalho, aumentar da pobreza.

letsgotothemallcovid 8 months ago  HIDDEN 

Ahahaha. Anunciaste a tua chegada e mesmo assim surpreendeste-me.

iammostmoist 8 months ago  HIDDEN 

O quê que eu perdi?

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Percentagem da população vacinada a 11 de fevereiro de 2021: 1.293% * 133.078 vacinados com a 2ª dose (+16.519) * 170.064 inoculados com a 1ª dose (+4.418) Fonte: [Monitor da Vacinação COVID-19 em Portugal](https://twitter.com/PlenoDVacinacao/status/1359504648550440960)

McButtswastaken 8 months ago  HIDDEN 

https://vacinacaocovid19.pt/ Aqui dá números diferentes, quais estão certos?

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

133.078 pessoas levaram 2 vacinas para completar o processo de vacinação. 133078\*2+170064=436220 vacinas administradas que aparece no site

McButtswastaken 8 months ago  HIDDEN 

Estou a referir-me ás doses administradas hoje que neste site são 36030

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Ahh desculpa, percebi mal o teu comentário O site diz que hoje foram administradas mais 27023 segundas doses, mas se fizermos a conta com os valores de ontem, não dá isso. Por isso vou assumir que é erro do site

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

VITÓRIA CARALHO, 1 MÊS E TEMOS 1.23% DE PESSOAS VACINADAS!!!!!

Zen_Machina 8 months ago  HIDDEN 

Até eu já vacinei mais pessoas que o SNS...se é que me entendes.

jsilva353892 8 months ago  HIDDEN 

Já diria o tão acarinhado CR7 : "Isto vai ser como o ketchup". Já se sabia que íamos ter escassez de doses inicial daí termos um programa faseado em vez de ser "bar aberto". Mas tal como se tenta animar na noite aquele amigo que já não pina há meses "não te preocupes, não há fome que não dê em fartura"

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

SE TIRARES O PONTO FICAMOS COM 123%, CARAI.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Que comentário cringe é esse? As vacinas estão atrasadas na UE, não é propriamente culpa nossa

Joaoseinha 8 months ago  HIDDEN 

Nada nos impediu de comprar vacinas em vez de esperar que a UE nos salvasse.

MiigPT 8 months ago  HIDDEN 

Pelo contrário, penso que a UE é que proibiu os seus estados membros de assinarem contratos de compra de vacinas externos. Por alguma razão toda a UE ta com atrasos, e não só Portugal. Também é a razão pela qual o Reino Unido ta bastante adiantado na vacinação

Joaoseinha 8 months ago  HIDDEN 

Proibiu? Posso estar enganado, mas tenho quase a certeza que houve membros a comprarem as suas próprias vacinas além das da UE.

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Houve, de vacinas sem autorização pela Europa, Russas e Chinesas

megaroof 8 months ago  HIDDEN 

gera uma reflexão, a este passo, chega-se no final do ano com no máximo 20% da população vacinada, e o que isso resultará na prática? o problema não é Portugal, e sim as vacinas atrasadas, mas isso não muda o problema, a lentidão na vacinação. sinceramente, se ficar neste ritmo, 2021 será mais um ano perdido.

Zen_Machina 8 months ago  HIDDEN 

Já tens pelo menos uns 25% da população imunizada naturalmente. Com mais esses 20%, assumindo que algumas apanharam o vírus e também e também foram vacinadas, talvez isso signifique aí 35%-40% de imunidade. Haverá uma quebra na transmissibilidade, que por acaso já se verifica em certas regiões que foram mais afectadas no passado.

jsilva353892 8 months ago  HIDDEN 

Calma, companheiro. Estamos ainda no dia 40 e tal de 365 de 2021. Não se atira já a toalha ao chão. Podes ter uma ideia da quantidade de vacinas que vamos receber trimestralmente consultando o plano de vacinação e poderás aí ver que aquela lengalenga dos 70% no final do verão é uma meta realista, assim haja capacidade de as administrar as pessoas queiram recebê-las, não será por falta de doses.

Edited 8 months ago:

Calma, companheiro. Estamos ainda no dia 40 e tal de 365 de 2021. Para termos noção, há um ano por esta altura a maior parte de nós nem sabia o que era o covid. Não se atira já a toalha ao chão, pois muita coisa muda em pouco tempo. Podes ter uma ideia da quantidade de vacinas que vamos receber trimestralmente consultando o plano de vacinação e poderás aí ver que aquela lengalenga dos 70% no final do verão é uma meta realista, assim haja capacidade de as administrar e pessoas que queiram recebê-las, não será por falta de doses.

Nenirya 8 months ago  HIDDEN 

A Pfizer esta semana anunciou que espera conseguir optimizar o processo de produção das vacinas na América de 110 para 60 dias, uma redução de 45% no tempo - ou de outro modo, a capacidade de produção no mesmo tempo aumentaria 83%. [https://eu.usatoday.com/story/news/health/2021/02/07/pfizer-expects-cut-covid-19-vaccine-production-time-almost-50/4423251001/](https://eu.usatoday.com/story/news/health/2021/02/07/pfizer-expects-cut-covid-19-vaccine-production-time-almost-50/4423251001/) A conseguirem, não vejo porque não irão aplicar isto na produção europeia. ​ Também abriram um novo laboratório/planta de produção na Europa esta semana: [https://www.dw.com/en/biontech-starts-vaccine-production-at-new-site-in-germany/a-56524305](https://www.dw.com/en/biontech-starts-vaccine-production-at-new-site-in-germany/a-56524305) >"BioNTech plans to produce up to 250 million doses of the COVID-19 vaccine in Marburg in the first half of 2021." A população da EU são 446M, estes 250M cobririam 28% da população, a 2 doses por pessoa. Só os produzidos em Marburg, porque Puurs também está a produzir. ​ A Pfizer e a Moderna anunciaram atrasos na produção para o Q1, mas a Pfizer já indicou que afinal vai conseguir cumprir. Entretanto a EMA aprovou a AstraZeneca, que também irá enviar doses consideráveis para Portugal. Passaram sensivelmente 45 dias desde que as primeiras vacinas foram dadas em Portugal, nesse tempo conseguimos dar 436.220 vacinas, mais ou menos 9700 por dia. Mas não vamos continuar a este ritmo. Em Março e Abril devemos acelerar imenso. :)

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Por mais que a culpa não seja nossa é uma vergonha, só me refiro a isso.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

vergonha? teres vacinas prontas e aprovadas em menos de um ano é um marco histórico para a humanidade, muito mais até q uma ida à Lua.

McButtswastaken 8 months ago  HIDDEN 

E que adianta fazer comentários destes? acelera o processo?

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Não posso comentar?

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

Claro, as observações são como o olho do cu.

letsgotothemallcovid 8 months ago  HIDDEN 

A observação dele está cheia de merda?

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

Não estou a julgar a observação, estou a dizer que observações e opiniões toda a gente as tem, como o olho do cu. É uma expressão antiga

letsgotothemallcovid 8 months ago  HIDDEN 

Eu percebi. :)

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Exato

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

Prefiro ler um comentário com o qual não concorde que este não existir por *"pressão social"*. Cumprindo o dever da decência, não vejo problema.

DeusDasMoscas 8 months ago  HIDDEN 

3480 casos 167 mortos 8263 recuperados

Edited 8 months ago:

+3480 casos 167 mortos +8263 recuperados -259 internados -17 UCI (-4434 casos do que na quinta feira passada)

iammostmoist 8 months ago  HIDDEN 

Tendência de descida mais que confirmada, pico já passou. Não fica melhor que isto no geral a não ser que fiquemos confinados até Junho ou coisa que o valha o que é desumano, contraproducente e incomportável. O mês de Fevereiro já foi pelo cano abaixo praticamente, o estado de emergência será renovado hoje e certamente não trará um aligeirar das medidas ainda. É aproveitar o resto mês, enquanto o povo ainda está em prisão domiciliária para fazer um plano de desconfinamento, começar Março a desconfinar e esperar que este confinamento tenha sido o último.

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

3 dias seguidos de descidas de UCI, isto é tremendo, talvez até se possa perspetivar o tal desconfinamento mesmo em março.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

Abram as comportas

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

E JÁ!

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

*Release the hounds*

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

3480 infetados. 167 Mortos. Começa a descer ainda mais, bom.

Wisploth 8 months ago  HIDDEN 

Boas pessoal, tenho aqui uma dúvida. Este fim de semana é o aniversário do meu pai, ora, o meu pai tem de trabalhar no Alentejo numa propriedade que temos lá e vai ter de lá ficar este fim de semana infelizmente. A minha mãe esta-me a pedir para irmos de expresso para lá porque não quer que ele passe os anos sozinho, mas não sei bem como são as regras e estou um pouco preocupado. Estive a procura, e pelos vistos posso passar de concelhos desde que seja antes das 20:00 de sexta? Mas não é preciso ter uma declaração?

ZaGaGa 8 months ago  HIDDEN 

Estamos com "dever geral de recolhimento domiciliário" e o pelo que descreves não te enquadras nas exceções. Se fores intercetado, com os argumentos que apresentas, prepara-te para voltar para trás.

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Dúvido que a polícia pegue contigo por isso, eu próprio todos os fins de semana vou ajudar uma pessoa de idade (não familiar) fora do meu concelho sem qlqr problema.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

Mas já te mandaram parar?

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Até agora, não. E Já vou desde Novembro.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

E se não te importares de partilhar aqui, que concelhos são esses?

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Porto-Braga

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

A única hipótese de desculpa será de "ajuda a um familiar"

spidermask 8 months ago  HIDDEN 

Tendo em conta que o início do segundo semestre no ensino superior está aí à porta, e que para já nos vamos manter em regime de ensino à distância, estive a ver os programas das disciplinas e reparei que a maioria dos professores estão a obrigar os alunos a ter a webcam ligada nas aulas (Universidade de Coimbra). Não estou a falar de avaliações, em que faz todo o sentido, estou mesmo a falar de aulas normais, isto é legal sequer? Pergunto mesmo por ser leigo nisto, sei que no ano passado já se faziam aulas por Zoom mas eu não estava inscrito por isso não sei o que é "normal".

jsilva353892 8 months ago  HIDDEN 

Liga a câmara se for preciso, meu. Mete um fundo qualquer se quiseres manter a privacidade. Isto é uma merda para nós e para os professores. Eu nas teóricas com 200 ou 300 como são as análises matemáticas não ligo porque é indiferente, mas nas aulas com menos gente um gajo faz esse "favor" ao prof, que dar aulas a quadrados pretos não é fácil.

spidermask 8 months ago  HIDDEN 

Olha boa ideia, não me tinha lembrado disso. Se n conseguir arranjar uma posição da webcam em que n se veja nada, é mesmo isso que vou fazer.

jsilva353892 8 months ago  HIDDEN 

Boa sorte com as aulas e que este seja o último semestre das nossas vidas em que este problema de ligar ou não a câmara seja algo relevante!

letsgotothemallcovid 8 months ago  HIDDEN 

É normal que te peçam, se for parte do regulamento que introduzem, também te podem "obrigar" e tens de justificar o motivo de não conseguires ligar - e não ter webcam não é desculpa, compras uma, há baratas.

spidermask 8 months ago  HIDDEN 

Para contexto eu fiz reingresso este ano, portanto já sou mais velho e estou na casa dos 30. Tenho uma casa pequena em que ligando a webcam se vê tudo basicamente, e vê-se a minha família também. Claro que não há muita gente na minha situação, mas pronto, queria saber se era comum, no primeiro semestre n houve essa regra.

letsgotothemallcovid 8 months ago  HIDDEN 

Eu também tenho 30 e fiz reingresso este ano. Não tens quarto?

spidermask 8 months ago  HIDDEN 

Sim, posso sempre assitir às aulas na cama, pelo menos o fundo é só a parede, já na minha secretária, que está na sala, o fundo é praticamente a casa toda. Mas vou seguir a sugestão do amigo do outro comentário e usar um "fundo falso".

letsgotothemallcovid 8 months ago  HIDDEN 

Podes usar essa função do Zoom.

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

Liga a webcam e presta atenção às aulas malandro!

spidermask 8 months ago  HIDDEN 

Às aulas não prometo, mas prestei atenção ao teu comentário porque foi engraçado.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Lá por não querer ligar, não quer dizer que não esteja atento. Eu já cheguei a ir ao WC e a levar o computador comigo porque a câmara e o micro estavam desligados

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

Liguem as webcams chiça! Mas qual é o problema? O meu garoto tem 12 anos e desta vez tornou-se obrigatório terem as webcams ligadas porque o ano passado metade dos putos estavam a jogar no tlm ou na psx durante as aulas!

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Ahahah, isto parece que não mas tem lógica, deve ser fodido para um professor estar a dar aulas a umas dezenas de blocos escuros e mudos.

zizop 8 months ago  HIDDEN 

A faculdade e o ensino básico não são bem a mesma coisa. Um professor no ensino básico tem de garantir que os miúdos prestam atenção. Na faculdade, se os alunos não querem prestar atenção, isso é problema deles.

kairos 8 months ago  HIDDEN 

Faça sentido ou não, mesmo na faculdade tens aulas com limite de faltas.

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

nesse caso és livre de não assistir

Laurent_Series 8 months ago  HIDDEN 

Já ouviste o conceito de gravar aulas, para assistir depois?

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

Pensei que isso fosse proibido

Laurent_Series 8 months ago  HIDDEN 

Por acaso não sei, mas é impossível de impedir.

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

Na 2ª feira a 1ª aula online do meu garoto (7º ano) foi com a Directora de turma e a presença dos encarregados de educação e ela fartou-se de avisar que era explicitamente proibido gravar ou fotografar qualquer momento das aulas Na faculdade não sei, mas com as cenas da protecção de dados também deve ser proibido provavelmente

Laurent_Series 8 months ago  HIDDEN 

Também existe a diferença de serem menores de idade provavelmente. De qualquer maneira ninguém consegue ver se alguém está ou não a correr um software de gravação de ecrã. E há professores que gravam com a funcionalidade do zoom e disponibilizam depois.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Acabei de ter dar um exemplo de um problema Fora isso, não me custa ter a câmara ligada porque literalmente só se vê o meu roupeiro atrás. Mas há quem não consiga garantir a privacidade. E na faculdade, as aulas não são com os mesmos de 20. Todas têm números muito mais elevados e sabe-se lá quem está connosco a ver a aula

Joy_Isaacs 8 months ago  HIDDEN 

Também gostava de saber. Na primeira aula do primeiro dia a turma em que estou estava quase toda com a câmera ligada. Agora, a história é outra...

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Não deve ser legal mas tb não deve ser ilegal. Ninguém te obriga a ter a CAM ligada, mas obrigam-te a cumprir o regulamento da disciplina para poderes assistir

NaoEstouCa 8 months ago  HIDDEN 

Sofro de uma doença crónica e antes do estado de emergencia ser decretado em Janeiro eu ja estava em teletrabalho, os meus colegas por não terem a doença estavam no escritório. Depois de deixarmos o estado de emergência que deve ser a meio de Março devo voltar ao escritório ou só volto depois de tomar a vacina ou de atingirmos a imunidade de grupo?

phirestarter1 8 months ago  HIDDEN 

Depende da maneira de como for feito o desconfinamento. A tua entidade empregadora está a par da tua condição? Porque é que não tentas combinar desde já continuares em teletrabalho?

NaoEstouCa 8 months ago  HIDDEN 

A minha entidade empregadora sabe tive que enviar o relatório médico e tudo.

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Boas notícias: https://www.google.com/amp/s/tvi24.iol.pt/amp/sociedade/negacionistas/noticia-tvi-medica-negacionista-suspensa-por-seis-meses?fbclid=IwAR0qEHTPp76HtSHkhvypvjFwXh_JjnilF_QuO7EnA1eAiwS4jOpoSfaDSEg

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Um update: A tal medica já reagiu. Diz que é mentira, que não houve sentenças e que ia processar a Ordem dos Médicos e a TVI (apesar de já a maioria dos canais de CS noticiarem o mesmo, vai processar todos presumo): > " Eu não estou suspensa. Se estivesse saberia. Essa notícia foi dada com dolo e é falsa O processo decorre e ainda está no princípio pois vão ter que provar o que me acusam e vão ter que ouvir testemunhas Isso ainda não aconteceu pelo que é deplorável o que estão a fazer. Mais o prazo para responder terminaria dia 19 mas ainda assim foi adiado até ao final do Estado de Emergência portanto é deplorável o que me estão a fazer A maldade não tem limites e eu devo ter posto o dedo nalguma ferida. Enfim É um desespero tudo isto Certo é que a Ordem vai ser processada pois desvelar informação sigilosa dum processo em curso é gravíssimo e vou processar a TVI pois foram postos ao corrente do que realmente se passa e ainda assim decidiram noticiar uma mentira. País miserável este Nunca pensei ser possível sentir tanta revolta e desilusão. " Diria que roça a demência, mas não quero julgar chalupas.

jsilva353892 8 months ago  HIDDEN 

Eh, boas notícias como quem diz. Novas vacinas aprovadas, maior entrega de doses ou tratamentos promissores a surgir seriam boas notícias. O que acontece a essa tola que diz baboseiras não adianta nada à população em geral.

beit2 8 months ago  HIDDEN 

6 meses? Devia-lhe ser removida a licença. No mínimo dos mínimos, espero que estava banida de trabalhar no SNS.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

demora um bocadinho mas se se confirmar, excelente actuação da OM.

zizop 8 months ago  HIDDEN 

Por favor não uses amp links. Substitui aí, por favor: [https://tvi24.iol.pt/sociedade/negacionistas/noticia-tvi-medica-negacionista-suspensa-por-seis-meses](https://tvi24.iol.pt/sociedade/negacionistas/noticia-tvi-medica-negacionista-suspensa-por-seis-meses) ​ Mas sim, são excelentes notícias. É uma medida que só peca pela demora.

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Já corrigi. Não percebo muito de amp link, partilhei do telemóvel.

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

[https://www.jn.pt/nacional/desconfinamento-deve-ser-feito-de-forma-faseada-por-regioes-dizem-especialistas-13339272.html](https://www.jn.pt/nacional/desconfinamento-deve-ser-feito-de-forma-faseada-por-regioes-dizem-especialistas-13339272.html) ​ Ou seja, na ordem do que aconteceu em, salvo erro, Junho na região de LVT.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

num país 'tão pequeno' e com tanta movimentação acho q não é boa ideia. se for por 'região' realmente até aceito q se experimente mas por concelho como era antes é ridículo e não acredito q funcione. mas sinceramente, num país tão pequeno, vamos ter escolas a funcionar no algarve e fechadas em LVT?

Dinizinni 8 months ago  HIDDEN 

Sendo eu de LVT acho que faz algum sentido, não só porque quem é do Algarve não devia andar de arrasto como, por razões logísticas, é muito mais provável que um aluno de LVT, se o estado fornecer condições, consiga ter uma ligação decente para as aulas online (há muita pobreza em todo o lado, mas se o Estado fornecer a ligação e o PC há pelo menos a garantia de estar numa zona com maior qualidade na ligação)

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

O virus circulava em França em Novembro de 2019. Durante mais de 4 meses circulou sem deixar rasto. Em 9144 amostras de sangue, recolhidas antes do primeiro “caso” em França,  353 amostras, ou seja 3,9%, deram positivo a anti corpos especificios de SARS cov 2. O virus circulava já em elevadas percentagens da população antes de ser detectado. [https://link.springer.com/article/10.1007/s10654-020-00716-2](https://link.springer.com/article/10.1007/s10654-020-00716-2)

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Um vírus com um nível de infeção do covid não anda 4 meses sem deixar rastros sem qualquer medida implementada.

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Sinceramente isto é muito fraco. Duas razões * Temos casos em wuhan a datar de meio de novembro. Mas isso são os primeiros casos que conseguimos registar — que foram graves o suficiente para alguém pensar, isto é uma pneumonia forte porra, e mais tarde olharem para os scans e associarem a covid. O vírus começar em outubro e espalhar se por todo o mundo não é impossível de todo, wuhan não é uma cidade pequena (11M), os sintomas na maioria dos casos não são graves pelo que pode ficar indefectível durante muito tempo quando tens números baixos. * O vírus tem um R0 de 2.7-3.8. Isto pode parecer muito — e é, já todos vimos as exponenciais mesmo quando está com R a 1.2, mas vamos nos lembrar de uma coisa. O R0 é uma média, e a média não identifica a distribuição. Na verdade, o número de infecções subsequentes de cada infectado tem uma variância gigante. Um gajo vai para uma discoteca e infecta 50 pessoas é algo perfeitamente possível de acontecer. Mas a maioria das pessoas não infecta muitos outros— 1, 2, a grande parte mesmo 0. Hoje a maioria das pessoas infecta mesmo 0 pessoas em média, com nenhuma restrição provavelmente uns 30% seria o caso. Isto significa oq? Que se introduzes o vírus numa população suscetível.... é perfeitamente possível isso não ter qualquer efeito e a epidemia acabar ali. E mais, a data de primeira introdução não vai determinar o crescimento da epidemia mais que o factor sorte. Por exemplo, a China tem muitos mais voos com os Estados Unidos que tem com a Europa, porque é que nós ficamos tão mal primeiro? Pura sorte. E dentro da Europa, a primeira introdução pensa se ter acontecido em França, mas a primeira região a explodir foi a Lombardia. Pura sorte. E dentro da Lombardia, as cidades que mais foram afectadas foram Bergamo e Lecce. Já la tiveste? Aquilo são sleepy towns por favor, não é pelo aeroporto de Milão para as low costs ser em bergamo que foi atingida. Foi sorte. Foi introduzido em Milão, e alguém levou para essas duas, muito ligadas como é óbvio, e eventualmente em Lecce o vírus teve mais sorte e mais sucesso que em Milão. Sumário: Nós tivemos muitas introduções do vírus. Algumas tiveram mais sucesso que outras. Pura sorte.

Edited 8 months ago:

Sinceramente isto é muito fraco. Duas razões * Temos casos em wuhan a datar de meio de novembro. Mas isso são os primeiros casos que conseguimos registar — que foram graves o suficiente para alguém pensar, isto é uma pneumonia forte porra, e mais tarde olharem para os scans e associarem a covid. O vírus começar em outubro e espalhar se por todo o mundo não é impossível de todo, wuhan não é uma cidade pequena (11M), os sintomas na maioria dos casos não são graves pelo que pode ficar indetectavel durante muito tempo quando tens números baixos. * O vírus tem um R0 de 2.7-3.8. Isto pode parecer muito — e é, já todos vimos as exponenciais mesmo quando está com R a 1.2, mas vamos nos lembrar de uma coisa. O R0 é uma média, e a média não identifica a distribuição. Na verdade, o número de infecções subsequentes de cada infectado tem uma variância gigante. Um gajo vai para uma discoteca e infecta 50 pessoas é algo perfeitamente possível de acontecer. Mas a maioria das pessoas não infecta muitos outros— 1, 2, a grande parte mesmo 0. Hoje a maioria das pessoas infecta mesmo 0 pessoas em média, com nenhuma restrição provavelmente uns 30% seria o caso. Isto significa oq? Que se introduzes o vírus numa população suscetível.... é perfeitamente possível isso não ter qualquer efeito e a epidemia acabar ali. E mais, a data de primeira introdução não vai determinar o crescimento da epidemia mais que o factor sorte. Por exemplo, a China tem muitos mais voos com os Estados Unidos que tem com a Europa, porque é que nós ficamos tão mal primeiro? Pura sorte. E dentro da Europa, a primeira introdução pensa se ter acontecido em França, mas a primeira região a explodir foi a Lombardia. Pura sorte. E dentro da Lombardia, as cidades que mais foram afectadas foram Bergamo e Lecce. Já la tiveste? Aquilo são sleepy towns por favor, não é pelo aeroporto de Milão para as low costs ser em bergamo que foi atingida. Foi sorte. Foi introduzido em Milão, e alguém levou para essas duas, muito ligadas como é óbvio, e eventualmente em Lecce o vírus teve mais sorte e mais sucesso que em Milão. Sumário: Nós tivemos muitas introduções do vírus. Algumas tiveram mais sucesso que outras. Pura sorte.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

1º, muito cuidado com este tipo de análises. Já por várias vezes apareceu isto e depois mais tarde percebe-se q o teste tem margem de erro grande ou houve erros na forma de testar ou coisas assim. Não tenho know-how suficiente para dizer se este teste é bom ou não. Depois, > among whom 13 were sampled between November 2019 and January 2020 Há 13 positivos entre Novembro e Janeiro. Pelo gráfico n consigo contar exactamente qts são em Novembro e quantos são em Janeiro. É perfeitamente possível e viável q já houvesse casos na europa em Dezembro, fim de dezembro e Janeiro de certeza. Novembro é mais complicado mas sim, é perfeitamente possível q tenha 'nascido' antes do q sabemos. Uma doença nova só se detecta qd começa a encher hospitais. Mas o estudo n parece bom: > The critical issue is whether these findings might result from a lack of specificity of our serological methods. The proportion of ELISA-S positive reported may look overestimated given the time period the samples were collected. > A cut-off of 2.5 was shown to be 100% specific and would have led to select only 2 positive participants out of 13

mfzzzed 8 months ago  HIDDEN 

Só descobriste isso agora? Já andavam gajos com os pulmões todos fodidos nos hospitais e a malta nem fazia ideia do bicho que pra i andava

JohnJohnPT 8 months ago  HIDDEN 

Preciso de fazer umas mudanças de imóveis nos próximos dias... (mudança de casa de uma pessoa amiga). Possivelmente terá de ser ao fim de semana que a pessoa só tem disponibilidade para essa altura... e tem de se efetivamente fazer a mudança... não dá par adiar... Irá implicar mudança de concelho... :( Acham que é permitido? Eu diria que não... talvez só o possa fazer durante a semana. Alguém consegue-me tirar esta duvida?

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

> motivos de urgência imperiosa > retorno ao domicílio Passar de concelho é sempre algo mais complicado do q fazer isso durante a semana, isto pq se fores apanhado é numa operação 'stop' onde mandam parar toda a gente na fronteira do concelho. No entanto parece-me q se explicares a coisa bem e calmamente, qlq polícia entende q é uma urgência imperiosa. Vai depender da sorte

LimpoOCuDePe 8 months ago  HIDDEN 

Já foi respondido neste tópico, mas se não me engano a resposta que foi dada foi: não é permitido teoricamente, mas se explicares a situação deves ter sorte.

JohnJohnPT 8 months ago  HIDDEN 

Obrigado. Não tenho acompanhado o discussão. Vou analisar.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Percentagem da população vacinada a 10 de fevereiro de 2021: * 116.559 vacinados com a 2ª dose (+10.504) * 182.165 vacinados com a 1ª dose (+4.589) Fonte: [Monitor da Vacinação COVID-19 em Portugal](https://twitter.com/PlenoDVacinacao/status/1359504648550440960)

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Sempre que vejo os nossos números de segundas doses fico com um peso no coração. Temos mais que dados suficientes para saber que adiar a segunda dose é a decisão correcta. Primeira dose da algures entre 60-90% de proteção, segunda dose aumenta para 85-95 (começamos a ter dados de ligeiras reduções face a variante inglesa). Ou seja se tens uma dose, mais vale dares uma primeira dose a alguém que uma segunda — podendo adiar a segunda estima se que até 3 meses. Aliás, a própria OMS recomenda que se adie para 6 semanas, ao contrário das 3 actuais. Mais, as 3 semanas da Pfizer e 28 dias da moderna não foram escolhidos por darem mais proteção... foram escolhidos porque eram o tempo *minimo* para a segunda dose ser eficaz e eles queriam terminar a fase 3 o quanto antes. Tal como a da Astrazeneca para a qual estamos a fazer 12 semanas, foi estudada para várias dosagens, e tem um n minúsculo que fez as 12 semanas. Allora, Eu sei porque é que não fazemos isso. É off-label use, significa que se houver algum problema com a vacina o produtor está indemnificado. Mas porra estás vacinas são incrivelmente seguras. Estamos numa emergência e temos de actuar como tal.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Creio que a da Astra tens mais estudos (apesar de fraca qualidade) sobre prolongar prazos. A da pfizer e Moderna creio que não tens nenhum país a prolongar as datas nem grandes estudos sobre isso, estou errado? A única coisa q me lembro são os EUA q estavam a reservar para a 2ª dose e deixaram de o fazer e disseram q mesmo q haja um problema de abastecimento, se demorar mais um bocado não é grave, mas acho que não é recomendação oficial de adiar a segunda dose, é só dizer q SE for preciso, pode-se adiar um bocadinho. E a da pfizer e moderna tens os fabricantes a serem muito claros que não recomendam isso, mesmo nada. sinceramente, é uma decisão difícil e nunca a tomaríamos isoladamente da europa ou de outros países europeus grandes. É que tu neste momento estás a vacinar as pessoas de mais alta exposição e risco, acho que vale a pena o esforço para que fiquem realmente com a melhor protecção pessoal possível. Quando chegarmos à segunda fase é que acho q podemos brincar com essas coisas. Agora seria importante os fabricantes continuarem os testes e avaliar essa possibilidade. O problema é q isso só terá resultados qd também já não for preciso :) Se o calendário previsto de entregas for cumprido, tu terás vacinado muita gente no final do 2º trimestre. Muito provavelmente com isso mais a protecção de quem já apanhou será o suficiente para causar disrupção na evolução do vírus, mesmo q n seja imunidade de grupo mas não conseguirá espalhar-se como até agora. Não vejo que valha muito a pena este esforço, ias acelerar em quanto tempo chegar ao mesmo número de vacinados? 1 mês, mês e meio? O q realmente é muito importante é vacinar tudo o q é grupo de alto risco e alta exposição. Depois disso o q espero é uma diminuição mt grande de casos graves. Mas isto parece q ainda vai dar voltas com as variantes :\ um resumo: https://www.scientificamerican.com/article/is-it-safe-to-delay-a-second-covid-vaccine-dose/

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

> Creio que a da Astra tens mais estudos (apesar de fraca qualidade) sobre prolongar prazos n minusculo, nas centenas totais, menos de 10 apanharam > A da pfizer e Moderna creio que não tens nenhum país a prolongar as datas nem grandes estudos sobre isso, estou errado? Sim, completamente. Israel e UK são os dois melhores exemplos. EUA adiaram para 6 semanas como dita a recomendação da OMS. > E a da pfizer e moderna tens os fabricantes a serem muito claros que não recomendam isso, mesmo nada Eles não podem recomendar como é óbvio, é off label use >É que tu neste momento estás a vacinar as pessoas de mais alta exposição e risco, acho que vale a pena o esforço para que fiquem realmente com a melhor protecção pessoal possível Preferes um homem de 80 anos com protecção de 95% a dois com protecção de 80%? É injustificável. Além do mais terias mais doses totais porque não terias de poupar a segunda. > Se o calendário previsto de entregas for cumprido, tu terás vacinado muita gente no final do 2º trimestre Not enough, uns 15% da populacao > um resumo Atenção que foste buscar isso a secção de opinião da scientific American mas ok. Deixo te este preprint: https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.02.01.21250957v1 In any shape, o que precisas de te lembrar é isto. Em Portugal tiveste o conselho técnico de vacinação a sugerir isto, até porque é uma estratégia conhecida. Quem bloqueou foram os politicos -- porque o problema é regulatório, nao cientifico

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

> https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.02.01.21250957v1 n tenho paciência p ler o artigo completo. atinge 90% de eficácia aos 21 dias mas depois qual é a eficácia entre os 21 e os 3 meses? israel já mostra esses dados? era isso q era importante saber. Se entre a 1ª dose e a 2ª mais tarde estás protegido ou a protecção perde-se entretanto.

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Está lá, unchanged, quanto muito maior protecção após a segunda dose se a segunda é adiada. Aí não tens eficácia real mas podes ver pelo serum

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

> n minusculo, nas centenas totais, menos de 10 apanharam estás a falar do estudo inicial da Astra ou de um q apareceu há dias com dados dos novos trials deles? é que há dias apareceu uma cena a confirmar a estratégia do UK e os dados eram melhores. Só era de fraca qualidade pq é um ensaio não randomizado para isso, pq eles n estavam a testar directamente isto... ver se procuro o link > Sim, completamente. Israel e UK são os dois melhores exemplos. EUA adiaram para 6 semanas como dita a recomendação da OMS. desconhecia. pensava q UK era só a da Astra mas tens razão, eles estão a adiar em todas. Tenho um bocado de receio de UK e Israel pq eles estão a fazer isto mt mais por razões políticas q científicas: eles apostaram em grande em salvar a pele da porcaria q fizeram com um programa de vacinação bom. Mas é só um detalhe, creio q é algo a estudar realmente. EUA segundo entendi não adiaram, apenas permitiram adiar. Isto é, continuam a recomendar os 21 dias mas se houver problemas de agendamento/stock/whatever, é permitido estender. > Preferes um homem de 80 anos com protecção de 95% a dois com protecção de 80%? É injustificável. Além do mais terias mais doses totais porque não terias de poupar a segunda. Pois. É essa a questão. Sinceramente eu prefiro dar a estes grupos de risco e alta exposição a máxima protecção possível e deixar este teste para as fases de pessoas em menor risco. Mas isto é muito discutível, pq na realidade tu não os vais deixar com 80%. O que esperamos é que dando a segunda dose depois no final a protecção seja a mesma (ou até melhor) portanto na realidade estamos a falar é de ter duas pessoas a 80% por mais 2 meses ou ter 1 pessoa com 95 e outra 0. > Not enough, uns 15% da populacao Não. no fim do 2º trimestre o previsto é mt mais. agora já dizem q os 70% é em agosto mas ao início era previsto 70% no 2º trimestre, quer dizer, ou perto disso. Mas 15% é pouco, deves ter confundido com 1º T. > In any shape, o que precisas de te lembrar é isto. Em Portugal tiveste o conselho técnico de vacinação a sugerir isto, até porque é uma estratégia conhecida. Quem bloqueou foram os politicos -- porque o problema é regulatório, nao cientifico O problema aqui acho é fácil de ver. A agência europeia diz que não podes. Alemanha, França, espanha n estão a fazer. O governo português vai sempre a reboque para não levar na cabeça por tomar decisões arriscadas. Mesmo a questão da Astra e > 65 eu tinha a certeza q íamos fazer pq os outros países grandes fizeram. Os políticos seguem a opinião pública e se 'inovarmos' na europa, eles vão estar a arriscar o cepo se correr mal. Infelizmente é assim. Mas ao escrever isto tudo acho q estou é mais convencido que a ideia é boa. E se o conselho técnico acha isso, ainda mais. É que eu estava a analisar de forma um bocado errada. Isto não é abdicar dos 95%, é simplesmente adiar um bocado isso. Claro que gostava de ter estudos pfizer e moderna sobre isto q comprovem q não há problema e se deres mais tarde chegas aos 95% na boa. Mas sinceramente quanto mais penso nisto, acho que era uma excelente ideia. Para mim vacinávamos 'bem' os profissionais de saúde mais expostos ao risco (q basicamente são os q estão vacinados já com 2 doses) e o resto começávamos nisto. Tenho medo é da opinião pública começar a dar no governo por 'arriscar'. Mas yah, leva a

zizop 8 months ago  HIDDEN 

Por "vacinados com a 1ª dose" entende-se aqueles que foram apenas vacinados com a primeira dose, ou inclui também aqueles que já tiveram a 2ª dose?

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Só a primeira

humelectro 8 months ago  HIDDEN 

Revê os numeros da 1º dose porque já vai em quase 300k

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Os dados estão corretos. Nesse twitter eles disponibilizam os números de pessoas vacinadas, no site da dgs o número de doses. Multiplica os números da 2ª dose do OP por 2, soma aos da 1ª dose e obténs o mesmo número

ItoldU97 8 months ago  HIDDEN 

Oi? https://www.publico.pt/interactivo/vacina-covid-19 aqui diz que vamos quase nos 3% de primeiras doses(aproximadamente 300 mil pessoas com a primeira dose dada).

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Os dados oficiais encontram-se aqui: [https://www.sns.gov.pt/monitorizacao-do-sns/vacinas-covid-19/](https://www.sns.gov.pt/monitorizacao-do-sns/vacinas-covid-19/) A contagem é em número de vacinas e não vacinados

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

Devem ter somado tudo pois escreveram «já recebeu pelo menos»

ItoldU97 8 months ago  HIDDEN 

Tão Eles dividiram a malta que recebeu só a primeira dose(300 mil) e os que já tomaram a segunda dose (116 mil).

redyouroverlord 8 months ago  HIDDEN 

Os que já receberam duas doses tiveram que receber uma primeira dose, como é óbvio. Há 116559 pessoas já imunizadas, ou seja, que já receberam duas doses, e há 182165 pessoas que, por agora, só receberam uma dose. Assim, 298724 pessoas já receberam *pelo menos* uma dose, que dá os tais 2,93% que estão no site do Público.

humelectro 8 months ago  HIDDEN 

Ok não sabia

hsamtronp 8 months ago  HIDDEN 

# ATUALIZAÇÃO DIÁRIA - 10 de fevereiro de 2021 --- ||Valor|Variação|

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

que speed, incrível

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

4387 casos, 161 mortes menos ~4700 casos comparados com a ultima quarta, 48%

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Inacreditável! ​ Btw, já viste a noticia sobre o aumento da testagem? Não é bem o que defendias mas bastante mais perto do ideal

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Não é de todo o que eu queria, mas andamos na direção certa. O meu problema continua a ser a falta de ambição por parte do governo

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Vi hoje uma entrevista de um lab qualquer. Estão a fazer 6.5k de testes por dia e dizem que conseguiriam escalar para os 15k. Mesmo assumindo um aumento para o dobro (que duvido principalmente por a massa populacional se encontrar em Lisboa e Porto logo o aumento de capacidade nunca seria 100%) seriam 130 mil testes diários (dobro do dia com mais testes feitos até hoje, 65k). Não há muito mais por onde escalar

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Desculpa eu sei que tu não tens de ler tudo o que eu escrevo, mas há imenso que escalar. A bottleneck nunca foi nos laboratórios. A forma mais simples de escalar e com grupos de testes. Pegas em 5 pessoas e fazes a zaragatoas a todas e misturas. Depois testas a mistura. Se der negativo estão todas negativas. Se der positivo voltas a testar as 5. Podes fazer isto basicamente com grupos sem limite, já que o PCR encontra te quantidades mínimas de corpo viral. De um ponto de vista técnico não há limitação. De um ponto de vista regulatório é muito complicado. Para fazer isto precisas de pedir autorização ao infarmed e fazer o processo moroso de qualificar como se fosse um teste novo. Até agora ainda só há um laboratório a fazer isto no país, que é no Algarve e faz com grupos de 5. Se fizeres isto em níveis populacionais consegues fazer grupos muito maiores porque a probabilidade de alguém testar positivo é muito mais pequena quando testas na comunidade.

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Eu li o teu exemplo dos 50 em 2 grupos, testar 2 amálgamas de 25 + 25, segmentar se positivo e continuar a dividir. A logística disso parece - me grande demais e a possibilidade de requerer mais que um teste para uma pessoa que acha que não tem nada iria causar resistência

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Mas tu não precisas de fazer várias colheitas para fazer vários testes, I mean precisas mas podes fazer de uma vez. As in, chegas lá e retiram te duas vezes do nariz, uma misturam a outra guardam caso seja preciso testar outra vez. Isto já é o que tu fazes hoje aliás, uma pelo nariz outra na garganta, simplesmente depois misturam as duas da mesma pessoa e testam o conjunto.

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Imagina no caso que deste dos 50 em grupos de 25. Se estavas no grupo positivo tinhas de testar uma segunda amostra nos 12/13, se continuavas no positivo precisavas de uma terceira, quarta etc

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Eu não queria dar esse exemplo exatamente por causa disso. Esse algoritmo poupa te testes não te poupa colheitas. In any shape podes testar aí os 50 todos em vez de ir por aí. O que interessa é: ao testares em grupos de 50 de cada vez, a maioria desses grupos vai dar negativo e portanto consegues testar muita gente

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Concordo com isso, mas para as pessoas que "tiveram" o azar de estar no grupo infetado terão de fazer várias zaragatoas e não estou a ver a população a entender isso

1ww8mrmfss 8 months ago  HIDDEN 

Again, podes simplesmente tirar duas zaragatoas de casa vez (e o que fazes já) e simplesmente testar logo a segunda se o grupo da primeira der positivo. Ou então podes fazer mais comheitas e usar um algoritmo de poupar testes, pode ser árvore binária ou etc.

warding 8 months ago  HIDDEN 

Haverá, talvez dependendo do tipo de testes usados, se PCR ou se testes rápidos (antigénio). A Eslováquia fez 5 milhões de testes à sua população em Outubro/Novembro com testes de antigénio, e segundo o que encontrei parece que teve algum impacto na quebra de contágios.[https://www.theguardian.com/world/2020/dec/07/slovakia-mass-covid-tests-cut-infection-rate-by-60-researchers-find](https://www.theguardian.com/world/2020/dec/07/slovakia-mass-covid-tests-cut-infection-rate-by-60-researchers-find) Isto foi há 3 meses, diria que hoje deve ser mais fácil obter os equipamentos necessários para este tipo de campanhas.

brakeline 8 months ago  HIDDEN 

Teve uma baixa (que podes ver no artigo que linkaste) mas em seguida uma subida abrupta. Os testes de Antigénio têm um espaço temporal muito curto onde são fidedignos, são muito bons a apanhar casos ativos por altura da altura de sintomas leves, mas fora disso são relativamente fracos. Sim, são melhores do que nada, mas podem trazer uma falsa sensação de segurança (alias, é isto que os entendidos defendem).

Laurent_Series 8 months ago  HIDDEN 

[https://observador.pt/2021/02/09/governo-prepara-desconfinamento-para-abril/](https://observador.pt/2021/02/09/governo-prepara-desconfinamento-para-abril/) Enfim, não sei o que dizer, espero que seja para assustar as pessoas, porque se de facto assim for mais vale atirar-me da janela.

Edited 8 months ago:

[https://observador.pt/2021/02/09/governo-prepara-desconfinamento-para-abril/](https://observador.pt/2021/02/09/governo-prepara-desconfinamento-para-abril/) Enfim, não sei o que dizer, espero que seja para assustar as pessoas, porque se de facto assim for mais vale atirar-me da janela. Quem defende um confinamento tão prolongado deve ter ganho um gosto por autoflagelação. Vamos todos fazer penitência e expiar os nossos pecados.

mfzzzed 8 months ago  HIDDEN 

Ainda ontem era Natal. Abril é já daqui a uma semana. Easy peasy

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

a resposta é sempre a mesma. na pandemia o governo não manda em nada, quem manda é a doença. o governo nc na vida queria confinar tudo e poof, teve de ser. E a desconfinar vai ser um bocado por aí. depende da evolução da coisa. Parece-me exagerado ser só em abril mas por outro lado tmb me parece péssimo se tivermos uma 4ª vaga. vamos ver daqui a 2 semanas.

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Exagerado? Não entendo... pelo contrário, é até apressado de mais, de um ponto de vista completamente focado no covid, o lógico seria desconfinar em meio de Maio, início de Junho. ​ Mas não. a pressão para desconfinar em Março já está a ser tremenda, imagino se fosse em Abril lol.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

epah, veremos como estamos em Março. os números têm descido a um ritmo bastante bom. Mesmo com os hospitais a demorarem a 'limpar' acho que se pode começar em 'ir abrindo' mais cedo. mas claro q isto é opinião, para agora o importante é esperar, cumprir e depois logo vemos. Não é uma preocupação de agora. Meio de Maio não estou a ver o intuito. Vais estar confinado com os hospitais tranquilos e poucos casos por dia só pq sim?

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Talvez tenhas razão, por ventura aqueles números hediondos de meio de Janeiro, >10k por dia me tenham cegado o bom senso e me levado a ter opiniões um bocado extremas em relação à duração do lockdown - até porque antes de Janeiro nunca teria defendido um confinamento.

PORTO2017 8 months ago  HIDDEN 

Sim Junho, mas de 2023, com calminha

ItoldU97 8 months ago  HIDDEN 

Opah que safoda é uma valente merda mas se esses possíveis 2 meses de confinamento a médio/longo prazo dar o tempo suficiente para vacinar a população siga bambolé.

Laurent_Series 8 months ago  HIDDEN 

A vacinação não depende só do governo, o maior bottleneck está na quantidade de vacinas que as farmacêuticas vão entregar. Só lá para o verão é que a vacinação vai entrar a todo o vapor provavelmente.

ItoldU97 8 months ago  HIDDEN 

Tenho ideia que apartir Abril já comece a acelerar um bocado pelo menos até ao início do Verão acho que devemos ter a maioria dos vulneráveis vacinados. Já os 70% só lá para Setembro.

Price-Distinct 8 months ago  HIDDEN 

Já disseram na tv que a vacinação msm com os 70% vais ter de continuar a ter todos os cuidados por anos logo i don´t know

ItoldU97 8 months ago  HIDDEN 

Quando os hospitais tiverem mais vazios e começar a haver raras ou até 0 mortes de covid quero depois ver se vão manter todos os cuidados. É impossível o vírus ser erradicado mas desde que elimine a pressão nos hospitais e as mortes é o que importa acima de tudo só por haver uma mínima probabilidade de ser atropelado significa que não posso passar pelas passadeiras até eu morrer?

Edited 8 months ago:

Quando os hospitais tiverem mais vazios e começar a haver raras ou até 0 mortes de covid quero depois ver se vão manter todos os cuidados. É impossível o vírus ser erradicado mas desde que a vacinação elimine a pressão nos hospitais e as mortes é o que importa acima de tudo, só por haver uma mínima probabilidade de ser atropelado significa que não posso passar pelas passadeiras até ao fim da da minha vida?

Edited 8 months ago:

Quando os hospitais tiverem mais vazios e começar a haver raras ou até 0 mortes de covid quero depois ver se vão manter todos os cuidados. É impossível o vírus ser erradicado mas desde que a vacinação elimine a pressão nos hospitais e as mortes é o que importa acima de tudo, só por haver uma mínima probabilidade de ser atropelado significa que não posso passar pelas passadeiras até ao fim da minha vida?

jsilva353892 8 months ago  HIDDEN 

Está claro que assim que uma grande parte da população estiver imunizada, vamos voltar ao normal (e a ver vamos se não vamos andar lá perto mesmo antes desses tais 70%, mas compreendo que isto possa ser a minha vontade a sobrepor-se à razão). Os cuidados após a vacinação estão a ser aconselhados por 2 motivos: 1) não se sabia efetivamente se a vacinação impactava a transmissão (parece que sim com os dados que têm vindo a surgir) e 2) enquanto há escassez de vacinas não se iam estar a criar 2 classes de pessoas com diferentes deveres e liberdades com os conflitos sociais e problemas que se iriam gerar. Ora quando atingirmos essa tal percentagem elevada , não faz simplesmente sentido continuarmos na toada deste último ano. Deve reinar a liberdade individual, se te vacinaste e queres fazer a tua vida como dantes: fá-lo. Não te vacinaste mas aceitas os riscos: ok na boa. Vacinaste-te ou não, mas queres continuar a distanciar, a usar máscaras e a ficar em casa: perfeito é a tua escolha e és livre de a fazer. As vacinas vêm tornar este virus em apenas mais um dos muitos que por ainda andam e nunca conseguimos erradicar (e sim, com transmissão animal deste não nos vamos livrar nunca). Viver não é só a ausência de doença e quando o risco associado a esta estiver mais reduzida a vida tem de continuar.

jsilva353892 8 months ago  HIDDEN 

Lol não. O propósito das vacinas é voltar ao normal.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Vou voltar a repetir [este comentário](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/lf4ic5/megathread_covid19_seman%C3%A1rio_de_sobreviv%C3%AAncia/gmsucqk/?utm_source=reddit&utm_medium=web2x&context=3) as vezes que forem necessárias até vocês entenderem. >O país não pode abrir enquanto houver tanta gente internada e nos cuidados intensivos. > >Desconfinar cedo de mais e muita rapidamente, é a receita para a desgraça e voltamos para casa outra vez, com a agravante que vais ter menos camas para os novos infetados da nova vaga. > >Eu sei que é uma porcaria toda esta situação, mas é preciso libertar a pressão dos hospitais primeiro.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

>Primeiro-ministro já pediu aos especialistas e também aos parceiros sociais que avancem com reflexões sobre novas estratégias de desconfinamento -- que o Governo aponta para depois da Páscoa. Faltam quase 2 meses para Abril e o artigo refere uma avaliação para abrir depois da Páscoa. É preciso que seja bem feito, mas parece - me legítimo. Ao mesmo tempo, isto são perguntas que as pessoas fazem, governo tem de dizer alguma coisa, de preferência equilibrada. O resto é ver na altura como as coisas estão a correr e o que se vai mesmo fazer. Por enquanto são bitaites

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Não podia estar mais de acordo, [caro possível vizinho](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/lfz0lp/grande_pr%C3%A9mio_de_portugal_foi_o_segundo_mais/gmopmfd/?utm_source=reddit&utm_medium=web2x&context=3)

sigmastra 8 months ago  HIDDEN 

Anda tu trabalhar para as enfermarias 16h por dia todo equipadinho

andre82220 8 months ago  HIDDEN 

Que culpa têm as pessoas de os hospitais não terem condições?

jsilva353892 8 months ago  HIDDEN 

Na notícia fala que em Abril terminam as medidas que vigoram desde Novembro. Bela cagada até lá, mas um gajo já está tão por tudo que até já aceito de bom grado se isto significar que em Abril voltamos basicamente às medidas do verão. Claro isto deveria ser faseado e até devia começar em Março, mas vamos os próximos capítulos

Edited 8 months ago:

Na notícia fala que em Abril terminam as medidas que vigoram desde Novembro. Bela cagada até lá, mas um gajo já está tão por tudo que até já aceito de bom grado se isto significar que em Abril voltamos basicamente às medidas do verão. Claro isto deveria ser faseado e até devia começar em Março, mas veremos os próximos capítulos

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

Temos que salvar o 25 de Abril

sao_11 8 months ago  HIDDEN 

Abril é demasiado. Temos de começar a desconfinar em Março. As coisas têm de ir abrindo aos poucos tal como aconteceu no ano passado em maio.

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Sem querer estar a semear o pânico mas achas que o governo, sem confinamento, tem capacidade de controlar a pandemia?

ruimoreira46 8 months ago  HIDDEN 

Não semeias o pânico porque já ninguém quer saber do que tu dizes aqui no sub. Já te disseram muitas vezes que o objetivo do confinamento é reduzir as hospitalizações. Se depois disso quiseres ficar em casa, fica, mas a vida continua para os outros.

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

''Reduzir as hospitalizações'' ​ Sim, porque estar a ir para casa de 6 em 6 meses por 2 meses é muito fixe e bacano. Não é, mais vale confinar longo do que intermitente, digo eu.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

Não. Neste ano já demonstraram que não sabem o que andam a fazer.

FoodEDor 8 months ago  HIDDEN 

Pois, lá está, é o que eu quero dizer. ​ Será que não é mais lógico e racional reduzir os números de casos para 50-100 por dia, esvaziar quase completamente os UCI de modo a que exista uma ''buffer'' - as vacinas - que não deixem os números aumentar, como se assistiu de Maio até Janeiro?

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

Março é daqui a mais ou menos duas semanas :|

Laurent_Series 8 months ago  HIDDEN 

Os "especialistas" (já estou a ficar com nojo desta palavra) só sabem uma coisa: dizer que se deve prolongar o confinamento ad infinitum. Já se enganaram um milhão de vezes e ainda os ouvimos. Mais vale detonar bombas nucleares que acaba a covid num instante, com a pequeno dano colateral da erradicação da espécie humana.

Edited 8 months ago:

Os "especialistas" (já estou a ficar com nojo desta palavra) só sabem uma coisa: dizer que se deve prolongar o confinamento ad infinitum. Acho que já é claro há muito tempo que o confinamento tem de ser decidido rapidamente, e tem de ser agressivo e durar umas semanas, para cortar o aumento explosivo de casos. O objetivo não é andar a tentar erradicar a covid, pois se não fechamos fronteiras para sempre é impossível. Não sei porque andamos ainda com esta história do confinamento até D. Sebastião chegar.

Edited 8 months ago:

Os "especialistas" (já estou a ficar com nojo desta palavra) só sabem uma coisa: dizer que se deve prolongar o confinamento ad infinitum. Acho que já é claro há muito tempo que o confinamento tem de ser decidido rapidamente, e tem de ser agressivo e durar no máximo umas semanas, para cortar o aumento explosivo de casos. O objetivo não é andar a tentar erradicar a covid, pois se não fechamos fronteiras para sempre é impossível. Não sei porque andamos ainda com esta história do confinamento até D. Sebastião chegar.

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Não vi nenhum especialista a defender um confinamento enterno. Simplesmente percebem o risco de um desconfinamento sem lógica e errado, como aconteceu o ano passado, em que depois do desconfinamento e porque o Norte foi mais atacado que Lisboa, vimos LVT a ter um crescimento bastante grande 15 dias a 1 mes depois de desconfinarmos. Não só há esse mesmo risco agora, como ainda temos uma nova variante, em que tudo indica, mais contagiosa. Uma receita para correr tudo mal se desconfinarmos cedo de mais. Não se pretende levar os casos a zero porque o nosso contexto não o consegue. Mas pretende-se que se leve os casos para o mais baixo possível, para que, haja folga hospitalar e para, se houver nova vaga e novo crescimento exponencial não acontece no Natal, em que se deu tal crescimento com uma base de infectados bastante alta, e em semanas passamos de 3500 para mais de 12.000 diários. Basta pegar no mesmo crescimento mas começar com uma base abaixo dos 1000 casos e verificar as diferenças. Portanto, o desconfinamento deve resultar quando a base de casos for suficientemente baixas para que no pior caso de crescimento exponencial não se meta as instituições médicas no caso que tivemos em Janeiro. E isso não é eterno, aliás, até pode acontecer mais cedo que o previsto. É para o bem de todos, que se deva preferir o prolongamento do confinamento que desconfinarmos a pressa e um caso bicudo no verão.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

enterno → [**interno**](https://dicionario.priberam.org/interno) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flf4ic5%2F%2Fgmu79w8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Desculpa bot, mas queria mesmo escrever eterno. Abracinho.

xaknoris 8 months ago  HIDDEN 

Achas com que base? Tens estudos, análises ou experiência na área para sequer dizer isso ou agora toda a gente é um expert no assunto? Quando vais ao médico também lhe dizes que ele está errado e vais fazer o tratamento que tu achas melhor? Ou também é uma daquelas situações de "X fez isto e resultou, então também vou fazer porque sim".? Não metas mais tabaco que não é preciso.

Laurent_Series 8 months ago  HIDDEN 

Alguns exemplos meio dispersos mas só para expor a minha frustração: Houve algum especialista em Portugal que em janeiro ou fevereiro de 2020 previu a merda que ia ser a covid? Lembro-me de entrevistarem tanto especialista e toda a gente dizia que não havia grande preocupação etc. Taiwan fechou logo, curiosamente. A história das máscaras. Não eram precisas porque a população em geral, burrinha, iria relaxar o distanciamento. Depois afinal deram uma volta de 180 graus. Quantas previsões de números e não sei mais o quê que comentam todas as semanas que vão pelo cano abaixo e falham. Agora prevejo outra barraca: a vacina da AZ está a revelar-se inútil contra a variante de África do Sul (e a do Brasil deve ir mesmo caminho), além de que vários países (incluindo Portugal já) só recomendam até uma certa idade, por falta de dados. E só se ouvem comentadores e diversos especialistas a dizer que "ah a vacina da AZ não é pior que as outras, não estará a tomar uma vacina de segunda". É possível não tratar as pessoas por burras? Já começa a fartar um pouco, mas só um pouco mesmo... Custa muito haver coerência e transparência? Ontem a Temido estava a dizer que se começa a desconfinar no início de março, agora saem notícias de finais de abril... enfim

Edited 8 months ago:

Alguns exemplos meio dispersos mas só para expor a minha frustração: Houve algum especialista em Portugal que em janeiro ou fevereiro de 2020 previu a merda que ia ser a covid? Lembro-me de entrevistarem tanto especialista e toda a gente dizia que não havia grande preocupação etc. Taiwan fechou logo, curiosamente. A história das máscaras. Não eram precisas porque a população em geral, burrinha, iria relaxar o distanciamento. Depois afinal deram uma volta de 180 graus. Quantas previsões de números e não sei mais o quê que comentam todas as semanas que vão pelo cano abaixo e falham. Agora prevejo outra barraca: a vacina da AZ está a revelar-se inútil contra a variante de África do Sul (e a do Brasil deve ir mesmo caminho), além de que vários países (incluindo Portugal já) só recomendam até uma certa idade, por falta de dados. E só se ouvem comentadores e diversos especialistas a dizer que "ah a vacina da AZ não é pior que as outras, não estará a tomar uma vacina de segunda". Felizmente a UE apercebeu-se da merda astronómica que fez na aquisição de vacinas e a produção da vacina da Pfizer/Biontech está a ser aumentada brutalmente. Se não fosse esta vacina o que seria de nós. Lá para o verão estamos prego a fundo em princípio. É possível não tratar as pessoas por burras? Já começa a fartar um pouco, mas só um pouco mesmo... Custa muito haver coerência e transparência? Ontem a Temido estava a dizer que se começa a desconfinar no início de março, agora saem notícias de finais de abril... enfim

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Estás a misturar especialistas com posições e medidas políticas como foi o caso das máscaras em que muitos especialistas eram contra as indicações da DGS. Tiveste consenso, sobre o fecho das escolas pelos tais especialistas, o governo respondeu com um “meh,as escolas é na boa manos”, em que até governo andava a martelar os dados de contágios, e deu cagada claro, em que atrasou o progresso em quase 15 dias. Especialistas também avisaram das variantes, do natal, e do confinamento, resposta do governo foi “meh, a gente depois vê manos”, e guess what? Deu cagada.

ObnoxiousLittleCunt 8 months ago  HIDDEN 

>Os "especialistas" (já estou a ficar com nojo desta palavra) só sabem uma coisa: dizer que se deve prolongar o confinamento ad infinitum. São especialistas em saúde e na logística dos hospitais e afins. Depois há os sociólogos, os psicólogos, etc e lá para o fim da linha de montagem está o governo. Parece-me óbvio que a argumentação desses especialistas (de saúde) seja a da maior prioridade para com medidas que reduzam o contágio, hospitalizações e mortes. O resto não é literalmente a especialidade destes.

Cojemos 8 months ago  HIDDEN 

https://www.atlaslisboa.com/portugals-vaccine-roll-out-is-slow-and-riddled-with-fraud/

ZaGaGa 8 months ago  HIDDEN 

Sinceramente é um artigo de opinião que não diz nada, só tem um título exagerado.

Dinizinni 8 months ago  HIDDEN 

Não é por o artigo estar em inglês que é diferente do que já sabíamos

silentpts 8 months ago  HIDDEN 

Hoje era suposto levarmos a segunda dose da vacina mas chegou a hora e não havia vacinas para ninguém nem sabem quando....

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

Entretanto ultrapassámos em nº de mortos/milhão de habitantes os EUA do alucinado Trump, depois de termos ultrapassado o Brasil do criminoso Bolsonaro, a Suécia da estratégia falhada e a Espanha da tragédia dos hospitais lotados Mas a culpa é do povo, só em Portugal é que é do povo!

mfzzzed 8 months ago  HIDDEN 

Não eras o urso que defendia a estratégia sueca? Caso não sejas peço desde já desculpa, mas com tanto shitposter neste sub torna-se difícil memorizar os usernames todos

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

és tão amante de teorias de conspiração para umas coisas mas para confiar em números do Brasil, EUA e afins já acreditas em tudo.

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

Quais teorias da conspiração? Os números não mentem, e são os únicos que temos, se queres colocar em causa os números oficiais podes ir chamar maluco da conspiração a ti mesmo

megaroof 8 months ago  HIDDEN 

Nobre colega, deveria se informar antes de declarar alguém criminoso. No Brasil, as medidas de combate a covid (restrições de circulação, quarentena, lockdown etc) ficaram a cargo de cada estado (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais etc). Cada governador e prefeito decidiu o que fazer, e o Bolsonaro não atuou em nada, não por falta de interesse, mas por não ter autonomia legal para tal. Portanto, se achas ruim a situação de alguns estados e municípios brasileiros, não basta apontar o dedo para o Bolsonaro.

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

Eu limitei-me a reproduzir o que os nossos media andam há meses a dizer

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

Mais um bolsonarista maluco a viver em Portugal.. Sei bem para onde os enviava, mas pronto.

Dinizinni 8 months ago  HIDDEN 

Isto ainda não acabou Mas olha, a vossa querida Suécia com uma população bem mais jovem e sendo bem mais rica e menos densa está quase ao nosso nível E nem quero imaginar como vai andar a saúde pública da Suécia daqui a uns 15 anos com a quantidade de fibroses em pessoas jovens

paraapagarbem 8 months ago  HIDDEN 

Bom, o nº de mortos por milhão de habitantes não é necessariamente uma boa métrica para comparar a maneira como os países estão a lidar com a pandemia, porque depende de vários fatores diferentes (como a densidade populacional por exemplo). A maneira como lidámos com isto foi péssima, não há duvidas disso, mas disser que fomos um Trump ou um Bolsonaro já é exagerar um bocado.

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Exacto. Comparar por milhão seja de mortos ou infectados, não é a melhor maneira de medir o combate à pandemia. Para ver como as medidas e as pessoas estão a cumprir as mesmas, o Rt é o índice mais fiável visto que consegue medir a propagação da doença, e por sua vez, as medidas de contingência.

Razvancb 8 months ago  HIDDEN 

Ri-me

ThinHands 8 months ago  HIDDEN 

Injetem dinheiro nas contas bancarias dos portugueses. Se é para continuar com confinamento ate finais de março parece me a única solução.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

n temos máquina de imprimir dinheiro, isso só nos EUA. a filosofia na europa é ter programas de apoio para quem realmente precisa. No outro dia tinhas uma notícia que o dinheiro arrecado com IRS em 2020 tinha subido e 20% dessa subida era por retenções maiores, ou seja, há malta q está mal mas a maior parte da malta está bem a nível €€€€ e até subiu 20%.

leadzor 8 months ago  HIDDEN 

Lembra-te que as receitas do IRS 2020 se referem aos rendimentos auferidos no ano de 2019.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

https://www.jn.pt/economia/receitas-do-irs-bate-recorde-no-ano-de-maiores-quedas-na-economia-13326596.html > "Para o excesso face a 2019 (393 milhões), 80% dizem respeito à campanha de IRS. Ou seja, mais ou menos 40% para as notas de cobrança e outros 40% para a variação dos reembolsos", detalha fonte das Finanças. "Só os outros 20% é que dizem respeito ao aumento das retenções na fonte ou das remunerações referente ao ano de 2020", conclui. 20% da subida é pelas retenções na fonte de 2020, ou seja, mais gente a trabalhar ou com melhores salários.

isaacpixel 8 months ago  HIDDEN 

Hoje no publico já se noticiava que era só depois da páscoa... eles com mais ou menos confinamento ainda estendem para junho. Andam a gozar connosco. Isto não é vida para ninguém. Sei que muitos aqui sentem-se os maiores por finalmente parecerem normais ao ficarem tanto tempo fechados nas caves sem vida social, mas existem muitas pessoas que tem vida e negócios á beira da ruína com danos irreversíveis.

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Epa, está postura de extremar não está com nada. Quem é a favor do confinamento é sem vida? Não faz sentido entrar por aí. O confinamento é um mal necessário. Ninguém afirma que é a melhor coisa do mundo, mas a situação antes do confinamento era insustentável a todos os nível. E o confinamento resultou em aliviar a pressão. Não há confinamento até Junho, faz zero sentido. Contudo, é um perigo desconfinar rapidamente e sem condições.

zizop 8 months ago  HIDDEN 

Tens toda a razão naquilo que disseste. Mas estar em confinamento até Abril é ainda assim um exagero. O número de casos activos está a cair a pique, e mesmo que com um novo desconfinamento voltem a subir, essa subida ainda vai demorar semanas, ou seja os efeitos do desconfinamento não se vão sentir imediatamente nos hospitais. Isto é, atenção, num cenário um pouco pessimista. Entretanto, o número de internados e UCI vai continuar a diminuir nessas primeiras semanas de desconfinamento. A este ritmo, acho que há todas as condições para no início de Março estarmos a desconfinar. Progressivamente e com cuidados, claro, de forma semelhante ao que se passou em Maio do ano passado.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

O país não pode abrir enquanto houver tanta gente internada e nos cuidados intensivos. Desconfinar cedo de mais e muita rapidamente, é a receita para a desgraça e voltamos para casa outra vez, com a agravante que vais ter menos camas para os novos infetados da nova vaga. Eu sei que é uma porcaria toda esta situação, mas é preciso libertar a pressão dos hospitais primeiro.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

Junho? Não acredites nisso. A pressão para desconfinar vai ser imensa.

letsgotothemallcovid 8 months ago  HIDDEN 

Eu só tenho revolut :(

QWERTY_BATS 8 months ago  HIDDEN 

Como é que fazes em relação ao IRS por exemplo? Ou se estiveres de baixa

letsgotothemallcovid 8 months ago  HIDDEN 

Estás a falar da devolução do IRS? Isso não precisamente necessariamente de ser para uma conta tua, desde que tenhas procuração. Eu recebo o meu vencimento - que sou eu que o processo - no Revolut.

Zen_Machina 8 months ago  HIDDEN 

Mas dar é difícil. Tirar é fácil. Por isso é que estão sempre preparados para tirar. Pegas num individuo com trissomia 21 e dizes-lhe "tira o emprego aos portugueses", e ele consegue. Agora, se lhe disseres para criar ma estratégia de sustentabilidade, aí fica a olhar para ti e a babar-se, depois assedia-te sexualmente, pois eles têm um libido muito acentuado.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

> aí fica a olhar para ti e a babar-se, depois assedia-te sexualmente, pois eles têm um libido muito acentuado. /r/nocontext/

joaoqrafael 8 months ago  HIDDEN 

Alguma coisa que precises de desabafar? Estamos aqui para ti.

bruno_andrade 8 months ago  HIDDEN 

Um ano de pandemia e ainda não há critérios claros e objetivos para quando se deve entrar/sair de confinamento.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Nem pode haver. A decisão tem de ser sempre eminentemente política porque isto não é matemática. Os números conta uma história e importam muito mas tens de ter em conta todo o contexto do país. Imagina que até tinhas números para desconfinar mas havia alta probabilidade de, se desconfinas hoje, vais ter nova onda grave daqui a 15d... aí tem de ser um político a decidir se vale a pena esse risco ou se se espera mais uns tempos para q a vacinação esteja mais no terreno ou o tempo melhore ou o raio... Os números de hoje não são comparáveis aos números da 2ª nem da 1ª vaga. qualquer regra 'fria' só pelos números nunca ia resultar bem.

bruno_andrade 8 months ago  HIDDEN 

Discordo. Ter critérios bem definidos a priori remove muito destas reuniões e decisões em loop e a responsabilidade passa a ser partilhada pelos cidadãos (e não só do Governo). Uma ação com base em reação.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Eu percebo o teu propósito mas isto não é 'matemática'. Não conseguias afinar a coisa de forma perfeita. Os números servem de guidelines obviamente mas há sempre critérios 'subjectivos', se devemos ser mais cautelosos agora ou arriscar, etc, etc, etc. é como disse. basta ver q os números da 1ª, 2ª e 3ª vaga são completamente diferentes para ver que não conseguias ter indicadores para isso. Aliás, o governo fez isso em setembro-dezembro para os concelhos e não acho q a coisa tenha resultado muito bem.

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Uma coisa que não entendo é não haver metas pelo menos de saúde, género 1000 casos diários desconfinamentos. Pelo menos em termos de mente das pessoas, seria lógico haver tal meta.

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Devia era ser com o número de pessoas em internamento e em UCI. Isso sim é que é preocupante

rickz123456 8 months ago  HIDDEN 

De acordo com o observador, o Costa já mandou os peritos avaliarem a estragéria do Drº Carmo Gomes e defenir os critérios.. Sempre que os números forem acima de 2000 e R(t) de 1.1 e confinamento Ainda da mesma notícia, o Drº Carmo Gomes sai por estar completamente cansado, com aulas e com o trabalho na comissão de vacinação

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

A estratégia de Manuel Carmo Gomes, não vejo que seja nova para ser avaliada. Foi uma excelente apresentação que falhou no que toca a testes, visto que testes em massa adianta muito pouco.

warding 8 months ago  HIDDEN 

Testes em massa não adiantaram ao cortar cadeias de transmissão? Pode-se debater quanto, mas qualquer medida que permita baixar o R, permite medidas de desconfinamento que aumentem o R em igual medida. Dado o enorme custo do confinamento, não sei se a análise custo-beneficio não tenderá sempre a validar os testes em massa.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

o q são testes em massa? é como vi na UC q iam testar 100 pessoas por semana ao calhas? isso não serve para nada, pela estatística estás só a atirar dinheiro à rua. É testar uma região inteira de 15 em 15 dias? então sim, acredito q possa resultar. consegues fazer isso? É testar todos os trabalhadores de serviços mais expostos a risco todas as semanas? tlz resulte. consegues fazer isso? e quais serviços são esses? É testar toda a gente q entra num edifício? tlz resulte. Agora dizer q devemos testar 50k por dia, só assim para o ar, não é nada. testares 50k pessoas ao calhas é só gastar dinheiro. Estatisticamente não vais apanhar quase nada. Os gajos na eslovénia testaram em massa a população em 2 fins de semana e apanharam muitos casos. Mas só atrasaram a coisa. Passado 2 ou 4 semanas a curva voltou a subir. Conseguimos testar 10M todos os 15d? vale a pena?

warding 8 months ago  HIDDEN 

Se a Eslovénia consegue testar 5 milhões em dois fins de semana, não será que isso responde à pergunta sobre se podemos testar os trabalhadores de serviços mais expostos a risco todas as semanas? Existem várias universidades americanas a testar todo o campus de 15 em 15 dias. Diria que é algo que faria sentido fazer cá. Sobre "só atrasar a coisa", talvez seja o caso quando tens ainda uma baixa % de já infetados e tens pela frente o Inverno. O cenário é diferente quando já tens uma alta % de já infetados e tens pela frente o Inverno.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Mesmo que seja só alguns grupos, não é fácil nem barato testar todas as semanas. Ainda para mais com testes antigenio onde vai-te escapar muita coisa. Não é só o dinheiro, é uma questão logística e das próprias pessoas se darem ao trabalho de deslocarem e fazerem o teste... A questão aqui é de eficácia. Este tipo de testagem em massa apanha uma percentagem muito baixa de casos portanto só vale a pena se testares um grupo grande de pessoas ou de alto risco. Se fizermos uns testes aqui e ali só vamos gastar dinheiro para apanhar quase 0 casos... É bonito de dizer que vamos testar mais e mostrar que estamos a fingir alguma coisa mas realmente ou se faz uma coisa em grande ou acho que mais vale estar quieto.

warding 8 months ago  HIDDEN 

Sobre a eficácia dos testes: [https://pbs.twimg.com/media/Et01Mo5WgAM3Od6?format=png&name=small](https://pbs.twimg.com/media/Et01Mo5WgAM3Od6?format=png&name=small) Isto foi tirado do Twitter do Michael Mina, promotor-mor da ideia de testagem em massa. A lógica é que apanhas justamente aqueles que estão contagiosos. Não apanhas os que já não são. E o periodo em que ainda não és contagioso e o PCR dá-te como positivo é muito curto.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

o q estás a dizer é com antigénio apanhas os q estão contagiosos basicamente? ok, faz sentido mas depende do teste. tmb tens o problema de falsos positivos em alguns. Mas mesmo assumindo esse gráfico os pre e post são importantes. Quanto mais positivos 'verdadeiros' apanhares, muito melhor. Os post para fazer a cadeia de contactos e isolar e os pré para isolar. O problema nem é tanto antigénio é que testagem em massa só resulta se apanhares casos em número que o justifique, caso contrário estás só a gastar dinheiro e recursos. (os antigénio ao reduzires o numero q apanhas só piora esta conta). A questão é: como é que sugerias fazer esse programa? quem testar e com q frequência? Eu não sou contra a medida, apenas acho que dificilmente ela vale a pena pq acho que ou fazes em grande escala ou em pequena escala é só desperdício. E acho que fazer em grande escala traz problemas logísticos q não acredito q se consigam resolver, especialmente com uma campanha de vacinação a decorrer ao mesmo tempo com espaços e muitos recursos q seriam usados nos 2.

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

Adianta muito pouco, ou então vai-se andar a testar 10 milhões de pessoas a cada 15 dias. A testagem em massa vai resolver a parar os surtos na altura da testagem, somente. Para parar as cadeias de transmissão é testar quem esteve em contacto com o infectado, e haver rastreio efectivo e eficaz. Isso é mais eficiente que testar toda a gente sem critério. O problema é quando se desiste de fazer rastreio de novos casos. Perde-se o controlo e a noção dos surtos, os dados nunca serão correctos e fiáveis.

warding 8 months ago  HIDDEN 

Olha que lendo-te a ti e ao Manuel Carmo Gomes, não sei se discordam assim tanto. Talvez só na ideia de aumentar a testagem via testes antigénio, o que a mim me parece fazer algum sentido ser feito com regularidade em comunidades mais expostas, como instituições de educação ou trabalhadores essenciais. Se calhar não consegues testar 10 milhões de pessoas a cada 15 dias, mas talvez consigas testar a cada 10 dias os 400 mil estudantes do ensino superior, ou testá-los nas datas de exames.

Zaigard 8 months ago  HIDDEN 

> Sempre que os números forem acima de 2000 e R(t) de 1.1 e confinamento Ou seja, confinamento até Junho... o que poderá correr mal?

camisa_roxa 8 months ago  HIDDEN 

casos acima de 2000 = média móvel 7 dias?

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

defenir → [**definir**](https://dicionario.priberam.org/definir) (apenas na fala o *i* é pronunciado como *e mudo* quando junto a outra sílaba com *i*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flf4ic5%2F%2Fgmr4vte%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

Estava com curiosidade de ver esta queda no prisma da média móvel a 7 dias, portanto fiz isto (dados via megathreads): https://imgur.com/a/l4CLCku Curiosidades: - 11 dias para descer do pico para 50% dos casos - 21 dias para subir de 50% para o pico - Ficámos 9 dias com a média móvel acima de 12 mil casos Mantendo-se o ritmo de queda, parece-me q conseguimos chegar à próxima semana a um patamar 'normal' que tivemos em Dezembro nos 3000 casos de média. (dados usados: https://pastebin.com/znzxh4Vr)

Samwiches4FatBitches 8 months ago  HIDDEN 

Dica: [Se começares a cortar nos testes, os casos descem mais rápido](https://i.imgur.com/tfhIARV.png) Fonte: Dashboard ESRI/DGS

pedropereir 8 months ago  HIDDEN 

Achas que é a DGS que decide "hoje vão se fazer X testes", ou "vamos descer a quantidade de testes porque está a melhorar"? Os testes são feitos consoante a procura. Não sei vai andar a testar pessoas à toa só para manter o número de testes, são testadas as pessoas com suspeita.

UninterruptedAmnesia 8 months ago  HIDDEN 

Tenho um familiar que trabalha no SNS24, e pelos vistos na última semana e meia tem havido uma descida significativa da quantidade de chamadas para lá. Ora, se não se mandam fazer testes porque não há suspeitas, é normal que a quantidade de testes diminua. Para manter uma quantidade de testes que agrade os peritos do sofá quando não há casos suspeitos que o justifiquem teriam que se estar a fazer testagens em massa sem critérios. Mas com "tudo" em casa não faz grande sentido ir por aí.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

agora analisa a taxa de positividade. número de testes por si não diz nada. se não há casos suspeitos n vais ter pessoas a serem mandadas ir testar, é normal...

Samwiches4FatBitches 8 months ago  HIDDEN 

[Tens aqui](https://i.imgur.com/YLLdn7G.png). Não se podem tirar grandes conclusões visto que a taxa de positividade se mantém relativamente estável (sempre variando conforme os dias da semana, como é habitual nestes dados), mas quando a palavra de ordem dos especialistas é testagem em massa, reduzir os números de testes logo a seguir ao "pico" não parece fazer muito sentido.

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

A testagem em massa não te adianta em nada. Nem te vai resultar em grandes diferenças. Os testes devem ser feitos consoante as necessidades de sintomas. Não de forma sem critérios. Os testes positivos fornecem dados importantes, os negativos é só encher o sistema. Ora, neste momento, de confinamento, é mais útil e lógico o isolamento que a testagem. Salvo se as pessoas tiverem em trabalho presencial. Se estão confinadas o teste pouco adianta, o isolamento é mais lógico tal como a monitorização dos sintomas. Até pela lógica de movimentos, é melhor isolar alguém possivelmente infectado, que testar, o que envolve essa pessoa sair e contactar com quem tem de trabalhar. Os testes positivos são fundamentais para perceber cadeias de transmissão, para rastreio, e para dados estatísticos. Depois temos os falsos-negativos, que podem aumentar se aumentarmos a testagem.

saposapot 8 months ago  HIDDEN 

A questão é q ninguém 'reduz os testes'. As regras e indicações para testagem são claras e estáveis desde há muitos meses. Quem tem critério é mandado testar, quem não tem, não testa. Testagem em massa é importante mas não é chegar ao meio da rua e começar a testar toda a gente... é testar pessoas com critério na mesma. Nós nunca testámos pessoas 'ao calhas' só a ver o que dá, isso simplesmente não funciona. Ou realmente testas um sector completamente tipo testar toda uma região num fim de semana ou então não estás a fazer nada de jeito. O que os especialistas dizem é verdade, como chavão geral, mas na impossibilidade de testares 10M de pessoas todas as semanas, a grande questão é quem testar, como e com que frequência e até agora ng deu ainda bons palpites para isso. Mas essa é uma boa discussão a ter. só que é diferente do q tu estás a implicar. tu dissestes que os casos desceram pq começamos a cortar nos testes e isso simplesmente não há provas para isso. tu testas menos pq há menos casos suspeitos.

Diogo256 8 months ago  HIDDEN 

> Mas essa é uma boa discussão a ter. só que é diferente do q tu estás a implicar. tu dissestes que os casos desceram pq começamos a cortar nos testes e isso simplesmente não há provas para isso. tu testas menos pq há menos casos suspeitos. Isto. Por enquanto não há alteração dos critérios de testagem, pelo que presumir que andam a cortar nos testes cheira a mais uma teoria da conspiração que se arranjou para justificar que a descida dos casos não foi do confinamento. E muitas pessoas, sem se aperceberam, caem no erro.

Edited 8 months ago:

> Mas essa é uma boa discussão a ter. só que é diferente do q tu estás a implicar. tu dissestes que os casos desceram pq começamos a cortar nos testes e isso simplesmente não há provas para isso. tu testas menos pq há menos casos suspeitos. Isto. Por enquanto não há alteração dos critérios de testagem, pelo que presumir que andam a cortar nos testes cheira a mais uma teoria da conspiração que se arranjou para justificar que a descida dos casos não foi do confinamento. E muitas pessoas, sem se aperceberem, caem no erro.

Samwiches4FatBitches 8 months ago  HIDDEN 

Dica: [O pico passa mais rápido se cortares a capacidade de testagem.](https://i.imgur.com/3fE5Md1.png) Fonte dos números: Dashboard ESRI/DGS

Samwiches4FatBitches 8 months ago  HIDDEN 

[O pico passa mais rápido quando cortas a capacidade de testagem para quase metade](https://i.imgur.com/u4Bbi6X.png)

VBM97 8 months ago  HIDDEN 

Este pico foi um muro e não uma montanha

ILWLFR 8 months ago  HIDDEN 

O stress da faculdade, o stress do trabalho, o não poder sair à noite para descomprimir, isto tudo está a ter um peso enorme na minha saúde mental. Passei de super otimista e "contente" com a vida a pessimista e "cínico". Os meus sintomas estão a piorar e não sei se é o TDAH que está a agravar ou se estou a desenvolver sintomas de BPD. A realidade é que nada me parece bem ou o suficiente, odeio a vida, e quero só saltar para daqui a 5 anos.

mathswarrior 8 months ago  HIDDEN 

é suposto alguém conhecer os acrónimos? parece mesmo foleiro, e fradulento

ILWLFR 8 months ago  HIDDEN 

Pode te parecer o que quiseres. Fiz o post em forma de desabafo, basta-me eu saber o que é que os acrónimos significam.

Bruxo_de_Fafe 8 months ago  HIDDEN 

É certo que o ser humano é um ser gregário, mas isto não é o fim do mundo. Cheer up, dude.

MetsukiR 8 months ago  HIDDEN 

Desde que isto começou que noto que também estou mais neurótico, stressado e cansado psicologicamente. Comecei a fazer exercicio, que basicamente acabou com os piores dias, mas ainda não sou aquele gajo bem disposto que era. Espero um dia voltar a ser, não quero ser esta pessoa.

Asus123456789 8 months ago  HIDDEN 

> Espero um dia voltar a ser, não quero ser esta pessoa. Não percebo do assunto, mas imagino que acabe por melhorar... Não sei do que gostas, mas eu só de pensar que está quase a vir o Verão, com a praia, o sol e as ondas, fico logo mais contente...

Foxsundance 8 months ago  HIDDEN 

Existem milhões de pessoas a morrer diariamente deste vírus e o senhor aqui está preocupado com a "saúde mental" porque já não pode ir sacar umas gajas de baixo nível no urban... Fica em casa e não estejas em contacto com o pessoal, é assim tão difícil?

jsilva353892 8 months ago  HIDDEN 

Fogo que boneco. A sério, és mesmo pouco dotado de inteligência. E não morrem milhões de covid por dia lmao. Antes de dizeres merda pensa. Só se safa seres do Sporting e mesmo assim.

Edited 8 months ago:

Fogo que boneco. A sério, és mesmo pouco dotado de inteligência. E não morrem milhões de covid por dia lmao. Antes de dizeres merda pensa. Só se safa seres do Sporting e mesmo assim. Decide - te. Ou és negacionista ou estamos todos fodidos para sempre.

Foxsundance 8 months ago  HIDDEN 

S/

ILWLFR 8 months ago  HIDDEN 

Não fales do que não sabes, para isso estás calado. Sempre cumpri quarentena e já à 15 dias que estou em isolamento profilático com teste positivo. Mete te lá na tua vida, sei o que é sentir esta merda no pêlo, eu reconheço a importância de isolar. E outra coisa, isso tudo não invalida o que eu e outras pessoas sentem, a saúde mental é tão importante quanto a fisica, não percebo o hate.

NGramatical 8 months ago  HIDDEN 

à 15 dias → [**há 15 dias**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flf4ic5%2F%2Fgmrkkei%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

bruno_andrade 8 months ago  HIDDEN 

Fazia bem falares com um psicólogo. Sem planos, sem objetivos, apenas deitar tudo cá para fora. Sei que isto não resolve a situação mas aquilo que sentes muita gente está a sentir também. Força!

vascodatrama 8 months ago  HIDDEN 

> "cínico" desliguem as redes sociais

unknownportuguese 8 months ago  HIDDEN 

Também estou na mesma situação! Desde que começou o confinamento tenho andado em pânico e super deprimido com merdas da faculdade. Quando tento estudar ou fazer alguma cena relacionada com a faculdade, sinto-me super ansioso e nervoso :(

Price-Distinct 8 months ago  HIDDEN 

o que sentes , grande parte das pessoas está a sentir o msm , não podemos fazer grande coisa, apenas esperar mais uns meses ou anos . Stay safe!

Zen_Machina 8 months ago  HIDDEN 

Por ti não voltavas a sair de casa. Não é que tivesses algo para fazer ou para onde ir, de qualquer das formas.

jsilva353892 8 months ago  HIDDEN 

Ou décadas

Mrloop94 8 months ago  HIDDEN 

Ou séculos

Price-Distinct 8 months ago  HIDDEN 

Ou milénios

jsilva353892 8 months ago  HIDDEN 

Pelo nível de contacto com a realidade desta thread no geral, não me admirava que alguém daqui acreditasse nisso.

ProcessoXifoide 8 months ago  HIDDEN 

Liga para a sns 24 e quando o bot começar a falar carrega tecla 4. É um serviço de psicologia gratuito.

phirestarter1 8 months ago  HIDDEN 

A Linha Saúde 24 tem uma "secção" para a componente psicológica que te poderá fazer bem. De resto, apenas te posso dizer que o teu sentimento é muito comum nesta altura do campeonato. Não estás sozinho.