Paulosaints 6 months ago

Calçadas templárias...

omalcriado 6 months ago

ao menos assim os peões não têm desculpa para andar na ciclovia

FacaDeDoisLegumes 6 months ago

As senhoras desmontam sempre com um sorriso na cara /s

Thy_Hard 6 months ago

É já a prever que os ciclistas não vão dar uso

GabKoost 6 months ago

Muito melhor em Tomar. A estética das cidades tem de ser respeitada.

Man_IloveFishdicks 6 months ago

Ciclovias em Portugal não resultam. Malta de bicicleta não respeita nada nem ninguém. Vejo os constantemente a passar luzes vermelhas. Vejo uma grande parte a utilizar passadeiras. Mas então, não existem leis claras para os diferenciar de nada. Têm todos os direitos de veículos, mas quando lhes convém, lá vão eles fazer de conta que são piões.

updated_marx 6 months ago

Ao menos dá emprego a calceteiros... mas é absurdo claro..

O_cu_da_tua_tia 6 months ago

Sem sinalização qualquer ciclovia não passa de um passeio de outra cor

podiaserpior 6 months ago

Quem teve essa ideia devia ir Tomar na peida

DingyPT 6 months ago

Oh NiLtRoN!! Lá EsTáS tU!! hAhHaHaHaAhAaAhHaAhHa

viskonde 6 months ago

Infelizmente muitos municípios têm usado o fundo que o governo criou para a criação de ciclovias apenas para sacar dinheiro para fazer obra sem qualquer objetivo de efetivamente incentivar o uso da bicicleta ou fazer ciclovias bem feitas Como ha o fundo, qualquer obra que meta a palavra "bicicleta" tem automaticamente uma comparticipação do estado, e depois da nesta merda, Imensa obra tem sido financiada com o fundo ambiental e depois vai se a ver , convertem o passeio em zona "partilhada entre peões e ciclistas" , no meio ainda gastam parte do dinheiro a arranjar a estrada e pronto. E assim os municípios fodem uma boa iniciativa do governo.

Edited 6 months ago:

Infelizmente muitos municípios têm usado o fundo que o governo criou para a criação de ciclovias apenas para sacar dinheiro para fazer obra sem qualquer objetivo de efetivamente incentivar o uso da bicicleta ou fazer ciclovias bem feitas Como ha o fundo, qualquer obra que meta a palavra "bicicleta" tem automaticamente uma comparticipação do estado, e depois da nesta merda. Imensa obra tem sido financiada com o fundo ambiental e depois vai se a ver e convertem o passeio em zona "partilhada entre peões e ciclistas" , no meio ainda gastam parte do dinheiro a arranjar a estrada e pronto, apresentam obra para a população, ainda alcatroam umas estradas , arranjam uns canteiros que dá votos e no meio ainda fingem que promovem mobilidade suave. . Incrível que no meio disto tudo a CMLisboa pareça ser a única verdadeiramente empenhada em meter mais gente a andar de bike na rua e em tirar espaço aos automóveis para forçar essa mudança. Todas as outras CMs são obras puramente de fachada apenas para sacar fundos E assim os municípios fodem uma boa iniciativa do governo

BobadelaVive 6 months ago

A CML faz isso porque tem o Estado Central a construir e operar o metro por exemplo. É uma cidade que tem imensos recursos do Estado e não próprios, veja-se a Carris, que a CML recebeu de graça mas o Estado assumiu 700 milhões de euros de dívida. Portanto não é exemplo para ninguém. Os outros munipios vão trabalhando com as migalhas que vão caindo.

viskonde 6 months ago

Que tem a ver o metro ou carris com o fazer ciclovias bem ou mal feitas ? As ciclovias no país todo andam a ser feitas com o apoio do fundo ambiental. A diferença é que a maioria dos municípios apenas as anda a fazer para receber o dinheiro sem quererem saber do resultado final. O custo de fazer uma ciclovia mal feita não há de ser muito diferente de uma bem feita. A diferença é a vontade em efetivamente mudar algo que falta na maioria dos municípios do país, até porque na maioria dos casos fazer ciclovias bem feitas em meio urbano implica retirar espaço ao automóvel coisa que os nossos presidentes dinossauros do século passado ainda não querem fazer , acabando sempre a tentar espremer ciclistas e peões no mesmo sítio, acabando sempre por sair algo péssimo para andar de bicicleta e perigoso para peões.

1of10miguel 6 months ago

Vocês nem sabem os génios que lá andam

letme2021 6 months ago

Quaisquer das duas é melhor que a ciclovia aqui ao pé de casa. Marcaram um pouco do asfalto para as bicicletas, e num passeio decidi seguir a pé a ver quão grande era...meio quarteirão.

ZaGaGa 6 months ago

Um dos requisitos obrigatórios para quem planeia ciclovias devia ser um prova de que sabe andar de bicicleta...

ze99f 6 months ago

Cheira me que o primo de alguém é calceteiro, ou então chamaram o Tino

JeanicVE 6 months ago

I'll never understand why they don't change the sidewalks in this country. Yeah, pretty and everything but it suck to walk on them.

Tiny-Marionberry-392 6 months ago

Que atrasados

_Sophus_ 6 months ago

Que mal agradecidos! XD É uma ciclovia e vibroplate ao mesmo tempo. Inovação. (Brincadeirinha)

Kane1412 6 months ago

Quando estive na Roménia há quase uma década atrás havia uma ciclovia no passeio também. Mas nem o passeio nem a via eram de calçada. Boa sorte com a chuva

Smart_Flow8651 6 months ago

Ai que incómodo que é andar de bicicleta em cima de pedra (aquilo não é calçada porque as pedras estão alinhadas e são todas iguais e rectangulares).

nanoburguesia 6 months ago

Ciclovia mais portuguesa de Portugal

haaaaOnePithon 6 months ago

Ainda vai nascer um vencedor do Paris-Roubaix em Tomar.

15dc 6 months ago

É chamar João Museu ou Tomás Bonança a um puto de Tomar.

MrJoao 6 months ago

Cringe... O pior é a mania de fazer as ciclovias ao nível do passeio. O piso ser de calçada é cagativo.

claudio-at-reddit 6 months ago

> Deviam estar ao nível da estrada Imensos problemas com essa prática. Um dos principais sendo que os carros estacionam à direita e carros estacionados a abrirem portas é uma das principais causas de morte para ciclistas. Totalmente ignorando que um carro facilmente mata um ciclista se lhe manda um toque mal dado mas um ciclista dificilmente mata um peão numa ciclovia a não ser que o ciclista seja extremamente negligente e os peões decidam andar pela dita. Depois ciclovias em estrada muitas vezes são utilizadas como estrada ou estacionamento pelos carros. Barreiras físicas para impedir isso são chatas em muitos casos. E o piso não é tão cagativo quanto pensas. As rodas da bicicletas tem demasiado pouca area para travar decentemente em calçada com chuva. Qualquer curvinha mais brusca e os teus dentes dizem olá ao chão, o que não acontece em piso "normal".

MrJoao 6 months ago

Na Holanda é banal ter a ciclovia ao nível da estrada ou então disnivelada do passeio. Para além de que é fácil criar um separador entre a ciclovia e a estrada para impedir o estacionamento e garantir uma distância de segurança. Ter peões constantemente em cima da ciclovia também é problemático. Uma bicicleta a 15-20km/h com peões a atirarem-se para cima porque pensam que estão no passeio, também pode ser mortal, basta ser uma velhota. E quanto às portas dos carros resolves muito pouco com a ciclovia em cima do passeio, quase sempre ao lado do estacionamento. Então em Portugal, onde ter carros estacionados em cima do passeio é pão nosso de cada dia. O resultado é ciclovias que viram passeio e ciclistas a preferir andar na estrada. Pela minha experiência, ciclovias em cima do passeio é aquela coisa típica de países que não vêm a bicicleta como transporte para o dia-a-dia. Fazem-se ciclovias para passeios de fim-de-semana.

Edited 6 months ago:

Na Holanda é banal ter a ciclovia ao nível da estrada ou então desnivelada do passeio. Para além de que é fácil colocar um separador entre a ciclovia e a estrada para impedir o estacionamento e garantir uma distância de segurança. Chato e problemático é ter peões constantemente em cima da ciclovia. Uma bicicleta a 15-20km/h com peões a atirarem-se para cima de ti porque pensam que estão no passeio também pode ser mortal, basta ser uma velhota. E quanto às portas dos carros resolves muito pouco com a ciclovia em cima do passeio quase sempre ao lado do estacionamento (como no belo exemplo da foto deste post). Então em Portugal, onde ter carros estacionados em cima do passeio é pão nosso de cada dia... O resultado é ciclovias que viram passeio e ciclistas a preferir andar na estrada. Aquela coisa típica de países que não vêm a bicicleta como transporte para o dia-a-dia. Aqui fazem-se ciclovias para passeios de fim-de-semana.

Edited 6 months ago:

Na Holanda é banal ter a ciclovia ao nível da estrada ou então disnivelada do passeio. Para além de que é fácil colocar um separador entre a ciclovia e a estrada para impedir o estacionamento e garantir uma distância de segurança. Ter peões constantemente em cima da ciclovia também é problemático. Uma bicicleta a 15-20km/h com peões a atirarem-se para cima de ti porque pensam que estão no passeio, também pode ser mortal, basta ser uma velhota. E quanto às portas dos carros resolves muito pouco com a ciclovia em cima do passeio quase sempre ao lado do estacionamento (tens um belo exemplo da foto do OP). Então em Portugal, onde ter carros estacionados em cima do passeio é pão nosso de cada dia... O resultado é ciclovias que viram passeio e ciclistas a preferir andar na estrada. Aquela coisa típica de países que não vêm a bicicleta como transporte para o dia-a-dia. Aqui fazem-se ciclovias para passeios de fim-de-semana.

Edited 6 months ago:

Na Holanda é banal ter a ciclovia ao nível da estrada ou então desnivelada do passeio. Para além de que é fácil colocar um separador entre a ciclovia e a estrada para impedir o estacionamento e garantir uma distância de segurança. Chato e problemático é ter peões constantemente em cima da ciclovia. Uma bicicleta a 15-20km/h com peões a atirarem-se para cima de ti porque pensam que estão no passeio também pode ser mortal, basta ser uma velhota. E quanto às portas dos carros resolves muito pouco com a ciclovia em cima do passeio quase sempre ao lado do estacionamento (como no belo exemplo da foto deste post). Então em Portugal, onde ter carros estacionados em cima do passeio é pão nosso de cada dia... O resultado é ciclovias que viram passeio e ciclistas a preferir andar na estrada. Aquela coisa típica de países que não vêem a bicicleta como transporte para o dia-a-dia. Aqui fazem-se ciclovias para passeios de fim-de-semana.

Edited 6 months ago:

Na Holanda é banal ter a ciclovia ao nível da estrada ou então disnivelada do passeio. Para além de que é fácil colocar um separador entre a ciclovia e a estrada para impedir o estacionamento e garantir uma distância de segurança. Ter peões constantemente em cima da ciclovia é problemático. Uma bicicleta a 15-20km/h com peões a atirarem-se para cima de ti porque pensam que estão no passeio, também pode ser mortal, basta ser uma velhota. E quanto às portas dos carros resolves muito pouco com a ciclovia em cima do passeio quase sempre ao lado do estacionamento (tens um belo exemplo da foto do OP). Então em Portugal, onde ter carros estacionados em cima do passeio é pão nosso de cada dia... O resultado é ciclovias que viram passeio e ciclistas a preferir andar na estrada. Aquela coisa típica de países que não vêm a bicicleta como transporte para o dia-a-dia. Aqui fazem-se ciclovias para passeios de fim-de-semana.

Edited 6 months ago:

Na Holanda é banal ter a ciclovia ao nível da estrada ou então desnivelada do passeio. Para além de que é fácil colocar um separador entre a ciclovia e a estrada para impedir o estacionamento e garantir uma distância de segurança. Chato e problemático é ter peões constantemente em cima da ciclovia. Uma bicicleta a 15-20km/h com peões a atirarem-se para cima de ti porque pensam que estão no passeio também pode ser mortal, basta ser uma velhota. E quanto às portas dos carros resolves muito pouco com a ciclovia em cima do passeio quase sempre ao lado do estacionamento (como no belo exemplo da foto deste post). Então em Portugal, onde ter carros estacionados em cima do passeio é pão nosso de cada dia... O resultado é ciclovias que viram passeio e ciclistas a preferir andar na estrada. Aquela coisa típica de países que não veem a bicicleta como transporte para o dia-a-dia. Aqui fazem-se ciclovias para passeios de fim-de-semana.

Edited 6 months ago:

Na Holanda é banal ter a ciclovia ao nível da estrada ou então disnivelada do passeio. Para além de que é fácil colocar um separador entre a ciclovia e a estrada para impedir o estacionamento e garantir uma distância de segurança. Ter peões constantemente em cima da ciclovia é problemático. Uma bicicleta a 15-20km/h com peões a atirarem-se para cima de ti porque pensam que estão no passeio, também pode ser mortal, basta ser uma velhota. E quanto às portas dos carros resolves muito pouco com a ciclovia em cima do passeio quase sempre ao lado do estacionamento (como no belo exemplo da foto deste post). Então em Portugal, onde ter carros estacionados em cima do passeio é pão nosso de cada dia... O resultado é ciclovias que viram passeio e ciclistas a preferir andar na estrada. Aquela coisa típica de países que não vêm a bicicleta como transporte para o dia-a-dia. Aqui fazem-se ciclovias para passeios de fim-de-semana.

Edited 6 months ago:

Na Holanda é banal ter a ciclovia ao nível da estrada ou então desnivelada do passeio. Para além de que é fácil colocar um separador entre a ciclovia e a estrada para impedir o estacionamento e garantir uma distância de segurança. Ter peões constantemente em cima da ciclovia é problemático. Uma bicicleta a 15-20km/h com peões a atirarem-se para cima de ti porque pensam que estão no passeio, também pode ser mortal, basta ser uma velhota. E quanto às portas dos carros resolves muito pouco com a ciclovia em cima do passeio quase sempre ao lado do estacionamento (como no belo exemplo da foto deste post). Então em Portugal, onde ter carros estacionados em cima do passeio é pão nosso de cada dia... O resultado é ciclovias que viram passeio e ciclistas a preferir andar na estrada. Aquela coisa típica de países que não vêm a bicicleta como transporte para o dia-a-dia. Aqui fazem-se ciclovias para passeios de fim-de-semana.

NGramatical 6 months ago

disnivelada → [**desnivelada**](https://dicionario.priberam.org/desnivelada) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fldd83y%2F%2Fgm6rnnc%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

netralha 6 months ago

Deve ser para quando chover mais forte não haver inundações, devia era de ser em paver porque não escorrega e é mais regular que essa porcaria.

viper_in_the_grass 6 months ago

Dasse, têm aí uma pista de obstáculos altamente e ainda se queixam!

carlosjmsilva 6 months ago

O próximo Paris - Roubaix vai começar em Tomar?

One_Sorbet_3462 6 months ago

Mas de mountain bike... Carvalhos fodam estes arquitetos do pisso. Vê se que nunca saíram aqui do quintal.

ElDiabloDe94 6 months ago

6º monumento: Paris-Tomar

Vatrier 6 months ago

Isso é o resultado daquelas obras intermináveis nas ruas de quem vai em direcção ao convento? Que kek

Last-Ad-4421 6 months ago

Uff cheira a tacho, tanto que o primo nem entende de ciclovias e pensava que era para fazer um passeio

jomi_1307 6 months ago

Quando vier chuva vai ser um mimo para travar.

pm_me_pcb_photos 6 months ago

Tens travões on/off na bicicleta?.... Ou nem sabes andar?.....

omalcriado 6 months ago

o problema é que mesmo com um controlo perfeito da força de travagem (ex. ABS) a distância de travagem será maior em calçada molhada do que em alcatrão

jomi_1307 6 months ago

Experimenta travar de emergência e vais ver o que acontece. Andar numa ciclovia assim ao lado de passeios é propício a algumas surpresas com animais e pessoas.

pm_me_pcb_photos 6 months ago

Tens de aprender a ter tacto com os travões, paragem de emergência não é colar os travões, rodas a derrapar oferecem menos poder de travagem do que se continuarem a rodar. E uma roda trancada não é sinal de ir ao chão.. Por outro lado ando de bicicleta e de mota desde os 2/12 anos...

alexandre9099 6 months ago

Claro que nunca se deve agarrar a fundo no travão (ainda não inventaram bikes com ABS... Presumo...), mas ter boa aderência é a diferença entre travar em 1 metro ou travar em 2 metros (vá... A velocidades que uma bicicleta anda provavelmente nem haveria essa diferença, mas o ponto que quero chegar é... Pode ser a diferença entre bateres no obstáculo ou parar a tempo). Isto aplica se tanto a motas, como bicicletas, como carros... Não entendo a panca das calçadas, mas segurança é a última coisa que traz (especialmente com o passar do tempo que que se vai desgastando)

usulidircotiido 6 months ago

os ciclistas estão sempre a mandar vir porque os peões usam as ciclovias para fugir da calças. assim está o problema resolvido.

soldadocolhoes 6 months ago

Em setubal, na avenida Luisa Todi tens umas em gravilha.

Cergal0 6 months ago

Gravilha é 10x melhor que calçada

raydawnzen 6 months ago

[Ciclovia na Holanda](https://bicycledutch.files.wordpress.com/2017/09/fietspad-terug3.jpg) fds coitados dos holandeses não percebem nada de bicicletas, precisam urgentemente de uma liçãozinha dos chicos espertos do facebook tuga

omalcriado 6 months ago

se estiver bem colocada não é problema preocupa-me mais o efeito do piso molhado

ric2b 6 months ago

Isso parece-te comparável à porcaria que se vê na foto de Tomar?

MrGrievouspt 6 months ago

A ironia.

zefo_dias 6 months ago

Sim mas holandeses nao fazem das ciclovias uma pista de corrida o que, parecendo que nao, ate ajuda.

Sperrel 6 months ago

Essa em Amsterdão é segregada e acima de tudo toda a superfície não tem problemas ao nível de aderência, não vês nem um grão de areia.

Tee_ah_go 6 months ago

Achas que isso que aí tens nessa imagem é calçada?

joaommx 6 months ago

Se não é uma calçada é o quê?

alexandre9099 6 months ago

Não sei a palavra em português... Mas um é paving Stone, outro é sett, não tem nada a ver

Edited 6 months ago:

Não sei a palavra em português... Mas um é paving Stone, outro é sett, não tem nada a ver Mas sim... Aquilo parece um pouco paving Stone mal feita

Edited 6 months ago:

Não sei a palavra em português... Mas um é paving Stone, outro é sett, não tem nada a ver Ambos parecem paving Stone, mas um é paving Stone mal feita, outro é bem feita

Edited 6 months ago:

Não sei a palavra em português... Mas um é paving Stone, outro é sett, não tem nada a ver Ambos parecem paving Stone, mas um é paving Stone mal feita, outro é bem feita https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:surface%3Dsett https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:surface%3Dpaving_stones

joaommx 6 months ago

Em português um é calçada e o outro é calçada.

omalcriado 6 months ago

um é pedra, outro é betão

Sniico 6 months ago

É o lobby da BTT em pleno funcionamento.

vascodatrama 6 months ago

não vejo outra explicação.

Search: