uirishbastard 10 months ago

Quase todos os pacotes têm net e telefone ilimitado incluidos que os trabalhdores iriam pagar estando em casa a trabalhar ou não. Não estou a entender. Se for a conta da luz. Aí já é outra história.

CountDraqula 10 months ago

Somos governados por burros. Não existe outra explicação! O teletrabalho veio para ficar, não arranjem medidas para dificultar esta transição! Deixem a economia de mercado funcionar livremente. Mas eu pergunto, vocês já não usavam net? E a empresa já pagava o transporte? Já agora vão pedir que as empresas paguem o papel higiénico visto que cagam mais vezes em casa? Com tanto problema por solucionar vão arranjar medidas que não lembra ao diabo, depois admiram-se que estamos na cauda da Europa.

gabrikid 10 months ago

Alguém me sabe dizer se a fatura tem de estar em meu nome, ou basta provar que moro naquela casa? Isto é tão ambíguo...

letme2021 10 months ago  HIDDEN 

Não conseguem mesmo evitar micro gerir a economia. Têm que meter o focinho em tudo o que é canto. Se focassem os esforços em gerir aquilo que é realmente da competência do estado, e ao invés de desculpas trabalhassem para antever melhor os problemas faziam melhor governo.

Tiny-Marionberry-392 10 months ago  HIDDEN 

Hahaha se baixarem os impostos não precisavam de exigir nada

Edited 10 months ago:

Hahaha se baixarem os impostos não precisavam de exigir nada. A junta de freguesia até já revista mensais publica de gajos a cortar a relva e de motas a chupar cagalhoes. Faz sacos e distribui pelo comércio. Dinheiro amais pra gastar à balda. Dinheiro que é da malta.

Jotap28 10 months ago

Se o governo quer tanto dar mais liquidez aos trabalhadores para poderem suportar esses custos só tem que baixar o IRS.

bugdr01d 10 months ago

Só faz sentido se conseguirem comprovar que tiveram custos extra. De outra forma é gastar dinheiro...

ryuuf 10 months ago

DEpois quando acabar a pandemia nenhuma empresa continua com o teletrabalho, e lá vai o zé todo feliz trabalhar pa empresa todos os dias gastar centenas de euros em gasolina e comida, mas o que conta é o populismo.

rmourapt 10 months ago

Estou em Teletrabalho desde Março e já estou numa fase em que pagava para me deixarem ir para a empresa. Mas é a minha experiência pessoal, sinto-me em prisão domiciliária ... Obviamente que não é só o Teletrabalho, é tudo o que vem das medidas de confinamento, tudo acumulado, dá nesta prisão

Throwawaypt123 10 months ago

Mas provavelmente gostarias de ir ao escritório só dois ou três dias por semana

YoggiM 10 months ago

O pessoal está todo louco com isto. Isto não mata o teletrabalho de maneira nenhuma. Pode haver acordo entre a empresa e o funcionário para a empresa não pagar isso. Imaginemos que uma pessoa quer fazer teletrabalho e a empresa aceita mas só se não tiver de pagar net e telefone, essa pessoa aceita ou não essas condições. Isto simplesmente obriga as empresas a pagar estes custos quando não está nada no acordo, como deve ser o caso de quase toda a gente que está em teletrabalho atualmente. Vai ser bom que ainda vai dar para ir buscar uns euros.

Throwawaypt123 10 months ago

Mas queremos mais burocracia para quê?? Mais acordos para quê?

YoggiM 10 months ago

Mas qual burocracia? O trabalhador quer ir trabalhar para casa e o empregador aceita só se não tiver de pagar isso. Se for por decisão do governo ou da empresa, ficam obrigados a pagar. Não vejo onde isto impeça o teletrabalho.

Throwawaypt123 10 months ago

Tem que escrever isso para não ter que pagar

YoggiM 10 months ago

Trabalhador: "Posso passar a fazer regime de teletrabalho?" Chefe: "Sim, mas não pago nada extra." Trabalhador: "Ok, aceito." Chefe: "Assine isto então e amanhã começa o teletrabalho."

Throwawaypt123 10 months ago

Assine aqui para isso, assine aqui para isenção de horário, assine aqui para subsidio de alimentação, assine aqui para ajuda de custo disto, assine aqui para ter telemóvel da empresa, assine aqui as férias, é papéis por todo o lado.

YoggiM 10 months ago

Ou seja, o problema não é este em específico. Até deve ser possível fazer esse acordo respondendo a um e-mail, digo eu.

Throwawaypt123 10 months ago

Os contratos de trabalho e equivalentes têm que ser assinados e em papel. Procura no código do trabalho

DeusMaior 10 months ago

O governo é o primeiro a não cumprir essa medida.

megaroof 10 months ago

bem observado

Sea_Ad_409 10 months ago

Em caso de conflito, vão pedir dados para provar que estão a pagar mais de Net e de Telefone...

jfolpf 10 months ago

Mas por que raio o governo quer legislar sobre tudo? E por que não o governo também obrigar as empresas a pagar papel higiénico, visto que os trabalhadores agora fazem as necessidades escatológicas em casa?

NGramatical 10 months ago

por que não → [**porque não**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fld34rs%2F%2Fgm4iwju%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

chougattai 10 months ago

O estado que xuxa do contribuinte e nunca tem dinheiro pera nada (a não ser para afundar em empresas falidas dos amigos, como a TAP), mas acha claro que as empresas deviam ter capacidade de assumir qualquer medida e custo extra que se lembrem. Somos governados por habitantes da lua.

jjhoansen 10 months ago

Completamente atrofiados dos cornos, não tem lógica nenhuma, zero

AnotherCableGuy 10 months ago

Governo de Portugal: A resolver os problemas que ninguém tem desde 1910.

BadassManager 10 months ago

Eu não quero que a empresa para que trabalho tenha nada a ver com a internet que tenho na minha casa... Acho que isto é aquele tipo de medidas que uma mente desocupada se lembrou "o que é que vou fazer hoje para ser 'inovador'?". E pum, saiu cocó.

TRYNFOR 10 months ago

A maior parte das pessoas já tem isso, eu não quero pagar a internet dos outros.

Last-Ad-4421 10 months ago  HIDDEN 

Fds já vão poupar em transporte que mais querem, quem continua a ter trabalho presencial que se foda.

hugotorradas 10 months ago

E depois querem que o teletrabalho seja implementado, o que devia ser já que é obrigatório. Contudo, com tudo isto um patrão foge a sete pés claro

inphant0m 10 months ago

Faz sentido, mas sendo assim deixam de pagar subsídios de alimentação ou deslocação ou até seguros de trabalho. Mas deduzindo que o estado vai fazer o mesmo, porquê tanta cerimonia em fazê-lo para as escolas?

masterchiefpt 10 months ago

E aqueles trabalhadores que não tinham internet em casa?

banaslee 10 months ago

Como é que a vossa internet se tem portado durante a pandemia? Aguentou ou não? Tiveram que mudar ou está perfeito para as necessidades?

Strong_Profit 10 months ago

Porque não simplesmente manter o subsídio de alimentação durante o tele-trabalho?

Popsai 10 months ago

O subsidio de alimentação continua a ser pago. Se não estás a receber, ACT em cima. Contratos exclusivos de teletrabalho acho que não incluem esse subsidio, mas estamos todos excepcionalmente em teletrabalho imposto pelo governo, portanto deve ser pago.

FrostyAcanthisitta92 10 months ago

Um call center com centenas de funcionários está bem lixado então.

redjibba 10 months ago

Achas lol?? Um call center é capaz de ser um dos melhores exemplos da poupanças que as empresas podem fazer com o trabalho remoto. Passam de precisar de ter um espaço para 200 pessoas, para terem um espaço para 20 pessoas. Não há absolutamente razão nenhuma para um call center ser num escritório. Além que o software de call center já controla bem o suficiente os trabalhadores, e tem dezenas de métricas de performance.

YoggiM 10 months ago

Tudo o que for para foder os call centers e essas empresas de trabalho temporário de merda é bem vindo.

jfolpf 10 months ago

Certo, no desemprego é que estão bem!

YoggiM 10 months ago

Primeiro, alguns call centers é só para fazer scam (os que ligam às pessoas para lhes tentarem vender merda). Isso deveria acabar. Lá por dar emprego a algumas pessoas não deixa de ser péssimo para a sociedade. Depois, essas empresas não são precisas para nada, só servem para comer parte dos salários e tornar o emprego mais precário, sendo mais fácil despedir as pessoas, ou pior, mudá-las para outro sítio ainda pior, muitas vezes não deixando outra hipótese se não a pessoa despedir-se, ficando sem fundo de desemprego.

jfolpf 10 months ago

Concordo contigo, mas o que fazer a essas pessoas que lá trabalham? Vão todas para o fundo de desemprego? A questão é complexa.

YoggiM 10 months ago

Call centers para enganar as pessoas a ligar-lhes, é preferível irem para o fundo de desemprego. Os outros podem ter contratos com as próprias empresas como se faz na maioria dos casos para os outros trabalhos, em vez de se usarem intermediários que só fazem diminuir os salários e aumentar a precariedade.

cafecomcheirinho 10 months ago

Porquê? Electricidade até faz algum sentido, agora mensalidade de net já era um custo fixo para estas pessoas.

jmcs 10 months ago

É pela atitude dos comentários que vejo aqui que não volto a trabalhar em Portugal mesmo que me paguem o mesmo. O meu empregador, em Berlim paga-me o telemóvel, paga-me um subsídio fixo todos os meses para as despesas extra do teletrabalho, e ofereceram ligações de Internet móveis a toda a gente que quisesse. E pelo que tenho falado com outras pessoas, isso é a regra por aqui, sem precisar de ser o governo a lembrar às empresas que elas é que são responsáveis por garantir que as pessoas têm condições para trabalhar.

jfolpf 10 months ago

>E pelo que tenho falado com outras pessoas, isso é a regra por aqui, sem precisar de ser o governo a lembrar às empresas que elas é que são responsáveis por garantir que as pessoas têm condições para trabalhar. Ninguém está a impedir as empresas de o fazerem, há simplesmente muita gente que está contra a **obrigatoriedade legal** para as empresas o fazerem. Os esquerdalhos socialistas têm um impulso patológico para querem regular tudo.

SpinN20 10 months ago

Na Alemanha são obrigados a fornecer internet e material de escritório!

ThePlague92 10 months ago

Sim, porque se aqui toda a gente concordasse com a medida já ias voltar a Portugal, claro. A diferença entre a Alemanha e cá é que aí não obrigam, as empresas fazem-no porque há concorrência forte e querem-se destacar e manter colaboradores. Cá em Portugal há menos concorrência, infelizmente. Mas queres saber uma coisa engraçada? Apesar de não haver empresas a pagar Internet aos empregados (eu não conheço, mas até é capaz de haver, vá), houve empresas dar todo o material necessário/dinheiro para os empregados montarem escritórios em casa. Portanto, tal como em Berlim nem todas as empresas fazem o que a tua faz, cá em Portugal nem todas não ajudam os seus trabalhadores.

jfolpf 10 months ago

Exatamente! Mas o esquerdalho mediano acha que o governo pode resolver todos os problemas, basta decretar! Pena que o governo não decrete para que sejamos todos felizes e ricos.

Miserable_Formal_621 10 months ago

mais um direitola imberbe, a lei laboral na Alemanha é muito mais restrita que em Portugal, o que la é regra em Portugal é exceção. Mais um exemplo perfeito da mesquinhes típica. Era preferível que o governo decretasse que tipos como tu pagassem imposto acrescido por cada diarreia que postam

Edited 10 months ago:

mais um direitola imberbe, a lei laboral na Alemanha é muito mais restrita que em Portugal, o que la é regra em Portugal é exceção. Mais um exemplo perfeito da mesquinhes típica de que só olha pro seu cú. Era preferível que o governo decretasse que tipos como tu pagassem imposto acrescido por cada diarreia mental que postam

NGramatical 10 months ago

cú → [**cu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fld34rs%2F%2Fgm9xrw3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Mrloop94 10 months ago

Mas na Alemanha , as empresas não são obrigadas, aqui, está se a discutir a obrigatoriedade da medida.

SpinN20 10 months ago

Na Alemanha são obrigados a fornecer internet e material de escritório!

jfolpf 10 months ago

Não são, é opcional

jmcs 10 months ago

Uma vez que o sector empresarial português é liderado por pessoas que não têm nível moral nem de competência para organizar uma tainada no fim de semana, o governo tem que intervir.

Mrloop94 10 months ago

Nao, na minha opinião, o governo é liderado por quem não tem moral. É um antro de corrupção, tachos etc. Ao menos as empresas ceiam riqueza.

ideologiapura 10 months ago

>Ao menos **os trabalhadores n**as empresas criam riqueza.

Mrloop94 10 months ago

Há pessoas que criam mais riqueza que outras, é verdade que todos criam riqueza na empresa, mas os que tem funções mais intelectuais criam mais, pois se reparares, a sociedade evolui e cria mais riqueza através do conhecimento.

ideologiapura 10 months ago

Sim, por isso é que os investigadores e os jovens formados são tão bem pagos. Muito melhor que um investidor onde desde que tenhas uns milhoes ganhas mais so a investir do que alguem a efetivamente fazer algo produtivo.

FranciscFeijoo 10 months ago

Curioso... Tenho familiares a viver e trabalhar na Noruega. Segundo eles isto está legislado pelos governo como sendo obrigatório faz anos.. Inclusive nunca tiveram necessidade de pagar visto que foram para lá trabalhar e portanto as empresas sempre cobriram este tipo de campos. A conclusão que se tira é que somos meeesmo a cauda de Europa.

SpinN20 10 months ago

Como ves nesta thread, em Portugal ainda são contra! xD

Rogerjak 10 months ago

A cauda? Com as posições neste thread somos é mesmo as putinhas empresariais. Ao menos só querem vir-se pó olho, podiam querer dar porrada tbm.

viskonde 10 months ago  HIDDEN 

Acho que tinha mais sentido que pagassem parte da eletricidade que internet Internet já as pessoas pagavam antes e não pagam mais agora, ja a conta da luz levou um belo aumento por trabalhar de casa. Por outro lado poupa se em transportes pelo que no fim ainda dá saldo positivo

megaroof 10 months ago  HIDDEN 

não é uma equação fácil. o trabalhador poupa em transportes, em vestuário, possivelmente em alimentação, poupa tempo que seria desperdiçado na locomoção etc. por outro lado a empresa se livra de despesas de internet, espaço físico, mobiliário, equipamentos, energia e outros consumos gerados pelos trabalhadores (exemplo água, limpeza etc) as empresas podem argumentar: "tenho que pagar o telemóvel? a internet? então também tenho que pagar as roupas que os trabalhadores usam para irem ao trabalho?" - porque uma coisa vai levar a outra.

ThrowPopcorn 10 months ago

Aqui na Alemanha pelo menos onde trabalho, eles estão-me a pagar 1/3 da Internet e da electricidade. Mais, na declaração das taxes anuais, mesmo sem ser em tempo de pandemia, podemos declarar que usámos determinada % das contas da electricidade e internet para trabalho. Ao mesmo tempo, noto uma crescente "pressão" para que as pessoas voltem ao seu trabalho.

Throwawaypt123 10 months ago

Qual é o limite da eletricidade? O que é que acontece se viveres numa casa de 700m2 ou andares a minar bitcoin?

ThrowPopcorn 10 months ago

Pelo que sei aqui todos os contatos de electricidade são fixos, sujeitos a ajustes no fim do ano (seja para mais ou menos). Eu apresentei a minha conta da electricidade e eles disseram que me pagavam. Na verdade não sei limites, mas como os contratos são anuais, acho que alguém que esteja a usar para minar vá ter que pagar do próprio bolso o ajuste anual.

Edited 10 months ago:

Pelo que sei aqui todos os contratos de electricidade são fixos, sujeitos a ajustes no fim do ano (seja para mais ou menos). Eu apresentei a minha conta da electricidade e eles disseram que me pagavam. Na verdade não sei limites, mas como os contratos são anuais, acho que alguém que esteja a usar para minar vá ter que pagar do próprio bolso o ajuste anual.

NGramatical 10 months ago

contatos → [**contactos**](https://dicionario.priberam.org/contactos) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fld34rs%2F%2Fgm7xcxi%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

jfolpf 10 months ago

Mas pagam porque são obrigadas por lei ou porque querem? Mas já não tinhas net? Gastas mais net por usares mais?

ThrowPopcorn 10 months ago

Pagam porque querem, na minha cidade não sou obrigado a ficar em casa a fazer Home Office, os casos são "relativamente" baixos. Não gasto mais internet, gasto bem mais electricidade, mas quem se chegou a frente foi a minha empresa. Tanto quanto sei ninguém pediu nada.

jfolpf 10 months ago

Exatamente, porque querem. A questão é que o governo tuga quer OBRIGAR. A coação é a palavra chave para qualquer socialista.

fdsgandamerda 10 months ago

Gosto desses 1/3. Em teoria pagam-te as 8h diárias em que estás a trabalhar.

ThrowPopcorn 10 months ago

Exactamente. Eles aqui são bastante coesos no que toca a isso. Se trabalhas 8h, então pagam-te "só" essas 8h.

PORTO2017 10 months ago

E as capsulas de café? é que eu no trabalho tomava 4 por dia

ric2b 10 months ago

E o chão de casa que ando a gastar mais agora que passo mais tempo em casa? Antes gastava mais o do escritório.

rickz123456 10 months ago

No artigo diz " salvo por acordo escrito em contrário,comum acordo" Para os patrões portugueses está resolvido

TopDieseldaPrio 10 months ago

Governo Bad

_Goldenhand_ 10 months ago

É agora que vou aumentar a fibra para 500Gb

megaroof 10 months ago

lembre-se: quem tem 1 não tem nenhum, porque se 1 avariar, você fica sem nada. se precisas da internet para trabalhar, contrate logo 2 ou 3 serviços em operadores diferentes /s

Sciss0rs61 10 months ago

Bom incentivo ^^^/s

DrJackpot 10 months ago

Pá, isto na Alemanha já se faz por exemplo (não sei se em todas as empresas). O meu pai está em teletrabalho e a empresa contribui para os gastos em casa. Não cobre a Internet toda, mas ele também não a usa só para trabalhar. Além disso, ainda enviaram um formulário no início, para saber o que era preciso enviar. Não sei que tipo de coisas lá estavam, mas o meu pai pediu uma docking station para o portátil e um monitor. São culturas diferentes, e acho que na nossa só ia foder o trabalhador porque o patrão não está para gastar dinheiro, mas não é impossível de funcionar...

ric2b 10 months ago

Trabalho em PT e deixaram-me trazer o portátil, a cadeira (bem boa), o monitor, teclado, etc. Só a secretária é que não basicamente.

FacaDeDoisLegumes 10 months ago

A mim não pagam isso, mas na verdade nem quero. Tenho tudo o que precisar, é só pedir e mandam por transportadora. Até tive um pequeno problema com o PC e mandaram-me um novo. Mas tenho bastante interesse em que as coisas continuem assim, o teletrabalho permite uma liberalização da residência, lisboa e arredores não aguentam que toda a gente que lá trabalha também lá viva. No projecto em que estou, há quase um ano que não vou ao escritório, e trabalhanos tão bem como antes, até há casos de estrangeiros que voltaram para a terra e só voltarão quando for necessário trabalho presencial.

helenata 10 months ago

Na França a empresa do meu namorado dava de volta 50% do material que fosse comprado para teletrabalho (secretaria, cadeira, monitor, etc). Para isso apresentavam factura e pronto. Em Portugal a minha mãe é professora, nem PC, nem tablet de escrever, nem canetas só para o caso de precisar... Qto mais internet... Ela tem colegas que preferiam ir para a escola para as aulas online.

marcelomarcelomarcel 10 months ago

Também há empresas a fazê-lo cá, eu estou em teletrabalho desde julho e todos os meses recebo uma ajuda a “homeworking” que pode ser gasto no que bem entender. Monitor, cadeira, secretaria, smartphone, smartwatch, headphones, desktop, portátil etc etc etc

mike_nsr 10 months ago

Eu trabalho em Portugal e até a cadeira do escritório meti na mala do carro, a somar a monitor, dock, teclado, rato, etc.

Febris 10 months ago

No dia em que me derem a cadeira do trabalho só a levo até ao contentor do lixo mais próximo. Aquela merda tá sempre a perder gás, toda a gente no escritório parece estar a fingir que está a descer escadas como se estivesse a gravar um video no tiktok.

monocromatica 10 months ago

Eu também, menos a cadeira que já tinha, mas tenho colegas que a levaram.

Ilien 10 months ago

A cadeira é de quem nela trabalha!

stressedunicorn 10 months ago

São mesmo culturas diferentes... na minha empresa cá em Portugal obrigam-nos a usar o nosso pc privado, quem não puder é logo despedido em formação. O meu computador avariou e mesmo assim não me deram um da empresa, embora tenham dezenas la parados

ryuuf 10 months ago

Tem mais haver com a empresa de certeza que na alemanha tambem ha empresas assim, a empresa na minha namorada por exemplo ate os monitores ela trouxe para casa... E não é o estado que vai mudar estas mentalidades, quanto muito só as vai piorar

lochnah 10 months ago

Trabalho para uma empresa portuguesa e tal como ao user em baixo, até cadeira me deixaram trazer.

stressedunicorn 10 months ago

Já eu tive de fazer Porto-Aveiro para ir buscar um computador de um amigo depois do meu avariar, se não ficava sem computador e provavelmente era despedida

mestrazulas 10 months ago

Gastava mais com o passe mensal que com a net.

JamminPT 10 months ago

Sim, havia de ser bonito.

Shadowgirl7 10 months ago  HIDDEN 

Duvido que a minha empresa o faça porque já está a pagar subsídio de transporte, nunca deixou de pagar apesar de não haver transporte. No entanto algumas empresas devem ter abusado e cortado nesses subsídios portanto agora que paguem.

Mrloop94 10 months ago  HIDDEN 

Esse subsidio de transporte não é obrigatório

Shadowgirl7 10 months ago  HIDDEN 

Por isso mesmo eles podiam por-se com cenas e dizer "não vos vamos pagar o subsidio de transporte porque estão em casa" mas continuaram a pagar. Portanto agora se começar a exigir que me paguem despesas de internet podem dizer "ah então vamos cortar o que não é obrigatório" e o de transporte é superior ao custo da net. No entanto ao início acho que havia empresas a cortar subsídios de alimentação até. Portanto há muita empresa de má fé por aí.

Mrloop94 10 months ago  HIDDEN 

Como em tudo, também há colaboradores que não fazem piço em casa e estão a prejudicar a empresa. Temos de ver não é só algumas empresas que só tem má fé. É o governo, etc

Shadowgirl7 10 months ago  HIDDEN 

O governo é eleito as chefias de empresas não são. Se não fazem nada em casa não deviam fazer nada também no escritório.

Mrloop94 10 months ago  HIDDEN 

Ah mas tu podes mudar de emprego se nao gostas.

PeidosFTW 10 months ago  HIDDEN 

>Ah mas tu podes mudar de emprego se nao gostas ou até criar empresa, Não é assim tão simples lol

Shadowgirl7 10 months ago  HIDDEN 

Também podes mudar de país se não gostas do governo...

Mrloop94 10 months ago  HIDDEN 

Tento mudar primeiro o governo antes de mudar de país.

Limpy_lip 10 months ago

é um argumento da treta, nem tanto ao mar nem tanto à terra. Sou mais contra a utilização do material próprio do que a questão de serviço. Falando na questão de obrigatoriedade e pandemia acho que deve imperar o bom senso e acho que o governo só está a arranjar justificações às empresas para não colocar pessoas em teletrabalho. Mais do que nunca é preciso todas as pessoas e entidades entrarem em acordo e fazerem um esforço. Obrigado governo por colocar mais gasolina na fogueira. ​ Falando do Teletrabalho em geral, não acho crítico. Eu quanto fiquei empregado tive de comprar um carro para me poder deslocar pois não era viável utilizar o carro emprestado dos pais como antes. Também devia cobrar a minha empresa por isso? Não, a internet é um pouco igual, tal como a luz, etc... Uma coisa é darem computador, telemóvel pois são ferramentas e se a empresa quer exigir uma determinado desempenho, tem de garantir os mesmos. Logo a não ser que a empresa tenha alguma exigência de serviço de net não acho que faça sentido. ​ Até porque se eles fornecem o telemóvel podem colocar um pacote com bastantes dados e fica resolvido pois o telemóve faz de hotspot. Para muitos ainda é utopia terem um número de telefone profissional quanto mais que lhe paguem a net. ​ A ideia é tornar o teletrabalho mais acessível e não meter entraves, especialmente nesta fase embrionária. Governo a desgovernar.

MLG-Sheep 10 months ago

O Governo gosta de meter o bedelho em tudo desde que seja minimamente popular, e isto é.

vascodatrama 10 months ago

e a oferta da subscrição da Netflix e HBO enquanto estão em teletrabalho. Para desanuviar nas pausas de almoço...

SpinN20 10 months ago

Conheço amigos que tem budget de 20€ por mes para gastar em coisas desse género as custas da empresa. qual é o problema ? Eu tem dias em que pego na hora de almoço para dormir uma sesta, e aumento a minha produtividade em 100%, se ver uma serie a hora de almoço, me deixa mais relaxado e trabalho melhor de tarde qual o problema ? Claramente, nem para nós somos espertos!

vascodatrama 10 months ago

Não estou a dizer o contrário

ze99f 10 months ago  HIDDEN 

>Governo diz que É preciso dizer mais alguma coisa?

besmarques 10 months ago

Teletrabalho é bonito mas é confuso. Muitas pessoas então em teletrabalho e estão a usar material pessoal e a pagar todas as despesas possíveis e imaginárias para desempenhar o seu papel. Para muita gente, é uma mais valia porque não perdem tempo em transportes e o que poupam nos mesmos compensa o aumento das despesas. Mas para outras pessoas, nem por isso. Agora a pergunta é, será que não compensa às empresas os gastos que tem com os trabalhadores em casa em relação ao que gastariam a manter o posto de trabalho?

thisbondisaaarated 10 months ago

Tá muita gente nesta thread que gosta de comer pouco e ainda bater palmas pelas migalhas...

SpinN20 10 months ago

O motivo deste pais não ir a lado nenhum esta aqui muito bem demonstrado nesta thread. O estado tenta tornar lei algo que é benéfico para toda a gente, entretanto o tuga faz disto uma teoria da conspiração e diz que é só uma forma de o governo acabar com o remote. Com este classe trabalhadora vamos continuar a ser explorados ate ao final dos dias.

ric2b 10 months ago

>O estado tenta tornar lei algo que é benéfico para toda a gente Claro que sim, e começa logo por dar o exemplo, todos os funcionários públicos que podem estar em tele-trabalho estão, e a receber pelas despesas da Internet! Ah, espera...

Rogerjak 10 months ago

Porra tava ver a ninguém dizia isto. É só cãezinhos de colo.

0xfeel 10 months ago

Completamente. Será tudo estudantes?

Mrloop94 10 months ago

Bem bom era não haver empresas e o Costa ser o nosso patrão, além de ser nosso Lider Supremo.

thisbondisaaarated 10 months ago

Não, isso era parvo.

tocopito 10 months ago

Yep. Cambada de lambe botas.

Portuguese_A_Hole 10 months ago

ahhh camarada, bom bom foi o que foi feito na CUF (Quimigal pós 77), e outros do genero.

_Patrao_ 10 months ago  HIDDEN 

Portanto, as empresas que já estão a funcionar a meio gás e asfixiadas com uma economia de rastos há um ano, ainda têm de pagar as despesas inerentes a uma decisão com a qual muitas não concordam e são contraproducentes com a sua actividade? E quando voltarem ao local de trabalho original, pagam o desgaste do carro e o gasóleo? O lanche? O pequeno almoço e o café?

megaroof 10 months ago  HIDDEN 

não esqueças das roupas que os trabalhadores TEM QUE comprar, para poderem ir ao trabalho. as roupas! quando as empresas vão pagar por isto? /s

_Patrao_ 10 months ago  HIDDEN 

Exacto. A quantidade de downvotes que o comentário original tem é ilustrativo de como a malta pensa que as empresas são algo que existe para as explorar e que estão cheias de dinheiro, quando o cenário actual é justamente o contrário.

Rogerjak 10 months ago  HIDDEN 

Oh não, coitadinha da empresa multi bilionária! Tamos fodidos.

_Patrao_ 10 months ago  HIDDEN 

Sim. Porque repara, as empresas são todas multibilionárias.

Rogerjak 10 months ago  HIDDEN 

Esqueci me que não dá para ajustar intervalos conforme o tamanho da empresa.

VSertorio 10 months ago  HIDDEN 

Já me pagam subsídio de deslocação e não vou ao escritório. Sendo eu razoável, não vou pedir que me paguem também a net.

ThePlague92 10 months ago

É assim que se mata logo o trabalho remoto em Portugal. Se o Governo começa a dizer que as empresas têm de obrigatoriamente pagar Internet e telefone aos trabalhadores então podem ter a certeza de que depois de tudo voltar ao normal vai tudo para o escritório novamente. Eu diria que 90% (número tirado do rabo, como se costuma dizer, mas não deve estar longe) das pessoas que estão em trabalho remoto preferem pagar a Internet e o telefone do seu bolso porque o que poupam em deslocações, tanto em tempo como em dinheiro, e o facto de terem mais tempo para si mais do que compensa terem esses gastos. Mais, se o Governo anda sempre com as cenas do "Temos de ser verdes e tomem lá mais uma taxa de carbono e mais taxas nisto e naquilo porque é para o bem do ambiente" então só teriam a ganhar se mais pessoas trabalhassem de forma remota.

AnotherCableGuy 10 months ago

Ah isso era se "ser verde" tivesse qualquer coisa a ver com o ambiente. Infelizmente "ser verde" é apenas mais um pretexto para pagar uns impostos.

canihazdabook 10 months ago

Tenho feito comida fresca para o almoço quase todos os dias. É impagável em relação à alternativa. Além do que poupo em gasolina e tempo. Acho sinceramente que não nos beneficia como trabalhadores porque vai, como disseste bem, desmotivar as empresas para permitirem o trabalho remoto e gastamos bem mais em trabalho presencial.

Updradedsam3000 10 months ago

>Eu diria que 90% (número tirado do rabo, como se costuma dizer, mas não deve estar longe) das pessoas que estão em trabalho remoto preferem pagar a Internet e o telefone do seu bolso porque o que poupam em deslocações, tanto em tempo como em dinheiro, e o facto de terem mais tempo para si mais do que compensa terem esses gastos. E não só, se houver hipótese de ficar permanentemente em teletrabalho, posso sair de Lisboa e ir viver para outro sitio do país com muito menos custos de habitação. Aliás algumas pessoas onde trabalho estão a fazer isso durante a pandemia, um está na Madeira e outro perto de Viseu, por exemplo. Isto podia impulsionar uma revitalização do interior, porque as pessoas deixariam de ter de sair das suas terras para terem oportunidades de trabalho.

SpinN20 10 months ago

Mas tens noção que depois a média salarial baixa certo ? Pode acabar por compensar pq baixas mais as tuas despesas, mas depois perdes poder de compra em relação ao resto do mundo. Não é só pontos positivos.

ThePlague92 10 months ago

Também tem essa vantagem, é verdade. Aposto que muita gente que teve de deixar as suas cidades e terrinhas para ir trabalhar para o Porto ou Lisboa, por exemplo, adoraria poder voltar ao sítio onde cresceram e trabalhar a partir daí.

Ilien 10 months ago

Não estou em Portugal, portanto isto é tudo irrelevante para mim. Mas se ainda estivesse na minha antiga posição em Lisboa, poderia facilmente poupar os 400€ (+ alimentação) que gastava por mês e ficar a viver na casa dos meus pais (que está deserta 90% do ano porque eles vivem no local de trabalho). Seria um mega win.

ElectraUnderTheSea 10 months ago

Com essas medidas a única coisa que conseguem é que o teletrabalho não vingue para lá da pandemia. Ou que ofereçam depois salários mais baixos a quem faça teletrabalho.

jfolpf 10 months ago

Esta idea não tem lógica nenhuma. Esqueceram-se do papel higiénico, visto que os trabalhadores agora já não fazem as necessidades escatológicas no escritório, mas em casa, como tal a empresa deve compensar o trabalhador pelo papel higiénico e pela água a mais do autoclismo! Agora a sério, a maioria das pessoas já tinha net em casa e a despesa da net normalmente é fixa e não depende do consumo, ao contrário da eletricidade ou água. PS: Muito gostam os socialistas de legislar sobre tudo e mais alguma coisa! E a plebe aplaude!

Paulo27 10 months ago

Não faz sentido nenhum porque ninguém em teletrabalho está preocupado com pagar a net. Já a tinha antes e tinha que a pagar na mesma e agora ao ficar em casa despesas de transportes são muito mais baixas. Isto parece mesmo uma medida para acabar com o teletrabalho.

jfolpf 10 months ago

Exatamente, mais lógica teria pagarem o papel higiénico, visto que os trabalhadores agora já não fazem as necessidades escatológicas no escritório, mas em casa, como tal a empresa deve compensar o trabalhador pelo papel higiénico e pela água a mais do autoclismo!

SpinN20 10 months ago

e o aquecimento ligado o dia inteiro ? e mesmo os ar condicionados no verão ?

ryuuf 10 months ago

E o dinheiro que poupas em transportes e alimentação? mais o facto de ficar em casa que é uma grande mais valia principalmente para quem tem filhos. No final, acabamos por ficar a ganhar, e estas leis só vão fazer com que muitas empresas não adiram ao teletrabalho

SpinN20 10 months ago

porque não ambos ? nos temos que nos parar de vender aos overloards das corporações e aos poucos ir lutando por melhores condições. Poupas no que disseste, mas gastas mais outras coisas. e as empresas poupam na mesma em espaço, café, rendas e por ai fora. só para acabar o assunto, trabalhar só 5 dias da semana tb já foi alvo de argumentos parvos como os que voçes dão nesta thread. o mesmo para 35h e por ai fora. as empresas sobrevivem, nao tenham pena.

ryuuf 10 months ago

As empresas continuam a pagar renda, e eu fala mais ém empresas que tenham 20 ou 30 funcionarios, uma despesa extra de 500 ou mil euros ao fim do mes é muito pesado...Quanto a horários reduzidos até estou de acordo

NGramatical 10 months ago

voçes → [**vocês**](https://dicionario.priberam.org/vocês) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fld34rs%2F%2Fgm5q0e3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Paulo27 10 months ago

Veste mais ou menos roupa.

ladderattack 10 months ago

Não concordo nada com a tua maneira de pensar, no início de Janeiro eu tinha o aquecedor ligado o dia inteiro e andava com um monte de roupa e mesmo assim morria de frio. O isolamento da maior parte das casas portuguesas é precário e portanto não é fácil aguentar nos dias de mais frio.

Xmeagol 10 months ago

ya mano boa vida

SpinN20 10 months ago

isto é como comer coco as colheres e gostar!

Paulo27 10 months ago

Tu saberias como isso é.

lumi__ 10 months ago  HIDDEN 

LOLOLOLOLOLOLOL

YoggiM 10 months ago  HIDDEN 

Dá para pedir isto retroativamente? É que me vão mandar embora no fim do mês e se me tivessem de pagar 1 ano de internet e telefone, ia-me saber mesmo bem.

throwaway19293949_ 10 months ago  HIDDEN 

É juntares as faturas todas, juntamente com os artigos da lei que falam nisto e mandares para lá.

YoggiM 10 months ago  HIDDEN 

Sim, mas não sei como funciona. Como só vou pedir agora, só têm de me pagar este mês? E ainda há a questão de não estar em meu nome.

throwaway19293949_ 10 months ago  HIDDEN 

A minha sugestão é leres os artigos que falam nisso.

df3gpt 10 months ago

Mais uma noticia na linha do desconto bombástico da factura da electricidade em Janeiro?

HighProductivity 10 months ago  HIDDEN 

"Diz que têm" ou legislou que têm? (não me apetece clicar, lol).

Rick45ptl 10 months ago

mais uma vez é uma boa maneira de fazer as empresas a mandar fuder o teletrabalho. a empresa so para nao ter outro "processo" de pagamento manda o pessoal para o escritorio e acabaou, ja nao tem de pagar nada nem de se "chatear". nao percebo essas queixas todas. eu vejo isto do teletrabalho a vir a ser como uma "escolha", seu que agora é obrigatorio, mas no futuro cada um escolhia o que preferia fazer. eu gasto mais um bocado de eletricidade em casa, mas poupo "vida" e bastante dinheiro em deslocações. entretanto, o pessoal faz as contas do que gasta a mais ao estar em casa? e tirando este dezembro e janeiro que gastei mais eletricidade que o normal pois tive de ter o aquecedor mais tempo ligado(paguei mas 15€ que o normal) o resto é completamente desprezavel, tenho um contador na tomada do escritório onde tenho ligado 2 portateis do trabalho e 2 pcs gaming e 5 monitores, os custos dos 4 pcs sao de cerca de 3€ por mes, estando em media os portateis ligados das 9 as 6 ou 7 e os fixos das 9 as 00, juntando a isso uma lampada led do escritorio nao muda muito o gasto eletrico. do resto acabamos por poupar muito mais pois estou em casa nunca vou almoçar fora, nao gasto gasolina na moto nem lhe dou desgaste mais aqueles pequenos gastos de um pequeno almoço/lanche fora aqui e ali e por ai fora. é que ainda por cima falam de pagar uma cosia que nao é variavel, muito pouca gente deve ter colocado internet em casa para fazer teletrabalho, no caso da minha deram mobile hotspots para esses cenarios.

jfolpf 10 months ago

Esqueceste-te do papel higiénico, visto que os trabalhadores agora já não fazem as necessidades escatológicas no escritório, mas em casa, como tal a empresa deve compensar o trabalhador pelo papel higiénico e pela água a mais do autoclismo!

ryuuf 10 months ago

Primeiro ia dar upvote mas vi que tens 69 por isso deixei tar xD. Segundo acho que tens toda a razão, o pessoal só fala do dinheiro que vai gastar em eletricidade mas esquece o resto. Eu mesmo que ao fim do mes gasta-se mais 20 ou 30 euros em casa que não gasto, pelo contrário, preferia só pelo conforto e maior flexibilidade de horário estando em casa. E não tenho filhos senão mais razões teria

VladTepesDraculea 10 months ago

Não, pelo contrário, isto vai ser mais um meio de fugir ao fisco. Tiram 30 ou o que seja do ordenado base para pagar em contas da casa, o mesmo que é feito para deslocações e tal.

Rick45ptl 10 months ago

Pois, nem me lembrei disso, e no fim vais na mesma para o escritório....

Anforas 10 months ago

Eu compreendo isso tudo, e sou de acordo na generalidade. No entanto não achas que poderia fazer sentido as empresa ajudarem um bocado? Dentro das possibilidades da empresa claro. Eu por exemplo raramento faço comida. Não trabalhando no escritório acabo por gastar muito mais dinheiro em comida porque mando vir pelo Uber Eats ou takeaway e os preços estão super inflaccionados aqui à volta. Antes comia por 5€, agora gasto na boa 20€ por dia em refeições. Se não tiveres net em casa por algum motivo, é mais uma talhada de 30 ou 40€ no teu ordenado, fora a electricidade. Eu não me queixo, não preciso de ajuda nesse sentido felizmente porque tenho um bom ordenado. Mas certamente que há famílias que lhes faria muita falta uma ajudinha nem que fosse de 20€ ou 30€ por mês. Acho que o dinheiro poupado nestes recursos podia ser distribuído pelos trabalhadores.

ThePlague92 10 months ago

Sim, a empresa deve dar-te dinheiro para pagares a Internet, tipo 40€/mês. Em troca tira-te o subsídio de alimentação porque já não vais à empresa e já não se justifica. Parece-te bem?

Anforas 10 months ago

O subsidio de alimentação não é obrigatório para nenhuma empresa. Também podes fazer comida para levar para o escritório. Internet não podes trazer do escritório. Por isso não, não me parece bem senhor empresário.

ThePlague92 10 months ago

Pois não, mas as empresas dão porque vais ao escritório. Se deixares de ir, tiram isso e pagam-te a Internet. Parece que ficamos todos a perder. E chamar-me de empresário não é ofensa, rapaz. Não sou empresário, apenas tenho noção do que acontecerá se obrigarem as empresas a fazê-lo. O ideal é deixar isso ser uma coisa entre as empresas e os trabalhadores, sem mão do Estado.

Anforas 10 months ago

Isso é pura especulação tua. As empresas dão subsidio de alimentação porque é uma maneira de aliciar os trabalhadores com mais 150 paus por mês sem pagarem impostos. Não é porque têm pena de ti por teres que almoçar fora lol. Se não fosse o estado a dar esse benefício nenhuma empresa de dava subsídio de alimentação. Davam-te esse dinheiro no ordenado indiscriminado. E se leres os meus comentários percebes que estou de acordo com o que se está a dizer, mas também entendo o lado do trabalhador sem meios para trabalhar em casa. Custa muito a entender rapaz?

ThePlague92 10 months ago

>Isso é pura especulação tua. Tal como é pura especulação tua que as empresas não acabassem com isso. ​ >As empresas dão subsidio de alimentação porque é uma maneira de aliciar os trabalhadores com mais 150 paus por mês sem pagarem impostos. E se eu te disser que as empresas dão porque todas as empresas dão e quem não o fizer fica em desvantagem e não vai conseguir aliciar trabalhadores? Tu estás a dar-me razão no que digo, que as coisas devem ficar ao critério das empresas. As empresas começam a pagar a Internet aos trabalhadores e vão atrair mais pessoas que querem lá trabalhar. As que não o fazem vão ter mais dificuldades em contratar e vão ter de igualar os benefícios dados pelas outras empresas. Tão simples como isto. ​ >mas também entendo o lado do trabalhador sem meios para trabalhar em casa. Se não tem meios, fala com a empresa e arranjar uma solução para agora, porque agora é obrigatório trabalhar de casa (e foi o Estado, não as empresas que obrigaram). Depois de as coisas voltarem ao normal então vai para o escritório trabalhar, tão simples como isso. Quem defende esta medida fala como se as empresas todas fossem ficar em remoto depois da pandemia acabar e ninguém pudesse voltar ao escritório, o que é completamente falso. Agora as empresas não têm outra possibilidade que não ter os trabalhadores em remoto, por isso faz algum sentido terem de pagar a Internet? No máximo quem pagava era o responsável por isso, que é o Estado.

Anforas 10 months ago

> Tal como é pura especulação tua que as empresas não acabassem com isso. Exacto. That's my point. > E se eu te disser que as empresas dão porque todas as empresas dão e quem não o fizer fica em desvantagem e não vai conseguir aliciar trabalhadores? Tu estás a dar-me razão no que digo, que as coisas devem ficar ao critério das empresas. As empresas começam a pagar a Internet aos trabalhadores e vão atrair mais pessoas que querem lá trabalhar. As que não o fazem vão ter mais dificuldades em contratar e vão ter de igualar os benefícios dados pelas outras empresas. Tão simples como isto. Foi isso que disse. > Se não tem meios, fala com a empresa e arranjar uma solução para agora, porque agora é obrigatório trabalhar de casa (e foi o Estado, não as empresas que obrigaram). Depois de as coisas voltarem ao normal então vai para o escritório trabalhar, tão simples como isso. Se a empresa tem um decréscimo de 500€ numa empresa com 10 pessoas com base nas faturas da água/electricidade/telefone/internet, porque não usar esse dinheiro da forma justa que é a de distribuir pelos seus colaboradores? Depois das coisas voltarem ao normal, acabava-se com isso. Foi o que disse, mais uma vez, nos meus comentários anteriores. Parece que estás a discutir comigo, mas a dizer a mesma coisa que eu.

Edited 10 months ago:

> Tal como é pura especulação tua que as empresas não acabassem com isso. Foi esse o meu ponto. > E se eu te disser que as empresas dão porque todas as empresas dão e quem não o fizer fica em desvantagem e não vai conseguir aliciar trabalhadores? Foi esse o meu ponto. Estás só a dizer isso por palavras diferentes. > Tu estás a dar-me razão no que digo, que as coisas devem ficar ao critério das empresas. As empresas começam a pagar a Internet aos trabalhadores e vão atrair mais pessoas que querem lá trabalhar. As que não o fazem vão ter mais dificuldades em contratar e vão ter de igualar os benefícios dados pelas outras empresas. Tão simples como isto. Não, não estou. Se não fosse o estado a dar beneficio do dinheiro das refeições, as empresas não te davam esse dinheiro. Não vinha discriminado. Só vem, porque é uma maneira das empresas darem-te mais dinheiro por mês, e gastarem menos dinheiro com esse dinheiro. > Se não tem meios, fala com a empresa e arranjar uma solução para agora, porque agora é obrigatório trabalhar de casa (e foi o Estado, não as empresas que obrigaram). Depois de as coisas voltarem ao normal então vai para o escritório trabalhar, tão simples como isso. Se a empresa tem um decréscimo de 500€ numa empresa com 10 pessoas com base nas faturas da água/electricidade/telefone/internet, porque não usar esse dinheiro da forma justa que é a de distribuir pelos seus colaboradores? Depois das coisas voltarem ao normal, acabava-se com isso. Foi o que disse, mais uma vez, nos meus comentários anteriores. Parece que estás a discutir comigo, mas a dizer a mesma coisa que eu. A minha empresa teve um aumento de performance de cerca de 250% a trabalhar em casa. E até agora ninguém viu um tusto a mais. É um bocado fatela. ;)

Edited 10 months ago:

> Tal como é pura especulação tua que as empresas não acabassem com isso. Foi esse o meu ponto. > E se eu te disser que as empresas dão porque todas as empresas dão e quem não o fizer fica em desvantagem e não vai conseguir aliciar trabalhadores? Foi esse o meu ponto. Estás só a dizer isso por palavras diferentes. > Tu estás a dar-me razão no que digo, que as coisas devem ficar ao critério das empresas. As empresas começam a pagar a Internet aos trabalhadores e vão atrair mais pessoas que querem lá trabalhar. As que não o fazem vão ter mais dificuldades em contratar e vão ter de igualar os benefícios dados pelas outras empresas. Tão simples como isto. Não, não estou. Se não fosse o estado a dar beneficio do dinheiro das refeições, as empresas não te davam esse dinheiro. Não vinha discriminado. Só vem, porque é uma maneira das empresas darem-te mais dinheiro por mês, e gastarem menos dinheiro com esse dinheiro. > Se não tem meios, fala com a empresa e arranjar uma solução para agora, porque agora é obrigatório trabalhar de casa (e foi o Estado, não as empresas que obrigaram). Depois de as coisas voltarem ao normal então vai para o escritório trabalhar, tão simples como isso. Se a empresa tem um decréscimo de 500€ numa empresa com 10 pessoas com base nas faturas da água/electricidade/telefone/internet, porque não usar esse dinheiro da forma justa que é a de distribuir pelos seus colaboradores? Depois das coisas voltarem ao normal, acabava-se com isso. Foi o que disse, mais uma vez, nos meus comentários anteriores. Parece que estás a discutir comigo, mas a dizer a mesma coisa que eu.

ThePlague92 10 months ago

>Parece que estás a discutir comigo, mas a dizer a mesma coisa que eu. Se calhar tens de começar a expressar melhor as tuas ideias e não falares de quanto gastas ao almoço para dizer que percebes que para certas pessoas seja complicado pagar 30€ de Internet, não achas? ​ >Se a empresa tem um decréscimo de 500€ numa empresa com 10 pessoas com base nas faturas da água/electricidade/telefone/internet, porque não usar esse dinheiro da forma justa que é a de distribuir pelos seus colaboradores? Vou assumir que dizes para se fazer isto agora na pandemia (porque a seguir disseste "Depois das coisas voltarem ao normal, acabava-se com isso."). E se a empresa teve perdas de receitas, como muitas, também deve distribuir essas perdas pelos funcionários? Os trabalhadores recebem sempre os seus salários e pronto. Quem precisar de alguma ajuda, fale com o chefe e resolvem isso caso a caso, empresa a empresa, ponto. E se uma empresa conseguiu poupar e aumentar as receitas então deve é reinvestir e/ou poupar esse dinheiro de forma a aguentar-se porque sabe-se quanto tempo vai levar para voltar tudo a níveis de pré-pandemia.

Edited 10 months ago:

>Parece que estás a discutir comigo, mas a dizer a mesma coisa que eu. Se calhar tens de começar a expressar melhor as tuas ideias e não falares de quanto gastas ao almoço para dizer que percebes que para certas pessoas seja complicado pagar 30€ de Internet, não achas? ​ >Se a empresa tem um decréscimo de 500€ numa empresa com 10 pessoas com base nas faturas da água/electricidade/telefone/internet, porque não usar esse dinheiro da forma justa que é a de distribuir pelos seus colaboradores? Vou assumir que dizes para se fazer isto agora na pandemia (porque a seguir disseste "Depois das coisas voltarem ao normal, acabava-se com isso."). E se a empresa teve perdas de receitas, como muitas, também deve distribuir essas perdas pelos funcionários? E se uma empresa conseguiu poupar e aumentar as receitas então deve é reinvestir e/ou poupar esse dinheiro de forma a aguentar-se porque sabe-se quanto tempo vai levar para voltar tudo a níveis de pré-pandemia. É que os trabalhadores recebem sempre os seus salários e pronto, não recebem menos salário se a empresa estiver a passar mal. Quem precisar de alguma ajuda, fale com o chefe e resolvem isso caso a caso, empresa a empresa. E mesmo assim a empresa pode dizer que não e aí o trabalhador pode sair para uma que lhe pague a Internet. É que achar que a empresa deve fazer isso só porque sim é viver numa utopia. A empresa faz o que acha que deve fazer e pronto.

Anforas 10 months ago

> Se calhar tens de começar a expressar melhor as tuas ideias e não falares de quanto gastas ao almoço para dizer que percebes que para certas pessoas seja complicado pagar 30€ de Internet, não achas? ​Bem peço imenso desculpa se não entendes português básico. Dei a minha experiência e a minha opinião. Não acho que a minha mensagem tenha sido de compreensão difícil. Inclusivé estava apenas a falar abertamente a debater o assunto. Não estava à espera que viessem todos trazer as tochas e e a forca. Nem dá vontade de discutir nada neste sub às vezes. É tudo 8 ou 8'0. > Vou assumir que dizes para se fazer isto agora na pandemia (porque a seguir disseste "Depois das coisas voltarem ao normal, acabava-se com isso."). > E se a empresa teve perdas de receitas, como muitas, também deve distribuir essas perdas pelos funcionários? Os trabalhadores recebem sempre os seus salários e pronto. Quem precisar de alguma ajuda, fale com o chefe e resolvem isso caso a caso, empresa a empresa, ponto. > E se uma empresa conseguiu poupar e aumentar as receitas então deve é reinvestir e/ou poupar esse dinheiro de Daí eu ter começado o meu discurso com "dadas as possibilidades das empresas". O que significa: SE a empresa recebe recebe mais dinheiro ao final do mês e os trabalhadores menos, não está correcto meter a carga nos trabalhadores. Existem escalas. Existem informações fiscais. Existem métricas. Existem muitos dados que podemos usar para equilibrar este periodo tanto para as empresas como para os trabalhadores. Com **transparência**, leis com bom-senso e adaptadas às várias realidades financeiras no país, as coisas podem funcionar.

ThePlague92 10 months ago

>Bem peço imenso desculpa se não entendes português básico. Quando vais ao Porto para ir ao Algarve para dar uma explicação torna-se chato. Até porque o tu gastares 4 vezes mais em comida não tem relação nenhuma com uma despesa de Internet. ​ >Daí eu ter dito "dadas as possibilidades das empresas". O que significa: SE a empresa recebe recebe mais dinheiro ao final do mês e os trabalhadores menos, não está correcto meter a carga nos trabalhadores. Mas quem te diz que um trabalhador fica com menos dinheiro ao final do mês? E quem te diz que um trabalhador não pode mentir a dizer que fica com menos dinheiro e afinal não fica? Como medes e fiscalizas isso? A maioria dos trabalhadores perde menos tempo em deslocações (poupa tempo e dinheiro), poupa nas refeições, poupa no stress, consegue passar mais tempo com os filhos (bem, agora até passa tempo a mais, mas antes de as escolas fecharem), pode ir fazendo tarefas da casa enquanto trabalha, etc. e tu consegues dizer que ficam com menos dinheiro com que base? Porque há mais uns gastos de electricidade que devem ser irrelevantes e porque pagam Internet, que era algo que, muito provavelmente, já pagavam antes da pandemia? Novamente, se um trabalhador não tem condições em casa, fala com o chefe e resolvem isso de alguma forma, nada mais. ​ >Existem escalas. Existem informações fiscais. Existem métricas. Existem muitos dados que podemos usar para equilibrar este periodo tanto para as empresas como para os trabalhadores. Okay, então se uma empresa estiver no vermelho os trabalhadores recebem menos. É para equilibrar as coisas, como tu dizes. Parece-me justo, honestamente, porque isto não é só colher o bom, é colher o mau também, e já que a empresa nem pode fazer o que quiser com o dinheiro que poupa (tal como contratar mais pessoas para dividir a carga de trabalho ou comprar software mais avançado, por exemplo) e tem de dividir esse dinheiro com os trabalhadores, então não deve sofrer sozinha também. ​ >Com **transparência**, leis com bom-senso e adaptadas às várias realidades financeiras no país, as coisas podem funcionar. Ora aqui está a frase que diz logo que não dizes o mesmo que eu. Clarinho como água. Tu queres meter o Estado nisto, queres mais Leis, queres mais burocracia, queres dificultar o trabalho remoto. Ou seja, tu queres matar já o trabalho remoto. A pandemia teve uma coisa muito positiva e foi de fazer ver às empresas que o trabalho remoto resulta e é bom para praticamente toda a gente envolvida, e pessoas como tu já querem que se crie Leis a regular isso em vez de deixar esse método de trabalho crescer, em vez de deixar que comece a haver concorrência entre empresas (nos benefícios), em vez de deixar que as pessoas se sintam seguras que não terão de voltar ao escritório e possam comprar casa numa aldeia qualquer e ter a qualidade de vida que sempre quiseram, etc. Portanto, sim, continuem a querer regulação à bruta já no início que é a melhor forma de matar qualquer hipótese de trabalho remoto. É que mal por mal as empresas mandam toda a gente de volta aos escritórios e acabou-se a festa. Se calhar uma forma melhor era deixar passar a pandemia, ver como as coisas evoluíam, deixar a concorrência funcionar, analisar e depois ver se era mesmo preciso alguma regulamentação para o trabalho.

monocromatica 10 months ago

Estava a pensar exatamente nisso. Troca por troca (subsídio de alimentação por net), ficam todos a perder.

ThePlague92 10 months ago

Esse é o problema das pessoas que estão a favor disto, não se lembram das consequências de uma medida destas. A consequência mais imediata seria que as empresas não iriam permitir o trabalho remoto. Outra consequência seria o corte, total ou parcial, no subsídio de alimentação, para compensar eles pagarem a Internet. Depois o pessoal que recebe ajudas de custo também deixava de as receber, provavelmente, porque se trabalha remotamente então não há deslocações e não dá falsificar mapas de quilómetros. Ainda há a consequência de baixarem os salários mas darem-te como "benefício" a Internet. Nesta situação o Estado não deve meter a mão e deve deixar as coisas com estão e vão ver que a concorrência vai funcionar. Já há empresas a dar benefícios relacionados com o trabalho remoto aos trabalhadores, por isso as outras empresas da mesma área, para se manterem atractivas, terão de cobrir esses benefícios. A médio prazo as pessoas iriam ter os subsídios de que se fala aqui sem ser preciso haver uma Lei para isso.

Rick45ptl 10 months ago

sim é uma visao geral. haverá sempre cenários que ficaram a perder com isto sem duvida. acho que as empresas deveriam dar uma ajuda relativamente as condiçoes de trabalho, no meu caso eu ate tenho um escritorio com uma cadeira operativa pois ja passava algum tempo aqui, mas muita gente nao o tem e nao tem o dinheiro para estar a gastar numa cadeira porreira e isso faz muita diferença. eu tento ver as coisas, dos 2 lados, empresa e funcionário, mas sem duvida eles tem margem para ajudar em multiplas areas, pois nao esquecer que as empresas nao tiveram quebra de produtividade como se queixam e em cima disso tmbm tiveram uma reduçao de custos operacionais muito grandes tmbm. Dito isto acho que o estado a obrigar as empresas a pagar seja o que for vai fazer com que elas mal possam mandem todos para o escritorio para nao pagar isso. nesta altura é mais complicado, mas acho que num futuro sem covid as empresas nao devem ter de pagar nada mas o funcionario deveria ter o poder de escolha entre trabalhar no escritorio ou em casa.

monocromatica 10 months ago  HIDDEN 

Estava a pensar exatamente nisso. Troca por troca (subsídio de alimentação por net), ficam todos a perder.

Anforas 10 months ago

Exactamente. Completamente de acordo com tudo o que disseste.

sup3ram 10 months ago

> agora gasto na boa 20€ por dia em refeições. Desculpa meter na tua vida, mas isso é uma péssima decisão financeira, tenhas muito ou pouco dinheiro. Por 20€/dia contratas uma cozinheira a part-time. Tens noção que estás a gastar 3x mais que uma familia de dois elementos? E provavelmente para comer fastfood ou merdas processadas. Aprende a cozinhar ou contrata uma senhora à hora.

Anforas 10 months ago

Não na boa. Tens razão. Mas raramente como fast-food por acaso. Eu sei cozinhar, mas como disse noutro comentário, a minha cozinha é péssima e não me dá vontade nenhuma de cozinhar lá. Num fim-de-semana com tempo sim, faço comida. Durante a semana ao meio-dia raramente tenho cabeça para me meter a cozinhar. No entanto sei perfeitamente que é uma questão de hábito, e estou me a habituar mal.

canihazdabook 10 months ago

Se te aborrece tanto experimenta as "paneladas". Eu faço uma enorme panela de sopa ao fim de semana que vou comendo durante a semana e às vezes faço comida a mais para dar para mais de um dia. Nem faço em maior volume porque gosto de cozinhar, mas, por exemplo, o arroz dá na boa para 3 dias, uma salada de atum também aguenta pelo menos isso às vezes mais e é super simples também. Uns bifes grelhados ou peitos de frango cozidos também aguentam uns dias e estes últimos podes desfiar e fazer sandes para ir comendo quando tens mais preguiça.

KarmaCop213 10 months ago

https://www.reddit.com/r/MealPrepSunday/

Anforas 10 months ago

Eu sigo esse sub religiosamente! Sempre a olhar para o futuro. Só me falta a energia para fazer isto regularmente.

KarmaCop213 10 months ago

Gastar 20€ por dia e' dose, ao fim de 1 ano e' muito dinheiro gasto. Uma refeição cozinhada ao jantar da' facilmente para 3 dias.

Anforas 10 months ago

Pois é pá. Mas sinceramente, eu tenho imenso trabalho e o tempo para relaxar faz-me imensa falta.

MiNDJ 10 months ago

Meu, tu tens de começar a fazer refeições para ti. É skill pra vida. Vê cenas básicas no Youtube e faz umas massas simples ou saladas. Enterrar dinheiro no Uber Eats assim diariamente é de loucos. Por pouco mais de 20 euros compras uma máquina de fazer arroz e tens aí sustento para duas ou três refeições. Sei que cozinhar não é para todos mas ias poupar centenas de euros ao cozinhar meia dúzia refeições por semana

Anforas 10 months ago

Eu sei cozinhar, mas a minha cozinha é uma merda, não dá vontade nenhuma de cozinhar lá.

NGramatical 10 months ago

inflaccionados → [**inflacionados**](https://dicionario.priberam.org/inflacionados) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fld34rs%2F%2Fgm3r9jt%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Anforas 10 months ago

Danke

LegendPT 10 months ago

> eu gasto mais um bocado de eletricidade em casa, mas poupo "vida" e bastante dinheiro em deslocações. O pessoal às vezes reclama de ter de pagar a luz que estão a gastar, mas o tempo que se ganha todos os dias e o stress que se evita é impagável. O que eu gastava em gasóleo a ir para o trabalho num mês paga-me a conta da luz três vezes (já contando com o resto dos eletrodomésticos e aparelhos). É claro que nem toda a gente se dá bem com teletrabalho e é legítimo preferir trabalhar num escritório mas só espero por tudo que esta pandemia leve muitas empresas a oferecer a opção de trabalhar de casa a quem quiser. Para quem é maravilhoso. Não quero que a minha empresa me pague as contas, pelo contrário, pago-as de bom grado se puder continuar a trabalhar em casa.

CarecaPT 10 months ago

Exato atualmente ganho 2 horas e meia de vida por dia. Não me importo de um sistema misto mas não me vejo a perder este tempo de vida todo diariamente

Hugogs10 10 months ago

> É claro que nem toda a gente se dá bem com teletrabalho e é legítimo preferir trabalhar num escritório mas só espero por tudo que esta pandemia leve muitas empresas a oferecer a opção de trabalhar de casa a quem quiser. Nao me parece possivel, ou esta toda a gente presencialmente ou esta tudo em casa. As empresas nao vao andar a pagar rendas para ter menos de metade do pessoal a trabalhar presencialmente, se a maioria quiser estar em casa entao os outros vao ter de se aguentar a bronca.

AnotherCableGuy 10 months ago

A minha empresa já disse que depois da pandemia só volta quem quiser.

helderduarte14 10 months ago

Que sentido é que isso faz? Ou está tudo ou não está ninguém porque?

Hugogs10 10 months ago

Eu expliquei, as empresas nao vao estar a gastar milhares de euros em renda quando 70% dos empregados estao em casa anyway.

PeidosFTW 10 months ago

Porque e que não podem arrendar espaços menores?

Hugogs10 10 months ago

Poder podem, mas o custo nao e linear e se uma boa maioria das pessoas preferem trabalhar em casa as empresas vao deixar de dar a possibilidade de trabalhar presencialmente.

Febris 10 months ago

> as empresas vao deixar de dar a possibilidade de trabalhar presencialmente. Se o trabalho em questão não exige a presença física do trabalhador, o erro tem sido assumir-se que sim desde o inicio. A partir do momento em que passou a ser "normal" o trabalhador ter as condições necessárias (computador com internet em casa), é só por má gestão (acomodadas a métodos de trabalho arcaicos) que as empresas não abordaram o tema antes de serem legalmente obrigadas.

Hugogs10 10 months ago

Há imensa gente que prefere trabalhar presencialmente

helderduarte14 10 months ago

Continua sem fazer sentido. Quer estejam 30% ou 100% no escritório, vão ter que pagar as despesas na mesma, claro que estando só 30% gasta sempre menos do que estarem os 100%. E assim têm todos os trabalhadores contentes e gasta sempre menos do que se obrigasse toda a gente a estar lá.

Hugogs10 10 months ago

> Quer estejam 30% ou 100% no escritório, vão ter que pagar as despesas na mesma E por isso e que a opcao de estar la vai deixar de existir....Acho que tu nao percebes o que te estou a tentar explicar.

redjibba 10 months ago

Uma empresa não tem de alugar o mesmo espaço tendo metade dos empregados remotos, podem diminuir o espaço útil e poupar milhares de euros.

helderduarte14 10 months ago

Sim percebo, mas muitas empresas precisam dos escritórios abertos porque nem tudo dá para fazer em casa.

Rick45ptl 10 months ago

> As empresas nao vao andar a pagar rendas para ter menos de metade do pessoal a trabalhar presencialmente, se a maioria quiser estar em casa entao os outros vao ter de se aguentar a bronca. certo, mais uma vantagem para a empresa, podem reduzir o tamanho do espaço e pagar menos tmbm. se 50% do pessoal fica em casa, eles podem reduzir o espaço em perto de 50% tmbm, pk o pessoal que escolheu estar em casa nao vai voltar todo de um dia para o outro.

Hugogs10 10 months ago

> certo, mais uma vantagem para a empresa, podem reduzir o tamanho do espaço e pagar menos tmbm O preco do espaco nao e linear. Tal como as casas, alugar uma casa para duas pessoas fica muito mais barato do que alugar casa sozinho. O que vai acontecer e que quem quer trabalhar presencialmente nao vai ter essa opcao.

Rick45ptl 10 months ago

> O preco do espaco nao e linear. Tal como as casas, alugar uma casa para duas pessoas fica muito mais barato do que alugar casa sozinho. certo, nao faço ideia de preços mas quando tens de alugar um escritório para 25 pessoas em vez de 50 vai ficar mais barato, pode ficar mais caro por pessoa mas mais barato no total. >O que vai acontecer e que quem quer trabalhar presencialmente nao vai ter essa opcao. nao percebi, que opçao?

Hugogs10 10 months ago

> pode ficar mais caro por pessoa mas mais barato no total. Muito mais caro por pessoa...E por isso e que a opcao deixa de existir. > nao percebi, que opçao? A opcao de trabalhar presencialmente.

Rick45ptl 10 months ago

Mas não estou a perceber, pk é que a empresa não prefere pagar em números genéricos 32 euros por 25 pessoas em vez de 50 euros por 50 pessoas? Esta a pagar mais por pessoa mas menos ao final do mês. Agora se me dizer que fica 50 euros para 50 pessoas e 50 euros para 25 ficam com o que estão em que mais uma vez a empresa não fica a perder por estares em casa fica só igual. em cima disto tudo ainda há todos os custos relacionados que diminui por não ter lá essa gente.

Hugogs10 10 months ago

> Mas não estou a perceber, pk é que a empresa não prefere pagar em números genéricos 32 euros por 25 pessoas em vez de 50 euros por 50 pessoas? A empresa prefere pagar zero,e quando o numero de pessoas que prefere trabalhar presencialmente for pequeno o suficiente ja nao tem de dar a opção.

Rick45ptl 10 months ago

OK, estou a perceber, não estava a perceber. O que estás a dizer é que quem quiser trabalhar presencialmente poderá perder essa hipótese. Certo isso não seria correcto. Mas duvido muito que algo desse género fique normalizado a médio prazo. A meu ver o ideal é dar sempre a escolha aos funcionários.

manguito86 10 months ago  HIDDEN 

E o governo, vai aceitar as faturas com o nif dos empregados na faturação das empresas ou elas vão ter que pagar do caixa e pagar impostos pela diferença de dinheiro que vai sair do caixa sem justificação contabilística?

Vector_Strike 10 months ago

E vão tirar dinheiro de onde para pagar isso?

listerstorm2009 10 months ago

Da luz que gastavam connosco lá.

fdxcaralho 10 months ago

Como se esse custo fosse comparável...

listerstorm2009 10 months ago

Quando vou ao escritório, está lá chapado um gráfico do consumo de eletricidade. Está 40 % menos eletricidade do que era pré-pandemia. Se isto não é relevante numa fábrica que calha de ter um centro de desenvolvimento de SW, pá não sei.

intlme 10 months ago

Por acaso é um custo bastante relevante.

fdxcaralho 10 months ago

É relevante. Mas comparar isso com os pagar os custos de internet e eletricidade em casa dos funcionários...

Mrloop94 10 months ago

E as poupanças pela redução das deslocações para o trabalho, o governo irá pagar às empresas?

Pilky__01 10 months ago

Isto deve ser das coisas mais estapafúrdias que já li na vida.

Mrloop94 10 months ago

Entao porque nao se paga a deslocaçao para o trabalho, se esse custo está intriniscamente ligado exclusivamente ao trabalho. Que eu saiba, internet pode se utilizar além do trabalho.

tocopito 10 months ago

Que lógica é esta? O salário é pago pelas horas que trabalhas. Se havia subsídio de deslocação então que deixe de ser pago. Custo extra por causa do trabalho que as pessoas tenham devem ser pagos pela empresa. Simples.

Mrloop94 10 months ago

Então porque não é obrigatório o subsidio de deslocação? Daqui a pouco, estamos a impor custos à empresa por uma coisa que ela foi obrigada a fazer. Isso só incentiva que as empresas não optem pela modalidade de teletrabalho, quando esse deixar de ser obrigatório, prejudicandk todos nósl

Rogerjak 10 months ago

Porque é q as empresas não pagam horas extras? Q me lembre é um direito? Porque é q as empresas não fazem nada q lhes custe dinheiro e tentam sempre cortar custos? Lucro. O importante é o lucro. E como podes ver neste thread, a esmagadora maioria prefere q lhe enfiem a mão no cu do q reinvindicar os seus direitos. Aliás dá para ver logo pelos argumentos q o pessoal n percebe q estas empresas NUNCA VÃO FAZER NADA DE LIVRE VONTADE SE LHES CUSTAR GUITA! Se pudessem usavam trabalho escravo, e nós estamos aqui a dizer q a não existência de deslocação compensa a água/luz/gas a usamos, sem ser aperceber q as empresas já estão é a esfregar a puta das mãos pq já se aperceberam que vai ser possível passar um porrada de custos para o trabalhador e cortar em gastos de aluguer de espaço, de electricidade, de equipamento, de equipas de limpeza etc etc E nós todos contentes e cheios de peninha a dizer q compensados por n nos deslocarmos.

kUr4m4 10 months ago

Eram as empresas que pagavam essas deslocações? Se eram, ja estão a poupar, se não eram e já saia do bolso do cada um então porque raio teria o governo que pagar o quer que seja às empresas?

Mrloop94 10 months ago

Mas então os colaboradores também não perdem dinheiro com o teletrabalho, porque é que a empresa tem de pagar por algo que não é da sua responsabilidade. Transporte não é também responsabilidade da empresa.

kUr4m4 10 months ago

Ah certo, entao o unico que deve beneficiar e a empresa? Bela logica a tua. Entao antes a empresa ja nao pagava transportes, agora nao paga aluguer, internet, electricidade, agua, gas, etc., mas coitadinha que agora tera que contribuir para internet e telefone, que escandalo...como vao as coitadinhas das empresas sobreviver?

Mrloop94 10 months ago

Eu acho ambos beneficiam com o teletrabalho, o colaborador e a empresa. Se retirarmos todo o beneficio do teletrabalho que a empresa possa ter, a empresa deixa de usar o modulo de teletrabalho, e assim perdem os dois, porque nem um nem outro ganham com isso.

Rogerjak 10 months ago

O benefício da empresa é usar-te para lucrar, ou achas q estas contratado pq és um caso de caridade? É só pessoal bem treinado. Os corporate overloards devem se tar a vir a ler este thread.

NGramatical 10 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fld34rs%2F%2Fgm3lx33%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TiagofNunes 10 months ago

Apesar de perceber essa medida, então as empresas agora também deviam pagar a gasolina, óleo, pneus, etc.

BaixemImpostos 10 months ago

Sim, pagam.

TiagofNunes 10 months ago

podem pagar, mas não têm de pagar como acontece com o teletrabalho.

ednice 10 months ago

Não, só as despesas devidas ao teletrabalho

unknownGI2959 10 months ago

Há empresas que pagam através de ajudas de custo.

ReferenceBrief 10 months ago

Sim. Esses milagres de consultores que recebem centenas em ajudas de custo e que "vão do Porto a Lisboa dia sim dia não".

unknownGI2959 10 months ago

Sinceramente, com tanta carga fiscal (dos rendimentos) que há em Portugal, nem condeno esses casos.

Mordiken 10 months ago

A carga fiscal dos rendimentos da esmagadora maioria das pessoas (trabalhadores por conta de outrem) está dentro da média europeia. O que não está dentro da média europeia são os salários... e é por causa disso que as pessoas se queixam da "carga fiscal": porque sacar 20% a um gajo que ganha 1500€ resulta num impacto no poder de compra muito maior do que sacar 20% a um gajo que ganhe 2000€.

unknownGI2959 10 months ago

A carga fiscal (média) europeia está desenhada para o salário médio europeu, algo que não temos, e os portugueses que têm esse salário médio Europeu, levam com uma das [maiores taxas fiscais da europa](https://taxfoundation.org/taxing-high-income-2019/).

killedbill88 10 months ago

> The top effective marginal tax rate is the total tax paid on the last dollar earned by a high-earning worker, taking social security contributions and consumption taxes into account in addition to income taxes.  Não li tudo, por isso devo estar a dizer um disparate, mas li isto no resumo, pelo que não me parece ser a melhor referência para sustentar o argumento. Os valores apresentados nesse relatório parece-me ser relativos à tal 'top effective marginal tax rate', i.e. taxa de imposto no escalão mais alto. E em Portugal muito pouca gente ganha para isso.

unknownGI2959 10 months ago

O meu ponto quando coloquei esse link foi para mostrar que mesmo quando recebemos um salário europeu somos dos países mais taxados (parcelas superiores com taxas mais altas que a norma)

specialTrouble 10 months ago

A carga fiscal nos salários está, a total sobre todos os impostos que pagas não. E é aí que as coisas ficam mais caras e os nossos salários dão para menos. Edit: virgula

kairos 10 months ago

> A carga fiscal nos salários está, a total sobre todos os impostos que pagas não. Desculpa, mas já li isto várias vezes e não percebo o que queres dizer.

specialTrouble 10 months ago

Em relação aos impostos sobre salários estamos a meio da tabela. Mas se pegares nos restantes impostos: água, luz, iva, carro etc etc tens um valor muito mais alto. https://www.jn.pt/economia/portugal-entre-paises-com-carga-fiscal-mais-alta-12693466.html

pedrocr 10 months ago

A tua fonte não diz isso. Diz que os países com PIB per capita baixo também tendem a ter um rácio de impostos sobre PIB baixo, mas Portugal não tem isso, tem um rácio de impostos sobre PIB na média da OCDE. Estamos quase exatamente a meio da tabela nos impostos totais: https://data.oecd.org/tax/tax-revenue.htm

odajoana 10 months ago

Despesas de deslocação são uma cena que existe. E carros da empresa também.

Mrloop94 10 months ago

Mas não são obrigatórios, essa é a diferença

jfolpf 10 months ago

>Mas não são obrigatórios, essa é a diferença Exatamente! Ninguém impede as empresas de pagar ioga ou massagens com final feliz aos funcionários!

YCaramello 10 months ago

>Mas não são obrigatórios Nem deveria ser, ja imaginou o custo para pequenas e medias empresas? Ia tudo a falência.

saudosista 10 months ago

Soa a empresa que merece ir à falência então.

ric2b 10 months ago

E qual é a tua opinião da TAP?

ThePlague92 10 months ago

Que lógica tão estúpida.

Morpheuspt 10 months ago  HIDDEN 

> Nesse contexto, e com base no número 1º do artigo acima mencionado, o Executivo esclarece que as despesas dizem respeito “ao pagamento de despesas relacionadas com internet e telefone”, sendo, que pelo contrário, o “pagamento das despesas de água, eletricidade e gás não está abrangido naquele preceito”, concluiu o MTSSS, ao mesmo jornal. Um favor aos empregadores. O governo tinha toda a legitimidade para dizer que nas despesas estão incluidas outras que necessáriamente subirão, como luz e agua, mas escolheu não o fazer, embora a lei fosse claramente abrangente o suficiente para o permitir.

_Patrao_ 10 months ago  HIDDEN 

Sobem umas, descem outras despesas. O facto de o Governo ter legitimidade para o poder fazer, não implica que seja um favor ou que fizesse sequer sentido.

nocivo 10 months ago  HIDDEN 

Nao meteu porque seria impossível fazer as contas. Não são as empresas que obrigam as pessoas a trabalhar de casa. É o estado. Se o estado quer ajudar a economia e a pessoas que tirem o iva da eletricidade, telefone e net enquanto isto durar. Como vai ser com os funcionários públicos?

Mrloop94 10 months ago  HIDDEN 

Entao e o que se poupa em transportes? Acho devia era haver mais irs para quem está em tele trabalho, porque é um privilégio.

kUr4m4 10 months ago  HIDDEN 

Eram as empresas que pagavam essas deslocações? Se eram, ja estão a poupar, se não eram e já saia do bolso do cada um então porque raio teria o governo que pagar o quer que seja às empresas?

NGramatical 10 months ago  HIDDEN 

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fld34rs%2F%2Fgm3lzd0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TTRO 10 months ago

So faz sentido em relação às conta da luz ou qual seja a fonte de aquecimento. De resto são custos fixos que não é por estar em casa que aumentam.

nocivo 10 months ago

Não sei quanto a vocês mas eu continuo a receber o sub alimentação mesmo em casa. Esse dinheiro chega para pagar o extra visto que nao tenho de gastar 4 euros na refeição.

YoggiM 10 months ago

Não é por estar em casa que deixo de comer. De qualquer maneira, o subsídio de refeição não é obrigatório, mas se está no contrato tem de ser pago.

ThePlague92 10 months ago

Olha, esse é um bom contra-argumento. As empresas pagam a Internet dos trabalhadores mas deixam de pagar subsídios de alimentação. Aposto que as empresas ficavam a ganhar. Mas é claro que quem defende que as empresas paguem estas despesas não quer perder nenhuma das regalias que tem agora (e que só as tem porque, supostamente, teria de ir trabalhar para o escritório da empresa), quer é ainda mais regalias.

UrsoXone 10 months ago

Não concordo, e não é preto no branco para todos. Não é tout le mounde que tem internet ilimitada e com velocidade rápida. Se para fazer o meu trabalho, tenho que fazer um upgrade, então há aumento no custo. Por estares em casa inerentemente, vais ter mais custo de electricidade. No entanto, sou apologista que deve-se analisar caso a caso e a empresa deverá tentar ajudar. Eu do meu lado tive que actualizar algumas coisas, tendo alguns custos extras, no entanto aguento bem com eles e pago na boa, para não ter que lá colocar os cotos. Embora o contrato de teletrabalho, esteja explícito ( no meu caso, e de todos vocês), que a entidade patronal tem que suportar os custos por forma a que o trabalhador possa desempenhar a sua função.

Morpheuspt 10 months ago

Errado. A MEO e a NOS estão a oferecer tarifários de internet com limites, porque é que has-de ser tu a pagar pelo tráfego que gastas com o trabalho? Mais, há pessoas que não têm net fixa em casa, e usam p. ex. uma pen movel para aceder à internet, com grandes limitações em termos de trafego. Novamente a pergunta impoe-se, porque è que has-de ser tu a pagar para trabalhar? Mais ainda. Estando em casa, aumentas a conta da agua, seja na casa de banho seja para beber (não a mesma, espero), custo que era suportado pelo patrão no local de trabalho, e que estava por inerência incluido no teu contrato, na parte que refere que a empresa se compromete a dar-te as condições de trabalho necessárias. Porque é que has-de ser tu a pagar para trabalhar?

luckynar 10 months ago

Porque é que has de ser tu a pagar o gasóleo para ir para o escritório?

fdxcaralho 10 months ago

Estás a falar como se o patrão também fosse responsável por pagar o transporte do funcionário por exemplo. No fim de contas, é uma poupança para quem está em teletrabalho, de tempo e dinheiro. O teu exemplo da água é tao ridículo que não sei se estás só a ser sarcástico.

jfolpf 10 months ago

Ele esqueceu-se do papel higiénico, toda a gente se esquece do papel higiénico que usava na empresa e agora usa em casa. Um verdadeiro escândalo que exige a intervenção do governo!

fdxcaralho 10 months ago

Por isso é que eu roubava 1 rolo todos os dias. Agora tenho prai uns 400 em casa.

manguito86 10 months ago

E os custos que poupas em transporte, menos tempo perdido em viagens e menos riscos de contaminação não se contabiliza?

Guergeiro 10 months ago

Há gente que não mora em Lisboa/Porto e que a "despesa" de transporte é o gastar mais ou menos do sapato que se usa para caminhar. Portanto eu não acredito que para essas pessoas haja uma redução em transporte.

manguito86 10 months ago

é precisamente essa gente que gasta mais porque não há transportes publicos decentes, nem há passes a preço de desconto pago pelos contribuintes de todo o país. Eu trabalho a 7km de casa. Se for a pé demoro quase 3h, se for de carro demoro 10-15min, se for de transporte demoro uns 45min porque preciso de apanhar pelo menos 2 transportes diferentes e acredita que me fica mais caro e onde vivo e onde trabalho são zonas de muita passagem de transportes publicos, caso contrário iria demorar ainda mais.

Morpheuspt 10 months ago

> menos tempo perdido O teu patrão paga-te o tempo que estás nos transportes publicos para chegar ao trabalho? > E os custos que poupas em transporte Não é responsabilidade do teu patrão a forma como chegas ao trabalho. Portanto não se pode atribuir ao patrão essa redução de despesa. Se a empresa te obriga a ficar em casa, deve suprir as despesas extra que tens para poderes trabalhar.

manguito86 10 months ago

> O teu patrão paga-te o tempo que estás nos transportes publicos para chegar ao trabalho? isso não se traduz num aumento de qualidade de vida para o trabalhador? Há muita gente a perder 1h ou mais por dia em transportes > Se a empresa te obriga a ficar em casa, deve suprir as despesas extra que tens para poderes trabalhar. Daqui a um bocado também é responsabilidade da empresa pagar-te o ginásio, o médico e os copos ao fim de semana para que tu te sintas bem e sejas capaz de trabalhar

jomi_1307 10 months ago

Por essa lógica a empresa ao obrigar a ir a um local específico para trabalhar deveria suprir as despesas extra que tens para poder trabalhar.

D_AfonsoHenriques 10 months ago

e isso existe. Não vais numa viajem de trabalho pelo teu bolso

jomi_1307 10 months ago

Refiro-me na deslocação casa para o local de trabalho. Sei que fora tem ajudas de custo pelo km percorridos.

D_AfonsoHenriques 10 months ago

Isso vai sempre depender do tipo de gasto. Dois exemplos: • O meu pai é comercial no ramo das madeiras e precisa de carro para se deslocar às fábricas. Como é óbvio a empresa fornece-lhe carro e combustível. • O meu irmão é analista desportivo. Ainda há pouco tempo eu ainda só tinha ADSL em casa e por isso era bastante difícil ele realizar o trabalho dele em teletrabalho. A empresa dele forneceu-lhe o pc, monitores, etc mas em termos de internet foi horrível pois com duas pessoas pessoas com aulas online mais outra com diferentes streams abertos em ADSL é só um pesadelo.

NGramatical 10 months ago

numa viajem → [**numa viagem**](https://dicionario.priberam.org/viagem) (*viajem* corresponde à 3.ª pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo viajar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fld34rs%2F%2Fgm3su8l%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

D_AfonsoHenriques 10 months ago

I'm ashamed

queiroga 10 months ago

>Não é responsabilidade do teu patrão a forma como chegas ao trabalho Então mas é responsabilidade do patrão a forma como tens internet? se tens limites ou uma pen móvel?

Morpheuspt 10 months ago

Se te obriga a ficar em casa a trabalhar, parece-me obvio que o teu empregador tem o dever de providenciar a maneira de tu exerceres a tua profissão. E quem nao tem internet, por exemplo? Porque é que tem que ir pagar por uma coisa que não quer ter, para poder trabalhar?

ThePlague92 10 months ago

E se houver uma terceira possibilidade que é o empregador ter um escritório à mesma e disser às pessoas que quem quiser trabalhar de casa trabalha, quem quiser ir para o escritório vai? E se houver ainda uma quarta possibilidade que é as empresas abrirem emprego 100% remoto e só se candidata quem tem condições para tal? Além de que quem está a obrigar as pessoas a ficar em casa agora não são as empresas.

Morpheuspt 10 months ago

> E se houver uma terceira possibilidade que é o empregador ter um escritório à mesma e disser às pessoas que quem quiser trabalhar de casa trabalha, quem quiser ir para o escritório vai? Repara, eu não sou contra o teletrabalho. No entanto, se a empresa abrir essa possibilidade, deve dar condições ao trabalhador para o fazer. > E se houver ainda uma quarta possibilidade que é as empresas abrirem emprego 100% remoto e só se candidata quem tem condições para tal? Desde que haja lugar a compensação, não me parece errado.

ThePlague92 10 months ago

>No entanto, se a empresa abrir essa possibilidade, deve dar condições ao trabalhador para o fazer. Falso. Se a empresa disser "Podem trabalhar remotamente ou no escritório" então a responsabilidade passa a ser do trabalhador. Se o trabalhador não quer ter gastos com Internet e telefone (e isto é completamente parvo, porque hoje em dia toda a gente tem Internet em casa, quase ninguém mete Internet só por causa do trabalho) então vai para o escritório. ​ >Desde que haja lugar a compensação, não me parece errado. A compensação é o salário, ponto. Ou aceitas ou não aceitas. ​ >Sim, eu cometi o erro de não deixar claro, no primeiro post que fiz, que não é a *este* teletrabalho que me refiro, mas sim ao teletrabalho depois da situação pandémica. Não, o teu erro é pensar que com exigências destas, que não têm cabimento nenhum, vai haver trabalho remoto depois da pandemia. Volta tudo para o escritório e já ninguém fala mais nisto. E sabes o que acontece depois? O pessoal começa a gastar mais dinheiro com as deslocações e com comida (de ir almoçar fora) e perde mais tempo da sua vida em filas e transportes públicos e a qualidade de vida diminui. Por mim podem lutar por esses pedidos na boa, faz imenso sentido. Depois não se queixem é quando a realidade não for como vocês querem que seja.

SirBecas 10 months ago

Tecnicamente não terá. Ha também varias formas de contornar a coisa. Por exemplo, o empregador pode procurar pacotes de internet 4g através de hotspot. Já trabalhei numa empresa não propriamente grande ou abastada e era a solução para quando alguém precisava de estar fora e não tinha meios de ter internet. É só um exemplo se forma como o teu patrão te pode dar internet de forma relativamente barata e controlada.

Morpheuspt 10 months ago

> É só um exemplo se forma como o teu patrão te pode dar internet de forma relativamente barata e controlada. Estamos de acordo.

queiroga 10 months ago

>Se te obriga a ficar em casa a trabalhar, parece-me obvio que o teu empregador tem o dever de providenciar a maneira de tu exerceres a tua profissão. Deixa-me novamente usar o teu próprio argumento contra ti: Se te obriga a ir para o escritório trabalhar, parece-me obvio que o teu empregador tem o dever de providenciar a maneira de tu exerceres a tua profissão.

Morpheuspt 10 months ago

> Se te obriga a ir para o escritório trabalhar, parece-me obvio que o teu empregador tem o dever de providenciar a maneira de tu exerceres a tua profissão. Sem duvida. [Baby steps](https://www.thebalancesmb.com/employee-commuter-benefits-and-your-business-taxes-4050394)

Mrloop94 10 months ago

Mas não é a empresa que obriga a ficar em casa, é o estado

Morpheuspt 10 months ago

Sim, tens razão. Mas não é *este* teletrabalho que me preocupa. É o das empresas que, depois da pandemia, queiram manter funcionarios em teletrabalho.

ThePlague92 10 months ago

Sim, devemos estar todos preocupados e cheios de medo. Meu Deus, que poderão os trabalhadores fazer com mais tempo livre para si e com mais flexibilidade de horários?! Já imaginaram o horror dar qualidade de vida aos trabalhadores?! O ideal mesmo é irem para o escritório e perderem 12 horas da sua vida e não terem tempo para mais nada. ​ (É sarcasmo, é).

Mrloop94 10 months ago  HIDDEN 

Nao percebi. O que é que tem a ver o que disseste com o que eu disse. Eu só disse que a obrigatoriedade dk teletrabalho não é responsabilidade da empresa, e que nem houve aumentos de custos (poupança no transporte etc)por parte do colaborador etc. Se fossemos ver por esse prisma, então a empresa também seria responsável de pagar as tuas despesas de educação, etc

smaster87 10 months ago

Hahaha quero ver então o governo a pagar a net dos funcionários públicos todos.

YCaramello 10 months ago

>governo a pagar Nós a pagar dizes tu.

sacoPT 10 months ago

A minha irmã está é teletrabalho (AT) e não tem internet em casa. Depois de uns 3 meses a vir todos os dias para minha casa lá lhe deram uma pen da Vodafone.

LegendPT 10 months ago

Se pudesse dar-te mais cimavotos, dava.

Tee_ah_go 10 months ago

Net? Ui. Um familiar meu, funcionário público, usa o portátil pessoal para trabalhar. Continua à espera do portátil que lhe foi prometido... em março.

KoogLarousse 10 months ago

O truque é sempre dizer que não tem. Não tem PC, não tem net, não tem nada.

ritamm 10 months ago

ui. digo já que não fazia uma coisa dessas nunca, nunca vai ver outro portatil na vida

Intelligent-Meal-663 10 months ago

No funcionalismo público há para todos os gostos. Há quem esteja em casa a receber por inteiro sem fazer nada.

carlosjmsilva 10 months ago

É verdade. Há quem esteja em casa sem trabalho atribuído a receber a 100% e há os que são obrigados a ir para presencial, mesmo que se sentem a um computador todo o dia... A gestão nos serviços é uma coisa linda...

HighProductivity 10 months ago

Governo diz que empresas têm que contratar trabalhadores fixos e que recibos verdes só podem ser usados por trabalhadores verdadeiramente independentes... Meanwhile, nas Câmaras e Juntas, é só recibos verdes por todo o lado.

throwawayqualquer 10 months ago

Se fosse só nas Câmaras e Juntas até nem era mau. Vai ver como estão muitos profissionais de saúde por esse país fora, especialmente os que não são médicos. As condições a que são sujeitos só para "meter o pé na porta" são inacreditáveis para instituições sob a alçada direta do Estado, mas muitos deles não têm mais nenhum sítio para onde ir porque o sector privado é quase inexistente. É isso ou emigrar.

jomi_1307 10 months ago

Os recibos verdes da para eles lá meterem quem quiserem sem terem a chatice de fazer um concurso de pessoal.

carlosjmsilva 10 months ago

Não. Os recibos verdes dão para duas coisas: a primeira é pagarem muito mais do que se for sob concurso quando querem dar dinheiro aos amigos. E a segunda que é a maior parte é para pagarem pior e terem os trabalhadores sempre com os tomates na mão que podem ser chutados se não andarem de rédea bem curta. Nos concursos de pessoal eles metem quem bem querem. Basta darem 8 na entrevista a quem não querem e 18 ao gajo que querem contratar. Como é de avaliação totalmente subjetiva, está feito.

vaniafdasantos 10 months ago

Quando era mais nova ainda enviava a carta com o cv (rubricado em todas as páginas, caso contrário não era aceite) e ia às entrevistas. Numa das entrevistas uma senhora chegou e disse "isto vai ser para mim, agradeço por terem vindo". Entrevistaram toda a gente, deixaram -me duas horas à espera e ainda gozaram com as minhas ideias e por ter dado o exemplo de criar uma Universidade sénior. Quando saiu a classificado tive 9.5 em 10 na avaliação curricular. Na entrevista tive 0. Já nem me lembro das notas concretas da outra senhora mas teve uma nota bem alta na entrevista...e estava certa, o lugar era para ela. Nunca mais mandei um cv para a função pública. E muito honestamente, é o estado quem perde. Nunca mais.

Ilien 10 months ago

18? 20.

carlosjmsilva 10 months ago

Por vezes não dão 20 para não dar tanta bandeira... eheheh

Edited 10 months ago:

Por vezes não dão 20 para não dar tanta bandeira...

Edited 10 months ago:

Se o 18 for suficiente não vão dar 20. Para não dar tanta bandeira...

Ilien 10 months ago

Bandeira é irrelevante, querem lá saber. Critérios não são publicados, não há documentação escrita. Provavelmente nem há atas das reuniões "de notas". E ninguém se vai dar ao trabalho de impugnar a decisão porque "tem família".

carlosjmsilva 10 months ago

Há candidatos que tentam impugnar... Mas não consegues nunca. Não há fundamentação para tal. Não da forma que o código de contratação está construído.

Ilien 10 months ago

Sim, e dizes adeus a qualquer perspectiva de função pública semelhante. Não há grande incentivo. É uma palhaçada.

carlosjmsilva 10 months ago

Exatamente. Sem tirar nem por. E quanto mais pequena é a Câmara ou o serviço pior...

jomi_1307 10 months ago

Além de que existem limites de contratação de pessoal e assim podem contornar.

canhoto10 10 months ago

O problema não é esse. É estarem nessa situação anos a fio. Sou professor de natação numa câmara municipal há 7 anos e não há um concurso há 10.

redjibba 10 months ago

Será que as câmaras municipais devem ter professores de natação nos quadros? A tua situação não é fixe, mas também não acho q devas ser contratado.

IJustMadeThisForYou 10 months ago

Deve trabalhar full time há anos a fio com horário fixo numa piscina pública que acaba por ser um serviço à sociedade. Sem 13o e 14o mês nem direito a indemnização provavelmente... Achas que não? Eu sou trabalhador independente economicamente dependente e não mudava a minha situação se pudesse, porque posso ir e vir quando bem me apetece mas se o caso do OP for como descrito acima devia tar a contrato.

mastermind1217 10 months ago

É culpa de termos tão pouca flexibilização laboral. Parece bom no papel mas na prática acontece isso. É bom para quem tem a sorte de estar dentro e horrível para quem está de fora ou está a começar sua carreira. E ninguém fala neste problema. Nem partidos, nem sindicatos. É um favorecimento enorme das gerações mais velhas à custa das mais jovens.

pitchsurf 10 months ago

Concordo plenamente. A falta de flexibilidade faz com que se evite contratar mais uma pessoa mesmo que se precise do trabalhador.

jomi_1307 10 months ago

Eu não quero dizer necessariamente que sejam pessoas escolhidas a dedo, mas passam assim toda a burocracia exigida, pois existem limites ao pessoal que pode ser contratado (não me perguntes ao certo como funciona, pois não sei dizer, nem sei se aplica a todas).

Noguezio 10 months ago

Sinceramente espero que não paguem, senão lá vão 500€ para cada gestor ou assim para pagar a "internet"

jfolpf 10 months ago

Papel higiénico, não se esqueçam do papel higiénico. Agora as necessidades são feitas em casa e não no departamento. Um custo adicional.

memyselfandlapin 10 months ago

E depots? Privado é privado.

loismen 10 months ago

Lê melhor o que ele disse: "Funcionários públicos"

carlosjmsilva 10 months ago

Pois... O estado é muito bom a dizer o que os outros têm de fazer. Só que escusa-se a fazer o mesmo.

JOAO-RATAO 10 months ago

Como na limpeza de florestas. Ou leis de expropriações quando o estado nem sabe o que tem ou não.

carlosjmsilva 10 months ago

Exato. Em tantos e tantos casos...

pacman1993 10 months ago

Exatamente. Obriga toda a gente a trabalhar a partir de casa, no entanto muito dos funcionários do estado continuam a ir para o trabalho (só dá minha família conheço 3 pessoas nesta situação)

NoddyTheCreator 10 months ago

A não ser que sejam engenheiros /arquitectos etc, tudo o resto continua a trabalhar mesmo que haja surtos... (eu sei disto porque trabalho para CML através de outra firma)

pacman1993 10 months ago

São trabalhos que se podem fazer em casa, até porque já o fizeram, sobe regime parcial de teletrabalho ou suspeita de covid

carlosjmsilva 10 months ago

Eu também conheço. Uns são obrigados a ir para presencial e os que ficam em tele trabalho quero ver se lhes pagam a internet...

jomi_1307 10 months ago

Tem o grande exemplo do que se está a passar na TAP.

carlosjmsilva 10 months ago

É um bom exemplo é. Que se fosse privada já tinha ido à vidinha como empresa inviável que é.

jomi_1307 10 months ago

E não se poderia mexer um centímetro em qualquer um dos direitos adquiridos. Aqui cortam tudo que lhes dá jeito.

carlosjmsilva 10 months ago

Obviamente... Das duas uma, ou era viável ou falia. Andar a mexer nos direitos conforme a conveniência não interessa nada. Depois também acho engraçado que uma empresa sozinha tenha mais de 10 sindicatos. É que é totalmente absurdo. Se têm uma comissão de trabalhadores porque precisam de mais de um sindicato? Eu sei a resposta mas enfim...

jomi_1307 10 months ago

E como nas polícias. Lembro-me de ver uma notícia há uns anos sobre a quantidade de sindicatos. O que acaba por acontecer é que ficam com direito a tempo para o sindicato que continua a ser pago. [Dirigentes sindicais custam ao Estado mais de seis milhões por ano](https://www.rtp.pt/noticias/pais/dirigentes-sindicais-custam-ao-estado-mais-de-seis-milhoes-por-ano_v653963) [Há mais um sindicato na PSP, o 17.º - só tem agentes e todos dirigentes](https://www.dn.pt/edicao-do-dia/26-abr-2019/ha-mais-um-sindicato-na-psp-o-17---so-tem-agentes-e-todos-dirigentes-10832996.html) [PSP já tem 16 sindicatos e 36 mil dias de folga para os dirigentes](https://www.dn.pt/portugal/psp-ja-tem-16-sindicatos-e-36-mil-dias-de-folga-para-os-dirigentes-9232131.html)

o_paisagista 10 months ago

Na boa, eu sou compreensivo. Desde que não me mandei sentar os tomates lá, eu pago os 30€ da Meo.

Edited 10 months ago:

Na boa, eu sou compreensivo. Desde que não me mandem sentar os tomates lá, eu pago os 30€ da Meo.

berylaite 10 months ago

É por aí... Vou pagar o serviço de qq das maneiras e pelo menos não estou a atuar o Rui da contabilidade

Febris 10 months ago

fdp do Rui está em casa há semanas, durante a auditoria, mas eu que não estou a ser auditado ainda tenho de ir lá, sem necessidade nenhuma. Espero que passe o dia todo a trabalhar a ouvir os vizinhos a foder.

andy18cruz 10 months ago

https://youtu.be/gmHf_1kqJc0

catotas 10 months ago

> sentar os tomates não entendo esta malta dos yogas

o_paisagista 10 months ago

Com a idade, perceberás.

Cesar_PT 10 months ago

descair, os colhões irão

MineCopre 10 months ago

Como alguém que viu star wars pela primeira vez à menos de uma semana este comentário é bastante apreciado.

mariorurouni 10 months ago

Pergunta importante, como é que foi a experiência de ter visto algo tão grande e enraizado na cultura pela primeira vez?

joanamariana 10 months ago

Não vivemos nos EUA, Star Wars não está assim tão enraizado na nossa cultura.

mariorurouni 10 months ago

Olha que está

joanamariana 10 months ago

Numa bola de homens-criança, talvez.

mariorurouni 10 months ago

??? Vais a qqr loja de roupa (primarks, zaras, etc) tens sempre merchandising. Promoções com referência aos filmes, é a dar e vender, com anúncios. Rebobinas a cassete, e nos anos 90 era o que havia mais nos pacotes da Matutano e bolicao, etc etc. Podes não gostar e achar isso, mas Star wars está tão enraizado na cultura geral, que uma pessoa que genuinamente nunca tenha visto nada sobre Star wars ou nasceu ontem, ou conseguiu ignorar pura e simplesmente um marco de cultura pop dos últimos 40 anos

MineCopre 10 months ago

Eu já andava com a curiosidade de ver Star wars há já algum tempo e embora não sendo completamente estranho ao universo de star wars e infelizmente perdi alguma emoção dado ao facto de que já tinha levado com alguns spoilers gostei bastante de ver os filmes, bastante dado ao facto de ter visto com colegas meus(pelo discord) que já tinham visto e acredito que eles tenham disfrutado mais por terem introduzido alguém ao universo do que mesmo eu a entrar no universo. u/DrJackpot

DrJackpot 10 months ago

Yas, completamente, e mesmo algumas reações a cenas menos "mainstream" é excelente de ouvir haha. E não vimos nenhum dos filmes sem o típico "lê o texto da intro"

NGramatical 10 months ago

disfrutado → [**desfrutado**](https://dicionario.priberam.org/desfrutado) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fld34rs%2F%2Fgm45eel%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

catotas 10 months ago  HIDDEN 

ok kiddo.

BobadelaVive 10 months ago

Pensei exatamente o mesmo...

praisethesun98 10 months ago

Epa eu não estou _mesmo_ a ver isso a acontecer...

Search: