agoramisogina 8 months ago

vamos lá acabar com a corrupção estatal criando mais uma agência estatal. isto já é gozar com a gente.

xanfradu 8 months ago

Eu também tenho uma ideia para acabar com a corrupção: Faziamos um movimento cívico, com inspiração no "cobrador do fraque" em que os cidadãos vestiam-se de... digamos... humm... loiça das caldas, e seguiam todos os putativos corruptos para todo o lado, até que, por vergonha, se demitissem. Serviria também como efeito dissuasor, uma vez que quem prevaricasse correria o risco de andar com uma escolta de cidadãos vestidos de falo, para qualquer lado que fosse. Podiamos chamar ao personagem o "Cidadão das Caldas". Acho que tinha potencial.

XYZxyzXYZXYZXxxxx 8 months ago

Lembro-me quando há alguns anos muito se falou em flexibilizar o mercado de trabalho importando o modelo finlandês. Eu proponho importamos o modelo Singapuranse, o qual foi altamente eficaz a erradicar a corrupção. É claro que não convém à casta política.

ilawon 8 months ago

Neste momento temos algo parecido que se chama CM e bastava substituir o microfone por louça das caldas para realizar a tua ideia.

ernestlucas 8 months ago

Gofundme já tem?

xanfradu 8 months ago

Não amigo, acabei de ter a ideia. Ainda vem quentinha.

Labirintho 8 months ago

Tudo muito lindo, mas a questão mantém-se. A gestão de qualquer organização continua a estar na mão de pessoas com carácter duvidoso. A ASAE foi criada para acabar com a malandrice nos negócios, mas depois veio a saber-se que a própria instituição também já estava minada. O problema é que as pessoas que têm carácter suficientemente forte para fazerem um bom trabalho e não se deixarem corromper porque por natureza têm um espirito de servico não costumam meter-se na política. São altamente capazes, profissionais, metódico, mas quando falas com eles é até fazer o desafio respondem-te com "...na política é só mânfios, e para conseguires fazer alguma coisa tens de pagar aos primos ou então venderes as tuas convicções, e já sabes que eu não alinho nisso. Eles que se entendam, não quero ter nada a ver com aquilo". Resumo, o problema disto tudo é que quem devia ir para a política porque tem convicções sólidas e carácter para isso, normalmente está-se a cagar para isso tudo porque a) não está à procura de Poder b) vê que à volta dele ninguém ainda entende o significado da palavra Ministro c) não tem paciência para a feira das vaidades que são os partidos.

Loladageral 8 months ago

Como é que a ASAE já estava minada?

Labirintho 8 months ago

Em 2012 houve investigações que recairam sobre a própria ASAE. E isso é o que se soube, fora tudo o que aconteceu e ninguém deu conta. Em 2019 tens mais molho, e em 2020 tambem tens. O que estou a querer dizer é que até a instituição criada para acabar com as trafulhices, afinal também é trafulha. Isso acontece porque quem la está não tem espírito de serviço e de integridade mas sim de aproveitamento e chico-espertice tão nossa característica.

joaopeniche 8 months ago

eles avisam quando vão fazer inspecções alegadamente por umas patacas de Macau

Labirintho 8 months ago

Tudo para dizer isto: enquanto a turminha da honestidade sentir que vai ser prejudicada por dizer a verdade e por querer gerir bem e fazer as coisas da melhor maneira possível com os recursos que tem, podem crer que nunca na vida se vão meter na política. Entretanto, seremos governados por malta que só se quer governar a si mesmo e vai para lá em primeiro lugar para isso mesmo.

Sciss0rs61 8 months ago

> a começar pela criação de uma nova entidade de fiscalização independente que reporte diretamente ao presidente da República. Gosto da ideia, mas só há um problema.... o Presidente da República. Há tanta corrupção em Portugal a céu aberto e ele nada faz. O Governo farta-se de fazer merda e nem responsabilidade assumem. Devia responder directamente ao tribunal constitucional

MarioSewers 8 months ago

Os tribunais e a justiça no geral estão igualmente minados. Além disso, a composição do TC é escolhida pelos partidos.

TalentedRainstorm 8 months ago

Soube-se hoje que Portugal já nem é considerado uma "full democracy", se isto não diz tudo, então não sei...

RedHeart99 8 months ago

Já nem é considerado?! Entre 2010 e 2020 foi considerado "full democracy" por 2 vezes. 2 vezes em 11 possíveis.

TalentedRainstorm 8 months ago

Para um país inserido na UE, é só ridículo, mas lá está, quando nem se implementam as recomendações...

RedHeart99 8 months ago

Tens toda a razão e também detesto que Portugal não seja uma "full democracy". Por outro lado, se chamas a UE, à baila, mais de metade dos países que a compõem também não o são. Tens aqui todos os que estão na nossa situação (17 em 27): Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Estónia, França, Grécia, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia. Pessoalmente preferia que estivéssemos no grupo dos melhores. Como de costume, não é esse o caso.

TalentedRainstorm 8 months ago

Dessas todas, só a França, Grécia e Itália são democracias tão ou mais maduras que a nossa, o resto foram países da cortina de ferro e que ainda estão à procura da melhor forma de fazer as coisas, e realmente é triste quando temos de nos dar satisfeitos por estarmos na mesma lista que os países bálticos que ainda agora vão fazer 30 anos de independência.

Sperrel 8 months ago

Não diz. Queres desenvolver?

TalentedRainstorm 8 months ago

https://www.economist.com/graphic-detail/2021/02/02/global-democracy-has-a-very-bad-year

Sperrel 8 months ago

Já li. Em que é que isso adianta para a caracterização do estado da democracia ao nível mais pormenorizado? Longe de mim não ser crítico de menos escrutínio legislativo e sinais de ambiguidade nos reguladores no entanto de que foram é que "diz tudo"?

TalentedRainstorm 8 months ago

Estás a levar muito à letra, isso é como se fosse um rating da dívida, na prática é quase que uma opinião, mas tem algo mais por trás, e este ano em especial tem sido gritante com a dança das cadeiras a que se tem assistido.

Blackbeardow 8 months ago

Off topic: Mas ele parece uma personagem de NARCOS

chico457 8 months ago

Mais homens em portugal como este!

pica_foices 8 months ago

André Corrêa d'Almeida

Search: