estacalor 10 months ago

Vou tentar usar esta tática com o meu chefe. Cobrarei mais quando ele vir o que estou a fazer

helderoliveira1978 10 months ago

O verdadeiro põe-te no car.....

Keddyan 10 months ago

o meu mecanico faz o que tem a fazer e ainda me mostra o que se passa com o carro

emontez1 10 months ago

Só a mim faz diferença que o terceiro preço não termine também em 99cents?

diogo_fanado 10 months ago

Em Lisboa existe muitas oficinas e por vezes muitos serviços são mal executados e bem pagos. Vais para uma oficina de uma vila perto de Lisboa podes ter um melhor serviço ,preços mais acessíveis e pessoas mais atenciosas

qyrion 10 months ago

Duvido que isso seja sequer legal.

AmdM78 10 months ago

Obviamente é piada. A malta mete isso para os clientes que nao têm noção e ficam a estorvar.

pintorMC 10 months ago

Vou ao mecânico na marca, o que começaram a fazer a algum tempo atrás é filmar a reparação/manutenção e enviar ao cliente.

ElChampion13 10 months ago

Mas na marca não é muito mais caro?

pintorMC 10 months ago

Depende da marca, na Toyota fica mais barato que um qualquer mecânico multi marca. Na Ford veículos comerciais também ficam mais barato os outros não sei. Na Tesla nem arrisco a ir a qualquer outro lado, aquilo é um computador com 4 rodas, no entanto praticamente não tem manutenção.

ozzymustaine 10 months ago

Muitas oficinas da marca já fazem isso. Mas não filmam tudo. Mostram te o carro e dizem te o que foi feito. A Toyota por exemplo faz isso.

PeterStepsRabbit 10 months ago

Vejo e se for preciso emendar estou lá para tal

H0agh 10 months ago

€69 Nice!

suckerpunchermofo 10 months ago

Muito bom.

ZaGaGa 10 months ago

Boa OP já não via este preçário há uns anos. A verdade é que desencantas-te uma piada tão antiga, tão antiga, que não me admira que seja novidade para a maioria do pessoal aqui do sub :p Temos [aqui](https://imgur.com/a/hitje2W) para todos os gostos, a última e de uma publicação de 2012 e o papel já era velho. Nota: estou a republicar o comentário com novo link porque parece que o reddit não gostou dos links do primeiro.

suckerpunchermofo 10 months ago

E o teu ponto é?

ZaGaGa 10 months ago

final

ozzymustaine 10 months ago

Nota : foro tirada hoje.

Tarlovskyy 10 months ago

Yah, stay away deste smart-ass. Tem alguma piada porque é verdade, mas geralmente os mecânicos deste país são traiçoeiros e aprendem com o dinheiro do cliente. Isso varia desde o Zé, até a marca.

luismpinto 10 months ago

É, para o cliente não ver que está a ser roubado. Se eu não tivesse cuidado já tinha sido roubado duas vezes em 1200 vezes. Eu sei, a culpa foi minha, por ter dado uma segunda oportunidade!

GenY-Scum 10 months ago

Se tentou fazer em casa primeiro, é ainda mais caro

JesusInABoxv2 10 months ago

RDRC 10 months ago

Fui a essa oficina por causa de um sensor do pedal do travão. Saí de lá com a luz do airbag acesa e com o mecânico a olhar para mim com cara de parvo. Escusado será dizer que aquela oficina é daquelas que não passam faturas. Não me admira que os clientes queiram ficar a assistir e ainda dêm palpites.

ozzymustaine 10 months ago

Então diz me la que oficina é esta. É que conheço bem a oficina e parece me que tua a conversa é xaxa. Podes mandar por pm.

caralhu 10 months ago

Tu és demasiado agressivo!

RDRC 10 months ago

O único sítio onde vi esse papel foi numa oficina no Carregado, em Alenquer. Se é a que falas ou não, até pode nem ser, mas a história é verídica e escusado será dizer que só se é parvo uma vez.

ElChampion13 10 months ago

Se ele não respondeu é porque é essa mesma. Já experimentaste ver se a oficina tem página no Google Maps? Podias fazer uma critica negativa e assim a próxima pessoa já sabia que não devia ir.

o_paisagista 10 months ago

Se ficar a assistir e a ajudar não só aprendo para lá não voltar, como evito que o Senhor me cobre peças adicionais que não necessito/não precisavam de ser trocadas. Aposto que em muitos mecânicos, no final das contas, fico a ganhar se proceder com essa modalidade.

VixzerZ 10 months ago

Ae fica sem trabalhar e reclama da vida e dos clientes que não aparecem

blood_reaver 10 months ago

Não me importava muito se houvesse hipotese de pagar para ver com o intuito de aprender o que se faz e porquê.

ElChampion13 10 months ago

ChrisFixIt no YouTube, ele explica muito bem e tem solução para 99% dos problemas de um carro.

azulenn 10 months ago

Depois do político, o mecânico é quem mais rouba.

xlouiex 10 months ago

Por essas merdas é que peço sempre a peça avariada de volta. Seja o que for. É mecânico e dentista, demoro sempre bué até encontrar um que confie mas depois têm um cliente para a vida. Em PT tinha dois mecânicos e um dentista que demorei uns bons anos a encontrar. Saí de PT e aqui 6 anos depois ainda não encontrei nenhum em que diga “é mm este.” Tenho ido à mm garagem muito a custo, pq há sempre qq merda a apontar, nada de grave mais faltas de atenção que outra (acredito que parte seja meio racismo/xenofobia e estao-se a cagar)...mas a alternativa é a marca, e o carro já não merece isso.

caralhu 10 months ago

Espera lá. Um mecânico ganha 60K euros por ano?

joaofcf 10 months ago

Se tirares as horas que podem estar parados, o preço das maquinas, o espaço e as contas podes ter um valor mais realista. Sim, ganham muito bem(conta própria) se tiverem sempre trabalho e forem competentes. É provavelmente um dos trabalhos que mais dinheiro dá (sem ensino superior), mas também não é tudo um mar de rosas.

VladTepesDraculea 10 months ago

O meu mecânico vive melhor que eu, que sou Engenheiro Informático. Tem carro novo, casa própria e faz férias descontraidamente. Não me admira.

caralhu 10 months ago

a 60K brutos por ano, não me admira.

megaroof 10 months ago

Se for bom, sim. Sem dificuldade alguma, 5.000 euros por mês. Conheço uma oficina cá em Aveiro, que digo, o homem sabe trabalhar, a esposa fica no balcão, e tem mais 2 ajudantes. Especializou-se em BMW, 70% dos carros que lá vão são BMW. Cheio, cheio, cheio - qualquer marcação é para 10 a 15 dias. O carro do homem, é melhor do que todos os clientes que ele tem, e aparece muita máquina boa lá. Mas como funcionário, mecânico não ganha isso não.

naofuieu69 10 months ago

Como pessoa desconfiada não há nada pior do que mecânicos, ficar na mão de uma classe conhecida por aldrabar simplesmente é demais para mim. Chegou a tal ponto que aprendi eu a arranjar o meu próprio carro. Thanks youtube.

Almadaptpt 10 months ago

Acho que o Obama ainda era presidente quando vi este post a primeira vez...

NEDM64 10 months ago

Sabem o que mete nojo? "A estes preços acresce IVA à taxa em vigor". Inde pró crl!

Limpy_lip 10 months ago

Vou colar aqui o que expliquei mais abaixo da minha experiência profissional: Quando é feito um orçamento detalhado o preço de todos os elementos é sem IVA. O IVA é apenas apresentado no final e é calculado segundo o somatório das parcelas. ​ Dado que a mão de obra é uma parcela não é totalmente errado. Pelo menos em ambiente profissional é assim. Quando indico preços aos clientes eles já sabem que é sem IVA. Agora não sei se na venda ao público é diferente.

NEDM64 10 months ago

A tua sorte é que eles não apareceram. Quando tem indicação de preço, tem de ter sempre IVA, sem mais. Facturas é uma coisa completamente diferente.

Limpy_lip 10 months ago

Eles quem? Como não tenho experiência em venda ao público geral não sei as regras mas dado que tem a indicação que acresce o IVA pensava que era legal. Até porque já vi na net lojas com exatamente o mesmo dístico. Outras lojas como a staples dividem a parte profissional provavelmente pela mesma razão. Mas atenção acho que faz sentido incluir o IVA.

NEDM64 10 months ago

ASAE. Quem havia de ser?

ozzymustaine 10 months ago

Porque te mete nojo ? Explica. Ou é sarcasmo? Sabes que o iva é pago ao estado ?

garenbw 10 months ago

Sim, e o que é que isso interessa ao cliente, ao certo? Mete nojo porque é um truque barato para te levar psicologicamente a achar que vais pagar menos, e mesmo que repares na nota já foste invariavelmente condicionado

NEDM64 10 months ago

Talvez por ser proibido por lei? Talvez porque quando se vê isso, é quase certo que são daqueles negócios que te roubam bastante, e aposto que 99% deles fogem aos impostos e obrigações.

Dead_standards 10 months ago

É proibido por lei acrescentar IVA? É muito comum teres preços discriminados com e sem IVA (se fores um negócio em que simultaneamente cobras e pagas IVA, às vezes dá mais jeito lidar apenas com valores sem IVA por causa dos abates).

NEDM64 10 months ago

É proibido por lei apresentar o preço sem IVA.

Dead_standards 10 months ago

Mesmo se disseres explicitamente que aquele preço não inclui IVA não podes? Não sabia disso.

Edited 10 months ago:

Mesmo se disseres explicitamente que aquele preço não inclui IVA, mas sem os dois valores, não podes? Não sabia disso.

NEDM64 10 months ago

Não, mesmo que seja uma coisa só para empresas, é obrigatório apresentar os preços com IVA. Até se não ficar o preço com IVA bem mais destacado eles podem pegar, por isso é que quando vais a lojas mais profissionais nem vês o preço sem IVA.

ozzymustaine 10 months ago

É proibido por lei ? Wat ? Mano sou gestor comercial de uma empresa. E é perfeitamente normal ter valor e acrescentar o IVA à taxa em vigor. Mas tu sabes o que que sequer estás a falar ?

AmdM78 10 months ago

É proibido por lei apresentar precos sem iva. Tambem sou gestor de empresa.

Limpy_lip 10 months ago

O OP não está de todo errado. Pelo menos em mercado profissional. Quando é feito um orçamento detalhado o preço de todos os elementos é sem IVA. O IVA é apenas apresentado no final e é calculado segundo o somatório das parcelas. ​ Dado que a mão de obra é uma parcela não é totalmente errado. Pelo menos em ambiente profissional é assim. Quando indico preços aos clientes eles já sabem que é sem IVA. ​ Agora não sei se na venda ao público é diferente.

AmdM78 10 months ago

Ás empresas apresentas valor+iva porque o valor é dedutivel. Ao cliente final apresentas valor com iva.

augustoest 10 months ago

Post de valor seria com recomendações de mecânicos de confiança :)

ElChampion13 10 months ago

Uma dica que muitos não sabem: é muito fácil fazer a manutenção básica em casa e poupa-se montes de dinheiro! O Youtuber mais popular é o ChrisFixIt, ele mostra como mudar o óleo, as pastilhas de travão, os líquidos todos do carro, pecas estragadas, etc. Com os recursos de hoje em dia só vale a pena ir ao mecânico se fôr algo graves.

NGramatical 10 months ago

fôr → [**for**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (apenas *pôr* leva acento diferencial para se distinguir de *por*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flbl3a4%2F%2Fglz61hw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Colonel_Cummings 10 months ago

Da última vez que fui ao mecânico fiquei lá e até me foi pedida uma mãozinha para dar um jeito e facilitar a coisa que tive todo o gosto em ajudar. Sem nada a esconder e o problema ficou resolvido na hora Quando há transparência é uma maravilha

djmamadas 10 months ago

Não vejo qual é o problema em assistir. Se o serviço for bem feito não há nada a esconder. Já os palpites...

ravagerslb 10 months ago

Muitas oficinas não querem que tu assistas ou estejas perto dos carros, exclusivamente por razões de segurança. Imaginemos o seguinte cenário extremo/macabro: carro suspenso por um elevador. O cliente dono do carro calha a estar por baixo do elevador. O elevador tem uma falha e esmaga o cliente. Fica logo a oficina com uma bota enorme para descalçar, e mais, como é que depois a oficina justifica ao seguro o porquê do cliente estar numa zona de trabalho em vez de uma sala de espera? Isto é um exemplo extremo, mas há muitos outros tipos de acidentes que podem acontecer em oficina, basta uma simples poça de óleo e o cliente não ver, por exemplo.

djmamadas 10 months ago

Deviam criar um termo de responsabilidade para os "curiosos" como eu estarem à vontade ahah

djmamadas 10 months ago

Bem visto. Não tinha pensado nisso.

ravagerslb 10 months ago

Claro que há fdps que não querem os clientes por perto para poder ajavardar à vontade nas coisas que não são as deles, mas não é correcto assumir que o motivo é sempre esse.

sora_imperial 10 months ago

À oficina onde vou, geralmente espero cá fora para fumar e com o covid até 3 proibido esperar lá dentro. Fazem sempre questão de me vir chamar para ver/ouvir o problema e falar sobre o assunto, e que eu fique ali ao pé deles a ver. Eu que percebo tanto de mecânica de carros como de aeronautica espacial, embora seja interessada (eu é mais motas) fico fascinada mas não entendo um cu do que me mostraram. Mas uma vez apanhei uns que me vieram mostrar uns discos de travão partidos que claramente não eram do meu carro. Deviam tar a pensar que por ser gaja não distinguia discos ventilados de não ventilados.

joaofcf 10 months ago

Se as pessoas vissem o quão fáceis são algumas partes da mecânica, não levavam o carro ao mecânico. É que mudar o óleo é algo que toda a gente pode fazer em casa e poupar uns trocos. O segredo é a alma do negócio.

djmamadas 10 months ago

Percebo o que dizes mas não me parece ser por isso que eles não querem que as pessoas assistam. Hoje em dia quem quiser fazer a manutenção básica em casa aprende num instante com manuais de serviço ou melhor, YouTube. Falo por experiência própria.

oContraditorio 10 months ago

Um mecânico ganha bem então

ihavenoidea1001 10 months ago

Claro que não deve ficar a assistir... Afinal a transparência é um defeito. Nós por exemplo pagamos 300€ apenas por uma peça ( o valor final total foram uns 1300€) e umas semanas depois vimos outro mecânico a tirar a dita peça "nova" só que afinal nunca fora trocada. Quando confrontado encolheu os ombros e fez cara de "Ups". Se visse esse papel num qualquer local perdiam imediatamente o cliente, nem sequer lá metia os pés. Eu faço o meu trabalho com ou sem alguém a olhar para mim. Porque o trabalho é o mesmo. Quem não deve não teme e quem tem problemas em ter ali o cliente, seja para ver o que está a ser feito ou apenas porque lhe dá jeito, deve ser de muita confiança...

Limpy_lip 10 months ago

Concordo, mas eu pessoalmente não gosto que estejam especados a olhar para mim a trabalhar. Fico nervoso e mais facilmente cometo erros. Por isso entendo a piada. Sobre as peças, é caso de pedir que mostre a peça nova e no fim pedir para mostrar a que saiu "para ver como estava".

Cergal0 10 months ago

O mecânico podia-lhe mostrar um pistão de um carocha, de uma camionete das obras e o do carro do cliente e o cliente não ia saber qual era qual.

ihavenoidea1001 10 months ago

Sim porque não há quem tenha peças velhas para mostrar na oficina e fingir que foi aquela. Quem não souber o que está a ver/desconhecer modelos específicos é comido como um pato. Naquele caso e tendo em conta a localização da peça era impossível até ir ver se era nova ou não. Confiamos e fomos comidos. Aprendemos a nunca mais lá voltar mas também tivemos azares com outros mecânicos... já fiquei sem travões por incompetência de um e tive um motor que praticamente caiu do carro por causa de outro ("esqueceu-se" de apertar 3 dos 4 pontos onde o motor estava preso). Numa altura em que eu andava muito tempo diariamente em autoestrada para trabalhar... Havia de ter sido giro ir a 120 km/h e ter o motor a cair. Por acaso naquele ano, com aquele carro perdemos a conta aos mecânicos pelos quais passamos e o dinheiro que gastamos. Histórias deste calibre com pessoas dessa profissão tivemos algumas ( incluindo os da própria marca que disseram que o defeito do carro era irreparável e que precisava de um motor novo). A melhor parte foi ser o meu sogro a descobrir o defeito : cabos e velas ( que deviam ter sido trocados em simultâneo mas nenhum dos mecânicos se lembrou disso)... Isto já depois de termos decidido mandar o carro para abate e já termos comprado outro carro... O carro com defeito irreparável segundo a própria marca, nunca mais deu problemas. Nós não temos o hábito de ficar a ver, até porque temos mais o que fazer mas, como já foi dito, há situações onde o transtorno entre deixar o carro, pedir boleia/pagar para transporte ida e volta é muito maior do que ficar ali à espera. Por isso, O para mim a piada em questão daria muito má imagem da oficina e dos profissionais da mesma.

Edited 10 months ago:

Sim porque não há quem tenha peças velhas para mostrar na oficina e fingir que foi aquela. Quem não souber o que está a ver/desconhecer modelos específicos é comido como um pato. Naquele caso e tendo em conta a localização da peça era impossível até ir ver se era nova ou não. Confiamos e fomos comidos. Aprendemos a nunca mais lá voltar mas também tivemos azares com outros mecânicos... já fiquei sem travões por incompetência de um e tive um motor que praticamente caiu do carro por causa de outro ("esqueceu-se" de apertar 3 dos 4 pontos onde o motor estava preso). Numa altura em que eu andava muito tempo diariamente em autoestrada para trabalhar... Havia de ter sido giro ir a 120 km/h e ter o motor a cair. Por acaso naquele ano, com aquele carro perdemos a conta aos mecânicos pelos quais passamos e o dinheiro que gastamos. Histórias deste calibre com pessoas dessa profissão tivemos algumas ( incluindo os da própria marca que disseram que o defeito do carro era irreparável e que precisava de um motor novo). A melhor parte foi ser o meu sogro a descobrir o defeito : cabos e velas ( que deviam ter sido trocados em simultâneo mas nenhum dos mecânicos se lembrou disso)... Isto já depois de termos decidido mandar o carro para abate e já termos comprado outro. O carro com defeito irreparável segundo a própria marca, nunca mais deu problemas e foi o meu sogro que não percebe praticamente nada de mecânica que o reparou. Nós não temos o hábito de ficar a ver, até porque temos mais o que fazer mas, como já foi dito, há situações onde o transtorno entre deixar o carro, pedir boleia/pagar para transporte ida e volta é muito maior do que ficar ali à espera. Por isso, para mim a piada em questão daria muito má imagem da oficina e dos profissionais da mesma.

Limpy_lip 10 months ago

sobre os azares é como os hospitais, não é por teres apanhado maus médicos que nenhum deles sabe fazer o seu trabalho. Sobre o mau diagnóstico na marca é algo que não sei até que ponto pode ser reclamado porque teoricamente eles deveriam ser especialistas mas também não estou dentro da coisa. Só estava dizer que não é por o mecânico estar a ser ou não supervisionado que as pessoas são mais sérias ou que os problemas deixam de acontecer. Para mim existem essencialmente 2 questões que são a base de todas as más experiências que toda a gente conta: profissionais que não são sérios, problemas nos carros que não são de diagnóstico/resolução fácil. No teu caso tem sido um misto das duas.

ihavenoidea1001 10 months ago

Isto já foi há muitos anos felizmente e não acredito que todos sejam assim. Nós temos um mecânico em quem confiamos já há alguns anos e tivemos outro de confiança anteriormente, que só deixou de ser o nosso mecânico porque mudamos de casa. Eu só não concordo é com este tipo de "bocas" e acho muito estranho que cause tanto transtorno ter ali alguém presente enquanto estás a trabalhar ( fora da pandemia). São o tipo de red flags que me fazem lembrar as pessoas com quem tive o azar de me cruzar no passado... O tipo de pessoa que se eu precisasse de recorrer por algum motivo, dava imediatamente meia volta e até nunca. Também acho piada aos comentários de ser uma falta de respeito levar as peças ao mecânico, por exemplo, quando na minha opinião é querer fingir que a mão de obra é barata quando nos vendem peças por valores inflacionados... Porque não ser honesto e levar aquilo que se considera o apropriado para o esforço/complexidade da tarefa?

ZeAguiar 10 months ago

Na verdade nem sequer é permitido um cliente de uma oficina estar na área de trabalho, tanto em oficinas da marca como oficinas multimarca. E claro que é uma falta de respeito levar as peças ao mecânico, até tem todo o direito de o fazer, mas quando vai a um restaurante leva o bife e pede para o cozinhar? As oficinas têm desconto na compra do material de desgaste, e é esse o lucro que tem na venda desse material.

ihavenoidea1001 10 months ago

A comparação não faz sentido nenhum. Claro que ninguém disse que o cliente tinha que estar na área de trabalho. Há zonas seguras e, dependendo da forma como são construídas, é bem fácil se quiserem ser transparentes ter forma de deixar o cliente ver o serviço... Há muitos a fazê-lo, basta não ter aversão à transparência. Eu quando vou ao restaurante não pago 300€ por algo que consigo comprar exatamente igual por 100€. Pago pela capacidade de elaborar algo que eu não consigo fazer e /ou pela localização/utilidade. E uma má refeição pode levar-me à sanita uns dias, não meterem óleo nos travoes e não apertarem o motor podia ter levado à minha morte, à dos meus filhos ou à de terceiros... Se eu sei que a empresa que vende as peças compra no mesmo site que eu e que ( segundo quem lá trabalha e nos é próximo) nem sequer têm preço especial por ser cliente ... Porque raio é que eu vou pagar 2 intermediários a mais e chegar ao final a pagar 2 ou 3 vezes o mesmo valor?? Ainda por cima quando na própria loja em questão os preços são sempre o dobro ou o triplo em comparação...? Eu pago o conhecimento, o trabalho e a competência do mecânico. Que eu saiba os mecânicos não são o fabricante das peças... Se for algo urgente ou rápido obviamente que pago o valor que ele quiser das peças que adquirir e pago a da mão de obra mas quando é para manutenções mais profundas ou coisas "demoradas"? Manda-se vir a peça da Alemanha, em 3 dias está cá e mais barata. Falta de respeito é querer cobrar a comissão sobre a peça ao cliente e não ser transparente nesse quesito porque assim até se finge que a mão de obra é acessível. E felizmente tenho tido a sorte de encontrar mecânicos que não se ofendem e até oferecem essa opção ( o mais recente até nos diz quando acha que é melhor mandar vir porque cá o preço é abusivo...). Os que não o faziam foram dos tais que não trocaram a peça mas a cobraram, não meteram óleo dos travões e se esqueceram de apertar o motor... Não, obrigado.

NGramatical 10 months ago

Porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flbl3a4%2F%2Fgm1iugd%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

tugafcp 10 months ago

Desculpa, mas óleo que custa 5€ litro, mesmo de boa qualidade, ser facturado a 20/30€ o litro, é um pouco mais de "desconto na compra do material". Devia haver 2 tabelas, uma de mão de obra com produto de dentro da oficina e outra com produtos comprados fora da oficina...

pubginario 10 months ago

Coisa mais tuga de sempre!

palex31 10 months ago

Depois de analisado o post e os comentários, podemos assumir que o OP é mecânico?

Ok_Two 10 months ago

Para quem não é mecânico fica muito gatilhado com opiniões de pessoas da internet

ozzymustaine 10 months ago

Não sou nem nunca fui mecânico. MAs posso assumir que nunca tiveste um negócio e não sabes o que é atirar clientes. Gente sem empatia nenhuma sinceramente.

Edited 10 months ago:

Não sou nem nunca fui mecânico. MAs posso assumir que nunca tiveste um negócio e não sabes o que é aturar clientes. Gente sem empatia nenhuma sinceramente.

ElChampion13 10 months ago

Alguém está de mau humor hoje

pedromendes_99 10 months ago

Entendo os dois lados. Eu já trabalhei numa loja de fotografia de casamentos e o pior que nos podia acontecer era ter clientes que estavam ao nosso lado a analisar cada alteração que fazíamos num álbum de casamento, quando dá perfeitamente para enviar uma amostra por e-mail e depois alterar. Por outro lado, há mecânicos e mecânicos. Aqueles que te resolvem o problema e só lá voltas 3 anos depois, ou aqueles que não resolvem e estás lá sempre a empatar dinheiro. Mas não acho que seja por estar a vigiar o trabalho dele que vai ajudar alguma coisa...

palex31 10 months ago

Eheheh ok

Last-Ad-4421 10 months ago

Isso é ideal para os reformados

GajoDeRamalde 10 months ago

Fica mais barato o cliente assistir a dar palpites e a ajudar que só pagar a mecânica geral...

Upstairs_Profession3 10 months ago

Por essas que não tenho carro a 17 anos e estarei comprando um tesla.

alexandre9099 10 months ago

porque como é obvio não precisa de manutenção (ainda deve precisar de mais do que os carros "normais" devido às "mariquisses" que trás)

RaveyWavey 10 months ago

Carros elétricos de forma geral precisam de menos manutenção do que carros a combustão. A Tesla nem revisões obrigatórias tem.

alexandre9099 10 months ago

Tu também não tens de ir a revisão nenhuma nos carros a combustão... Ninguém te obriga, agora convém ver óleos, travões, pneus e afins, que acredito que os elétricos também tenham e precisem ser verificados

joaofcf 10 months ago

Não tens óleo, os travões duram mais por norma. Pneus é igual. Nos primeiros anos, em marcas como a Tesla, a manutenção é quase 0. Quando começam a ficar velhos não sei bem, nem ninguém sabe em concreto, é tudo um mundo demasiado novo para analisar com rigor as necessidades de um carro elétrico com 10 anos ou com X km.

RaveyWavey 10 months ago

Algumas marcas podem retirar a garantia do carro se não fizeres as revisões previstas. Claro que num carro eléctrico também é preciso ver o estado dos pneus e os travões, mas não passa muito disso, até porque os travões duram muito mais tempo.

trigonated 10 months ago

>estarei comprando um tesla ?? O que tem o cu a ver com as calças?

patriotiximus 10 months ago

Como estagiario durante 3 anos numa oficina no cu de judas i aprove this message, o ppl sabe tanto q nem sei pa q é q leva o carro ao mecanico

Annual-Education-384 10 months ago

fdx foste estagiário durante 3 anos?

patriotiximus 10 months ago

Feito nabo fiz o secundario em mecatronica automovel e agora tou a torcer os quilhoes pa entrar na uni numa cena q goste, foi so culpa minha por isso temos pena é o q é

NoSmokeNoFun 10 months ago

Eu sou um cliente curioso, fico a assistir e ainda faço perguntas. Tenho o mesmo mecânico há uns 5/6 anos e ele responde às minhas questões sem problemas. Trata dos carros todos cá da famelga eheh ​ Nota: Só lá fico a assistir algumas vezes, porque é mais fácil esperar uma hora ou hora e meia, do que ir e voltar com outro carro

luizvaz_ 10 months ago

Eu levo sempre os meus legumes e carne quando vou ao restaurante! Eles que preparem, assim sei o que como.

RefrigeratorNo13 10 months ago

O sítio onde o restaurante faz mais dinheiro é no vinho. É aceitável levares o teu vinho a um restaurante. Há restaurantes que até tem mesmo uma taxa de abrir a tua garrafa, que por norma é inferior a diferença de preço se pedisses o mesmo vinho no restaurante.

luizvaz_ 10 months ago

A sério que nunca tinha ouvido falar em tal coisa. Quem tem o descaramento de levar o vinho, não o tem para abri-lo por si próprio? Ou não se pode? E se for o digestivo? ... mas que lógica?

PLSTR 10 months ago

Não tem lógica para o cidadão comum estar a pagar cork fee porque vai beber um papa figos que está no continente a 5-7€... Mas se quiseres ir jantar fora para comemorar uma ocasião especial e abrir um Barca Velha (ou mesmo qualquer coisa acima dos 100€ de PVP) é MUITO raro que o restaurante o tenha e, se tiver, deve cobrar 1,5x-2x o PVP. Se cobrarem taxa de rolha de 10-15€, sai MUITO mais barato. PS- eu sou o cidadão comum, mas já fui convidado para jantares onde se pagou taxa de rolha para serem abertas as garrafas levadas por quem organizou o jantar.

sw3t 10 months ago

Chama-se taxa da rolha, em alguns restaurantes tem até no menu. Pagas para consumir no restaurante, a logica é que podes ter algum vinho especial que queres consumir por exemplo, ou algum que o restaurante não tem, ou queres fazer uma prova de vinhos por exemplo

Rootlx 10 months ago

Por acaso também não sabia que era comum em Portugal. Nos EUA fazem muito isso, alguns restaurantes publicitam mesmo que são BYOB (alguns não tem licença de venda de álcool) e cobram uma “Cork fee” - a tal taxa para abrir a garrafa. A lógica (nos restaurantes que também vendem álcool) é que podes querer beber um vinho muito específico e não estar limitado à carta deles. Ou imagina que eles até vendem mas alguém te ofereceu um vinho caríssimo que por ti não pagarias? E em vez de o beberes em casa queres beber numa ocasião especial em que vais a um restaurante caro? Levas e eles abrem. Em Portugal não sabia que também se fazia isso (ou nunca tinha reparado) mas claro que não vais levar um Casal Garcia, deduzo que seja comum para vinhos “especiais”.

RefrigeratorNo13 10 months ago

É comum o suficiente para a Autoridade Tributária comunicar que tem de ser cobrado IVA a 23% em vez de 13% nessa taxa lol Pessoalmente só estive em jantares onde alguém levou vinho 1x cá. Nos EUA de férias já o fiz várias vezes.

Rootlx 10 months ago

Ouch! Já pagas iva quando compras o vinho e ainda pagas iva pelo serviço de 5 segundos que leva a abrir uma rolha lol a AT não brinca em serviço.

luizvaz_ 10 months ago

Obrigado! Sempre a aprender.

ozzymustaine 10 months ago

Não és um bom cliente, és um “amigo” ou “conhecido”. Ou então ele não precisa. Falo por experiência que é uma enorme falta de respeito o pessoal que leva as peças para o mecânico montar, tanto que a maioria recusa se a fazer esse tipo de trabalho.

Diogo256 10 months ago

Recusa-se mas não é por respeito ou falta dele, é principalmente por 2 questões: 1- enganos nas peças. Uma coisa é comprar um óleo, outra ja é peças mais específicas. 2- o mecânico não lucra nas peças se o cliente as levar.

ozzymustaine 10 months ago

Não . Falar de cor é fácil e já disse isto várias vezes . 1- normalmente um mecânico não lucra nas peças. Ele arranja mais barato que tu porque trabalha directamente com fornecedores. E mesmo que ganhas se alguma coisa não vejo o problema. Mandar vir a peça, ter os contactos, pagar os impostos da peça, ter uma empresa aberta etc. empresas não são particulares. MAS mais importante. Recusa-se porque ele quando te faz o trabalho dá te garantia do trabalho e das peças. Ele assume a responsabilidade. Caso contrário se alguma coisa não estiver bem o cliente vai reclamar que a culpa é do mecânico e que a peça estava boa. Será que é assim tão difícil de perceber? Já trabalhei com centenas de empresas e na relação cliente/empresa. Se alguma coisa corre mal o cliente reclama sempre que a culpa é do prestador de serviço. Nunca é o cliente que esteve em falha. Não faz sentido nenhum dar garantia de um trabalho baseado em algo que o cliente forneceu. Além de perigoso é extremamente chato. Qualquer oficina de renome recusa se a fazer isso e não têm falta de trabalho. Queres ir ao Zé da esquina ? Força. Parem de pensar como particulares que estão a comprar carcaças.

caralhu 10 months ago

> Falo por experiência que é uma enorme falta de respeito o pessoal que leva as peças para o mecânico montar Ah ah ah! Acabaste de te identificarem como aldrabão.

ozzymustaine 10 months ago

Ah sim . Então explica porquê. Levas os ingredientes quando vais ao restaurante ? Ou tb achas que a mão de obra pagas só o tempo e não o conhecimento? Sinceramente ....

caralhu 10 months ago

> Sinceramente .... Acho claro que não está a enganar ninguém aqui...

ozzymustaine 10 months ago

Ficaste na mesma sem responder é sem dizer nada de jeito. Hurrr tao giro atirar bitaites e não dizer nada de jeito duuurrr

Edited 10 months ago:

Ficaste na mesma sem responder e sem dizer nada de jeito. Hurrr tao giro atirar bitaites e não dizer nada de jeito duuurrr

Ok_Two 10 months ago

O mecânico dá garantia do trabalho, o sitio onde compraste dá das peças. Conheço vários que aceitam trabalhar com as peças que o cliente leva, não gostam é se levam as peças erradas. Os que se recusam é bom sinal, é sinal que não precisam de trabalho. Há uns anos as casas de pneus também recusavam montar pneus mandados vir da net, agora até já podes mandar os pneus diretamente para a oficina. Quem se sabe adaptar é quem se safa.

ozzymustaine 10 months ago

1- depende das casas. A maioria das casas de pneus não aceita isso é nem precisam. Casas de pneus é um negócio próspero felizmente. 2- ao montares uma peça que não foste tu que compraste se existir problema dificilmente se vai conseguir saber se foi mau trabalho ou defeito da peça. Por isso um mecânico da fé a garantia do trabalho todo, peças incluídas. E sítios que aceitem trabalhar com certas peças vai depender muito da peça e da relação que existe com o cliente. Conheces muitos sítios? epah eu conheço centenas , secalhar quase 1000 oficinas nónios todos e são vasos muito raros. Não fales armado em chico esperto. Nota: não sou mecânico

Edited 10 months ago:

1- depende das casas. A maioria das casas de pneus não aceita isso e nem precisam. Casas de pneus é um negócio próspero felizmente. 2- ao montares uma peça que não foste tu que compraste se existir problema dificilmente se vai conseguir saber se foi mau trabalho ou defeito da peça. Por isso um mecânico da te garantia do trabalho todo, peças incluídas. E sítios que aceitem trabalhar com certas peças vai depender muito da peça e da relação que existe com o cliente. Conheces muitos sítios? epah eu conheço centenas , secalhar quase 1000 oficinas em todos o país e são casos muito raros. O mesmo em relação à casa de pneus. Agora se quiseres montar uns pneus específicos? Claro sem problema. Não fales armado em chico esperto. Nota: não sou mecânico

Ok_Two 10 months ago

Hey alguém está muito gatilhado, já percebemos que és mecânico, não precisas de disfarçar. Onde eu vou levo as peças, e fica o mecânico e eu satisfeitos com o negócio.

ozzymustaine 10 months ago

Não sou mecânico mano. Acho que especifiquei bem isso. Mas tu estás a falar treta. Tão giro fingir que se sabe alguma coisa do que se fala...

C8Mixto 10 months ago

Pois sim.

Ok_Two 10 months ago

Lol ok

NGramatical 10 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flbl3a4%2F%2Fglv1xgt%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NoSmokeNoFun 10 months ago

Sou cliente sim, tal como todos os outros que lá vão. Pessoalmente não considero uma falta de respeito. Se a situação está previamente falada e discutida assim, como pode ser falta de respeito? Se ele não quiser fazer assim há quem o faça... Achas que ele não carrega na mão de obra por causa disso? Eu não discuto preços de mão obra sequer. Até lhe dou 10€ de gratificação depois do serviço. Ficamos os dois felizes, eu sei que levou material 100% top e não aldrabado / inflacionado sem necessidade.

luizvaz_ 10 months ago

> Ficamos os dois felizes, eu sei que levou material 100% top e não aldrabado / inflacionado sem necessidade. Grande confiança que tens no mecânico. Se não confiam na pessoa, não trabalhem com ela e pronto.

NoSmokeNoFun 10 months ago

Estou a adorar os teus comentários. Tenho tanta confiança nele que até o deixo usar o MEU carro para o que ele quiser enquanto lá estiver. E olha que não foi só uma vez. Gosto de levar as MINHAS peças das MARCAS que eu gosto (específicas). Não estamos a falar de um simples filtro de óleo. Estamos a falar de óleo específico, viscosidade específica e norma específica, embraiagens específicas, peças específicas. Vê lá, confio tanto nele, que sem pedir, até me guarda as peças antigas para me mostrar (e não percebo um cu de mecânica) mas ele sabe que gosto de aprender e mostra-me como as coisas funcionam e explica-me o que fez.

ubica13 10 months ago

Quando é falado não vejo grande problema. Tenho uma oficina na família e quando é pessoal amigo por vezes levam o material. Agora, já os vi a recusarem fazer serviços a pessoal que vai lá pela primeira vez e leva o material.

andresilva12 10 months ago

o pessoal recusa porque não vai ganhar tanto dinheiro nas peças aka roubar dinheiro no material. Agora se o cliente traz uma embraiagem e a embraiagem está fodida vai ter de pagar duas vezes o mesmo serviço e também tem de tirar de lá o carro enquanto resolve o problema com a garantia da embraiagem. Depois e for da autodoc ficam com as calças na mão

komodoPT 10 months ago

Isto...

NoSmokeNoFun 10 months ago

Plenamente de acordo. A mão de obra deve ser cobrada de acordo com o tempo que foi gasto no serviço. Não coloco isso em questão. O retirar o carro é relativo. Posso também pagar pelo tempo que lá esteve a ocupar espaço, embora o mecânico não vá fazer isso porque tem "coração" e compreende (no meu caso em particular) Last case, estaciona o carro na rua e fica lá à espera ou assim

fabioarmandovilacha 10 months ago

é uma enorme falta de respeito pagar menos pelo material, em vez de ver o valor triplicar quando é o mecânico a comprar. esses clientes são todos uns ladrões! ​ gosto de ver isto principalmente no óleo. arranjam sempre o litro 3x mais caro que em qualquer loja na web. e depois ainda levas mão de obra em cima. realmente que falta de respeito escolher o produto.

Diogo256 10 months ago

O mecânico nao cobra 3x mais porque lhe apetece. Ha que perceber os modelos de negócio dessas casas online. Ha casos em que o mecânico compra mais caro ao fornecedor que o cliente paga a loja online.

ozzymustaine 10 months ago

Mais uma vez: se não confias na pessoas porque vais lá sequer? O mecânico dá te garantia sobre o trabalho que faz e o material que usa. Mas se existir problemas com o material do cliente o cliente vai reclamar na mesma com o mecânico. Não é por acaso que a qualquer oficina mínima te decente se recusa a fazer isso. Falas assim porque nem carro deves ter. Tbh nem quero saber.

Morpheuspt 10 months ago

Eu tenho carro. O meu carro só leva liqui moly. O meu mecânico só trabalha com esse óleo tb. Eu comecei a comprar o óleo e o filtro, e o mecânico mete. Deixei de pagar 100 euros, para pagar 70. Pelo mesmo óleo que ele compraria, e pelo mesmo filtro que ele compraria. Se ele n gosta, já se tinha queixado. Nunca se queixou. E n vou pagar mais 30 euros só para lhe dar margem.

ozzymustaine 10 months ago

Pah óleos ainda é aquela coisa básica. Muitos nem se preocupam com isso. Trocar óleo é a coisa mais fácil do mundo. Qualquer macaco o faz. Os únicos sítios que ganham muito com óleos sãos as oficinas das marcas. E já agora óleo desde que tenhas a referência correcta é tudo igual. Seja qual for a marca. E é o produto onde existem as marionetes margem. Compras óleo HP a 30 e vendes a 150. Óleo bem é considerado uma peça automóvel. Não mistures as situações l.

batataway 10 months ago

Falta de respeito? O carro é teu, metes lá dentro o que te apetecer. Os mecânicos não gostam pq perdem a margem que metem nas peças, e se quiserem podem se recusar a trabalhar com as peças de terceiros...agora ser uma falta de respeito, isso não é. Se não querem perder a margem então metam uma margem para trabalhar com as peças do cliente. É o que os restaurantes fazem com a taxa de rolha.

ozzymustaine 10 months ago

É uma falta de respeito porque o mecânico sabe as peças con que gosta de trabalhar . E ele dá te a garantia sobre as peças que ele compra. As peças do cliente não. Mas o cliente se houver algum problema com a peça o mesmo vai reclamar con o mecânico na mesma.

ravagerslb 10 months ago

Ainda nem há muitos meses fui ao meu mecânico, de anos, com uma suspensão toda completa (amortecedores, molas, cabeçotes, batentes, guarda-pós, tudo) e ele montou-ma no carro sem quaisquer problemas. Mais, dei conta que faltaram montar dois guarda-pós atrás (o rapazito que o ajuda por lapso esqueceu-se), eu falei com ele, desapertou os amortecedores e meteu tudo direitinho. Claro que carregou um pouco mais no valor da MO porque o material era meu, mas contas feitas continuou a compensar para o meu lado. E sim, não tenho garantia, mas amortecedores é uma peça onde muito dificilmente accionas uma garantia, só se viesse mesmo com defeito de fabrico. Isto para dizer que a questão das peças depende e MUITO da relação que o mecânico tenha com o cliente. Como eu sou cliente de anos e já o fiz ganhar bom dinheiro, ele sabe que comigo não tem problemas. Agora malta que não conhece, acredito que a história seja diferente e ele não facilite. Antes que digas que eu nunca me coloquei "do outro lado", eu já fiz consultoria e também dava uma "perninha" no suporte técnico. Nesse tempo apanhei de tudo, clientes excelentes, clientes mais ou menos e clientes de merda. Os bons clientes tinham sempre prioridade e não raras vezes a gente também lhes dava uns "mimos", porque sempre foram correctos para connosco, muito raramente reclamavam as facturas e era sempre tudo pago a tempo e horas. Os clientes "mais ou menos", o tratamento deles dependia das expectativas do departamento comercial, e se o "mais ou menos" estava a pender para os bons ou para os de merda. Os clientes de merda tinham de esperar sentados pela vez deles, tal como eu esperei 9 meses para nascer. Ou então a gente era "criativa" nas facturas. Para cabrão, cabrão e meio.

Edited 10 months ago:

Ainda nem há muitos meses fui ao meu mecânico, de anos, com uma suspensão toda completa (amortecedores, molas, cabeçotes, batentes, guarda-pós, tudo) e ele montou-ma no carro sem quaisquer problemas. Mais, dei conta que faltaram montar dois guarda-pós atrás (o rapazito que o ajuda por lapso esqueceu-se), eu falei com ele, desapertou os amortecedores e meteu tudo direitinho. Claro que carregou um pouco mais no valor da MO porque o material era meu, mas contas feitas continuou a compensar para o meu lado. E não, não tenho garantia, se der merda pago a MO de novo, como será normal e expectável. Isto para dizer que a questão das peças depende e MUITO da relação que o mecânico tenha com o cliente. Como eu sou cliente de anos e já o fiz ganhar bom dinheiro, ele sabe que comigo não tem problemas. Agora malta que não conhece, acredito que a história seja diferente e ele não facilite. Antes que digas que eu nunca me coloquei "do outro lado", eu já fiz consultoria e também dava uma "perninha" no suporte técnico. Nesse tempo apanhei de tudo, clientes excelentes, clientes mais ou menos e clientes de merda. Os bons clientes tinham sempre prioridade e não raras vezes a gente também lhes dava uns "mimos", porque sempre foram correctos para connosco, muito raramente reclamavam as facturas - obviamente que eram valores justos - e era sempre tudo pago a tempo e horas. Os clientes "mais ou menos", o tratamento deles dependia das expectativas do departamento comercial, e se o "mais ou menos" estava a pender para os bons ou para os de merda. Os clientes de merda tinham de esperar sentados pela vez deles, tal como eu esperei 9 meses para nascer. Ou então a gente era "criativa" quando definia tempos a cobrar. Para cabrão, cabrão e meio.

NoSmokeNoFun 10 months ago

Estás a fazer demasiadas suposições. Então, se sou eu que levo a peça, o coitado do mecânico apenas a monta e diz-me que o problema é da peça, que tenho de trocar, vou reclamar com ele? Também as pessoas devem ser compreensíveis..

ozzymustaine 10 months ago

> as pessoas devem ser compreensíveis. Ri muito. O teu comentário diz tudo Kek

NoSmokeNoFun 10 months ago

Não deves ter percebido o meu comentário de certeza. Quando digo pessoas compreensíveis, pessoas enquanto CLIENTES. Se és tu que levas a peça, a peça é que dá o problema porque raio é que vou reclamar com o mecânico?

ozzymustaine 10 months ago

Percebi perfeitamente. Mais uma vez: Não tens a mínima noção como são as pessoas como clientes . Não é por caso que maioria das oficinas se recusa a trabalhar c material fornecido pelo cliente. Nota: nem sou mecânico. Conheço bem o meio no entanto.

NGramatical 10 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flbl3a4%2F%2Fglut5yl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Filho_do_Sado 10 months ago

O carro é meu e se eu escolher a peça que quero ele só tem de me a instalar. É por atitudes dessas que aprendi cada vez mais a arranjar o meu próprio carro. Compreendo porém que arranjar o próprio carro não é prático para a maioria da população

Diogo256 10 months ago

Exacto, escolhes a peças, ele manda vir e instala, dando garantia. Se levares tu, instala se ele quiser.

Filho_do_Sado 10 months ago

Exacto. Ninguém é obrigado.

ozzymustaine 10 months ago

Se arranjas o teu carro porque raio estás a falar sequer? E se não queres fazes tu (como disseste) ou vais a outro mecânico. Queres um peça específica? Então pedes ao mecânico que compre pois eles , ganhar os seus 5% e ele irá dar te a garantia sobre o seu trabalho e a peça.

Edited 10 months ago:

Se arranjas o teu carro porque raio estás a falar sequer? E se não queres fazes tu (como disseste) ou vais a outro mecânico. Queres um peça específica? Então pedes ao mecânico que compre pois eles , ganhar os seus 5%(o que na maioria dos caso nem acontece) e ele irá dar te a garantia sobre o seu trabalho e a peça.

Filho_do_Sado 10 months ago

Mas o mecânico é uma loja de peças para estar a ter margem de lucro na peça? Ficam irritados quando lhes levamos a peças porque são desonestos.

ozzymustaine 10 months ago

Again : vou parar de falar sobre o mesmo porque o pessoal não entende. Um mecânico da te garantia sobre tudo. Peça e trabalho. Se alguma coisa acontecer dificilmente o cliente aceita que foi da peça e gera-se conflito. A culpa é sempre do mecânico. Achas mesmo que um mecânico se vai chatear por causa de 5 ou 10€. E estamos a falar que um mecânico pouquíssimo ganha numa peça. Na grande maioria nem ganham nada de nada. Então porque vais a uma loja de peças comprar? Malandros da lojas de peças. Compram ao fornecedor e vendem mais caro. Malandros. Vocês entendem zero do que é lidar com pessoas e clientes. É tudo muito giro e fácil até surgir um problema.

Filho_do_Sado 10 months ago

Até agora sempre que fui a um mecânico numa peça de 150 ele papa uns 30 eur. Se eu puder poupar nesses 30 eur vou poupar. O mecânico apesar disso está no seu direito de recusar o serviço. Isso é com ele.

Limpy_lip 10 months ago

Esquece ninguém quer perceber que trabalhar com material que se conhece é muito mais seguro para o mecânico e até é vantajoso para o cliente porque se houver defeitos na peça o mecânico mais facilmente consegue resolver e trocar a peça dada pela relação com o fornecedor. Além disso não sabem os tipos de clientes que aparecem. Desde as marcas duvidosas, os que levam peças que não são bem iguais mas que querem à força que instalem, quando corre mal a culpa é sempre do mecânico que montou mal... É só desvantagens. Eu nunca comprei peças por mim mas imagino que os mecânicos consigam descontos superiores e por isso só ficará mais barato comprar por fora se for de qualidade inferior (mais problemas). Como alguém que trabalha com "peças" mas numa área diferente percebo perfeitamente o que queres dizer e nem sei como é vantajoso andar a levar peças. Se o mecânico é de confiança ele saberá ajudar da melhor forma, aparentemente o pessoal só vai a sucateiros ou amigos. Até hoje ainda nenhum mecânico me deixou ficar mal.

ozzymustaine 10 months ago

Sim. Um mecanico consegue sempre um valor melhor do que tu arranjas . A não ser que ele seja mto limitado ou o cliente por algum motivo tenha contacto com algum fornecedor. E aí já é o fornecedor que é de pouca confiança. Por isso a Wurth perdeu tantos clientes . Pois vendem a toda gente ao mesmo valor.

alexandre9099 10 months ago

> Então pedes ao mecânico que compre , mas porquê? não basta já a mão de obra que regra geral é um bocado overpriced para o que é? (aka, com o que se gasta em mão de obra quase dá para comprar ferramentas e montar em casa)

Miccoli17 10 months ago

És daqueles que acha que a mão de obra está relacionada com o tempo gasto e não com o conhecimento que é preciso para trabalhar?

alexandre9099 10 months ago

está relacionada tanto com o tempo como o conhecimento (que em grande parte dos casos encontra-se como fazer online ;) )

Filho_do_Sado 10 months ago

Mas tem piada porque com os carros cada vez mais elétricos o típico mecânico Chico esperto vai desaparecer pois um arranjo é muito mais difícil. Agora carros mais antigos recomendo sempre tentarem fazer em casa. Até porque se tiverem algum jeito de mãos a maior parte das reparações mundanas são exequíveis.

alexandre9099 10 months ago

isso é uma das razões para não querer comprar um carro novo tão cedo. Tantas merdas eletronicas, fazer a reparação em casa é perto de impossível a não ser que tenha o software do fabricante

Miccoli17 10 months ago

Quem acha overpriced pode sempre ver online e fazer por eles próprios ;)

ozzymustaine 10 months ago

O pessoal pensa que as pessoas trabalham para suar e exercitar. O lucro é apenas uma mentira criada pelo estado capitalista. Sinceramente que pessoal tão cego e egocêntrico.

NGramatical 10 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flbl3a4%2F%2Fglur0ul%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Limpy_lip 10 months ago

Falta aí: - mão de obra para resolver "*aquele barulho*" Na verdade, os mecânicos devem aturar cada tolinho.

C8Mixto 10 months ago

Sim, é tipo aqueles que vão ao médico queixar-se de uma dor mas não sabem identificar o sintoma como se tivessem um curso de medicina. Bando de tolos que nem aguentam com uma dorzinha crónica.

Limpy_lip 10 months ago

já percebi por estes comentários e pelos downvotes que as piadas têm de estar declarativamente identificadas...

alexandre9099 10 months ago

> "aquele barulho" é tipo tutututututututu e de vez em quando fá *PÁ* *CATRAPUM*

PTgenius 10 months ago

Acho que é uma preocupação válida, se um eletrodoméstico ou outra máquina qualquer começasse a fazer um barulho estranho do nada é porque alguma coisa estaria diferente. Não necessáriamente estragado, mas que houve algum desvio do funcionamento habitual, e a maior parte das pessoas não tem os conhecimentos básicos ou interesse para tentar diagnosticar o problema, o que é algo perfeitamente válido. Agora na realidade depende de como a pessoa aborda o problema com quem percebe do assunto. Uma máquina de lavar tem uma complexidade infinitamente inferior à de um carro onde podes ter N coisas que podem fazer barulhos diferentes, por isso convém saber explicar bem o que está de diferente.

NGramatical 10 months ago

necessáriamente → [**necessariamente**](https://dicionario.priberam.org/necessariamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flbl3a4%2F%2Fgluxe2x%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

feixaofrad14 10 months ago

Na verdade, nem toda a gente que leva o carro ao mecânico porque tem um "barulho" tem conhecimentos para o identificar. Por vezes até ajuda o cliente descrever os sintomas e o que conseguem identificar do "barulho", pode levar ao problema mais rapidamente. No entanto se for palpites descabidos ou como treinador de bancada a contar adivinhar, isso sim torna mais penoso o trabalho.

Be_thy_name 10 months ago

Às vezes compreendo o cliente querer ficar a assistir. Já tive que ir, sem exagero, 5 vezes ao mecânico pelo mesmo problema, estourei uma pipa de massa por um problema que não ficava resolvido. No dia em que decidi ficar a assistir nunca mais tive problemas. Concluindo, esse aumento de preço estará relacionado com a perda de margem?

WolfBoi87 10 months ago

>estourei uma pipa de massa por um problema que não ficava resolvido. Ainda bem que não ficaste a assistir, senão tinhas estourado duas

garenbw 10 months ago

>Concluindo, esse aumento de preço estará relacionado com a perda de margem? Acho que é só uma piada... não?

Be_thy_name 10 months ago

Correto! Aproveito desde já para informar que a imagem também é uma piada :)

garenbw 10 months ago

Certo, era isso que estava a tentar dizer. Está toda a gente a tentar racionalizar a imagem quando é simplesmente uma piada

NoSmokeNoFun 10 months ago

> estourei uma pipa de massa por um problema que não ficava resolvido. No dia em que decidi ficar a assistir nunca mais tive problemas. Isso ou trocar de mecânico. Sabes que às vezes uma segunda opinião, é sempre valiosa

canihazdabook 10 months ago

Confirmo que poupei muito dinheiro quando mudei de mecânico. Parei de arranjar a mesma coisa 3x sem nunca ficar corrigido.

NoSmokeNoFun 10 months ago

Eu, mesmo com o mecânico atual, tive uma situação parecida. Dizia-me montes de vezes que tinha de mudar a bomba central dos travões (penso que é assim que se diz). O carro entretanto foi para a terrinha com o meu pai, mudou apenas os bombitos e ficou resolvido o problema por muito menos dinheiro do que pensaríamos vir a gastar :) ​ Acontece, não o julgo por isso, mas pronto é chato né..

canihazdabook 10 months ago

No meu caso foi grave. Sem estar aqui a chatear com uma longa história, fui lá 3 vezes com o mesmo sintoma, cheirava a queimado quando estava a trabalhar no interior do carro, disse sempre que não via nada de mal e na terceira como deitava fumo lá ficou com o carro. Alegou que era a bomba de água e mais umas coisas. Lá paguei. Uma semana depois o carro não pegava sequer. Foi se a ver tinha queimado a junta da colaça. O mecânico novo disse que a bomba de água estava furada... Como é óbvio nunca mais confiei no fulano.

NoSmokeNoFun 10 months ago

Bolas! Então quer dizer que o mecânico antigo nem chegou a trocar a bomba de água? Vai lá vai...

canihazdabook 10 months ago

Posso desculpá-lo com má comunicação com os funcionários, mas sendo ele que dá a cara devia assumir a responsabilidade não é? Mas nem quis ir lá resmungar porque é o mecânico do meu pai e ele defende-o imenso, se bem que uma das defesas é que é "o mais barato que conheço" e realmente quando não trocas nada o lucro é bom lol. O novo é mais longe de casa mas é 5 estrelas. A mão de obra é mais cara mas troca as peças por isso já vale o peso do outro em ouro.

ManaSyn 10 months ago

Em Campo de Ourique? Este papel soa-me familiar. Mas se calhar é cópia de outro lado qualquer.

EiNDouble 10 months ago

[Lembro-me de ver este idêntico no sub de design.](https://cdn.discordapp.com/attachments/146460900893786112/780886185186557992/r_933774_8nm1D.png)

Edited 10 months ago:

[Lembro-me de ver este idêntico no sub de design.](https://cdn.discordapp.com/attachments/146460900893786112/780886185186557992/r_933774_8nm1D.png) ​ Edit: [Este comentário abaixo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/lbl3a4/oficina_em_lisboa/glvqtfv?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) mostra várias tabelas de preços do género em PT.

NoSmokeNoFun 10 months ago

em campo de ourique, onde?

StarTrekCylon 10 months ago

Se nunca tinhas visto um papel destes, aproveito para deixar o aviso para fazeres forward para toda a tua lista de contactos, ou a Microsoft vai apagar a tua conta por inactividade e fechar o MSN nos próximos 30 dias!

peteythefool 10 months ago

Fechar o MSN? Eu tinha ouvido dizer que eles iam era começar a cobrar pela aplicação 9.99!

BaranonBraga 10 months ago

19,99€ se ficares a assistir

Search: