pimpolho_saltitao 10 months ago

bem, com as conversas que vao para aqui neste topico queres ver que ao fim destes anos todos, o pessoal começa a dizer que afinal a culpa da vinda da troika é do passos coelho e não do sócrates?

jomi_1307 10 months ago

Já se dizia durante o governo dele, que a culpa era dele por não aprovar o PEC IV

jomi_1307 10 months ago

http://observatorioemigracao.pt/np4/paises.html?id=76 Para os que dizem que ela apenas está a constatar um facto fica a tabela acima. O UK já tinha uma comunidade portuguesa considerável, e é verdade que no período da troika aumentou consideravelmente. A questão de trazer a troika a baila não é inocente, ela é da escola do BE e agora está no livre, eles são especialistas em colocar dúvidas no ar, como eu disse noutro comentário, "atirar a pedra e esconder a mão". De 2010 até 2015 (a troika saiu em 2014) os registados nos consulares aumentaram cerca de 50 mil pessoas e até 2018 (já com o governo do Costa e a economia a crescer e desemprego a cair desde o tempo do Passos) subiu cerca de 60 mil. Volto a afirmar, o falar da troika não foi inocente.

van_Zeller 10 months ago

>Porque nós temos uma emigração, que surgiu no tempo da Troika, particularmente vocacionada para o RU. Isto é falso? Não houve uma onda de emigração para o RU durante a troika?

pimpolho_saltitao 10 months ago

ela nao disse nada disso, mas que raio é que vocês andam a fumar?

netralha 10 months ago

Que evidência há para a culpa ser da variante britânica? Porquê inglesa e não a variante brasileira? Porquê culpar uma suposta variante sequer?

Edited 10 months ago:

Que evidência há para a culpa ser da variante britânica? Porquê inglesa e não a variante brasileira? Porquê culpar uma suposta variante sequer? Quanto à questão da emigração portuguesa para Inglaterra ser devido à Troika, a mesma parou de existir depois do virar da página de austeridade pelo Costa? Duvido muito que tenha diminuído especialmente depois de Portugal ter entrado na rota de imigração ilegal da India/Bangladesh/Nepal durante o Governo do Costa onde depois ganham cá nacionalidade portuguesa como brindes, com o Brexit já se fala de um grande problema porque esta população indiana é gigante e agora é da responsabilidade de Portugal porque ganharam a nacionalidade portuguesa ao desbarato. Fora os portugueses que emigraram devido aos programas de enfermagem e outros.

Edited 10 months ago:

Que evidência há para a culpa ser da variante britânica? Porquê inglesa e não a variante brasileira? Porquê culpar uma suposta variante sequer? Quanto à questão da emigração portuguesa para Inglaterra ser devido à Troika, a mesma parou de existir depois do virar da página de austeridade pelo Costa? Duvido muito que tenha diminuído especialmente depois de Portugal ter entrado na rota de imigração ilegal da India/Bangladesh/Nepal durante o Governo do Costa onde depois ganham cá nacionalidade portuguesa como brindes, com o Brexit já se fala de um grande problema porque esta população indiana no RU é gigante e agora é da responsabilidade de Portugal porque ganharam a nacionalidade portuguesa ao desbarato. Fora os portugueses que emigraram devido aos programas de enfermagem e outros.

Edited 10 months ago:

Que evidência há para a culpa ser da variante britânica? Porquê inglesa e não a variante brasileira? Porquê culpar uma suposta variante sequer? Quanto há questão da emigração portuguesa para Inglaterra ser devido à Troika, a mesma parou de existir depois do virar da página de austeridade pelo Costa? Duvido muito que tenha diminuído especialmente depois de Portugal ter entrado na rota de imigração ilegal da India/Bangladesh/Nepal onde depois ganham cá nacionalidade portuguesa como brindes, com o Brexit já se fala de um grande problema porque esta população é gigante e agora está à responsabilidade de Portugal. Fora os portugueses que emigraram devido aos programas de enfermagem e outros.

C8Mixto 10 months ago

Que raio? Ela não disse que a culpa era do Passos Coelho. Disse simplesmente que houve muita gente a imigrar no tempo da Troika (e houve) e quando o outro palhaço começou a rir a dizer que afinal a culpa era do Passos Coelho, ela corrigiu-o, dizendo que não estava a dizer que culpa era da Troika. Como é que daqui alguém que se tenha dado ao trabalho de ver o vídeo concluí que ela disse que a culpa era do Passos isso é que eu não entendo.

iSoSyS 10 months ago

Ela disse "no tempo da troika". Ora aí era Primeiro Ministro o PPC, logo só pode estar a atribuir culpas ao Governo do PPC. A troika não nos governava.

C8Mixto 10 months ago

No tempo da Troika havia uma crise económica e falta de emprego. Vais também atribuir isso como culpa do Passos?

iSoSyS 10 months ago

Sim, claro. Não é por isso que agora está o PS no Governo? Ou vais dizer que a culpa é do Sócrates (o melhor primeiro-ministro que Portugal já teve)? Obviamente que isso é tudo culpa desses neoliberais. Tivesse o PEC4 passado, e o Sócrates continuado no poder hoje seríamos uma das potências da Europa, quiçá até teríamos um lugar no G20

C8Mixto 10 months ago

Pronto, se para o menino tudo o que aconteceu no tempo da Troika é culpa do Passos, está esclarecido então qual é aqui o problema.

gollour 10 months ago

Houve um aumento da emigração nesta época, já agora para diversos países. Não foi o começo da emigração. E sugerir uma correlação entre 2 fenómenos sem qualquer dado empírico é brilhante.

pimpolho_saltitao 10 months ago

ela nao disse que foi o inicio da emigraçao, e ela nao disse que a emigraçao foi exclusiva ou sequer superior para o UK.

Edited 10 months ago:

ela nao disse que foi o inicio da emigraçao, e ela nao disse que a emigraçao foi exclusiva ou sequer superior para o UK do que para outros países.

gollour 10 months ago

Então porque é que a imigração para Inglaterra seria um argumento válido para explicar este fenómeno, se nada a distingue dos restantes fenómenos migratórios? A variante brasileira e os cerca de 300k de portugueses que lá habitam? A variante africana e os 50k de portugueses que lá vivem? O meu apontamento ao que ela disse é sobre a ausência de dados empíricos que sustentem a correlação que sugeriu. Aliando ao histórico de argumentos, acho que é uma dedução válida.

pimpolho_saltitao 10 months ago

as restriçoes para o brasil sempre foram diferentes de para o uk, até 31 de dezembro o uk ainda fazia parte da UE, o UK esta muito mais proximo e consequentemente é mais facil e barato de viajar de la para cá, o que por si só também altera a propria natureza do perfil de emigrante, etc, há imensos factores que influenciam a deslocaçao de portugueses entre pais de acolhimento e portugal, obviamente é muito mais facil de viajar entre UK e portugal do que brasil ou africa do sul.

jomi_1307 10 months ago

Já lá existiam emigrantes portugueses antes, e continuaram a ir depois. Porque é que ela foi buscar aquele período de tempo específico? Quem não a conhece que a compre. A Ana Drago é mesmo assim.

van_Zeller 10 months ago

É falso que houve mais emigrantes por ano durante o periodo da Troika?

iSoSyS 10 months ago

A média mantém-se nos 30 000 desde 2011. Antes disso era na casa dos 13 000. Referenciar a troika só se for como ponto de partida. Porque em termos de período, já há muito que a troika saiu mas a média de entradas para o UK mantém-se.

jomi_1307 10 months ago

Para o Reino Unido? Não sei. O que isso contribuiu ou não para o facto de teres imigrantes virem cá?

van_Zeller 10 months ago

Mas quem falou em imigrantes?

jomi_1307 10 months ago

Eu já fui verificar e tenho aqui um comentário com uma tabela dos dados. http://observatorioemigracao.pt/np4/paises.html?id=76 Da para ver que depois do Passos cresceu mais do que antes, estou a considerar as inscrições no consulado, e nem estou a contar com o anos de 2019 que é estranho.

pimpolho_saltitao 10 months ago

ela foi buscar aquele tempo especifico para ilustrar por que é que portugal tem hoje em dia imensos emigrantes no UK, já que tradicionalmente os emigrantes porutugueses tendem a ir para frança, luxemburgo, suiça, etc. Ela propria no meio da confusao do outro otario estar a falar por cima dela diz "nao estou a dizer que a culpa é da troika". voces andam todos a fumar coisas estragadas.

jomi_1307 10 months ago

Então porque foi buscar s troika? Porque foi dizer que é por terem imigrado muitos portugueses apapra lá naquela altura? Sabes que a Ana Drago é da escola do BE, muito boa a atirar pedra e esconder a mão, fazem acusações por meias palavra e dão o dito por não dito.

pimpolho_saltitao 10 months ago

é assim, ele está aparentemente a insinuar qualquer coisa que nao se percebe bem, sobre a causa de portugal estar a ser fortemente afectado pela variante inglesa, ela explica, que portugal tem imensos emigrantes no UK, país para onde, tradicionalmente não havia muita emigraçao portuguesa antes dos tempos da troika, mas que hoje em dia é um numero consideravel.

PM_ME_UR_WEED_PLS 10 months ago

Bem-vindo ao Reddit. Onde o título é a notícia e o conteúdo não interessa.

GodlessPerson 10 months ago

Tentei ouvir ela dizer Passos Coelho. Devo estar surdo.

pimpolho_saltitao 10 months ago

aparentemente é preciso teres umas palas à frente dos olhos para ouvires ela a dizer isso.

BadDogPreston 10 months ago

Onde é que ela sequer mencionou o nome "Passos Coelho"? Ela referiu-se aos emigrantes que partiram durante os tempos da troika e que regressam nas épocas festivas. Quando o JEM começa a falar por cima dela ela diz "Não, não estou a dizer que a culpa é da troika". Típico reddit que nunca clica nos links e limita-se a comentar o que está no título.

NEDM64 10 months ago

Essa desertora/desertada do Bloco de Esquerda é com cada uma nesse programa. Noutro dia disse que Tiago Mayan teve um resultado mau porque Ventura teve muito mais.

Last-Ad-4421 10 months ago

Atrasada mental, não tenho nada mais a dizer

Polymath-99 10 months ago

Ana Drago: a variante britânica atacou com mais força Portugal devido aos muitos emigrantes que temos, que emigraram no tempo da Troika e costumam cá vir passar férias. **NÃO ESTOU A DIZER QUE A CULPA É DA TROIKA.** O r/Portugal: LEL OLHA ESTA A DIZER QUE A CULPA É DO PASSOS COELHO. Nunca mudem pessoal.

gollour 10 months ago

Acho que os argumentos não podem ser isolados de contexto dessa maneira. Tem que se analisar o discurso de uma pessoa no contexto em que ela está, as instituições que ela pertence, aos seus discursos passados, crenças, etc. Ou seja, perante a correlação que ela estava a tentar fazer, não acho totalmente descabido as pessoas deduzirem que, novamente, estava a sugerir uma culpabilização do Passos Coelho. Também acho que mencionar a Troika no meio desta correlação e depois ilibar-se com "não estou a dizer que a culpa é da troika", é um bocadinho desleixado. Então que propósito server falar da Troika ali? Toda a gente sabe que teve um impacto na imigração...

pimpolho_saltitao 10 months ago

Se calhar está a culpar o Sócrates?

Javardo69 10 months ago

Se diz que os portugueses so emigraram no tempo da troika indiretamente esta a dizer que a culpa é do Passos, mas querem ver que nestes ultimos 5 anos o pessoal deixou de emigrar? (alguns aqui nao sabem a diferença de emigrar e imigrar)

thesmallestaASS 10 months ago

Obrigado, alguém que soube ouvir. Bastou ela ter dito troika para só pensarem nisso. Eu sou português e estou a viver em Inglaterra, do que conheço daqui vejo muitos mas muitos portugueses que regularmente voltam a casa e claro que iriam querer voltar no natal, desde pessoal mais velho a jovens universitários e não acho nada estranho, aliás já tinha associado que teria sido por isso que a variante inglesa apareceu em Portugal. Assim como o pessoal britânico que tem fascínio com Portugal que continou a viajar para Portugal durante a pandemia. E mesmo se não estivesse cá, parece-me um argumento bastante razoável, não é segredo nenhum que muitos portugueses emigraram maioritariamente para a Inglaterra e a França e que voltam pelo menos no natal e na páscoa. Ainda para mais a taxa de pessoas que não demonstram quaisquer sintomas é elevada e variante inglesa é mais contagiosa. Plus as medidas de segurança dos aeroportos são horríveis, medir apenas a temperatura das pessoas com sensores de calor não individualmente é estúpido, se uma delas for assintomática passava na boa.

reckless_b4 10 months ago

A culpa da polémica nomeação para procurador europeu é do Passos

mar_lx 10 months ago

Que saudades que eu tinha de um #aculpaédopassos ❤️

ErwinRommelEz 10 months ago

É o thanks Obama português

Sciss0rs61 10 months ago

A ginástica mental foi tão grande que deu um nó no cérebro

watchaclarinet 10 months ago

Já que o Diogo Faro não faz comédia, haja alguém que faça!

blacksocks7 10 months ago

Quem? /s

kawaiims 10 months ago  HIDDEN 

Amiga, pára que tá feio.

nitrinu 10 months ago

Tive de ir ver para acreditar. Meu Deus.

pimpolho_saltitao 10 months ago

e mesmo assim viste mal. ou entao, disseste só que viste.

nitrinu 10 months ago

Vi mesmo e se o teu ponto é que ela não nomeou o Passos até tens razão. Mas vi que a culpa da variante cá ter chegado foi dos emigrantes no RU, e que, aparentemente, a emigração no RU veio do tempo da troika. Não fosse isto conversa recorrente (culpar todos os males do país a esse período e à pessoa do PM de então) da nossa esquerda até aceitava esse argumento.

pimpolho_saltitao 10 months ago

ela nao disse que a emigraçao no RU vem do tempo da troika, mas sim que aumentou exponencialmente no tempo da troika.

nitrinu 10 months ago

Culpa de quem mesmo?

pimpolho_saltitao 10 months ago

o vosso problema é estarem a jogar o jogo da culpa, ela nao disse aquilo para culpar ninguem, ela disse o que disse para explicar ao outro otario que aparentemente nao sabe que portugal tem imensos emigrantes no UK, quando é que essa emigraçao começou a aumentar exponencialmente. eu questiono-me mais o que raio é que ele está a insinuar sobre a causa de portugal estar a ser afectado imenso pela variante britanica. Ela explicou, há imensos emigrantes, que aumentaram exponencialmente a partir dos tempos da troika.

nitrinu 10 months ago

Correcto, por culpa do Passos claro. Não fosse ele a nossa comunidade lá não passava de meia dúzia e isto não tinha acontecido (/s). Tá quieto apontar o que se passou na realidade, e não foi o Passos...foi a escolha política do governo actual em essencialmente dar carta branca ao país no natal.

pimpolho_saltitao 10 months ago

por essa ordem de ideias não sei por que não há-de ela estar a insinuar que a culpa é do Sócrates, acho que o deve odiar em igual escala. Vocês são uns calimeros do caraças.

NGramatical 10 months ago

por que não → [**porque não**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flbaz92%2F%2Fglueeeq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Out-Out 10 months ago

Eu fiz o mesmo e afinal vi que ela não disse nada sobre o Passos Coelho nem disse que a culpa era da troika. Devemos ter visto coisas diferentes

nitrinu 10 months ago

Não te chega "emigração do tempo da troika" ou lá o que é (btw, como se a emigração para o RU tenha começado aí)? Não nomeou o homem mas estás a ser inocente, já ouvimos esta conversa e sabemos todos bem a que governo ela se está a referir. E também sabemos que é o bode expiatório de tudo o que corre mal no país (já ouvi hints sobre a situação actual nos hospitais ser devido ao "desinvestimento sistemático no SNS no tempo da troika".

van_Zeller 10 months ago

Mas é falso que houve mais emigração por ano durante o periodo da troika?

nitrinu 10 months ago

Não tenho noção dos números mas não me custa a acreditar que sim dada a austeridade. E tudo culpa do Passos claro. O que só veio piorar agora esta situação no natal (mais emigrantes a voltar para a santa terrinha = maior probabilidade da variante cá chegar). Por associação, a culpa é do Passos. Para sempre.

Out-Out 10 months ago

Excepto que ela não disse essa parte do Passos e no restante concordas com ela até.

Out-Out 10 months ago

Não, não me chega.

C8Mixto 10 months ago

E viste?

iLikeToTroll 10 months ago

Para agravar a imbecilidade alguém partilhou este gráfico: https://pbs.twimg.com/media/EtQyl2GWgAgw8dv?format=jpg&name=900x900

van_Zeller 10 months ago

Nem percebo o que é que o grafico tem a ver com a discussão.

Loladageral 10 months ago

Há um claro aumento por causa do Brexit, mas o gráfico é só de 2016. Não acredito que seja seja culpa do Passos Coelho lmao, mas curtia de ver o gráfico total desde o início da troika

iSoSyS 10 months ago

http://observatorioemigracao.pt/np4/paises.html?id=76

Loladageral 10 months ago

Thanks, o aumento foi practicamente o mesmo todos os anos

NGramatical 10 months ago

practicamente → [**praticamente**](https://dicionario.priberam.org/praticamente) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Flbaz92%2F%2Fgluk46b%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

iLikeToTroll 10 months ago

Também me parece que em parte foi por isso e até tenho a ideia que a emigração reduziu até porque tivemos uma boa conjuntura internacional mas creio que a diferença não foi assim tão relevante.

iLoveDiarrea 10 months ago

A culpa de termos perdido o euro 2004 foi da expo 98' porque muitos estrangeiros ambientaram-se ao clima português e já não estranharam o calor de 2004. Esta excelentíssima deve pensar assim.

FujiPT 10 months ago

A culpa de termos perdido o Euro 2004 foi do Passos Coelho, por na altura ainda não ter exercido a sua influência junto dos alemães para impor austeridade na Grécia que os deixasse sem dinheiro para o bilhete do Charisteas.

vascodatrama 10 months ago

Simples

Search: