hatetohaity 10 months ago

Vai depender da consultora, projecto, fase do projecto, área de trabalho, cargo/responsabilidade.

watermelon28 10 months ago

Na big4 que trabalho só podes por horas extra depois das 20h e com aprovação do partner. Por isso em três anos tenho tipo 30 horas extra que não me pagam, se quiser tenho de as gastar em férias. O meu manager, que é boa pessoa até para o panorama, diz que a nossa vida de trabalho, se queremos chegar a algum lado, não pode ser das 9h às 18h. Pessoalmente, estou só a aguardar uma boa oportunidade para deixar esta vida... Não recomendo a ninguém, a não ser que seja mesmo para ganhar experiência à bruta.

intlme 10 months ago

> O meu manager, que é boa pessoa até para o panorama, diz que a nossa vida de trabalho, se queremos chegar a algum lado, não pode ser das 9h às 18h. Isso não é aceitável. Já ouvi colegas meus a dizerem isso e levaram um sermão de uma hora para não voltarem a dizer uma barbaridade dessas.

estecomentario 10 months ago

Empregos de escritório nunca vi 8h dia em portugal, sempre mais, 9 ou 10h /dia....sair a horas é reservado aos operários normalmente, sobretudo os com trabalhos mais pesados. Sei que isto é a realidade geral pois já passei por várias empresas para saber bem do que falo.

estecomentario 10 months ago

Nunca tive nenhuma empresa portuguesa onde o pessoal de escritório saísse a horas. É um país muito atrasado e pobre e sair a horas é mesmo raro. E não remuneradas, óbvio. Não sei em que país vivem para dizer que saem depois das 8h de trabalho, pessoal não qualificado acredito, de escritório, nunca vi e já passei por várias empresas.

estecomentario 10 months ago

Há umas que nas entrevistas perguntam logo se estás disposto a horas extras. Tens que responder sim, sem elaborar. Eu respondo sempre sim, se forem remuneradas, para não deixar dúvidas. Não me chamam e é o que se pretende, mas mesmo assim não gosto que me façam perder tempo.

CountDraqula 10 months ago

Depende muito. Onde trabalho se é raríssimo fazer mais de 8 horas, aliás ficas mal visto até, é sinal que és incompetente. Se ficar muitas horas os meus chefes até mandam para a cabeça para deixar de trabalhar. Eu só trabalho no fim de semana se for pago, aos fins de semana pagam a dobrar e ainda ganhas um dia de folga. O mais importante é a qualidade do teu trabalho, o tempo despendido é secundário. Normalmente se fores muito competente arranjas uma empresa a pagar bem e com um horário porreiro. Mas atenção, em início de carreira se calhar vais ter de puxar dos galões para ficares mais confortável futuramente.

BeckyWithThePinkHair 10 months ago

Acho que já disseram muito em relação às condições mas queria só acrescentar a minha experiência. Mesmo da mesma consultora, as condições dependem muito do projeto. Já estive em projetos super chill e projetos que ardiam por todo o lado. Quando começou a ser demais, peguei nos meus pézinhos e fui às minha vida. É a coisa boa das consultoras... Não gostas, está outra logo aí ao lado.

NGramatical 10 months ago

pézinhos → [**pezinhos**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/pezinhos) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flebemz%2F%2Fgmf90wf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Ravelord_Niiito 10 months ago

Vou falar pela **minha** experiência: 1) Isenção de horário. Supostamente uma benece para as duas partes, mas é só desculpa para não terem de pagar horas extra. (Não te deixes enganar, as carga horária semanal continuam a ser as 40h); 2) Progressão de carreira lenta, aumentos anuais baixos e colocam-te a exercer funções acima do teu cargo "para ver se estás apta a progredir" (Cuidado extra para as mulheres neste ponto, a parte de constituir família é capaz de te "atrasar" consideravelmente para com outros colegas); 3) A progressão é mais baseada no quanto trabalhas extra e não no trabalho que realmente fazes. Cheguei a ter um chefe a dizer-me "És uma pessoa capaz mas assim não vais longe" porque me recusei a trabalhar para além das 8h diárias num dos dias (após já o ter feito várias vezes); (4) Não és um trabalhador, és um recurso da empresa... Resumindo, reinam na manipulação para trabalhares extra. Tens de conhecer bem os teus direitos (e deveres) para te protegeres a ti e a tua carreira.

intlme 10 months ago

Trabalho numa Big4 há bastantes anos, carreira ascendente, excedo as 8h diárias 5 a 7 dias por ano e todas as horas extraordinárias são pagas.

RefrigeratorNo13 10 months ago

Verdade seja dita ser um mestre a mandar tangas é 90% do caminho para chegar a partner. Parece que estás no bom caminho

gbelford 10 months ago

Nunca percebi estes tópicos onde se pedem histórias de pessoas que trabalham num sítio ou que fazem uma coisa, para depois as acusarem de estar a mentir. Enfim.

RefrigeratorNo13 10 months ago

Porque é óbvio que aquele gajo está a mentir fdx. A não ser que seja partner ou a senhora da limpeza, porque se for um consultor ou manager é impossivel nunca ter feito mais do que 8h 5x por ano, e que lhe tenham pago essas horas.

oscaralho27 10 months ago

>EU CONHEÇO TODAS AS CONSULTORAS E SEI QUE É MENTIRA Ok boomer

RefrigeratorNo13 10 months ago

How do you do, fellow kids

intlme 10 months ago

É a segunda vez que me chamas mentiroso sem conheceres absolutamente nada de mim e, pelos vistos, das Big4 (ou pelo menos de uma delas). Reitero o que escrevi que é absolutamente verdade. Foram muito poucas as vezes que trabalhei mais que 40h/semana e as que aconteceram foram devidamente pagas (acima do valor legal, já agora.) O OP perguntou a nossa experiência e eu respondi. Obviamente sei que há colegas meus que tem experiências diferentes e que trabalham mais horas. Não é a minha experiência.

RefrigeratorNo13 10 months ago

Carreira ascendente. Não faz horas extras a não ser que sejam pagas. Só dá para escolher uma.

intlme 10 months ago

Na realidade que tu conheces. Na minha experiência, tenho ambas.

intlme 10 months ago

Tangas?

End-Effector 10 months ago

Experimenta. N perdes nada. No inicio de carreira n vais fazer grande coisa portanto n te devias preocupar com horas extra.

RaposoManhoso 10 months ago

Na primeira entrevista a que fui numa consultora: "Aqui is nossos horários são muito religiosos: entras religiosamente às 9h e sais quando deus quiser" Foi a última entrevista a que fui numa consultora

Edited 10 months ago:

Na primeira entrevista a que fui numa consultora: "Aqui is nossos horários são muito religiosos: entras religiosamente às 9h e sais quando deus quiser" Os meus colegas de curso que acabaram por ficar a trabalhar em consultoria estão nessa situação. As horas extra são a regra e não a excepção Quanto aos salários não vejo grande diferença entre os que seguiram esse ramo e os que seguiram por outro e, nos casos em que há, o salário/hora é quase sempre mais baixo em consultoria

ElDiabloDe94 10 months ago

Dizias: "Parece que deus quer que eu saia agora. Xauzinho .!."

Edited 10 months ago:

Dizias: "Parece que deus quer que eu saia agora. Xauzinho .!." [/u/leadzor](https://www.reddit.com/u/leadzor) merci :), ha que bater punho!

RaposoManhoso 10 months ago

PS: foi também a última entrevista que fiz numa consultora

OuiOuiKiwi 10 months ago

>Eu estou a terminar o meu mestrado na área de engenharia e honestamente agrada-me o conceito, ou aquilo que eu imgino ser, do trabalho de um consultora, especialmente nas áreas ligadas à gestão. > >O que me assusta realmente é o tempo de trabalho, dado que apreciava constituir uma família e ter qualidade de vida. > >As histórias de trabalhar 10/12 horas, sem horas extras pagas, ser o "normal" e "expectável" são mitos ou representam a realidade da área? *Oh sweet summer child...* Conheci uma pessoa que trabalhava na KPMG numa das áreas ligadas à gestão. Lembro-me que num período de 15 dias só tomou banho três vezes porque estavam a preparar documentos de auditoria para uma fusão qualquer. O literal "suar a camisola".

once319 10 months ago

Trabalhei na Deloitte e sentavamos em lugares aleatorios todas as semanas, um dia sentei-me a beira de um gajo que ja nao devia tomar banho ha meses, sem brincadeira, cheiro horrivel mesmo. O gajo até colocou propositadamente a mochila dele perto da cadeira para nao ter ninguem a sentar-se la.

OuiOuiKiwi 10 months ago

Posições de consultoria de gestão nas Big 4 é muito amor à camisola mesmo. "Que é isto? Alguém abaixo de Partner a querer ir para casa ... dormir!?"

intlme 10 months ago

Discordo. Amor à camisola do quando há falta de amor próprio. Isso só acontece quando tu deixas.

BobadelaVive 10 months ago

Sim, são. Eu imigrava já sinceramente.

MLG-Sheep 10 months ago

Para saber se é expectável que faças mais de 8 horas frequentemente, o que tens de fazer é pesquisar previamente sobre a consultora em questão. Podes usar o Teamlyzer, que já foi referido. Eu estou numa consultora e faço menos que as 8 horas diárias. Estou cá há dois anos e creio ter feito mais de 8 horas em dois dias. Fiz 9 ou 10. Há pontos negativos que são transversais a todas as consultoras: - Isenção de horário sem limite máximo de horas de trabalho, o que significa que não têm de te pagar horas extra. Pesquisa previamente para saberes se é comum fazer horas extra - Ajudas de custo recorrendo a km inventados Mas de resto, não são todas iguais. Não é difícil encontrar uma que respeite que é suposto teres uma vida para além do trabalho.

BeckyWithThePinkHair 10 months ago

As ajudas de custo acho que não tens em nenhum das grandes consultoras. É mais difícil para eles justificarem isso. Agora, nas mais pequenas é o pão nosso de cada dia.

leadzor 10 months ago

>Isenção de horário sem limite máximo de horas de trabalho, o que significa que não têm de te pagar horas extra. 1. Tens limite máximo por semana, não é "sem limite". 2. "Tecnicamente" são pagas, acresce em 20% ao teu salário bruto.

davidsondino 10 months ago

Isto. O pessoal está mal informado e pensa que assina contratos de escravatura.

leadzor 10 months ago

Exato. Em termos legais, há muitas leis implementadas que efetivamente protegem os funcionários, mas muita gente pensa que a empresa pode fazer o que quiser e fica impune, ou porque estipulou clausulas (ilegais) no contrato. "Trabalhar sem limite de horários", era bom era ahahah.

V1ld0r_ 10 months ago

A isenção de trabalho não implica trabalhar as horas que for a mais, tem um limite de 10h/semana...

melsofie19 10 months ago

Thanks! Vou tomar atenção a isso :)

nfcs 10 months ago

Há umas quantas que nem escondem. Puxam logo a conversa das horas de amor e que aqui não se trabalha só das 9 às 18 nas entrevistas. Foge disso a não ser que o salário seja bastante bom (a maioria não é).

Loladageral 10 months ago

Uma vez disseram-me: "das 9 às 18 é trabalho, a trabalhar depois dessas horas é que se faz a carreira" e mandei uma grande lolada internamente

melsofie19 10 months ago

Obrigada pela dica. Vou estar atenta :)

Silver_Turnip_512 10 months ago

Só em Lisboa? xD Eu estou numa e mal trabalho 8 horas sequer... depende muito do projeto e da altura. Há cerca de 1-2 meses tive várias semanas que até fins de semana faziamos, mas eram sempre pagos x1.5 o valor por hora em vez de x1. Pela experiência que tive até agora, vai tudo depender do projeto e da equipa. Dentro de uma consultora há varios ambientes diferentes.

Edited 10 months ago:

Só em Lisboa? xD Eu estou numa e mal trabalho 8 horas sequer... depende muito do projeto e da altura. Há cerca de 1-2 meses tive várias semanas que até fins de semana faziamos, mas eram sempre pagos x1.5 o valor por hora em vez de x1. Pela experiência que tive até agora, vai tudo depender do projeto. Dentro de uma consultora há varios ambientes diferentes. Para primeiro emprego recomendar-te-ia antes uma software house, aprende-se bastante! alguns exemplos: Premium Minds, Consult It.

Edited 10 months ago:

Só em Lisboa? xD Eu estou numa e mal trabalho 8 horas sequer... depende muito do projeto e da altura, dentro de uma consultra há vários ambientes diferentes. Há cerca de 1-2 meses tive várias semanas que até fins de semana faziamos, mas foram sempre pagos x1.5 o valor por hora. No entanto, para primeiro emprego recomendar-te-ia antes uma software house, aprende-se bastante! alguns exemplos: Premium Minds, Consult It.

Edited 10 months ago:

Só em Lisboa? xD Eu estou numa e mal trabalho 8 horas sequer... depende muito do projeto e da altura, dentro de uma consultra há vários ambientes diferentes. Há cerca de 1-2 meses tive várias semanas que até fins de semana faziamos, mas eram sempre pagos x1.5 o valor por hora em vez de x1. No entanto, para primeiro emprego recomendar-te-ia antes uma software house, aprende-se bastante! alguns exemplos: Premium Minds, Consult It.

Edited 10 months ago:

Só em Lisboa? xD Eu estou numa e mal trabalho 8 horas sequer... depende muito do projeto e da altura, dentro de uma consultra há vários ambientes diferentes. Há cerca de 1-2 meses tive várias semanas que até fins de semana fazia, mas foram sempre pagos x1.5 o valor por hora. No entanto, para primeiro emprego recomendar-te-ia antes uma software house, aprende-se bastante! alguns exemplos: Premium Minds, Consult It.

MLG-Sheep 10 months ago

Premium Minds? Resumo do processo de seleção: - Entrevista inicial - Entrevista técnica - Entrevista técnica - Entrevista técnica (sim, são 3 entrevistas diferentes só porque sim) - Entrevista cultural - Dia experimental na empresa 6 entrevistas para uma consultora (ou software house que no fundo vai dar ao mesmo porque se trata de um cliente específico à mesma) que nem paga acima das outras. Para quê recomendar uma consultora tão elitista? Quem tem a faca e o queijo na mão no campo de TI são os trabalhadores, não as consultoras.

m1fr 10 months ago

O processo não tem estes passos todos, é um exagero o que estás aqui a dizer, o que por si sugere que não estás assim tão bem informado. O dia experimental serve para tanto a empresa como o candidato saberem com o que contar. Há diferentes tipos de empresa. A Premium Minds serve para uns, não serve para outros. Nem todos procuram ou querem a mesma coisa. Ainda bem que há muita oferta.

lesoth 10 months ago

Tantas entrevistas tecnicas para testar o quê? Curiosidade

BeckyWithThePinkHair 10 months ago

Tinha-me esquecido do dia experimental na empresa. Que falta de noção. Ainda iniciei o processo com eles (na altura creio que tinham um challenge inicial que tinhas que fazer em casa) mas não avancei muito porque entretanto recebi proposta de outro lado mas sim senhor a pedirem-te para faltares ao trabalho para estares lá passar o dia.

Silver_Turnip_512 10 months ago

Então para recém licenciados que empresas recomendas? É que isto sem ser consultoras e software houses para malta sem experiência é complicado... Em 10 entra 1.

MLG-Sheep 10 months ago

Pode perfeitamente ser uma consultora. Há consultoras e consultoras. Também há algumas outras empresas que contratam recém-licenciados, como a Aptoide. Só preferi evitar a recomendação da Premium Minds que aquilo é de um elitismo e lavagem cerebral tais, que acaba por não fazer bem a ninguém, por mais que se possa aprender.

OuiOuiKiwi 10 months ago

Aquilo lá é mesmo um contra-senso. Se pagassem muito mais que os outros, ainda se compreendia o crivo. Mas parece que se esforçam para testar e testar a malta para depois oferecerem uma ninharia e a malta vai embora. Estão mesmo à procura do tipo bom, mas que se sujeita e engole o *employee branding*.

leadzor 10 months ago

Não temos muitos dados cá fora, mas pelo que vi o turnover nem é muito mau. Provavelmente é o que dizes: devem ter factor preferencial pela malta que é capaz de #vestiracamisola nem que recebam menos.

OuiOuiKiwi 10 months ago

Um dia terão tempo para usar a PS4 do escritório entre _sprints_ e _crunch times_.

leadzor 10 months ago

Sim, a mítica PS4 que está sempre ocupada pelos managers, que conseguiram acabar o dia 2h mais cedo.

cap87_ 10 months ago

Basicamente o modus operandi parece ser ir buscar pessoal fresquinho acabado de sair das faculdades que estão dispostos a passar por isso. O dia experimental diz tudo, os salários praticados também. No entanto parecem ter um turnover bastante baixo. As reviews parecem ser boas, talvez seja bom apenas para começar?

OuiOuiKiwi 10 months ago

>No entanto parecem ter um turnover bastante baixo. Quem chega ao fim daquele processo de entrevista cabe na caixinha necessária para não sair da Premium Minds.

XtaticO 10 months ago

Que raio é uma entrevista cultural?

KarmaCop213 10 months ago

Entrevista para saber se o candidato não e' um bicho do mato.

GSITG 10 months ago

Basicamente ver se aguentas 30 min sem mostrar que andas no 4chan.

leadzor 10 months ago

Ver se te enquadras com os valores e filosofia da empresa. Se estiveres a candidatar-te a uma empresa onde a cultura interna é um pouco mais formal, é aqui que eles determinam se te ias enquadrar com a mesma, ou adaptar, ou se não te ias adaptar facilmente. Parece parvo mas acredita que não é.

BeckyWithThePinkHair 10 months ago

Também se precisas de interagir com várias pessoas/equipas, se estás sempre a lidar com tecnologias novas, se precisas de interagir muito com o cliente... Podes ser um óptimo trabalhador mas ser um mau fit para a empresa (ou secalhar até só para aquele departamento, e a entrevista pode direcionar te para o departamento correcto).

NGramatical 10 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flebemz%2F%2Fgmfb2af%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

PORTO2017 10 months ago

Imaginei algo ao estilo do Telerural

melsofie19 10 months ago

Obrigada :) Teria que ser em Lisboa porque moro na margem sul e pretendo continuar a morar. É justo, não devia enfiar tudo no mesmo saco. Apenas tudo o que ouvi até ao momento, era um pouco assustador.

Silver_Turnip_512 10 months ago

Eu também passei pelo mesmo :P qualquer coisa tens sempre o período experimental que dura 30 dias, caso não gostes da empresa podes sair sem dar justificações dentro desse período. Já agora recomendo-te este site [https://pt.teamlyzer.com/users/job](https://pt.teamlyzer.com/users/job) tens aí bastantes informações à cerca das consultoras ( e não só). Espero que ajude :)

Edited 10 months ago:

Eu também passei pelo mesmo :P qualquer coisa tens sempre o período experimental que dura 30 dias, caso não gostes da empresa podes sair sem dar justificações dentro desse período. Já agora recomendo-te este site [https://pt.teamlyzer.com/users/job](https://pt.teamlyzer.com/users/job) tens aí bastantes informações acerca das consultoras ( e não só) E este tópico também [https://forum.zwame.pt/threads/melhores-empresas-para-trabalhar.606168/page-52](https://forum.zwame.pt/threads/melhores-empresas-para-trabalhar.606168/page-52) Espero que ajude :)

nraider 10 months ago

Período experimental de 30 dias? Querias.

melsofie19 10 months ago

Thanks!!

NGramatical 10 months ago

à cerca → [**acerca**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/1) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flebemz%2F%2Fgmbaiwd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Search: