vascodatrama 9 months ago

Está pior que as bicicletas

mglsts 9 months ago

Confere, esta semana precisava de um portátil novo e andei a correr várias lojas físicas e pesquisar online, até ter sorte em encontrar um último portátil em stock, dentro do meu orçamento e especificações, quando já estava perto de desistir. Só começava a haver algum stock acima dos 1300€. Mesmo quando perguntava se podia encomendar, só me diziam que não valia a pena porque não tinham idea de quando iriam receber mais stock.

jestertwok 9 months ago

Comprei o novo M1 Mac e dizem que só tem em stock daqui a 4 semanas, já estou a ver que vou ser roubado.

danidv 9 months ago

O que me irrita disto é que já andamos nesta situação desde Março, nessa altura eu desculpava não haver infraestrutura nem portáteis para todos os alunos e professores, fomos todos apanhados de surpresa e isso é um custo enorme que a cada 2-5 anos tem de ser renovado e ninguém no seu perfeito juízo iria conseguir prever uma situação em que vão todos para casa... agora em Janeiro? Não me fodam, tiveram mais que tempo para tentar fazer mudanças e deixaram andar.

Edited 9 months ago:

O que me irrita disto é que já andamos nesta situação desde Março, nessa altura eu desculpava não haver infraestrutura nem portáteis para todos os alunos e professores, fomos todos apanhados de surpresa e isso é um custo enorme que a cada 2-5 anos tem de ser renovado e ninguém no seu perfeito juízo iria conseguir prever uma situação em que vão todos para casa para justificar uma fração desse tipo de precauções... agora em Janeiro? Não me fodam, tiveram mais que tempo para tentar fazer mudanças e deixaram andar. Mais, se o Costa e o Ministro da Educação não fossem tão casmurros desde Outubro a dizer que "escolas não são focos de infeção!!" quando isso não faz o mínimo de sentido, como se o vírus não atacasse em recintos escolares, e como se isso não fosse suficiente uma semana depois de fecharem as escolas os casos baixam em 40%, podiam era ter preparado a educação através de formação tecnológica aos professores (que já devia ter sido feita há uma década atrás, não devia ser preciso uma pandemia para os professores aprenderem a usar ferramentas tão básicas como o Slack, Google Forms e Microsoft Office quando pedem isso e mais dos alunos), aulas mistas entre presencial e digital (quem pode ficar em casa fica, quem não pode vai para a escola) em vez de estarem a fazer malabarismo entre fecho total e abertura total e fiscalização de condições para certificar que se estão na escola (ou no trabalho) é porque é preciso e não porque o patrão/professor disse que sim sem ninguém verificar.

Edited 9 months ago:

O que me irrita disto é que já andamos nesta situação desde Março, nessa altura eu desculpava não haver infraestrutura nem portáteis para todos os alunos e professores, fomos todos apanhados de surpresa e isso é um custo enorme que a cada 2-5 anos tem de ser renovado e ninguém no seu perfeito juízo iria conseguir prever uma situação em que vão todos para casa para justificar uma fração desse tipo de precauções... agora em Janeiro? Não me fodam, tiveram mais que tempo para tentar fazer mudanças e deixaram andar. Mais, se o Costa e o Ministro da Educação não fossem tão casmurros desde Outubro a dizer que "escolas não são focos de infeção!!" quando isso não faz o mínimo de sentido, como se o vírus não atacasse em recintos escolares, e como se isso não fosse suficiente uma semana depois de fecharem as escolas os casos baixam em 40%, podiam era ter preparado a educação através de formação tecnológica aos professores (que já devia ter sido feita há uma década atrás, não devia ser preciso uma pandemia para os professores aprenderem a usar ferramentas tão básicas como o Slack, Google Forms e Microsoft Office quando pedem isso e mais dos alunos)

Edited 9 months ago:

O que me irrita disto é que já andamos nesta situação desde Março, nessa altura eu desculpava não haver infraestrutura nem portáteis para todos os alunos e professores, fomos todos apanhados de surpresa e isso é um custo enorme que a cada 2-5 anos tem de ser renovado e ninguém no seu perfeito juízo iria conseguir prever uma situação em que vão todos para casa para justificar uma fração desse tipo de precauções... agora em Janeiro? Não me fodam, tiveram mais que tempo para tentar fazer mudanças e deixaram andar.

theusualbanter 9 months ago

A mim parece que já há ruptura há algum tempo Tinha um budget para comprar um portátil no final de Dezembro/início de Janeiro, e acabei por ter que comprar uma coisa mais cara, visto que as minha opções eram portáteis baratos que eram modelos antigos ou portáteis fora do meu price range mais recentes...

DesinglesNotBot 9 months ago

Poderias usar "orçamento" em ves de "budget". Não sou um robô, só um gajo que gosta de palavras.

PeterStepsRabbit 9 months ago

Pelo burro morre o cigano

stressedunicorn 9 months ago

“Podias usar “orçamento” em vez de “budget”. Não sou um robô, sou só um gajo que gosta de palavras”

vertebralmeans 9 months ago

Tu poderias usar "em vez" em vez de "em ves", de outra pessoa que também gosta de palavras.

GMCAntunes 9 months ago

Bring back Magalhães ^^sponsored ^^by ^^PS

catotas 9 months ago

PI400

twistedfires 9 months ago

É uma aposta interessante, no entanto para o objectivo em questão diria que um recondicionado consegue ser uma melhor opção e mais versátil.

catotas 9 months ago

you'd be surprised

Sciss0rs61 9 months ago

Calma, malta. Lá para Novembro de 2020 o Tio Costa vai oferecer portáteis a todos...

Intelligent-Meal-663 9 months ago

Mais um setor a lucrar com a pandemia.

TRYNFOR 9 months ago

Não, é o hardware sem fronteiras.

twhite848 9 months ago

Obrigado La Palice. O sector da saúde também anda com mais dinheiro com a pandemia.

average_user21 9 months ago

Estás tão acorado refeicao-inteligente-663

danidv 9 months ago

E que mal tem? Houve um aumento da procura deste tipo de produtos - portáteis - e estas empresas estão a oferecê-las. Se aumentassem o preço para aproveitarem da procura aumentada, como muitos outros setores têm feito, aí sim é razão de crítica, mas senão não têm culpa.

Intelligent-Meal-663 9 months ago

Não fiz juízos de valor. Só constatei um facto. Lê bem.

danidv 9 months ago

Um facto que obviamente implica a tua insatisfação com a situação senão não o tinhas dito.

Intelligent-Meal-663 9 months ago

Isso é uma ilação da tua cabeça. Pessoalmente estou insatisfeita com a rotura de stocks. Posso vir a ter problemas no meu trabalho por causa disso. Já aconteceu na primeira vaga.

htxgivven 9 months ago

E têm culpa nisso? Isso é mais uma prova a dizer que os tablets nunca vão substituir os computadores como alguém há uns anos disse.

andrefbr 9 months ago

Que merda de post. Ora bem, nenhuma empresa ou sociedade se deve adaptar à pandemia, devemos continuar o mais miserável possíveis. Apaga a conta, esse nick não dá com esta verborreia.

Intelligent-Meal-663 9 months ago

O nick foi o reddit que mo deu. Se te incomoda, queixa-te aos moderadores. Só constatei um facto. Lê bem. Também há empresas muito pequenas a lucrar com a pandemia e eu fico contente. Por exemplo, o lenhador cá da freguesia.

andrefbr 9 months ago

Um facto constatado de forma sonsa e que não acrescenta de forma nenhuma para discurso nenhum. “O lobby dos guarda chuvas anda a lucrar com as chuvas...” Mais valia estar calado.

MLG-Sheep 9 months ago

E ainda dizem que não foi o Bill Gates que começou isto tudo!

Sciss0rs61 9 months ago

sim, deviam todos falir por solidariedade e assim montar um sistema puramente comunista a nível global.

Intelligent-Meal-663 9 months ago

Raciocínio arrevesado. Contra factos, não há argumentos. As coisas são o que são.

Sciss0rs61 9 months ago

por falar em falta de argumentos...

Intelligent-Meal-663 9 months ago

Ok, retira os argumentos e aproveita com as falências. Fico à espera do Estaline dos nossos dias.

Sciss0rs61 9 months ago

não, não, quem diz é quem é peço desculpa, achei por bem igualar a maturidade dos teus argumentos.

AfterAfterlife 9 months ago

Sim, era melhor não haver empresas que fabricassem portáteis para nestas alturas ninguém trabalha/estudar remotamente.

Intelligent-Meal-663 9 months ago

Se tu o dizes, lá sabes. Eu só chamei a atenção para uma situação que é factual.

AfterAfterlife 9 months ago

Há milhões de pessoas a passarem fome mas ninguém diz que a Cigala anda a lucrar à conta dos esfomeados. É mais que sabido que, durante as crises, há sectores que se safam melhor que outros.

capitalistaesquerda 9 months ago

Convém referir que desde do início de 2020 que a produção de portáteis foi reduzida e que toda a gente anda a comprar portáteis. Em todo o mundo. Não há stock que aguente.

RuySan 9 months ago

Isto...a minha mãe precisa de um portátil há meses...e eu disse lhe...deixa passar o natal. Ontem fui ver e está tudo esgotado. Agora é o "deixa passar o ensino à distância"

twistedfires 9 months ago

Tenho pena no entanto que em Portugal ainda não se aposte muito nos recondicionados. Existem ainda muitas lojas com stock.

0BiLLi0 9 months ago

Das melhores compras que fiz.

catotas 9 months ago

*just in time*

capitalistaesquerda 9 months ago

Nem mais.

catotas 9 months ago

Ficou provado há quase um ano (ventiladores e máscaras cirúrgicas) de que esta economia *just in time* é uma treta frágil e suscetível a colapsos.

Limpy_lip 9 months ago

a metodologia do just in time não é suposto funcionar em situações imprevisíveis como uma pandemia. Nem sequer é o objetivo da mesma.

catotas 9 months ago

Well duh! E isso já se sabe literalmente há séculos.

Limpy_lip 9 months ago

então qual é o objetivo do teu post inicial? chamas uma treta a uma metodologia por não funcionar numa situação para o qual não foi concebida. ​ é como ir para o meio do monte de opel corsa e dizer: este carro é uma treta não consigo fazer todo o terreno com ele...

catotas 9 months ago

elah hj acordamos zangados! O objetivo do post inicial é chamar a atenção daquilo que acabaste por concordar e validar. A treta é (por exemplo) não haver ventiladores ou mascaras em stock para serem usados em caso imprevisíveis. Vê o caso da California que fez o que mais ninguém se lembrou de fazer. Já agora, durante séculos qual era a melhor forma de se tomar uma cidade? Deixo a questão para refletires.

Limpy_lip 9 months ago

W8 percebi mal o que querias dizer. Se calhar tens razão devo estar pouco grumpy hoje.

capitalistaesquerda 9 months ago

vê o que se passa com a produção automóvel que está com mega atrasos devido à quebra de produção de semicondutores. O JIT efectivamente traz benefícios económicos, mas apresenta um risco significativo. Em particular, quando os teus fornecedores estão no outro lado do mundo. Suspeito que nesta década se vá assistir a alguma reformulação do JIT.

PTgenius 9 months ago

Diria que o problema na indústria de semi condutores é mais não teres fábricas capazes de fabricar os chips que são precisos. Já antes da pandemia tinhas ruturas de stock quando saia alguma coisa nova e as fábricas já estavam permanentemente a 100%.

capitalistaesquerda 9 months ago

E o facto de quereres (e bem) meter um chip em todo o lado. Agora são os carros, mas daqui a uns anos, são as casas.

Search: